Citologia Núcleo Celular Lista 5 30 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Citologia Núcleo Celular Lista 5 30 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente"

Transcrição

1 Citologia Núcleo Celular Lista 5 30 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. (IFMT) Analise o cariótipo abaixo. De acordo com esse cariótipo, pode-se concluir que o mesmo pertence a: a) Uma mulher normal. b) Um homem normal. c) Um homem com síndrome de Down. d) Uma mulher com síndrome de Turner. e) Um homem com síndrome de Klinefelter. 02. (UniEvangélica-Anápolis) Analise o esquema de cariótipo a seguir. Os cromossomos destacados indicam uma:

2 a) Euploidia denominada triploidia. b) Euploidia denominada 3n + 1. c) Aneuploidia denominada trissomia. d) Aneuploidia denominada n (FGV) Mama África não é só refrão de reggae. Um estudo publicado hoje na revista Nature acaba de confirmar que o homem moderno surgiu mesmo no continente africano e começou a se espalhar pelo mundo em algum momento ao redor de 52 mil anos atrás. ( ) Sequenciando o DNA de 53 indivíduos de várias regiões do planeta, a equipe de pesquisadores construiu uma árvore genealógica da espécie, cuja raiz se localiza no continente africano. O DNA é uma ótima ferramenta para estudos de evolução. Como só é transmitido pela mãe, ele escapa ao embaralhamento genético que acontece no momento da fecundação. (Folha de S. Paulo, ) No texto original, parte dele acima reproduzida, constava o tipo de DNA analisado pelos pesquisadores, aqui substituído por um espaço. O tipo de DNA a que o texto se refere é o: a) DNA presente no cromossomo X. b) DNA presente na cromatina sexual, ou Corpúsculo de Barr. c) DNA da mitocôndria. d) DNA do núcleo do óvulo. e) DNA do gene do hormônio progesterona. 04. (FCM-PB) Indivíduos com a síndrome de Klinefelter são altos e magros, com membros inferiores relativamente longos, testículos pequenos e as características sexuais secundárias subdesenvolvidas, quase sempre são inférteis. Os pacientes Klinefelter apresentam cariótipo 47, XXY, tem corpúsculo de Barr, sendo, portanto, cromatina sexual positivo. Pode-se afirmar sobre a cromatina sexual: a) As células femininas apresentam cromatina sexual negativa. b) O cromossomo Y inativo torna-se condensado e assume o aspecto de um grânulo no núcleo das células em interfase. c) O cromossomo X dos machos é condensado durante a interfase, nos espermatozoides. d) O cromossomo X inativo das fêmeas torna-se condensado e assume o aspecto de um grânulo no núcleo das células em interfase. e) O cromossomo X é condensado no óvulo. 05. (UFVJM) Recentemente, muitas matérias foram publicadas sobre o papel dos telômeros na longevidade das pessoas. Sobre esse assunto, uma cientista afirmou que cada vez que a célula se divide, os telômeros são ligeiramente encurtados. Os estudos mostram uma

3 associação estatística entre a redução do tamanho dos telômeros e o risco para doenças como cardiopatias e diabetes. Sobre o papel dos telômeros, assinale a alternativa correta: a) Os telômeros apresentam as bases nitrogenadas AGCU na sua composição. b) Pessoas com telômeros menores possuem um menor número de nucleotídeos. c) Os telômeros são enzimas que participam de fatores relacionados à longevidade. d) Nas pessoas que vivem menos os telômeros perdem a capacidade de divisão celular. 06. (UNIOESTE) O núcleo nas células desempenha o papel de portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Em relação a essa importante estrutura e seus constituintes é correto afirmar que: 01. O núcleo interfásico de células vegetais apresenta uma carioteca cuja estrutura não permite a comunicação com o citoplasma. 02. O núcleo de células eucarióticas animais durante a interfase apresenta-se desprovido de carioteca, cariolinfa e nucléolo. 04. O nucléolo é uma estrutura intranuclear, desprovida de membranas, composto por DNA, RNA ribossômico e proteínas. 08. No núcleo eucariótico o conjunto haploide de cromossomos é denominado cariótipo, enquanto que o número, forma e tamanho dos cromossomos é denominado genoma. 16. O número de cromossomos é constante para cada espécie, porém o número de cromossomos e o grau evolutivo das espécies não estão relacionados. 32. Nos cromossomos, a heterocromatina corresponde a regiões que permanecem muito condensadas na interfase e apresenta-se inativa na transcrição do DNA em RNA. 64. Nas células vegetais durante a interfase não é possível identificar o núcleo dotado de carioteca, nucléolo e cromatina, através de qualquer técnica de preparação utilizada. Soma das alternativas corretas: 07. (UFU) Com respeito ao cromossomo esquematizado, sabemos que:

4 a) O número 1 indica a constrição secundária. b) Ele é do tipo metacêntrico. c) O nucleotídeo está indicado pelo número 2. d) O número 3 indica o telômero. e) O centrômero está indicado pelo número (UEL) A Acetabularia é uma alga unicelular que pode atingir 5 cm de altura. O esquema a seguir identifica as três partes (I, II e III) em que algumas dessas algas foram cortadas em um experimento feito para verificar sua capacidade de regeneração. Com base no que se conhece sobre metabolismo celular, é lógico supor que, após os cortes: a) Nenhuma parte sobreviva. b) As três partes cresçam e regenerem novos organismos. c) Somente I sobreviva por algum tempo. d) Somente II cresça, divida-se e origine novas algas. e) Somente III sobreviva normalmente e regenere as partes perdidas. 09. (UPF) Recentemente a imprensa do mundo todo noticiou que três cientistas norteamericanos foram os ganhadores do prêmio Nobel da Medicina Esse prêmio foi concedido por seus trabalhos com as extremidades dos cromossomos, os telômeros, estruturas ligadas ao envelhecimento celular e ao câncer. Observe a figura abaixo, que evidencia os telômeros dos cromossomos.

5 Sabendo-se que as células humanas possuem 46 cromossomos, quantos telômeros existirão em uma dessas células, respectivamente, nas subfases G1 e G2 da interfase? a) 184 e 184. b) 184 e 368. c) 46 e 46. d) 92 e 92. e) 92 e Com relação aos cromossomos, é correto afirmar: 01. São uma sucessão linear de genes que transmitem as características hereditárias. 02. São estruturas nucleares em forma de longos filamentos durante a interfase e muitos condensados durante a divisão celular. 04. São constituídos principalmente por ácidos nucleicos e proteínas. 08. Sua forma é constante nas células de organismos pertencentes a uma mesma espécie. 16. Estão localizados no núcleo, mas não são observados individualmente durante a interfase. Soma das alternativas corretas: 11. Cromátides são: a) Grânulos de cromatina observados no núcleo interfásico. b) Metades longitudinais dos cromossomos que se ligaram ao centrômero. c) Pontas dos cromossomos que se ligam ao fuso. d) Estrutura dos cromossomos constituídos por DNA sem capacidade de se dividir longitudinalmente. e) Estrutura dos cromossomos presentes a partir da prófase e que dão origem aos cromossomos filhos. 12. O esquema abaixo representa a morfologia de um filamento de cromatina.

6 As regiões 1 e 2 representam, respectivamente: a) Cromatina e nucléolo. b) Heterocromatina e região organizadora do nucléolo. c) Eucromatina e heterocromatina. d) Heterocromatina e eucromatina. e) Zona SAT e cromonema. 13. (UPF) A presença de envoltório nuclear na célula eucariota cria um compartimento próprio para o material genético e confere a esse tipo de célula certas vantagens sobre as células procariotas. Analise as afirmativas abaixo. I. Separar o processo de transcrição do processo de tradução. II. Separar o DNA do RNA. III. Proteger o DNA das forças mecânicas geradas no citoplasma, protegendo-o contra possíveis mutações. IV. Controlar o transporte seletivo bidirecional. São funções do envoltório nuclear presente nas células eucariotas: a) I, II e IV, apenas. b) I e II, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 14. (UFRR) Nas células somáticas de fêmeas de mamíferos, acredita-se em que a condensação de um dos cromossomos X das fêmeas seja uma estratégia para inativar os genes nele contidos. Esse mecanismo é chamado de compensação de dose. Sobre esse mecanismo é incorreto afirmar que: a) A cromatina sexual permite diferenciar células dos dois sexos, uma vez que as células femininas são cromatina sexual negativa, enquanto as células masculinas são cromatina sexual positiva.

7 b) Os machos (XY), não possuem cromatina sexual, também chamada de corpúsculo de Barr. c) As fêmeas (XX) apresentam cromatina sexual, também chamada de corpúsculo de Barr. d) O cromossomo X inativo torna-se extremamente condensado e assume um aspecto de pequeno grânulo no núcleo das células em interfase e recebe o nome de cromatina sexual ou corpúsculo de Barr. e) Indivíduos com síndrome de Turner (X0) não apresentam cromatina sexual, apesar de serem fenotipicamente femininos. 15. (IFSul) Leia o seguinte texto: Na extremidade dos cromossomos, existem pequenos fragmentos de material genético que, em condições normais, diminuem de tamanho cada vez que a célula se divide. Quando esses fragmentos atingem um tamanho mínimo, a célula começa a morrer. Em muitas células cancerosas, contudo, esses fragmentos não se tornam mais curtos porque as células ativam um gene para a produção de uma enzima capaz de reconstituí-los à medida que as células se dividem. Desse modo, as células não morrem e passam a crescer de forma descontrolada. Os fragmentos mencionados no texto acima são chamados de: a) Centrômeros. b) Cromátides. c) Telômeros. d) Histonas. 16. (UFMS) Inúmeras experiências já provaram que o núcleo nas células desempenha o papel de portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) referente(s) ao tema e some-as. 01. Durante o processo de espiralização dos cromonemas, as regiões denominadas de heterocromáticas são as que mais sofrem alterações, ou seja, correspondem às regiões do DNA em que os genes estão vivos. 02. A condensação dos filamentos de cromatina em cromossomos facilita o movimento e a distribuição equitativa do material genético para as células filhas durante a divisão celular. 04. O gene é uma porção de DNA que contém em sua sequência de bases a informação específica para a síntese de uma cadeia polipeptídica. 08. Os genes podem ser facilmente visualizados ao microscópio óptico nas células em divisão. 16. As regiões da eucromatina correspondem a genes inativos ou desligados. Soma das alternativas corretas 17. (UERN) A Drosophila tornou-se popular como um organismo experimental no início do século XX, devido a características comuns a maioria dos organismos-modelo. Ela é pequena, simples de criar, com reprodução rápida e fácil de obter (e só ter uma fruta apodrecendo). Foi demonstrado que ela tem uma grande gama de alelos mutantes interessantes que foram

8 usados para estabelecer as regras básicas da genética de transmissão. Os primeiros pesquisadores também tiraram proveito de uma característica única da mosca-das-frutas: os cromossomos politênicos. São algumas características peculiares desses cromossomos: a) São encontrados nas células de glândulas salivares de alguns insetos. Nessas células, os homólogos fazem pares e replicam-se muitas vezes sem segregação cromossômica. b) Esses cromossomos gigantes são encontrados em alguns insetos, formam um longo filamento duplo de DNA que se fecha em anel, pois suas duas extremidades se fundem. c) São pequenas moléculas independentes de DNA, os quais levam genes não encontrados na molécula principal de DNA. d) Esses cromossomos encontrados em drosófilas se mostram menos condensados e se coram menos fortemente com corantes específicos de DNA. 18. (UEA) A família Urticaceae composta por centenas de diferentes gêneros, dentre os quais o gênero Urtica, onde algumas espécies, popularmente chamadas de urtigas, são conhecidas pela irritação que causam à pele de quem as toca. Com relação ao número cromossômico de algumas dessas espécies, as espécies Urtica aspera e Urtica incisa apresentam igual número de cromossomos, 2n = 24. Já a espécie Urtica circularis tem 2n = 26 e a espécie Urtica baccifera tem 2n = 52 cromossomos. Com relação ao número cromossômico dessas espécies, é correto afirmar que: a) A relação de igualdade entre o número de cromossomos de Urtica aspera e Urtica incisa determinará que essas duas espécies tenham as mesmas características fenotípicas. b) O número cromossômico de Urtica baccifera indica que essa espécie tem o dobro de células somáticas e células germinativas que tem a espécie Urtica circularis. c) Embora Urtica aspera e Urtica incisa tenham o mesmo número cromossômico, por serem plantas de diferentes espécies, seus cromossomos carregam diferentes genes e alelos. d) Os gametas de Urtica baccifera são produzidos por mitose e não por meiose, razão pela qual tem o dobro de cromossomos que a espécie Urtica a espécie circularis. e) Embora Urtica aspera, Urtica baccifera e Urtica circularis tenham números cromossômico diferentes, por serem plantas do mesmo gênero, seus gametas terão o mesmo número cromossômico. 19. (UNIRIO) Na espécie humana, é conhecida a trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down), que é um dos menores cromossomos da espécie. Em relação ao cromossomo sexual X são conhecidos casos de recém-nascidos do sexo feminino com trissomia e até tetrassomia desse cromossomo. A que se deve esse fato? a) Ao cromossomo X ser um dos menores cromossomos do conjunto haploide. b) Ao cromossomo X ser basicamente formado por heterocromatina com poucos genes estruturais. c) Ao cromossomo X não ter uma pequena parte homóloga ao cromossomo Y, o que evita a permuta gênica entre eles.

9 d) Aos cromossomos X menos um serem inativados ainda na fase do desenvolvimento embrionário. e) Ao cromossomo X ser o cromossomo com maior quantidade de ADN repetitivo, o chamado ADN lixo. 20. (UEPG) O ideograma abaixo representa a constituição cariotípica de um indivíduo da espécie humana. Baseado em conhecimentos de citogenética, assinale o que for correto. 01. O ideograma representado é de um homem afetado pela Síndrome de Klinefelter, pois se pode observar a presença de 2 cromossomos X e um cromossomo Y. Como características principais da síndrome estão o desenvolvimento de retardo mental e problemas no desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos. 02. Esse ideograma é típico de uma mulher com Síndrome de Turner, pois se pode observar a presença de 2 cromossomos X e um cromossomo Y. 04. A figura apresenta um ideograma com 47 cromossomos, o mesmo número de cromossomos de uma pessoa com Síndrome de Down, sendo que nesse último caso os afetados apresentam a trissomia no cromossomo A presença de um cromossomo Y extra confere a essa mulher algumas características masculinas, como o não desenvolvimento de mamas e presença de pelos pelo corpo, além de causar infertilidade pelo não desenvolvimento dos ovários. Soma das alternativas corretas: 21. Durante a interfase, os cromossomos se apresentam desenovelados e, à medida que a mitose se inicia, ocorre um enovelamento crescente até a metáfase. Em seguida, vão-se distendendo progressivamente até o final da divisão celular. Com relação a este ciclo de enovelamento e desenovelamento dos cromossomos, são feitas as seguintes afirmativas: I. Quanto mais enovelados os cromossomos, melhor ocorre a duplicação do DNA. II. O desenovelamento aumenta a superfície de contato do cromossomo com as substâncias da célula.

10 III. O enovelamento facilita o movimento dos cromossomos durante o processo da mitose. IV. O desenovelamento na interfase facilita a ação do DNA. Assinale: a) Se somente as afirmativas I e II estão corretas. b) Se somente as afirmativas II e III estão corretas. c) Se somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. d) Se somente as afirmativas I e IV estão corretas. e) Se todas as afirmativas estão corretas. 22. (UFMS) Considere as afirmações a seguir sobre o nucléolo. I. Encontra-se nas células de todos os seres vivos. II. Pode haver mais de um em uma célula. III. Apresenta-se delimitado por uma membrana. IV. Desaparece durante a divisão celular. São verdadeiras apenas: a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV. 23. (UPF) A espécie Scinax squalirostris, anfíbio encontrado na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, apresenta 24 cromossomos em suas células somáticas. Com base nessa informação, assinale a alternativa que associa corretamente o tipo de célula dessa espécie de Scinax à sua quantidade de cromossomos. a) Condrócito 12 cromossomos. b) Fibra muscular lisa 24 pares de homólogos. c) Ovogônia 12 pares de homólogos. d) Osteócito 24 pares de homólogos. e) Óvulo 12 pares de homólogos. 24. (FCM.PB) As anomalias cromossômicas são bastante frequentes na população humana. Cada espécie apresenta um cariótipo típico, isto é, um conjunto de cromossomos caracterizado e identificado em número, forma e tamanho. Alterações no material genético, quantitativas ou qualitativas, podem ocorrer durante os processos de preparação para duplicação. Mesmo

11 durante as divisões mitóticas ou meióticas acontecem irregularidades (aberrações) na divisão celular ou ocorrem ação de agentes externos como, por exemplo, as radiações que podem cortar cromossomos. Como os cromossomos são os depositários dos genes, qualquer alteração numérica ou estrutural é capaz de modificar a expressão gênica, originando organismos anormais ou inviáveis. Qual das seguintes síndromes humanas é devida a uma monossomia? a) Síndrome de Edwards. b) Síndrome de Klinefelter. c) Síndrome de Turner. d) Síndrome de Patau. e) Síndrome de Down. 25. (UECE) São esperados dois corpúsculos de barr nas pessoas portadoras dos seguintes conjuntos cromossômicos: a) 2AXYY. b) 2AX0. c) 2AXXX. d) 2AXXY. 26. (UEM) O núcleo é considerado portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas da célula animal. Sobre esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01. Os nucléolos representam o material genético contido no núcleo, sendo resultantes da associação entre proteínas e moléculas de DNA. 02. Cromossomos homólogos são os dois representantes de cada par cromossômico presente em células diploides, provenientes originalmente do par de gametas. 04. Um trecho da molécula de DNA cromossômico que contém informações para sintetizar a cadeia de aminoácidos de uma proteína é definido como gene. 08. A principal função da carioteca é manter o conteúdo nuclear separado do meio citoplasmático, impedindo o intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. 16. A análise do cariótipo de um feto revela a forma, o número e o tamanho dos cromossomos, possibilitando detectar alterações cromossômicas antes do nascimento da criança. Soma das alternativas corretas: 27. (FCM-PB) Uma célula apresentando uma alta densidade de poros nucleares, determina que provavelmente ela está: a) Usando muita energia do ATP. b) Digerindo e destruindo outros tipos celulares.

12 c) Entrando ou sofrendo divisão celular. d) Sintetizando muitas proteínas. e) Gastando muita glicose, pois é fundamental para a célula. 28. (UFV) Indivíduo composto de células somáticas em que cada cromossomo está presente apenas uma vez (um só conjunto do número básico da espécie). Tem-se como exemplo o zangão. a) Euploide monoploide. b) Aneuploide monoploidia. c) Euploide diploide. d) Aneuploide diploide. 29. Quanto à posição do centrômero, os cromossomos, representados abaixo, são respectivamente: a) I metacêntrico; II acrocêntrico. b) I metacêntrico; II submetacêntrico. c) I submetacêntrico; II acrocêntrico. d) I telocêntrico; II metacêntrico. e) I acrocêntrico; II telocêntrico. 30. (UNIRIO) Quanto aos cromossomos sexuais X e Y, podemos afirmar que: a) Como não são completamente homólogos, não se pareiam na meiose. b) Como são completamente homólogos, pareiam-se na meiose. c) Se pareiam na meiose, pois possuem uma região homóloga. d) Não se pareiam na meiose, pois possuem uma região não homóloga. e) Os genes que se encontram na região não homóloga do X condicionam um tipo de herança chamado herança restrita ao sexo.

13

NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO. Prof.ª. Luciana Araújo

NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO. Prof.ª. Luciana Araújo NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO Prof.ª. Luciana Araújo NÚCLEO Portador dos fatores hereditários (DNA) e coordenador das atividades metabólicas. CICLO CELULAR Fonte: https://netnature.wordpress.com/2016/05/25/o-ciclo-celular-e-a-mitose-e-meiose/

Leia mais

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme NÚCLEO CELULAR Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme A presença do núcleo é a principal característica que distingue a célula eucariótica da procariótica. No núcleo está

Leia mais

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre NÚCLEO E MITOSE 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre I. Diferença entre célula procarionte e eucarionte. PROCARIONTE EUCARIONTE CARIOTECA Não Sim NÚCLEO Não Sim MATERIAL GENÉTICO Sim Sim ORGANELAS

Leia mais

Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34

Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34 Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34 NÚCLEO O núcleo é o centro de coordenação das atividades da célula. Em geral há um núcleo por célula; células sem núcleo são apenas uma fase da vida;

Leia mais

NÚCLEO INTERFÁSICO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

NÚCLEO INTERFÁSICO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS NÚCLEO INTERFÁSICO Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS INTÉRFASE É o período em que as células não estão se dividindo É o período de maior metabolismo das células Células jovens = intérfase curta Células

Leia mais

Cromossomos eucarióticos

Cromossomos eucarióticos Cromossomos eucarióticos Cromossomos Eucarióticos Cromossomos eucariótico típico contém 1 a 20 cm de DNA Durante a metáfase da mitose e da meiose este DNA é embalado em um cromossomo com um tamanho de

Leia mais

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. Analise as figuras: Observando-se a figura acima, é correto afirmar que: a) 1 representa uma anáfase da mitose de uma

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Núcleo Celular Interfásico; Em divisão. Aula 03: Núcleo Interfásico 1. Funções do Núcleo Interfásico Carioteca: proteção; Controle do transporte de informações

Leia mais

Núcleo celular. Robert Brown ( ) Componente fundamental para a célula Nux. Compreensão da importância Séc. XX

Núcleo celular. Robert Brown ( ) Componente fundamental para a célula Nux. Compreensão da importância Séc. XX Núcleo celular Robert Brown (1773-1858) Componente fundamental para a célula Nux Compreensão da importância Séc. XX Componentes do núcleo celular Núcleo celular Eucariontes (+ 1 núcleo) Presença de cromossomos

Leia mais

Nucléolo, cromatina e cromossomos

Nucléolo, cromatina e cromossomos Nucléolo, cromatina e cromossomos NUCLÉOLO Tem aspecto de grânulo, mas não é limitado por membrana. É o centro de produção de ribossomos. O DNA origina os RNAr que são conjugados com proteínas vindas

Leia mais

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4 Biologia 21. Associe os números das estruturas celulares assinaladas no desenho com os respectivos nomes da coluna abaixo do desenho. A seguir, assinale a opção em que a seqüência coincida com o que foi

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Características gerais do núcleo II Morfologia geral do núcleo II O código genético e sua importância I Características

Leia mais

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto CROMOSSOMOS Cromossomos EUCARIOTOS Cada cromossomo carrega um subconjunto de genes que são arranjados linearmente ao longo do DNA Tamanho: -DNA de cromossomo de E. coli: 1.200 µm -DNA de cromossomo humano:

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR

Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia DIVISÃO CELULAR A Divisão Celular Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 135 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ A estrela-do-mar (Echinaster

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 6 Núcleo e divisão celular

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 6 Núcleo e divisão celular Plano de Aulas Biologia Módulo 6 Núcleo e divisão celular Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos CAPÍTULO 1 1 d Nos nucléolos, ocorre a produção dos ribossomos. Os cromossomos só são

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos quais

Leia mais

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose 1. A interfase é definida como o período que antecede as divisões celulares. Sobre este processo, responda: a) Qual

Leia mais

Profa. MSc. Monyke Lucena

Profa. MSc. Monyke Lucena Profa. MSc. Monyke Lucena Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Núcleo Interfásico - Intérfase 1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose Aula Biologia Tema: Divisão celular: Mitose e Meiose 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas Prof. Daniele Duó - As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, em alguns casos, podem ainda ser letais, ou ainda

Leia mais

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Mutações e Aconselhamento Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MUTAÇÕES Mutação é uma mudança ou alteração no conteúdo genético de uma célula ou de um ser vivo.

Leia mais

DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA KEFFN ARANTES

DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA KEFFN ARANTES BIOLOGIA KEFFN ARANTES NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Estrutura do Núcleo. Envelope nuclear Ribossomos. Espaço perinuclear. Poros. Material genético (DNA) Nucleolo

Estrutura do Núcleo. Envelope nuclear Ribossomos. Espaço perinuclear. Poros. Material genético (DNA) Nucleolo Estrutura do Núcleo Envelope nuclear Ribossomos Poros Espaço perinuclear Material genético (DNA) Nucleolo Conceitos: Envelope nuclear: é uma membrana dupla, lipoproteica, que reveste o núcleo. Espaço perinuclear:

Leia mais

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação.

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. CICLO CELULAR Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. DIVIDIDO EM: INTÉRFASE DIVISÃO CELULAR MITOSE MEIOSE Divisão Celular O Ciclo Celular

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 38 INTÉRFASE E MITOSE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 38 INTÉRFASE E MITOSE BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 38 INTÉRFASE E MITOSE 2x x S G G1 2 mitose Fixação 1) (FUVEST) Uma célula somática que tem 4 cromossomos, ao se dividir, apresenta na metáfase: a) 4 cromossomos distintos,

Leia mais

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS Ensino Médio Biologia Professor João CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS O que são mutações? Qualquer alteração permanente no DNA é chamada de mutação; Podem ocorrer em qualquer célula, tanto nas somáticas

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 1º EM Biologia Professor João NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular é a organela responsável pelo controle das atividades celulares. Nas células eucariontes o núcleo é separado do citoplasma por uma

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE Ploidia 2n n 4 3 2 interfase meiose I meiose II 4x 3x 2x x M M 1 Como pode cair no enem A meiose e a fecundação na reprodução sexuada são processos complementares,

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Fred DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE

Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE Professor: Altemar Santos. Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE 1. (Imed 2016) Suponha que uma determinada espécie de tartaruga possua 550 cromossomos no núcleo de uma célula do

Leia mais

Atividades de Meiose

Atividades de Meiose DISCIPLINA: Biologia I DATA: 05/07/2017 Atividades de Meiose 01 - (Fuvest 2012) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose: I - Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.

Leia mais

Engenharia de alimentos. Biologia Celular 1º Período

Engenharia de alimentos. Biologia Celular 1º Período Engenharia de alimentos Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO NÚCLEO Sua presença é a principal característica das células eucariontes Algumas células possuem mais de um (musculares estriadas esqueléticas)

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado

Leia mais

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE 1) Durante a meiose, o pareamento dos cromossomos homólogos é importante porque garante: (A) a separação dos cromossomos não homólogos. (B) a duplicação do DNA, indispensável a esse processo. (C) a formação

Leia mais

ANEXO AULA 08. Figura 1. Figura 2

ANEXO AULA 08. Figura 1. Figura 2 ANEXO AULA 08 Figura 1 Figura 2 QUESTÃO 1 Sabemos que o ciclo celular pode ser dividido em duas etapas distintas: a interfase e a divisão celular. Sobre a interfase, marque a alternativa correta. a. Ela

Leia mais

Augusto Adolfo Borba. Miriam Raquel Moro Conforto

Augusto Adolfo Borba. Miriam Raquel Moro Conforto AUTORIA: EDIÇÃO DE CONTEÚDO: EDIÇÃO: CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA: Augusto Adolfo Borba Elvira Sampaio Miriam Raquel Moro Conforto Shutterstock/Sebastian Kaulitzki; istockphoto.com/henrik Jonsson;

Leia mais

Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA. Profa. Eleonora Picoli

Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA. Profa. Eleonora Picoli Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Profa. Eleonora Picoli Núcleo Guardião da informação genética Característico de células eucariontes Contém a maior parte da informação genética da célula Controla

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose. Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose. Divisão Celular: Mitose e Meiose Tema: Divisão celular: Mitose e Meiose 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células metafásicas.

Leia mais

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4.

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4. Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana: Nesse processo de divisão ocorre:

Leia mais

Ciclo Celular. Ciclo Celular 13/08/ ) Conceitos Prévios

Ciclo Celular. Ciclo Celular 13/08/ ) Conceitos Prévios 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células metafásicas. Cromossomo 1) Conceitos Prévios Cromossomo

Leia mais

Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide)

Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide) Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide) + + Óvulo ( ) Espermatozóide ( ) Óvulo (n=3) Espermatozóide (n=3) Zigoto ( )

Leia mais

Ciclo Celular. Ciclo Celular 22/05/ ) Conceitos Prévios. 1) Conceitos Prévios

Ciclo Celular. Ciclo Celular 22/05/ ) Conceitos Prévios. 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células metafásicas. Cromossomo Cromossomo Simples 2 braços 1 centrômero Condensação

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE eucromatina heterocromatina 1 cromossomo duplicado 1 cromossomo simples 2 cromátides 2 cromossomos simples Metacêntrico Centrômero localizado

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1 DEFINIÇÕES CROMATINA: É o DNA desespiralizado, desenrolado. CROMOSSOMOS: estrutura formada pelo DNA completamente compactado pelas proteínas histonas e por um grande

Leia mais

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca Núcleo celular Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares Carioteca Dupla camada de lipídios, contendo poros (passagem de grandes moléculas) Cariolinfa

Leia mais

CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Prof. Francisco Sallas chicosallas@hotmail.com www.tapetedepedra.weebly.com NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura

Leia mais

Terceirão Biologia Professor João. Aulas 23 e 24 DIVISÃO CELULAR

Terceirão Biologia Professor João. Aulas 23 e 24 DIVISÃO CELULAR Terceirão Biologia Professor João DIVISÃO CELULAR Recapitulando: INTÉRFASE Fase G 1 : fase anterior a duplicação do DNA, onde ocorre intensa produção de RNA e proteínas diversas; Fase S: ocorre duplicação

Leia mais

BIORESUMO NÚCLEO CELULAR E MULTIPLICAÇÃO CELULAR

BIORESUMO NÚCLEO CELULAR E MULTIPLICAÇÃO CELULAR BIORESUMO NÚCLEO CELULAR E MULTIPLICAÇÃO CELULAR 1-CONCEITO É chamada de núcleo celular a região da célula que encontra envolvida pela carioteca possui como principal função de armazenar o material genético.

Leia mais

DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA

DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA DIVISÃO CELULAR DIVISÕES CELULARES são processos através dos quais uma célula-mãe dá origem a duas ou mais células-filhas. Elas são necessárias para o crescimento de

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Ciclo e diferenciação celular DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos

Leia mais

01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta.

01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta. 01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta. a) A, B, D e F são diploides. b) B, C, D e E são formados na telófase I.

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Divisão Celular Ciclo Celular e Mitose; Meiose. 1. Aspectos Mantidos na Divisão Celular Constância do volume celular; Relação área x volume. Lei de Driesch

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose. Profa. MSc. Monyke Lucena

Divisão Celular: Mitose e Meiose. Profa. MSc. Monyke Lucena Profa. MSc. Monyke Lucena 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células metafásicas. Cromossomo

Leia mais

Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo (

Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo ( Ciclo e divisão celular Prof. Fláudio Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo (estimadas em

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. Multiplicação celular:

DIVISÃO CELULAR. Multiplicação celular: DIVISÃO CELULAR Multiplicação celular: Para que uma célula se multiplique o genoma também precisa se multiplicar REPLICAÇÃO do DNA precede multiplicação celular DIVISÃO CELULAR MITOSE: divisão das células

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Superlista núcleo 1.

Superlista núcleo 1. Superlista núcleo 1. (Unicamp) Em relação a um organismo diploide, que apresenta 24 cromossomos em cada célula somática, pode-se afirmar que a) seu código genético é composto por 24 moléculas de DNA de

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Qual a importância

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

CITOLOGIA. Núcleo celular. Córtex Vestibulares - Livro Córtex Vestibulares

CITOLOGIA. Núcleo celular. Córtex Vestibulares - Livro Córtex Vestibulares Córtex Vestibulares - Livro 4 CITOLOGIA Núcleo celular Componentes do núcleo interfásico: A) carioteca ou membrana nuclear ou cariolema B) suco nuclear ou cariolinfa ou carioplasma C) nucléolo D) cromatina

Leia mais

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição

DNA, Cromossomos e Replicação. Capítulos 5 e 6 (pág ) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição DNA, Cromossomos e Replicação Capítulos 5 e 6 (pág 199-210) - Fundamentos da Biologia Celular - Alberts- 2ª edição Ácidos ribonucléicos DNA e RNA Formado por nucleotídeos: uma base nitrogenada ligada a

Leia mais

-A meiose é um dos processos evolutivamente mais importantes para a diversificação dos seres vivos

-A meiose é um dos processos evolutivamente mais importantes para a diversificação dos seres vivos -A meiose é um dos processos evolutivamente mais importantes para a diversificação dos seres vivos - Sem a meiose não seria possível o surgimento da fecundação sem a duplicação do número de cromossomos

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Núcleo Cromossomos Núcleo e Cromossomos Robert Brown (1773-1858). Núcleo Embora muitos citologistas anteriores a ele já tivessem observados núcleos, não

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ DIVISÃO CELULAR - p. 158 Leitura

Leia mais

Ciclo celular Interfase e divisão celular

Ciclo celular Interfase e divisão celular Ciclo celular Interfase e divisão celular Equipe de Biologia Ciclo Celular Consiste num conjunto de processos que ocorrem desde a formação de uma célula até a sua própria divisão em duas células-filhas,

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF MEIOSE Profª Renata Coelho Rodrigues 2018 2 * Permite a manutenção das espécies, pois origina os gametas; * Células

Leia mais

Mitose. Fases da Mitose. Aparelho Mitótico. Prófase

Mitose. Fases da Mitose. Aparelho Mitótico. Prófase Mitose A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Profáse, metáfase, anáfase,

Leia mais

Alterações do material genético

Alterações do material genético Alterações do material genético Alterações do material genético Agentes internos ou externos causam alterações nos genes ou nos cromossomas MUTAÇÕES (ex: anemia falciforme, trissomia 21) Tecnologia permite

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO A amostra 3 é a que apresenta maior temperatura de desnaturação, pois é a que possui maior proporção de G+C, o que significa dizer que é a amostra que possui maior números de ligação de hidrogênio (ponte

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE NÚCLEO, DIVISÃO CELULAR E GAMETOGÊNESE. Questões objetivas

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE NÚCLEO, DIVISÃO CELULAR E GAMETOGÊNESE. Questões objetivas MATRÍCULA: Lista de Exercícios Biologia Geral e Evolução Código 120162 SOBRE NÚCLEO, DIVISÃO CELULAR E GAMETOGÊNESE Questões objetivas 1) (UFSC) O núcleo é uma estrutura que coordena e comanda todas as

Leia mais

2. Resposta: C. 5. Resposta: C

2. Resposta: C. 5. Resposta: C 1. E Comentário: Todas as células somáticas de um organismo têm o mesmo material genético, uma vez que se formam por mitose (sem variabilidade genética) do zigoto, mas a diferenciação celular as deixa

Leia mais

DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE:

DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE: Genética Animal Divisão celular 1 DIVISÃO CELULAR A célula eucaritótica pode reproduzir-se por dois processos: mitose e meiose. O ciclo celular corresponde ao tempo de geração da célula, isto é, ao período

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO Como pode cair no enem Na espécie humana a determinação sexual é feita por um par de cromossomos, X e Y. O indivíduo do

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose

DIVISÃO CELULAR. Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano DIVISÃO CELULAR Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose MITOSE - Conservativa: O nº de cromossomos

Leia mais

NÚCLEO. Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta;

NÚCLEO. Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta; NÚCLEO ASPECTOS GERAIS DO NÚCLEO Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta; Contém em seu interior DNA que forma os cromossomos, estruturas portadoras dos

Leia mais

BIOLOGIA. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são: Chama-se aminoácido essencial ao aminoácido que:

BIOLOGIA. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são: Chama-se aminoácido essencial ao aminoácido que: BIOLOGIA Associe os números das estruturas celulares assinaladas no desenho com os respectivos nomes da coluna abaixo do desenho. A seguir, assinale a opção em que a seqüência coincida com o que foi marcado

Leia mais

Como surgiu a primeira célula c eucariótica??

Como surgiu a primeira célula c eucariótica?? NÚCLEO Como surgiu a primeira célula c eucariótica?? Hipótese cariogênica Origem a partir de uma única linhagem celular (bactéria) BACTÉRIA PERDA DA PAREDE CELULAR INVAGINAÇÃO DE MEMBRANA COMPARTIMENTALIZAÇÃO

Leia mais

Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose)

Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose) Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose) CICLO CELULAR Eventos que preparam e realizam a divisão celular Mecanismos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento Células somáticas célula duplica

Leia mais

Biologia Celular. A Célula. Células 02/23/2008. Membrana Celular. Citoplasma. Eucariotes. Procariotes

Biologia Celular. A Célula. Células 02/23/2008. Membrana Celular. Citoplasma. Eucariotes. Procariotes Biologia Celular Células Procariotes Procariotes são organismos unicelulares, presentes em todos os meios ambientes. Constituem o maior grupo de organismos da natureza, principalmente porque as bactérias

Leia mais

Transcrição da informação genética

Transcrição da informação genética Transcrição da informação genética A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de

Leia mais

BIOLOGIA. 3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Renato (feijão) DIA: MÊS: 06. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( ) MITOSE E MEIOSE

BIOLOGIA. 3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Renato (feijão) DIA: MÊS: 06. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( ) MITOSE E MEIOSE BIOLOGIA LISTA: 3ª série Ensino Médio Professor(a): Renato (feijão) Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: MITOSE E MEIOSE DIA: MÊS: 06 2017 01 - (FGV) O esquema a seguir ilustra um ciclo celular

Leia mais

Núcleo II FASES DA MEIOSE

Núcleo II FASES DA MEIOSE Curso Completo Biologia Professor José Drummond Núcleo II MEIOSE Divisão celular reducional onde uma célula mãe diplóide (2n) origina quatro células filhas haplódes (n). Consiste num processo de divisão

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Parte 2 Professor: Alex Santos 3.2 Mutações cromossômicas (Anomalias ou aberrações cromossômicas): Alterações na estrutura de apenas um cromossomo ou no número

Leia mais

e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado.

e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. CICLO CELULAR Profª Ana Luisa Miranda Vilela CICLO CELULAR e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. grande número de células se dividem continuamente, substituindo

Leia mais

BIO Genética e Evolução Ciencias Biomedicas. Atividade 6 Montagem de cariótipos

BIO Genética e Evolução Ciencias Biomedicas. Atividade 6 Montagem de cariótipos Instituto de biociências BIO0230 - Genética e Evolução Ciencias Biomedicas Atividade 6 Montagem de cariótipos Introdução O número total de células em um humano adulto médio é algo em torno de 100 trilhões,

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Visão geral da mitose II Etapas da mitose Ciclo celular Fonte: Google. I Visão geral da mitose: Processo conservativo

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Regina Volpato e Gabriela Valor da Prova: 65 pontos Orientações

Leia mais

Núcleo. Vera Andrade Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular

Núcleo. Vera Andrade  Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Núcleo Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Nux (grego) = semente, por ser considerado tão importante para a célula quanto a semente é para

Leia mais

AU01. Aspectos Genéticos da Mitose e Meiose. Emanuele Cristina Pesenti. Doutoranda PPG-GEN

AU01. Aspectos Genéticos da Mitose e Meiose. Emanuele Cristina Pesenti. Doutoranda PPG-GEN AU01 Aspectos Genéticos da Mitose e Meiose Emanuele Cristina Pesenti Doutoranda PPG-GEN emanuelepesenti@gmail.com Resumo Cromossomos Eucarióticos: Intrudução acerca da estrutura e organização dos cromossomos

Leia mais

Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges

Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges 1.0 Interfase 1.1 G1 Dividida em 3 fases G1,S e G2 ; replicação do DNA e transcrição gênica. Cromatina simples. Cromossomos não são visíveis descondensados.

Leia mais

Ciclo Celular 25/02/2014. Ciclo celular. O ciclo celular é todo o ciclo de vida da célula, dividido em duas fases principais - interfase e mitose

Ciclo Celular 25/02/2014. Ciclo celular. O ciclo celular é todo o ciclo de vida da célula, dividido em duas fases principais - interfase e mitose Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Ciclo Celular G1 (Gap, lacuna) S (Síntese) G2 (Gap) Fase M Divisão Celular (Mitose) e Citocinese G1 (Gap) O ciclo celular é todo o ciclo de vida da

Leia mais

CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS

CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS 1 CROMOSSOMOS Os cromossomos são estruturas filamentosas localizadas no interior do núcleo das células. Os cromossomos contém os genes que são os transmissores das caracterís2cas

Leia mais

Atividades de Núcleo e Cromossomos

Atividades de Núcleo e Cromossomos DISCIPLINA: Biologia I DATA: 07/06/2017 Atividades de Núcleo e Cromossomos 01 - (Cefet MG 2014) O DNA apresenta diferentes níveis de condensação, conforme representado na figura. IV - A carioteca é o envoltório

Leia mais

Núcleo e Divisão Celular. Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio

Núcleo e Divisão Celular. Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio Núcleo e Divisão Celular Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio São Paulo, 2013 Estrutura da Aula Núcleo Celular Cromatina e nucléolo Cromossomos Ciclo Celular Mitose Meiose I Meiose

Leia mais

A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula

A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula O que são? Tipos? Estrutura? São unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos Há muitos tipos diferentes de células, que variam enormemente em

Leia mais