SAN AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SAN AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL"

Transcrição

1 Empresa: Contato: Dept.: Tel.: (19) Fax: (19) Ref.: Treinamento Documento: Versão: Data: Enviado: Folhas: SAN/TR /01/10 01/01/10 16 Temos o prazer de submeter à vossa apreciação nossa proposta comercial para fornecimento de treinamento técnico de programação de CLP SIEMENS, conforme descrição em anexo. Esperamos dessa forma atender a vossas expectativas e colocamo-nos a vossa inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários. Atenciosamente, Anita Lara Samara Cibele Administrativo Engenharia de Aplicações / Treinamento SAN Automação Industrial SAN Automação Industrial / / san.automacao@uol.com.br san.automacao@uol.com.br

2 1. ESCOPO Fornecimento de treinamento técnico em programação de CLP SIEMENS. Este curso é voltado para capacitar os participantes que lidam com os comandos e recursos dos Controladores Lógicos Programáveis da SIEMENS. 2. ESCOPO DE FORNECIMENTO: Fornecimento de treinamento Técnico em programação de CLP SIEMENS, conforme descrito a seguir: Material didático; Simuladores práticos para melhor familiarização do profissional com equipamentos disponíveis no mercado ex. botões, chaves de 2 e 3 posições,sirene,sinaleiros led, etc; No máximo 2 alunos por bancada para um melhor aproveitamento do curso; Coffee-break em 2 períodos; Almoço; Emissão de certificado; 3. COTEÚDO PROGRAMÁTICO: A seguir serão descritos os conteúdos e informações sobre cada módulo.

3 3.1 - CURSO STEP5 BÁSICO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s SIMATIC S5. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos do Controlador Lógico Programável S5. PRÉ-REQUISITOS: Conhecimento básico de eletricidade, lógica de comando elétrico e micro-informática. Característica e configuração dos CLP s SIMATIC S5; Familiarização com o equipamento simulador; Familiarização com a ferramenta de programação STEP 5; Estrutura da linguagem de programação STEP 5; Endereçamento do CLP; LAD - diagrama de contatos; CSF - blocos de funções; STL - lista de instruções; Correspondência entre esquemas elétricos e programa de CLP; Funções booleanas e operações lógicas; Flag s, contadores e temporizadores; Introdução aos blocos de organização e programação; OB s PB s Exercícios práticos. 40 horas (5 dias )

4 3.2 - CURSO STEP5 AVANÇADO: O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção e serviços que utilizam PLC s SIMATIC S5. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos não apresentados no curso básico do Controlador Lógico Programável S5. PRÉ-REQUISITOS: Treinamento de STEP5 BÁSICO Blocos de organização; Apresentação dos blocos OB`s existentes na CPU. Blocos de programação; Blocos de função; Criação, leitura e utilização. Blocos de dados; Recursos para criação, leitura e escrita de valores. Instruções Avançadas; SHIFT, ROTATE. AW, OW Conversão de dados; BCD, INTEGER, REAL. Recursos de indexação; Funções avançadas da ferramenta de programação STEP 5: Referência cruzada; Diagnose e localização; Edição de comentários e simbólicos; Recursos para monitoração de programas; Informações sobre gravação e leitura de sub-módulos de memória EPROM e EEPROM; Sinais analógicos: Módulos e manuseios de entrada e saída analógica; Endereçamento de módulos analógicos; Conversão e manuseio de valores. Parâmetros simbólicos. Exercícios. 40 horas (5 dias)

5 3.3 - CURSO S5-MANUTENÇÃO: O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção e serviços que utilizam PLC s SIMATIC S5. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os recursos de manutenção do Controlador Lógico Programável S5, bem como realizar diagnóstico de Hardware. PRÉ-REQUISITOS: S5 Básico e Avançado Hardware Configuração de hardware; Concepção da Unidade de Processamento (CPU); Áreas de memórias; Interligações aos periféricos; Execução do processo de controle; Como especificar e localizar códigos de equipamentos Siemens. Recursos Utilizados para uma rápida resolução de problemas. Como se orientar nos manuais dos equipamentos Siemens; Como trabalhar com os sistemas de referência cruzada do programa; Como consultar a documentação impressa. Start-up do programa do usuário com a CPU em STOP Dicas para colocação em funcionamento do programa do usuário; Reações do CLP em caso de falha; CPU em RUN e em STOP; Diagnose de falhas através dos Leds na CPU; Ferramentas para diagnose de falha. Start-up do programa do usuário com a CPU em RUN Programação e colocação em funcionamento; Função de testes STATUS; Funções do CLP (force, status var e force var); Procura de operandos em todos os blocos; Procura durante a função Status ; Ferramentas para auxílio; XREF - referência cruzada. COMP - comparação. REW - reendereçamento.

6 Colocação em funcionamento do Software. Blocos de função FB e Blocos de dados DB: Utilização de FB e DB; Supervisão do tempo de ciclo; FB parametrizável; Operações de salto dentro do programa; Seletor de saltos. Processamento por alarme e o comportamento na inicialização do equipamento: Tempo de resposta do sistema; Linhas de interrupção; Módulo de alarme; OB de processamento na inicialização. Processamento de valores analógicos e representação de valores convertidos: Entradas e saídas analógicas; Leitura de valores; Codificação de valores; Módulos de seleção da faixa de medição; Apresentação dos valores medidos; Acesso através de FB Standard; Valores em ponto flutuante. Operações de Transformação 40 horas (5 dias )

7 3.4 - CURSO STEP7 BÁSICO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S7 300/400. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos do Controlador Lógico Programável S7. PRÉ REQUISITOS: Conhecimento básico de eletricidade, lógica de comando elétrico e micro-informática. Família Simatic S7: CLP 300 e CLP400. Instalando o Step7: Técnicas para instalação do software de programação. Introdução ao hardware: Técnicas para montagem, troca e substituição de módulos Configurando /parametrizando: Intodução e exercícios de como configurar e parametrizar o hardware a ser montado. Princípios básicos de operação e programação; O editor de programas: LAD - diagrama de contatos. FBD - blocos de funções lógicas. STL - lista de instruções. Operações lógicas básicas; Temporizadores, contadores e comparadores; 40 horas (5 dias )

8 3.5 - CURSO STEP7 AVANÇADO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S7 300/400. Este curso é voltado para capacitar os participantes para desenvolver aplicações utilizando os recursos não explorados no curso básico do Controlador Lógico Programável S7. PRÉ-REQUISITOS: STEP7 BÁSICO Revisão na operação do SW ferramenta STEP 7; Blocos de organização; Apresentação dos blocos OB`s existentes na CPU. Blocos de programação; Blocos de função; Criação, leitura e utilização. Blocos de dados; Recursos para criação, leitura e escrita de valores. Instruções Avançadas; Recursos de indexação; Funções avançadas da ferramenta de programação STEP 7: Referência cruzada; Diagnose e localização; Edição de comentários e simbólicos; Recursos para monitoração de programas; Sinais analógicos: Módulos e manuseios de entrada e saída analógica; Endereçamento de módulos analógicos; Conversão e manuseio de valores. Parâmetros simbólicos. Formas de endereçamento; Endereçamento indireto. Gerenciamento de dados utilizando estruturas complexas; Recursos de bibliotecas SIMATIC S7; Utilização de variáveis do sistema; Manipulação de erros síncrona e assincronamente; Funções aritméticas adicionais e operações com acumulador; Diagnose de detecção de falhas;

9 Recursos de comunicação; Interface MPI. Porfibus DP. CARGA HORÁRIA : 40 horas (5 dias )

10 3.6 - CURSO STEP7 MANUTENÇÃO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção e serviços que utilizam PLC s Simatic S7 300/400. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os recursos de manutenção, não apresentados nos cursos básico e avançado de Step7, para diminuição do tempo de hora parada. Família do Sistema S7; Instalação / manutenção; O Simatic manager; Comissionamento e start-up do hardware; Configuração de hardware e carregamento de programa na memória; Revisão nas instruções básicas; Armazenamento de dados em DB s; Funções e blocos de funções; Blocos de organização; Comissionamento de software; Funções de teste; Erros que levam a CPU para STOP; Erros de lógica; Erros esporádicos; Informações do sistema; Reendeçamento de um programa; Documentar, gravar e arquivar programa; 40 horas (5 dias ).

11 3.7 - IHM Curso IHM usando software Protool O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S7 300/400. Curso voltado aos profissionais para configurar a linha IHM da SIEMENS, com auxílio de exercícios práticos. PRÉ REQUISITOS: Conhecimento em Windows e CLP Siemens. Família de IHM da Siemens: OP3,OP5,OP7,OP17,OP15A,OP15C,OP25,OP27,OP35 e OP37 Conceito de IHM; Caracteristicas e recursos: Apresentação dos produtos; Recursos de utilização Configuração de Hardware: Startup; Instalação Conhecendo o software Protool; Configuração de software: Configurando o software para criação de telas e textos; Comunicação entre CLP e IHM Técnicas de programação Parametrização do CLP para a comunicação Apresentação recursos para troca de dados Exercícios práticos. 40 horas ( 5 dias )

12 3.8 STEP7 MICROWIN BÁSICO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos do Controlador Lógico Programável S PRÉ REQUISITOS: Conhecimento básico de eletricidade, lógica de comando elétrico e micro-informática. Introdução à lógica de programação com informações sobre sinais, sistemas de numeração, processamento de programas, memória e funções lógicas; Descrição do equipamento S7-200, comunicações e painéis de operação relacionados; Apresentação do software de edição de projetos STEP7 MicroWIN; Familiarização com a instalação e ambiente de trabalho STEP7 MicroWIN; Informações auxiliares de sobre blocos de programas, ciclo e varredura do CLP e áreas de memória; Possibilidades de expansão e endereçamento no Simatic S7-200; Aprendizagem das instruções básicas como operações de associação, de áreas de memória, temporizadores, contadores e comparadores; 24 horas (3 dias)

13 3.8 STEP7 MICROWIN AVANÇADO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos do Controlador Lógico Programável S PRÉ REQUISITOS: STEP7 MicroWin Básico. Estruturação do Programa; Apresentação do bloco principal, subrotinas e interrupções. Instruções Avançadas; Funções WIZARD; Funções avançadas da ferramenta de programação: Referência cruzada; Edição de comentários e simbólicos; Recursos para monitoração de programas; Recursos analógicos; Sinais analógicos: Módulos e manuseios de entrada e saída analógica; Endereçamento de módulos analógicos; Conversão e manuseio de valores. TD-200: Criação de telas; Bargraph; Alarmes. Exercícios. 24 horas (3 dias)

14 3.9 CONFIGURAÇÃO E PARAMETRIZAÇÃO INVERSORES DE FREQÜÊNCIA MICROMASTER 440 O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam inversores de freqüência da família micromaster. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os inversores de freqüência Micromaster. PRÉ REQUISITOS: Conhecimentos básicos de acionamentos em corrente alternada. Fundamentos: Inversores MICROMASTER 4; BOP (Basic Operator Panel); AOP (Advanced Operator Panel); Control Word, Software DriveMonitor; Tecnologia BICO; Motor de Indução, Estruturas de Controle; STARTER Software; Funções Adicionais; Procura e Solução de Defeitos; Instruções de Operação do MICROMASTER 440; Lista de Parâmetros do MICROMASTER 440; Instruções de Operação do AOP. 24 horas (3 dias)

15 4. RECURSOS DIDÁTICOS: Apostila, Datashow, Software e manuais. 5. NÚMERO DE Para melhor rendimento e aproveitamento o treinamento terá o máximo de 8 participantes, 2 participantes por bancada. 6. HORÁRIO: Início as 8:00hs Coffee-break período da manhã das 10:00 as 10:15hs Almoço das 12:00 as 13:00hs fora das dependências da empresa, porém por conta da SAN. Coffe-break período da tarde das 15:30 as 15:45hs Saída as 17:00hs 7. LOCAL DO TREINAMENTO: Na sede da SAN AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL em Campinas. O curso também poderá ser ministrado nas instalações do cliente, porém os custos de transporte de equipamentos, estadia, locomoção e alimentação ocorrerão por conta do cliente. 8. CONDIÇÕES COMERCIAIS ITEM DESCRIÇÃO PREÇO P/ PARTICIPANTE 1 STEP5 - BÁSICO R$ 1.500,00 2 STEP5 - AVANÇADO R$ 1.500,00 3 STEP5 - MANUTENÇÃO R$ 1.700,00 4 STEP7 - BÁSICO R$ 1.400,00 5 STEP7 - AVANÇADO R$ 1.400,00 6 STEP7 - MANUTENÇÃO R$ 1.700,00 7 IHM - PROTOOL R$ 1.100,00 8 S7-200 MICROWIN BÁSICO R$ 700,00 9 S7-200 MICROWIN AVANÇADO R$ 700,00 10 Inversores de Frequência MM440 R$ 1.400,00 OBS: Preços válidos para treinamentos a serem realizados na SAN Automação Industrial.

16 9. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 100% pagável após aprovação do pedido. 9.1 IMPOSTOS Todos os impostos estão inclusos no preço conforme a legislação vigente: IRF na base 1,5%, COFINS na base 3,0%, contribuição ao PIS na base de 0,65%, Contribuição Social na base de 1% e o Imposto Sobre Serviço (ISS) da cidade onde for realizado o treinamento. Quaisquer alterações nas alíquotas de impostos, taxa, contribuições que venham a aumentar ou diminuir os custos de venda dos serviços, objeto da presente oferta, serão acrescidos ou reduzidos dos preços, por ocasião do respectivo faturamento. 9.2 ATRASO DE PAGAMENTO Caso não for confirmado o pagamento do curso, o aluno ficará impossibilitado de freqüentar as aulas. 10. VALIDADE Esta proposta tem validade de 5 (cinco) dias, após o qual estará sujeita a nossa confirmação. 11. DATA DE REALIZAÇÃO DO TREINAMENTO O cronograma de treinamento segue em anexo. Os treinamentos in company serão definidos junto ao cliente.

17 DADOS CADASTRAIS Razão Social: SAN COMÉRCIO, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E EVENTOS LTDA - ME CNPJ: / Inscrição Estadual: Inscrição Municipal: Endereço: Rua Marechal Dutra, 414 Jd. Santa Genebra Campinas, São Paulo CEP: san.automacao@uol.com.br Contatos: Administrativo Anita Lara (19) / Técnico Samara Cibele (19) / Alexandre Tadashi (19) / Referências Bancárias: Banco Bradesco Banco 237 Ag C/C Rua Cel. Joaquim J. de Oliveira, 50 Campinas SP Atividades: Manutenção Preventiva e Corretiva Consultoria em Automação Industrial Consultoria e Gerenciamento de Energia Elétrica Treinamento CLP / IHM Análise e Comissionamento de Sistemas de Automação Industrial Conserto de Equipamentos Eletrônicos Industriais Comércio de Equipamentos e Periféricos Industriais Eventos Matriz Faturamento de Serviços Revenda de Software Faturamento de Produtos Contas a Receber

S&M - SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO

S&M - SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO 1. ESCOPO Fornecimento de treinamento técnico em programação de CLP SIEMENS. Este curso é voltado para capacitar os participantes que lidam com os comandos e recursos dos Controladores Lógicos Programáveis

Leia mais

Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO

Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO Soluções em Automação INDUSTRIAL TRAINING. STEP 5 Standard ( Básico). Duração: 40 horas. Público Alvo. Este curso se destina a profissionais das áreas de planejamento,

Leia mais

Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional.

Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

Política de Treinamento DME

Política de Treinamento DME Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

Office São Paulo Rua Caçapava, 49 Jardim Paulista São Paulo SP Brasil CEP 01408-010 +55 (11)3061.5994 Fax +55 (11)3061.9796 www.bcmautomacao.com.

Office São Paulo Rua Caçapava, 49 Jardim Paulista São Paulo SP Brasil CEP 01408-010 +55 (11)3061.5994 Fax +55 (11)3061.9796 www.bcmautomacao.com. Este Treinamento abrange a configuração e programação da linha de Controladores Programáveis fabricados e comercializados pela e o Software de Programação PROCP. Indústria Porto Alegre Av. Ernesto Neugebauer,

Leia mais

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms Treinamentos 2014 GE Intelligent Platforms Curso de Configuração e Operação Painel de Operação IHM Quick Panel Permitir ao aluno conhecer o Painel de Operação Quick Panel View IHM, suas características

Leia mais

Reparador de Circuitos Eletrônicos

Reparador de Circuitos Eletrônicos Reparador de Circuitos Eletrônicos O Curso de Reparador de Circuitos Eletrônicos tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a princípios e leis que regem o funcionamento e a reparação

Leia mais

altus evolução em automação

altus evolução em automação Suporte Técnico 2010 altus evolução em automação Suporte Técnico Serviços altamente qualificados, para atender de forma eficiente todas as suas necessidade. 80% dos casos resolvidos em até 2 horas 89%

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR 1 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA: PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS Validade: A partir de 01/91 Departamento acadêmico: Engenharia Elétrica Curso: Engenharia Industrial Elétrica Carga Horária: 60H ( Teórica:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: COMPONENTE CURRICULAR: CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (CLPs) E DISPOSITIVOS INDUSTRIAIS UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: SIGLA:

Leia mais

Controladores Lógicos Programáveis CLP (parte-3)

Controladores Lógicos Programáveis CLP (parte-3) Controladores Lógicos Programáveis CLP (parte-3) Mapeamento de memória Na CPU (Unidade Central de Processamento) de um CLP, todas a informações do processo são armazenadas na memória. Essas informações

Leia mais

Edeyson Andrade Gomes

Edeyson Andrade Gomes Sistemas Operacionais Conceitos de Arquitetura Edeyson Andrade Gomes www.edeyson.com.br Roteiro da Aula Máquinas de Níveis Revisão de Conceitos de Arquitetura 2 Máquina de Níveis Máquina de níveis Computador

Leia mais

Programação C para microcontroladores PIC

Programação C para microcontroladores PIC Programação C para microcontroladores PIC eletrocursos.gnomio.com 1/6 Sumário Histórico do Documento... 3 Treinadores Responsáveis... 3 Carga Horária... 3 Ementa... 3 Objetivos... 3 Conteúdo Programático...

Leia mais

Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008

Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008 Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008 O objetivo deste boletim é mostrar as características do driver MPC6006L. Tópicos abordados neste boletim: APRESENTAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL MODELO: CARACTERÍSTICAS 32 Pontos de Entrada / 32 Pontos de Saída. 3 Módulos Básicos: Controlador de Entrada, Simulador de Saída, Contador & Simulador

Leia mais

Plano de Curso Eletrônica de Máquinas

Plano de Curso Eletrônica de Máquinas PLANO DE CURSO MSOBRFDETM08 PAG1 Plano de Curso Eletrônica de Máquinas Justificativa do curso As máquinas e equipamentos modernos tem recebido tecnologias cada vez mais modernas e sofisticadas, utilizam

Leia mais

CD-400 Somador de Sinal

CD-400 Somador de Sinal CD-400 Parabéns por ter adquirido um dos produtos da empresa Fertron, uma empresa que tem orgulho de ser brasileira, atendendo clientes em todo o território nacional e também em diversos países. Nossa

Leia mais

Micro Controladores Programáveis

Micro Controladores Programáveis Micro Controladores Programáveis Transformando energia em soluções Os Micro Controladores Programáveis linha Clic WEG, caracterizam-se pelo seu tamanho compacto, fácil programação e excelente custo-benefício.

Leia mais

Automação Industrial Parte 2

Automação Industrial Parte 2 Automação Industrial Parte 2 Prof. Ms. Getúlio Teruo Tateoki http://www.getulio.eng.br/meusalunos/autind.html Perspectiva Histórica Os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos durante a Revolução

Leia mais

Desde 1977, a SICES desenvolve e fabrica Controladores Eletrônicos e Painéis Completos, de Potência e Automação, para Grupos Geradores de qualquer

Desde 1977, a SICES desenvolve e fabrica Controladores Eletrônicos e Painéis Completos, de Potência e Automação, para Grupos Geradores de qualquer Desde 1977, a SICES desenvolve e fabrica Controladores Eletrônicos e Painéis Completos, de Potência e Automação, para Grupos Geradores de qualquer Fabricante S.I.C.E.S. BRASIL LTDA Empresa criada em 2013

Leia mais

Bancada Didática para CLP SIEMENS S7-1200 com Inversor - XC124 -

Bancada Didática para CLP SIEMENS S7-1200 com Inversor - XC124 - T e c n o l o g i a Bancada Didática para CLP SIEMENS S7-1200 com Inversor - XC124 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada Didática para CLP SIEMENS

Leia mais

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX Guia de Instalação Rápida PLC KL320 Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX 1. Cuidados Iniciais Prezado cliente, você está recebendo o PLC KL320, um Controlador Lógico Programável,

Leia mais

Controle de Processo Ideal: PCS 7 Library SIMOCODE pro SIRIUS. Respostas para a indústria.

Controle de Processo Ideal: PCS 7 Library SIMOCODE pro SIRIUS. Respostas para a indústria. Controle de Processo Ideal: PCS 7 Library SIMOCODE pro Respostas para a indústria. Percepção, previsão, visão ampliada: SIMOCODE pro integrado no SIMATIC PCS7 O sistema flexível de gerenciamento de motores

Leia mais

MANUAL CONVERSOR ETHERNET SERIAL

MANUAL CONVERSOR ETHERNET SERIAL MANUAL CONVERSOR ETHERNET SERIAL Versão 1.0 Dezembro 2011 Infinium Automação Industrial Ltda Telefone: (45) 3038-3239 Site: email: contato@infiniumautomacao.com.br 1. APRESENTAÇÃO O equipamento foi projetado

Leia mais

Com este propósito, estamos apresentando o Programa de Treinamento a Clientes 2014.

Com este propósito, estamos apresentando o Programa de Treinamento a Clientes 2014. DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PROGRAMA DE TREINAMENTO A CLIENTES 2014 Caro cliente, Você tem acompanhado o compromisso da Marcopolo em oportunizar treinamentos para a capacitação e o aperfeiçoamento

Leia mais

VII SEMANA DA ENGENHARIA Cursos Oferecidos pela UaiSoccer VII S E M E L T 2010

VII SEMANA DA ENGENHARIA Cursos Oferecidos pela UaiSoccer VII S E M E L T 2010 2010 VII SEMANA DA ENGENHARIA Cursos Oferecidos pela UaiSoccer VII S E M E L T 2010 Curso Oferecido SolidWorks Carga Horária 10 horas Nº Vagas: 30 Depto. Resp. Mecânica Gerente Resp. Karla Lieberenz Resp.

Leia mais

MICROMASTER 4 Controlando um MM4 através de IHM via Profibus DP (sem PLC)

MICROMASTER 4 Controlando um MM4 através de IHM via Profibus DP (sem PLC) s MICROMASTER 4 Controlando um MM4 através de IHM via Profibus DP (sem PLC) Edição 08.2007 A&D CS Suporte Técnico Drives HotLine Índice 1. Descrição 2. Ajustes Importantes 3. Informações Adicionais 3.1

Leia mais

UMG 104-Mais do que um simples Multímetro UMG 104

UMG 104-Mais do que um simples Multímetro UMG 104 UMG 104 UMG 104-Mais do que um ples Multímetro O UMG 104 equipado com um DSP de 500 MHz (processador de sinal digital) é um analisador de tensão muito rápido e potente. A varredura contínua dos 8 canais

Leia mais

Ler e interpretar simbologias elétricas. Elaborar diagramas elétricos em planta baixa. Ler e interpretar Planta Baixa.

Ler e interpretar simbologias elétricas. Elaborar diagramas elétricos em planta baixa. Ler e interpretar Planta Baixa. : Técnico em Informática Descrição do Perfil Profissional: O profissional com habilitação Técnica em Microinformática, certificado pelo SENAI-MG, deverá ser capaz de: preparar ambientes para a instalação

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES REFERENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº043/2010

CONTRIBUIÇÕES REFERENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº043/2010 CONTRIBUIÇÕES REFERENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº043/2010 NOME DA INSTITUIÇÃO: CIAPORTE SOLUÇÕES E SOFTWARE LTDA ME AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO: Resolução /Normativa, 2010

Leia mais

Garanta as vagas para sua empresa. Esses cursos são realizados uma vez por ano no Brasil.

Garanta as vagas para sua empresa. Esses cursos são realizados uma vez por ano no Brasil. Curitiba, Maio de 2013 - Rev. 01 Assunto: Cursos PLS-CADD: Módulos Básico e Avançado - 2013 Prezado (a) Senhor (a) Para conhecimento e divulgação aos profissionais da área de projetos de linhas de transmissão

Leia mais

Arquitetura de Computadores - Revisão -

Arquitetura de Computadores - Revisão - Arquitetura de Computadores - Revisão - Principais funções de um Sistema Operacional Componentes básicos da Arquitetura Barramentos Registradores da CPU Ciclo de Instruções Interrupções Técnicas de E/S

Leia mais

Programa de Treinamento. Básico

Programa de Treinamento. Básico Programa de Treinamento Básico Filosofia dos CLP s da Mauell Condições de emprego e utilização Montagem modular em um sitema local Visão do Hardware Montagem em sistemas de rede Acoplamentos de sistemas

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Liner. Manual do Usuário

Liner. Manual do Usuário Liner Manual do Usuário Parabéns, Você acaba de adquirir o Gravador Telefônico Digital Pctel Liner. Líder em seu segmento, disponibiliza a mais alta tecnologia em gravadores telefônicos digitais, convertendo

Leia mais

Descrição do Projeto de Integração Grupo Totvs Microsiga Protheus Versão 11

Descrição do Projeto de Integração Grupo Totvs Microsiga Protheus Versão 11 Template: Lei 12.619 Regulamentação e Disciplina da Jornada de Trabalho e Tempo de Direção dos Motoristas Profissionais Descrição do Projeto de Integração Grupo Totvs Microsiga Protheus Versão 11 Índice

Leia mais

5 Entrada e Saída de Dados:

5 Entrada e Saída de Dados: 5 Entrada e Saída de Dados: 5.1 - Arquitetura de Entrada e Saída: O sistema de entrada e saída de dados é o responsável pela ligação do sistema computacional com o mundo externo. Através de dispositivos

Leia mais

Engenharia PPMV, 2015 Treinamentos Gratuitos 2015. ABB Group April 6, 2015 Slide 1

Engenharia PPMV, 2015 Treinamentos Gratuitos 2015. ABB Group April 6, 2015 Slide 1 Engenharia PPMV, 2015 Treinamentos Gratuitos 2015 April 6, 2015 Slide 1 Agenda Treinamento Local Duração Datas Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro IEDs Série 605 ABB Cumbica

Leia mais

ANEXO 3 FOLHA DE DADOS

ANEXO 3 FOLHA DE DADOS PROJETO BÁSICO DOF 001 / 2010 ANEXO 3 FOLHA DE DADOS EQUIPAMENTO: Medidores de Faturamento SE ABUNÃ - FOLHA DE DADOS Quantidade: 8 (oito) Fabricante Modelo FUNCIONAIS Compatibilidade com IEC 687 Classe

Leia mais

FORMAÇÃO INTEGRADOR DOMÓTICA COM KNX

FORMAÇÃO INTEGRADOR DOMÓTICA COM KNX FORMAÇÃO INTEGRADOR DOMÓTICA COM KN Apresentação da Empresa A KN do BRASIL em parceria com Tutor Oficial KN (com mais de 15 anos de experiência na Europa) vem oferecer Cursos de Knx com o mesmo conteúdo

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS

TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA:

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS COM ÊNFASE PRÁTICA UTILIZANDO O ELIPSE SCADA. Plano de Curso

CURSO DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS COM ÊNFASE PRÁTICA UTILIZANDO O ELIPSE SCADA. Plano de Curso CURSO DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS COM ÊNFASE PRÁTICA UTILIZANDO O ELIPSE SCADA. Instrutor: Bene Jazem Bandeira Nobre Eng Eletricista Carga Horária: 34 horas Datas: 02 a 14 de junho ( Segundas, Quartas, Sextas

Leia mais

Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC110 -

Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC110 - T e c n o l o g i a Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC110 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada Didática para CLP Schneider TWIDO

Leia mais

Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC113 -

Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC113 - T e c n o l o g i a Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC113 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada Didática para CLP Schneider TWIDO

Leia mais

Profª Danielle Casillo

Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e Controle Aula 07 Linguagem Ladder Profª Danielle Casillo A LINGUAGEM LADDER Foi a primeira que surgiu para programação

Leia mais

Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina

Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina Todas as etapas do fluxograma da figura x.x foram realizada no PC. O código de máquina foi criado no PC na pasta Resource. O arquivo a ser transferido

Leia mais

GUIA DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

GUIA DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO GUIA DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Agosto/2004 V2 INTRODUÇÃO Este guia foi preparado para auxilio às aulas de laboratório para o curso de Engenharia

Leia mais

Excelência em Gestão de Projetos. Curso de Capacitação em Gestão de Projetos. Programa de Certificação Garantida. São Paulo, 25 de agosto de 2008.

Excelência em Gestão de Projetos. Curso de Capacitação em Gestão de Projetos. Programa de Certificação Garantida. São Paulo, 25 de agosto de 2008. Excelência em Gestão de Projetos Curso de Capacitação em Gestão de Projetos + Preparatório rio para Certificação PMP (80 horas diurno / noturno) Programa de Certificação Garantida São Paulo, 25 de agosto

Leia mais

Zelio Logic & Zelio Alarm. Exemplo de configuração GSM/SMS

Zelio Logic & Zelio Alarm. Exemplo de configuração GSM/SMS Zelio Logic & Zelio Alarm Exemplo de configuração GSM/SMS Comunicação Zelio Logic I. Introdução Zelio Logic e ZelioCom II. Configurações de Hardware III. Configurações de Software IV. Zelio Alarm 2 Comunicação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Aplicativos Informatizados

Leia mais

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Eunice Dorino Consultora de Vendas eunice@task.com.br Tel.: 31 3123-1000 Rua Domingos Vieira, 348

Leia mais

RESULTADOS DA LEI DE INFORMÁTICA COM RELAÇÃO A P&D. Atos Automação Industrial Ltda.

RESULTADOS DA LEI DE INFORMÁTICA COM RELAÇÃO A P&D. Atos Automação Industrial Ltda. RESULTADOS DA LEI DE INFORMÁTICA COM RELAÇÃO A P&D Atos Automação Industrial Ltda. Luciano de Oliveira luciano@atos.com.br Agenda INTRODUÇÃO HISTÓRICO DA ATOS ORGANIZAÇÃO PRODUTOS & SERVIÇOS APLICAÇÕES

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO FOLHAS DE DADOS Todas as folhas de dados para os equipamentos mencionados deverão ser devidamente preenchidas conforme determinado a seguir. Deverá ser preenchida uma folha de dados para cada tipo de equipamento

Leia mais

Solução de Telecontagem. Gestão de Contratos. Esta solução é indicada para sistemas de contagem de caudal usando um mínimo de recursos.

Solução de Telecontagem. Gestão de Contratos. Esta solução é indicada para sistemas de contagem de caudal usando um mínimo de recursos. Solução de Telecontagem Esta solução é indicada para sistemas de contagem de caudal usando um mínimo de recursos. Os Dataloggers utilizados neste sistema, dispensam a necessidade de rede elétrica. Para

Leia mais

Excelência em Gestão de Projetos. Curso Preparatório rio para Certificação PMP. São Paulo, 25 de agosto de 2008.

Excelência em Gestão de Projetos. Curso Preparatório rio para Certificação PMP. São Paulo, 25 de agosto de 2008. Excelência em Gestão de Projetos Curso Preparatório rio para Certificação PMP (40 horas - diurno / noturno) São Paulo, 25 de agosto de 2008. Curso Preparatório rio para Certificação PMP Descritivo do Treinamento:

Leia mais

EMENTA INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO NIVEL I

EMENTA INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO NIVEL I Descrição Curso introdutório que prepara o aluno para trabalhar na área de automação industrial, onde o mesmo poderá aplicar seus conhecimentos na área Industrial, Comercial e Residencial. O curso está

Leia mais

S.T.A.I. (SERVIÇOS TÉCNICOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL) REDE PROFIBUS PA ALISSON TELES RIBEIRO

S.T.A.I. (SERVIÇOS TÉCNICOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL) REDE PROFIBUS PA ALISSON TELES RIBEIRO g S.T.A.I. (SERVIÇOS TÉCNICOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL) REDE PROFIBUS PA ALISSON TELES RIBEIRO SUMÁRIO 1. Objetivo 2. História 3. O Que é Profibus? 4. Profibus PA 5. Instrumentos 6. Bibliografia 1. OBJETIVO

Leia mais

Discadora Via Modulo GSM HERA HR-QUAD

Discadora Via Modulo GSM HERA HR-QUAD Discadora Via Modulo GSM HERA HR-QUAD Manual do Usuário [Ver.V4] Página 1 SUMARIO 1- Identificação e suas FUNCIONALIDADES:... 3 2- Características... 5 3- Cadastrando 1 ou mais números na discadora...

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0

Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0 Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0 Versão do Documento: 1.1 Histórico de Revisão Data Versão do Documento Descrição Autor 18/03/2011 1.0 Montar o Termo de Abertura.

Leia mais

LINK DEDICADO TASK. Proposta Comercial Task Software Data: 4 de dezembro de 2012. Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.

LINK DEDICADO TASK. Proposta Comercial Task Software Data: 4 de dezembro de 2012. Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. LINK DEDICADO TASK Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Eunice Dorino Consultora de Vendas eunice@task.com.br Tel.: 31 3123-1000 Rua Domingos Vieira, 348 Cj 1501 - Santa

Leia mais

Regulador Digital de Tensão DIGUREG

Regulador Digital de Tensão DIGUREG Regulador Digital de Tensão DIGUREG Totalmente digital. Software para parametrização e diagnósticos extremamente amigável. Operação simples e confiável. Ideal para máquinas de pequena a média potência.

Leia mais

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - WINDOWS

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - WINDOWS SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - WINDOWS Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Eunice Dorino Consultora de Corporativa eunice@task.com.br Tel.: 31 3123-1000 Rua Domingos Vieira,

Leia mais

Nota de Aplicação Como utilizar o controlador HX como conversor CODI ABNT para MODBUS RTU ou TCP / IP

Nota de Aplicação Como utilizar o controlador HX como conversor CODI ABNT para MODBUS RTU ou TCP / IP Nota de Aplicação Como utilizar o controlador HX como conversor CODI ABNT para MODBUS RTU ou TCP / IP É utilizar os controladores HX600 / 900 / 901 como conversor CODI ABNT para MODBUS. Schneider Electric

Leia mais

A seguir serão detalhados os atuadores da estação com a finalidade de facilitar a visualização e ilustrar os circuitos contidos em anexo.

A seguir serão detalhados os atuadores da estação com a finalidade de facilitar a visualização e ilustrar os circuitos contidos em anexo. MANUAL DE OPERAÇÃO Estação de Distribuição MPS Documentação Técnica Estação de distribuição Vista superior da estação Detalhe do terminal de válvulas CPV 2 Descrição da Estação Essa estação tem como principal

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Curso avançado de projeto, instalação, diagnósticos e certificação de redes Profibus DP e Profibus PA

Curso avançado de projeto, instalação, diagnósticos e certificação de redes Profibus DP e Profibus PA Descrição: Curso avançado de projeto, instalação, diagnósticos e certificação de redes Profibus DP e Profibus PA Proporcionar aos participantes as informações sobre como projetar, instalar, usar os diagnósticos

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

Programação Básica em STEP 7 Operações Binárias. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 6-1

Programação Básica em STEP 7 Operações Binárias. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 6-1 Conteúdo Página Operações Lógicas Binárias: AND, OR...2 Operações Lógicas Binárias: OR Exclusivo (XOR)...3 Contatos Normalmente Abertos e Normalmente Fechados. Sensores e Símbolos... 4 Exercício...5 Resultado

Leia mais

Soft Starters SIRIUS A proteção inteligente para motores, cargas e rede

Soft Starters SIRIUS A proteção inteligente para motores, cargas e rede Linha Solution Linha Plus Linha Master www.siemens.com.br/softstarters Soft Starters SIRIUS A proteção inteligente para motores, cargas e rede As soft starters Siemens protegem sua máquina e instalação

Leia mais

Introdução à Engenharia de Automação

Introdução à Engenharia de Automação Introdução à Engenharia de Automação 1 A automação em nossas vidas Objetivo: Facilitar nossas vidas Automação no dia-a-dia Em casa: Lavando roupa Abrindo o portão Lavando louça Na rua: Sacando dinheiro

Leia mais

SUBESTAÇÕES. Comando de controle e Scada local

SUBESTAÇÕES. Comando de controle e Scada local SUBESTAÇÕES Comando de controle e Scada local COMANDO DE CONTROLE E SCADA LOCAL A solução fornecida pela Sécheron para o controle local e para o monitoramento das subestações de tração é um passo importante

Leia mais

CURSOS ONLINE NORMA REGULAMENTADORA NR 10 SEGURANÇA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (SEP) E EM SUAS PROXIMIDADES

CURSOS ONLINE NORMA REGULAMENTADORA NR 10 SEGURANÇA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (SEP) E EM SUAS PROXIMIDADES CURSOS ONLINE NORMA REGULAMENTADORA NR 10 SEGURANÇA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (SEP) E EM SUAS PROXIMIDADES A Quem se destina O curso destina-se a todo profissional que direta ou indiretamente executa

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia 1 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica Laboratório de Informática Industrial 3ª AULA - Programação Convencional de CLP - Parte I Objetivos: Analisar

Leia mais

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis Controladores Programáveis Família CJ2 Novos CLPs com alta qualidade comprovada. >> Flexibilidade em comunicação >> Desenvolvimento mais rápido de máquinas >> Inovação através da evolução Inovação sem

Leia mais

Manual de Usuário Versão 3.0

Manual de Usuário Versão 3.0 Manual de Usuário Versão 3.0 Objetivo Este Manual de Usuário é destinado a todos os usuários do website VisionLink que necessitam monitorar localização, horímetro e condições vitais do equipamento: Clientes

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação

Leia mais

Líder em Treinamentos de Bacula no Brasil

Líder em Treinamentos de Bacula no Brasil Apresentação A VANTAGE Educacional é uma referência no Brasil em Treinamento e Capacitação das principais soluções corporativas Open Source. Nosso Centro Oficial de Treinamento e Capacitação está situado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS MYSQL

ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS MYSQL ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS MYSQL Apresentação Dados Principais Este treinamento está organizado em 12 módulos e aborda como implementar, gerenciar, administrar e provisionar serviços de infraestrutura

Leia mais

ANEXO V PROPOSTA COMERCIAL PADRONIZADA CONCORRÊNCIA Nº. 001/2012 CONCORRÊNCIA Nº. 001/2012

ANEXO V PROPOSTA COMERCIAL PADRONIZADA CONCORRÊNCIA Nº. 001/2012 CONCORRÊNCIA Nº. 001/2012 À DME Distribuição S/A - DMED A empresa..., inscrita no CNPJ/MF sob o n..., estabelecida à Av./Rua..., n..., bairro..., na cidade de..., CEP..., telefone..., fax..., e-mail..., vem pela presente apresentar

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Paralelismo. Computadores de alto-desempenho são utilizados em diversas áreas:

Paralelismo. Computadores de alto-desempenho são utilizados em diversas áreas: Computadores de alto-desempenho são utilizados em diversas áreas: - análise estrutural; - previsão de tempo; - exploração de petróleo; - pesquisa em fusão de energia; - diagnóstico médico; - simulações

Leia mais

Parecer de Autorização de Funcionamento: CEED nº 650/2014.

Parecer de Autorização de Funcionamento: CEED nº 650/2014. CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA O Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica, Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais são organizados em 3 módulos de 400 horas. Ao final do curso, 400 horas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso Técnico em Informática, em Nível Médio Subseqüente, será organizado de forma semestral, com aulas presenciais, compostos por disciplinas, com conteúdos estabelecidos, tendo

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC TERMO DE REFERENCIA Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviço(s) de treinamento para os servidores da área de atendimento

Leia mais

Possui um amplo campo de atuação na área de automação, atendendo a diversos seguimentos do mercado industrial, tais como:-

Possui um amplo campo de atuação na área de automação, atendendo a diversos seguimentos do mercado industrial, tais como:- Automação Industrial Ltda. 1 APRESENTAÇÃO A JRD AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, com sede na cidade de Campinas São Paulo foi fundado no ano de 2008. Inicialmente sua sede inaugural estava localizada na Avenida Carlos

Leia mais

Energy Efficiency & Industrial Automation. Apresentação Institucional. São Paulo-SP (11) 2372-2112 contato@projexa.com.br www.projexa.com.

Energy Efficiency & Industrial Automation. Apresentação Institucional. São Paulo-SP (11) 2372-2112 contato@projexa.com.br www.projexa.com. 2015 Apresentação Institucional Apresentação Formada por profissionais qualificados que atuam no mercado desde 2007, a Projexa oferece soluções em Automação de Processos Industriais e Eficiência Energética.

Leia mais

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos ou sistemas que se queiram supervisionar, via contatos

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Introdução à Informática Prof: Anilton Joaquim da Silva / Ezequiel Roberto Zorzal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Introdução à Informática Prof: Anilton Joaquim da Silva / Ezequiel Roberto Zorzal UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Introdução à Informática Prof: Anilton Joaquim da Silva / Ezequiel Roberto Zorzal AULA Informática: Aplicações e Benefícios Advocacia

Leia mais

Hera Indústria de Equipamentos Eletrônicos LTDA Manual de Instalação e Operação DISCADORA VIA CELULAR. HERA HR 2050. Cel.

Hera Indústria de Equipamentos Eletrônicos LTDA Manual de Instalação e Operação DISCADORA VIA CELULAR. HERA HR 2050. Cel. DISCADORA VIA CELULAR HERA HR 2050. Cel Manual do Usuário ÍNDICE 1 Introdução 03 1.1 Visão Geral 03 1.2 Descrição 03 1.3 Funcionamento 04 1.4 Instalação do Receptor Acionador via cel. 05, 06 e 07 1.5 Configurando

Leia mais

CABEAMENTO E INFRAESTRUTURA

CABEAMENTO E INFRAESTRUTURA CABEAMENTO E INFRAESTRUTURA CONHEÇA NOSSA EMPRESA Ao longo de 10 anos de trabalho, nós da Allcomnet adquirimos experiência na área de telecomunicações, visando formas de integrar tecnologias que facilitam

Leia mais

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor?

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Interagir com sistemas que ainda dependem de agendamentos manuais e de coletas presenciais em vários equipamentos

Leia mais

PACM Planejamento, Análise e Controle da Manutenção 11 a 13 de fevereiro de 2014 Salvador BA

PACM Planejamento, Análise e Controle da Manutenção 11 a 13 de fevereiro de 2014 Salvador BA PACM Planejamento, Análise e Controle da Manutenção 11 a 13 de fevereiro de 2014 Salvador BA Este treinamento desenvolverá habilidades nas técnicas de Planejamento, Análise e Controle das variáveis de

Leia mais

Seminário: Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância

Seminário: Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância Monitoramento de Transformadores de Potência Gerenciamento de Dados para o Monitoramento e Avaliação da Condição Operativa de Transformadores Seminário: Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS. Painéis de controle Controladores eletrônicos para grupos geradores

APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS. Painéis de controle Controladores eletrônicos para grupos geradores APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS Painéis de controle Controladores eletrônicos para grupos geradores APLICAÇÕES AMF Automatic Mains Failure em caso de falhas de alimentação da rede (Grupo gerador individual) ATS

Leia mais

As melhores soluções para sua Automação. Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis

As melhores soluções para sua Automação. Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis As melhores soluções para sua Automação Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis Disponíveis em nosso site www.weg.com.br Softwares WEG Automação Alguns dos softwares

Leia mais

Módulo FGM721. Controlador P7C - HI Tecnologia

Módulo FGM721. Controlador P7C - HI Tecnologia Automação Industrial Módulo Controlador P7C - HI Tecnologia 7C O conteúdo deste documento é parte do Manual do Usuário do controlador P7C da HI tecnologia (PMU10700100). A lista de verbetes consta na versão

Leia mais