Conhecimentos Específicos
|
|
|
- Maria dos Santos Regueira Amaral
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PROCESSO SELETIVO 2018 Edital 42/ NC Prova: 27/11/2017 INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO ASSINO DECLARANDO QUE LI E COMPREENDI AS INSTRUÇÕES ABAIXO: CÓDIGO ORDEM INSTRUÇÕES Conhecimentos Específicos 1. Confira, acima, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das questões, confira a numeração de todas as páginas. 3. A prova desta fase é composta de 7 questões discursivas de Biologia e 7 questões discursivas de Matemática. 4. As questões deverão ser resolvidas no caderno de prova e transcritas na folha de versão definitiva, que será distribuída pelo aplicador de prova no momento oportuno. 5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber a folha de versão definitiva, examine-a e verifique se o nome impresso nela corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. As respostas das questões devem ser transcritas NA ÍNTEGRA na folha de versão definitiva, com caneta preta. Serão consideradas para correção apenas as respostas que constem na folha de versão definitiva. 8. Não será permitido ao candidato: a) Manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos ou qualquer objeto identificável pelo detector de metais. Tais aparelhos deverão ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE dentro do saco plástico, que deverá ser acomodado embaixo da carteira ou no chão. É vedado também o porte de armas. b) Usar bonés, gorros, chapéus ou quaisquer outros acessórios que cubram as orelhas. c) Usar fone ou qualquer outro dispositivo no ouvido. O uso de tais dispositivos somente será permitido quando indicado para o atendimento especial. d) Levar líquidos, exceto se a garrafa for transparente e sem rótulo. e) Comunicar-se com outro candidato, usar calculadora e dispositivos similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta. f) Portar carteira de documentos/dinheiro ou similares. g) Usar óculos escuros, ressalvados os de grau, quando expressamente por recomendação médica, devendo o candidato, então, respeitar o subitem do Edital. h) Emprestar materiais para realização das provas. Caso alguma dessas exigências seja descumprida, o candidato será excluído do processo. 9. O tempo de resolução das questões, incluindo o tempo para a transcrição na folha de versão definitiva, é de 5 horas. 10. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para entregar o caderno de prova, a folha de versão definitiva e a ficha de identificação. 11. Avalie a aplicação da prova: acesse até 15/12/2017 e contribua para a melhoria da qualidade da prova. Biologia e Matemática DURAÇÃO DESTA PROVA: 5 horas. Não esqueça de avaliar a aplicação da prova!
2 2/13
3 3/13 BIOLOGIA 01 - A hemoglobina falciforme (HbS) é uma variante estrutural da hemoglobina normal, gerada pelo alelo s. Quando o alelo s é herdado de apenas um dos genitores, a criança heterozigota (Ss) é uma portadora assintomática. Quando é herdado dos dois genitores, a criança sofre de anemia falciforme, uma doença grave que comumente leva à morte nos primeiros anos de vida. Portadores do alelo s são resistentes à malária, que frequentemente é letal, especialmente nos primeiros anos de vida. a) Que tipo de seleção natural atua em locais da África com alta incidência de malária e qual genótipo é favorecido? b) O alelo s surge de uma substituição da timina por adenina no gene da cadeia beta da hemoglobina, que resulta na substituição de uma valina por um ácido glutâmico na posição 6 da molécula de beta globina. Cite os processos que ocorrem entre DNA e RNA e entre RNA e proteínas que explicam como o alelo s resulta na formação de uma hemoglobina falciforme (HbS) A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. É considerada um problema de saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento. O uso da vacina e do soro são parte do programa de profilaxia da raiva. Produto I: preparado a partir de plasma de equinos hipersensibilizados com vírus rábico. Produto II: preparado a partir de vírus da raiva, cultivados sobre células. Após o crescimento em cultura de células, os vírus são concentrados, inativados e purificados. Considerando os produtos I e II acima descritos, qual deles é um soro e qual é uma vacina? Justifique sua resposta.
4 4/ Em uma região onde cresce o capim-dourado (Syngonanthus nitens), vivem gafanhotos (Rhammatocerus conspersus), cupins (Cornitermes cumulans), pássaros-pretos (Gnorimopsar chopi), andorinhas-de-coleira (Pygochelidon melanoleuca), morcegos (Artibeus cinereus), tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e raposinhas (Lycalopex vetulus). a) Com base nas informações apresentadas na questão, liste as populações que constituem a comunidade biológica. b) A raposinha (Lycalopex vetulus) tem uma dieta onívora, mas se alimenta principalmente de insetos. O tamanduá-bandeira é especializado em se alimentar de formigas e cupins. Considerando essas informações, que relações ecológicas interespecíficas podem ser descritas entre a raposinha e as espécies de insetos e entre a raposinha e o tamanduá? c) A região apresentada enunciado desta questão é parte do segundo maior bioma do Brasil, que ocupa cerca de 22% do território nacional. Qual é esse bioma, reconhecido como a savana mais rica em biodiversidade do mundo? 04 - Uma nova espécie de mamífero foi identificada e a análise do cariótipo mostrou a existência de 12 pares de cromossomos homólogos, além de mais dois cromossomos de tamanhos diferentes, identificados como o par sexual. Considere que essa espécie de mamífero tem o mesmo sistema de determinação sexual presente em humanos e responda: a) Quantos cromossomos existem nas células somáticas, nos óvulos e nos espermatozoides dessa nova espécie de mamífero? b) O espécime que teve o cariótipo analisado é macho ou fêmea? Justifique sua resposta. c) Quantas moléculas de DNA cromossômico existem nos gametas dessa espécie de mamífero? Justifique sua resposta.
5 5/ Animais são eucarióticos, multicelulares e heterotróficos, mas nem todos têm tecidos verdadeiros ou cavidade digestória. Embora não esteja presente em todos os animais, muitos possuem, além da cavidade digestória, uma cavidade celomática ocupada pelos órgãos internos. a) Considerando a formação de gástrula, de cavidade digestória e de tecidos verdadeiros, explique por que as esponjas podem ser classificadas como parazoários. b) Os platelmintos são acelomados, de modo que a única cavidade corporal é o tubo digestivo. Explique qual é a estratégia desse grupo de animais para distribuir oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. c) Considerando que nematódeos e anelídeos são, respectivamente, pseudocelomados e celomados, explique o que é e qual a importância do esqueleto hidrostático presente nesses grupos Em relação às proteínas, carboidratos (glicídios) e ácidos nucleicos que são componentes moleculares dos seres vivos, faça o que se pede: a) Cite dois carboidratos com função de reserva energética, um presente em plantas e outro em animais (identificando essa associação). b) Quais são as unidades constituintes fundamentais das proteínas? c) Quais são os dois tipos de ácidos nucleicos encontrados nas células?
6 6/ Texto 1: A dengue é considerada a mais importante arbovirose que afeta o ser humano. Ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde (Fonte: Rev. bras. epidemiol. 2008; 11 (4): José Raimundo de Araújo, Efigênia Ferreira e Ferreira e Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu.) Texto 2: Os primeiros casos da síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) ocorreram no Zaire, no Haiti e nos Estados Unidos no final da década de setenta. Em 1992, havia mais de casos de AIDS oficialmente notificados à Organização Mundial de Saúde (OMS) de 190 diferentes países. (Fonte: Rev. Soc. Bras. Med. Trop. vol.26 no.2 Uberaba Apr./June Mark Drew Crosland Guimarães e Euclides Ayres de Castilho. Disponível: < Texto 3: A cólera é uma doença infecciosa aguda caracterizada por uma infecção intestinal grave, podendo levar à morte em decorrência da desidratação. Em março de 1999, ocorreram muitos casos de cólera na cidade portuária de Paranaguá, com dezenas de novos diagnósticos sendo realizados diariamente no início de abril. No total, foram registrados 466 ocorrências e três óbitos. (Fonte: Cad. Saúde Pública, vol. 15, n. 2. Rio de Janeiro Apr./June Afonso Dinis Costa Passos. < a) Para as doenças apresentadas nos textos 1, 2 e 3, indique o agente etiológico e a forma de transmissão. b) Considerando as doenças apresentadas nos textos 1, 2 e 3, qual caracteriza pandemia, qual caracteriza epidemia e qual caracteriza endemia? Justifique sua resposta. Atenção: cada doença deve ser utilizada como exemplo para apenas uma caracterização.
7 7/13 MATEMÁTICA 01 - Tripla pitagórica é uma sequência de três números inteiros positivos que satisfazem o famoso Teorema de Pitágoras. Em outras palavras, se a sequência (a, b, c) é uma tripla pitagórica, então o triângulo de lados a, b e c é um triângulo retângulo. Por exemplo, (3, 4, 5) e (5, 12, 13) são triplas pitagóricas. a) Verifique se a sequência (20, 21, 29) é uma tripla pitagórica. Justifique sua resposta. b) Justifique por que a sequência de números inteiros (n, n + 3, n + 5) não constitui uma tripla pitagórica para nenhum n inteiro positivo.
8 8/ Um dos maiores silos do mundo para armazenamento de grãos está localizado na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso. Suponha que esse silo é constituído por um cilindro circular reto com 24 m de raio e 22 m de altura, no qual está acoplado um cone circular reto com altura de 8 m, conforme indicado na figura ao lado. a) Calcule o perímetro, em metros, da base do cilindro. Use π = 3,1. b) Calcule o volume, em metros cúbicos, desse silo. Use π = 3,1.
9 9/ Uma empresa de telefonia oferece três planos mensais de internet móvel, descritos abaixo. Plano Ilimitado: mensalidade fixa de R$ 100,00 que permite ao cliente utilizar quantos gigabytes (GB) de dados desejar, sem pagar nada a mais. Plano Intermediário: mensalidade fixa de R$ 28,00 mais R$ 4,50 por GB de dados consumidos. Plano Simples: não há mensalidade, porém o cliente paga R$ 12,00 por GB de dados consumidos. Por exemplo, um consumo de 5 GB de dados em um mês custa R$ 100,00 para clientes do Plano Ilimitado, custa R$ 28, R$ 4, 50 = R$ 50, 50 para clientes do Plano Intermediário e custa 5 R$ 12, 00 = R$ 60, 00 para clientes do Plano Simples. a) A partir de quantos GB de dados consumidos por mês o Plano Ilimitado fica mais vantajoso, ou seja, mais barato, que o Plano Intermediário? b) A empresa pretende criar um novo plano de dados, chamado Plano Básico. Esse plano terá formato semelhante ao do Plano Intermediário, consistindo também de uma mensalidade fixa mais um preço por GB de dados consumidos. Além disso, o Plano Básico deverá satisfazer a duas condições: Ter o mesmo valor que o Plano Simples para clientes que consumirem 3 GB de dados por mês. Ter o mesmo valor que o Plano Intermediário para clientes que consumirem 8 GB de dados por mês. Quais devem ser o valor da mensalidade e o valor de cada GB de dados consumidos para que o Plano Básico cumpra as duas condições acima?
10 10/ Faça o que se pede. a) Calcule log 16 (1/8). Forneça sua resposta com duas casas decimais. b) Resolva a inequação log 1/2 (2x + 3) 1. Expresse sua resposta na forma de intervalo Considere os conjuntos de pares ordenados C = {( 2, 2), ( 1, 1), ( 1, 4), (1, 1), (1, 5)} e Q = {(4, 6), (5, 0), (5, 3), (6, 5), (7, 1)}. Diremos que a reta r separa os pontos dos conjuntos C e Q quando nenhum elemento de C está à direita da reta r e nenhum elemento de Q está à esquerda da reta r. Na figura abaixo, podemos ver que a reta de equação y = 3x 2 separa os pontos de C e Q. Por outro lado, a reta de equação y = x + 4 não separa os pontos de C e Q, pois o par ordenado (1, 5) pertence ao conjunto C e está à direita dessa reta.
11 11/13 6 y x a) A reta de equação y = 2x + 1 separa os pontos dos conjuntos C e Q? Justifique sua resposta. b) Para quais valores de a R a reta de equação y = ax 3 separa os pontos dos conjuntos C e Q?
12 12/ Leonardo fez uma pesquisa sobre o preço da jarra de suco de laranja em algumas lanchonetes da região e obteve os seguintes valores: Lanchonete A B C D E F G H Preço R$ 10,75 R$ 6,00 R$ 9,50 R$ 11,00 R$ 5,25 R$ 7,00 R$ 10,50 R$ 8,00 a) Calcule a média e a mediana dos preços apresentados na tabela. b) Leonardo decidiu acrescentar duas lanchonetes em sua pesquisa. Ao considerar todos os 10 estabelecimentos, a média de preços passou a ser de R$ 8,45. Sabendo que essas duas novas lanchonetes cobram o mesmo preço pela jarra de suco, calcule esse valor.
13 13/ Faça o que se pede. a) Seja α [0, π α 4 ]. Sabendo que sen α = 0,6, calcule cos α e o determinante da matriz A = (cos ). cos θ sen θ 0 b) Encontre todos os valores de θ R para os quais a matriz B = ( 1 cos θ sen θ) tem determinante det(b) =
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2016 07/12/2015 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2010 13/12/2009 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaio, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. Conhecimentos Específicos 2. Aguarde autorização para abrir o caderno
PROCESSO SELETIVO 2011
PROCESSO SELETIVO 2011 Anos 06/12/2010 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2010 13/12/2009 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. Conhecimentos Específicos 2. Aguarde autorização para abrir o caderno
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2013 10/12/2012 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2015 Anos 01/12/2014 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
Matemática e Redação. Setor de Educação Profissional Tecnológica Teste de Seleção Curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio
Setor de Educação Profissional Tecnológica Teste de Seleção 2012 Edital N 13/2011 NC Prova: 11/12/2011 Anos Curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2012 Anos 12/12/2011 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2010 13/12/2009 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. Conhecimentos Específicos 2. Aguarde autorização para abrir o caderno
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste º Vestibular de 007 INSTRUÇÕES 04/09/06. Confira seu nome, Nº de inscrição e assine no local indicado abaixo.. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas..
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2016 07/12/2015 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2014 02/12/2013 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
PROCESSO SELETIVO 2011
PROCESSO SELETIVO 2011 Anos 06/12/2010 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2015 Anos 01/12/2014 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
PROCESSO SELETIVO 2011
PROCESSO SELETIVO 2011 Anos 06/12/2010 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar
PROVA DE MATEMÁTICA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2013-2015 PROVA DE MATEMÁTICA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Será excluído do concurso o candidato que for flagrado portando ou mantendo
221 Estatística - Noturno
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES NÚCLEO DE CONCURSOS Edital n 09/2016 UOVR/COPAP/NC/PROGRAD / UFPR Prova Objetiva 16/10/2016 INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO
217 Engenharia de Produção
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES NÚCLEO DE CONCURSOS Edital n 09/2016 UOVR/COPAP/NC/PROGRAD / UFPR Prova Objetiva 16/10/2016 INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO
EXAME Discursivo. Matemática. 2 A fase 01/12/2013. Boa prova!
2 A fase EXAME Discursivo 01/12/2013 Matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.
PROVA DE MATEMÁTICA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO I DO PISM TRIÊNIO 2014-2016 PROVA DE MATEMÁTICA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Será excluído do concurso o candidato que for flagrado portando ou mantendo
Boa prova! 05/12/2010
05/12/2010 biologia Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Biologia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique
PROCESSO SELETIVO 2011
PROCESSO SELETIVO 2011 Data da Prova: 05/12/2010 Início: 14h00 Duração: 5 horas Caderno de Questões Nome do candidato: Nº de inscrição: Antes de iniciar a prova, leia atentamente as seguintes instruções:
#ENEM2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: ANTES DA PROVA:
#ENEM2017 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e ajuda em: Acesso à Educação Superior: Sisu Prouni Pronatec Instituições Portuguesas Financiamento Estudantil Fies: Desenvolvimento
Esta avaliação é composta de 12 questões, das quais você deverá escolher apenas 10 para responder.
1º EM Biologia B Marli Av. Trimestral 28/10/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova
Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes
Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes Resolução de Questões de Provas Específicas Recentes 1. (FUVEST) Determinada planta do cerrado abriga formigas, cigarrinhas, predadores e parasitas
PROCESSO SELETIVO 2010
PROCESSO SELETIVO 2010 Prova: 06/12/2009 Início: 14h00 Duração: 4 horas Caderno de Questões Nome do(a) candidato(a): Nº de inscrição: ATENÇÃO: Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a
... GABARITO 2 NOME DO CANDIDATO: UEM Comissão Central do Vestibular Unificado
N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: CADERNO DE QUESTÕES N ọ DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES I PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Confira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, que constam na etiqueta fixada
Para seus cálculos, sempre que necessário, utilize os seguintes valores para as constantes físicas: Aceleração da gravidade 10 m/s 2
02/12/2012 Física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique
1. Verifique se este caderno contém 5 questões discursivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal.
Prova 3 Matemática QUESTÕES DISCURSIVAS N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Verifique se este caderno contém 5 questões discursivas e/ou qualquer
FUVEST Segunda Fase. Prova de Biologia
FUVEST 2004 Segunda Fase Prova de Biologia 06/01/2004 Q.01 Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal de um cão, foi purificada, dissolvida em uma solução fisiológica com ph 8 e distribuída
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/11/2016 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.
Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.
2ª Fase Exame Discursivo 29/11/2015 Matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.
MATEMÁTICA (Licenciatura) Noturno
assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 MATEMÁTICA (Licenciatura) Noturno Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Concurso Público Edital n 03/2015. Prova Dissertativa 2ª Etapa - Tarde 23/08/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Concurso Público Edital n 03/2015 Prova Dissertativa 2ª Etapa - Tarde 23/08/2015 301 Procurador INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome.
Boa prova! 05/12/2010
05/12/2010 matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/10/2013 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVAS 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.
CRUZAGENS: UMA PROPOSTA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM Adriana de Souza Santos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia CRUZAGENS: UMA PROPOSTA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/11/2016 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.
2 ª Fase Exame Discursivo
02/12/2007 2 ª Fase Exame Discursivo matemática Caderno de prova Este caderno, com doze páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.
PROVA DE GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO I DO PISM TRIÊNIO 2014-2016 PROVA DE GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Será excluído do concurso o candidato que for flagrado portando ou mantendo
2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras
1 vertical: 11 letras São organismos originados da alteração molecular do DNA. 2 vertical: 5 letras, plural Fatores que condicionam as características genéticas de um organismo, sendo um proveniente do
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA
PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 19/10/2014 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.
Conhecimentos Específicos
PROCESSO SELETIVO 2010 13/12/2009 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. Conhecimentos Específicos 2. Aguarde autorização para abrir o caderno
Edital Nº. 08/2009-DIGPE 13 de dezembro de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
Caderno de Provas MATEMÁTICA Edital Nº. 08/2009-DIGPE 13 de dezembro de 2009 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Use apenas caneta esferográfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo e o número
Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo
Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo [email protected] Genética Estuda
30 de Novembro de 2008 SEGUNDA FASE - QUESTÕES DISCURSIVAS E REDAÇÃO - GRUPO 2 e 4. (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MEDICINA VETERINÁRIA e ZOOTECNIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO Câmpus Universitário Caixa Postal 3037 37200-000 Lavras (MG) VESTIBULAR - PAS 3ª ETAPA 30 de Novembro de 2008 SEGUNDA FASE - QUESTÕES
PROCESSO SELETIVO 1 o SEMESTRE 2013
PROCESSO SELETIVO 1 o SEMESTRE 2013 CADERNO 1 PROVA DE REDAÇÃO ATENÇÃO Leia as instruções deste Caderno. Elas fazem parte da sua prova 1. Este caderno contém as instruções para a Prova de Redação em Língua
EXAME Discursivo. Física. 2 A fase 01/12/2013. Boa prova!
2 A fase EXAME Discursivo 01/12/2013 Física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.
Prova Objetiva - Matemática
Prova Objetiva - Matemática CADERNO DE QUESTÕES -- VESTIIBULAR EAD 013 N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES I PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Confira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ
PROCESSO SELETIVO EDITAL 03/2014
PROCESSO SELETIVO EDITAL 03/2014 CARGO E UNIDADES: Agente Operacional- Caixa (MOSSORÓ) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. I
T E O R I A E P E R C E P Ç Ã O M U S I C A L
T E O R I A E P E R C E P Ç Ã O M U S I C A L QUESTÃO 1 Assinale, dentre as escalas abaixo, aquela que corresponde à escala de Fá Menor harmônica: QUESTÃO 5 Qual destas tríades corresponde, em Fá Menor,
ENEM PROVA AZUL RESUMO
ENEM 2009 - PROVA AZUL RESUMO 2009 (19 questões) 1 Ecologia - Desequilíbrio Ambiental Bioquímica 1 2 Fisiologia Humana - Interpretação gráfica Biotecnologia 1 3 Doenças virais e Bioquímica - Soro x Vacina
Prova Escrita de Matemática
PROVA FINAL DE CICLO A NÍVEL DE ESCOLA Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Matemática 9.º Ano de Escolaridade Prova 82 / 1.ª Fase 16 Páginas Duração da Prova: Caderno 1-35 min ( tolerância:
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
INSTRUÇÕES Ministério da Educação Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Educação Aberta e a Distância Especialização em Matemática
Matemática 04/12/2011. Caderno de prova. Instruções. Informações gerais. Boa prova!
04/12/2011 Matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique
. a d iza r to u a ia p ó C II
II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está
Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Biologia. Não abra o caderno antes de receber autorização.
04/12/2011 Biologia Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Biologia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique
Prova Final de Matemática
PROVA FINAL DO 3.º CICLO do Ensino BÁSICO Decreto-Lei n.º 39/0, de 5 de julho Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova 9/.ª Chamada 8 Páginas Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância:
SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BIOLOGIA 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém cinco questões, constituídas de itens e
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO PROVA DE FÍSICA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2012-2014 Digiselo PROVA DE FÍSICA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA F3 Será excluído do concurso o candidato que for flagrado portando
PROVA ABERTA DE MATEMÁTICA E HISTÓRIA
ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO Concurso Público para provimento de cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do quadro de pessoal da Secretaria
Caderno de Prova. Matemática. Universidade Federal da Fronteira Sul Processo Seletivo Edital n o 001/2011.
Universidade Federal da Fronteira Sul Processo Seletivo Edital n o 00/20 http://uffs.sel.fepese.org.br Caderno de Prova agosto 7 7 de agosto das 4 às 7 h 3 h de duração* 40 questões S06 Matemática Confira
Instruções para a Prova de MATEMÁTICA APLICADA:
Instruções para a Prova de : Confira se seu nome e RG estão corretos. Não se esqueça de assinar a capa deste caderno, no local indicado, com caneta azul ou preta. A duração total do Módulo Discursivo é
GENÉTICA Profº Júlio César Arrué dos Santos
FONTE: www.klickeducacao.com.br GENÉTICA Profº Júlio César Arrué dos Santos História Mentor Gregor Mendel (1822 a 1884); Formação Matemática e Ciências Naturais; Pesquisa Variabilidade genética de plantas
Prova Final de Matemática
PROVA FINAL DO 3.º CICLO do Ensino BÁSICO Decreto-Lei n.º 139/01, de 5 de julho Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova 9/1.ª Chamada 1 Páginas Entrelinha 1,5 Duração da Prova: 90 minutos.
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SAMAE Edital nº 002/2017 CADERNO DE PROVA AGENTE DE LEITURA E INSPEÇÃO
Nome do candidato: Assinatura: Número da inscrição: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SAMAE Edital nº 002/2017 CADERNO DE PROVA AGENTE DE LEITURA E INSPEÇÃO ATENÇÃO! Você está recebendo um caderno de prova
Universidade Federal de Santa Maria PET - Biologia. Marcela Dambrowski dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria PET - Biologia Marcela Dambrowski dos Santos Introdução Hemoglobina A Hemoglobina S Anemia falciforme Traço falciforme Malária Hipótese da malária Origem e dispersão
CONCURSO DE ADMISSÃO 2003 / 2004 PROVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO IDENTIFICAÇÃO NÚMERO DE INSCRIÇÃO: NOME COMPLETO :
COLÉGIO MILITAR DE ELO HORIZONTE ELO HORIZONTE MG DE OUTURO DE 00 DURAÇÃO: 0 MINUTOS CONCURSO DE ADMISSÃO 00 / 00 PROVA DE MATEMÁTICA ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO IDENTIFICAÇÃO NÚMERO DE INSCRIÇÃO: NOME COMPLETO
Matemática 02/12/2012
02/12/2012 Matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique
1. Verifique se este caderno contém 5 questões discursivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal.
Prova 3 Matemática QUESTÕES DISCURSIVAS N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Verifique se este caderno contém 5 questões discursivas e/ou qualquer
CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS
CAPÍTULO 6: COMPOSTOS ORGÂNICOS PROTEÍNAS CAP. 7: COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁCIDOS NUCLEICOS E VITAMINAS 1. Dentre os diferentes compostos orgânicos das células temos as proteínas. Sobre estas responda: a) Cite
Citologia Exercícios Dissertativos. (a) A afirmação apresentada pode ou não ser considerada válida? (b) Justifique sua resposta.
Exercícios Dissertativos 1. (2002) Devido ao fato de serem muito simples em termos de organização, podemos afirmar que os vírus provavelmente tiveram sua origem antes do surgimento das primeiras células
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO
3º EM Biologia A Josa Av. Dissertativa 25/05/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta
EDITAL DE CONVOCAÇÃODA PROVA PRÁTICA PARA O CARGO DE INTÉPRETE DE LIBRAS
UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FUNDAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA DA FUNDAÇÃO
PROVA DE HISTÓRIA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO I DO PISM TRIÊNIO 2014-2016 PROVA DE HISTÓRIA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Será excluído do concurso o candidato que for flagrado portando ou mantendo
Prova de Habilitação para Professores e Licenciandos em Matemática
Prova de Habilitação para Professores e Licenciandos em Matemática 10 de setembro de 016 INStRUÇÕES 1. Verifi que se os seus dados informados no quadro abaixo estão corretos. Caso as informações não estejam
FÍSICA CADERNO DE PROVA
2ª FASE EXAME DISCURSIVO 11/12/2016 FÍSICA CADERNO DE PROVA Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.
Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Paulo Freire
Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Paulo Freire 1 CRONOGRAMA DE DATAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA (duas etapas). 10/03/2014 a 02/04/2014* Inscrições
UERJ 2015 (Questões 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10)
(Questões 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) 1. (Questão 1) Nos vegetais, uma parede celular envolve a membrana plasmática. Cite o principal tipo de carboidrato que compõe a parede celular dos vegetais, bem
Cromossomos Sexuais e Herança Genética. Genética Professora Catarina
Cromossomos Sexuais e Herança Genética Genética Professora Catarina Espécie humana 23 pares de cromossomos 22 pares autossômicos 1 par cromossomos sexuais ( XY e XX) Cariótipo 46, XX 46, XY Sistema XY
EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016
EDITAL RESUMIDO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2016, regido pela Portaria/MEC
Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 ENFERMAGEM
assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/00 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados
RESOLUÇÃO MATEMÁTICA 2ª FASE
RESOLUÇÃO MATEMÁTICA ª FASE UFPR 01. Encontre o conjunto solução em IR das seguintes inequações: a) 5 x x. 5 x x x 3 (-1) 3 x 3 S x R / x b) 3x 1 3. 3x 1 3 3 3x 1 3 3x 1 3 e 3x 1 3 3x 4 3x 4 x x 3 3 4
Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade. Equipe de Biologia
Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade Equipe de Biologia Por que a Mônica é baixinha, dentuça e gorducha? Disponível em: . Acesso em: 04 Fev. 2012 Obrigatoriamente,
Biologia FUVEST. Biologia 001/001 FUVEST 2009 FUVEST 2009 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02
/ FUVEST 9 ª Fase Geografia ou Biologia (6//9) Biologia LOTE SEQ. BOX / Biologia FUVEST FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR Leia atentamente as instruções abaixo. Aguarde a autorização do fiscal para
105 Ciências Contábeis
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Edital Nº
Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota.
Biologia Mutações e Aconselhamento Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MUTAÇÕES Mutação é uma mudança ou alteração no conteúdo genético de uma célula ou de um ser vivo.
Vestibular de Inverno Prova 3 Matemática
Vestibular de Inverno Prova N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Confira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME DO CANDIDATO, que constam na
Processo Seletivo 1.º semestre de 2015
F U N D A Ç Ã O GETULIO VARGAS EESP Escola de Economia de São Paulo Assinatura do Candidato 003. caderno 1 provas da 2.ª fase matemática processo seletivo 1.º semestre de 2015 Você recebeu este caderno
Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR
Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia DIVISÃO CELULAR A Divisão Celular Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou
