Apresentação da Astrologia. Celisa Beranger
|
|
|
- Raíssa Pinto Sales
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Apresentação da Astrologia Celisa Beranger
2 Caverna Lascaux
3 Que tipo de saber a Astrologia é? A forma de linguagem mais antiga criada pelo homem para entender sua integração ao cosmo. Essa linguagem utiliza os astros como símbolos para construir significados, considerando a lei de semelhança: O que está acima se assemelha ao que está abaixo. No coletivo - estuda a correlação entre os movimentos celestes e os eventos terrestres indicando as tendências gerais. No individual - interpreta as posições dos astros no momento do nascimento e em sua movimentação durante a vida. Através dos significados dos astros, indica as tendências da personalidade e do desenvolvimento da existência.
4 Eclipse Total do Sol 21/08/2017
5 Mapa Natal Individual - Planetas Dia, mês, ano, hora e local de nascimento. Indica as tendências da personalidade e da vida em termos de recursos, estudos, família, amores, saúde, trabalho, relações interpessoais, carreira, amigos, etc.. Os astros constituem os fatores principais da Astrologia. Os astros falam, ou melhor significam, e promovem atos, atividades e consequências, portanto são responsáveis pelas tendências da personalidade e pelas condições e acontecimentos da vida. Sol e Lua, denominados Luminares, e os planetas que constituem a corte dos luminares. As condições celestes, posição por signo e ligações com outros astros, denominados aspectos, determinam e qualificam a função de cada astro no conjunto da peça que é a vida.
6 Mapa Natal Individual - Aspectos Aspecto é a formação de uma dada distância entre dois astros, medida sobre a Eclíptica - caminho aparente do Sol -, em especial tomando como base as divisões por 2, 3, 4 e 6 com relação aos 360 : 0º - Conjunção 60 - Sextil 90º - Quadratura 120º - Trígono 180º - Oposição Os Aspectos são importantes porque promovem a interação entre os significados de dois astros, ou melhor, ocasionam a interferência de um sobre o outro.
7 Mapa Natal Individual - Aspectos Equador Celeste Eclíptica
8 Mapa Natal - Signos Criados pelo homem, entre os séculos VII e V a.c, dividindo o caminho aparente do Sol - Eclíptica - em 12 partes iguais de 30º. Os signos constituem o Zodíaco, uma faixa de 16º que tem a Eclíptica no centro. Signos são qualidades perfeitas, mas mudas. Adquirem voz através dos astros, por presença ou regência. Signos constituem o meio utilizado pelo astro para funcionar, a base para sua postura e motivação portanto, o cenário no qual os atores atuam. Regências Estabelecidas na Grécia clássica em função das distâncias dos planetas em relação ao Sol.
9 Mapa Natal - Regências de Signos
10 Mapa Natal - Casas Resultantes da divisão do espaço em 12 áreas, iguais 2 a duas, a partir do horizonte do local de nascimento, representado pelo eixo Ascendente - Descendente. As Casas trazem o céu para a Terra localizando-o em um dado local com relação aos 12 assuntos da vida. As casas indicam em que assunto, principalmente, cada um dos astros atua. Os assuntos principais são aqueles das Casas e 10, cujas cúspides (início das casas) são formadas pelos quatro pontos que promovem a maior força de expressão para os astros: Ascendente, Fundo do Céu, Descendente e Meio do Céu.
11 Meio do Céu Ascendeste Descendente Fundo do Céu
12 Desenvolvimento do Mapa através da vida Técnicas de Previsão: Progressões e Direções Revoluções Trânsitos Lunações e Eclipses Técnicas de Relacionamento: Sinastria e Mapa Composto Técnicas de Movimentação ou Astrolocalização: Relocação Espaço Local Astrocartografia Áreas específicas: Empresas, Finanças, Saúde, Vocação
13
14 Astrocartografia e Direções do Espaço Local
15 O Mapa e seu Desenvolvimento De posse das informações fornecidas pelo mapa e seu desenvolvimento, através das técnicas, uma pessoa pode fazer melhor uso de sua inteligência e vontade para orientar suas ações e escolhas através da vida. Ou, pelo menos, a pessoa pode entender o que estiver passando em um dado período. O entendimento dá sentido e possibilita uma atuação mais adequada. A Astrologia é uma ferramenta excelente para desvendar as questões mais complexas do ser humano.
16 Surgimento e Desenvolvimento da Astrologia A Astrologia está presente em todas as culturas de todos os lugares e épocas. Surgiu ao mesmo tempo na China e na Mesopotâmia, embora em linhas diferentes. A Astrologia que floresceu na Mesopotâmia (por volta de 2700 ac.) teve grande desenvolvimento na Grécia antiga, especialmente entre os séculos I ac. e II dc. Esta é a Astrologia mais utilizada no Ocidente até nossos dias, designada como Astrologia Tropical. Bases - Trópicos de Câncer e Capricórnio Equinócios e Solstícios Estações do Ano.
17 . Esfera Celeste e o Movimento do Sol
18 . Surgimento e desenvolvimento da Astrologia O acompanhamento do movimento começou pela ascensão das estrelas, depois os movimentos da Lua e do Sol, e finalmente dos planetas. A observação levou a noção de uma relação constante entre os fatores celestes e os terrestres, levando a conclusão de que os eventos terrestres estão submetidos aos movimentos celestes. A constatação da regularidade dos movimentos celestes, como as fases da Lua, levou a conclusão da possibilidade de marcação do tempo e a instituição dos primeiros calendários e definição do inicio das estações.
19 . Surgimento e desenvolvimento da Astrologia Estabeleceram a semana e dedicaram um dia a cada astro. Sol Lua Marte Mercúrio Vênus Júpiter Saturno
20 Desenvolvimento da Astrologia. A Astrologia surgiu para o coletivo. Para o clima, a agricultura, os negócios da nação e o rei. Entre os séculos VI e V ac. chegou à Pérsia e depois ao Egito e índia. Alcançou a Grécia após a guerra persa e avançou no século IV ac. após as conquistas de Alexandre e a fundação de Alexandria, que se tornou um grande centro comercial e cultural. No século II ac. se desenvolveu a Astrologia Horoscópica, do grego Horoskópos - a marca da hora. Surge então a Astrologia individual.
21 Desenvolvimento da Astrologia - Platão. Segundo o historiador Bouché - Leclerq, Platão preparou a Grécia para a Astrologia. Tudo em Platão estava pronto para se converter à astrologia. No Timeu, final da obra de Platão (429 a 348 ac.) o filósofo descreve o nascimento do universo e indica a igualdade entre o homem e o cosmo, uma vez que a alma do universo e a alma do homem possuem estruturas semelhantes. Esta condição de igualdade conduz à lei de semelhança utilizada pela Astrologia e pode ser considerada como fundamento para embasar a premissa astrológica da relação entre os fenômenos celestes e os terrestres, especialmente no que se refere à alma humana.
22 Desenvolvimento da Astrologia - Platão. Segundo o relato de Timeu, para que o homem possa encontrar seu equilíbrio, precisa imitar a harmonia das revoluções inteligíveis dos planetas nas revoluções de sua alma. Timeu afirma que a verdadeira causa da visão é a contemplação do céu, para que o homem possa aprender diversos saberes e copiar as revoluções do céu de modo a estabilizar as próprias revoluções internas.
23 Desenvolvimento da Astrologia. Os métodos de interpretação foram racionalizados e refinados pelos gregos. O grau 0 de Áries foi fixado como começo do Zodíaco Tropical. Com a conquista da Grécia, os romanos se interessaram pela Astrologia e ela foi muito famosa, inclusive entre os imperadores. Mas no final do século III dc. foi banida do império. Voltou ainda no século IV mas no século V os astrólogos foram expulsos. A Astrologia foi atacada no Concílio de Constantinopla (553 dc.) e, como outros intelectuais, os astrólogos buscaram as cortes do Oriente como Bagdá, receptivas, e a Astrologia passou a se desenvolver no mundo árabe.
24 Desenvolvimento da Astrologia. A partir do século XI a Astrologia retornou a Europa e o interesse foi aumentando até atingir o pico no século XIV. Surgiu a demanda por astrólogos para serem conselheiros de aristocratas, imperadores e reis, que perdurou até o século XVII. Exemplos: João Faras e Johannes Kepler. A partir do século XIII foram fundadas diversas universidades na Europa e a maioria incluía o ensino das 7 Artes Liberais do Trivium & Quadrivium. Trivium - Dialética, Gramática e Retórica Quadrivium - Aritmética, Geometria, Música e Astrologia e Astronomia, em conjunto as duas disciplinas constituíam a arte do céu.
25 . As 7 Artes Liberais - Marten de Vos
26 . Trivium & Quadrivium
27 Desenvolvimento da Astrologia. A invenção da imprensa, no século XV, trouxe popularidade a Astrologia através dos almanaques. Como a arte dos céus era pré-requisito para a medicina, a Astrologia passou a ser muito utilizada por médicos para diagnósticos e aplicação de medicamentos. Era desaconselhado consultar um médico que não utilizasse Astrologia, pois ele era considerado incompleto. Ronaldo Rogério Mourão, no livro 500 anos de Descobrimentos cita os astrólogos judeus, que se dirigiram a Portugal, após serem expulsos primeiro da França, e depois da Espanha, como fundamentais para os cálculos das latitudes que possibilitaram os descobrimentos. Os cálculos foram feitos por motivos astrológicos
28 Desenvolvimento da Astrologia Na França, em 1660 Colbert eliminou o cargo de astrólogo real e proibiu o ensino de Astrologia. Logo após, na constituição da Academia Francesa de Ciências, a Astronomia entrou e a Astrologia ficou de fora. Aí ocorreu a cisão na arte do céu, a observação e a formulação de leis se separou da intepretação dos movimentos. A Astrologia foi perdendo força até que, no final do século XIX, começou seu renascimento e, a partir do século XX, seu novo desenvolvimento. Dois planetas e alguns asteroides haviam sido descobertos. Urano em 1781, demorou muitos anos a ser inserido na intepretação astrológica, Ceres o primeiro asteroide, em 1801 e e Netuno em Buscado desde 1914 Plutão foi descoberto em
29 Nascimento dos Horóscopos de Jornais Em Richard Naylor - Sunday Express. Nome indevido.. Popularização dos signos, em especial o do Sol, em detrimento do conhecimento da amplitude do saber astrológico. Século XX promoveu novas abordagens da Astrologia, pesquisas estatísticas, e na última década a tradução de textos antigos.
30 . Aplicações da Astrologia na Prática Educação - O conhecimento da singularidade de um bebê, uma criança ou um jovem, possibilita o apoio para que ele se desenvolva plenamente de acordo com sua própria natureza. Relacionamentos - A Sinastria - inter-relação entre dois Mapas - e o Mapa Composto - um terceiro Mapa resultante dos dois - apresenta as facilidades e dificuldades de um relacionamento, seja familiar, afetivo ou profissional. No caso de um grupo, o Mapa Composto apresenta como ele funciona. Movimentação geográfica - Para estudo, trabalho ou moradia, como funcionará. Em outras cidades, astros que não são marcantes no local de nascimento, podem aparecer enfatizados. Na própria cidade de nascimento, ou outra, é possível localizar os melhores bairros para moradia ou trabalho.
31 . Aplicações da Astrologia na Prática Orientação Anual - O estudo do período de um ano aponta as áreas mais enfatizadas e suas possibilidades, sem desconsiderar a vontade pessoal. Eleição de datas - para abrir um negócio, marcar uma viagem, uma cirurgia etc... Empresas - A indicação de forças e fraquezas mostra o caminho estratégico para atingir objetivos, elaborar planejamentos e atuar em recursos humanos. Também podem ser escolhidos locais para filiais e datas para lançamentos de produtos e abertura de filiais.
32
Seu signo combina bem com qual signo?
Seu signo combina bem com qual signo? A melhor compatibilidade entre dois signos. Descubra agora! Junte alguém do signo de Câncer com uma pessoa de Capricórnio e pode apostar que vai dar liga. Um equilibra
Amor e horóscopo: signos que combinam muito. Os signos que mais combinam no Horóscopo do Amor.
Amor e horóscopo: signos que combinam muito Os signos que mais combinam no Horóscopo do Amor. Será que a gente combina??? Se o seu amor é geminiano pode apostar que ele conta muito com o seu companheirismo,
Pessoas difíceis na sua vida
Pessoas difíceis na sua vida o signo dificil na sua vida Você já parou para pensar que existem pessoas de certos signos com quem você tem maior dificuldade de relacionamento? Segundo a Astrologia, há signos
Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas
Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas ESPAÇO DO CÉU CELISA BERANGER CURSOS 1 O SEMESTRE 2017 CURSOS RÁPIDOS VERÃO 2017 - Início 04 de
Espante o calor da sua casa
Espante o calor da sua casa Espante o calor da sua casa Dicas especiais para tornar a sua casa mais fresca. O Outono chegou, mas tem muitos lugares no Brasil onde o calor anda ainda atormentando, e com
A magia da deusa do amor
A magia da deusa do amor Um poderoso banho de atração que transforma o corpo da pessoa em verdadeiro centro de paixão e amor. Para quem está só e quer encontrar alguém, para quem quer a volta do(a) ex,
Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas
Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas ESPAÇO DO CÉU CELISA BERANGER CURSOS 1 O SEMESTRE 2017 CURSOS REGULARES - Início 07 de março Iniciação
02 de Outubro dia do anjo da guarda
02 de Outubro dia do anjo da guarda Santos Anjos da Guarda 02 de Outubro é o dia consagrado pela Igreja ao culto dos Santos Anjos da Guarda. Deus, em sua misericórdia, atribui a cada homem um Anjo, que
Para. Luciano Guimarães
Para Luciano Guimarães 17 de agosto de 1993 SUMÁRIO Capítulo 1. INTRODUÇÃO... 3 Capítulo 2. DADOS ASTROLÓGICOS... 4 Capítulo 3. POTENCIAIS ASTRAIS... 5 Capítulo 4. SINASTRIA ASTRAL... 6 Capítulo 5. CONEXÕES
POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU?
POR QUE GEOCENTRISMO PREVALECEU? Não percebemos a Terra se movendo contraintuitivo Modelo heliocêntrico contrariava frontalmente o pensamento aristotélico. Aristóteles: Sol jamais poderia ocupar o centro
O signo duro de engolir na sua vida
O signo duro de engolir na sua vida o signo dificil na sua vida Você já parou para pensar que existem pessoas de certos signos com quem você tem maior dificuldade de relacionamento? Segundo a Astrologia,
O amor e a hora em que você nasceu
O amor e a hora em que você nasceu O relógio do Amor Você tem um jeito próprio de amar, marcado pela posição dos planetas na hora em que nasceu. Conheça suas características, reforce suas qualidades e
Movimento dos Planetas
Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel e-mail: [email protected] http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler
Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas
Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas URANTIAM ANNA MARIA COSTA RIBEIRO CURSO INTENSIVO - SÃO PAULO Interpretação e Previsões Avançadas
Alisamento de cabelo dica caseira sem química
Alisamento de cabelo dica caseira sem química A melhor receita caseira de alisamento de cabelos sem química que eu já vi e com dezenas de depoimentos de excelentes resultados. Com o poder da queratina
Movimento dos Planetas
Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogério Riffel e-mail: [email protected] http://www.if.ufrgs.br/~riffel Sala: N106 Livro texto: Astronomia e Astrofísica Kepler
Simpatias para o amor com Mel
Simpatias para o amor com Mel O Mel sempre foi um dos elementos mais poderosos na Natureza para rituais, orações e pedidos que envolvam relacionamentos e amor. Separei para você as principais simpatias
Oração de fechar corpo
Oração de fechar corpo Baseado no livro de Provérbios, uma poderosa forma de fechar o corpo e abrir portas em todos os setores da vida. Experimente por 30 dias, essa oração além de proteger, abre portas
Astronomia Antiga. Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA
Astronomia Antiga Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA Arqueoastronomia Arché (antigo) + Astro e Nomos (astronomia ou lei das estrelas); Monumentos megalíticos: Mega (grande)
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Copérnico e Galileu O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
Poderosa oração de Cura Interior
Poderosa oração de Cura Interior Para levantar o astral, para trazer paz e contentamento. Para curar feridas do corpo e da alma. Doenças conhecidas ou desconhecidas. Jesus traz alívio imediato para o seu
Introdução à Astronomia Semestre:
Introdução à Astronomia Semestre: 2015.1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Horário de Atendimento do Professor Professor: Sergio Scarano Jr Sala: 119 Homepage: http://www.scaranojr.com.br/ * http://200.17.141.35/scaranojr/
Os defeitinhos de cada signo
Os defeitinhos de cada signo Já falamos das qualidades de cada signo, mas todos nós temos nossos defeitos. Descubra! Uma lista com os principais defeitos de cada signo, que normalmente é relacionado com
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico
PARTE 2 do curso Ptolomeu, Galileu e Copérnico O que será abordado neste curso: O Caminho até a Teoria da Gravitação de Newton: Parte 1 (4 aulas) Conceitos básicos de Astronomia: Movimento do Sol e dos
Os signos da amizade. Seu nome (obrigatório) Seu (obrigatório) Seu signo é?
Os signos da amizade Não sei porque dizem que os Arianos não são muito fiéis no amor, mas dizem que na amizade, esses são os amigos mais fiéis que você pode ter. Esse estudo que eu vou te presentear, fala
Magia do anjo Anael para proteção urgente
Magia do anjo Anael para proteção urgente Uma poderosa formula para desligar problemas com urgência! Anael é aquele anjo que adora ajudar e solucionar problemas difíceis. Se a situação anda complicada
Lua cheia de doçura. É grátis no seu Seu (obrigatório)
Lua cheia de doçura No dia 25 de Abril teremos a última Lua Cheia do mês e nesse dia especial você pode fazer um ritual simples que não é para pedir nada e acaba trazendo um bem que não tem preço para
Tratamento com a água de ferro
Tratamento com a água de ferro MAIS ENERGIAS E PODER PARA A SUA VIDA! Uma poderosa fórmula de Tratamento das energias na sua vida. Se você anda se sentindo sem forças, com desânimo exagerado, com uma sequência
Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas
Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas ESPAÇO DO CÉU CELISA BERANGER CURSOS REGULARES 2 O SEMESTRE 2017 Início: 01 de agosto de 2017
Toda a força da Magia do livramento
Toda a força da Magia do livramento As vezes acontece de ter algo ou alguém que anda atrapalhando a sua vida. As vezes gente do mal que só quer te fazer o mal, ou uma situação que se arrasta por tanto
Acredita-se que a origem da palavra remete à moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro).
Vibração da semana O número 7 vem forte para reger esta semana de 16 a 23/07. Saiba o que essa energia proporciona de bom e de ruim. Um estudo interessante e gratuito para você. Acredita-se que a origem
A hora do nascimento e a forma de amar
A hora do nascimento e a forma de amar Sabia que a hora que você nasceu marca uma característica diante do amor? Por exemplo, quem nasceu entre meio dia e 14 horas, são os mais românticos e sedutores,
Enterre seus problemas
Enterre seus problemas SEU MAIOR PROBLEMA SERÁ ENTERRADO E SAIRÁ DA SUA VIDA! Um poderoso ritual que usa uma oração em Latim para enterrar literalmente o seu maior problema. Tão forte que só pode ser feito
DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR
ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR Enos Picazzio (IAGUSP 2006) DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR NÃO HÁ PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES. Até o final do século XVII eram conhecidos:
Magnetizando e abençoando a água
Magnetizando e abençoando a água Jarra de água com efeito Cromoterapia e luz Solar Eis uma forma simples, barata (de graça) para melhorar tudo na sua vida: aprenda a Magnetizar a sua água pelas manhãs
Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso
Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Diferenciar a Matemática Racional da Matemática Prática 2 UNIDADE I : EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Matemática Racional
Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas
Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas WORKSHOP DE VERÃO MARCIA MATTOS FERRAMENTAS COMPORTAMENTAIS - MACUMBA ASTROLÓGICA De 16 de Janeiro
Astronomia de posição (II)
Sistema de coordenadas horizontal, equatorial, eclíptico e galáctico. Determinação de distâncias (métodos clássicos): Eratostenes, Hiparco, Aristarco e Copérnico. Astronomia de posição (II) Gastão B. Lima
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cumprimentos Sobre a importância do tempo Desejos. Introdução
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Cumprimentos Sobre a importância do tempo Desejos HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Introdução A história é um profeta com olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que
Os movimentos dos planetas e as Fases da Lua
Os movimentos dos planetas e as Fases da Lua Muitas pessoas tiveram dúvidas quanto as fases da lua, por isso estou fazendo esse suplemento especial. Vamos começar com entender o bsico do mapa astral. Esse
Ensino Médio TESTES ALFA TODAS GEOGRAFIA. 3. Em São Francisco, 120 W de GMT são 15:00h. Portanto, em São Paulo, 45 W de GMT, serão:
Nome: Classe: Nº de Matrícula: Ensino Médio Disciplina: GEOGRAFIA Série: 1ª Bimestre: 1º Data: 15/03/2008 Prova: PE Área: TODAS Versão: ALFA TESTES 1. "Acontece quando a face visível da Lua não recebe
Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia
ma 02: Noções de Astronomia Outline 1 Forma e movimentos da rra 2 Constelações 3 Estações do ano 4 Esfera celeste 5 Medidas de tempo 6 Bibliografia 2 / 48 Outline 1 Forma e movimentos da rra 2 Constelações
Movimentos da Terra e da Lua e eclipses. Gastão B. Lima Neto IAG/USP
Movimentos da Terra e da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto IAG/USP AGA 210 2 semestre/2006 Nascer do Sol Movimento aparente do Sol Movimento aparente dos astros frequência quotidiana. Interpretação? (1)
ESCOLÁSTICA A M A T R I Z A R I S T O T É L I C A A T É D E U S
ESCOLÁSTICA A M A T R I Z A R I S T O T É L I C A A T É D E U S Averróis Organizou o ensino e fundou escolas ligadas às instituições católicas. Divulgação da cultura greco-romana, passando a ter influência
A Lua, satélite natural da Terra. Roberto Ortiz EACH/USP
A Lua, satélite natural da Terra Roberto Ortiz EACH/USP Nesta aula veremos: O que são as lunações? Qual é o período de rotação da Lua? A rotação da Lua e suas faces Fases da Lua Horários de nascer e ocaso
A história da Astronomia
ASTRONOMIA A história da Astronomia Profª Eliana D'Avila OBSERVANDO O CÉU Desde a antiguidade o ser humano observa o céu. As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos,
Salmo das bençãos financeiras
Salmo das bençãos financeiras Sim, este salmo é o salmo da carteira cheia! UM salmo para ajudar quem está precisando de soluções rápidas com o dinheiro. Se o dinheiro anda fugindo de você, ele vai passar
Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante
2º ano D Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar a contar a partir do Sol e o quinto em diâmetro. Os oitos planetas que compõe o Sistema Solar são Mercúrio, Vênus,
Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015
Coordenadas geográficas Porto Alegre 2015 Localização no espaço geográfico O conceito mais apropriado de orientação é direção. Usamos em nosso dia-a-dia uma localização básica fundamentada em Direita,
Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas
Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro Cursos, Workshops e Palestras de Astrólogos e Escolas ESCOLA URATIAM ANNA MARIA COSTA RIBEIRO Rua Visconde de Pirajá, 580/223 - Ipanema - Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Fluminense Curso de Formação continuada em Astronomia Para professores de Educação Básica Prof. Dr. Tibério Borges Vale Projeto de Extensão O uso da Astronomia como elemento didático
Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês
Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios podem ser feitos no livro. Exercícios gramaticais, proposto pelo livro Gramática
O seu signo Hindu e a sua personalidade
O seu signo Hindu e a sua personalidade Suas características no Horóscopo Hindu Os traços de personalidade que caracteriza os signos do horóscopo Hindu podem se revelar úteis para o autoconhecimento, embora
1- ao realizar sua trajetória em torno do Sol, a Terra. descreve uma órbita elíptica;
1- ao realizar sua trajetória em torno do Sol, a Terra descreve uma órbita elíptica; 2- ao desenvolver o movimento de translação, a Terra locomove-se a uma velocidade de cerca de 108 mil km/h. 3- o tempo
A Lua, satélite natural da Terra. Roberto Ortiz EACH/USP
A Lua, satélite natural da Terra Roberto Ortiz EACH/USP A Lua, em números Distância média à Terra (centro a centro): 384 mil km = 30 x diâmetro terrestre Perigeu: menor distância à Terra = 363 mil km Apogeu:
CONSTELAÇÕES. Autor: Viviane Lopes da Costa
CONSTELAÇÕES Autor: Viviane Lopes da Costa Contexto: Esta aula se insere no decorrer do curso de ciências para a 5 a série (3 o ciclo do Ensino Fundamental). Os alunos já deverão ter tido contato com os
Talismã chama dinheiro
Talismã chama dinheiro Atraia o dinheiro com a sua energia Talismãs carregados com a nossa energia são poderosos instrumentos de conquista, proteção e abertura. essa receita eu recebi de uma amiga que
Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso
Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Discutir o papel da escola na organização social 2 UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Escola e Sociedade 3 4
2. Atividade: comparando as dimensões entre os astros do Sistema Solar
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Projeto Astronomia no Recôncavo da Bahia Oficinas temáticas OFICINA: DIMENSÕES DO SISTEMA SOLAR Os tamanhos dos astros que compõem o Sistema Solar são muito maiores
I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ
I Curso Introdução à Astronomia Jan 2017 A Terra e a Lua Daniel R. C. Mello Observatório do Valongo - UFRJ Nesta aula veremos: O sistema Terra-Lua (dimensões e distâncias) Os Movimentos da Terra, da Lua
Simplicidade gera Prosperidade: A vivência com Francisco de Assis
Simplicidade gera Prosperidade: A vivência com Francisco de Assis Da sua simplicidade, a possibilidade de transformação da nossa vida. São Francisco de Assis, é o protetor amoroso dos animais e dos sonhos.
UNIDADE I INTRODUÇÃO A ASTROLOGIA. 1 - O Que é Astrologia, como surgiu e como está atualmente a Astrologia.
UNIDADE I INTRODUÇÃO A ASTROLOGIA 1 - O Que é Astrologia, como surgiu e como está atualmente a Astrologia. Dificilmente podemos enquadrar a astrologia como Ciência, ao menos com base naquilo que é a ciência
Capítulo 6. Gravitação Universal
Capítulo 6 Gravitação Universal Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem,
Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP
Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384
Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido
Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão
1. GRAVITAÇÃO PARTE I
1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo
Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D
Sistema Solar Amanda e Karis 2º ano D O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram ao redor do Sol. Ele é formado pelos planetas : Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano,
1. Observe a ilustração de um planeta do Sistema Solar:
Exercitando Ciências Tema: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: Sistema Solar, Movimentos Terrestres e Estações do Ano. 1. Observe
Fundamentos de Astronomia Turma (T)
Nelson Vani Leister IAG- Dep.Astronomia Os Babilônios Os Gregos Uma visão Geral AGA-0215 Fundamentos de Astronomia Turma 201704 (T) Aula #2 Thales Escola Pitagórica A noção detempo sempre Ordem dominava
Gravitação Universal. Física_9 EF. Profa. Kelly Pascoalino
Gravitação Universal Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Introdução; Modelos planetários; As leis de Kepler; Lei da gravitação universal. INTRODUÇÃO Denomina-se gravitação, a área da Física
Modelos do Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP
Modelos do Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Grécia antiga (750 a.c. 146 a.c.) Desenvolvimento da Matemática, Geometria, Astronomia, Filosofia, Política, etc. Em sua obra Metafísica, Aristóteles (384
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. FIS Explorando o Universo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia FIS02009 - Explorando o Universo Gerando e entendendo o céu visível em cada lugar Constelações e roda do zodíaco
Colégio Santa Dorotéia
INSTRUÇÕES Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Rogério Duarte VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer
AGA Introdução à Astronomia Resolução da Lista 1
AGA0210 - Introdução à Astronomia Resolução da Lista 1 Prof. Dr. Alex Cavaliéri Carciofi Monitor: Bruno C. Mota (Dated: 9 de outubro de 2012) I. QUESTÃO 1 Suponha que você esteja em um planeta estranho
Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1
Dinâmica: Algumas Forças Especiais Parte 1 Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Leis de Kepler; Lei da gravitação universal; Peso. Leis de Kepler Denomina-se gravitação, a área da Física
A força dos símbolos do amor
A força dos símbolos do amor Não importa se você está só ou com alguém, vamos mostrar através de pequenos símbolos de amor que você deve ter por perto em casa ou no trabalho, como atrair mais amor para
LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski
LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof.º Luiz Fernando Wisniewski [email protected] LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Orientação através da rosa dos ventos Paralelos e Meridianos Latitude
QUIROMANCIA AULA/ VIVÊNCIA 01 IMAGENS HOME REFLEXOES PROGRAMAÇÃO ESTUDOS PRODUTOS DOWNLOADS ATENDIMENTO
QUIROMANCIA AULA/ VIVÊNCIA 01 IMAGENS HOME REFLEXOES PROGRAMAÇÃO ESTUDOS PRODUTOS DOWNLOADS ATENDIMENTO OS DEDOS E SUAS REGÊNCIAS PLANETÁRIAS Dedo Polegar: Corresponde a Vênus d Questões e vibrações ligadas
Modelos astronômicos
Astronomia Modelos astronômicos Durante muitos séculos a ideia de que a Terra era o centro do universo foi aceita, esta teoria se baseava no movimento aparente do Sol. Esta teoria se chama Geocentrismo
Curso de Introdução à Astronomia e Utilização de Telescópios
Curso de Introdução à Astronomia e Utilização de Telescópios Esta acção de formação destina-se a utilizadores de telescópios com pouca experiência prática de observação ou amadores que queiram saber mais
3 simpatias para a Virada
3 simpatias para a Virada 3 Simpatias simples, uma para o amor, dinheiro e saúde para a noite da Virada! As 3 simpatias mais populares para anoite da Virada. Uma para cada problema e você pode fazer as
Introdução. Aula 2 - Esfera Celeste e Movimento Diurno dos Astros.
Aula 2 - Esfera Celeste e Movimento Diurno dos Astros. Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Souza Oliveira Filho & Alexei Machado Müller Fotografia de Stonehenge, um monumento megalítico, com idade
O Universo e o Sistema Solar
O Universo e o Sistema Solar 1 O cientista não estuda a natureza porque ela é útil; ele a estuda porque tem prazer nisso, e ele tem prazer nisso porque ela é linda. Se a natureza não fosse linda, não valeria
O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR
Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Os Astros do Sistema Solar 2 1 Competências a desenvolver:
O FINAL DA DÉCADA E A GRANDE MUTAÇÃO DE 2020 CELISA BERANGER
O FINAL DA DÉCADA E A GRANDE MUTAÇÃO DE 2020 CELISA BERANGER A GRANDE MARCA DA DÉCADA Quadratura Crescente Urano/Plutão - Consequências até 2020 Crise econômica, ameaças de conflitos e conflitos armados,
Movimentos da Terra. Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP. Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido
Movimento aparente diurno e anual Sistemas geocêntrico e heliocêntrico Leis de Kepler Rotação e translação da Terra Definição de dia e ano Precessão e nutação Estações do ano Movimentos da Terra Gastão
1. A planta, o planisfério e o globo terrestre são utilizados para representar, respectivamente:
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 6ª Ano
Maré alta. Nível do mar. Maré baixa
Introdução à Astronomia Semestre: 2014.1 1 Sergio Scarano Jr 19/05/2014 Observando o Nível do Mar O efeito observado de maré alta e maré baixa. Maré alta Nível do mar Maré baixa Intervalo de Tempo Entre
Correção do TPC. Astronomia É a Ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução.
Sumário 1. Constituição do Universo Correção do TPC. A organização do Universo - O sistema planetário, as galáxias, os quasares, os enxames e os superenxames. - A nossa galáxia - A Via Láctea, a sua forma
O amor e a hora em que você nasceu
O amor e a hora em que você nasceu O relógio do Amor Você tem um jeito próprio de amar, marcado pela posição dos planetas na hora em que nasceu. Conheça suas características, reforce suas qualidades e
AS COISAS DO UNIVERSO
AS COISAS DO UNIVERSO PERGUNTANDO AO Sr. NETUNO TERRA Leva 365,256 dias para girar em torno do Sol e 23.9345 horas para a Terra efetuar uma rotação completa; Tem diâmetro de 12.756 quilômetros; Sua massa
2.2 Os planetas e as características que os distinguem
Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Mercúrio Vénus Saturno 59 dias
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 15/09/2017 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2) Valor das questões: Abertas (5):
O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.
Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano
SISTEMAS DE COORDENDAS CELESTES
SISTEMAS DE COORDENDAS CELESTES Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal Distância angular e diâmetro aparente Diâmetro aparente da Lua Medidas angulares com o auxilio das mãos Ângulo medido a partir do centro da
Movimento da Lua e eclipses
A Lua vista da Terra Fases da Lua Órbita da Lua Eclipses Movimento da Lua e eclipses Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP Agradecimento ao Prof. Roberto Boczko pelo material cedido. AGA 210
Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela
Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,
