Prof. Marcelo Delsoto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Marcelo Delsoto"

Transcrição

1

2 Conceitos Gerais Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, jurídicas (empresas) e governo.

3 Tipos de Investimentos Públicos são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar-social. Privados são recursos disponibilizados pro pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetários aos investidores. Mistos são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Sanasa, etc...

4 A Importância dos Investimentos Os investimentos têm importância fundamental tanto para a economia quanto para as organizações. A economia de qualquer país somente pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos, pois, investimentos são fundamentais para uma organização. Vc concorda??? Por quê???

5 A Importância dos Investimentos Os investimentos influenciam a sobrevivência das organizações, principalmente, em dois aspectos: Expansão das Organizações (aumento de market share) Reposição de Capital (desgaste e obsolescência de máquinas e equipamentos) Observação: Capital da Empresa não é diretamente sinônimo de dinheiro (moeda). O conceito de Capital, através de Adam Smith e Karl Max, significam Meios de Produção, ou seja, se referem as máquinas da empresa, ferramentas, instalações, capital intelectual, sua tecnologia, etc...

6 Análise de Investimentos O administrador deve levar em conta, três considerações que influenciam sua decisão: 1. As Considerações Econômicas levam em conta, principalmente, a rentabilidade e o risco dos investimentos, tendo o investidor, que escolher os investimento de maior retorno e de menor risco para a organização. Nas análises profissionais de investimentos, levam em consideração o custo de oportunidade, também conhecido como custo de capital. Deve-se sempre realizar comparativos com outras alternativas/opções de investimentos, antes da tomada de decisão.

7 Análise de Investimentos 2. As Considerações Financeiras levam em consideração, a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos. Não faz sentido analisar investimentos para os quais não há recursos disponíveis, sejam esses próprios ou de terceiros. (Ex: não há como analisar a compra de um carro se não possui dinheiro para comprá-lo á vista e nem financiado). 3. As Considerações de Ambiente Empresarial são considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressos em valores monetários, porém, são de fundamental importância, visto que fazem parte do planejamento estratégico da empresa.

8 Análise de Investimentos no Contexto Estratégico das Organizações Toda organização deve ter seu planejamento estratégico elaborado antes de qualquer investimento, principalmente, para obter as expectativas da rentabilidade e se atingirá suas taxas mínimas de atratividade. Mercado Financeiro e a Análise de Investimentos Mercado Financeiro ou Bancário, é o conjunto de instituições e operações ocupadas com o fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos, ou seja, são os emprestadores e os tomadores de empréstimos, em que, o valor da remuneração é chamada de juros (taxa de juros em percentual). A intermediação financeira entre empresatadores e tomadores de empréstimos, ocorrem, através das subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro, sendo:

9 Mercado Financeiro e a Análise de Investimentos A intermediação financeira entre emprestadores e tomadores de empréstimos, ocorrem, através das subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro, sendo: Mercado Monetário envolve operações a curto e curtíssimo prazo, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básica pretendidas pela política econômica das autoridades monetárias. Mercado de Crédito engloba as operações de financiamento a curto e médio prazos, direcionadas aos ativos permanentes e capital de giro das empresa. (Bancos comerciais e sociedades financeiras).

10 Mercado Financeiro e a Análise de Investimentos Mercado de Câmbio Incluem as operações de conversão (troca) de moeda de um país para outro, determinada, pela necessidade da prática do comércio internacional. Mercado de Capitais assume papel dos mais relevantes ao processo de desenvolvimento econômico, pois interliga os investidores aos carentes de recursos a longo prazo, alavancando a economia do país. Outros Mercados.

11 Principais Aplicações Financeiras do País As principais opções de aplicações financeiras no país, são: CDB; Caderneta de Poupança; Debêntures; Ações de Empresas; Fundos de Investimentos; Títulos Públicos.

12 Principais Aplicações Financeiras do País Renda Fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente, podendo, ter juros pré-fixados ou pós-fixados. Aplicações Pré-Fixadas a taxa de juros é predeterminada, ou seja, é determinada no momento da contratação da aplicação financeira. Normalmente, essa taxa é determinada ao mês (taxa mensal acordada na contratação). Aplicações Pós-Fixadas a taxa de juros é apurada após determinado período e é vinculada a algum indicador, como a taxa Selic, CDI, entre outros. Taxa Selic: taxa básica de juros da economia estabelecida pelo Copom. CDI: Certificado de Depósito Interfinanceiro, ou seja, taxa com valor próximo ao da Selic, utilizado para empréstimos entre as instituições financeiras a curto prazo.

13 Principais Aplicações Financeiras do País Renda Variával são investimentos nos quais pode haver perda do montante investido inicialmente além da perda de juros ou rendimentos, sendo, mais arriscada que as de renda fixa. Principais Modalidades de Aplicações Financeiras 1. CDB (Certificado de Depósito Bancário) é emitido por uma instituição financeira, normalmente um banco privado ou público, em troca de um depósito a prazo, ou seja, um depósito que só pode ser resgatado após determinado período acordado, podendo ser emitido, tanto com taxa pré-fixada, ou com taxa pós-fixada. Observação: Na taxa pré-fixada, são estipulado prazo de vencimento máximo de até 03 meses. Na taxa pós-fixada, os vencimentos são acima de 03 meses, podendo chegar até 02 anos, tendo normalmente a Selic como referência e, compromisso de recompra pelo banco após o período.

14 Principais Modalidades de Aplicações Financeiras 2. Caderneta de Poupança é um instrumento tradicional de renda fixa, correlacionada com o patamar da taxa Selic, tendo como regra, duas situações, sendo elas: Situação 01: Taxa Selic acima de 8,5% ao ano Nesse caso, a rentabilidade da poupança será de 0,5% ao mês, somada a Taxa Referencial (TR). Observação: a taxa referencial (TR), não é um indexador de inflação. É uma média de rentabilidades de CDBs ajustadas por um fator redutor determinado pelo governo, que foi criada no plano Collor como tentativa de desindexar a economia, permanecendo até os dias atuais.

15 Principais Modalidades de Aplicações Financeiras Situação 02: Taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano Nesse caso, a rentabilidade da poupança será de 70,0% da taxa Selic, somada a Taxa Referencial (TR). 3. Debêntures são títulos emitidos por empresas privadas, normalmente por prazos longos, de três a cinco anos. As debêntures ( aquilo que deve ser pago ) são instrumentos de renda fixa e, além da credibilidade da empresa emissora, podem oferecer garantias adicionais, como possibilidade de conversão em ações. A taxa de juros paga normalmente é pós-fixada, como a taxa Selic ou CDI, e, em alguns casos, podendo ser mistas, com uma taxa pré-fixada mais um índice de inflação como o IGP-M.

16 Principais Modalidades de Aplicações Financeiras 4. Ações de empresas negociadas na Bovespa a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) tem por objetivo facilitar a transação de ações entre as corretoras e negociar centenas de ações diariamente. Para compra e venda das ações, é necessário a contratação de uma corretora de ações, que opera diretamente na Bovespa, em que, mantém a ação em sua custódia para o investidor. As ações são instrumentos de renda variável e seus proprietários podem obter retorno do investimento de duas maneiras: a) Recebimento de Dividendos (distribuição de lucros); b) Ganhos de Capital (quando as ações aumentam de valor).

17 Principais Modalidades de Aplicações Financeiras 5. Fundos de Investimento são condomínios de investimentos que se unem pra obter melhores condições de negociação. Esses fundos são administrados por gerentes exclusivos, normalmente bancos, porém, possuem CNPJ e regras próprias. A rentabilidade é calculada pelo administrador e repartida entre os investidores. Os fundos podem ser de várias modalidades, sendo as duas principais: Conservadores investem apenas em renda fixa, como CDBs, Debêntures, títulos públicos, etc. Agressivos investem em um misto de renda fixa e renda variável, como ações, moeda estrangera, derivativos, etc.

18 Principais Modalidades de Aplicações Financeiras 6. Títulos Públicos são títulos emitidos pelo goerno com o objetivo de financiar a dívida pública. Estes fundos podem ser pré-fixado ou pós-fixados, especialmente na taxa Selic, IGP-M ou IPCA e, em moeda estrangeira. Existem vários títulos, em várias séries e vencimentos, podendo ser comprados por fundos de investimentos, empresas e/ou pessoas físicas. Dentre eles temos: NTN é a Nota do Tesouro Nacional, com remuneração pós-fixada. LTN é a Letra do Tesouro Nacional, com remuneração pré-fixada. LFT é um título pós-fixado que segue a variação da taxa Selic,

19 Cálculo do Retorno do Investimento Retorno de Renda Fixa não há ganho ou perda de capital, apenas o recebimento de juros. Retorno = Juros Investimento Exemplo um CDB pós-fixado no valor de R$ ,00 rendeu juros de R$ 1.000,00 no mês. Qual o retorno? Retorno = 1.000, ,00 = 0,02 = 2,0 % Solução: O retorno foi de 2,0 % ao mês.

20 Cálculo do Retorno do Investimento Retorno de Renda Variável na renda variável, existem dois componentes a serem calculados, sendo eles: Ganho ou Perda de Capital: significa aumento ou diminuição no valor do ativo financeiro. Fluxo de Caixa: representado normalmente por dividendos ou distribuição de lucros. Retorno = Valorização do Ativo + Fluxo de Caixa Recebido Ou seja, Retorno = (Preço Final Preço Inicial) + Dividendos Preço Inicial Continua...

21 Cálculo do Retorno do Investimento Exemplo um investidor comprou ações da Petrobrás ao preço de R$ 50,00 / ação e da Embraer ao preço de R$40,00 / ação. Ao final de um ano, as ações da Petrobrás estavam cotadas a R$ 55,00 / ação e haviam distribuído dividendos de R$ 1,00 / ação. As ações da Embraer estavam cotadas a R$ 42,00 / ação e haviam distribuído dividendos de R$ 8,00 / ação. Qual o retorno de cada investimento? Retorno = (Preço Final Preço Inicial) + Dividendos Preço Inicial Solução: O retorno da Petrobrás foi de 12,0 %, e da Embraer foi de 25,0%.

22 Trabalho Individual para Entrega! Obrigado a todos! marcelo.delsoto@aedu.com

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS DE RENDA FIXA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE RENDA FIXA PERFIL DE RISCO DO INVESTIDOR Quais são as diferenças básicas entre Renda Fixa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Fundação Carmelitana Mário Palmério Curso de Bacharelado em Disciplina: Administração Financeira ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Me. Reiner Alves Botinha AGENDA AMBIENTE FINANCEIRO BRASILEIRO Slide 2 OPORTUNIDADES

Leia mais

Renda fixa e renda variável

Renda fixa e renda variável Renda fixa e renda variável Inflação O que é? Perda do valor do dinheiro Origem Diminuição da produção Aumento da oferta de moeda Medida pelo IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) Investimento Financeiro

Leia mais

Produtos e Serviços Financeiros

Produtos e Serviços Financeiros 1 APRESENTAÇÃO DE APOIO Produtos e Serviços Financeiros 3º Encontro Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 2 por Leandro Rassier Complementação + Aplicações práticas METODOLOGIA PARA COMPREENSÃO

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO. Introdução Sistema Financeiro Nacional. Mercado de Crédito

TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO. Introdução Sistema Financeiro Nacional. Mercado de Crédito FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Contabilidade Disciplina: EAC0562: Estudos Complementares V Tributação sobre Operações Financeiras TEMA 1. MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTAÇÃO TEMA 1 Mercado Financeiro e

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

Apostila Mercado de Capitais Uninove. Parte VI Os Títulos do Mercado de Capitais Os Títulos Públicos

Apostila Mercado de Capitais Uninove. Parte VI Os Títulos do Mercado de Capitais Os Títulos Públicos Apostila Mercado de Capitais Uninove Parte VI Os Títulos do Mercado de Capitais Os Títulos Públicos Classificações dos Títulos A classificação mais natural que temos da classificação de títulos é justamente

Leia mais

O Treinamento Mais Completo Sobre o Tesouro Direto Tesouro Direto Descomplicado. Clique Aqui

O Treinamento Mais Completo Sobre o Tesouro Direto Tesouro Direto Descomplicado. Clique Aqui Índice Sumário 5 investimentos seguros para 2017... 3 Mesmo com projeção de queda da Selic, especialistas continuam indicando a renda fixa para este ano. Veja quais são as melhores opções... 3 TESOURO

Leia mais

Professor. Welington

Professor. Welington Professor. Welington Uma aplicação financeira nada mais é do que a compra de um produto financeiro com o objetivo de aumentar o capital inicial. + = Espera-se uma recompensa pelo não uso do dinheiro! Ter

Leia mais

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 Conceito de Economia: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as

Leia mais

Mercado de Capitais. Indicadores Econômicos. Professor: Roberto César

Mercado de Capitais. Indicadores Econômicos. Professor: Roberto César Mercado de Capitais Indicadores Econômicos Professor: Roberto César Indicadores Econômicos: Conceito Indicadores econômicos são um conjunto de dados que dão uma idéia da situação da economia de um país,

Leia mais

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto TÍTULO PÚBLICO FEDERAL Manoela Barreto EXPERIÊNCIA Economista Diretora de ONG que divulga a ENEF Sócia da Ourum Investimentos e Câmbio Demais detalhes TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS - CONCEITO Um título público

Leia mais

O PODER DA RENDA RESIDUAL. João Viana. Viver ou Juntar Dinheiro? Porquê não fazer as duas coisas? Como fazer o dinheiro trabalhar pra você?

O PODER DA RENDA RESIDUAL. João Viana. Viver ou Juntar Dinheiro? Porquê não fazer as duas coisas? Como fazer o dinheiro trabalhar pra você? O PODER DA RENDA RESIDUAL João Viana Viver ou Juntar Dinheiro? Porquê não fazer as duas coisas? Como fazer o dinheiro trabalhar pra você? Conteúdo 3 4 6 7 8 9 10 11 12 13 Tipos de Investimentos Renda RESIDUAL

Leia mais

RENDA FIXA. acionista.com.br

RENDA FIXA. acionista.com.br RENDA FIXA acionista.com.br Fevereiro/2017 Renda Fixa São títulos que pagam, em períodos definidos, uma certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate (no

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 10 BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BNDES Índice 1. Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social BNDES...3 2. Sistema de Pagamentos Brasileiro...3

Leia mais

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures?

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas. b) Quirográfica, ou seja, sem nenhum tipo de garantia ou preferências.

Leia mais

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto TÍTULOS PÚBLICOS Os títulos são de emissão do governo federal, no mercado interno, sob as formas: 1. Ofertas públicas para instituições financeiras (Leilões), 2. Ofertas públicas para pessoas físicas (Tesouro

Leia mais

Bônus Fator. Aula 2. Ferramentas e Tabelas

Bônus Fator. Aula 2. Ferramentas e Tabelas Bônus Fator Aula 2 Ferramentas e Tabelas 1 Renda Fixa - Definição São Títulos/ Investimentos que representam uma dívida As condições de rentabilidade são conhecidas no momento da aplicação. Na prática

Leia mais

Certificado de Depósito Bancário - CDB. Prof. Lucas Silva

Certificado de Depósito Bancário - CDB. Prof. Lucas Silva Certificado de Depósito Bancário - CDB Prof. Lucas Silva Certificado de Depósito Bancário CDB Onde é Cobrado? CERTIFICAÇÃO CPA-10 CPA-20 CEA CFP MÓDULO 6 Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa 4 Instrumentos

Leia mais

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

INVESTIMENTOS INTELIGENTES_. As melhores alternativas para você investir melhor

INVESTIMENTOS INTELIGENTES_. As melhores alternativas para você investir melhor INVESTIMENTOS INTELIGENTES_ As melhores alternativas para você investir melhor LUCRO É SABER INVESTIR_ Aprenda como! QUEM SOMOS_ O grupo_ SOMOS A MAIOR INSTITUIÇÃO FINANCEIRA INDEPENDENTE DA AMÉRICA LATINA

Leia mais

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES: CPA 10 MÓDULO 6 1. São garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos): a) Depósitos a Vista e Fundos de Investimento. b) Debêntures e CDBs. c) Notas Promissórias e CDBs. d) CDBs e Letras

Leia mais

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07

Aula 07. Bibliografia: Fortuna. Cláudio R. Lucinda FEA-RP/USP. Aula 07 Bibliografia: Fortuna Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados Objetivos da Aula 1 Títulos e Aplicações Tesouro Nacional BACEN Títulos Privados 2 Classificação dos

Leia mais

Títulos privados de Renda Fixa

Títulos privados de Renda Fixa Títulos Privados de Renda Fixa são títulos emitidos por instituições privadas que possuem remuneração paga em intervalos e condições pré-definidas. Existem diversas modalidades disponíveis no mercado,

Leia mais

Investimentos na Duprev

Investimentos na Duprev Investimentos na Duprev Plano de Aposentadoria Duprev CD Contribuições Participantes + Contribuições da empresa = Saldo para aposentadoria Patrimônio Investido Perfis de Investimento Alternativas de aplicação

Leia mais

3. Sistema Financeiro

3. Sistema Financeiro 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 Classificação dos títulos de renda fixa no Brasil Os títulos de renda fixa são documentos que comprovam

Leia mais

LCI E LCA. ebook Renda Fixa

LCI E LCA. ebook Renda Fixa ebook Renda Fixa 1 LCI E LCA A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento em renda fixa, que costumam ter retornos bem superiores ao da

Leia mais

Noções de Economia e Finanças

Noções de Economia e Finanças De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

FEA RP USP. Principais taxas de juros do mercado (e taxa over) Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1

FEA RP USP. Principais taxas de juros do mercado (e taxa over) Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 FEA RP USP Principais taxas de juros do mercado (e taxa over) Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Formas de apresentação das taxas de juros Taxa Efetiva Taxa Nominal

Leia mais

Claritas Hedge Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Administrado pela Hedging-Griffo Corretora de Valores S.A.) Demonstrações financeiras

Claritas Hedge Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Administrado pela Hedging-Griffo Corretora de Valores S.A.) Demonstrações financeiras Claritas Hedge Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Administrado pela Hedging-Griffo Corretora de Valores S.A.) Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2006 e de 2005 e parecer dos auditores

Leia mais

Mercados e Instrumentos Financeiros I

Mercados e Instrumentos Financeiros I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Ciências Contábeis Mercados e Instrumentos Financeiros I Prof. Dr. Marcelo Augusto

Leia mais

GRADUAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A)

GRADUAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A) (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 (Valores em R$ mil, exceto o valor unitário das cotas) 1.

Leia mais

3 Conceitos e análise exploratória dos investimentos das EFPC

3 Conceitos e análise exploratória dos investimentos das EFPC 3 Conceitos e análise exploratória dos investimentos das EFPC Nesta seção serão tratados os conceitos e os perfis dos maiores investimentos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar no Brasil.

Leia mais

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos.

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos. NOSSA HISTÓRIA A UM INVESTIMENTOS S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 40 anos. Em 2008 iniciou um processo de reestruturação,

Leia mais

Certificado de Depósito Bancário CDB

Certificado de Depósito Bancário CDB Certificado de Depósito Bancário CDB Questões Comentadas em Vídeo Prof. Lucas Silva Certificação: CPA-10 Um investidor aplicou em um CDB indexado ao CDI de um banco. O banco emissor oferece o compromisso

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 3 CDB 5 CRI e CRA 9. Debêntures 13 LC 16. LCI e LCA 19. Letras Financeiras 23. Poupança 26. Tesouro Direto 29

ÍNDICE. Introdução 3 CDB 5 CRI e CRA 9. Debêntures 13 LC 16. LCI e LCA 19. Letras Financeiras 23. Poupança 26. Tesouro Direto 29 1 ÍNDICE Introdução 3 CDB 5 CRI e CRA 9 Debêntures 13 LC 16 LCI e LCA 19 Letras Financeiras 23 Poupança 26 Tesouro Direto 29 Introdução O que é renda fixa? Investir em Renda Fixa é o mesmo que emprestar

Leia mais

Safra Corporate DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de

Safra Corporate DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de Safra Corporate DI - Fundo de Investimento Financeiro Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de 2003 e parecer de auditores independentes Demonstração da composição e diversificação das

Leia mais

INVESTIMENTOS PARA INICIANTES E POTENCIAL DE CARREIRA. Como rentabilizar e proteger suas reservas. Potencial para trabalhar no mercado financeiro.

INVESTIMENTOS PARA INICIANTES E POTENCIAL DE CARREIRA. Como rentabilizar e proteger suas reservas. Potencial para trabalhar no mercado financeiro. INVESTIMENTOS PARA INICIANTES E POTENCIAL DE CARREIRA Como rentabilizar e proteger suas reservas. Potencial para trabalhar no mercado financeiro. PALESTRANTES Roberta Holanda - consultora financeira, empreendedora

Leia mais

por 1 Roberto Indech

por 1 Roberto Indech por Roberto 1 Indech ÍNDICE Introdução CDB CRI e CRA Debêntures LC LCI e LCA Letras Financeiras Poupança Tesouro Direto Considerações Finais 4 6 10 14 17 20 24 27 30 37 Sobre o autor Roberto Indech, Analista

Leia mais

por 1 Roberto Indech

por 1 Roberto Indech por Roberto 1 Indech ÍNDICE Introdução 3 LCI e LCA 5 Tesouro Direto 9 CDB 15 LC 19 Debêntures 22 Letras financeiras 25 Poupança 28 Introdução O que é renda fixa? Investir em Renda Fixa é o mesmo que emprestar

Leia mais

Produtos bancários e Reserva de Emergência

Produtos bancários e Reserva de Emergência Curso Baroneza de Limeira Março/2018 Produtos bancários e Reserva de Emergência - Como evitar as pegadinhas dos bancos? Editor-Analista CFP Beatriz Cutait Editora-Analista Assistente Juliana Megid Renda

Leia mais

Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e

Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e Safra Classic DI - Fundo de Investimento Financeiro Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2004 e parecer de auditores independentes Parecer dos auditores independentes Aos Quotistas e ao Administrador

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 18. EXERCÍCIOS parte 5

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 18. EXERCÍCIOS parte 5 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 18 EXERCÍCIOS parte 5 Índice Exercícios parte 5...3 2 EXERCÍCIOS PARTE 5 1. A taxa de juros é determinada pelo: a. Mercado monetário; b. Mercado de capitais; c.

Leia mais

9. Considere fazer um empréstimo de R$ ,00 a ser pago em 35 dias corridos, cuja taxa nominal é de 4% a.m.. Considere a opção de pagar pela conve

9. Considere fazer um empréstimo de R$ ,00 a ser pago em 35 dias corridos, cuja taxa nominal é de 4% a.m.. Considere a opção de pagar pela conve 1 Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade LISTA 2 - Disciplina de Matemática Financeira Professora Ana Carolina Maia Monitora Pg: Paola Londero / Monitor: Álvaro

Leia mais

Cartilha de Educação Financeira

Cartilha de Educação Financeira Cartilha de Educação Financeira VOLUME 02 COMO INVESTIR? ENTENDENDO OS INVESTIMENTOS 1 2 SUMÁRIO ENTENDENDO OS INVESTIMENTOS... 4 INDEXADORES...5 1. CDI...5 2. SELIC...6 3. IPCA... 8 4. IGPM... 8 INVESTIMENTOS

Leia mais

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO Conteúdo Programático 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO 1.1 Funções Básicas 1.1.1 Função dos intermediários financeiros e definição de intermediação financeira 1.2 Estrutura 1.2.1

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O 4996 - GF LIQUIDEZ GENIAL FIC FI MULTI CRED PRIV Informações referentes a 01/2019 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o GERAÇÃO FUTURO

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O L2 EXCLUSIVE FUNDO DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO CNPJ: 13.659.375/0001-00 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA

VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA TESOURO DIRETO VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA A DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL Aproximadamente 50% do mercado de renda fixa é composto de títulos públicos Dívida pública: Interna (Títulos

Leia mais

15.1.Os principais instrumentos de política monetária são:

15.1.Os principais instrumentos de política monetária são: Módulo 15 Política Monetária O conjunto de atos do BACEN para controlar a quantidade de dinheiro e a taxa de juros e, em geral, as condições de crédito constitui a política monetária de um determinado

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO TITULOS DISPONIVEIS, E PARA QUEM SÃO INDICADOS. VANTAGENS DE INVESTIR NO TESOURO DIRETO. CUIDADOS AO INVESTIR NO TESOURO DIRETO. PRINCIPAIS MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO.

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O 5024 - GF ACOES GENIAL FIC FIA Informações referentes a 01/2019 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o GERAÇÃO FUTURO AÇÕES GENIAL FUNDO

Leia mais

Renda Fixa. Escrito por Sandra Blanco, CFP, Consultora de Investimentos da Órama, mais de 20 anos de mercado e autora de diversos livros.

Renda Fixa. Escrito por Sandra Blanco, CFP, Consultora de Investimentos da Órama, mais de 20 anos de mercado e autora de diversos livros. Renda Fixa Escrito por Sandra Blanco, CFP, Consultora de Investimentos da Órama, mais de 20 anos de mercado e autora de diversos livros. ÍNDICE investimentos em renda fixa... 4 CARACTERÍSTICAS da Renda

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Angelo Barreto 1. O que você entende por contabilidade avançada? 2. O que esperam da Disciplina contabilidade avançada? 3. Vocês sabem o que são Títulos de Valores Mobiliários

Leia mais

Professora Mestre Keilla

Professora Mestre Keilla AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

INVISTA NO. Tesouro Direto

INVISTA NO. Tesouro Direto INVISTA NO Tesouro Direto Introdução CAPÍTULO 1 OS TÍTULOS E SUAS CARACTERÍSTICAS O Tesouro Nacional criou o Tesouro Direto, programa oferecido em parceria com a B3, que permite ao investidor pessoa física

Leia mais

Resultado. PREVI Futuro - Mar / =

Resultado. PREVI Futuro - Mar / = Resultado PREVI Futuro - Mar / 2018 - = Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

PREVI Futuro - Abr / Resultado

PREVI Futuro - Abr / Resultado PREVI Futuro - Abr / 2018 + = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

PREVIDÊNCIA PRIVADA MBPrev

PREVIDÊNCIA PRIVADA MBPrev PREVIDÊNCIA PRIVADA Breve revisão de conceitos de finanças Benefícios da previdência privada? Previdência Social (INSS) x Previdência Complementar Previdência Complementar aberta e fechada. Como funciona

Leia mais

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto Unidade I MERCADO FINANCEIRO Profa. Ana Maria Belavenuto Objetivo Entender como se estabelece as relações entre o lado monetário (moeda) com o lado real da economia (insumos e fatores de produção), na

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Renda Fixa Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI O produto O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que gera um direito de crédito ao

Leia mais

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança D A T A A B E C I P J U L H O, 2 0 1 7 D E S T A Q U E S D O M Ê S Poupança SBPE Captação Líquida: R$ 4,9 bilhões Saldo: R$ 525,4 bilhões Financiamentos

Leia mais

3. Sistema Financeiro

3. Sistema Financeiro 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Títulos de Renda Fixa Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 Mercado de Títulos Mercadode títulos - classificaçãosegundo retorno dos ativos

Leia mais

PREVI Futuro - Jul / Resultado

PREVI Futuro - Jul / Resultado PREVI Futuro - Jul / 2018 + = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

PREVI Futuro - Fev / Resultado

PREVI Futuro - Fev / Resultado PREVI Futuro - Fev / 2018 + = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

Tipos de Renda Fixa Por que Renda Fixa? 10% de toda Renda Criar sua própria aposentadoria Não precisa operar no mercado financeiro Renda Passiva,

Tipos de Renda Fixa Por que Renda Fixa? 10% de toda Renda Criar sua própria aposentadoria Não precisa operar no mercado financeiro Renda Passiva, Tipos de Renda Fixa Por que Renda Fixa? 10% de toda Renda Criar sua própria aposentadoria Não precisa operar no mercado financeiro Renda Passiva, Renda sem trabalho Liberdade Financeira Liberdade de Tempo

Leia mais

MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO TÓPICOS DO CAPÍTULO

MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO TÓPICOS DO CAPÍTULO MOEDA, TAXAS DE JUROS E TAXAS DE CÂMBIO R e f e r ê n c i a : C a p. 15 d e E c o n o m i a I n t e r n a c i o n a l : T e o r i a e P o l í t i c a, 1 0 ª. E d i ç ã o P a u l R. K r u g m a n e M a

Leia mais

TJLP ou TJP? A Política Monetária Brasileira, no que diz respeito ao parâmetro taxa de juros, tem cinco indicadores básicos:

TJLP ou TJP? A Política Monetária Brasileira, no que diz respeito ao parâmetro taxa de juros, tem cinco indicadores básicos: TJLP ou TJP? PEDRO JORGE RAMOS VIANNA PROFESSOR TITULAR DA UFC. APOSENTADO A Política Monetária Brasileira, no que diz respeito ao parâmetro taxa de juros, tem cinco indicadores básicos: a) A TAXA SELIC;

Leia mais

Investimentos na Duprev

Investimentos na Duprev Investimentos na Duprev Plano de Aposentadoria Duprev CD Contribuições Participantes + = aposentadoria Contribuições da empresa Saldo para Patrimônio Investido Perfis de Investimento Alternativas de aplicação

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre: Renda Fixa

Tudo o que você precisa saber sobre: Renda Fixa Tudo o que você precisa saber sobre: Renda Fixa Índice 1) Introdução 2) O que é Renda Fixa 3) Tipos de investimento em Renda Fixa 3.1) Pré-fixados 3.2) Pós-fixados 3.3) Híbridos 4)Modalidades dos investimentos

Leia mais

Apresentação Pessoal

Apresentação Pessoal Alexandre S. Litz Apresentação Pessoal Casado, 2 filhos. Engenheiro Mecânico Universidade Santa Cecília. Pós Graduação - Administração de Negócios FIA-USP Experiência profissional : + 23 anos em Montadora

Leia mais

relatório mensal BB Recebíveis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII

relatório mensal BB Recebíveis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII relatório mensal BB Recebíveis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII Abril 2015 BB Recebíveis Imobiliários Fundo de Investimento Imobiliário FII O fundo BB Recebíveis Imobiliários FII iniciou

Leia mais

Taxa opção 1 = [(0,04 /30) + 1) ^ 40] - 1 Taxa opção 1 = 5,47% Taxa opção 2 = [(1 + 0,036) ^ (40/30)] - 1 Taxa opção 2 = 4,83%

Taxa opção 1 = [(0,04 /30) + 1) ^ 40] - 1 Taxa opção 1 = 5,47% Taxa opção 2 = [(1 + 0,036) ^ (40/30)] - 1 Taxa opção 2 = 4,83% 1 Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade LISTA 2 - Disciplina de Matemática Financeira Professora Ana Carolina Maia Monitora Pg: Paola Londero / Monitor: Álvaro

Leia mais

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/2017. Resultado - =

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/2017. Resultado - = Resultado PREVI Futuro Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/ - = Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do PREVI Futuro Passivo Renda Variável Investimentos em ações 29,39%

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF:

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: Lâmina de Informações Essenciais do Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TÍTULO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - LONGO PRAZO (Título

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança D A T A A B E C I P O U T U B R O, 2 0 1 5 D E S T A Q U E S D O M Ê S Poupança SBPE Captação Líquida: - R$ 2,84 bilhões Saldo: R$ 499,0 bilhões Financiamentos

Leia mais

Maratona do Conhecimento. Apostila para Estudo

Maratona do Conhecimento. Apostila para Estudo 2013 Maratona do Conhecimento Apostila para Estudo Índice de Inflação O Índice de Inflação é generalizado e persistente do nível geral dos preços numa economia. Reflete, portanto, o comportamento de centenas

Leia mais

Resultados R$ Milhões

Resultados R$ Milhões 1 Lucro Líquido e Rentabilidade s/pl Médio Resultados R$ Milhões 2 R$ Milhões Patrimônio Líquido CAGR: 31,1%aa CAGR: 11,3%aa 3 Ativos Totais R$ Milhões CAGR: 20,3%aa CAGR: 22,5%aa 4 Títulos e Valores Mobiliários

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2018

PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2018 PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2018 INTRODUÇÃO As contribuições mensais feitas para os Planos HP são investidas de acordo com o perfil de investimento escolhido pelos participantes denominados: SUPERCONSERVADOR

Leia mais

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a:

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a: 1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: 2015 - Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de poupança realizados após 04/05/2012 são compostos

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

Renda Fixa. Guia Básico. ebook Gratuito.

Renda Fixa. Guia Básico. ebook Gratuito. Renda Fixa Guia Básico ebook Gratuito Índice Renda Fixa 03 05 08 11 Introdução CDB LCI e LCA Tesouro Direto 1. Introdução O que é Renda Fixa? Investir em Renda Fixa é o mesmo que emprestar dinheiro para

Leia mais

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/ = Resultado

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/ = Resultado PREVI Futuro Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/2017 - = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do PREVI Futuro Passivo Renda Variável Investimentos em ações 29,76%

Leia mais

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança D A T A A B E C I P M A I O, 2 0 1 6 D E S T A Q U E S D O M Ê S São Paulo, 28 de junho de 2016 Em maio, crédito imobiliário somou R$ 3,9 bilhões Poupança

Leia mais

Demonstração dos Fluxos de Caixa - Método direto Período de 01 de janeiro a 30 de junho de 2016 (Em mulhares de Reais)

Demonstração dos Fluxos de Caixa - Método direto Período de 01 de janeiro a 30 de junho de 2016 (Em mulhares de Reais) Cibrasec Crédito Imobiliário - Fundo de Investimento Imobiliário CNPJ: 13.464.208/0001-03 (Administrado pela Oliveira Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A) Demonstração dos Fluxos de

Leia mais

Canais de negociação: Home Broker Mesa de Operações Boleta Rápida AE Broadcast Ágora Station

Canais de negociação: Home Broker Mesa de Operações Boleta Rápida AE Broadcast Ágora Station No mercado de opções são negociados direitos de compra e venda de um lote de ativos, com preços e prazos predeterminados. Ao adquirir uma opção, o investidor pode exercer seus direitos sobre o ativo até

Leia mais

METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO

METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO METODOLOGIA DE CÁLCULO DOS TÍTULOS PÚBLICOS OFERTADOS NO TESOURO DIRETO Letras do Tesouro Nacional LTN Características Gerais: Juros: Não há, estão implícitos no deságio do título. Modalidade: Escritural,

Leia mais

Regulamento. Perfis de Investimento

Regulamento. Perfis de Investimento Regulamento Perfis de Investimento 2017 ÍNDICE CAPÍTULO I - DA FINALIDADE....3 CAPÍTULO II - DOS PARTICIPANTES ELEGÍVEIS...3 CAPÍTULO III - DOS PERFIS...3 CAPÍTULO IV - DO PRAZO DE ESCOLHA DO PERFIL DE

Leia mais

Resultado. PREVI Futuro - Nov / =

Resultado. PREVI Futuro - Nov / = Resultado PREVI Futuro - Nov / 2017 - = Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa Renda Fixa O produto A (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper, é um título emitido por companhias com o objetivo de captar recursos, geralmente para financiar seu capital de giro.

Leia mais