No início do séc. 20, a fotografia começou a mudar a cara das revistas. As primeiras a aderirem à nova tecnologia foram as revistas de moda,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "No início do séc. 20, a fotografia começou a mudar a cara das revistas. As primeiras a aderirem à nova tecnologia foram as revistas de moda,"

Transcrição

1 Grandes fotógrafos

2 No início do séc. 20, a fotografia começou a mudar a cara das revistas. As primeiras a aderirem à nova tecnologia foram as revistas de moda, especialmente Harper s Bazaar e Vogue, que contrataram os melhores fotógrafos da Europa para dar um tratamento artístico e elegante à nova invenção. Até hoje, essas duas revistas continuam pioneiras na descoberta de novos profissionais e ditam a tendência para todo mundo.

3 Nessa mesma época, com a Primeira Guerra Mundial, a fotografia tornou-se parte integrante do jornalismo, quando o telégrafo possibilitou a transmissão de fotos do campo de batalha para as redações. O centro do fotojornalismo era a Alemanha, onde foram trabalhar os grandes fotógrafos. A seguir, o perfil e principais características de alguns dos grandes fotógrafos do séc. 20, que definiram estilos de fotografia usados ainda hoje.

4 Edward Steichen: É uma das mais importantes e influentes figuras na história das artes gráficas. Durante sua carreira, foi reconhecido também como pintor, curador, escritor e inovador na técnica fotográfica.

5 Ele defendia que a fotografia era uma forma de arte e liderou, junto com Alfred Ltieglitz, colega americano, uma revolução que elevou a fotografia a um meio de comunicação capaz de interpretação e expressão.

6 No início do séc. 20, estabeleceu-se como pintor, e nos seus trabalhos como fotógrafo adotou uma técnica que chamou de pictórica, ou seja, câmera tremida, glicerina nas lentes e vários truques de revelação, para produzir o efeito de foco suave das pinturas.

7 Introduziu a pintura colorida nas fotos já reveladas para intensificar ou suavizar a imagem. Pintava ou raspava as partes que queria remover. Suas fotos pareciam desenhos ou litogravuras.

8 Nascido em Luxemburgo, mudou-se com os pais para os EUA aos 2 anos de idade. Tornou-se cidadão americano em Começou a trabalhar com fotografia em 1895, aos 16 anos, e foi um autodidata. Morou em Paris de 1906 a 1914, onde conheceu Picasso, Matisse, Brancusi e Rodin.

9 Na Primeira Guerra Mundial, dirigiu a divisão de fotografia das Forças Expedicionárias Americanas. Logo depois da guerra, influenciado pelos novos movimentos de arte e suas geometrias abstratas, redefiniu radicalmente seu trabalhos.

10 Trocou a pintura figurativa por imagens e composições clean. Gradualmente, passou a fotografar moda.

11 Nos anos 20 e 30 trabalhou como fotógrafo comercial para a agência de publicidade J.W. Thompson e, em 1932, passou a ser o diretor de criação das revistas de Condé Nast, incluindo Vogue e Vanity Fair. De 1947 a 1962 foi diretor do dep. de fotografia do Museu de Arte Moderna de NY.

12 Martin Munkácsi: Ele foi o primeiro. Ele fez primeiro. Hoje, o chamado mundo da moda está povoado por filhos de Munkácsi, seus herdeiros. Ele me deu a primeira aula de fotografia, e muitas outras mais, apesar de eu nunca tê-lo conhecido.

13 Ele trouxe um sabor de felicidade, de honestidade e um amor pelas mulheres ao que, antes dele, era uma arte triste e mentirosa. disse Richard Avedon em 1963.

14 É considerado o pai do fotojornalismo, o reinventor da fotografia de moda e um dos mais importantes fotógrafos do séc. 20. Deu movimento à fotografia, que até então era estática.

15 Na Hungria, onde nasceu em 1896, era fotógrafo de esportes. Era um mestre em captar o momento efêmero. Pense, sem parar de clicar, era o seu lema. Como fotógrafo esportivo, jamais foi igualado.

16 Também revolucionou a fotografia de moda levando-a para além das paredes do estúdio, com fotos em movimento, com a exuberância das fotos de esporte, dinâmicas e cheias de vitalidade. Não queria modelos posando, queria que andassem naturalmente.

17 Em 1928, foi para a Alemanha. Em 1934, fugindo do avanço nazista, mudou-se para NY e foi contratado pela revista Harper s Bazaar. Tornou-se uma estrela absoluta e, por muitos anos, o fotógrafo mais bem pago do seu tempo.

18 Robert Capa: O maior fotógrafo de guerra do séc. 20. Documentou 5 das maiores guerras do século: a Guerra Civil Espanhola, a resistência chinesa à invasão japonesa em 1938, as principais batalhas da Segunda Guerra na Europa e no norte da África, e o final da Primeira Guerra da Indochina em 1954.

19 Suas fotos do Dia D em 6 de junho de 1944, quando as tropas aliadas invadiram a Normandia, tornaram-se clássicas e são as imagens definitivas da invasão.

20 Nasceu em 1913 com o nome de Endre Ernô Friedman, em Budapeste, na Hungria. Foi exilado de seu país aos 17 anos por suas atividades estudantis de esquerda.

21 Mudou-se para Berlim sem dinheiro, sem profissão, sem falar alemão e adotou a câmera fotográfica como meio de vida. Era judeu e, um ano depois, com a ascenção do Nazismo, mudou-se para a França.

22 Adotou o nome Capa (tubarão em Húngaro) porque soava americano era parecido com o do diretor de cinema Frank Capra. Em 1934 conheceu Gerda Taro, judia alemã refugiada. Ensinou-a a fotografar e viajaram juntos para a Espanha em 1936 para documentar a Guerra Civil.

23 Gerda foi morta em uma batalha. Capa ganhou fama internacional pela cobertura dessa guerra. No início da Segunda Guerra, mudou-se para NY e foi trabalhar para a revista Life. Seu mais famoso trabalho foi o Dia D, quando nadou na praia com os soldados na invasão da Normandia.

24 Tirou 106 fotos em duas horas. Mas um técnico de laboratório de Life acelerou o processo de secagem e destruiu os negativos. Apenas 10 fotos foram recuperadas, ainda assim, prejudicadas.

25 Em 1947 fundou a Magnum Photo com um grupo de fotógrafos, entre eles Henri Cartier Bresson. Em 1954, cobriu para a Life o conflito entre a França e o Vietnã.

26 Enquanto tentava chegar o mais perto possível da batalha, pisou em uma mina terrestre e morreu aos 40 anos com a câmera da mão.

27 Richard Avedon: Moda, arte e minimalismo. Internacionalmente aclamado como o maior fotógrafo de moda do seu tempo, em seus 40 anos de carreira influenciou a moda, a fotografia e a arte.

28 Estabeleceu padrões com seus trabalhos nas revistas Harper s Bazaar e Vogue e foi um dos mais celebrados retratistas do séc. 20. Suas fotos de bailarinos, artistas, pintores, modelos e músicos tornaram-se verdadeiros ícones dessa arte.

29 O seu estilo, imitado por centenas de outros fotógrafos, era definido por ele como uma série de nãos não à luz perfeita, não às composições explícitas, não à sedução das poses e da narrativa. Todos esses nãos me levaram a um sim um fundo branco, uma pessoa que me interessa e o que acontece entre mim e ela.

30 Filho de judeus russos, nascido em NY em 1923, desde a juventude se interessou por arte. Seu pai era dono de uma pequena loja de roupas femininas, sua mãe queria que o filho tornasse um artista. Ainda criança era admirador do trabalho de Martin Munkácsi e, inspirado por ele, decidiu tornar-se fotógrafo de moda.

31 Em 1944, foi atrás do seu sonho. Conseguiu um emprego de fotógrafo na loja de departamentos Saks Fith Avenue e foi estudar no laboratório de design da New School for Social Research de NY.

32 Seu professor, Alexey Brodovitch, diretor de arte da Harper s Bazaar, percebeu seu talento e o levou para Bazaar em Ka o trio Avedon, Brodovitch e a editora de moda Diana Vreeland fez uma verdadeira revolução. Seus retratos minimalistas captavam a personalidade e a alma do retratado, que, contra um fundo branco, simplesmente olhava para a câmera.

33 As fotos chocantemente reais às vezes, quase cruéis ressaltam as rugas e defeitos. Ao fotografar o duque e a duquesa de Windsor, sabendo do amor do casal por animais, disse a eles que havia visto um cão atropelado a caminho do estúdio e com isso conseguiu a expressão que queria.

34 Décadas depois, num documentário, revelaria seu desprezo pelo modo de vida de ambos. Em 1965, tornou-se fotógrafo da revista Vogue, à qual se manteve fiel por mais de 34 anos.

35 Em 1992, foi o primeiro fotógrafo a ser contratado como equipe fixa da revista New Yorker. Morreu em 2004 em San Antonio, Texas, durante um trabalho para essa revista.

36 Irving Penn: Fotografar um bolo também pode ser arte. Foi um dos mais notáveis fotógrafos de moda, retratos e de stilllife das últimas 6 décadas. Ele trouxe para o exuberante e excessivo mundo da fotografia de moda um minimalismo clássico.

37 Seu domínio dos elementos formais do design, de luz e sombra e sua habilidade em captar um gesto, uma expressão, um estado de espírito, revelavam algo surpreendente sobre seus fotografados, geralmente colocados sobre um fundo liso, com iluminação lateral.

38 Seus still-life eram primorosos e claros. Sempre soube precisamente o que queria, e às vezes fazia as modelos repetirem o mesmo movimento ou gesto dezenas de vezes.

39 Nasceu em 1917 em Nova Jersey, no estado de NY. Aos 18 anos foi estudar design com Alexey Brodovitch. Depois de formado, seu primeiro trabalho foi como diretor de arte de uma pequena revista.

40 Em seguida, Brodovitch o contratou como assistente de ilustrador em Harper s Bazaar. Aos 25 anos, usou suas economias para ir ao México, onde passou um ano pintando e se convenceu que nunca seria um grande pintor.

41 Voltou para NY e conseguiu uma entrevista com Alexander Lieberman, diretor de arte da Vogue, que o contratou como seu assistente, especificamente para sugerir fotos para as capas de Vogue.

42 Como os fotógrafos não gostavam muito das ideias de Penn, Liberman pediu que ele próprio fizesse as fotos. Usando uma câmera emprestada, ele montou uma foto de stilllife de uma bolsa de couro marrom, com echarpe bege, luvas, limões, laranjas e um topázio enorme.

43 A foto foi publicada na capa de Vogue em outubro de 1943 e o lançou na carreira de fotógrafo. Suas fotos fazem parte de coleções de importantes museus, entre eles, o Metropolitan Museum of Arte de NY.

44 Penn continuou como colaborador regular da revista Vogue até a sua morte aos 92 anos.

Editora GG Brasil lança coleção de Arte Infanto Juvenil de grandes artistas

Editora GG Brasil lança coleção de Arte Infanto Juvenil de grandes artistas Nota de imprensa Editora GG Brasil lança coleção de Arte Infanto Juvenil de grandes artistas A GG Brasil, braço da editora espanhola GG com 110 anos voltada à artes, traz para o Brasil a coleção Os Contos

Leia mais

Classificação da Fotografia II Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Classificação da Fotografia II Prof. Dr. Isaac A. Camargo Classificação da Fotografia II Prof. Dr. Isaac A. Camargo Desenvolvimento e classificação dos gêneros As classificações: Fotografia Pictorialista e Fotografia Artística, podem ser substituídas, hoje em

Leia mais

André Derain

André Derain - 029 - André Derain 1880-1954 André Derain, nascido em Chatou, comunidade a 20 km a Leste de Paris, no dia 10 de julho de 1880 e falecido em Garches (15 km a Oeste de Paris) foi um pintor, escultor, impressor

Leia mais

Fotografia de produtos. com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX

Fotografia de produtos. com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX Fotografia de produtos com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX Sumário FOTOGRAFIA DE PRODUTOS COM TRAQUITANAS - 2 - AULA 1: CONHECENDO A EXPERT E O CONTEÚDO DO CURSO...3 AULA 2: ENTENDENDO A FOTOGRAFIA DE PRODUTOS...4

Leia mais

Linguagem fotográfica

Linguagem fotográfica Linguagem fotográfica Na fotografia, a linguagem está relacionada às características, ti aos modos, pelos quais a fotografia existe. Para chegar a seu objetivo, necessita transpor um complexo processo

Leia mais

O Expressionimo das Formas

O Expressionimo das Formas O Expressionimo das Formas Na sua opinião existem formas diferentes de representar uma mesma idéia ou uma mesma emoção? Como você representaria, por exemplo, a dor e o sofrimento humano? Mas, e o que é

Leia mais

02- Leia a legenda e escreva três profissões em cada um dos conjuntos abaixo.

02- Leia a legenda e escreva três profissões em cada um dos conjuntos abaixo. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O PINTOR O

Leia mais

Da década de 30 em diante, além da atividade docente, a artista estaria engajada nos movimentos de classe dos artistas plásticos, ajudando a fundar a

Da década de 30 em diante, além da atividade docente, a artista estaria engajada nos movimentos de classe dos artistas plásticos, ajudando a fundar a . Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo, dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu em São Paulo, no dia 6 de novembro de 1964, foi pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. Filha do engenheiro

Leia mais

Irving Penn. A genial simplicidade de. cultura

Irving Penn. A genial simplicidade de. cultura cultura Retrato do pintor espanhol Pablo Picasso feito em Cannes, França, em 1957 A genial simplicidade de Irving Penn Fotos: Irving Penn/The Ir ving Penn Foundation Exposição com 230 fotos do grande fotógrafo

Leia mais

GALERIA LUME INTUIÇÃO DO INSTANTE. Alberto Ferreira

GALERIA LUME INTUIÇÃO DO INSTANTE. Alberto Ferreira GALERIA LUME INTUIÇÃO DO INSTANTE Alberto Ferreira GALERIA LUME Abertura Quinta feira, dia 2 de agosto 19h 2 a 29 de agosto INTUIÇÃO DO INSTANTE Alberto Ferreira "Intuição do Instante, de Alberto Ferreira,

Leia mais

Movimento da arte abstrata que se desenvolveu na década de A Op Art (abreviatura de óptical art, "ARTE ÓPTICA") explora a falibilidade do olho

Movimento da arte abstrata que se desenvolveu na década de A Op Art (abreviatura de óptical art, ARTE ÓPTICA) explora a falibilidade do olho Optical Art Movimento da arte abstrata que se desenvolveu na década de 1960. A Op Art (abreviatura de óptical art, "ARTE ÓPTICA") explora a falibilidade do olho humano. O artista brinca com o espectador,

Leia mais

Fotografando o momento: Henri Cartier-Bresson e Robert Doisneau

Fotografando o momento: Henri Cartier-Bresson e Robert Doisneau Fotografando o momento: Henri Cartier-Bresson e Robert Doisneau Texto: Caroline Lima dos Santos aluna do módulo 1 Focus Escola de Fotografia Robert Doisneau tentando roubar a Leica de Cartier Bresson.

Leia mais

Chico Albuquerque. Retrospectiva

Chico Albuquerque. Retrospectiva Chico Albuquerque Retrospectiva O mercado publicitário brasileiro conheceu, em 1948, o fotógrafo Chico Albuquerque, o primeiro a fotografar modelos e produtos para uma campanha publicitária. Um

Leia mais

Olhar! Descobrindo a fotografia com Joel Meyerowitz

Olhar!   Descobrindo a fotografia com Joel Meyerowitz Olhar! Descobrindo a fotografia com Joel Meyerowitz Olhar! Descobrindo a fotografia com Joel Meyerowitz GG 6 Ver o mundo ao redor 8 Timing é tudo 10 O passado no presente 12 Ações e ângulos 14 O espaço

Leia mais

Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos

Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos 38 Fotografe Melhor n o 255 A fotografia dirigida para editorial de beleza permite o uso de acessórios e roupas com mais

Leia mais

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE SÉCULO XIX NO BRASIL: A MODERNIZAÇÃO DA ARTE 1 Em meados do séc. XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador

Leia mais

PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE

PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE SÉC. XX - XXI História da Arte Profª Natalia Pieroni PÓS-MODERNISMO - Produção artística a partir dos anos 60 (pós movimento modernista), caracterizada pelas inquietações

Leia mais

Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até Hoje

Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até Hoje OBSERVADORES Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até Hoje Diante de uma platéia global de 1 bilhão de pessoas, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 criou um espetáculo que

Leia mais

Historia das Artes Visuais Contemporàneas ATGET. Rodrigo Leite

Historia das Artes Visuais Contemporàneas ATGET. Rodrigo Leite Historia das Artes Visuais Contemporàneas ATGET Rodrigo Leite Biografia As informações biográficas sobre Eugène Atget é escassa. Ele nasceu em 1857 de pais da classe trabalhadora em Libourne. Órfão aos

Leia mais

Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro. Esquemas de luz para fotos de

Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro. Esquemas de luz para fotos de Making of: Bia Andrade Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro Esquemas de luz para fotos de modelos e produtos O especialista

Leia mais

Dicas para produzir uma capa melhor: o que faz a diferença?

Dicas para produzir uma capa melhor: o que faz a diferença? Dicas para produzir uma capa melhor: o que faz a diferença? Menos de 5 segundos! Capa vendedora Uma capa vendedora tem que ter: Um bom assunto Uma capa vendedora tem que ter: Uma imagem forte PARIS MATCH

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 7ª Ensino Fundamental Professora: Ione Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 9 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: Vamos rever nosso

Leia mais

Investimento fotográfico

Investimento fotográfico Investimento fotográfico Pedro Fernandes 1990 São Paulo/SP Em meio aos meus 20 anos descobri o meu amor pela fotografia e decidi largar toda a minha formação de jornalismo para viver esse sonho. Acredito

Leia mais

Apresentação Estúdio Abruzzo.

Apresentação Estúdio Abruzzo. Apresentação Estúdio Abruzzo. Sabemos que ninguém consome mais apenas um produto. Hoje, as pessoas buscam em suas escolhas a realização de um sonho, a conquista de um espaço, um estilo de vida ou um jeito

Leia mais

ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO

ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do módulo 3 Curso Fotografia de Moda Escola Focus A Luz está para a Fotografia assim como a tinta para a Pintura A técnica de iluminação

Leia mais

Ketchup: Fotografia Publicitária 1

Ketchup: Fotografia Publicitária 1 Ketchup: Fotografia Publicitária 1 Alexandra Teixeira de Rosso 2 Anamaria Teles 3 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC RESUMO Este artigo tem o objetivo de apresentar a defesa criativa e produção

Leia mais

Ismaïl Shammut ( ) foi o mais importante pintor palestino contemporâneo e um dos mais

Ismaïl Shammut ( ) foi o mais importante pintor palestino contemporâneo e um dos mais ISMAÏL SHAMMUT - O PINTOR DA PALESTINA Ismaïl Shammut (1930-2006) foi o mais importante pintor palestino contemporâneo e um dos mais notáveis pintores árabes do século passado. 1 / 6 A sua pintura, especialmente

Leia mais

Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia

Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia A FOTOGRAFIA DE MODA Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia Um grande fotógrafo é capaz de enfatizar a individualidade da modelo Waris

Leia mais

Nos muros grafitados do Beco do Batman, na Vila Madalena (SP), a equipe aproveitou para criar cenas divertidas com o casal. um ensaio de gestante

Nos muros grafitados do Beco do Batman, na Vila Madalena (SP), a equipe aproveitou para criar cenas divertidas com o casal. um ensaio de gestante Nos muros grafitados do Beco do Batman, na Vila Madalena (SP), a equipe aproveitou para criar cenas divertidas com o casal um ensaio de gestante mais descolado Veja como uma equipe de quatro fotógrafos

Leia mais

Filosofia da Ciência. Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva

Filosofia da Ciência. Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva Filosofia da Ciência Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva Karl Popper Viena, 28 de Julho de 1902 Londres, 17 de Setembro de 1994. Nascido numa família de classe alta de

Leia mais

Tempo depois do Tempo por Alfredo Cunha

Tempo depois do Tempo por Alfredo Cunha 1 / 5 Tempo depois do Tempo por Alfredo Cunha Até 25 de Abril de 2017 na Galeria Municipal do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional (Avenida da Índia, Belém, Lisboa e aberta de Terça a Sexta entre as

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

Cruzando olhares para revelar tendências

Cruzando olhares para revelar tendências Cruzando olhares para revelar tendências Histórias da fotografia por um instantâneo da história. Muitas vezes se lêem afirmações em tom conclusivo sobre assuntos que, examinados mais de perto, poderiam

Leia mais

JANEIRO PABLO PICASSO

JANEIRO PABLO PICASSO Foi um pintor espanhol que passou grande parte de sua vida na França. Considerado um dos maiores gênios e grandes inovadores da arte no século 20. Experimentou muitos estilos, mas é especialmente lembrado

Leia mais

TENDÊNCIAS NA FOTOGRAFIA DE MODA

TENDÊNCIAS NA FOTOGRAFIA DE MODA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA TENDÊNCIAS NA FOTOGRAFIA DE MODA KAREN LYNNE DEJEAN Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 3 do curso de Fotografia. Joinville, SC Agosto de

Leia mais

Flor Garduño. As sutilezas na arte de. cultura

Flor Garduño. As sutilezas na arte de. cultura Obra Atenea, feita no México em 2009, e parte da série Mulheres Fantásticas Fotos: Flor Garduño As sutilezas na arte de Flor Garduño A fotógrafa mexicana, que foi aprendiz de Alvarez Bravo, é uma das grandes

Leia mais

Fotojornalismo. Gêneros do Fotojornalismo

Fotojornalismo. Gêneros do Fotojornalismo Gêneros do Classificação adotada por Jorge Pedro Sousa em : Introdução à História, às técnicas e à lingaugem de fotografia na imprensa A identificação de um gênero passa pela intenção e pelo context de

Leia mais

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 4º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 4º BIM 6ºs anos Professora Cristina SUPORTE Em arte, suporte é o que serve de base para uma obra de arte. Por exemplo: o suporte de uma pintura sobre tela é a tela; o de uma pintura sobre parede

Leia mais

Escrito por Assessoria de Comunicação Ter, 22 de Dezembro de :16 - Última atualização Ter, 22 de Dezembro de :20

Escrito por Assessoria de Comunicação Ter, 22 de Dezembro de :16 - Última atualização Ter, 22 de Dezembro de :20 Quando aquela parede monocromática cansa, enjoa ou começa a ficar manchada e desbotada, a melhor solução para sumir com as imperfeições e dar uma nova vida ao ambiente é aplicar um bom papel de parede.

Leia mais

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Universidade Cidade de São Paulo UNICID Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Pesquisa e Análise de Obra de Arte Nome Completo CA Priscila Nakayama

Leia mais

Vinícius Matos Especialista em fotografia de casamento, Vinícius Matos começou sua carreira a 7 anos atrás e hoje possui vários prêmios, como o de

Vinícius Matos Especialista em fotografia de casamento, Vinícius Matos começou sua carreira a 7 anos atrás e hoje possui vários prêmios, como o de Vinícius Matos Especialista em fotografia de casamento, Vinícius Matos começou sua carreira a 7 anos atrás e hoje possui vários prêmios, como o de melhor fotógrafo de casamento do mundo pela ISPWP (International

Leia mais

Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal. Ensaio sensual, book new face e negócios

Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal. Ensaio sensual, book new face e negócios com Adriana Líbini Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal Ensaio sensual, book new face e negócios Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio

Leia mais

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO O fotojornalismo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens. Pode também ser considerada uma especialização do jornalismo. Através

Leia mais

Estás pronto? Junta te a mim na próxima página, onde enfrentaremos juntos o primeiro lado do triângulo: A Abertura.

Estás pronto? Junta te a mim na próxima página, onde enfrentaremos juntos o primeiro lado do triângulo: A Abertura. Introdução A fotografia é a arte de escrever com luz. Com ela captas momentos irrepetíveis para sempre, e essa é a sua beleza. Neste livro, tentarei ajudar te a obter mais desses momentos. É possível que

Leia mais

Jardim Japonês, foto de capa do jornal Turismo de Minas 1. Mariana Reis Vieira 2 Vera Godoy 3 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG

Jardim Japonês, foto de capa do jornal Turismo de Minas 1. Mariana Reis Vieira 2 Vera Godoy 3 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG Jardim Japonês, foto de capa do jornal Turismo de Minas 1 Mariana Reis Vieira 2 Vera Godoy 3 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG RESUMO A foto do Jardim Japonês é uma forma de exercitar

Leia mais

Apresentação de imagens clássicas e atuais apresentados em loco, troca de experiências, leitura de textos indicados, documentários.

Apresentação de imagens clássicas e atuais apresentados em loco, troca de experiências, leitura de textos indicados, documentários. Programa de Disciplina Fotografia Professor(a):xxxxxxx Carga Horária: 4h/aula 2014-1 EMENTA Entendimento dos fatores que influenciaram e influenciam a composição fotográfica e a evolução da fotografia

Leia mais

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO GUERRA FRIA GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO Com o final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava destruída pelos conflitos da guerra, todos os países estavam com a economia fragilizada, e isso facilitou

Leia mais

Escola Artistica Soares dos Reis

Escola Artistica Soares dos Reis Escola Artistica Soares dos Reis PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina Imagem e som B 11º Ano Ano lectivo 2011/12 Joana Castelo TEMAS/CONTEÚDOS METODOLOGIA Unidades lectivas 1ª Periodo I COMUNICAÇÃO E CULTURA

Leia mais

O gênio de El Greco (por Renato José de Moraes)

O gênio de El Greco (por Renato José de Moraes) O gênio de El Greco (por Renato José de Moraes) Qualquer pessoa que tenha ido a Toledo, na Espanha, concordará que é uma cidade maravilhosa. Somente a Catedral seria suficiente para tornar o local obrigatório

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre -2016

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre -2016 1º trimestre -2016 Professor (a): Janice Rodrigues Gomes, Leandro Lima Gomes Componente Curricular: Língua Portuguesa e Redação Ano:9 EF Turma:19A e 19B Lista dos conteúdos: Leitura e interpretação de

Leia mais

Foto: Reprodução/Correio do Brasil

Foto: Reprodução/Correio do Brasil Após o sucesso do NY Fashion Tour, a Crivorot & Scigliano se uniu a Cris Pinheiro Guimarães e criaram o Rio Fashion & Artsy Tour. Além do Rio de Janeiro ser o celeiro dos grandes artistas brasileiros da

Leia mais

3.3.3 As imagens de Alexandre França

3.3.3 As imagens de Alexandre França a primeira imagem [Figura 66] observamos a tônica que orientará a imagem de Hélio de Lima, uma leitura muito lúdica em que Hélio surge descontraído, alegre. Atitude pública, que muitas pessoas teriam dificuldade

Leia mais

MÓDULOS 1 DESENVOLVER O VERDADEIRO OLHAR FOTOGRÁFICO CRIATIVO DOMINAR A SUA CÂMERA E EXPERIMENTAR TÉCNICAS

MÓDULOS 1 DESENVOLVER O VERDADEIRO OLHAR FOTOGRÁFICO CRIATIVO DOMINAR A SUA CÂMERA E EXPERIMENTAR TÉCNICAS COM DANIEL FARJOUN MÓDULOS 1 DESENVOLVER O VERDADEIRO OLHAR FOTOGRÁFICO CRIATIVO 2 DOMINAR A SUA CÂMERA E EXPERIMENTAR TÉCNICAS 3 DOMINAR A LUZ E SER CONFIANTE EM QUALQUER SITUAÇÃO 4 TRASFORMAR IMAGENS

Leia mais

Café entre Aspas: Tito Rios

Café entre Aspas: Tito Rios Café entre Aspas: Tito Rios Em Uberaba há oito anos, o músico, poeta, intérprete e compositor mineiro, Tito Rios, nasceu em Araguari e ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira,

Leia mais

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa de curso

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa de curso INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1 2014 Programa de curso "A beleza pode ser vista em qualquer lugar. Compor a beleza é o que separa o instantãneo da fotografia." - Matt Hardy INSTITUTO

Leia mais

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO O Cubismo Surgiu no século XX, sendo que o marco inicial foi em 1907 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Picasso. Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque,

Leia mais

A VIDA NA SUA EXPRESSÃO MAIS ÍNTIMA SANITÁRIOS. ARCH ADVANCED RESEARCH CERAMIC HERITAGE archvaladares.com

A VIDA NA SUA EXPRESSÃO MAIS ÍNTIMA SANITÁRIOS. ARCH ADVANCED RESEARCH CERAMIC HERITAGE archvaladares.com A VIDA NA SUA EXPRESSÃO MAIS ÍNTIMA SANITÁRIOS ARCH ADVANCED RESEARCH CERAMIC HERITAGE archvaladares.com COLEÇÕES DE SANITÁRIOS EGG 04 NAUTILUS 06 NEOCLÁSSICA 08 OPUS 10 ASSIMÉTRICA 12 LIGHT 14 TAGUS

Leia mais

Oito dias na Quarta Parada

Oito dias na Quarta Parada 96 b fotografia Oito dias na Quarta Parada por b 97 O presente ensaio foi realizado no pequeno triângulo delimitado pelas avenidas Alcântara Machado, Salim Farah Maluf e rua Siqueira Bueno, conhecido como

Leia mais

ABSTRACIONISMO. Wassily Kandinski, é indicado como o iniciador desse movimento, com a obra: Batalha, de 1910.

ABSTRACIONISMO. Wassily Kandinski, é indicado como o iniciador desse movimento, com a obra: Batalha, de 1910. ABSTRACIONISMO A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando

Leia mais

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ARTS AND CRAFTS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

Foto Publicitária Puc 1

Foto Publicitária Puc 1 Foto Publicitária Puc 1 Gabriela de Almeida FELICIO 2 Angélica FRANKENBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC RESUMO A fotografia publicitária é

Leia mais

Bebê que nasceu dentro da bolsa gestacional foi uma das fotografias premiadas da fotógrafa Daniela Justus. Mulheres dominam a. Por Juliana Melguiso

Bebê que nasceu dentro da bolsa gestacional foi uma das fotografias premiadas da fotógrafa Daniela Justus. Mulheres dominam a. Por Juliana Melguiso Bebê que nasceu dentro da bolsa gestacional foi uma das fotografias premiadas da fotógrafa Daniela Justus Daniela Justus Mulheres dominam a fotografia de parto Veja como é o trabalho e entenda as peculiaridades

Leia mais

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor.

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. Impressionismo Surge em 1.863 em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. O artista rompeu definitivamente com os valores clássicos da antiguidade; apesar de não se considerar um impressionista

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

por 'Secret Story' em discotecas de todo o País. "Coimbra, Valença, Algarve. E já tenho convites para os Açores e para a

por 'Secret Story' em discotecas de todo o País. Coimbra, Valença, Algarve. E já tenho convites para os Açores e para a Em busca de uma oportunidade 0 que eles lucram com a passagem por 'Secret Story' Presença em bares, discotecas, programas de televisão. Lançamento de discos e convites para representar. São muitas as solicitações

Leia mais

Exposição. Jean Marie Périer. Museu Histórico de SC. Florianópolis Brasil. 08 de Abril ao 08 de Maio

Exposição. Jean Marie Périer. Museu Histórico de SC. Florianópolis Brasil. 08 de Abril ao 08 de Maio Exposição Jean Marie Périer Museu Histórico de SC Florianópolis Brasil 08 de Abril ao 08 de Maio - 2010 O artista Jean-Marie Périer, fotógrafo e diretor de cinema francês, nascido em primeiro de fevereiro

Leia mais

CURSO DE FOTOGRAFIA AVANÇADO 2010 Clube Millennium BCP

CURSO DE FOTOGRAFIA AVANÇADO 2010 Clube Millennium BCP CURSO DE FOTOGRAFIA AVANÇADO 2010 Clube Millennium BCP Entidade Formadora Studio8a Rua Luciano Freire, nº 8 A, 1600 143 Lisboa Telf. 21 7960007//965071948 www.studio8a.pt studio8a@studio8a.pt studio8a@gmail.com

Leia mais

4 elementos. Folha de Exercício

4 elementos. Folha de Exercício 4 elementos da fotografia como negócio Folha de Exercício 1. Quais áreas você gostaria e quer trabalhar? (Nesse item você define quais os tipos de trabalhos quer realizar. Exemplo: Fotografia de família,

Leia mais

Adolf Hitler: curiosidades que você deve não conhecer

Adolf Hitler: curiosidades que você deve não conhecer Adolf Hitler: curiosidades que você deve não conhecer 1/17 SLIDES Heinrich Hoffmann/Archive Photos/Getty Images Ditador da Alemanha nazista de 1934 a 1945, Adolf Hitler é sem dúvida uma das figuras mais

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º História Rafael Av. Mensal 26/05/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

Isabel Allende O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação.

Isabel Allende O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação. Apresentação Isabel Allende O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação. Essa frase de Isabel Allende, em seu livro "Paula", talvez dê uma pista sobre o significado da literatura para a

Leia mais

O RENASCIMENTO ITALIANO CULTURA E SOCIEDADE NA ITÁLIA

O RENASCIMENTO ITALIANO CULTURA E SOCIEDADE NA ITÁLIA 1 O RENASCIMENTO ITALIANO CULTURA E SOCIEDADE NA ITÁLIA Bacharel em Psicologia, aluna do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado. OBRA RESENHADA

Leia mais

Frida Kahlo Uma biografia

Frida Kahlo Uma biografia Frida Kahlo Frida Kahlo Uma biografia María Hesse Tradução de LUCÍLIA FILIPE Para o Alfonso, fazes de mim uma pessoa melhor. Introdução Quando tanto já se escreveu sobre Frida Kahlo, porquê voltar a

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 8 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Leitura, interpretação, elaboração

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B. 1ª Periodo

PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B. 1ª Periodo ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS PORTO PLANIFICAÇÃO DE IMAGEM E SOM B 11 ºA e 11º B TEMAS/CONTEÚDOS METODOLOGIA Unidades lectivas 1ª Periodo I COMUNICAÇÃO E CULTURA AUDIOVISUAL IMAGEM E COMUNICAÇÃO

Leia mais

Também mantém parceria com grandes produtoras de cinema, teatro e música.

Também mantém parceria com grandes produtoras de cinema, teatro e música. ISS 2014 A Empresa A ArteEnsaio é uma produtora cultural, que desde 1996, elabora, desenvolve e viabiliza projetos de alta qualidade, utilizando as Leis de Incentivo à Cultura. Por ter editora própria,

Leia mais

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 2 3 As Histórias em Quadrinhos (HQs) normalmente estão associadas

Leia mais

POP ARTE. Nos EUA, diferentemente da Inglaterra, os artistas trabalhavam separadamente PÓS-MODERNISMO

POP ARTE. Nos EUA, diferentemente da Inglaterra, os artistas trabalhavam separadamente PÓS-MODERNISMO POP ARTE POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50 Os artistas pop ingleses formaram o Independent Group Atinge repercussão mundial na década de 60 com os artistas norteamericanos Nos EUA, diferentemente

Leia mais

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências

Atuar com fotografia, audiovisual, educação e/ou jornalismo, em busca de novos aprendizados, técnicas e experiências Joyce Felipe Cury Fotografia, audiovisual e jornalismo Solteira, Brasileira, 34 anos Rua Humaitá, 571, ap 74 - Bela Vista CEP 01321-010 São Paulo-SP Cel: (11) 95875-9615 E-mail: rp_joyce@yahoo.com.br Objetivos

Leia mais

ELISEU, UM HOMEM MILAGROSO

ELISEU, UM HOMEM MILAGROSO Bíblia para crianças apresenta ELISEU, UM HOMEM MILAGROSO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO O QUE VAMOS APRENDER AULA 1 Conhecendo a luz e seus efeitos AULA 7 Luz principal, de efeito e compensação AULA 2 Características da luz, Intensidade e Fotômetro AULA 3 Direção

Leia mais

ARTE CINÉTICA OP ARTE

ARTE CINÉTICA OP ARTE ARTE CINÉTICA OP ARTE Na década de 60, alguns artistas europeus e americanos interessaramse em conferir movimento a arte. Novamente a ciência foi a base de desenvolvimento desses trabalhos, pois a finalidade

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Romantismo Movimento de liberdade

Romantismo Movimento de liberdade Artes ROMANTISMO A arte tinha a função de emocionar: Valorização dos sentimentos e imaginação Dramaticidade e dinamismo Romantismo Movimento de liberdade Nacionalismo Temas históricos Natureza Livre expressão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN INICIAÇÃO À DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA DIGITAL 1 Professor. Dr. Isaac A. Camargo

Leia mais

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental TUDO COMEÇA NUM PONTO Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental 2 2015 Kandinsky Wassily Kandinsky nasceu em Moscou, Rússia, 1866. Era ainda bem pequeno quando seus pais se separaram e ele foi morar

Leia mais

EVENTO. Foi com a chegada dos artistas e subsequentemente das galerias, que o SoHo se tornou gradualmente na área comercial e cosmopolita que é hoje.

EVENTO. Foi com a chegada dos artistas e subsequentemente das galerias, que o SoHo se tornou gradualmente na área comercial e cosmopolita que é hoje. EVENTO O Arte Institute tem vindo a recolher testemunhos e depoimentos dos primeiros portugueses que durante os anos da segunda guerra mundial chegaram a Nova Iorque. Ao contrário do que muitospensamantes

Leia mais

Lançada em Março de 2008, a Revista Styllus se consolidou no mercado em 2011 quando iniciou seus trabalhos no Rio de Janeiro com capas de Famosos em

Lançada em Março de 2008, a Revista Styllus se consolidou no mercado em 2011 quando iniciou seus trabalhos no Rio de Janeiro com capas de Famosos em www. MÍDIA KIT revista Styllus.com.br Lançada em Março de 2008, a Revista Styllus se consolidou no mercado em 2011 quando iniciou seus trabalhos no Rio de Janeiro com capas de Famosos em ensaios e editoriais

Leia mais

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA. Etnias no mundo da Moda. Aluna: Keiliane Santos Freitas

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA. Etnias no mundo da Moda. Aluna: Keiliane Santos Freitas FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA Etnias no mundo da Moda Aluna: Keiliane Santos Freitas Relatório apresentado como parte das exigências para Conclusão do Módulo 3 do Curso de Fotografia. São João Do Paraíso,

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.   FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

* Nascimento: 02/02/1939

* Nascimento: 02/02/1939 Laurentino Jackisch * Nascimento: 02/02/1939 Falecimento: 17/09/2005 Em 1939, no dia 02 de fevereiro, nascia em Rio Pequeno (um distrito no interior de Sinimbu), Laurentino Jackisck. Filho de Irma Vili

Leia mais

Marie Curie. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons.

Marie Curie. Camila Welikson. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. Camila Welikson Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 2.5 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/ Várias vezes Primeira

Leia mais

Na Trilha do Fotógrafo Eduardo Jaunsem ( ) 1

Na Trilha do Fotógrafo Eduardo Jaunsem ( ) 1 Na Trilha do Fotógrafo Eduardo Jaunsem (1896-1977) 1 Rodrigo Weber Klahr 2 Rafael C.M. Meinecke 3 Paulo Ernesto Scortegagna 4 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS.

Leia mais

COLEÇÃO VITÓRIA. Rainha Vitória foi a primeira nobre a se casar por amor e escolheu o branco como sinal da pureza dos seus sentimentos.

COLEÇÃO VITÓRIA. Rainha Vitória foi a primeira nobre a se casar por amor e escolheu o branco como sinal da pureza dos seus sentimentos. Amores eternos COLEÇÃO JULIETA 05 04 05 O amor levado ao seu extremo inspirou a coleção Julieta, que representa a coragem e a entrega de uma mulher diante de seu grande amor. Um romance sublime, que nada

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

* Nascimento: 05/09/1951

* Nascimento: 05/09/1951 Eno Stumm * Nascimento: 05/09/1951 Falecimento: 24/09/2011 Eno nasceu em setembro de 1951, filho de Ernesto e Lídia Stumm. Teve oito irmãos e irmãs, sendo eles: Alcido, Genésio, Anildo, Edi, Sandri, Jussara,

Leia mais

RELATÓRIO O GUIA DO SANHAUÁ. Marília LUNA¹ Derval Gomes GOLZIO² Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB³

RELATÓRIO O GUIA DO SANHAUÁ. Marília LUNA¹ Derval Gomes GOLZIO² Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB³ RELATÓRIO O GUIA DO SANHAUÁ Marília LUNA¹ Derval Gomes GOLZIO² Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB³ RESUMO O trabalho aqui descrito relata a realização da fotografia intitulada O Guia do Sanhauá,

Leia mais

Aplicações da Fotografia Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Aplicações da Fotografia Prof. Dr. Isaac A. Camargo Aplicações da Fotografia Prof. Dr. Isaac A. Camargo a- Usos e funções da fotografia b- Aplicação social: Fotografia como registro e documento c- Fotografia e expressão Usos e funções da fotografia Vamos

Leia mais