Modelação (Modelagem)
|
|
|
- Roberto Cunha Jardim
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 2 Modelação (Modelagem) O processo de modelação consiste basicamente em construir uma réplica da peça que se deseja obter por meio do processo de fundição. Essa réplica é denominada modelo e tem a finalidade de imprimir as dimensões da peça no molde de fundição. A qualidade da peça fundida depende, antes de mais nada da qualidade e precisão com que o modelo é fabricado
2 3 Modelação (Modelagem) A modelação é um setor opcional da fundição, uma vez que essa pode contratar serviços de empresa especializada. Mesmo que a fundição opte por contratar serviços de terceiros para a confecção de modelos e de caixas de macho, é necessário que a mesma disponha de um mínimo de infraestrutura para manutenção e reparo desses componentes.
3 4 Materiais Os modelos e caixas de macho podem ser fabricados por diversos tipos materiais, sendo os principais: Madeira (mogno, pinho, marfim, etc.); Metais (alumínio e aço, principalmente); Resinas (reforçadas ou não, do tipo epóxi); Poliestireno expandido (isopor); e Cera.
4 5 Critérios para escolha do material Caso não haja restrição quanto ao material do modelo, a escolha dependerá basicamente do lote de peças a fabricar, da tolerância dimensional e acabamento requeridos para a peça fundida. É preciso lembrar que o custo de um (ou mais) modelo(s) se diluirá por todo o lote encomendado e assim a durabilidade do modelo escolhido deve ser compatível com o número de peças a fabricar.
5 6 Vida Média de Modelos Fonte: Metals Handbook (2010)
6 7 Modelos de Madeira Os modelos de madeira são comumente utilizados nos processos de fundição em areia, por serem os que melhor se adaptam à maior parte dos problemas de moldação, apesar de serem, sob muitos aspectos, os menos resistentes. Este tipo de modelo também satisfaz as produções de série de pequenas e médias, servem de modelo mestre para a reprodução de outros modelos de metal e de plástico ou mesmo para produção de séries reduzidas, ou seja, atende a demanda não superior a uma ou a várias centenas de peças.
7 8 Principais Características Fonte: Fundição: Processos e Tecnologias Correlatas (2013)
8 Vantagens Custo Tamanho do modelo
9 Desvantagens Umidade atmosférica; Variações dimensionais; Deformação natural; Vida útil
10 Modelos de Madeira 11
11 Modelos de Madeira 12
12 Modelos de Madeira 13
13 Modelos de Madeira 14
14 15 Modelos de Metais A escolha de um modelo metálico é feita quando se desejam as seguintes propriedades: Elevada resistência ao desgaste; Elevada resistência mecânica (impacto e compressão); Acabamento superficial bem fino; Estabilidade dimensional; Resistência ao calor; Facilidade de desmoldagem.
15 Modelos de Metais 16
16 17 Modelos de Resinas Os modelos feitos a base de resinas etoxilínicas tiveram grande aceitação nos últimos anos, especialmente na substituição dos modelos metálicos. Seu custo é alto, mas possuem bom acabamento e podem se fixados em placas assim como os modelos em madeira. São usados para fabricação de peças de média a grande escala.
17 18 Vantagens Os modelos feitos a base de resinas proporcionam as seguintes vantagens: Excelente estabilidade dimensional; Resistência ao calor; Facilidade de reprodução de modelos rigorosamente iguais; Contração no endurecimento praticamente nula; Elevada resistência ao desgaste (impactos e abrasão); Boa qualidade superficial e de fácil reparo.
18 Modelos de Resinas 19
19 20 Modelos de Isopor É utilizado para fabricação de peça única; Sua vantagem é que não necessita ser desmoldado, já que o aço liquido irá consumir esse modelo durante o processo de fundição; Tem baixo custo, é fácil de ser transportado; Tem acabamento deficiente mas sua principal desvantagem se dá a sua baixa resistência mecânica; É fabricado através de moldes onde o isopor (poliestireno) é fundido, ou pode ser esculpido obtendo o modelo da peça.
20 Modelos de Isopor 21
21 22 Modelos de Cera Os modelos de cera são utilizados na fundição de precisão (processo cera perdida ). Os modelos e os canais de cera são obtidos de moldes elásticos e cobertos por uma argamassa refrataria que, ao serem aquecidos em estufas, toda a cera derrete, dando lugar ao molde. Muito usado na fabricação de peças pequenas, como jóias, peças com superfícies muito finas e modelagens delicadas.
22 Modelos de Cera 23
23 24 Machos Se uma peça possuir detalhes internos como cavidades, é usado um macho. Os machos são utilizados para preencher cavidades ou passagens da peça. O macho é colocado no molde antes do vazamento do metal líquido.
24 25 Machos Os machos, como os moldes, devem apresentar certa resistência mecânica, permeabilidade, e devem ser quebradiços para poderem ser retirados com facilidade. Para se obter essas características, os machos são confeccionados a base de areia e aglomerados. - Colapsibilidade (propriedade única e especifica do macho)
25 26 Machos Fabricado em caixas de macho seu corpo é moldado em areia e colocado numa posição estratégica no molde para que a peça seja produzida com perfeição. Cura a quente Cura a frio É usada a marcação para macho: um local especifico no molde onde o macho será apoiado.
26 27 Machos Estudar corretamente o lugar da colocação dos machos.
27 28 Machos Representação de um macho no molde em areia (corte transversal).
28 Machos 29
29 30 Fabricação de Modelos Dois fatores devem ser considerados na hora de escolher o material que será utilizado: Vida útil pensar na vida útil do modelo é escolhê-lo pelo tanto de vezes que poderá ser utilizado. Assim, se quisermos utilizar um modelo diversas vezes, o isopor não deverá ser escolhido, pois, após a primeira moldagem, ele já precisa ser descartado em razão de sua fragilidade.
30 31 Fabricação de Modelos Custo é um fator muito importante para as escolhas tomadas não só na indústria metalúrgica, mas em qualquer indústria. Afinal, é muito importante saber o quanto se pode e se quer gastar. Porém, não é possível pensar no custo isoladamente. É preciso equilibrar o custo do material e o benefício que ele irá proporcionar. O modelo de metal, por exemplo, tem um custo elevado, pois requer operações de usinagem que garantam a precisão de suas dimensões.
31 32 Classificação de Modelos a) modelo sólido (inteiro) b) modelo bipartido c) Placa-molde padrão d) modelo com parte superior e inferior
32 Placa-molde 33
33 34 Construção de Modelos Feito o projeto, mas ainda antes da fabricação de uma peça ou produto, é preciso confeccionar um modelo. O modelo, por sua vez, será utilizado na fabricação de um molde e é essencial que suas dimensões atendam: as correções para compensar um fenômeno físico que ocorre quando o metal resfria: a contração (o metal se encolhe); sobremetal para permitir uma usinagem posterior; e ângulos de saída para criar uma inclinação no modelo, de modo a possibilitar a retirada do molde.
34 35 A. Partição do Molde Observações na construção O fato de um dado modelo não apresentar eixo de simetria significa que ele pode ser posicionado no molde de seis formas diferentes. Da escolha desse posicionamento em relação ao plano de partição do molde. A extração do modelo também pode ser dificultada pela má escolha da posição de peça em relação à caixa. Em peças simples costuma-se fazer coincidir a maior área projetada com o plano entre caixas.
35 Observações na construção 36
36 37 Observações na construção B. Sobremetal O desenho da peça deve indicar o tipo de trabalho mecânico a ser realizado na superfície da mesma, furos a serem feitos pós-fundição, etc. e no projeto da peça fundida deve haver um acréscimo de medidas correspondente ao que será removido. Os acréscimos de sobremetal dependem do metal, da espessura da peça e da posição da superfície: superfícies superiores exigem maior sobremetal, uma vez que diversos defeitos tendem a se posicionar nas cotas superiores do molde.
37 38 Sobremetal Fonte: Metals Handbook (2010)
38 39 C. Contração Observações na construção Praticamente todos os metais empregados em fundição se contraem durante o resfriamento. Após a solidificação da peça esta contração será responsável pela alteração das medidas originais do projeto, podendo também responder pelo trincamento da mesma.
39 40 Observações na construção O dimensionamento do modelo deve considerar que haverá contração e a forma mais simples de fazer isto é empregar réguas métricas corrigidas - uma para cada tipo de metal -, supondo que a contração seja linear (na verdade é volumétrica e depende de diversos fatores como temperatura do metal, restrição à contração, etc.). Isto, a princípio, não garante que as dimensões finais da peça estarão dentro das especificações de projeto (analise dimensional de setup).
40 41 Valores típicos de contração Fonte: Tecnologia da Fundição (2011)
41 42 observações na construção de modelos D. Ângulo de Saída É o angulo de 1 a 2 utilizado na fabricação do modelo de forma a permitir sua extração do molde sem danificá-lo.
42 43 E. Pintura Observações na construção O modelo e a caixa de macho costumam ser pintados para proteger a superfície dos mesmos da erosão pela areia, sendo que as cores empregadas obedecem a um código pré-estabelecido:
43 44 Quantidade de peças por molde As caixas de moldagem tem tamanhos variados e a forma de se aumentar o rendimento metálico é colocar numa caixa o maior número possível de modelos. Assim quando se diz que um modelo dá origem a uma peça, entenda-se que normalmente se está pensando num conjunto de modelos que darão origem a um molde e, assim, a várias peças. No caso de fundição de precisão, que de maneira geral se destina a fabricar peças de pequeno porte pode-se ter um modelo composto de até uma centena de modelos individuais.
44 45 Manutenção e estocagem Deve ser tomado todo o cuidado com os modelos e caixas de macho durante o armazenamento e manuseio. Estes componentes recebem um número de identificação que permite sua recuperação e adaptação para novos empregos. Ocasionalmente o cliente é possuidor do seu modelo, cabendo à fundição unicamente produzir o molde e vazar o metal, mas esta prática não é aconselhável pois o projeto de fabricação dos modelos e das caixas de macho depende do projeto da peça fundida como um todo.
45 Tecnologia para Modelagem Algumas modelações e grandes fundições já estão utilizando a fabricação de protótipos como forma de avaliar - de forma rápida - detalhes construtivos dos modelos e matrizes. A prototipagem rápida que produz objetos sólidos a partir da informação tridimensional proveniente de um sistema CAD foi desenvolvida no final da década de Mais recentemente foram desenvolvidos novos métodos como o Modelamento 3D que funciona como uma impressora tridimensional utilizando resina no lugar de tinta, sendo que o cabeçote deposita material camada a camada. Algumas máquinas trabalham também com extrusão de plásticos do tipo ABS. 46
46 47 Prototipagem A prototipagem rápida é uma tecnologia inovadora desenvolvida nas últimas décadas, visa produzir protótipos de forma relativamente rápida para inspeção visual, análise de forma/dimensional e como padrão mestre para a produção de ferramentas para auxiliar na redução de tempo do processo de desenvolvimento de produtos
47 48 Vantagens da prototipagem 1. Capacidade de produzir formas tridimensionais complexas e detalhadas; 2. Redução de lead times para peças únicas; 3. Possibilidade de instalação em ambientes não industriais, devido a baixa geração de ruídos ou desperdícios; 4. Redução de tempo.
48 49 Desvantagens da prototipagem 1. Restrições ao tamanho do protótipo; 2. Número de materiais disponíveis para a prototipagem rápida com adição de materiais é ainda limitado; 3. Qualidade final da superfície do protótipo rápido gerado geralmente necessita de um acabamento secundário; 4. Elevado custo e profissionais qualificados.
49 Tecnologia para Modelagem 50
50 Tecnologia para Modelagem 51
51 Tecnologia para Modelagem 52
52 53 Tecnologia para Modelagem Outra tendência são programas de computador que simulam todo o processo de fundição a ser realizado entre eles se destaca o Virtual Aluminum Castings (VAC) é um conjunto de módulos computacionais desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisas e Engenharia Avançada da Ford Motor Company nos Estados Unidos, em colaboração com diversas universidades ao redor do mundo. A partir da utilização do VAC, blocos e cabeçotes virtuais podem ser concebidos, fabricados, submetidos a tratamentos térmicos, e ter a durabilidade à fadiga avaliada em um computador, muito antes que estes componentes sejam fabricados.
53 54 Simuladores do processo de fundição MAGMASOFT ( Flow-3D ( CAPCAST ( PAM-CAST ( NovaCast (
54 Simuladores do processo de fundição 55
55 Simuladores do processo de fundição 56
56 Simuladores do processo de fundição 57
57 Simuladores do processo de fundição 58
2) Classificação dos modelos 3) Tipos de modelos e construção 4) Inovações do setor de fundição 5) Bibliografia
Tópicos 1) Definição de modelo 2) Classificação dos modelos 3) Tipos de modelos e construção 4) Inovações do setor de fundição 5) Bibliografia 1) Definição de modelo Para definirmos o modelo inicialmente
FABRICAÇÃO MECÂNICA. Introdução aos Processos de Fabricação / Fundição. Material 1 Coletânea de materiais sobre fundição (livros, apostilas e resumos)
2010 FABRICAÇÃO MECÂNICA Introdução aos Processos de Fabricação / Fundição Material 1 Coletânea de materiais sobre fundição (livros, apostilas e resumos) Prof. Alexander 1/1/2010 1 - INTRODUÇÃO 2 3 2 -
MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD.
MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA MOLDAGEM EM AREIA Vantagens 1. A moldagem por areia verde é o mais barato dentre todos os métodos de
Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição
Disciplina: Projeto de Ferramentais I Professor: Guilherme O. Verran Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição 1. Análise Inicial do Projeto - principais pontos a serem considerados
Acesse:
Fundir é preciso Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Até agora estudamos processos de fundição que, de maneira geral, se caracterizam pela produção de peças brutas com alguma variação dimensional e cuja
Disciplina: Projeto de Ferramentais I
Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:
DEFINIÇÃO DE FUNDIÇÃO. Processo metalúrgico de fabricação que envolve a. fusão de metais ou ligas metálicas, seguida do
Dr. Eng. Metalúrgica Aula 01: 1. Introdução - Definição de fundição. - Características e potencialidades dos processos de fundição. - Princípios fundamentais. 2. Classificação dos Processos de Fundição
MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM
MOLDAGEM ROTACIONAL OU ROTOMOLDAGEM Rotomoldagem Vantagens Custo do molde relativamente baixo; Possibilidade de produzir peças de grande volume; Não gera tensões internas na peça; Facilidade nas substituições
Classificação dos Processos de Fundição
Classificação dos Processos de Fundição (1) Moldes Permanentes. ( Exemplos: Injeção, Baixa pressão, Coquilha por gravidade, Lingotamento contínuo e descontínuo, Fundição centrífuga ) (2) Moldes não Permanentes.
Classificação dos Processos de Fundição
Classificação dos Processos de Fundição (1) Moldes Permanentes. ( Exemplos: Injeção, Baixa pressão, Coquilha por gravidade, Lingotamento contínuo e descontínuo, Fundição centrífuga ) (2) Moldes não Permanentes.
Produção Computer Integrated Manufacturing (CIM)
INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (Mar 2007) 1. Fabricação: uma das etapas da obtenção de um produto Ciclo de obtenção de um produto Pesquisa de Mercado Definição das necessidades Estudo de viabilidade
Aula 5: Fundição Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem
Aula 5: Fundição Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem A fundição é um dos processos mais antigos no campo de trabalho dos materiais e data de aproximadamente 4000 ac. Basicamente, o processo
MOLDAGEM. Prof. Ivanir L. Oliveira. Carga Horária: 4 horas -17 semanas (17 faltas)
MOLDAGEM Prof. Ivanir L. Oliveira Carga Horária: 4 horas -17 semanas (17 faltas) Classificação dos Processos de Fundição (1) Moldes Permanentes. ( Exemplos: Injeção, Baixa pressão, Coquilha por gravidade,
FUNDIÇÃO. Prof. Dr. Ivanir Luiz de Oliveira
FUNDIÇÃO Prof. Dr. Ivanir Luiz de Oliveira FUNDIÇÃO DE METAIS ( CONCEITO ) Processo de fabricação que consiste em verter (vazar) metal líquido num molde contendo uma cavidade (molde e machos) com a geometria
PROGRAMA DA DISCIPLINA
VIGÊNCIA: 2016/1-2019/1 PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA: FUNDICAO CODCRED CARGA HORÁRIA MÓDULO 4444D-02 30 60 EMENTA: Princípios gerais da fundição. Concepção- desenho modelo molde. Areias para moldagem.
Estrutura Cristalina dos Metais
Estrutura Cristalina dos Metais CS: Polônio; CCC: Cromo, tungstênio, molibdênio, nióbio, vanádio; CFC: Alumínio, níquel, cobre, prata, ouro, platina, chumbo; HC: Berílio, magnésio, zinco, cádmio; Estrutura
crescimento orientado pode fragilizar as diagonais (solução: arredondar cantos)
PROCESSOS DE FUNDIÇÃO 1. Princípio dos processos de fundição Moldagem de ligas metálicas no estado líquido. 2. Exemplos de produtos obtidos lingotes; tarugos; bases de máquinas; carcaças de máquinas; blocos
FOUNDRY (METALS) Prof. Oliveira, Ivanir Luiz
FOUNDRY (METALS) Prof. Oliveira, Ivanir Luiz FUNDIÇÃO Carga Horária: 3 horas-18 semanas DISCIPLINA : FUNDIÇÃO AVALIAÇÕES - 10 pontos - Primeira Avaliação: 02/10/2018 - Segunda Avaliação: 20/11/2018 - Substitutiva:
FUNDIÇÃO. Importância da fundição
Fundição é o processo para obter-se objetos vazando metal fundido em um molde preparado com o formato da peça, deixando -se o material solidificar-se por resfriamento. Importância da fundição Praticamente
Fundição de Precisão Investment Casting. Disciplina: Fundição. Aula 15 : Processo de Fundição de Precisão. 01: Introdução
01: Introdução Princípio e potencialidades do processo. Aula 15 : Processo de Fundição de Precisão 02. Etapas envolvidas no processo 03. Matérias Primas Utilizadas: Cascas cerâmicas: lama e reforço Modelos:
CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO PARA FABRICAÇÃO DE PEÇAS POR FUNDIÇÃO RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR
CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO PARA FABRICAÇÃO DE PEÇAS POR FUNDIÇÃO RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR Projetos de peças adaptadas ao processo de fundição Aspectos básicos a serem considerados. Problemas relacionados
Disciplina: Projeto de Ferramentais I
Aula 06 : Processo de 01: Introdução Princípio e potencialidades do processo. 02. Etapas envolvidas no processo 03. Matérias Primas Utilizadas: Cascas cerâmicas: lama e reforço Modelos: cêra (constituintes
Processos de Fundição
Processos de Fundição O Molde O Molde (partes básicas) Tipos de Moldes Colapsáveis são quebrados para retirada das peças 1 molde = 1 peça ou conjunto de peças Permanentes são abertos para retirada das
bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida
8 FUNDIÇÃO EM MOLDES PERMANENTES (COQUILHAS) Nos processos com moldes permanentes, o molde (também chamado de coquilha) é confeccionado em material metálico (ferro fundido, aço e, mais raramente, bronze),
FUNDIÇÃO DE ALUMÍNIO POR GRAVIDADE (COQUILHA)
FUNDIÇÃO DE ALUMÍNIO POR GRAVIDADE (COQUILHA) Serviço indicado para fabricantes de máquinas e equipamentos, que utilizam peças; de pequenas dimensões (até 10kg) em alumínio fundidas em areia; shell moulding;
FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE
FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR 2017 O que é Fundição com Molde Permanente? O que é Fundição com Molde Permanente? A fundição com molde permanente emprega
Fundido ou Forjado? Fundidos e forjados partem de processos iniciais bastante parecidos.
FUNDIDO X FORJADO Fundido ou Forjado? Fundidos e forjados partem de processos iniciais bastante parecidos. O Processo A maioria dos componentes em aço tem seu início em uma aciaria: o metal passa por
Processo de Fabricação I. Fundição. Prof.: João Carlos Segatto Simões
Processo de Fabricação I Fundição Prof.: João Carlos Segatto Simões Molde A fase moldagem permite distinguir os vários processos de fundição, que são classificados da seguinte maneira: Moldagem em molde
DEFEITOS DE FUNDIÇÃO AREIA VERDE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR/2017
DEFEITOS DE FUNDIÇÃO AREIA VERDE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR/2017 DEFEITOS DE MOLDAGEM Inclusão de areia Causas:.erosão (lavagem).explosão (reação de oxidação).escamas.rabo-de-rato.quebra de cantos do molde..fechamento
Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia
: Técnico em Metalurgia Descrição do Perfil Profissional: O profissional Técnico em Metalurgia deverá ser capaz de realizar controle visual, dimensional e laboratorial de materiais e substâncias utilizadas
CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561)
(Comando Numérico EEK 5) Introdução Tipos de controle do movimento. Meios de entrada de dados e armazenagem de informações. Elementos de acionamento. Sistemas de controle. Eixos coordenados em maquinas
Aula 03 Fundição por gravidade com molde de areia
Aula 03 Fundição por gravidade com molde de areia Para ter acesso a esse material acesse: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/keli Material para a aula: Aparato IFSC de fundição (caixa de moldagem,
FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO
FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO Rscp/labats/demec/ufpr/2017 O processo de fabricação por centrifugação consiste em vazar-se metal líquido num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga
Processos de Macharia
Aula 12: Processos de Moldagem e Macharia em Areia Ligadas Quimicamente 01: Introdução - Diferentes tipos de processos de moldagem e macharia que utilizam areias aglomeradas com resinas. 02: Os Processos
Disciplina: Projeto de Ferramentais I
Aula 03: em Areia Ligadas Quimicamente 01: Introdução - Diferentes tipos de processos de moldagem e macharia que utilizam areias aglomeradas com resinas. 02: Os em Areia - Areia Silicato de Sódio-CO 2
FUNDIÇÃO DE PRECISSÃO CERA PERDIDA. rscp
FUNDIÇÃO DE PRECISSÃO CERA PERDIDA rscp Processos de Microfusão Processo de fundição que consiste na fabricação de uma peça originariamente preparada em cera, que é revestida com material cerâmico, formando
Acesse:
Entrou areia na fundição! Na aula anterior, você aprendeu que a fundição é um dos processos de fabricação mais antigos que o homem criou. É uma maneira fácil e até barata de se obterem peças praticamente
FUNDIÇÃO ODONTOLÓGICA
FUNDIÇÃO ODONTOLÓGICA DEFINIÇÃO É o processo de se obter objetos vazando líquidos ou metal viscoso em um molde preparado ou forma. O objetivo de uma fundição é o de produzir réplicas de um objeto qualquer.
EPS para Indústrias. Produtos e Aplicações. Projetos especiais. Sua melhor opção em EPS
Sua melhor opção em EPS Produtos e Aplicações EPS para Indústrias Projetos especiais Pensando em todo o seu processo produtivo e em atender às suas mais particulares necessidades, o Grupo Isorecort possui
FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO
FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO O processo de fabricação por centrifugação consiste em vazar-se metal líquido num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga origine uma pressão além
Introdução: Injeção de Metais
Introdução: Injeção de Metais Injeção é o processo metal-mecânico no qual o metal fundido é, sob pressão, forçado a entrar na cavidade esculpida de uma matriz, preenchendo-a e formando a peça desejada.
Tecnologia Mecânica III. ETEC Jorge Street Revisão: 01 de 03/02/2016 AULA-04
Prof. Engº Marcos A. Gasparin dos Santos Email: [email protected] ETEC Jorge Street Revisão: 01 de 03/02/2016 AULA-04 1 Dia/Mês Tecnologia Mecânica III Cronogramas de Aula TEMA 15/02 Apresentação :
Processos de Fabricação Parte 2: Fundição. Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica. Aula 13: Processos Especiais de Fundição
Disciplina: Processos de Fabricação Parte 2: Fundição Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica Moldes Cerâmicos Processo Shaw Enchimento a Baixa Pressão contra a Gravidade CLA e CLV Solidificação
METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins
15 METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processos de conformação Processos mecânicos Processos metalúrgicos Processos de conformação
consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas
consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas é o processo em que a peça é empurrada contra a matriz conformadora, com redução
16/10/2018. Ceras odontológicas. Núcleos metálicos fundidos. Copings metálicos próteses fixas. Material termoplástico
Ceras odontológicas Copings metálicos próteses fixas Material termoplástico Há 200 anos, a cera já era utilizada na área odontológica para moldagem; hoje, a sua principal aplicação é a tomada de registro,
DISCIPLINA: Sistemas e Processos Mecânicos e Metalúrgicos Vigência: a partir de 2018/1 Período letivo: 2º semestre
DISCIPLINA: Sistemas e Processos Mecânicos e Metalúrgicos Vigência: a partir de 2018/1 Período letivo: 2º semestre Carga horária total: 60h Código: CTMI.82 Ementa: Estudo dos movimentos das máquinas. Métodos
Modelos mock-up e protótipos
Modelos mock-up e protótipos Representações no processo de design Sketches ou esboços desenho a mão livre Representações no processo de design Desenho técnico Representações no processo de design Perspectiva
Roteiro de Aula de Ceras para Restaurações Fundidas
Roteiro de Aula de Ceras para Restaurações Fundidas DEFINIÇÃO TIPOS DE CERA PARA FUNDIÇÃO COMPOSIÇÃO PROPRIEDADES ESCOAMENTO PROPRIEDADES TÉRMICAS DISTORÇÃO MANIPULAÇÃO OUTRAS CERAS ODONTOLÓGICAS CERAS
Fundição: um bom começo
Fundição: um bom começo Quando se fala em Mecânica, o que vem à sua cabeça? Certamente máquinas. Grandes, pequenas, complexas, simples, automatizadas ou não, elas estão por toda a parte. E se integraram
TM373 Seleção de Materiais Metálicos
Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM373 Seleção de Materiais Metálicos Introdução Prof. Rodrigo Perito Cardoso Favor desligar o celular ou passá-lo
SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica. Aula Prática Fundição em areia verde
SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica Prof. Marcelo Falcão de Oliveira Aula Prática Fundição em areia verde Objetivo: Fundir uma peça metálica utilizando um molde de areia verde Procedimento: 1)
Divisão Clássica dos Materiais de Moldagem
Aula 11 : Processos de 01: Introdução - Divisão Clássica dos Materiais de Moldagem - Aspectos relevantes no comportamento dos materiais de moldagem 02: Os Processos de Moldagem e Macharia em Areia - Tipos
COMO SÃO FEITAS AS JANTES PARA AUTOMÓVEIS?
COMO SÃO FEITAS AS JANTES PARA AUTOMÓVEIS? MIEM, 1M4, Equipa 2 Trabalho realizado por: Cátia Raquel Pontes Reis João Leonardo Fernandes Amaro Manuel Baptista Pimenta Miguel Eduardo dos Santos Godinho Outubro
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa. Metais: Conformação
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa Metais: Conformação Conformação: É o processo de transformação dos materiais (metálicos), através da ação de tensões
GABRIEL REIS FELIPE SOUZA LUIZ DOHOPIATI THALES PANKE DESENHOMECÂNICO FUNDIÇÃO E METALURGIA DO PÓ
GABRIEL REIS FELIPE SOUZA LUIZ DOHOPIATI THALES PANKE DESENHOMECÂNICO FUNDIÇÃO E METALURGIA DO PÓ METALURGIADOPÓ PROCESSO MECÂNICO DE PRODUÇÃO QUE FABRICA PEÇAS METÁLICAS ATRAVÉS DA COMPACTAÇÃO DE PÓ-METÁLICO
Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009
Questão 1 Conhecimentos Específicos - Fabricação Sobre a montagem de engrenagens para abertura de roscas em um torno, é correto afirmar: Deve-se garantir que a folga entre os dentes das engrenagens seja
Impressão 3D de protótipos em cera para o desenvolvimento de novos tipos de torneiras
Impressão 3D de protótipos em cera para o desenvolvimento de novos tipos de torneiras Rui J. Neto, Jorge Lino Alves, Teresa Duarte, Luis Moreira INEGI, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto A
Shell Molding RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR 2017
Shell Molding RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR 2017 Areias para Moldagem Características das areias de moldagem Areias verdes Composição Umidade Forma dos grãos Tamanho dos grãos A combinação dessas características
PROCESSOS INDUSTRIAIS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS
Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade [email protected] PROCESSOS INDUSTRIAIS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO
Defeitos de Fundição Porosidades de gas
Defeitos de Fundição Porosidades de gas Ricardo Fuoco Gerente Geral de Tecnologia de Fundição Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda Fone: (015) 2102-1212 Email: [email protected] 1 Índice 4.1. Porosidades:
Lista e especificação dos processos tecnológicos / operações unitárias envolvidos.
Eurocastt Aveiiro,, S..A.. FORMULÁRIIO LUA -- MEMÓRIIA DESCRIITIIVA-- MÓDULO IIII Liistta e especiiffiicação dos processos ttecnollógiicos // operações uniittáriias envollviidos Lista e especificação dos
Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP ISSN:
PRODUÇÃO DE MODELOS IMPRESSOS EM 3D PARA FABRICAÇÃO DE MOLDES DE FUNDIÇÃO DO ALUMINIO Gustavo Antonio Bombana (UNESPAR) [email protected] Nabi Assad Filho (UNESPAR) [email protected]
PROCESSOS AVANÇADOS DE USINAGEM
PROCESSOS AVANÇADOS DE USINAGEM E FABRICAÇÃO DE PEÇAS DE PLÁSTICO Prof. Lopes INCLUEM PROCESSOS DE REMOÇÃO DE MATERIAL : QUÍMICOS ELÉTRICOS TÉRMICOS MECÂNICOS Usinagem Química Filme Usinagem Quimica
Tecnologia Mecânica III. ETEC Jorge Street Revisão: 01 de 03/02/2016
Prof. Engº Marcos A. Gasparin dos Santos Email: [email protected] ETEC Jorge Street Revisão: 01 de 03/02/2016 1 Dia/Mês Tecnologia Mecânica III CRONOGRAMA DE AULAS TEMA 15/02 Apresentação : Princípios
Introdução Conteúdo que vai ser abordado:
Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência
CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico.
CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO Soluções completas em tratamento térmico. Muito além do aço. Na indústria metal-mecânica, a demanda por aços com propriedades mecânicas e tribológicas é cada vez
2 - Considerações a respeito do projeto
2 - Considerações a respeito do projeto A resistência mecânica de peças de aço fundido depende inicialmente de: - composição química; - resistência real do metal fundido, em função da espessura das peças;
Existem diversas técnicas e procedimentos empregados visando a manufatura de elementos de. levado em consideração na escolha adequada deste processo.
Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade [email protected] PROCESSOS INDUSTRIAIS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO
Gestão de Fundição em Tempos de Crise
Gestão de Fundição em Tempos de Crise Publicado em 15 de novembro de 2016 Ricardo Fuoco Consultor-- Especialista em Fundição, Gestão Estratégica, P&D&I. A produção brasileira de peças fundidas é composta
4 Desenvolvimento Experimental
4 Desenvolvimento Experimental 4.1.Materiais Cimento O cimento utilizado na fabricação dos Cps (Corpos de Prova) para os ensaios de compressão, foi o CPII 32F (Cimento Portland Composto com adição de Filler).
7 PROTÓTIPO FUNCIONAL
7 PROTÓTIPO FUNCIONAL A fase de execução física do projeto se inicia pela criação dos protótipos. Depois de adquirida alguma confiança a respeito dos componentes a serem usados, os quais foram criados
Fundição Continua RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR
RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR Fundição contínua O processo de fundição contínua consiste em fundir e conformar o produto final numa única operação, eliminando tempos intermediários de esfriamento em moldes, garantindo
Defeitos de Fundição Defeitos superficiais
Defeitos de Fundição Defeitos superficiais Ricardo Fuoco Gerente Geral de Tecnologia de Fundição Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda Fone: (015) 2102-1212 Email: [email protected] 1 Índice 4.4
Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia -
Soldagem por Alta Frequência Maire Portella Garcia - E-mail: [email protected] Freqüência: 450KHZ Profundidade por aquecimento: Somente poucos centésimos de milímetros condutividade térmica provoca
Materiais Usados na Concepção de um Automóvel
Materiais Usados na Concepção de um Automóvel Materiais Metálicos e Respectivos Componentes Grupo MMM504: Ana Pereira António Ribeiro Bruno Maia Inês Neves Projecto FEUP Pedro Moreira Outubro de 2010 1
CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico.
CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO Soluções completas em tratamento térmico. Muito além do aço. Na indústria metal-mecânica, a demanda por aços com propriedades mecânicas e tribológicas é cada vez
Introdução ao Projeto de Máquinas Elementos de Máquinas 1. Prof. Alan Dantas
Introdução ao Projeto de Máquinas Elementos de Máquinas 1 Prof. Alan Dantas Ein Mann der konstruieren will, der schaue erst mal und denke Gustav Niemann Aspectos de projeto Analisar Resultados; Fatores
PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros
PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros Erich Yoneyama Felipe Albuquerque Gustavo Russo Blazek Thiago Sekeres Prof. Dr. Hélio Wiebeck http://www.youtube.com/watch?v=tkniokp 4Igc&feature=related Rotomoldagem
BOLETIM TÉCNICO BOLETIM TÉCNICO RESINA PC 26 ENDURECEDOR G 226 CARGA HF-32
BOLETIM TÉCNICO RESINA PC 26 ENDURECEDOR G 226 CARGA HF-32 Resina PC 26_Endurecedor G 226_Carga HF-32 Resina poliuretânica para prototipagem rápida Descrição Resina PC 26_Endurecedor G 226 formam um sistema
Prova de Injeção Plastificação Preenchimento, Pressurização e Recalque Resfriamento
Prova de Injeção 1- Defina claramente o conceito de ciclo de injeção. Adicionalmente faça desenhos que representem as principais etapas de um ciclo típico de moldagem por injeção em uma máquina injetora
Avaliação de processos de produção de rodas ferroviárias fundidas. Denilson José do Carmo
Avaliação de processos de produção de rodas ferroviárias fundidas Denilson José do Carmo Fundição em molde de grafite AmstedMaxion. Cruzeiro, São Paulo. A AmstedMaxion justifica a mudança para o molde
FIGURA 40 Geometria 7 utilizada para teste do sistema. TABELA 21 Programas CNC que foram utilizados para produzir a geometria da figura 40
111 FIGURA 40 Geometria 7 utilizada para teste do sistema TABELA 21 Programas CNC que foram utilizados para produzir a geometria da figura 40 Programa CNC G90 x100 g3 x86.61 y49.98 r27 g90 x100.79 y37.01
Tecnologia Mecânica III
Prof. Engº Marcos A. Gasparin dos Santos Email: [email protected] Departamento de Mecânica/Mecatrônica Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ETEC JORGE STREET Revisão: 01 de 03/02/2016
Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.
PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Tecnologia em Fabricação Mecânica MATRIZ 6 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Aprovado o funcionamento pela
EXTRUSÃO EXTRUSÃO. Prof. M.Sc.: Anael Krelling
EXTRUSÃO Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 DEFINIÇÃO DO PROCESSO É um processo no qual um bloco metálico é colocado dentro de um recipiente e reduzido na sua seção transversal através da aplicação de elevadas
Brocas para Metal HSS
Brocas para Metal HSS BROCAS E EXPOSITORES / Brocas DESCRIÇÃO DO PRODUTO Com 50 modelos oferecidos em milímetros e polegadas, a nova linha de Brocas para Metal da Starrett,proporciona muito mais agilidade,
COLA PARA FUNDIÇÃO DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO IMEDIATA E APÓS CÂMARA ÚMIDA DE CORPOS DE PROVA COLADOS EM ESTUFA
Método de Ensaio Folha : 1 de 11 SUMÁRIO 1_ Objetivo 2_ Documentos a consultar 3_ Princípio do método 4_ Definição 5_ Aparelhagem 6_ Execução do ensaio 7_ Resultados 8_ Anexos A, B, C, D, E e F 1_ OBJETIVO
NOTAS DE AULAS - VII
Mar/203 Módulo: Processo de Fabricação VII TREFILAÇÃO. A trefilação é uma operação de conformação que visa produzir materiais de secção transversal, devidamente calibrada. Esta ação se faz, onde a matéria-prima
Processo de Fabricação: CORTE A LASER E CORTE A ÁGUA
Processo de Fabricação: CORTE A LASER E CORTE A ÁGUA CORTE A LASER O que é o Laser? Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. É um sistema que produz um feixe de luz coerente e concentrado
ANALISE DA VARIAÇÃO DIMENSIONAL EM PEÇAS FUNDIDAS PELO PROCESSO DE FUNDIÇÃO A CERA PERDIDA
ANALISE DA VARIAÇÃO DIMENSIONAL EM PEÇAS FUNDIDAS PELO PROCESSO DE FUNDIÇÃO A CERA PERDIDA Antonio Carlos Rossello Filho 1 ; Susana M. Giampietri Lebrão 2 1 Aluno de Iniciação Cientifica da Escola de Engenharia
TREFILAÇÃO TREFILAÇÃO
TREFILAÇÃO Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 O processo de trefilação consiste em fazer passar o material através de uma ferramenta, utilizando-se uma força de tração aplicada na saída da matriz. Apesar das
Poste de concreto armado seção duplo T
1 OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para postes de concreto armado de seção duplo T utilizados nos trabalhos em redes de distribuição. 2 NORMAS
NOTAS DE AULAS - IV. Disciplina: Manutenção Mecânica
IV INJEÇÃO Injeção Metálica (Fundição Sob Pressão) Injeção Metálica, ou Fundição Sob Pressão é o processo metal-mecânico no qual o metal fundido é, sob pressão, forçado a entrar na cavidade esculpida de
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS METALÚRGICOS Conformação por Solidificação TEMPERATURA
