LIMPEZA DE PRAIA OBJECTIVOS
|
|
|
- Melissa Cesário Neiva
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PÚBLICO ENQUDRMENTO Esta atividade tem como público alvo: toda a comunidade escolar, instituições e população em geral. ORGNIZÇÃO OCEN CTION Os oceanos e os seus ecossistemas albergam uma parte substancial da biodiversidade do nosso planeta, assumindo uma importância estratégica crucial para Portugal e a Europa, tanto em termos económicos, como sociais. Estas águas fornecem inúmeros bens e serviços, incluindo a pesca e outras atividades de extração e produção de alimentos para consumo humano, uso de organismos marinhos para biotecnologia e produção de fármacos, áreas de recreação e turismo, entre muitos outros. No entanto, anualmente, milhares de toneladas de lixo e contaminantes são deitados no oceano. Este é, claramente, um exemplo de uma ameaça global que não tem uma solução única e que se adeque a todos, mas sim que requer uma abordagem integrada e esforços conjuntos entre a população em geral e instituições públicas ou privadas. O lixo marinho é constituído por uma grande diversidade de materiais, especialmente o plástico, que com a ação do sol e das ondas é reduzido em pedaços menores, formando os microplásticos, tornando assim, a situação cada vez mais grave. Mesmo que deixássemos de produzir lixo hoje, os problemas associados ao lixo marinho permaneceriam durante muitos anos. O lixo que vemos nas nossas praias é apenas uma pequena percentagem de todo o lixo que existe ecossistema marinho, pois grande parte está a flutuar na superfície ou livre na coluna de água ou depositado no fundo do mar. O desenvolvimento e implementação desta atividade pode abranger conhecimentos do declínio generalizado dos ecossistemas bem como a degradação do ambiente litoral em geral. Despertar para esta situação pressupõe uma mudança de comportamentos de todos nós, e uma melhoria qualitativa do exercício da cidadania, formando adultos mais preocupados e conscientes. OBJECTIVOS FINNCIMENTO Este protocolo tem como objetivos melhorar o conhecimento da situação ambiental do litoral português e sensibilizar a comunidade escolar, instituições e a população em geral para os impatos negativos da atividade humana na orla costeira.
2 1 4 MTERIIS ETP 1 NTES D VISIT À PRI utorização da Capitania responsável pela praia. utorização dos responsáveis pelos alunos (em caso de participantes menores de 18 anos) Luvas (segurança/higiene) Ficha de registro e lápis para anotações Sacos de plástico resistentes Máquina fotográfica Kit primeiros socorros viso aos participantes para levarem água, casaco e boné - No caso de realizar um piquenique a beira mar: agua, sumo, lanche, toalha e alcool em gel Visite com antecedência a praia onde se irá realizar a recolha do lixo, observe a quantidade de lixo (tire algumas fotos) e analise se há fáceis acesso para os participantes. Determine o espaço que será percorrido pelos participantes. Veja a possibilidade de realizar a atividade no horário de maré baixa (principalmente se a praia apresentar espaços com rochedos). Para consultar a tabela de maré clique aqui Com pelo menos 7 dias de antecedência, envie uma solicitação de autorização para a Junta de Freguesia ou Capitania responsável pela praia. Informe por escrito sobre a atividade, o objetivo da atividade, local, hora e quantidade de alunos que irão participar. Muitas capitanias já possuem um modelo de requerimento para limpeza de praia. Se for necessário, a Capitania pode colaborar com policiamento. Saiba qual é a Capitania responsável pela sua praia aqui Os encarregados de educação deverão assinar autorização para permitir a saída dos alunos à praia. lém disso, envie informações como: no dia da visita à praia, levar água, utilizar roupas quentes, sapatos apropriados, boné, filtro solar, etc. Elabore uma lista com a logística necessária para armazenar, transportar e descartar corretamente o lixo encontrado. Dependendo do percurso que o grupo irá realizar, sacos plásticos menores e resistentes podem facilitar o transporte do lixo recolhido pelos alunos. Caso queira realizar um grande evento e precisarem de mais voluntários, divulgue a atividade com cartazes, notícias nas redes sociais da escola, entre os encarregados de educação e diretores de turma. Envolva toda a comunidade escolarar. Em caso de reunir um grande número de pessoas, solicite antecipadamente ao concelho ou porto responsável pela praia para que disponibilize contentores ou que ajude no transporte do lixo recolhido. Crie pequenas regras para a realização da atividade como, por exemplo: dividir a turma em grupos de 5 pessoas, compartilhar e revezar as tarefas (quem irá anotar, segurar os sacos, fazer a contabilização, etc.), indicar o caminho que deverá ser percorrido, quais são os limites que deverão ser respeitados, horário e ponto de encontro.
3 2 4 MTERIIS ETP 1 NTES D VISIT À PRI (CONT.) Extrato de couve roxa (a preparar conforme indicado na atividade Ácido ou lcalino? ) Escala colorimétrica de ph Bicarbonato de sódio Vinagre Água destilada Conchas de animais marinhos 2 Garrafas de plástico pequenas, uma de 30 cl e outra de 50 cl Palhinha ou outro tubo flexível Plasticina Copos de vidro Palhinha Imprima a ficha de registro em anexo (uma por grupo) para facilitar a identificação e contabilização dos itens recolhidos. Não esqueça de separar lápis em quantidade adequada para as anotações. ETP 2 DURNTE VISIT À PRI ntes de começar a limpeza na praia, explique aos alunos procedimentos de segurança (utilizar luvas, recolher com cuidado os objetos encontrados, não escalar rochas ou entrar em buracos para retirada de lixo). Lembre-se de ter consigo uma caixa de primeiros socorros. Não esqueça de comentar sobre a importância em realizar esta ação, motive seus alunos e fotografe esse momento! Fale sobre as regras para realização da atividade, divida a turma em grupos e distribua uma ficha de registro para cada grupo formado. Os grupos deverão caminhar próximos ao professor ou aluno responsável. Cada item encontrado deve ser identificado, contabilizado e anotado na ficha de registro antes de ir para o saco de plástico. Itens interessantes podem ser armazenados num saco plástico diferente, para serem utilizados para a elaboração de trabalhos escolares sobre a temática. Todo lixo recolhido deve ser se separado corretamente (vidro, plástico/metal/papel) e depositado Eco Ponto mais próximo. Caso os alunos tenham selecionado alguns itens do lixo, este material deve ser armazenado na escola para futuras atividades. Caso o professor achar possível e tiver tempo disponível, a turma poderá levar lanche para fazer um piquenique comunitário a beira mar (todos compartilham o lanche). tenção para não deixar nenhum lixo no local. Neste caso, é interessante levar álcool em gel para higienização das mãos. o final da atividade todos os grupos devem reunir e, com a mediação do professor, relatar a experiência vivida durante a limpeza de praia buscando soluções para o problema encontrado.
4 2 4 MTERIIS ETP 3 PÓS VISIT À PRI Extrato de couve roxa (a preparar conforme indicado na atividade Ácido ou lcalino? ) Escala colorimétrica de ph Bicarbonato de sódio Vinagre Água destilada Conchas de animais marinhos 2 Garrafas de plástico pequenas, uma de 30 cl e outra de 50 cl Palhinha ou outro tubo flexível Plasticina Copos de vidro Palhinha Seguem algumas sugestões para dar continuidade a esta atividade na escola : Proponha a construção cartazes ou esculturas com o lixo selecionado pelos alunos durante a limpeza de praia, ou mesmo com o lixo recolhido na cantina. Demonstre por meio de gráficos a quantidade e o tipo de lixo encontrado na praia próxima da escola. Divulgue as fotos nas redes sociais ou faça uma exposição fotográfica pelos corredores, áreas de convívio ou biblioteca. Trabalhe de forma interdisciplinar, trazendo as disciplinas de matemática, história, geografia, física, química, português, artes e a biologia para posteriores atividades relacioandas com esta atividade. Consulte o site da Ocean ction para mais informações sobre a temática Consulte a página do Faceboock para ver imagens de limpezas de praia realizadas pela Campanha Ocean ction com a participação de alunos e professores de várias escolas do distrito do Porto baixo segue a ficha de registro para preenchimento dos alunos durante a visita à praia.
5 4 4 REGISTO DE LIMPEZ DT PRI E CONCELHO HOR > INICIO HOR > FIM EQUIP ESCOL PROFESSOR [] TURM ssinale quantos objetos de cada item encontrou: ITEM QUNT. ITEM QUNT. BOIS DE PESC PLHINHS CERÂMIC PPEL CORDS PEDÇOS DE FERRO COTONETES PEDÇOS DE PLÁSTICO ESFEROVITE Pontas de cigarro EMBLGENS COMID Redes de pesca EMBLGEM REBUÇDOS SCO DE PLÁSTICO GRRF DE PLÁSTICO TMPS DE GRRFS ISQUEIROS TECIDOS LTS DE LUMÍNIO VIDROS
COMO OCORRE A ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS?
COMO OCORRE CIDIFICÇÃO DOS OCENOS? PÚBLICO ENQUDRMENTO Este protocolo enquadra-se na Área Curricular das Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Os oceanos absorbem anualmente cerca de 25% do dióxido
O QUE ESCONDE A NOSSA AREIA?
O QUE ESCONDE NOSS REI? PÚBLICO ENQUDRMENTO Este protocolo enquadrase nas Áreas Curriculares de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico e de Biologia (12º ano) do Ensino Secundário. O mar encontra-se
MARÉ NEGRA: DO DERRAME À LIMPEZA
MARÉ NEGRA: DO DERRAME À LIMPEZA PÚBLICO ENQUADRAMENTO Este protocolo pode enquadrar-se nas Áreas Curriculares de Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico e de Biologia (12º ano) do Ensino Secundário.
Um Mar de Pequenos Nadas
Um Mar de Pequenos Nadas Nível de ensino: 5º, 6º, 8º e 9º anos Articulação Curricular: 5º ano Ciências Naturais no domínio A água, o Ar, as Rochas e o Solo materiais terrestre. no subdomínio a importância
Ficha de registo de Resíduos Recolhidos
Ficha de registo de Resíduos Recolhidos Limpeza do Fundo do Mar Local: Ilha: Data da recolha (d/m/a): / / Nº total de participantes: Mergulhadores: Apneia: Terra: Responsável pelo registo: Nº de telefone:
EFEITO DA POLUIÇÃO NA ECLOSÃO DE QUISTOS DE ARTÉMIA
EFEITO D POLUIÇÃO N ECLOSÃO DE QUISTOS DE RTÉMI PÚBLICO Este protocolo enquadra- -se nas Áreas Curriculares de Ciências Naturais do º Ciclo do Ensino Básico e de Biologia (12º ano) do Ensino Secundário.
LIMPANDO NOSSAS MONTANHAS MANUAL DO ORGANIZADOR
LIMPANDO NOSSAS MONTANHAS O que é o dia Limpando Nossas Montanhas? Limpando Nossas Montanhas é uma campanha do Acesso PanAm com as Organizações Locais de Acesso. No Brasil, a co- organizadora é a Confederação
Poluição de Plástico nos Oceanos Os Oceanos
FICHA DE TRABALHO WISDOM 1.1 / TÓPICO 2 / AGE 8-10 NOME: DATA: Poluição de Plástico nos Oceanos Os Oceanos Olá, podem ajudar-me a identificar o que sucede no ciclo da água? Escrevam as palavras nas linhas
PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 1º CICLO. Não Faças Lixo!
PROJETO EAThink2015 Unidade de Aprendizagem de Educação para a Cidadania Global 1º CICLO Não Faças Lixo! www.eathink2015.org 120 min AUTOR: Kopin PAÍS: Malta TÍTULO: Não faças lixo! IDADE DOS ESTUDANTES:
Projeto: Amigos do Eco-Lanche
Escola Básica de Tondela Missão up- Dá a tua Energia pelo Planeta Projeto: Amigos do Eco-Lanche 3º Ano: Turmas A, B e C Ano Letivo 2018/2019 Projeto- Amigos do Eco-Lanche Agrupamento de Escolas Cândido
A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar
FICHA DE TRABALHO WISDOM 1.1 / TÓPICO 4 / IDADE 10-12 A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar PALAVRA SIGNIFICADO Fabricar Que palavras novas é que aprendeste no Tópico 4? Escreve o significado
À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos
pré-escolar À descoberta do Ambiente Natural À descoberta dos materiais e objetos À descoberta das interrelações entre espaços À descoberta das interrelações natureza sociedade 1º ciclo 1º ao 4º ano Estudo
Reduzir a poluição de plástico nos oceanos - A Nossa Pegada de Plástico
FICHA DE TRABALHO WISDOM 1.1 / TÓPICO 3 / IDADE 10-12 NOME: DATA: Reduzir a poluição de plástico nos oceanos - A Nossa Pegada de Plástico Escreve o número de objetos que utilizas debaixo de cada dia da
passo-a-passo para montar o seu
passo-a-passo para montar o seu Esse material foi inspirado, entre outros, no trabalho do Children & Nature Network, http://www.childrenandnature.org, organização que lidera um movimento global para aumentar
Protocolo experimental
Protocolo experimental As Artémias também precisam de higiene diária? Enquadramento Teórico Ao longo dos tempos, a contaminação química de origem antropogénica tem vindo sucessivamente a aumentar nos ecossistemas
ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS
DIA 28 DE AGOSTO DIA DO VOLUNTARIADO Voluntária do PEB em ação ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Promover uma conversa com os alunos sobre o voluntariado no Brasil
VER A PRAIA COM OUTROS OLHOS. Disciplinas intervenientes Ciências da Natureza, Educação Visual e Tecnológica, Língua Portuguesa.
Disciplinas intervenientes Ciências da Natureza, Educação Visual e Tecnológica, Língua Portuguesa. 1 Motivação. Visita ao Aquário Vasco da Gama ou (ver lista de contactos) ou. Visita ao Centro de Interpretação
OFERENDAS A IEMANJÁ NAS PRAIAS DO MUNDO
OFERENDAS A IEMANJÁ NAS PRAIAS DO MUNDO Dirigentes Espirituais das Religiões Afro e seus simpatizantes, deixo aqui a minha mensagem sobre as Oferendas nas Praias em homenagem a nossa Mãe Iemanjá. Como
CEPEF Projeto Feira de Ciências 2015 A POLUIÇÃO DOS MARES E OCEANOS. Bolsista: Ana Carolina Real
CEPEF Projeto Feira de Ciências 2015 A POLUIÇÃO DOS MARES E OCEANOS Bolsista: Ana Carolina Real I. Introdução A poluição oceânica é a poluição das águas dos oceanos, ela ocorre principalmente pelo lançamento
GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato. Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº
GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato Turma Data / / Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº Objetivos Reconhecer a biodiversidade nos locais visitados. Promover
GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato. Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº
GUIÃO DA SAÍDA DE CAMPO - 10º ANO Do Moinho de Maré de Corroios à praia da Ponta do Mato Turma Data / / Nome Nº Nome Nº Nome Nº Nome Nº Objetivos Reconhecer a biodiversidade nos locais visitados. Promover
"Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo". Philip Kotler
"Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo". Philip Kotler O PROJETO A Brigada do Mar (BM) é um projeto de intervenção ambiental focado na limpeza de praias,
DATA: 03 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 03 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:
Conhecendo nossa vizinhança
Conhecendo nossa vizinhança De acordo com os PCNs o ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente
Ciências Experimentais
Planificação Actividades de Enriquecimento Curricular Ciências Experimentais 2.º Período Docente: Marta Sousa Ano Lectivo 2015/2016 Objectivos a atingir: Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a temática
Guião. E por isso se chama à volta do pátio em oito passos, pois tudo se pode fazer no pátio da escola ou num jardim perto da escola.
Guião Introdução O projecto Este projecto propõe um conjunto de actividades para alunos do pré-escolar e do 1ª ciclo do ensino básico que permitem desenvolver as seguintes competências: - Observar - Recolher
Protocolo experimental
Protocolo experimental E se a salinidade se alterar? Enquadramento Teórico Todos os animais necessitam de condições ambientais favoráveis à sua sobrevivência e manutenção. Parâmetros como por exemplo a
SÍNTESE Caminhada dos castelos tem um total de 34 km a ser percorridos em dois dias. Ponto de partida Castelo de Palmela, pernoita no Parque de
SÍNTESE Caminhada dos castelos tem um total de 34 km a ser percorridos em dois dias. Ponto de partida Castelo de Palmela, pernoita no Parque de Campismo dos Picheleiros e ponto de chegada a Castelo de
Prova de Avaliação de Capacidade & Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos
Prova de Avaliação de Capacidade & Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos Prova Escrita de Geografia Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março/ Nº2 do artigo 6º do Regulamento dos Tesp da Ualg. Prova
Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês
Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros. Caderno de Atividades Módulo 1 da pág.
Prova de Avaliação de Capacidade e Prova Específica de Avaliação de Conhecimentos n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento dos TeSP da UAlg.
Instruções Gerais A prova está cotada para um total de 200 (duzentos) pontos. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Para cada resposta, identifique o grupo e o item. Apresente
A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar
FICHA DE TRABALHO WISDOM 1.1 / TÓPICO 4 / IDADE 8-10 A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar PALAVRA SIGNIFICADO 1. Fabricar a Redes de pesca que foram abandonadas no oceano pelos pescadores e que
O meu Caderno de Campo
Guia de Actividades O meu Caderno de Campo Hoje vieste explorar a Praia Manuel Lourenço. O tempo O céu está O Sol A temperatura O mar Vais iniciar a tua visita à Praia Manuel Lourenço, nela vais poder
Os Suspeitos do Costume - Do Rio ao Mar, sem Lixo!
Os Suspeitos do Costume - Do Rio ao Mar, sem Lixo! Esta atividade pretende chamar a atenção para o problema do lixo marinho nas nossas praias, através da identificação dos resíduos mais abundantes e das
Mar: Importância, ameaças e comunidade
SEMINÁRIO NACIONAL ECO-ESCOLAS 2011 Teatro Municipal da Guarda 4, 5, 6 de Fevereiro 2011 Mar: Importância, ameaças e comunidade Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar Mónica Albuquerque O que é o
COMO COMEÇAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE COMO COMEÇAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE
COMO COMEÇAR E LUCRAR COM SUA FÁBRICA DE SORVETE Sumário COMO MONTAR SUA FÁBRICA DE SORVETE... 2 EXEMPLOS DE COMO MONTAR SUA FÁBRICA... 8 COMO LUCRAR COM SUA FÁBRICA... 9 COMO MONTAR SUA FÁBRICA DE SORVETE
Lixo Marinho. Faça parte da solução!
Lixo Marinho Faça parte da solução! [email protected] Onde está o Lixo Marinho? Lá longe nas ilhas de plástico do Pacífico? Lixo Marinho: está à porta da nossa casa 1ª maré de plástico de
A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar
FICHA DE TRABALHO WISDOM 1.1 / TÓPICO 4 / IDADE 6-8 A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar Quais m as palavras novas que aprendeste no Tópico 4? Liga as palavras (a, b, c) à imagem correta (1,
ONDA VE R D E C A M P A N H A ONDA VERDE
ONDA VE R D E C A M P A N H A ONDA VERDE 2 0 1 0 SUMÁRIO 2 SOBRE A ONDA VERDE 3 SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA 4 COMO SUA EMPRESA PODE PARTICIPAR DA ONDA VERDE? 6 SOBRE A ONDA VERDE
PROJETO DE AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS
PROJETO DE AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS PROJETO DE AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR Um total de 223 alunos e 50 professores envolvidos na experiência-piloto
CARTILHA LIXO ZERO. Realização:
CARTILHA LIXO ZERO Realização: O QUE É lixo zero? O Projeto UDESC Lixo Zero visa transformar todos os campi da UDESC em Lixo Zero, ou seja, reduzir a geração de resíduos e desviar, pelo menos, 90% dos
AULA INAUGURAL. Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019 TEMA: SOU ÁGAPE
AULA INAUGURAL Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019 TEMA: SOU ÁGAPE BOAS-VINDAS SEMANA PEDAGÓGICA EQUIPE GESTORA Diretora: Ana Consuelo M. Lopes Oliveira Vice Diretora: Rossenita Ribeiro Coordenação Pedagógica:
planetasustentavel.abril.com.br
planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br
Informação sobre Ecossistemas Locais
Informação sobre Ecossistemas Locais Processo de candidatura Bandeira Azul 2013 1. Biodiversidade local O litoral de Vila Nova de Gaia apresenta uma considerável biodiversidade, com fauna e flora característica
Aumentar a Literacia Cientifica e do Oceano: Recursos pedagógicos aplicados no CIIMAR. Marta Correia
Aumentar a Literacia Cientifica e do Oceano: Recursos pedagógicos aplicados no CIIMAR Marta Correia CIIMAR É uma instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto e
FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 1.º Ano 3.
FICHA 3 QUENTE E FRIO 45:00 LUZ E ESCURIDÃO Nível aconselhado 1.º Ano 3.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Reconhecer o Sol como fonte de luz * Reconhecer que o Sol emite calor * Ser capaz
FICHA DE INSCRIÇÃO Colónia de Praia Infantil 2014 (Número de Registo 223/DRLVT IPDJ, I.P.)
FICHA DE INSCRIÇÃO Colónia de Praia Infantil 2014 (Número de Registo 223/DRLVT IPDJ, I.P.) IDENTIFICAÇÃO Nº /2014 NOME DO PARTICIPANTE: MORADA: FREGUESIA: CÓDIGO POSTAL: DATA NASC: / / TELEMÓVEL Nº B.I./Céd:
O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW
Bem vindo ao G-VIEW O que é o Sistema G-VIEW? Clique em ENTRAR para acessar o G-VIEW com seu e- mail e senha cadastrados. Não esqueça de clicar no link de Confirmação Enviado ao e-mail no momento do Cadastro.
