Android e Bancos de Dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Android e Bancos de Dados"

Transcrição

1 (Usando o SQLite) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

2 Objetivos Nesta aula iremos apresentar como usar o SQLite um leve e poderoso banco de dados que pode ser integrado às aplicações Android. Vamos entender como utilizá-las. Nosso objetivo principal é aproximar o aluno do desenvolvimento de um aplicativo básico.

3 Plano de Aula Android e Banco de Dados Introdução; Criando o banco de dados usando o SQLite Expert Personal; Copiando o banco de dados para o Emulador; Abrindo o banco de dados; Criando o banco de dados a partir da API Android Inserção de registros no banco de dados; Atualização de registros no banco de dados; Exclusão de registros do banco de dados; Busca de registros no banco de dados; Manipulando um banco de dados através do Android.

4 Introdução O Android tem suporte ao SQLite, um leve e poderoso banco de dados; Cada aplicação pode criar um ou mais banco de dados, que ficam localizados na seguinte pasta, relativa ao nome do pacote do projeto: /data/data/nome_pacote/databases O banco de dados pode ser criado de várias formas: Utilizando a API do Android para o SQLite; Usando um cliente do SQLite como o SQLiteStudio, SQLite Expert Personal ou o SQLite Plus; Utilizando o aplicativo SQLite3 pelo console do emulador;

5 SQLite O SQLite é um mecanismo independente e transacional que não requer nenhum processo separado no servidor; O SQLite remove de forma agressiva recursos que não são absolutamente necessários, diminuindo muito seu peso para o sistema; O SQLite não é um projeto do Google, há na verdade uma equipe internacional de desenvolvedores que trabalham principalmente nas questões de capacidade e confiabilidade do software.

6 Comandos SQL permitidos no SQLite Comando SQL de definição de dados: CREATE TABLE DROP TABLE ALTER TABLE Tipos de Dados do SQLite TEXT: uma string de texto armazenada utilizando a codificação do banco de dados; REAL: um valor de ponto flutuante, armazenado como um número de ponto flutuante IEEE 8 bytes; BLOB: dados binários indeterminados (arquivos executáveis, imagens, etc; INTEGER: um inteiro sinalizado que vai de 1 a 8 bytes, dependendo da magnitude. Explorando a ferramenta você perceberá que há vários outros tipos de dados e que os comandos SQL padrão podem ser todos utilizados.

7 Criando o banco de dados usando o SQLite Studio Uma das opções para criação usando uma ferramenta, é o SQLite Studio que possui uma interface gráfica amigável para criarmos um banco de dados de exemplo; Segue o link do site da ferramenta:

8 Criando o banco de dados usando o SQLite Studio Depois de instalar e abrir a ferramenta, criaremos um banco de dados.

9 Criando o banco de dados usando o SQLite Studio Depois de instalar e abrir a ferramenta, criaremos um banco de dados.

10 Criando o banco de dados usando o SQLite Expert Personal Criação da tabela Disciplina: Android e Bancos de Dados

11 Criando o banco de dados usando o SQLite Studio Inserindo dados na tabela Disciplina: Android e Bancos de Dados

12 Copiando o banco de dados para o Emulador Agora que o banco de dados foi criado, o próximo passo é enviá-lo para o emulador; Antes precisamos criar um projeto, porque cada banco de dados é salvo no pacote de sua aplicação, de modo que o pacote precisa existir antes de o arquivo ser importado; Após criar o projeto devemos executá-lo; Isso fará com que o projeto seja instalado no emulador e o pacote seja criado na estrutura de diretórios do sistema operacional; Agora já podemos abrir a Janela do File Explorer e navegar até a seguinte pasta: /data/data/nomedoprojeto/databases Se a pasta databases não existir, você poderá cria-la. Envie o banco de dados que foi salvo na máquina para essa pasta do emulador.

13 Copiando o banco de dados para o Emulador Acessando o Android Device Monitor: Android e Bancos de Dados 1 O emulador tem de estar ativo para podermos utilizar o Android Device Monitor.

14 Copiando o banco de dados para o Emulador Acessando o Android Device Monitor: Android e Bancos de Dados 3 2

15 Abrindo o banco de dados Depois e enviar o banco de dados para o emulador, basta utilizar o método openorcreatedatabase (nome, modo, fábrica); String nome: Nome do banco de dados; int modo: Modo de abertura do banco de dados. Pode ter os valores Context.MODE_PRIVATE para usar o banco de dados somente na aplicação ou as constantes Context.MODE_WORLD_READABLE e Context.MODE_WORLD_WRITEABLE para que outras aplicações consigam ler e escrever nesse banco de dados, respectivamente; CursorFactory fabrica: implementação de CursorFactory opcional para instanciar um objeto Cursor quando uma busca (query) é realizada. Em nosso caso passaremos um valor nulo, pois usaremos a implementação padrão do Android. Usaremos um objeto da classe SQLiteDatabase para receber uma referência do banco de dados aberto na aplicação.

16 Criando o Banco de Dados a partir da API Android Para criar um banco de dados a partir da API do Android usaremos SQLiteOpenHelper; Devemos criar uma classe que herda de SQLiteOpenHelper, e sobrescreve (override) os métodos oncreate e onupgrade; O método oncreate é automaticamente chamado quando a aplicação roda pela primeira vez; sua tarefa é criar a base de dados; Como novas versões da aplicação podem ser lançadas, a base de dados pode ser atualizada também, uma tarefa que dispara o método onupgrade; Quando você entrega uma nova versão da base de dados, você também deve incrementar a versão. Para acessar o banco de dados, instancie a subclasse de SQLiteOpenHelper.

17 Inserção de registros no banco de dados Inserir registros no banco de dados é bem simples. Basta criar um objeto do tipo ContentValues com as informações necessárias, ele funciona semelhante a uma HashTable, com chave e valor; Depois de criar o objeto ContentValues com todos os valores necessários para inserir o registro, basta chamar o método SQLiteDatabase.insert(tabela, nullcollumnhack, valores); String tabela: Nome da tabela; int nullcolunhack: Nome de uma coluna opcional para não permitir que um registro completamente nulo seja inserido. Não utilizaremos este campo; ContentValues valores: Estrutura de chave e valores, com os valores para inserir.

18 Atualização de registros no banco de dados Para atualizar um registro deve-se utilizar o método SQLiteDatabase.update(tabela, valores, where, whereargs) e passar uma string para o argumento where do método, onde o valor do id do registro pode ser utilizado para identificar o registro que deve ser atualizado; String tabela: Nome da tabela; ContentValues valores: Estrutura de chave e valores, com os valores para atualização. String where: String com a cláusula where utilizada para identificar o registro. Nesse caso, pode ser uma string com o texto id=1, ou uma string com o texto id=?, tornando necessário usar o último argumento para informar o valor do? ; String whereargs[]: Array com os parâmetros necessários, caso a cláusula where defina algum parâmetro com?. Este uso é similar ao uso do JDBC.

19 Exclusão de registros do banco de dados Para remover um registro deve-se utilizar o método SQLiteDatabase.delete(tabela, where, whereargs) e passar uma string para o argumento where do método para identificar o registro que deve ser excluído; String tabela: Nome da tabela; String where: String com a cláusula where utilizada para identificar o registro. Nesse caso, pode ser uma string com o texto id=1, ou uma string com o texto id=?, tornando necessário usar o último argumento para informar o valor do? ; String whereargs[]: Array com os parâmetros necessários, caso a cláusula where defina algum parâmetro com?. Este uso é similar ao uso do JDBC.

20 Busca de registros no banco de dados Para buscar informações no banco de dados deve-se utilizar o método SQLiteDatabase.query (distinct, tabela, colunas, selecao, selecaoargs, groupby, orderby); boolean distinct: Mesmo funcionamento da palavra distinct do SQL. Esse parâmetro é opcional; String tabela: Nome da tabela; String colunas[]: Array com o nome das colunas para seleção; String selecao[]: Contém a cláusula where utilizada para filtrar os registros. Para não usá-lo basta informar nulo. String selecaoargs[]: Argumentos? da cláusula where, caso necessário; String groupby: Nome das colunas para agrupar (group by); String orderby: Nome das colunas para ordenar (order by).

21 Uma outra alternativa No modelo de programação do JDBC (Java) trabalhamos com vários objetos baseados em classes e interfaces, tais como: Connection, PreparedStatements, Resultset, etc; No Android temos uma alternativa semelhante, principalmente ao uso do PreparedStatements e o seu bind de argumentos; O método execsql(string sql, Object[] bindargs): String sql: String representando o comando SQL a ser executado; Object bindargs[]: lista de valores a ser substituídos pelas interrogações (placeholders); String delsql = "DELETE FROM carros WHERE nome =?"; Object[] bindargs = new Object[]{"Fiat"}; db.execsql(delsql, bindargs);

22 Uma outra alternativa

23 Manipulando um banco de dados através do Android

24 Dúvidas Página do Professor Mauro:

25 Próxima Aula Acesso a Banco de Dados. (Parte 2).

26 Referências Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK - Ricardo R. Lacheta, São Paulo: Novatec, 2010.

Android e Bancos de Dados

Android e Bancos de Dados (Usando o SQLite) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Android e Bancos de Dados

Android e Bancos de Dados (Usando o SQLite) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Android e Bancos de Dados

Android e Bancos de Dados (Usando o SQLite) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Tutorial de Manipulação de dados com SQLite

Tutorial de Manipulação de dados com SQLite Universidade Federal do Piauí UFPI Centro de Ciências da Natureza CCN Curso: Ciência da Computação Disciplina: Engenharia de Software II Projeto: B Equipe: New Easii Team Tutorial de Manipulação de dados

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Intent e Intent Filter) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Prof. MSc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Programação para Dispositivos Móveis Aula: CRUD Agenda com SQLite Parte II Caxias - MA Projeto Android Estrutura Activity MainActivity.java

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Activity e Intent) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte

Leia mais

Armazenamento de Dados

Armazenamento de Dados Persistência... Armazenamento de Dados Diversas opções para armazenar dados da aplicação. A escolha de acordo com a necessidade: dados privados ou públicos, quantidade de espaço necessário, etc. 2 Armazenamento

Leia mais

Notification. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

Notification. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

Armazenamento de dados

Armazenamento de dados Armazenamento de dados Opções de Armazenamento Shared Preferences Mecanismo simples de armazenar pares de chavevalor Internal Storage Mecanismo para armazenar dados na memória do aparelho External Storage

Leia mais

Microsoft Visual Studio Community 2013

Microsoft Visual Studio Community 2013 Microsoft Visual Studio Community 2013 Linguagem de Programação III Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento Acadêmico de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 09a- Acessando os dados através JDBC

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 09a- Acessando os dados através JDBC Aula 09a- Acessando os dados através JDBC Conteúdo Programático desta aula Compreender os comando existentes para acesso e manipulação de dados nos Bancos de dados Apresentar os dados obtidos no banco

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Activity e o seu Ciclo de Vida) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática

Leia mais

Banco de dados POO Márcio Delamaro. Programação Orientada a Objetos Prof Marcio Delamaro ICMC/USP

Banco de dados POO Márcio Delamaro. Programação Orientada a Objetos Prof Marcio Delamaro ICMC/USP Banco de dados POO Márcio Delamaro 1/37 Objetivo Nesta aula vamos dar uma breve introdução do que é um Banco de dados relacional Como acessar um banco de dados usando Java 2/37 O que é Bancos de dados

Leia mais

Android Banco de Dados. Ivan Nicoli

Android Banco de Dados. Ivan Nicoli Android Banco de Dados Ivan Nicoli SQLite O Android tem suporte ao SQLite (http://www.sqlite.org), um leve e poderoso banco de dados. Cada aplicação pode criar um ou mais banco de dados, que ficam localizados

Leia mais

RecyclerView. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

RecyclerView. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Notification) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS

IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS MODULO 2 LINGUAGEM SQL CONTEÚDO 2. LINGUAGEM SQL 2.1 Linguagens de Definição de Dados (DDL) 2.1.1 Criação de tabela: CREATE 2.1.2 Alteração de Tabela: ALTER 2.1.3 Exclusão

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

26/04/2017 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situação real

26/04/2017 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situação real www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=28194 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situaçã o real Veja neste

Leia mais

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O Eng. Computação BANCO DE DADOS Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um

Leia mais

Tutorial: Utilização do sqlite no Android (Parte I)

Tutorial: Utilização do sqlite no Android (Parte I) Tutorial: Utilização do sqlite no Android (Parte I) Date : 7 de Abril de 2012 Por Mário Baltazar para o Pplware Tutorial realizado no âmbito do Mestrado em Computação Móvel do Instituto Politécnico da

Leia mais

Trabalhando com MDI e Menus

Trabalhando com MDI e Menus Ambiente de Programação Visual Trabalhando com MDI e Menus Prof. Mauro Lopes 1-31 22 Objetivos Nesta aula iremos apresentar o desenvolvimento de uma aplicação padrão MDI. Este modelo de aplicação é muito

Leia mais

Java RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

Java RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2016 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 002/IGAM/2012 09/2017 1 PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO

Leia mais

A U L A 3 S U B G R U P O S D M L E D Q L : I N S E R I N D O E P E S Q U I S A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A

A U L A 3 S U B G R U P O S D M L E D Q L : I N S E R I N D O E P E S Q U I S A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 3 S U B G R U P O S D M L E D Q L : I N S E R I N D O E P E S Q U I S A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A CONCEITOS LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DE DADOS (DML) A linguagem

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis. Banco de Dados (SQLite)

Programação para Dispositivos Móveis. Banco de Dados (SQLite) Programação para Dispositivos Móveis Banco de Dados (SQLite) SQLite O Android possui suporte nativo ao SQLite O SQLite é um mecanismo de banco de dados SQL incorporado. Ao contrário da maioria dos outros

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 9- Introdução ao JDBC

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 9- Introdução ao JDBC Aula 9- Introdução ao JDBC Conteúdo Programático desta aula Compreender o funcionamento das ferramentas de mapeamento de acesso aos bancos de dados Utilizar componentes para acesso a dados em banco de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS A classe Intent Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Alternar entre múltiplas telas de uma aplicação Android. Conhecer a classe Intent. Associar as telas do

Leia mais

Técni n c i as e L i L n i g n u g age g ns n p ara r Ba B nc n o d e D ados I ACCESS

Técni n c i as e L i L n i g n u g age g ns n p ara r Ba B nc n o d e D ados I ACCESS Técnicas e Linguagens para Banco de Dados I ACCESS Criando um Banco de Dados 1 2 3 4 5 6 7 8 Tipos de Relações existentes nos Bancos de Dados Relacionamentos 1 1 Um para Um : neste tipo de Relação,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MYSQL. Eng. Computação

INTRODUÇÃO AO MYSQL. Eng. Computação INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Eng. Computação Iniciando o xampp e SGBD mysql Xampp é um pacote de programas que incluem Mysql Apache Php Phpmyadmin https://www.apachefriends.org/download.html

Leia mais

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas O que é banco de dados? São conjuntos de registros dispostos

Leia mais

Introdução em Banco de Dados

Introdução em Banco de Dados Introdução em Banco de Dados Aula07 ComandosSQLeMySQL Prof: Franciel MySQL é um banco de dados cliente servidor gratuito É simples, tem alto desempenho, é disponível para várias plataformas e é robusto

Leia mais

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11 Índice 1. Introdução... 03 2. Instalação: Eclipse e Android... 04 3. Primeira aplicação em Android... 11 1. Introdução Android trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. No dia 05 de novembro

Leia mais

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria Banco de Dados Professora: Luciana Faria Introdução ao linguagem é a SQL (Structured Query Language) Linguagem de Consulta Estruturada Para se utilizar, administrar, e trabalhar com um banco de dados é

Leia mais

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O Eng. Computação BANCO DE DADOS Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Uso do SQLite no Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender a persistir dados utilizando o banco de dados SQLite. Conhecer e utilizar a classe SQLiteOpenHelper.

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android

Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android Desenvolvimento de um aplicativo básico usando o Google Android (Organização do Ambiente) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus

Leia mais

Armazenamento de Dados

Armazenamento de Dados Persistência... Armazenamento de Dados Diversas opções para armazenar dados da aplicação. A escolha de acordo com a necessidade: dados privados ou públicos, quantidade de espaço necessário, etc. 2 Armazenamento

Leia mais

BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2

BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2 BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2 N Í V E I S D E V I S Ã O, S U B G R U P O D D L : C R I A N D O B A N C O D E D A D O S, C R I A N D O T A B E L A S, E S T R U T U R A D A T A B E L A CONCEITOS :

Leia mais

TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS

TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS TUTORIAL ANDROID ACTIVITY - CONSTRUÇÃO DE TELAS Uma activity é um componente do aplicativo que fornece uma tela com o qual os usuários podem interagir. Uma aplicação geralmente consiste de múltiplas activities,

Leia mais

Java DataBase Connectivity - JDBC. Ramon Lopes Embaixador de Campus Sun - UFBA

Java DataBase Connectivity - JDBC. Ramon Lopes Embaixador de Campus Sun - UFBA Java DataBase Connectivity - JDBC Ramon Lopes Embaixador de Campus Sun - UFBA 1 Agenda O que é um BD? Introdução SQL JDBC Padrões de Projetos Projeto Final Sun Confidential: Internal Only 2 O que é um

Leia mais

Armazenamento em Banco de Dados em Aplicações Android. Prof. Fellipe Aleixo

Armazenamento em Banco de Dados em Aplicações Android. Prof. Fellipe Aleixo Armazenamento em Banco de Dados em Aplicações Android Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Opções de Armazenamento Shared Preferences Armazenamento de pares chave- valor Internal Memory UAliza

Leia mais

Android OLÁ MUNDO MÓVEL. Prof. Dr. Joaquim assunção.

Android OLÁ MUNDO MÓVEL. Prof. Dr. Joaquim assunção. Android OLÁ MUNDO MÓVEL Prof. Dr. Joaquim assunção. Parte 1/3 SDK e Android Studio Java SE Development Kit Download and Install JDK 6 http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Leia mais

De forma simples, para a execução de comandos SQL com JDBC, precisa-se da instancia de três classes Java. São elas: Nome da classe Função

De forma simples, para a execução de comandos SQL com JDBC, precisa-se da instancia de três classes Java. São elas: Nome da classe Função .1 JDBC A linguagem Java possui classes que permitem a com um banco de dados. Essas classes fazem parte do pacote JDBC (Java Database Connectivity), uma API (Application Program Interface) que permite

Leia mais

EA975 - Laboratório de Engenharia de Software

EA975 - Laboratório de Engenharia de Software EA975 - Laboratório de Engenharia de Software Turmas K/L - 2017 Aula 11 Camada de Serviços de Retaguarda Vamos utilizar o banco de dados MongoDB para suportar um importante serviço de retaguarda: persistência

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Linguagem SQL Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de agosto de 2017

Leia mais

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Programação Java com Banco de Dados MYSQL Instalando o Servidor MYSQL Iremos utilizar o Vertrigo, programa esse que possui o servidor MySQL, Apache e PHP. Porém nosso foco

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063)

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Aula 9 JDBC (Java Database Connectivity) Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Superior de Tecnologia em Sistemas

Leia mais

API JDBC. Paulo Ricardo Lisboa de Almeida. 1 Universidade Positivo

API JDBC. Paulo Ricardo Lisboa de Almeida. 1 Universidade Positivo API JDBC Paulo Ricardo Lisboa de Almeida 1 JDBC JDBC Java Database Connectivity API Java para conexões com bancos de dados Encontrada dentro de java.sql 2 JDBC Necessário driver JDBC do banco Classes concretas

Leia mais

Verificação da instalação do GeneXus 15. Como verificar se o GeneXus 15 tm está instalado corretamente

Verificação da instalação do GeneXus 15. Como verificar se o GeneXus 15 tm está instalado corretamente Como verificar se o GeneXus 15 tm está instalado corretamente Conteúdo Resumo... 2 Criação de uma aplicação Web e para Smart Devices em GeneXus... 3 Passo 1 Criação de uma Base de Conhecimento... 3 Passo

Leia mais

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Wendel Melo (Departamento de Ciência da Computação UFRJ), Notas de aula de Computação II 15/03/2012 A linguagem de programação Python segue o

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Tipos Parametrizados ou Genéricos Os tipos parametrizados ou genéricos são a solução para esse problema

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOS JAVA.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOS JAVA. 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOS JAVA.IO Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução

Leia mais

Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase

Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase André Luiz Silveira Marinho 1. Pré-requisitos: Um dispositivo que execute Android 2.3 (Gingerbread) ou mais recente e o Google Play Services

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Rápida revisão do Modelo Relacional

Rápida revisão do Modelo Relacional Rápida revisão do Modelo Relacional Conceito de relação Tuplas e atributos Rápida revisão do Modelo Relacional Regras de integridade Entidade: Deve existir uma chave primária com valor único e não-nulo.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO HeidiSQL É um programa que permite acessar o SGDB Mysql. Pode ser adquirido gratuitamente na internet. Não é necessário instalar. Possui versão portável.

Leia mais

MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS. create database [if not exists] <nome>

MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS. create database [if not exists] <nome> 1. Manuseio do banco de dados MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS As seguintes instruções manuseiam o banco de dados: cria o banco mostra os bancos

Leia mais

MC-102 Aula 24 Arquivos em C e Parâmetros do Programa

MC-102 Aula 24 Arquivos em C e Parâmetros do Programa MC-102 Aula 24 Arquivos em C e Parâmetros do Programa Instituto de Computação Unicamp 3 de Novembro de 2016 Roteiro 1 Arquivos Introdução a Arquivos em C Nomes e Extensões Tipos de Arquivos Caminhos Absolutos

Leia mais

Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos

Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos Objectivos: Criar as tabelas da base de dados Pagamentos Criar um diagrama da base de dados Inserir registos com os dados de teste Criar as tabelas da base de

Leia mais

Desenvolvimento Web II

Desenvolvimento Web II Desenvolvimento Web II Linguagem PHP PHP Orientado a Objeto / Banco de Dados (PDO) https://secure.php.net/manual/pt_br/ Gil Eduardo de Andrade PHP Orientado a Objeto O PHP é uma linguagem de script que

Leia mais

2 Instalando e configurando o ambiente de desenvolvimento do Microsoft SQL Server

2 Instalando e configurando o ambiente de desenvolvimento do Microsoft SQL Server Sumário Parte 1 Introdução ao desenvolvimento de banco de dados com o Microsoft SQL Server 2005 1 Apresentando o desenvolvimento de banco de dados com o Microsoft SQL Server 2005... 21 O processo de armazenar

Leia mais

Banco de Dados I Introdução SQL

Banco de Dados I Introdução SQL Banco de Dados I Introdução SQL Frederico Queiroga fredericoqueiroga@gmail.com https://sites.google.com/site/fredericoqueiroga/ Linguagem SQL Aspectos Gerais: Independência do fabricante: Está incorporada

Leia mais

MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp

MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp MC-102 Aula 01 Introdução à Programação de Computadores Instituto de Computação Unicamp 2016 Roteiro 1 Por que aprender a programar? 2 Hardware e Software 3 Organização de um ambiente computacional 4 Algoritmos

Leia mais

O modelo relacional encontra-se padronizado pela indústria de informática. Ele é chamado de

O modelo relacional encontra-se padronizado pela indústria de informática. Ele é chamado de Introdução O modelo relacional encontra-se padronizado pela indústria de informática. Ele é chamado de padrão SQL (Structured Query Language). O padrão SQL define precisamente uma interface SQL para a

Leia mais

S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A

S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 4 S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A INDEPENDÊNCIA DOS DADOS A habilidade de modificar a definição

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Curso: Sistemas de Informação Arquitetura de Software Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 6.1 Revisão de Banco de Dados (SQL e acesso via aplicativo)

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-4 Construtores e Sobrecarga Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Modelos e POO Classes e sua implementação em Java Encapsulamento Tipos de dados nativos em Java

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CLASSES E OBJETOS PARA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Classes são estruturas das linguagens de POO criadas para conter os dados que

Leia mais

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR SQL Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada, foi desenvolvida pela IBM nos anos 70 para demonstrar a viabilidade do modelo relacional para bancos de dados. No final dos anos 80

Leia mais

15 - Introdução às Bases de Dados

15 - Introdução às Bases de Dados ICE-B 15 - Introdução às Bases de Dados Ludwig Krippahl Bases de Dados Resumo Introdução aos sistemas de bases de dados: Modelo relacional SQL (Structured Query Language) Criar tabelas Inserir dados Consultar

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br

Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores

Leia mais

Android BANCO DE DADOS - SQLITE. Prof. Joaquim assunção.

Android BANCO DE DADOS - SQLITE. Prof. Joaquim assunção. Android BANCO DE DADOS - SQLITE Prof. Joaquim assunção. SQLite É um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional contido em uma biblioteca de programação C. Em contraste com muitos outros sistemas

Leia mais

Programação para Android. Aula 08: Persistência de dados SQL

Programação para Android. Aula 08: Persistência de dados SQL Programação para Android Aula 08: Persistência de dados SQL Persistência de dados Na maioria das aplicações precisamos ter algum tipo de persistência de dados. Para guardar informações de forma persistente

Leia mais

Acesso a Banco de Dados usando C# (Usando o MySql ADO.NET Provider)

Acesso a Banco de Dados usando C# (Usando o MySql ADO.NET Provider) Ambiente de Programação Visual Acesso a Banco de Dados usando C# (Usando o MySql ADO.NET Provider) Prof. Mauro Lopes 1-31 14 Objetivos Nesta aula iremos apresentar o ADO.NET. Esta importante parte da tecnologia.net

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Aula 11 Collections Professores: Elaine Araújo/ Rhavy Maia Baseado no material de aula do professor Frederico Costa Guedes Pereira Introdução Arrays podem dar trabalho...

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

Conexão do Banco de Dados localhost

Conexão do Banco de Dados localhost Conexão do Banco de Dados localhost Ligar Xampp e Instalar Workbench Observe que o MySQL direciona para a porta 3306, pois estamos trabalhando no computador local. É necessário ligar o MySQL no XAMPP.

Leia mais

O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source.

O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source. Introdução ao JasperReports O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source. Para efetuar o seu download acesse

Leia mais

DATA ACCESS OBJECT (DAO)

DATA ACCESS OBJECT (DAO) Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação DATA ACCESS OBJECT (DAO) SSC 621: Análise e Projeto Orientados a Objetos Prof. Dr. Lucas Bueno R. Oliveira 2º Semestre 2015

Leia mais

IEC Banco de Dados I Aula 11 Técnicas de Programação SQL

IEC Banco de Dados I Aula 11 Técnicas de Programação SQL IEC Banco de Dados I Aula 11 Técnicas de Programação SQL Turmas: Sistemas de Informação Professora: André Luiz da Costa Carvalho E- mail: andre@icomp.ufam.edu.br Site: hjp://bdufam.wordpress.com Sumário

Leia mais

do RSelenium Daniel Marcelino 07 de junho de 2015 Daniel Marcelino RSelenium 07 de junho de / 32

do RSelenium Daniel Marcelino 07 de junho de 2015 Daniel Marcelino RSelenium 07 de junho de / 32 Tutorial de uso do RSelenium Daniel Marcelino 07 de junho de 2015 Daniel Marcelino RSelenium 07 de junho de 2015 1 / 32 Apresentação 1 Introdução Instalação Comandos Básicos 2 Estrutura Básica id class

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Diogo Sebastião Silva de Lima 1 ; Mauro Daniel Castro e Silva

Leia mais

Visibilidade e Encapsulamento

Visibilidade e Encapsulamento Visibilidade e Encapsulamento Professor: Ricardo Luis dos Santos IFSUL 2016 Agenda Pacotes Visibilidade Encapsulamento Hands-On 2 Pacotes Em Java, a visibilidade ou grau de acesso a um determinado atributo

Leia mais

Aula 1 Acesso a Banco de Dados

Aula 1 Acesso a Banco de Dados Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores

Leia mais

Brilliant Solutions for a Safe World

Brilliant Solutions for a Safe World Componente Biométrico - Voz Componentes do lado do servidor (multi-plataforma): Licenças do Matching Server Licenças do Fast Voice Extractor Licenças do Voice Matcher Componentes do cliente para Windows,

Leia mais

Imagem retirada do site:

Imagem retirada do site: DESENVOLVENDO ANDROID CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO Android SDK Software utilizado para desenvolver aplicações no Android, possui emulador para testar as aplicações, ferramentas e API completa

Leia mais

[versão para impressão] Link original: comp=24763 Conhecendo o PL/SQL

[versão para impressão] Link original:  comp=24763 Conhecendo o PL/SQL www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp? comp=24763 Conhecendo o PL/SQL Veja neste artigo o que é PL/SQL, quando utilizá-la e uma breve

Leia mais

RPC e RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

RPC e RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

Conexão com Banco de Dados

Conexão com Banco de Dados Conexão com Banco de Dados ORM Atualmente os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos estão utilizando a técnica de ORM para fazer conexão e acesso a banco de dados. ORM é uma técnica de mapeamento

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuida para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

Tutorial do E3 para Iniciantes Capítulo 15 Consultas

Tutorial do E3 para Iniciantes Capítulo 15 Consultas UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Supervisão e Redes Industriais ET56E Tutorial do E3 para Iniciantes Capítulo 15 Consultas Grupo III Carlos Eduardo Andrade Gerhard Dix Jordan João Leonardo Berdú

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Tutorial sobre criação de regras de negócio para Android. Igor Rafael Santos da Silva

Tutorial sobre criação de regras de negócio para Android. Igor Rafael Santos da Silva Tutorial sobre criação de regras de negócio para Android Igor Rafael Santos da Silva Este tutorial dará atenção à criação de regras de negócio em um ambiente de desenvolvimento Android. Primeiramente,

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C)

Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C) Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C) [1] Motivação O processo de unboxing da DragonBoard 410c é bastante agradável e simples.

Leia mais