Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases
|
|
|
- Mateus de Andrade Melgaço
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 EA1 e EA2 Página 1 de 10 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases 1. Confira se encontra-se sobre a bancada todo o material que você irá utilizar durante o experimento. 2. Neste e em outros equipamentos que fazem uso de elementos ópticos (lentes, espelhos, prismas, redes difração, etc.), tome cuidado para não colocar a mão diretamente sobre as superfícies ópticas. 3. Esteja sempre atento às limitações do equipamento. 4. Atente também as altas voltagens e lâmpadas incandescentes que podem causar ferimentos. 5. Leia atentamente e completamente cada item antes de começar a executar o que nele é pedido. 6. Ao terminar o experimento, verifique se todos os equipamentos estão desligados antes de abandonar a bancada. O GRUPO DEVE TRAZER PARA REALIZAR ESTE EXPERIMENTO: - Seu caderno de laboratório - 1 diskete FORMATADO EQUIPAMENTO A SER UTILIZADO NO EXPERIMENTO: 1 Espectrofotômetro contendo: 1 fenda colimadora; 1 lente colimadora; 1 rede de difração; 1 lente focalizadora; 1 máscara com fendas; 1 Sensor de Luz de Alta Sensibilidade; 1 trilho ótico; 1 base graduada; 1 Sensor de Movimento Rotativo; 1 lâmpada de sódio de baixa pressão; 1 lâmpada de vapor de mercúrio; 1 tubo espectral de hidrogênio; 1 tubo espectral de hélio; 1 interface USB ScienceWorkshop 750.
2 EA1 e EA2 Página 2 de 10 MONTAGEM EXPERIMENTAL: 1. Você deverá encontrar o espectrofotômetro montado como na Figura 1, preso a dois suportes verticais de modo a ter sua altura ajustada para alinhar-se com as várias fontes de luz. 2. Ajuste a distância entre a fenda colimadora e a lente colimadora para 10cm. 3. A rede de difração deve ser fixada magneticamente no suporte, no lado que contém a lente colimadora e a fonte de luz. O lado gradeado da placa de vidro deve coincidir com a linha da mesa graduada. 4. Ajuste a mesa graduada para que a linha de referencia aponte para 180 o, afastando o sensor de movimento rotativo com a mão. Figura 1 Espectrofotômetro montado 5. Ligue as lâmpadas de Sódio e de Mercúrio e deixe-as aquecendo por aproximadamente 5 minutos antes de usá-las. ATENÇÃO: Não olhe diretamente na lâmpada de mercúrio. 6. Conecte a interface USB a uma entrada USB do computador. Conecte os plugs do sensor de movimento rotativo nos canais 1 e 2 da interface e o sensor de luz de alta sensibilidade no canal A, como mostrado na Figura Aterre o espectrômetro. Não use as tomadas de força para tal. Figura 2 Interface USB ScienceWorkshop Inicie o programa DataStudio e abrindo o arquivo Espectro Atômico que se encontra na pasta Desktop/Laboratório de Física Moderna.
3 EA1 e EA2 Página 3 de 10 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: PRIMEIRA PARTE. Determinar a separação das linhas da rede de difração. Use a lâmpada de Sódio (Na) para determinar a separação das linhas da rede de difração. As linhas amarelas do Sódio possuem comprimentos de onda de 589.0nm e 589.6nm. Estas linhas são tão próximas que são difíceis de serem resolvidas a olho nu. Assuma que esta linha tem o comprimento de onda médio de 589.3nm. 1. Ajuste os valores conforme sugestão na tabela abaixo. O ganho é ajustado diretamente no sensor de luz e a sensibilidade é ajustada acionando o botão Configurar na barra de ferramentas superior do programa DataStudio. Clique duplamente no ícone do sensor de luz e selecione sensibilidade Baixa (1x). Ajustes sugeridos para o Sódio. Ganho do sensor de luz x10 Sensibilidade do sensor de luz Baixa(1x) Fenda colimadora #1 Fenda do sensor de luz #2 2. Apague as luzes próximas e posicione a tela do computador longe do espectrofotômetro. 3. Ajuste a altura do espectrofotômetro para coincidir com o ponto médio da lâmpada de sódio. Posicione o sensor de luz de modo que a fenda fique ao lado do máximo central. Veja a Figura 3. Figura 3 Montagem experimental com lâmpada de sódio.
4 EA1 e EA2 Página 4 de Ajuste aposição da lente focalizadora de modo a obter uma imagem mais nítida possível no espectro no anteparo. 5. Pressione o botão Iniciar no painel do programa DataStudio e movimente vagarosamente o sensor passando pelo máximo central e pelo primeiro máximo lateral. Ao iniciar a varredura, verifique se o ângulo cresce positivamente. Caso positivo continue a varredura vagarosamente. Caso contrario pare a coleta dos dados acionando o botão Parar no DataStudio, inverta os conectores do sensor de movimento rotativo e reinicie a coleta de dados.pressione o botão Parar após encontrar o primeiro máximo. 6. Usando a ferramenta Smart (botão xy ) no gráfico, meça o ângulo entre o máximo central e o mínimo de primeira ordem (m=1). 7. Usando o comprimento de onda médio da linha do sódio (589,3 nm) calcule a separação de linhas d. Este é o valor que você irá usar no restante do experimento. 8. Salve a tabela com os dados coletados. Espectro do Hélio: 1. Substitua a lâmpada de Sódio pelo tubo de Hélio. Ajuste a altura do espectrômetro com o centro do tubo. 2. Ajuste os valores conforme a sugestão abaixo. Ajustes sugeridos para o Hélio Ganho do sensor de luz x100 Sensibilidade do sensor de luz Baixa (1x) Fenda colimadora #4 Fenda do sensor de luz #4 2. Posicione o sensor de luz de modo que a fenda fique ao lado do máximo central. 3. Pressione o botão Iniciar no painel do programa DataStudio e movimente vagarosamente o sensor passando pelo máximo central e todas as diferentes cores da região de primeiro máximo lateral (m=1). Pressione o botão Parar. 4. Usando o botão Texto ( A ) no topo do gráfico, marque os picos com as cores correspondentes das linhas espectrais. 5. Usando a ferramenta Smart (botão xy ) no gráfico, meça o ângulo entre o máximo central e o máximo de primeira ordem (m=1) para ao menos duas diferentes cores 6. Use os ângulos para calcular os comprimentos de ondas destas cores. Use a separação
5 EA1 e EA2 Página 5 de 10 de linhas d determinado com o espectro de sódio. 7. Faca um esboço do gráfico obtido e salve a tabela com os dados coletados. 8. Confira com os valores aceitos para o comprimento de onda destas linhas e calcule a diferença percentual com os seus valores calculados. 9. SEGUNDA PARTE Espectro do Hidrogênio: 1. Ajuste os valores conforme a sugestão a seguir. Note que a sensibilidade deve ser mudada na janela de configuração. Ajustes sugeridos para o Hidrogênio Ganho do sensor de luz x100 Sensibilidade do sensor de luz Alta (100x) Fenda colimadora #3 Fenda do sensor de luz #2 2. Ligue o tubo de Hidrogênio. CUIDADO: Estes tubos podem estar muito quentes. Ajuste a altura do espectrômetro com o centro do tubo. 3. Posicione o sensor de luz de modo que a fenda fique ao lado do máximo central. 4. Pressione o botão Iniciar no painel do programa DataStudio e movimente vagarosamente o sensor passando pelo máximo central e todas as diferentes cores da região de primeiro máximo lateral (m=1). Pressione o botão Parar. 5. Usando o botão Texto ( A ) no topo do gráfico, marque os picos com as cores correspondentes das linhas espectrais. 6. Usando a ferramenta Smart (botão xy ) no gráfico, meça o ângulo entre o máximo central e o máximo de primeira ordem (m=1) para ao menos três diferentes cores. 7. Use os ângulos para calcular os comprimentos de ondas destas cores. Use a separação de linhas d determinado com o espectro de sódio. 8. Faca um esboço do gráfico obtido e salve a tabela com os dados coletados. 9. Confira com os valores aceitos para o comprimento de onda destas linhas e calcule a diferença percentual com os seus valores calculados. 10. Para cada comprimento de onda encontrado para as linhas do hidrogênio, calcule a energia do fóton em ev.
6 EA1 e EA2 Página 6 de Usando estas energias, calcule o nível energético inicial de cada elétron decaído que emitiu os fótons de cada linha. Espectro de Mercúrio: ATENÇÃO: Não olhe diretamente na lâmpada de mercúrio. 1. Ajuste os valores conforme a sugestão ao lado. Note que a sensibilidade deve ser mudada na janela de configuração. Ajustes sugeridos para o mercúrio Ganho do sensor de luz x1 Sensibilidade do sensor de luz Baixa(1x) Fenda colimadora #1 Fenda do sensor de luz #1 2. Substitua o tubo de hidrogênio pela lâmpada de mercúrio. Ajuste a altura do espectrofotômetro com o centro do orifício do suporte da lâmpada. 3. Posicione o sensor de luz de modo que a fenda fique ao lado do máximo central. 4. Pressione o botão Iniciar no painel do programa DataStudio e movimente vagarosamente o sensor passando pelo máximo central e todas as diferentes cores da região de primeiro máximo lateral (m=1). Pressione o botão Parar. 5. Usando o botão Texto ( A ) no topo do gráfico, marque os picos com as cores correspondentes das linhas espectrais. 6. Usando a ferramenta Smart (botão xy ) no gráfico, meça o ângulo entre o máximo central e o máximo de primeira ordem (m=1) para ao menos três diferentes cores. 7. Use os ângulos para calcular os comprimentos de ondas destas cores. Use a separação de linhas d determinado com o espectro de sódio. 8. Faca um esboço do gráfico obtido e salve a tabela com os dados coletados. 9. Confira com os valores aceitos para o comprimento de onda destas linhas e calcule a diferença percentual com os seus valores calculados. Dubleto do Mercúrio 1. Ajuste o ganho para x100 conforme a sugestão abaixo.
7 EA1 e EA2 Página 7 de 10 Ajustes sugeridos para o dubleto do mercúrio Ganho do sensor de luz x100 Sensibilidade do sensor de luz Baixa(1x) Fenda colimadora #1 Fenda do sensor de luz #1 2. Posicione o sensor de luz de modo que a fenda fique ao lado do máximo central. 3. Pressione o botão Iniciar no painel do programa DataStudio e movimente vagarosamente o sensor passando pelo máximo central e todas as diferentes cores da região de primeiro máximo lateral (m=1) e continue varrendo vagarosamente a região das linhas de segunda ordem (m=2). Pressione o botão Parar. 4. Usando a ferramenta Smart (botão xy ) no gráfico, meça o ângulo entre o máximo central e cada um dos dois máximos laranja de segunda ordem. Amplie a região das duas linha laranjas de modo a resolver ambas as linhas. 5. Use os ângulos para calcular os comprimentos de ondas destas linhas. Use a separação de linhas d determinado com o espectro de sódio. 6. Grave estes valores e confira com os valores aceitos para o comprimento de onda destas linhas e calcule a diferença percentual com os seus valores calculados.
8 EA1 e EA2 Página 8 de 10 FOLHA DE DADOS EXPERIMENTAIS PRIMEIRA PARTE Separação entre o máximo central e a linha amarela de primeira ordem da luz da lâmpada de Sódio: Esboço do espectro do tubo de Hélio Faça aqui sugestões de alterações no texto da apostila ou no procedimento experimental:
9 EA1 e EA2 Página 9 de 10 Esboço do espectro do tubo de Hidrogênio SEGUNDA PARTE Esboço do espectro de primeira ordem da lâmpada de Mercúrio. Esboço do espectro de segunda ordem da lâmpada de Mercúrio.
10 EA1 e EA2 Página 10 de 10 QUESTÕES QUE DEVEM SER RESPONDIDAS NA APRESENTAÇÃO PRÉVIA 1) Qual é a origem do espectro de emissão de um gás? 2) Descreva sucintamente o procedimento experimental a ser adotado. 3) Quais são as linhas (comprimento de onda ou freqüência) que se espera obter para as lâmpadas de Sódio e Mercúrio e para os tubos de Hidrogênio e Hélio? 4) Como são os dados que devem ser obtidos? 5) Quais são as limitações do equipamento a ser usado? 6) Quais cuidados devem ser tomados na realização deste experimento?
Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck usando LEDs (Diodos Emissores de Luz) Fotoluminescência de uma junção pn.
Fotoluminescência de junção pn Página 1 de 7 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Medidas da constante de Planck
Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro
CN Página 1 de 7 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Radiação de Corpo Negro 1. Confira
Roteiro do Experimento de Franck-Hertz Quantização dos níveis eletrônicos.
Franck-Hertz Página 1 of 6 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento de Franck-Hertz Quantização
Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna
Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 02: O DUBLETO DO SÓDIO Os níveis de energia de um átomo de hidrogênio calculados pela equação de Schrödinger são
ZAB Física Geral e Experimental IV
ZAB0474 - Física Geral e Experimental IV Experimentos 1 Polarização 2 Difração 3 Espectro Atômico 4 Luminescência Experimento 1 - Polarização Objetivo: Medir a intensidade da luz que atravessa um conjunto
Espectroscopia. Átomo de Hidrogênio
Espectroscopia Espectroscopia Um gás monoatômico, quando tem seus átomos excitados, emite luz numa cor característica do elemento químico que o compõe. O gás neon, por exemplo, emite luz vermelho-alaranjada,
Roteiro do Experimento Efeito Fotoelétrico Modelo Ondulatório da Luz versus Modelo Quântico da Luz
EF Página 1 of 6 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Efeito Fotoelétrico Modelo Ondulatório da Luz versus
Material: 1 lâmpada incandescente 1 resistor 10 Ω 2 multímetros
Um corpo negro trata se de um objeto que emite, na forma de radiação eletromagnética, toda energia que lhe é fornecida. Embora tal definição seja uma conveniência teórica, muitos objetos na natureza se
Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna
Universidade Federal do Paraná Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Bloco 0: AS LINHAS DE BALMER Introdução A teoria quântica prevê uma estrutura de níveis de energia quantizados para os
INTERFERÊNCIA E DIFRAÇÃO DA LUZ
INTERFERÊNCIA E DIFRAÇÃO DA LUZ INTRODUÇÃO A luz é uma onda eletromagnética; portanto é constituída por campos elétrico e magnético que oscilam, periodicamente, no tempo e no espaço, perpendiculares entre
EXERCÍCIOS PARA A LISTA 8 CAPÍTULO 22 ÓPTICA ONDULATÓRIA
Exercícios Conceituais QUESTÃO 1. A figura ao lado mostra a imagem projetada em uma tela num experimento com fenda dupla. Para cada item a seguir, o espaçamento entre as franjas irá aumentar, diminuir
Radiação do corpo negro
Radiação do corpo negro Radiação térmica. Um corpo a temperatura ambiente emite radiação na região infravermelha do espectro eletromagnético e portanto, não é detectável pelo olho humano. Com o aumento
EXPERIMENTO 8 DIFRAÇÃO EM FENDA ÚNICA E EM FENDAS MÚLTIPLAS
EXPERIMENTO 8 DIFRAÇÃO EM FENDA ÚNICA E EM FENDAS MÚLTIPLAS Nesta atividade de laboratório você irá observar e analisar os efeitos provocados quando luz incide em uma fenda simples ou num sistema de muitas
ESPECTROSCOPIA ÓTICA
INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO DISCIPLINA: ESTRUTURA DA MATÉRIA I (FIS101) ESPECTROSCOPIA ÓTICA I. OBJETIVOS DO EXPERIMENTO: 1. Familiaridade com um espectrômetro ótico
Capítulo 36 Difração
Capítulo 36 Difração O que é a difração? Difração é um fenômeno, manifestado pelo espalhamento da luz de acordo com o princípio de Huygens, que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou
ESPECTROSCOPIA Newton realiza experimentos em ó<ca. Luz separada por um prisma.
ESPECTROSCOPIA Prof. Arnaldo Gammal Curiosidade sobre a origem das cores desde a an
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Edição de novembro de 2011 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito
Espectroscopia Atómica com uma Rede de Transmissão
LABORATÓRIO DE FÍSICA ATÓMICA, ÓPTICA E FÍSICA DAS RADIAÇÕES Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica Espectroscopia Atómica com uma Rede de Transmissão 1. Objectivos O estudo de diversos espectros
Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101.
Apêndice Efeito Fotoelétrico, Laboratório de Estrutura da Matéria Fis101. Sobre o aparato instrumental: O kit experimental para estudos do efeito fotoelétrico é composto por um compartimento com uma lâmpada
Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz
Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01 Marcelo Gameiro Munhoz [email protected] 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de
EXP 4. Luz: Absorção, Emissão e Espectros Atômicos
EXP 4. Luz: Absorção, Emissão e Espectros Atômicos OBJETIVOS Verificar alguns parâmetros que determinam a coloração de uma amostra. Diferenciar espectros de emissão de espectros de absorção. Observar a
Instalação do Rotary Attachment
Instalação do Rotary Attachment Modo de instalação: 1 - Para a instalação do Rotary attachment desça a mesa de recorta até que fique no ponto mais baixo possível e desligue a laser. 2 - Coloque o Rotary
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Laboratório de Física Moderna I Análise de Espectros Atômicos com o Espectrômetro com Prisma Objetivo Familiarizar-se e aprender
As Linhas Espectrais da Série de Balmer. Roteiro
As Linhas Espectrais da Série de Balmer Roteiro Um gás, quando excitado por colisões ao ser atravessado por uma corrente elétrica, emite radiação. O espectro desta radiação emitida não é continuo, mas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química Apostila da Disciplina Fundamentos de Óptica (FIS0935) Docentes: Prof.Dr.
Estrutura física da matéria Espectro atômico de sistemas com dois elétrons: He, Hg
O que você pode aprender sobre este assunto... Parahélio Ortohélio Energia de conversão Spin Momento angular Interação de momento angular spin-órbita Estados singleto e tripleto Multiplicidade Série de
MEDIDA DA CARGA DO ELÉTRON MILLIKAN
MEDIDA DA CARGA DO ELÉTRON MILLIKAN OBJETIVO Estudar o movimento de um corpo em queda em um fluido, considerando a força de arraste. Determinar a carga do elétron. MATERIAL NECESSÁRIO Plataforma com o
Lista de Problemas rad.)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01044 UNIDADE III Difração Lista de Problemas Problemas extraídos de HALLIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos
Identificando Adaptador Buddy Lite. Identificando placa de vídeo. Porta USB do computador
Identificando Adaptador Buddy Lite Conector Buddy Lite. Possui um plug USB à esquerda e dois Plugs PS2 à direita, no verde pluga-se o mouse e no roxo o teclado. Identificando placa de vídeo Placa de vídeo
DETERMINAÇÃO DO CALOR ESPECÍFICO DO ALUMÍNIO
DETERMINAÇÃO DO CALOR ESPECÍFICO DO ALUMÍNIO INTRODUÇÃO Equação de resfriamento de Newton Quando dois objetos, com temperaturas diferentes, são colocados em contato térmico, há transferência de calor do
Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação
Atualizar o firmware da câmera SLR digital Windows Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do firmware. Se você não tiver certeza de que possa executar
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 2 RADIAÇÃO TÉRMICA E CORPO NEGRO ÍNDICE 2.1- Radiação Térmica 2.2-
Atualizar o firmware da câmera SLR digital
Atualizar o firmware da câmera SLR digital Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do fi r m w a re.se você não tiver certeza de que possa executar a atualização
Laboratório de Física
Laboratório de Física Experimento 03 - Trilho de Ar Movimento a Força Constante Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/11 03 - Trilho de
Atualizando o Firmware da Câmera
Atualizando o Firmware da Câmera Obrigado por escolher um produto da Nikon. Este guia descreve como executar a atualização do firmware. Se você não tiver certeza de que possa executar a atualização com
Alterando Configurações do Windows
Alterando Configurações do Windows Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho.
Física IV. Prática VII Sandro Fonseca de Souza
Física IV Prática VII Sandro Fonseca de Souza 1 Normas e Datas Atendimento ao estudante: sexta-feira de 14:00-15:00 na sala 3016 A. Presença é obrigatória as aulas de lab. e os alunos somente podem faltar
Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP
Luz & Radiação Roberto Ortiz EACH USP A luz é uma onda eletromagnética A figura acima ilustra os campos elétrico (E) e magnético (B) que compõem a luz Eles são perpendiculares entre si e perpendiculares
FÍSICA EXPERIMENTAL III
FÍSICA EXPERIMENTAL III EXPERIÊNCIA 2 CURVAS CARACTERÍSTICAS DE RESISTORES 1. OBJETIVOS 1.1. Objetivo Geral Familiarizar os acadêmicos com o uso de resistores ôhmicos e não ôhmicos. 1.2. Objetivos Específicos
Espectroscopia do Visível
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa Espectroscopia do Visível Relatório da Atividade Experimental Curso de Ciências da Arte e do Património
Termodinâmica e Estrutura da Matéria
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Laboratório 2 (Grupos A, B e C) Efeito fotoeléctrico OBJECTIVOS Estudar o efeito fotoeléctrico. Determinar a constante de Planck. 1. INTRODUÇÃO O efeito fotoeléctrico
BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida
BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito
EFEITO FOTO-ELÉCTRICO DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK
EFEITO FOTO-ELÉCTRICO DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK Objectivo: O objectivo desta experiência é o estudo do efeito fotoeléctrico de um metal, e a determinação da constante de Planck. Introdução :
EXPERIÊNCIA V ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E POLARIZAÇÃO
EXPERIÊNCIA V ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E POLARIZAÇÃO Nomes: Data: Período: ELETRICIDADE E MAGNETISMO II (2011) Professor Cristiano A) Objetivo Identificar o transporte de energia através da propagação de
Figura 1 - Onda electromagnética colimada
Biofísica P12: Difração e interferência 1. Objectivos Observação de padrões de difração e interferência Identificação das condições propícias ao aparecimento de fenómenos de difração e interferência Aplicação
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física FÍSI CA II BACHARELADO EM QUÍMICA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física USP FÍSI CA II BACHARELADO EM QUÍMICA CUBA DE ONDAS 1.Objetivos Estudar os fenômenos de reflexão,
Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista
Introdução Neste laboratório, você explorará o Firewall do Windows e definirá algumas configurações avançadas. Equipamentos Recomendados Dois computadores conectados diretamente ou através de uma rede
Aula 8 Difração. Física 4 Ref. Halliday Volume4. Profa. Keli F. Seidel
Aula 8 Difração Física 4 Ref. Halliday Volume4 ...referente ao assunto com fenda simples Exemplo 36.2 (Sears) a) Em uma figura de difração de fenda única, qual é a intensidade em um ponto onde a diferença
Macintosh. Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1. Prepare-se
Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1 Macintosh Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1. Se você não
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito
Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R10. Windows
Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-R0 Windows Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para controladores remotos sem fio WR-R0. Se
POLARIZAÇÃO DA LUZ. Figura 1 - Representação dos campos elétrico E e magnético B de uma onda eletromagnética que se propaga na direção x.
POLARIZAÇÃO DA LUZ INTRODUÇÃO Uma onda eletromagnética é formada por campos elétricos e magnéticos que variam no tempo e no espaço, perpendicularmente um ao outro, como representado na Fig. 1. A direção
Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista
Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos
1318 Raios X / Espectro contínuo e característico Medida da razão h/e.
1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Máximo F. Silveira Instituto de Física UFRJ Tópicos Relacionados Raios-X, equação de Bragg, radiação contínua (bremstrahlung),
GASES: DETEMINAÇÃO DA RELAÇÃO DO VOLUME COM A PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE AR À TEMPERATURA CONSTANTE (LEI DE BOYLE)
GASES: DETEMINAÇÃO DA RELAÇÃO DO VOLUME COM A PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE AR À TEMPERATURA CONSTANTE (LEI DE BOYLE) 1. Introdução 1.1) Lei de Boyle: à temperatura constante, o volume ocupado por uma determinada
PSI LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS. EXPERIÊNCIA 2 - Medição de Grandezas Elétricas: Valor Eficaz e Potência
ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS 1º Semestre de 2016 GUIA DE EXPERIMENTOS EXPERIÊNCIA
Interferência e Experiência de Young
Nome: nº 2 Professor Caio Interferência e Experiência de Young 1. (UECE 2007) Através de franjas de interferência, é possível determinar características da radiação luminosa, como, por exemplo, o comprimento
Experimento 4 Forças Centrais
Experimento 4 Forças Centrais Neste experimento, mediremos a energia mecânica e o momento angular de um corpo em movimento, no qual age uma força central elástica. O objetivo do experimento é interpretar
Estrutura física da matéria Difração de elétrons
O que você pode aprender sobre este assunto... - Reflexão de Bragg - Método de Debye-Scherer - Planos de rede - Estrutura do grafite - Ondas de matéria - Equação de De Broglie Princípio: Elétrons acelerados
Instalação. Ponto de acesso sem fios NETGEAR ac WAC120. Conteúdo da embalagem. NETGEAR, Inc. 350 East Plumeria Drive San Jose, CA USA
Marcas comerciais NETGEAR, o logótipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registadas e/ou marcas comerciais registadas da NETGEAR, Inc. e/ou das suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros
Colisões. 1. Introdução
Colisões 1. Introdução Uma grandeza muito importante para o estudo de colisões é o momento linear ou quantidade de movimento, representado por e definido por: (1) Onde: é a massa e a velocidade do objeto
FÍSICA. Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. FAÇA LETRA LEGÍVEL. Duração desta prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FÍSICA Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este caderno contém oito questões, constituídas de itens e subitens, abrangendo um total de doze páginas,
QFL-1101 Química Geral 1 - Estrutura
QFL-1101 Química Geral 1 - Estrutura - 014 EXPERIÊNCIA 5 ESPECTRO ATÔMICOS I. OBJETIVOS Constatar a quantização da energia em sistemas atômicos através do espectro de emissão de linhas e determinar a constante
Lista de Problemas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01044 UNIDADE III Interferência
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01044 UNIDADE III Interferência Lista de Problemas Problemas extraídos de HALLIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos
Física Experimental C. Efeito fotoelétrico
4323301 Física Experimental C Efeito fotoelétrico Grupo: Nome No. USP No. Turma Introdução O Objetivo dessa experiência consiste em determinar a constante de Planck através da medida do efeito fotoelétrico
Tutorial de Teste. Objetivo: Teste de pickup/dropout temporizado (51), levantamento da curva temporizada, teste de pickup instantâneo (50).
Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: INEPAR Modelo: INI Função: Sobrecorrente 50 e 51 Ferramenta Utilizada: CE-6000 Objetivo: Teste de pickup/dropout temporizado (51), levantamento
Estudo da excitação e ionização atômicas (experimento de Franck-Hertz)
1 UFSC DEPARTAMENTO DE FÍSICA FSC 5151: Laboratório de Física Moderna I Estudo da excitação e ionização atômicas (experimento de Franck-Hertz) Objetivos Medir o primeiro potencial de excitação do mercúrio
Avaliação Teórica I Seleção Final 2015 Olimpíadas Internacionais de Física 14 de Abril 2015
Caderno de Questões Teoria I Instruções 1. Este caderno de questões contém OITO folhas, incluindo esta com as instruções. Confira antes de começar a resolver a prova. 2. A prova é composta por QUATRO questões.
Quando uma peça é muito pequena, fica difícil visualizar seu perfil e verificar suas medidas com os aparelhos e instrumentos já vistos.
Projetores Um problema Quando uma peça é muito pequena, fica difícil visualizar seu perfil e verificar suas medidas com os aparelhos e instrumentos já vistos. Esse problema é resolvido com os projetores
Movimento de um Projétil
Movimento de um Projétil INTRODUÇÃO Conforme proposto por Galileu, em Diálogos sobre novas ciências, o movimento de um projétil na superfície da Terra pode ser analisado, separadamente, na direção horizontal
CFQ-4018 LABORATÓRIO DE ESTRUTURA DA MATÉRIA Turmas 421 e 422 Licenciatura e Bacharelado em Física. Experimento de Franck-Hertz-Simulação 27/04/2009
unesp Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Guaratinguetá - Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química CFQ-4018 LABORATÓRIO DE ESTRUTURA DA MATÉRIA Turmas 421
GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS
GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS Revisão 02 agosto/2013 Versão do Firmware: 1.4.6 Versão do software Osciloscópio para Windows: 1.4.1 1. Sumário 1.Introdução...3
Estimativa do Comprimento de Onda de um LED
Universidade São Judas Tadeu Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas Cursos de Engenharia Laboratório de Física e Eletricidade: Estimativa do Comprimento de Onda de um LED Autor: Prof. Sandro Martini
2 a fase Caderno de Questões para alunos da 2 a e da 3 a Séries
2 a fase Caderno de Questões para alunos da 2 a e da 3 a Séries LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos da 2 a e 3 a Séries do Ensino Médio. Ela contém
Data: 10 de Março de 2009 Assunto: Instruções de aprimoramento do Topper_S1, versões
Data: 10 de Março de 2009 Assunto: Instruções de aprimoramento do Topper_S1, versões 1.5.10 Conteúdo: Este boletim de manutenção fornece procedimentos apropriados de carregamento do 1.5.10 feito em um
Manual Introdutório do DataStudio
Manual de Instruções Manual N.º 012-08107 Manual Introdutório do DataStudio Manual N.º 012-08107 Manual N.º 012-08107 Manual Introdutório do DataStudio Introdução O que é o DataStudio? O DataStudio é
CUBA DE ONDAS. Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé.
CUBA DE ONDAS Composição do conjunto experimental Fonte de alimentação com duas saídas (lâmpada e vibrador) e protegidas com fusível e relé. Chave liga desliga e indicador de ligada com led verde, alimentação
Introdução às Ciências Físicas Módulo 1 Aula 1
Experimento 2 A emissão da luz por diferentes fontes Objetivo: Construir um modelo para a emissão de luz por uma fonte não puntiforme. Material utilizado! caixa escura! máscaras! fonte de luz 1 com lâmpadas
Faça uma conferência geral do sistema antes de iniciar a instalação. Caso necessário utilize multímetro para realizar testes em geral.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO Desbloqueio do vídeo em movimento. Habilita uma entrada auxiliar de áudio e vídeo. Habilita uma entrada para câmera traseira. Saída 12 Volts para alimentação da câmera de ré.
Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-1/WR-R10
Atualização do firmware para controladores remotos sem fio WR-1/WR-R10 Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para controladores remotos sem fio WR-1 e WR-R10.
Clarissa chuta, em seqüência, três bolas P, Q e R, cujas trajetórias estão representadas nesta figura:
PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 46 Clarissa chuta, em seqüência, três bolas P, Q e R, cujas trajetórias estão representadas nesta figura: Q P R Sejam t P, t Q e t R os tempos gastos, respectivamente, pelas bolas
Você pode acessar as Funções* tocando nas guias ou em Todos os Serviços, por exemplo:
TELA DE SELEÇÃO POR TOQUE - Exibe todas as funções disponíveis e informações gerais sobre a máquina LIMPAR TUDO - Redefine as funções para suas configurações padrão PAUSA - Interrompe o trabalho atual
Para seguir esse tutorial você precisará dos arquivos de dados, Estaueamento.csv e Levantamento Vila Arriete.dgn, que acompanham esse tutorial.
Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Nesse tutorial iremos mostrar como calcular volumes entre dois perfis de seções transversais interpolados a partir de dois MDTs. Para seguir
UFJF PISM º DIA (FÍSICA)
UFJF PISM 2017 3 2º DIA (FÍSICA) 1 ATENÇÃO: 1. Utilize somente caneta azul ou preta. 2. ESCREVA OU ASSINE SEU NOME SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. O espaço que está pautado nas questões é para a
Introdução: A teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico
Introdução: Esta experiência tem por objetivo a caracterização do efeito fotoelétrico e a medida da constante de Planck com auxílio de uma célula fotoelétrica. A emissão de elétrons provocada por ação
Lentes e Telescópios
Lentes e Telescópios Profª. Maria de Fátima Saraiva 1 Objetivos: Determinar a distância focal de uma lente Mostrar que as imagens formadas por lentes são invertidas Verificar como o tamanho da imagem se
IBMTotalStorageNAS300GModelosG01e G26. Instruções para Início Rápido
IBMTotalStorageNAS300GModelosG01e G26 Instruções para Início Rápido IBMTotalStorageNAS300GModelosG01e G26 Instruções para Início Rápido Primeira Edição (maio de 2002) Copyright International Business
Instruções Gerais. Anexos: 1. Equipamento com Laser: 1PC 2. Cabo de Força: 1PC 3. Manual do usuário: 1PC
Instruções Gerais Retirando da embalagem: Obrigada por comprar este produto. Por favor, leia o manual do usuário e as informações de operações por segurança antes de utilizá-lo. Guarde o manual para futuras
3º Trabalho de Laboratório Óptica geométrica
3º Trabalho de Laboratório Óptica geométrica NOTA: Os valores esperados devem ser calculados antes da realização experimental deste trabalho. Experiência 1: Determinação do índice de refracção de um vidro
Radiação de corpo negro, f.e.m. termoelétrica, dependência da resistência com a temperatura.
1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Máximo F. da Silveira Instituto de Física - UFRJ Tópicos Relacionados Radiação de corpo negro, f.e.m. termoelétrica, dependência
TRC-360 MANUAL DO USUÁRIO
TRC-360 MANUAL DO USUÁRIO CAIXA DE SOM AMPLIFICADA 200W ÍNDICE Prefacio...2 Conteúdo da Embalagem...2 Informações de segurança...3 Funções do Painel Frontal...4 Funções Painel Traseiro...6 Conexões do
