UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO, MODALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso -TCC - é um componente curricular do Curso de Engenharia Civil de síntese e integração do conhecimento, que contempla aspectos pertinentes à formação profissional, sendo desenvolvido mediante acompanhamento, orientação e avaliação docente. Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é obrigatório e pertencente ao Currículo do Curso de Engenharia Civil e é cumprido na forma estabelecida por este Regulamento. Art. 3º Para requerer matrícula no TCC o acadêmico do Curso de Engenharia Civil deverá, obrigatoriamente, ter sido aprovado na disciplina de Metodologia de Pesquisa aplicada à Engenharia Civil (pré-requisito) e estar matriculado em conjunto com a disciplina de Gerenciamento e Controle das Construções (co-requisito). Art. 4º O TCC é, obrigatoriamente, cumprido através do desenvolvimento pelo acadêmico, de trabalho individual relacionado com as áreas de conhecimento da Engenharia Civil, assistido por professor Orientador e sob a supervisão geral do professor Coordenador do TCC. Parágrafo único. As áreas de conhecimento da Engenharia Civil são: Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Infraestrutura de Transporte e Gestão Territorial. Art. 5º O trabalho a ser desenvolvido pelo acadêmico deve compreender uma entre as seguintes modalidades: I. Projeto de Iniciação Científica: trabalho que objetiva a análise e/ou solução de determinado problema de interesse para a Engenharia Civil, envolvendo metodologia científica; II. Projeto de Extensão: trabalho que objetiva a resolução de problemas existentes no setor produtivo e na sociedade de maneira geral; III. Projeto de Formação Profissional: trabalho que objetiva a elaboração de projetos técnicos normalmente solicitados aos engenheiros no exercício da profissão; IV. Desenvolvimento de Software: trabalho que objetiva o desenvolvimento de programas para computador, aplicáveis nas áreas de interesse da Engenharia Civil. Parágrafo único. O TCC não deve ficar restrito a mera revisão bibliográfica ou ao relato de aspectos práticos ou de observações acumuladas que não contenham contribuições do acadêmico.

2 Art. 6º - São objetivos do TCC: I. oportunizar aos acadêmicos a aplicação integrada dos conceitos e teorias adquiridos durante o curso através da identificação, formulação e resolução de um problema de Engenharia Civil; II. possibilitar aos acadêmicos a iniciação à pesquisa; III. estimular a participação dos acadêmicos em projetos de extensão, por meio das resolução de problemas existentes no setor produtivo e na sociedade de maneira geral, oportunizando uma visão social do meio onde irá atuar; IV. possibilitar aos acadêmicos o contato com a realidade das atividades profissionais; V. estimular os acadêmicos a comunicar-se eficientemente nas formas escrita e oral. CAPÍTULO II DOS COMPONENTES DO TCC Art. 7º O TCC é composto por: I. Apresentação do Orientador: documento no qual o Orientador aceita o acadêmico como seu orientado de TCC. II. Apresentação do Tema: documento no qual o acadêmico define o tema do trabalho e o Orientador sugere os nomes para compor a Banca Examinadora. Deverá conter as seguintes informações: Nome do acadêmico, Nome do Orientador, Área, Título e Objetivos do trabalho, conforme modelo do Anexo I. III. Proposta de Trabalho: documento que apresenta o projeto de trabalho a ser desenvolvido. Deverá obrigatoriamente conter as seguintes partes: Resumo, Introdução, Objetivos, Justificativa, Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados Esperados, Cronograma e Referências. IV. Trabalho Final: documento que apresenta a versão final do TCC. Deverá obrigatoriamente conter as seguintes partes: Resumo, Introdução, Objetivos, Justificativa, Revisão Bibliográfica, Metodologia, Apresentação e Análise dos Resultados, Conclusões e Referências. CAPÍTULO III DO ENCAMINHAMENTO E PRAZOS Art. 8º A Apresentação do Orientador deverá ser encaminhada ao Coordenador de TCC no prazo máximo de 15 dias após o 1º dia letivo. Parágrafo único. Esta apresentação poderá ser feita via correio eletrônico ou memorando do Orientador ao Coordenador de TCC. Art. 9º A Apresentação do Tema, conforme modelo do Anexo I, deverá ser encaminhada via Protocolo do Campus ao Coordenador de TCC em data a ser definida e divulgada em edital pelo Coordenador de TCC. Art. 10º A Proposta de Trabalho deverá ser encaminhada via Protocolo do Campus ao Coordenador de TCC, juntamente com o parecer do Orientador sobre a viabilidade técnica, econômica e temporal da proposta de TCC, conforme Anexo II.

3 1 A data de entrega da Proposta de Trabalho será definida e divulgada em edital pelo Coordenador de TCC. 2 O acadêmico que não protocolar a Proposta de Trabalho na data estabelecida perde o direito de desenvolver o trabalho durante o ano letivo, resguardados os casos previstos no Regimento Geral da Unioeste. 3 O número de cópias da Proposta de Trabalho, a ser protocolado, será correspondente ao número de membros da Banca Examinadora. 4 A Proposta de Trabalho deverá ser formatada de acordo com o Modelo para Formatação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia Civil, já aprovado pelo Colegiado do Curso. 5 Todas as propostas apresentadas, inclusive as aprovadas na disciplina de Metodologia de Pesquisa Aplicada à Engenharia Civil, serão defendidas pelo acadêmico perante Banca Examinadora, em data e local a serem definidos pelo Coordenador de TCC e divulgados em Edital. Art. 11º O Trabalho Final do TCC deverá ser encaminhado via Protocolo do Campus ao Coordenador de TCC para encaminhamento à Banca Examinadora, juntamente com a avaliação final do Orientador conforme Anexo III. 1 A data de entrega do Trabalho Final será definida e divulgada em edital pelo Coordenador de TCC. 2 O acadêmico que não protocolar o Trabalho Final na data estabelecida está automaticamente reprovado em TCC, resguardados os casos previstos no Regimento Geral da Unioeste. 3 O número de cópias do Trabalho Final do TCC, a ser protocolado, será correspondente ao número de membros da Banca Examinadora. 4 O Trabalho Final do TCC deverá ser formatado de acordo com o Modelo para Formatação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia Civil, já aprovado pelo Colegiado do Curso. 5 O Trabalho Final será defendido pelo acadêmico perante Banca Examinadora, em data e local a serem definidos pelo Coordenador de TCC e divulgados em Edital. Art. 12º Após a aprovação, o acadêmico deverá entregar ao Coordenador de TCC, até a data estipulada pelo Coordenador em edital, os seguintes documentos: I. uma cópia impressa do Trabalho Final do TCC, devidamente corrigido com as sugestões da banca, assinada pelo Orientador e pelos Membros da Banca Examinadora; II. uma cópia digital do Trabalho Final do TCC, em arquivo pdf, devidamente corrigido com as sugestões da banca, gravada em CD ou DVD, devendo estar

4 embalado em capa devidamente identificada com as seguintes informações: nome do curso e da Universidade, nome do acadêmico e orientador, título do trabalho e ano; III. cópias do Trabalho Final do TCC, devidamente corrigido com as sugestões da banca, impressas ou digital conforme solicitação dos membros da Banca Examinadora, equivalente ao número de seus membros. Parágrafo único. A não entrega das cópias que trata o caput deste artigo implica na não inclusão da nota do acadêmico no Diário de Classe. CAPÍTULO IV DA AVALIAÇÃO Art. 13º A avaliação do TCC é realizada em duas etapas, em datas a serem definidas e divulgadas em edital pelo Coordenador de TCC: I. avaliação da Proposta de Trabalho; II. avaliação do Trabalho Final. Parágrafo único. As etapas de avaliação poderão ser antecipadas mediante solicitação do Orientador ao Coordenador de TCC. Art. 14º A avaliação da Proposta de Trabalho será feita pela Banca Examinadora, apreciando o trabalho escrito e a apresentação oral, atribuindo uma única nota (N1) ao trabalho. 1 A acadêmico terá, no máximo, 30 minutos para fazer a apresentação oral do trabalho e a Banca Examinadora terá 30 minutos para proceder a argüição do trabalho. 2 A nota da Banca Examinadora (N1) é registrada na Ata da Apresentação, assinada por todos os membros da Banca Examinadora, conforme o Anexo IV. Art. 15º A avaliação do Trabalho Final será feita pelo Orientador apreciando o trabalho escrito e o desempenho do aluno ao longo do desenvolvimento do trabalho (N2) e pela Banca Examinadora apreciando o trabalho escrito e a apresentação oral atribuindo uma única nota (N3) ao trabalho. 1 A nota do Orientador (N2) é encaminhada ao Coordenador de TCC, conforme o Anexo IIII, junto ao protocolo do Trabalho Final. 2 A nota da Banca Examinadora (N3) é registrada na Ata da Apresentação, assinada por todos os membros da Banca Examinadora, conforme o Anexo IV. Art. 16º A nota anual do TCC (NA) é obtida da seguinte forma: N 2 + N3 NA = 0,35 N1+ 0,65 2 Parágrafo único. As notas N1, N2 e N3 variam de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

5 Art. 17º A aprovação no TCC dar-se-á conforme os critérios estabelecidos para todas as disciplinas da Unioeste: frequência mínima de 75% e nota anual (NA) mínima de 70 (setenta), em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem). Parágrafo único. A frequência é registrada pelo Orientador no Anexo III e entregue ao Coordenador de TCC junto ao protocolo do Trabalho Final. Art. 18º O acadêmico que obter nota anual do TCC (NA) entre 40 e 69 e frequência mínima de 75% terá direito a exame final. 1 O exame final compreende, obrigatoriamente, a reapresentação escrita do TCC aos membros da Banca Examinadora, ficando a reapresentação oral facultativa às exigências da Banca. 2 A nota do exame final (NE) compreende a uma única nota atribuída pelos membros da Banca Examinadora. Art. 19º Após o exame final, é considerado aprovado o acadêmico que obtiver nota final, (NF) superior a 60 (sessenta) calculada conforme os critérios estabelecidos para todas as disciplinas da Unioeste: NF = 0,60 NA + 0, 40 NE CAPÍTULO V DA COORDENAÇÃO Art. 20º - A operacionalização, a organização, o planejamento e a avaliação docente e discente nas atividades do TCC são realizadas pelo Coordenador de TCC. Art. 21 O Coordenador de TCC é escolhido, anualmente, dentre os professores que compõem o Colegiado do Curso de Engenharia Civil. Parágrafo único. O Coordenador de TCC deverá, obrigatoriamente, ter regime de trabalho de 40h e Tempo Integral e Dedicação Exclusiva à Instituição. Art. 22º São atribuições do Coordenador de TCC: I. informar os acadêmicos matriculados em TCC, acerca do estabelecido neste regulamento; II. orientar os acadêmicos na escolha dos Orientadores; III. convocar, quando necessário, reunião com os Orientadores; IV. organizar, junto ao Colegiado do Curso, a listagem dos acadêmicos por Orientador; V. administrar, quando for o caso, o processo de substituição de orientadores, encaminhando para homologação pelo Colegiado de Curso; VI. solicitar aos Orientadores indicações de nomes para comporem a Banca

6 Examinadora dos trabalhos; VII. definir, no início do ano letivo, o calendário das atividades a serem cumpridas pelos acadêmicos durante o ano letivo, determinado as datas para entrega dos documentos e das defesas das Propostas de Trabalho, do Trabalho Final e dos Exames Finais; VIII. divulgar, por meio de editais devidamente datados e assinados, o calendário das atividades, a listagem dos alunos matriculados, dos professores orientadores, das Bancas Examinadoras e os resultados das avaliações de TCC; IX. receber dos acadêmicos matriculados em TCC todos os documentos elaborados durante o desenvolvimento das atividades; X. distribuir os trabalhos para os membros das Bancas Examinadoras para serem avaliados; XI. compor e divulgar a Banca Examinadora para avaliação dos trabalhos; XII. divulgar datas, horários, locais e demais exigências para as Bancas Examinadores de TCC; XIII. substituir o Orientador na presidência da Banca Examinadora, quando este estiver impossibilitado de comparecer; XIV. compor e divulgar as notas do TCC; XV. preencher o Diário de Classe; XVI. encaminhar à Coordenação do Curso os documentos referentes ao TCC para arquivamento; XVII. encaminhar à Biblioteca Central as versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso aprovados. CAPÍTULO VI DA ORIENTAÇÃO Art. 23º O Orientador de TCC deverá ser um docente pertencente ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET da Unioeste. Parágrafo único. Docentes da Unioeste externos ao CCET poderão ser orientadores de TCC desde que aprovados pelo Colegiado do Curso. Art. 24º O número máximo de trabalhos a serem orientados pelo Orientador no ano letivo será de 3 (três). Parágrafo único. Admite-se, excepcionalmente, maior número de orientado por Orientador, desde que seja aprovado pelo Colegiado do Curso. Art. 25º O TCC poderá ter a co-orientação de um profissional da área, indicado pelo Orientador e aprovado pelo Colegiado do Curso. Art. 26º As indicações de Orientador de TCC e o co-orientador deverão ser aprovados pelo Colegiado do Curso. Parágrafo único. A mudança de Orientador deve ser comunicada ao Coordenador de TCC, por escrito, sendo o pedido analisado pelo Colegiado do Curso.

7 Art. 27º As atribuições do Orientador são: I. orientar tecnicamente o acadêmico na elaboração do trabalho, indicando fontes de recursos necessários ao desenvolvimento das atividades programadas; II. estabelecer de comum acordo com o acadêmico os dias e horários para orientação do trabalho a ser desenvolvido; III. emitir parecer sobre a viabilidade técnica, econômica e temporal da proposta de TCC e encaminhar para o Coordenador de TCC, conforme Anexo II; IV. registrar a freqüência do acadêmico no documento do Anexo III e encaminhar a Coordenação do TCC ao final do ano letivo. V. avaliar o Trabalho Final do TCC, e no caso de aprovação, encaminhar para o Coordenador de TCC, conforme Anexo III; VI. presidir a Banca Examinadora do trabalho que esteve sob sua orientação; VII. participar das reuniões de avaliação dos procedimentos didático-pedagógicos do TCC. VIII. encaminhar à Coordenação de TCC o resultado da avaliação realizada pela Banca Examinadora, conforme Anexo IV. Art. 28º As atribuições do co-orientador são: I. acompanhar o desenvolvimento do trabalho em uma ou mais de suas fases; II. contribuir cientificamente para o desenvolvimento do trabalho, não devendo substituir o orientador em suas competências. Parágrafo único. O co-orientador poderá participar da Banca Examinadora. Art. 29º As atribuições do acadêmico são: I. conhecer e respeitar o estabelecido neste regulamento; II. escolher a área onde desenvolverá o TCC; III. definir juntamente com o Orientador o tema do TCC; IV. estabelecer de comum acordo com o Orientador os dias e horários para orientação do trabalho a ser desenvolvido; V. estabelecer a programação das atividades e submetê-las ao professor orientador; VI. acatar a orientação dada pelo professor orientador na elaboração do trabalho, buscando informações nas fontes de recursos indicados; VII. submeter o trabalho ao Orientador, para que o mesmo decida se o trabalho encontra-se em condições de ser avaliado pela Banca Examinadora nas fases de avaliação; VIII. apresentar publicamente o trabalho, mediante Banca Examinadora, nas datas estabelecidas pelo Coordenador de TCC; IX. efetuar as adequações no trabalho, em conformidade com a orientação da Banca Examinadora; X. submeter-se, quando necessário, a nova avaliação na data estabelecida; XI. protocolar ao Coordenador de TCC o número de cópias do trabalho equivalente ao número de membros da banca examinadora, nas datas estabelecidas pela coordenação, para as avaliações. XII. Entregar ao Coordenador de TCC, caso aprovado os documentos descritos no Artigo 12 deste Regulamento.

8 CAPÍTULO VII DA BANCA EXAMINADORA Art. 30º A Proposta de Trabalho e o Trabalho Final do TCC são avaliadas, na forma escrita e oral, por uma Banca Examinadora. Art. 31º A Banca Examinadora é composta por no mínimo três membros, de acordo com os critérios a seguir: I. o primeiro membro é o docente Orientador, o qual preside a Banca Examinadora; II. o segundo membro é um docente do CCET da Unioeste que atua na área ou em áreas afins ao objeto do TCC; III. o terceiro membro poderá ser um membro externo ao CCET ou a Unioeste. Quando externo a Unioeste, este deverá ser um profissional com titulação e qualificação pertinentes ao trabalho ou áreas afins ao trabalho. Parágrafo único. Nos trabalhos que houver a figura do co-orientador, e este participar da banca, a banca será composta por no mínimo quatro membros, respeitando os critérios das alíneas II e III. Art. 32º Os membros da Banca Examinadora são sugeridos pelo Orientador e aprovados pelo Colegiado do Curso. Parágrafo único. A mudança dos membros da Banca Examinadora deve ser solicitada pelo Orientador ao Coordenador de TCC, por escrito, sendo o pedido analisado pelo Colegiado do Curso. CAPÍTULO VIII DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 33º Reserva-se ao acadêmico o direito de submeter à publicação de artigos, oriundos de TCC, e na qualidade de primeiro autor, até um limite de doze meses da data de sua aprovação, após este período é resguardado ao aluno o direito de 2º autor. Art. 34º Caso sejam constatadas situações de plágio, a Banca Examinadora deve registrar o ocorrido na Ata de Apresentação com o seu parecer, e o Coordenador de TCC deve encaminhar o assunto ao Colegiado do Curso para deliberação. Art. 35º Casos omissos e alterações neste regulamento são julgados em reunião do Colegiado do Curso de Engenharia Civil, com presença do Coordenador do TCC.

9 Anexo I MODELO DE DOCUMENTO PARA APRESENTAÇÃO DO TEMA. Para: Coordenação de TCC Engenharia Civil Prof. De: Data: Acadêmico: Orientador: Co-orientador: Assunto: Apresentação do Tema Encaminhamos os dados do Trabalho de Conclusão de Curso: 1. Área do trabalho: 2. Título do Trabalho: 3. Objetivo geral: a. Objetivos específicos: 4. Sugestões de nomes para compor a banca examinadora*: Presidente 1 membro 2 membro Suplente Orientador: *Observações: No caso em que algum membro da banca for docente externo ao CCET ou profissional favor informar: a formação do profissional (área de graduação ou titulação), o telefone e o para a Coordenação de TCC entrar em contato: Assinatura do Acadêmico Assinatura do Orientador

10 Anexo II FICHA DE PARECER DO ORIENTADOR SOBRE A PROPOSTA DE TRABALHO. Acadêmico: Orientador: Parecer do Orientador sobre a Viabilidade Técnica, Econômica Temporal da Proposta de Trabalho: Data: Assinatura do Orientador Observação: Esta ficha deverá ser protocolada junto com a Proposta de Trabalho.

11 Anexo III FICHA DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO FINAL E CONTROLE DE FREQUÊNCIA PELO ORIENTADOR. Acadêmico: Orientador: Nota do Orientador referente ao trabalho escrito e o desempenho do aluno ao longo do desenvolvimento do trabalho(n2): Controle da Freqüência: Data Resumo da orientação Assinatura do acadêmico Avaliação do Orientador sobre a freqüência: ( ) Satisfatória ( ) Insatisfatória Data: Assinatura do Orientador Observação: Esta ficha deverá ser protocolada junto com o Trabalho Final.

12 Anexo IV ATA DA APRESENTAÇÃO PARA A BANCA EXAMINADORA. Acadêmico: Orientador: Nota da Banca Examinadora sobre o trabalho escrito, a apresentação oral e a argüição do Acadêmico: Membros da Banca Examinadora: Membro Nome Assinatura Presidente 1º membro 2º membro 3º membro Data:

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este Regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE Anotada em 19/08/2010 pela Secretaria dos Conselhos Superiores Alterada pela Resol. 127/2010-Cepe Aprova Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da Universidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Dinâmica das Cataratas Capítulo I Da Definição e Disposições Gerais Artigo 1o A Disciplina de Trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 01/2014

RESOLUÇÃO N.º 01/2014 RESOLUÇÃO N.º 01/2014 EMENTA: Estabelece Normas para realização, avaliação, entrega e arquivamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia. A Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE ODONTOLOGIA I DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE ODONTOLOGIA I DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE ODONTOLOGIA I DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é obrigatória e pertinente ao Currículo Pleno

Leia mais

ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Da Concepção e Objetivos

ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Da Concepção e Objetivos ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 02 de setembro de 2014 Da Concepção e Objetivos Art. 1º O presente regulamento tem como finalidade normatizar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Da Concepção e Objetivos Art. 1º. O presente regulamento tem como finalidade normatizar a atividade relacionada

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA O Colegiado do Curso de Matemática do Instituto de Ciências

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I Dos Objetivos Art. 1º - O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Resolução 001/2009 CENEL. Capítulo I CONCEITUAÇÃO

Resolução 001/2009 CENEL. Capítulo I CONCEITUAÇÃO Resolução 001/2009 CENEL Dispõe sobre as ações que regulamentam matrícula, atividades e atribuição de notas e créditos referentes à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, no âmbito do Colegiado

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação Ciência da Computação da Faculdade Anglo-Americano

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação Ciência da Computação da Faculdade Anglo-Americano Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação Ciência da Computação da Faculdade Anglo-Americano CAPÍTULO I CONCEITUAÇÃO, MODALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º O Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Este documento estabelece normas para as atividades de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Das disposições preliminares

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Das disposições preliminares MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - IFBAIANO Rua Barão de Camaçari, 118 - Catu Bahia CNPJ: 10.724.903/0005-00

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento, elaborado de acordo com a Resolução 026/2011

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 079, DE 29 DE NOVEMBRO DE O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias;

RESOLUÇÃO CEPE Nº 079, DE 29 DE NOVEMBRO DE O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; RESOLUÇÃO CEPE Nº 079, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011. APROVA NOVO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC, DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DELIBERAÇÃO Nº 02/2017 CONSELHO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CICB EM 30 DE JANEIRO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA (Resolução Nº 008/2013 da Pró-Reitoria de Graduação) CAPÍTULO I - DO CONCEITO, DA CARGA HORÁRIA E DA MODALIDADE Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC será o resultado do desenvolvimento de projeto

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste do trabalho de conclusão de curso sobre um tema direcionado para as áreas de atuação do graduando

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Nos dois últimos períodos do curso, em fase conclusiva de todo o processo de formação do Curso de Pedagogia, será desenvolvido pelo aluno concluinte, como condição para a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 002/2006 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 002/2006 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS 65 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 002/2006 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Súmula: Estabelece critérios para o desenvolvimento

Leia mais

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - CP 09 - CEP: 46430000

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2015 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Regula o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) presente na estrutura curricular do Curso Técnico em

Leia mais

RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015

RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015 ANO XLV N. 098 14/07/2015 SEÇÃO IV PÁG. 076 RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015 Niterói, 24 de junho de 2015 O Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações, em reunião ordinária de 24/06/2015,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA TÍTULO I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Ciências Econômicas

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO RESOLUÇÃO 01/2016 Normatiza o funcionamento das disciplinas Projeto de TFC e Monografia do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf. Capítulo I CONCEITUAÇÃO Artigo 1 As disciplinas Projeto de TFC

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO Artigo 1. A disciplina do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, compõem o núcleo de atividades implementado no Projeto Pedagógico

Leia mais

CAPÍTULO 2: DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 2: DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND CAPÍTULO 1: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 01/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Regula o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) presente na estrutura curricular do Curso Técnico em

Leia mais

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Manhuaçu - MG 2018 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Art. 1º. Sujeitam-se à realização do Trabalho de Conclusão de Curso todos os alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 006/2008-CEP

R E S O L U Ç Ã O Nº 006/2008-CEP R E S O L U Ç Ã O Nº 006/2008-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e no site http://www.scs.uem.br, no dia 20/3/2008. Alterar a periodicidade,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SES/G DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO DENUT

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SES/G DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO DENUT UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SES/G DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO DENUT REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE NUTRIÇÃO GUARAPUAVA 2010 SÚMULA TÍTULO

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do IFMT / Campus Campo Novo do Parecis

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do IFMT / Campus Campo Novo do Parecis MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS GABINETE DA DIREÇÃO Regulamento

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES R E S O L U Ç Ã O N. 54/2008 CONSUN APROVA O REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO FINAL (OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC), DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DO CCET CÂMPUS CURITIBA, PARA INGRESSANTES

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS Art. 1º Este Regulamento normatiza o funcionamento da atividade acadêmica de elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Este documento regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, Campus

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia RESOLUÇÃO Nº 021/2010-CTC CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 26/03/2010. Maria Celenei de Oliveira Secretária Aprova Regulamento do componente

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Curso de Engenharia Elétrica REGULAMENTO COMPLEMENTAR

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Curso de Engenharia Elétrica REGULAMENTO COMPLEMENTAR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Curso de Engenharia Elétrica REGULAMENTO COMPLEMENTAR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ENGENHARIA

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Resolução nº 120/06 COEPP, de 07 de dezembro de 2006 Curitiba Dezembro de 2006 DOS OBJETIVOS E CARACTERISTICAS 1. Desenvolver a capacidade

Leia mais

ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA CARACTERIZACAO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a atividade que caracteriza a conclusão

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUC A O N 004/2016 CEMAT - CT, DE 20 DE MAIO DE 2016. Regulamenta a atividade acadêmica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 01 / 2014 - DE 10

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ART 1º. Considera-se Trabalho de Conclusão de Curso as atividades

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UTFPR MEDIANEIRA

REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UTFPR MEDIANEIRA Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional Curso Superior em Licenciatura em Química REGULAMENTO INTERNO DE TRABALHOS

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º - Este Regulamento tem como finalidade normatizar as atividades relacionadas com a monografia

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD)

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Colegiado de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade Coordenação de Trabalho de Conclusão

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 Estabelece regulamentos e normas para o Trabalho de Conclusão do Curso para o Curso de Licenciatura em Química da UEFS. O Reitor da Universidade estadual de Feira de Santana

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS Câmpus Itumbiara ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 183 DE 30 DE SETEMBRO DE APROVA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

RESOLUÇÃO CEPE Nº 183 DE 30 DE SETEMBRO DE APROVA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. RESOLUÇÃO CEPE Nº 183 DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. APROVA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS LICENCIATURA EM LETRAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Auriflama, agosto de 2013 1 REGULAMENTO DO

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND

ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND CAPITULO I DA CARACTERIZACAO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a atividade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 005, de 21 de fevereiro de 2018. CAPÍTULO I REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

Considerações Gerais. Da Disciplina de Projeto Final de Curso

Considerações Gerais. Da Disciplina de Projeto Final de Curso O Projeto de Final de Curso (PFC) constitui requisito parcial e obrigatório para conclusão dos cursos de Engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco. O PFC constitui etapa

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 09/13, de 03/04/13. CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

Resolução Colegiada nº 01/2011 do CSTGA/IFPB/Campus João Pessoa

Resolução Colegiada nº 01/2011 do CSTGA/IFPB/Campus João Pessoa IFPB Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa Diretoria de Ensino Unidade Acadêmica de Design, Infraestrutura e Ambiente Coordenação do CST em Gestão Ambiental www.gestaoambiental.ifpb.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA RESOLUÇÃO CCFT N 001/18. O Colegiado do Curso de Fisioterapia revoga a Resolução CCFT 001/2011

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DA NATUREZA Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790 - CEP 87020-900 Maringá - PR Fones: (44) 3261-4406 (44) 3261-4216 - Fax: (44) 3261-4406 www.uem.scs.br - e-mail: sec-scs@.uem.br REGULAMENTO DO COMPONENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Regulamentação 01/06 CCEE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Regulamentação 01/06 CCEE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Regulamentação 01/06 CCEE Regulamente a disciplina TE105 Projeto de Graduação Art. 1º O aluno deverá realizar um trabalho de conclusão

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 070, DE 04 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

RESOLUÇÃO CEPE Nº 070, DE 04 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLUÇÃO CEPE Nº 070, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2001. APROVA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS, DA UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MATRIZ CURRICULAR 2017 Fabieli Spessatto Coordenadora do Curso Caçador, 2016

Leia mais

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE RESOLUÇÃO CCEB n º 03/2012 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE QUÍMICA-BACHARELADO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE QUÍMICA-BACHARELADO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO Aprovado pela Resolução nº 004 de 20 de fevereiro de 2013, do Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação. CAPÍTULO I - DO CONCEITO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (NTCC)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (NTCC) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (NTCC) Itamaraju/Ba 2016 2008 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso é voltado à coordenação e produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA Resolução nº 03/15 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA RESOLUÇÃO n 03/2015 Estabelece a regulamentação dos Trabalhos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU (CCO) BACHARELADO EM BIOQUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU (CCO) BACHARELADO EM BIOQUÍMICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU (CCO) BACHARELADO EM BIOQUÍMICA REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MODALIDADE MONOGRAFIA (TCC MM) I. DA CONCEITUAÇÃO Art.

Leia mais

(Revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24/09/2014)

(Revisado e aprovado pelo Colegiado do Curso em 24/09/2014) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS DE GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - Cx Postal 09

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO DECISÃO Nº 02/2013 Altera: Decisão n o 01/2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, reunida em 16/08/2013, no uso de suas atribuições, DECIDE

Leia mais

9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC

9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC 9.4 Trabalho de Conclusão de Curso TCC O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tal atividade é orientada por

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-ESPANHOL / PORTUGUÊS-FRANCÊS / PORTUGUÊS-INGLÊS (Atualizado em agosto

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Trabalho de Conclusão de Curso está estruturado sob a forma de elaboração de artigo científico, sendo este resultado de um trabalho integrado entre as disciplinas de

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Art. 1º. A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia de Alimentos é requisito parcial obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Leia mais