CINÉTICA QUÍMICA Folha 13 Prof.: João Roberto Mazzei

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CINÉTICA QUÍMICA Folha 13 Prof.: João Roberto Mazzei"

Transcrição

1 Unidade Temática: Equilíbrio Químico Professor: Roberto Mazzei 1. (Ufg 14) As reações a seguir são fundamentais para o equilíbrio ácido-base em mamíferos. H O + CO H CO HCO - + H + Com base nessas reações, conclui-se que um primata, introduzido em uma atmosfera rica em CO, após a absorção desse gás, apresentará, como resposta fisiológica imediata, uma a) hiperventilação devido à resposta bulbar decorrente do aumento da concentração de íons H + no líquido intracelular. b) hiperventilação devido à resposta renal decorrente do aumento da concentração de íons HCO no ultrafiltrado glomerular. c) hipoventilação devido à resposta bulbar decorrente do aumento da concentração de H CO no líquido intracelular. d) hipoventilação devido à resposta pulmonar decorrente do aumento da concentração de HCO nos alvéolos. e) hipoventilação devido à resposta renal decorrente do aumento H + no ultrafiltrado glomerular.. (Fmp 18) O galinho do tempo é um bibelô, na forma de um pequeno galo, que, dependendo das condições meteorológicas daquele instante, pode mudar de cor, passando de azul para rosa e viceversa. O íon [CoC l 4 ](aq) apresenta cor azul e o íon [Co(H O) 6 ](aq) apresenta cor rosa. A equação envolvida nesse processo é representada por [CoC l 4 ](aq) 6 H O ( l ) [Co(H O) 6 ](aq) 4 Cl (aq) Segundo o Princípio de Le Chatelier, a cor do galinho em um dia de sol e a expressão da constante de equilíbrio de ionização são, respectivamente, CoCl 4 a) azul e K 4 Co(HO) 6 Cl 4 Co(HO) 6 Cl b) azul e K CoCl 4 6 CoCl 4 HO c) rosa e K 4 Co(HO) 6 Cl 4 Co(HO) 6 Cl d) rosa e K 6 CoCl 4 HO

2 4 Co(HO) 6 Cl e) azul e K 6 CoCl 4 HO. (Unesp 18) Sob temperatura constante, acrescentou-se cloreto de sódio em água até sobrar sal sem se dissolver, como corpo de fundo. Estabeleceu-se assim o seguinte equilíbrio: NaCl (s) Na + (aq) + Cl - (aq) Mantendo a temperatura constante, foi acrescentada mais uma porção de NaC l (s). Com isso, observase que a condutibilidade elétrica da solução sobrenadante, a quantidade de corpo de fundo e a concentração de íons em solução. As lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por: a) não se altera aumenta aumenta b) não se altera não se altera não se altera c) não se altera aumenta não se altera d) aumenta diminui aumenta e) diminui aumenta aumenta 4. (Ufjf-pism 17) O ozônio é um gás que existe em pequenas quantidades (cerca de 1%) na troposfera, mas em maior concentração na estratosfera, constituindo a camada de ozônio. a) Na troposfera, o ozônio reage com o óxido de nitrogênio produzindo oxigênio e dióxido de nitrogênio, 4 cuja constante de equilíbrio é 6, 1. De acordo com as concentrações descritas abaixo, verifique se o sistema está em equilíbrio. Composto O NO O NO Concentração 1 (mol L ) b) Utilizando os dados para a reação do ozônio com o dióxido de nitrogênio na atmosfera, fornecidos abaixo, determine a expressão da velocidade e calcule o valor da constante de velocidade dessa reação 1 [NO ] mol L [O ] mol L 1 Velocidade mol L 1 s , , 1 4,4 1, 1 c) Na troposfera, o ozônio também reage com compostos orgânicos insaturados prejudicando a qualidade de vida dos organismos vivos. Escreva a reação de ozonólise do metilbuteno na troposfera. 5. (Ita 17) Considere as reações químicas reversíveis I e II:

3 k I. 1 BrO(aq) SO(aq) Br(aq) SO 4(aq). k II. O (g) + O (g) O (g) A respeito das reações I e II responda às solicitações dos itens a e b, respectivamente: a) Sabendo que a reação I ocorre em meio ácido e que a sua reação direta é sujeita à lei de velocidade dada por v k 1 BrO SO H, expresse a lei de velocidade para a reação reversa. b) Calcule a constante de equilíbrio da reação II dadas as seguintes reações e suas respectivas constantes de equilíbrio: hν 49 (g) (g) (g) eq. NO NO O K 4, 1 O NO NO O K, 1 (g) (g) (g) (g) eq (Uem-pas 17) O oxigênio (O ) do ar que respiramos, ao chegar aos pulmões, entra em contato com a hemoglobina (Hb) do sangue, dando origem à oxiemoglobina (HbO ), que é responsável pelo transporte de O até as células do organismo. Assim, ocorre no sangue o seguinte equilíbrio químico: Hb(aq) O(g) HbO(aq) Sobre estas informações e sobre os conceitos de equilíbrio químico, assinale o que for correto. 1) Em grandes altitudes, algumas pessoas podem sentir tonturas e fadiga, devido ao equilíbrio deslocar-se para a esquerda. ) Pessoas com maior taxa de produção de hemoglobina tendem a sentir mais o efeito da altitude. 4) A reação química apresentada trata de um equilíbrio químico homogêneo. 8) A expressão algébrica do equilíbrio químico que representa a formação de oxiemoglobina é K [Hb][O ] [HbO ]. 16) Podemos afirmar que a reação está em equilíbrio químico, pois a velocidade de formação da oxiemoglobina igualou-se à velocidade de formação da hemoglobina. 7. (Ufjf-pism 17) Segundo o princípio de Le Châtelier, se um sistema em equilíbrio é submetido a qualquer perturbação externa, o equilíbrio é deslocado no sentido contrário a esta perturbação. Assim, conforme o sistema se ajusta, a posição do equilíbrio se desloca favorecendo a formação de mais produtos ou reagentes. A figura abaixo mostra diferentes variações no equilíbrio da reação de produção de amônia de acordo com a perturbação que ocorre. N(g) H(g) NH(g)

4 Em quais tempos verifica-se um efeito que desloca o equilíbrio favorecendo os reagentes? a) t 1, t, t 6 b) t 1, t 4, t 6 c) t, t, t 4 d) t, t 4, t 5 e) t, t 5, t 6 8. (Pucsp 17) Durante uma transformação química as concentrações das substâncias participantes foram determinadas ao longo do tempo. O gráfico a seguir resume os dados obtidos ao longo do experimento. A respeito do experimento, foram feitas algumas afirmações: I. A e B são reagentes e C é o produto da reação estudada. II. A reação química estudada é corretamente representada pela equação: B C A III. Não houve consumo completo dos reagentes, sendo atingido o equilíbrio químico. IV. A constante de equilíbrio dessa reação, no sentido da formação de A, nas condições do experimento é menor do que 1. Estão corretas apenas as afirmações: a) I e IV. b) II e III. c) II e IV. d) III e IV. 9. (Ime 17) Considere a reação, em equilíbrio, de produção do alvejante gasoso dióxido de cloro, que ocorre em um sistema reacional:

5 Cl (g) NaCl O(s) Cl O(g) NaCl (s) Nessa situação, assinale a alternativa correta. a) A adição de mais clorito de sódio ao sistema desloca o equilíbrio da reação, de forma a produzir mais alvejante gasoso. b) A razão entre as constantes de equilíbrio KP K C é igual a,8568 T, em que T é a temperatura do sistema reacional, medida em kelvin. c) A retirada parcial de cloreto de sódio do sistema desloca o equilíbrio da reação, de forma a produzir menos alvejante gasoso. d) A constante de equilíbrio K P é igual à constante de equilíbrio K C. e) Para duas diferentes temperaturas do sistema reacional, desde que elevadas e compatíveis com a manutenção do equilíbrio, o valor numérico da constante de equilíbrio inalterada a produção de alvejante gasoso. 1. (Fac. Santa Marcelina - Medicin 17) Analise os gráficos dos sistemas 1 e. K P é o mesmo, mantendo Os gráficos mostram a variação da concentração de reagentes e de produtos em dois sistemas, em que ocorrem, respectivamente, as reações genéricas A ƒ B e X ƒ Y, até que ambos entrem em equilíbrio dinâmico. a) Considerando que ambos os equilíbrios ocorrem na mesma temperatura, determine qual das reações apresenta a maior constante de equilíbrio. Justifique sua resposta. b) Considere que, em um recipiente de 5 litros, foi adicionado, mol da substância A. Calcule a concentração da substância B no sistema em equilíbrio e a constante de equilíbrio para o sistema 1, sabendo que apenas % de A se converteu em B. 11. (Acafe 17) Considere os seguintes equilíbrios químicos hipotéticos e suas respectivas constantes de equilíbrio (K) sob temperatura de 4 K. A B AB K (g) (g) (g) I AB B AB K (g) (g) 5(g) II A 5 B AB K (g) (g) 5(g) III Assinale a alternativa que melhor representa o valor de a) KIII KI KII K K K b) III I II c) KIII K I (K II) K III :

6 d) K III (K I) KII 1. (Unicid - Medicina 17) Considere os equilíbrios: 1. SO(g) O(g) ƒ SO(g) 5 Kc 9,9 1 a 5 C. O(g) N(g) ƒ NO(g) Kc 4, 1 a 5 C a) Com base nos valores de Kc, informe a direção preferencial de cada um desses sistemas. b) A que fenômeno ambiental a equação 1 pode ser corretamente relacionada? Explique como ela participa da formação desse fenômeno. 1. (Fac. Albert Einstein - Medicin 17) O trióxido de enxofre (SO ) é obtido a partir da reação do dióxido de enxofre (SO ) com o gás oxigênio (O ), representada pelo equilíbrio a seguir. θ SO(g) O(g) SO(g) ΔH 198 kj A constante de equilíbrio, K C, para esse processo a 1. C é igual a 8. A respeito dessa reação, foram feitas as seguintes afirmações: I. A constante de equilíbrio da síntese do SO a C deve ser menor que 8. II. Se na condição de equilíbrio a 1. C a concentração de O é de,1mol L 1 e a concentração 1 1 de SO é de,1mol L, então a concentração de SO é de,8 mol L. III. Se, atingida a condição de equilíbrio, o volume do recipiente for reduzido sem alteração na temperatura, não haverá alteração no valor da constante de equilíbrio, mas haverá aumento no rendimento de formação do SO. IV. Essa é uma reação de oxirredução, em que o dióxido de enxofre é o agente redutor. Estão corretas apenas as afirmações: a) II e IV. b) I e III. c) I e IV. d) III e IV. 14. (Unicamp 17) Uma equação química é uma equação matemática no sentido de representar uma igualdade: todos os átomos e suas quantidades que aparecem nos reagentes também devem constar nos produtos. Considerando uma equação química e sua correspondente constante de equilíbrio, pode-se afirmar corretamente que, multiplicando-se todos os seus coeficientes por, a constante de equilíbrio associada a esta nova equação será a) o dobro da constante da primeira equação química, o que está de acordo com um produtório. b) o quadrado da constante da primeira equação, o que está de acordo com um produtório. c) igual à da primeira equação, pois ela é uma constante, o que está de acordo com um somatório. d) a constante da primeira equação multiplicada por l n, o que está de acordo com um somatório. 15. (Fuvest 17) Uma das formas de se medir temperaturas em fase gasosa é por meio de reações com constantes de equilíbrio muito bem conhecidas, chamadas de reações-termômetro. Uma dessas

7 reações, que ocorre entre o ânion tiofenolato e o,,-trifluoroetanol, está representada pela equação química Para essa reação, foram determinados os valores da constante de equilíbrio em duas temperaturas distintas. Temperatura (K) 9 5, ,4 1 Constante de equilíbrio a) Essa reação é exotérmica ou endotérmica? Explique, utilizando os dados de constante de equilíbrio apresentados. b) Explique por que, no produto dessa reação, há uma forte interação entre o átomo de hidrogênio do álcool e o átomo de enxofre do ânion.

8 GABARITO: Resposta da questão 1: [A] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] O aumento da concentração do CO nos tecidos do corpo do primata provoca a redução do ph sanguíneo para valores inferiores a 7,4 (acidose sanguínea), porque o equilíbrio químico é deslocado para a direita, no sentido de formar os íons H + e HCO -. Esse fato provocará uma resposta bulbar no sentido de aumentar a frequência respiratória (hiperventilação) e, consequentemente, o deslocamento do equilíbrio para a esquerda com a formação de CO gasoso. O consumo dos íons H + provoca a normalização do ph sanguíneo e evita a desnaturação das proteínas plasmáticas do animal. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] Com a elevação da concentração de CO o equilíbrio será deslocado para a direita, consequentemente a concentração de cátions H + aumentará e o valor do ph diminuirá. O mamífero hiperventilará para restabelecer o equilíbrio e diminuir a concentração de cátions H + no sangue. Resposta da questão : [B] Em um dia de sol ocorre a evaporação da água e o equilíbrio desloca para a esquerda, consequentemente, a cor resultante é o azul. Evapora [CoC l ](aq) 6 H O ( l ) [Co(H O) 6 ](aq) 4 Cl (aq) Deslocamento Azul para a esquerda Rosa ( l ) 4 (aq) ( l ) 6 (aq) l(aq) 1[CoC l ] 6 H O 1[Co(H O) ] 4 C H O constante (aq) Cl (aq) [Co(H O) ] K 1 [CoC l 4 ] (aq) Resposta da questão : [C] Observação 1: acrescentando-se uma porção de NaC l (s) e mantendo-se a temperatura constante a condutibilidade elétrica da solução sobrenadante não se altera, já que a concentração permanece constante e em equilíbrio com o corpo de fundo. Observação : a quantidade de corpo de fundo aumenta, pois a solução está saturada. Observação : a quantidade de íons em solução não se altera, já que a solução está saturada e atingiu o equilíbrio NaC l (s) Na (aq) C l (aq) em relação ao corpo de fundo ou precipitado.

9 Resposta da questão 4: a) Reação: O(g) NO(g) O(g) NO(g) 4 C [O 6 5 ] [NO] (11 ) (11 ) [O ] [NO ] (8 1 ) ( 1 ) K 16 1 Pelo valor do K calculado o sistema não está em equilíbrio, pois é menor que o b) Expressão de velocidade: v k [NO ] [O ] 5 5, 1 k(5 1 ) (11 ) 7 1 k 4,4 1 s c) Teremos: 4 K eq. Resposta da questão 5: a) A reação I ocorre em meio ácido e sua reação direta é sujeita à lei de velocidade dada por: vdireta k 1[BrO ][SO ][H ]. Para I: k1 BrO(aq) SO(aq) Br(aq) SO4(aq) k v1 k 1[BrO ][SO ] v k [Br ][SO 4 ] No equilíbrio v1 v. k 1[BrO ][SO ] k [Br ][SO 4 ] k 1 [Br ][SO 4 ] (a) k [BrO ][SO ] vreversa vdireta k 1[BrO ][SO ][H ] vreversa k 1[BrO ][SO ][H ] vre versa k 1 (b) [BrO ][SO ][H ] Substituindo (b) em (a), vem:

10 v Re versa [BrO ][SO ][H ] [Br ][SO 4 ] k [BrO ][SO ] v Re versa [Br ][SO 4 ] k [BrO ][SO ][H ] [BrO ][SO ] [Br ][SO 4 ] vre versa k [BrO ][SO ][H ] [BrO ][SO ] [Br ][SO 4 ] vre versa k [BrO ] [SO ][H ] [BrO ] [SO ][SO ] [H ][Br ][SO 4 ] vre versa k (Lei da velocidade para a reação reversa) [SO ] b) Cálculo da constante de equilíbrio da reação II: O(g) O(g) O(g) [O ] KII [O ][O] hυ 49 [NO][O] NO (g) NO(g) O(g) Keq. 4, 1 [NO ] hυ 4 [NO ][O ] O(g) NO(g) NO(g) O(g) Keq., 1 [O ][NO] 49 [NO][O] [NO ] [O] 4, 1 (1) [NO 49 ] [NO] 4, 1 4 [NO ][O ] 4 [NO ] [O ], 1, 1 () [O ][NO] [NO] [O ] Substituindo (1) em (), vem: 4 [O] [O ], , 1 [O ] [O ] 1 KII [O 49 4 ][O] 4, 1, KII,15 1 1,5 1 Resposta da questão 6: = 17. [1] Correta. Em elevadas altitudes o ar é rarefeito, com isso, ocorre a diminuição da concentração de oxigênio, deslocando o equilíbrio no sentido dos reagentes (esquerda). [] Incorreta. A produção de hemoglobina irá deslocar o equilíbrio para a direita, diminuindo o efeito da altitude. [4] Incorreta. O equilíbrio é heterogêneo, pois as substâncias estão em diferentes estados físicos. [8] Incorreta. A expressão de equilíbrio será:

11 K [HbO ] [Hb] [O ] [16] Correta. O equilíbrio químico acontece no momento que a velocidade da reação direta é igual da reação inversa. Resposta da questão 7: [D] Para que o equilíbrio se desloque para a esquerda, favorecendo os reagentes, deve haver a diminuição da quantidade de reagente ou aumento da quantidade de produto, fato observado nos tempos: t, t 4, t 5 t aumento acentuado de NH t4 diminuição acentuada do reagente N t5 diminuição acentuada do reagente H Resposta da questão 8: [B] [I] Incorreta. B e C são reagentes e A é o produto da reação estudada. [II] Correta. A reação química estudada é corretamente representada pela equação: B C A

12 B : C : A,4 :,8 :,4 (proporção) 1 : : 1 (proporção) Conclusão:,4B,8C,4 A ou 1B C 1 A. [III] Correta. Não houve consumo completo dos reagentes, sendo atingido o equilíbrio químico. [IV] Incorreta. A constante de equilíbrio dessa reação, no sentido da formação de A, nas condições do experimento é maior do que 1. B C A K [A] [B][C] equilíbrio,4 Kequilíbrio 16, ,67,6 (,) K 1. equilíbrio

13 Resposta da questão 9: [B] [A] Incorreta. A adição de mais clorito de sódio sólido ao sistema não desloca o equilíbrio, pois sua concentração é constante. Clorito de sódio Cl (g) NaCl O(s) Cl O (g) NaCl (s) [Cl O (g) ] Kequilíbrio 1 [C l (g) ] [B] Correta. Cl (g) NaCl O (s) Cl O(g) NaCl (s) [Cl O (g) ] KC 1 [C l (g) ] Δn K P K C (R T) (p CO l ) (g) KP 1 (p Cl ) (g) 1 1 R,8 atm L mol K ; T; Δn 1 1 KP Δn (R T) KC KP 1 (,8 T),8 T KC Conclusão: a razão entre as constantes de equilíbrio KP K C é igual a,8568 T, em que T é a temperatura do sistema reacional, medida em kelvin. [C] Incorreta. A retirada parcial de cloreto de sódio do sistema não desloca o equilíbrio da reação, pois sua concentração é constante. Cloreto Clorito de sódio de sódio Cl (g) NaCl O(s) Cl O(g) NaCl (s) [Cl O (g) ] Kequilíbrio 1 [C l (g) ] [D] Incorreta. A constante de equilíbrio K K,8 T P C [E] Incorreta. O valor numérico da constante de equilíbrio ΔG R T l nkp, R T logkp ΔG logkp, R T Resposta da questão 1: a) Considerando ambos os equilíbrios: K P não é igual à constante de equilíbrio K C. K P varia com a temperatura.

14 A ƒ B [B] K1 [A] [A] [B] K1 1 Conclusão : K K1 X ƒ Y [Y] K [X] [Y] [X] K 1 A reação X ƒ Y apresenta a maior constante de equilíbrio. b) Em um recipiente de 5 litros, foi adicionado, mol da substância A: na, mol [A],6 mol L V 5 L A ƒ B 1, 44 4,6 4 mol L,1 mol L (durante),1mol L (,6 1 44,1) 4 4 mol L,1 mol L (equilíbrio),48 [B],1 K1 [A],48 K1,5,6 mol L mol L (início) Resposta da questão 11: [C]

15 A(g) B(g) AB (g) (manter) AB(g) B(g) AB 5(g) (multiplicar por ) A(g) 5 B(g) AB5(g) A(g) B(g) AB(g) KI AB(g) B(g) AB 5(g) (K II) A(g) 5B(g) AB5(g) KIII KIII K I (K II) Resposta da questão 1: a) Kc alto indica deslocamento para o lado dos produtos, pois o Kc é diretamente proporcional a SO. Kc baixo alto indica deslocamento para o lado dos reagentes, pois o Kc é inversamente proporcional a N. O e b) A formação da chuva ácida. A reação que dá origem ao fenômeno será: S(s) O(g) ƒ SO(g) SO(g) O(g) ƒ SO(g) SO(g) H O( l ) ƒ HSO4(aq) S(s) O(g) H O( l ) ƒ HSO4(aq) Resposta da questão 1: [D] [I] Incorreta. A constante de equilíbrio x v k[r] (K C) da síntese do SO a C deve ser maior que 8. Neste caso, de acordo com a equação de Arrhenius, quanto menor a temperatura, menor o valor de k e, consequentemente de K C : Eativação RT k A e k e A Eativação RT [II] Incorreta. Se na condição de equilíbrio a 1 C a concentração de O é de,1mol L 1 e a concentração de SO é de,1mol L 1, então a concentração de SO é de 5, 1 mol L. A constante de equilíbrio, K C, para esse processo a 1 C é igual a 8.

16 SO O SO K (g) (g) (g) [SO ] C [SO ] 8 [SO ] [O ] (,1) (,1) [SO ] 8 (,1) (,1) 4 [SO ] 8 (,1) (,1) 8 1 [SO ] 5, 1 mol L [III] Correta. Se, atingida a condição de equilíbrio, o volume do recipiente for reduzido sem alteração na temperatura, não haverá alteração no valor da constante de equilíbrio, mas haverá aumento no rendimento de formação do SO. P V k (T constante) P V k (T constante) SO(g) 1O(g) SO(g) 14 4 volumes volumes Deslocamento no sentido do menor volume (para a direita) volumes volumes [IV] Correta. Essa é uma reação de oxirredução, em que o dióxido de enxofre é o agente redutor. Agente Agente redutor oxidante } } } S{ O(g) O(g) S{ O(g) Oxidação 6 S S e Redução O e O Resposta da questão 14: [B] Supondo a formação de 1mol de uma espécie química nas condições abaixo: 1 1 A B 1 AB ΔG { f x kj mol Energia livre de formação ΔGreação ΔGf R T l n K No equilíbrio ΔGreação.

17 f f f ΔG R T l nk ΔG R T l n K l nk, log K ΔG R T, log K x R T, log K x log K R 1 44 T, 4 4 K 1 b b Dobrando os valores dos coeficientes: 1 A 1B AB ΔG { f x kj mol Energia livre de formação ΔGreação ΔGf R T l n K ' No equilíbrio ΔGreação. ΔG f R T l n K ' ΔG f R T l n K ' l n K, log K ' ΔG f R T, log K ' x R T, log K ' x log K ' R T, log K ' R T, b K ' 1 b K ' (1 ) Conclusão: K' K. Resposta da questão 15: a) A partir dos dados fornecidos na tabela: K Temperatura (K) equilíbrio Constante de equilíbrio 9 5, ,4 1 [P] (reação direta) [R] [P] [R] direita (maior valor da constan te de equilíbrio) [P] [R] esquerda (menor valor da constan te de equilíbrio)

18 9 Verifica-se que a constante de equilíbrio diminui (5,6 1 7,4 1 ) com a elevação da temperatura ( K 5 K). Conclusão: o rendimento da reação direta diminui com a elevação da temperatura, consequentemente, trata-se de um processo exotérmico. b) A forte interação entre o átomo de hidrogênio do álcool e o átomo de enxofre do ânion se deve ao fato de ocorrer uma interação do tipo dipolo-ânion, ou seja, o átomo de hidrogênio ligado ao oxigênio δ δ se comporta com um próton (está polarizado; (O H)) e atrai o par de elétrons presente no átomo de enxofre presente no ânion.

19 ABRAÇOS A TODOS E BONS ESTUDOS!!

Substância CO NO 2 CO 2. 0,5%. A concentração de íons cianeto nessa solução, em. mol L, é igual a: 2, b) 5, c) 2, d) 5,0 10 2

Substância CO NO 2 CO 2. 0,5%. A concentração de íons cianeto nessa solução, em. mol L, é igual a: 2, b) 5, c) 2, d) 5,0 10 2 [AE-9 ] 0. (Ufrgs 08) onsidere os dados termodinâmicos da reação abaixo, na tabela a seguir. O(g) NO(g) O(g) NO(g) Substância O NO O NO H f (kj mol ) 0,5, 9,5 90, 0. (Enem 05) Hipóxia ou mal das alturas

Leia mais

QUI 01 PROF. Claudio Equilíbrio químico e ph

QUI 01 PROF. Claudio Equilíbrio químico e ph facebook.com/proj.medicina QUI 01 PROF. Claudio Equilíbrio químico e ph RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE AULA 1. (Unifesp 017) Certo produto utilizado como tira-ferrugem contém solução aquosa de ácido oxálico,

Leia mais

Curso Semiextensivo LISTA EXERCÍCIOS Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso

Curso Semiextensivo LISTA EXERCÍCIOS Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso Curso Semiextensivo LISTA EXERCÍCIOS Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso EQUILÍBRIO QUÍMICO 1. (Enem 015) Hipóxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O ) no sangue arterial

Leia mais

Química C Extensivo V. 6

Química C Extensivo V. 6 l HCl O N GABARITO Química C Extensivo V 6 Exercícios 01 18 01 Errada S 8 é substância pura simples (formada por um único elemento 0 Certa 0 Errada São exotérmicas, ΔH negativo, com liberação de calor

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g)

CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade (rapidez) das reações. Exemplo a síntese do HCl: H 2 (g) + Cl 2 (g) 2HCl(g) TEORIA DAS COLISÕES Para que ocorra uma reação química, os reagentes devem ter uma certa

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 2 - Aula 25 a 28 - Equilíbrio Químico - Conceitos gerais e cálculo (Kc e Kp) 1. (Unicid - Medicina 2017) Considere os equilíbrios: 1. 2 SO 2 (g) + O 2 (g) 2 SO 3 (g) 25 Kc =

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:QUÌMICA SÉRIE: 3º ALUNO(a): Entrega dia 16/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

QUÍMICA. Equilíbrio Químico. Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores - Parte 3. Prof ª.

QUÍMICA. Equilíbrio Químico. Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores - Parte 3. Prof ª. QUÍMICA Equilíbrio Químico Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. - Parte 3 Prof ª. Giselle Blois Exercício: Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. 1. (PUC-RS) Um equilíbrio envolvido na formação

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON

COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE QUÍMICA PROF. RICARDO MENON COLÉGIO MONJOLO 1 SEMESTRE - 2018 QUÍMICA PROF. RICARDO MENON Aluno(a): Série: SuperExatas LISTA DE EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO QUÍMICO 1) Escreva a equação de equilíbrio para as seguintes reações: a) N2(g)

Leia mais

Lista de exercícios Equilíbrios

Lista de exercícios Equilíbrios 1. (Pucrj 008) Para a síntese do metanol, foram utilizadas as seguintes concentrações das espécies em quantidade de matéria: [CO] = 1,75 mol L -1, [H ] = 0,80 mol L -1 e [CH 3 OH] = 0,65 mol L -1 Ao se

Leia mais

Unidade Temática: Cinética Química

Unidade Temática: Cinética Química www.professormazzei.com CINÉTICA QUÍMICA Folha Unidade Temática: Cinética Química. (Enem ª aplicação 00) Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir, destacam-se três exemplos

Leia mais

Lista de Exercícios Revisão AA6 4º Bimestre Prof. Benfica. dizer qual é o efeito de cada um dos seguintes fatores sobre o equilíbrio inicial:

Lista de Exercícios Revisão AA6 4º Bimestre Prof. Benfica. dizer qual é o efeito de cada um dos seguintes fatores sobre o equilíbrio inicial: Lista de Exercícios Revisão AA6 4º Bimestre Prof. Benfica 1) Para a reação em equilíbrio: PCl 3(g) + Cl 2(g) PCl5(g) dizer qual é o efeito de cada um dos seguintes fatores sobre o equilíbrio inicial: a)

Leia mais

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é Kc = 6,45 x 10 5. a) em que concentração

Leia mais

AULA 16 Deslocamento de Equilíbrio

AULA 16 Deslocamento de Equilíbrio AULA 16 Deslocamento de Equilíbrio Quando um sistema atinge o estado de equilíbrio, ele tende a permanecer nesse estado desde que não ocorra nenhuma perturbação externa. Le Chatelier quando estudou os

Leia mais

A B EQUILÍBRIO QUÍMICO. H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl. % Ach

A B EQUILÍBRIO QUÍMICO. H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl. % Ach A B EQUILÍBRIO QUÍMICO H 2 + 2ICl I 2 + 2HCl!. % % Ach. Ac 1 Equilíbrio Químico - Reversibilidade de reações químicas A B Exemplo: N 2 (g) + 3H 2 (g) 2NH 3 (g) equilíbrio dinâmico aa + bb yy + zz Constante

Leia mais

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota (Fuvest) A uma determinada temperatura, as substâncias HI, H2 e I2 estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em

Leia mais

Equilíbrio Químico. Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação

Equilíbrio Químico. Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação Equilíbrio Químico 1 Equilíbrio Químico Estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de uma reação Equilíbrio dinâmico: as reações direta e inversa ocorrem

Leia mais

PAG Química Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é

PAG Química Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é Kc = 6,45 x 10 5. a) em que concentração de O 2 as concentrações de NO 2 e de NO são

Leia mais

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei 01. A cisteína é um aminoácido que contém enxofre e é encontrada na feijoada, devido às proteínas da carne e derivados. A reação de conversão da cisteína em cistina ocorre de acordo com a seguinte equação

Leia mais

Equilíbrio Químico. Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade

Equilíbrio Químico. Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade Equilíbrio Químico Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade 117 EQUILÍBRIO QUÍMICO Situação na qual as concentrações dos participantes da reação n ã o se alteram, pois as rea ç õ es direta

Leia mais

Ligações e Equilíbrio Químico

Ligações e Equilíbrio Químico Ligações e Equilíbrio Químico Ligações e Equilíbrio Químico 1. (FUVEST) A hemoglobina (Hb) é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio. Nesse processo, a hemoglobina se transforma em oxi-hemoglobina

Leia mais

Exercícios de Equilíbrio Químico

Exercícios de Equilíbrio Químico Exercícios de Equilíbrio Químico 1. Para a produção de energia, os mamíferos oxidam compostos de carbono nos tecidos, produzindo dióxido de carbono gasoso, CO (g), como principal subproduto. O principal

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

N 2 O 4(g) 2NO 2(g) incolor castanho

N 2 O 4(g) 2NO 2(g) incolor castanho Equilíbrios Químicos Conceito de equilíbrio químico Primeira experiência N 2 O 4(g) 2NO 2(g) incolor castanho Análise microscópica N 2 O 4(g) 2NO 2(g) incolor castanho Pela reação: 1 mol de N 2 O 4 2 mols

Leia mais

Química Aplicada EQUILÍBRIO QUÍMICO

Química Aplicada EQUILÍBRIO QUÍMICO Química Aplicada EQUILÍBRIO QUÍMICO Equilíbrio Químico Todas as reações tendem alcançar o equilíbrio químico Quando as velocidades das reações direta e inversa forem iguais e as concentrações dos reagentes

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira Exercícios sobre Equilíbrio Químico EXERCÍCIOS 1. Para a produção de energia, os mamíferos oxidam compostos de carbono nos tecidos, produzindo dióxido

Leia mais

Lista de exercícios de Química nº 10

Lista de exercícios de Química nº 10 Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Lista de exercícios de Química nº 10 Revisão dos principais tópicos sobre Equilíbrio

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 2 - Aula 29 - Equilíbrio Químico - Deslocamento de equilíbrio 1. (Fac. Santa Marcelina - Medicin 2017) Em indústrias de galvanização, os efluentes são comumente contaminados

Leia mais

LABORATÓRIO DE QUÍMICA QUI126 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS

LABORATÓRIO DE QUÍMICA QUI126 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS Exercício 1. (UFMG, Adapt.) O rótulo de uma garrafa de vinagre indica que a concentração de ácido acético (CH3COOH) é 42g/L. A fim de verificar se a concentração da solução ácida corresponde à indicada

Leia mais

3. Exemplo prático: escreva a equação de Kc para a formação da amônia.

3. Exemplo prático: escreva a equação de Kc para a formação da amônia. 1. Defina. 2. Qual o significado de Kc? E Kp? 3. Exemplo prático: escreva a equação de Kc para a formação da amônia. 4. Qual a relação entre Kp e Kc? O que significa uma variação de número de mols nula?

Leia mais

Cinética e Eq. Químico Folha 10 João Roberto Fortes Mazzei

Cinética e Eq. Químico Folha 10 João Roberto Fortes Mazzei 01. Em um recipiente de 500 ml, encontram-se, em condições de equilíbrio, 10 mol/l de H 2 (g) e 0,01 mol/l de I 2 (g). Qual é a concentração do HI(g), sabendo-se que, nas condições do experimento, a constante

Leia mais

FCAV/ UNESP Jaboticabal

FCAV/ UNESP Jaboticabal FCAV/ UNESP Jaboticabal Disciplina: Química Geral Assunto: Equilíbrio Químico Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. Assunto: Equilíbrio Químico Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. Assunto: Equilíbrio Químico Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: Química Geral Assunto: Equilíbrio Químico Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado

Leia mais

BC Transformações Químicas

BC Transformações Químicas Transformações Químicas BC0307 Prof. Anderson O. Ribeiro http://www.andersonorzari.com BC 0307 Transformações Químicas ANDERSON ORZARI RIBEIRO Bloco B, 10º andar - Sala 1043 www.andersonorzari.com Transformações

Leia mais

c) Escreva a reação química de decomposição da azida de sódio formando sódio metálico e nitrogênio gasoso.

c) Escreva a reação química de decomposição da azida de sódio formando sódio metálico e nitrogênio gasoso. O sistema de airbag de um carro é formado por um sensor que detecta rápidas diminuições de velocidade, uma bolsa inflável e um dispositivo contendo azida de sódio (NaN 3 ) e outras substâncias secundárias

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 10 http://pesquisa.ufabc.edu.br/pologroup/transformacoes_quimicas.html Para saber a concentração

Leia mais

Aula: Equilíbrio Químico 2

Aula: Equilíbrio Químico 2 ACH4064 LQRQ 2 Aula: Equilíbrio Químico 2 (Cap. 9, 10 e 11 - Atkins Cap. 16, 17 e 18 vol.2 - Kotz) Káthia M. Honório 2 º semestre/2017 Equílibrio Químico Parte 2 1. Princípio de Le Châtelier 2. Equilíbrio

Leia mais

2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos

2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos Nome: nº. 2.a SÉRIE: Ensino: Médio Valor: 4,0 (quatro) pontos Prof. PH Disciplina: Química Lista de Exercícios valor 4,0 (quatro) pontos DATA DE ENTREGA: 10 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA) Equilíbrio Químico

Leia mais

Prof. Giacometto. Lista de Exercícios EQUILÍBRIO QUÍMICO MOLECULAR: PLUS. VI. Ni + 4CO Ni(CO) ; K II. 2 CO 2CO + O ; K III.

Prof. Giacometto. Lista de Exercícios EQUILÍBRIO QUÍMICO MOLECULAR: PLUS. VI. Ni + 4CO Ni(CO) ; K II. 2 CO 2CO + O ; K III. Prof. Giacometto Lista de Exercícios EQUILÍBRIO QUÍMICO MOLECULAR: PLUS 01) Considere as reações químicas a seguir, todas em equilíbrio químico e à mesma temperatura, com suas constantes em termos de concentração

Leia mais

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran FCAV/ UNESP Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado tempo, pelo menos

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Equilíbrio Químico EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (PUC-RS) Dada a expressão da constante de equilíbrio em termos de concentração de produtos e reagentes a equação química que pode ser representada por essa

Leia mais

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: Terça-feira, 11/09/2012 Tema da aula: Deslocamento de equilíbrios químicos (Princípios de Le Chatelier) Quando um sistema

Leia mais

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha Semana 19 Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Renan Micha Ao adicionarmos solutos não voláteis a um solv EXERCÍCIOS DE AULA 1. 2NaHCO 3(s) Na 2CO 3(s) + CO 2(g) + H 2O (g) Relativamente à equação

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 EQUILÍBRO QUÍMICO 2 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 8 APRESENTAÇÃO... 4 CAPÍTULO 8... 5 1. INTRODUÇÃO... 5 2. REAÇÃO REVERSÍVEL... 6 3. CLASSIFICAÇÃO DO EQUILÍBRIO...

Leia mais

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica

Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica Lista de Exercícios Lei de Hess, Cinética Química e Equilíbrio Químico Prof. Benfica 1) A entalpia da reação (I) não pode ser medida diretamente em um calorímetro porque a reação de carbono com excesso

Leia mais

Equilíbrio Profº Jaison

Equilíbrio Profº Jaison Equilíbrio Profº Jaison Equilíbrio Químico Todas as reacções tendem alcançar o equilíbrio químico Quando as velocidades das reacções directa e inversa forem iguais e as concentrações dos reagentes e dos

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B

EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B EQUILÍBRIO QUÍMICO CURCEP UNIDADE 09 QUÍMICA B 01 - (UFPR) O íon cromato (CrO 4 ) de cor amarela e o íon dicromato (CrO7 ) de cor laranja podem ser utilizados em processos de eletrodeposição para produzir

Leia mais

Princípios de equilíbrio químico

Princípios de equilíbrio químico Princípios de equilíbrio químico https://pt.wikipedia.org/wiki/fenolftale%c3%adna Processos irreversíveis: ΔG = ΔH TΔS < 0 2a Lei da TD: ΔS universo = ΔS sistema ΔS vizinhança > 0 Macroscopicamente

Leia mais

EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO

EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO EXPERIÊNCIA 9 PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO 1. OBJETIVOS No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Dada a equação química de um equilíbrio, escrever a expressão para a constante

Leia mais

É (são) correta(s) a(s) afirmação(ões):

É (são) correta(s) a(s) afirmação(ões): 01) (UFPR-PR) Os gases hidrazina (N 2H 4) e dióxido de nitrogênio reagem produzindo vapor d água e gás dinitrogênio (nitrogênio molecular). O processo da reação de um mol de hidrazina e um mol de dióxido

Leia mais

Equilíbrio é um estado em que não há mudanças observáveis, com passar do tempo.

Equilíbrio é um estado em que não há mudanças observáveis, com passar do tempo. Equilíbrio Químico Equilíbrio é um estado em que não há mudanças observáveis, com passar do tempo. Equilíbrio químico é alcançado quando: as taxas das reações direta e inversa são iguais e não são iguais

Leia mais

17) (UECE) Para a reação: 2X + Y 3T + 2Z, foram realizados cinco experimentos cujos resultados foram:

17) (UECE) Para a reação: 2X + Y 3T + 2Z, foram realizados cinco experimentos cujos resultados foram: EQUILÍBRIO QUÍMICO 1) (UNESP) Em uma das etapas da fabricação do ácido sulfúrico ocorre a reação SO 2 (g) + 1/2 O 2 (g) SO 3 (g) Sabendo-se que as constantes de equilíbrio da reação diminuem com o aumento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Campus Mossoró. Equilíbrio Químico. Albino O.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Campus Mossoró. Equilíbrio Químico. Albino O. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Campus Mossoró Equilíbrio Químico Albino O. Nunes SUMÁRIO OBJETIVOS; INTRODUÇÃO; DEFINIÇÃO; CONCEITOS BÁSICOS DE EQUILÍBRIO;

Leia mais

EXAME Questões Objetivas

EXAME Questões Objetivas V Questões Objetivas EXAME 2010 RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questão 01. ( Peso 2) O gráfico abaixo apresenta as cinco primeiras energias de

Leia mais

P4 PROVA DE QUÍMICA GERAL 02/12/08

P4 PROVA DE QUÍMICA GERAL 02/12/08 P4 PROVA DE QUÍMICA GERAL 0/1/08 Nome: Nº de Matrícula: GABARITO Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,5 a,5 3 a,5 4 a,5 Total 10,0 Constantes e equações: R = 0,08 atm L mol -1 K -1 = 8,314

Leia mais

Exercícios de Revisão 4º Bimestre Ensino Médio Química: Setor A 2ª Série Professor Diego

Exercícios de Revisão 4º Bimestre Ensino Médio Química: Setor A 2ª Série Professor Diego Exercícios de Revisão 4º Bimestre Ensino Médio Química: Setor A 2ª Série Professor Diego 1. (UEMG) O gráfico mostra a variação das velocidades das reações direta e inversa em função do tempo para o processo

Leia mais

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: Terça-feira, 11/09/2012 Tema da aula: Equilíbrio químico, Kc e Kp Em reações reversíveis, o equilíbrio químico é atingido

Leia mais

Equilíbrio Químico. Prof. Alex Fabiano C. Campos. Processos Reversíveis e Irreversíveis

Equilíbrio Químico. Prof. Alex Fabiano C. Campos. Processos Reversíveis e Irreversíveis Equilíbrio Químico Prof. Alex Fabiano C. Campos Processos Reversíveis e Irreversíveis Algumas reações são irreversíveis, ou seja, uma vez obtidos os produtos não há previsão espontânea de regeneração dos

Leia mais

CONSTANTE DE EQUILÍBRIO

CONSTANTE DE EQUILÍBRIO EQUILÍBRIO QUÍMICO CONSTANTE DE EQUILÍBRIO A maneira de descrever a posição de equilíbrio de uma reação química é dar as concentrações de equilíbrio dos reagentes e produtos. A expressão da constante de

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) EQUILÍBRIO QUÍMICO T 1 T 2 T 2 > T 1 N 2 O 4 (g) 2NO 2 (g) EQUILÍBRIO

Leia mais

Cinética e Eq. Químico Folha 09 João Roberto Fortes Mazzei

Cinética e Eq. Químico Folha 09 João Roberto Fortes Mazzei 01. (IME) Um mol de ácido acético é adicionado a um mol de álcool etílico. Estabelecido o equilíbrio, 50 % do ácido é esterificado. Calcule o número de mols de éster quando um novo equilíbrio for alcançado,

Leia mais

P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 18/06/05

P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 18/06/05 P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 18/06/05 Nome: Nº de Matrícula: (Gabarito) Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,0 a,0 3 a,0 4 a,0 5 a,0 Total 10,0 Constantes K w [H + ] [OH - ] 1,0 x 10-14 a

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Equilíbrios químicos Equilíbrios iônicos Recuperação do 3 Bimestre disciplina Química 2ºano Lista de exercícios - (PUC-SP) O metanol (CH 3 OH) é um combustível

Leia mais

Lista de exercícios Equilíbrio Químico

Lista de exercícios Equilíbrio Químico Lista de exercícios Equilíbrio Químico Ludmila Ferreira e Eliane de Sá Cavalcante Problema 1 (OCQ - 2011) O sulfato de cobre pode ser reduzido pelo oxigênio gasoso, para obtenção do metal. Cu 2 S (s) +

Leia mais

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados.

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados. Prova de Acesso de Química Maiores de 23 Anos Candidatura 2015-2016 / Candidatos oriundos de outros sistemas de ensino 2015/2016 15 de Junho de 2016 10h00 12h30 ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente

Leia mais

Departamento de Física e Química Química Básica Rodrigo Vieira Rodrigues

Departamento de Física e Química Química Básica Rodrigo Vieira Rodrigues Departamento de Física e Química Química Básica Rodrigo Vieira Rodrigues Equilíbrio Químico Todas as reações tendem alcançar o equilíbrio químico Quando as velocidades das reações directa e inversa forem

Leia mais

química EQUILÍBRIO QUÍMICO Lista de Exercícios EXTENSIVO - MANHÃ 1. (Ita) A constante de equilíbrio da reação H 2 O(g) + Cl 2 O(g) = 2HOCl(g).

química EQUILÍBRIO QUÍMICO Lista de Exercícios EXTENSIVO - MANHÃ 1. (Ita) A constante de equilíbrio da reação H 2 O(g) + Cl 2 O(g) = 2HOCl(g). EXTENSIVO - MANHÃ química EQUILÍBRIO QUÍMICO Lista de Exercícios 1. (Ita) A constante de equilíbrio da reação H 2 O(g) + Cl 2 O(g) = 2HOCl(g). a 25 C, é Kc = Kp = 0,0900. Recipientes fechados numerados

Leia mais

Ba 2+ (aq) + CrO 4. 2 (aq)

Ba 2+ (aq) + CrO 4. 2 (aq) Experiência 9: ESTUDO DO EQUILÍBRIO CROMATO-DICROMATO 1. Objetivos Ao final desta atividade experimental espera-se que o aluno seja capaz de: - A partir da equação química de um sistema em equilíbrio escrever

Leia mais

Universidade Federal do ABC. Disciplina: Transformações Químicas. Equilíbrio Químico. Hueder Paulo M. de Oliveira. Santo André - SP 2018.

Universidade Federal do ABC. Disciplina: Transformações Químicas. Equilíbrio Químico. Hueder Paulo M. de Oliveira. Santo André - SP 2018. Universidade Federal do ABC Disciplina: Transformações Químicas Equilíbrio Químico Hueder Paulo M. de Oliveira Santo André - SP 2018.1 EQUILÍBRIO QUÍMICO Transformação Química: É o processo de mudança

Leia mais

Professor Haroldo. Equilíbrio Químico

Professor Haroldo. Equilíbrio Químico Professor Haroldo Equilíbrio Químico - Irreversibilidade de Processos: Um processo irreversível é aquele que só ocorre em um sentido. A B Exemplo: Papel cinzas. - Reversibilidade de Processos: Um processo

Leia mais

Cinética Química. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 14, 15, 16 e 18/07/2015. Material de Apoio para Monitoria

Cinética Química. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 14, 15, 16 e 18/07/2015. Material de Apoio para Monitoria Cinética 1. (PUCMG -2004) A amônia (NH3) é uma substância química muito importante para a indústria. Ela é utilizada na preparação dos produtos de limpeza, dos explosivos, dos fertilizantes, das fibras

Leia mais

3ª Série/Vestibular (A) C 5 H 10 (B) C 4 H 8 (C) C 4 H 10 (D) C 5 H 8 (E) C 6 H Na estrutura:, encontramos: (A) 4 carbonos primários;

3ª Série/Vestibular (A) C 5 H 10 (B) C 4 H 8 (C) C 4 H 10 (D) C 5 H 8 (E) C 6 H Na estrutura:, encontramos: (A) 4 carbonos primários; 3ª Série/Vestibular 21. A fórmula da menor estrutura formada apenas por carbono e hidrogênio de cadeia acíclica etínica, que apresenta carbono quiral, é: (A) C 5 H 10 (B) C 4 H 8 (C) C 4 H 10 (D) C 5 H

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 18 EQUILÍBRIO QUÍMICO - EXERCÍCIOS

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 18 EQUILÍBRIO QUÍMICO - EXERCÍCIOS QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 18 EQUILÍBRIO QUÍMICO - EXERCÍCIOS Como pode cair no enem (ENEM) Sabões são sais de ácidos carboxílicos e cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos

Leia mais

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei 01. O ácido cianídrico tem ampla aplicação industrial, sendo matéria-prima para a fabricação de vários bens de consumo. Entretanto, ao trabalhar-se com essa substância deve-se tomar o devido cuidado. Esse

Leia mais

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 27/10/12

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 27/10/12 P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 27/10/12 Nome: Nº de Matrícula: GABARITO Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 4 a 2,5 Total 10,0 Dados: T (K) = T ( C) + 273,15 R = 8,314

Leia mais

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 2ª série do EM DISCIPLINA: QUÍMICA 1 Caderno Número(s) da(s) Assuntos aula(s) 06 15, 16 e 17 Misturas de soluções com reação e titulação. 06 18 e 19 Termoquímica 07 28

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA

LISTA DE RECUPERAÇÃO QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO IV Bimestre Professor: XUXU SÉRIE: 3º ANO DATA: 10 / 10 / 016 Matéria Abordada: Características de Equilíbrio Químico, Deslocamento de Equilíbrio Químico, Cálculo de Kc e Kp. 01 -

Leia mais

GABARITO - QUÍMICA - Grupo A

GABARITO - QUÍMICA - Grupo A GABARITO - QUÍMICA - Grupo A 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor O teor do íon Cl - existente nos fluidos corporais pode ser determinado através de uma analise volumétrica do íon Cl - com o íon

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento 2015 Qui Equilibrio Quimico

Exercícios de Aprofundamento 2015 Qui Equilibrio Quimico Exercícios de Aprofundamento 05 Qui Equilibrio Quimico. (Fgv 05) Os automóveis são os principais poluidores dos centros urbanos. Para diminuir a poluição, a legislação obriga o uso de catalisadores automotivos.

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 16 EQUILÍBRIO QUÍMICO: K P E K C

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 16 EQUILÍBRIO QUÍMICO: K P E K C QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 16 EQUILÍBRIO QUÍMICO: K P E K C velocidade [ ] ( mol/l ) V 1 V 2 V = V 1 2 Produto Reagente te tempo tempo [ H 2].[ A K C = [ HA ] 2 2 ] 5 2 2 x = (1 2x) 2 5 2 2 x = (1~ x) 2

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Considere a reação exotérmica de formação do trióxido de enxofre, a partir do dióxido: 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) A 900 K, K p = 40,5 atm -1 e ΔH = -198 kj.

Leia mais

Equilíbrio Químico. Considerando as duas reações (direta e inversa) como processos elementares, podemos escrever:

Equilíbrio Químico. Considerando as duas reações (direta e inversa) como processos elementares, podemos escrever: Em um sistema fechado, um estado de equilíbrio entre reagentes e produtos sempre tende a ser atingido. Trata-se de um equilíbrio dinâmico entre duas reações reversíveis: uma direta e outra inversa. No

Leia mais

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei Reações completas ou irreversíveis São reações nas quais os reagentes são totalmente convertidos em produtos, não havendo sobra de reagente, ao final da

Leia mais

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 12/05/12

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 12/05/12 P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 12/05/12 Nome: GABARITO Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 4 a 2,5 Total 10,0 Dados: T (K) = T ( C) + 273,15 R = 8,314

Leia mais

QUESTÃO 46 QUESTÃO 47 QUESTÃO 48 P R O V A D E Q UÍMICA I

QUESTÃO 46 QUESTÃO 47 QUESTÃO 48 P R O V A D E Q UÍMICA I 18 P R O V A D E Q UÍMICA I QUESTÃO 46 O número de oxidação (ox) de um elemento quantifica seu estado de oxidação. Qual é o ox de Cr no ânion Cr 2 O 7 2-? a) +3 b) +5 c) +6 d) +7 QUESTÃO 47 Considere o

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 4º BIMESTRE - 3º ANO. 2 SO O 2 SO (Reação A) SO H O H SO (Reação B) Professor: GIL KENNEDY DATA: 03 / 10 / 2016

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 4º BIMESTRE - 3º ANO. 2 SO O 2 SO (Reação A) SO H O H SO (Reação B) Professor: GIL KENNEDY DATA: 03 / 10 / 2016 LISTA DE RECUPERAÇÃO 4º BIMESTRE - 3º ANO Professor: GIL KENNEDY DATA: 3 / / 6. (ITA) Uma reação hipotética de decomposição de uma substância gasosa catalisada em superfície metálica tem lei de velocidade

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Química SÉRIE: 2º ANO DATA: 04 / 10 / mol L s, a velocidade de desaparecimento do ozônio na

LISTA DE RECUPERAÇÃO. Química SÉRIE: 2º ANO DATA: 04 / 10 / mol L s, a velocidade de desaparecimento do ozônio na LISTA DE RECUPERAÇÃO Professor: Rodney Química SÉRIE: º ANO DATA: 04 / 10 / 016 Conteúdo para a recuperação do 3º Bimestre : Cinética Química Equilíbrio Químico 1. Os veículos emitem óxidos de nitrogênio

Leia mais

b) O que acontecerá com a velocidade se duplicarmos a concentração molar de Br 2?

b) O que acontecerá com a velocidade se duplicarmos a concentração molar de Br 2? PROFESSOR: Roberto Mafra BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA INORGÂNICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= 01- A reação global

Leia mais

Quí. Monitor: João Castro

Quí. Monitor: João Castro Quí. Professor: Carlos Vitorino Monitor: João Castro Exercícios sobre princípio de Le Chatelier EXERCÍCIOS 1. Recifes de coral são rochas de origem orgânica, formadas principalmente pelo acúmulo de exoesqueletos

Leia mais

SIMULADO DE QUÍMICA INSTRUÇÕES QUÍMICA

SIMULADO DE QUÍMICA INSTRUÇÕES QUÍMICA PROVA DISCURSIVA SIMULADO DE QUÍMICA INSTRUÇÕES Verifique se esse Caderno contém 4 questões discursivas de: QUÍMICA Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que prejudique a leitura,

Leia mais

Equilíbrio químico. Prof. Leandro Zatta

Equilíbrio químico. Prof. Leandro Zatta Equilíbrio químico Prof. Leandro Zatta O que é equilíbrio? Do dic.: e.qui.lí.brio sm (lat aequilibriu) 1 Fís Estado de um corpo que é atraído ou solicitado por forças cuja resultante é nula. Histórico

Leia mais

2º Trimestre Sala de estudos Química Data: 20/08/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

2º Trimestre Sala de estudos Química Data: 20/08/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº º Trimestre Sala de estudos Química Data: 0/08/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Valor: 10,0 Nota: Conteúdo: Equilíbrios moleculares e Deslocamento de equilíbrio Questão 01 - (PUC

Leia mais

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 28/06/08

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 28/06/08 P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 8/06/08 Nome: Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,5 a,5 3 a,5 4 a,5 Total 10,0 Constantes e equações: R 0,08 atm L mol -1 K -1 8,314 J mol -1

Leia mais

PRODUTO DE SOLUBILIDADE / EQUILÍBRIO IÔNICO / COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE / DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO 2016

PRODUTO DE SOLUBILIDADE / EQUILÍBRIO IÔNICO / COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE / DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO 2016 SOLUBILIDADE / DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO 16 1. (Unifesp 16) Na indústria, a produção do ácido nítrico (HNO 3) a partir da amônia (NH 3) se dá em três etapas: etapa 1: 4 NH3(g) 5 O(g) 4 NO(g) 6 H O(g)

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4 Química GABARITO a) I) Fe 2 O 3 (s)+3h 2 SO 4 (aq) Fe 2 (SO 4 (aq)+3h 2 O II) 2Al(OH (s)+3h 2 SO 4 (aq) Al 2 (SO 4 (aq)+6h 2 O IIICaO(s)+2H 3 PO 4 (aq) Ca 3 (PO

Leia mais

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados.

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados. Prova de Acesso de Química Maiores de 23 Anos Candidatura 2016-2017 14 de Junho de 2017 10h00 12h30 Nome CCnº ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados.

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:QUÌMICA SÉRIE: 2º ALUNO(a): Entrega dia 17/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Experiência 10: Estudo do equilíbrio cromato-dicromato

Experiência 10: Estudo do equilíbrio cromato-dicromato 1 UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química 2015/1 Experiência 10: Estudo do equilíbrio cromato-dicromato 1. Equilíbrio químico Muitas reações químicas são reversíveis,

Leia mais

V1= velocidade no sentido direto da reação. V2 = velocidade no sentido inverso da reação.

V1= velocidade no sentido direto da reação. V2 = velocidade no sentido inverso da reação. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 2 anos TURMA(S):

Leia mais

e que 1 caloria corresponde a 4,18

e que 1 caloria corresponde a 4,18 . Em um experimento, verifica-se que kg de água, que se encontra na temperatura de uma reação química que libera 5 kcal. Sabendo-se que o calor específico da água é de cal / g C Dado: Q m c t Δ a) Qual

Leia mais