Gestão de Ginásios e Centros de Lazer Módulo_6_sessão_6 Company LOGO
Conteúdos Ginásios e Centros de Lazer Definição Tipologias
Definição Ginásio Estabelecimentos abertos ao público ou a uma categoria determinada de utentes, que integram uma ou mais salas destinadas à prática de atividades físicas e desportivas e respetivas instalações de apoio, podendo ainda comportar instalações complementares e equipamentos específicos, designadamente saunas e outros dispositivos de hidroterapia, que se destinam à prática individual ou coletiva de atividades físicas ou desportivas, em regime supervisionado ou livre, e dirigidas para a manutenção ou desenvolvimento da aptidão física, da saúde, da qualidade de vida ou treino das qualidades físicas.
Definição (tópicos) Estabelecimentos abertos ao público ou a uma categoria determinada de utentes Integram uma ou mais salas destinadas à prática de atividades físicas e desportivas Respetivas instalações de apoio, Instalações complementares e equipamentos específicos (saunas e outros dispositivos de hidroterapia)
Definição (tópicos) Destinam-se à prática individual ou coletiva de atividades físicas ou desportivas Em regime supervisionado ou livre Manutenção ou desenvolvimento da aptidão física, da saúde, da qualidade de vida ou treino das qualidades físicas.
Tipologias de ginásios A IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association) classifica as instalações ligadas ao fitness em dois tipos: 1 Instalações de fitness 2 Instalações polivalentes
Tipologias de ginásios 1 Instalações de fitness Ginásios que variam entre os 900m 2 e os 2500m 2 e geralmente asseguram 1m 2 por cliente. São instalações que se caraterizam por ter áreas para o treino cardiovascular, musculação, pesos livres, estúdios para aulas de grupo e balneários. Dentro deste tipo poderão existir outras subdivisões com menor dimensão, como sejam ginásios de personal training, treino express em circuito, etc.
Tipologias de ginásios 2 Instalações polivalentes Designadas de health clubs caraterizam-se por oferecer os espaços existentes nos ginásios, com maior dimensão, mas também, consoante os casos, piscinas, campos de ténis, polidesportivos, SPA e espaços de lazer outdoor. São espaços que variam entre os 3000 m 2 e os 9000 m 2 e oferecem cerca de 2,5m 2 por cliente.
Tipologias de ginásios Os ginásios podem ser classificados, de acordo com as suas caraterísticas. Alguns dos critérios a usar são: 1. Preços e serviços disponibilizados 2. Localização (área geográfica) 3. Integração 4. Propriedade 5. Serviços aquáticos 6. Serviços predominantes
Tipologias de ginásios LOW COST ESTANDART Quanto aos preços/serviços disponibilizados ÉLITE
Tipologias de ginásios URBANOS RURAIS Quanto à área geográfica da localização CENTRAIS
Tipologias de ginásios Isolados Complexo desportivo Quanto à sua integração Hotel outros: termas.
Tipologias de ginásios Um proprietário ginásio único Franchising Quanto à propriedade Cadeia de ginásio um proprietário
Tipologias de ginásios Com SPA Sem SPA Serviços aquáticos Com piscina Sem piscina
Tipologias de ginásios Atividades de grupo e de fitness Musculação/ culturismo Serviços predominantes Atividades artísticas/ dança Sem serviços predominantes
Tendências futuro Numa breve perspetiva do mercado para os próximos 10 anos, os especialistas preveem um setor mais moderno - com o aparecimento de novas tecnologias - e integrado com as outras áreas da saúde e com outros produtos e serviços, nomeadamente a reabilitação, fisioterapia, nutrição, psicologia. Acredita-se também que as seguradoras passarão a apoiar e a comparticipar programas de controlo de peso, prevenção de lombalgias, reabilitação cardíaca, entre outros. Tornar-se-á para isto necessária uma maior confiança e credibilidade nos profissionais da área, que passarão a ter o apoio da classe médica nas suas atividades.
Tendências futuro Outro setor em crescente expansão, que promete ser mais um serviço disponibilizado pelos clubes, é o das atividades outdoor. Este tipo de atividades (mergulho desportivo, paintball, rafting, escalada, rappel, BTT, entre outras) a exemplo do que, timidamente, já vai acontecendo em Portugal, serão oferecidas como um complemento às tradicionais aulas de fitness ou ao personal training. Posso escolher a área do fitness? O mercado da SAÚDE, no nosso país, está em plena fase de crescimento e os próximos anos serão prova de maior amadurecimento no setor, com a população a ser mais exigente face aos tipos e qualidade dos serviços oferecidos.
Tendências futuro As questões que agora se colocam são: Qual será a qualidade dos serviços e profissionais destes novos espaços? Qual será o perfil dos Health Clubs em Portugal neste século XXI? Julgamos que estas são questões de foro pessoal, a ser resolvidas por cada profissional, ou determinadas pela filosofia dos novos espaços no nosso país. * Gestor do Health Club EVOLUTION - Wellness e Fitness Center (Montijo) e mestrando pela Universidade Técnica de Lisboa. www.evolution.pt
Ginásios Low cost O conceito de ginásios low cost chegou a Portugal e pretende tornar o exercício físico numa prática acessível a todas as carteiras. Com os planos de treino mais económicos, os ginásios low cost pretendem fazer face à crise com propostas que chegam a atingir metade do valor das mensalidades dos ginásios convencionais. Os ginásios low cost, muitas vezes, apresentam limitações de horários, tendo períodos fixos nos quais os clientes low cost podem praticar exercício físico. De modo a ter acesso às tarifas reduzidas, o utilizador não terá acesso a algumas comodidades como a piscina, o spa ou o jacuzzi.
Ginásios Low cost Exemplos de ginásios low cost em Portugal. Fitness Hut O Fitness Hut foi o primeiro ginásio low cost a chegar a Portugal e apresenta uma tabela de preços das mais competitivas. Sem mensalidades, os custos são semanais e, dependendo do tipo de inscrição, podem ser de apenas 4.40. O Fitness Hut existe em Lisboa, nas Amoreiras, Oeiras e Cascais, e também no Porto, na Trindade. EasyGym Da empresa detentora da companhia aérea EasyJet, surgiu também o EasyGym, que disponibiliza uma série de competitivas opções low cost. Os serviços não se limitam à prática de exercício físico, podendo os seus clientes usufruir dos serviços de estética e massagens, nutrição e fisioterapia. O EasyGym situa-se em Lisboa, em Campo de Ourique.
Ginásios Low cost Pump Fitness Spirit No Pump Fitness Spirit existe uma grande variedade de pacotes de treino, com mensalidades que vão desde os 25. Dessa forma, os clientes podem adaptar a prática de exercício físico às suas necessidades e horários. O Pump Fitness fica em Lisboa, na Avenida da República. Ms Fit Musculação, cardiofitness, step, zumba, yoga, atividade sénior, localizada, circuito de treino, pump e pilates são algumas das modalidades disponíveis no MS Fit, um ginásio low cost situado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, na Senhora da Hora. Os preços mensais podem ir dos 16 aos 28.
Ginásios Low cost Mstudio O Mstudio, na Maia, é o primeiro ginásio low cost exclusivo para mulheres. Body balance, pilates, localizada, dança do ventre, cardio e step fazem parte das mais de 250 aulas de grupo mensais que o Mstudio disponibiliza. A mensalidade reduzida dá acesso a todas as aulas de grupo, todos os dias, a um preço único. Zon Center Também Odivelas tem agora o seu próprio ginásio a preços low cost. O ginásio Zen Center propõe a prática de atividade física a baixo custo, através de uma vasta oferta de máquinas e aparelhos, bem como de modalidades. O custo é de 1,59 por dia.