BREVE HISTÓRICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR
|
|
|
- Nina Castel-Branco Aleixo
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 BREVE HISTÓRICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR Com mais de 40 anos de existência o Centro Universitário IBMR preocupa-se com ensino de qualidade, fazendo parte da trajetória educacional no Rio de Janeiro. Começou no final dos anos 60, seu fundador Prof. Hermínio da Silveira e sua equipe, oferecendo cursos preparatórios para concursos na área de massagistas e técnicos de fisioterapia em curto prazo. Com um tempo, desenvolveu um estabelecimento de ensino supletivo de 1 0 e 2 0 graus, conhecidos atualmente como ensino fundamental e médio. Consequentemente, criou o pré-vestibular, e assim, com credibilidade impulsionou a criação do IBMR. Foi oficialmente organizado em 18 de junho de Deste modo, em 1979, o IBMR criou o Centro de Estudos Técnico- Profissionalizantes do Rio de Janeiro CETEP, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e passou a ministrar diversos cursos na área da saúde, tais como: Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Nutrição e Dietética, Acupuntura, Patologia Clínica e Massoterapia. Em 12 de dezembro de 1983, foi aprovada a alteração do nome de Centro de Reabilitação do Rio de Janeiro para Faculdade de Ciências da Saúde e Sociais (FACIS). O IBMR foi credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, em 06 de abril de 2005, Parecer 111/2005 e pela Portaria MEC 2118/05 de 04 de junho de 2005, por transformação FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde e Sociais. É importante salientar que, o Centro Universitário IBMR foi a primeira IES que criou os curso de Especialização em Psicomotricidade, Dependência Química e Neurofisiologia. A Portaria MEC 2118/05 transformou a FACIS em Centro Universitário Hermínio da Silveira. Foi credenciado pelo parecer do CNE, pelo Parecer 111/2005 e pela Portaria MEC 2118/05, de 04/06/ Ressaltar que o Centro Universitário IBMR é uma instituição pluricurricular, que atua nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Hospitalidade, Negócios e Saúde, credenciada pela Portaria nº de 16 de junho de 2005 e recredenciada pela Portaria nº de 23 de novembro de Desta forma, a IES, caracteriza-se por ser uma instituição que preza a qualidade de ensino, tendo como seus principais diferenciais a excelência do corpo docente e do bom desempenho dos estudantes.
3 O Centro Universitário IBMR iniciou um processo de restruturação e transformação, em 2010 foi adquirido pelo grupo americano Laureate Internacional Universities, sediada em Baltimore, Maryland, USA, sendo assim, a primeira instituição de ensino superior do grupo no Rio de Janeiro. Oferecendo aos seus estudantes a oportunidade de Intercâmbios, Programas de Férias, Feiras Internacionais, ter a possibilidade e estudar em cursos com currículo desenvolvido e supervisionado pelas melhores universidades do mundo. Sendo considerada a maior rede de instituições de ensino superior privado do mundo, localizada em mais de 29 países, com mais de 70 instituições de ensino superior, atendendo mais de 1 milhão de estudantes. Atualmente a Rede Laureate, no Brasil, está em oito estados brasileiros, em 12 cidades diferentes, atendendo mais de 250 mil estudantes, com 500 cursos de graduação e 530 cursos de pós-graduação, 20 mestrados, e sete doutorados. Em 2011, houve uma expansão dos seus campi e a oferta de cursos de graduação, estabeleceu novas escolas de Negócios, Engenharia, Hotelaria e Gastronomia. O Centro Universitário IBMR tem como base fundamental a filosofia da Rede Laureate, Here for Good, que quer dizer Aqui para o bem e aqui para sempre, ou seja, quando os seus alunos prosperam a sociedade se beneficia. 2 CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR Tem como missão: Atuar com práticas inovadoras e de excelência no ensino, na extensão e nos processos de gestão de maneira a difundir o conhecimento, socializar boas práticas e formar profissionais que promovam o desenvolvimento da sociedade. Ser uma Instituição de Educação reconhecida pela sua excelência acadêmica e pelos processos de gestão, com uma atuação que contribua para o desenvolvimento da sua comunidade acadêmica e da sociedade, constitui sua visão. Pauta sua conduta os seguintes valores: responsabilidade corporativa, compromisso social, transparência e ética.
4 SOBRE O CURSO A época contemporânea, marcada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, por novas formas de organização do trabalho e das relações sociais, aponta, cada vez mais, para a educação como um fator de importância fundamental, devendo esta contribuir e propiciar condições de participação do país no cenário internacional, bem como para a construção da cidadania de sua população. A escola como espaço de prática educacional sistemática e planejada, pode ajudar de forma decisiva para as transformações sociais e políticas que se fazem necessárias. Neste sentido, novas concepções relacionadas à educação e ao papel que ela desempenha têm surgido, sobre a aprendizagem e sobre os efeitos do desenvolvimento científico e tecnológico nas interações humanas, em geral, e no processo ensino e aprendizagem em especial. A qualidade técnico-acadêmica do curso e, que é ofertada aos estudantes. Dessa forma, o aluno egresso tem inserção no mercado de trabalho em áreas como a Gestão de Clínicas de Estética, empreender o próprio negócio estabelecido e home care sendo essa última, uma característica forte da área do profissional Esteticista. 3 OBJETIVO GERAL DO CURSO O curso de Estética destina-se à formação do profissional Esteticista, proporcionando escolaridade de educação superior, nos termos da legislação em vigor. O egresso é formado dentro de alto padrão de ensino, renovado e flexível em consonância com as necessidades do mercado. Os objetivos desse projeto é formar profissionais aptos a participarem de equipes técnicas de saúde direcionadas a promoverem saúde e bem-estar à população. Profissionais capazes de realizarem diversas técnicas de estética faciais, corporais e do couro cabeludo, desde procedimentos simples como as bases cutâneas e sua higienização a procedimentos especializados como pré e pós-cirúrgicos que é contemplado ao longo das disciplinas profissionalizantes da Matriz Curricular. Sendo para tanto fundamental o entendimento e aplicação dos conceitos ministrados em todos os seis períodos, para atuar nesta complexidade se faz necessária a intercessão dos saberes e dos
5 conteúdos tais como: bases morfológicas e fisiológicas integrados à tríade: tecido tegumentar (pele), dermocosmetoeletroterápicos e mãos hábeis (práticas manuais), a partir da aplicação dos conceitos teóricos, associados às práticas laboratoriais corroborados com nossos estágios curriculares, que irão desta forma instrumentalizar e licenciar o futuro esteticista, como único profissional com esta formação específica na área da saúde prepara no mercado. Nosso egresso é estimulado a entender e obedecer aos princípios de biossegurança e bioética, na promoção da saúde humana. Durante o curso, é estimulado a manter-se em contínua formação, especializando-se e atualizando-se profissionalmente, pois entendemos que o processo de educação é um ato contínuo que se perpetua além dos espaços físicos do Centro Universitário IBMR, assim sendo, seguem os objetivos específicos deste Curso que buscam possibilitar aos discentes e professores um espaço de debates sobre as questões sociais, político-ideológicas, culturais, éticas e teórico-metodológicas que permeiam a ação de ensinar e o saber científico, instituído como função da escola. 4 PÚBLICO ALVO O curso se destina a pessoas interessadas em desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área da Estética. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado e mais amplamente, já que este profissional atuará na promoção de qualidade de vida e bem-estar, que segundo à OMS Organização Mundial da Saúde, parte do pressuposto de que saúde é o completo bem-estar físico, psíquico e social. O Esteticista é o profissional que além dos tratamentos de reabilitação e embelezamento da pele, atua na promoção da autoestima, pois levará ao cliente a usufruir de sensações de conforto, por satisfação percebida com a melhora de sua pele. Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/ habilidades:
6 i. Atuar em clínicas estéticas, realizando diversas técnicas e terapias estéticas. Além de sua incorporação em equipes médicas para o tratamento pré, per e pós-operatório, estético ou geral, desde que devidamente respaldados por ordem médica expressa; ii. Atuar em salões de beleza e empresas de consultoria de imagem pessoal, promovendo e sugerindo a harmonia da beleza em sintonia com o estilo pessoal; iii. Organizar e gerir a formação dos diversos tipos de SPA s e seus protocolos de tratamentos; iv. Participar do planejamento e elaboração de novas técnicas ou adaptações de técnicas bem consolidadas, em novos métodos de estética e cosmética, que promovam a obtenção de resultados que ajudem no bem-estar dos pacientes; 5 v. Atuar em postos de saúde e atendimentos ambulatoriais em procedimentos que englobam as terapias integrativas e complementares, tecido tegumentar (pele), dermocosmetoeletroterápicos e mãos hábeis (práticas manuais), que visem a promoção de saúde e bem-estar dos indivíduos. DISCIPLINAS E EMENTÁRIO COSMÉTICA APLICADA Discute os princípios ativos e os mecanismos de ação para tratamento e prevenção das principais alterações estéticas, compreendendo a aplicabilidade dos produtos cosméticos, como modo de aplicação e interação com a pele e seus anexos.
7 COSMETOLOGIA Aborda o produto cosmético no que compete ao estudo das matérias primas, forma farmacêutica, formulação, armazenamento, aplicação e interação com órgão cutâneo e seus anexos. Conceitua as principais diferenças da cosmetologia e da farmacologia. Analisa a legislação pertinente. DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL Apresenta as transformações do ser humano e das relações de trabalho nas diferentes configurações geográficas e na evolução tecnológica e discute o ser humano no mercado de trabalho sob a perspectiva da cidadania e sustentabilidade. ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ESTÉTICA CORPORAL I Engloba a aplicação da ficha de anamnese, documentação fotográfica e avaliação postural. Estuda os produtos cosméticos, recursos manuais e recursos eletro estéticos utilizados em procedimentos corporais para tratamentos aplicados em hidrolipodistrofia ginóide e lipodistrofia localizada. A influência dos sistemas corporais nas alterações estéticas. 6 ESTÉTICA CORPORAL II Engloba a aplicação da ficha de anamnese, documentação fotográfica e avaliação postural. Estudam os produtos cosméticos, recursos manuais e recursos eletro estéticos utilizados em procedimentos corporais para tratamentos aplicados em tratamentos de estrias, hipotonia tissular e muscular. ESTÉTICA CORPORAL III Insere o futuro profissional na realidade de programas de tratamentos para hidrolipodistrofia ginóide, lipodistrofia localizada, estrias, hipotonia tissular e muscular. Enfatiza a avaliação, desenvolvimento e execução dos planos de tratamentos em estética corporal. ESTÉTICA EM MEDICINA E CIRURGIA Enfatiza, de forma interdisciplinar, a aplicação de procedimentos estéticos no pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas (reparadoras e
8 estéticas) e nos cuidados com a pele nos pós procedimentos clínicos dermatológicos. ESTÉTICA FACIAL I Engloba a aplicação da ficha de anamnese, documentação fotográfica e avaliação facial. Estudam os produtos cosméticos, recursos manuais e recursos eletro estéticos utilizados em procedimentos faciais para tratamentos limpeza de pele, tratamento de acne, hidratação e nutrição facial. A influência dos sistemas corporais nas alterações faciais. ESTÉTICA FACIAL II Engloba a aplicação da ficha de anamnese, documentação fotográfica e avaliação facial. Estudam os produtos cosméticos, recursos manuais e recursos eletro estéticos utilizados em procedimentos faciais para tratamentos de discromias, melanose periocular, além de procedimentos que atuam no envelhecimento. ESTÉTICA FACIAL III Insere o futuro profissional na realidade de programas de tratamentos para acne, hidratação, nutrição facial, discromias, melanose periocular, além de procedimentos que atuam no envelhecimento. Enfatiza a avaliação, desenvolvimento e execução dos planos de tratamentos em estética facial. 7 ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA Aborda os aspectos da estrutura dos órgãos que compõem o corpo humano, integrando o conhecimento da estrutura e do funcionamento do organismo normal, as variações anatômicas e as relações tridimensionais. Estudam os órgãos do aparelho locomotor, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais. ÉTICA E PROFISSIONALISMO Apresenta as ferramentas que sustentam a ética na prática profissional contextualizando a observação em campo, e discute a aplicação destas ferramentas. Apresenta temas relacionados à Bioética na promoção, proteção
9 e recuperação da saúde, dando ênfase na relação entre os documentos normativos que sustentam o tema e os dilemas da vida real. GESTÃO E MARKETING EM SERVIÇOS DE BELEZA Discute temas de gestão em saúde e beleza relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios, enfatizando o empreendedorismo nesta área. Abordam conceitos, ferramentas e fundamentos básicos para a compreensão do universo do marketing, discutindo a evolução mercadológica, os ambientes internos e externos; os diferentes públicos, mercados e clientes. IMAGEM E COMPORTAMENTO Estuda o impacto emocional da imagem e a compreensão dos aspectos psíquicos do indivíduo através do contexto da dinâmica cultural, sociedade, Indivíduo, identidade e a construção social da subjetividade. MECANISMOS BÁSICOS DE AGRESSÃO E DEFESA Aborda o aprendizado dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitos) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. Enfoca aspectos básicos e aplicados da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. METODOLOGIA CIENTÍFICA 8 A disciplina estuda as diferentes formas de conhecimento e seus métodos. Aborda o uso da metodologia científica para a informação, organização, pesquisa, sua operacionalização e apresentação de resultados científicos. OPTATIVA ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRÁTICAS EM ESTÉTICA Promove o planejamento, organização do ambiente de trabalho, aplicação das normas básicas de biossegurança, recepção e humanização no atendimento ao cliente. Aborda recurso manual associado a sequências cosméticas faciais e corporais.
10 PRIMEIROS SOCORROS Proporciona ao estudante o conhecimento de urgência e emergência relacionados à prática profissional. Princípios gerais sobre primeiros socorros para a área de Beleza, suporte básico de vida e abordagem primária e secundária da vítima. PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES EM ESTÉTICA Aborda técnicas de cauterização dos pelos utilizando a luz intensa pulsada e tratamentos de foliculite. Englobam os protocolos para discromias corporais resultantes de depilação. Enfoca as inovações tecnológicas em estética. PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS Aborda os aspectos básicos da organização estrutural e funcional dos seres vivos com ênfase nos componentes celulares e moleculares, discutindo a dinâmica das principais vias metabólicas, a transmissão das informações genéticas e mecanismos de virulência dos organismos patogênicos, interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. 9 PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE Promove o conhecimento de diferentes áreas de atenção em saúde e bem-estar e o aprendizado em grupos interprofissionais, contribuindo para a formação integral do estudante. Permite a integração teórico-prática na promoção de saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida a partir da prática colaborativa em instituições e comunidades. RECURSOS MANUAIS EM ESTÉTICA I Enfatiza os conceitos básicos do preenchimento da ficha de anamnese facial e corporal e a preparação da pele para tratamentos estéticos. Aborda o posicionamento do cliente na maca e técnicas de massagens faciais e corporais.
11 RECURSOS MANUAIS EM ESTÉTICA II Aborda a fundamentação e desenvolvimento da drenagem linfática manual, sua indicação e aplicação em face e corpo, associando a fisiopatologia do sistema linfático e circulatório. Mostra a importância da atuação multidisciplinar e multiprofissional. SISTEMA TEGUMENTAR Aborda a organização da pele e seus anexos, e o mecanismo de interação com os demais sistemas orgânicos na manutenção da saúde e no processo de doença. Explora a o desenvolvimento das estruturas da pele bem como a fisiopatologia das principais manifestações cutâneas, além da cicatrização e pigmentação. TERAPIAS DE SPA I Conceitua e classifica estresse e qualidade de vida associando a aplicação prática dos recursos da massoterapia e seus efeitos fisiológicos no tratamento. Aborda o estudo dos tipos de SPA e sua estrutura técnica, administrativa e física. 10 TERAPIAS DE SPA II Enfoca a elaboração e aplicação de programas de tratamento de bemestar associados aos recursos como argiloterapia, balneoterapia, aromaterapia e massoterapia em programas oferecidos em clínicas e SPAs. TRICOLOGIA E ESTÉTICA CAPILAR Explora os principais fatores etiológicos e fisiopatológicos das doenças que acometem a haste capilar e o couro cabeludo, bem como seus tratamentos utilizando equipamentos de eletrestética e cosméticos. Engloba as técnicas de embelezamento capilar. VISAGISMO E MAQUIAGEM Engloba a análise da imagem pessoal de acordo com características individuais, tom de pele e cabelos. Estuda as técnicas de identificação de cartela de cores e tons para o desenvolvimento de uma maquiagem harmônica para a composição de maquiagem social.
12 FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO Aborda os conceitos de alimentação e nutrição, definindo a importância da Nutrição na determinação da saúde dos indivíduos e populações. Enfoca os nutrientes, os alimentos e suas necessidades, bem como as consequências das carências e dos excessos nutricionais, visando a promoção, prevenção e/ou recuperação da saúde, por meio de uma alimentação saudável. SAÚDE COLETIVA Enfoca o sistema de saúde do Brasil, a partir de uma visão histórica. Compreensão crítica dos programas de atenção básica de saúde, sob um enfoque teórico /prático. Concentra a atenção sobre a promoção, prevenção e controle de doenças e principais agravos à saúde na coletividade. EMPREENDEDORISMO Explora o empreendedorismo e o papel do empreendedor, suas habilidades e características. São abordados os aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais que subsidiam a elaboração do plano de negócios necessário à viabilidade de um empreendimento. Destaque é dado ao desenvolvimento sustentável, empreendedorismo ético e consumo responsável. 11 FREQUÊNCIA A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.
13 CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica do Centro Universitário IBMR e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece. São três campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais. Campus Barra - Av. das Américas, Rio de Janeiro/RJ. Campus Botafogo - Praia de Botafogo, Rio de Janeiro/RJ. Campus Catete - Rua Corrêa Dutra, Rio de Janeiro/RJ. 12
EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE ESTÉTICA E COSMÉTICA Semestre 1º Nº 1 Componente Curricular: Anatomofisiologia aplicada à Estética 136 Ementário: Estudo dos diversos sistemas orgânicos, correlacionando
Ementas das Disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
Ementas das Disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética 1º SEMESTRE 802310 - ANATOMOFISIOLOGIA APLICADA À ESTÉTICA Ementa: Estudo de conhecimentos de anatomia integrados à fisiologia
MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
MÓDULO III Habilitação Profissional do Técnico em Enfermagem MÓDULO II Sem terminalidade MÓDULO I Sem terminalidade MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DISCIPLINAS Língua Portuguesa Anatomia
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Farmácia Campus: Campos dos Goytacazes Missão O curso tem como missão formar profissionais farmacêuticos com visão generalista e humanista capazes de exercer atividades
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Estética
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ESTÉTICA GRADE 1 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2012 1º SEMESTRE Cód. Disc. DISCIPLINAS CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 7580-4 Biologia Celular
MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA SERIADO ANUAL - NOTURNO
MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Farmácia Campus: Petrópolis Missão O curso tem como missão formar profissionais farmacêuticos capazes de exercer atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos,
CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos
CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão
Curso: ENFERMAGEM SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema
EMENTA DAS DISCIPLINAS CURSO DE BIOMEDICINA
EMENTA DAS DISCIPLINAS CURSO DE BIOMEDICINA Introdução à Biomedicina Áreas de atuação do profissional biomédico com análise da estrutura curricular oferecida pela Instituição. Noções básicas de laboratório.
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Fisioterapia Campus: Macaé Missão O curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, através de uma estrutura embasada em princípios contemporâneos, tem por missão
Beleza e Estética. Escolha Certa! As profissões do século 21
Beleza e Estética Também conhecida como Cosmetologia, é um segmento da ciência farmacêutica que estuda os recursos de tratamento e embelezamento natural baseado no uso de produtos, substâncias e embalagens,
HORÁRIO DE DP/ADP E 2ª CHAMADA BIOMEDICINA 1N
BIOMEDICINA 1N Anatomia humana Química geral e orgânica Biologia celular Biofísica INTERVALO Introdução a biomedicina e biossegurança Fundamentos das ciências sociais BIOMEDICINA 3N Microbiologia Patologia
CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA
CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo
Currículo do Curso de Nutrição
Currículo do Curso de Nutrição Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar unidades de alimentação
VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO
VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,
Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado.
NUTRIÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE Matriz Curricular do Curso de Graduação em Bacharelado. COMPONENTE CURRICULAR DIMENSÃO / CAMPO DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE Biologia Celular Anatomia
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016)
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA D0041/I 68 H Introdução ao estudo da anatomia humana.
FACULDADE VERDE NORTE - FAVENORTE
ESTRUTURA CURRICULAR DE ENFERMAGEM 1º PERÍODO INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM 40 00 40 33:20 ANTROPOLOGIA/SOCIOLOGIA 80 00 80 66:40 FUNDAMENTOS DA SAÚDE 60 00 60 50:00 PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA PESP I METODOLOGIA
PORTARIA Nº 247, DE 10 DE MAIO DE 2013
Página 1 de 5 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 247, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC
PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de
ATOS LEGAIS DO CURSO:
CATÁLOGO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço
R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 13/2016, e demais disposições contrárias.
RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 33/2016 ALTERA O ROL DE DISCIPLINAS INSUSCETÍVEIS AO PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL PFG DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente
RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA - EXTENSÃO
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Tecnologia Estética e Cosmética RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA - EXTENSÃO IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José
MODELO RESIDÊNCIA MÉDICA
CURSO DE POS-GRADUACAO EM ECOCARDIOGRAFIA MODELO RESIDÊNCIA MÉDICA Coordenação Geral: A coordenação geral dos cursos de ecocardiografia será realizada pela Chefia Técnico Administrativa do Serviço de Ecocardiografia
Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem
Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem Tempo Mínimo: 4,5 anos (9 semestres) Tempo Máximo: 6 anos (12 semestres) : 4.260 h Atividades Complementares: 150 h Carga Horária Total do Curso:
A importância dos alimentos para uma vida saudável está cada vez mais em pauta. Essa realidade faz com que o mercado de trabalho para nutricionistas
NUTRIÇÃO A importância dos alimentos para uma vida saudável está cada vez mais em pauta. Essa realidade faz com que o mercado de trabalho para nutricionistas amplie suas oportunidades de emprego, especialmente
Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h
Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade
PORTARIA Nº 240, DE 10 DE MAIO DE 2013
Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 240, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR
TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR A FUNDAÇÃO UNIMED E A FACULDADE UNIMED Conexão entre teoria e prática aliada a um corpo docente de alta competência e experiência no mercado de saúde. É assim, há mais de
Segurança Alimentar. Pós-Graduação. 45 ECTS //
Pós-Graduação Segurança Alimentar 45 ECTS // www.esb.ucp.pt Nesta pós-graduação estudam-se os perigos, riscos, metodologias e legislação com que a segurança alimentar é confrontada na atualidade, numa
Currículo do Curso de Nutrição
Currículo do Curso de Nutrição Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar unidades de alimentação
OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
FACULDADE DO NORTE GOIANO OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Objetivos do curso O Curso de Graduação em Enfermagem tem por objetivo formar bacharel em enfermagem (enfermeiro) capaz de influenciar na construção
Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado
Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 08 --> A evolução na arte de exercer a enfermagem
Currículos dos Cursos do CCB UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Iris Mendes Coelho
194 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Iris Mendes Coelho [email protected] UFV Catálogo de Graduação 2014 195 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 39/ CONSUNIV Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Superior de
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 39/2012 - CONSUNIV Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Superior de Tecnologia em Gestão de. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO
ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville
ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS UNIVILLE Campus Joinville Universidade da Região de Joinville ADMINISTRAÇÃO Empresas (146) Noturno 74 Decreto Federal nº 76.148/75 ARQUITETURA E URBANISMO (147) Noturno
PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL
PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL A Verbo Educacional, uma das empresas do Grupo Verbo, oferece aos profissionais de múltiplas áreas do conhecimento a praticidade do ensino a distância aliado a possibilidade
SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO
Curso: Engenharia Civil Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos tecnológicos
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE BAARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE EIXO TEMÁTICO 1: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL TEÓRICA PRATICA TOTAL TEÓRICA PRATICA TOTAL ANATOMIA HUMANA
SISBAM - TABELAS. OBJETIVO: Auxiliar os bibliotecários nas tarefas técnicas da biblioteca no que se refere ao sistema de classificação CDD.
Página: 01 de 05 OBJETIVO: Auxiliar os bibliotecários nas tarefas técnicas da biblioteca no que se refere ao sistema de classificação CDD. ESCOLA DE ARTES, ARQUITETURA, DESIGN E MODA ARQUITETURA E URBANISMO
LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO
Administração Mercadológica I / Marketing/ Marketing na / Gestão e Marketing na Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/ Farmácia / Fisioterapia / Nutrição / Psicologia/
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11 PLANO DE CURSO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11 Componente Curricular: Estética Facial Código: --- Pré-requisito: --- Período Letivo:
Técnico em Enfermagem. Escola Profissional do Instituto de Cardiologia Av. Princesa Isabel nº 370, Bairro Santana Porto Alegre/RS Fone (51)
Técnico em Enfermagem Escola Profissional do Instituto de Cardiologia Av. Princesa Isabel nº 370, Bairro Santana Porto Alegre/RS Fone (51) 3235 4142 Instituto de Cardiologia Escola Profissional Nos últimos
Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - FACIPLAC
Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - FACIPLAC EDITAL nº 003, de 25 de março de 2014 As Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC, faz saber a todos
ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI FAMMUC CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução
Exigência Hora/aula Prazos Anos SEQUÊNCIA SUGERIDA. 1º Período. CBI 110 Biologia Celular 3(2-2) 60 CRP 198 Fundamentos de Química Orgânica 3(3-0) 45
ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar unidades de alimentação e nutrição. Atua na educação nutricional
BACHARELADO I. CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) Carga Horária (CH) Total: Qtd. Créd.
BACHARELADO I CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) (CH) Total: 3.320 Qtd. Créd. Total: 166 CH Disc. Obrigatórias: 3.240 Qtd. Créd. Disc. Obrig.:162 CH Atividade
CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO
CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS
UNIRIO / PROPLAN DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS - DAINF ORGANOGRAMA DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. Atualizado em
Atualizado em 15.03.2016 Boletim Interno nº 05/2016 1 1. GERAL REITORIA Vice-Reitoria Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Pró-Reitoria
do país. Esse resultado nos faz acreditar que estamos no caminho certo: promovendo o aperfeiçoamento dos programas acadêmicos, investindo na
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: estratégias no processo de ensino e aprendizagem em aulas de educação física Programa de preparação para a aposentadoria com ênfase na autonomia pessoal
Texto referência para a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Texto referência para a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais Comissão da Câmara de Educação Superior
CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO
CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO Um dos 5 (cinco) cursos mais procurados do País, devido seu altíssimo grau de empregabilidade e área de atuação! O Curso de Psicologia das Faculdades Integradas ASMEC
Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS
REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS Dispõe sobre a oferta de atividades de Monitoria no curso de graduação da Faculdade Processus e dá outras providências.
ADMINISTRAÇÃO E MARKETING ESPORTIVO Pres Ed. Física ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRIGENÔMICA: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA
Curso Modalida de Área ADMINISTRAÇÃO E MARKETING ESPORTIVO Pres Ed. Física ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRIGENÔMICA: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA Pres Nutrição ANÁLISES E PROJETOS DE
PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO BELEZA
PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO BELEZA Senac Rondônia APRESENTAÇÃO A concepção educacional do Senac visa atender à missão de "Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens,
MATRIZ E FLUXO CURRICULAR
MATRIZ E FLUXO CURRICULAR 2017.1 Período 1º 2º 3º Componente Curricular Carga Horária Teórica Prática EC/ES Total História e Fundamentos da 60 60 Bases da Anatomia Humana I (Anatomia Geral) 60 30 90 Bases
Faça 1curso e receba 2certificações. O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em
Faça 1curso e receba 2certificações O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Pós-graduação em Acupuntura Clínica e Racionalidade
Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação
Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares
EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I
EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório,
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
CURSO: ENGENHARIA CIVIL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais Formar engenheiros civis com sólida base teórica-prática, através de um currículo dinâmico que proporcione uma moderna visão do exercício profissional
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM)
CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO
CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS
Áreas Temáticas BVS Atenção Primária à Saúde
Áreas Temáticas BVS Atenção Primária à Saúde SINAIS E SINTOMAS Sinais, sintomas, observações e manifestações clínicas que podem ser tanto objetivas (quando observadas por médicos) como subjetivas (quando
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 115 DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado
FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CRONOGRAMA DE EXTENSÃO 2013
CURSO: BIOFÍSICA FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST MINISTRANTE: Prof. Drª. Adriana Leandro Camara PÚBLICO ALVO: Alunos da área de saúde: Cursos de Fisioterapia,Nutrição,Terapia Ocupacional,Fonoaudiologia,Enfermagem,Farmácia,Odontologia
HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA
HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia da Educação I 03.07.17 19horas Fundamentos Filosóficos da Educação 03.07.17 21horas Didática I 04.07.17 19horas Aspectos Sócio-Antropológicos
EDITAL Nº 004/2016 (FACULDADE SETE LAGOAS CURSOS DE ODONTOLOGIA e FISIOTERAPIA)
EDITAL Nº 004/2016 (FACULDADE SETE LAGOAS CURSOS DE ODONTOLOGIA e FISIOTERAPIA) O Diretor Acadêmico da Faculdade Sete Lagoas torna público que estão abertas as inscrições para o Programa de Monitorias
DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SISTEMA DE GESTÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICA Graduação EMITIDO EM 05/06/2017 11:44 DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR Código: 2008.1 Matriz Curricular: NUTRIÇÃO SANTO
EDITAL DC/BP 19/2016 E D I T A L
EDITAL DC/BP 19/2016 ABRE INSCRIÇÕES PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA PARA ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, NO SEGUNDO
A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 01/2005 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em, do Centro
Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação?
Na Unidade Des. sei/ se Pós- Co você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? 90,06% 6,63% 2,76% 0,55% Possuir currículos interdisciplinares,
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA Campus: Curso: Modalidade: Integralização: Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo Farmácia Bacharelado Mínimo: 10 semestres Máximo: 15 semestres
QUADRO DE VAGAS PARA SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE 2011/2
QUADRO DE VAGAS PARA SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE 2011/2 CAMPUS VAGA(S) CURSO(S) DISCIPLINA(S) C/H PERFIL ANÁPOLIS 1 AGRONOMIA Introdução à Ciência dos Solos (4h) Agrometeorologia e climatologia
TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa.
CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS MISSÃO DA UNIDADE: O Centro de Tecnologia e Ciências tem seu objetivo maior consubstanciado nos objetivos gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão. No que tange ao objetivo
CURSO DE QUIROPRAXIA - BACHARELADO
CURSO DE QUIROPRAXIA - BACHARELADO Currículo Novo - 2010/02 - Diurno (Seriado). 10 semestres RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº 902, DE 10/04/2006 D.O.U. DE 12/04/2006 AMPARADO PELA PORTARIA NORMATIVA Nº 40,
