Perguntas & Respostas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas & Respostas"

Transcrição

1 Convite à apresentação de propostas: COMM/LIS/ED/ : SELEÇÃO DE PARCEIROS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMO CENTROS DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT EM PORTUGAL ( ) Perguntas & Respostas Atualizado em 28/06/2017 Pergunta 1: No documento CONVITE, página 02 onde é indicado Regiões/Zonas, cada candidatura deve abranger apenas uma das regiões referidas. Referem-se a uma das 24 NUT III? ou às duas NUTS III que juntaram no documento? Uma entidade que desenvolva a sua atividade numa determinada NUTS III, deve apenas candidatarse a essa NUTS III ou deve candidatar-se à região "9. NUTS III: Centro e Alentejo Oeste e Lezíria do Tejo"? Reposta 1: As regiões referidas são as regiões listadas de 1 a 16, ou seja: 1. NUTS III: Norte Alto Minho, Cávado e Ave 2. NUTS III: Norte Alto Tâmega e Tâmega e Sousa 3. NUTS III: Norte Terras de Trás-os-Montes e Douro 4. NUTS III: Norte Área Metropolitana do Porto 5. NUTS III: Centro Região de Aveiro e Viseu Dão-Lafões 6. NUTS III: Centro Região de Coimbra 7. NUTS III: Centro Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa 8. NUTS III: Centro Região de Leiria e Médio Tejo 9. NUTS III: Centro e Alentejo Oeste e Lezíria do Tejo 10. NUTS III: Alentejo Alto Alentejo 11. NUTS III: Alentejo Alentejo Central e Litoral 12. NUTS III: Alentejo Baixo Alentejo 13. NUTS III: Algarve Algarve 14. NUTS III: Região Autónoma dos Açores 15. NUTS III: Região Autónoma da Madeira 16. NUTS III: Área Metropolitana de Lisboa Cada candidatura deve abranger uma das regiões tal como listadas nos pontos de 1 a 16, ou seja, para a região 9 deve abranger Oeste e Lezíria do Tejo. Pergunta 2: No documento CONVITE, página 08 onde é indicado As «publicações» deverão incluir publicações impressas e/ou material educativo, quer produzidos pelo próprio centro, quer documentos impressos a partir do portal EU Bookshop, referem-se ao pagamento das publicações PRINT ON DEMAND no EU Bookshop?

2 Resposta 2: Os candidatos devem apresentar uma estratégia para as publicações que deve incluir publicações impressas e/ou material educativo produzidos pelo próprio centro e/ou publicações do portal EU Bookshop não gratuitas. Pergunta 3: No documento CONVITE, página 19 onde é indicado O candidato apenas pode selecionar «outros elementos» no plano de comunicação anual uma vez. O que são outros elementos? Resposta 3: Os "outros elementos" são os elementos facultativos. Pergunta 4: Na declaração sob compromisso de honra, no cabeçalho, está indicado "setembro de 2016". É para manter? Resposta 4: Sim. Essa data tem a ver com o modelo do documento. Pergunta 5: No documento CONVITE, página 07 Quais os critérios mínimos em termos de número de participantes e duração de cada evento (Organização e participação)? Resposta 5: Não há critérios mínimos. A tónica é colocada na relevância do(s) evento(s) e nos resultados/impacto esperados no contexto do plano de comunicação proposto. Pergunta 6 - se uma entidade apenas se candidatar a uma das NUTs III é motivo de exclusão? Se, por exemplo, para a região 9, a candidatura apenas abranger Oeste, a candidatura é excluída? Resposta 6: As candidaturas serão avaliadas com base nos critérios de adjudicação relativamente à região/zona que a candidatura deve abranger. Pergunta 7: Ao preencher o formulário de candidatura aos Centros de Informação Europe Direct , reparei que pedem a identidade das entidades afiliadas (em caso de existirem). Gostaria de saber que informação pretendem neste campo. No caso desta entidade de acolhimento, é uma organização sem fins lucrativos com muitos associados. Teremos de preencher a ficha de entidade afiliada para cada um? Ou basta apenas enumerá-las na caracterização da associação? Neste caso específico, eles não farão parte da execução da ação. Resposta 7: Tem de preencher a identidade das entidades afiliadas para cada entidade associada que estará envolvida na execução da ação. Não tem de listar entidades associadas que não vão estar envolvidas na execução da ação.

3 Pergunta 8: Relativamente ao convite em epígrafe, para apresentação de propostas para Centros de Informação Europe Direct em Portugal, e tendo em conta a lista de NUTs apresentada no Quadro Factos Essenciais, gostaria de perguntar se uma instituição universitária com sede em Lisboa é uma entidade elegível para efeitos deste concurso. Resposta 8: Tal como indicado na página 8 do convite: "os seguintes candidatos são elegíveis: - um organismo público comprovado, ou - um organismo de direito privado comprovado, com uma missão de serviço público 1. Pessoas singulares e entidades com fins lucrativos não são elegíveis. Só são elegíveis as candidaturas de entidades jurídicas estabelecidas nos Estados-Membros da UE." Pergunta 9: A entidade que represento está a preparar uma candidatura para o início de um Centro de Informação Europe Direct para a região de Viseu Dão Lafões Resposta 9: ver resposta a perguntas 1 e 6, ou seja, a região 5 deve abranger a Região de Aveiro e Viseu Dão-Lafões Pergunta 10: Quais os anexos, referidos nas duas últimas páginas do CONVITE, que temos de apresentar devidamente preenchidos para a presente candidatura? Resposta 10: Anexo 1 - Formulário de candidatura, incluindo uma lista de verificação com os respetivos anexos o o Anexo A - Orçamento previsional Anexo B - Declaração sob compromisso de honra Pergunta 11: gostaria de saber se são elegíveis candidaturas para a NUT III Grande Lisboa Resposta 11: sim. A região 16 corresponde à Área Metropolitana de Lisboa. Como refere o ponto 9.2 do convite "Em caso de propostas equivalentes, será dada preferência aos centros situados em locais onde não exista Representação da CE ou Gabinete do PE." 1 Os organismos do setor privado com uma missão de serviço público reconhecem-se pela legislação nacional do país de registo. Nos casos em que tal legislação não exista, o gestor orçamental pode ter em consideração (entre outros) os fatores que seguem, ao decidir se o candidato corresponde à definição: - o candidato é um organismo estritamente sem fins lucrativos (ou seja, sem interesses comerciais) ou - o orçamento que possui para a missão referida provém sobretudo do Estado ou de autoridades públicas ou de outro organismo sem fins lucrativos ou - as suas tarefas são desempenhadas em nome de autoridades públicas ou de um organismo sem fins lucrativos, pelo que são consideradas de interesse público.

4 Pergunta 12: solicitamos que nos informem se a Área Metropolitana de Lisboa está excluída do convite dado não constar na lista das Regiões / zonas descritas no mesmo Resposta 12: foi publicado no dia 8/06 uma correção ao texto do convite para incluir a Área Metropolitana de Lisboa que por lapso não constava no convite. Foi também acrescentada no ponto 9.2 do convite a frase " Em caso de propostas equivalentes, será dada preferência aos centros situados em locais onde não exista Representação da CE ou Gabinete do PE." Pergunta 13: na 1ª página do formulário de candidatura/resumo da candidatura, o que se pretende com TITULO? É o nome dado ao CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT? Resposta 13: Centro de Informação Europe Direct [REGIÃO] Pergunta 14: na página 6 do formulário de candidatura/capacidade financeira, basta a declaração de honra ou é necessário indicar um quadro com as receitas de 2017 da entidade candidata? Resposta 14: Como indicado na página 6, no ponto "I. Capacidade Financeira", o documento comprovativo a anexar ao pedido é a declaração sob compromisso de honra (ver anexo B). Pergunta 15: A entidade que represento trabalha com outros financiamentos da União Europeia para outros projetos completamente distintos da atividade dum CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT. Devemos assinalar SIM na questão 1.1 PEDIDOS E/OU FINANCIAMENTOS DA UNIÃO EM CURSO? SE SIM, em relação ao 2º quadro PEDIDO, SUBVENÇÃO OU QUALQUER OUTRO FINANCIAMENTO DA UE, onde indicam A especificar para cada um dos pedidos ou subvenções recebidas no ano em curso ou em anos anteriores (se necessário, acrescentar colunas), o que são considerados anos anteriores? 2015 e 2016? Resposta 15: Apenas deverá indicar sim, se recebeu ou solicitou financiamento da União para a mesma ação ou parte da ação ou para o funcionamento da entidade de acolhimento do Centro ou das entidades afiliadas, durante o mesmo exercício financeiro. Esclarecimento adicional: entende-se por ação ou parte da ação atividades de comunicação e sensibilização de um determinado tipo tal como descritas no convite à apresentação de propostas e apresentadas por um candidato na sua candidatura. Exemplo: se uma entidade de acolhimento de um CIED receber fundos da UE para digitalizar os seus arquivos como parte da Europeana, trata-se de financiamento da UE mas não para a mesma ação, nem parte dela => não tem de ser declarado. Se a mesma entidade de acolhimento receber financiamento do PE para organizar debates públicos com eurodeputados, trata-se de financiamento da UE para o mesmo tipo de ação ou parte dela => tem de ser declarado. Se a mesma entidade de acolhimento receber uma subvenção de funcionamento do

5 Programa Europa para os Cidadãos, trata-se de financiamento da UE para o funcionamento (custos de funcionamento) para a entidade de acolhimento => tem de ser declarado. Os anos anteriores ao ano em curso (2017) são 2016 e Pergunta 16: vimos por este meio solicitar que corrijam o erro do aviso que indica como região a candidatar 11. NUTS III: Alentejo Alentejo Central e Litoral uma vez que estas são duas regiões e bastante distintas. Pois estas duas regiões não têm qualquer tipo de similaridade nem proximidade regional. Resposta 16: Não se trata de um erro. No âmbito do Convite à apresentação de propostas COMM/LIS/ED/ , a região 11. NUTS III: Alentejo Alentejo Central e Litoral deve abranger o Alentejo Central e o Alentejo Litoral. Pergunta 17: na secção eventos - organização de eventos: podendo nós repetir esta secção, o orçamento duplica por se repetirmos a secção? Ou o valor disponível de é para todas as atividades que possamos vir a dinamizar (sendo que estamos a pensar organizar 3 eventos) Resposta 17: O elemento «Organização de Eventos» (montante fixo de ) inclui a organização de um evento ou de uma série de eventos, em função das características do ou dos eventos que a entidade propõe organizar. Este elemento pode ser selecionado as vezes que forem necessárias até ao montante máximo possível da subvenção. Pergunta 18: A Entidade XXXXXXX tem como área de atuação o território XXXXXXX. Dois destes concelhos fazem parte da Beira Baixa e os restantes do Médio Tejo. De qualquer forma, se optássemos por escolher a região 8, teríamos de abranger na candidatura a região de Leiria e restantes concelhos pertencentes ao Médio Tejo? Resposta 18: Sim. Se optarem pela região 8, devem abranger a Região de Leiria e Médio Tejo. Pergunta 19: O convite está aberto à receção de propostas para a criação de novos centros, ou serão preferenciais as candidaturas para a renovação de centros já existentes? Resposta 19: Trata-se de um convite aberto a todas as propostas para a seleção de parceiros para a realização de atividades como Centros de Informação Europe Direct em Portugal. Não será dada qualquer preferência a centros já existentes. Os critérios de seleção e adjudicação são os que constam no convite.

6 Pergunta 20: Relativamente às disposições financeiras, é referido um montante anual fixo entre e , devendo o candidato assegurar que a subvenção da CE cobre até 50% dos custos. Isso significará que, em sede de reembolso, as despesas serão imputadas ao máximo de 50% ficando a entidade responsável pelo restante? Resposta 20: O Convite à apresentação de propostas COMM/LIS/ED/ prevê subvenções sob a forma de montantes fixos. Os montantes fixos estabelecidos pela Comissão são fixados de forma a que, em média, a subvenção da Comissão cubra até 50 % dos custos do plano de comunicação anual. Os candidatos terão de garantir fundos suficientes provenientes de outras fontes, equivalentes aos restantes 50% dos custos do plano de comunicação anual, para satisfazer os requisitos do centro no que respeita ao pessoal, atividades e instalações, se for caso disso. A subvenção da Comissão será paga integralmente desde que o plano de comunicação anual seja adequadamente implementado. Se um dos elementos do plano de comunicação anual não for executado corretamente, o montante da subvenção será reduzido proporcionalmente. Pergunta 21: Que tipologias de receitas poderão existir em sede do plano de comunicação? Resposta 21: De acordo com o ponto 11.3 do convite O cofinanciamento do plano de comunicação anual pode assumir as seguintes formas: os recursos próprios do beneficiário, contribuições financeiras provenientes de terceiros. Os cofinanciamentos não podem incluir contribuições em espécie provenientes de terceiros. As tipologias de receitas encontram-se listadas no Anexo A - Orçamento previsional do presente convite (Subvenção da Comissão Europeia, Contribuição do candidato, Contribuição de entidades afiliadas (se aplicável), Contribuição de terceiros (se aplicável)) Pergunta 22: Em relação à indicação de que OS COFINANCIAMENTOS NÃO PODEM INCLUIR CONTRIBUIÇÕES EM ESPÉCIE PROVENIENTES DE TERCEIROS: Se, por exemplo, ao participar num evento, não ocorrer custos para a nossa entidade, com stands ou com auditórios para conferências por exemplo, devido à relação de parceria que a nossa entidade tem com quem organiza o evento, essa contribuição em espécie é considerado um cofinanciamento com contribuição em espécie proveniente de terceiros e, consequentemente, NÃO ELEGIVEL? Ou é considerado um cofinanciamento com contribuição em espécie do próprio beneficiário? Resposta 22: Essa contribuição é considerada uma contribuição em espécie e, consequentemente, não pode ser incluída no orçamento.

7 Pergunta 23: A região 16. NUTS III: Área Metropolitana de Lisboa, compreende as sub-regiões Grande Lisboa e Península de Setúbal. Uma vez que no ponto 9.2, do CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS, está indicado Em caso de propostas equivalentes, será dada preferência aos centros situados em locais onde não exista Representação da CE ou Gabinete do PE, deve-se inferir uma referência só à cidade de Lisboa, ou a todos os Municípios que constituem a Grande Lisboa? Resposta 23: A Representação da CE e o Gabinete do PE situam-se, no momento atual, na cidade de Lisboa. Em caso de propostas equivalentes, será dada preferência aos centros situados fora da cidade de Lisboa. Pergunta 24: É considerada elegível a contribuição em espécie por parte da entidade beneficiária da subvenção? Resposta 24: Pode verificar as condições de elegibilidade dos custos do parceiro no anexo 2 convenção quadro, ARTIGO II.19 CUSTOS ELEGÍVEIS. Pergunta 25: Se para um evento for necessário produzir materiais expositivos, esta ação deve entrar em evento ou produção materiais de comunicação? Resposta 25: Deverá ser incluído na rubrica evento. Pergunta 26: No quadro "O candidato ou alguma das entidades afiliadas, se for caso disso, recebeu ou solicitou financiamento da União para a mesma ação ou parte da ação ou para o seu funcionamento durante o mesmo exercício financeiro", a expressão "durante o mesmo exercício financeiro" quer dizer para o mesmo período da presente candidatura? Se sim, a tabela seguinte só será preenchida nesses termos, mesmo que o financiamento tenha sido recebido nos anos anteriores, ou seja, ainda assim refere-se ao exercício financeiro ? Resposta 26: A expressão "durante o mesmo exercício financeiro" quer dizer para o mesmo período da presente candidatura, ou seja, Apenas deverá indicar sim, se recebeu ou solicitou financiamento da União para a mesma ação ou parte da ação ou para o funcionamento da entidade de acolhimento ou das entidades afiliadas, durante o mesmo exercício financeiro. Os anos anteriores ao ano em curso (2017) são 2016 e Esclarecimento adicional: entende-se por ação ou parte da ação atividades de comunicação e sensibilização de um determinado tipo tal como descritas no convite à apresentação de propostas e apresentadas por um candidato na sua candidatura. Exemplo: se uma entidade de acolhimento de um CIED receber fundos da UE para digitalizar os seus arquivos como parte da Europeana, trata-se de financiamento da UE mas não para a mesma ação, nem parte dela => não tem de ser declarado. Se a mesma entidade de acolhimento receber financiamento do PE para organizar debates públicos com eurodeputados, trata-se de financiamento da UE para o mesmo tipo de ação ou parte dela => tem de

8 ser declarado. Se a mesma entidade de acolhimento receber uma subvenção de funcionamento do Programa Europa para os Cidadãos, trata-se de financiamento da UE para o funcionamento (custos de funcionamento) para a entidade de acolhimento => tem de ser declarado. Chama-se a atenção para esclarecimento adicional incluído na Resposta 15 Pergunta 27: no que respeita ao Anexo 1 (Formulário de candidatura), no ponto II (CAPACIDADE FINANCEIRA E OPERACIONAL), é solicitado que se anexe à candidatura um documento comprovativo com "uma descrição de pelo menos duas atividades efetuadas pelo candidato nos últimos dois anos, que evidenciem que o candidato tem experiência no domínio da comunicação com o público". Qual é a diferença entre este documento e a descrição que é solicitada no nº 2 - CAPACIDADE OPERACIONAL (O candidato deve fornecer uma descrição das suas competências e experiência prévia pertinentes, em especial, pelo menos dois anos de experiência na comunicação com o público, como prova da sua capacidade para realizar atividades como um Centro de Informação Europe Direct:)? Resposta 27: - "uma descrição de pelo menos duas atividades efetuadas pelo candidato nos últimos dois anos, que evidenciem que o candidato tem experiência no domínio da comunicação com o público" refere-se à experiência da entidade de acolhimento. - " uma descrição das suas competências e experiência prévia pertinentes, em especial, pelo menos dois anos de experiência na comunicação com o público, como prova da sua capacidade para realizar atividades como um Centro de Informação Europe Direct" refere-se à experiência da pessoa que o candidato tenciona nomear para gerir o centro («o gestor do CIED») ou a equipa (se pretender designar uma equipa para gerir o centro) Pergunta 28: Nos materiais de comunicação, apenas pode ser produzido um tipo de material ou mais do que um, até ao valor definido? (Não se trata de multiplicação da ação, mas junção de vários materiais). Resposta 28: Cada rubrica dos «Produtos de comunicação» pode ser selecionada apenas uma vez. Dentro dessa rubrica, o candidato propõe os produtos que acha adequados. Pergunta 29: A candidatura pode ser entregue num dossier? Com os originais e as cópias devidamente assinaladas e identificadas por separadores. Precisa de estar fechada? Resposta 29: A candidatura deve ser enviada/entregue num envelope ou pacote postal fechado e com a indicação de CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS COMM/LIS/ED/ Além disso, é de referir que "As candidaturas devem ser apresentadas em papel no formulário adequado, devidamente preenchido e datado. Devem, também, incluir todos os documentos

9 comprovativos requeridos na lista de controlo para os requerentes, que se encontra em anexo ao formulário de candidatura. Devem ser apresentados em 3 exemplares (um original claramente identificado como tal, mais 2 cópias) e assinado pela pessoa autorizada a assumir compromissos juridicamente vinculativos em nome da organização proponente. Todos os documentos, incluindo uma versão assinada e digitalizada da candidatura, devem ser igualmente apresentados num dispositivo de memória USB ou DVD. Os pedidos devem ser enviados para o seguinte endereço: Representação da Comissão Europeia em Portugal Sofia Colares Alves Largo Jean Monnet, nº 1 10º Lisboa por correio, fazendo fé o carimbo dos correios, pessoalmente, fazendo fé a data de receção, por serviços de entrega, fazendo fé a data de receção pelo serviço de entrega."

3.º AVISO/ APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL

3.º AVISO/ APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL 3.º AVISO/2019 - APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL - APENAS SÃO ELEGÍVEIS NESTE AVISO AS COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS - CANDIDATURAS A SUBMETER ATÉ ÀS 18:00 HORAS DO DIA 31 DE MAIO DE 2019 No

Leia mais

2.º AVISO/ APOIO À CAPACITAÇÃO DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTE

2.º AVISO/ APOIO À CAPACITAÇÃO DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTE 2.º AVISO/2019 - APOIO À CAPACITAÇÃO DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTE - APENAS SÃO ELEGÍVEIS NESTE AVISO AS COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS - CANDIDATURAS A SUBMETER ATÉ ÀS 18:00 HORAS DO DIA 31 DE MAIO DE 2019

Leia mais

PEDIDOS DE PAGAMENTO A - CONSIDERAÇÕES PRÉVIAS

PEDIDOS DE PAGAMENTO A - CONSIDERAÇÕES PRÉVIAS PEDIDOS DE PAGAMENTO A - CONSIDERAÇÕES PRÉVIAS O presente formulário constitui a única forma de submissão de pedidos de pagamento. Estes devem ser apresentados em função do desenvolvimento físico e financeiro

Leia mais

MODELO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO ANUAL PARA 2019 E

MODELO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO ANUAL PARA 2019 E Anexo VIII a Modelo de plano de comunicação anual do CIED MODELO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO ANUAL PARA 2019 E 2020 1 O presente modelo foi concebido para fins informativos. Será disponibilizada uma plataforma

Leia mais

Criação de estruturas de acolhimento dos centros de informação da rede de informação EUROPE DIRECT CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS GESTÃO DIRECTA

Criação de estruturas de acolhimento dos centros de informação da rede de informação EUROPE DIRECT CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS GESTÃO DIRECTA COMISSÃO EUROPEIA DIRECÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO Criação de estruturas de acolhimento dos centros de informação da rede de informação EUROPE DIRECT CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS GESTÃO DIRECTA A Comissão

Leia mais

Competição Europeia da Estatística Fase Nacional

Competição Europeia da Estatística Fase Nacional Competição Europeia da Estatística Fase Nacional Nome da equipa: SétimoTOP Escola: Externato Santa Joana Região: Norte Categoria: B Objetivos da exploração/análise Este trabalho pretende caracterizar o

Leia mais

Competição Europeia de Estatística Fase Nacional

Competição Europeia de Estatística Fase Nacional Competição Europeia de Estatística Fase Nacional Nome da Equipa:MAT7189 Nome da Escola: Externato de Santa Joana Região: Norte Categoria: B A sinistralidade em Portugal Continental entre 2014 e 2016 Março

Leia mais

CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002

CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002 CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002 CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA A CONCESSÃO DE APOIO A ACÇÕES TRANSNACIONAIS

Leia mais

CIRCULAR N/ REFª: 88/2017 DATA: 19/10/2017

CIRCULAR N/ REFª: 88/2017 DATA: 19/10/2017 CIRCULAR N/ REFª: 88/2017 DATA: 19/10/2017 Assunto: Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E). Candidaturas Abertas Exmos. Senhores, A Portaria n.º 105/2017 de 10 de Março - Diário

Leia mais

CONVENÇÃO ESPECÍFICA N.º./..

CONVENÇÃO ESPECÍFICA N.º./.. Número da convenção específica: [preencher] de 2016 Modelo de convenção específica de subvenção: dezembro COMISSÃO EUROPEIA DG Comunicação Direção B Representação da CE em Portugal ANEXO III MODELO DE

Leia mais

Etapa 3: Verificar as condições financeiras

Etapa 3: Verificar as condições financeiras Etapa 3: Verificar as condições financeiras Tipos de subvenções As subvenções podem assumir várias formas1: reembolso de uma determinada proporção dos custos elegíveis efetivamente suportados, por exemplo,

Leia mais

SELEÇÃO DE PARCEIROS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMO CENTROS DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT EM PORTUGAL

SELEÇÃO DE PARCEIROS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMO CENTROS DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT EM PORTUGAL COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA COMUNICAÇÃO Representação da Comissão Europeia em Portugal CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS COMM/LIS/ED/2018-2020 SELEÇÃO DE PARCEIROS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES

Leia mais

ÁRVORE DE CONTEÚDOS. Secção Separador 1 Separador 2 Separador 3 Separador 4 Identificação Entidade Recursos Humanos (Entidades parceiras)*

ÁRVORE DE CONTEÚDOS. Secção Separador 1 Separador 2 Separador 3 Separador 4 Identificação Entidade Recursos Humanos (Entidades parceiras)* GUIA DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA TIPOLOGIA DE OPERAÇÕES: 3.33 PROGRAMA DE PARCERIAS PARA O IMPACTO CONCURSO: POISE-39-2018-03 ÁRVORE DE CONTEÚDOS Secção Separador 1 Separador

Leia mais

ANEXO I PLANO DE AÇÃO

ANEXO I PLANO DE AÇÃO COMISSÃO EUROPEIA DG COMUNICAÇÃO Representação da Comissão Europeia em Portugal ANEXO I 1. Missão e objetivos gerais PLANO DE AÇÃO CONVENÇÃO-QUADRO DE PARCERIA N.º [...] Os Centros de Informação Europe

Leia mais

Implementação do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART)

Implementação do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) 3.ª CONFERÊNCIA ANUAL DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTES «Descentralização da Mobilidade» Implementação do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) Isabel Botelho Instituto

Leia mais

Adequação dos indicadores à nova organização territorial NUTS III / Entidades Intermunicipais

Adequação dos indicadores à nova organização territorial NUTS III / Entidades Intermunicipais Adequação dos indicadores à nova organização territorial NUTS III / Entidades Intermunicipais Conselho Superior de Estatística Secção Permanente de Estatísticas de Base Territorial INE GET 18 de março,

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 12.2.2015 C(2015) 893 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 12.2.2015 que aprova certos elementos do programa de cooperação «INTERREG V-A Espanha Portugal (POCTEP) para apoio

Leia mais

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E TÉCNICAS DO ESTUDO

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E TÉCNICAS DO ESTUDO ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E TÉCNICAS DO ESTUDO Quadro 1. Inquérito ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Geral CEOS/IDT 2007: Distribuição da Amostra por Região NUTS II -A- População Total

Leia mais

Av. 24 de Julho, 2 L Telf: Lisboa Fax:

Av. 24 de Julho, 2 L   Telf: Lisboa   Fax: Acumulações indevidas de funções Análise de processos IGAS 2012-2016 20-12-2016 1ª P á g i n a NOTA PRÉVIA A análise incide sobre os processos instaurados na IGAS entre 2012-2016 que tenham como principal

Leia mais

ANÚNCIO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Localização: Moçambique

ANÚNCIO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Localização: Moçambique ANÚNCIO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Designação do contrato: ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS BENEFICIÁRIOS DOS INSTRUMENTOS TEMÁTICOS Localização: Moçambique 1. Referência ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS BENEFICIÁRIOS

Leia mais

Regiões Norte, Centro e Área Metropolitana de Lisboa com valores de esperança de vida superiores aos nacionais

Regiões Norte, Centro e Área Metropolitana de Lisboa com valores de esperança de vida superiores aos nacionais Tábuas de Mortalidade 2015-2017 27 de setembro de 2018 Regiões Norte, Centro e Área Metropolitana de Lisboa com valores de esperança de vida superiores aos nacionais A esperança de vida à nascença em Portugal

Leia mais

Formulário Candidatura Componente FEDER

Formulário Candidatura Componente FEDER Formulário Candidatura Componente FEDER 1. Identificação do Processo 1 Nº de Origem Data de Entrada Código SIFEC Data de Verificação pela EAT Domínio de Intervenção Eixo Prioritário Medida Assinatura e

Leia mais

(Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARLAMENTO EUROPEU

(Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARLAMENTO EUROPEU C 190/26 Jornal Oficial da União Europeia 30.6.2011 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARLAMENTO EUROPEU Convite à apresentação de propostas IX-2012/01 «Concessão de subvenções a partidos políticos

Leia mais

REGULAÇÃO. Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes Elétricas

REGULAÇÃO. Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes Elétricas REGULAÇÃO Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes Elétricas O desempenho das redes e dos respetivos operadores de rede, em termos de Qualidade de Serviço, é analisado em relação à: Continuidade

Leia mais

PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS

PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS Convite para Apresentação de Propostas Referência: /131572/L/ACT/MZ Sessão de informação Delegação da União Europeia em Moçambique 16 de Junho

Leia mais

Coesão, convergência e abordagens territoriais integradas Desafios e oportunidades para o período de programação

Coesão, convergência e abordagens territoriais integradas Desafios e oportunidades para o período de programação Coesão, convergência e abordagens territoriais integradas Desafios e oportunidades para o período de programação 2021-2027 Campo Maior, 12 de julho de 2019 Paulo Madruga Coesão - A trajetória das regiões

Leia mais

Grupo de Trabalho para Capacitação das Autoridades de Transporte 26 DE FEVEREIRO DE 2018

Grupo de Trabalho para Capacitação das Autoridades de Transporte 26 DE FEVEREIRO DE 2018 Grupo de Trabalho para Capacitação das Autoridades de Transporte 26 DE FEVEREIRO DE 2018 APRESENTAÇÃO Inquérito às Autoridades de Transporte O levantamento das necessidades de formação constitui uma etapa

Leia mais

Prémios VALORFITO 2012

Prémios VALORFITO 2012 VALORFITO 2012 REGULAMENTO NOTA PRÉVIA Os Pontos de Retoma (PR s) VALORFITO são elementos essenciais e determinantes para o funcionamento do sistema e exercem as suas funções de forma inteiramente gratuita.

Leia mais

Prémios VALORFITO 2013

Prémios VALORFITO 2013 VALORFITO 2013 REGULAMENTO NOTA PRÉVIA Os Pontos de Retoma (PR s) VALORFITO são elementos essenciais e determinantes para o funcionamento do sistema e exercem as suas funções de forma inteiramente gratuita.

Leia mais

(Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARLAMENTO EUROPEU

(Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARLAMENTO EUROPEU C 177/32 Jornal Oficial da União Europeia 20.6.2012 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARLAMENTO EUROPEU Convite à apresentação de propostas IX-2013/01 «Concessão de subvenções a partidos políticos

Leia mais

5.º AVISO/ PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL (Aviso Convite)

5.º AVISO/ PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL (Aviso Convite) 5.º AVISO/2019 - PLATAFORMA ELETRÓNICA DE ENCONTRO DA OFERTA E DA PROCURA DE TÁXI, EM TEMPO REAL (Aviso Convite) CANDIDATURA A SUBMETER ATÉ ÀS 18:00 HORAS DO DIA 15 DE JUNHO DE 2019 No presente formulário

Leia mais

A Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania

A Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania A Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania Portal do INE e Projeto ALEA Uma primeira abordagem Formação para Docentes do ensino básico e secundário janeiro-maio.2015 Itinerário Breve enquadramento

Leia mais

Formulário Candidatura Componente FEDER

Formulário Candidatura Componente FEDER PCM Presidência do Conselho de Ministros Formulário Candidatura Componente FEDER 1. Identificação do Processo 1 Nº de Origem Data de Entrada Código SIFEC Data de Verificação pela EAT Domínio de Intervenção

Leia mais

Tipologia de Operações 2.05 PEPAL Instruções de Apoio ao Registo da Execução no PEPAL

Tipologia de Operações 2.05 PEPAL Instruções de Apoio ao Registo da Execução no PEPAL Tipologia de Operações 2.05 PEPAL Instruções de Apoio ao Registo da Execução no PEPAL Página 1 de 12 INTRODUÇÃO O presente documento constitui-se como um guia de apoio às entidades beneficiárias com candidaturas

Leia mais

3.ª CONFERÊNCIA ANUAL DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTES. INQUÉRITO À CAPACITAÇÃO DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTE 19 de março de 2019

3.ª CONFERÊNCIA ANUAL DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTES. INQUÉRITO À CAPACITAÇÃO DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTE 19 de março de 2019 3.ª CONFERÊNCIA ANUAL DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTES INQUÉRITO À CAPACITAÇÃO DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTE 9 de março de 209 3.ª CONFERÊNCIA ANUAL DAS AUTORIDADES DE TRANSPORTES INQUÉRITO À CAPACITAÇÃO

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018. Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018. Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018 Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal O presente convite à apresentação de candidaturas destina-se a implementar

Leia mais

Demografia e educação em Portugal. Nome da equipa: Girls_CJD Escola: Colégio Júlio Dinis Região: Porto Categoria: Categoria B

Demografia e educação em Portugal. Nome da equipa: Girls_CJD Escola: Colégio Júlio Dinis Região: Porto Categoria: Categoria B Demografia e educação em Portugal Nome da equipa: Girls_CJD Escola: Colégio Júlio Dinis Região: Porto Categoria: Categoria B Neste trabalho, é pretendido demonstrar as diferenças entre o litoral e o interior

Leia mais

4.º AVISO/ APOIO À AQUISIÇÃO DE SISTEMAS E APLICAÇÕES DE INFORMAÇÃO, INTERAÇÃO E SERVIÇO AO PÚBLICO

4.º AVISO/ APOIO À AQUISIÇÃO DE SISTEMAS E APLICAÇÕES DE INFORMAÇÃO, INTERAÇÃO E SERVIÇO AO PÚBLICO 4.º AVISO/2019 - APOIO À AQUISIÇÃO DE SISTEMAS E APLICAÇÕES DE INFORMAÇÃO, INTERAÇÃO E SERVIÇO AO PÚBLICO - CANDIDATURAS A SUBMETER ATÉ ÀS 18:00 HORAS DO DIA 31 DE MAIO DE 2019 No presente formulário é

Leia mais

FAQ S. Regulamento do Programa Modelar - anexo à Portaria n.º 376/2008, de 23 de Maio.

FAQ S. Regulamento do Programa Modelar - anexo à Portaria n.º 376/2008, de 23 de Maio. FAQ S Regulamento do Programa Modelar - anexo à Portaria n.º 376/2008, de 23 de Maio. I- Regulamento do Programa Modelar II- Formulário de candidatura I - Qual o tipo de documentos a apresentar para cumprimento

Leia mais

Esperança de vida mais elevada à nascença no Centro e aos 65 anos no Algarve

Esperança de vida mais elevada à nascença no Centro e aos 65 anos no Algarve Tábuas de Mortalidade 2013-2015 30 de setembro de 2016 Esperança de vida mais elevada à nascença no Centro e aos 65 anos no Algarve A esperança de vida à nascença foi estimada em 80,41 anos para o total

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO CAMÕES, I.P. COOPERAÇÃO ONLINE. Candidaturas Online às Linhas de Cofinanciamento da Sociedade Civil

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO CAMÕES, I.P. COOPERAÇÃO ONLINE. Candidaturas Online às Linhas de Cofinanciamento da Sociedade Civil COOPERAÇÃO ONLINE Candidaturas Online às Linhas de Cofinanciamento da Sociedade Civil Sessões de Formação: 2 e 3 de Outubro de 2017 1 ÍNDICE 1. Novo Portal de Serviços Camões + acessível 2. Cooperação

Leia mais

PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO Consideram-se no presente documento os procedimentos a observar, quer pela entidade proponente (ONGD),

Leia mais

Número de referência do Convite à apresentação de candidaturas. Prazo 29/09/2008

Número de referência do Convite à apresentação de candidaturas. Prazo 29/09/2008 SELECÇÃO DE ESTRUTURAS DE ACOLHIMENTO DOS CENTROS DE INFORMAÇÃO DA REDE EUROPE DIRECT PARA 2009-2012 FORMULÁRIO DE CANDIDATURA 1 Programa: Número de referência do Convite à apresentação de candidaturas

Leia mais

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP PROGRAMA NACIONAL DO ANO EUROPEU DO COMBATE À POBREZA E À EXCLUSÃO SOCIAL 2010 ABERTURA DE CANDIDATURAS EDITAL

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP PROGRAMA NACIONAL DO ANO EUROPEU DO COMBATE À POBREZA E À EXCLUSÃO SOCIAL 2010 ABERTURA DE CANDIDATURAS EDITAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP PROGRAMA NACIONAL DO ANO EUROPEU DO COMBATE À POBREZA E À EXCLUSÃO SOCIAL 2010 ABERTURA DE CANDIDATURAS EDITAL O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia aprovaram

Leia mais

ZA6649. Flash Eurobarometer 427 (Public Opinion in the EU Regions) Country Questionnaire Portugal

ZA6649. Flash Eurobarometer 427 (Public Opinion in the EU Regions) Country Questionnaire Portugal ZA669 Flash Eurobarometer 7 (Public Opinion in the EU Regions) Country Questionnaire Portugal FL7 - FLASH SURVEY IN NUTS I AND NUTS II REGIONS - nd wave PT D Poderia dizer-me a sua idade? (ESCREVER - SE

Leia mais

3. Deve apresentar a sua proposta exclusivamente em papel, com um original e duas cópias. Bruxelas, 5 de abril de 2016 KT/NP/MH / - D/652/2016

3. Deve apresentar a sua proposta exclusivamente em papel, com um original e duas cópias. Bruxelas, 5 de abril de 2016 KT/NP/MH / - D/652/2016 Bruxelas, 5 de abril de 2016 KT/NP/MH / - D/652/2016 Ex.mo(a) Sr.(a) Assunto: Contrato-quadro múltiplo de prestação de serviços CDR/TL2/14/2016 Lote 1: Política de coesão Lote 2: Política urbana Lote 3:

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidaturas no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Governação EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à

Leia mais

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO Consideram-se no presente documento os procedimentos a observar, quer pela entidade proponente (ONGD), quer pela entidade cofinanciadora (Camões, I.P.)

Leia mais

Portugal-Lisboa: Serviços de controlo de pragas florestais 2017/S Anúncio de concurso. Serviços

Portugal-Lisboa: Serviços de controlo de pragas florestais 2017/S Anúncio de concurso. Serviços 1 / 7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:498468-2017:text:pt:html Portugal-Lisboa: Serviços de controlo de pragas florestais 2017/S 240-498468 Anúncio de concurso

Leia mais

ASSOCIATIVISMO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL F3

ASSOCIATIVISMO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL F3 Artigo 44.º/F2 Transferência (Revogado) Artigo 45.º/F2 Prazos Cada Associação pode candidatar-se a este apoio uma vez por ano. CAPÍTULO IV DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 46.º/F2 Falsas Declarações As candidaturas

Leia mais

Formulário Candidatura Componente FEDER

Formulário Candidatura Componente FEDER PCM Presidência do Conselho de Ministros Formulário Candidatura Componente FEDER 1. Identificação do Processo 1 Nº de Origem Data de Entrada Código SIFEC Data de Verificação pela EAT Domínio de Intervenção

Leia mais

ESCLARECIMENTOS - Avisos n.ºs POISE e POISE

ESCLARECIMENTOS - Avisos n.ºs POISE e POISE ESCLARECIMENTOS - Avisos n.ºs POISE-24-2016-04 e POISE-31-2016-05 - De acordo com os artigos 111.º e 115.º do Regulamento (UE) n.º 1303/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro, conjugados

Leia mais

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO Consideram-se no presente documento os procedimentos a observar, quer pela entidade proponente (ONGD), quer pela entidade financiadora (Camões, I.P.)

Leia mais

REGULAMENTO. Apoios a Projetos na área da Sustentabilidade. Artigo 1º. Âmbito/ Objeto

REGULAMENTO. Apoios a Projetos na área da Sustentabilidade. Artigo 1º. Âmbito/ Objeto REGULAMENTO Apoios a Projetos na área da Sustentabilidade Artigo 1º Âmbito/ Objeto 1. No âmbito do Programa Gulbenkian Sustentabilidade, a Fundação Calouste Gulbenkian aprovou uma linha de apoios que tem

Leia mais

Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos

Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos Quais são os objetivos de um evento desportivo europeu sem fins lucrativos? Esta Ação visa: Apoiar o voluntariado no desporto; Inclusão social através do

Leia mais

"REFORÇAR A CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE DA SOCIEDADE CIVIL (ORGANIZAÇÕES E SETOR)"

REFORÇAR A CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE DA SOCIEDADE CIVIL (ORGANIZAÇÕES E SETOR) PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S AVISO DE CONCURSO #04 PEQUENOS PROJETOS "REFORÇAR A CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE DA SOCIEDADE CIVIL (ORGANIZAÇÕES E SETOR)" O Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund é implementado

Leia mais

Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos Acções Imateriais

Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos Acções Imateriais Critérios de Selecção aprovados pela Comissão de Acompanhamento do PO ALGARVE21 em 03/03/2008 Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos Acções Imateriais São critérios de selecção: a) Relevância

Leia mais

Ficha-Síntese. Identificação da Metodologia

Ficha-Síntese. Identificação da Metodologia Ficha-Síntese Identificação da Metodologia Organismo(s) responsável(eis) pelo Modelo Morada(s) Telefone(s) Email Modalidade/Opção de Custos Simplificados (OCS) (Indicar a OCS em questão: Taxa fixa; tabela

Leia mais

Alojamentos Cablados por Regiões

Alojamentos Cablados por Regiões 10 R E D E S D E D I S T R I B U I Ç Ã O P O R C A B O Penetração das Redes de Distribuição por Cabo Regiões(Dec-Lei nº 244/2002) Assinantes TV em % do total de alojamentos 1 Aloj. cablados em % do total

Leia mais

Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome!

Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome! Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome! Anexo - 2 Ficha de apresentação do proponente Por cada candidatura devem

Leia mais

ANEXO I. Critérios de selecção

ANEXO I. Critérios de selecção ANEXO I Critérios de selecção São critérios de selecção: a) Relevância regional do tipo de perigo considerado, de acordo com o estabelecido no Quadro I do regulamento específico; b) Relevância sub-regional

Leia mais

CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO Nº POAPMC

CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO Nº POAPMC CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO Nº POAPMC-99-2015-01 Aquisição de Géneros Alimentares e/ou Bens de Primeira Necessidade Setembro 2015 Conteúdo 1. Preâmbulo...3 2. Calendário...3 3. Procedimento

Leia mais

Anúncio de concurso. Fornecimentos

Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:150434-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento de um sintetizador de péptidos, incluindo instalação, validação, formação

Leia mais

NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/ Rev 1

NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/ Rev 1 NORMA DE GESTÃO N.º 4/NORTE2020/2015 1 Rev 1 [Operações públicas FEDER] 1 Não aplicável a operações enquadradas no Sistema de Incentivos às Empresas e a operações cofinanciadas pelo FSE. CONTROLO DO DOCUMENTO

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S15/2018. Intercâmbios e mobilidade no domínio do desporto

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S15/2018. Intercâmbios e mobilidade no domínio do desporto CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S15/2018 Intercâmbios e mobilidade no domínio do desporto O presente convite à apresentação de candidaturas destina-se a implementar a ação preparatória «Intercâmbios

Leia mais

ERSE aprovou propostas sobre concessões de distribuição de eletricidade em baixa tensão previstas na Lei n.º 31/2017

ERSE aprovou propostas sobre concessões de distribuição de eletricidade em baixa tensão previstas na Lei n.º 31/2017 ERSE aprovou propostas sobre concessões de distribuição de eletricidade em baixa tensão previstas na Lei n.º 31/2017 1. O que são concessões de distribuição em baixa tensão? A atividade de distribuição

Leia mais

EUROPA CRIATIVA ( ) Subprograma Cultura. Convite à apresentação de propostas

EUROPA CRIATIVA ( ) Subprograma Cultura. Convite à apresentação de propostas EUROPA CRIATIVA (2014-2020) Subprograma Cultura Convite à apresentação de propostas Convite à apresentação de propostas EACEA/34/2018: Apoio a projetos de cooperação europeia 2019 AVISO: O presente convite

Leia mais

PT02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras. Pedidos de Pagamento - Instruções

PT02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras. Pedidos de Pagamento - Instruções PT02 - Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras Pedidos de Pagamento - Instruções 1. Modalidades de Pedidos de Pagamento Após a concessão de uma subvenção, e após a assinatura do contrato de financiamento

Leia mais

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece os procedimentos e documentos necessários à verificação das despesas elegíveis para

Leia mais

RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO & COESÃO LAUNCH OF THE "DEVELOPMENT & COHESION REPORT

RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO & COESÃO LAUNCH OF THE DEVELOPMENT & COHESION REPORT EVENTO DO LANÇAMENTO RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO & COESÃO LAUNCH OF THE "DEVELOPMENT & COHESION REPORT Lisboa, 5.dezembro.2018 Lisbon December 5, 2018 Hotel VIP Executive Entrecampos Cofinanciado por

Leia mais

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. Artigo 1.º. Objeto

REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS. Artigo 1.º. Objeto REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS E À PRESTAÇÃO DE CONTAS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece os procedimentos e documentos necessários à verificação das despesas elegíveis necessárias

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS DECISÃO DA COMISSÃO. de [25/10/2007]

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS DECISÃO DA COMISSÃO. de [25/10/2007] COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, C(2007)5165 de 25/10/2007 NÃO DESTINADO A PUBLICAÇÃO DECISÃO DA COMISSÃO de [25/10/2007] que adopta o programa operacional "Programa Operacional de Cooperação

Leia mais

QUEM SÃO OS FUTUROS MAGISTRADOS º CURSO DE FORMAÇÃO DE MAGISTRADOS

QUEM SÃO OS FUTUROS MAGISTRADOS º CURSO DE FORMAÇÃO DE MAGISTRADOS Ao longo dos anos o Centro de Estudos Judiciários tem vindo a elaborar estudos sobre os auditores de justiça que compõem os cursos de formação inicial para os Tribunais Judiciais e para os Tribunais Administrativos

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA

EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO PRIORITÁRIO V ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica no Âmbito dos Contratos de Delegação de Competências por Subvenção Global com as Comunidades

Leia mais

P-Lisboa: Prestação de serviços de interpretação para reuniões da EMSA 2013/S Anúncio de concurso. Serviços

P-Lisboa: Prestação de serviços de interpretação para reuniões da EMSA 2013/S Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:78782-2013:text:pt:html P-Lisboa: Prestação de serviços de interpretação para reuniões da EMSA 2013/S 049-078782 Anúncio

Leia mais

Declaração sob compromisso de honra

Declaração sob compromisso de honra setembro de 2016 Anexo B Declaração sob compromisso de honra Ref.ª: SELEÇÃO DE PARCEIROS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMO CENTROS DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT COMM/LIS/ED/2018-2020 O abaixo assinado

Leia mais

Concurso de 2013 ANEXO XIII APOIO À DISTRIBUIÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Concurso de 2013 ANEXO XIII APOIO À DISTRIBUIÇÃO CINEMATOGRÁFICA 1 ANEXO XIII PROGRAMA DE APOIO À DISTRIBUIÇÃO CINEMATOGRÁFICA 1. Programa e Secções 1.1. O Programa de Apoio à Distribuição Cinematográfica destina-se a comparticipar as despesas com planos de distribuição

Leia mais

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO Consideram-se no presente documento os procedimentos a observar, quer pela entidade proponente (ONGD), quer pela entidade financiadora (Camões, I.P.)

Leia mais

LINHA DE CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA, IFD PROGRAMA CAPITALIZAR PORTUGAL Perguntas Frequentes

LINHA DE CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA, IFD PROGRAMA CAPITALIZAR PORTUGAL Perguntas Frequentes LINHA DE CRÉDITO COM GARANTIA MÚTUA, IFD 2016-2020 PROGRAMA CAPITALIZAR PORTUGAL 2020 Perguntas Frequentes Linha de Crédito com Garantia Mútua, IFD 2016-2020 Programa Capitalizar Portugal 2020 PERGUNTAS

Leia mais

AVISO DE ABERTURA. 2. Beneficiários

AVISO DE ABERTURA. 2. Beneficiários AVISO DE ABERTURA Apresentação de candidaturas a financiamento Clubes Ciência Viva na Escola da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola das Área Metropolitana de Lisboa (AML), Algarve, Regiões Autónomas

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S20/2019. O desporto como instrumento de integração e inclusão social dos refugiados

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S20/2019. O desporto como instrumento de integração e inclusão social dos refugiados CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S20/2019 O desporto como instrumento de integração e inclusão social dos refugiados O presente convite à apresentação de candidaturas destina-se a executar o programa

Leia mais

FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO, DA GESTÃO E DO ORDENAMENTO FLORESTAIS

FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO, DA GESTÃO E DO ORDENAMENTO FLORESTAIS APOIO PARA A ELABORAÇÃO DO INVENTÁRIO DA ESTRUTURA DA PROPRIEDADE NO ÂMBITO DAS ZONAS DE (Portaria n.º 77/2015, de 16 de março, alterada pela Portaria n.º 163/2015, de 2 de junho, e Declaração de Retificação

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2013

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2013 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2013 ENCERRAMENTO DE OPERAÇÔES A presente orientação visa estabelecer um conjunto de regras, procedimentos e fluxos internos ao Programa no que concerne ao encerramento das operações.

Leia mais

G O L D E N V I S A : D E S E N V O L V I M E N T O S R E C E N T Í S S I M O S

G O L D E N V I S A : D E S E N V O L V I M E N T O S R E C E N T Í S S I M O S i G O L D E N V I S A : D E S E N V O L V I M E N T O S R E C E N T Í S S I M O S N º 3 1 / 1 5 INTRODUÇÃO Atendendo à necessidade de atrair investimento estrangeiro para Portugal, o Governo criou, em

Leia mais

Poder de Compra Concelhio

Poder de Compra Concelhio Poder de Compra Concelhio 2002-2005 Síntese A presente análise baseia-se no índice de poder de compra per capita retirado das últimas duas versões do Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC). A

Leia mais

Concurso de 2014 ANEXO XVIII. 1. Programa e Secções O ICA apoia a formação de públicos nas escolas nos termos estabelecidos nas seguintes secções:

Concurso de 2014 ANEXO XVIII. 1. Programa e Secções O ICA apoia a formação de públicos nas escolas nos termos estabelecidos nas seguintes secções: Concurso de 2014 ANEXO XVIII PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PÚBLICOS NAS ESCOLAS 1. Programa e Secções O ICA apoia a formação de públicos nas escolas nos termos estabelecidos nas seguintes secções: Secção I -

Leia mais

Centros de Excelência Jean Monnet

Centros de Excelência Jean Monnet Centros de Excelência Jean Monnet O que é um Centro de Excelência Jean Monnet? Um Centro de Excelência Jean Monnet é um ponto central de competências e conhecimentos relacionados com matérias da União

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes Convite n.ºeuropeaid/136-792/dd/act/mz para a apresentação de propostas para o Instrumento Europeu para Democracia e Direitos Humanos Perguntas e respostas mais frequentes Por ocasião do lançamento do

Leia mais

A diversidade das famílias com descendência numerosa. Vasco Ramos ICS-UL / OFAP

A diversidade das famílias com descendência numerosa. Vasco Ramos ICS-UL / OFAP 1 A diversidade das famílias com descendência numerosa Vasco Ramos ICS-UL / OFAP 2 Objectivos Definição de famílias com descendência numerosa Como definir famílias com descendência numerosa? Linhas de

Leia mais

Convite Público para Apresentação de Candidaturas. Promoção da Cultura Científica e Tecnológica e Difusão do Conhecimento

Convite Público para Apresentação de Candidaturas. Promoção da Cultura Científica e Tecnológica e Difusão do Conhecimento Convite Público para Apresentação de Candidaturas Eixo Prioritário 1 Competitividade, Inovação e Conhecimento Promoção da Cultura Científica e Tecnológica e Difusão do Conhecimento Convite n.º: Centro-CCT-2014-06

Leia mais

Programa de Mobilidade Nacional. Almeida Garrett. Princípios Orientadores

Programa de Mobilidade Nacional. Almeida Garrett. Princípios Orientadores Programa de Mobilidade Nacional Almeida Garrett Princípios Orientadores 2011/2012 1. Enquadramento O Programa Almeida Garrett, adiante designado por Programa AG, é o programa de mobilidade nacional de

Leia mais

CONTRATO DE SUBVENÇÃO - ACÇÕES EXTERNAS DA COMUNIDADE EUROPEIA -

CONTRATO DE SUBVENÇÃO - ACÇÕES EXTERNAS DA COMUNIDADE EUROPEIA - [Como preencher as presentes condições especiais: Os espaços entre , devem ser preenchidos com informações relevantes para o processo de concurso em questão. As frases entre [ ] só devem ser inseridas

Leia mais

PRÉMIOS VALORFITO 2016

PRÉMIOS VALORFITO 2016 NOTA PRÉVIA Os Pontos de Retoma (PR s) VALORFITO são elementos essenciais e determinantes para o funcionamento do sistema e exercem as suas funções de forma inteiramente gratuita. A sua motivação para

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE Assistência técnica às organizações de envio

Leia mais

Programa Cidadãos Manual do Promotor Anexo 3: Preenchimento do formulário de pedido de alteração. Versão 1.1

Programa Cidadãos Manual do Promotor Anexo 3: Preenchimento do formulário de pedido de alteração. Versão 1.1 Programa Cidadãos Ativ@s Manual do Promotor Anexo 3: Preenchimento do formulário de pedido de alteração Versão 1.1 É importante a leitura e a análise atenta desde documento, bem como do Manual do Promotor

Leia mais

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas

EMPREGO JOVEM ATIVO. Guia de Apoio à apresentação de candidaturas EMPREGO JOVEM ATIVO Guia de Apoio à apresentação de candidaturas Atualizado em 23.08.2018 ÍNDICE 1. Procedimentos de candidatura... 3 1.1 Efetuar o registo da entidade e do representante no portal iefponline...

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:11973-2015:text:pt:html Nigéria-Abuja: FED Apoio ao gestor orçamental regional (Comissão da Cedeao) na implementação

Leia mais

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO

NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO NORMAS PARA A EXECUÇÃO DO PROCESSO DE COFINANCIAMENTO Consideram-se no presente documento os procedimentos a observar, quer pela entidade proponente (ONGD), quer pela entidade financiadora (Camões, I.P.)

Leia mais