Escola Bíblica AD Blumenau

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Bíblica AD Blumenau"

Transcrição

1 LIÇÃO 09 UMA PEQUENA SEMENTE Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento (1 Coríntios 3.7). OBJETIVOS DA LIÇÃO 1 - Ensinar que o Reino de Deus parecia ser pequeno no começo, mas logo se espalhou com poder e força. 2 - Explicar que não existe nada que seja tão pequeno ou insignificante que Deus não possa transformar em algo grande em seu Reino 3 - Ensinar que o Reino de Deus subsiste pelo poder de Deus, não pela capacidade humana. 4 - Explicar que o nosso papel é semear a Palavra de Deus nos corações, mas é o Espírito Santo que fará a obra. INTRODUÇÃO: Antes de começar a aula se possível, consiga umas sementes de mostarda e leve-as para a classe. As crianças ficarão surpresas com o tamanho da semente e poderão ter uma melhor noção da parábola. Você pode encontrar as sementes em casas de produtos naturais. Organize sua sala antes dos alunos chegarem crie uma barraquinha escrita Loja de Deus com algumas frutas e plaquinhas escritas: Sabedoria, Fé, Amor, Perdão, Esperança e Salvação, essa dinâmica se encontra no Subsídio. Quando os alunos entrarem na sala ficarão curiosos com a Loja de DEUS, Aplique a dinâmica com eles e depois dê início a sua aula. Inicie sua aula com uma oração, pode pedir para que algum aluno da classe levante a voz em oração. Certamente você tem a sua organização de aula como chamada e etc, feito essa parte

2 relembre com a turma a lição passada e leia com eles o título da nova lição, a lição 9, Uma pequena semente e o versículo para memorização: De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento (1Coríntios 3:7). Faça a dinâmica que a lição sugere para a memorização do versículo. Pergunte se a classe compreendeu a mensagem que o versículo quer falar. E então você pode introduzir a história da lição dizendo que Jesus fez algumas comparações para que seus seguidores compreendessem melhor o funcionamento do Reino de Deus. Pergunte a classe o que eles entendem que seja o Reino de Deus. Depois prossiga dizendo, desta vez o mestre utilizou o exemplo da semente de mostarda e do fermento. Pergunte se eles já viram uma semente de mostarda e então mostre a eles as sementes ou figuras da semente, depois mostre uma figura da planta em que ela se transforma que até os passarinhos desejam fazer ninhos em seus galhos, pergunte também se eles conhecem o fermento e se sabem para que serve o tal, você pode levar um pão com fermento e um sem fermento para fazer uma comparação. Feito isso conte a história que a lição nos traz. Jesus comparou o Reino de Deus com a semente de mostarda e com o fermento misturado a massa para ensinar a respeito do crescimento do Reino. Assim como a semente de mostarda, o reino de Deus começou pequeno, com Jesus e poucos discípulos apenas, mas esse número cresceu. Já se passaram muitos anos que os filhos de Deus estão espalhados por toda a terra, cada um com uma missão de plantar a semente da palavra de Deus nos corações para que o Reino continue a crescer. Nesse momento você pode fazer as seguintes dinâmicas com eles: A dinâmica da caixa Quem pode semear a palavra de Deus? Ou a brincadeira Lançando as Sementes. O passo a passo delas se encontra adiante no Subsídio. Depois que você tiver feito toda a parte da história, dinâmica e explicação se você desejar, pode aplicar uma das atividades sugeridas que se encontram no subsídio, fica a sua escolha qual utilizar. HISTÓRIA: Mateus e Lucas Se você quiser e der tempo pode utilizar a seguinte reflexão: A Semente Certo homem trabalhava em uma fábrica, distante 50 minutos de ônibus da sua casa. No ponto seguinte, entrava uma senhora idosa que sempre se sentava junto à janela do ônibus. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora. A cena se repetia todos os dias e, curioso,

3 durante uma dessas viagens, o homem lhe perguntou o que ela jogava pela janela. Jogo sementes respondeu ela. Sementes? Sementes de quê? De flores. É que eu olho para fora e a estrada é tão vazia! Gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom! Dizendo isso, ela virou-se para a janela e recomeçou seu trabalho. O homem desceu logo adiante, achando que aquela pobre senhora já não batia bem das ideias. Algum tempo depois, no mesmo ônibus, aquele homem percebeu flores à beira da estrada. Muitas flores; uma paisagem colorida, perfumada e linda! Lembrou-se então daquela senhora; procurou-a, mas não a encontrou. Perguntou então ao cobrador sobre ela. A velhinha das sementes? Pois é, ela morreu há quase um mês. Neste mesmo instante, ouviu risos de criança, num banco mais à frente. Uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada: Olha mãe, que lindo! Quantas flores! Como se chamam aquelas flores? Foi então que entendeu o que aquela senhora havia feito. Mesmo não estando ali para ver, fez a sua parte, deixou a sua marca, a beleza para a contemplação e a felicidade das outras pessoas. No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se junto à janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso SUBSÍDIO: (imagens dos materiais utilizados nos vídeos, passo-a-passo da confecção se tiver) Cartaz Alvos; Dinâmica das bolinhas de papel; Atividade colar sementes na folha fazendo uma arvore e colocar o versículo da lição; Atividade mão jogando sementes em um coração e versículo da lição; Reflexão da Senhora que jogava sementes do ônibus; Loja de Deus: Modelos:

4 Plaquinha: Papel cartão, palito de churrasco e canetinha: As crianças entrarão na sala e provavelmente ficarão curiosas com as frutas e as plaquinhas. Diga a eles que essa é a loja de Deus e pergunte se alguém quer fazer seus pedidos, diga que é tudo de graça.

5 Peça pra que cada um faça seus pedidos, por exemplo, 10kg de Sabedoria, muito amor, Salvação para toda a familia e etc. Depois que todos fizerem seus pedidos certamente esperarão receber os frutos, porém entregue para cada aluno um saquinho de sementes e diga que na loja não trabalhamos com os frutos mas sim com as sementes. Se você quiser os saquinhos que irá entregar pode ser utilizado para a brincadeira lançando a semente que está mais adiante. Dinâmica Quem pode semar a palavra de Deus? MATERIAIS: - Caixa de sapato ou qualquer outra caixa ou um maleta; - Canetinha para escrever a pergunta na caixa; - Espelho. Faça um círculo com a classe e diga que Deus conta com a ajuda de algumas pessoas para semear a sua palavra, pergunte se eles sabem quem são. Feito isso diga que você tem uma caixa que dentro está quem pode semear a palavra de Deus, oriente seus alunos a não falarem para o colega do lado o que há na caixa, apenas abrir olhar o que há dentro e aguardar em silencio todos olharem.

6 Brincadeira lançando a semente MATERIAL: - Saquinhos de sementes; - Placa de isopor; - Estilete, guache, pincel E papel vermelho. Faça um coração no isopor e corte fora com estilete, deixando um buraco em formato de coração. Tampe a parte de trás do buraco com papel vermelho, depois pinte o isopor e se quiser colocar mais detalhes fica a seu critério.

7 Separe a classe em dois grupos. Dê um saquinho de sementes para cada aluno. Para um grupo, dê saquinhos de sementes de feijão, por exemplo, e para outro, dê saquinhos de sementes de milho. Coloque o isopor em algum canto da sala. Os alunos devem lançar as sementes tentando acertar o coração, estabeleça uma linha, um limite onde eles devem ficar atrás para lançar as sementes. Explique a turma que ao seu comando eles devem lançar as sementes no coração e que depois quando você for contar as sementes no coração teremos os vencedores. Dado o comando e eles terem lançado, você contará quantas sementes de milho e quantas sementes de feijão alcançaram o

8 coração, se por exemplo, tiver mais sementes de feijão, obviamente a equipe que tinha as sementes pensará que é a campeã, porém, por exemplo, você dirá: Parabéns equipe do feijão vocês são vencedores, porém a equipe do milho também é vencedora, pois no reino de Deus importa que lancemos a semente, desta forma todos seremos vencedores! ATIVIDADES: A seguinte atividade pode ser feita individual, em dupla ou em grupo. 01. Desenhe 5 mãos em um papel verde ou branco e pinte, e uma mão em um papel marrom ou em um branco e pinte de marrom, depois recorte:

9 02. Cole em um papel A4 formando uma árvore:

10 03. Finalize utilizando sementes, lápis de cor e etc.

11 A próxima atividade pode ser feita em grupo: A próxima sugestão se você quiser fazer com a sua classe é muito interessante, você vai pedir que seus alunos plantem feijão no algodão, adiante teremos o passo a passo:

12 Como plantar feijão no algodão passo a passo Primeiro passo: Pegue o algodão e molhe na água. Segundo passo: Com ele bem úmido, coloque-o no fundo do copo plástico. Terceiro passo: Coloque o grão.

13 Quarto passo: Pegue o copo e coloque em um local bem iluminado. Quinto passo: Fique observando o algodão, não deixe ele secar, vá colocando água e sempre aos poucos. Depois de uns três dias, você vai ver o brotinho surgindo, continue regando... Depois de determinado tempo, ele crescerá. Observação importante: Quando a planta crescer um pouco mais, retire-a do copinho e plante em alguma terra, pode ser no quintal da sua casa, ou até mesmo em um jarrinho pequeno. O importante é não deixa-lo no copo para sempre, pois ele crescerá e vai ficar sem nutrientes daí vai morrer. Outra importante observação é quanto ao excesso de água, cuidado para quando for colocar a água, não colocar demais, desse modo ele ficará "alagado" e não vai brotar, coloque pouca água para que o algodão fique apenas úmido.

14 Sugestão cartaz da semente ORAÇÃO:

15 CONCLUSÃO: As coisas simples para Deus são o início de GRANDES realizações! É um privilégio para nós, servir a Deus e recebermos o nome de semeadores da Palavra. Sabemos que é uma tarefa de grande responsabilidade, mas também, é muito compensadora. Depois que a semente germina e planta começa a brotar não dá mais para a planta voltar a ser semente. E depois que o fermento está misturado na massa não dá mais para retirá-lo. Desde então, é só esperar a Palavra de Deus, pois no tempo certo ela brotará. Links: LOJA DE DEUS: DINÂMICA MOTIVAÇÃO PARA GANHAR ALMAS: Professor (a): Andressa Ferreira Marafigo Classe: Juniores Contato:

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 203 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

3º Trimestre de 2016: Êxodo

3º Trimestre de 2016: Êxodo O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO QUEBRA-GELO Brinquem de "arbusto ou árvore". Quando você disser arbusto, todos se encolherão. E quando você disser árvore, todos se esticarão e estenderão os braços (como árvores). Varie os comandos (arbusto

Leia mais

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós.

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição 32 1 1. Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Mateus 18.21-35 (Leitura bíblica para o professor e base bíblica

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

ARTE DE CONTAR HISTÓRIA Vânia Morais Cavalcanti

ARTE DE CONTAR HISTÓRIA Vânia Morais Cavalcanti ARTE DE CONTAR HISTÓRIA Vânia Morais Cavalcanti Flanelógrafo 1- Corto um pedaço de papelão, exemplo 100 cm x 33 cm. (Sempre peço caixas grandes nos supermercados, lojas de doces,...) E corto o feltro uns

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã LIÇÃO 01 Salvação, a nova vida com Cristo Forme um quarteto. Pesquise sobre as fases da metamorfose da lagarta/ borboleta em comparação a conversão do cristão. + 10 pontos bônus (pela criatividade na apresentação:

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Os Patriarcas

1º Trimestre de 2017: Os Patriarcas O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

COMPARAÇÕES SOBRE O REINO DE DEUS Lição 23

COMPARAÇÕES SOBRE O REINO DE DEUS Lição 23 COMPARAÇÕES SOBRE O REINO DE DEUS Lição 23 1 1. Objetivos: Mostrar que o reino de Deus é como uma semente e mostarda. Mostrar que o reino de Deus é como o fermento. Ensinar a lição do joio. Mostrar que

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

As Parábolas do Reino (parteii)

As Parábolas do Reino (parteii) As Parábolas do Reino (parteii) semente no seu campo..» 1 Ambiente: Das três parábolas que nos são hoje propostas, duas (o grão de mostarda e o fermento) procedem da tradição sinóptica; a outra (a parábola

Leia mais

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES,

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES, COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Mas em todas estas coisas somos MAIS DO QUE VENCEDORES, 1 / 6 por aquele que nos amou" (Romanos 8:37) É assim que devemos

Leia mais

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 0 4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 O diagrama de João 3:16 é altamente eficaz e simples na explicação do Plano de Salvação Seguem algumas dicas importantes: 1) Seja breve, pois pode ser que ocorra alguma

Leia mais

Nova Esperança para a Vida Por David Batty

Nova Esperança para a Vida Por David Batty Nova Esperança para a Vida Por David Batty Projeto 302 Nome do Aluno Data do Início / / Data do Fim / / 2 Nova Esperança Para a Vida Lição 302 David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Lição 6 Os obreiros Precisam Uns dos Outros

Lição 6 Os obreiros Precisam Uns dos Outros Lição 6 Os obreiros Precisam Uns dos Outros O António continua a dar aulas aos rapazes. Ele está a desenvolver o dom de ensinar, usando-o. Um certo domingo, no caminho para casa depois de ensinar, encontrou-se

Leia mais

RESOLVENDO O "CUBO MÁGICO" 18 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então disse JESUS aos Seus discípulos: Se alguém quer vir após MIM,

RESOLVENDO O CUBO MÁGICO 18 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então disse JESUS aos Seus discípulos: Se alguém quer vir após MIM, RESOLVENDO O "CUBO MÁGICO" 18 de Novembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então disse JESUS aos Seus discípulos: Se alguém quer vir após MIM, 1 / 7 negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me."

Leia mais

2º Trimestre de 2017: O Livro dos Juízes

2º Trimestre de 2017: O Livro dos Juízes O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

3º Trimestre de 2017: Profetas de Deus

3º Trimestre de 2017: Profetas de Deus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais TEMA: AS PARABOLAS DE JESUS 10 à 15 de Maio de 2015 Versículo Chave Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O SEMEADOR E A SEMENTE

Bíblia para crianças apresenta O SEMEADOR E A SEMENTE Bíblia para crianças apresenta O SEMEADOR E A SEMENTE Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: M. Maillot; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

Toalha de Banho com Elefantes Rose Ferreira

Toalha de Banho com Elefantes Rose Ferreira Toalha de Banho com Elefantes Rose Ferreira Dificuldade: media Tempo de execução: 4 horas sem contar tempos de secagem Material: Entretela de algodão Papel Cartão branco Cola Permanente Acrilex Lápis n.

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais TEMA: AS PARABOLAS DE JESUS Versículo Chave Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor... (Oséias 6:3) Let us know; let us press on to know the Lord (Hosea 6:3) 08 à 12 de

Leia mais

Tema: Todas As Nações

Tema: Todas As Nações Texto Bíblico: Gênesis 11.1-9 Tema: Todas As Nações Versículo para memorizar: Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Gênesis 11.9a. Princípio Bíblico: Semear

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA GRÃO DE MOSTARDA- FERMENTO DA MULHER - Mateus 13,31-35 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 17ª Semana do Tempo

Leia mais

Caixa Craquelada e Textura Aplicada

Caixa Craquelada e Textura Aplicada Caixa Craquelada e Textura Aplicada Material: Tinta acrílica linha Nature Colors nas cores: - Sépia ref. 551 - Vermelho queimado ref. 588 - Verde pinheiro ref. 546 - Verde gris ref. 927 - Laranja ref.

Leia mais

DEIXE SUA CASA LINDA PARA O

DEIXE SUA CASA LINDA PARA O DEIXE SUA CASA LINDA PARA O NATAL Se você perdeu, em algum momento de sua vida, aquele sen mento de magia perante o Natal, um caminho para recuperá-lo é reunir sua família ou as pessoas que mais gosta,

Leia mais

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em

Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em Apostila de E.V.A Donut 13013 Esta apostila contém 1 passo a passo para peça de e.v.a, folha com dicas e sugestões, folha de molde, lista de materiais, etapas ilustradas em impressão colorida. Dicas e

Leia mais

O LIVRO SEM PALAVRAS

O LIVRO SEM PALAVRAS Momento com Deus NOME: DATA: 13/07//2014 O LIVRO SEM PALAVRAS Versículos para Decorar: 1. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Semente: pequena e misteriosa Lc 13,18-21 Estamos encontrando de novo, na liturgia da Palavra da missa

Leia mais

Artesanatos Bichinhos em feltro

Artesanatos Bichinhos em feltro Artesanatos Bichinhos em feltro 1. Bichinho de feltro porta-agulhas Esse jacaré muito legal que dá pra se transformar em um porta agulhas muito útil também. No link você também encontra os moldes em feltro

Leia mais

Ter X Ser + Caça ao Tesouro

Ter X Ser + Caça ao Tesouro Ter X Ser + Caça ao Tesouro a) Para lermateus 13, 44 a 46 b) Para conversar: Encontro Anielli e Daniel 24.04.16 Grupo Shekinah 1. Para ser feliz é preciso ser rico? Por quê? 2. Qual é o segredo da felicidade?

Leia mais

Foto 1: Aluno com a cabeça dentro da câmara escura.

Foto 1: Aluno com a cabeça dentro da câmara escura. Câmara escura Regina Introdução: Podemos fazer das aulas de física um momento de reflexão sobre aquilo que observamos e incentivar os alunos a realizar construções experimentais por suas próprias mãos

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Você sabe o que é uma Parábola?

Você sabe o que é uma Parábola? Nos nossos quatro Evangelhos encontramos 44 Parábolas. Você sabe o que é uma Parábola? Saberia contar uma que Jesus narrou? Inteirinha? Vamos conversar um pouco... As Parábolas são narrativas breves, dotadas

Leia mais

RECADO:Apresentar o TEMA CENTRAL da QUEBRA-GELO

RECADO:Apresentar o TEMA CENTRAL da QUEBRA-GELO RECADO:Apresentar o TEMA CENTRAL da apostila Veremos nos livros de Ezequiel, Obadias, Miqueias, como Deus se revelou a seu povo. Descobrindo quem Deus é, descobrimos quem somos e qual a nossa Conheceremos

Leia mais

XVI Domingo do Tempo Comum

XVI Domingo do Tempo Comum XVI Domingo do Tempo Comum «Após o pecado, dais lugar ao arrependimento» Leitura do Livro da Sabedoria Sab 12, 13.16-19 Não há Deus, além de Vós, que tenha cuidado de todas as coisas; a ninguém tendes

Leia mais

NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY...

NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY... NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY... Nossa Empresa tem base e valores 53 anos no mundo 18 anos no Brasil 2016 LIDER NA VENDA DE BASES LIDER NA VENDA DE BATONS NO ULTIMO TRIMESTRE Nossos

Leia mais

Conexão Criança (5 minutos)

Conexão Criança (5 minutos) História Bíblica: Lucas 1:26-56 Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus foi um bebê que nasceu na cidade de Belém e que sua mãe era uma jovem que se chamava Maria. Aprenderão que Maria ficou

Leia mais

Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas

Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum-17.11.13 Deus renova todas as coisas Eu tive um sonho. Sonhei que os rios já não estavam poluídos, e as suas águas eram puras e cristalinas. Sonhei que. em vez de

Leia mais

Lição XIII: Fazendo a conexão: Revisão

Lição XIII: Fazendo a conexão: Revisão A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Semana de 10/04/17 a 16/04/17

Semana de 10/04/17 a 16/04/17 Semana de 10/04/17 a 16/04/17 DENTRE MUITAS VOZES, OUÇA A VOZ DE DEUS! Estação Cultivo OBJETIVO: Levar as crianças a entenderem que apesar de ouvirmos muitas vozes, devemos sempre optar por seguir a voz

Leia mais

Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo. Departam ento De Infância e Juventude. Plano De Reunião

Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo. Departam ento De Infância e Juventude. Plano De Reunião Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo Departam ento De Infância e Juventude Plano De Reunião : Jardim 03 à 05 anos. Data: 03/06/2006 elizadores: Denise, Alcione, Edson, Adriana. e Temática: Base

Leia mais

Em dois mil anos...um dia em que ninguém creu. Slide 1 - Páscoa

Em dois mil anos...um dia em que ninguém creu. Slide 1 - Páscoa Em dois mil anos...um dia em que ninguém creu Slide 1 - Páscoa 05.04.2015 Um dia entre os dois mais incríveis dias: Um Sábado de silêncio Slide 2 - Páscoa 05.04.2015 Duas histórias de três dias Abraão

Leia mais

Lição VIII: Jesus meu amigo para sempre

Lição VIII: Jesus meu amigo para sempre As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11.

IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11. IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11.29 TEXTO BÍBLICO: Gênesis 7 VERSÍCULO DA SEMANA: Então o Senhor

Leia mais

ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO

ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO PRIMÁRIOS 4 a 8 ANOS ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO 3.1-36 A BÍBLIA DIZ:...Nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com

Leia mais

Colégio Anchieta Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Lista de Material Escolar

Colégio Anchieta Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Lista de Material Escolar MATERNAL I ( 02 anos) 003 caixas de giz de cera (grande) 004 caixas de massa de modelar 002 caixas de fósforo (palitos pequenos) 001 rolo de durex (pequeno e largo) 001 rolo durex colorido 001 folha de

Leia mais

Simpatia para o amor

Simpatia para o amor Simpatia para o amor Essa simpatia e para um novo amor Requesito para a simpatia Dia 13/06 Hora As 18:00 O que se espera Para encontrar um novo amor. Materiais para a simpatia *Uma imagem de Santo Antonio

Leia mais

O João 3:16 é altamente eficaz na explicação objetiva do ministério salvador de Jesus.

O João 3:16 é altamente eficaz na explicação objetiva do ministério salvador de Jesus. APLICANDO O PLANO DE SALVAÇÃO JO 3:16 O João 3:16 é altamente eficaz na explicação objetiva do ministério salvador de Jesus. Dicas: Ore antes por você, para que seja guiado por Deus. Ore antes pela pessoa

Leia mais

Unidade 2: O Maior Ajudador

Unidade 2: O Maior Ajudador FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 2: O Maior Ajudador O Espírito Santo: Nosso Ajudador LIÇÃO 7 7-8 Anos CONCEITO CHAVE O Espírito Santo nos ajuda a lembrar do que a Bíblia diz. HISTÓRIA

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998

Leia mais

Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador

Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador 1ª Série Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador Social Studies Standard(s): Standard III, Objective 2 Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Os alunos identificarão o Polo Norte, o Polo Sul

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS. CONCEITO-CHAVE Quando demonstramos amor pelas pessoas, estamos demonstrando amor por Deus.

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS. CONCEITO-CHAVE Quando demonstramos amor pelas pessoas, estamos demonstrando amor por Deus. LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

Lembre-se é um momento único, é como se você tivesse a oportunidade de falar com o próprio Criador por 5 minutos

Lembre-se é um momento único, é como se você tivesse a oportunidade de falar com o próprio Criador por 5 minutos Vivência dos 3 dias Vivência dos 3 dias Primeiro dia Limpeza Você tem que encontrar uma hora neste dia para se isolar e ficar a vontade para desabafar com o Universo, com Deus, ou com o seu Santo favorito.

Leia mais

Receita de Massinha de Modelar

Receita de Massinha de Modelar Receita de Massinha de Modelar Receita de Massinha de Modelar Como fazer massinha de modelar caseira fácil Quem é que nunca brincou com massinha de modelar na infância não é mesmo? E que tal hoje aprender

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão.

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Introdução Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Nesse Livro Digital vamos falar da Estrela de Oswald e resolver

Leia mais

Estou tentando fazer esse manual a muito tempo, na verdade queria fazer um vídeo, mas, não consegui, então fiz fotos do passo a passo!

Estou tentando fazer esse manual a muito tempo, na verdade queria fazer um vídeo, mas, não consegui, então fiz fotos do passo a passo! 1 Olá Tudo bem? Estou tentando fazer esse manual a muito tempo, na verdade queria fazer um vídeo, mas, não consegui, então fiz fotos do passo a passo! Com dicas VALIOSAS! Fique atenta! Sabe essas lindas

Leia mais

Fototropismo. Introdução. Materiais Necessários

Fototropismo. Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução As plantas, como todos os seres vivos, respondem a estímulos ambientais, mas essa resposta, na maioria das vezes, é bem lenta e quase imperceptível. A resposta de algumas plantas a

Leia mais

Os Milagres de Jesus

Os Milagres de Jesus Os Milagres de Jesus Que difícil entender os milagres de Jesus. E, como vou explicar isso para as crianças? . A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

Leia mais

NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY...

NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY... NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY... ...E COMECE SUA CARREIRA ARRASANDO NOSSOS VALORES Afinal, toda empresa precisa de uma base Nossos Valores O QUE É? Doar-se sem esperar nada em troca

Leia mais

MÓDULO 1 REINO DE DEUS Aula 1 O que é o reino de Deus IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS

MÓDULO 1 REINO DE DEUS Aula 1 O que é o reino de Deus IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS MÓDULO 1 REINO DE DEUS Aula 1 O que é o reino de Deus IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS Sumário Reinos ou reino?... 3 O reino de Deus... 4 Resumo... 7 Enquanto líderes... 7 Referências bíblicas... 8 Atividades

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 Objetivos da lição

Leia mais

Parábola do Grão de Mostarda. Mc 4,30-32

Parábola do Grão de Mostarda. Mc 4,30-32 Parábola do Grão de Mostarda Mc 4,30-32 Esta Parábola, deve ter sido aquela que mais desconcertou a todos. Foi uma estória surpreendente. Disse Jesus: - Com que coisa poderemos comparar o Reino de Deus?

Leia mais

Mude situações com ritual de prosperidade com Achaiah

Mude situações com ritual de prosperidade com Achaiah Mude situações com ritual de prosperidade com Achaiah Feito sempre no primeiro dia de cada mês para pedir ajuda para estabilidade financeira e equilíbrio nas suas contas, você pode começar uma mudança

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 14 à 19 de Setembro de 2015 As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar. Proteger. Investir!!! Isso tudo

Leia mais

LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM

LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM RESUMO BÍBLICO: Gênesis 45, Ester 7, 1ª Samuel 17, Mateus 3 CONCEITO-CHAVE: Deus nos fala através da sua Palavra que devemos ser corajosos para fazer a coisa

Leia mais

NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY...

NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY... NOVA CONSULTORA, DESCUBRA O QUE VOCÊ AMA EM MARY KAY... ...E COMECE SUA CARREIRA ARRASANDO NOSSOS VALORES Afinal, toda empresa precisa de uma base Nossos Valores O QUE É? Doar-se sem esperar nada em troca

Leia mais

Vendas Express. Bia Menezes Diretora de Vendas Independente

Vendas Express. Bia Menezes Diretora de Vendas Independente Vendas Express Bia Menezes Diretora de Vendas Independente Sra. Mary Kay Ash já dizia... Nada acontece até que se venda algo. Perguntinhas feitas a todo momento: Para ser consultora preciso saber vender?

Leia mais

ATENÇÃO! QUEBRA-GELO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS. Os pais e/ou responsáveis poderão retirar a apostila-devocional do seu filho (a) mediante pagamento.

ATENÇÃO! QUEBRA-GELO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS. Os pais e/ou responsáveis poderão retirar a apostila-devocional do seu filho (a) mediante pagamento. ATENÇÃO! Os pais e/ou responsáveis poderão retirar a apostila-devocional do seu filho (a) mediante pagamento. BOLETIM GCEM ele nos missão que nos Caso haja impossibilidade de fazer o acerto na retirada,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Curso de Biscuit. Tema: Porta Recado de Girafa. Produzido por: Caroline Oliveira ª Edição 2010

Curso de Biscuit. Tema: Porta Recado de Girafa. Produzido por: Caroline Oliveira ª Edição 2010 002 2ª Edição 2010 1 Curso de Biscuit Tema: Porta Recado de Girafa Produzido por: Caroline Oliveira Para mais apostilas acesse: http://cursodebiscuit.blogspot.com 2 Porta Recado de Girafa Carta ao leitor

Leia mais

Descubra o Poder do VERMELHO

Descubra o Poder do VERMELHO Descubra o Poder do VERMELHO Por que ser Mary Kay? O que você fez para chegar até aqui? Você tem desejo ardente por esta carreira maravilhosa? Quando você será diretora? Mary Kay Ash já dizia... Se você

Leia mais

4 ESTRATÉGIAS DE OURO PARA VENDER NO MÊS DA MULHER

4 ESTRATÉGIAS DE OURO PARA VENDER NO MÊS DA MULHER 4 ESTRATÉGIAS DE OURO PARA VENDER NO MÊS DA MULHER IMPORTANTE: nem sempre vamos ter resultados positivos, mas devemos sempre reverter cada situação a nosso favor! Não vendeu no evento??? Pegue o maior

Leia mais

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004 Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004  Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira O Ribeiro que queria Sorrir Ana Cristina Luz Ilustração: Margarida Oliveira Versão COMPLETA PLIP004 www.plip.ipleiria.pt Este trabalho foi desenvolvido no espírito do art.º 75 e 80 do Código do Direito

Leia mais

A FAMÍLIA E OS ESTRANGEIROS

A FAMÍLIA E OS ESTRANGEIROS A FAMÍLIA E OS ESTRANGEIROS Aula elaborada por Lidia B. Pierott Moreira e Janine Lopes Pinheiro (adaptações: M. Greenwood) Base bíblica João 15.12 e Atos 11.19-30 Objetivos Saber que existem estrangeiros

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 1ª Série Lição: Explorando as Abóboras 1 Classificação do Ciclo de vida de uma Abóbora. Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 Science Standard(s): Standard IV, Objective

Leia mais

CONTATO E AGENDAMENTO. Gabriela Pinheiro Coelho Futura Diretora Executiva de Vendas Unidade Mundo Cor de Rosa

CONTATO E AGENDAMENTO. Gabriela Pinheiro Coelho Futura Diretora Executiva de Vendas Unidade Mundo Cor de Rosa CONTATO E AGENDAMENTO Gabriela Pinheiro Coelho Futura Diretora Executiva de Vendas Unidade Mundo Cor de Rosa CONTATOS! Seja criativa! Saia do convencional Nosso negócio acontece na RUA! Nada de esperar

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

Aprendendo a revisar os textos produzidos

Aprendendo a revisar os textos produzidos a revisá-los. A partir do momento em que a criança começa a produzir textos, precisa também aprender Essa prática deve começar nas séries iniciais, pois é assim que as crianças começam a incorporar, sem

Leia mais

Resolvi criar este manual de Chá de Panelas, espero que ajude vocês...

Resolvi criar este manual de Chá de Panelas, espero que ajude vocês... MANUAL CHÁ DE PANELA By Magaly Dantas de Melo Olá!!! Resolvi criar este manual de Chá de Panelas, espero que ajude vocês... Lembrando que os noivinhos NÃO podem ler nada deste conteúdo, no máximo poderão

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Lê o texto com atenção Um pardal ferido 1 Mãe e filho viviam felizes. Mas o José, gorducho e olhos esbugalhados, de vez em quando desobedecia às suas ordens para

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

QUEBRA-GELO. Será necessário um lenço ou venda para os olhos.

QUEBRA-GELO. Será necessário um lenço ou venda para os olhos. QUEBRA-GELO Será necessário um lenço ou venda para os olhos. Formar um círculo de mãos dadas. No interior deste permanecerá uma criança com os olhos vendados. O círculo gira para a direita ou para a esquerda.

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Trabalho de português 1) faca uma pesquisa e com desenhos monte um livrinho com um tema que você escolher: Exemplo: capa, paginas, figuras, falas...etc.

Leia mais

CRIANÇAS 9-11 anos. Nome: Ministério:

CRIANÇAS 9-11 anos. Nome: Ministério: 4 CRIANÇAS 9-11 anos Nome: Ministério: 1) Fazer as meditações diariamente até o término do Sonho de Natal; 2) Memorizar (após decorar os versículos, a criança deve falar o versículo só de memória para

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: Revisão da Unidade - DEUS

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo. Título: Revisão da Unidade - DEUS Plano de Aula 07 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo Educadora: Lívia, Cida e Marta Dia: 23/03/2015 Título: Revisão da Unidade - DEUS Horário:

Leia mais

Entrevista de Início. Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Débora Azevedo

Entrevista de Início. Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Débora Azevedo Entrevista de Início Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay Débora Azevedo Agendei uma entrevista e agora???????? Prepare seu material de maneira organizada, eficaz, objetiva e simples; Esteja

Leia mais

Lições Bíblicas Infantis

Lições Bíblicas Infantis Lições Bíblicas Infantis Lições Bíblicas Infantis Sumário Lição 1 Poder sobre os mares 3 Para adquirir o livro todo entre em contato com a autora: contato.nicolyteixeira@gmail.com Memorizando: Que homem

Leia mais

Brincadeira científica - Cineminha

Brincadeira científica - Cineminha Brincadeira científica - Cineminha Você sabia que um filme projetado na tela do cinema não exibe uma imagem contínua em movimento, mas uma série de quadros, como se fossem várias fotografias, a cada segundo?

Leia mais