1)Campanha Pré-Calamidade A Cruz Vermelha de São Paulo, no cumprimento de sua missão de ajuda humanitária e de auxiliar as comunidades carentes, que sofrem com as enchentes e desabamentos provocados pelas tempestades de verão, está realizando a Campanha Préuma campanha só é Calamidade. Normalmente, realizada depois das ocorrências, o que nos deixa comprometidos quanto ao tempo de socorro. Antecipando as ações, temos mais tempo para o preparo de cestas básicas e kits de higiene. Solicitamos alimentos não perecíveis, produtos de preparo instantâneo, leite longa vida, materiais de limpeza doméstica, produtos de higiene pessoal e água. Doações recebidas em dinheiro são utilizadas para transportar e manter voluntários, comprar produtos necessários não doados e em fretes. As doações podem ser realizadas através do Banco Itaú, agência 6480, conta corrente 04751-0. Enchente no Vale do Ribeira No mês de fevereiro, a Cruz Vermelha de São Paulo auxiliou as vítimas das enchentes de Cajati, no Vale do Ribeira, com alimentos, leite e itens de higiene pessoal que foram distribuídos para as famílias dos afetados através do Centro Social de Solidariedade local. 2) Incêndios Comunidade do Moinho No dia 22 de dezembro, um incêndio de grandes proporções atingiu, por causas desconhecidas, a Comunidade do Moinho,, no Centro de São Paulo. Na ocasião, 380 famílias ficaram desabrigadas e duas pessoas faleceram. Cumprindo sua missão de amenizar o sofrimento dessas famílias, a Cruz Vermelha de São Paulo continuou auxiliando os afetados com doações de alimentos e itens de higiene pessoal. Foto: GCM Press
Favela do Corujão No dia 05 de fevereiro, a Favela do Corujão,, na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo sofreu com um incêndio. Duas pessoas morreram e 60 barracos foram destruídos com as chamas. Buscando auxiliar aos desabrigados, a Cruz Vermelha de São Paulo disponibilizou alimentos e leite para 300 pessoas. Foto: Site UOL 3) Doações Nas épocas em que não ocorrem emergências, a Cruz Vermelha de São Paulo auxilia diversas creches, instituições e comunidades com doações de alimentos, itens de higiene pessoal e itens de limpeza. Esses locais são cadastrados e recebem visitas constantes da instituição. No mês de fevereiro, realizamos doações para os seguintes locais: Creche Imaculado Coração de Maria do Jardim Princesa: O complexo de creches Imaculado Coração de Maria do Jd. Princesa está localizado na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, e mantém 580 crianças da comunidade. No mês de fevereiro, a Cruz Vermelha de São Paulo colaborou com sapatos, roupas, água e itens de higiene pessoal. Uma Nova História: Casa de apoio para jovens com dependência química e alcoolismo, localizada na Zona Sul de São Paulo. No mês de janeiro, doamos 30 kg de itens de higiene pessoal. Lar Batista de Crianças: Abrigo localizado no bairro da Aclimação, Centro de São Paulo. Em janeiro, colaboramos com a doação de 350 kg de roupas e itens de higiene pessoal. Novo Concerto: Auxilia famílias carentes da Vila Rosário, Zona Sul de São Paulo. Em janeiro, a Cruz Vermelha de São Paulo doou 140 kg de roupas e itens de higiene pessoal. Liga Esportiva de Guaianases: Instituição que trabalha com famílias carentes de Guaianases, Zona Leste de São Paulo. Oferece aos seus beneficiados iados cursos de artesanato e incentivo a prática esportiva entre jovens de 06 e 16 anos. No mês de janeiro, doamos 300 kg de roupas e itens de higiene pessoal. Rede Social do Centro: Rede composta por instituições e órgãos públicos que visam auxiliar com ações de saúde, cidadania e educação, moradores de rua do Centro de São Paulo. Por intermédio da rede, doamos 400 kg de alimentos a instituições que oferecem vagas gratuitas para recuperação de dependentes químicos.
4) Visitas institucionais A Cruz Vermelha de São Paulo desenvolve ações que causam transformações positivas nas comunidades carentes, visando transmitir conhecimentos úteis para a população, com a temática de saúde, cidadania e educação. Pensando em amenizar a falta dessas informações, a Cruz Vermelha de São Paulo colocou em prática o projeto de acompanhamento das instituições cadastradas a fim de levantar suas principais pais necessidades e adequá-las às propostas da instituição, além de aperfeiçoar o seu trabalho buscando referências em instituições que são exemplo. No mês de fevereiro, realizamos as seguintes visitas s e pontuamos a atuação necessária na segunda fase do projeto: Data 2/2/2012 Instituição Limiar Associação de Apoio a Criança e Família Substituta (Casa Limiar) Região Atividade em parceria Ações Previstas Zona Sul Capacitações na área da saúde para os colaboradores da instituição. Capacitação em Primeiros Socorros em 10/03. 6/2/2012 Liga Esportiva de Guaianases & Adjacências Zona Leste Capacitação em primeiros socorros para os colaboradores da instituição e palestras de saúde para a comunidade. Capacitação em Primeiros Socorros em 10/03. Palestras a partir de junho. 9/2/2012 Associação Cultural e Comunitária Sorriso do Futuro (Sorriso Do Futuro) Zona Sul Capacitação em primeiros socorros para os colaboradores da instituição e palestras de saúde para a comunidade. 10/2/2012 Apat- Associação Para Pesquisa e Assistência em Transplante Centro Palestras na área da saúde, higiene pessoal e diversos. 16/2/2012 Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante (Cesprom) Zona Oeste Palestras de saúde para a comunidade. 29/2/2012 Núcleo Social Reluz Zona Sul Capacitação em primeiros socorros para os colaboradores da instituição e palestras de saúde para a comunidade.
Denise, assistente social da Cruz Vermelha e Visita Casa Limiar: voluntário Claúdio Lanza, Denise Andréia, coordenadora da APT e assistente social da casa 5) Dia Clube 25 de Doação de Sangue O Clube 25 é o projeto da Cruz Vermelha de incentivo à doação voluntária de sangue. Teve início em 1989, no Zimbábue, na África. Inicialmente denominado Compromisso 25, contemplava a formação de clubes de doadores de sangue, nos quais os jovens assumiam o compromisso de realizar 25 doações de sangue depois de terminar o ensino médio. O Clube 25,, além de orientar quanto à importância da doação de sangue, ainda propõe discussões sobre questões relacionadas à saúde e estilos de vidas saudáveis, trabalhando a informação, a conscientização e a responsabilidade social. Com esses objetivos, a Cruz Vermelha de São Paulo esteve dos dias 14 a 24 de fevereiro na Universidade Presbiteriana a Mackenzie, entregando folders aos alunos e incentivando-os os a realizar o ato solidário. Divulgação do Clube 25 na Universidade Mackenzie
No dia 25 de fevereiro, a Cruz Vermelha de São Paulo realizou o Dia Clube 25 de Doação de Sangue,, evento destinado ao encontro dos membros do Clube e captação de novos integrantes. Nesse dia, alunos da Universidade Mackenzie e do Centro Formador da Cruz Vermelha compareceram à Fundação Pró-Sangue e à Santa Casa de São Paulo para exercitar a cidadania, através da doação de sangue. 6) Divulgação dos Princípios da Cruz Vermelha A Cruz Vermelha tem como um de seus objetivos a propagação de seus princípios e a divulgação de seu trabalho voluntário no Brasil. Além de palestras na área da saúde, o Voluntariado esclarece a população em geral sobre a importância da responsabilidade social e a necessidade de ajuda humanitária. No dia 6 de fevereiro realizamos a integração para os novos alunos dos cursos técnicos de enfermagem e estética do Centro Formador da Cruz Vermelha, apresentando a história, missão, atividades e sensibilizando-os os para o trabalho voluntário. Em 28 de fevereiro, cerca de 60 pessoas do CONSEG Campo Belo (Conselho Comunitário de Segurança Pública) conheceram a história, missão e atividades da Cruz Vermelha. 7) Gestão de Voluntários Processo seletivo No mês de fevereiro, a Cruz Vermelha de São Paulo iniciou o processo seletivo para novos voluntários. Esse processo é composto por quatro etapas, todas com presença obrigatória. A primeira etapa aconteceu no dia 01 de fevereiro, com a apresentação da Cruz Vermelha contendo história, missão, princípios, emblemas, composição e filiais. O segundo encontro, realizado nos dias 08 e 09 de fevereiro, tratou sobre a história do voluntariado no Brasil e no mundo, a lei do voluntariado, benefícios efícios do trabalho voluntário, ética e postura esperadas dos voluntários. A terceira etapa, realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, mostrou as áreas de atuação dos voluntários na filial São Paulo, as ações realizadas em 2011 e o planejamento para 2012. O próximo passo é participar do treinamento prático e teórico sobre Primeiros Socorros.
Concluídas as formações iniciais, o voluntário é entrevistado pela psicóloga e coordenadora de voluntários da Cruz Vermelha de São Paulo.. Juntos, eles definem a função que o voluntário vai desempenhar e, em seguida, formalizam a atividade voluntária através de um contrato com vigência de um ano. As Formações Específicas acontecem em seguida, de acordo com a função do voluntário, que pode atuar nas seguintes áreas: Socorro e Desastre, Prevenção e Promoção à Saúde, Programa Comunitário Integrado e Incentivo à Doação de Sangue. Capacitações de voluntários Método START A Cruz Vermelha de São Paulo continuou os treinamentos da equipe de Socorro e Desastre,, no dia 04 de fevereiro. Nessa ocasião, foi ministrado o treinamento de Método START (Simple Triage And Rapid Treatment), processo utilizado em situações onde o número de vítimas supera a capacidade de atendimento. É utilizado para alocar recursos e hierarquizar o acolhimento de vítimas de acordo com prioridades, de forma a possibilitar o atendimento e transporte rápido do maior número possível de pessoas vitimadas. Voluntários participam de treinamento e realizam simulações de acidentes 8) Documentação Estrangeira No mês de fevereiro, a Cruz Vermelha de São Paulo realizou 19 atendimentos referentes ao reconhecimento de Documentação Escolar Estrangeira.