HISTÓRICO. Tão antigo que tem bases no Clássico das Dificuldades; Na Dinastia Han, era utilizada a palpação abdominal como parte do diagnóstico;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRICO. Tão antigo que tem bases no Clássico das Dificuldades; Na Dinastia Han, era utilizada a palpação abdominal como parte do diagnóstico;"

Transcrição

1

2 HISTÓRICO Tão antigo que tem bases no Clássico das Dificuldades; Na Dinastia Han, era utilizada a palpação abdominal como parte do diagnóstico; Durante a Dinastia Han, a técnica de acupuntura abdominal foi importada para o Japão.

3 HISTÓRICO Em 1685 o acupunturista Mubunsai afirmou que a acupuntura abdominal era suficiente para tratar 9 das 10 doenças. Yoshimatsu Todo, em 1752 afirmou: o abdômen é a fonte da vida, milhares de doenças têm suas raízes nele.

4 O Abdome Sistemas digestório, urinário e genital; Dividido em: Aquecedor Médio; Aquecedor Inferior. Intestino Cérebro e Crânio Cérebro.

5 Se a energia perversa pode penetrar pelos acupontos existentes na superfície do abdome, ela pode ser eliminada pelos mesmos acupontos. Assim surgiu a Acupuntura Abdominal, que serve tanto para eliminar energia perversa como para regular a função dos órgãos e vísceras dos Canais e Colaterais Tetsuo Inada

6 Meridianos Principais que influenciam Superficiais: Estômago; Baço-Pâncreas; Fígado; Vesícula Biliar; Rim. Profundos: Coração; Intestino Delgado; Intestino Grosso; Bexiga; o abdome

7 Meridianos Extraordinários que influenciam o abdome Vaso da Concepção (REN MAI) Vaso de Penetração (CHONG MAI) Vaso da cintura (DAI MAI)

8 Meridianos Extraordinários que influenciam o abdome Os Meridianos Extraordinários são o laço entre o Qi Pré-Celestial e o Qi Pós-Celestial, estão conectados aos Meridianos Principais e circulam a essência (Jing).

9 Meridianos Extraordinários que influenciam o abdome Os Vasos da Concepção e Penetrador, juntamente com o Vaso Governador circulam o Qi defensivo por todo o tórax, abdome e costas. Todos os 3 vasos originam-se diretamente do Rim. OBS: Vaso Penetrador pega pontos emprestados do rim (R11 ao R21).

10 PONTOS R11 AO R16

11 PONTOS R17 A0 R21

12 Meridianos Extraordinários que influenciam o abdome O Vaso da Concepção juntamente com o Vaso Penetrador regulam os ciclos de 7 e 8 anos de vida das mulheres e dos homens respectivamente; Regularizam o útero e a menstruação e nutrem o Sangue.

13 VASO CONCEPÇÃO

14 Vaso da Concepção Mar dos Meridianos Yin; Origina-se no Rim, flui em descendência para o períneo e ascende para o abdome ao longo da linha média; Controla os sistemas reprodutivos, em especial das mulheres, pois controla o útero, portanto: menstruação, fertilidade, gravidez...

15 Vaso Penetrador Mar dos Doze Meridianos; Origina-se no Rim, flui em descendência para o períneo e ascende para o abdome ao longo da meridiano do Rim; É o Vaso fundamental que conecta o Qi Pré- Celestial e o Qi Pós-Celestial devido a sua conexão com o Rim e Estômago.

16 E 30 QICHONG VASO CONCEPÇÃO (REN MAIS) VASO PENETRADOR (CHONG MAI) ESSES DOIS VASOS MARAVILHOSOS TEM COMO PONTO E INTERCEÇAO (EMERSÃO) O PONTO E30 (MAR DOS ALIMENTOS)

17 E30 MAR DOS ALIMENTOS

18 Diagnóstico pelo Abdome

19 Diagnóstico pelo Abdome A observação e palpação do abdome são importantes na prática clínica, em especial a região do epigástrico, pois reflete o estado do Estômago e Baço-Pâncreas (a Raiz do Qi Pósnatal) e a região do abdome inferior, pois reflete o estado dos Rins (a Raiz do Qi Pré-natal).

20 Áreas do Abdome

21 Área abaixo do coração Se localiza imediatamente abaixo do processo xifoide (VC15), se estendendo por cerca de 5cm, delimitado pelas costelas. Coração; Estômago; Vaso de Penetração.

22 Epigástrico Entre o processo xifoide e o umbigo, excluindo os hipocôndrios. Baço-Pâncreas; Estômago.

23 Hipocôndrio 2 Localiza-se nas laterais do abdome, abaixo da caixa torácica. Fígado; Vesícula Biliar.

24 Área ao redor do umbigo. Baço-Pâncreas; Fígado; Rim; Intestino Delgado. Umbigo

25 Abdome Central Inferior Localiza-se entre o umbigo e a sínfise púbica Bexiga; Rim; Fígado; Intestino Grosso; Vaso da Concepção; Útero.

26 Abdome Lateral Inferior 2 Áreas abdominais laterais inferiores (Shao Fu) Fígado; Intestino Grosso; Vaso de Penetração.

27 Dores Abdominais

28 Área abaixo do coração Se localiza imediatamente abaixo do processo xifoide (VC15), se estendendo por cerca de 5cm, delimitado pelas costelas. Coração; Estômago; Vaso de Penetração.

29 Área abaixo do coração Área frequentemente afetada por problemas emocionais: Preocupação; Medo; Tristeza; Magoa.

30 Área abaixo do coração Sensações comumente relatadas: Urgência ; Ansiedade; Palpitações na área; Borboletas ; Turbilhão no peito ; Reviravolta no estômago.

31 Padrões com base na dor Qi em Contracorrente no Vaso de Penetração: Aperto e distensão com ansiedade e palpitações. Fleuma ou estagnação do Qi: Sensação de Opressão. Retenção de Alimentos: Sensação de plenitude. de E e BP com calor no Coração: Sensação de empanzinamento. Estagnação do Qi do Estômago: Sensação de distensão.

32 Epigástrico Entre o processo xifoide e o umbigo, excluindo os hipocôndrios. Baço-Pâncreas; Estômago.

33 Epigástrico O Epigástrico está intimamente relacionado com os meridianos do Estômago e do Baço- Pâncreas, mas refletem em primeiro lugar padrões no Estômago. A região do epigástrico é onde se observa o maior número de sintomas de dor abdominal.

34 Padrões com base na dor Frio no Estômago: Dor espástica aliviada por calor. Qi do F em contracorrente invadindo o E: Dor em distensão irradiando-se para o hipocôndrio direito ou esquerdo. Calor no Estômago: Dor em queimação, vermelhidão no centro da língua; Retenção de alimentos: Dor com sensação de plenitude.

35 Padrões com base na dor Fleuma-Calor no Estômago: Dor em queimação com sensação de peso e sensação de opressão no tórax. Umidade-Calor no Estômago: Dor com sensação de peso e gosto pegajoso na boca, saburra da língua amarela e pegajosa. Estase de Sangue no Estômago: Dor intensa em punhalada.

36 Padrões com base na dor Deficiência do Yin do Estômago: Dor em queimação, crônica e intermitente, boca seca. Qi em Contracorrente no Vaso de Penetração: Distensão, aperto e dor que se irradia para o abdome/torax/umbigo, ansiedade. Estômago deficiente e frio: Dolorimento crônico, surdo e intermitente aliviado pelo calor e ingestão de bebidas quentes, agravado pelo frio.

37 Hipocôndrio 2 Localiza-se nas laterais do abdome, abaixo da caixa torácica. Fígado; Vesícula Biliar.

38 Hipocôndrio A maior parte dos pacientes não está familiarizado com a palavra hipocôndrio, portanto é importante mostrar essa área ao paciente. É importante ressaltar que o hipocôndrio esquerdo também pode refletir desarmonia do Fígado ou Vesícula Biliar.

39 Padrões com base na dor Desarmonia no F e Vb: Dor ou distensão nos hipocôndrios. Estagnação do Qi do F invadindo o E: Dor no hipocôndrio irradiando para o centro. E com estagnação secundária do Qi do F: Dor epigástrica irradiando para o hipocôndrio.

40 Área ao redor do umbigo. Baço-Pâncreas; Fígado; Rim; Intestino Delgado. Umbigo

41 Umbigo A dor na área umbilical é mais comum em crianças do que em adultos.

42 Padrões que geram dor região Frio no abdome; umbilical Estagnação de Qi; Estase de sangue; Retenção de alimentos.

43 Abdome Central Inferior Localiza-se entre o umbigo e a sínfise púbica Bexiga; Rim; Fígado; Intestino Grosso; Vaso Governador; Útero.

44 Abdome Central Inferior A dor nessa área é difícil de ser diagnosticada por conta do envolvimento de muitos canais diferentes, as dificuldades nas mulheres por causa da influência do útero.

45 Padrões com base na dor Umidade-Calor na Bexiga: Dor com micção frequente e difícil. Estase de Sangue ou Umidade-Calor no Útero: Dor durante os períodos menstruais, irregularidades menstruais. Umidade-Calor no Intestino Delgado: Dor com borborigmos e fezes amolecidas ou constipação. Estagnação de Qi do Fígado: Dor em distensão agravada pelo estresse emocional.

46 Abdome Lateral Inferior 2 Áreas abdominais laterais inferiores (Shao Fu) Fígado; Intestino Grosso; Vaso de Penetração.

47 Abdome Lateral Inferior Estagnação do Qi: Dor em distensão. Estase de Sangue: Dor localizada, intensa e em punhalada com sensação de massa. Umidade: Sensação de peso. Frio: Dor intensa e espástica que melhora com calor.

48 Principais Padrões do Abdome

49 Diagnóstico pela observação e palpação Distensão Abdominal; Abdome Grande; Edema de Abdome; Abdome Inferior Caído; Abdome Fino.

50 Distensão Abdominal Distensão do epigástrico e do abdome inferior Distensão com fezes soltas ou constipação Distensão Leve Estagnação do Qi do Fígado Estagnação do Qi nos Intestinos Deficiência do Qi do Baço-Pâncreas Distensão Grave Umidade-Fleuma no Aquecedor Inferior

51 Distensão Abdominal Sinal e sintoma: Sensação subjetiva; Sensação objetiva (como tambor à palpação). O Abdome distendido parece aumentado e à palpação é duro, mas elástico, como um balão.

52 Distensão Abdominal Distensão do epigástrico e do abdome inferior Distensão com fezes soltas ou constipação Distensão Leve Estagnação do Qi do Fígado Estagnação do Qi nos Intestinos Deficiência do Qi do Baço-Pâncreas Distensão Grave Umidade-Fleuma no Aquecedor Inferior

53 Abdome Grande Abdome grande e obeso indica Fleuma ocorrendo em ambiente de deficiência do Baço. Importante salientar que um abdome grande é relativamente normal em um indivíduo Terra, mas não em um tipo Metal.

54 Edema de Abdome O edema de abdome é sempre decorrente de uma deficiência do Yang, que pode ser do Baço-Pâncreas ou do Rim. Em caso de deficiência do Yang do Rim haverá edema de tornozelo.

55 Abdome Inferior Caído Normalmente associado com obesidade, nesse caso é aumentado, mas macio e caído; Em idosos: Umidade-Fleuma no abdome inferior; Deficiência grave do Yang do BP e R associada com Umidade-Fleuma.

56 Abdome Fino Abdome fino e emaciado: Deficiência de Yin; Deficiência grave do Qi e do Sangue, observado em doenças graves. Abdome fino é relativamente normal no Metal, mas não no Terra.

57 Massas Abdominais Estagnação de Qi: Macios à palpação e aparecem e desaparecem conforme alterações emocionais. Estase de Sangue: Duros à palpação e normalmente associados com dor. Umidade-Calor: Podem ser doloridos e são muito sensíveis à palpação. Umidade-Fleuma: Mais macios, porem não alteram com o emocional.

58 Massas Abdominais Estagnação de Qi: Macios à palpação e aparecem e desaparecem conforme alterações Nódulos Abdominais emocionais. visíveis indicam estágio avançado que normalmente é observado no Duros à palpação e normalmente associados com dor. câncer!!! Estase de Sangue: Umidade-Calor: Podem ser doloridos e são muito sensíveis à palpação. Umidade-Fleuma: Mais macios, porem não alteram com o emocional.

59 Sinais da Pele Veias Abdominais distendidas: Arroxeadas: Estase de Sangue; Vermelhas: Calor no Sangue; Azuladas: Frio no Sangue. Linhas no Abdome: Azuladas: Estase de sangue por Frio - Yang; Roxeadas: Estase de sangue com calor no sangue - Yin. Mácula no Abdome: Vermelhas: Estase de sangue; Roxa: Calor no Sangue; Escarlate: Calor no sangue com deficiência de Yin.

60 Diagnóstico com base no Nan Ching 1. Água 2. Fogo 3. Madeira 4. Metal 5. Terra

61 Diagnóstico pelo Abdome A palpação deve ser iniciada superficialmente, usando os 3 dedos da mão (indicador, médio e anelar) e em sequência deve ser realizada profundamente.

62 Diagnóstico pelo Abdome Excesso Parede abdominal tensa, com elasticidade; Dolorida à palpação superficial; Pele Quente. Deficiência Parede abdominal flácida, pouco elástica; Dor aliviada por pressão e massagens, Pele Fria.

63 PALPAÇÃO PONTOS MO(ALARME)

64 Palpação Pontos MO (Alarme) Os pontos MO ou pontos Alarme, são onde o Qi dos Zang Fu se reúnem e se concentram sobre a superfície anterior do corpo. O termo MO significa reunir ou colecionar. Os pontos MO são utilizados em distúrbios funcionais dos órgãos Yang ou Fu. Por estarem na região Yin do corpo, e a doença Yang afetar esta parte, os pontos MO podem ser usados para tratar as doenças Yang ( Nán Ying). Ou usados para diagnóstico.

65 Ba Gua 8 Trigramas

66 Conceito Ba Gua (pinyin) ou Pa Kua ( 八卦 ) é a representação de um conceito filosófico fundamental da antiga China, sua tradução literal significa oito trigramas ou oito mutações.

67 Conceito Trigramas são as oito combinações possíveis das energias Yin Yang em três linhas (as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang). O Ba Gua é a união desses trigramas e serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes.

68 O Rei Wen da Dinastia Zhou escreveu que: "No início havia o Céu e a Terra. Céu e Terra se uniram e deram origem a tudo que existe no mundo.o trigrama Qian representa o Céu, e o trigrama Kun representa a Terra. Os seis trigramas restantes são seus filhos e filhas.

69 SISTEMA BA GUA Criado por Dr. Zhiyun Bo nos anos 80, é um sistema curativo que utiliza o abdômen para regular a função do zang fu e meridianos. Primeiro sistema de acupuntura implantado oficialmente em todos os hospitais de Pequim.

70 SISTEMA BA GUA O Ba Gua é um microssistema de todo o corpo. Aplicações: - Profundidade de 1/5 CUN; - 20 minutos; - Manipulação manual; - Estimulação elétrica.

71 SISTEMA BA GUA Eficaz em doenças crônicas que não respondem à outras técnicas de Acupuntura; O Ba-Gua oferece grande vantagem e facilidade: Utiliza poucos acupontos; Indolor; Respostas rápidas; Combinação com outras técnicas ou microssistemas da Acupuntura;

72 SISTEMA BA GUA Usado nos hospitais da china desde a década de 90: - Dores Crônicas; - Quimioterapia; - Radioterapia; - Síndromes de Deficiência (Vazio).

73 SISTEMA BA GUA Usado nos últimos 10 anos da china: Emagrecimento Utilizado nos dois tipos de Obesidade: Tonifica o Yang do Rim; Melhora o sistema Imunológico; Liga o alto e o baixo, o externo e o interno;

74 SISTEMA BA GUA 8 direções cardinais do Ba Guá sobre o Abdome: - O ponto de cruzamento é o VC 8 (Shenque); - O fogo (Li) coincide com o VC 12 (Zhongwan); - A água (Kan) com o VC 4 (Guanyuan); - O trovão (Zhen) com o BP 15 (Dahen) direito; - O lago (Dui) com o BP 15 (Dahen) esquerdo; - O vento (Xun) com o E 24 (Huaroumen) direito; - A terra (Kun) com o E 24 (Huaroumen) esquerdo; - A montanha (Gen) com o E 26 (Wailing) direito; - O céu (Qian) com o E 26 (Wailing) esquerdo.

75 E 24 Terra VC 12 Fogo E 24 Vento BP 15 Lago BP 15 Trovão E 26 Céu VC 4 Água E 26 Montanha

76 SISTEMA BA GUA

77 Localização dos pontos VC12 Ponto médio: Processo Xifoide e VC8; VC4 3 tsun abaixo do VC8; E24 1 tsun acima e 2 tsun ao lado de VC8; E26 1 tsun abaixo e 2 tsun ao lado de VC8; BP15 4 tsun lateral ao VC8.

78 VC12

79 VC4

80 BP15

81 E24

82 E26

83 SISTEMA BA GUA Formas de tratamento: Localização da Doença; Teoria do Zang Fu

84 SISTEMA BA GUA Localização da Doença Cabeça VC 12; Rim, bexiga, útero e Ovário VC4 e ao redor

85 SISTEMA BA GUA LOCALIZAÇÃO DA DOENÇA Membros Superiores E24 Direito e esquerdo. Membros inferiores E26 Direito e esquerdo.

86 LOCALIZAÇÃO DA DOENÇA Deve-se observar o desenho do ba gua sobre o abdome e selecionar os acupontos de acordo com a localização da doença. Exemplo: VC12 e os acupontos ao redor ou próximos deste para tratar as doenças relacionadas à cabeça. OBS: utiliza-se as técnicas das 3 agulhas (agudo) ou flor de ameixeira (doenças de evolução mais longas, crônicas).

87

88 MICROSSISTEMA

89 Teoria do Zang Fu Pela teoria do Zang Fu, utiliza-se os pontos abdominais de acordo com suas indicações; Por exemplo, VC12, VC10 e BP15 para tratar Baço-Pancrêas; Para trata Rim VC6, VC4, R17, R13.

90 Técnicas de Agulhamento

91 Técnica das 3 estrelas Doenças Agudas. Utilizado para doenças que afetam uma grande extensão dos membros. Utilização no mesmo lado da doença. Quanto maior a extensão da dor, maior a distância entre as três agulhas.

92 Técnica das 3 estrelas

93 Doenças Crônicas. Flor de ameixa Utiliza-se o ponto principal mais 4 agulhas ao redor. As cinco agulhas representam a flor de ameixeira.

94 Agulhamento Triangular Tratar doenças localizadas em uma área restrita do corpo. As agulhas ao redor do ponto principal aumentam o efeito terapêutico desse ponto.

95 Profundidade de Agulhamento Respeitar o Constitucional; Agulhamento Perpendicular; Profundidade de acordo com a doença.

96 Profundidade de Agulhamento As agulhas são inseridas perpendicularmente à superfície do abdome e podem ser utilizadas 3 níveis de profundidade: Superficial(céu). Intermediário(homem). Profundo(terra). De maneira geral, inerir a agulha mais superficialmente para tratar as doenças agudas e mais profundamente para as doenças crônicas. Não há necessidade de realizar as manipulações requeridas nas outras técnicas e nem a obtenção da sensação de agulhamento (chegada do Qi).

97 Protocolos de Tratamento

98 Combinação Céu-Terra VC 12 + VC4; Tonifica energia adquirida (BP) e ancestral (R); Muita indicada para os casos de Síndrome de Deficiência; Pode-se reforçar com VC10 e VC6 para casos graves como sequela de AVC.

99 Quatro portões do Abdome E24 e E26 direito e esquerdo; Remove a estagnação do Qi e do Xue; Síndromes dos MMII e MMSS e neurológicas.

100 Acupontos Bilaterais BP15, E25 e E26 Bilaterais Regula o Qi do Baço e dispersa umidade Distúrbios Digestivos.

101 Acupontos Bilaterais

102 Sequela de AVC VC12, VC10, VC6, VC4 E24 e 26 (Agulhamento das 3 estrelas) R17 e R13 (Agulhamento Cruzado) R17 lateral ao VC10 R13 lateral ao VC4.

103 Cefaleia VC12 E VC4; VC12 com a Flor de Ameixeira.

104 Torcicolo VC12 trata cabeça e pescoço; R17 Se lateral tratar do lado correspondente, se posterior tratar bilateralmente acrescido de VC10 No caso de cervicalgia crônica utilizar (Céu- Terra) reforçado: VC12, VC10, VC6, VC4.

105 Gonalgia VC12 e VC4; E26 com técnica de triângulo; R13 Tonifica o Rim.

106 Ombralgia VC12 e VC4; E24 com flor de ameixeira; R17 Corresponde à base do pescoço.

107 Problemas Digestivos BP15 bilateralmente; VC12 e VC4.

108 Paralisia Facial VC12, VC10, VC6, VC4 Céu-Terra reforçado; VC12 com Flor de Ameixeira.

109 Ba Gua + Gua Sha

110 Tratamento pelo Umbigo

111 Modalidade Chinesa Moxa Indireta Bastão, Berço; Sal Moxa; Moxa Indireta sobre Gengibre; Ventosa.

112 Modalidade Japonesa 8 direções para tratamento de tonificação, para pacientes com deficiência de Qi do Pulmão, Baço e Rins, com sintoma de fadiga, fraqueza, etc.; As 8 direções estimulam as funções dos 8 Canais Extraordinários.

113

114 Mapas

115 Mapa Abdominal de Jorge Ayoub Estimular os pontos de cima pra baixo; Mulher direito, homem esquerdo; Para tratar Zang Fu estimular no VC, R e E e depois no BP; Para equilibrar sedar ou tonificar por mãe ou filho; Se Umidade, Moxa abaixo do VC9, se plenitude agulhas acima do VC9.

116

117

118

119

120

121

122

123

124 LIVROS

125 OBRIGADO

Acupuntura Abdominal. Renato Fleury Cardoso

Acupuntura Abdominal. Renato Fleury Cardoso Acupuntura Abdominal Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com HISTÓRICO Tão antigo que tem bases no Clássico das Dificuldades; Na Dinastia Han, era utilizada a palpação abdominal como parte do diagnóstico;

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) 1 São as primeiras formações Arcaicas que aparecem

Leia mais

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) QI Extraordinários ; JING Canal ; BA Oito ; MAI Vaso. 1

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Teoria Básica de MTC e Diagnóstico 235 Auriculopunctura 50 Diagnóstico da Língua 50 Módulo II Estrutura dos Meridianos e Pontos de 235 Acupunctura Diagnóstico

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Meridianos Meridianos São canais energéticos do corpo conhecidos como Jing Luo (( 经络 ) Apresentam trajetos

Leia mais

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit Koryo o.vantagens: Fácil aplicação, manual ou c/ aplicador( simples ou automático). Não apresenta riscos Físicos. Acupuntura somente nas mãos. O Diagnóstico e Tratamento é muito mais simples que na Sistêmica,

Leia mais

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS 1 Calor: Fígado Coração (ID) Tr.Aquecedor Deficiência Yin Rins Estagnação Estagnação Qi Fígado Deficiência T.Aq. Deficiência Yang Rins/ Baço Estagnação Umidade Bexiga Distúrbios Urinários

Leia mais

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM)

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM) LOMBO-CIATALGIA Causas na Medicina Ocidental: Processo inflamatório local radicular, traumatismos, processos degenerativos, compressão, tumores, tensão ligamentar, osteoartrites (osteófitos), herniação

Leia mais

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI)

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) 45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) Estômago (WEI) recebe os alimentos e continua o processo de digestão iniciado na boca

Leia mais

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos Os Fatores Climáticos: Vento, Frio, Calor, Umidade Secura, Fogo O Vento: O Vento como líder dos fatores climáticos. (Passagem da Medicina Magico Ritualística para a Medicina Clássica) Yi Jing Vento: O

Leia mais

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE Elaborado por Denise Darin MEDICINA OCIDENTAL X MEDICINA ORIENTAL A Medicina Ocidental está baseada na estrutura. * A Medicina Oriental (Medicina Tradicional Chinesa)

Leia mais

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura 2º Final de Semana Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura Data Temas Professores 08/03/2014 - Introdução geral à Acupuntura. História da Acupuntura. Teoria de Yin

Leia mais

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto Desenvolvimento e História Introdução Atualização Área Funcional Diagnóstico Cervical e Abdominal Áreas Funcionais Desenvolvimento

Leia mais

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES A palpação dos pulsos é uma etapa de grande importância no diagnóstico da Medicina Chinesa e também de grande dificuldade prática. Interessa avaliar a qualidade do pulso e

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 INTRODUÇÃO Os Canais de Energia Tendino-Musculares são os Canais de Energia Secundários grandes e superficiais, de caráter Yang, que circulam

Leia mais

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista)

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) VASOS LO Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) Total de 16 vasos: - Um para cada meridiano principal; - Um para o Vaso Governador (Du Mai); - Um para o Vaso Concepção(Ren Mai); - Grande Lo do Baço

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 15-CEPE/UNICENTRO, DE 8 DE AGOSTO DE 2017. Aprova o Curso de Especialização em Acupuntura Tradicional Chinesa, modalidade presencial, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE,

Leia mais

Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista

Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista Apresentações Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista http://telessaude.sc.gov.br telessaude@saude.sc.gov.br +55 (48) 3212-3505 O que é Automassagem? Para quê se utiliza? Quem pode fazer?

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO)

CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO) CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO) MERIDIANOS ORDINÁRIOS (JING MAI) São os canais principais de energia, ou seja, os canais nos quais são feitos os estímulos para que o corpo possa reestabelecer sua

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12.

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12. DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou 1 + 30x R$440,00 ou

Leia mais

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza ENERGIAS Prof. Msc. Jean Luís s de Souza IPGU- Unisaúde Bibliografia O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença a será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o o perverso (nocivo) Força a do

Leia mais

ACUPUNTURA ABDOMINAL SEGUNDO O BA-GUÁ

ACUPUNTURA ABDOMINAL SEGUNDO O BA-GUÁ 8 CAPÍTULO I ACUPUNTURA ABDOMINAL SEGUNDO O BA-GUÁ Segundo INADA, a acupuntura baseada no sistema BA guá ou oito trigamas básicos do Rei Weng e Duque Chow, se revela muito eficaz para tratamento das doenças

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

1Dr. Fabricio Escudine www,escudine.com.br

1Dr. Fabricio Escudine www,escudine.com.br 1Dr. Fabricio Escudine PULSOLOGIA CHINESA Segundo Soulié de Morant, acupuntura sem pulsologia significa fórmulas aplicadas ao azar. O acupunturista que não se utiliza da pulsologia negligencia sinais de

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA INÍCIO: 12 e 13 DE MARÇO DE 2016 DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x

Leia mais

Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa. Como prescrever? Formador: Larry Ibarra

Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa. Como prescrever? Formador: Larry Ibarra Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa Formador: 1 2 - - Por conseguinte, as costas assistem ao yáng, e o coração é o yáng dentro do yáng. As costas assistem ao yáng, e os pulmões são o yin dentro do yáng.

Leia mais

Fernanda Bento dos Santos

Fernanda Bento dos Santos Fernanda Bento dos Santos Protetor do Coração:Invasões de fatores patogênicos exteriores Residência da Mente:Problemas mental-emocionais Centro do Tórax :doença do canal Três fatores principais que diferenciam

Leia mais

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA Jorge Marcos Pereira Silveira Dori Edson Bovi Bianor Paulo Giordani Andrea Matielo Mari Bovi Maria Cecilia Vacaro Brasil FACILITADORES: CARGA HORÁRIA

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Os Vasos Maravilhosos diferem dos meridianos principais em algumas características:

Vasos Maravilhosos. Os Vasos Maravilhosos diferem dos meridianos principais em algumas características: Vasos Maravilhosos Os Vasos Maravilhosos ou Meridianos Extraordinários, como também são conhecidos, ocorrem em número de oito, sendo 4 de natureza YIN e 4 de natureza YANG. Eles originam-se no Rim (SHEN)

Leia mais

Introdução ao ZANG- FU

Introdução ao ZANG- FU Introdução ao ZANG- FU M.V. Celina Emiko Okamoto Acupunturista Veterinária celinaokamoto@hotmail.com e Prof. Ms. Daniel Mendes Netto Julho - 2009 CINCO MOVIMENTOS Madeira (F/ VB) Água (R/ B) Fogo (C/ ID/

Leia mais

PADRÕES DE DESARMONIA DO PI

PADRÕES DE DESARMONIA DO PI PADRÕES DE DESARMONIA DO PI DEFICIÊNCIA DE QI DO PI ETIOLOGIA DIETA IRREGULAR DOENÇAS DE LONGA DURAÇÃO SINAIS E SINTOMAS PERDA DE APETITE DISTENÇÃO ABDOMINAL PÓS- PRANDRIAL PERDA DE FEZES FACE OPACA FADIGA

Leia mais

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS Carolina C. T. Haddad Unesp-Botucatu Ivas Member Estudo e Localização dos Acupontos em Pequenos Animais Oito Canais Extraordinários Vaso Concepção

Leia mais

Cromoterapia e a Medicina Chineza. Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura

Cromoterapia e a Medicina Chineza. Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura Cromoterapia e a Medicina Chineza Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura Efeito Fotoelétrico No final do século XIX, descobriu-se que uma chapa de zinco limpa adquiria uma

Leia mais

LÍNGUA 243 Língua superposta (dupla) ASPECTO LINGUAL Língua - Vermelho-viva.

LÍNGUA 243 Língua superposta (dupla) ASPECTO LINGUAL Língua - Vermelho-viva. LÍNGUA 243 Língua superposta (dupla) ASPECTO LINGUAL Língua - Vermelho-viva. Saburra - Branca e suja. A parte central é amarelo-clara; a parte inferior da língua apresenta-se edemaciada e levantada como

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar por João Pereira 25/11/2017 João Pereira exerce atividade clínica na área da saúde e bem-estar com recurso à medicina

Leia mais

10/4/2008. B18: tonifica o Xue do Fígado, domina o vento do Fígado;

10/4/2008. B18: tonifica o Xue do Fígado, domina o vento do Fígado; Padrões de Desarmonia do Fígado geral Padrões de Desarmonia do Fígado M. V. Adriano Luiz M. Caquetti I. Fatores Patogênicos Exteriores Vento Exterior: : afeta as funções do Fígado de: assegurar o fluxo

Leia mais

A DIAGNOSE EM MTC. Delvo Ferraz da Silva

A DIAGNOSE EM MTC. Delvo Ferraz da Silva A DIAGNOSE EM MTC Delvo Ferraz da Silva Diagnóstico Etiológico e Diagnóstico Síndrômico Os quatro procedimentos diagnósticos: o Ver o Escutar o Interrogar o Apalpar Ver ( Inspecionar ) o Olha-se o reflexo

Leia mais

Síndrome dos seis meridianos

Síndrome dos seis meridianos Síndrome dos seis meridianos CAMADAS 1ªTAE YANG (ID B) SUPERFICIAL 2ªCHAO YANG (VB TR) MÉDIO 3ªYANG MING (E IG) PROFUNDO 4ªTAE YIN (P BP) SUPERFICIAL 5ªCHAO YIN (C R) MÉDIO 6ªTSIUE YIN (F CS) PROFUNDO

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CATEGORIAS DE PONTOS : CLASSIFICAÇÃO: Pontos de Tonificação; Pontos de Sedação; Pontos Fonte; Pontos

Leia mais

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS ACUPUNTURA PARA ANIMAIS Ft. Regina Stabile Bacchi RSB MTC PARA ANIMAIS 75% dos casos em MTC veterinária são de origem músculo esqueléticas. Ex: Espondilopatias degenerativas; Artrites; Artroses; Traumas

Leia mais

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS Center-AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ortopedia e Traumatologia Disciplina de Ortopedia Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura ATM CERVICALGIAS

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO)

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) A TEORIA DE JING-LUO ESTUDA AS ALTERAÇÕES FISIOPATOLÓGICAS DOS CANAIS E COLATERAIS E A RELAÇÃO ENTRE ESTES E OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO JING-LUO É O NOME DADO AO CONJUNTO

Leia mais

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio OS PULSOS E AS FUNÇÕES PERTINENTES PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro há inflamação, respiração dificultosa; 1 Pulso macio - pouco perceptível há atonia esgotamento

Leia mais

Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões. Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes

Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões. Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes Síndromes energéticas São caracterizadas por uma série de

Leia mais

AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO. INSTITUTO Long Tao

AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO. INSTITUTO Long Tao AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO INSTITUTO Long Tao CELULITE (FIBRO-EDEMA GELÓIDE) NA VISÃO DA MTC, EXISTEM 2 CAUSAS : CELULITE POR ESTAGNAÇÃO DO Qì DO FÍGADO; CELULITE POR DEFICIÊNCIA DE Yáng DO BAÇO/RIM.

Leia mais

Lista de pontos para exame do Título de Especialista em Acupuntura Veterinária

Lista de pontos para exame do Título de Especialista em Acupuntura Veterinária ANEXO 2 Lista de para exame do Título de Especialista em Acupuntura Veterinária 1. História da Acupuntura 1.1. História da acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa

Leia mais

2012 2012 MSC. MAGALI SEFRIAN FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA em ACUPUNTURA magalisefrian.guasha@gmail.com magalisefrian.guasha@gmail.com Na China, a História do Gua Sha data desde muito antigamente. Esta

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça,

Leia mais

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES 1 - O modelo patológico de Fogo aumentado A função fogo, aumentado, estimula a madeira e a terra e inibe o metal e a água. Os sintomas de hiperfunção termogénica

Leia mais

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL REFERÊNCIA PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÉRTEBRAS VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO C7: Vértebra mais proeminente

Leia mais

Grade Curricular Formação de Especialista em Acupuntura

Grade Curricular Formação de Especialista em Acupuntura Grade Curricular Formação de Especialista em Acupuntura O IPGU- Instituto de Pós Graduação é uma instituição que ministra cursos nas diversas áreas da saúde, sendo o curso de Acupuntura seu cartão de visitas.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

Ana Maria da Silva Curado Lins, M.Sc.

Ana Maria da Silva Curado Lins, M.Sc. Ana Maria da Silva Curado Lins, M.Sc. A pele é constituída por inúmeras estruturas que dotam os indivíduos com a sensação do tacto, da pressão, do calor, do frio e da dor. Estes receptores encontram-se

Leia mais

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães O Tui Na como método terapêutico e de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães Shiatsu Técnica japonesa; An Fa; Trabalha em uma

Leia mais

MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸. Zhen Jiu Fá. Prof. Alexander Raspa. Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura

MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸. Zhen Jiu Fá. Prof. Alexander Raspa. Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸 Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura Zhen Jiu Fá 1 LING SHU, Cap. 73 o que não pode ser tratado com agulha deve ser feito com moxas YI XUE RU MEN devem-se

Leia mais

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago Mariana Aya Hashizume Qualittas nov/2011 Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming)! Inicia-se no ponto E1 próximo ao olho, dirigindo-se aos lábios,

Leia mais

10/10/2011. Anatomia. Fisiologia. Causa das doenças. Tratando Afecções do Sistema Cardio Vascular com MTC. Relacionando os sintomas com os problemas

10/10/2011. Anatomia. Fisiologia. Causa das doenças. Tratando Afecções do Sistema Cardio Vascular com MTC. Relacionando os sintomas com os problemas Tratando Afecções do Sistema Cardio Vascular com MTC Anatomia Dr. Eduardo Lobo Medicina Chinesa e Oncologia Veterinária Fisiologia Estresse, depressão, frustração, uso prolongado de drogas Estagnação de

Leia mais

Fundamentos das Leis do Yin e Yang. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes

Fundamentos das Leis do Yin e Yang. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes Fundamentos das Leis do Yin e Yang Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes Yin e yang Conceitos originados em 700 a.c Referenciados nos Livros das Mutações Desenvolvida posteriormente

Leia mais

Meridiano do Rim. Funções do Rim e da Bexiga 21/8/2011. Rim. Yin & Yang do Rim. Yin & Yang do Rim Funções do Yin e do Yang

Meridiano do Rim. Funções do Rim e da Bexiga 21/8/2011. Rim. Yin & Yang do Rim. Yin & Yang do Rim Funções do Yin e do Yang Meridiano do Funções do e da Bexiga Estudo e Localização dos Acupontos em Pequenos Animais Carolina C. T. Haddad Instituto Qualittas Raiz da Vida ou Raiz do Qi Pré-Celestial ; Armazena Jing (herança dos

Leia mais

DISTÚRBIOS DIGESTIVOS

DISTÚRBIOS DIGESTIVOS DISTÚRBIOS DIGESTIVOS Transporte Transformação Decomposição Digestão Qi Alimentos Qi Adquirido 1 2 Alimento/ Drogas/ Idade ALIMENTAÇÃO Frio invadindo o Retenção de Alimento Qi do Fígado invadindo o Calor

Leia mais

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 1 TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 700 a.c. LIVRO DAS MUTAÇÕES o É A MAIS ANTIGA REFERÊNCIA SOBRE ESTA TEORIA o ORIGINOU DA OBSERVAÇÃO DOS CAMPONESES SOBRE A ALTERNÂNCIA

Leia mais

VASO MARAVILHOSOS VASO MARAVILHOSOS

VASO MARAVILHOSOS VASO MARAVILHOSOS VASOS MARAVILHOSOS Introdução Extraordinary vessels Eigth Extraordinary Qi Vessels Prof. Ms. Daniel Mendes Netto Acupunturista Veterinário Prof. e Coordenador do Curso de Pós-Graduação Em Acupuntura Veterinária

Leia mais

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS Certificado pela maior referência em Portugal - Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa > 72 horas lectivas DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS DATAS Módulo A: Introdução

Leia mais

Ciclo circadiano

Ciclo circadiano 10 11 12 13 14 09 15 08 16 07 06 05 Ciclo circadiano 17 18 19 04 20 03 21 02 01 24 23 22 Amargo Azedo Doce Picante Salgado Quente Morno Neutro Fresco Frio Flor Caule e Talos Raiz Folhas Semente Coração

Leia mais

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao TRATAMENTO PARA MIOMA INSTITUTO Long Tao Mioma Uterino DEFINIÇÃO: É UM TUMOR BENIGNO QUE SURGE QUANDO UMA CÉLULA DO ÚTERO DA MULHER COMEÇA A SE MULTIPLICAR DE FORMA DESORDENADA. Definição na MTC: O mioma

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009.

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. Ementa: Define os aspectos técnicos do exercício da Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacêutico. O Conselho Federal de Farmácia

Leia mais

PRI R NC N Í C PIOS O FU F N U D N A D M A E M NT N A T I A S DA D A MT M C

PRI R NC N Í C PIOS O FU F N U D N A D M A E M NT N A T I A S DA D A MT M C Curso livre de Qualificação Profissional em Medicina Chinesa FUNDAMENTOS TRADICIONAIS DA MTC PARTE 1 ABRACIF (Associação Brasileira Científica de Fisioterapia) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA MTC esvazie sua

Leia mais

Linha Nº Aplicação de Fórmulas Chinesas em MTC Página 1 de 5

Linha Nº Aplicação de Fórmulas Chinesas em MTC  Página 1 de 5 1 Four nobles form Tonifica o Qi do Baço/Pâncreas/Estômago e Pulmão 2 Angel four form Tonifica e ativa o Sangue; retira a Estase 3 Angel eight form Tonifica o Qi e o Sangue; deficiência do Fígado e do

Leia mais

Integração de Microssistemas da Acupuntura

Integração de Microssistemas da Acupuntura Integração de Microssistemas da Prof. Gustavo Vilela da Silveira. MSc Fisioterapeuta Acupunturista Introdução Apresentação Revisão Aplicação Exemplos Perguntas Introdução Apresentação Dr. Ralph Alan Dale

Leia mais

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016 EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016 PROVA OBJETIVA ESPECIALIDADE: FISIOTERAPIA EM ACUPUNTURA/MTC

Leia mais

ÓRGÃOS E VÍSCERAS. VB Fígado. Rim Bexiga TECIDOS. VB Olhos Tendões. Rim Bexiga. Ossos EMOÇÕES. Olhos Tendões Primavera Raiva. Rim Bexiga.

ÓRGÃOS E VÍSCERAS. VB Fígado. Rim Bexiga TECIDOS. VB Olhos Tendões. Rim Bexiga. Ossos EMOÇÕES. Olhos Tendões Primavera Raiva. Rim Bexiga. FISIOLOGIA DOS ZANG FU MOVIMENTO TERRA BAÇO E ESTÔMAGO ÓRGÃOS E VÍSCERAS VB Coração ID Pericárdio TA Baço-pâncreas Rim Bexiga Stelio P L Luna ÓRGÃOS DOS SENTIDOS VB Olhos Coração ID Pericárdio TA Língua

Leia mais

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Instrutor: Jean G. Fernandes Joaquim, DVM, Msc., Dr., LAC. IVAS, ABRAVET, IVAPM, Neurolatinvet member. Assunto: Pontos do Meridiano do Intestino Grosso em Eqüinos. Data: 2011 Estudo dos pontos do Meridiano

Leia mais

Holística 2011 Quiro Acupuntura - Acupuntura na Mão

Holística 2011 Quiro Acupuntura - Acupuntura na Mão Quiro Acupuntura - Acupuntura na Mão Quiro Acupuntura (Acupuntura na Mão) Song Un Kim - Terapeuta Holístico - CRT 23108 RESUMO Quiro-Acupuntura ou Acupuntura na mão. É uma técnica de acupuntura que utiliza

Leia mais

Conferência A.P.A.E. 2013, 15 Dez. Dr. Mitsuharu Tsuchiya. Novos métodos de tratamento por Acupuntura Elétrica

Conferência A.P.A.E. 2013, 15 Dez. Dr. Mitsuharu Tsuchiya. Novos métodos de tratamento por Acupuntura Elétrica Conferência A.P.A.E. 2013, 15 Dez Dr. Mitsuharu Tsuchiya Novos métodos de tratamento por Acupuntura Elétrica Patologia dor no joelho Numa consulta e tratamentos de acupuntura, o acupuntor tem que pedir

Leia mais

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS NOTA INTRODUTÓRIA O DO-IN é uma excelente medicina caseira O seu segredo está na facilidade da sua aprendizagem Utilizado diariamente equilibrarmos o bio circuito energético REFERÊNCIAS HISTÓRICAS REFERÊNCIAS

Leia mais

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu;

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Técnica Moderna/1965 1975; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Utilizou a técnica inicialmente para patologias neurológicas - Hemiplegia

Leia mais

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal [Digite texto] Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Padrões de Desarmonia do Movimento Metal Prof a. Márcia Valéria Rizzo Scognamillo marciascognamillo@yahoo.com.br Junho de 2011 Geral I.

Leia mais

Acupuntura: Tradição e. Prof. Msc. Jean Luís de Souza Fisioterapeuta Acupunturista Presidente Sobrafisa Nacional Diretor da Faculdade Unisaúde

Acupuntura: Tradição e. Prof. Msc. Jean Luís de Souza Fisioterapeuta Acupunturista Presidente Sobrafisa Nacional Diretor da Faculdade Unisaúde Acupuntura: Tradição e Ciência Prof. Msc. Jean Luís de Souza Fisioterapeuta Acupunturista Presidente Sobrafisa Nacional Diretor da Faculdade Unisaúde Aspectos Legais da Especialidade de Acupuntura Portarias

Leia mais

Fatores Patogênicos Internos As. Emoções

Fatores Patogênicos Internos As. Emoções 情 QÍNG. Composto por: 心 XĪN, o coração 丹 DĀN Cinabre (Vermelho) 生 SHÉNG Vida, nascer, dar a vida DĀN + SHÉNG = Verde A força da seiva/essência que torna as plantas verdes, vitalidade das plantas. Interpretação

Leia mais

CENTER FISIO - IMES INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS TERRA MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS LO (PASSAGEM)

CENTER FISIO - IMES INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS TERRA MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS LO (PASSAGEM) CENTER FISIO - IMES INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS LO (PASSAGEM) TERRA MERIDIANO DE PASSAGEM - LO Os Meridianos LO (transversais e longitudinais) têm por função realizar

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

Caminho de transformação e uma opção de vida.

Caminho de transformação e uma opção de vida. Caminho de transformação e uma opção de vida. Baseada em: Princípios filosóficos; Observação de fenômenos da natureza; Influência das Energias no ser humano; Dualidade energética. O objetivo das práticas

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

Zhen Jiu Jia Yi Jing "Tratado Clássico de Acupuntura e Moxabustão"

Zhen Jiu Jia Yi Jing Tratado Clássico de Acupuntura e Moxabustão "Tratado Clássico de Acupuntura e Moxabustão" Huang Fu Mi 皇甫謐 Quem foi Huang Fu Mi? Huang Fu Mi (215-282) nasceu em uma família de agricultores humildes. Sua vida abarco três dinastias. Nasceu durante

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

MÉTODOS DE INSERÇÃO DAS AGULHAS

MÉTODOS DE INSERÇÃO DAS AGULHAS Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Tradicional Chinesa 1 MÉTODOS DE INSERÇÃO DAS AGULHAS A inserção consiste, basicamente, na utilização e aplicação de agulhas em pontos específicos do

Leia mais

VASOS MARAVILHOSOS APERFEIÇOAMENTO DELVO FERRAZ DA SILVA VASOS MARAVILHOSOS - APERFEIÇOAMENTO INSTITUTO DE PSICOLOGIA E ACUPUNTURA

VASOS MARAVILHOSOS APERFEIÇOAMENTO DELVO FERRAZ DA SILVA VASOS MARAVILHOSOS - APERFEIÇOAMENTO INSTITUTO DE PSICOLOGIA E ACUPUNTURA VASOS MARAVILHOSOS APERFEIÇOAMENTO Cada Vaso Maravilhoso tem um chamado ponto cardeal. Este é, segundo Bachmann, o único ponto decisivo para o êxito do tratamento Stiefvater.E, 1994, pg 144 Tou - mo (ID3-B62)

Leia mais

NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO!

NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO! NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO! BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO X PONTOS MO (VENTRAIS) PONTOS ARAUTOS/ALAMARME COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL PONTOS ANATÔMICOS DE REFERÊNCIA PARA

Leia mais