Identidade Organizacional. Prezado,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identidade Organizacional. Prezado,"

Transcrição

1 Prezado, Apresentamos a todos os colaboradores, o Código de Conduta da Bolt Transportes, que foi minuciosamente elaborado de acordo com os valores que acreditamos ser essenciais para o um bom relacionamento e funcionamento da empresa. Os pontos abordados referem-se às ações com os fornecedores, clientes e colaboradores, com a mídia e a comunidade, assegurando nossa credibilidade no mercado. É de extrema importância que esse documento seja lido com atenção e qualquer ação diferente da exposta nesse documento, é contrária aos valores e objetivos da Bolt Transportes, portanto, é dever de todos os funcionários zelar pelo seu cumprimento. Conheça os princípios da Bolt Transportes e nossa linha de raciocínio do trabalho. Diretoria Bolt Transportes ÍNDICE Identidade Organizacional Diretrizes Gerais 1.Trabalho Infantil 2. Trabalho Forçado 3. Assédio Moral, Sexual e Prática de Discriminação 4. Defesa da Igualdade 5. Direitos Trabalhistas 6. Denúncia 7. Sansões Relacionamento Interno Conduta do Colaborador Segurança Integridade das Informações Relações com Clientes Relações com Fornecedores Relações com a Mídia Relações com as Mídias Sociais Relações com o Meio Ambiente Relações com a Comunidade Considerações Gerais Identidade Organizacional NEGÓCIO Soluções logísticas na área industrial. MISSÃO Oferecer soluções logísticas com agilidade, segurança e qualidade, priorizando a satisfação do cliente.

2 VISÃO A Bolt Transportes visa aumentar sua participação no mercado, mediante o compromisso com a melhoria contínua da eficácia do nosso Sistema de Gestão, com ética, transparência e respeito aos nossos colaboradores e clientes. VALORES Ética Transparência Respeito Trabalho em equipe Qualidade Agilidade Segurança Compromisso cliente Respeito ao colaborador Respeito com a comunidade DIRETRIZES GERAIS A Bolt Transportes entende que os princípios abaixo devem ser incorporados, sem exceção, para assegurar que as relações no trabalho se estabeleçam em um ambiente sadio, com os direitos assegurados: 1. Trabalho Infantil A Bolt Tranpostes é contrária ao trabalho infantil, excluindo do seu quadro de Fornecedores, clientes ou prestadores de serviço que apresentem essa conduta. 2. Trabalho Forçado A Bolt Transportes é contrária ao uso de trabalho forçado e proíbe qualquer descumprimento dessa norma dentro da empresa. 3. Assédio Moral, Sexual e Prática de Discriminação A Bolt transportes repudia qualquer tipo de assédio, abuso ou violência praticada por seus colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços. Assim como, qualquer tipo de discriminação (de raça, cor, idade, religião, classe social, cargo, sexo, opção sexual, posição partidária ou portadores de necessidades especiais). Nesse sentido, não podemos: 4Pressionar colaboradores para realizar serviços de ordem pessoal; 4Assediar moralmente e/ou sexualmente colaboradores; Discriminar colaboradores com relação à associação junto aos sindicatos, igrejas, sociedade civil e partidos políticos; Desqualificar ou ofender pública ou disfarçadamente qualquer colaborador da Companhia, terceiro ou qualquer pessoa em nossas instalações ou locais de serviço; Apresentar trabalhos ou ideias de colegas sem conferir-lhes o respectivo crédito.

3 4. Defesa da Igualdade A Bolt Transportes promove a igualdade entre seus colaboradores, disponibilizando cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento. Possuímos acessibilidade para portadores de necessidades especiais e buscamos melhorias contínuas de infraestrutura e ações para o ingresso e permanência dessas pessoas em suas atividades. 5. Direitos Trabalhistas A Bolt Transportes cumpre as leis relativas às condições de trabalho e de jornada, bem como o diálogo contínuo, e assegura salários adequados com base em avaliações contínuas do colaborador e do mercado local. 6. Denúncia Qualquer infração a um desses regimentos deve ser informada ao gestor responsável ou pelo alerta@boltlog.com.br 7. Sanções Na comprovação da existência de infrações, a aplicação das punições disciplinares e medidas previstas em lei serão realizadas. RELACIONAMENTO INTERNO 4Todo colaborador deve ser respeitado, independente da sua posição hierárquica; 4Respeitamos a diversidade e contribuímos com soluções diferenciadas e competitivas para os nossos clientes; 4Buscamos cooperação mútua para garantir a agilidade, qualidade e segurança na solução de serviços; 4Almejamos o desenvolvimento de nossos colaboradores para que se sintam motivados e engajados com a superação dos objetivos que contribuam para o crescimento da empresa. CONDUTA DO COLABORADOR A empresa respeitará a privacidade de todos os funcionários, porém, temos um monitoramento das informações geradas em sua base de comunicações com o objetivo de inibir práticas ilícitas, bloqueando pornografia, pedofilia, terrorismo, contrabando, concorrência desleal, quebra de sigilo, entre outros e caso seja constatado o acesso a essas informações dentro da empresa, o funcionário poderá ser demitido por justa causa. Esperando, portanto, que nossos colaboradores zelem pela reputação e imagem da empresa. SEGURANÇA A Bolt Log prioriza que todas as a ações, internas ou externas, sejam feitas com segurança, não admitindo, portanto, que nenhuma ação seja tomada sem que esteja de acordo com a segurança, normas e procedimentos da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

4 Colaboradores Exercer com segurança as atividades é responsabilidade de cada colaborador, pois ela é parte integrante da avaliação de todos. Cabe também aos gestores assumirem a postura de conscientização dessa responsabilidade, promover e capacitar todos os colaboradores para a prática da conduta segura em todas as atividades exercidas. CONFLITO DE INTERESSES Em determinadas circunstâncias, podem ocorrer situações em que os interesses pessoais dos colaboradores entrem em conflito com a empresa. Para evitar tais situações, devemos: Evitar atividades que interfiram em nosso trabalho ou atribuições; Não fazer uso de posição hierárquica para conseguir favorecimentos pessoais. Não utilizar equipamentos da empresa para fins particulares, a não ser de forma ocasional e limitada, com o conhecimento e autorização do superior imediato; Informar ao gestor ou superior imediato sempre que perceber/surgir um possível conflito de interesses; Não contratar profissionais com grau de parentesco para atuar em sua área (subordinação) sem autorização do diretor responsável; INTEGRIDADE DAS INFORMAÇÕES Trabalhamos com informações de clientes, fornecedores e parceiros, as quais são valiosas e podem causar prejuízos se divulgadas a terceiros não autorizados. Por isso, devemos ter cuidado com a proteção de tais informações. Dessa forma, é importante: Manter em sigilo todas as informações internas; Somente divulgar informações estratégicas a pessoas que precisam ter conhecimento de tais informações para o desenvolvimento de seu trabalho na Bolt Transportes; Evitar discutir ou trabalhar com informações internas em áreas públicas onde as conversas possam ser escutadas ou o sigilo dos dados comprometido; Para garantir a segurança da informação e a proteção dos colaboradores, a empresa poderá utilizar mecanismos como gravações telefônicas, câmeras de segurança, controle de utilização do correio eletrônico, realizações de auditorias, entre outros. RELAÇÕES COM CLIENTES A satisfação do cliente é fundamental ao contínuo relacionamento comercial da Bolt Transportes. Portanto, devemos priorizar a agilidade, qualidade e segurança, assegurando e buscando o lucro para a perpetuação da Bolt Transportes. Assim: Nossos serviços devem contribuir com o melhor custo-benefício para nossos clientes; Os clientes devem ser atendidos com cortesia e eficiência, sendo-lhes oferecidas informações rápidas, claras, precisas e transparentes. O cliente deve obter respostas, ainda que negativas, às suas solicitações, de forma clara, objetiva e no prazo esperado; Despesas com clientes são aceitáveis desde que justificadas por motivo de trabalho, realizadas dentro de limites estabelecidos pelo gestor responsável;

5 Devemos seguir as orientações dos clientes quanto aos procedimentos dentro de suas unidades e na prestação dos serviços contratados; Não assumir compromisso com o cliente que não esteja dentro das competências de atendimento. RELAÇÕES COM FORNECEDORES A relação com fornecedores deve ser duradoura, sem prejuízo e leal com na concorrência. Portanto: Devemos selecionar e contratar fornecedores de acordo com os valores e políticas da Bolt Transportes, bem como legislação e normas aplicáveis e vigentes no país. Construir relacionamentos colaborativos com fornecedores para a criação de soluções inovadoras; Os fornecedores que apresentarem condutas inadequadas, tais como o uso do trabalho infantil e o trabalho do menor de 16 anos (salvo mediante contratação do menor aprendiz, na forma da legislação vigente), trabalho forçado ou qualquer outro descumprimento às normas e obrigações legais civis e ambientais, serão excluídos do quadro de fornecedores ou de prestadores de serviços. RELAÇÕES COM A MÍDIA Apenas determinados colaboradores estão autorizados a falar em nome da Bolt Transportes e a prestar depoimento à imprensa ou a grupos externos. Tal autorização será concedida de forma expressa e escrita pela área competente. RELAÇÕES COM MÍDIAS SOCIAIS A Bolt Transportes não se responsabiliza por conteúdo divulgado por terceiros e monitora informações sobre a empresa em mídias sociais. Quaisquer divulgações enganosas ou imprecisas permitirão que a empresa exija a sua correção ou remoção e as demais medidas legais e/ou contratuais cabíveis no caso. RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE Acreditamos que por meio de uma atuação responsável e compromisso de todos, é possível gerenciar e minimizar os efeitos junto ao meio ambiente. Sendo assim, são responsabilidades de cada colaborador: Contribuir para a conservação e melhor eficiência no uso dos recursos naturais utilizados em todas as operações; Reduzir, sempre que possível, a geração de resíduos, bem como se comprometer com o descarte adequado; Identificar e avaliar práticas com impacto ambiental e/ou em inconformidade com a legislação e planejar ações corretivas e preventivas, bem como levar o assunto ao conhecimento do gestor da operação. RELAÇÕES COM A COMUNIDADE A Bolt Transportes desenvolve e apóia projetos sociais e promovem o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde está inserida, buscando privilegiar o licenciamento de

6 equipamentos locais e recolhendo os devidos impostos, contratando moradores locais, proporcionando treinamento e desenvolvimento. Nossos colaboradores são estimulados para que também, em caráter pessoal, se envolvam em ações comunitárias, exercendo sua cidadania. Considerações Gerais A aplicação deste código de conduta é muito importante, pois reflete as políticas da Bolt Transportes e eventuais dúvidas ou dilemas éticos podem ser esclarecidos com o gestor responsável. Qualquer conduta contrária ao nosso código deve ser relatada de imediato, anonimamente e sem represália, pelo alerta@boltlog.com.br. O sigilo da apuração será rigorosamente mantido e medidas apropriadas serão adotadas, caso seja necessário. A gestão do Código de Conduta da Bolt Transportes é de responsabilidade da Diretoria que dará subsídios às decisões e este código deverá ser divulgado entre todos os clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros de negócios e deve constar em contratos de trabalho, clientes, pedido de compras em caso de fornecedores, bem como o termo de responsabilidade arquivado no prontuário dos colaboradores e qualquer alteração deverá ser comunicada aos mesmos, portanto, o descumprimento do presente código de conduta por qualquer colaborador acarretará a aplicação das medidas disciplinares cabíveis, podendo resultar até em demissão por justa causa. Este código de conduta foi aprovado pela Diretoria da Bolt Transportes, passando a vigorar a partir de sua divulgação. Diretoria Bolt Transportes

7 TERMO DE RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO DE ADESÃO AO CÓDIGO DE CONDUTA DA BOLT TRANSPORTES Declaro que recebi e tomei conhecimento do inteiro teor do Código de Conduta da Bolt Transportes. Concordo com todos os termos e condições, e me comprometo a cumpri-los e zelar pela sua integral e permanente observância. Nome: N de Registro: Cargo: Data: / / Assinatura:

Código de Ética Rastru

Código de Ética Rastru CÓDIGO DE ÉTICA RASTRU O objetivo desse Código de É tica é definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos da organização Rastru, tanto da parte institucional como da parte

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta O Código de Ética e Conduta do ESA - Externato Santo Antônio estabelece o comportamento esperado de todos aqueles que trabalham na, para e com a instituição, e tem por objetivo

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA Código PC.00.001. PRESIDÊNCIA Revisão 00

POLÍTICA CORPORATIVA Código PC.00.001. PRESIDÊNCIA Revisão 00 Páginas 1/8 1. OBJETIVO O Código de Ética é um conjunto de diretrizes e regras de atuação, que define como os empregados e contratados da AQCES devem agir em diferentes situações no que diz respeito à

Leia mais

POLÍTICA GERAL PARA CORRESPONDENTES BANCÁRIOS (COBANS)

POLÍTICA GERAL PARA CORRESPONDENTES BANCÁRIOS (COBANS) POLÍTICA GERAL PARA CORRESPONDENTES BANCÁRIOS (COBANS) Sumário Introdução...2 Nossos produtos e suas redes de relacionamento...2 Principais responsabilidades na realização das operações para o EMPRESTA

Leia mais

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda.

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda. Código de Ética SPL Consultoria e Informática Ltda. Introdução Segundo o dicionário Aurélio ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015

Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015 Credit Suisse (Brasil) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Julho de 2015 Sumário 1. Aplicação... 02 2. Definições... 02 2.1 Risco socioambiental... 02 2.2 Partes relacionadas... 02 2.3 Termos...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA Código de Ética e de Responsabilidade Social Propósitos A ACE Schmersal tem uma atuação corporativa pautada em valores éticos e morais. Estes mesmos valores regem

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

Apresentação. Após a leitura, o colaborador deve atestar que se compromete a respeitar os padrões estabelecidos nesse documento.

Apresentação. Após a leitura, o colaborador deve atestar que se compromete a respeitar os padrões estabelecidos nesse documento. CÓDIGO DE ÉTICA 1 2 3 Apresentação Apresentamos a todos o Código de Ética do Banco A.J Renner S.A. Este código contém as orientações que devem ser seguidas individual e coletivamente na busca pela excelência

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Introdução A Eucatex, através deste Código de Ética e Conduta, coloca à disposição de seus colaboradores, fornecedores e comunidade, um guia de orientação para tomada de decisões

Leia mais

CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL

CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL Março de 2015 1ª edição MENSAGEM DO PRESIDENTE O Código de Conduta da RIP ( Código ) é a declaração formal das expectativas que servem

Leia mais

www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD

www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD O SUCESSO DA IMCD É BASEADO NO ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE QUE PROMOVE A RESPONSABILIDADE, CONFIANÇA E O RESPEITO. IMCD Código de Conduta 3 1. Introdução O

Leia mais

Valores Pessoas; Trabalho em Equipe; Conduta Ética; Orientação ao Cliente; Orientação a Resultados; Inovação; e Comunidade e Meio Ambiente.

Valores Pessoas; Trabalho em Equipe; Conduta Ética; Orientação ao Cliente; Orientação a Resultados; Inovação; e Comunidade e Meio Ambiente. CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL 1 INTRODUÇÃO O Código de Ética Empresarial da COELCE, apresenta os princípios direcionadores das políticas adotadas pela empresa e que norteiam as ações e relações com suas

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL Na ASBRASIL, já foram estabelecidas as direções básicas da ação empresarial, conforme estabelecido em nosso plano de negócios que deseja se consolidar em uma cultura

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso maior da instituição deve ser o de possibilitar continuamente a consecução de sua missão, a saber: Ser o agente financeiro do Estado para promover

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA SOMMA INVESTIMENTOS

CÓDIGO DE ÉTICA DA SOMMA INVESTIMENTOS 1. O CÓDIGO Este Código de Ética (Código) determina as práticas e padrões éticos a serem seguidos por todos os colaboradores da SOMMA INVESTIMENTOS. 2. APLICABILIDADE Esta política é aplicável: 2.1. A

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED VERSÃO 01 MAIO DE 2015 SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivo do documento... 3 Capítulo 2 Público - Alvo / Aplicabilidade... 5 Capitulo 3 Responsabilidades...

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso é servir como Guia Prático de Conduta Pessoal e Profissional, a ser utilizado por todos os Colaboradores do Banrisul, possibilitando a

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Standard Chartered Bank, Brasil Página 1 de 8 ÍNDICE I. OBJETIVO... 3 II. CICLO DE REVISÃO... 3 III. DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 IV. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA... 4

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS ELETRONORTE SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS 1 2

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

Política de Relacionamento com Fornecedores

Política de Relacionamento com Fornecedores Política de Relacionamento com Fornecedores Publicado em: 25/06/2013 1. Conceito O Santander tem como compromisso promover a sustentabilidade, conduzindo seus negócios em plena conformidade com a legislação

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA

CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA Título I Das Disposições Gerais Art. 1º - São destinatários deste Código, para fim de observância de seus preceitos, os dirigentes, docentes,

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental 1.0 PROPÓSITO A Política de Responsabilidade Socioambiental ( PRSA ) do Banco CNH Industrial Capital S.A. tem, como finalidade, estabelecer princípios e diretrizes que norteiem as ações da Instituição

Leia mais

POLÍTICA A. OBJETIVO... 2 B. ABRANGÊNCIA... 2 C. VIGÊNCIA... 2 D. DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 1. DEFINIÇÕES... 2 2. INTRODUÇÃO... 3 3. GOVERNANÇA...

POLÍTICA A. OBJETIVO... 2 B. ABRANGÊNCIA... 2 C. VIGÊNCIA... 2 D. DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 1. DEFINIÇÕES... 2 2. INTRODUÇÃO... 3 3. GOVERNANÇA... A. OBJETIVO... 2 B. ABRANGÊNCIA... 2 C. VIGÊNCIA... 2 D. DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 1. DEFINIÇÕES... 2 2. INTRODUÇÃO... 3 3. GOVERNANÇA... 4 4. RELACIONAMENTO E ENGAJAMENTO COM PARTES INTERESSADAS... 4 5.

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013 Política de Responsabilidade Corporativa Março 2013 Ao serviço do cliente Dedicamos os nossos esforços a conhecer e satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Queremos ter a capacidade de dar uma

Leia mais

COMUNICATION ON PROGRESS 2013-2014

COMUNICATION ON PROGRESS 2013-2014 DECLARAÇÃO DE APOIO CONTÍNUO PELO CHEFE EXECUTIVO A RRV Engenharia confirma o apoio contínuo aos Dez Princípios do Pacto Global, relacionados aos Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES SUMÁRIO 1. Introdução... 04 2. Abrangência... 04 3. Objetivo... 04 4. Princípios Éticos... 05 5. Preconceitos e Discriminação... 05 6. Respeito à Legislação e Integridade nos Negócios... 05 7. Documentos,

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética SUMÁRIO 1 Objetivo... 03 2 Abrangência... 03 3 Valores... 03 4 - Conduta ética da PPL com os diversos públicos 4.1 - Cliente: Foco de nossa atuação... 03 4.2 - Relação e interação com fornecedores e parceiros...

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios:

1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios: 1. Esta Política institucional de gestão de continuidade de negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL A Política de Prevenção à Corrupção tem como objetivo dar visibilidade e registrar os princípios e valores éticos que devem nortear a atuação dos empregados,

Leia mais