Como instalar o Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como instalar o Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10)"

Transcrição

1 Como instalar o Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10) Como este blogue tem como objetivo ajudar todos os utilizadores iniciantes, ou não, de Ubuntu, não podia faltar um artigo a explicar como instalar o novo sistema operativo Ubuntu 9.10, também denominado Ubuntu Karmic Koala. Este artigo irá explicar cada pormenor que uma instalação de raiz precisa de ter. Irão ser abordados aspectos desde do disco, como desfragmentação e particionamento, até aos mais pequenos pormenores das configurações de pré-instalação e de pós-instalação, nomeadamente dicas de pormenores que qualquer utilizador deve fazer logo a seguir à instalação. Assim, se ainda não tem o novo Ubuntu Karmic Koala instalado, este artigo é para si, leia-o atentamente e proceda à instalação deste excelente sistema operativo que é o Ubuntu! Pré-Requisitos De seguida apresento alguns dados sobre os Pre-Requisitos que, na minha opinião são precisos. Não são dados oficiais, mas que na minha opinião devem ser tidos em atenção (caso discorde, não hesite em comentar este artigo!). Como requisitos mínimos, e atenção que nestas condições o Ubuntu poderá funcionar mais lento que o normal, recomendo as seguintes características: Processador: 700MHz; Memória RAM: 512MB; Disco: 4GB; Placa Gráfica: qualquer placa gráfica (funcionamento do sistema de efeitos visuais poderá estar condicionado conforme a placa gráfica) Como requisitos mínimos recomendados, ou seja, requisitos para ter o seu Ubuntu a funcionar em perfeitas condições, recomendo as seguintes características: Processador: 1.2GHz; Memória RAM: 1GB; Disco: 10GB (espaço suficiente praticamente para ter todos os programas que quer, nunca precisei de mais!) Placa Gráfica: De preferência nvidia (porque tem bons drivers) e, para ter todas as capacidades dos efeitos visuais deve ter no mínimo uma Geforce6, no entanto, o funcionamento de uma geforce4, chega para os efeitos visuais comuns. Quanto à ATI, recomendo no mínimo um R300. Quanto aos utilizadores da excelente placa gráfica integrada Intel, qualquer uma superior à GMA 3000 terá bons resultados, aliás nem será preciso instalar drivers!

2 Pre-Particionamento Se apenas tem o Windows instalado no seu PC e ainda não tem as partições prontas para instalar o Ubuntu, deve, mesmo antes de ler este artigo, pôr o seu Windows a desfragmentar o disco onde irá instalar o Ubuntu. Se você não sabe o que é o particionamento do seu disco ou se não sabe como fazer isso, mais à frente neste artigo irá saber como o fazer! Para já deixe o disco a desfragmentar enquanto lê o artigo todo de modo a não perder os dados do seu Windows aquando da instalação do Ubuntu. Atenção, se o seu disco está muito cheio, aproveite e faça uma cópia de segurança aos seus dados mais importantes, pois existe uma pequena probabilidade de ao criar as partições haja perda de dados. Entretanto continue a ler para saber quanto espaço no disco deve ter para instalar o Ubuntu para saber e precisa de libertar espaço ou não. Faça download da imagem do Ubuntu Karmic Koala! Se ainda não tem o Ubuntu Karmic Koala, ponha o seu computador a fazer download da imagem também enquanto lê este artigo. Pode obter o Ubuntu de várias maneira, ou via torrent: Ubuntu Karmic Koala 32Bits; Ubuntu Karmic Koala 64Bits; Ou via site oficial do Ubuntu (a minha recomendação em termos de velocidade):

3 Poderá também obter o Ubuntu em sua casa através do serviço Shipit, apenas precisará de encomendar gratuitamente no site a seguir (no entanto, existe o problema de o envio demorar cerca de 4 semanas, ou até mais!): Grave a imagem do Ubuntu num CD ou numa pen USB! Depois de ter feito download da imagem do Ubuntu, deverá gravá-la ou num CD ou numa pen drive. Se gravar num CD, deverá utilizar um programa próprio de gravação de imagens (atenção não insira o ficheiro.iso dentro de um CD, mas sim utilize a opção de gravação de imagens do programa que tiver a utilizar!). A minha recomendação é utilizar uma pen (com tamanho mínimo de um 1GB). Assim, evita o gasto de um CD e o processo de instalação é muito mais mais rápido. Se desejar gravar a imagem numa pen drive, recomendo a leitura deste artigo que explica todos os pormenores desse processo: 3 maneiras de instalar o Ubuntu através duma Pen USB Configure a BIOS Actualmente os novos computadores vêm com a BIOS programada para arrancar primeiro por CD e por pen USB antes do disco, por isso, em princípio, o seu computador irá arrancar automaticamente pelo CD ou pela pen, conforme a maneira

4 que escolheu para instalar o Ubuntu. No entanto, o seu computador pode não arrancar por nenhum deles, nesse caso, deverá configurar a BIOS para que o faça. Existe uma infinidade de BIOS diferentes e seria preciso muito mais que artigo para abordar todas os aspectos necessários para configurar uma para arrancar ou pelo CD ou pela pen. Por esse motivo, isso não é abordado neste artigo, no entanto, recomendo a ver esta página que provavelmente o ajudará: No caso de não ajudar, procure no Google como conseguir mudar a BIOS da sua motherboard para arrancar pela pen ou pelo CD do Ubuntu. Arranque do Ubuntu pelo CD ou pela pen Depois de ter a BIOS configurada e o CD ou a pen prontos, reinicie o computador para ele arrancar ou pelo CD ou pela pen. Se tudo correr bem, irá aparecer uma janela semelhante à seguinte onde deverá escolher a sua língua: De seguida, ao invés de escolher a opção Instalar Ubuntu, deverá escolher a opção Experimentar Ubuntu sem fazer nenhuma alteração no seu computador. Assim, poderá criar partições e inclusive navegar na Internet enquanto espera que o processo de instalação acabe.

5 Depois de o Ubuntu arrancar você estará pronto para proceder à instalação! De seguida explico como particionar o disco. No caso de já ter o seu disco particionado e pronto para instalar o Ubuntu, avance a secção a seguir! Particionamento do disco Noções básicas Se só tem o Windows instalado, terá de reduzir a partição do Windows para criar algumas outras partições necessárias para o perfeito funcionamento do Ubuntu. Essa redução terá de ser inferior ao espaço livre, se não, obviamente, perderá dados. Também deverá ter noção que, tal como refiro no início deste artigo, deverá desfragmentar a partição que irá reduzir para não perder os dados. Quanto às partições necessárias para o Ubuntu, o meu conselho é utilizar 3 partições para o Ubuntu, no entanto, caso não seja possível, poderá prescindir de uma delas. Esta minha recomendação deverá ser seguida de forma a ter um Ubuntu com uma organização excelente que permitirá num futuro poder actualizar para novas versões do Ubuntu sem perder dados. Isso será possível pois irá ter uma parição dedicada aos seus dados e às configurações do Ubuntu. Assim, quando quiser instalar outro Ubuntu, ele irá automaticamente buscar essas configurações a essa partição. Tamanhos das partições do Ubuntu Para além da partição do próprio Ubuntu e da partição dos dados, é aconselhável que faça também uma partição SWAP, que servirá como ajuda da memória RAM aquando de possíveis excessos de memória usada. Esta partição deverá ter o dobro do tamanho da RAM que o seu computador tem, no entanto, não aconselho a criar uma partição maior que 2GB. Como no meu caso tenho 1GB de RAM, neste artigo a partição da SWAP irá ter 2GB de espaço. Esta partição, nos computadores novos que têm mais de 1GB de memória, poderá ser abdicada em prol de mais espaço para os seus dados. Quanto à partição do Ubuntu, normalmente denominada, partição da Raiz, esta deverá ter o tamanho referido nos pré-requisitos. No mínimo deverá ter 4GB. A minha recomendação é 10GB, pois assim terá espaço para instalar muitos programas. Por exemplo eu nunca tive problemas de espaço e instalo muitos programas para poder fazer artigos para este blog.

6 Quanto à partição dos seus dados, denominada home, esta deverá ter o espaço necessário para os seus dados (músicas, documentos, filmes, etc.). Normalmente o que faço é o seguinte: reduzo o máximo de espaço possível da partição do Windows, crio a partição da Raiz de 10GB, crio a partição SWAP conforme a memória, normalmente de 2GB, e o restante fica para a home. Reduza a partição do Windows! Para proceder ao particionamento, comece por abrir o melhor programa de particionamentos que vem já instalado no Ubuntu. Esse programa chama-se GParted e está disponível em Sistema Administração GParted. Todas as mudanças que fizer só serão aplicadas quando clicar no botão Aplicar, até lá poderá fazer e refazer partições à vontade. Quando o abrir, seleccione o disco a particionar (se tiver mais que um poderá distinguilos pelo tamanho) e clique no botão Redimensionar/Mover a partição seleccionada. Deverá reduzir a partição o suficiente para criar as outras partições. No meu caso, irei fazer uma partição de 10GB para a raiz, uma de 2GB para a SWAP e outra de 15GB para a Home, totalizando 27GB para o Ubuntu. Assim a redução que irei fazer será de cerca de 27GB. Para definir o espaço livre que quer no final basta escrever o valor (em MegaBytes) na caixa de texto intitulada Espaço Livre Subsequente (MiB). Pode aproveitar e etiquetar a partição para saber, quando aplicar as mudanças, se fez tudo bem. Depois de definir os valores finais, clique no botão Redimensionar/Mover.

7 Crie as partições necessárias para o Ubuntu! Agora que tem espaço para criar partições, clique com a tecla da direita do rato em cima da secção intitulada Sem alocação e clique na opção Novo. Na nova janela, deverá escolher o tamanho que quer para o Ubuntu, ou seja, para a partição da raiz do Ubuntu. Para além de definir o tamanho dela na caixa de texto Novo Tamanho (MiB), deverá também definir o Sistema de Ficheiros como Ext4! Depois de definir esses dois valores, clique no botão Adicionar. De seguida, volte a clicar na tecla da direita do rato na secção cinzenta denominada Sem alocação para definir o tamanho da partição da home. No meu caso, digitei 2GB de espaço final, na caixa de texto Espaço Livre Subsequente (MiB). Assim o restante fica para a home. Não se esqueça de definir o Sistema de Ficheiros também do tipo ext4! Por fim, volte a clicar com a tecla da direita do rato em cima da secção Sem alocação para definir a partição SWAP. Na nova janela, a única coisa que precisará de mudar é o Sistema de Ficheiros para o tipo Linux-Swap. O tamanho está definido como máximo, que deverá ser 2GB por isso não é necessário mudar.poderá também, tal como fiz nas partições anteriores, etiquetar cada partição.

8 No final, quando todas as partições estiverem definidas deverá clicar no botão Aplicar todas as Operações de modo a proceder ao particionamento. Entretanto clique na imagem a seguir para ver como ficou no meu caso e se no seu caso ficou semelhante. Irá abrir um nova janela e deverá esperar que o processo esteja concluído. No final verifique se deu algum erro! Instalação do Ubuntu Agora que tem as partições prontas já pode proceder à instalação do Ubuntu. Para tal, dê duplo clique no ícone que se encontra na área de trabalho chamado Instalar Ubuntu Na nova janela comece por definir o seu idioma e clique no botão Avançar para seguir para o Passo 2 da instalação.

9 No passo 2, deverá seleccionar a sua localização de forma a poder obter actualizações de servidores perto de si, para ser mais rápido, e de forma a ter as definições próprias da sua localização, por exemplo a unidade monetária e a hora. Depois de seleccionar a sua localização, clique novamente no botão Avançar. Neste novo passo deverá escolher o tipo de teclado que você utiliza. Em princípio o Ubuntu irá descobrir automaticamente qual é o seu teclado, no entanto, para prevenir eventuais erros, escreva caracteres especiais na caixa de texto disponibilizada no instalador de forma a ver se o teclado que o Ubuntu escolheu está correcto. Se não estiver, seleccione a opção Escolha a sua: e de seguida tente encontrar o teclado correcto. Clique no botão Avançar para seguir para o próximo passo. No quarto passo, deverá ter muito cuidado com o que selecciona! Por padrão, o Ubuntu irá apagar todo o seu disco e provavelmente não é isso que o utilizador quer. Assim, seleccione a opção Especificar partições manualmente (avançado) e clique em Avançar. O Ubuntu irá analisar o seu disco e irá apresentar uma janela semelhante à do GParted. Ora como você já definiu os tamanhos das partições, bastará apenas dizer

10 onde instalar o quê. Assim, comece por seleccionar a partição que escolheu como Raiz do Ubuntu, em princípio, a de 10GB e clique com a tecla da direita do rato em cima dela e seleccione a opção Alterar. Será aberta uma nova janela e deverá preencher da seguinte maneira: Tamanho da Nova Partição: Deixar estar como está; Utilizar como: Seleccionar opção Sistema de Ficheiros Ext4 com journal ; Formatar a partição: SIM, ou seja, com o visto; Mount Point: Seleccionar a opção / que é a raiz. E clique no botão OK. Novamente na lista de partições, seleccione a que irá ser a sua HOME e clique com a tecla da direita do rato em cima e escolha a opção Alterar. Preencha a nova janela da forma seguinte: Tamanho da Nova Partição: Deixar estar como está; Utilizar como: Seleccionar opção Sistema de Ficheiros Ext4 com journal ; Formatar a partição: SIM, ou seja, com o visto; Mount Point: Seleccionar a opção /home que é a raiz. E clique no botão OK.

11 A partição do Windows não deverá ter a opção Formatar. A partição SWAP não precisa de ser modificada, pois é do tipo Linux-Swap que significa que sempre que existir essa partição ela será formatada e utilizada como memória auxiliar. Ou seja, no final, e antes de clicar em avançar verifique se tem a lista semelhante à da imagem seguinte (clique nela para visualizar melhor!). Depois de clicar em avançar, aparecerá o penúltimo passo, onde deverá pôr as suas informações pessoais. Atenção, a senha deverá ser minimamente difícil, ou seja, com letras e pelo menos um número. Conheço um caso de um utilizador que foi atacado pelo hacker pois tinha a senha muito simples. Por fim, verifique se todos os dados estão correctos e clique no botão instalar para proceder à instalação do Ubuntu! Entretanto, enquanto que o Ubuntu é instalado, o utilizador poderá explorar o Ubuntu, ou navegar pela Internet ou até jogar! No final da instalação irá aparecer a janela seguinte e deverá clicar no botão Reiniciar Agora para poder desfrutar deste novo sistema operativo.

12 Configurações Pós-Instalação Depois de ter o Ubuntu instalado, aconselho a instalar todos os codecs necessários para poder ouvir quase qualquer tipo de música e de vídeo, bem como qualquer ficheiro compactado que lhe possa aparecer. Mais, este seu Ubuntu, fresquinho, ainda não tem a máquina virtual Java para poder abrir determinadas aplicações desse tipo nem tem o Flash da Adobe para poder ver vídeos do Youtube. Ora, para resolver essa questão aconselho-o a ver este artigo, que rapidamente resolverá esse problema! Multimédia no Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10) Entretanto, convido-o também a ler os artigos a seguiram que melhoram a produtividade do seu Ubuntu, e permite impressionar os seus amigo com excelentes efeitos visuais que permitem ter uma produtividade acima do normal: Um visual do Ubuntu bastante mais produtivo! - Este artigo explica como pode ter um ambiente de trabalho mais compacto e por isso mais objectivo, tornando a produtividade muito superior; Aumente a produtividade através do Compiz Depois de seguir este artigo, tenho a certeza que ficará impressionado com o resultado! O seu Ubuntu ficará incrivelmente mais produtivo, desafio-o a experimentar! Barra do Gnome vidrada para o Karmic Koala Este pequeno artigo ensina-lhe como pode ter os Paineis do Gnome com um visual bastante mais agradável. Fonte:

Como instalar o Ubuntu Natty Narwhal

Como instalar o Ubuntu Natty Narwhal Dom, 15 de Maio de 2011 13:58 Carlos Valente O sistema operativo Ubuntu é, certamente, o sistema que está em maior e mais rápido crescimento em relação aos que existem atualmente. Ao contrário dos seus

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6 Índice Introdução Librix...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3 Dicas para a Instalação...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Vídeo...6 Rede...7 Configuração Básica do Sistema...7

Leia mais

Instalar Windows Vista

Instalar Windows Vista Instalar Windows Vista Neste guia vamos aprender a instalar de raiz o Windows Vista versão Portuguesa de Portugal num computador. Antes de começarmos a instalação do Windows Vista, deveremos verificar

Leia mais

Criar uma máquina virtual

Criar uma máquina virtual Criar uma máquina virtual Date : 19 de Janeiro de 2007 Uma forma de termos na nossa máquina sistemas operativos paralelos sem necessidade de mexer nas partições do disco é usufruir da "virtualização" de

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

SUSE LINUX. Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown)

SUSE LINUX. Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown) SUSE LINUX Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown) 1 Instalação Pode-se instalar em um PC com o disco vazio, ou pode-se preservar as partições e sistemas

Leia mais

Aprenda como fazer - Dual Boot: Windows 8 vs Linux

Aprenda como fazer - Dual Boot: Windows 8 vs Linux Aprenda como fazer - Dual Boot: Windows 8 vs Linux Date : 6 de Novembro de 2012 Nos últimos tempos, são muitos os leitores que têm experimentado pelo menos uma distribuição Linux, avaliando os comentários

Leia mais

Lab - Instalação do Windows 7

Lab - Instalação do Windows 7 5.0 5.2.1.5 Lab - Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamentos Recomendados Passo 1 Os seguintes

Leia mais

Linux Caixa Mágica 12 - Instalação

Linux Caixa Mágica 12 - Instalação Linux Caixa Mágica 12 - Instalação Date : 20 de Fevereiro de 2008 Todos já ouviram o "boato" do lançamento do "novo" Linux Caixa Mágica, na versão 12, hoje, trago-vos um artigo onde mostro todo o processo

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro

Manual de Formação. Elaborado por: Carina Castro Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação Direcção de Serviços de Formação e Adaptações Tecnológicas Manual de Formação Elaborado por: Rua dos Ilhéus,

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

CONTEÚDO Guia do Usuario

CONTEÚDO Guia do Usuario CONTEÚDO Direitos autorais 2014 Samsung Electronics Co., Ltd. Todos os direitos reservados. Este manual destina-se somente a fins informativos. Todas as informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada

Leia mais

Sistema operacional Debian

Sistema operacional Debian Sistema operacional Debian Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware Assim que juntar a informação sobre o hardware existente no seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V3.1.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

O Windows desde... sempre! - Parte #0

O Windows desde... sempre! - Parte #0 O Windows desde... sempre! - Parte #0 Date : 23 de Março de 2010 No seguimento de um artigo aqui publicado há alguns meses, A história do Windows em recursos do sistema!, que criou saudade a muitos e curiosidade

Leia mais

Instalação de mapas com Ferramenta de instalação de mapas TomTom WORK

Instalação de mapas com Ferramenta de instalação de mapas TomTom WORK Instalação de mapas com Ferramenta de instalação de mapas TomTom WORK A Ferramenta da instalação de mapas TomTom WORK (Ferramenta de mapas) permite-lhe actualizar os seus mapas, instalar novos mapas ou

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC)

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS FUDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Isadora Mesquita Julia Gabriella ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) Professora: Lúcilia Ribeiro GOIÂNIA, 2016 Isadora Mesquita

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V4.5.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Xesar. Primeiros passos

Xesar. Primeiros passos Xesar Primeiros passos Requisitos do sistema Xesar Computador pessoal; mín. 1,2 GHz ou superior Pelo menos 8 GB RAM (a 64 Bit, dos quais 4 GB disponíveis para o Xesar) 2x USB Host 2.0 para a estação de

Leia mais

Wubi - Como Instalar Ubuntu a partir do Windows

Wubi - Como Instalar Ubuntu a partir do Windows Wubi - Como Instalar Ubuntu a partir do Windows Date : 10 de Abril de 2011 Nos dias de hoje muito se tem ouvido falar sobre sistemas operativos, nomeadamente, Mac OS, Windows e Linux. Muitos são os que

Leia mais

Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico

Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico Pagina: 1 Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico 1. Controle de Versão Data Versão 10/08/2017 1.0 Descrição Início do documento Autor Rafael Rodrigues Marquesi 2. Introdução O Terminal

Leia mais

O Manual do K3b. Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b. Tradução: José Pires

O Manual do K3b. Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b. Tradução: José Pires Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b. Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Pré-configuração 6 3 Configurar a Interface do Utilizador 7 4 Configurar

Leia mais

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE DANIEL ALVES DE OLIVEIRA EMANUEL JOSÉ GUIMARÃES BRITO ERI JONHSON OLIVEIRA DA SILVA TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS

Leia mais

Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox

Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox Date : 1 de Outubro de 2014 Depois de muitos artigos escritos sobre o (virtual) Windows 9, a Microsoft decidiu saltar para o Windows 10 e durante o dia de

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Recupere o Linux após a instalação do Windows 8

Recupere o Linux após a instalação do Windows 8 Recupere o Linux após a instalação do Windows 8 Date : 11 de Janeiro de 2013... e retome as rédeas do seu computador com Linux instalado. Por Daniel Rodrigues para o PPLWARE.COM O Windows 7 revelou-se

Leia mais

Ler Primeiro. Desembalar o Videoprojector...2 Utilizar os Manuais...3 Utilizar o CD-ROM de Documentação...4

Ler Primeiro. Desembalar o Videoprojector...2 Utilizar os Manuais...3 Utilizar o CD-ROM de Documentação...4 Ler Primeiro Ler Primeiro Desembalar o Videoprojector... Utilizar os Manuais...3 Utilizar o CD-ROM de Documentação...4 Antes de utilizar este produto:. Leia este guia. Verifique os componentes e os manuais

Leia mais

Dual boot XP ou Vista e o Windows 7

Dual boot XP ou Vista e o Windows 7 Dual boot XP ou Vista e o Windows 7 Date : 13 de Janeiro de 2009 Agora que já descarregaram a vossa cópia do Windows 7 é hora de passar à instalação. De certeza que tal como eu, ponderaram como e onde

Leia mais

Manual de instalação do Ubuntu

Manual de instalação do Ubuntu FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão Tecnologia da Informação Vinicius Lopes silva Anderson Alves Da Costa Jhannielly Marques Da Rocha Manual de instalação do Ubuntu Professora: Lucília Ribeiro GOIÂNIA,

Leia mais

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos... Índice Introdução Librix...3 Software Livre...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Mouse...6 Vídeo...7 Rede...7 Configuração Básica do

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

Escrito por Carlos Valente Seg, 18 de Outubro de :58 - Última atualização Seg, 03 de Janeiro de :16

Escrito por Carlos Valente Seg, 18 de Outubro de :58 - Última atualização Seg, 03 de Janeiro de :16 Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como. O tutorial irá tornar as coisas muito simples você,

Leia mais

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site: -

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site:  - Guia de Instalação do SIAE Site: http://www.aspsoft.com.br - Email: suporte@aspsoft.com.br Pág: 1 Requisitos para Instalação do SIAE CONFIGURAÇÃO HARDWARE Processador: A partir de 1 Ghz Memória RAM: 4

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO Recurso Didáctico Formador[a] Sónia Rodrigues UFCD / UC 772 Sistemas Operativos Data 10/03/2009 Contextualização / Objectivos Instalar o Sistema Operativo Windows XP Orientação Pedagógica Manual MANUAL

Leia mais

Seu manual do usuário SHARP AR-5316E/5320E

Seu manual do usuário SHARP AR-5316E/5320E Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SHARP AR-5316E/5320E. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Lab - Instalação do Windows XP

Lab - Instalação do Windows XP 5.0 5.2.1.7 Lab - Instalação do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows XP Professional. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Como correr o MAC OS X Snow Leopard num PC?

Como correr o MAC OS X Snow Leopard num PC? Como correr o MAC OS X Snow Leopard num PC? Date : 6 de Dezembro de 2011 Por João Mendes e João Tiago para o PPLWARE.COM Como sabemos, o MacOS é um dos mais populares e estáveis sistemas operativos tendo

Leia mais

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

Windows [15] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira Versão lançada em 2002 Teve grande sucesso mundial Caracterizada por um menu iniciar colorido com o nome iniciar 2 Lançado em 2007 Não teve muito sucesso, por deixar o

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados:

1. Distinga hardware de software. 2. Complete o quadro seguinte assinalando com um X, os diversos componentes apresentados: Estado Português Ficha de trabalho nº1 1. Qual a origem da palavra informática? A palavra informática deriva de Informação e Automática 2. Defina informática. A palavra Informática significa o tratamento

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Instalação Debian 8 - Jessie

Instalação Debian 8 - Jessie Instalação Debian 8 - Jessie Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada para ler primeiramente

Leia mais

Ubuntu 9.04 com Ext4. Date : 4 de Maio de 2009

Ubuntu 9.04 com Ext4. Date : 4 de Maio de 2009 Ubuntu 9.04 com Ext4 Date : 4 de Maio de 2009 Passada uma semana da disponibilização do Ubuntu 9.04, alguns dos nossos leitores esperaram que aquele "hype" inicial de corrida à nova versão acabasse, guardando

Leia mais

Instalar Kubuntu IMPORTANTE. Pré-Requisito. Preparando o CD. Instalando. Tabela de conteúdo. De Wiki

Instalar Kubuntu IMPORTANTE. Pré-Requisito. Preparando o CD. Instalando. Tabela de conteúdo. De Wiki Instalar Kubuntu 18.04 De Wiki Tabela de conteúdo 1 IMPORTANTE 2 Pré-Requisito 3 Preparando o CD 4 Instalando 5 Instalação para Acesso Remoto IMPORTANTE Este manual está levando em consideração que o computador

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP PROF.ª DANIELLE CASILLO INSTALANDO O WINDOWS XP Formatar

Leia mais

AVISO: PERIGO DE ASFIXIA Peças pequenas. Não recomendado para crianças com idade inferior a 3 anos. Avisos

AVISO: PERIGO DE ASFIXIA Peças pequenas. Não recomendado para crianças com idade inferior a 3 anos. Avisos AVISO: PERIGO DE ASFIXIA Peças pequenas. Não recomendado para crianças com idade inferior a 3 anos. Avisos Guarde estas instruções para consultas futuras O Easi-Scope 2 possui uma bateria não substituível

Leia mais

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso:

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

Instalar Ubuntu 9.10 no Vmware Player

Instalar Ubuntu 9.10 no Vmware Player Sistemas Operativos (2009/2010) Instalar Ubuntu 9.10 no Vmware Player Criar máquina virtual (VM) Editar configurações da VM Definir tabela de partições (EXT4) Processo de Instalação Pedro Pinto ppinto

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc O Software permite-lhe criar um CD, DVD ou Pen USB de restauro que pode utilizar para: 1. Restaurar uma cópia de segurança para o seu disco rígido principal. Isto não pode ser efetuado

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10 Server for Linux. Manual de introdução rápido

Acronis Backup & Recovery 10 Server for Linux. Manual de introdução rápido Acronis Backup & Recovery 10 Server for Linux Manual de introdução rápido Este documento descreve como instalar e começar a utilizar o Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. Copyright Acronis,

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Como Instalar o SMC-BRASIL?:

Como Instalar o SMC-BRASIL?: Como Instalar o SMC-BRASIL?: 1) Registro 2) Baixar o programa / Instalar o SMC. 3) Solicitar a licença de funcionamento. 4) Adicionar a base de dados do SMC-TOOLS e sua atualização 1) REGISTRO O registro

Leia mais

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados.

Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Data: 016/017 TURMAS: 7ºano Ficha de trabalho Nº 1 Utilizar adequadamente o computador e/ou dispositivos similares que processem dados. 1. Estabelece a correspondência

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

Roteiro de instalação

Roteiro de instalação Roteiro de instalação A primeira vez que for utilizada o tipo de comunicação USB, deve ser instalado o driver da Toledo do Brasil. Os sistemas operacionais compatíveis são: Windows XP; Windows Vista; Windows

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Jogos de Memória Sénior

Jogos de Memória Sénior Jogos de Memória Sénior O programa Jogos de Memória Sénior destina-se ao treino da memória. O programa inclui nove actividades diferentes, cinco das quais são visuo espaciais e quatro visuo auditivas.

Leia mais

Instalação do Ubuntu 7.10

Instalação do Ubuntu 7.10 Instalação do Ubuntu 7.10 1. Antes de tudo conhecer os tamanhos dos discos presentes no computador. 2. No windows verificar que temos um disco com duas partições, e que na partição em que queremos instalar

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

Guia da Definição de Wi-Fi

Guia da Definição de Wi-Fi Guia da Definição de Wi-Fi Ligações Wi-Fi com a impressora Ligação a um computador através de um encaminhador (router) Wi-Fi Ligação direta a um computador Ligação a um dispositivo inteligente através

Leia mais

MANUAL PARA ACTUALIZAÇÃO DA VERSÃO DE FIRMWARE

MANUAL PARA ACTUALIZAÇÃO DA VERSÃO DE FIRMWARE MANUAL PARA ACTUALIZAÇÃO DA VERSÃO DE FIRMWARE ( ANDROID ) Este manual destina-se a clientes e revendedores de Tablets Alexis, modelos RX5, RX5BT, RX5BT16 e RX5BT16SL. Os passos descritos abaixo destinam-se

Leia mais

Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas

Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas Disciplina: Nome: João Marcelo Costa Azevedo Turma: 11ºInf.B Data de Entrega: 29-10-2010 Índice Introdução...3 O que é o Ubuntu 10.04...4 Requisitos mínimos do Ubuntu 10.04...4 Requisitos recomendados

Leia mais

ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1)

ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1) ArchLinux Como instalar sem espinhas (Parte 1) Date : 15 de Maio de 2014 O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Especificações suplementares. BT200 - Sweex Bluetooth 2.0 Class II Adapter USB

Versão Portuguesa. Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Especificações suplementares. BT200 - Sweex Bluetooth 2.0 Class II Adapter USB BT200 - Sweex Bluetooth 2.0 Class II Adapter USB Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido o Sweex Bluetooth 2.0 Adapter. Com este adaptador poderá estabelecer sem problemas ligações

Leia mais

Manual de Instalação Sage Start

Manual de Instalação Sage Start Manual de Instalação Sage Start Índice 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO SAGE START.... 1 Instalação Sage Start... 1 Acesso ao Sage Start: Comercial, Estoque e Financeiro... 6 Acesso ao Sage Start

Leia mais

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8.

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Com ele você facilmente vai poder resolver seus problemas com formatação de PC, chega de solicitar serviços

Leia mais

Comutador USB 2.0 de Partilha

Comutador USB 2.0 de Partilha Comutador USB 2.0 de Partilha Manual do Utilizador Modelo: DA-70135-1 & DA-70136-1 Os primeiros passos para usar o Comutador USB 2.0 de Partilha Obrigado por escolher o Comutador USB 2.0 de Partilha Hoje

Leia mais

Seu manual do usuário SAMSUNG SCX-4600

Seu manual do usuário SAMSUNG SCX-4600 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SAMSUNG SCX-4600. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 1 1º Ligue o computador e insira o CD de instalação do Server 2003 no drive devido. Após a inicialização, surge o ecrã seguinte: 2 2º Depois de copiados todos os ficheiros necessários

Leia mais

Manual de Instalação Versão 2.0

Manual de Instalação Versão 2.0 Manual de Instalação Versão 2.0 Web File Professional Versão 1 ÍNDICE Capitulo 1 - Sobre o Web File Professional O que é Web File Professional...04 Suporte ao usuário...05 Capitulo 2 - Instalando o Web

Leia mais

Partilha de ficheiros por rede entre Mac e Windows

Partilha de ficheiros por rede entre Mac e Windows Partilha de ficheiros por rede entre Mac e Windows Date : 4 de Janeiro de 2010 Hoje temos um post com qualidade extra! Muitos de nós têm mais de um computador em casa, sejam Mac's, Windows, Linux,... E,

Leia mais

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof.: Patricia Magalhães - Comp.: Hardware e Software 1 2 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof. Patrícia G. P. Magalhães Faça Backup antes de iniciar a formatação

Leia mais

Manual de Utilizador do CinEd

Manual de Utilizador do CinEd Manual de Utilizador do CinEd Introdução Acabou de se registar na plataforma cined.eu e a sua conta foi validada pelo seu administrador. Esta conta permite visualizar e descarregar os filmes adquiridos

Leia mais

Particionando discos Rígidos.

Particionando discos Rígidos. Particionando discos Rígidos. OBJETIVOS: PREPARAÇÃO DO HD PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98 PARTICIONAMENTO FORMATAÇÃO BOOT INSTALAÇÃO LÓGICA DO DISCO RÍGIDO PARTICIONAMENTO FDISK FORMATAÇÃO LÓGICA FORMAT

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop

Sistema Operacionais II. Aula: Linux Desktop Sistema Operacionais II Aula: Linux Desktop Objetivos Instalar e utilizar o Ubuntu Desktop 13.10; Utilizar o Ubuntu Desktop como cliente de uma rede local. Conhecer seu sistema de arquivos e estrutura

Leia mais

Conta de utilizador: root

Conta de utilizador: root Conta de utilizador: root A maior arte dos sistemas operativos Linux incluem uma conta de utilizador chamada root Este utilizador tem privilégios especiais e é chamado algumas vezes por Superuser (Superutilizador)

Leia mais

Lab - Instalação Avançada do Windows XP

Lab - Instalação Avançada do Windows XP IT Essentials 5.0 5.2.2. - Instalação Avançada do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar um sistema operacional Windows XP usando um arquivo de

Leia mais

Sistemas Operativos 10º ano

Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Módulo II- Sistema Operativo Cliente Sistema Operativo Cliente Existem vários Sistemas Operativos Cliente Para o Windows

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele Dicas PET-Tele Instalação de Sistemas Operacionais

Leia mais