Adoração, Louvor e Arte. - Conscientização - Flaviandekson P. Teixeira Ana Claudia C. A. Teixeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adoração, Louvor e Arte. - Conscientização - Flaviandekson P. Teixeira Ana Claudia C. A. Teixeira"

Transcrição

1 Adoração, Louvor e Arte. - Conscientização - Flaviandekson P. Teixeira Ana Claudia C. A. Teixeira

2 ARTE LOUVOR

3 Jo 4.23 Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim o adorem.

4 RENDER-SE "Reconheço a minha inferioridade e a sua superioridade; coloco-me à sua inteira disposição".

5 Mais do que inútil é o culto que desconhece Aquele a quem devemos submissão e lealdade. Por isso, o grau de beleza de um culto, o número de adeptos, ou a sua antiguidade, não tem importância se o adorador não estiver em contato vital com o Deus único.

6 SERVIR Os termos usados, no AT e no NT, respectivamente, são o hebraico a bhôdhâ e o grego latreia, cada um dos quais, originalmente, significava o trabalho efetuado pelos escravos ou empregados. E, a fim de prestar essa adoração a Deus, os Seus servos devem prostrar-se e, assim, manifestarem temor reverente, admiração e respeito próprios da atitude de adoração.

7 O significado central deste termo (latreia) surge de latron {"ordenado", no grego secular foi usado para indicar um trabalho pago e, mais tarde, um trabalho não pago). Mantém a ideia de servir. Tanto no A.T. quanto no N.T. a relação entre o homem e Deus não deixa de ser a de servir como escravo (ābad em hebraico; douleuō em grego).

8 REVERÊNCIA Adoração requer uma reverente preocupação com o que agrada a Deus

9 O termo vem do anglo-saxão weorthscipe, que foi modificado para worthship, e finalmente para worship. Significa atribuir valor, mérito (worth) a alguém ou alguma coisa.

10 Individual e congregacional

11 É a jóia desaparecida da igreja evangélica. Sabemos disso, sentimos sua falta e queremos encontrá-la.

12 É uma reação ativa a Deus, pela qual declaramos sua dignidade. Não é passiva, mas sim, participativa. Não é simplesmente um clima; é uma reação. Não é apenas uma sensação; é uma declaração.

13 A essência da adoração é: a celebração a Deus! Quando adoramos a Deus, nós o celebramos, o exaltamos, cantamos-lhe louvores e nos orgulhamos dele. Coletivamente, celebramos a Deus quando todas as partes da celebração (culto) se complementam e cooperam para um mesmo fim.

14 Não é a música indiscriminada (mal executada, sem ordem, confusa) nem mesmo a boa música executada apenas como uma apresentação. Celebramos a Deus quando nos deleitamos com a música e participamos dela para a Sua glória.

15 Não é uma pregação mal preparada ou displicente. Celebramos a Deus quando honramos sua Palavra com as nossas, por meio do seu Espírito.

16 É uma atitude do coração

17 Exemplos de adoradores: Gn 22.5; Êx 34.8 Js 5.14 Jz Sm Sm Cr 7.3 Ne 8.6 Jó 1.20 Ap 4.10; 7.11; 11.16

18 LOUVOR No Antigo Testamento, as principais palavras utilizadas para significar louvor são: hãlal, cuja raiz significa algo com fazer ruído; yãdhâ, que originalmente estava associada com as ações e gestos corporais que acompanhavam o louvor; e zãmar, que é associada com a música tocada ou cantada. No Novo Testamento, eucharistein (literalmente, agradecer ) é o vocábulo favorito, que subentende, da parte da pessoa que louva, a atitude de alguém mais íntimo com a pessoa louvada do que no caso do termo mais formal, eulogein, bendizer.

19 LOUVOR Louvar é: exaltar, bendizer, elogiar, enaltecer. É uma das formas de adorar a Deus.

20 LOUVOR O ato do louvor implica na mais íntima comunhão com aquele que está sendo louvado.

21 LOUVOR A bíblia, do princípio ao fim, é pontuada por explosões de louvor. Surgem espontaneamente da atitude básica de alegria que caracteriza a vida do povo de Deus.

22 LOUVOR Toda a criação expressa sua alegria por meio do louvor. Sl 65:13 Os campos cobrem-se de rebanhos, e os vales vestem-se de espigas; regozijam-se e cantam. Sl Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo o que neles se move, Is Cantai alegres, vós, ó céus, pois o Senhor fez isso; exultai, vós, as partes mais baixas da terra. Vós, montes, retumbai com júbilo, também vós, bosques, e todas as suas árvores,

23 LOUVOR Individual e congregacional

24 LOUVOR Ne 8.6 Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! Levantando as mãos. Então se inclinaram e adoraram ao Senhor, com o rosto em terra.

25 ARTE É qualquer atividade realizada com habilidade e de forma ordenada, técnica, consciente e racional.

26 ARTE ARTE EXCELÊNCIA

27 ARTE CUIDADO! A arte é um capataz exigente e, de vez em quando, toma o lugar de Deus como objeto de adoração. Precisamos abraçar a arte e não ignorar o Mestre da criatividade.

28 ARTE A última palavra em construções, bens eletrônicos, produção de filmes, música, pintura e todas as formas de expressão da criatividade humana, tem hoje, a capacidade técnica de ser melhor do que nunca. Contudo, para o desgosto de muitos que se consideram artisticamente atualizados, este é um período de grande mediocridade e frustração.

29 ARTE Toda obra nunca será completamente perfeita, sempre poderá ser melhorada. Trata-se de uma força impulsiva que não pode ser satisfeita; estar satisfeito pode significar um declínio em excelência, um contentamento com a mediocridade.

30 ARTE LOUVOR Adoração Intenção, motivo, propósito do coração. Louvor É uma das formas de adoração. Arte É a excelência da forma.

31 ARTE LOUVOR Em qual nível você está?

32 ARTE LOUVOR 1Co 14.15b Cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. Louvar de acordo com o Espírito Santo, cuja tarefa é colocar Cristo no centro de tudo. Louvar com conhecimento, sabedoria, arte.

33 ARTE LOUVOR Deus está interessado no coração grato, no espírito dedicado e na participação mental ativa dos músicos da música a Ele dedicada.

34 ARTE LOUVOR A verdadeira espiritualidade bíblica e a verdadeira integridade artística não são excludentes; uma completa a outra quando nosso coração está disposto a atribuir a Deus a honra e a glória que Ele requer de nós!

35 ARTE LOUVOR A adoração não é, em sua essência, uma condição da arte, antes, é uma condição (desejo impulsivo por trás da vida de adoração do cristão) do coração. Dt 6.6 Sl 73.26b Pv 4.23 Rm Hb 10.22

36 ARTE LOUVOR Quando o coração está direcionado para Deus, o verdadeiro adorador não depende de estímulos exteriores, está em constante progresso. Exortações como: Orai sem cessar Buscai o Senhor e o seu poder Vai estudar Vai ensaiar alcançam seu verdadeiro sentido, ou seja, toda a vida se torna um culto de adoração.

37 ARTE LOUVOR Se, nós cristãos, praticássemos esse estilo de vida com devoção, uma celebração (culto) coletiva não poderia deixar de ser uma grande bênção, pois, seria simplesmente uma continuação de um culto começado dias (ou semanas, ou meses) antes.

38 ARTE LOUVOR A arte em atitude apropriada pode ser uma grande expressão; mas precisa começar com um coração em comunhão com Deus.

39 ARTE LOUVOR Arte não produz adoração, mas adoração produz arte.

40 ARTE LOUVOR A adoração de coração não se opõe à adoração com arte, pois, a adoração de coração dá origem a novos níveis de arte: Beleza estética do ambiente não produz adoração centrada em Deus, porém, o coração do adorador pode elevar-se em um belo cenário. Composição e performance (desempenho) musicais excelentes não podem gerar adoração de coração, mas podem dar à adoração uma expressão como nenhuma língua conhecida pelo homem.

41 ARTE LOUVOR Precisamos dedicar a vida em busca da beleza artística em louvor a Deus. A arte é um meio de apresentar (ofertar) a Deus uma expressão de louvor com excelência. Deus é um Deus de beleza, excelente, criativo, detalhista e possui um gosto refinadíssimo. Desconsiderar a arte é roubar de si mesmo uma das maiores concepções da natureza de Deus e de suas magnificas relações com o homem.

42 É preciso planejamento para adorar a Deus em espírito e em verdade nesta época saturada pela mídia. Desde as primeiras experiências de adoração mencionadas nas Escrituras e ao longo da história da igreja, o planejamento da adoração coletiva tem sido uma necessidade.

43 O mesmo Espírito Santo que dirige na hora determinada para a adoração é também capaz de dirigir líderes (pastores, músicos, diáconos, presbíteros, professores) sensíveis em seus momentos de planejamento.

44 A porta deve sempre estar aberta para a liderança do Espírito Santo, nenhum plano é feito de concreto, nenhuma ordem de culto está inscrita em tábuas de pedra. Os cultos podem ser ao mesmo tempo planejados e espontâneos.

45 Um período artístico coletivo, bem equilibrado, dirigido pelo Espírito Santo não cai do céu; exige planejamento e ensaio. Deus não distribuiu igualmente os talentos entre nós, nem deu a todos a disponibilidade de um bom treinamento. Deus não espera nem mais, nem menos, nem além do que nosso melhor; Ele espera nosso tudo.

46 Sl 33.3b tocai bem (com arte) e com júbilo (com alegria, contentamento, entusiasmo, regozijo).

47 Gratos por sua atenção!

Adoração, Louvor e Arte. Parte I - Conscientização. Flaviandekson P. Teixeira - (Tony)

Adoração, Louvor e Arte. Parte I - Conscientização. Flaviandekson P. Teixeira - (Tony) Adoração, Louvor e Arte. Parte I - Conscientização ARTE LOUVOR Jo 4.23 Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que

Leia mais

Deus quer que dos nossos lábios saiam um cântico novo e espontâneo que declare a Sua grandeza.

Deus quer que dos nossos lábios saiam um cântico novo e espontâneo que declare a Sua grandeza. LIÇÃO 13 UM CÂNTICO NOVO Texto Bíblico: Salmos 33.3; 40.3; 96.1 Objetivos da lição: Entender que todos os verdadeiros discípulos precisam cantar um cântico novo. Compreender que somente o Senhor Deus é

Leia mais

DIFERENÇA ENTRE LOUVOR E ADORAÇÃO Ensinos Bíblicos Que Todo Cristão Deveria Saber

DIFERENÇA ENTRE LOUVOR E ADORAÇÃO Ensinos Bíblicos Que Todo Cristão Deveria Saber Autor DIFERENÇA ENTRE LOUVOR E ADORAÇÃO Ensinos Bíblicos Que Todo Cristão Deveria Saber O Prof. Robert Amorim é fundador da Escola do Chamado e também professor e um dos diretores do Sistema de Ensino

Leia mais

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele?

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Hebreus 10:24-25. O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Deus leva em consideração as coisas que falamos

Leia mais

Uma igreja adoradora

Uma igreja adoradora Uma igreja adoradora Introdução: Cônscia de que deve identificar seus propósitos com fulcro na Palavra de Deus, a IGREJA CONGREGACIONAL DINAMÉRICA toma por base, para o estabelecimento de tais propósitos,

Leia mais

O QUE É O CULTO? Cultuar é adorar a Deus!

O QUE É O CULTO? Cultuar é adorar a Deus! O CULTO ANTES CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A ELE SEJA DADA A GLÓRIA, ASSIM AGORA, COMO NO DIA DA ETERNIDADE. AMÉM. 2PEDRO 3:18 Introdução Sem dúvidas nós

Leia mais

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Resgatando a Ambição Bíblica Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Data Tema Professor 01/10 Resgatando a Ambição pela Excelência Profissional Dante Stopglia 08/10 Resgatando a Ambição pela

Leia mais

OS VERDADEIROS ADORADORES

OS VERDADEIROS ADORADORES - Aula 3 OS VERDADEIROS ADORADORES Objetivo: ao final da aula, o aluno deverá buscar se identificar como um adorador dentro dos padrões bíblicos, empenhando-se por cultuar a Deus do modo que O agrada e

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA 7 CULTO: CRESCENDO JUNTOS NA ALEGRIA, NA COMUNHÃO E NA ADORAÇÃO A DEUS IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS CALENDÁRIO ANUAL UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS R. B A R Ã O D E C O R O M A N D E L, 6 7 1 B A R R E I R O. B E L O H O R I Z O N T E / M G W W

Leia mais

Introdução. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo Desmistificando o Culto

Introdução. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo Desmistificando o Culto DUPLO PRAZER Mensagem 09 de 16 Data: 07/11/2010 Introdução Desmistificando o Culto Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Jo 4.20

Leia mais

A Natureza da Verdadeira Adoração. Autor: Geoffrey Thomas * * *

A Natureza da Verdadeira Adoração. Autor: Geoffrey Thomas * * * A Natureza da Verdadeira Adoração Autor: Geoffrey Thomas * * * A verdadeira adoração é prestada a Deus somente por aqueles que nasceram do Espírito de Deus. Aquele que é nascido da carne, é carne, disse

Leia mais

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010 Salmo 33.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Parte 2 29/09/2010 2 No texto bíblico a felicidade não se restringe à prosperidade, ao bemestar e à alegria contagiante. Felicidade na Bíblia, está

Leia mais

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial UNIÃO ESTE BRASILEIRA Associação Ministerial Comentários sobre a Música Comentários sobre a Música Pr. Graciliano Martins Percepção Humana da Música A música é percebida pelo tálamo, estação de transmissão

Leia mais

Edital de Inscrições 2012

Edital de Inscrições 2012 Edital de Inscrições 2012 A Escola de Louvor tem o compromisso de oferecer aos seus alunos as ferramentas necessárias para o serviço do Reino de Deus por meio de um treinamento preparado especialmente

Leia mais

Escolha o assunto e os limites do estudo

Escolha o assunto e os limites do estudo Método Tópico Escolha o assunto e os limites do estudo Tema: unção (unção, ungir, ungido) descobrir o significado da unção no AT e NT. Quem era ungido por Deus (ou Jesus ou o Espírito Santo)? O que é a

Leia mais

Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO. 11 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade

Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO. 11 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade Lição nº 2 CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade 11 jan 2015 Texto da Nova Versão Internacional Texto Bíblico Inspirativo João 4.22-24 TEXTO ÁUREO Adorem ao Senhor

Leia mais

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FONTE PRIMÁRIA DA ADORAÇÃO A Santa Bíblia, registra que em certa ocasião, Jesus disse a mulher de Samaria

Leia mais

Honrando Aqueles que nos foram Confiados 2. A liderança na Igreja

Honrando Aqueles que nos foram Confiados 2. A liderança na Igreja A liderança na Igreja A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais. (Ef 3:10 [NVI(Br)])

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

SEMINÁRIO de LOUVOR JANEIRO de 2016 IGREJA CRISTÃ do RENOVO

SEMINÁRIO de LOUVOR JANEIRO de 2016 IGREJA CRISTÃ do RENOVO SEMINÁRIO de LOUVOR JANEIRO de 2016 IGREJA CRISTÃ do RENOVO INTRODUÇÃO. Ojectivo deste seminário é de continuar a alinhar a idêntidade do Ministério Renovo no que respeita ao departamento de louvor. Nesta

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Sugestão Litúrgica. Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos

Sugestão Litúrgica. Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos Sugestão Litúrgica Dia da pastora e do pastor metodista e Domingo de Ramos Prelúdio (solo instrumental: Amigo de Deus. Disponível em https://www.cifraclub.com.br/adhemar-decampos/amigo-de-deus/) Acolhida

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo Nos livros poéticos vemos ação responsiva, por parte de Israel, aos atos salvíficos de Deus. Respostas: Pessoais;

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

Culto é adoração. Culto devem permitir expressões de adoração a Deus e tempo para sentir, com assombro, Sua grandeza e poder (Sl 95:3-5).

Culto é adoração. Culto devem permitir expressões de adoração a Deus e tempo para sentir, com assombro, Sua grandeza e poder (Sl 95:3-5). Na ausência do pastor, o ancião é responsável por liderar o culto divino no sábado. Isso requer compreensão do culto. As igrejas, muitas vezes, mantêm a mesma ordem do culto, ano após ano, usando os mesmos

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

Aula 02. A adoração antes da queda

Aula 02. A adoração antes da queda Aula 02. A adoração antes da queda Parte I: Do início de tudo até os patriarcas 03/01 a1 Matrículas. Explicações inicias e introdução ao curso. 03/01 a2 Início de aula 1. A importância e o arranjo pactual

Leia mais

Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja

Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja Aula 09. [Parêntese 3] Usos atuais da dança pela igreja De fato, um papel característico do culto público diminuiu quando muitos enfatizaram que toda a vida era um culto, e que o culto poderia assumir

Leia mais

CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL

CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL CONGREGAÇÃO DO SETOR PEDROSO CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL Período: 15 de agosto a 30 de setembro de 2017 Tema: A minha vida é para a Glória de Deus. Texto Bíblico: Efésios, 1: 3-12 Horários:

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: ANTROPOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O modelo organizacional de uma instituição traduz a sua capacidade ou não de realizar a sua missão

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 03 UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO [...] os verdadeiros adoradores

Leia mais

Igreja Presbiteriana do Grajaú Escola Bíblica Dominical

Igreja Presbiteriana do Grajaú Escola Bíblica Dominical Igreja Presbiteriana do Grajaú Escola Bíblica Dominical Avivamento Bíblico.aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, no decurso dos anos faze-a conhecida... abacuque 3.2b Pb. Ivo Trosdtorf Introdução

Leia mais

MINISTÉRIO DA ORAÇÃO Prioridade da oração.

MINISTÉRIO DA ORAÇÃO Prioridade da oração. MINISTÉRIO DA ORAÇÃO Jesus instruiu os discípulos a aguardarem pelo batismo do Espírito Santo antes de realizarem qualquer atividade em oração. Ela é a nossa ferramenta mais poderosa no Grande Conflito.

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Primeiro Artigo de Fé: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho

Leia mais

V Dons espirituais e ministérios na igreja

V Dons espirituais e ministérios na igreja Igreja Povo de Deus V Dons espirituais e ministérios na igreja 22 homens no gramado milhares de pessoas nas arquibancadas Nas arquibancadas, todos sabem como jogar Gritam Criticam mais que aplaudem 1.

Leia mais

"Lábios impuros x impuros lábios" 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido;

Lábios impuros x impuros lábios 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; "Lábios impuros x impuros lábios" 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo

Leia mais

Neste exposto, venho deixar uma breve reflexão sobre música, dom espiritual. Tenta lembrar quantas vezes na última semana ouviste música.

Neste exposto, venho deixar uma breve reflexão sobre música, dom espiritual. Tenta lembrar quantas vezes na última semana ouviste música. Música, Dom Espiritual, Adoração Neste exposto, venho deixar uma breve reflexão sobre música, dom espiritual e adoração. Tenta lembrar quantas vezes na última semana ouviste música. Não só as músicas na

Leia mais

O formulário litúrgico é um canto de louvor e de gratidão ao Deus grande e misericordioso que suscitou na Igreja São João Bosco como amigo, irmão e

O formulário litúrgico é um canto de louvor e de gratidão ao Deus grande e misericordioso que suscitou na Igreja São João Bosco como amigo, irmão e 31 de janeiro São JOÃO BOSCO presbítero Pai e Mestre da juventude Fundador da Sociedade de São Francisco de Sales, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Cooperadores Salesianos Solenidade.

Leia mais

Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6)

Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6) Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos (II Tm 1.6) Deus quer que você tenha um ministério reavivado!. Ele não se agrada da apatia. A palavra de

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

Mordomia Cristã. Série

Mordomia Cristã. Série Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores Martinho Sonntag (VPEC) e Geraldo W. Schüler (VPEM), visando assessorar os pastores e

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Preparar e Realizar Cultos Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Preparar e Realizar Cultos www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador do

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO 6º ENCONTRO SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA O mundo ordenado por Deus, através das suas instituições, para que as pessoas vivam em harmonia e protegidas. SUBMISSÃO: A ALEGRIA

Leia mais

A Adoração que Deus Busca

A Adoração que Deus Busca A Adoração que Deus Busca Introdução Todos os domingos nos reunimos, e com certas expectativas. Trazemos as nossas pessoais. Social, filhos, inspiração, gratidão... Neste tempo que tem cânticos, mensagem,

Leia mais

www.picasa.com/girassol_984_1600x1200.jpg www.borda.org.br Baixe as aulas e mensagens! Átila da Silva 10 de novembro de 2013 10/11/2013 www.borda.org.br 4 atila@borda.org.br A oração é a nossa declaração

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 Objetivos da lição

Leia mais

Verdadeiro louvor. Do mesmo modo que as obras da mulher virtuosa a louvam, são as obras de Deus que O louvam Todas as tuas obras te

Verdadeiro louvor. Do mesmo modo que as obras da mulher virtuosa a louvam, são as obras de Deus que O louvam Todas as tuas obras te Verdadeiro louvor Somente os mansos, aqueles que aprendem de Cristo, comerão e se fartarão de justiça ( Mt 11:29 ). Somente os que buscam ao Senhor verdadeiramente O louvam. Somente aqueles que receberam

Leia mais

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro I Semana de Liturgia 21 a 25 de setembro de 2015. Sacrosanctum Concilium 50 anos depois. Por uma participação ativa, consciente e plena. Abertura Solo: Abrirei

Leia mais

Fernando Leite

Fernando Leite 22.09.13 Fernando Leite Introdução 1ª Consideração: O povo de Deus é santo Saúdem a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo enviam saudações. Fp 4.21 Todos os santos lhes enviam saudações,

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

Os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

Os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. O papel do Diácono Os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus (ITm 3:13) ATOS 6: 1-6 A Origem do Diaconato na igreja I Tm 3:

Leia mais

OS PASSOS DA ADORAÇÃO: AÇÕES DE GRAÇA Texto Base: Salmo

OS PASSOS DA ADORAÇÃO: AÇÕES DE GRAÇA Texto Base: Salmo Novembro/18 1ª Semana OS PASSOS DA ADORAÇÃO: AÇÕES DE GRAÇA Texto Base: Salmo 100.4-5 INTRODUÇÃO No Antigo Testamento, houve alguns locais designados para a adoração a Deus. O principal deles foi o chamado

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

A POLíTICA NA IGREJA 1

A POLíTICA NA IGREJA 1 A POLíTICA NA IGREJA 1 2 A POLíTICA NA IGREJA Deve a igreja de CRISTO se Envolver no processo eleitoral? Adriano R. S. Montes 3 Ficha catalográfica (opcional). Caso deseje, a Câmara Brasileira do Livro

Leia mais

A Sedução da Auto-Estima

A Sedução da Auto-Estima A Sedução da Auto-Estima Aula 1: Criados para adorar Aula 2: A sedução da auto-estima Aula 3: Uma perspectiva bíblica sobre nós mesmos Aula 4: Verdade Bíblica X Perspectivas atuais 1 Aula 1 - Criados para

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

Lição 11 para 16 de junho de 2018

Lição 11 para 16 de junho de 2018 Lição 11 para 16 de junho de 2018 Apocalipse 13:15-18 mostra um decreto de morte para todo aquele que não adore a imagem da besta. Para diferenciar os que a adoram dos que não o fazem, lhes impõe uma marca.

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4).

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4). Leitura: Romanos 12.1-8 Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4). O plano é perfeito e inclui a salvação em Cristo (2 Ts 2.13) e a capacitação para lhe servirmos (2

Leia mais

4ª LIÇÃO A ADORAÇÃO NA IGREJA

4ª LIÇÃO A ADORAÇÃO NA IGREJA O que é a Igreja de Cristo? 5ª Lição 1 INTRODUÇÃO: A. Texto: João 4:7-24. 4ª LIÇÃO A ADORAÇÃO NA IGREJA B. Adoração aceitável é a que o nosso Deus procura. 1. Adoração aceitável sobe a nosso Deus como

Leia mais

ESTUDOS SOBRE IGREJA

ESTUDOS SOBRE IGREJA 1 ESTUDOS SOBRE IGREJA Lição 08: A Igreja e o culto Isaias 6.1-8 Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 Lição 08: A Igreja e o culto Isaias 6.1-8 Introdução Hoje nossa lição vai tratar de um aspecto extremamente

Leia mais

COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES

COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: ANDANDO NO ESPÍRITO LÚDIO MARCONDES VAMOS DISCUTIR O ASSUNTO? TEXTO BASE: Gálatas 5:22,23 INTRODUÇÃO: Quando decidimos seguir

Leia mais

Ó Tu que escutas a oração, a Ti virão todos os homens, pois a oração dos retos é o Seu contentamento! (Salmo 65:2; Provérbios 15:8b).

Ó Tu que escutas a oração, a Ti virão todos os homens, pois a oração dos retos é o Seu contentamento! (Salmo 65:2; Provérbios 15:8b). Ó Tu que escutas a oração, a Ti virão todos os homens, pois a oração dos retos é o Seu contentamento! (Salmo 65:2; Provérbios 15:8b). Oração não se define, nem se ensina. Só há um meio de conhecê-la e

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Aula 1 TREINAMENTO DE PROFESSORES. Ministério de Educação Cristã. Igreja Batista Cidade Universitária

Aula 1 TREINAMENTO DE PROFESSORES. Ministério de Educação Cristã. Igreja Batista Cidade Universitária TREINAMENTO DE PROFESSORES Igreja Batista Cidade Universitária Ministério de Educação Cristã PERÍODO Aula 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO Qual é a imagem do ensino que você traz? Perigos enfrentados pela igreja

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br

igrejabatistaagape.org.br Tipos de oração Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 26 de outubro de 2008 Salmo de louvor. (1) Cantem hinos a Deus, o Senhor,todos os moradores da terra! (2) Adorem o Senhor com alegria e venham cantando

Leia mais

Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR. 04 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade

Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR. 04 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade 04 jan 2015 Texto da Nova Versão Internacional Texto Bíblico Inspirativo Salmo 113 TEXTO ÁUREO Bendirei o Senhor

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7)

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Curso Liderança Bíblica Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Recado do Rev. Misael 02/07 O que é liderança? Quais são os requisitos para liderar? O que Deus concede e exige dos líderes da igreja? Como liderar

Leia mais

11/02/ :22 Página 1/5

11/02/ :22 Página 1/5 Publicado na Quarta-feira, 05 de Janeiro de 2011 Este artigo foi lido 625 vezes em nosso site O Poder da Fé Adoração Verdadeira! E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima

Leia mais

Adorar em Espírito e Verdade

Adorar em Espírito e Verdade Adorar em Espírito e Verdade Adorar em Espírito e Verdade João 4.1-24 Quando chegamos aos cultos, ou em especial nos cultos de domingo, ouvimos sempre das pessoas que estão dirigindo o culto, vamos ouvir

Leia mais

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou?

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou? VERDADES ESSENCIAIS 2. Quem criou? Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JULHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

FRANCIS A. SCHAEFFER. Tradução FERNANDO GUARANY JR.

FRANCIS A. SCHAEFFER. Tradução FERNANDO GUARANY JR. A ARTE E A BíBLIA 1 FRANCIS A. SCHAEFFER Tradução FERNANDO GUARANY JR. Prefácio 9 1. A arte e a Bíblia 13 2. Algumas perspectivas sobre arte 41 E com a verdade vem a beleza, e com a beleza a liberdade

Leia mais

Prova: Ministérios Pastorais SBC 104

Prova: Ministérios Pastorais SBC 104 nome: número de estudante: Prova: Ministérios Pastorais SBC 104 1. O principal objetivo do pastoreio é o rebanho a. Disciplinar b. Alimentar c. Liderar d. Ignorar 2. Pastores são chamados a serem que atuam

Leia mais

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital:

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital: Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

MINISTÉRIO E RELACIONAMENTO VIDA DE FILHO

MINISTÉRIO E RELACIONAMENTO VIDA DE FILHO MINISTÉRIO E RELACIONAMENTO VIDA DE FILHO Qual a visão real de Deus sobre o ministério? Será que criou o ser humano pra ser usado, será que o foco de Deus esta em nos usar o que poderia fazer para ele?

Leia mais

CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e

CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e MÓDULO V ITINERÁRIO do Acto CATEQUÉTICO = COMO Fazer Catequese Recordar: CT 18 -Globalmente, pode-se partir da noção de que a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual

Leia mais

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA Parâmetros para a interação entre os sexos Professores: Presb. Antônio Pacheco Cecília Finotti Nishikawa Almeida CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULAS CONTEÚDO 1 Macho e Fêmea:

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia

O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia O livro Apocalipse 24 A visão do julgamento da grande prostituta (18.20-19.10) Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução 18.20-19.10 Capítulo 17.16 já anunciou a ruína da grande cidade, em cap. 18 esse julgamento

Leia mais

Aula 04. A necessidade de um princípio regulador

Aula 04. A necessidade de um princípio regulador Aula 04. A necessidade de um princípio regulador Se Cristo tivesse introduzido mais elementos festivos e agradáveis à sua missão, ele teria sido mais popular, quando as pessoas se afastavam dele por causa

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

Tema 02 - Música, Bênção ou Maldição? Tema 01 - O Último Apelo Divino. Roteiro da programação do dia / / - Início às : hs. Boas Vindas e hino:

Tema 02 - Música, Bênção ou Maldição? Tema 01 - O Último Apelo Divino. Roteiro da programação do dia / / - Início às : hs. Boas Vindas e hino: Tema 01 - O Último Apelo Divino Hino sugerido: 304 - Vêem os Outros CRISTO em Ti? Vídeo-CD: O Último Apelo Divino Hino sugerido: 545 - Vem o Grande Dia Tema 02 - Música, Bênção ou Maldição? Hino sugerido:

Leia mais

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). Slide 2

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4).  Slide 2 Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). www.portalebd.org.br Slide 2 A alegria, fruto do Espírito, não depende de circunstâncias. www.portalebd.org.br Slide 3 20 Na verdade,

Leia mais

CONTACTOS IGREJA DO MIRANTE

CONTACTOS IGREJA DO MIRANTE CONTACTOS IGREJA DO MIRANTE Praça do Coronel Pacheco, 23 4050-453 PORTO Sede: 222 007 410 / TM: 969 292 687 igrejametodistadomirante@gmail.com www.facebook.com/igrejadomirante www.mirante.pt Pastor: Bispo

Leia mais

Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel

Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel Data e Origem Cada livro tem uma história própria Salmos, Jó

Leia mais