Redes de Computadores.
|
|
|
- Rosa Almeida Lemos
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Redes de Computadores
2 REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR
3 REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação (meios de transmissão e protocolos).
4 REDE PONTO-A-PONTO Do inglês Peer-to-peer (P2P), é um formato de redes de computadores onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
5 REDE PONTO-A-PONTO VANTAGENS E DESVANTAGENS: Usada em redes pequenas (normalmente até 10 micros); Baixo Custo; Fácil implementação; Baixa segurança; Sistema simples de cabeamento; Micros funcionam normalmente sem estarem conectados a rede local; Micros instalados em um mesmo ambiente de trabalho; Não existe um administrador de rede; Não existem micros servidores; A rede terá problemas para crescer de tamanho.
6 REDE PONTO-A-PONTO É importante ressaltar que em uma rede ponto-a-ponto cada computador é cliente e é servidor ao mesmo tempo e isso ocasiona uma certa queda no desempenho do computador que estiver trabalhando como servidor. Um exemplo claro, imagine três computadores interligados com uma rede ponto-a-ponto (PC-1, PC-2, PC-3), porém apenas o PC-3 tem impressora, e a mesma está compartilhada na rede. Se o PC-2 e o PC-1 mandar imprimir algo ao mesmo tempo, o PC-3 terá uma queda no desempenho, e o usuário que estiver usando o PC-3 terá Em uma rede ponto-a-ponto um computador poderá trocar informações entre si, até mesmo compartilhar periféricos como impressora, como servidor). driver de CD/DVD, Unidades de Discos, etc. Contudo, para isso é necessário configurar cada computador individualmente. que se contentar com isso. Já em uma rede cliente-servidor, isso não acontece, pois a impressora fica no servidor (que geralmente são máquinas super rápidas e ninguém usa, apenas trabalha
7 REDE PONTO-A-PONTO Para amenizar o fator desempenho, neste tipo de rede é preferível que cada computador tenha sua própria configuração, para não usar a configuração de outro computador. Um fator negativo em uma rede ponto-a-ponto é que os usuários não podem modificar um mesmo arquivo ao mesmo tempo, isto significa que, se um usuário estiver usando um determinado arquivo, o outro só poderá ler o arquivo, porém ele não irá conseguir fazer qualquer alteração no mesmo enquanto o outro tiver usando, ou seja, um Em uma rede ponto-a-ponto um computador poderá trocar informações entre si, até mesmo compartilhar periféricos como impressora, driver de CD/DVD, Unidades de Discos, etc. Contudo, para isso é necessário configurar cada computador individualmente. mesmo arquivo não pode ser compartilhado ao mesmo tempo para mais de um ponto (computador).
8 REDE CLIENTE-SERVIDOR Os hosts, chamados de clientes, se comunicam com uma máquina principal, chamada de servidor. O servidor provê todas as aplicações e serviços e consegue gerenciar o acesso aos recursos da rede como impressoras, por exemplo. Neste tipo de arquitetura os hosts não trocam informações entre si de uma forma direta. Cada cliente se comunica com o servidor e este devolve respostas atendendo as requisições de cada um. Por exemplo, em um servidor de banco de dados, o cliente pode acessar a aplicação (programa) e alterar um dado. Esta alteração será feita no servidor. Em uma rede ponto-a-ponto um computador poderá trocar informações entre si, até mesmo compartilhar periféricos como impressora, driver de CD/DVD, Unidades de Discos, etc. Contudo, para isso é necessário configurar cada computador individualmente. Caso outro cliente acesse a aplicação, ele já verá o dado alterado, pois está buscando a informação diretamente no servidor.
9 REDE CLIENTE-SERVIDOR Estrutura Básica: Em uma rede de computadores existem uma ou mais máquinas que atuam como servidores, disponibilizando recursos para as demais máquinas, as quais atuam como clientes. REQUISITA Em uma rede ponto-a-ponto um computador Cliente poderá trocar informações entre si, até mesmo compartilhar periféricos como impressora, driver de CD/DVD, Unidades de Discos, etc. Contudo, para isso é necessário configurar cada computador individualmente. RESPONDE Servidor Executa
10 REDE CLIENTE-SERVIDOR Estrutura Básica: Temos servidores para arquivos, banco de dados, e outras funções, tais como: servidores de impressão, servidores web, etc. Banco de Dados Em uma rede ponto-a-ponto um computador poderá trocar informações entre si, até mesmo compartilhar periféricos como impressora, driver de CD/DVD, Unidades de Discos, etc. Contudo, para isso é necessário configurar cada computador individualmente. Clientes
11 REDE CLIENTE-SERVIDOR Onde: Servidores: são equipamentos com maior poder de processamento e armazenamento; Normalmente um servidor é uma máquina mais robusta que as máquinas clientes, pois ela armazena e processa um grande número de informações, além de precisar estar sempre ligada para que haja tráfego de informações na rede. Clientes: geralmente microcomputadores PCs ligados em rede.
12 REDE CLIENTE-SERVIDOR COMO FUNCIONA A TRANSMISSÃO Nós, seres humanos, usamos diversos meios para nos comunicar. Você, por exemplo, se tiver uma dúvida deverá fazer uma pergunta ao seu professor e este, por sua vez, deverá responder à pergunta de forma a tirar sua dúvida. Neste caso, vocês conseguiram se comunicar e tudo ficou resolvido. Porém, se você não perguntar da maneira correta, ou se houver algum ruído durante a pergunta, talvez o professor não compreenda bem e acabe respondendo de forma equivocada. Neste caso, houve um problema na transmissão da informação, consequentemente a comunicação ficou comprometida. Simples, não é mesmo?
13 REDE CLIENTE-SERVIDOR COMO FUNCIONA A TRANSMISSÃO Em redes de computadores, os princípios são os mesmos. Sempre existe um transmissor, um receptor e uma informação a ser enviada. A transmissão de dados na computação requer alguns componentes essenciais [Ribeiro, 2010]: Transmissor: é o dispositivo (computador, telefone, câmera) que envia a informação. Receptor: é o dispositivo a quem foi endereçada a informação. O receptor vai receber a mensagem enviada pelo transmissor. Mensagem: são os dados e as informações que precisam ser enviados. Meio: é o meio físico, ou seja, o caminho pelo qual a mensagem trafegará do transmissor até chegar ao receptor. Protocolo: controla o envio e recepção da mensagem e define alguns aspectos como formato da mensagem e ordem de chegada. Tanto o transmissor quanto o receptor devem estar seguindo o mesmo protocolo.
14 REDE CLIENTE-SERVIDOR COMO FUNCIONA A TRANSMISSÃO No exemplo anterior, o transmissor é você (o aluno); o receptor é o professor; a mensagem é a pergunta; o meio é o ar, por onde a ondas sonoras da sua voz se propagam e o protocolo é a palavra falada em língua portuguesa. Para que a comunicação de dados obtenha sucesso ela necessita de três atributos: Entrega: os dados devem estar endereçados corretamente. Deve-se ter a certeza de que a informação será entregue ao destinatário correto. Confiabilidade: os dados devem chegar ao destino intactos, sem nenhum tipo de alteração e sem faltar nenhuma parte da informação. Controle do Atraso: o tempo que a informação possui para chegar ao destino não pode ser indeterminado. Deve haver um tempo limite para que o destinatário a receba, principalmente no caso de aplicações multimídia em tempo real como áudio e vídeo.
15 TAXA DE TRANSMISSÃO Redes de Computadores REDE CLIENTE-SERVIDOR COMO FUNCIONA A TRANSMISSÃO Ao se transmitir um arquivo, seja ele de que tipo for, pela rede, na realidade estão sendo transmitidos vários bits que, em conjunto, comporão o arquivo depois de processados. A taxa de transmissão de uma rede é a velocidade com a qual esses bits trafegam pelos meios de comunicação e é medida em bps (bits por segundo), ou seja, a quantidade de bits que são enviados em um segundo, portanto quanto maior a taxa de transmissão de uma rede, mais rápido o arquivo consegue ser transmitido do emissor para o receptor.
16 MODOS DE OPERAÇÃO Redes de Computadores REDE CLIENTE-SERVIDOR COMO FUNCIONA A TRANSMISSÃO Existem três tipos de operação na transmissão de dados: simplex, half-duplex e full-duplex. Vejamos como funciona cada uma delas: Simplex: a transmissão é unidirecional. Só existe um transmissor e um canal de transmissão. Quaisquer outros componentes que apareçam na comunicação serão receptores. Exemplos: televisão e radiodifusão. Half-duplex: a transmissão é bidirecional, ou seja, as duas partes transmitem e também são receptoras, mas, assim como no modo simplex, existe somente um canal de transmissão, portanto só é possível transmitir um por vez. Exemplo: walkie-talkie. Full-duplex: é o modo de transmissão mais completo, já que ambas as partes podem transmitir e receber dados simultaneamente, pois existem dois canais de transmissão. Exemplo: telefone.
17 REDE CLIENTE-SERVIDOR MODOS DE OPERAÇÃO
18 DÚVIDAS...
19
20 Exercícios: Redes de Computadores 1 - Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Em uma rede ponto-a-ponto cada host deve possuir os próprios recursos e aplicações. ( ) Em uma arquitetura cliente-servidor, todos os hosts chamados servidores se comunicam com uma máquina principal chamada de servidor. 2 - Quais as diferenças no hardware de uma máquina cliente em relação a uma máquina típica para servidores? 3 - Qual a importância da taxa de transmissão em uma comunicação? 4 - Analise os meios de comunicação abaixo e indique se a transmissão em cada um deles é do tipo (S) simplex, (H) half-duplex ou (F) full-duplex. ( ) radioamador ( ) televisão ( ) celular ( ) radiodifusão
Redes de Computadores
Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou
Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1
Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;
Redes de Computadores. Classificações
Tipos de Servidores As redes cliente/servidor se baseiam em servidores especializados em uma determinada tarefa. Como comentamos, o servidor não é necessáriamente um microcomputador; pode ser um aparelho
1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento
Grupo 11 1. Em um SID a segurança é de grande importância, ela deve garantir que apenas usuários autorizados acessem recursos e garantir que a informação transmitida pela rede somente possa ser alcançada
Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor
Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aula #231 EBS 211 POO e UML Prof Luiz Fernando S Coletta luizfsc@tupaunespbr Campus de Tupã Roteiro Rede de computadores; Aplicação cliente/servidor; Sockets
Prof. Samuel Henrique Bucke Brito
Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: [email protected] Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada
Etec Prof. Armando José Farinazzo 138
1. Duas especificações importantes do protocolo para redes sem fio 802.11n são a faixa de operação e a velocidade máxima de transmissão, que são, respectivamente, A. 2 GHz, 10 Mbit/s B. 2 GHz, 100 Mbit/s
Redes de Computadores I
Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz [email protected] Aula 1 Plano de Ensino Plano de Ensino Plano de Ensino Média Final: MF = M1 + M2 2 M1 = NA + N1 M2 = NA + N2 Onde: MF = Média
Claudivan C. Lopes
Claudivan C. Lopes [email protected] Modos de transmissão Informação analógica vs digital Transmissão em série vs em paralelo Medidas de desempenho IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Vejamos as nomenclaturas
O que é um sistema distribuído?
Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores
Protocolos de Redes de Computadores
Protocolos de Redes de Computadores Princípios da Comunicação Elementos da comunicação EMISSOR MEIO DE COMUNICAÇÃO RECEPTOR Redes de Computadores A evolução dos Sistemas de Computação Sistemas Compartilhados
Roteiro 01: Introdução a redes de computadores
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Conectividade Docente: Nataniel Vieira 1 módulo Técnico em Informática Roteiro 01: Introdução a redes de computadores
Redes de Computadores
Redes de Computadores Aula 0 Conceitos Iniciais Professor: Jósis Alves Apresentação: Analista Judiciário, Área Tecnologia da Informação (Supremo Tribunal Federal - STF) Professor Universitário em cursos
Comunicação entre Processos
Comunicação entre Processos Prof. Dr. André Carvalho [email protected] Agenda n Comunicação entre Processos n Características dos mecanismos de comunicação Comunicação direta ou indireta, sincronismos,
Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores
Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam
Tiago Guedes 10º 13ª
Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta
Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura e organização de computadores 3º. Semestre - Sistemas de informação Prof. Emiliano S. Monteiro Classificação de computadores Grande porte: Supercomputadores e Mainframes Médio porte: Minicomputadores
Sistemas Operacionais (SO)
Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo
Matéria: Sistema Computacional - SC. Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto
Matéria: Sistema Computacional - SC Prof.: Esp.: Patrícia Dias da Silva Peixoto SISTEMA OPERACIONAL E TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL (S.O.). Por mais complexo que possa parecer,
Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores
Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 1 Conceitos básicos de comunicação Sumário Técnicas de transmissão
1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro
1.3 Noções básicas de sistemas operacionais Sistemas Operacionais Conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória,
Redes TCP/IP. Prof. M.Sc. Alexandre Fraga de Araújo. INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Campus Cachoeiro de Itapemirim
Redes TCP/IP [email protected] Camada de Transporte 2 Camada de Transporte Função: Fornecer comunicação lógica entre processos de aplicação em diferentes hospedeiros. Os protocolos de transporte são
Redes de Computadores
Redes de Computadores Camada de Transporte Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e n UDP n Parte II n TCP
Introdução as Redes de Computadores
Introdução as Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco https://garrocho.github.io [email protected]
Redes de Computadores.
Redes de Computadores www.profjvidal.com TOPOLOGIA DE REDES Topologia de Redes A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores, através da qual há o tráfego de informações, e também
Redes de Computadores
Redes de Computadores 1. Introdução a Redes de Computadores Parte 01 Prof. Juvêncio Geraldo de Moura Janeiro/2015 Internet É o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam através dos protocolos
Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz
Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.
Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS
Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos
Introdução à Computação
Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon [email protected] [email protected] http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda
Redes de Computadores
Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede
Comunicação de Dados II
Comunicação de Dados II Tecnologia em Redes de Computadores IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Prof. Kleber Rezende [email protected] Interligação em Redes Acomoda distintas tecnologias
Data and Computer Network Endereçamento IP
Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece
REDES DE COMPUTADORES
REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi [email protected] http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre
Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle
Aula 07 BARRAMENTOS Barramentos Para que as placas de expansão possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utiliza-se diversos modelos de barramentos de expansão.
BARRAMENTOS DO SISTEMA FELIPE G. TORRES
BARRAMENTOS DO SISTEMA FELIPE G. TORRES BARRAMENTOS DO SISTEMA Um computador consiste em CPU, memória e componentes de E/S, com um ou mais módulos de cada tipo. Esses componentes são interconectados de
Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson
Aula 05 Redes de Computadores Sistemas de Comunicação de Dados Sistemas computadorizados que transmitem dados por meio de linhas de comunicação, como, por exemplo, linhas telefônicas ou cabos. História:
Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores
Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Processadores Prof. Sergio Ribeiro Composição básica de um computador eletrônico digital: Processador Memória Memória Principal Memória Secundária Dispositivos
Redes de Computadores. Alan Santos
Redes de Computadores Alan Santos Parte 01 Definição de redes, vantagens e desvantagens Redes - Definição "Latu Sensu": Conj. de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que, interligados,
INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO HARDWARE DE REDE PROFESSOR CARLOS MUNIZ
INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ EQUIPAMENTOS PARA REDES Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos
Redes de Computadores
Redes de Computadores Introdução Fabricio Breve Onde estão as redes? Caixa Eletrônico Terminais conectados a um computador central Supermercados, farmácias, etc... Vendas Caixa Estoque Etc... Por que Redes?
Organização e Arquitetura de Computadores I
Organização e Arquitetura de Computadores I Entrada e Saída Slide 1 Entrada e Saída Dispositivos Externos E/S Programada Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário E/S Dirigida por Interrupção
Caracterização de Sistemas Distribuídos
Caracterização de Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Introdução Exemplos de Sistemas Distribuídos Tendências em Sistemas Distribuídos
Organização e Arquitetura de Computadores I
Organização e Arquitetura de Computadores I BARRAMENTO Slide 1 Sumário Introdução Componentes de Computador Funções dos Computadores Estruturas de Interconexão Interconexão de Barramentos Slide 2 Introdução
AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso
AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE
Transmissão serial de sinais
Transmissão serial de sinais Quando há a necessidade de comunicação entre dois sistemas digitais, geralmente localizados a uma curta distância, pode-se fazer uso da comunicação paralela. Na comunicação
AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados
Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos Disciplina: Redes de Comunicação Modulo 1- Comunicação de dados Professora: Sandra Soares Trabalho realizado por: Helder Sousa Ano Lectivo:
REDES DE COMPUTADORES
Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar
ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS AULA 02 Evolução do Processamento Paulo Franco [email protected] Evolução do Processamento A evolução do processamento de informações ocorreu basicamente de
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Professor: LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula HISTÓRICO DAS REDES MODELO EM CAMADAS FUNÇÕES DAS CAMADAS OSI 1 2 3 4 5 CLASSIFICAÇÃO DAS REDES MODELO DE REFERÊNCIA OSI PRÓXIMOS
Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo
Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE OLIVEIRA LUCAS HENRIQUE LIMA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO ARDUINO E MÓDULO RF 433 MHz BRASÍLIA 2017 MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE
Vamos fazer um pequeno experimento
1 Vamos fazer um pequeno experimento Dividam-se em dois grupos: Mestre Escravo Projeto de Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos Prof. Msc. Marcelo Iury de Sousa Oliveira [email protected]
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Introdução aos Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Ementa; Bibliografia Calendário Site Introdução Características http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos
4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas
Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por
Sistemas Distribuídos. Plano de Curso. Plano de Curso 04/03/12 ! EMENTA:
Sistemas Distribuídos Prof. Msc. André Luiz Nasserala Pires [email protected]! EMENTA: Plano de Curso! Conceitos. Comunicação entre processos (IPC). Programação de aplicações cliente- servidor. Sincronização
Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio
Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio
Redes de Computadores
Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO Capítulo2 Topologias de redes de computadores 2.1 Considerações iniciais ; 2.2
REDES DE COMPUTADORES. Infraestrutura de Redes de Computadores
Objetivos Gerais da Cadeira Apresentar a camada de enlace e suas principais tecnologias de comutação em LAN, MAN, e WAN. Objetivos Específicos da Cadeira Entender os conceitos fundamentais sobre a camada
Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização
Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados
Definição Rede Computadores
Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente
Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley
Técnico em Radiologia Prof.: Edson Wanderley Rede de Computadores Modelo Mainframe Terminal Computador de grande porte centralizado; Os recursos do computador central, denominada mainframe são compartilhadas
Meios de Comunicação de Dados.
Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos
Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael
Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON
Professor: Jarbas Araújo.
Professor: Jarbas Araújo [email protected] O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?
Redes de Computadores
Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento
Transmissão de dados REDES 18/05/2016. Transmissão em paralelo e em série. Ninguém vive sozinho no mundo.
Ninguém vive sozinho no mundo. REDES Atualmente até os computadores têm direito a uma rica vida social dentro das redes locais e da Internet. A necessidade comum é compartilhar arquivos e conexão a internet.
Redes de Computadores
Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda n Fundamentos n Linhas de comunicação n Modos de Transmissão n Topologias n Protocolos
SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I
1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.
INFO3M ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO
INFO3M 2018.1 ARQ REDES Prova 1 Bimestre Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO NOME: MATRÍCULA: Q U E S T Õ E S O B J E T I V A S (Valor de cada questão: 0,5 pts) 1. A técnica
PROJETO DE REDES
PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 4: Interconexão de Redes de
Introdução a Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula
Redes de Computadores
Redes de Computadores Camada de Transporte Antonio Alfredo Ferreira Loureiro [email protected] Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/DCC Redes de Computadores
Professor: Gládston Duarte
Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores
Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo
Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. A unidade central de processamento é um exemplo
Dispositivos de Entrada e Saída
Departamento de Ciência da Computação - UFF Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Marcos A. Guerine [email protected] 1 Dipositivos periféricos ou simplesmente periféricos permitem a comunicação da máquina
CST em Redes de Computadores
CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 10 Camada de Enlace de Dados Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Função das Camadas Anteriores: Aplicação: fornece a interface com o usuário;
Meios de Comunicação de Dados.
Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Redes sem Fio: - Com infraestrutura - Sem infraestrutura ou AD-HOC Introdução As redes de computadores vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos
Aplicações Multimídia sobre Redes
Redes Multimídia 2016.2 Aplicações Multimídia sobre Redes Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Aplicações multimídia
Componentes de um Computador Típico
Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Visão Geral Referências: Sistemas Operacionais Modernos. Andrew S. Tanenbaum. Editora Pearson. 3ª ed. 2010. Seção: 1.1
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Introdução Slide 1 Nielsen C. Damasceno Introdução Tanenbaum (2007) definiu que um sistema distribuído é aquele que se apresenta aos seus usuários como um sistema centralizado, mas
Redes de Computadores
Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de
Redes de Computadores e suas Topologias
Redes de Computadores e suas Topologias REDES DE COMPUTADORES Para reconhecermos a importância das redes de computadores para os dias atuais, devemos antes ressaltar os principais aspectos históricos para
REDES DE COMPUTADORES E A CAMADA FÍSICA
CENTRO FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICO DE SANTA CATARINA UNADE DESCENTRALIZADA DE SÃO JOSÉ NÚCLEO DE TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES E A CAMADA FÍSICA CAPÍTULO 2 Conceitos em Comunicação de Dados
Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar. 2013 Ipsos
Descubra as novas funcionalidades com Office 365 My I-365, uma nova forma de colaborar Mensagens chave Ser lider com nossos clientes O que estamos falando e também sobre Ser moderno Ser eficiente Estar
Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware
Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,
