ANGIOSPERMAS 2012 E 2011
|
|
|
- Maria Faro Balsemão
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 ANGIOSPERMAS 2012 E (UEM PR/2012/Janeiro) Sobre as espécies arbóreas e suas características, assinale o que for correto. Gab: O coco-da-baía é um fruto do tipo drupa, que apresenta geralmente uma única semente aderida ao endocarpo, que é espesso e duro. O coqueiro pode ser encontrado na vegetação litorânea, sobretudo na vegetação de restinga. 02. A araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná, é uma árvore conífera endêmica encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. As sementes oriundas dessa espécie é o pinhão. Ele se forma dentro de uma pinha fechada, que com o tempo vai se abrindo até ser liberado. O pinhão é um ingrediente muito utilizado nas comidas da culinária gaúcha. 04. A peroba-rosa é também chamada de ambaló e tapareba. Na região Sudeste do Estado da Bahia, essa árvore é usada para o sombreamento permanente do cacaueiro e, também, como produtora de frutos que servem como importante fonte de renda adicional para o produtor. De seu tronco é extraído o látex, a partir do qual é fabricada a borracha natural. 08. O pequizeiro é uma árvore nativa do cerrado brasileiro com troncos e ramos grossos, normalmente tortuosos e com casca grossa. De seu fruto, o pequi, são extraídos óleos empregados na fabricação de licores. Devido ao seu caroço ser dotado de muitos espinhos, há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando-se o contato dos dentes com o caroço, o que pode causar sérios ferimentos às gengivas. 16. O babaçu é uma árvore muito comum nos estados do Acre e do Amazonas. Ela é conhecida como árvore-da-vida, pois oferece uma infinidade de usos ao homem, tais como, usos medicinais, ração animal, construções, produção artesanal, adubação do solo, indústria cosmética, produtos alimentícios, entre outros (UEM PR/2012/Janeiro) Sobre as plantas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Gab: Levando em consideração a presença de tecido de condução, as plantas podem ser divididas em dois grupos: as avasculares, que incluem as briófitas e pteridófitas, e as vasculares, que incluem as gimnospermas e angiospermas. 02. As plantas apresentam retenção do zigoto e dos estágios iniciais de desenvolvimento do embrião dentro do gametângio feminino; assim, são conhecidas como embriófitas. 04. Nas plantas, a fase gametofítica é formada por indivíduos chamados gametófitos, que produzem gametas por meiose, e a fase esporofítica é composta por indivíduos chamados esporófitos, que produzem esporos por mitose. 08. As plantas classificadas como fanerógamas apresentam estruturas produtoras de gametas bem visíveis, além de produzirem sementes, e, por isso, são também denominadas de espermatófitas. 16. Ao longo da escala evolutiva das plantas, observa-se a redução do gametófito, representado nas angiospermas pelo saco embrionário (feminino) e pelo grão de pólen e tubo polínico (masculino).
2 03 - (FUVEST SP/2012/2ª Fase) O coqueiro (Cocos nucifera) é uma monocotiledônea de grande porte. Suas flores, depois de polinizadas, originam o chamado coco-verde ou coco-dabaía. A água de coco é o endosperma, cujos núcleos triploides estão livres no meio líquido. a) O coco-da-baía é um fruto ou uma semente? Copie a frase do texto acima que justifica sua resposta. b) O endosperma triploide é uma novidade evolutiva das angiospermas. Que vantagem essa triploidia tem em relação à diploidia do tecido de reserva das demais plantas? Gab: a) O coco-da-baía é um fruto. A frase que justifica essa afirmativa é: Suas flores, depois de polinizadas, originam o chamado coco-verde ou coco-da-baía. b) A triploidia implica uma carga genética maior e, portanto, uma síntese maior das substâncias de reserva. Observação: Convém salientar que o tecido de reserva da semente de gimnospermas não é diploide, e sim haploide (UPE/2012) Açaí ou Juçara é o fruto bacáceo de cor roxa, que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. Espécie Monocotiledonea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins). A festa da Juçara do Maranhão refere-se ao açaí. (Fonte: adaptado de Gab: A Sobre o texto, analise os itens abaixo: I. O termo monocotiledônea coloca o açaizeiro no grupo de plantas traqueófitas e fanerógamas. II. O termo palmeira encontrado no texto refere-se a plantas, que possuem caule cilíndrico, não ramificado, do tipo estipe. III. As regiões, onde são encontradas essas palmeiras, possuem em comum sua localização dentro de áreas de clima temperado. IV. O fruto do açaizeiro é resultado da fecundação de uma criptógama com formação de flor e fruto. Estão CORRETOS os itens a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV (PUC RJ/2012) Ao longo da evolução dos organismos, a meiose e a fecundação ocorreram em diferentes fases do ciclo de vida dos organismos. Quanto ao ciclo de vida de alguns grupos de plantas, é correto afirmar: a) Nas briófitas, o esporófito é dominante, e o gametófito é dependente nutricionalmente do esporófito.
3 Gab: C b) Nas pteridófitas, o gametófito é dominante, e o esporófito é dependente nutricionalmente do gametófito. c) Em angiospermas, o gametófito é extremamente reduzido e dependente nutricionalmente do esporófito e desenvolve-se no interior da flor no rudimento seminal (óvulo). d) Em gimnospermas, o esporófito é extremamente reduzido e dependente nutricionalmente do gametófito e desenvolve-se geralmente nos estróbilos. e) Nas angiospermas e nas gimnospermas, o gametófito é reduzido e independente nutricionalmente do esporófito (UEL PR/2012) Analise a figura a seguir. As angiospermas representam a maior parte das plantas atuais do mundo visível: árvores, arbustos, cactos, gramados, jardins, plantações de trigo e de milho, flores do campo, frutas e verduras na mercearia, as cores na vitrine de uma floricultura e plantas aquáticas, como lentilhas-d água. Em praticamente qualquer lugar em que você esteja, as angiospermas também estarão. a) Nesse contexto, cite 2 (duas) características exclusivas desse grupo que contribuíram para essa grande diversidade. b) A figura acima mostra um pêssego cortado ao meio, o qual representa o fruto das angiospermas. O que são as estruturas marcadas por I e II, e que elementos florais, respectivamente, lhes dão origem? Gab: a) As características que contribuíram para a grande diversidade de angiospermas são as flores e a fertilização dupla. Elementos que poderão estar contidos na resposta plena: flores, carpelos fechados (pistilo), fertilização dupla levando à formação de endosperma, um microgametófito com três núcleos, um megagametófito com oito núcleos, estames com dois pares de sacos polínicos e a presença de tubos crivados e células companheiras no floema. b) No fruto, I é o pericarpo (epicarpo, mesocarpo e endocarpo) e II é a semente. O pericarpo tem origem no ovário maduro, e as sementes têm origem no óvulo, após a fecundação (PUC RJ/2012) A anatomia e a morfologia vegetal são importantes áreas da botânica que dão subsídio na identificação de espécies e grupos vegetais, que por sua vez permitem conhecer a diversidade biológica e fiscalizar espécies comercializadas. Com base na anatomia e morfologia de estruturas reprodutivas, como podem ser diferenciadas angiospermas de gimnospermas? Gab:
4 Pela morfologia de estruturas reprodutivas angiospermas diferem de gimnospermas por apresentarem carpelos (estrutura que envolve os rudimento seminais ou óvulos), flores e frutos. Gimnospermas não apresentam essas estruturas, produzindo as sementes sem nenhum envoltório oriundo do gineceu e, podem apresentar estróbilos. Pela anatomia, angiospermas diferem de gimnospermas pela composição celular do xilema e do floema. Angiospermas apresentam elementos de vaso, elementos de tubo crivado e células companheiras. Gimnospermas apresentam traqueídes, células crivadas e células albuminosas (Strasburger) (UFTM MG/2011/Julho) Os vegetais são classificados em quatro grandes grupos, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, sendo este último o maior, com aproximadamente espécies conhecidas. Gab: D Existem algumas características que são exclusivas das angiospermas; dentre elas, podese citar a a) semente protegida por um tegumento, que envolve o embrião. b) produção de grãos de pólen, com capacidade de formar o tubo polínico. c) produção de gametas femininos imóveis, protegidos no interior do arquegônio. d) dupla fecundação, com a formação do embrião e do endosperma triploide. e) produção de óvulos no interior do androceu, que se desenvolvem nos frutos (UEG GO/2011/Julho) O louro ou loureiro, importante condimento pertencente ao gênero Laurus, é originário do Mediterrâneo oriental. Ramos desta planta eram usados na Grécia antiga para confeccionar as famosas coroas com que eram agraciados os atletas ou outros heróis nacionais que se distinguiam excepcionalmente, costume estendido mais tarde à Roma dos Césares. Derivado do nome do gênero (Laurus) e de seu uso, originou- -se o termo vernáculo laureado. (Adaptado: JOLY, A. B. Botânica: introdução à taxonomia vegetal. 10. ed. São Paulo: Editora Nacional, p. 290.) De acordo com as informações sobre o louro contidas na prancha (Fig. 7) e os conhecimentos sobre morfologia vegetal, considere as afirmativas a seguir. I. É planta dioica, por apresentar órgãos reprodutores masculino e feminino situados em diferentes indivíduos. II. Pertence ao grupo das angiospermas, por apresentar flores e frutos, sendo que o fruto abriga e protege a semente.
5 Gab: B Figura 7: (Nome: Laurus nobilis; Família: Lauraceae; Livro original: Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz, 1885.) III. As flores apresentam verticilos florais, gineceu, androceu e corola. IV. É planta leguminosa, por produzir fruto legume, que se abre quando maduro, com um número variável de sementes. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e IV são corretas. b) Somente as afirmativas II e III são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas (UNIMONTES MG/2011/Inverno) As adaptações foliares apresentam morfologias e fisiologias que permitem a um vegetal desenvolver características que favorecem diversificados hábitos e comportamentos no ecossistema. As alternativas a seguir referem-se a esse assunto. Analise-as e assinale a que apresenta uma relação CORRETA com as brácteas. Gab: A a) Atração de polinizadores. b) Economia hídrica. c) Captura de insetos. d) Reserva energética (UEPB/2011) As angiospermas são divididas em dois grandes grupos: o das monocotiledôneas e o das dicotiledôneas. A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Além dessa diferença básica existem outras que estão listadas abaixo. I. Sistema radicular pivotante II. Sistema radicular fasciculado III. Feixes vasculares espalhados pelo caule
6 Gab: D IV. Feixes vasculares dispostos em torno de um cilindro central IX - Frutos com 2 ou 5 lojas (ou múltiplos) V. Nervuras reticuladas e folhas pecioladas X - Frutos com 3 lojas (ou múltiplos) VI. Nervuras paralelas e folhas invaginantes VII. Flores trímeras VIII. Flores tetrâmeras ou pentâmeras Assinale a alternativa que apresenta apenas características das dicotiledôneas. a) II, IV, VI, VIII, X. b) II, III, VI, VII, X. c) I, III, V, VII, IX. d) I, IV, V, VIII, IX. e) I, IV, VI, VIII, X (UFRN/2011) Uma avaliação das características morfológicas de angiospermas permite perceber que as plantas desse grupo apresentam maior grau de complexidade, quando comparadas com vegetais dos outros grupos. Como os organismos mais complexos têm um mais alto dispêndio de energia, essas características existem em angiospermas porque favorecem uma maior Gab: C a) necessidade de água para reprodução. b) sobrevivência na região do círculo polar. c) eficiência na dispersão das sementes. d) absorção de seiva bruta pelas raízes (UPE/2011) As angiospermas compreendem uma ampla diversidade de plantas; os dois maiores grupos que as constituem correspondem às monocotiledôneas e às eudicotiledôneas, os quais são distintos por diversas características. O quadro mostra, de forma aletória, características que são observadas frequentemente em um ou outro grupo. Gab: B I. Raiz axial; II. Pólen monoaperturado (possui um poro ou sulco); III. Folhas com nervuras paralelas; IV. Flores terâmeras ou pentâmeras; V. Vasos de condução ordenados regularmente. Assinale a alternativa que indica características que estão presentes apenas nas Monocotiledôneas. a) I, II, III e IV. b) II e III. c) II, III e IV. d) III, IV e V. e) IV e V.
7 TEXTO: 1 - Comum à questão: 15 Colonizando as margens e invadindo os continentes, as plantas evoluem transformando os solitários espaços terrestres em palcos de permanentes espetáculos, dos quais somente os homens podem ser verdadeiros expectadores. Nesse contexto evolutivo, o surgimento das plantas vasculares foi um marco decisivo na história evolutiva da vida, com profundas repercussões sobre a Biosfera. 14- (UEFS BA/2011/Julho) Com inovações favoráveis à sua evolução, surgem as plantas angiospermas, que, rapidamente, se diversificam e colonizam novas áreas. Essa diversificação imprime significativas transformações na performance dos ecossistemas, entre outros aspectos, porque Gab: B a) definiu o progressivo aumento no tamanho das populações naturais, favorecendo a manutenção mais harmônica de uma convivência entre as espécies. b) propiciou a diversificação de nichos ecológicos, favorecendo a evolução da vida animal. c) contextualizou a estruturação dos ecossistemas em macroambientes homogêneos, ampliando a diversificação dos habitats disponíveis. d) assegurou a sustentabilidade das cadeias alimentares com um número ilimitado de níveis tróficos. e) aumentou a produtividade primária da Biosfera, possibilitando a reciclagem da energia.
Fanerógamas e Histofisiologia Vegetal
Fanerógamas e Histofisiologia Vegetal Fanerógamas e Histofisiologia Vegetal 1. Monocotiledôneas e dicotiledôneas podem geralmente ser diferenciadas I - pelo tipo de clima no qual se desenvolvem. II - pelas
PROFESSOR: FreD. ALUNO (a):
GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 2 ALUNO (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) O coqueiro (Cocos nucifera) é uma monocotiledônea de grande porte. Suas flores,
Indivíduos haplóides (n) gametófitos formam gametas (n). Zigoto diplóide (2n) faz mitose e forma o indivíduo esporófito, que por meiose forma os
REINO VEGETAL Organismos eucariontes, pluricelulares, autótrofos e fotossintetizantes. Todas as plantas apresentam alternância de gerações em seu ciclo de vida. Indivíduos haplóides (n) gametófitos formam
Angiospermas. É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente.
Angiospermas É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente. Angiospermas Embriófitas Traqueófitas (plantas vasculares) Espermatófitas
GIMNOSPERMAS. Relações filogenéticas BOTÂNICA. Prof. Gassem 02/04/2012. Embriófitas. Traqueófitas (plantas vasculares)
BOTÂNICA GIMNOSPERMAS Prof. Gassem Relações filogenéticas Embriófitas Traqueófitas (plantas vasculares) Espermatófitas (plantas que produzem sementes Algas verdes (grupo externo) Briófitas Pteridófitas
GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE
GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação
BOTÂNICA ANGIOSPERMAS. Prof. Gassem ANGIOSPERMAS. Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos:
BOTÂNICA ANGIOSPERMAS Prof. Gassem ANGIOSPERMAS Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos: do grego, angios (aggeîon) = vaso, urna; sperma = semente espermatófitas;
27/03/2018. Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b;
Diversidade de plantas Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b; Adaptações ao ambiente terrestre Epiderme cutícula (cera) Embrião protegido; 1 2 Metagênese
Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos. Profa. Patrícia C. Lobo Faria
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ementa: Origem da vida e classificação
Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria
Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo CONCEITOS GERAIS REPRODUÇÃO Phacus torta Reprodução SEXUADA
Aula Multimídia. Prof. David Silveira
Aula Multimídia Prof. David Silveira Quais são os representantes do reino vegetal? Talófitas Ou Vegetais inferiores Algas Pluricelulares Clorofíceas ou algas verdes Rodofíceas ou algas vermelhas Feofíceas
Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho
ANGIOSPERMAS Angeion: urna; Sperma: semente Também são denominadas por antófitas (anthos = flor), espermáfitas, traqueófitas e fanerógamas É o grupo mais numeroso de todos os vegetais, com cerca de 90%
Organismos Fotossintetizantes Comparando o ciclo de vida das plantas terrestres
Texto Complementar Organismos Fotossintetizantes Comparando o ciclo de vida das plantas terrestres Autora: Suzana Ursi A seguir, apresentamos o esquema geral e ilustrações de ciclos de vida de um musgo,
Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. Sistemas de Classificação
Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia Sistemas de Classificação 1 DIVISÃO DO REINO VEGETAL Os vegetais são autótrofos fotossintetizantes,
18/04/2017. Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); FLOR
Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Angiospermas Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); 1 2 Vasculares ou traqueófitas; Independe de água para a reprodução:
Plano de Aulas. Biologia. Módulo 12 Diversidade e reprodução das plantas
Plano de Aulas Biologia Módulo 12 Diversidade e reprodução das plantas Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 10 CAPÍTULO 1 1 a Nem todas as plantas têm flores e frutos (estruturas exclusivas
Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros
Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Botânica (Reino Plantae ou Metaphyta) 1. Características Gerais Grupo monofilético; Eucariotos; Fotossintizantes; Substância de reserva; Parede celular. 2.
CORREÇÃO ATIVIDADE BIOLOGIA. 3ª. SÉRIE C e D. Tema: REINO PLANTAE - VEGETAIS
CORREÇÃO ATIVIDADE BIOLOGIA 3ª. SÉRIE C e D Tema: REINO PLANTAE - VEGETAIS 1 Que características definem um representante do Reino Vegetal? Quem foram seus ancestrais? Que papéis biológicos essenciais
Lista Recuperação terceiro ano/bio/wellington
Lista Recuperação terceiro ano/bio/wellington 1. Em relação ao esquema a seguir, que representa o processo de espermatogênese humana, responda: a) Como são denominadas e qual o nível de ploidia das células
Reino Plantae. Angiospermas
Reino Plantae Angiospermas Angiospermas A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre
Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria
Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Fonte: http://www.keweenawalgae.mtu.edu/index.htm DESTAQUE
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 64 GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS
BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 64 GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS omo pode cair no enem? F a b c d e pinhão, estrutura comestível produzida por pinheiros da espécie Araucaria angustifolia, cor-esponde a que parte
Professora Leonilda Brandão da Silva
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 71 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Você
ANGIOSPERMAS. Professor Fernando Stuchi
ANGIOSPERMAS Professor Fernando Stuchi Características Gerais Grupo diversificado, com representantes de diversos tamanhos e complexibilidades; Vasculares (traqueófitas); Produzem flores (fanerógamos),
Biologia 2ª Série Resumo Reino Metafita
Conquista do ambiente terrestre pelos Vegetais Surgimento de sistema de fixação e absorção de água pela raiz. Surgimento de sistema de sustentação com o advento da lignina, impermeabilizante e rígida.
Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas
DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS
DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PLANTAS Nas classificações mais antigas as algas eram classificadas como plantas. Todas as plantas são: Organismos eucarióticos Autotróficos
Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas. estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes.
Adaptações das plantas ao meio terrestre Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. É impossível imaginarmos
Sistemática As angiospermas constituem o maior grupo de vegetais do planeta, compreendendo cerca de 2/3 de todas as espécies de plantas.
ANGIOSPERMAS -angio = envoltório; sperma = semente Sistemática As angiospermas constituem o maior grupo de vegetais do planeta, compreendendo cerca de 2/3 de todas as espécies de plantas. Esse grupo encontra-se
setor 1401 Aulas 17 a 19 REINO VEGETAL. ANGIOSPERMAS (ANTÓFITAS)
setor 1401 14010409 14010409-SP Aulas 17 a 19 REINO VEGETAL. ANGIOSPERMAS (ANTÓFITAS) 1. Classe formada por representantes de aspecto variado, desde minúsculas formas que lembram lentilhas até árvores
BOTÂNICA PARTE II Ramo da biologia que estuda as plantas. Gimnospermas
BOTÂNICA PARTE II Ramo da biologia que estuda as plantas. Gimnospermas BOTÂNICA (Reino Plantae) Para pertencer ao grupo das plantas o organismo deve: Ter raiz, caule e folha; Ser autótrofo fotossintetizante
EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE
7 O ANO EF CIÊNCIAS EXERCÍCIOS Thiago Judice EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE Esta lista de exercícios conta com um gabarito. Procure utilizá-la da seguinte forma: 1. Tente responder as perguntas com
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - disciplina Conteúdo: - Briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas. Lista de exercícios 1.As briófitas são plantas que possuem
As Espermatófitas. Narjara Lopes de Abreu. Curso de Extensão: Instrumentação em Ciências Biológicas
Curso de Extensão: Instrumentação em Ciências Biológicas As Espermatófitas Narjara Lopes de Abreu (Mestranda do Programa de Pós Graduação em ecologia aplicada ao manejo e conservação de recursos naturais)
Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria.
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo ESPERMATÓFITAS SEMENTES ESTRÓBILOS (cones) FRUTOS
Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas
FOLHA. Conceito: É um órgão laminar. Possui grande superfície. Dotado de clorofila. Função: realizar a fotossíntese.
FOLHA Conceito: É um órgão laminar. Possui grande superfície. Dotado de clorofila. Função: realizar a fotossíntese. FOLHA Modificações de Folhas Algumas folhas podem se modificar, assumindo outras funções,
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae Quais são os representantes do reino vegetal? Talófitas Ou Vegetais inferiores Algas Pluricelulares Clorofíceas ou algas verdes Rodofíceas ou algas vermelhas Feofíceas
REINO PLANTAE. Biologia 2, Capítulo 1. Prof. João
REINO PLANTAE Biologia 2, Capítulo 1 Prof. João DIVISÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS O reino Plantae corresponde à todas as plantas e vegetais encontrados no mundo. Os representantes do reino podem ser reunidos
Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria.
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo ESPERMATÓFITAS SEMENTES ESTRÓBILOS (cones) FRUTOS
Nome: 2º ANO A Nº Disciplina Biologia Professor: Marcelo Corte Real
Data: Bimestre : 3º Nome: 2º ANO A Nº Disciplina Biologia Professor: Marcelo Corte Real : Valor da Prova / Atividade: 2,0 Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Exercicios 3 Bimestre 1. (FUVEST) Com relação
Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre
Questões de Revisão 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questão 01) Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado
Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho
ANGIOSPERMAS Angeion: urna; Sperma: semente Também são denominadas por antófitas (anthos = flor), espermáfitas, traqueófitas e fanerógamas É o grupo mais numeroso de todos os vegetais, com cerca de 90%
Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas
Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria.
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo ESPERMATÓFITAS SEMENTES ESTRÓBILOS (cones) FRUTOS
Mankets!! Angiospermas
Mankets!! Angiospermas Mankets! Uma flor completa: 1. Pedúnculo. 2. Receptáculo. 3. Sépalas. 4. Pétalas. 5. Estames. 6. Carpelos ou pistilos. Angiospermas Mankets!! Angiospermas Mankets!! As sépalas são
Bio. Rubens Oda. Monitor: Rebeca Khouri
Professor: Alexandre Bandeira Rubens Oda Monitor: Rebeca Khouri Fanerógamas 11/13 set RESUMO O nome Fanerógamas se refere a plantas que possuem a estrutura produtora de gametas visível, ou seja, são as
Eucariontes. Pluricelulares. Autótrofos. Realizam fotossíntese: base da vida
Características Gerais Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Características Gerais Realizam fotossíntese: base da vida Fotossíntese realizada no interior dos plastos Onde se localizam a clorofila pigmento
BOTÂNICA REINO PLANTAE (EMBRIÓFITAS)
BOTÂNICA REINO PLANTAE (EMBRIÓFITAS) Eucariontes multicelulares; São autotróficos fotossintetizantes; Possuem reserva energética na forma de amido; Suas células possuem parede celular (celulósica), cloroplastos
Evidências sugerem que as plantas evoluíram das algas verdes. Vantagens do ambiente terrestre sobre o aquático
INTRODUÇÃO Evidências sugerem que as plantas evoluíram das algas verdes. Vantagens do ambiente terrestre sobre o aquático O ar não oferece a mesma turbidez que a água. Não existia a competição por luz
11/09/2014 PTERIDÓFITAS. Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies;
Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies; PTERIDÓFITAS Ambiente úmido, em solos, pedras e areia, por exemplo. Algumas são epífitas (vivem sobre o tronco de árvores e arbustos), outras, aquáticas
EXERCICIOS COMPLEMENTOS PREPARATORIO PARA PROVA
EXERCICIOS COMPLEMENTOS PREPARATORIO PARA PROVA 3) (FUVEST) Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal. Justifique essa analogia.
Reino Plantae. Profª Carla Aquino
Com a conquista do meio terrestre pelas plantas, foi possível a chegada e permanência dos animais em diversos ambientes. Os animais dependem direta ou indiretamente das plantas para sua sobrevivência.
Prof. Bruno Uchôa. Origem, cladogênese, Grupos e ciclos de vida
Prof. Bruno Uchôa Origem, cladogênese, Grupos e ciclos de vida BIODIVERSIDADE Introdução A vida teve origem no mar. Organismos autotróficos se diversificaram em ambientes marinhos. Por evolução e adaptação
Características gerais Reprodução Grupos de angiospermas. Angiospermas
Angiospermas São plantas bem variadas, entre os exemplares estão o coqueiro, ipê, milho, trigo, jacarandá, feijão e muitas outras. As gimnospermas possuem vasos condutores e reproduzem-se por alternância
Reino Plantae ou Metaphyta Cap. 5 Briófitas, Pteridófitas e Gimnospermas. P R O F a. L U C I N H A
Reino Plantae ou Metaphyta Cap. 5 Briófitas, Pteridófitas e Gimnospermas P R O F a. L U C I N H A Características gerais e importância das plantas Eucariontes (têm membrana nuclear). Pluricelulares (têm
Nomes: Ana Carolina, Anelize, Carolina, Gabriele, Isabelli, Luiza e Maria Eduarda F. Turma: 72 Disciplina: Ciências Professora Leila Fritz Ano: 2017
Nomes: Ana Carolina, Anelize, Carolina, Gabriele, Isabelli, Luiza e Maria Eduarda F. Turma: 72 Disciplina: Ciências Professora Leila Fritz Ano: 2017 Gimnospermas (do grego gymnos = nu; e esperma semente)
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA AULA 26: Origem e evolução de Gimnosperma (plantas com semente, sem flor nem fruto) Adriana
Assim como animais, as plantas também possuem dois ciclos reprodutivos celulares: mitose e meiose.
Reino plantae Assim como animais, as plantas também possuem dois ciclos reprodutivos celulares: mitose e meiose. Apresentam nutrição autotrófica. São diplobiontes, ou seja, possuem ciclos haploide e diploide.
GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do mundo vegetal.
GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 3º ano ALUNO(a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do
Angiospermas. Da polinização a germinação de um novo esporófito
Angiospermas Da polinização a germinação de um novo esporófito Introdução Na ultima aula evidenciamos os mecanismos de divisão celular que resultaram no desenvolvimento de um microsporocitos e um megaesporocito,
BOTÂNICA OU FITOLOGIA
BOTÂNICA REINO VEGETAL BOTÂNICA OU FITOLOGIA CONCEITO: Ciência biológica que estuda o Reino Plantae ou Vegetal ou Metaphyta. Reino Vegetal Características: Seres Eucariontes Autótrofos Pluricelulares Apresentam
Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Livro - Caderno e folha
Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: [email protected]
REINO PLANTAE BIOLOGIA DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS. Profa. Ms. Lilian Orvatti
REINO PLANTAE BIOLOGIA DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS Profa. Ms. Lilian Orvatti CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS PLANTAS BRIOFITAS AVASCULAR TRAQUEOFITAS VASCULAR PTERIDOFITAS (SEM SEMENTES) ESPERMATOFITAS (COM
REDUÇÃO DO GAMETÓFITO NAS PLANTAS
1 REDUÇÃO DO GAMETÓFITO NAS PLANTAS Doutoranda MS Cláudia Inês da Silva Nos vegetais ocorrem duas formas básicas de reprodução: 1º. reprodução assexuada, onde unidades reprodutivas, provenientes de partes
Questão 03) O porte geralmente reduzido das algas e das briófitas pode ser atribuído:
Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: FreD Série: 2º Disciplina: Biologia - Botânica Data da prova: Lista de Exercícios Questão 01) Leia as afirmações: I. As briófitas
Reino Vegetal. Natália A. Paludetto
0 Reino Vegetal Natália A. Paludetto [email protected] http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Vegetal Plantae ou Metaphyta Vegetais ( 500 milhões a.a.) coevolução todos os ambientes! Eucariontes,
Gimnospermas. Características
Gimnospermas Gimnospermas Características Foram, provavelmente as primeira plantas a terem sementes. Reprodução não depende mais diretamente da água. O embrião se desenvolve dentro de uma estrutura protetora.
COLÉGIO SANTA RITA NOME Nº CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2º BIMESTRE 7º EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
COLÉGIO SANTA RITA NOME Nº CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2º BIMESTRE 7º EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Prof. Ketter B. Lopes 1.O xaxim é um produto muito usado na fabricação de vasos e suportes para plantas. A sua
Professora Leonilda Brandão da Silva
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 74 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] http://professoraleonilda.wordpress.com/ Capítulo 7 Gimnospermas
DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS
DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS O REINO PLANTAE Por causa das plantas que os animais conseguiram, através de um ambiente convidativo, ocupar o ambiente terrestre. Nos captamos, mesmo que indiretamente,
2ª série. Gimnospermas BIOLOGIA LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): DIA: 01 MÊS: 03. Segmento temático: [ ] 1 e 2 apenas. [ ] 3 e 4 apenas.
BIOLOGIA LISTA: 02 2ª série Ensino Médio Professor(a): FLÁVIO BORGES Turma: A ( ) B ( ) Aluno(a): Segmento temático: Gimnospermas DIA: 01 MÊS: 03 2018 Questão 1 Quanto ao ciclo reprodutivo das plantas
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 57 REINO VEGETAL
BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 57 REINO VEGETAL annulus esporos Esquema do Ciclo reprodutivo da samambaia samambaia jovem prótalo (gametófito - n) estômio rompido esporos - n arquegônio (gametângio feminino)
Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS
Reino Plantae Reino Plantae Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS A clorofila encontra-se dentro dos plastos (também chamados de cloroplastos). Cloroplastos
Biologia Prof. Edgard Manfrim
Criptógamas Briófitas / Hepáticas Pteridófitas Samambaias / Avencas Musgos Fanerógamas Gimnospermas / Sequóias Angiospermas frutíferas Pinheiros Plantas Briófitas hepáticas Biologia musgos Prof. Edgard
Quais são os representantes do reino vegetal?
AULA 2 AS DIVISÕES DO REINO PLANTAE Apresentação Seqüência evolutiva das plantas Talófitas - algas Criptógamas - Briófitas e Fanerógamas - Gimnospermas e Angiospermas Anna Frida Hatsue Modro Reino vegetal
2. (Ufrgs 2016) No processo evolutivo das Angiospermas, ocorreram vários eventos relacionados à reprodução.
1. (Imed 2016) Observe o seguinte trecho do Hino Nacional: (...) Do que a terra mais garrida Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais
BIB317 Recursos e estratégias para o ensino de Botânica. Ciclos (históricos) de vida
21/03/ BIB317 Recursos e estratégias para o ensino de Botânica Ciclos (históricos) de vida Déborah Yara A. C. dos Santos [email protected] Haplobionte haplonte (1 só fase haploiden) Haplobionte diplonte
Priscila Bezerra de Souza
Priscila Bezerra de Souza As briófitas, os populares musgos, são plantas que atingem poucos centímetros de altura e vivem em lugares úmidos e sombreados. Não apresentam sistemas de condução de seiva bruta
Eucariontes. Pluricelulares. Autótrofos. Realizam fotossíntese: base da vida
Características Gerais Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Características Gerais Realizam fotossíntese: base da vida Fotossíntese realizada no interior dos plastos Onde se localizam a clorofila pigmento
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Sirlene e Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações
Reino Plantae ou Metaphyta - Características Gerais -
Reino Plantae ou Metaphyta - Características Gerais - Pluricelulares e Eucariontes; Autótrofos (fotossíntese); Célula vegetal possui parede celular rica em celulose; Célula com cloroplastos (clorofila);
Gimnospermas Planta que produz sementes e não possuem frutos
Gimnospermas Do grego gymnos = nú sperma = semente Planta que produz sementes e não possuem frutos Plantas terrestres de regiões frias e temperadas Diversidade de Gimnospermas Diversidade de Gimnospermas
LISTA: BOTÂNICA-SISTEMÁTICA BIOLOGIA-ANDERSON MOREIRA
01. (MACK) Alternância de gerações ou ciclo haplônticodiplôntico, isto é, uma geração haploide que produz gametas (Gametófito) e uma outra diploide que produz esporos (Esporófito), ocorre: a) apenas em
Lista de recuperação Biologia Profº Wellingtom 2ª série 3º Bimestre
1. (Unesp 2018) O musgo Dawsonia superba pertence à classe Brydae e apresenta tecidos condutores especializados, conhecidos como hadroma e leptoma, responsáveis pela condução de seiva bruta e elaborada,
REINO PLANTAE. Prof. Dra. Priscila Bezerra de Souza
REINO PLANTAE Prof. Dra. Priscila Bezerra de Souza A Diversidade de Plantas Como as plantas evoluíram? Como classificar as plantas? O SUCESSO NO AMBIENTE TERRESTRE O reino Plantae engloba Briófitas, Pteridófitas,
Angiospermas. Plantas vasculares com Semente e... Flores
Angiospermas Plantas vasculares com Semente e... As angiospermas compreendem o maior e mais diverso grupo de vegetais existentes no nosso planeta, estando presente em praticamente todos os ecossistemas
Capítulo 16. Briófitas e Pteridófitas
Capítulo 16 Briófitas e Pteridófitas Primeiras plantas terrestres As primeiras plantas terrestres surgiram das algas verdes, por evolução. As Briófitas (musgos) e as pteridófitas (samambaias) evoluíram
Introdução a botânica. O que é botânica?
VEGETAIS Introdução a botânica Theophrastus (370-285 a. C.), discípulo de Aristóteles, é considerado o Pai da Botânica, graças a sua obra Historia Plantarum, que classificou e descreveu cerca de 500 plantas
3ª série LISTA: Conteúdos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): BRUNO RAMELLO REINO VEGETAL
LISTA: 09 3ª série Ensino Médio Professor(a): BRUNO RAMELLO Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: REINO VEGETAL DIA: MÊS: 08 2017 Conteúdos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.
25/08/2011. Biologia. Tema: Reino Plantae. Marcos Vinícius
Biologia Tema: Reino Plantae 1) Características Gerais das plantas. O reino Plantae reúne as plantas(ou vegetais) organismos: Eucarióticos; Multicelulares; Autotróficos fotossintéticos. As células vegetais
CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO SEXUADA FLOR
Campus Campo Grande Biologia 3 Professor Edilson Silveira ANGIOSPERMAS São plantas de pequeno, médio e grande porte Fanerógamas Vasculares Não dependem de água para fecundação. Possuem flores, frutos e
Angiospermas. (Antófitas) Cap. 34 do Livro texto
Angiospermas (Antófitas) Cap. 34 do Livro texto Angiospermas Mais de 300 mil espécies Sucesso na conquista do meio terrestre Único grupo que produz frutos Angio do grego aggeîon = vaso, urna A flor padrão
Abril Educação Plantas/Algas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:
Abril Educação Plantas/Algas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Qual é a importância dos vegetais para a vida animal? Questão 2 Diferencie uma célula animal de uma vegetal. Questão
Gabarito de Biologia Frente 3
Gabarito de Biologia Frente 3 Módulo 05 01 [C] A autoincompatibilidade entre o grão de pólen e o estigma da mesma flor impede o processo de autofecundação, possibilitando o aumento da variabilidade genética.
ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos.
ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. 1) RAIZ: órgão vegetativo, normalmente subterrâneo e aclorofilado, que faz parte do eixo da planta. Exerce
Reino Plantae 03/12/2013. Meio aquático. Meio Terrestre. Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas AMBIENTE TERRESTRE. O reino Plantae engloba:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Reino Plantae AMBIENTE TERRESTRE O reino Plantae engloba: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.
