Pentagrama. Aplicação prática no diagnóstico e tratamento. Renato Fleury Cardoso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pentagrama. Aplicação prática no diagnóstico e tratamento. Renato Fleury Cardoso"

Transcrição

1 Pentagrama Aplicação prática no diagnóstico e tratamento

2 A Doença

3 O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o perverso (nocivo) Força do correto: Constituição física (ligada à hereditariedade constitucional) Estado mental Meio circunvizinho Alimentação (reforço do correto) Resistência adquirida pelo treinamento (reforço do correto)

4 Etiologia O céu dispõe dos cinco elementos que governam em cinco tronos: Frio, Calor, Vento, Umidade e Secura. O homem dispõe das cinco vísceras para elaboração das cinco energias que produzem Alegria, Raiva, Preocupações, Tristeza e Temor. Su Wen

5 O QI CORRETO E O QI PERVERSO

6 Exterior Energias Perversas Pele (P) Tendões (F/BP) Músculos (BP) Vasos (C) Ossos (R) B frio e calor ID (Tai Yang) VB -----vento e calor TA (Shao Yang) E ----umidade e sequidão-- IG(Yang Ming) BP umidade e sequidão ----P(Tai Yin) F -----vento e calor CS (Jue Yin) R frio e fogo C (shao Yin) Interior As Cinco Emoções

7 Causas das doenças Interna Externa Mista

8 Interna Emoções: Prolongadas; Intensas; Reprimidas; Não admitidas.

9 As Sete Causas Internas Raiva nu Alegria xi le Tristeza bei Pesar you Excesso de Pensamentos si Medo kong Choque jing

10 Raiva nu Predominantemente YANG; Frustração; Ressentimento; Amargura; Acalmar; Capacitar à expressão.

11 Alegria xi le Excesso de Alegria: Falta de Alegria: Euforia; Falta de controle. Divertimento; Entusiasmo; Riso.

12 Tristeza bei O Su Wen diz que quando há tristeza, o qi desaparece. Melancolia. Reacender o sentido de desejo para a vida. Fogo e Metal.

13 Pesar you Elemento Metal; Experiências da vida, expectativas; Perda, arrependimento ou desapontamento.

14 Excesso de pensamentos si os pensamentos do homem devem se restringir à situação imediata. Todo pensamento que vai além disso apenas serve para trazer dor ao Coração I Ching Preocupação obsessiva; Amarra o qi, interrompe a circulação.

15 Medo kong Agitação sobre o futuro; Ansiedade Pavor; Medo Sabedoria. cada pequena concessão à ansiedade é um passo fora do Coração natural do homem Provérbio Japonês.

16 Choque jing Quando há sobressalto com jing, o Coração não tem mais lugar para se apoiar. O shen não tem mais lugar para se ancorar, o pensamento planejado não tem mais lugar para se estabelecer. É assim que o qi fica em desordem. Su Wen Coração e Rim; Desorientada, emocionalmente volátil, agitadas ou fatigadas; Na Infância violência, abuso = desequilíbrio fogo água.

17 As 5 Emoções Embora haja sete causas internas de doença, o estado interno de uma pessoa é em geral diagnosticado através das cinco emoções.

18

19 Como as emoções movem o QI

20 Causas Externas Vento; Frio; Umidade; Secura; Calor Qi fraco; Influência extrema ou prolongada Afetadas pelas mais suscetíveis

21 Vento Surge de repente; Corpo: Lado externo; Ascendente; Tremores; Migratório.

22 Frio Interrompe o movimento normal; Provoca contração; Provoca dor: Intensa; Cortante; Melhora com calor

23 Umidade Principalmente a metade inferior do corpo; Pesada e lenta; Opressão no peito; Distensão do estômago; Sensação de peso na cabeça; Falta de concentração

24 Secura Secura no: Nariz; Garganta; Pulmões; Pele.

25 Calor do verão e fogo Calor do verão = Externo Exposição ao sol; Lugares Quentes Calor Fogo = Interno Vento, frio, umidade ou secura, presos no corpo podem juntar e gerar calor. Perturba a mente e espírito causando ansiedade e preocupação.

26 Causas Variadas - Mistas Alimentação; Trabalho; Exercício; Sexo. Fatores comuns na atualidade devido a vida moderna.

27 Alimentação Afeta Estômago e Baço-Pâncreas; Comer apressado; Diminui a resistência; Causa cansaço e depressão.

28 Trabalho e Descanso Enfraquecimento; Risco de infecções; Não recuperar por completo de doenças; Excesso de trabalho: Rim.

29 Exercícios Equilíbrio variável; Em excesso: Rim; Baço-Pâncreas.

30 Sexo Excesso: Lombar; Cansaço; Envelhecimento Precoce. Deficiência: Frustração; Ressentimento. Os homens, principalmente, são afetados pelo excesso, diminuindo a energia do Rim.

31 A doença nos ronda constantemente, suas sementes lançadas pelo vento, mas elas não se assentam no terreno a não ser que o terreno esteja pronto para recebê-las. (Claud Bernard)

32 O Pentagrama

33 Ciclo Sazional

34 Geração

35 Dominância ou Controle

36 Contra Dominância ou Lesão

37

38 Influências Patológicas

39 Influências Patológicas - Deficiência

40 Influências Patológicas - Excesso

41 CASO CLÍNICO Paciente J. M. S., 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, católica, natural e procedente de Campina Verde MG. QP e D: Dor nas costas e no joelho há 2 semanas HPMA: Paciente relata que há 2 semanas vem sentindo dores na região lombar e joelho esquerdo (parte medial), em queimação, que pioram com o movimento de agachar ou inclinar o corpo para frente, melhoram com o repouso e com o uso de antinflamatório (CATAFLAN SIC), 3 comprimidos por dia (não sabe informar a dose), mas que o uso do mesmo piora o quadro de gastrite, oriundos de uma úlcera péptica que a mesma diz ter sido diagnosticada por EDA há 5 anos. Diz que nos últimos 2 dias a dor agravou, impedindo a realização normal das AVD s, mas não consegue correlacionar o quadro com qualquer evento recente. Há 1 mês, foi consultada com queixa de enurese noturna e dor em queimação ao urinar, urina escura e de odor forte. Na ocasião foi diagnosticada com infecção. Há 15 anos é trata de hipertensão e diz ter sob controle a PAS, aferida normalmente a 130 x 90 mmhg. É portadora de DM2, com glicemia capilar de 106 em jejum, em uso de metformina. Há 25 anos, desde que perdeu o marido por doença (CA de próstata), relata insônia com dificuldade para conseguir dormir, só conseguindo após 1h do uso de 20 gotas de RIVOTRIL (Clonazepan). Na infância a paciente era portadora de ASMA BRÔNQUICA, que diz ter melhorado com o passar dos anos. Apresente diarréia leve, com fezes de consistência pastosa há alguns dias (não sabe precisar). Apresenta eventualmente episódios de enurese noturna, porém sem sinais de infecção.

42 CASO CLÍNICO Paciente J. M. S., 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, católica, natural e procedente de Campina Verde MG. QP e D: Dor nas costas e no joelho há 2 semanas HPMA: Paciente relata que há 2 semanas vem sentindo dores na região lombar e joelho esquerdo (parte medial), em queimação, que pioram com o movimento de agachar ou inclinar o corpo para frente, melhoram com o repouso e com o uso de antinflamatório (CATAFLAN SIC), 3 comprimidos por dia (não sabe informar a dose), mas que o uso do mesmo piora o quadro de gastrite, oriundos de uma úlcera péptica que a mesma diz ter sido diagnosticada por EDA há 5 anos. Diz que nos últimos 2 dias a dor agravou, impedindo a realização normal das AVD s, mas não consegue correlacionar o quadro com qualquer evento recente. Há 1 mês, foi consultada com queixa de enurese noturna e dor em queimação ao urinar, urina escura e de odor forte. Na ocasião foi diagnosticada com infecção. Há 15 anos é trata de hipertensão e diz ter sob controle a PAS, aferida normalmente a 130 x 90 mmhg. É portadora de DM2, com glicemia capilar de 106 em jejum, em uso de metformina. Há 25 anos, desde que perdeu o marido por doença (CA de próstata), relata insônia com dificuldade para conseguir dormir, só conseguindo após 1h do uso de 20 gotas de RIVOTRIL (Clonazepan). Na infância a paciente era portadora de ASMA BRÔNQUICA, que diz ter melhorado com o passar dos anos. Apresente diarréia leve, com fezes de consistência pastosa há alguns dias (não sabe precisar). Apresenta eventualmente episódios de enurese noturna, porém sem sinais de infecção.

43

44 Diagnóstico Energético RIM

45 CASO CLÍNICO Paciente J. M. S., 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, católica, natural e procedente de Campina Verde MG. QP e D: Dor nas costas e no joelho há 2 semanas HPMA: Paciente relata que há 2 semanas vem sentindo dores na região lombar e joelho esquerdo (parte medial), em queimação, que pioram com o movimento de agachar ou inclinar o corpo para frente, melhoram com o repouso e com o uso de antinflamatório (CATAFLAN SIC), 3 comprimidos por dia (não sabe informar a dose), mas que o uso do mesmo piora o quadro de gastrite, oriundos de uma úlcera péptica que a mesma diz ter sido diagnosticada por EDA há 5 anos. Diz que nos últimos 2 dias a dor agravou, impedindo a realização normal das AVD s, mas não consegue correlacionar o quadro com qualquer evento recente. Há 1 mês, foi consultada com queixa de enurese noturna e dor em queimação ao urinar, urina escura e de odor forte. Na ocasião foi diagnosticada com infecção. Há 15 anos é trata de hipertensão e diz ter sob controle a PAS, aferida normalmente a 130 x 90 mmhg. É portadora de DM2, com glicemia capilar de 106 em jejum, em uso de metformina. Há 25 anos, desde que perdeu o marido por doença (CA de próstata), relata insônia com dificuldade para conseguir dormir, só conseguindo após 1h do uso de 20 gotas de RIVOTRIL (Clonazepan). Na infância a paciente era portadora de ASMA BRÔNQUICA, que diz ter melhorado com o passar dos anos. Apresente diarréia leve, com fezes de consistência pastosa há alguns dias (não sabe precisar). Apresenta eventualmente episódios de enurese noturna, porém sem sinais de infecção.

46 Diagnóstico Energético Rim Estômago

47 CASO CLÍNICO Paciente J. M. S., 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, católica, natural e procedente de Campina Verde MG. QP e D: Dor nas costas e no joelho há 2 semanas HPMA: Paciente relata que há 2 semanas vem sentindo dores na região lombar e joelho esquerdo (parte medial), em queimação, que pioram com o movimento de agachar ou inclinar o corpo para frente, melhoram com o repouso e com o uso de antinflamatório (CATAFLAN SIC), 3 comprimidos por dia (não sabe informar a dose), mas que o uso do mesmo piora o quadro de gastrite, oriundos de uma úlcera péptica que a mesma diz ter sido diagnosticada por EDA há 5 anos. Diz que nos últimos 2 dias a dor agravou, impedindo a realização normal das AVD s, mas não consegue correlacionar o quadro com qualquer evento recente. Há 1 mês, foi consultada com queixa de enurese noturna e dor em queimação ao urinar, urina escura e de odor forte. Na ocasião foi diagnosticada com infecção. Há 15 anos é trata de hipertensão e diz ter sob controle a PAS, aferida normalmente a 130 x 90 mmhg. É portadora de DM2, com glicemia capilar de 106 em jejum, em uso de metformina. Há 25 anos, desde que perdeu o marido por doença (CA de próstata), relata insônia com dificuldade para conseguir dormir, só conseguindo após 1h do uso de 20 gotas de RIVOTRIL (Clonazepan). Na infância a paciente era portadora de ASMA BRÔNQUICA, que diz ter melhorado com o passar dos anos. Apresente diarréia leve, com fezes de consistência pastosa há alguns dias (não sabe precisar). Apresenta eventualmente episódios de enurese noturna, porém sem sinais de infecção.

48 Diagnóstico Energético Rim Estômago Coração

49 CASO CLÍNICO Paciente J. M. S., 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, católica, natural e procedente de Campina Verde MG. QP e D: Dor nas costas e no joelho há 2 semanas HPMA: Paciente relata que há 2 semanas vem sentindo dores na região lombar e joelho esquerdo (parte medial), em queimação, que pioram com o movimento de agachar ou inclinar o corpo para frente, melhoram com o repouso e com o uso de antinflamatório (CATAFLAN SIC), 3 comprimidos por dia (não sabe informar a dose), mas que o uso do mesmo piora o quadro de gastrite, oriundos de uma úlcera péptica que a mesma diz ter sido diagnosticada por EDA há 5 anos. Diz que nos últimos 2 dias a dor agravou, impedindo a realização normal das AVD s, mas não consegue correlacionar o quadro com qualquer evento recente. Há 1 mês, foi consultada com queixa de enurese noturna e dor em queimação ao urinar, urina escura e de odor forte. Na ocasião foi diagnosticada com infecção. Há 15 anos é trata de hipertensão e diz ter sob controle a PAS, aferida normalmente a 130 x 90 mmhg. É portadora de DM2, com glicemia capilar de 106 em jejum, em uso de metformina. Há 25 anos, desde que perdeu o marido por doença (CA de próstata), relata insônia com dificuldade para conseguir dormir, só conseguindo após 1h do uso de 20 gotas de RIVOTRIL (Clonazepan). Na infância a paciente era portadora de ASMA BRÔNQUICA, que diz ter melhorado com o passar dos anos. Apresente diarréia leve, com fezes de consistência pastosa há alguns dias (não sabe precisar). Apresenta eventualmente episódios de enurese noturna, porém sem sinais de infecção.

50 Diagnóstico Energético Rim Estômago / Baço-Pâncreas Coração

51 CASO CLÍNICO Paciente J. M. S., 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, católica, natural e procedente de Campina Verde MG. QP e D: Dor nas costas e no joelho há 2 semanas HPMA: Paciente relata que há 2 semanas vem sentindo dores na região lombar e joelho esquerdo (parte medial), em queimação, que pioram com o movimento de agachar ou inclinar o corpo para frente, melhoram com o repouso e com o uso de antinflamatório (CATAFLAN SIC), 3 comprimidos por dia (não sabe informar a dose), mas que o uso do mesmo piora o quadro de gastrite, oriundos de uma úlcera péptica que a mesma diz ter sido diagnosticada por EDA há 5 anos. Diz que nos últimos 2 dias a dor agravou, impedindo a realização normal das AVD s, mas não consegue correlacionar o quadro com qualquer evento recente. Há 1 mês, foi consultada com queixa de enurese noturna e dor em queimação ao urinar, urina escura e de odor forte. Na ocasião foi diagnosticada com infecção. Há 15 anos é trata de hipertensão e diz ter sob controle a PAS, aferida normalmente a 130 x 90 mmhg. É portadora de DM2, com glicemia capilar de 106 em jejum, em uso de metformina. Há 25 anos, desde que perdeu o marido por doença (CA de próstata), relata insônia com dificuldade para conseguir dormir, só conseguindo após 1h do uso de 20 gotas de RIVOTRIL (Clonazepan). Na infância a paciente era portadora de ASMA BRÔNQUICA, que diz ter melhorado com o passar dos anos. Apresente diarréia leve, com fezes de consistência pastosa há alguns dias (não sabe precisar). Apresenta eventualmente episódios de enurese noturna, porém sem sinais de infecção.

52 Diagnóstico Energético Rim Estômago / Baço-Pâncreas Coração Pulmão / Intestino Grosso

53 CASO CLÍNICO Paciente J. M. S., 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, católica, natural e procedente de Campina Verde MG. QP e D: Dor nas costas e no joelho há 2 semanas HPMA: Paciente relata que há 2 semanas vem sentindo dores na região lombar e joelho esquerdo (parte medial), em queimação, que pioram com o movimento de agachar ou inclinar o corpo para frente, melhoram com o repouso e com o uso de antinflamatório (CATAFLAN SIC), 3 comprimidos por dia (não sabe informar a dose), mas que o uso do mesmo piora o quadro de gastrite, oriundos de uma úlcera péptica que a mesma diz ter sido diagnosticada por EDA há 5 anos. Diz que nos últimos 2 dias a dor agravou, impedindo a realização normal das AVD s, mas não consegue correlacionar o quadro com qualquer evento recente. Há 1 mês, foi consultada com queixa de enurese noturna e dor em queimação ao urinar, urina escura e de odor forte. Na ocasião foi diagnosticada com infecção. Há 15 anos é trata de hipertensão e diz ter sob controle a PAS, aferida normalmente a 130 x 90 mmhg. É portadora de DM2, com glicemia capilar de 106 em jejum, em uso de metformina. Há 25 anos, desde que perdeu o marido por doença (CA de próstata), relata insônia com dificuldade para conseguir dormir, só conseguindo após 1h do uso de 20 gotas de RIVOTRIL (Clonazepan). Na infância a paciente era portadora de ASMA BRÔNQUICA, que diz ter melhorado com o passar dos anos. Apresente diarréia leve, com fezes de consistência pastosa há alguns dias (não sabe precisar). Apresenta eventualmente episódios de enurese noturna, porém sem sinais de infecção.

54 GERAÇÃO

55

56

57

58 Obrigado

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza ENERGIAS Prof. Msc. Jean Luís s de Souza IPGU- Unisaúde Bibliografia O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença a será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o o perverso (nocivo) Força a do

Leia mais

Caminho de transformação e uma opção de vida.

Caminho de transformação e uma opção de vida. Caminho de transformação e uma opção de vida. Baseada em: Princípios filosóficos; Observação de fenômenos da natureza; Influência das Energias no ser humano; Dualidade energética. O objetivo das práticas

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos Os Fatores Climáticos: Vento, Frio, Calor, Umidade Secura, Fogo O Vento: O Vento como líder dos fatores climáticos. (Passagem da Medicina Magico Ritualística para a Medicina Clássica) Yi Jing Vento: O

Leia mais

Fatores Patogênicos Internos As. Emoções

Fatores Patogênicos Internos As. Emoções 情 QÍNG. Composto por: 心 XĪN, o coração 丹 DĀN Cinabre (Vermelho) 生 SHÉNG Vida, nascer, dar a vida DĀN + SHÉNG = Verde A força da seiva/essência que torna as plantas verdes, vitalidade das plantas. Interpretação

Leia mais

Fernanda Bento dos Santos

Fernanda Bento dos Santos Fernanda Bento dos Santos Protetor do Coração:Invasões de fatores patogênicos exteriores Residência da Mente:Problemas mental-emocionais Centro do Tórax :doença do canal Três fatores principais que diferenciam

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa. Como prescrever? Formador: Larry Ibarra

Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa. Como prescrever? Formador: Larry Ibarra Fórmulas Clássicas de Medicina Chinesa Formador: 1 2 - - Por conseguinte, as costas assistem ao yáng, e o coração é o yáng dentro do yáng. As costas assistem ao yáng, e os pulmões são o yin dentro do yáng.

Leia mais

Fundamentos das Leis do Yin e Yang. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes

Fundamentos das Leis do Yin e Yang. Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes Fundamentos das Leis do Yin e Yang Profa. Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo P Fernandes Yin e yang Conceitos originados em 700 a.c Referenciados nos Livros das Mutações Desenvolvida posteriormente

Leia mais

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI)

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) 45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) Estômago (WEI) recebe os alimentos e continua o processo de digestão iniciado na boca

Leia mais

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS 1 Calor: Fígado Coração (ID) Tr.Aquecedor Deficiência Yin Rins Estagnação Estagnação Qi Fígado Deficiência T.Aq. Deficiência Yang Rins/ Baço Estagnação Umidade Bexiga Distúrbios Urinários

Leia mais

Psicologia na Acupuntura. O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente

Psicologia na Acupuntura. O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente Psicologia na Acupuntura O que é importante saber quando estiver frente a frente com seu paciente 1) O Olhar 2) O Tocar 3) As Dores 4) O Diagnóstico 5) O Respeito 6) A Psicologia 7) O Cobrar Olhar o paciente

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE Elaborado por Denise Darin MEDICINA OCIDENTAL X MEDICINA ORIENTAL A Medicina Ocidental está baseada na estrutura. * A Medicina Oriental (Medicina Tradicional Chinesa)

Leia mais

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM)

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM) LOMBO-CIATALGIA Causas na Medicina Ocidental: Processo inflamatório local radicular, traumatismos, processos degenerativos, compressão, tumores, tensão ligamentar, osteoartrites (osteófitos), herniação

Leia mais

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio OS PULSOS E AS FUNÇÕES PERTINENTES PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro há inflamação, respiração dificultosa; 1 Pulso macio - pouco perceptível há atonia esgotamento

Leia mais

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical 3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical Localização: Quatro dedos acima do umbigo (diafragma); Cor: Amarela; Cristais associados: Amarelos e dourados. Partes associadas: Pâncreas, fígado, glândulas suprarrenais,

Leia mais

Movimento Orgão Yin Orgão Yang Sentido Orgão. Água Rim Bexiga Audição Ouvido. Madeira Fígado Vesicula Biliar Visão Olhos

Movimento Orgão Yin Orgão Yang Sentido Orgão. Água Rim Bexiga Audição Ouvido. Madeira Fígado Vesicula Biliar Visão Olhos Os Cinco Movimentos no Diagnóstico Os Movimentos e os orgãos Movimento Orgão Yin Orgão Yang Sentido Orgão Água Rim Bexiga Audição Ouvido Madeira Fígado Vesicula Biliar Visão Olhos Fogo Coração Intestino

Leia mais

1Dr. Fabricio Escudine www,escudine.com.br

1Dr. Fabricio Escudine www,escudine.com.br 1Dr. Fabricio Escudine PULSOLOGIA CHINESA Segundo Soulié de Morant, acupuntura sem pulsologia significa fórmulas aplicadas ao azar. O acupunturista que não se utiliza da pulsologia negligencia sinais de

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar

Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar Medicina Tradicional Chinesa Uma introdução às práticas milenares orientais de bem-estar por João Pereira 25/11/2017 João Pereira exerce atividade clínica na área da saúde e bem-estar com recurso à medicina

Leia mais

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura 2º Final de Semana Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura Data Temas Professores 08/03/2014 - Introdução geral à Acupuntura. História da Acupuntura. Teoria de Yin

Leia mais

PULMÃO(FEI) PROPENSÃO À RESFRIADOS E ÀS DOENÇAS DO PEITO NA INFÂNCIA. TORAX MAGRO. TEZ PÁLIDA.

PULMÃO(FEI) PROPENSÃO À RESFRIADOS E ÀS DOENÇAS DO PEITO NA INFÂNCIA. TORAX MAGRO. TEZ PÁLIDA. CONSTITUIÇÃO A CONSTITUIÇÃO DO CORPO HERDADA DOS PAIS DEPENDE DE 3 FATORES: DA SAÚDE GERAL DOS PAIS 1) SE O QI E A ESSÊNCIA (JING) DOS PAIS FOREM FRACOS, A ESSÊNCIA (JING) ANCESTRAL DA CRIANÇA TAMBÉM SERÁ

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras MATERIAL COMPLEMENTAR Teste Seus Chakras IMPORTANTE: Este teste tem como objetivo a percepção de si mesmo e o autoconhecimento. FUNCIONAMENTO A seguir você verá uma tabela com os principais sintomas de

Leia mais

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Teoria Básica de MTC e Diagnóstico 235 Auriculopunctura 50 Diagnóstico da Língua 50 Módulo II Estrutura dos Meridianos e Pontos de 235 Acupunctura Diagnóstico

Leia mais

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS NOTA INTRODUTÓRIA O DO-IN é uma excelente medicina caseira O seu segredo está na facilidade da sua aprendizagem Utilizado diariamente equilibrarmos o bio circuito energético REFERÊNCIAS HISTÓRICAS REFERÊNCIAS

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) 1 São as primeiras formações Arcaicas que aparecem

Leia mais

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça,

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

Ciclo circadiano

Ciclo circadiano 10 11 12 13 14 09 15 08 16 07 06 05 Ciclo circadiano 17 18 19 04 20 03 21 02 01 24 23 22 Amargo Azedo Doce Picante Salgado Quente Morno Neutro Fresco Frio Flor Caule e Talos Raiz Folhas Semente Coração

Leia mais

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit Koryo o.vantagens: Fácil aplicação, manual ou c/ aplicador( simples ou automático). Não apresenta riscos Físicos. Acupuntura somente nas mãos. O Diagnóstico e Tratamento é muito mais simples que na Sistêmica,

Leia mais

A DIAGNOSE EM MTC. Delvo Ferraz da Silva

A DIAGNOSE EM MTC. Delvo Ferraz da Silva A DIAGNOSE EM MTC Delvo Ferraz da Silva Diagnóstico Etiológico e Diagnóstico Síndrômico Os quatro procedimentos diagnósticos: o Ver o Escutar o Interrogar o Apalpar Ver ( Inspecionar ) o Olha-se o reflexo

Leia mais

9/4/2008. O Fígado é como um general de exército do qual se origina a estratégia.

9/4/2008. O Fígado é como um general de exército do qual se origina a estratégia. M.V.: Adriano Luiz M. Caquetti O Fígado é como um general de exército do qual se origina a estratégia. 1 2 Armazenar o Sangue Xue Assegurar o fluxo suave do Qi Controlar os tendões Manifestar-se se nas

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

S/s cansaço, letargia, fraqueza, problemas de apetite, distensão abdominal, fezes soltas e insegurança.

S/s cansaço, letargia, fraqueza, problemas de apetite, distensão abdominal, fezes soltas e insegurança. Síndromes do Baço Deficiência do Qi do Baço S/s cansaço, letargia, fraqueza, problemas de apetite, distensão abdominal, fezes soltas e insegurança. Pulso- vazio. Língua pálida e flácida, marcas de dentes.

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Qigong a Arte de Respirar

Qigong a Arte de Respirar Qigong a Arte de Respirar A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção

Leia mais

ÓRGÃOS E VÍSCERAS. VB Fígado. Rim Bexiga TECIDOS. VB Olhos Tendões. Rim Bexiga. Ossos EMOÇÕES. Olhos Tendões Primavera Raiva. Rim Bexiga.

ÓRGÃOS E VÍSCERAS. VB Fígado. Rim Bexiga TECIDOS. VB Olhos Tendões. Rim Bexiga. Ossos EMOÇÕES. Olhos Tendões Primavera Raiva. Rim Bexiga. FISIOLOGIA DOS ZANG FU MOVIMENTO TERRA BAÇO E ESTÔMAGO ÓRGÃOS E VÍSCERAS VB Coração ID Pericárdio TA Baço-pâncreas Rim Bexiga Stelio P L Luna ÓRGÃOS DOS SENTIDOS VB Olhos Coração ID Pericárdio TA Língua

Leia mais

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Instrutor: Jean G. Fernandes Joaquim, DVM, Msc., Dr., LAC. IVAS, ABRAVET, IVAPM, Neurolatinvet member. Assunto: Pontos do Meridiano do Intestino Grosso em Eqüinos. Data: 2011 Estudo dos pontos do Meridiano

Leia mais

Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO

Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO Sumário POSIÇÕES BÁSICAS PARA TRABALHO EM REIKI... 4 POSIÇÃO 1... 5 MÃOS SOBRE OS OLHOS E A TESTA... 5 POSIÇÃO 2... 6 MÃOS SOBRE AS LATERAIS DO ROSTO COBRINDO

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

10/10/2011. Anatomia. Fisiologia. Causa das doenças. Tratando Afecções do Sistema Cardio Vascular com MTC. Relacionando os sintomas com os problemas

10/10/2011. Anatomia. Fisiologia. Causa das doenças. Tratando Afecções do Sistema Cardio Vascular com MTC. Relacionando os sintomas com os problemas Tratando Afecções do Sistema Cardio Vascular com MTC Anatomia Dr. Eduardo Lobo Medicina Chinesa e Oncologia Veterinária Fisiologia Estresse, depressão, frustração, uso prolongado de drogas Estagnação de

Leia mais

O PODER DO FENG SHUI

O PODER DO FENG SHUI O PODER DO FENG SHUI com Suzana Mendes As Cinco Transformações As cinco transformações ou cinco mutações são uma representação do ciclo da vida. As mesmas referem-se aos cinco elementos ou tipos energéticos

Leia mais

Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista

Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista Apresentações Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista http://telessaude.sc.gov.br telessaude@saude.sc.gov.br +55 (48) 3212-3505 O que é Automassagem? Para quê se utiliza? Quem pode fazer?

Leia mais

Guia de Aplicações de Cromoterapia. Para recuperar a Saúde

Guia de Aplicações de Cromoterapia. Para recuperar a Saúde Guia de Aplicações de Cromoterapia Para recuperar a Saúde Por ser um Guia Prático, seu uso será facilitado com o visual da cor a ser aplicado. Consideremos que sempre, em todos os tratamentos devemos estimular

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 INTRODUÇÃO Os Canais de Energia Tendino-Musculares são os Canais de Energia Secundários grandes e superficiais, de caráter Yang, que circulam

Leia mais

OS 5 MOVIMENTOS - 7 -

OS 5 MOVIMENTOS - 7 - OS 5 MOVIMENTOS Movimento Fogo (Yang máximo ou Yang do Yang) é a expansão máxima, mas vai ser consumida. Corresponde ao verão. O órgão é o Coração, que se expande passivamente na diástole e a víscera é

Leia mais

Shāng Hán Lùn. 伤寒论 Tratado da Lesão por Frio

Shāng Hán Lùn. 伤寒论 Tratado da Lesão por Frio Shāng Hán Lùn 伤寒论 Tratado da Lesão por Frio Tópicos Introdução ao Shang Han Lun Definição Shang Han 6 Canais Transmissão Huo Luan e gastroenterite Classificação Diferenciação e tratamento Autor e obras

Leia mais

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) QI Extraordinários ; JING Canal ; BA Oito ; MAI Vaso. 1

Leia mais

Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões. Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes

Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões. Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes Conceito e Classificação das Síndromes Energéticas: Identificação dos padrões Profa Alessandra Barone Briani Prof. Archangelo Padreca Fernandes Síndromes energéticas São caracterizadas por uma série de

Leia mais

Veja a data dos próximos workshops e inscreva-se!

Veja a data dos próximos workshops e inscreva-se! Veja a data dos próximos workshops e inscreva-se! Inscrições no Centro Quiroprático Nova Vida sem custos Custo por sessão sem inscrição 35,00 Tel. 244 817 580 1 / 5 www.quiropraticanv.com Meditação Sente-se

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

Síndrome dos seis meridianos

Síndrome dos seis meridianos Síndrome dos seis meridianos CAMADAS 1ªTAE YANG (ID B) SUPERFICIAL 2ªCHAO YANG (VB TR) MÉDIO 3ªYANG MING (E IG) PROFUNDO 4ªTAE YIN (P BP) SUPERFICIAL 5ªCHAO YIN (C R) MÉDIO 6ªTSIUE YIN (F CS) PROFUNDO

Leia mais

ANEXO I QUESTIONÁRIO SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE E ALGUNS FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NO ESTADO DE SAÚDE. Data da 1ª coleta de informações: / /2016.

ANEXO I QUESTIONÁRIO SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE E ALGUNS FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NO ESTADO DE SAÚDE. Data da 1ª coleta de informações: / /2016. ANEXO I QUESTIONÁRIO SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE E ALGUNS FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NO ESTADO DE SAÚDE O presente Questionário tem como objetivos informar o estado de saúde do aluno para que o profissional

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

Introdução ao ZANG- FU

Introdução ao ZANG- FU Introdução ao ZANG- FU M.V. Celina Emiko Okamoto Acupunturista Veterinária celinaokamoto@hotmail.com e Prof. Ms. Daniel Mendes Netto Julho - 2009 CINCO MOVIMENTOS Madeira (F/ VB) Água (R/ B) Fogo (C/ ID/

Leia mais

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES 1 - O modelo patológico de Fogo aumentado A função fogo, aumentado, estimula a madeira e a terra e inibe o metal e a água. Os sintomas de hiperfunção termogénica

Leia mais

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES A palpação dos pulsos é uma etapa de grande importância no diagnóstico da Medicina Chinesa e também de grande dificuldade prática. Interessa avaliar a qualidade do pulso e

Leia mais

Insulinoterapia no pré per e pós operatório. Profa. Fernanda Oliveira Magalhães

Insulinoterapia no pré per e pós operatório. Profa. Fernanda Oliveira Magalhães Insulinoterapia no pré per e pós operatório Profa. Fernanda Oliveira Magalhães Mais de 50% dos pacientes diabéticos têm chance de serem submetidos a alguma cirurgia pelo menos uma vez na vida. O diagnóstico

Leia mais

MICROSEOMETIA IRÍDIA FLOR DE ÍRIS - Reumatismo

MICROSEOMETIA IRÍDIA FLOR DE ÍRIS - Reumatismo O Termo reumatismo é o nome popular dado a qualquer desordem ou dor a nível dos ossos, músculos e articulações. Usa-se popularmente para descrever condições que variam da dor mais inofensiva à temível

Leia mais

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 1 TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 700 a.c. LIVRO DAS MUTAÇÕES o É A MAIS ANTIGA REFERÊNCIA SOBRE ESTA TEORIA o ORIGINOU DA OBSERVAÇÃO DOS CAMPONESES SOBRE A ALTERNÂNCIA

Leia mais

PADRÕES DE DESARMONIA DO PI

PADRÕES DE DESARMONIA DO PI PADRÕES DE DESARMONIA DO PI DEFICIÊNCIA DE QI DO PI ETIOLOGIA DIETA IRREGULAR DOENÇAS DE LONGA DURAÇÃO SINAIS E SINTOMAS PERDA DE APETITE DISTENÇÃO ABDOMINAL PÓS- PRANDRIAL PERDA DE FEZES FACE OPACA FADIGA

Leia mais

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto Desenvolvimento e História Introdução Atualização Área Funcional Diagnóstico Cervical e Abdominal Áreas Funcionais Desenvolvimento

Leia mais

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GASTRIUM (omeprazol) APRESENTAÇÕES

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

Cromoterapia e a Medicina Chineza. Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura

Cromoterapia e a Medicina Chineza. Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura Cromoterapia e a Medicina Chineza Colorpuntura Cromapuntura Aplicação de cores nos pontos de Acupuntura Efeito Fotoelétrico No final do século XIX, descobriu-se que uma chapa de zinco limpa adquiria uma

Leia mais

AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO. INSTITUTO Long Tao

AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO. INSTITUTO Long Tao AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO INSTITUTO Long Tao CELULITE (FIBRO-EDEMA GELÓIDE) NA VISÃO DA MTC, EXISTEM 2 CAUSAS : CELULITE POR ESTAGNAÇÃO DO Qì DO FÍGADO; CELULITE POR DEFICIÊNCIA DE Yáng DO BAÇO/RIM.

Leia mais

FADIGA, NEURASTENIA ou. Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo

FADIGA, NEURASTENIA ou. Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo FADIGA, NEURASTENIA ou TRANSTORNOS SOMATOFORMES Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo Sinais e sintomas relatados por pacientes com fadiga

Leia mais

Anatomia bioenergética

Anatomia bioenergética Anatomia bioenergética MANIPURA / PLEXO SOLAR o pão nosso de cada dia, nos daí hoje 3º chacra / Umbilical / Manipura / Plexo Solar Manipura Significado: a plenitude das jóias Associado: Poder, Vontade,

Leia mais

PESQUISA CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE NA SME - DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA NOME:

PESQUISA CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE NA SME - DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA NOME: PESQUISA CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE NA SME - DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA NOME: SECRETARIA: LOCAL DE TRABALHO: FUNÇÃO: TEMPO NA PMC: IDADE: TEMPO FUNÇÃO: I- MARQUE COM UM X OS 5 (CINCO) PRINCIPAIS

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende Métodos Diagnósticos na MTC Prof. Thiago Resende Observações da Forma do Corpo Existem cinco diferentes maneiras de se classificar: Yin e Yang Cinco Elementos (Constitucional) Influências pré e pós natais

Leia mais

PRI R NC N Í C PIOS O FU F N U D N A D M A E M NT N A T I A S DA D A MT M C

PRI R NC N Í C PIOS O FU F N U D N A D M A E M NT N A T I A S DA D A MT M C Curso livre de Qualificação Profissional em Medicina Chinesa FUNDAMENTOS TRADICIONAIS DA MTC PARTE 1 ABRACIF (Associação Brasileira Científica de Fisioterapia) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA MTC esvazie sua

Leia mais

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016 EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016 PROVA OBJETIVA ESPECIALIDADE: FISIOTERAPIA EM ACUPUNTURA/MTC

Leia mais

EQUILIBRIO GERAL DO CORPO 5-ELEMENTOS

EQUILIBRIO GERAL DO CORPO 5-ELEMENTOS EQUILIBRIO GERAL DO CORPO BODY TALK SYSTEM - ENERGY MEDICINE O Body Talk System (BTS) estimula o corpo a cura-se. No mundo moderno, o estresse nosso de cada dia interfere no corpo e compromete a saúde

Leia mais

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição glicose

Leia mais

VASOS MARAVILHOSOS APERFEIÇOAMENTO DELVO FERRAZ DA SILVA VASOS MARAVILHOSOS - APERFEIÇOAMENTO INSTITUTO DE PSICOLOGIA E ACUPUNTURA

VASOS MARAVILHOSOS APERFEIÇOAMENTO DELVO FERRAZ DA SILVA VASOS MARAVILHOSOS - APERFEIÇOAMENTO INSTITUTO DE PSICOLOGIA E ACUPUNTURA VASOS MARAVILHOSOS APERFEIÇOAMENTO Cada Vaso Maravilhoso tem um chamado ponto cardeal. Este é, segundo Bachmann, o único ponto decisivo para o êxito do tratamento Stiefvater.E, 1994, pg 144 Tou - mo (ID3-B62)

Leia mais

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA Instituto Bioethicus Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA A arte da palpação é de extrema importância dentro do exame semiológico da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa e a

Leia mais

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago Mariana Aya Hashizume Qualittas nov/2011 Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming)! Inicia-se no ponto E1 próximo ao olho, dirigindo-se aos lábios,

Leia mais

História da acupunctura

História da acupunctura Acupunctura A palavra acupunctura originária do latim, sendo que acum significa agulha e punctum significa picada ou punção. A acupunctura refere-se portanto, à inserção de agulhas através da pele nos

Leia mais

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário.

Todos os dados serão anónimos e confidenciais, pelo que não deverá identificar-se em parte alguma do questionário. Sara Oliveira Valente, aluna a frequentar o 4º ano da licenciatura Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, para a elaboração da monografia intitulada: Prevenção da

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 10 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 10.0 Introdução O estado de choque se caracteriza pela falta de circulação

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Profa. M árcia a L uz

Profa. M árcia a L uz Profa. Márcia Luz MERIDIANO PRINCIPAL DO CORAÇÃO Elemento: Fogo - Imperial Horário: 11:00 às13 13:00 hs. Estação: Verão YIN TA ID CS C BP E O Meridiano do Coração se abre na língua e se espelha na face.

Leia mais

Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição CLASSIFICAÇÃO DA DIABETES. Diabetes Mellitus Tipo I

Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição CLASSIFICAÇÃO DA DIABETES. Diabetes Mellitus Tipo I Aula 05 DIABETES MELLITUS (DM) Definição O diabetes surge de um distúrbio na produção ou na utilização da insulina por isso é considerado um distúrbio endócrino provocado pela falta de produção ou de ação

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

Glicolive. Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg

Glicolive. Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg Glicolive Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glicolive sulfato de glicosamina

Leia mais