5. Resultados dos Ensaios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5. Resultados dos Ensaios"

Transcrição

1 5. Resultados dos Ensaios 5.1. Introdução Este capítulo tem como objetivo apresentar o resultado dos testes preliminares, os quais foram fundamentais no desenvolvimento da célula cilíndrica construída, bem como os resultados do comportamento do bloco cúbico quando submetido a variações de pressões hidrodinâmicas. Vale ressaltar que todos os detalhes que neste capítulo se encontram presente são de extrema importância, uma vez que o instrumento criado possui diversas particularidades, o que lhe tornam exclusivo na literatura existente Ensaios com o Acelerômetro Ensaio de transmissão e aquisição dos dados do acelerômetro em repouso O primeiro ensaio de controle de transmissão e aquisição dos dados obtidos pelo acelerômetro foi realizado no laboratório de solos da PUC-Rio com a orientação do professor Luiz Antônio Gusmão. O objetivo principal deste foi à verificação da qualidade do sistema de transmissão e aquisição dos dados de aceleração. É importante salientar a importância deste ensaio como pré-requisito para os testes finais, uma vez que não identificadas às deficiências na recepção e aquisição dos sinais de aceleração nesta fase inicial, o projeto estaria comprometido, resultando em um custo adicional, além do atraso no cronograma do mesmo. Para a realização do teste, inicialmente fixou-se a bucha de nylon sobre uma placa de acrílico com uma cola especial de silicone (vide Figura 5.1 e Figura 5.2). Em

2 102 seguida o acelerômetro foi hermeticamente fechado e então posicionado dentro da bucha de nylon sem água e fechada por uma tampa de PVC, sendo obtidos os PUC-Rio - Certificação Digital Nº /CA resultados referentes à aceleração do aparelho no estado de repouso. (Figura 5.3). Figura Detalhe da vedação realizada entre a placa de acrílico e a bucha de Nylon por intermédio de uma cola de silicone. Figura Bucha de Nylon aberta com o acelerômetro em seu interior. Figura 5.3 Bucha de nylon fechada com acelerômetro em seu interior. No detalhe a esquerda o sistema de aquisição de dados de aceleração

3 103 Para aumentar o grau de dificuldade de transmissão dos dados, o acelerômetro foi hermeticamente fechado e colocado dentro da bucha de nylon que desta vez estava preenchida por água até o topo, sendo então aquisitados os dados de aceleração do aparelho no estado de repouso (vide Figura 5.4). Figura 5.4 acelerômetro hermeticamente fechado imerso em água. Para dificultar ainda mais a transmissão, em seguida foi posicionada a tampa de PVC sob a bucha de nylon, que estava preenchido por água até o topo, sendo obtidos os resultados referentes à aceleração do aparelho no estado de repouso. E por fim, para finalizar os ensaios com o acelerômetro foi inserido dentro de um vasilhame de plástico e submerso dentro da bucha de nylon que estava preenchida de água até o topo, obtendo-se os dados de aceleração. De um modo geral, estando o acelerômetro no estado de repouso, para as diferentes condições descritas anteriormente, o sistema de aquisição apresentou deficiências, sendo verificado que a velocidade de transmissão dos dados apresentava dificuldades na medida em que o grau de dificuldade era acrescentado, ou seja, um obstáculo era inserido (tampa água e vasilhame de plástico).

4 104 Sendo assim, o primeiro ensaio de transmissão e aquisição dos dados do acelerômetro realizado teve como conclusão de que deveriam ser tomadas medidas que viabilizassem melhorias na condição de transmissão dos dados. Logo, foi realizado um novo ensaio com os mesmos procedimentos anteriores, só que desta vez utilizou-se um transceptor Bluetooth. Os novos resultados apresentaram uma melhora expressiva na condição de transmissão dos dados devido à utilização do transceptor. (Figura 5.5). Figura Ensaio de transmissão dos dados do acelerômetro com o uso do transceptor Bluetooth. No detalhe, pode-se perceber a aquisição dos dados por um micro computador Ensaios de calibração dos transmissores de pressão Baseado no principio da piezoresistividade, os transmissores de forma geral utilizam a deformação elástica do material para gerar sinal elétrico, resistivo, indutivo (tensão) ou capacitivo, proporcional a pressão aplicada.

5 105 No intuito de correlacionar os valores de tensão (Volts) em valores de pressão (MPa), além de garantir uma melhor qualidade nas medições, foi realizado um ensaio de calibração dos transmissores de pressão no laboratório da PUC - Rio. A balança de pressão, também denominada balança de peso morto consiste em aplicar um peso conhecido através de uma alavanca que está anexa a uma balança, e realizar a leitura da voltagem correspondente a partir de um voltímetro digital (Figura 5.6). Figura Ensaio de calibração dos transmissores de pressão. Os valores de tensão encontrados para as respectivas pressões aplicadas apresentaram uma relação linear, como se pode observar nas Figuras 5.7 e 5.8 abaixo referentes à calibração do transmissor de pressão 01 e 02 respectivamente.

6 Volts x kgf /cm² ( Transmissor 01 ) y = 7,2753x + 0,0612 kgf/cm² z Volts Figura Gráfico de calibração do transmissor 01. kgf/cm² Volts x kgf /cm² ( Transmissor 02 ) z y = 6,0941x - 0, Volts Figura Gráfico de calibração do transmissor 02.

7 Ensaios com a INSTRON Ensaios de Freqüência da INSRON O primeiro ensaio de freqüência foi realizado com o propósito de determinar as freqüências de trabalho da INSTRON Para isso, foi fixado o cilindro hidráulico (completo por água) sobre o pistão da máquina, sendo em seguida realizados diferentes deslocamentos com o pistão, optando-se por não utilizar o êmbolo cilindro (Figura 5.9). Os ensaios foram realizados com freqüências entre 1 a 30 Hz, e revelaram que a máquina teve um bom desempenho dentro deste intervalo de freqüência e deslocamento do pistão de 5 mm. O resultado do ensaio está ligado com o peso do cilindro Hidráulico 110 Kgf. O segundo ensaio de freqüência foi realizado com o êmbolo inserido no cilindro hidráulico, e manteve-se os deslocamento do pistão (5mm), sendo acrescidas as freqüências gradativamente (Figura 5.10). Os ensaios revelaram que para um deslocamento do êmbolo de 4 mm, a freqüência pode ser acrescida, chegando a atingir 25 hertz. Para valores de freqüência e deslocamento do êmbolo acima deste valor, a máquina apresentou trepidações e ruídos.

8 PUC-Rio - Certificação Digital Nº /CA 108 Figura 5.9: Ensaio de frequência sem o êmbolo. Figura Ensaio de freqüência com o êmbolo Ensaio de deslocamento do Pistão O objetivo do ensaio consistiu em determinar as pressões atingidas a partir da penetração do êmbolo no cilindro hidráulico. Para a realização do teste preencheu-se o cilindro hidráulico de água até seu topo, e após procedimentos que tinham como o intuito a eliminação do ar remanente no cilindro, foi realizada gradativamente a penetração do êmbolo, sendo registrados os valores de pressão referentes ao deslocamento do mesmo por intermédio de um transmissor de pressão e um manômetro (Figura 5.11).

9 109 Figura Ensaio de deslocamento do êmbolo. Vale ressaltar que devido à penetração ter sido acrescentada gradativamente, o teste se caracteriza como estático. As leituras de tensão foram registradas por um voltímetro (Volts), podendo estes valores serem convertidos conseqüentemente para pressões (MPa), a partir da equação da curva de calibração do transmissor de pressão visto anteriormente (Figura 5.7 e 5.8). O resultado do ensaio demonstrou que há inicialmente uma relação não linear entre o deslocamento do pistão e a pressão gerada. Os possíveis motivos estão associados a presença de bolhas de ar no interior do cilindro. Todavia, após esta fase, a tendência do gráfico é apresentar uma relação linear, sendo alcançado o valor de 2,04 MPa para um deslocamento do êmbolo de 6,72 mm no cilindro hidráulico (vide Figura 5.12).

10 110 Com este resultado, os testes finais puderam ser controlados a partir da penetração do êmbolo no cilindro hidráulico. 2 1,8 1,6 Desloc. êmbolo x Pressão Pressão (Mpa) 1,4 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0, Deslocamento (mm) Figura Relação inicial não linear entre o deslocamento do êmbolo e a pressão gerada Ensaio de deslocamento do pistão com mangueira flexível O objetivo do ensaio foi determinar as pressões atingidas a partir da penetração do êmbolo no cilindro hidráulico, além também de conhecer as possíveis perdas de pressão na mangueira de alta pressão. Para a realização deste, preencheu-se o cilindro hidráulico de água até seu topo, e após procedimentos que tinham como o intuito a eliminação do ar remanente no sistema, foi realizada gradativamente a penetração do êmbolo no cilindro hidráulico, sendo registrados os valores de pressão referentes ao deslocamento do êmbolo por intermédio de dois transmissores de pressão. Um transmissor de pressão estava localizado na base do cilindro hidráulico e outro na ponta da mangueira flexível (Figura 5.13). Vale ressaltar que devido à penetração ter sido acrescentada gradativamente, o teste se caracteriza como estático.

11 111 Figura Teste de Pressão com mangueira de alta pressão As leituras de pressão foram registras da mesma forma que o ensaio anterior, podendo os valores serem convertido também para MPa, através das equações das curvas de calibração dos transmissores. A partir de um deslocamento de 28 mm, foi alcançando a pressão de 1,98 MPa no transmissor 01, que estava localizado na base do cilindro, enquanto que o transmissor de pressão 02, que estava localizado na ponta da mangueira alcançou 1,91 MPa. Com isso, se pode concluir que o pistão teve que se deslocar muito mais para atingir um valor próximo ao alcançado no ensaio anterior (sem a mangueira). Além da uma perda de pressão de 0,07 MPa, existente na mangueira flexível de aproximadamente 4 metros. Tal fato impossibilitou a utilização da mangueira para os testes, uma vez que o deslocamento necessário para alcançar uma pressão próxima de 2 MPa foi elevada, o que dificulta o rendimento da máquina para altas freqüências (Figura 5.14).

12 112 2 Desloc. êmbolo x Pressão 1,8 1,6 1,4 P r e ssã o (M P a ) 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0, Deslocamento êmbolo (mm) Figura Relação não linear entre deslocamento do êmbolo Transmissor 1 Tansmissor Ensaio de deslocamento do pistão com tubulação rígida O objetivo do ensaio foi determinar as pressões atingidas a partir da penetração do êmbolo no cilindro hidráulico, além também de conhecer as possíveis perdas de pressão na tubulação rígida de aço (Figura 5.15).

13 113 Figura Ensaio de pressão com tubulação rígida. Após o preenchimento do cilindro hidráulico com água, e procedimentos para a eliminação do ar remanente no sistema, foi realizada a penetração do êmbolo no cilindro hidráulico, sendo registrados os valores de pressão referentes ao deslocamento do êmbolo por intermédio de um transmissor de pressão localizado na extremidade da tubulação. Devido à penetração ter sido acrescentada gradativamente, o teste se caracteriza como estático. A Figura 5.16 abaixo, refere-se a penetração do êmbolo, e o comportamento da curva traduz inicialmente uma relação não linear, devido deformações iniciais da tubulação de aço, e posteriormente uma relação linear entre a pressão e o deslocamento do êmbolo.

14 114 Desloc. êmbolo x Pressão 2 1,8 1,6 1,4 Pressão (MPa) 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0, Deslocamento (mm) Figura Ensaio de deslocamento do pistão com tubulação rígida. No detalhe a relação linear entre deslocamento do êmbolo e a pressão Testes Finais Teste com o Bloco cúbico A proposta do teste como dito no final do capítulo anterior foi avaliar o comportamento da amostra cúbica quando submetida a pressurização hidrodinâmica da célula cilíndrica por intermédio da penetração do êmbolo no cilindro hidráulico de aço. Após a eliminação do ar remanente no sistema, foi realizada a gradativa penetração do êmbolo no cilindro hidráulico, de formar a acumular uma pressão no interior da célula através de uma válvula de retenção. Em seguida, o sistema era preenchido novamente por água, de forma proporcional ao deslocamento originado para o acúmulo de pressão gerado. Para se entender os mecanismos de movimentação do bloco, os ensaios foram realizados de tal forma que a intensidade e a frequência das pressões para interior da célula variassem em cada ensaio, sendo os dados de pressões medidos através de dois

15 115 transmissores de pressão, na base da célula (transmissor 02) e na tampa da célula (transmissor 01), como mostra os resultados das Figuras 5,17, 5.18 e Frequência: 1Hz Amplitude de pressão: 1,12 Mpa Figura Gráficos de pressão e aceleração para frequência de 1 Hz e amplitude de pressão de 1,12 MPa.

16 116 Frequência: 2 Hz Amplitude de pressão: 1,12 MPa Figura Gráficos de pressão e aceleração para frequência de 2 Hz e amplitude de pressão de 1,12 MPa.

17 117 Frequência: 5 Hz Amplitude de pressão: 0,22 Mpa. Figura Gráficos de pressão e aceleração para frequência de 5 Hz e amplitude de pressão de 1,12 MPa.

18 118 Os resultados acima demonstram que o bloco não obteve acelerações para as frequências de 1, 2 e 5 Hz com amplitudes e frequências variadas. Os possíveis motivos estão atrelados ao peso do bloco, cujas pressões e frequências não são suficientes para gerar forças de elevação do bloco, e principalmente à simetria do fundo do bloco e da superfície da cavidade onde se encaixa o mesmo, o que torna a espécime em equilíbrio. Vale ressaltar que o equipamento desenvolvido trabalhou bem para as baixas pressões e frequências até 5 Hz Teste com placa Retangular Uma vez que o teste anterior não registrou a ocorrência de movimentos com o bloco cúbico, foi fixada uma placa retangular de policarbonato de aproximadamente 4 mm, em uma das extremidades do alvéolo da célula cilíndrica, de forma a criar forças ascendentes de pressão no fundo da espécime. Foram então realizados os procedimentos de eliminação do ar remanente no sistema, e a gradativa a penetração do êmbolo no cilindro hidráulico, de formar que fosse acumulada uma pressão no interior da célula através de uma válvula de retenção. Em seguida, o sistema era preenchido novamente por água, de forma proporcional ao deslocamento originado para o acúmulo de pressão gerado. Por fim foram aplicados diferentes deslocamentos com o pistão, obtendo-se os respectivos valores de pressão (por intermédio de dois transmissores de pressão, sendo o transmissor 02 localizado na base do cilindro hidráulico e transmissor 01 na tampa) e acelerações, cujos resultados mais representativos podem ser observados nas Figuras 5.20, 5.21, a seguir. Frequência: 1 Hz Amplitude de pressão: 0,76 Mpa.

19 119 Figura Gráficos de pressão e aceleração para frequência de 1 Hz e amplitude de pressão de 0,76 MPa. Frequência: 5 Hz Amplitude de pressão: 0,23 Mpa.

20 120 Figura Gráficos de pressão e aceleração para frequência de 5 Hz amplitude de pressão de 0,22 MPa. De modo geral foi observado durante os ensaios que a tendência das pressões é de não manter uma linearidade, ou seja, as amplitudes de pressão não se mantem

21 121 constante ao longo do tempo devido a pressão confinada inicial no interior da célula. Este efeito fica mais visível para frequências maiores que 5 Hz. Outro fato observado nos outros ensaios se dá ao fato de que com o aumento da frequência (acima de 5 Hz), as amplitudes de pressões aplicadas pela INSTRON diferem das aquisitadas, tendendo a diminuir. O gráfico de aceleração para 1 Hz de frequência ao longo do tempo demostra que o primeiro impulso forte desloca ligeiramente o bloco dentro do alvéolo, ou seja, o comportamento do bloco depende dos picos pressões induzidas pela INSTRON. O comportamento das acelerações para a frequência de 5 Hz, demonstrou que apesar das amplitudes de pressões serem de 0,22 MPa, o bloco possui uma maior movimentação, 1,061 (g), em decorrência das forças verticais turbulentas geradas que é função das pressões de flutuação turbulenta devido ao aumento da frequência Teste com placa e Parafuso O objetivo do teste consistiu em entender o mecanismo de movimentação do bloco quando submetido a diferentes pressões e frequências. Para isso foi fixada uma placa retangular policarbonato com parafusos nas extremidades. A altura da placa com o parafuso foi de aproximadamente 5 mm, e esta placa esteve fixa em uma das extremidades da cavidade da célula. O intuito principal foi de aumentar as forças ascendentes de pressão no fundo do espécime e consequentemente o movimento do bloco. Este teste baseou-se na mesma metodologia adotada para o teste anteriormente visto, tendo também os mesmos métodos de aquisição dos dados de pressão e aceleração, bem como a variação de amplitudes de pressões e frequências. Abaixo estão os resultados mais representativos, assim como uma conclusão sobre os mesmos (Figura 5.22, 5.23, 5.24 ) Frequência: 1Hz Amplitude de pressão: 1,10 Mpa.

22 122 Figura Frequência: Gráficos 1 Hz de pressão e aceleração para frequência de 1 Hz e amplitude de pressão de 0,67 MPa. Frequência: 1Hz Amplitude de pressão: 0,67 Mpa.

23 123 Figura Gráficos de pressão e aceleração para frequência de 1 Hz e amplitude de pressão de 0,67 MPa. Frequência: 5 Hz Amplitude de pressão: 0,25 MPa.

24 124 Figura Gráficos de pressão e aceleração para frequência de 5 Hz e amplitude de pressão de 0,2 MPa. Assim como o teste anterior, em geral foi observado que a tendência das pressões foi de não manter uma linearidade devido a pressão confinante no interior da célula. Este efeito também fica mais visível para frequências maiores que 5 Hz.

25 125 Sendo que também para frequências maiores que 5 Hz, as amplitudes de pressões aplicadas pela INSTRON diferem das aquisitadas, tendendo a diminuir. Para os gráficos de aceleração, para 1 Hz de frequência ao longo do tempo, os mesmos retratam que a aceleração está relacionada aos picos pressões induzidas pela INSTRON, destacando ligeiramente o bloco dentro do alvéolo. O comportamento das acelerações para a frequência de 5 Hz, demonstrou que apesar das amplitudes de pressões serem de 0,25 MPa, o bloco possui uma maior movimentação em decorrência das forças verticais turbulentas geradas que é função das pressões de flutuação turbulenta devido o aumento da frequência. Para o gráfico de 5 Hz, aplicou-se a mesma amplitude de pressão de 0,25 MPa, e o bloco registrou um maior pico de aceleração de aproximadamente 1,063 (g).

4. Equipamentos e Métodos

4. Equipamentos e Métodos 4. Equipamentos e Métodos 4.1. Introdução Após o criterioso dimensionamento da célula cilíndrica e execução da mesma de acordo com os detalhes previstos, partiu-se para o início dos ensaios com o propósito

Leia mais

Fluidos - Estática. Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso

Fluidos - Estática. Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso Fluidos - Estática Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso Densidade Uma importante propriedade de um material é a sua densidade,

Leia mais

Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama

Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama Pressão: Não é uma grandeza física fundamental; Derivada da medição de força e área; Força é derivada da : massa, comprimento e tempo; Área

Leia mais

3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio

3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio 3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio 3.1. Aspectos Históricos e Generalidades O estudo das características de resistência ao cisalhamento de solos não saturados tem sido

Leia mais

4 Análise de Resultados

4 Análise de Resultados 4 Análise de Resultados 4.1 Medição de vazão com extensômetro Inicialmente, a resistência de cada extensômetro foi medida com um multímetro Agilent 34970 A, para cada valor de vazão, na faixa de 0 a 14

Leia mais

7. Resultados Experimentais

7. Resultados Experimentais 7. Resultados Experimentais 7.1.Sistema Experimental Os modelos de controle propostos nesta dissertação foram testados em uma máquina INSTRON modelo 8501 utilizada para ensaios de fadiga, do Laboratório

Leia mais

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s.

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s. FÍSIC Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: celeração da gravidade: 10 m/s Constante de lanck: 6,6 x 10-34 J.s 01. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza

Leia mais

3. Descrição dos Testes Experimentais

3. Descrição dos Testes Experimentais 36 3. Descrição dos Testes Experimentais Neste capítulo serão descritos todos os testes experimentais realizados. 3.1. Considerações Iniciais O sistema estrutural construído consiste em uma laje mista

Leia mais

Segunda Etapa 2ª ETAPA 2º DIA 11/12/2006

Segunda Etapa 2ª ETAPA 2º DIA 11/12/2006 Segunda Etapa 2ª ETP 2º DI 11/12/2006 CDERNO DE PROVS FÍSIC MTEMÁTIC GEOMETRI GRÁFIC IOOGI GEOGRFI PORTUGUÊS 2 ITERTUR INGÊS ESPNHO FRNCÊS TEORI MUSIC COMISSÃO DE PROCESSOS SEETIVOS E TREINMENTOS FÍSIC

Leia mais

4 Análise experimental

4 Análise experimental 4 Análise experimental Neste capítulo é apresentada a análise experimental do processo que simula a expansão da pele. A parte experimental foi desenvolvida no Laboratório de Membranas e Biomembranas do

Leia mais

SÍNTE DOS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EDIFÍCIOS DA RUA DE ANTÓNIO CARNEIRO PORTO RELATÓRIO DE DOUTORAMENTO IC105-RD1-B-NG224 IC FEUP 04.

SÍNTE DOS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EDIFÍCIOS DA RUA DE ANTÓNIO CARNEIRO PORTO RELATÓRIO DE DOUTORAMENTO IC105-RD1-B-NG224 IC FEUP 04. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 SÍNTE DOS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EDIFÍCIOS DA RUA DE ANTÓNIO CARNEIRO PORTO RELATÓRIO DE DOUTORAMENTO IC FEUP 04.2009 INDÍCE 01 INTRODUÇÃO 2 02 ENSAIO SÓNICO 3 03 ENSAIO DE MACACOS

Leia mais

Resultados 6.1. Teste de Deformação

Resultados 6.1. Teste de Deformação 6 Resultados 6.1 Teste de Deformação O teste foi realizado com a montagem mostrada na Figura 41. No centro da circunferência branca (moldura de nylon) encontra-se a região ativa com duas linhas pretas

Leia mais

3 Análise experimental

3 Análise experimental 3 Análise experimental A parte experimental foi dividida em dois grupos: no primeiro foram utilizados tubos cilíndricos de látex, com raio e espessura constantes ao longo de seu comprimento; no segundo

Leia mais

Terceira lista de exercício

Terceira lista de exercício Terceira lista de exercício 1. A água escoa por um tubo cuja seção 1 tem uma área igual a 1140,1 cm² (DN = 16 aço 40 com Dint = 381 mm) para uma seção 2 cuja área é igual a 509,1 cm² (DN = 10 aço 40 com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Nível Na indústria se requer medições tanto de nível de líquidos como de sólidos. Para facilitar a compreensão costuma-se definir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas das

Leia mais

5 Resultados Experimentais

5 Resultados Experimentais 5 Resultados Experimentais 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados os resultados medidos dos dois testes experimentais em escala real realizados para a comparação dos resultados teóricos. 5.2.

Leia mais

TEQ Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 2. Respostas

TEQ Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 2. Respostas TEQ00141- Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 2 Respostas 1) a) (0,3) Sensores do tipo Tubo de Bourdon, Diafragma e Fole. Tubo de Bourdon: consiste em um tubo com

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos Sistemas Hidráulicos podem ser descritos por leis que regem o comportamento de fluidos confinados em: regime permanente (repouso) invariante no tempo; regime

Leia mais

5 Abordagem experimental

5 Abordagem experimental 5 Abordagem experimental Neste capítulo são descritos as características dos espécimes tubulares testados e os procedimentos utilizados nos testes. Todos os testes foram instrumentados e realizados no

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves HIDROSTÁTICA Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br OBJETIVOS Exemplos a respeito da Lei de Newton para viscosidade. Variação da pressão em função da altura. Estática dos fluidos. Atividade de fixação.

Leia mais

6 Sistema Experimental e Resultados

6 Sistema Experimental e Resultados 6 Sistema Experimental e Resultados 6.1.Sistema Experimental A metodologia proposta é aplicada a uma máquina de ensaios de fadiga. A máquina de ensaios usada é o modelo 8501 da INSTRON, a qual se encontra

Leia mais

Aula Medição de Pressão

Aula Medição de Pressão Aula INS23403 Instrumentação Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Curso Técnico em Mecatrônica Módulo 3 2017/1 A pressão é uma grandeza largamente utilizada na medição de vazão, de nível, densidade

Leia mais

Conteúdos Estática dos fluidos - Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin.

Conteúdos Estática dos fluidos - Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin. REVISANDO A AULA ANTERIOR 1) Uma fonte em repouso emite um som de frequencia 2000Hz que se propaga com velocidade de 300m/s. Determine a velocidade com que um observador deve se aproximar dessa fonte para

Leia mais

1º SIMULADO DISCURSIVO IME FÍSICA

1º SIMULADO DISCURSIVO IME FÍSICA FÍSICA Questão 1 Considere o veículo de massa M percorrendo uma curva inclinada, de ângulo, com raio R constante, a uma velocidade V. Supondo que o coeficiente de atrito dos pneus com o solo seja, calcule

Leia mais

Sensores de Pressão 1

Sensores de Pressão 1 Sensores de Pressão 1 Esse teorema foi estabelecido por Bernoulli em 1738 e relaciona as energias potenciais e cinéticas de um fluido ideal ou seja, sem viscosidade e incompressível. Através desse teorema

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão Simples e Diametral

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão Simples e Diametral UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS - Noções de Resistência à Compressão - Ensaio de Compressão

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2012 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Numa região sujeita a um campo magnético de módulo B, conforme a figura acima, uma partícula carregada

Leia mais

DINÂMICA N, é correto afirmar que o peso do bloco B, em

DINÂMICA N, é correto afirmar que o peso do bloco B, em DINÂMICA 7. Uma barra metálica homogênea, de,0 m de comprimento e 10 N de peso, está presa por um cabo resistente. A barra mantém dois blocos em equilíbrio, conforme mostra a figura abaixo. Sendo d 0,5

Leia mais

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa B30.15.0-P VÁLVULAS DE REGULAÇÃO ULTIJATO Regulação da vazão e pressão Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa A Válvula Regulação ultijato, foi desenvolvida

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Características dos Pilares Foram ensaiados seis pilares com as características mostradas na Figura 3.1. Os pilares têm seção transversal retangular de 12,5 cm x 15 cm e altura

Leia mais

ONDAS. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM).

ONDAS. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). ONDAS Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM). NATUREZA DAS ONDAS Onda é uma perturbação que se propaga, transmitindo energia sem transportar matéria. As ondas podem ser originadas a partir de

Leia mais

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados 4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados Com o objetivo de avaliar e complementar a análise das equações matemáticas desenvolvidas no capítulo 2, faz-se necessário realizar práticas experimentais. Com

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO Aluno (a): Professor: Jadson Rodrigo Corrêa Data: 11/09/2018 TRABALHO DE UMA FORÇA E ENERGIAS 1ª série 1. Determine o trabalho de uma força constante de 300N a aplicada a um

Leia mais

LATECME - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA MECÂNICA. Relatório de Ensaios Mecânicos

LATECME - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA MECÂNICA. Relatório de Ensaios Mecânicos LATECME - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA MECÂNICA Unidade Norte I / MIDIville Rua: Arno Waldemar Döhler, 957 89219-510 Joinville / SC Fone: (47) 3441-7754 Data de Entrada 31/10/2013 Relatório de Ensaios Mecânicos

Leia mais

MACACOS E BOMBAS HIDRÁULICAS

MACACOS E BOMBAS HIDRÁULICAS MACACOS E BOMBAS HIDRÁULICAS Macacos e Bombas Hidráulicas Rolos Transportadores Escolha Produtos Normalizados. Os nossos equipamentos cumprem com as directivas da CE. Os Macacos e Bombas Hidráulicas apresentados

Leia mais

5. Resultados e Discussões

5. Resultados e Discussões 5. Resultados e Discussões Neste capítulo, serão apresentados e analisados os resultados obtidos na simulação e, em seguida, será feita uma comparação dos mesmos com o resultado experimental. 5.1. Resultados

Leia mais

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/HIDRÁULICA

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/HIDRÁULICA A B R A S O M E N T E Q U A N D O A U T O R I Z A D O Concurso Público Edital PROAD 74/2016 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/HIDRÁULICA Leia atentamente as instruções abaixo: 1. Aguarde permissão para iniciar a

Leia mais

3. Metodologia experimental

3. Metodologia experimental 3. Metodologia experimental 3.1. Introdução Os ensaios foram desenvolvidos no Laboratório de Estruturas e Materiais (LEM) do Departamento de Engenharia Civil, no Laboratório de Vibrações do Departamento

Leia mais

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional 6 Análise Dinâmica O presente capítulo apresenta um estudo do comportamento dinâmico da coluna de aço estaiada, abrangendo análises modais para determinação da freqüência natural, com e sem protensão [32]

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SÃO CRISTÓVÃO III - 2ª SÉRIE/ EM 2010 FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS: HIDROSTÁTICA

COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SÃO CRISTÓVÃO III - 2ª SÉRIE/ EM 2010 FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS: HIDROSTÁTICA COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SÃO CRISTÓVÃO III - 2ª SÉRIE/ EM 2010 FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS: HIDROSTÁTICA 1. A razão entre a massa e o volume de uma substância, ou seja, a sua massa específica, depende

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018)

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018) ITA18 - Revisão LFIS1A - IME 2018 1a fase Questão 1 Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R, é atingido por um projétil, que se move verticalmente

Leia mais

5 Concepção e Projeto da Bancada

5 Concepção e Projeto da Bancada 5 Concepção e Projeto da Bancada 5.1 Introdução O principal objetivo no projeto da bancada é simular o fenômeno da instabilidade em um rotor. O rotor foi desenvolvido a partir de um preexistente no Laboratório

Leia mais

5 Análise experimental e numérica de membranas cilíndricas hiperelásticas

5 Análise experimental e numérica de membranas cilíndricas hiperelásticas 5 Análise experimental e numérica de membranas cilíndricas hiperelásticas 5.1. Análise experimental para aferição da formulação apresentada: Ensaio de tração e pressão interna uniforme em membranas cilíndricas

Leia mais

7. Resultados e Análises: Ensaios de Rampa 7.1. Considerações Iniciais

7. Resultados e Análises: Ensaios de Rampa 7.1. Considerações Iniciais 7. Resultados e Análises: Ensaios de Rampa 7.1. Considerações Iniciais Neste capítulo são apresentados e analisados os ensaios de rampa realizados nesta tese. Avalia-se a influência da tensão confinante,

Leia mais

MONTAGEM E EXECUÇÃO DE ENSAIOS DE PLACA EM LABORATÓRIO

MONTAGEM E EXECUÇÃO DE ENSAIOS DE PLACA EM LABORATÓRIO MONTAGEM E EXECUÇÃO DE ENSAIOS DE PLACA EM LABORATÓRIO Rafael Batezini Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Brasil, rafaelbatezini@gmail.com Maciel Donato Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo,

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 18 Exercícios Complementares Tópicos Abordados Nesta Aula. Exercícios Complementares. 1) A massa específica de uma determinada substância é igual a 900kg/m³, determine o volume ocupado por uma massa

Leia mais

7 Considerações Finais 7.1 Introdução

7 Considerações Finais 7.1 Introdução 7 Considerações Finais 7.1 Introdução A utilização de ligações semi-rígidas tem se mostrado de grande importância no projeto de estruturas de aço possibilitando uma maior redução nos custos de fabricação

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

Biopdi. Equipamentos científicos

Biopdi. Equipamentos científicos Biopdi Equipamentos científicos (Ensaio triaxial estático) Equipamento servo controlado para ensaios triaxiais axissimétricos automático para amostras de solo São Carlos 2016 :: Equipamento servo controlado

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica

Fundamentos de Automação. Hidráulica Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Hidráulica

Leia mais

DINAMÔMETROS DIGITAIS

DINAMÔMETROS DIGITAIS DINAMÔMETROS DIGITAIS dinamômetro digital Especificações Os Dinamômetros Digitais DFC e DFG são fornecidos com um kit de acessórios completo, que inclui um adaptador de gancho, entalhe, cinzel, plano e

Leia mais

Introdução geral Bomba Hidráulica... 4 PC 200 C Cuidados com o seu equipamento... 12

Introdução geral Bomba Hidráulica... 4 PC 200 C Cuidados com o seu equipamento... 12 Manual PC 200C ÍNDICE Introdução geral... 3 Bomba Hidráulica... 4 PC 200 C... 4 DESCRIÇÃO DAS PARTES... 5 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS PC 200 C... 7 DIMENSÕES... 7 MODO DE OPERAÇÃO DO COMANDO DIGITAL... 7

Leia mais

DIEGO FERNANDO MORO BANCO ESTÁTICO CASEIRO

DIEGO FERNANDO MORO BANCO ESTÁTICO CASEIRO DIEGO FERNANDO MORO BANCO ESTÁTICO CASEIRO Relatório do grupo de pesquisa CFD, propulsão e aerodinâmica de foguetes, Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. CURITIBA 20 OUT 2015 SUMÁRIO

Leia mais

7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS

7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS 7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS No presente capítulo, é apresentada a aplicação efetiva da metodologia desenvolvida para medição de campos de deformações. Imagens coletadas durante ensaios de tração são analisadas,

Leia mais

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES. Pressão e Estática dos Fluidos

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES. Pressão e Estática dos Fluidos Pressão e Estática dos Fluidos 1 Estática dos Fluidos A estática dos fluidos é a ramificação da mecânica dos fluidos que estuda o comportamento de um fluido em uma condição de equilíbrio estático (parado).

Leia mais

SENSORES E ACTUADORES Grandezas mecânicas

SENSORES E ACTUADORES Grandezas mecânicas SENSORES E ACTUADORES Grandezas mecânicas J.R.Azinheira Nov 2008 Bibliografia:, J.R. Azinheira, 2002, IST-DEM (disponível na página da UC em 'Material de Apoio' -> 'Bibliografia Complementar') ÍNDICE Cadeia

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS I Fundamentos

PROPRIEDADES MECÂNICAS I Fundamentos INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROGRAMA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS PROPRIEDADES MECÂNICAS I Fundamentos Propriedades dos Materiais Ten Cel Sousa Lima, D. C. SUMÁRIO Introdução Tensões e Deformações Ensaio

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 047 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 3 ROTEIRO Tópicos da aula 3:

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP (Ação Direta)

Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP (Ação Direta) Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP (Ação Direta) Reduz perdas por vazamentos Admite vazões extremamente baixas Possui filtro incorporado ao cartucho removível Apresenta baixos níveis de ruído Possui

Leia mais

1. Introdução. 1.1.Objetivo

1. Introdução. 1.1.Objetivo 1. Introdução 1.1.Objetivo O objetivo desta dissertação é desenvolver um sistema de controle por aprendizado acelerado e Neuro-Fuzzy baseado em técnicas de inteligência computacional para sistemas servo-hidráulicos

Leia mais

Teoria do Adensamento

Teoria do Adensamento Teoria do Adensamento Tópicos complementares GEOTECNIA II SLIDES 09 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Ensaio de compressão edométrica Compressão de uma amostra de solo contida

Leia mais

E CONSTRUÇÃO DE UM ELEVADOR HIDRÁULICO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

E CONSTRUÇÃO DE UM ELEVADOR HIDRÁULICO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS DIMENSIONAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM ELEVADOR HIDRÁULICO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS Guilherme Alves Garcia Fernandes 1 ; Dirley Salú Romeo Junior 1 ; Eduardo Gonçalves de Oliveira 1 ; Luiz Fernando Gomes

Leia mais

entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio,

entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, 1. (Uerj 2013) Observe, na figura a seguir, a representação de uma prensa hidráulica, na qual as forças 1 e 2 atuam, respectivamente, sobre os êmbolos dos cilindros I e II. Admita que os cilindros estejam

Leia mais

Capítulo 4. Elementos finais de controle

Capítulo 4. Elementos finais de controle Capítulo 4 Elementos finais de controle Bombas Máquinas geratrizes, cuja finalidade é deslocar líquidos por escoamento. Ela transforma o trabalho mecânico que recebe de um motor em energia hidráulica sob

Leia mais

3 Análise experimental

3 Análise experimental 3 Análise experimental Apesar de um crescente número de artigos publicados sobre aneurismas nos últimos anos, encontrar as propriedades físicas e mecânicas do material da aorta tem se mostrado uma tarefa

Leia mais

5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS

5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS 5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTO 5. PROTÓTIPOS DE MEDIDORES DE DESLOCAMENTOS As medidas de deslocamentos internos em obras geotécnicas são em geral realizadas com os instrumentos citados no Capítulo

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Setembro 2015 Ensaio de Carregamento Dinâmico 1 Ensaio de Carregamento Dinâmico A partir de 1983 iniciou-se,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Curso : Engenharia civil Disciplina: Fenômeno dos transportes Professor(a): Nome do(s) Aluno(a)(s): LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Período Letivo: 2014.2 Unidade: I Nota: Semestre:

Leia mais

Calibrações. Figura 1 - Calibração da sonda (não confinada). 2 / 5

Calibrações. Figura 1 - Calibração da sonda (não confinada). 2 / 5 No início e no fim de cada ensaio é necessário proceder à calibração da sonda e do sistema, de modo a poder descontar a inércia da membrana aos resultados obtidos no ensaio. Estas calibrações permitem

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 18. Mecânica de Fluidos I

Física I 2010/2011. Aula 18. Mecânica de Fluidos I Física I 2010/2011 Aula 18 Mecânica de Fluidos I Sumário Capítulo 14: Fluidos 14-1 O que é um Fluido? 14-2 Densidade e Pressão 14-3 Fluidos em Repouso 14-4 A Medida da pressão 14-5 O Princípio de Pascal

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP PMR 2470 Prof. Larissa Driemeier, Marcilio Alves, Rafael T.

Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP PMR 2470 Prof. Larissa Driemeier, Marcilio Alves, Rafael T. Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP PMR 2470 Prof Larissa Driemeier, Marcilio Alves, Rafael T Moura LISTA DE EXERCÍCIOS Sistema de primeira ordem 1 Um termômetro de mercúrio

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Um recipiente hermético e parcialmente evacuado tem uma tampa com uma superfície de área igual a 77 cm 2 e massa desprezível. Se a força necessária para remover a tampa é de 480 N e a pressão

Leia mais

2.1.6 Teorema de Stevin

2.1.6 Teorema de Stevin Parte 3 2.1.6 Teorema de Stevin (Lei Fundamental da Hidrostática) Os pontos A e B estão no interior de um fluido de densidade. p A =. g. h A p B =. g. h B Fazendo p B p A, temos: p B p A =. g. h B. g.

Leia mais

6 Ensaios de Resistência

6 Ensaios de Resistência 6 Ensaios de Resistência Com o intuito de obter a influência da sucção na resistência ao cisalhamento do solo não saturado, foram realizados ensaios de cisalhamento direto com sucção controlada e convencional,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH 1) (ENEM 2013) Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldade de locomoção, é utilizado,

Leia mais

5 Corte em Rocha 5.1. Introdução

5 Corte em Rocha 5.1. Introdução 5 Corte em Rocha 5.1. Introdução Ensaios de corte em rocha em laboratório feitos por Richard (1999) num dispositivo chamado de Rock Strength Device desenvolvido na Universidade de Minnesota, mostraram

Leia mais

FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL

FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL HIDROSTÁTICA PARTE I CONSIDERAÇÕES INICIAIS Características gerais de fluidos para este capítulo É uma substância que pode fluir,

Leia mais

Lei de Arquimedes. Teorema de Arquimedes. O que é empuxo?

Lei de Arquimedes. Teorema de Arquimedes. O que é empuxo? Lei de Arquimedes Teorema de Arquimedes Um corpo total ou parcialmente mergulhado em um fluido em equilíbrio recebe dele uma força (chamada empuxo) vertical, de baixo para cima, de módulo igual ao módulo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 12 2 É o tipo de medição que se faz para determinar o nível em função de uma segunda

Leia mais

CONCURSO DE ADMISS A o AO CURSO DE GRADUAQA0 FISICA L + Q

CONCURSO DE ADMISS A o AO CURSO DE GRADUAQA0 FISICA L + Q CONCURSO DE ADMISS A o AO CURSO DE GRADUAQA0 MOTO BRMtUJRO FISICA CADERNO DE QUESTOES 2011 QUESTAO IValor: 1,00 + Q ± Q L + Q \ figura acima apresenta trés corpos de peso P, dispostos nos vertices de urn

Leia mais

Transmissão hidráulica de força e energia

Transmissão hidráulica de força e energia Líquidos Transmissão de força Intensificador de pressão Pressão em uma coluna de fluido Velocidade e vazão Tipos de fluxo Geração de calor Diferencial de pressão Transmissão Hidráulica de Força e Energia

Leia mais

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por FÍSICA II Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Métodos Práticos de previsão da carga admissível

Métodos Práticos de previsão da carga admissível Métodos Práticos de previsão da carga admissível FUNDAÇÕES SLIDES 09 / AULA 11 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Métodos Práticos São realizados ensaios tipo prova de carga,

Leia mais

BOMBAS CENTRÍFUGAS MONOESTÁGIO SÉRIES E - F - G

BOMBAS CENTRÍFUGAS MONOESTÁGIO SÉRIES E - F - G BOMBAS CENTRÍFUGAS MONOESTÁGIO SÉRIES E - F - G ROTAÇÕES NOMINAIS DE 1760 E 3500 rpm MONOBLOCO COM MOTOR ELÉTRICO (60 Hz) OU COM MANCAL SUPORTE BOCAIS FLANGEADOS As bombas das séries E, F, e G são centrífugas

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO Professor Valner Brusamarello - UFRGS Encontro V Temas abordados no curso Encontro I Introdução e definições gerais Incertezas em medições Encontro

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. As questões 33 e 34 referem-se ao texto a seguir.

PROVA DE FÍSICA II. As questões 33 e 34 referem-se ao texto a seguir. 19 PROVA DE FÍSICA II As questões 33 e 34 referem-se ao texto a seguir. Um dos atrativos da vida na Lua em geral era, sem dúvida alguma, a baixa gravidade, produzindo uma sensação de bem-estar generalizada.

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Instrumentos de Pressão

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Instrumentos de Pressão Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Instrumentos de Pressão atmosfera psi Kgf/cm² bar Torr (Torricelli) mh2o in. Hg Pascal atm lbf/in² Kgf/cm² bar mmhg mh2o in. Hg Pa atm 1 14,6959 1,033 1,01325 760 10,33

Leia mais

Força de atrito e as leis de Newton. Isaac Newton

Força de atrito e as leis de Newton. Isaac Newton Força de atrito e as leis de Newton Isaac Newton o Causadas pelo movimento de um corpo em relação a outro ou em relação ao ambiente o Sempre apontam na direção contrária ao movimento (frenagem) o Força

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE. Propriedades dos Fluidos. Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE

FENÔMENOS DE TRANSPORTE. Propriedades dos Fluidos. Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE FENÔMENOS DE TRANSPORTE Propriedades dos Fluidos Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE Resistência ao deslocamento de camadas de moléculas líquidas, umas sobre as outras. F = μ. A. V y F : força

Leia mais

5 Apresentação e Análise dos Resultados

5 Apresentação e Análise dos Resultados 5 Apresentação e Análise dos Resultados 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados e analisados os resultados obtidos nos ensaios das 18 vigas. Conforme definido no item 4.3, as vigas foram classificadas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Questão 1. Responda as questões abaixo:

LISTA DE EXERCÍCIOS. Questão 1. Responda as questões abaixo: LISTA DE EXERCÍCIOS Questão 1. Responda as questões abaixo: 1. Que tipo de forças atuam nos fluidos estáticos. 2. Quando um elemento de fluido encontra-se em repouso. 3. Qual o significado de pressão.

Leia mais

FIS-14 Lista-04 Setembro/2012

FIS-14 Lista-04 Setembro/2012 FIS-14 Lista-04 Setembro/2012 1. A posição de uma partícula é descrita por r = 300e 0,500t mm e θ = 0,300t 2 rad, onde t é dado em segundos. Determine as intensidades da velocidade e da aceleração da partícula

Leia mais

Métodos Práticos de previsão da carga admissível

Métodos Práticos de previsão da carga admissível Métodos Práticos de previsão da carga admissível FUNDAÇÕES SLIDES 08 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Métodos Práticos São realizados ensaios tipo prova de carga, em que

Leia mais

IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código:

IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código: IJSO Preparação de Física (Lista 03) Aluno: Código: Dados: g = 10 m /s 2 1 atm = 1,0.10 5 Pa Parte I: Questões (valor: 8,5) 01. (1,0) Dois trens I e II, cujas frentes distam A metros entre si no instante

Leia mais

3B SCIENTIFIC FÍSICA. Aparelho de torsão Conjunto de extensão do aparelho de torsão Instruções de uso

3B SCIENTIFIC FÍSICA. Aparelho de torsão Conjunto de extensão do aparelho de torsão Instruções de uso 3B SCIENTIFIC FÍSICA Aparelho de torsão 1018550 Conjunto de extensão do aparelho de torsão 1018787 Instruções de uso 11/15 TL/UD 1. Descrição O aparelho de torsão destina-se à determinação do torque restaurador

Leia mais