CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO"

Transcrição

1 CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS I Estudo das células, sua organização molecular, processos de reprodução, sinalização, diferenciação e morte celular. Estudos da estrutura e funções das organelas celulares. DISCIPLINA: TECIDOS CORPORAIS I Organização Tecidual e Técnicas de Processamento Histológico. Histofisiologia dos tecidos conjuntivo e muscular. DISCIPLINA: EMBRIOLOGIA E GENÉTICA Estudo da formação de gametas e fecundação. Estudo da formação e segmentação do embrião, os períodos embrionários e anexos embrionários. Teratologia: fatores ambientais que afetam o desenvolvimento embrionário.caracterização da estrutura do DNA, sua duplicação, os mecanismos de expressão e mutações do material genético. Caracterização do cariótipo humano e anomalias cromossômicas humanas.

2 DISCIPLINA: PROCESSO DE SAÚDE E DOENÇA Estudo teórico reflexivo, compreendendo conceitos básicos sobre Saúde e doença. Fatores determinantes do processo saúde e doença. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ÉTICOS DE ENFERMAGEM Enfermagem através da história. Influência religiosa na idade média. Enfermagem moderna e a importância do legado de Florence Nightingale para a profissão. A enfermagem no Brasil. Sistematização da assistência de enfermagem: consulta de enfermagem e sua aplicabilidade prática do processo de enfermagem. Classificação dos diagnósticos de enfermagem segundo a NANDA (associação norte americana de enfermagem). Estudo para tomada de decisão e planejamento do cuidado em saúde para atuação profissional frente à equipe de saúde, cliente, família e comunidade em situações éticas, bioéticas, morais, civis e emocionais. DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Estudo dos elementos de textualidade. O uso da variante padrão da língua portuguesa. A produção de diferentes gêneros textuais. A estrutura dissertativa. O verbal e o não-verbal na composição de textos. Estudo do vocabulário. DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA Análise da Filosofia enquanto discurso racional. Diferenciação e historicidade da Filosofia, da Arte, da Religião e da Ciência. A Filosofia e sua inserção na contemporaneidade. Os pressupostos e problemas da Ética Contemporânea. Ética Profissional.

3 3º PERÍODO DISCIPLINA: NEUROCIÊNCIAS Anatomia e Fisiologia do Sistema nervoso. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS III Introdução à Biofísica; Fenômenos Ondulatórios; Fluidos em Sistemas Biológicos; Fenômenos Elétricos nas Células; Fenômenos de Superfície; Física das Radiações. DISCIPLINA: TECIDOS CORPORAIS III Histofisiologia do Tecido Nervoso. Morfologia microscópica das células neurais. Diferenciação tecidual do sistema nervoso central e periférico. Correlações clínicas. DISCIPLINA: IMUNOLOGIA E MICROBIOLOGIA I Fisiologia da Resposta Imune. Imunidade e Nutrição. Imunidade a agentes infecciosos. Reações de hipersensibilidade. Conceito, classificação, estrutura e ultraestrutura da célula bacteriana. Metabolismo, crescimento, genética e controle microbiano. Aplicação de técnicas em Microbiologia. DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA APLICADA Entendimento das condições de saúde das populações dentro do contexto epidemiológico. Principais indicadores de saúde e o processo de saúde e doença na população.

4 DISCIPLINA: SEMIOTÉCNICA II Correlação dos conteúdos teóricos e práticos de procedimentos e ações técnicas/científicas e culturais de enfermagem para o desenvolvimento de atitudes, percepções e habilidades na prática do cuidar do indivíduo sob sua responsabilidade, na Instituição Hospitalar ou na Saúde Coletiva. DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A relação entre as sociedades humanas e o meio ambiente como campo de reflexão crítica para além das ciências biológicas. As transformações enfrentadas pelo mundo moderno e a chamada crise ambiental. As principais correntes e abordagens sobre a questão ambiental. A noção de socioambientalismo e as principais implicações sobre a responsabilidade socioambiental. DISCIPLINA: TECNOLOGIA E SOCIEDADE As transformações sociais diante das novas tecnologias. Influência das tecnologias da informação e da comunicação nos cenários econômico, social, político, cultural e sua repercussão no mundo do trabalho e na formação profissional. O tratamento do lixo tecnológico e suas implicações para o meio ambiente. 5º PERÍODO DISCIPLINA: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO BÁSICA Estudo das características anátomo-fisiologicas e psicossociais da criança e adolescente sadios nas diferentes fases do crescimento.

5 DISCIPLINA: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA Assistência integral à mulher em todas as fases do ciclo vital e reprodutivo. Identificação das situações de risco, aplicação de medidas preventivas e terapêuticas e consulta de enfermagem. Contribuição na construção de cidadania da mulher com a reflexão sobre sua situação de saúde e seu papel na sociedade, considerando a perspectiva de gênero. DISCIPLINA: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ADULTO NA ATENÇÃO BÁSICA Assistência Integral ao adulto, no âmbito do nível de atenção básica com enfoque as doenças de intervenção coletiva, com relevância epidemiológica e frente aos principais grupos vulneráveis. Aplicação dos conteúdos teóricos com identificação das situações de risco, principais intervenções diagnosticas e aplicação de medidas terapêuticas e cuidativas através da consulta de enfermagem e outras formas de cuidado. As diretrizes politicas de cuidado aos grupos populacionais vulneráveis dentro da saúde do adulto e suas formas sistematizadas de atendimento ao adulto( assistência domiciliar, ações de promoção e prevenção da saúde, assistenciais e de reintegração dos indivíduos a sociedade). DISCIPLINA: SEMIOLOGIA II Estudo da semiologia básica e sua aplicabilidade através dos conhecimentos adquiridos na Semiologia I associados ao embasamento da Semiologia II, identificando, analisando e interpretando os dados semiológicos inerentes a cada sistema na avaliação do indivíduo sob seus cuidados, responsabilizandose pela qualidade da assistência prestada.

6 DISCIPLINA: SAÚDE AMBIENTAL Equilíbrio ecológico e sua relação com ambiente saudável, meio ambiente e saúde. Problemas sociais e suas conseqüências ambientais e na saúde. Conceitos técnicos e ferramentas sobre vigilância em saúde, ambiental e sanitária, como prática social e no Sistema Único de Saúde. DISCIPLINA: METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Sistematização da assistência de enfermagem: consulta de enfermagem e sua aplicabilidade prática do processo de enfermagem. Classificação dos diagnósticos de enfermagem segundo a NANDA (Associação Norte Americana de Enfermagem). DISCIPLINA: PRÁTICA EM ATENÇÃO BÁSICA Atividades práticas da enfermagem no atendimento da saúde coletiva. Ações de Enfermagem em Saúde da Comunidade e na Política Nacional de Saúde. 7º PERÍODO DISCIPLINA: CLÍNICA CIRÚRGICA Estudo teórico-científico das evoluções cirúrgicas gerais mais incidentes, como subsídio básico à prestação do cuidado humanizado de enfermagem ao indivíduo, família e coletividade. Tecnologias atualizadas e reflexão sobre os aspectos éticos no exercício da assistência ao portador de afecções cirúrgicas.

7 DISCIPLINA: CENRO CIRÚRGICO/CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO Estudo sobre o gerenciamento da assistência integral aos pacientes cirúrgicos e conhecimentos técnicos científicos, biopsicossociais e humanísticos para a atuação em enfermagem na unidade de centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica, central de material e esterilização. DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE Sentimentos e pensamentos do paciente durante os cuidados de enfermagem. Principais conceitos em psicanálise, com ênfase na formação de sintomas. Temas em psicossomática no trabalho, no hospital e na comunidade. Os limites de cada um durante o trabalho em equipe. O Trabalho em equipe multidisciplinar: técnicas de relacionamento interpessoal DISCIPLINA: NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Conceitos e finalidades no processo de promoção da saúde. Macro e micro nutrientes. Conceitos e finalidades preventivas e terapêuticas da nutrição nas diferentes fases da vida. DISCIPLINA: INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE A produção do conhecimento em saúde. A pesquisa como possibilidade para compreender e aproximar o fazer da área da saúde no contexto social. Referenciais teóricos e éticos para a pesquisa em saúde/ enfermagem. Bases da pesquisa: questões, objeto, espaço metodológico. Construção do projeto de pesquisa. DISCIPLINA: POLÍTICA DE SAÚDE Estudo teórico reflexivo, compreendendo conceitos básicos sobre as Políticas de Saúde no Brasil, processo de implantação e evolução do Sistema Único de Saúde e a prática profissional de Enfermagem e saúde no contexto da Política de Saúde.

8 9º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA Conhecimento científico da administração em serviços de saúde, planejamento e organização e administração de serviços de saúde, de acordo com as políticas de saúde vigentes e o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde. DISCIPLINA: PRONTO SOCORRO Estudo e planejamento de cuidados aos clientes em tratamento clínico no Pronto Atendimento, e suas relações com os parâmetros dos equipamentos que darão suporte à vida. Assistência e gerência aos setores específicos de pronto atendimento. DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA Estudo das mudanças comportamentais e o desenvolvimento em saúde mental e enfermagem psiquiátrica, compreendendo prioritariamente os aspectos ligados ao atendimento em saúde mental. DISCIPLINA: CENTRO CIRÚRGICO Estudo sobre o gerenciamento da assistência integral aos pacientes cirúrgicos e conhecimentos técnicos científicos, biopsicossociais e humanísticos para a atuação em enfermagem na unidade de centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica, central de material e esterilização.

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA:

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA: CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas Esquelético

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas Esquelético

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: FARMÁCIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: FARMÁCIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS I

Leia mais

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS I Estudo das células, sua organização molecular, processos de reprodução, sinalização, diferenciação e morte celular. Estudos

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOFIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOFIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOFIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 BASES ECOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 BASES ECOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 1º PERÍODO BIOQUÍMICA EMENTA: Aspectos estruturais, metabólicos e de integração das principais biomoléculas e sua relação com o funcionamento da célula,

Leia mais

CURSO: BIOLOGIA EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA:

CURSO: BIOLOGIA EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA: CURSO: BIOLOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS I Estudo das células, sua organização molecular, processos de reprodução, sinalização, diferenciação e morte celular. Estudos da

Leia mais

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Métodos de estudo da célula animal e vegetal, composição química e estrutural, estudo da morfologia, funções exercidas

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA 1/15 CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA Todas as UNIDADES CURRICULARES do curso de Enfermagem têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar: MA = P1 + P2 >= 7,0

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM ESTUDOS EM MORFOLOGIA HUMANA 136 Estudo dos principais sistemas corporais através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento.

Leia mais

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO 1. Anatomofisiologia do Sistema Locomotor 20 20 40 2. Sistemas Biológicos I 20 20 40 3. Tecidos Corporais I 20 20 40 4. Embriologia

Leia mais

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS I Estudo das células, sua organização molecular, processos de reprodução, sinalização, diferenciação e morte celular. Estudos da

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM Estudos em Morfologia Humana Estudo dos principais sistemas corporais através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento.

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO 1. Anatomofisiologia do Sistema Locomotor 20 20 40 2. Sistemas Biológicos I 20 20 40 3. Tecidos Corporais I 20 20 40 4. Embriologia

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

CURSO: BIOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: BIOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: BIOLOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Métodos de estudo da célula animal e vegetal, composição química e estrutural, estudo da morfologia, funções exercidas

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

Enfermagem. Ementa: Visa desenvolver habilidades de raciocínio e de produção de textos, leituras e redação de relatórios técnicos e científicos.

Enfermagem. Ementa: Visa desenvolver habilidades de raciocínio e de produção de textos, leituras e redação de relatórios técnicos e científicos. Enfermagem 1º Semestre Biologia, 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultra-estrutura e função da célula e de seus componente. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DOS SISTEMAS CARDIOVASCULARES EMENTA:

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DOS SISTEMAS CARDIOVASCULARES EMENTA: CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2016.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DOS SISTEMAS CARDIOVASCULARES Estudo da Anatomia e Fisiologia do Coração. Estudo da Anatomia e Fisiologia dos vasos sanguíneos

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE BAARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE EIXO TEMÁTICO 1: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL TEÓRICA PRATICA TOTAL TEÓRICA PRATICA TOTAL ANATOMIA HUMANA

Leia mais

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS I Estudo das células, sua organização molecular, processos de reprodução, sinalização, diferenciação e morte celular. Estudos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: ENFERMAGEM SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2012.2 1º SEMESTRE Anatomia Humana I 72 36 36 - Biologia Celular e Genética 72 36 36 - Introdução à Enfermagem 36 36 - Relações Étnico-raciais, Cultura e Saúde

Leia mais

FACULDADE VERDE NORTE - FAVENORTE

FACULDADE VERDE NORTE - FAVENORTE ESTRUTURA CURRICULAR DE ENFERMAGEM 1º PERÍODO INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM 40 00 40 33:20 ANTROPOLOGIA/SOCIOLOGIA 80 00 80 66:40 FUNDAMENTOS DA SAÚDE 60 00 60 50:00 PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA PESP I METODOLOGIA

Leia mais

Quadro 2. PPC 2015 Primeiro Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Total 450 Segundo Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito

Quadro 2. PPC 2015 Primeiro Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Total 450 Segundo Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Quadro 2. Matriz Curricular 2015. PPC 2015 Primeiro Semestre ENF 1 Anatomia 120 8 (6T/2P) ENF 2 Citologia e Histologia Humana 60 4 (2T/2P) ENF 3 Introdução à Filosofia 60 4 (4T) ENF 4 Leitura e Produção

Leia mais

BIOQUÍMICA EMENTA: Estudo das biomoléculas com ênfase na visão integrada do metabolismo.

BIOQUÍMICA EMENTA: Estudo das biomoléculas com ênfase na visão integrada do metabolismo. EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA CURRÍCULO 2010 1º PERÍODO BIOQUÍMICA EMENTA: Estudo das biomoléculas com ênfase na visão integrada do metabolismo. CITOLOGIA/HISTOLOGIA EMENTA: Abordagem morfológica das

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE ENFERMAGEM EM TURMA: º SEMESTRE

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE ENFERMAGEM EM TURMA: º SEMESTRE TURMA: 2016.1-1º SEMESTRE 8:00 às 9:00 Metodologia História e enfermagem no contexto social Anatomia humana Antropologia Citologia Histologia 9:00 às 10:00 Metodologia História e enfermagem no contexto

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: Integralização: ENFERMAGEM BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/2005

RESOLUÇÃO Nº 82/2005 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 82/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017 GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017 1º SEMESTRE História e Introdução à Enfermagem 40 ----- Eixo Integrador I 20 ----- Anatomia Humana I 60 ----- Citologia e Histologia

Leia mais

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001). PRIMEIRO PERÍODO NDC107 Anatomia Humana Geral 06 108 90 ----- NDC113 Biologia

Leia mais

Matriz Curricular 2018

Matriz Curricular 2018 DIREÇÃO GERAL ENFERMAGEM INTEGRAL PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR PARA SISTEMA DE CRÉDITO 2019.1 a) RESOLUÇÃO n. 2, de 18 de junho de 2007: Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização

Leia mais

Matriz Curricular 2015

Matriz Curricular 2015 Matriz Curricular 2015 PPC 2015 Primeiro Semestre ENF 1 Anatomia 120 8 (6T/2P) ENF 2 Citologia e Histologia Humana 60 4 (2T/2P) ENF 3 Introdução à Filosofia 60 4 (4T) ENF 4 Leitura e Produção de Texto

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia UFV Catálogo de Graduação 2014 173 ENFERMAGEM COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia marisa.lopes@ufv.br 174 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior UFV Catálogo de Graduação 2012 119 ENFERMAGEM COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior pedro.prado@ufv.br 120 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. Eixo Temático: Cuidando a partir dos conhecimentos básicos e os aspectos psicossomáticos da comunidade e ambiente.

CURSO DE ENFERMAGEM. Eixo Temático: Cuidando a partir dos conhecimentos básicos e os aspectos psicossomáticos da comunidade e ambiente. CURSO DE ENFERMAGEM I Curso: Graduação em Enfermagem Carga Horária Total do Curso: 4170 horas Turno de Aplicação: Noturno Regime: Seriado Semestral Vigência: 2016/2 Tempo de Integralização: Mínimo - 05

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura - Rio das Ostras O CONSELHO

Leia mais

Enfermagem em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Leitura e Produção de Texto Anatomia Descritiva e Topográfica I

Enfermagem em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Leitura e Produção de Texto Anatomia Descritiva e Topográfica I CENTRO UNFICADO DE EDUCAÇÃO BARRETOS LTDA. CURSO BACHARELADO - PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Iniciação à Pesquisa em 4-80 Leitura e Produção de Texto

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO Estudo de álgebra básica e expressões algébricas. Estudo de potenciação e radiciação. Estudo das funções logarítmicas

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 455/2012

RESOLUÇÃO N.º 455/2012 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 455/2012 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em, Grau: Bacharelado, sediado no Pólo Universitário de Rio

Leia mais

Currículo do Curso de Enfermagem

Currículo do Curso de Enfermagem Currículo do Curso de Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como perfil do formando egresso/profissional o enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Missão do Curso Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto

Leia mais

CURSO: BIOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: BIOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: BIOLOGIA EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS I Estudo das células, sua organização molecular, processos de reprodução, sinalização, diferenciação e morte celular. Estudos da

Leia mais

Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem

Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem 1º período DCS05785 6 Bases biológicas do cuidado I Anatomia 0 120 120 DCS05707 4 Saúde e sociedade

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: FARMÁCIA EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: FARMÁCIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U. UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.: 09/01/12 READEQUAÇÃO DE BASE CURRICULAR ENFERMAGEM 2013 1º 2º 3º Biologia

Leia mais

170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia

170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia 170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia marisa.lopes@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 171 Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2012 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6501-1 Anatomia I *

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO EMENTA:

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO EMENTA: CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: FARMÁCIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: FARMÁCIA EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro UFV Catálogo de Graduação 2010 141 ENFERMAGEM COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro rribeiro@ufv.br 142 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em Enfermagem da UFV

Leia mais

MATRIZ E FLUXO CURRICULAR

MATRIZ E FLUXO CURRICULAR MATRIZ E FLUXO CURRICULAR 2017.1 Período 1º 2º 3º Componente Curricular Carga Horária Teórica Prática EC/ES Total História e Fundamentos da 60 60 Bases da Anatomia Humana I (Anatomia Geral) 60 30 90 Bases

Leia mais

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017 Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ Reconhecida Pela Portaria nº 1704 D.O.U 06/12/93 Recredenciada pela Portaria nº711, de 08/08/2013 D.O.U. 09/08/2013 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde

Leia mais

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM TURMA: 113-1 MANHÃ (1º Semestre) 7:30 AS 12:45 INFORMÁTICA (GRUPO A E GRUPO B) 7:30 AS 10:00 ANATOMIA HUMANA (PRÁTICA) 7:30 AS 10:00 BIOQUÍMICA 10:15 AS 11:55 CITOLOGIA E HISTOLOGIA (TEÓRICA) 26/03/15

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Vigência a partir de º SEMESTRE Pré-

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Vigência a partir de º SEMESTRE Pré- Centro de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda EPP Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães FAMA CNPJ:18.692.635/0001-62 Av. Afonso Magalhães, 380, Bloco 7 SALA 1 Centro Serra Talhada/PE CEP: 56.912-380

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Curso: Enfermagem Versão: 19 Descrição: Ano: 2013 Semestre: Primeiro não vinculado à disciplina ou a Tipo de estágio: NÃO Exame de Qualificação: NÃO Exame de Proficiência em Inglês: NÃO Exame de Proficiência

Leia mais

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Turno: INTEGRAL Reconhecido pelo Decreto n.º 6.067, de 31.01.06, DOE. de 31.01.06. Para completar o currículo pleno

Leia mais

Matriz 1 - Enfermagem Semipresencial

Matriz 1 - Enfermagem Semipresencial Matriz 1 - Enfermagem Semipresencial 1º PERÍODO Projeto Integrador I 20 1 1 Ambientação em EAD 40 2 1 1 Primeiros Socorros 40 2 1 1 Sociologia e Antropologia 40 2 1 1 Ética e Bioética 40 2 1 1 Epidemiologia

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2 GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2 1 PERÍODO FUND. DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO 3 45 3 45 3 45 Estudar as bases citológicas e mendelianas da herança e a origem de alguns distúrbios genéticos

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 1 1090249 Bioestatística 20 20 40 1 1090309 Citologia e Genética 40 20 1 1090250 Comunicação e Relacionamento Interpessoal 20 20 40 1 1090026 Educação e Atenção Integral a Saúde I 40 40 1 1090211

Leia mais

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE 2018 1 1º Período DISCIPLINA CRÉDITOS CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA Teórica Prática TOTAL Bioquímica Biofísica Biologia

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Graduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Graduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado. ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação DI400 Direito Direito Civil. DI2002 Direito Direito Constitucional; Teoria Geral do Processo. DI2003 Direito

Leia mais

Humano/ O Sistema de Saúde no Brasil Carga horária total do semestre 360

Humano/ O Sistema de Saúde no Brasil Carga horária total do semestre 360 1 Componente curricular /1º Semestre T- P- CHT Pré-Requisito UR0101 Anatomia Humana I 30 30 60 - UR0202 Fisiologia Humana I 45 15 60 - UR0102 Bioquímica 60 0 60 - UR0103 Histologia Humana I 30 15 45 -

Leia mais

HORÁRIO EXAME ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM - ARAGUAINA 2º SEMESTRE 2016 DIAS: 14/12, 15/12 e 16/12/206

HORÁRIO EXAME ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM - ARAGUAINA 2º SEMESTRE 2016 DIAS: 14/12, 15/12 e 16/12/206 1º PERÍODO 09h:40min Citologia/ Histologia Código 6002 Bioquímica Código 6007 Língua Portuguesa Código 5002 09h40min às 11h30min Atividade de Integração Interdisciplinares I Código 6009 História e Teorias

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

PORTARIA Nº 240, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 240, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 240, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL Diferentes proposições para os modelos atômicos e a classificação periódica dos elementos químicos. As ligações químicas

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem

Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem Tempo Mínimo: 4,5 anos (9 semestres) Tempo Máximo: 6 anos (12 semestres) : 4.260 h Atividades Complementares: 150 h Carga Horária Total do Curso:

Leia mais

ANEXO III DA RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 831 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS

ANEXO III DA RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 831 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS ANEXO III DA RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 831 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 1. SAÚDE COLETIVA História da enfermagem de saúde pública no Brasil. Tendências e modelos em saúde coletiva. Saúde no Brasil e região centro-oeste.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA) PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 1º SEMESTRE

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA) PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 1º SEMESTRE 1 2.7. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 2015.2 1º SEMESTRE 1. Anatomia Humana 90 60 30 06 2. Antropologia Teológica 30 30 02 3. Biologia (Citologia/Genética) 60 45 15 04 4. Educação

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014.

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI FAMMUC CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2013 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 013/2013 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 013/2013 CONSEPE Cria as disciplinas optativas Patologia Clínica, Farmacologia Clínica, O Processo de Morte e Morrer Aplicado à Enfermagem, Bioética e Cuidados Paliativos e Oratória, no Curso

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 1ª Série Anatomia Humana 432 Anatomia Radiológica 36 Bioestatística I 30 Bioestatística II 36 Biofísica 108 Biologia Celular

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Universidade Estadual de Maringá CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE R E S O L U Ç Ã O Nº 074/2009-CI/CCS CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 17/12/2009. Aprovar alterações curriculares no projeto pedagógico

Leia mais

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM. TURMA: NOITE (1º Semestre)

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM. TURMA: NOITE (1º Semestre) TURMA: 319-1 NOITE (1º Semestre) 17:25 as 19:30 Biofísica 18:00 as 20:15 Bioquímica 18:00 as 19:30 História da Enfermagem 19:30 as 22:00 Citologia e Histologia (Teórica) 18:00 as 19:30 19:30 as 22:00 Anatomia

Leia mais

HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: MANHÃ (1º Semestre) HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: NOITE (1º Semestre)

HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: MANHÃ (1º Semestre) HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: NOITE (1º Semestre) TURMA: 119-1 MANHÃ (1º Semestre) 07/06/19 - sexta-feira 10:15 as 12:45 Bioquímica 10:15 as 12:45 Citologia e Histologia (Teórica) 07:30 as 10:00 Biofísica 07:30 as 09:10 Embriologia 18/06/19 - terça-feira

Leia mais

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017

Faculdade Metropolitana São Carlos BJI Recredenciamento MEC Portaria Ministerial nº 1.252, de 29/09/2017 DOU de 02/10/2017 Currículo Integrado do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos Estrutura Curricular do curso de Medicina 2018 (Conforme Reunião do NDE em 01/12/17) Curso: Graduação em Medicina

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos.

Leia mais

ENFERMAGEM - NOVO DESENHO (Desenho Nº 162)

ENFERMAGEM - NOVO DESENHO (Desenho Nº 162) ENFERMAGEM NOVO DESENHO (Desenho Nº ) Histologia Humana Anatomia Humana I Fisiologia Humana I Biologia / Citologia ª SÉRIE BLOCO I EIXO TEMÁTICO : Conhecendo e Interagindo com o Corpo Humano DMCF05 DMCF0

Leia mais

Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência a partir do 1º semestre de Aprovada pela Resolução nº 36 CONSEPE 18/12/2009.

Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência a partir do 1º semestre de Aprovada pela Resolução nº 36 CONSEPE 18/12/2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICBS - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICBS - NOITE Animais de Laboratório Café e Coquetelaria Anatomia humana 2645 1 C 2406 1 A 2961 1 C 2645 2 C 2406 2 E 2961 2 B 2645 3 C 2406 3 B 2961 3 D 2645 4 E 2406 4 E 2961 4 D 2645 5 D 2406 5 C 2961 5 E Aquicultura

Leia mais

EMENTA DAS DISCIPLINAS CURSO DE BIOMEDICINA

EMENTA DAS DISCIPLINAS CURSO DE BIOMEDICINA EMENTA DAS DISCIPLINAS CURSO DE BIOMEDICINA Introdução à Biomedicina Áreas de atuação do profissional biomédico com análise da estrutura curricular oferecida pela Instituição. Noções básicas de laboratório.

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria 1 de 7 Colegiado: - UFRB Nível:Graduação Início: 20062 Título: 01 - - CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006 CCS178 - HISTOLOGIA HUMANA - Ativa CCS179 - CITOLOGIA E GENÉTICA - Ativa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 10/2013 ÁREA DO CONHECIMENTO / MATÉRIA: Ciências Básicas da Saúde / Biointeração 1. Distúrbios Endócrinos do controle glicêmico: patologia,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL Anatomia Humana 60 Biologia Celular 60 1º Semestre Metodologia Científica 60 Química Geral e Inorgânica I 60 Química

Leia mais

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo - Autarquia Hospitalar Municipal AHM/SP Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem disponível em CURSO

Leia mais