ASSEMBLEIA NACIONAL. Auditório Nacional, 10 de Abril de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSEMBLEIA NACIONAL. Auditório Nacional, 10 de Abril de 2017"

Transcrição

1 1 ASSEMBLEIA NACIONAL Discurso do Presidente da Assembleia Nacional, Engº Jorge Santos, na Sessão Solene de Boas Vindas, ao Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa Auditório Nacional, 10 de Abril de 2017 Senhor Presidente da República Portuguesa, Excia Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde, Excia Senhor Presidente do Tribunal Constitucional Senhora Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Senhoras e Senhores Membros do Governo de Cabo Verde Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal Senhoras e Senhores Deputados à Assembleia Nacional Senhores Deputados à Assembleia da República Portuguesa Ilustres Membros da Delegação Presidencial Portuguesa Senhor Ex. Primeiro-Ministro, Dr. José Maria Neves Senhor Presidente do Tribunal de Contas Senhor Procurador-Geral da República

2 Senhora Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial Senhor Provedor da Justiça Senhor Presidente da Câmara Municipal da Praia Senhores Presidentes das Câmaras e Assembleias Municipais Eminência Cardeal Arlindo Furtado, Bispo de Santiago Reverendo David Araújo, Superintendente da Igreja Nazarena Senhor Embaixador de Cabo Verde em Portugal Senhora Embaixadora de Portugal em Cabo Verde Senhoras e Senhores Membros do Corpo Diplomático e das Organizações Internacionais Digníssimas autoridades civis, militares e religiosas Digníssimos representantes das organizações da sociedade civil Senhoras e senhores jornalistas nacionais e estrangeiros Distintos Convidados Minhas Senhoras e Meus Senhores 2 Hoje é um dia especial para o Parlamento e para Cabo Verde. Temos a subida honra de receber na Casa do Povo e da Democracia, o Presidente da República de Portugal, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

3 Uma ilustre e marcante figura da vida política portuguesa que, sem sombra para dúvidas, se presta a projetar-se, pelo brilhantismo e estilo genuíno de estar na política, por fronteiras outras, gerando paradigmas e fazendo escola. 3 É com imensa satisfação que, em nome do parlamento caboverdiano e de todos os deputados, faço uso da palavra nesta sessão solene para dar a Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa as boas vindas ao nosso país e manifestarlhe o quanto nos sentimos honrados com tão importante visita. Na verdade, mais do que de um dignatário, trata-se da visita de um amigo de Cabo Verde e Chefe de Estado de um País especial que nunca se poupou a esforços para conferir às relações com o nosso país um cunho de amizade indelével e de comprometimento inequívoco. A presença de Vossa Excelência na Assembleia Nacional caboverdiana é um sinal forte em direcção à importância desta Casa Parlamentar como vetor, por excelência, de valorização do pluralismo e da democracia, sendo certo que tais atributos associados à condição do Parlamento como manifestação e expressão da vontade popular, contribuem sobremaneira para o reforço do seu papel no sistema político e sua dignificação na sociedade cabo-verdiana.

4 4 O regular funcionamento das nossas instituições e do sistema político, aliado à nossa paz social, inegável posição geográfica e composição da nossa população, marcadamente jovem, são capitais não negligenciáveis, que contribuem positivamente para o desenvolvimento económico e social e para a competitividade de Cabo Verde. A nossa democracia e os desafios do desenvolvimento do país clamam pela emergência de uma sociedade civil que, acreditando nas virtualidades do sistema de governação esteja disponível para escrutinar a cada momento as atitudes, comportamentos e as decisões dos vários espaços de exercício do poder, seja a nível central quanto local. Tenho dito, amiúde, e volto a afirmá-lo que quanto maior e melhor for o juízo e escrutínio que os cidadãos fazem das decisões dos atores políticos, maior é sua força vinculativa, pelo grau de legitimidade e respaldo popular. Aliás, estou convencido, que a Cidadania e a Transparência assumem-se como factores essenciais e quiçá incontornáveis para a Boa Governação. Senhor Presidente

5 5 Senhor Primeiro Ministro Ilustres convidados Entendo que é hoje consensual a excelência das relações de amizade e cooperação entre Portugal e Cabo Verde e nossos respetivos povos. Os laços e vínculos históricos e culturais são fortes e indestrutíveis. As nossas relações assentam-se numa base de confiança e de partilha de valores civilizacionais que perduram no tempo e se erigem como alicerce na construção de uma cooperação exemplar e de uma parceria estratégica de enorme impacto e relevância. Tornou-se comum dizer-se que as relações entre Portugal e Cabo Verde são privilegiadas. Podemos afirmar que Portugal é, hoje, um dos principais parceiros estratégicos de Cabo Verde, a nível Político-diplomático, a nível económico, comercial e a nível cultural e desportivo. Reafirmo e sublinho, Senhor Presidente, que Portugal é uma aposta prioritária e estratégica para Cabo verde. São relações históricas de vários séculos: que inclusive influenciaram de forma marcante a génese do povo cabo-

6 verdiano; que marcaram a nossa forma de estar e de ser; que moldaram a nossa cultura; que induzem as nossas opções politicas, económicas e humanas. 6 São relações consolidadas, animadas por uma densa e profunda cumplicidade e traduzidas numa parceria estratégica a todos os títulos abrangente, entre as nossas duas nações e Governos. Acresce, Senhor Presidente, a amizade e a solidariedade genuínas que Vossa Excelência sempre soube demonstrar para com os cabo-verdianos e seus governantes, e mais particularmente para com a diáspora em Portugal, são por demais evidentes. Igualmente realçamos a importância da concertação politica e diplomática, existentes entre os nossos Estados nas relações internacionais, designadamente no âmbito da nossa parceria especial com a União Europeia e no plano das mais diversas decisões em patamares internacionais diferenciados a que pertencemos; Enfim, uma parceria que já deu frutos imensos inclusivamente no âmbito da formação, reforço institucional e desenvolvimento, bem assim da consolidação do espaço CPLP.

7 Por essas razões, a vossa visita ao nosso país e ao parlamento, é especial e corolário da fértil amizade reciproca que os nossos países nutrem um pelo outro; é um tributo à democracia, à cooperação e à fraternidade. 7 Saúdo, pois, a Vossa Excelência e a delegação que o acompanha. Auguro-vos uma boa estada entre nós, convicto de que esta missão será coroada de reconfortantes resultados. Senhor Presidente Senhor Primeiro-Ministro Senhoras e Senhores As nossas relações com o povo e a nação portugueses são fortes, são exemplares. Constituem uma importante contribuição para a construção da paz e do entendimento entre os povos. Relevam como factores incontornáveis para a edificação de um mundo mais solidário e mais justo. E a este propósito quero realçar o papel de Portugal nas nossas relações com a União Europeia. Reconforta-nos o nível que atingiram e o papel que desempenham no nosso processo de desenvolvimento e na nossa afirmação no Mundo.

8 Mas não nos esquecemos que para tanto foi primordial o facto de sempre termos estabelecido e mantido com o Povo e o Estado Portugueses uma relação exemplar sob todos os ângulos. 8 Importa realçar dois instrumentos importantes em que esta relação de fraternidade que construímos com Portugal foi importante e decisivo para o desenvolvimento de Cabo Verde: a indexação do escudo cabo-verdiano ao EURO e o Acordo de Parceria Especial Cabo Verde-EU. A indexação do Escudo Cabo-verdiano ao Euro, convém lembrar, começou com um acordo de paridade fixa com o Escudo Português, em Foi de capital importância no nosso desenvolvimento económico e na atração de investimentos diretos externos, pelo quadro de estabilidade e previsibilidade que estabeleceu a nível Nacional. Fixou balizas instrumentais de gestão macroeconómica do País e reforçou o grau de confiança dos investidores nas instituições nacionais. O Acordo de Parceria Especial, adotado em 2007 e que neste ano vai comemorar os seus 10 anos, constitui igualmente um importante instrumento na aproximação e relacionamento Cabo Verde/ União Europeia, com a nossa Região da Africa Ocidental (CEDEAO) e com o mundo.

9 9 Sr. Presidente Sr. Primeiro-Ministro Senhoras e Senhores Deputados Minhas Senhoras e meus Senhores O desafio lançado por Portugal na Cimeira dos Chefes de Estado do Rio de Janeiro em matéria de convergência e mobilidade dos cidadãos no seio da CPLP, constitui um imperativo básico e essencial para o reforço da amizade e cooperação entre Cabo Verde e Portugal, uma consequência lógica da nossa história em comum, da nossa aproximação cultural e humana. Citando o Senhor Presidente Marcelo na condecoração do emblemático músico cabo-verdiano, Tito Paris, horas antes de sua partida para Cabo Verde, disse: Mais do que negócios, mais do que economia, mais do que finanças, é a cultura o que importa. Senhor Presidente, este é também o sentimento dos caboverdianos residentes e na diáspora.

10 Está claro que existe da parte dos representantes políticos e instituições democráticas dos nossos países vontade política para reforçar ainda mais o quadro de Cooperação existente, onde a Cooperação Parlamentar assume papel de relevo. 10 Enalteço neste particular, a profícua parceria e amizade que temos mantido com a Assembleia da República Portuguesa com ganhos palpáveis e estratégicos no que diz respeito à reforma e modernização do nosso parlamento, à abertura do parlamento à sociedade e na troca de experiências entre os nossos parlamentares, algo seguramente importante na consolidação da confiança institucional. Se é verdade que existem condições históricas e estratégicas para uma verdadeira e profícua aproximação funcional de Cabo Verde ao espaço europeu ou ainda da região geográfica da Macaronésia, não é menos verdade que teremos que lançar um olhar atento em relação à CPLP. Portugal e Cabo Verde, enquanto fundadores e entusiastas convictos do projeto lusófono, têm especiais responsabilidades no reforço e na promoção da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, transformando-a numa comunidade robusta e construtiva, de cidadãos e de parcerias a todos os níveis: económico, social e cultural.

11 11 O quadro de confiança e cumplicidade entre Cabo Verde e Portugal é um capital e um ativo que devemos reforçar e explorar, quer a nível das nossas relações bilaterais, quanto ao nível das organizações multilaterais a que ambos pertencemos. Neste quadro, entendemos que a cooperação entre a nossa Assembleia Nacional e a Assembleia da República Portuguesa deve ser mais ampla e profunda, tendo como pano de fundo inspirativo e operacional o Acordo de Parceria Especial de Cabo Verde com a União Europeia, com vista a um melhor aproveitamento das virtualidades do pilar Boa Governação e introduzindo ações concretas tendentes ao reforço da qualidade da nossa democracia e suas instituições ao reforço da cooperação e diplomacia parlamentar. Senhor Presidente Senhor Primeiro-Ministro Senhoras e Senhores Deputados

12 Esta visita é um marco importante para o reforço da nossa amizade e cooperação, por via da associação e vinculação acrescida de novos campos exploratórios de parceria. 12 Primeiro, porque ela acontece num momento impar e especial para os cabo-verdianos que viveram há poucos meses um período eleitoral intenso e protagonizaram mais uma alternância política na normalidade e tranquilidade. Mais uma prova de robustez e funcionalidade das nossas instituições eleitorais e da credibilidade e qualidade da nossa democracia. Depois porque ela foi antecedida de um outro momento importante a visita do Primeiro-ministro português ocasião que permitiu aos nossos dois países, através dos chefes de governo respetivos, alargar e reforçar as bases de cooperação, designadamente assinando um novo programa estratégico de cooperação e estendendo-o a áreas como a Capacitação no Sector de Defesa, Acordos Técnico-policiais, Apoio ao Sector da Justiça e Promoção e Desenvolvimento do Sector Empresarial para além de áreas já tradicionalmente consagradas como a saúde, os assuntos sociais e a educação.

13 Por isso entenderá, Sua Excelência Senhor Presidente, que é legítimo afirmarmos que a sua estada entre nós constitui certamente o coroar das excelentes relações de amizade, cumplicidade e cooperação entre os nossos dois países e um dos pontos mais altos da implementação da visão que partilhamos e fomos construindo e consolidando, ao longo da nossa história. 13 Acredito, ainda, que Vossa Excia terá o prazer de, durante o seu mandato, acrescentar várias pedras na excelência deste edifício que é a cooperação entre Cabo Verde e Portugal. Acreditamos firmemente, que estes dias entre nós, se erguerá uma ocasião propícia para melhor conhecer as nossas gentes e aquilatar-se de como elas são ciosas das nossas relações com Portugal. Creia Senhor Presidente, que a honrosa presença de Vossa Excelência nesta Casa da Democracia ficará indelevelmente gravada na história do Parlamento como um marco inesquecível. Senhor Presidente Políticos com a sua dimensão humana e envergadura política e social assumem-se sempre como uma afirmação permanente de confiança e de esperança para as nações.

14 14 Boa estadia em Cabo Verde, Um muito obrigado pela vossa distinta presença e atenção

Visita de Sua Excelência Presidente da República do Senegal Engº. Macky Sall. Sede da CPLP. 9 de setembro de 2015

Visita de Sua Excelência Presidente da República do Senegal Engº. Macky Sall. Sede da CPLP. 9 de setembro de 2015 Visita de Sua Excelência Presidente da República do Senegal Engº. Macky Sall Sede da CPLP 9 de setembro de 2015 Discurso de Boas-Vindas do Secretário Executivo Embaixador Murade Murargy (Só faz fé a versão

Leia mais

Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos,

Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos, Sua Excelência Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos, Excelentíssima Primeira-Dama da República de Angola, Drª Ana Paula dos Santos, Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente

Leia mais

Senhor Presidente do Supremo Tribunal. Senhoras e Senhores Vice-Presidentes da. Senhora Procuradora-Geral da República,

Senhor Presidente do Supremo Tribunal. Senhoras e Senhores Vice-Presidentes da. Senhora Procuradora-Geral da República, Senhor Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Senhores Ministros, Senhoras e Senhores Vice-Presidentes da Assembleia da República, Senhora Procuradora-Geral da República, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

Luanda, 14 de Junho de 2016 EXCELÊNCIAS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO, SENHOR SECRETÁRIO-GERAL, SENHORES MINISTROS, DISTINTOS DELEGADOS,

Luanda, 14 de Junho de 2016 EXCELÊNCIAS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO, SENHOR SECRETÁRIO-GERAL, SENHORES MINISTROS, DISTINTOS DELEGADOS, DISCURSO PRONUNCIADO POR SUA EXCELÊNCIA JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA, POR OCASIÃO DA 6ª CIMEIRA ORDINÁRIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE

Leia mais

Mesa-redonda Internacional de Doadores. sobre a Guiné-Bissau. Intervenção do Embaixador Murade Murargy. Secretário Executivo da CPLP

Mesa-redonda Internacional de Doadores. sobre a Guiné-Bissau. Intervenção do Embaixador Murade Murargy. Secretário Executivo da CPLP Mesa-redonda Internacional de Doadores sobre a Guiné-Bissau Bruxelas, 25 de Março de 2015 Intervenção do Embaixador Murade Murargy Secretário Executivo da CPLP Eximo. Senhor Primeiro-ministro da República

Leia mais

Discurso de Boas-Vindas Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy

Discurso de Boas-Vindas Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy VISITA DO VICE-PRESIDENTE DO BRASIL E SUA DELEGAÇÃO À SEDE DA CPLP (21 de abril de 2015) Discurso de Boas-Vindas Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade Murargy É com grande emoção e enorme satisfação,

Leia mais

ANOS DA CPLP» Intervenção de. S. Ex.ª Embaixador Murade Murargy, Secretário Executivo da Comunidade dos. Países de Língua Portuguesa (CPLP)

ANOS DA CPLP» Intervenção de. S. Ex.ª Embaixador Murade Murargy, Secretário Executivo da Comunidade dos. Países de Língua Portuguesa (CPLP) «SEMINÁRIO DAS COMEMORAÇÕES DOS 20 ANOS DA CPLP» Intervenção de S. Ex.ª Embaixador Murade Murargy, Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Assembleia da República Portuguesa

Leia mais

Excelência Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República de Cabo-Verde e Presidente em Exercício dos PALOP,

Excelência Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República de Cabo-Verde e Presidente em Exercício dos PALOP, Discurso pronunciado por Sua Excelência José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, por ocasião da Cimeira dos PALOP Luanda, 30 de Junho de 2014 Excelência Jorge Carlos de Almeida Fonseca,

Leia mais

ASSEMBLEIA NACIONAL GABIENTE DO PRESIDENTE

ASSEMBLEIA NACIONAL GABIENTE DO PRESIDENTE ASSEMBLEIA NACIONAL GABIENTE DO PRESIDENTE Discurso de S.E o Presidente da Assembleia Nacional por ocasião da visita a Cabo Verde do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Senhor Dr.

Leia mais

O Senhor Desembargador JOSÉ MARIA SOUSA PINTO cessa hoje as suas funções de Vice-Presidente deste Tribunal da Relação de Lisboa ao fim de um mandato

O Senhor Desembargador JOSÉ MARIA SOUSA PINTO cessa hoje as suas funções de Vice-Presidente deste Tribunal da Relação de Lisboa ao fim de um mandato Exmo. Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Exma. Senhora Procuradora-Geral da República Exmo. Senhor Vice-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Exma. Senhora Bastonária da Ordem dos Advogados

Leia mais

Senhor Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa

Senhor Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa Senhor Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa Senhor Vice-Presidente do Parlamento Europeu responsável por América Latina, Dr. Antonio Tajani Senhor Presidente do componente Latino-Americano

Leia mais

Cidade da Praia, 13 Janeiro de 2017

Cidade da Praia, 13 Janeiro de 2017 DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENG. JORGE SANTOS, NA SESSÃO SOLENE ESPECIAL COMEMORATIVA DO 13 DE JANEIRO DIA DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA Cidade da Praia, 13 Janeiro de

Leia mais

Ministério da Administração do Território

Ministério da Administração do Território Ministério da Administração do Território Lei nº 23/92 de 16 de Setembro LEI DE REVISÃO CONSTITUCIONAL As alterações à Lei Constitucional introduzidas em Março de 1991, através da Lei nº. 12/91 destinaram

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GABINETE DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GABINETE DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS 20º Encontro de Lisboa com as Delegações dos Bancos Centrais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor Leste à Assembleia Anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial 04

Leia mais

DISCURSO PROFERIDO POR SUA EXCÊNCIA O SR. PRIMEIRO MINISTRO DE CABO VERDE, DR.

DISCURSO PROFERIDO POR SUA EXCÊNCIA O SR. PRIMEIRO MINISTRO DE CABO VERDE, DR. DISCURSO PROFERIDO POR SUA EXCÊNCIA O SR. PRIMEIRO MINISTRO DE CABO VERDE, DR. JOSÉ MARIA PEREIRA NEVES, NA SESSÃO DE ABERTURA DA PRIMEIRA CIMEIRA DOS ARQUIPÉLAGOS DA MACARONÉSIA EM CABO VERDE. São Vicente,

Leia mais

Excelências, Senhoras e Senhores Embaixadores e membros das delegações;

Excelências, Senhoras e Senhores Embaixadores e membros das delegações; Excelências, Senhoras e Senhores Embaixadores e membros das delegações; Caros convidados Senhoras e Senhores, Permitam-me, em primeiro lugar, cumprimentar V. Exªs e agradecer pelo facto de terem aceite

Leia mais

V Bienal de Culturas Lusófonas Câmara Municipal de Odivelas

V Bienal de Culturas Lusófonas Câmara Municipal de Odivelas V Bienal de Culturas Lusófonas Câmara Municipal de Odivelas Cerimónia de Abertura 4 de maio, 17h00 Centro de Exposições de Odivelas Intervenção de Sua Excelência, Secretário Executivo da CPLP, Senhor Embaixador

Leia mais

III REUNIÃO ORDINÁRIA DE MINISTROS DOS ASSUNTOS DO MAR DA CPLP

III REUNIÃO ORDINÁRIA DE MINISTROS DOS ASSUNTOS DO MAR DA CPLP III REUNIÃO ORDINÁRIA DE MINISTROS DOS ASSUNTOS DO MAR DA CPLP Díli, 18 de maio de 2016 DECLARAÇÃO DE DÍLI Os Ministros dos Assuntos do Mar da CPLP ou seus representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde,

Leia mais

José Alberto Azeredo Lopes

José Alberto Azeredo Lopes José Alberto Azeredo Lopes Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na XII Conferência de Ministros de Defesa das Américas Trinidade e Tobago,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE LUANDA I.ª REUNIÃO DE MINISTROS DO COMÉRCIO DA COMUNIDADE DOS PAÍ- SES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP)

DECLARAÇÃO DE LUANDA I.ª REUNIÃO DE MINISTROS DO COMÉRCIO DA COMUNIDADE DOS PAÍ- SES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) DECLARAÇÃO DE LUANDA I.ª REUNIÃO DE MINISTROS DO COMÉRCIO DA COMUNIDADE DOS PAÍ- SES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) Nós, Maria Idalina Valente, Ministra do Comércio de Angola; Armando Inroga, Ministro da

Leia mais

Conferência Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP. Mesa de Abertura

Conferência Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP. Mesa de Abertura Conferência Língua Portuguesa, Sociedade Civil e CPLP Mesa de Abertura Intervenção de S. Ex.ª o Senhor Embaixador Murade Isaac Murargy, Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Leia mais

Permitam começar por cumprimentar o laureado, S.Exa o Comandante Pedro Verona Pires.

Permitam começar por cumprimentar o laureado, S.Exa o Comandante Pedro Verona Pires. Bom dia a todos e todas Permitam começar por cumprimentar o laureado, S.Exa o Comandante Pedro Verona Pires. Gostaria de cumprimentar muito calorosamente os nossos convidados, representantes das instituições

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Excelentíssimas Senhoras e Senhores Deputados,

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Excelentíssimas Senhoras e Senhores Deputados, Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Excelentíssimas Senhoras e Senhores Deputados, É presente, hoje, a esta Assembleia, o diploma que adapta à Região Autónoma da Madeira,

Leia mais

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10. Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.00 HORAS CERIMONIAL 1. Um batalhão, representando os três ramos das

Leia mais

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional José Alberto Azeredo Lopes Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, por ocasião da cerimónia de condecoração do Almirante General D. Fernando

Leia mais

Visita do Ministro Francês da Economia e das Finanças, Michel Sapin

Visita do Ministro Francês da Economia e das Finanças, Michel Sapin INTERVENÇÃO DO MINISTRO DAS FINANÇAS, MÁRIO CENTENO Visita do Ministro Francês da Economia e das Finanças, Michel Sapin MINISTÉRIO DAS FINANÇAS, LISBOA 07 DE MARÇO DE 2017 É para mim um prazer receber

Leia mais

Praia, 20 de Outubro de 2016

Praia, 20 de Outubro de 2016 DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, ENG. JORGE SANTOS, NA CERIMÓNIA DE TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE CABO VERDE, DR. JORGE CARLOS FONSECA Praia, 20 de Outubro

Leia mais

XI CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP

XI CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP SECRETARIADO EXECUTIVO COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA XI CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CPLP (Brasília, 01 de novembro de 2016) DISCURSO DA SECRETÁRIA EXECUTIVA DA CPLP MARIA

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NA XI LEGISLATURA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NA XI LEGISLATURA DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NA XI LEGISLATURA 15 de Outubro de 2009 Sr. as e Srs. Deputados: Como Presidente eleito da Assembleia da República,

Leia mais

ANIVERSÁRIO DA CPLP»

ANIVERSÁRIO DA CPLP» «CPLP 20 ANOS: A JUVENTUDE, O CONHECIMENTO E O 20.º ANIVERSÁRIO DA CPLP» Sessão solene Intervenção de S. Ex.ª Senhor Embaixador Murade Murargy, Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Leia mais

Caro amigo Dr. Jaime Gama, Senhor Patriarca de Lisboa, Senhor Núncio Apostólico, Senhora Secretária-Geral, Senhores Embaixadores e Diretores-Gerais,

Caro amigo Dr. Jaime Gama, Senhor Patriarca de Lisboa, Senhor Núncio Apostólico, Senhora Secretária-Geral, Senhores Embaixadores e Diretores-Gerais, Caro amigo Dr. Jaime Gama, Senhor Patriarca de Lisboa, Senhor Núncio Apostólico, Senhora Secretária-Geral, Senhores Embaixadores e Diretores-Gerais, Senhores Professores, Senhores Membros da Comissão Paritária,

Leia mais

INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL. II Encontro Mundial de Luso-Eleitos

INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL. II Encontro Mundial de Luso-Eleitos INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL II Encontro Mundial de Luso-Eleitos Assembleia da República, 24 de outubro de 2013 Só serão válidas as palavras proferidas

Leia mais

ACORDO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A UCRÂNIA

ACORDO DE AMIZADE E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A UCRÂNIA Resolução da Assembleia da República n.º 9/2002 Acordo de Amizade e Cooperação entre a República Portuguesa e a Ucrânia, assinado em Lisboa em 25 de Outubro de 2000 A Assembleia da República resolve, nos

Leia mais

O CONFRONTO DAS LÍNGUAS E DAS CULTURAS EXPRESSÕES NAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS, NA EDUCAÇÃO E NAS EMPRESAS

O CONFRONTO DAS LÍNGUAS E DAS CULTURAS EXPRESSÕES NAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS, NA EDUCAÇÃO E NAS EMPRESAS O CONFRONTO DAS LÍNGUAS E DAS CULTURAS EXPRESSÕES NAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS, NA EDUCAÇÃO E NAS EMPRESAS da Mesa-redonda Migração e Diálogo Intercultural Fundação Calouste Gulbenkian, 18 de Dezembro

Leia mais

Lançamento do Centro Tecnológico. - Praia, 25 de Março de Discurso de sua Excelência, o Primeiro Ministro, José Maria Neves

Lançamento do Centro Tecnológico. - Praia, 25 de Março de Discurso de sua Excelência, o Primeiro Ministro, José Maria Neves Lançamento do Centro Tecnológico - Praia, 25 de Março de 2010 Discurso de sua Excelência, o Primeiro Ministro, José Maria Neves Senhoras Ministras; Senhores Ministros; Senhor Presidente da Câmara Municipal

Leia mais

Tomada de Posse da Diretora Geral. do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI)

Tomada de Posse da Diretora Geral. do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) Tomada de Posse da Diretora Geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças Fernando Teixeira dos Santos 10 de

Leia mais

Senhor Primeiro-Ministro, António Costa. Senhora Professora Maria de Lurdes Rodrigues,

Senhor Primeiro-Ministro, António Costa. Senhora Professora Maria de Lurdes Rodrigues, Senhor Primeiro-Ministro, António Costa Senhora Professora Maria de Lurdes Rodrigues, Senhoras e Senhores Deputados, Senhoras e Senhores Convidados, Minhas Senhoras e Meus Senhores, Bem-vindos à Assembleia

Leia mais

DECLARAÇÃO PRELIMINAR

DECLARAÇÃO PRELIMINAR ECOWAS COMMISSION COMISSÃO DA CEDEAO COMMISSION DE LA CEDEAO CABO VERDE 2016 ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DECLARAÇÃO PRELIMINAR I- INTRODUÇÃO 1- Em conformidade com as disposições do Protocolo Suplementar sobre

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO Sob o Alto Patrocínio do MINISTRO DA ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE Ti MOR-LESTE e da MINISTRA DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL DE PORTUGAL É OUTORGADO:

Leia mais

DISCURSO PROFERIDO POR SUA EXCELÊNCIA DR. TOMAZ AUGUSTO SALOMÃO, SECRETÁRIO EXECUTIVO DA SADC

DISCURSO PROFERIDO POR SUA EXCELÊNCIA DR. TOMAZ AUGUSTO SALOMÃO, SECRETÁRIO EXECUTIVO DA SADC DISCURSO PROFERIDO POR SUA EXCELÊNCIA DR. TOMAZ AUGUSTO SALOMÃO, SECRETÁRIO EXECUTIVO DA SADC POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO OFICIAL DO PLANO INDICATIVO ESTRATÉGICO DO ÓRGAO DE COOPERAÇAO NAS ÁREAS DE POLITICA,

Leia mais

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE NA CM MOURA (27 DE ABRIL DE 2013) (só faz fé versão lida)

ALOCUÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE NA CM MOURA (27 DE ABRIL DE 2013) (só faz fé versão lida) SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MOURA SENHOR VEREADOR SANTIAGO MACIAS SENHOR GENERAL, PRESIDENTE DA LIGA DOS COMBATENTES, MEU GENERAL SENHORES

Leia mais

Diplomacia Económica Vantagens e Desvantagens

Diplomacia Económica Vantagens e Desvantagens Diplomacia Económica Vantagens e Desvantagens Maria Sousa Galito Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pelo IEP-UCP Jornada de Diplomacia Económica, ISEG, 05-12-2012 Diplomacia Microeconómica:

Leia mais

Senhor Presidente da Republica de Cabo Verde, Excelência. Senhor Presidente do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde

Senhor Presidente da Republica de Cabo Verde, Excelência. Senhor Presidente do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde Discurso da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do PUNUD em Cabo Verde por ocasião da Reunião de Peritos sobre a proposta de "Grupo Cidade de Estatísticas Governança Senhor

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso por ocasião do almoço

Leia mais

Duas línguas próximas, globais e de futuro

Duas línguas próximas, globais e de futuro Duas línguas próximas, globais e de futuro Augusto Santos Silva 1 Não tenho competência para avaliar a proximidade entre a língua portuguesa e a língua espanhola do ponto de vista linguístico. Sei apenas

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros) 1 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2013. (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros) Altera dispositivos constitucionais, instituindo mandato com duração de 10 anos, vedando a recondução para os Ministros

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A O Presidente INTERVENÇÃO DE EDUARDO FERRO RODRIGUES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MARCELO REBELO DE SOUSA PALÁCIO DE

Leia mais

Senhor Secretário de Estado da Administração Interna Excelência Senhores Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal Presidente da

Senhor Secretário de Estado da Administração Interna Excelência Senhores Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal Presidente da Senhor Secretário de Estado da Administração Interna Excelência Senhores Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil Comandante Operacional

Leia mais

Dirijo uma palavra de reconhecimento ao professor Emídio Gomes, pelo seu. envolvimento, pessoal e enquanto Presidente da Comissão de Coordenação de

Dirijo uma palavra de reconhecimento ao professor Emídio Gomes, pelo seu. envolvimento, pessoal e enquanto Presidente da Comissão de Coordenação de As minhas primeiras palavras são de reconhecimento, ao senhor Primeiro Ministro, estimado Dr. Pedro Passos Coelho, e restantes membros do Governo, por se terem associado a esta cerimónia, um marco de grande

Leia mais

Majestades, Reis de Espanha, Dom Felipe VI e. Senhoras e Senhores Membros do Governo, Justiça e do Tribunal Constitucional,

Majestades, Reis de Espanha, Dom Felipe VI e. Senhoras e Senhores Membros do Governo, Justiça e do Tribunal Constitucional, Majestades, Reis de Espanha, Dom Felipe VI e Dona Letizia, Senhor Primeiro-Ministro, Senhoras e Senhores Membros do Governo, Senhores Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional,

Leia mais

Depois da guerra total, a humanidade via-se confrontada com o horror total dos campos de concentração.

Depois da guerra total, a humanidade via-se confrontada com o horror total dos campos de concentração. Senhor Provedor de Justiça, Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Senhores Vice-Presidentes da Assembleia da República, Senhores Presidentes dos Grupos Parlamentares e

Leia mais

DISCURSO DA SENHORA ULRIKA RICHARDSON, Senhor Representante da Delegação da União Europeia. Senhoras e senhores Representantes da Sociedade Civil

DISCURSO DA SENHORA ULRIKA RICHARDSON, Senhor Representante da Delegação da União Europeia. Senhoras e senhores Representantes da Sociedade Civil DISCURSO DA SENHORA ULRIKA RICHARDSON, POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ABERTURA DO 1º CONGRESSO SOBRE A ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA NOS PAÍSES LUSÓFONOS E COOPERAÇÃO SUL-SUL E TRIANGULAR Praia, 05 de Maio

Leia mais

Direito Constitucional Português

Direito Constitucional Português Direito Constitucional Português Legislação Fundamental I CONSTITUIÇÃO E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR 1. Constituição da República Portuguesa (depois da VII revisão constitucional Lei Constitucional nº 1/2005,

Leia mais

RELATÓRIO DA CERIMÓNIA DA ASSINATURA DO ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A PROVEDORIA DE JUSTIÇA E EMBAIXADA DO REINO UNIDO EM ANGOLA

RELATÓRIO DA CERIMÓNIA DA ASSINATURA DO ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A PROVEDORIA DE JUSTIÇA E EMBAIXADA DO REINO UNIDO EM ANGOLA REPÚBLICA DE ANGOLA ----*---- PROVEDORIA DE JUSTIÇA RELATÓRIO DA CERIMÓNIA DA ASSINATURA DO ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A PROVEDORIA DE JUSTIÇA E EMBAIXADA DO REINO UNIDO EM ANGOLA LUANDA, AGOSTO DE 2013

Leia mais

Na verdade, Brasil e Portugal têm uma responsabilidade especial relativamente à CPLP e que não pode ser rejeitada.

Na verdade, Brasil e Portugal têm uma responsabilidade especial relativamente à CPLP e que não pode ser rejeitada. Exmos. Minhas Senhoras e Meus Senhores Começo por agradecer o honroso convite do Governo da Bahia para proferir algumas palavras sobre a Actualidade da Lusofonia, convite a que naturalmente acedi com entusiasmo.

Leia mais

dos Antigos Parlamentares dos Estados do Conselho

dos Antigos Parlamentares dos Estados do Conselho Senhor Presidente da Associação dos Antigos Parlamentares dos Estados do Conselho da Europa. Exmos Oradores convidados e demais participantes neste encontro Em nome da Assembleia Legislativa da Madeira

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Senhor Representante da República para a Região Autónoma da Madeira,

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Senhor Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Senhor Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Excelência, Senhor o Presidente do Governo Regional da Madeira, Excelência, Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal do

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Desagregação das medidas e das tipologias de atividades ESTRATÉGIA NACIONAL

Leia mais

Delegação da Assembleia da República à União Interparlamentar PORTUGAL 135ª ASSEMBLEIA DA UNIÃO INTERPARLAMENTAR GENEBRA, 23 A 27 DE OUTUBRO DE 2016

Delegação da Assembleia da República à União Interparlamentar PORTUGAL 135ª ASSEMBLEIA DA UNIÃO INTERPARLAMENTAR GENEBRA, 23 A 27 DE OUTUBRO DE 2016 Delegação da Assembleia da República à União Interparlamentar PORTUGAL 135ª ASSEMBLEIA DA UNIÃO INTERPARLAMENTAR GENEBRA, 23 A 27 DE OUTUBRO DE 2016 Discurso do Vice-Presidente da Delegação Permanente

Leia mais

Miguel Relvas. Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro. e dos Assuntos Parlamentares. Plano Nacional de Ética no Desporto

Miguel Relvas. Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro. e dos Assuntos Parlamentares. Plano Nacional de Ética no Desporto Miguel Relvas Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro e dos Assuntos Parlamentares Plano Nacional de Ética no Desporto Grande Auditório do Teatro Camões, Lisboa 27 de Fevereiro de 2012 1 Minhas senhoras

Leia mais

Visita a Cabo Verde de S.E o Ministro das Relações Exteriores do Brasil Senhor Mauro Iecker Vieira PROGRAMA

Visita a Cabo Verde de S.E o Ministro das Relações Exteriores do Brasil Senhor Mauro Iecker Vieira PROGRAMA Visita a Cabo Verde de S.E o Ministro das Relações Exteriores do Brasil Senhor Mauro Iecker Vieira De 31 de Agosto a 01 de Setembro de 2015 PROGRAMA Segunda Feira, 31 de Agosto 18:20 Chegada à Praia num

Leia mais

Fórum Intercultural Cidadania Democrática e Cultura de Paz: Jovens como promotores da compreensão intercultural

Fórum Intercultural Cidadania Democrática e Cultura de Paz: Jovens como promotores da compreensão intercultural Fórum Intercultural Cidadania Democrática e Cultura de Paz: Jovens como promotores da compreensão intercultural 6 a 8 Maio de 2013, S. Vicente-Cabo Verde Tema: cidadania democrática e cultura de paz, pilares

Leia mais

DECLARAÇÃO DA PRAIA DECLARARAM:

DECLARAÇÃO DA PRAIA DECLARARAM: DECLARAÇÃO DA PRAIA Os Procuradores Gerais da República dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, reunidos por ocasião do XIII Encontro, entre 13 e 16 de Julho de 2015,

Leia mais

Ministério da Comunicação Social

Ministério da Comunicação Social Ministério da Comunicação Social Discurso de Sua Exa. Ministro da Comunicação Social, na Cerimónia de Abertura do 1º Encontro Nacional de Quadros da Comunicação Social Excelências Sr. Vice Ministro da

Leia mais

O POTENCIAL HUMANO PARA de NOVEMBRO 2012

O POTENCIAL HUMANO PARA de NOVEMBRO 2012 O POTENCIAL HUMANO PARA 2013 28 de NOVEMBRO 2012 O POTENCIAL HUMANO PARA 2013 ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O FUTURO - CAPITAL HUMANO PARA O CRESCIMENTO E O EMPREGO CONTRIBUTO DO POPH (ANOS 2013 E 2014)

Leia mais

Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Luanda, 8 de Abril de 2014 GLOBALIZAÇÃO E COOPERAÇÃO EM MATÉRIA CIVIL E COMERCIAL ENTRE SISTEMAS DE JUSTIÇA Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Leia mais

Discurso de apresentação de cumprimentos de Ano Novo,

Discurso de apresentação de cumprimentos de Ano Novo, Discurso de apresentação de cumprimentos de Ano Novo, a S. E. o Presidente da República, proferido pelo Presidente da Assembleia Nacional, Dr. Aristides R. Lima, Praia, 06.01.11. Senhor Presidente da República

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 8/2007 REGIME DAS PRECEDÊNCIAS PROTOCOLARES E DO LUTO REGIONAL NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 8/2007 REGIME DAS PRECEDÊNCIAS PROTOCOLARES E DO LUTO REGIONAL NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 8/2007 REGIME DAS PRECEDÊNCIAS PROTOCOLARES E DO LUTO REGIONAL NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES A particular configuração que as regras das precedências protocolares assumem

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA JUVENTUDE E DO DESPORTO

ACORDO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA JUVENTUDE E DO DESPORTO ACORDO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA JUVENTUDE E DO DESPORTO ----- ENTRE ----- A REPÚBLICA DE ANGOLA, A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, A REPÚBLICA DE CABO VERDE, A REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, A REPÚBLICA

Leia mais

Escola: Nome: Nº: Turma:

Escola: Nome: Nº: Turma: Escola: Nome: Nº: Turma: Skimming e scanning Skimming e scanning são duas técnicas de leitura de textos. Utilizamos frequentemente estas duas técnicas em conjunto para poupar tempo na identificação, localização

Leia mais

VIII JORNADAS PARLAMENTARES ATLÂNTICAS

VIII JORNADAS PARLAMENTARES ATLÂNTICAS VIII JORNADAS PARLAMENTARES ATLÂNTICAS ILHAS CANÁRIAS, 20-22 DE JUNHO DE 2016 Macaronésia como espaço cultural comum ASSEMBLEIA NACIONAL VIII JORNADAS PARLAMENTARES ATLÂNTICAS ILHAS CANÁRIAS, 20-22 DE

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA ÁRABE-PORTUGUESA

CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA ÁRABE-PORTUGUESA PATROCINADORES CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA ÁRABE-PORTUGUESA A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), Associação sem fins lucrativos/entidade de Utilidade Pública, tem como objectivo

Leia mais

VII REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Bissau, 31 de Maio e 1 Junho de 2004 DECLARAÇÃO FINAL

VII REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Bissau, 31 de Maio e 1 Junho de 2004 DECLARAÇÃO FINAL VII REUNIÃO DE MINISTROS DA DEFESA DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Bissau, 31 de Maio e 1 Junho de 2004 DECLARAÇÃO FINAL Os Ministros da Defesa de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau,

Leia mais

5ª Edição da Conferência económica franco-portuguesa Marca Portugal - O contributo das empresas francesas

5ª Edição da Conferência económica franco-portuguesa Marca Portugal - O contributo das empresas francesas 5ª Edição da Conferência económica franco-portuguesa Marca Portugal - O contributo das empresas francesas Dr. Paulo Macedo 7 de Março 2017 1 Quero saudar o Senhor Ministro da Economia de Portugal, Manuel

Leia mais

COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA?

COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? O QUE É A UNIÃO EUROPEIA? A União Europeia é uma união de países democráticos europeus, que partilham valores comuns e que se encontram empenhados num projeto

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique Discurso da Exma. Senhora Presidente da Autoridade Tributária Por Ocasião do Encerramento da 7ª Edição do Fórum

Leia mais

TRATADO DE AMIZADE, BOA VIZINHANÇA E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE MARROCOS. Preâmbulo

TRATADO DE AMIZADE, BOA VIZINHANÇA E COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE MARROCOS. Preâmbulo Resolução da Assembleia da República n.º 20/97 Tratado de Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação entre a República Portuguesa e o Reino de Marrocos, assinado em Rabat, em 30 de Maio de 1994 Aprova, para

Leia mais

Seminário Cooperação da CPLP no quadro da União Europeia que instrumentos?

Seminário Cooperação da CPLP no quadro da União Europeia que instrumentos? Seminário Cooperação da CPLP no quadro da União Europeia que instrumentos? Lisboa, 25 de janeiro de 2017 Sala do Senado Assembleia da República de Portugal Intervenção do Diretor de Cooperação, Manuel

Leia mais

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Proposta relativa ao Ponto 8. da Ordem de Trabalhos Considerando que se encontra vago o cargo de Presidente

Leia mais

GRUPO 4: A MACARONÉSIA COMO ESPAÇO CULTURAL COMUM

GRUPO 4: A MACARONÉSIA COMO ESPAÇO CULTURAL COMUM VIII JORNADAS PARLAMENTARIAS ATLÁNTICAS GRUPO 4: A MACARONÉSIA COMO ESPAÇO CULTURAL COMUM CONCLUSÕES FINAIS Macaronésia é um conceito atual para referenciar os vários grupos de ilhas do Atlântico Norte,

Leia mais

ASSEMBLEIA NACIONAL GABINETE DO PRESIDENTE. Discurso de S.E o PAN na cerimónia de abertura da Reunião Deslocalizada da Comissão Mista da CEDEAO

ASSEMBLEIA NACIONAL GABINETE DO PRESIDENTE. Discurso de S.E o PAN na cerimónia de abertura da Reunião Deslocalizada da Comissão Mista da CEDEAO ASSEMBLEIA NACIONAL GABINETE DO PRESIDENTE Discurso de S.E o PAN na cerimónia de abertura da Reunião Deslocalizada da Comissão Mista da CEDEAO Senhor Representante do Presidente do Parlamento da CEDEAO,

Leia mais

IX Reunião de Ministros das Comunicações da CPLP

IX Reunião de Ministros das Comunicações da CPLP IX Reunião de Ministros das Comunicações da CPLP Radisson Blu Hotel & Residence Maputo, 19 de agosto de 2016 Intervenção do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Isaac Murade Murargy (só faz fé a versão

Leia mais

Os Pilares de atuação da CPLP e os interesses do Brasil

Os Pilares de atuação da CPLP e os interesses do Brasil Os Pilares de atuação da CPLP e os interesses do Brasil IRENE GALA O s estatutos da CPLP estabelecem, em seu artigo 5º, a concertação políticodiplomática, a cooperação e a promoção e difusão da língua

Leia mais

Conclusões. II Conferência de Ministros de Turismo da CPLP

Conclusões. II Conferência de Ministros de Turismo da CPLP Conclusões II Conferência de Ministros de Turismo da CPLP Na sequência de uma decisão da VIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que se reuniu em Coimbra

Leia mais

Lançamento do Fórum para o Debate Europeu. Intervenção do Primeiro Ministro Engº José Sócrates

Lançamento do Fórum para o Debate Europeu. Intervenção do Primeiro Ministro Engº José Sócrates Lançamento do Fórum para o Debate Europeu Intervenção do Primeiro Ministro Engº José Sócrates 31-3-2006 Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Secretário de Estado, Senhor Presidente do Fórum

Leia mais

O Senhor DEPUTADO PASTOR. REINALDO (PTB/RS) pronuncia o seguinte discurso: - Senhor Presidente, senhoras e senhores Deputados,

O Senhor DEPUTADO PASTOR. REINALDO (PTB/RS) pronuncia o seguinte discurso: - Senhor Presidente, senhoras e senhores Deputados, O Senhor DEPUTADO PASTOR REINALDO (PTB/RS) pronuncia o seguinte discurso: - Senhor Presidente, senhoras e senhores Deputados, ouvimos freqüentemente notícias sobre recordes de arrecadação de tributos,

Leia mais

O que é a União Europeia (UE)?

O que é a União Europeia (UE)? O que é a União Europeia (UE)? 28 Estados-Membros Mais de 500 milhões de habitantes Atuais candidatos à adesão à UE: Albânia, antiga República Iugoslava da Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia Tratados

Leia mais

Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região. Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores. Senhoras Deputadas e Senhores Deputados

Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região. Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores. Senhoras Deputadas e Senhores Deputados Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores Senhoras Deputadas e Senhores Deputados Senhoras e Senhores Membros do Governo No passado dia 31

Leia mais

Gostaria de manifestar todo o nosso reconhecimento aos Senhores Ministro da Economia e do Emprego e Secretário

Gostaria de manifestar todo o nosso reconhecimento aos Senhores Ministro da Economia e do Emprego e Secretário SESSÃO DE LANÇAMENTO DO MOVIMENTO PARA O EMPREGO FCG (SALA DIRECÇÕES) - 23.05.2013, 15H30 Senhor Ministro da Economia e do Emprego Senhor Secretário de Estado do Emprego Senhores Deputados Senhor Presidente

Leia mais

Apresentador: Jorge Correia

Apresentador: Jorge Correia SÃO TOME E PRINCIPE CENTRO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA OS PAÍSES DA SUB-REGIÃO AFRICANA E DA CPLP Apresentador: Jorge Correia Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços de São

Leia mais

Intervenção. Fim do sistema de quotas leiteiras

Intervenção. Fim do sistema de quotas leiteiras Intervenção Fim do sistema de quotas leiteiras Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo No passado dia 31 de Março

Leia mais

Excelentíssima Senhora Bruna Furlan, Presidente da Comissão, Excelentíssimo Senhor Pedro Vilela, Primeiro Vice-Presidente,

Excelentíssima Senhora Bruna Furlan, Presidente da Comissão, Excelentíssimo Senhor Pedro Vilela, Primeiro Vice-Presidente, Palavras do Embaixador do Japão no Brasil, Sr. Satoru Satoh 21 de junho de 2017, Audiência Pública sobre o Dia da Imigração Japonesa, Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Câmara dos Deputados

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

DECLARAÇÃO DE LISBOA

DECLARAÇÃO DE LISBOA DECLARAÇÃO DE LISBOA Os Procuradores Gerais dos Estados Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos por ocasião e do XIV Encontro, entre 13 e 14 de Outubro de 2016, na cidade

Leia mais

DECLARAÇÃO DE EUSKADI

DECLARAÇÃO DE EUSKADI DECLARAÇÃO DE EUSKADI As Presidentas e os Presidentes que participam na XII Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias, celebrada em Euskadi no dias 3 e 4 de Novembro. (Lista dos assinantes

Leia mais

Discurso de Sua Excelência O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Rui Machete

Discurso de Sua Excelência O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Rui Machete Discurso de Sua Excelência O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Rui Machete na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo para a adoção da Agenda do Desenvolvimento Pós-2015 MOD07 PR07/V02 Senhor

Leia mais

Memorando de Entendimento. Entre A COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO

Memorando de Entendimento. Entre A COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO Memorando de Entendimento Entre A COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO Considerando que a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa doravante designada por

Leia mais

Excelência Senhor Pier Paolo Balladelli, Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do PNUD em Angola;

Excelência Senhor Pier Paolo Balladelli, Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do PNUD em Angola; REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Gabinete do Ministro Excelência Senhor Pier Paolo Balladelli, Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do PNUD em Angola;

Leia mais

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente

A S S E M B L E I A D A R E P Ú B L I C A. O Presidente Conferência Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas da COP 21 (Paris, 2015) à COP 22 (Marrakech, 2016) Auditório do Novo Edifício da Assembleia da República 25 de Outubro de 2016

Leia mais