SEMIÁRIDOSHOW Edição 2011 Tecnologias Agrícolas: Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar. De 22 a 25 de agosto de 2011 Local: Embrapa Transferência de Tecnologia BR 122 Km 50 (BR 428 Km 148) Petrolina / PE.
Projeto de apoio à realização do SEMIÁRIDOSHOW De 22 a 25 de agosto de 2011 Embrapa, Petrolina-PE. Sumário Apresentação Justificativa Objetivo Geral Identificação do Objeto a ser Executado Descrição das Etapas de Execução Organização do Evento
APRESENTAÇÃO/ BREVE HISTORICO Proponente INSTITUTO REGIONAL DA PEQUENA AGROPECUÁRIA APROPRIADA IRPAA CNPJ: 63.094.346/0001-16. Outros Partícipes - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA CNPJ: 00.384.003/0041-08. O Agrishow do Semiárido foi um evento que teve suas duas edições realizadas em área da Embrapa - Negócio Tecnológico, em Petrolina - PE nos anos de 2006 e 2007, contando com a presença, por evento, de mais de 25.000 pessoas, principalmente de produtores familiares, sendo organizado pela ABIMAQ, em parceria com a Embrapa com a exposição de tecnologias geradas por várias unidades da Embrapa e de outras instituições de pesquisa. Por problemas internos da ABIMAQ, a edição de 2008 não pôde ser realizada, a exemplo das demais Agrishows regionais (Rio Verde - GO, Rondonópolis - MT e Luiz Eduardo Magalhães - BA), restando somente o evento de Ribeirão Preto - SP. Em 2009, visto o sucesso alcançado nos dois anos em que se realizou a feira, a Diretoria - Executiva da Embrapa decidiu voltar a promover o evento que passou a se chamar SEMIÁRIDOSHOW, já que a marca AGRISHOW pertence à ABIMAQ. Esta edição do SEMIÁRIDOSHOW será realizada no período de 22 a 25 de agosto de 2011, em Petrolina - PE, na Embrapa Transferência de Tecnologia, localizada no Km 148 da BR-428. Será um evento voltado, principalmente, para a agricultura de sequeiro, tendo como público-alvo cerca de 25.000 produtores rurais. Seu objetivo é levar até os produtores do semiárido as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e outras instituições de P&D, além de inovações tecnológicas que abrangem toda a cadeia produtiva da região, potencializando estratégias de convivência com o clima, a fim de que explorem de forma mais eficiente e inovadora os recursos locais, mesmo na época de estiagem. Essas inovações visam promover a inclusão da agricultura familiar no processo de desenvolvimento da região semiárida brasileira, contribuindo para o fortalecimento da proposta da convivência com o semiárido. Nesse aspecto, o evento assume um caráter de responsabilidade social. O evento conta com o apoio dos GOVERNOS DOS ESTADOS DE PE/BA/RN/CE/PI/PB/SE/MG, SEAGRI-BA, CODEVASF, CHESF, SEBRAE-BA/PE, BANCO DO
BRASIL, BNB, CONAB, SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO - PE/BA, CNI - Confederação Nacional da Indústria, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS - DNOCS, Prefeituras Municipais, e outros órgãos públicos e empresas ligadas a agricultura familiar.
JUSTIFICATIVA Pela importância de que se reveste para a região em que se realiza, o SEMIÁRIDOSHOW 2011 continuará sendo garantia de destaque no cenário regional, com repercussões extrapolando as fronteiras do Vale do São Francisco. O baixo nível de desenvolvimento econômico e social do Semiárido se dá muito mais pela falta de investimento em tecnologias e infraestrutura adequadas ao clima do que por conta do próprio clima, como se pensou durante muito tempo. É perfeitamente possível o desenvolvimento de uma agricultura familiar autossuficiente e promotora de desenvolvimento, desde que as tecnologias de convivência com o Semiárido, já desenvolvidas, se tornem conhecimento comum a todas as pessoas e setores da sociedade do Semiárido, bem como de toda a sociedade brasileira. Tecnologias milenarmente desenvolvidas ainda não chegaram ao Semiárido brasileiro e tão pouco fazem parte das estratégias de desenvolvimento rural dessa região, que precisa urgentemente sair desse apagão tecnológico no que se refere à atividade agropecuária e ao desenvolvimento rural. Para isso, é necessário um esforço conjunto de todos os setores da administração pública e da sociedade civil organizada para que o Semiárido, de fato, contribua para o desenvolvimento do país. A demanda atual do semiárido determina a promoção de investimentos, fato que reforça a importância da realização do evento como meio de prover a atualização de tecnologias e mercado para toda a comunidade que, direta ou indiretamente, tem atividades ligadas ao setor. O evento trabalha com expectativa de público da ordem de 25.000 participantes, principalmente produtores familiares, dada a preocupação regional de inovar, investir e negociar no setor da agropecuária, que figura entre os principais segmentos. O evento atrairá participantes de ampla área de influência geoeconômica, alcançando todo o Semiárido brasileiro. A realização do SEMIÁRIDOSHOW busca chamar a atenção para as potencialidades da região semiárida, observando o enorme acervo de inovações técnicas e sócio-organizativas, objetivando oferecer produtos e ideias que refletem tanto a convivência quanto os caminhos para efetivação do desenvolvimento regional, fortalecendo a agricultura familiar do Semiárido e contribuindo para a redução da pobreza na região.
Objetivo Geral Contribuir com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do semiárido e com o plano Safra mais Alimentos do Governo Federal, reunindo informações, tecnologias, produtos e serviços gerados pelas unidades da Embrapa, organizações estaduais de pesquisa, organizações nãogovernamentais, além do setor privado envolvido com esse segmento da agricultura. Objetivos Específicos Estimular a integração e o intercâmbio entre comunidades, instituições, agricultores(as) e técnicos(as), através da troca de experiências e saberes e da comercialização solidária de produtos da agricultura familiar; Dar visibilidade, por meio de stands e painéis fixos, às experiências de convivência com o semiárido desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil e do poder público; Promover a difusão e adoção das inovações tecnológicas do setor; Estreitar as relações comerciais entre fornecedores e consumidores, com foco no comércio justo e solidário; Apoiar e estruturação das relações com o mercado interno e externo. Consolidar as relações entre o poder público, instituições da sociedade civil e instituições privadas relacionadas à agricultura familiar; Atrair novos investimentos para a região; Promover e contribuir com a geração de emprego e renda.
Identificação, Nível de Envolvimento e Responsabilidades de Parceiros Os promotores do projeto buscam desenvolver ações que estimulem e propiciem a competitividade da região, contribuindo para modernizar e racionalizar o segmento da agricultura familiar no semiárido, através da atualização e introdução de novos conhecimentos, disponibilizando a oportunidade de novos negócios, aplicando esforços na mobilização e comprometimento de todas as entidades que podem dar suporte ao evento, para a realização do projeto, o qual foi concebido como elemento capaz de alavancar a modernização e racionalização do desenvolvimento da agricultura familiar.
METODOLOGIA E PROGRAMAÇÃO/ Identificação do Objeto a ser Executado O evento será realizado no período de 22 a 25 de Agosto de 2011, em Petrolina - PE, na unidade da Embrapa localizada no Km 148 da BR 428. Envolverá tecnologias geradas em 17 Unidades da Embrapa e outras instituições de pesquisa, sendo organizado em um segmento estático (estandes), um segmento dinâmico (apresentações e demonstrações de campo de tecnologias, produtos e serviços) e um segmento de capacitação (seminários e minicursos), focando seu interesse maior na agropecuária dependente da chuva e pequena irrigação praticada pelas unidades da base familiar do semiárido. O evento terá uma área de 20 hectares, sendo 08 hectares destinados ao segmento estático de 12 hectares para demonstrações de campo e apresentação de uma vitrine tecnológica. Os recursos solicitados proporcionarão a montagem de um ambiente para exposição de tecnologias e incorporação aos sistemas produtivos, a partir da instalação de vitrines tecnológicas, unidades demonstrativas, minicursos, palestras. Também serão viabilizadas caravanas de produtores, técnicos e estudantes, contribuindo para o conhecimento e incorporação das tecnologias aos sistemas produtivos. Consciente dessa realidade, a Embrapa, em parceria com várias instituições, dará continuidade a essa iniciativa, promovendo e realizando este novo evento junto aos parceiros institucionais e privados.
Descrição das Etapas de Execução A edição 2011 exibe potencial para reunir os diversos setores envolvidos no segmento da Agricultura Familiar, constituído de lideranças empresariais, técnicos, professores, estudantes, instituições financeiras públicas e privadas, atacadistas, varejistas, importantes fabricantes e revendedores de equipamentos, máquinas, matérias e insumos destinados a Agricultura Familiar, além de prestadores de serviços afins. Para esta feira, além das tecnologias que a Embrapa e o IRPAA podem apresentar nas parcelas de demonstrações e nas palestras, é necessária atenção especial às caravanas (divulgação, articulação, transporte e alimentação) e às demonstrações de máquinas (promoção, desmatamento, preparo e organização), além da promoção comercial com os possíveis expositores. Planta - Croquis inicial da feira.
Descrição das Etapas de Execução Para plena efetivação da realização da SEMIÁRIDOSHOW, serão desenvolvidas as etapas abaixo espelhadas, com a identificação das responsabilidades específicas: Etapas Desenvolvimento e Operacionalização do Evento Operacionalização e condução de Seminários e Minicursos Responsabilidade IRPAA/EMBRAPA IRPAA/EMBRAPA
Coordenadores do Evento Ademilson da Rocha Santos- IRPAA Tiago Pereira da Costa- IRPAA Reginaldo Alves Paes - Gerente da Embrapa Transferência de Tecnologia Natoniel Franklin de Melo - Chefe Geral da EMBRAPA SEMIÁRIDO José Nilton Moreira - Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios - EMBRAPA SEMIÁRIDO Promotores IRPAA e EMBRAPA SEMIÁRIDO. Público Participante O evento reunirá os diversos setores envolvidos no segmento da agricultura familiar, constituído de agrônomos, técnicos, lideranças, professores, estudantes, instituições financeiras públicas e privadas, atacadistas, varejistas, fabricantes e revendedores de equipamentos, máquinas e insumos, além de prestadoras de serviços afins. Apoio Institucional previsto Governos dos estados PE/BA/RN/CE/PI/PB/SE/MG, Seagri-BA, Codevasf, CHESF, Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Conab, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado - PE/BA, Confederação Nacional da Indústria, Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, DNOCS, Confederação Nacional da Agricultura, SENAR, BIRD, SENAI, Petrobrás, AD Diper, INCRA, Exército 72ºBIMtz, Prefeituras Municipais e outros órgãos públicos e empresas.
Atividades Exposições (stands) Demonstrações em campo (Vitrines Tecnológicas) Capacitações (Palestras e Minicursos) Seminário Bases Tecnológicas Fórum de Debates Temário Tecnologias Agrícolas: Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar." Recursos Audiovisuais Os serviços de som, imagem (projetores, telas etc.), gravação (de som/vídeo), tradução simultânea, serão prestados por terceiros. Recursos, instalações e serviços Instalação de Secretaria do evento, com organização do material/equipamento a atividades de apoio; Montagem dos espaços com instalação dos equipamentos, sinalização, programação visual, materiais, móveis; Checagem do material funcional de equipamento; Conferência da programação visual e da sinalização instalada no evento; Definição do esquema para recepção de autoridades, personalidades, convidados especiais, imprensa, e outros aspectos afins.