FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO Edital Nº 02 de 2017 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO Edital Nº 02 de 2017 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO"

Transcrição

1 FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO Edital Nº 02 de 2017 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO A Diretoria Superintendente da FADISP torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para seleção de Monitores Voluntários e Remunerados, para exercício da função de Monitor conforme estabelece o Art. 2 do Regulamento de Monitoria dos Cursos de Graduação. I. DO OBJETIVO O presente Edital tem por objetivo selecionar Monitores Voluntários e Remunerados conforme critérios estabelecidos neste. II. DA MONITORIA 2.1. Caracteriza-se monitoria como um processo acadêmico-educativo, cujas atividades são realizadas de forma conjunta professor-aluno, ligado a uma disciplina do curso de graduação; 2.2. As Monitorias dos cursos serão realizadas nas instalações da FADISP, sob orientação de um (a) professor (a) e a supervisão do (a) Coordenador (a) do Curso; 2.3. O compromisso da função de Monitor, previsto no Art. 84 da Lei 9.394/96; Art. 4º do Decreto , de 13 de março de 1970; não caracterizará nenhum tipo de vínculo empregatício, conforme estabelece o Art. 4º do retro citado Decreto; 2.4. As atividades de Monitoria obedecerão ao plano de trabalho elaborado pelo (a) professor (a) da disciplina e serão exercidas sem qualquer vínculo empregatício com a FADISP, em regime de atividades acadêmicas A Monitoria não se confunde com o exercício regular da docência, não podendo o monitor substituir o professor nas aulas e nem ser responsabilizado, total ou parcialmente, pelo processo formal de avaliação dos alunos; 2.6. A atividade de Monitoria não pode conflitar com as demais atividades regulares do aluno no curso; 2.7. O controle da frequência do monitor será feito pelo Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP. No caso de falta do monitor nas atividades estabelecidas, o mesmo deverá justificá-la. O limite máximo aceitável é de três faltas; 2.8. O monitor será desligado da função pela Coordenação quando não cumprir as tarefas requeridas ou quando seu desempenho for considerado insuficiente; 2.9. O registro da carga horária será feito por ficha de frequência mensal, assinada pelo professor e pelo Coordenador (a) do Curso e entregue no NAP; O monitor fará jus ao certificado de monitor a cada semestre de função exercida, fornecido pela Secretaria Acadêmica da FADISP, mediante parecer favorável do professor e do Coordenador do Curso, após entrega do relatório de atividade de monitoria; Período das Monitorias: de setembro a dezembro de Se não houver presença de alunos a monitoria poderá ser cancelada ou remanejada; A Monitoria será mantida se obtiver acima de 15 alunos durante os encontros.

2 III. DA BOLSA DA MONITORIA VOLUNTÁRIA E REMUNERADA 3.1 A bolsa da Monitoria Remunerada será concedida ao Estudante Monitor a partir do mês subsequente em que o mesmo iniciar as atividades de monitor; 3.2 O Monitor Remunerado receberá Bolsa de Estudos, equivalente até 50% (cinquenta por cento) de desconto sobre o valor líquido dos boletos das mensalidades em 1ª faixa, durante o período que exercer a função de monitor, sem ser cumulativo às bolsas internas, não é incluso a bolsa para desconto na matrícula; 3.3 A Bolsa de Estudos não contemplará desconto sobre a Matrícula do Monitor Remunerado que deverá ser feita conforme as normas da FADISP; 3.4. Na hipótese do Monitor Remunerado já possuir algum benefício de desconto, a Bolsa referente à Monitoria, o complementará, mas não poderá ultrapassar o percentual de 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor líquido do boleto da mensalidade do seu curso de graduação; 3.5 O Monitor Voluntário e Remunerado não terá direito ao auxílio transporte, ou quaisquer outros benefícios equivalentes ao de vínculo empregatício; 3.6. Ao final da Monitoria, o Monitor Voluntário e Remunerado terá direito à uma declaração especificando as principais atividades desenvolvidas por ele, durante a Monitoria e com descrição de carga horária para fins de comprovação de horas de atividades complementares e portfólio profissional; 3.7. Em hipótese alguma a FADISP devolverá valores em virtude do total da bolsa, se ultrapassar 100%. Caso o aluno monitor possua bolsa de 100%, não haverá reembolso do percentual de bolsa da monitoria. IV. DA VALIDADE 4.1 O prazo de execução das atividades do monitor em será de 03 meses; sendo de outubro a dezembro. 4.2 As Monitorias Voluntárias e Remuneradas poderão ser interrompidas a qualquer tempo por iniciativa da Instituição ou do monitor mediante justificativas por escrito, avaliada pela Coordenação de Curso e comunicada com antecedência mínima de 30 dias. V. DAS VAGAS 5.1. No quadro abaixo, são apresentadas as disciplinas, quantidade de vagas, curso, carga horária semanal (CHS) e a Unidade onde a monitoria será exercida.

3 Disciplinas Vagas Curso CHS Unidade Não Remunerada Remunerada Economia Brasileira e - 01 Administração Política Matemática Aplicada - Direito de Família - Direito Processual Civil I - Direitos Reais - Direito Constitucional II - Teoria Geral do Direito Civil II - 01 Administração VI. DAS INSCRIÇÕES 6.1. As inscrições para monitoria (a) serão realizadas no NUPES, no período de 08 de agosto à 19 de agosto de Pré Requisitos Os candidatos interessados em participar do processo seletivo de Monitoria Voluntária e Remunerada, no ato da inscrição deverão atender os seguintes prérequisitos: a) estar regularmente matriculado em no curso de graduação da FADISP, no qual pleiteia a vaga de Monitor. Voluntário e Remunerado; a) ter sido aprovado na disciplina com média igual ou superior a 8,0 b) ter disponibilidade de horário de acordo item 5.1 deste Edital. O dia da monitoria será definido pela Coordenação do Curso, ou seja, de segunda a sábado. VII. DA SELEÇÃO 7.1. A seleção será realizada por meio de: Prova escrita no dia 26 de agosto de VIII. DA APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 8.1. Será considerado aprovado no presente processo seletivo, o candidato que obtiver nota 8,0 na prova escrita A classificação será decrescente de acordo com a média das notas da prova escrita; 8.3.O critério de desempate será a média de todas as disciplinas cursadas no histórico escolar, ou seja, o maior coeficiente de rendimento (CR); 8.4. A divulgação dos resultados será em 30 de agosto de O monitor que não assinar contrato do dia 31 de agosto de 2017 à 04 de setembro de 2017, PERDERÁ a vaga para o candidato classificado em 2º lugar.

4 IX. EMENTAS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Economia Brasileira e Política Ementa: Evolução histórica nos seus ciclos de desenvolvimento (concentração, desconcentração e reconcentração de riqueza no país), a política econômica dos vários períodos, os instrumentos de política monetária, fiscal e cambial ao longo da república, a natureza da intervenção do Estado, as condicionantes externas e os diferentes modelos teóricos interpretativos. A Análise do processo inflacionário e das reformas fiscais em discussão nos dias atuais. LACERDA, Antônio Corrêa de. Economia Brasileira. 2. ed. São Paulo (SP): Saraiva, p. ISBN GREMAUD, Amaury Patrick; TONETO JR., Rudinei; VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Economia Brasileira Contemporânea. 7. ed. São Paulo (SP): Atlas, p. BAER, Werner. A Economia Brasileira. 3.ed. São Paulo: Nobel, Disciplina: Matemática Aplicada Ementa: Função quadrática. Função exponencial. Conceito de Oferta, Demanda e Ponto de Equilíbrio. Funções Ofertas e Demanda. Conceito de Receita, custo e Lucro. Funções Receita, Custos e Lucro. Ponto de Nivelamento. Bibliografia GIOVANNI, José Ruy et. al. Matemática Fundamental. São Paulo: FTD, 1994; IEZZI, Gelson. Matemática: volume único. 5. ed. São Paulo (SP): Atual, 2011; SILVA, S.M. et al. 6.ed. Matemática para os cursos de Economia, Administração, Ciências Contábeis. São Paulo: Atlas, DIREITO Disciplina: Direitos Reais Ementa: Ementa: Conceito e princípios do Direito das Coisas. Posse. Direitos Reais. Propriedade. Superfície, servidões, usufruto, uso, habitação, direito do promitente comprador, penhor, hipoteca e anticrese. GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito das coisas. 8.ed. São Paulo: Saraiva, v.5; RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: direito das coisas. 28.ed. São Paulo: Saraiva, v.5; VENOSA Silvio de salvo. Direito Civil: direitos reais. 10.ed. São Paulo: Atlas, v.5.

5 Bibliografia Complementar: DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil: direito das coisas. 22.ed. São Paulo: Saraiva, v.4; COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Civil: direito das coisas, direito autoral. 5.ed. São Paulo: Saraiva, v.4; FARIAS, Cristiano Chaves de. ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: direitos reais. 11.ed. São Paulo: Atlas, v.5; MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil: direito das coisas. São Paulo: Saraiva, 2011; TARTUCE, Flávio; SIMÃO, José Fernando. Direito Civil: direito das coisas. 4.ed. São Paulo: Método, v.4. Disciplina: Direito Processual Civil I Ementa: Ação e jurisdição civil: individual e coletiva. Partes e procuradores: exceto litisconsórcio e intervenção de terceiros. Competência. Procedimento comum ordinário. Petição inicial e resposta do réu: formação do processo. Revelia; providências preliminares; julgamento conforme o estado do processo; provas; audiência de instrução e julgamento; sentença. Suspensão, extinção do processo e coisa julgada. CÂMARA, Alexandre Freitas. O novo Processo Civil Brasileiro. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2017; DONIZETTI, Elpídio. Curso Didático de Direito Processual civil. 20.ed. São Paulo: Atlas, 2017; THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 51.ed. Rio de Janeiro: Forense, v.1; Bibliografia complementar: ALVIM, Eduardo Arruda. Direito Processual Civil: teoria geral do processo, processo de conhecimento, juizados especiais cíveis, ações coletivas, recursos, repercussão geral no recurso extraordinário. São Paulo: RT, 2008; MONTENEGRO FILHO, Misael. Curso de Direito Processual Civil: teoria geral do processo e processo do conhecimento. 2.ed. São Paulo: Atlas, V.1; WAMBIER, Luiz Rodrigues; TALAMINI, Eduardo. Curso Avançado de Processo Civil: teoria geral do processo. 16. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, v.1. Disciplina: Direito de Família Ementa: Conceito e princípios do Direito de Família. Direito pessoal: casamento, relações de parentesco. Direito patrimonial: regime de bens entre os cônjuges, usufruto e administração dos bens de filhos menores, alimentos, bem de família. União estável. Tutela e curatela. As relações

6 étnico-raciais e as instituições familiares. A família indígena. FARIAS, Cristiano Chaves de ; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: famílias. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2015; GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito de família. 7.ed. São Paulo: Saraiva V.6; VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: direito de família. 10.ed. São Paulo: Atlas, v.6. Bibliografia complementar: DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 10.ed.São Paulo: RT, 2015; DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: direito de família. 26.ed. São Paulo: Saraiva, V.5; GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil: direito de família. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2013; MONTEIRO, Washington de Barros; SILVA, Regina Beatriz Tavares da. Curso de Direito Civil: direito de família. 41.ed. São Paulo: Saraiva, v.2; TARTUCE, Flávio; SIMÃO, José Fernando. Direito Civil: direito de família. São Paulo: Método, Disciplina: Direito Constitucional II Ementa: Dos Princípios Fundamentais (art. 1º ao 4º), Das Funções Essenciais à justiça, da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, Da Nacionalidade, Dos Direito Políticos, Dos Partidos Políticos, Dos Direito e Garantias Fundamentais (art. 5º e seus incisos). A proteção ao meio ambiente como Direito Fundamental. A proteção constitucional do meio ambiente na CF/88. A proteção constitucional ao indígena e grupos quilombolas na CF/88. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 25.ed. São Paulo: Malheiros, 2010; MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo; Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2013; MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 25.ed. São Paulo: Atlas, Bibliografia complementar: BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 22.ed. São Paulo: Malheiros, 2010; LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 17.ed. São Paulo: Saraiva, 2012; MARMELSTEIN, George. Curso de Direitos Fundamentais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2011;

7 PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional Descomplicado. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013; SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 38.ed. São Paulo: Malheiros, Disciplina: Teoria Geral do Direito Civil II Ementa: Fatos jurídicos. Negócio jurídico: elementos, representação, modalidades, defeitos e invalidade. Atos jurídicos lícitos. Atos jurídicos ilícitos. Prescrição e Decadência. Prova do Negócio Jurídico. GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: parte geral. 13.ed. São Paulo: Saraiva, 2015; GAGLIANO, Pablo Stoze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil: parte geral. 15.ed. São Paulo: Saraiva: 2013; VENOSA, Sílvio de Sávio. Direito Civil: parte geral. 15.ed. São Paulo: Atlas v. 1. Bibliografia complementar: DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil: teoria geral do direito civil. 28.ed. São Paulo: Saraiva, v.1; FARIAS, Cristiano Chaves, ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: parte geral e LINDB. 13.ed. São Paulo: Atlas, v.1; LISBOA, Roberto Senise. Manual de Direito Civil: teoria geral do direito civil. 5.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, v. 1; TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil: volume único. 2.ed. São Paulo Método, COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito civil. 6.ed. São Paulo: Saraiva, X. DISPOSIÇÕES FINAIS 10.1 Os discentes dos cursos de graduação da FADISP poderão participar do processo, dependendo da disponibilidade de vagas oferecidas pela Instituição e desde que atendam aos pré requisitos; 10.2 O candidato que ficar em terceiro lugar na classificação geral, por disciplina, poderá ser convidado pela Coordenação do Curso a ocupar uma das vagas de Monitor Voluntário correlacionada à área para qual ele prestou seleção. Este também receberá o certificado e poderá aproveitar as horas dedicadas à monitoria para o cumprimento das Atividades Complementares de acordo com o Regulamento destas; 10.3 O candidato, ao se inscrever na seleção e, caso aprovado, assumirá o compromisso de aceitar

8 as normas desse e as diretrizes internas da FADISP, bem como mudanças de horários de acordo com a necessidade e/ou interesse da Instituição. Os casos omissos serão dirimidos pelo Diretor Superintendente, ad referendum do Conselho da Instituição. Este regulamento entra em vigor a partir do ato de sua publicação. Revogam-se as disposições em contrário. São Paulo, 27 de junho de Nelson de Carvalho Filho Diretor Superintendente da FADISP

FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO. Edital Nº 01 de SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO

FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO. Edital Nº 01 de SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO Edital Nº 01 de 2018.2 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO 2018.2 A Diretoria Superintendente da FADISP Faculdade Autônoma de Direito, torna público aos interessados

Leia mais

FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO. Edital Nº 01 de SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO

FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO. Edital Nº 01 de SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO Edital Nº 01 de 2019.1 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO 2019.1 A Diretoria Superintendente da FADISP Faculdade Autônoma de Direito, torna público aos interessados

Leia mais

FACULDADE ALVES FARIA Edital Nº 02 de 2016 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO

FACULDADE ALVES FARIA Edital Nº 02 de 2016 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO FACULDADE ALVES FARIA Edital Nº 02 de 2016 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO 2016.1 A Diretoria Superintendente da Faculdade Alves Faria torna público aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA

EDITAL DE MONITORIA 00 1 / 06 CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA Edital Nº 01 de SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO E REMUNERADO A Reitoria do UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria, torna público aos interessados que estão

Leia mais

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO Teoria Geral do Processo SEMESTRE/ANO 1º/2013

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO Teoria Geral do Processo SEMESTRE/ANO 1º/2013 DADOS PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Federal do Amazonas UFAM CURSO: Direito PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes DISCIPLINA Direito Processual Civil I PRÉ-REQUISITO Teoria

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL Nº 015/2015

ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL Nº 015/2015 ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL Nº 015/2015 1. O Reitor do CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018

Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018 Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá, no uso

Leia mais

Artigo 1 - Poderá inscrever-se para as vagas deste Edital o(a) aluno(a) que atenda aos seguintes requisitos:

Artigo 1 - Poderá inscrever-se para as vagas deste Edital o(a) aluno(a) que atenda aos seguintes requisitos: Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel Reale EDITAL 2 SEMESTRE DE 2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS À MONITORIA A senhora diretora da Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMA DE MONITORIA Agosto/2010 2 1. O QUE É MONITORIA A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem,

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA

REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação do Centro Universitário de União da Vitória

Leia mais

Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 12/2018

Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 12/2018 Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 12/2018 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá, no uso de suas atribuições legais, conferida pela

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES PROF. VICTOR EDUARDO S. LUCENA E-MAIL: VICTORLUCENA84@GMAIL.COM 2016.2 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1. Objetivo; 2. Ementa; 3. Programa da Disciplina; 4. Bibliografia; 5. Avaliação;

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA no. 02/2016

EDITAL DE MONITORIA no. 02/2016 EDITAL DE MONITORIA no. 02/2016 Dispõe sobre o procedimento de seleção de alunos ao Programa de Monitoria do Curso de Pedagogia da Faculdade Única de Contagem e dá outras providências. A COORDENAÇÃO DO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma:

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma: SELEÇÃO PARA MONITOR DE ENSINO COM BOLSA EDC A63 Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II Tendo em vista o disposto nas Resoluções nº 06/2012 e nº 07/2017, ambas do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE-UFBA),

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares F a c u l d a d e d e R e a b i l i t a ç ã o d a A S C E - F R A S C E REGULAMENTO DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art.1º A Monitoria constitui-se em mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Unidade de Ciências Sociais Aplicadas Curso: Direito Disciplina: Direito Civil VI Carga horária semestral: 64 h/a Teórica: 54 H Prática: 10 H Semestre/ano:1º/2016

Leia mais

Regulamento de monitoria

Regulamento de monitoria Regulamento de Monitoria Regulamento de Monitoria ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA BACHARELADO EM TEATRO Reconhecido pela Portaria SERES n 51 de 28/05/12, publicada DOU de 01/06/12 SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

FACULDADE ALVES FARIA DIRETORIA ACADÊMICA REGIONAL. Edital Nº 01, de fevereiro de 2014 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO REMUNERADO 2014.

FACULDADE ALVES FARIA DIRETORIA ACADÊMICA REGIONAL. Edital Nº 01, de fevereiro de 2014 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO REMUNERADO 2014. 1/6 FACULDADE ALVES FARIA DIRETORIA ACADÊMICA REGIONAL Edital Nº 01, de fevereiro de 2014 SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO REMUNERADO 2014.1 A Diretoria Superintendente da Faculdade Alves Faria faze saber

Leia mais

EDITAL 04/2017 EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITORES-VOLUNTÁRIOS DO CURSO DE DIREITO

EDITAL 04/2017 EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITORES-VOLUNTÁRIOS DO CURSO DE DIREITO EDITAL 04/2017 EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITORES-VOLUNTÁRIOS DO CURSO DE I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A FAI Faculdades de Itapiranga, no uso de suas atribuições e tendo em vista o

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A monitoria é entendida pela Faculdade Social da Bahia (FSBA) como instrumento para melhoria do ensino nos

Leia mais

POLÍTICA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

POLÍTICA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA POLÍTICA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VERSÃO 01 06/12 Página 1 de 13 NORMA COMPLEMENTAR Nº 6/2012 Altera a Norma Complementar Nº 04/2010 que Estabelece normas para o Programa de Bolsa de Iniciação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Aprovado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX/FIS através da Decisão nº 02/2014 de 20 de fevereiro de 2014. Serra Talhada, 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA MONITORIA...

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DE ENSINO DO CURSO DE DIREITO PARA VAGA NA DISCIPLINA DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ANO LETIVO DE 2017/1.

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DE ENSINO DO CURSO DE DIREITO PARA VAGA NA DISCIPLINA DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ANO LETIVO DE 2017/1. EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DE ENSINO DO CURSO DE DIREITO PARA VAGA NA DISCIPLINA DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ANO LETIVO DE 2017/1. O coordenador do Curso de Direito faz saber aos interessados

Leia mais

CAPITULO I DA FINALIDADE

CAPITULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A função de monitor relaciona-se às atividades de uma determinada disciplina ou conjunto de disciplinas afins, sempre sob a orientação

Leia mais

Professores de Estatística I: Alberto Pereira de Barros, Daniel Matos de Carvalho e Ricardo José Ferreira.

Professores de Estatística I: Alberto Pereira de Barros, Daniel Matos de Carvalho e Ricardo José Ferreira. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COORDENAÇÃO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 04, DE 24 DE MAIO

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA CURSO DE PSICOLOGIA 2º / 2018

EDITAL DE MONITORIA CURSO DE PSICOLOGIA 2º / 2018 EDITAL DE MONITORIA CURSO DE PSICOLOGIA 2º / 2018 A Direção da FACULDADES INTEGRADAS IESGO, no uso de suas atribuições, torna público o presente EDITAL, com o objetivo de divulgar as normas do processo

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 02 DE MAIO DE 2017 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA - FIB

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA - FIB REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA - FIB CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Entende-se por Monitoria as atividades de apoio

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/ Retificado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/ Retificado EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/2019 - Retificado A Direção da Faculdade Pitágoras Instituto Camillo Filho, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I CAPÍTULO I DA FINALIDADE

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I CAPÍTULO I DA FINALIDADE FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A Monitoria deve cumprir suas finalidades consoante os princípios norteadores de sua criação legal

Leia mais

I - Incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem.

I - Incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem. A Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Sul-Americana torna público o Edital n. 06 de 2019.1 para a realização de processo seletivo visando a seleção de discentes do curso de Direito para o programa

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA NATAL/RN/2019

MANUAL DE MONITORIA NATAL/RN/2019 MANUAL DE MONITORIA /2019 SUMÁRIO 1. Regulamento da Monitoria... 03 1.1. O que é Monitoria... 03 1.2. O Monitor... 04 1.3. Funções do Monitor... 04 1.4. Etapas do Programa de Monitoria... 05 1.4.1. Solicitação...

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORIA ASSISTIVA Edital

Leia mais

DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 07, DE 24 DE MAIO

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA UNIP. A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias.

PROGRAMA DE MONITORIA UNIP. A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. PROGRAMA DE MONITORIA UNIP A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. 1. Regulamento do Programa de Monitoria 1.1 O que é Monitoria A UNIP

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 05, de 25 de Julho de INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2019/2 o semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 05, de 25 de Julho de INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2019/2 o semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 05, de 25 de Julho de 2019 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2019/2 o semestre) A Diretoria de Desenvolvimento Educacional do, pelo presente Edital, torna público o procedimento

Leia mais

Seleção de Monitores. EDITAL NEPE Nº 16, de 29 de agosto de FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO-NEPE

Seleção de Monitores. EDITAL NEPE Nº 16, de 29 de agosto de FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO-NEPE EDITAL NEPE Nº 16, de 29 de agosto de 2016. Seleção de Monitores Dispõe sobre o Programa de Monitoria Curso de Medicina (Disciplinas MED 102, MED 104, MED 111, MED 112) O Coordenador do Núcleo de Estudo,

Leia mais

Índice DIREITO CONSTITUCIONAL...7

Índice DIREITO CONSTITUCIONAL...7 DIREITO CONSTITUCIONAL...7 1. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990... 69 2. LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992... 84 3. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993... 86 4. LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O 1º SEMESTRE DE 2017 COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUIMICA DO PONTAL A Pró-Reitoria

Leia mais

Núcleo de Extensão. Programa de Monitoria da Faculdade Ateneu - FATE. Edital no

Núcleo de Extensão. Programa de Monitoria da Faculdade Ateneu - FATE. Edital no Núcleo de Extensão Programa de Monitoria da Faculdade Ateneu - FATE Edital no 01 2014.2 A Coordenação, do Núcleo de Extensão da Faculdade ATENEU, divulga as informações específicas para a seleção de monitores

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DA MONITORIA FLORESTA 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DA CARACTERIZAÇÃO... 1 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO III... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 CAPÍTULO IV... 4 DO ALUNO MONITOR...

Leia mais

DIREÇÃO ACADÊMICA SELEÇÃO DE MONITORES E D I T A L

DIREÇÃO ACADÊMICA SELEÇÃO DE MONITORES E D I T A L DIREÇÃO ACADÊMICA SELEÇÃO DE MONITORES 2009.1 E D I T A L A DIRETORA GERAL DA FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE - FIR, considerando o que estabelece as normas previstas na regulamentação do Programa de Monitoria

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIALFA

REGULAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIALFA 00 1 / 10 REGULAMENTO DO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Goiânia 2017 00 2 / 10 CAPÍTULO I DA MONITORIA Art. 1º. A monitoria é entendida como instrumento para melhoria do ensino nos cursos de graduação, é uma

Leia mais

EDITAL 2016/1. Laboratório de Eletricidade II. Projeto Assistido por Computador. Experimentação Mecânica II. Metodologia Científica e Tecnológica

EDITAL 2016/1. Laboratório de Eletricidade II. Projeto Assistido por Computador. Experimentação Mecânica II. Metodologia Científica e Tecnológica EDITAL 2016/1 O Diretor da Faculdade de Engenharia Souza Marques FESM, mantida pela Fundação Técnico- Educacional Souza Marques FTESM, com base no artigo 84 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Portaria Interna/Campus Irecê nº. 105, de 10 de julho de 2018 O DIRETOR-GERAL

Leia mais

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições regimentais retifica

Leia mais

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS R. Basílio da Gama, s/n Canela, Salvador-Bahia CEP: 40.110-150 Tels.: (71) 3283-7722 7723 7720 E-mails: nut03@ufba.br

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA FANESE. EDITAL nº 05/2019

PROGRAMA DE MONITORIA DA FANESE. EDITAL nº 05/2019 EDITAL nº 05/2019 Edital de abertura de seleção de alunos para MONITORIA da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe FANESE. I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O Núcleo de Pesquisa e Extensão da

Leia mais

PORTARIA N. 01, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015

PORTARIA N. 01, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 PORTARIA N. 01, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS, dispõe sobre normas e critérios para MONITORIA nos cursos de graduação

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA Campinas 2012 REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL Nº 032/2016

ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL Nº 032/2016 1. O Reitor do, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e, com base no Regimento Geral do CESUPA, comunica aos interessados a realização de PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DA 2ª VARA DO JUIZADO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA 2º SEMESTRE DE 2016

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA 2º SEMESTRE DE 2016 EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA 2º SEMESTRE DE 2016 A Diretora da FATEC-CARAPICUÍBA, Prof.ª Dra. Marcia Pires de Araújo, no uso de suas atribuições legais, atendendo à Deliberação CEETEPS - 12, de 14/12/2009

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO / 1

EDITAL Nº 001/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO / 1 FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TEOLÓGICAS, SOCIAIS E BIOTECNOLÓGICAS EDITAL Nº 001/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO - 2019 / 1 A Fundação Boas Novas, instituição mantenedora da FBNCTSB Faculdade

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA FANESE. EDITAL nº 040/2017

PROGRAMA DE MONITORIA DA FANESE. EDITAL nº 040/2017 EDITAL nº 040/2017 Edital de abertura de seleção de alunos para MONITORIA da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe FANESE. I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O Núcleo de Pesquisa e Extensão

Leia mais

01. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

01. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENSINO CAMPUS PATROCÍNIO EDITAL Nº 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Campus Patrocínio

Leia mais

ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL N º 039/2012

ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA EDITAL N º 039/2012 ASSOCIAÇÃO E CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ EDITAL N º 039/2012 1. O Reitor do CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO I 1. Introdução ao direito internacional privado: objeto, denominação e método; 2. Fontes do DIPRI; 3. História do DIPRI; 4. Regras de conexão;

Leia mais

EDITAL Nº 002/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO / 2

EDITAL Nº 002/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO / 2 FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TEOLÓGICAS, SOCIAIS E BIOTECNOLÓGICAS EDITAL Nº 002/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO - 2018 / 2 A Fundação Boas Novas, instituição mantenedora da FBNCTSB Faculdade

Leia mais

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 1/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no Regulamento

Leia mais

CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR

CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Teoria Geral do Direito Civil II (Segunda-feira - 18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 horas PROFESSORA: Lidia Caldeira Lustosa

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Primeiro Semestre de 2019

EDITAL DE MONITORIA Primeiro Semestre de 2019 EDITAL DE MONITORIA Primeiro Semestre de 2019 Coordenações de Cursos Enfermagem: Prof.ª M.ª Walquíria Lene dos Santos Farmácia: Prof. Me. Breno Silva de Abreu Fisioterapia: Prof. Me. Celiandro José Scandolara

Leia mais

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOTO CONSU 2012-04 de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Programa de Monitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP é um programa

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade 1 e 2, torna público que no período de 28/08/2017 a 04/09/2017, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A FAI Faculdades de Itapiranga/SC, no uso de suas atribuições

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS FACULDADE AMADEUS EDITAL DE MONITORIA N O 03/2013

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS FACULDADE AMADEUS EDITAL DE MONITORIA N O 03/2013 SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS FACULDADE AMADEUS EDITAL DE MONITORIA N O 03/2013 O Diretor Geral, consoante com o Regulamento de Monitoria, comunica aos alunos regularmente matriculados, que estarão

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º Este regulamento normaliza as Atividades de Monitoria nos Cursos de Graduação da FESPPR. Para efeito do

Leia mais

EDITAL Nº 23, DE 21 DE MARÇO DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PIBID

EDITAL Nº 23, DE 21 DE MARÇO DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PIBID EDITAL Nº 23, DE 21 DE MARÇO DE 2017. SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PIBID O DIRETOR-GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL DA N.º 01/2017

EDITAL DA N.º 01/2017 EDITAL DA N.º 01/2017 DIVULGA AS VAGAS CONTEMPLADAS E INFORMA OS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PIM 2017. O Diretor Acadêmico da FAE São

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. Segunda 10:10 h / terça 10:10 h

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. Segunda 10:10 h / terça 10:10 h UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina Fone: (048) 3721-9815

Leia mais

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I A Coordenação do Curso de Medicina Veterinária, no uso de suas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA

REGULAMENTO DE MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA Ituiutaba/MG 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS... 03 CAPÍTULO III DAS ATRIBUIÇÕES E OBRIGAÇÕES... 03 CAPÍTULO IV DA FORMA DE MONITORIA,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016, de 29 de MARÇO de PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL Nº 001/2016, de 29 de MARÇO de PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016, de 29 de MARÇO de 2016. PROGRAMA DE MONITORIA 2016-1. A Diretora de Ensino do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais IF Sudeste MG, pelo presente

Leia mais

FACULDADE MADRE THAIS - FMT EDITAL Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2017 CURSO DISCIPLINA Nº DE VAGAS / TURNO ESTAGIO CURRICULAR EM MICROBIOLOGIA

FACULDADE MADRE THAIS - FMT EDITAL Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2017 CURSO DISCIPLINA Nº DE VAGAS / TURNO ESTAGIO CURRICULAR EM MICROBIOLOGIA FACULDADE MADRE THAIS - FMT EDITAL Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2017 O Diretor da FACULDADE MADRE THAÍS, mantida pela Sociedade Educacional Sul Bahiana Ltda - SESB, no uso de suas atribuições legais e de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017. O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 037/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (DCAD) A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I.

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. A IMED torna público os critérios de seleção de acadêmicos para monitoria voluntária.

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art.1º. A presente Resolução fixa as diretrizes do Programa de Monitoria da Faculdade da Região Sisaleira - FARESI. Art. 2º. O

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM SOUZA MARQUES 2018/2

EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM SOUZA MARQUES 2018/2 EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM SOUZA MARQUES 2018/2 O Diretor Geral da Escola de Enfermagem Souza Marques - EESM -, mantida pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques - FTESM

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para o Exercício de Monitoria Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/003/2006, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006. RESOLUÇÃO Nº CS/003/2006, DE 15

Leia mais

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária.

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária. Edital 085/2018 de 09 de agosto de 2018 Curso de Medicina Veterinária Monitoria voluntária para as Disciplinas de Fisiologia, Fisiologia Animal, Semiologia Veterinária A IMED tornar público o presente

Leia mais

EDITAL CCTETRON Nº 01 DE 25 DE MAIO DE 2017 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO PROGRAMA DE MONITORIA COM BOLSA E MONITORIA VOLUNTÁRIA

EDITAL CCTETRON Nº 01 DE 25 DE MAIO DE 2017 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO PROGRAMA DE MONITORIA COM BOLSA E MONITORIA VOLUNTÁRIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL - Campus João Pessoa DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO CCTETRON - Coordenação dos Cursos Técnicos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA JUIZ DE FORA 2015

Leia mais

EDITAL Nº 01 /2018. Parágrafo primeiro. O estudante somente poderá exercer a atividade de monitoria em 1 (uma) disciplina à cada semestre.

EDITAL Nº 01 /2018. Parágrafo primeiro. O estudante somente poderá exercer a atividade de monitoria em 1 (uma) disciplina à cada semestre. EDITAL Nº 01 /2018 Processo Seletivo de Monitores Voluntário para o Curso de Direito da Faculdade Raimundo Marinho 2018.2. A Coordenação do Curso de Direito, no uso de suas atribuições estatutárias, torna

Leia mais

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa NORMAS E PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA

Leia mais