LÉO MATOS INFORMÁTICA
|
|
|
- Matheus Castelo de Sousa
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 LÉO MATOS INFORMÁTICA
3 VoIP: Voz sobre IP Professor Léo Matos
4 Conceito: Voip é a tecnologia que permite fazer e receber ligações usando uma conexão com a internet.
5 Públicas: a Internet representa a rede IP pública usada para comunicações VoIP. O usuário deve ter preferencialmente um acesso de banda larga (ADSL, cabo, rádio, Wimax, etc.) instalado para poder fazer uso do serviço VoIP. Privadas: as redes corporativas das empresas representam as redes privadas usadas para comunicações VoIP. Podem ser desde pequenas redes locais (LAN) até grandes redes corporativas (WAN) de empresas com presença global.
6
7 Características VOIP
8 Tipos de Sinal Analógico Variação contínua Digital Variação discreta
9 Comutação de Circuitos Em uma rede de Comutação de circuito, quando uma ligação é feita entre dois pontos, a conexão entre esses dois pontos é fisicamente mantida durante toda a chamada.
10
11 Características Uma vez estabelecida a conexão, não há problema de tráfego, pois o circuito permanece dedicado durante todo o tempo até que se provoque a desconexão. Suporta aplicações em tempo real, pois tem baixo atraso e baixa taxa de erro. A tarifação é baseada em distância e tempo de conexão. Não explora o intervalo de silêncio, com isso tem um menor aproveitamento dos recursos de transmissão. Idealizada para serviços contínuos bidirecionais (full-duplex), em tempo real, full time.
12
13 Comutação baseada em pacotes Diferente das Redes Telefônicas (comutação baseada em circuitos daí a sigla RTCC!!!) Em uma rede de comutação de pacotes quando uma ligação é feita entre dois pontos, a conexão entre esses dois pontos não é mantida durante todo o tempo da chamada. Não é estabelecido um circuito entre os pontos, a voz é enviada em pacotes.
14
15 Características Tarifação baseada em volume de dados transmitidos; Mecanismos de segurança; Exploram intervalos de silêncio, fazendo um melhor aproveitamento de recursos de transmissão e menor custo; Menor confiabilidade, pois possui maior atraso, maior taxa de erro; Projetada para o tráfego de dados.
16 ALTERNATIVAS PARA USO DO VOIP
17 Discador/Aplicativo/Softphone: É um programa que pode ser instalado no Computador ou no Celular. Exemplos: Skype, Adphone, Camfrog, Fring, Gizmo, Google Talk
18
19 ATA (Adaptador telefônico analógico): é um aparelho que tem duas entradas: uma para internet e outra para um aparelho de telefone fixo convencional, ambas ligadas por cabo. Dessa forma, é possível utilizar um aparelho de telefone fixo convencional de mesa ou sem fio e usufruir das ligações voip de forma mais cômoda, sem a necessidade de computador.
20
21 Telefone IP: O Telefone IP é a junção entre um ATA e um aparelho de telefone convencional. O Telefone IP já é um aparelho de telefone que se conecta direto a internet e assim pode fazer ligações com a tecnologia voip. Bem simples.
22 Protocolos SIP e RTP
23 Protocolo de controle de nível de aplicação que pode estabelecer, modificar e terminar sessões multimídia entre máquinas na Internet. SIP é um protocolo cliente-servidor, orientado à Web, possuindo uma arquitetura similar à do protocolo HTTP.
24
25 RTP do inglês Real-time Transport Protocol (Protocolo de Transporte em Tempo Real) determina um formato de pacote padrão para o envio de áudio e vídeo pela Internet.
26
27 Qualidade de Serviços (QoS): Serviços de QoS Qualidade de serviço (QoS) é a capacidade de melhorar os serviços trafegados na rede sobre tecnologias de comunicação de redes de dados.
28 1. (PCSP Escrivão) Voz sobre IP, telefonia IP e telefonia internet é a tecnologia que nos permite a voz sobre banda larga e é denominada a) Skype b) VOIP c) MSN d) GSM e) EDGE
29 2. (CETRO FUNDAÇÃO CASA) Assinale a alternativa que apresenta o nome do serviço de rede de computadores que faz roteamento de conversação utilizando a rede como meio de comunicação. a) FTP. b) VoIP. c) HTML. d) Blog. e) DHCP.
30 3. (CESPE TRE/AP ) Para a transmissão de voz através de uma LAN, de uma WAN ou da Internet por meio de pacotes TCP/IP, utiliza-se o método a) Telnet. b) Windows Messenger. c) Handshaking. d) DNS. e) VoIP.
31 4. (CESPE STJ) O protocolo RTP é comumente utilizado em conjunto com o protocolo UDP para transmitir informações em tempo real com pequena latência, como em aplicações de voz sobre IP (VoIP).
32 5. (CESPE STJ) Uma tecnologia para comunicação de voz utilizada em intranet é a de Voz sobre IP (VoIP), a qual permite ao usuário fazer e receber unicamente ligações telefônicas externas, mas não ligações internas (ramais convencionais).
33 6. (CESPE FUB) A ideia básica do VoIP consiste na transformação de sinais de áudio analógicos em sinais digitais que podem ser transmitidos por meio de qualquer rede de computadores fundamentada em IP.
34 7. (FCC TJSE) Capacidade dos dispositivos de dar prioridades diferentes a tipos diferentes de mensagens, de forma que algumas, como dados telefônicos de voz, sejam transmitidas mais rapidamente que outras, como s, por exemplo. Trata-se de a) DNS. b) DoS. c) VPN. d) QoS. e) VoIP.
35 8. (CESPE TER/PE) O RTP (protocolo de tempo real) para aplicações VoIP utiliza, necessariamente, o TCP, que, além de garantir a entrega de dados a tempo, fornece garantia de qualidade de serviço.
36 9. (FEPESE MPE/SC) Assinale a alternativa que apresenta somente protocolos de telefonia VOIP. a) VIG;TIP b) SIG; SIP c) RTP; FTP d) SIP; RTP e) TCP; UDP
37 10. (COVEST COPSET UFPE) Sobre a tecnologia de Voz sobre IP (VoIP), é correto afirmar que: a) telefones IP são aparelhos semelhantes a um telefone comum, porém usam conectores telefônicos padrão RJ-11. b) o ATA (adaptador telefônico analógico) permite que você conecte um telefone comum ao seu computador ou sua conexão de internet para usar com VoIP. c) como é usada para transmitir apenas voz, a tecnologia VoIP não é afetada pelo tráfego excessivo de dados numa rede.
38 d) não é possível realizar chamadas para redes publicas (PSTN). e) a tecnologia VoIP não necessita de infraestrutura de rede local.
39 O QUE É SKYPE? O Skype é um programa gratuito e simples de utilizar que permite, em apenas alguns instantes, realizar chamadas sem pagar para qualquer parte do mundo. Usa a tecnologia P2P (ponto-a-ponto) para o conectar com outros utilizadores do Skype.
40
41 QUANTO CUSTA? Para usar a sua função básica, que são as ligações de Skype para Skype, ou seja, PC para PC, não custa nada. Mas para ligar do Skype para um telefone fixo ou móvel, seria o SkypeOut paga-se uma tarifa por minuto apenas, sem taxa de adesão, nada além, como um celular pré-pago - a diferença é que é muito mais barato.
42
43 Aba Iniciar: A aba Iniciar fica automaticamente visível cada vez que é inicializado o Skype e mostra um sumário de informações relevantes, incluindo o número de amigos online e quando tenha perdido qualquer chamada. Aba Amigos: A aba Amigos mostra outros usuários Skype que tenha sido adicionado à sua lista de amigos. O ícone ao lado do nome do usuário indica seu Status Online.
44 Aba Histórico: A aba Histórico mostra um log da comunicação recente, incluindo uma lista de chamadas recentes que foi feita. A aba Histórico é um lugar conveniente para ver quem falou com o usuário e quando. Também pode usar esta aba como um botão redial selecionando qualquer conversação anterior, clicando com o botão da direita sobre ela e clicando "Chamar este usuário" para restabelecer a chamada.
45 Aba Chamada Ativa: Se tentar chamar alguém ou alguém tentar chamá-lo, o usuário verá uma nova aba Chamada Ativa aparecendo no Skype. Se estiverem o chamando, a aba Chamada Ativa irá aparecer a opção de aceitar a chamada (pressionando o botão aceitar a chamada ou rejeitá-la (pressionando o botão rejeitar)).
46
47 STATUS ONLINE Online é o estado padrão quando se loga no Skype. Away este estado é ativado caso o usuário estiver conectado ao Skype, mas não tenha utilizado o computador por algum tempo. Not available este estado é ativado se o usuário estiver logado no Skype, mas não tenha utilizado seu computador por um período razoável de tempo. Do not Disturb Pode-se usar este estado para indicar que está ocupado.
48 Invisible quando usando este status pode-se usar o Skype como se estivesse online, mas os demais usuários o verão offline Offline isto significa que o usuário não está logado no Skype, ou que tenha decidido ficar invisível ou offline
49
50 Fonte: Calibre Tamanho da Fonte: 20 a 28 Cor da Fonte: Azul-Escuro Tamanho do Slide: Padrão 4:3 Margem esquerda e direita 1 cm
51
APLICAÇÃO EM VOIP PARA A COMUNIDADE
APLICAÇÃO EM VOIP PARA A COMUNIDADE Kaitlyn Nogueira de Carvalho Aluna do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PROEX/CNPQ Fabiano João Leoncio de Padua Professor MSc do IFMT, Campus Cuiabá, orientador Resumo
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,
AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso
AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE
Voz sobre IP VoIP telefonia IP telefonia Internet telefonia em banda larga voz sobre banda larga Públicas Privadas Telefonia IP
Voz sobre IP Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana
Aplicações Multimídia sobre Redes
Redes Multimídia 2016.2 Aplicações Multimídia sobre Redes Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações multimídia
27/05/2014 REDES LOCAIS
REDES LOCAIS Um grupo de computadores conectados com a finalidade de compartilhar recursos. Os computadores em uma rede local são normalmente ligados por um cabo de transmissão dentro de uma pequena área,
TCP/IP Protocolos e Arquiteturas
TCP/IP Protocolos e Arquiteturas Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao TCP/IP Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos adotem as mesmas
Serviço de Telefonia VoIP da UNESP. O que é, Como vai funcionar,
Serviço de Telefonia VoIP da UNESP O que é, Como vai funcionar, Tarifação, Quem vai pagar, etc,??!! Por: Lazaro Geraldo Calestini STI Unesp Campus de Rio Claro-SP. Fevereiro 2011 O que é Telefonia VoIP
TECNOLOGIA VOIP. Palavras Chaves: internet, Voip, redes de computadores, web. Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Rodrigo Silva de Carvalho
TECNOLOGIA VOIP Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Rodrigo Silva de Carvalho RESUMO A pesquisa aborda a sigla VOIP, seu significado, conceitos e características envolvidas, funcionamento e aplicações
Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores
Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam
Informática. Aplicativos de Comunicação Instantânea. Professor Márcio Hunecke.
Informática Aplicativos de Comunicação Instantânea Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA Aplicativos de comunicação instantânea, também
Rede de Computadores Modelo OSI
Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL
VOIP. Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis
Beatriz Vieira VOIP Voz sobre Protocolo de Internet Transforma sinais de áudio analógicos em digitais Principal vantagem é chamadas telefônicas grátis VOIP Surgiu ainda no início da década de 1990 Se tornou
Mudança entre redes WiFi-GSM baseada em SIP. Paulo Cesar Siécola
Mudança entre redes WiFi-GSM baseada em SIP Paulo Cesar Siécola [email protected] Introdução: Muitos dispositivos móveis, como telefones celulares e PDA, estão sendo equipados com outras interfaces sem
Redes de Computadores e Internet
Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade
Redes de Computadores I Internet - Conceitos
Redes de Computadores I Internet - Conceitos Prof. Luís Rodrigo [email protected] http://lrodrigo.lncc.br 2009/1 v1-2009.03.11 Parte I: Introdução Visão Geral: O que é a Internet O que é um protocolo? Bordas
Transporte Multimídia em Redes. Transporte Multimídia em Redes. Transmissão multimídia em tempo real. Categorias dos protocolos
Transporte Multimídia em Redes Transporte Multimídia em Redes A transmissão multimídia requer que garantias diversas de Qualidade de Serviço (QoS) sejam estabelecidas e mantidas para que se atendam aos
REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar
- Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender
Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani
Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor
Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida
Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida 1 Conectando o Roteador de Banda Larga Antes de conectar o hardware, assegure-se de desligar seu aparelho Ethernet, modem Cable / DSL e o Roteador de Banda
Terminais Leucotron DESEMPENHO DESIGN NO MESMO ESPAÇO
Terminais Leucotron DESEMPENHO e DESIGN NO MESMO ESPAÇO Com o telefone orbit.go IP é possível realizar ligações telefônicas como se estivesse utilizando um aparelho telefônico convencional. Condições básicas
Redes de Computadores
Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas de Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Março de 2011 1 / 15 Redes II - Conteúdo programático (Ementa) Aulas
Redes de Computadores.
Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações
Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos:
CONFIGURAÇÃO DO ATA ROUTER TAITELL 102 o computador para acessar o ATA Acessando 1. o computador para acessar. Para realizar a configuração d, é necessário que o computador que será utilizado esteja com
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5
GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito
GUIA RÁPIDO DARUMA Viva de um novo jeito Dicas e Soluções para IPA210 Leia atentamente as dicas a seguir para configurar seu IPA210. Siga todos os tópicos para que seja feita a configuração básica para
Disciplina: Redes de Computadores I (R1)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores
Redes de Computadores
Redes de Computadores Camada de Transporte Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e n UDP n Parte II n TCP
Redes de Computadores
Redes de Computadores Camada de Transporte Antonio Alfredo Ferreira Loureiro [email protected] Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/DCC Redes de Computadores
TELEFONIA VOIP. Prof. Marco Cazarotto
TELEFONIA VOIP Prof. Marco Cazarotto Telecomunicação Atual Rede de Dados Atual Hierarquia do Sistema VoIP Motivação Redução nos custos; Evolução do comércio eletrônico; Novos serviços com aplicações avançadas;
Aula 2 Topologias de rede
Aula 2 Topologias de rede Redes e Comunicação de Dados Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 13 de agosto de 2016 Sumário 1. Topologias de Rede 2. Topologias Físicas Ponto-a-Ponto Barramento BUS Anel
Aula 05. Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio Pearson. Todos os direitos reservados.
Aula 05 Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio slide 1 Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio 1. Quais são os principais componentes das redes de telecomunicações e quais são as principais
REDES DE COMPUTADORES
REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi [email protected] http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre
Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP
USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos
REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua
REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação
Comutação de Circuitos, Pacotes e Células
Comutação de Circuitos, Pacotes e Células A função da comutação em uma rede de comunicação se refere à alocação dos recursos da rede para possibilitar a transmissão de dados pelos diversos dispositivos
MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO
MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK...4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...6 4 TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS...8 5 CONFERÊNCIA...10 6 PERSONALIZANDO SUA
Etec Prof. Armando José Farinazzo 138
1. Duas especificações importantes do protocolo para redes sem fio 802.11n são a faixa de operação e a velocidade máxima de transmissão, que são, respectivamente, A. 2 GHz, 10 Mbit/s B. 2 GHz, 100 Mbit/s
Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo
Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7
PTC º semestre Redes de Comunicação. Prof. Marcio Eisencraft
PTC 3450 1º semestre 2017 Redes de Comunicação Prof. Marcio Eisencraft ([email protected]) PTC 3450 - Aula 01 1. Introdução às redes e à Internet 1.1 O que é a Internet? 1.2 A periferia da Internet
Guia rápido do telefone IPS 200
Guia rápido do telefone IPS 200 Khomp - Todos os direitos reservados Última atualização em: 2014-08-28 17:20:27 Apresentação Este manual de instalação abrange o telefone IPS200 da família IPS. O documento
Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES
Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada
Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP
USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos
REVISÃO - Questões de Redes em Concursos. Semestre: 2 Bimestre:2 Data: / / 2013
Redes de Computadores REVISÃO - Questões de Redes em Concursos Semestre: 2 Bimestre:2 Data: / / 2013 Disciplina: Redes de Computadores Professor: Jéfer Benedett Dörr Q234360 Prova: AOCP - 2012 - BRDE -
Get Connected Noções básicas de informática
Informática Básica/Aplicada Get Connected Noções básicas de informática Redes de Computadores e Internet Adaptado por Kleber Rezende Março 2017 Agenda Redes de computadores. Internet. Navegação na Internet.
TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos
TELEFONIA IP Fernando Rodrigues Santos [email protected] 2016-1 Em pouco tempo, uma diversidade de tecnologias de comunicação de voz sobre redes comutadas por pacotes se espalhou mundo afora.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior CAMADA DE APLICAÇÃO Alyson Pereira Barbosa Erisvaldo dos
Manual Utilização Planos BNT. Acesso ao Painel BNT:
Manual Utilização Planos BNT Acesso ao Painel BNT: http://sip.falebnt.com.br/index.php?ui_language=brazilian Obs: Você receberá um Email com o Usuário e Senha de sua Conta BNT, após a Assinatura de um
4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas
Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por
APRESENTAÇÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
2000 APRESENTAÇÃO Parabéns! Você acaba de adquirir um produto Leucotron, construído sob as normas ISO 9001 com tecnologia de ponta, aprovado de acordo com as normas de telecomunicações vigentes. Este Manual
Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP
Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes
Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais
USER MEDIA GATEWAY COM 4 ETHERNET GIGA Principais Características Aplicações Típicas 4 portas de redes Ethernet Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link, com 30 canais por rede IP.
Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10
Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10 Elaborado por: César Murilo da Silva Júnior (Setor de Informática da Biblioteca Central do UNIPAM) Colaboração: CRS Coordenação de Redes e Segurança
Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes
Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Tecnologias de Interligação de Redes Euber Chaia Cotta e Silva [email protected] Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Comutação de Circuitos,
EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL. Grupo: Anna Claudia Geraldo Vinicius Guilherme Spadotto Rafael Cunha.
EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL Grupo: Anna Claudia Geraldo Vinicius Guilherme Spadotto Rafael Cunha. INTRODUÇÃO A influência do Protocolo de Internet (IP) nos setores de Telecomunicações, criando
REDES II. e Heterogêneas. Prof. Marcos Argachoy
Convergentes e Heterogêneas Prof. Marcos Argachoy REDES CONVERGENTES Cont./ Convergência Refere-se a redução para uma única conexão de rede, fornecendo todos os serviços, com conseqüente economia de escala.
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 Goiânia - Goiás Estácio ADS Prof: Daniel Gomes de Oliveira [email protected] http://lattes.cnpq.br/1821285839509395 Questão 1 Preparação para a AV2 A camada
Prof. Samuel Henrique Bucke Brito
RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: [email protected] Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre
Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP)
Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP) Telefonia Tradicional PBX Telefonia Pública PBX Rede telefônica tradicional usa canais TDM (Time Division Multiplexing) para transporte da voz Uma conexão de
Utilizando IP na iluminação Cênica
Utilizando IP na iluminação Cênica (Conectando software DOT2 on PC e interface LUMIKIT) Por Marco Gonçalves IP (Internet Protocol) O que é IP (Internet Protocol) ou o Protocolo da Internet, a máscara de
REDES DE COMPUTADORES
Aulas 16 / 17 / 18 REDES DE COMPUTADORES Por: André 1 Aparecido da Silva Qual a maior rede de computadores do mundo? 2 2 OBJETIVO GERAL COMPARTILHAR RECURSOS: Conexão com a internet; Impressoras; Scanner;
Redes de Computadores I
Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 2 Internet Internet Hoje é raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas, elas geralmente estão conectadas entre si. A Internet é formada por mais de
Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz
Rede de computadores Professor Carlos Muniz User Datagram Protocol O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 [1] e permite que a aplicação
Trabalho de Cabeamento Estruturado: Um Modelo de Cabeamento para uma Empresa Fictícia.
Akio Tanaka - 1580302 Trabalho de Cabeamento Estruturado: Um Modelo de Cabeamento para uma Empresa Fictícia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Presidente Epitácio
Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia)
Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia) Cartilha disponibilizada em atendimento ao disposto na Resolução Anatel n.º 574/2011 Página
O Multi Protocol Label Switching é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado
O Multi Protocol Label Switching é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado pelo IETF (Internet Engineering Task Force) através
Protocolos TCP e UDP. Protocolo TCP. Protocolo TCP. A necessidade de uma comunicação segura: Transmission Control Protocol
Protocolos TCP e UDP Transmission Control Protocol Protocolo de transporte orientado à conexão. Transferência de dados confiável fim-a-fim recuperação de dados perdidos, duplicados organização dos dados
Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco
USER MEDIA GATEWAY E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 1 link com 30 canais Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco por rede IP. Suporte SNMP e CDR
PTC Aula Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 21/03/2017
PTC 3450 - Aula 05 2.1 Princípios das aplicações de rede 2.2 A Web e o HTTP (Kurose, p. 62-73) (Peterson, p. 425-444) 21/03/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All
Acessando o ATA. Essa configuração pode ser realizada através dos seguintes passos:
CONFIGURAÇÃO DO ATA GRANDSTREAM GXW4004 Configurando o computador para acessar o ATA Acessando Configurando 1. Configurando o computador para acessar. Para realizar a configuração d, é necessário que o
Protocolos e Serviços de Redes
Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc [email protected] Técnico
Prof. Samuel Henrique Bucke Brito
Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: [email protected] Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada
Redes de Computadores
Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [email protected] 17 de abril de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Componentes de Rede Serviços de Rede Protocolo 3 Acesso Residencial O que é uma Rede?
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão
Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão [email protected] http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP
Call Detail Record (CDR) Um Call Detail Record é um relatório que mostra as chamadas realizadas e recebidas de um determinado usuário ou conta.
Glossário de termo usados em telefonia VOIP Adaptador de Telefone Analógico (ATA) Um equipamento conhecido como Adaptador VoIP, Adaptador Telefônico ou simplesmente ATA que é conectado em uma conexão de
Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)
3705 - Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes......23 1.2. Tipos de Redes...23 1.2.1. Classifi cação
Redes de Computadores
Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de
Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente
Internet e Intranet Cliente / Servidor Cliente Servidor Cliente Cliente Cliente Cliente / Servidor SERVIDOR Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento
Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I
Arquitetura de Rede Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Tipos de arquiteturas Cliente-Servidor Peer-to-Peer Arquitetura Híbrida Cliente-Servidor
Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ
Redes de Computadores e a Internet Kurose Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Itens do Livro Capítulo 1 Redes de Computadores e a Internet 1.1 O que é a Internet? 1.1.1 Uma descrição dos componentes
Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade
Informática Básica Aula 03 Internet e conectividade O Protocolo de comunicação O TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol) são dois protocolos que inspiraram o nome da rede. Eles englobam
A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.
www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia
Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)
6557 - Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes...25 1.2. Tipos de Redes...25 1.2.1. Classificação
