Você é um zero à direita! A igreja é um corpo. Uma pequena parte do corpo, é uma célula. Uma micro-célula, é o discipulado. Para o corpo crescer, tudo precisa estar bem. Quando uma criança não cresce, os pais ficam preocupados e a levam ao médico para tratamento. Crescimento é sinônimo de saúde: Qualidade x Quantidade! LEMBRE-SE: Não fazemos discipulado de manutenção e sim de multiplicação! Deus nos chamou para a conquista, não para manutenção!
O QUE É UM NE? Um NE ( Núcleo de Evangelismo) é uma reunião periódica, pré-definida, objetivando levar as pessoas à Cristo de maneira informal e espontânea. O NE pode ter duas pessoas ou mais, sem um limite, contanto que exista uma definição de tempo e atividade; As pessoas do meu NE são os meus Natanaéis (oikos) João 1:43-51 O NE acontece em lugar e horário prédefinidos e tem início e fim programados, pois o objetivo é ganhar pessoas para Jesus. Deve ser muito informal.
Quem pode começar um NE e onde acontece? Qualquer cristão maduro, comprometido com Jesus e com a sua igreja, com a devida benção do seu discipulador e líder de célula, poderá iniciar um NE. O líder de célula deve ter seu NE e motivar semanalmente todos os membros da sua célula a terem também; O NE é a plataforma de crescimento da célula. Sem ele, não há visitantes e novos convertidos.
Quanto tempo será investido e com que finalidade? Os NE s são mais breves e informais que a célula, em média dura até uma hora. Os NE s ajudam a criar vínculos de amizades e gerar fome e sede pela salvação em Cristo. Os NE s são um ambiente menos eclesiástico e litúrgico, deixando a pessoa desarmada e mais a vontade para questionar e se expor à palavra; As pessoas do NE que forem se convertendo aos poucos, devem ser inseridas na célula onde líder do NE congrega. O NE é uma ferramenta para dar origem à novas células;
Quando muitas pessoas se convertem ao mesmo tempo e aquele líder de NE preenche os requisitos para tornar-se líder de célula, o NE pode converter-se automaticamente numa célula; Se depois de determinado tempo elas não se converterem, não faz sentido continuar evangelizando indefinitivamente. Continue dando atenção para aquelas pessoas, mas não de uma maneira sistemática e insistente. Procure formar NE s, com pessoas mais abertas e responsivas.
INSTRUÇÕES: O material utilizado no NE é o livreto do Amigo Cuidador; Caso seu NE aconteça com um grupo de pessoas, defina bem o local e horário. Passe de forma sistemática as lições, seguindo fielmente a sequência semana após semana. Utilize as perguntas deixando que a pessoa fale de seus sentimentos. Todos os estudos do Amigo Cuidador levam a pessoa a falar de si e abrir o coração.
As três primeiras semanas são muito importantes para o sucesso do NE. Os temas compartilhados falam de quem é Jesus, promovendo assim o conhecimento dele de forma a levar a pessoa a entender o plano de Salvação; As semanas seguintes aprofundarão nesse conhecimento de Deus e seu plano de salvação. Confissão de pecados No final do NE aprenderemos a usar o diagrama João 3:16 que facilitará no evangelismo Motive seu NE a ler a Bíblia diariamente e ter um momento a sós com Deus no seu devocional. Fique sempre em contato com as pessoas, por e- mail, redes sociais, telefone, etc... Preste contas ao seu discipulador.
Quando muitas pessoas se convertem ao mesmo tempo e aquele líder de NE preenche os requisitos para tornar-se líder de célula, o NE pode converter-se automaticamente numa célula; Se depois de determinado tempo elas não se converterem, não faz sentido continuar evangelizando indefinitivamente. Continue dando atenção para aquelas pessoas, mas não de uma maneira sistemática e insistente. Procure formar NE s, com pessoas mais abertas e responsivas.
Processo do NE Selecione pelo menos três pessoas; Oração e jejum por cada uma destas; Estabeleça relacionamentos estreitos (de uma passada na casa, serviço para criar aproximação, convide para um chá, fazer caminhada etc.); Convide essas pessoas para estudarem a Bíblia contigo; Ao final das 10 lições do Amigo Cuidador, com o agir do Espírito santo de Deus, elas aceitarão a Jesus compo Senhor e Salvador da vida delas; Convide-as e integre-as na sua célula; Apresente a igreja; Convide para o Impacto com Deus; Batismo Inicie o Discipulado; Levar a Frutificar fazer outros discípulos
O QUE É DISCIPULADO? Paternidade Espiritual (2 Reis 2.1-14) 1 Reis 19.16 Eliseu tinha um pai biológico 2 Reis 2.12 Eliseu tinha um pai espiritual Discipulado é arte de promover as pessoas Preciso estar disposto a fazer o acompanhamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. OBJETIVOS DO DISCIPULADO: amor, resgate e cuidado cura proteção frutificação transferir o DNA de Jesus
DISCIPULAR É: Liderar pelo exemplo; Atitude e postura de servo; Você só pode dar aquilo que tem; O tempo que o discipulador passa diante de Deus é determinante para o crescimento de seu discípulo; Estar apto para ensinar e exortar: (tratamento com o pecado) Ser sempre específico; Mostrar ao discípulo quem ele é em CRISTO! Sempre encerre, motivando e mostrando onde ele chegará! Motive ele a ter seus NE s e seus discípulos (no mínimo 2)
QUEM PODE DISCIPULAR? Todo membro ativo da igreja: Ser convertido e batizado; Congregar na célula e no culto de celebração; Ter um discipulador e está sendo discipulado. Ter concluído o livro Amigo Cuidador; Ter feito o Encontro Abrace/IMPACTO; Obs: Ser membro de um ministério não dá autoridade ao discipulador de discipular. Lembre-se: o discipulado sempre será homogênio: homem com homem, mulher com mulher, moça com moça e rapaz com rapaz.
COMO ESCOLHO MEUS DISCÍPULOS E MEU DISCIPULADOR? O discipulado ocorrerá sempre a partir da célula. PASTOR GERAL CO- LÍDERES PASTORES PRESBÍTEROS AUXILIARES SUPERVISORES LÍDERES MEMBROS
OS MATERIAIS? NE DISCIPULADO Para o discipulado: Continue o cuidado e restauração com as três revistas de mentoria; As 10 Perguntas de prestação de contas devem ser utilizadas todos os encontros! Estudo de livros de acordo com a necessidade do discípulo.
É indispensável que você esteja produzindo frutos, para que você seja um bom exemplo para o seu discípulo. Os frutos do Espírito em Gálatas 5:22-23 (caráter de Cristo) e o fruto ministerial na Célula vão transferir ao seu discípulo um modelo de vida produtiva. Você não poderá reproduzir na vida de seu discípulo aquilo que você ainda não é. Se o próprio Senhor Jesus se santificou para que seus discípulos também fossem santificados (João 17:19), imagine o quanto nós, como discipuladores, também precisamos nos santificar.
O alvo do discipulado é produzir muitos discípulos semelhantes a Jesus (Romanos 8.29). Amor e cuidado é o discipulado segundo os passos de Jesus, nele o discípulo aprende ser submisso, ensinável, obediente, ter o espírito de servo e rejeitar toda e qualquer glória humana.
O discipulado é onde: Há cura para as áreas fragilizadas; Há nutrição espiritual; Há crescimento pessoal e espiritual; Há proteção espiritual; Há cuidado e zelo pelo filho(a) amado(a). Há frutificação; As pessoas foram criadas para crescer e frutificar, água parada só serve para duas coisas: cheirar mau e criar mosquito dengue. E ISSO É SÓ O COMEÇO...
Quando o discipulador chega no nível de Supervisor de Células em diante é importante que use os três níveis de discipulado para ajudá-lo na organização dos seus discípulos: Nível 1 Nível 2 Nível 3
Nível n.º 1 Estes são os discípulos principais em que o discipulador vai investir a maior parte do seu tempo, que já demonstra lealdade, obediência, ouve a voz a sua voz. Normalmente são: Pessoas em que o discipulador vê elevado potencial. Pessoas em quem o discipulador quer investir em longo prazo também. Pessoas em que o discipulador está discipulando na vida pessoal e na vida ministerial. Pessoas que estão debaixo da cobertura do discipulador na hierarquia de Células.
Nível n.º 2 Estes não são discípulos (no sentido um a um) deste discipulador, mas por causa do ministério, ou outra razão, estão semanalmente se reunindo em grupo debaixo deste líder. Por considerá-los muito importantes, este líder está discipulando-os indiretamente mas poderosamente, às vezes, inclusive, muitas horas por semana. Por isso ele os considera discípulos Nível n.º 2.
Nível n.º 3 Estes são discípulos (Um a Um) com quem o discipulador se reúne uma vez por semana, de 15 em 15 dias ou até 1 vez por mês mas por serem bem novos, ou resistentes, ele não sente que deve investir muito tempo neles. Muitas vezes o discípulo Nível n.º 3 poderá se tornar um discípulo Nível n.º 1. Se o M.D.A do discipulador já estiver completo, ele muitas vezes vai manter algumas vagas no Nível n.º 3 para cuidar de novas pessoas que ele ganhou para Jesus, até que sejam transferidos para outro discipulador.
Discipulado Vitalício A partir do nível de Pastor de Distrito (ou quando o discipulador já estiver envolvido em um ministério de forma mais permanente), ele deverá tirar muito tempo em oração acerca de quem deverá ser seus discípulos vitalícios.
Discípulos Vitalícios sempre serão os discípulos do Nível 1, que através de oração foram gerados e revelados por Deus como discípulos em quem você deve investir a sua vida em caráter permanente. NÃO SE PRECIPITE. (Lc 6:12-13) Esse tipo de discipulado faz com que haja continuidade de unção, visão e frutificação, mesmo depois da morte do discipulador. Ex: Jesus e seus discípulos (70, 12 e os 3) Sucesso só é sucesso se tiver um sucessor bemsucedido (Pr. Elvis Oliveira)
ASSUNTOS PERTINENTES AO DISCIPULADO: Seguem-se alguns assuntos importantes a serem abordados com seu discípulo. Apesar de que muitas vezes você só abordará um, dois, ou três assuntos com seu discípulo em uma reunião pessoal, eventualmente é importante abordar estes assuntos, e outros, na medida em que você for dirigido pelo Espírito Santo.
1. Relacionamento com Deus. Como está? Como ele se sente diante de Deus? Como está o seu tempo sozinho com Deus? Quanto tempo ele tira com Deus por dia? Quando? Onde? Como? Como é o seu tempo de oração? Como é o seu tempo na Palavra de Deus? Como cultivar mais intimidade com Deus?
1. Relacionamento com Deus. Como está? Como ele se sente diante de Deus? Como está o seu tempo sozinho com Deus? Quanto tempo ele tira com Deus por dia? Quando? Onde? Como? Como é o seu tempo de oração? Como é o seu tempo na Palavra de Deus? Como cultivar mais intimidade com Deus?
Relacionamento com a Família. Como está? Como ele se sente acerca de sua Família? Sua esposa? Filhos? Irmãos? Pais?, etc. Está ganhando a sua Família para Jesus? Quanto tempo é tirado por dia com a Família? Quanto tempo é tirado para investir na Família durante a semana? Tem culto doméstico? Como é? Ora todo dia com a esposa (esposo)? Está andando em amor sem grosserias, palavras duras, ou gritos em casa com a esposa (esposo) e os filhos.
2. Relacionamento com a Família. Como está? Como ele se sente acerca de sua Família? Sua esposa? Filhos? Irmãos? Pais?, etc. Está ganhando a sua Família para Jesus? Quanto tempo é tirado por dia com a Família? Quanto tempo é tirado para investir na Família durante a semana? Tem culto doméstico? Como é? Ora todo dia com a esposa (esposo)? Está andando em amor sem grosserias, palavras duras, ou gritos em casa com a esposa (esposo) e os filhos.
3. Relacionamento com suas autoridades espirituais e outras autoridades. 4. Relacionamento com companheiros no ministérios. 5. Relacionamento com seus liderados (discípulos e ovelhas). 6. Relacionamento com pessoas do sexo oposto. Ele se sente tentado? Está tendo cuidado com seus pensamentos, palavras, ações, e olhos?
7. Relacionamento com dinheiro. Compromisso de não amar ao dinheiro. Compromisso de dar dízimos e ofertas. Compromisso de ajudar os pobres e necessitados 8. Como vão os seus discípulos? Sabe fazer visitas? Para os NE s? Para os novos convertidos? Para os outros? Está fazendo visitas? Como faz? (é importante que você, discipulador, faça visita com o seu discípulo para demonstrar como fazer boas visitas. Vocês devem visitar pelo menos um NE - visita evangelística - e também pelo menos um novo convertido juntos).
8. Vida Pessoal Irrepreensível Uso do tempo Coisas que fala (Fp 4:8) Corpo alimento e exercício Descanso (diário e semanal) Existem mais de 30 pontos a serem tratados através do discipulado (vide apostila do CTLA). Daí, entendemos que o discipulado é a melhor maneira de formarmos líderes e cristãos com o coração de Jesus.