1. (FACERES) A imagem representa as unidades do relevo do Estado de São Paulo. Indique a respectiva unidade indicada pelo número IV.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. (FACERES) A imagem representa as unidades do relevo do Estado de São Paulo. Indique a respectiva unidade indicada pelo número IV."

Transcrição

1 1. (FACERES) A imagem representa as unidades do relevo do Estado de São Paulo. Indique a respectiva unidade indicada pelo número IV. a) Depressão Periférica Paulista. b) Cuestas Basálticas. c) Planalto Ocidental Paulista. d) Planalto Atlântico. e) Faixa Litorânea. 2. (EPP) No geral os relevos brasileiros se caracterizam por baixas altitudes. Isso acontece devido ao Brasil estar situado sobre uma grande placa tectônica que não se choca com outras placas, dando origem aos chamados dobramentos modernos, resultantes do movimento de colisão entre placas, onde uma empurra a outra. (Geografia do Brasil Só Geografia) Quais são e onde se localizam os dois maiores picos brasileiros: a) Neblina - Imeri AM e 31 de março - Imeri- AM; b) Neblina - Imeri AM e Bandeira - Caparaó ES/MG; c) Neblina - Imeri AM e Cruzeiro Caparaó ES; d) Neblina - Imeri AM e Roraima Pacaraima RR; e) Neblina - Imeri AM e Jaraguá - SP/SP. 3. (UNIPAM) O relevo terrestre corresponde às formas assumidas pelo terreno (montanhas, planaltos, planícies, depressões), após serem moldadas pela atuação de agentes externos e internos sobre a crosta terrestre.

2 (SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, p. 447) Considerando as diferentes formas de relevo da superfície terrestre, correlacione as duas colunas e assinale a seqüência correta. Coluna A (1) São formas de relevo que apresentam maior altitude. Podem ter origem, formas e alturas diferentes. (2) Superfícies que podem apresentar diferentes aspectos (serras, chapadas, escarpas, morros) e que resultam da erosão nas rochas cristalinas e sedimentares. (3) São superfícies que têm no máximo 100 metros de altitude, formadas por processos de sedimentação de águas de rios, mares e lagos. (4) São áreas mais ou menos planas que sofreram prolongados processos de erosão. Coluna B ( ) Depressão ( ) Planície ( ) Montanhas ( ) Planaltos A seqüência que preenche CORRETAMENTE a Coluna B é A) 4, 2, 3, 1. B) 3, 1, 4, 2. C) 4, 3, 1, 2. D) 2, 1, 3, (UNIPAM) O relevo terrestre é fruto da atuação de forças antagônicas endógenas (internas) e exógenas (externas); enquanto as internas são geradoras das grandes formas estruturais, as externas são responsáveis pelas formas esculturais do relevo. Sobre o relevo terrestre, assinale a alternativa CORRETA. (Adaptado de ROSS, Jurandyr L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001). A) As bacias sedimentares são depressões do relevo preenchidas por fragmentos minerais de rochas erodidas e por sedimentos orgânicos. B) As cadeias orogênicas, áreas de elevadas altitudes, são geradas por efeito dos dobramentos modernos em que ocorrem movimentos tectônicos. C) Os processos erosivos de esculturação dão ao relevo as formas de planícies, planaltos, depressões e montanhas, entre outras, que são explicados pela teoria das placas tectônicas, associada às informações altimétricas.

3 D) O vulcanismo é o fenômeno exógeno que ocorre no interior das placas tectônicas e atua na formação do relevo, originando as depressões. 5. (UFPB) O mapa ao lado representa o relevo brasileiro com seus 28 compartimentos. De acordo com esse mapa, as cidades de João Pessoa, Belo Horizonte e Teresina estão localizadas em diferentes compartimentos do relevo brasileiro. Nesse sentido, identifique a alternativa que apresenta corretamente esses compartimentos com suas respectivas atividades econômicas predominantemente desenvolvidas: a) João Pessoa: Baixos Planaltos Costeiros / cana-de-açúcar Belo Horizonte: Planalto Atlântico / mineração Teresina: Depressão Sertaneja / pecuária b) João Pessoa: Planície Costeira / turismo Belo Horizonte: Planaltos e Serras de Goiás-Minas / pecuária Teresina: Planalto da Borborema / algodão c) João Pessoa: Planície Costeira / turismo Belo Horizonte: Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná / soja Teresina: Depressão Sertaneja e do São Francisco / pecuária d) João Pessoa: Planícies e Baixos Planaltos Costeiros / cana-de-açúcar Belo Horizonte: Planalto Atlântico/ mineração Teresina: Depressão Sertaneja e do São Francisco / pecuária e) João Pessoa: Planícies e Tabuleiros Litorâneos / cana-de-açúcar

4 Belo Horizonte: Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste / mineração Teresina: Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba / soja 6. (CESMAC) Observe, com atenção, o mapa do Brasil, a seguir. Esse mapa se refere ao seguinte tema: A) Formações vegetais. B) Área de conflitos agrários. C) Mesorregiões. D) Regiões agroecológicas. E) Unidades de relevo. 7. (CESMAC) A compartimentação do relevo terrestre é determinada por diversos fatores, tais como os tectônicos, os litológicos, os erosivos e os deposicionais. Cada feição de relevo denuncia a influência de um ou mais de um desses fatores. Com relação a esse assunto, observe a fotografia a seguir.

5 É correto afirmar que esse tipo de relevo foi produzido pela ação e pode ser designado como. A afirmação fica corretamente preenchida com o que consta na alternativa: A) tectônica; restinga. B) litológica; terraço marinho. C) deposicional; delta. D) erosiva; falésia. E) tectônica; crista praial. 8. (UNEMAT) Segundo Ross (1995), o relevo brasileiro apresenta grande variedade morfológica, decorrente, principalmente, da ação de agentes externos, sobre os agentes internos. Os agentes externos que mais participam da formação do relevo são: a. abalos sísmicos e vulcões. b. as erupções vulcânicas do passado e os raios solares. c. a erosão e umidade. d. o clima (temperatura, ventos, chuvas) e os rios. e. as intempéries e a ação antrópica. 9. (UNEMAT) Na proposta de classificação do relevo brasileiro, Ross (1989) apresentou a seguinte caracterização: são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias sedimentares recentes, formadas por deposições do período Quaternário. (MAGNOLI e ARAÚJO, 2005) A caracterização exposta refere-se a: a. planaltos. b. planícies. c. depressões. d. bacias sedimentares. e. crátons. 10. (UNEMAT) Conjunto de ações físicas (ou mecânicas), químicas e biológicas que causam a desagregação e a decomposição das rochas. Seu resultado final é a formação do solo. (ADAS, 2005). O fenômeno apresentado denomina-se: a. lixiviação.

6 b. laterização. c. intemperismo. d. tectonismo. e. chuva ácida. 11. (UNEMAT) De acordo com a classificação do relevo brasileiro elaborado por Ross (1989), existem três ocorrências de planalto em Cinturões Orogênicos no Brasil. Assinale a alternativa que relaciona essas ocorrências. a. Serras residuais do Alto Paraguai, planalto da Amazônia oriental, planalto e chapadas do Parecis. b. Planalto e chapadas do Parecis, planalto e serras de Goiás-Minas e Planalto da Borborema. c. Planalto sul-rio-grandense, planalto da Borborema e planaltos e chapadas da bacia do Paraná. d. Planaltos e serras do atlântico leste sudeste, planalto e serras de Goiás-Minas e serras residuais do Alto Paraguai. e. Planalto e chapadas da bacia do Parnaíba, planaltos e chapadas da bacia do Paraná e planalto e serras de Goiás-Minas. 12. (UERN) O intemperismo constitui o conjunto de processos que provocam a decomposição das rochas. Assinale a alternativa que apresenta de forma INCORRETA o agente intempérico e o resultado de sua ação: A) VENTO: promove a desagregação das rochas por meio do choque com as partículas que ele transporta. B) ÁGUA: remove, dissolve e desagrega partículas e substâncias químicas dos solos e das rochas. Atua, principalmente, pela lixiviação e pela laterização. C) AÇÃO BIOLÓGICA: promove a abertura de buracos, transportes de materiais, remoção e acréscimo de partículas e nutrientes. D) CRISTALIZAÇÃO DE SAIS: promove a desagregação de partículas de rocha através da sucessão de calor/frio no tempo. 13. (UERN) Sempre que se fala sobre o relevo brasileiro, três classificações são lembradas: de Aroldo de Azevedo, de Aziz Ab Saber e de Jurandyr Ross. Pode-se pensar que havia erro nas primeiras classificações, entretanto, nada disso aconteceu. A verdade é que cada autor seguiu uma escola diferente em seus estudos de geomorfologia. A classificação de Jurandyr Ross, estabelecida em 1981, classifica três formas de relevo no Brasil. Assinale-as. A) Planalto, Planície e Montanha. B) Planalto, Planície e Depressão.

7 C) Chapada, Planalto e Depressão. D) Montanha, Depressão e Planície. 14. (UFT) O território brasileiro apresenta um quadro complexo de formas e estruturas de relevos que ganha uma grande diversidade constatada em suas regiões e que por sua vez se materializam em extensas paisagens. Os inselbergs representam uma dessas formas, onde a composição litológica é um dos seus principais destaques. Considerando as formas de relevo é CORRETO afirmar que os inselbergs são definidos por: (A) Declive acentuado que aparece em bordas de planalto e que pode ser gerada por um movimento tectônico que forma escarpas de falhas. (B) Forma de relevo que possui um lado com escarpa abrupta e outro com declive suave. (C) Tipo de planalto que possui um topo aplainado e as encostas escarpadas. (D) Formação que ocorre próximo à praia, diminuindo ou bloqueando o movimento das ondas. (E) Um tipo de saliência encontrada em regiões de clima árido ou semi-árido, onde sua estrutura rochosa é mais resistente à erosão que o material encontrado em seu entorno. 15. (FURG) As falésias são representadas por A) formações de coral situadas junto às praias. B) paredões abruptos. C) afloramentos vulcânicos situados próximo ao litoral. D) extensos cordões arenosos. E) conjunto de dunas altas. 16. (UNIFRA) O relevo brasileiro apresenta as seguintes características, exceto A} ação dos agentes externos. B} movimentos orogenéticos durante a Era Paleozóica. C} altitudes modestas. D} enrugamentos pré-cambrianos. E} pequena ação do intemperismo. 17. (UCPEL) Quanto ao relevo do Brasil é correto afirmar que: (A) O Brasil é um país de grandes altitudes. Isso pode ser explicado pelos movimentos orogênicos recentes associado a ausência de vulcanismo. (B) No Brasil, as áreas cristalinas (escudos) ocupam cerca de 80% do território, formadas em épocas mais recentes (Paleozóico cambriano).

8 (C) As principais estruturas do relevo brasileiro são: planaltos em bacias sedimentares, planaltos dos cinturões orogênicos, planaltos cristalinos, depressões periféricas e depressões marginais. (D) Na estrutura do relevo brasileiro predominam formas bastante desgastadas (erodidas). A ausência de dobramentos modernos no país faz com que a configuração do relevo brasileiro seja basicamente de planaltos, planícies e depressões. (E) Na estrutura geológica do relevo brasileiro não encontramos a formação de rochas magmáticas, devido a ausência de vulcanismo. 18. (UPF) A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades, ou compartimentos, é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície e das formas resultantes (TERRA; GUIMARÃES; ARAÚJO, 2008, p. 238) Associe as unidades do relevo da coluna 1 com as características equivalentes na coluna 2. (1) Planaltos (2) Depressões (3) Planícies ( ) Áreas rebaixadas, geradas pelo desgaste erosivo das massas rochosas menos resistentes. Em geral, constituem-se por bacias sedimentares. ( ) Bacias de sedimentação recente, formadas por deposições do Período Quaternário, cujas superfícies apresentam-se aplainadas e ainda em processo de consolidação. ( ) De modo geral, caracterizam-se como relevos residuais e suas estruturas rochosas oferecem maior resistência à erosão. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) b) c) d) e) (UNILAVRAS) Tanto a origem das formas de relevo como as modificações que elas sofrem com o tempo são resultantes de forças externas e internas da Terra. Geografia: O mundo em transição - José William Vesentini. Editora Ática: Pág. 185 Assinale a alternativa que apresenta somente os agentes externos modificadores do relevo: A) Chuvas - Vento - Seres Vivos

9 B) Neve - Terremoto - Rios C) Vulcanismo - Tectonismo - Terremotos D) Intemperismo - Vento - Abalos Sísmicos E) Chuvas - Vulcanismo Vento 20. (UNILAVRAS) Analise o diagrama e as afirmativas a seguir. I) A partir de critérios geomorfológicos, os planaltos correspondem às regiões do relevo onde predomina o processo erosivo; neste compartimento a deposição sedimentar é inferior ao processo erosivo. II) Nos vales mais profundos, em regiões de planalto com declividade do relevo mais acentuada, o processo de deposição é acelerado; já nas regiões mais planificadas, a erosão é superior devido à velocidade das águas fluviais e a extensão ocupada pelo leito do rio. III) Segundo a figura e os conhecimentos da geomorfologia moderna, pode ser constado que os cursos fluviométricos e pluviométricos correspondem aos principais emolduradores do relevo. IV) O curso dos rios observado na figura ou em uma paisagem geomorfoclimática é determinado pela resistência da estrutura geológica. Estão CORRETAS as afirmativas: A) apenas I, II e III. B) apenas II, III e IV. C) apenas I e III. D) apenas I, III e IV. E) I, II, III e IV.

10 21. (FDSM) Criticado por ambientalistas, mineroduto Minas-Rio está prestes a funcionar. Após cinco anos de atraso, o maior mineroduto do mundo, o Minas-Rio, deve entrar em operação no final deste ano. As 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro que serão transportadas anualmente por esse sistema de Minas Gerais até o porto no Rio de Janeiro. ( Adaptado) O duto passará por 33 municípios mineiros e fluminenses em uma área declarada pela UNESCO de Reserva da Biosfera. Essa área é muito acidentada, principalmente no estado de Minas Gerais. Assinale a alternativa que indica a reserva da Biosfera declarada pela UNESCO. a) Serra do Mar b) Chapada dos Guimarães c) Serra do Espinhaço d) Serra da Capivara e) Serra do Roncador 22. (UEMG) O conjunto de irregularidades da superfície terrestre constitui o relevo. A respeito das principais formas de relevo existentes, assinale a alternativa cuja afirmação esteja CORRETA. A) A planície é uma superfície pouco acidentada delimitada por escarpas que sofre intenso processo erosivo. B) A depressão é uma superfície plana pouco ondulada geralmente cortada por cursos de água. C) O planalto é uma área sedimentar de fraca declividade. D) A montanha é uma região elevada e acidentada com alta declividade. 23. (UFT) Os relevos residuais são aqueles "que resistiram aos velhos processos desnudacionais, responsáveis pelas superfícies aplainadas dos sertões, ao fim do Terciário e início do Quaternário: superfície sertaneja velha e sertaneja moderna." AB'SABER. A. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas.são Paulo: ateliê editorial, p.90 Considerando o texto, essa feição geomorfológica é denominada: (A) Planícies Costeiras. (B) Planalto de Araucárias.

11 (C) Domínio Morfoclimático dos "Mares e Morros". (D) Inselberg. (E) Depressões. 24. (UFT) São resultantes de um processo de sedimentação provocada pela ação do vento: a) formam-se em regiões desérticas ou ao longo de grandes lagos e litorais de clima temperado e tropical. Resultam do acúmulo de partículas de areia depositadas pelo vento, que produz acúmulo de sedimentos ou detritos em determinadas áreas. b) é um depósito de sedimentos muito finos de cor amarelada, constituídos de partículas de areia oriundos de geleiras e transportados pelo vento. Existem depósitos em várias partes do mundo: na China Ocidental, na França, na Hungria e em algumas áreas dos Estados Unidos. (J.W. VESENTIN, VLACH. Geografia: o espaço natural e a ação humana, 2012, p.161) Os textos acima está se referindo a quais formações geográficas? (A) Processos erosivos em cuestas e em falésia. (B) Dunas no Jalapão e na Costa Cearense. (C) Dunas e Loesse. (D) Dunas aluviais e nuvens de areias. (E) Loesses aluviais e nuvens de areias formadoras de dunas. 25. (UFT) Esta formação compõe a estrutura geomorfológica brasileira. É formada pelo solapamento da base do relevo, originando paredões litorâneos escarpados, que apresentam um desnivelamento abrupto. O texto refere-se a uma formação de relevo denominada: (A) restingas litorâneas (B) abrasão marinha (C) cuestas flúvio-marinhas (TERRA,L. et al. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2010, p. 142, vol I e II)

12 (D) falésias (E) deltas litorâneos 26. (UCPEL) As diferentes fisionomias da paisagem estão relacionadas ao relevo e é possível afirmar que os agentes responsáveis pela sua formação são: (A) os agentes internos como os movimentos orogenéticos e epirogenéticos e os agentes externos como vulcanismo e a erosão provocados pela ação das águas e do vento. (B) o vulcanismo, os movimentos orogênicos e epirogêncios, os abalos sísmicos, as águas, o vento e as geleiras. (C) o vulcanismo responsável pelos abalos sísmicos e os movimentos biogênicos como a ação das águas e das geleiras. (D) os agentes externos como o vulcanismo e os agentes internos orogênicos associados à ação das águas e do vento. (E) os agentes externos como a isostasia e os agentes internos como o tectonismo. 27. (UNIT) Sobre os agentes endógenos que atuam na formação da crosta terrestre, pode-se afirmar: A) A maior incidência de vulcões ativos ocorre em áreas de formação geológica antiga, como o Círculo do Fogo e o oceano Índico.

13 B) Os abalos sísmicos modificam a geografia da Terra, sendo que, nas áreas onde as placas com a mesma densidade são convergentes, os choques entre elas dão origem aos dobramentos modernos. C) Os choques não ocorrem entre as falhas transformantes porque as densidades são diferentes, e elas só são encontradas nos oceanos. D) O grande terremoto ocorrido no Japão, em 2011, foi um fato inédito na história do planeta, porque transformou todo o relevo asiático, matando muitos milhares de pessoas. E) A magnitude e a intensidade de um terremoto dependem unicamente do seu epicentro. 28. (UNIT) Em relação ao relevo brasileiro, é correto afirmar: A) As formações litológicas são antigas, porém as formas do relevo são recentes. B) O relevo é caracterizado pelo domínio absoluto das planícies, devido ao fato de não possuir formações recentes. C) Os inselberg são saliências do relevo, em função das elevadas temperaturas e da grande amplitude térmica. D) As cuestas são formas de relevo predominantes no Brasil Central, em função da diversidade litológica da região. E) As depressões estão restritas ao Nordeste. 29. (UNIT) As depressões do território brasileiro, com exceção da Depressão Amazônica ocidental, apresentam características marcantes e, sobre elas, é correto afirmar: A) A Depressão do Miranda, localizada ao norte do Pantanal, foi esculpida no período Cenozoico e se alonga para o litoral. B) A depressão da borda leste da bacia do rio Paraná está esculpida quase que totalmente nos sedimentos paleomesozoicos, e apresenta modelado diverso, em função da influência tectônica. C) As depressões Sertaneja e do São Francisco são constituídas por superfícies de sedimentação, com pequena diversidade litológica e nenhum arranjo estrutural. D) A Depressão do Tocantins formou-se ao mesmo tempo que a Depressão Sertaneja, sendo constituída por inselbergs associados a litogias sedimentares e possuem alto grau de dissecação. E) A Depressão Cuiabana, uma formação geológica recente, é a mais extensa do país e apresenta um modelado convexizado.

14 30. (UNIT) Considerando as inter-relações entre os diferentes componentes do quadro natural principais formas e estruturas do relevo terrestre, grandes conjuntos climatobotânicos, águas oceânicas e continentais pode-se afirmar: A) As intempéries agem sobre o relevo, desencadeando a erosão, que desgasta as rochas e transporta o material fragmentado, que será depositado em outros locais. B) O Rift Valley é uma falha geológica que atravessa a porção ocidental da África, formando vários lagos tectônicos, como o Chad, e os dobramentos modernos, com destaque para o monte Camarões. C) As florestas latifoliadas adaptadas à alternância de verões chuvosos e invernos secos estendem-se pelas regiões cortadas pela linha do equador. D) Os rios do norte do Canadá não apresentam obstáculos em seus percursos, sendo utilizados por todo o ano para a navegação regional. E) As correntes marítimas quentes, além de tornarem várias regiões mais quentes e umedecidas, carregam grande quantidade de plâncton, que favorece a atividade pesqueira.

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo Geologia e relevo Bases geológicas e Classificação do relevo Bases Geológicas Placas tectônicas Formação geológica brasileira é antiga e estável, pois são escudos cristalinos e bacias sedimentares Essa

Leia mais

Geografia. Estrutura Geológica do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Estrutura Geológica do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Estrutura Geológica do Brasil Professor Luciano Teixeira Geografia ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL Formas de Relevo Montanhas Montanhas constituem grandes elevações da superfície, cujas altitudes

Leia mais

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa Formas de relevo Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. Sobre a estrutura geológica e relevo brasileiro é correto afirmar que: a) a formação recente das estruturas geológicas

Leia mais

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. Aula 13. 2 Conteúdo Estrutura geológica e relevo. Habilidade Compreender a

Leia mais

Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo.

Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo. Conceito de Relevo Relevo pode ser definido o conjunto das desnivelações que ocorrem sobre a superfície terrestre e que formam o modelado do planeta. Os desnivelamentos da crosta terrestre resultam da

Leia mais

A GÊNESE DO RELEVO. GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) FORMAÇÃO DA TERRA (1) FORMAÇÃO DA TERRA (3) FORMAÇÃO DA TERRA (2) ORIGEM DO UNIVERSO

A GÊNESE DO RELEVO. GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) FORMAÇÃO DA TERRA (1) FORMAÇÃO DA TERRA (3) FORMAÇÃO DA TERRA (2) ORIGEM DO UNIVERSO GEOMORFOLOGIA (estudo do relevo) A GÊNESE DO RELEVO ORIGEM DO UNIVERSO Teoria do Big Bang. FORMAÇÃO DA TERRA (1) Resfriamento - de massa gasosa para líquido-pastosa. FORMAÇÃO DA TERRA (2) Formação da litosfera.

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. (ENEM-2010) TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009 O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Prof.º Elves Alves www.professorelves.webnode.com.br ERAS GEOLÓGICAS ERAS GEOLÓGICAS Cenozoica (Terciário e Quaternário): Dobramentos modernos: Alpes, Andes, Himalaia,

Leia mais

Agentes Externos ou Exógenos

Agentes Externos ou Exógenos RELEVO Relevo Terrestre Agentes Internos Agentes Externos Tectonismo Vulcanismo Abalos Sísmicos Intemperismo Erosão Agentes Externos ou Exógenos Em síntese, pode-se afirmar que os agentes exógenos realizam

Leia mais

Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos.

Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos. ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Questão 01 - (UFSC/2013) Os mapas abaixo apresentam duas formas de divisão do relevo brasileiro, resultado de conceitos geomorfológicos distintos. Assinale a(s) proposição(ões)

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Como pode cair no enem? A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas

Leia mais

UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129

UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129 UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129 Formas de relevo Escarpa: encosta de planalto intensamente dissecada (erodida) Serra: Morros

Leia mais

Geologia do Brasil. Página 1 com Prof. Giba

Geologia do Brasil. Página 1 com Prof. Giba Geologia do Brasil O território brasileiro é formado, basicamente, por dois tipos de estrutura geológica: os escudos cristalinos (blocos cratônicos) e as bacias sedimentares. As formações serranas originaram-se

Leia mais

GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo

GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo bruno7martins@gmail.com 1 Estrutura Geológica Bacias Sedimentares Acúmulo de sedimentos sobre os escudos Associadas a Combustíveis fósseis Rochas mais porosas, infiltração

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza EXERCÍCIOS DE REVISÃO Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, em dezembro de 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência

Leia mais

Geografia. Aula 01 EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL?

Geografia. Aula 01 EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL? Geografia. Aula 01 Relevo EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL? 1.1 Observe as imagens abaixo: O pior terremoto do Brasil derrubou 4 mil casas em João Câmara (RN), em 1996 Aécio vai à cidade onde terremoto deixou

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL DO BRASIL E BACIAS HIDROGRÁFICAS Prof ª Gustavo Silva de Souza TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS CICLO GEOLÓGICO GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação

Leia mais

Prof.º: Carlos D Boa Geofísica Relevo EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL?

Prof.º: Carlos D Boa Geofísica Relevo EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL? Prof.º: Carlos D Boa Geofísica Relevo EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL? 1.1 Observe as imagens abaixo: O pior terremoto do Brasil derrubou 4 mil casas em João Câmara (RN), em 1996 Aécio vai à cidade onde terremoto

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo.

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. 2 Habilidades: Aula 1: Diferenciar as formas de relevo da

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são elementos ou compostos

Leia mais

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 14.1 Conteúdo As formas do relevo.

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO Como pode cair no enem? (UFG) Analise os mapas a seguir. Os mapas apresentados destacam as unidades de relevo e as bacias hidrográficas

Leia mais

RELEVO E CLIMA DO BRASIL. Prof. Bruno Peres

RELEVO E CLIMA DO BRASIL. Prof. Bruno Peres RELEVO E CLIMA DO BRASIL Prof. Bruno Peres Relevo submarino Relevo submarino CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO Aroldo de Azevedo - esta classificação data de1940, sendo a mais tradicional. Ela considera

Leia mais

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE

A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE A DINÂMICA DO RELEVO TERRESTRE As formas do relevo Quatro principais É o nome dado ao conjunto das formas da superfície da crosta terrestre. Montanhas Planaltos Planícies Depressões Altitude é uma distância

Leia mais

O relevo terrestre e seus agentes. - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc).

O relevo terrestre e seus agentes. - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc). O relevo terrestre e seus agentes - Conceito de relevo e seus agentes: - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc). - Agentes que desenham o relevo podem

Leia mais

2. (UFPR) Cite e explique quais são os fatores que participam do processo de formação dos solos.

2. (UFPR) Cite e explique quais são os fatores que participam do processo de formação dos solos. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1º Ano

Leia mais

Tempo Geológico. Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que. acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso

Tempo Geológico. Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que. acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso Tempo Geológico Também conhecido como tempo da natureza. É o tempo das transformações naturais que acontecem sobre o nosso planeta, sendo por isso extremamente lentas. Uma das formas utilizadas para se

Leia mais

Por que as paisagens possuem características únicas?

Por que as paisagens possuem características únicas? Por que as paisagens possuem características únicas? GEOGRAFIA 6 Anos Ensino Fundamental II Profª Bruna Andrade http://www.youtube.com/watch?v=yqt9pezurb0 Os elementos que compõe as paisagens são responsáveis

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= A partir dos seus

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 3º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho Valor 30 Questão 1. Conceitue: a)

Leia mais

Apostila de Geografia 14 Geomorfologia

Apostila de Geografia 14 Geomorfologia Apostila de Geografia 14 Geomorfologia 1.0 Introdução Ciência que estuda o relevo. Relevo Corresponde às diversas configurações da crosta terrestre. 2.0 Agentes de Relevo 2.1 Agentes Endógenos ou Internos

Leia mais

Transformação do relevo. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier]

Transformação do relevo. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier] Transformação do relevo Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier] O relevo O relevo é o conjunto das diferentes formas que podem ser observadas na superfície terrestre:

Leia mais

Terra: origem e formação

Terra: origem e formação Terra: origem e formação Big Bang : formação do universo E:\Documentos\Aulas\Terra origem e formação\animação IBGE- NOSSO LUGAR NO UNIVERSO\nossolugaranouniverso (1).swf Origem da Terra Escala do tempo

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO Unidade 4 1. 2. (V) Os planaltos sofrem mais a ação de agentes de erosão do que de agentes de sedimentação. (F) O nome do maior planalto da América

Leia mais

7ºs anos Professor Daniel Fonseca

7ºs anos Professor Daniel Fonseca Salesiano Dom Bosco Capítulo 3 Geologia, Solo e Relevo 7ºs anos Professor Daniel Fonseca ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas

Leia mais

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 14.2 Conteúdo Agentes externos que

Leia mais

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II)

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) AS ROCHAS São agregados minerais ou de um mineral apenas, formados naturalmente na crosta terrestre. As rochas podem ser classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas.

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Sobre o relevo de planalto, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. ( ) os planaltos sofrem mais a ação de

Leia mais

RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA

RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão RELEVO É toda forma assumida pelo terreno (montanhas, serras, depressões, etc.)

Leia mais

RELEVO - Picos. Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros

RELEVO - Picos. Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros RELEVO - Picos Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros Localiza-se na Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela. Situa-se a apenas 687 metros de distância um do outro. Os dois picos

Leia mais

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa Estrutura geológica e formas de relevo Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. Sua importância

Leia mais

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia.

CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. 18/02/2016 7º Ano B CAPÍTULO 02 Estrutura Geológica, Relevo e Hidrografia. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 19 a 39 Itens 01 a 03. Estrutura Geológica Relevo Hidrografia Estrutura Temática Crátons

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

GEOMORFOLOGIA. Conceitos básicos

GEOMORFOLOGIA. Conceitos básicos GEOMORFOLOGIA Conceitos básicos Geomorfologia Estudo das paisagens e sua evolução, resultante da competição entre processos de levantamento e rebaixamento da crosta Planícies, depressões, desfiladeiros

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO PROCESSOS DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO AGENTES ESTRUTURAIS DO RELEVO O MOVIMENTO DAS PLACAS TECTÔNICAS

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 23 AGENTES EXTERNOS: EROSÃO E INTEMPERISMO

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 23 AGENTES EXTERNOS: EROSÃO E INTEMPERISMO GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 23 AGENTES EXTERNOS: EROSÃO E INTEMPERISMO Como pode cair no enem Da ação de solapamento realizado pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado,

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 06 GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 06 GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 06 GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS Como pode cair no enem? (UNIFESP) A estrutura geológica do perfil AB do mapa pode ser caracterizada como: (REBOUÇAS, in: Patrimônio Ambiental

Leia mais

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 Ciclo da erosão RETIRADA TRANSPORTE SEDIMENTAÇÃO OU DEPOSIÇÃO A EROSÃO É UM PROCESSO NATURAL De uma forma simplificada, existe uma tendência em considerar a erosão como algo

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 1º ANO Professores: Carboni e Luis Otavio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo.

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. 2 Habilidades: Aula 1: Diferenciar as formas de relevo da

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa As marcas do tempo geológico A litosfera não é contínua, ela é formada por imensos blocos rochosos: - Placas tectônicas. -

Leia mais

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia em Engenharia Ano: 4to Professor: Dr. Silva Pereira Ginga (PhD)

Leia mais

RELEVO DO BRASIL. Rochas

RELEVO DO BRASIL. Rochas RELEVO DO BRASIL Antes de conhecermos o relevo do Brasil é necessário uma breve análise de algumas noções de geologia e geomorfologia. Vamos repassar brevemente a formação e evolução do Planeta Terra,

Leia mais

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA CAMADAS TERRESTRE - NÚCLEO É a porção central da Terra, também denominada NIFE, por ser constituída de compostos de FErro e NÍquel, com algum enxofre e silício dissolvido.

Leia mais

BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul.

BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. BRASIL ASPECTOS NATURAIS Território de 8.514.876.599 Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. Mapa político do mundo Pangea Durante a separação dos continentes ocorreram movimentos orogenéticos

Leia mais

Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia

Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia 1.0 Geosfera Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia Meios de estudo da estrutura interna da Terra: Diretos: Afloramentos rochosos à superfície. Vulcanismo. Sondagens. Geotermia. Indiretos: Magnetismo.

Leia mais

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan 1. (FUVEST-SP 2008) O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos

Leia mais

Estrutura Interna da Terra

Estrutura Interna da Terra Estrutura Interna da Terra Rochas Ígneas As rochas ígneas são um tipo rochoso formado pela pressão e calor intenso que ocorre dentro do nosso planeta. Elas derretem devido às temperaturas muito altas

Leia mais

ROCHAS LITOSFERA. Rochas Magmáticas ou Ígneas

ROCHAS LITOSFERA. Rochas Magmáticas ou Ígneas LITOSFERA ROCHAS As rochas constituem a parte sólida do planeta e são compostas de um ou vários minerais. Os minerais são compostos de elementos químicos. Certos elementos químicos podem ser encontrados

Leia mais

Importância dos oceanos

Importância dos oceanos AMBIENTE MARINHO Importância dos oceanos Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra. Figuram entre os maiores transpor-tadores tadores de calor do planeta, controlando o clima e seus efeitos. Constituem

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO MÓDULO 02 GEOGRAFIA II

CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO MÓDULO 02 GEOGRAFIA II CLASSIFICAÇÃO E PRINCIPAIS FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO MÓDULO 02 GEOGRAFIA II PLANALTO DAS GUIANAS É um planalto antigo de origem pré cambriana, com rochas magmáticas cristalinas, rico em recursos minerais

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA Definição de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: Pode ser compreendido como uma região que apresenta elementos naturais específicos que interagem resultando em uma determinada

Leia mais

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini

Super Intensivo Geografia Física. Profº André Tomasini Super Intensivo Geografia Física Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar o máximo possível as

Leia mais

Exercício FUVEST/2006/2F

Exercício FUVEST/2006/2F Exercício FUVEST/2006/2F a) Identifique o relevo submarino, apontado pela flecha negra, na ilustração. b) Explique sua formação, considerando a dinâmica da crosta terrestre. Exercício Resposta: a) A unidade

Leia mais

Guimarães Rosa. Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas.

Guimarães Rosa. Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas. Guimarães Rosa 1º ano Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas. Rita Martins. A localização da Terra... Universo Galáxia Sistema Solar Terra Bem vindos ao planeta Terra,

Leia mais

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA

DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA DECIFRANDO A FORMAÇÃO DA TERRA QUESTÕES INICIAIS O que vocês já sabem sobre o tema? O que justifica a presença de diversos tipos de relevo na crosta terrestre? Por que estudar esse tema? O que se entende

Leia mais

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.:

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== == 01-

Leia mais

18ª LISTA DE EXERCÍCIOS

18ª LISTA DE EXERCÍCIOS 18ª LISTA DE EXERCÍCIOS Ciências Igor Matemática Pedro Henrique Geografia Cleidiane Data: 03 / 09 / 16 UNIDADE II www.colégioplaneta.com.br LISTA DE CIÊNCIA Prof.: Igor DATA: 03 / 09 / 2016 PREPARATÓRIO

Leia mais

Brasil: características naturais - litosfera. Páginas 12 à 27

Brasil: características naturais - litosfera. Páginas 12 à 27 Brasil: características naturais - litosfera Páginas 12 à 27 Refúgio Ecológico Caiman Miranda - MS Parque Nacional do Monte Roraima - RR Serra dos Órgãos Teresópolis - RJ Parque Nacional dos Aparados da

Leia mais

Processos endógenos e exógenos de formação geológica

Processos endógenos e exógenos de formação geológica Processos endógenos e exógenos de formação geológica A tectônica é responsável direta e indireta pelas diversas formações geológicas presentes na superfície e subsuperfície Processos Endógenos e Exógenos

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS

3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS GEOGRAFIA 3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS 123RF/Ostill 1. Marque a alternativa que indica o nome que se dá à distância vertical medida entre o nível do mar e um ponto

Leia mais

MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS. 7. INTERRELAÇÃO CLIMA E RELEVO Autor da Aula: Magda Lombardo ÍNDICE

MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS. 7. INTERRELAÇÃO CLIMA E RELEVO Autor da Aula: Magda Lombardo ÍNDICE MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS 7. INTERRELAÇÃO CLIMA E RELEVO Autor da Aula: Magda Lombardo ÍNDICE INTRODUÇÃO RESUMO COMPETÊNCIAS PALAVRAS-CHAVE 7.1 INTERRELAÇÃO CLIMA E RELEVO 7.1.1 Introdução

Leia mais

Geografia para as Polícias Militares Oficial e Soldado Prof. Leandro Signori. 1. Grandes domínios climáticos

Geografia para as Polícias Militares Oficial e Soldado Prof. Leandro Signori. 1. Grandes domínios climáticos 1. Grandes domínios climáticos Geografia para as Polícias Militares Oficial e Soldado As paisagens naturais derivam da interação de inúmeros elementos, notadamente (incluir vírgula) do relevo, da hidrografia,

Leia mais

Guimarães Rosa. Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas.

Guimarães Rosa. Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas. Guimarães Rosa 1º ano Unidade 2 Planeta Terra: estrutura, formas, dinâmica e atividades humanas. Rita Martins. Estrutura da Terra baseada nas rochas. Como podemos explicar tudo isto? O Tempo Geológico

Leia mais

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra A HIDROSFERA A HIDROSFERA É a camada líquida da terra Gasosa Formas em que a água é encontrada sólida Formas em que a água é encontrada Líquida Formas em que a água é encontrada Distribuição da água na

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 1. Escreva V para as informações verdadeiras e F para as informações falsas. A superfície dos lugares não é igual em toda a sua extensão. b)

Leia mais

O que caracterizou essa modelagem da Pedra da Tartaruga foi o intemperismo a) cratônico. b) biológico. c) químico. d) fluvial. e) físico.

O que caracterizou essa modelagem da Pedra da Tartaruga foi o intemperismo a) cratônico. b) biológico. c) químico. d) fluvial. e) físico. 1. Analise a imagem abaixo. Trata-se da Pedra da Tartaruga, situada no Parque Nacional de Sete Cidades PI, que retrata o resultado do processo da desagregação de uma rocha. Nela, os minerais constituintes

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017

Leia mais

AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA TEMA: GEOFÍSICA Prof. Mauricio Martins

AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA TEMA: GEOFÍSICA Prof. Mauricio Martins AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA TEMA: GEOFÍSICA Prof. Mauricio Martins 1. (Pucrj 2011) As placas tectônicas representam a superfície viva do planeta devido à intensidade da sua movimentação constante, o que

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 3º ano Ensino Médio - Noturno GEOGRAFIA

Programa de Retomada de Conteúdo 3º ano Ensino Médio - Noturno GEOGRAFIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

UNIDADE: DATA: 27 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 27 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 27 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

ATIVIDADE ALUNO: PADOVANI 8ª ANO TURMA: A/B E N S I N O F U N D A M E N T A L

ATIVIDADE ALUNO: PADOVANI 8ª ANO TURMA: A/B E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE GEOGRAFIA Av. José Celso Claudio J. Camburi Tel.: (27) 33395-3000 ALUNO: PADOVANI 8ª ANO TURMA: A/B DATA: E N S I N O F U N D A M E N T A L Atividade - OS AGENTES INTERNOS (FORÇAS ENDÓGENAS)

Leia mais

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto ERAS GEOLÓGICAS Profº. Neto PRÉ-CAMBRIANO Fatos Importantes: formação de minerais metálicos no proterozóico formação dos dobramentos antigos no proterozóico PALEOZÓICA Fatos importantes: Formação de carvão

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - TEMA : GEOLOGIA PROF CLAZAO

LISTA DE EXERCÍCIOS - TEMA : GEOLOGIA PROF CLAZAO LISTA DE EXERCÍCIOS - TEMA : GEOLOGIA PROF CLAZAO Questão 16 - (Famerp SP/2015) Os agentes externos do relevo promovem o trabalho escultural da paisagem, com o desgaste ou a construção de novas feições.

Leia mais

A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO

A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO A ORIGEM DA TERRA CAPÍTULO 1 2º PERÍODO CONCEPÇÃO DO INÍCIO DA FORMAÇÃO DA LITOSFERA PANGEIA O INÍCIO DA SEPARAÇÃO DA PANGEA FÓSSEIS ENCONTRADOS POR WEGENER MODELO DO MOVIMENTO PROPOSTO POR WEGENER OS

Leia mais