SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Anexo II do Edital nº 281, de UFPA Instituto de Letras e Comunicação Local: Universidade Federal do Pará-Instituto de Letras e Comunicação Rua Augusto Corrêa, nº1, Bairro: Guamá, CEP: , Belém Pará, de segunda-feira a sexta-feira. Horário de entrega: das 9:00 às 16:00 h. Instituto de Ciências da Saúde. Local de inscrição: Secretaria da Faculdade de Medicina, Av. Generalíssimo Deodoro, nº 01, Bairro: Umarizal CEP: , Belém - Pará, de segunda-feira a sexta-feira. Horário de entrega: das 09:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h Instituto de Ciências da Arte Local: Universidade Federal do Pará-Secretaria do Instituto de Ciências da Arte da UFPA Avenida Presidente Vargas, s/n, Praça da Republica, Bairro: Centro, CEP: , Belém-Pará, de segunda-feira a sexta-feira. Horário de entrega: das 9:00 às 12:00h e das 14:00 às 16:00 h. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Local: Universidade Federal do Pará- Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Secretaria Executiva, Setor Profissional, Travessa Perimetral, nº 01, Bairro: Guamá, CEP: , Belém-Pará, de segunda-feira a sexta-feira, Horário de entrega: das 9:00 às 12:00h e das 14:00 às 16:00 h. Instituto de Tecnologia Local: Universidade Federal do Pará-Secretaria do Instituto de Tecnologia: Avenida Augusto Correa, 01. Campus Universitário do Guamá - Setor Profissional, nº 1, Bairro: Guamá, CEP: , Belém Pará, fone: (91) , de segunda-feira a sexta-feira. Horário de entrega: das 9:00 às 12:00h e das 14:00 às 16:00 h. Campus Universitário de Marajó-Breves Tema: Educação do Campo Local: Universidade Federal do Pará-Secretaria da Faculdade de Educação e Ciências Humanas Campus Universitário do Marajó Breves, Av. Anajás, Conjunto Bandeirantes, s/n, Bairro: Aeroporto, CEP: , Breves, de segunda-feira a sexta-feira. Horário de entrega: das 9:00 às 12:00 h e das 17:30 às 20:00 h. Tema: Formação Socioeconômica e Política do Brasil e da Amazônia Local: Universidade Federal do Pará-Secretaria da Faculdade de Serviço Social Campus Universitário do Marajó Breves, Av. Anajás, Conjunto Bandeirantes, s/n, Bairro: Aeroporto, CEP: , Breves-Pará, de segunda-feira a sexta-feira. Horário de entrega: das 9:00 às 12:00 h e das 17:30 às 20:00 h.

2 Campus Universitário de Abaetetuba Tema: Engenharia Econômica e Projetos Industriais Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia FACET, Rua Manoel de Abreu, s/n, Bairro: Mutirão, CEP: , Abaetetuba Pará, de segunda-feira a sexta-feira. Campus Universitário Tocantins Cametá Local: Universidade Federal do Pará-Secretaria da Faculdade de Agronomia Campus Universitário Tocantins-Cametá, Tv. Padre Antônio Franco, nº 2617, Bairro: Matinha, CEP: , Cametá-Pará, de segunda-feira a sexta-feira. Horário de entrega: das 9:00 às 12:00 h e das 14:00 às 17:00 h.

3 Os itens para sorteio das Provas Escrita e Didática: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Instituto de Letras e Comunicação Língua Francesa e Seu Ensino/Aprendizagem. 1 - La grammaire en classe de FLE. 2 - La phonétique et la phonologie dans l enseignement du FLE. 3 - La production et la compréhension écrite en classe de FLE. 4 - Le déroulement d un cours de FLE: fonctions et types d activités. 5 - Le texte littéraire en classe de FLE. 6 - Les approches communicatives et post-communicatives en FLE. 7 - Les technologies de l information et de la communication en classe de FLE. 8 - Littérature francophone et interculturalité. 9 - L oral en classe de FLE L évaluation de compétences en classe de FLE. Instituto de Ciências da Arte Ensino/Aprendizagem em Artes Visuais 1 - Artes Visuais como mediação Cultural e Social 2 - As Artes Visuais no contexto da educação Pós-Moderna: as políticas de direitos humanos 3 - As tendências pedagógicas e os processos de ensino/aprendizagem em Artes Visuais 4 - Ensino das Artes Visuais: temas, meios/técnicas e metodologias 5 - Ensino/Aprendizagem das Artes Visuais e os processos de acessibilidade cultural e educação inclusiva 6 - Fundamentos teórico-metodológicos dos processos de ensino/aprendizagem em Artes Visuais para a Educação Básica; 7 - Fundamentos teóricos do Ensino/Aprendizagem em Artes 8 - O Ensino das Artes Visuais e a Educação Ambiental 9 - O ensino/aprendizagem de Artes Visuais e os novos marcos legais 10 - Os Componentes Curriculares na elaboração de Projetos Educativos em Artes Visuais 11 - Processos de ensino/aprendizagem em Artes Visuais no contexto da Educação não formal 12 - Temáticas Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas e o Ensino das Artes Visuais na Educação Básica

4 Instituto de Ciências da Saúde. Cirurgia Geral 1 - Abdome Agudo traumático e não traumático 2 - Choque 3 - Câncer Colorretal 4 - Câncer de Estômago 5 - Câncer de Pâncreas 6 - Doença Diverticular dos Cólons 7 - Hérnias Abdominais 8 - Litíase Biliar 9 - Nutrição em Cirurgia 10 - Pancreatites 11 - Patologias Orificiais Anais 12 - Politraumatizados: conduta normativa 13 - Pré e Pós-Operatório 14 - Traumatismo do Tórax 15 - Uso de Antibióticos em Cirurgia Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Economia Politica do Desenvolvimento Regional 1 - Agricultura Familiar, Extrativismo e Agronegócio na Amazônia. 2 - Conflitos e Desigualdades Norte-Sul e Crise Ecológica Global. 3 - Desenvolvimento Econômico Local e Globalização. 4 - Economia e Território. 5 - Evolução Urbana na Amazônia. 6 - Extrativismo Mineral e Desenvolvimento Regional. 7 - Formação Socioeconômica da Amazônia. 8 - Planejamento e Desenvolvimento Regional. 9 - Política Nacional de Desenvolvimento Regional Princípio da Coevolução e Dimensões do Desenvolvimento Regional Sistemas Regionais de Inovação e Arranjos produtivos Locais Sistemas de Governança e Desenvolvimento.

5 Instituto de Tecnologia Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. 1 - Projeto de Equipamento Urbano de Serviço para as condições ambientais da Amazônia. 2 - Projeto Urbanístico com tratamento paisagístico 3 - Projeto de Centro Cultural em Sítio Histórico Urbano 4 - Projeto de Edifício Habitacional. 5 - Projeto de Edifício Religioso 6 - Projeto de Equipamento Urbano Comercial com integração urbanística do Entôrno. 7 - Projeto de Loteamento Urbano com tipologia de Habitação de Interesse Social 8 - Projeto de Loteamento Urbano. 9 - Projeto de Mercado Público Projeto de Praça ou Parque Público com proposta Paisagística Campus Universitário de Marajó-Breves Educação do Campo 1 - A Educação Ribeirinha no contexto da Amazônia Marajoara 2 - A docência em escolas ribeirinhas da Amazônia: realidades e desafios 3 - Currículo, interdisciplinaridade e Educação do Campo 4 - Da Educação Rural à Educação do Campo: processo histórico e questões paradigmáticas 5 - Educação de Jovens e Adultos do campo 6 - Educação do campo: análise de uma proposta de escola específica para o campo 7 - Metodologias para a Educação do Campo e o ensino em turmas de multianos 8 - O estado do conhecimento sobre educação do campo na Amazônia Marajoara 9 - Pedagogia da Alternância e Educação do Campo 10 - Políticas Públicas de Formação de Educadores do Campo no Brasil Formação Socioeconômica e Política do Brasil e da Amazônia. 1 - História da América Latina, do Brasil e da Amazônia: colonialismo e inserção no mercado mundial capitalista. 2 - A ditadura militar e a integração regional da Amazônia na dinâmica da acumulação capitalista internacional. 3 - Configuração agrária da Amazônia: conflitos e lutas sociais pelo uso e posse da terra. 4 - As expressões da "Questão Social" na Amazônia Marajoara: pobreza e miséria na região. 5 - História Econômica da Amazônia e ciclos de exploração nos últimos 500 anos.

6 6 - O modelo de desenvolvimento nacional e os ciclos de exploração da Amazônia: de Getúlio Vargas a Dilma. 7 - Crise capitalista contemporânea e seus impactos sociais, econômicos, políticos e ambientais no Brasil e na Amazônia. 8 - A Nova Divisão Internacional do Trabalho: imperialismo e multinacionais no Brasil e na Amazônia. 9 - O estado do conhecimento sobre educação do campo na Amazônia Marajoara 10 - O surgimento das cidades na Amazônia e sua relação com os ciclos de exploração da região. Campus Universitário de Abaetetuba Engenharia Econômica e Projetos Industriais 1 - Juros e análise de equivalência econômica. 2 - Análise de Projetos de Investimentos 3 - Análise de atividades públicas. 4 - Comparação de alternativas de investimento 5 - Conceitos econômicos. 6 - Critérios de lucratividade. 7 - Decisões de Produção 8 - Estimativa de custo de capital e de produção. 9 - Planejamento e elaboração de projetos 10 - Ponto de equilíbrio e otimização. Campus Universitário Tocantins Cametá Desenvolvimento Rural (para as disciplinas de Sociologia e Antropologia Rural; Direito Agrário e Legislação, Economia Rural, Administração Rural, Estudo da Localidade e Sistemas Agrários) 1 - A evolução do pensamento no Brasil sobre o papel da agricultura familiar no Desenvolvimento Agrícola 2 - A interferência do processo do desenvolvimento sobre território Amazônico 3 - As interações entre a economia, estratégias e práticas dos agricultores 4 - Conhecimento tradicional e biodiversidade no Brasil 5 - Contexto do Desenvolvimento Rural e o Desenvolvimento Sustentável 6 - Evolução da agropecuária e seus principais impactos ambientais decorrentes 7 - Experimentação camponesa e as experiências na América Latina 8 - O contexto do desenvolvimento rural e da agricultura familiar no Brasil e Amazônia

7 9 - Trajetória camponesa e o debate sobre segurança e soberania alimentar 10 - Transformações do espaço agrário e processo de modernização da agricultura.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO. Anexo II do Edital nº 18, de

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO. Anexo II do Edital nº 18, de INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO Anexo II do Edital nº 18, de 17.02.2014 - Endereço de entrega da documentação (curriculum da Plataforma Lattes): Universidade Federal do Pará Cidade Universitária Prof

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : HISTÓRIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 96 Optativos: 48. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : HISTÓRIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 96 Optativos: 48. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:20:21 Curso : HISTÓRIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Anexo II do Edital nº 108, de 03.03.2017- UFPA Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Para os temas:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Unifesspa, no uso de suas atribuições, em

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES

SELEÇÃO DE PROFESSORES SELEÇÃO DE PROFESSORES SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE VAGAS PARA 2013/1 CRONOGRAMA DO SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DATA ATIVIDADE 22 de novembro a 7 de dezembro Divulgação/Inscrições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Anexo II do Edital nº 133, de 27.03.2017- UFPA Campus Universitário do Marajó Breves - Secretaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 110, DE 14 DE MAIO DE 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 110, DE 14 DE MAIO DE 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 0, DE 4 DE MAIO DE 202. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Vice Reitor da Universidade Federal do Pará, no uso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.975, DE 20 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em,

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES CONTEÚDOS CURRICULARES Informática Aplicada à Educação Carga Horária: 40 horas Histórico da informática na educação. Familiarização com softwares, sistemas Operacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I ANEXO I VAGAS STINADAS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO RIO BRANCO 1.1 As áreas de pós-graduação exigidas para o perfil dos candidatos são baseadas na Tabela de Áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa Pró-Reitor de Ensino de Graduação Portaria Nº 4.487/2016-UFPA

Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa Pró-Reitor de Ensino de Graduação Portaria Nº 4.487/2016-UFPA Memo. Circular nº 217/2018-PROEG Belém, 01 de agosto de 2018. Aos: Dirigentes da Graduação Assunto: Oferta de Vagas para as Seleções de 2019 Senhores Gestores de Unidades e Subunidades, A Pró-Reitoria

Leia mais

I - CLIENTELA A seleção destina-se a servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) do Campus de Altamira lotados na Faculdade de Medicina.

I - CLIENTELA A seleção destina-se a servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) do Campus de Altamira lotados na Faculdade de Medicina. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA AMAZÔNIA Av. Generalíssimo Deodoro, 92, Umarizal - CEP 66055-240 -

Leia mais

II CONGRESSO AMAZÔNICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

II CONGRESSO AMAZÔNICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL II CONGRESSO AMAZÔNICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Universidade Federal do Tocantins, Palmas de 24 a 26 de outubro de 2012 PROGRAMAÇÃO 24 DE OUTUBRO

Leia mais

RESULTADO FINAL DOS RESUMOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO FORMATO PAINEL NO INTEGRA IFPA 2019

RESULTADO FINAL DOS RESUMOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO FORMATO PAINEL NO INTEGRA IFPA 2019 RESULTADO FINAL DOS RESUMOS S PARA APRESENTAÇÃO NO FORMATO NO INTEGRA IFPA 2019 ENSINO N TÍTULO DO TRABALHO CAMPUS SITUAÇÃO TIPO DE APRESENTAÇÃO 1 A CONSTRUÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL APRENDENDO A INCLUSÃO

Leia mais

PROGRAMA. Doutorado em Zoologia

PROGRAMA. Doutorado em Zoologia PROGRAMA Aperfeiçoamento em Gestão e Planejamento em Política de Saúde em Agronomia Tropical em Antropologia Social em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte em Biotecnologia em Ciências do Ambiente

Leia mais

MODALIDADE DE OFERTA O curso é oferecido em caráter PRESENCIAL, com os períodos letivos previstos em Calendário Acadêmico aprovado pelo CONSEPE.

MODALIDADE DE OFERTA O curso é oferecido em caráter PRESENCIAL, com os períodos letivos previstos em Calendário Acadêmico aprovado pelo CONSEPE. OBJETIVO DO CURSO O curso de Agronomia tem como objetivo formar Engenheiros Agrônomos com sólida base técnico-científica, capacidade de planejar, elaborar, executar e avaliar processos tecnológicos, socioeconômicos,

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Comissão Permanente de Processos Seletivos

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Comissão Permanente de Processos Seletivos Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Comissão Permanente de Processos Seletivos RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 7 - COPERPS, DE 12 DE SETEMBRO DE 2011 A COMISSÃO

Leia mais

EMBRAPA Amazônia Oriental Universidade Federal Rural da Amazônia Universidade Federal do Pará/ NCADR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

EMBRAPA Amazônia Oriental Universidade Federal Rural da Amazônia Universidade Federal do Pará/ NCADR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL 2012 1. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Áreas de Concentração em Produção Animal, Ecologia Aquática/Aqüicultura e Sanidade Animal,

Leia mais

ANEXO I DO EDITAL Nº 129, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018 UNIFESSPA TEMAS DOS CONCURSOS, DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS, REGIME DE TRABALHO E REQUISITOS (GRUPO I)

ANEXO I DO EDITAL Nº 129, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018 UNIFESSPA TEMAS DOS CONCURSOS, DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS, REGIME DE TRABALHO E REQUISITOS (GRUPO I) ANEXO I DO EDITAL Nº 129, DE 03 DE DEZEMBRO DE 28 UNIFESSPA TEMAS DOS CONCURSOS, DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS, REGIME DE TRABALHO E REQUISITOS (GRUPO I) INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS (IGE) DE Adjunto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 186, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2016 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) Fax: (35)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP Fone: (35) Fax: (35) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 (R es olução Nº 015/2012 da Pró-R

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL Nº009/2017

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL Nº009/2017 NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL Nº009/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU/ INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA ÁREA: LÍNGUA FRANCESA A presente norma complementar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RETIFICAÇÃO N.º 1 DO EDITAL Nº 38/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RETIFICAÇÃO N.º 1 DO EDITAL Nº 38/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RETIFICAÇÃO N.º 1 DO EDITAL Nº 38/2018 PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE 10/12/2018, SEÇÃO 3, PÁGINA 78 e 79 Na publicação do Edital n.º 38 no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.703, DE 19 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2017.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2017. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. RESOLUÇÃO N. 4.961, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017. Estabelece diretrizes e dispõe sobre os Sistemas de

Leia mais

Uma universidade para a América Latina

Uma universidade para a América Latina Uma universidade para a América Latina Fundada em 2010, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma universidade brasileira, pública e gratuita, com caráter internacional. Sua missão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO EDITAL NPGED/POSGRAP Nº 01/2014 VAGAS INSTITUCIONAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» 2669 - DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 EMENTA: Altera a Resolução N 1234/86 - CONSEP e define o Currículo do Curso de Licenciatura

Leia mais

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira 12 3326 MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 6752 PESQUISA II: MÉTODOS QUANTITATIVOS V B C. Sociais segunda-feira 18 3734 POLÍTICA

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 006/2011 (PARECER Nº 006/2011 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 006/2011 (PARECER Nº 006/2011 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 006/2011 (PARECER Nº 006/2011 CONSUN) Dispõe sobre a Oferta de Disciplina em Regime Especial nos cursos de Educação Superior. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade

Leia mais

RESUMO DAS VAGAS OFERECIDAS AO SISU PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2017

RESUMO DAS VAGAS OFERECIDAS AO SISU PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2017 Av. Costa e Silva, s/n Cidade Universitária Campo Grande-MS CEP: 79070-900 Telefone: 67 3345-7010 CAMPO GRANDE 15830 Administração Bacharelado Noturno 60 30 30 15830 Administração Bacharelado Integral

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.699, DE 19 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL PUBLICADO NO D.O.U. De 13/09/2017 Seção 3, Página 73 a 75. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 280, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017.

Leia mais

1ª RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS/PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NA OFERTA DE CURSOS DO PRONATEC NO IFTO CAMPUS PALMAS

1ª RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS/PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NA OFERTA DE CURSOS DO PRONATEC NO IFTO CAMPUS PALMAS EDITAL Nº 035/2012/GAB/IFTO/, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2012 1ª RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTAS/PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NA OFERTA DE CURSOS DO PRONATEC NO IFTO CAMPUS PALMAS O DIRETOR

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : RELAÇÕES INTERNACIONAIS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 21/06/2012-13:15:23 Curso : RELAÇÕES

Leia mais

Edital VREAC nº 10/2016. Programas e Projetos de Extensão

Edital VREAC nº 10/2016. Programas e Projetos de Extensão UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO VICE-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS Campus I - Km 292 - BR 285 - Bairro São José - C. Postal 611 - CEP 99052-900 Passo Fundo RS - Fone (54) 3316-8195 - vreac@upf.br

Leia mais

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS O diretor da Faculdade Network, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital a abertura das inscrições para as disciplinas optativas a saber: 1 DA APRESENTAÇÃO:

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Regime de Trabalho

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Regime de Trabalho ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas SS200 Serviço Social SS4002 Serviço Social SS4003 Serviço Social Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação Estágio Supervisionado; Trabalho de Conclusão

Leia mais

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 094/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 094/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS Desenvolvimento Pessoas Recrutamento e Seleção ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 094/207 Unida IEAA T Depto. Área Conhecimento Requisito Mínimo Ciências: Matemática e Física Mecânica Design e Expressão Ciências:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 277, DE 18 DE AGOSTO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 277, DE 18 DE AGOSTO DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 277, DE 18 DE AGOSTO DE 2016 O Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade Federal

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : GEOGRAFIA - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 24.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : GEOGRAFIA - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 24. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:38:24 Curso : GEOGRAFIA

Leia mais

Campus: Belém Data: 07/02/2017 (Terça-feira) Local: Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) Curso Turno Horário

Campus: Belém Data: 07/02/2017 (Terça-feira) Local: Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) Curso Turno Horário RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 008/2017 CIAC, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 A Diretora do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará, no uso de suas atribuições COMUNICA aos interessados

Leia mais

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMENTA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINA: Educação Ambiental EMENTA: Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental.

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Itatiba, 7 de junho de Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Itatiba, 7 de junho de Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/IT 10/2018 APROVA O QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULOS 0004-L e 0005-L, DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO 2010/2011

EDITAL SELEÇÃO 2010/2011 EDITAL SELEÇÃO 2010/2011 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará Nível de Mestrado torna público o presente Edital de chamada para o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I ANEXO I VAGAS STINADAS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO RIO BRANCO 1.1 As áreas de pós-graduação exigidas para o perfil dos candidatos são baseadas na Tabela de Áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso.

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 - SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. Língua Portuguesa - Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

Leia mais

PRIMEIRO SEMINÁRIO DA REDE SSAN-UNASUL PRIMER SEMINÁRIO DE LA RED SSAN-UNASUR

PRIMEIRO SEMINÁRIO DA REDE SSAN-UNASUL PRIMER SEMINÁRIO DE LA RED SSAN-UNASUR PRIMEIRO SEMINÁRIO DA REDE SSAN-UNASUL PRIMER SEMINÁRIO DE LA RED SSAN-UNASUR JUSTIFICATIVA - O papel das instituições de ensino e pesquisa no desenvolvimento social, científico e tecnológico; - A necessidade

Leia mais

Pontos Sorteados para a prova Escrita

Pontos Sorteados para a prova Escrita UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PROCESSOS SELETIVOS E CONCURSOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO EDITAL N 13/2013 COD Pontos Sorteados para a prova

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 29 DE MAIO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 29 DE MAIO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.924, DE 29 DE MAIO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia

Leia mais

Autoavaliação Institucional Quantitativos por Campus - Número de Respondentes Técnicos Campus

Autoavaliação Institucional Quantitativos por Campus - Número de Respondentes Técnicos Campus UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins 57072-900 Maceió-AL. Telefone: (82) 3214-1006

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1 COMPONENTES CURRICULARES GERAIS DO CURSO E CARGA HORÁRIA TOTAL

MATRIZ CURRICULAR 1 COMPONENTES CURRICULARES GERAIS DO CURSO E CARGA HORÁRIA TOTAL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.965, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

"Educação do Campo para os Povos do Campo: uma experiência voltada às populações rurais do Sudeste do Pará Antonio Cardoso Diretor Geral

Educação do Campo para os Povos do Campo: uma experiência voltada às populações rurais do Sudeste do Pará Antonio Cardoso Diretor Geral INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS RURAL DE MARABÁ "Educação do Campo para os Povos do Campo: uma experiência voltada às populações rurais do Sudeste do Pará Antonio Cardoso

Leia mais

Docentes : Técnico-Administrativos : Efetivos : Substitutos : Visitantes : 1º e 2º Graus : Total :

Docentes : Técnico-Administrativos : Efetivos : Substitutos : Visitantes : 1º e 2º Graus : Total : 15 Tabela 4.1 - UFPA em Números - 1999 Nome : Universidade Federal do Pará Criação : Lei nº 3.191, de 2 / 07 / 1957 Campi : 9 Centros : 11 Departamentos : 69 Núcleos : 6 Hospital Universitário : 2 Restaurante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N.º 19, DE 29 DE MARÇO DE 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N.º 19, DE 29 DE MARÇO DE 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N.º 19, DE 29 DE MARÇO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO

Leia mais

ANICETO CIRINO DA SILVA FILHO

ANICETO CIRINO DA SILVA FILHO ANICETO CIRINO DA SILVA FILHO Belém - Pará 2005 1. DADOS PESSOAIS NOME : ANICETO CIRINO DA SILVA FILHO DATA DE NASCIMENTO : 22 de outubro de 1962 FILIAÇÃO : ANICETO CIRINO DA SILVA ELZA MARINA CHAVES DA

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE SELEÇÃO DE TREINANDOS EM CIRURGIA GERAL

EDITAL DE CONCURSO DE SELEÇÃO DE TREINANDOS EM CIRURGIA GERAL EDITAL DE CONCURSO DE SELEÇÃO DE TREINANDOS EM CIRURGIA GERAL - 2018 Hospital Stella Maris - Guarulhos - SP Av. Maria Cândida Pereira, 549 Itapegica Guarulhos - SP Tel.: (11) 2423.8500 Coordenação do Programa

Leia mais

ANEXO IV LISTA DE ENDEREÇOS PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

ANEXO IV LISTA DE ENDEREÇOS PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS ANEXO IV LISTA DE ENDEREÇOS PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS PRÉDIO HISTÓRICO Praça Santos Andrade, 50, Centro Curitiba /PR. CEP: 80020-300 CAMPUS REBOUÇAS Rua João Negrão, s/n (esquina com Av. Sete de Setembro),

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO 2010/2011

EDITAL SELEÇÃO 2010/2011 EDITAL SELEÇÃO 2010/2011 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará Nível de Mestrado torna público o presente Edital de chamada para o processo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 48 - DE 18 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 48 - DE 18 DE OUTUBRO DE 2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 48 - DE 18 DE OUTUBRO DE 2017 O Reitor da Universidade Vila Velha UVV torna público a todos os interessados que estão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 139/2013 PROEN (Cronograma e demais requisitos e procedimentos relativos ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada- SiSU 2º/2013) A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO UFMA, por intermédio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA CAAB EDITAL 006/2017-GC

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA CAAB EDITAL 006/2017-GC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA CAAB EDITAL 006/2017-GC O Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará torna público,

Leia mais

EDITAL Nº001/2019 ABERTURA DE VAGAS VOLUNTARIADO PARA ACADÊMICOS NO SUBPROGRAMA DO PAIETS SPP/2019

EDITAL Nº001/2019 ABERTURA DE VAGAS VOLUNTARIADO PARA ACADÊMICOS NO SUBPROGRAMA DO PAIETS SPP/2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE CAMPUS SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA PROGRAMA DE AUXÍLIO DE INGRESSO AO ENSINO TÉCNICO E UNIVERSITÁRIO EDITAL Nº001/2019 ABERTURA DE VAGAS VOLUNTARIADO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA CAAB EDITAL 005/2017-GC

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA CAAB EDITAL 005/2017-GC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA CAAB EDITAL 005/2017-GC O Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará torna público,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE Aprova ajuste curricular nos cursos de licenciatura e de bacharelado em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UFGD

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UFGD ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UFGD CÓDIGO DA UORG DENOMINAÇÃO DA UORG SIGLA DA UORG FUNÇÃO DENOMINAÇÃO DA FUNÇÃO OCUPANTE DA FUNÇÃO 000001 FUNDAÇÃO UFGD 000002 REITORIA REITORIA Assessoria da Administração

Leia mais

UNIDADE SIASS Nº 30/UFPA

UNIDADE SIASS Nº 30/UFPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL DIRETORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA COORDENADORIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DO SERVIDOR UNIDADE SIASS Nº 30/UFPA ESTRATÉGIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno. Disciplinas Obrigatórias

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno. Disciplinas Obrigatórias UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Curso: G026 - Administração Pública (Bacharelado) Base Curricular: 2016/02 Currículo Pleno Disciplinas Obrigatórias Código Nome Período Créditos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Engenharia Agronômica

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Engenharia Agronômica Cód. Disc. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA GRADE 2 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2016 DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6249-1 Língua

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Engenharia Agronômica

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Engenharia Agronômica MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA GRADE 1 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2013 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6249-1 Língua

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Instituto de Ciências Biológicas Endereço de entrega da documentação Local: Universidade federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Instituto de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/2002

RESOLUÇÃO Nº 11/2002 RESOLUÇÃO Nº 11/2002 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.239/01-31

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá EDITAL Nº 184/2017-PRH O PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, no uso de suas atribuições e considerando o Edital n o 172/2017-PRH e o contido no processo

Leia mais

Prof. Leonardo de Barros Pinto

Prof. Leonardo de Barros Pinto Sociologia e Desenvolvimento Prof. Leonardo de Barros Pinto leo@fca.unesp.br Abordagem de um mundo dividido entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos Desenvolvimento Econômico = Crescimento econômico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 026/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO E SUBSTITUTO CRONOGRAMA DAS PROVAS E TEMAS DAS PROVAS DIDÁTICAS CMULTI Área 01 - Educação Física O cronograma desta área será

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Sociologia e Extensão Rural Código da Disciplina: AGR 278 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 5 Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência a

Leia mais

DEPARTAMENTO TÉCNICO. Curso Técnico em Agronegócio. 27/03/2017. Sistema FAEG SENAR/AR-GO 1

DEPARTAMENTO TÉCNICO. Curso Técnico em Agronegócio.  27/03/2017. Sistema FAEG SENAR/AR-GO 1 DEPARTAMENTO TÉCNICO Curso Técnico em Agronegócio http://etec.senar.org.br/ Sistema FAEG SENAR/AR-GO 1 MISSÃO DO SENAR Promover a educação profissional rural, a assistência técnica e a promoção social

Leia mais

ATO DE DIVULGAÇÃO DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE DESEMPENHO DIDÁTICO E TÍTULOS E DIVULGAÇÃO DO LOCAL, DATA E HORÁRIO DO SORTEIO DO TEMA DA PROVA

ATO DE DIVULGAÇÃO DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE DESEMPENHO DIDÁTICO E TÍTULOS E DIVULGAÇÃO DO LOCAL, DATA E HORÁRIO DO SORTEIO DO TEMA DA PROVA ATO DE DIVULGAÇÃO DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE DESEMPENHO DIDÁTICO E TÍTULOS E DIVULGAÇÃO DO LOCAL, DATA E HORÁRIO DO SORTEIO DO TEMA DA PROVA A Comissão Central Organizadora de Concurso Público

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES AGRÁRIAS EM ÁFRICA

TRANSFORMAÇÕES AGRÁRIAS EM ÁFRICA SPRING MODULE 2016 TRANSFORMAÇÕES AGRÁRIAS EM ÁFRICA CESA/ISEG - 14 A 16 DE ABRIL João Mosca joao.mosca1953@gmail.com INTRODUÇÃO 1. A PENETRAÇÃO DO CAPITAL NO MEIO RURAL 2. MODELOS 3. PAPEL DA SOCIEDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE REGISTRO E INDICADORES ACADÊMICOS RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 020/2018 CIAC, DE 21 DE MARÇO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE REGISTRO E INDICADORES ACADÊMICOS RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 020/2018 CIAC, DE 21 DE MARÇO DE 2018 CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PSE 2018-1 SELEÇÃO DIFERENCIADA PARA COMUNIDADE INDIGENAS E QUILOMBOLAS, PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À HABILITAÇÃO AO VINCULO INSTITUCIONAL A Diretora

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE AGOSTO DE 2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE AGOSTO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.561, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 Aprova a oferta dos Cursos de Graduação da Universidade

Leia mais

P á g i n a 0. SUMÁRIO CORRENTE Informação bibliográfica dos Periódicos recebidos pela BIBLIOTECA PROF. ROSINALDO DA COSTA MACHADO

P á g i n a 0. SUMÁRIO CORRENTE Informação bibliográfica dos Periódicos recebidos pela BIBLIOTECA PROF. ROSINALDO DA COSTA MACHADO P á g i n a 0 SUMÁRIO CORRENTE Informação bibliográfica dos Periódicos recebidos pela BIBLIOTECA PROF. ROSINALDO DA COSTA MACHADO v.1,n.1, jan. / jun. 2017 Produzido pela equipe técnica da Biblioteca Prof.

Leia mais

EDITAL Nº 065/2014 TERCEIRA CONVOCAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DO SEGUNDO SEMESTRE - SISU

EDITAL Nº 065/2014 TERCEIRA CONVOCAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DO SEGUNDO SEMESTRE - SISU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO DIVISÃO DE MATRÍCULA E CONTROLE ACADÊMICO EDITAL Nº 065/2014 TERCEIRA CONVOCAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE 2016/2

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE 2016/2 EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE 2016/2 A Ulbra Manaus torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargo de professor, mediante SELEÇÃO PÚBLICA, de acordo com Regulamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA ANEXO II - Edital nº. 295, de 31.10.2011 - UFPA. Campus Universitário de Altamira: Temas dos Concursos, pontos para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL PUBLICADO NO D.O.U. De 2/06/204. Seção 3, Páginas e. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 7, DE DE JUNHO DE 204. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Vice

Leia mais

EDITAL N. 154, DE 11 DE AGOSTO DE 2017 CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

EDITAL N. 154, DE 11 DE AGOSTO DE 2017 CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR 1. Área: Morfologia/Anatomia Humana 2. Departamento/Centro de Ensino: Departamento de Morfologia/CCS 3.1. Anatomia do Tórax; 3.2. Anatomia da Parede do Abdome; 3.3. Anatomia das Vísceras do Abdome; 3.4.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 25/2009 Altera o Anexo II da Resolução nº 45/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto

Leia mais

2 Do(s) Processo(s) Seletivo(s):

2 Do(s) Processo(s) Seletivo(s): 2 Do(s) Processo(s) Seletivo(s): 2.1 Campus Araranguá 2.1.1 Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde - CTS 2.1.1.1 Departamento de Computação - DEC Campo de conhecimento: Ciência da Computação/ Matemática

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE 2016/2

EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE 2016/2 EDITAL DE SELEÇÃO PARA DOCENTE 2016/2 A ULBRA Manaus torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargo de professor, mediante SELEÇÃO PÚBLICA, de acordo com Regulamento

Leia mais

Errata nº02 de 15 de junho de 2012 Retificando e Edital nº 4/2012

Errata nº02 de 15 de junho de 2012 Retificando e Edital nº 4/2012 Errata nº02 de 15 de junho de 22 Retificando e Edital nº 4/22 O Presidente da Comissão Permanente de Planejamento e Organização de Concursos Públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais