ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE FÍSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE FÍSICA"

Transcrição

1 ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE FÍSICA CAPÍTULO I - Da Entidade. Art. 1 O Diretório Acadêmico de Física, sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, com sede e foro na cidade de Barreiras, Bahia, é o órgão de representação estudantil dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Parágrafo Único - O Diretório Acadêmico de Física, a seguir denominado de DAF, reconhece a união dos estudantes da Bahia (UEB) e a União Nacional dos Estudantes, (UNE) como entidades legítimas de representação estudantil, nos seus respectivos níveis de atuação, reservando, face a eles, sua autonomia. Art. 2 O DAF tem por objetivos: a) Reconhecer, estimular e levar adiante a luta dos estudantes de Física em defesa dos seus interesses. b) Encaminhar e orientar a participação dos estudantes de Física nos órgãos colegiados. c) Estimular e auxiliar a organização de reuniões e eventos de caráter social, cultural, artístico e científico, bem como participação dos estudantes de Física nessas reuniões e eventos. d) Lutar junto aos estudantes para a construção de uma sociedade livre e democrática. e) Lutar junto aos estudantes por uma Universidade critica, autônoma e democrática. CAPÍTULO II- Dos elementos da entidade. Art. 3 São elementos do DAF: I Seu Patrimônio II Seus Associados Sessão I Do Patrimônio

2 Art. 4 O patrimônio da entidade é constituído pelos bens que possui e por outros que venha a adquirir. Art. 5 A receita da entidade é constituída por auxílios e subvenções, doações e legados e renda auferida em seus empreendimentos. Parágrafo Primeiro O DAF poderá arrecadar renda proveniente da possível exploração dos serviços do DAF, bem como da venda de material apostolado, livros, pastas e afins. Parágrafo Segundo - O DAF poderá arrecadar renda proveniente de promoções, atividades e outros. Parágrafo Terceiro O DAF devera prestar contas de forma clara e aberta de toda sua receita e despesa bimensalmente em assembleia geral. Também devera disponibilizar copia de todos os documentos e do livro caixa para a comunidade. Sessão II Dos Associados. Art. 6 Possuem direito a serem sócios do DAF todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Parágrafo Único A associação será automática ao ingressar no curso, sendo suspensa quando o associado infringir algum dos deveres presentes no Art. 8 do presente estatuto ou mediante solicitação do mesmo. Art. 7 - São direitos do sócio do DAF: a) Votar e ser votado para qualquer cargo do DAF, respeitadas as disposições legais e regimentais estabelecidas para o processo eleitoral; b) Participar das reuniões de Assembleia Geral do DAF, nas quais poderá discutir, votar e ser votado; c) Requerer justificadamente, com pelo menos 1/3 (um terço) dos sócios, a convocação da Assembleia Geral do DAF; d) Reivindicar, junto ao DAF, direitos que, constantes deste estatuto, lhe tenham sido negados; e) Solicitar medidas que julgar convenientes ao DAF, nos limites deste Regimento e da atuação do DAF; f) Participar de todas as atividades e promoções do DAF, desde que quites com a taxa estabelecida quando assim existir; g) Representar oficialmente o DAF, quando devidamente credenciado e autorizado pela Diretoria do DAF; h) Ter acesso aos livros caixa, atas de assembleia geral, notas fiscais, recibos, copias de documentos expedidos pelo DAF, documentos recebidos pelo DAF e demais documentos do DAF.

3 Art. 8 - São deveres do sócio do DAF: a) Cumprir, e fazer cumprir, as disposições do presente estatuto, assim como as deliberações pela Diretoria ou pela Assembleia Geral; b) Participar das Assembleias Gerais; c) Zelar pela conservação dos bens patrimoniais móveis e imóveis do DAF, respondendo pelos danos que causar; d) Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do DAF. Art. 9 Penalidades aos associados: O sócio que descumprir o disposto no artigo 8 terá os direitos como sócio suspensos e poderá sofrer processo administrativo junto a instituição de ensino de acordo com o regimento desta. Parágrafo primeiro A suspensão dos direitos como sócio do DAF será efetuada se aprovada em assembleia geral do DAF seguindo as normas do presente estatuto. Parágrafo segundo É direito do sócio a livre defesa em assembleia geral do DAF. CAPÍTULO III - Das Instâncias da Entidade. Art São instâncias do DAF: I Diretoria; II Representação Discente. III Assembleia Geral. Sessão I Da Diretoria Art A Diretoria, órgão executivo do DAF, é composta por: a) Presidente; b) Vice-Presidente; c) Tesoureiro; d) Secretario. Art A Diretoria será eleita diretamente para um mandato de um ano, permitindose reeleição para o mesmo cargo, sem restrições.

4 Parágrafo Único A diretoria vigente perde sua legalidade quando não inicia o processo eleitoral para o próximo mandando no primeiro mês do segundo semestre letivo após o ano de sua eleição. Art A Diretoria é solidariamente responsável pelos atos de caráter geral, quando aprovados em reunião da mesma. Art Em casos de vacância do Presidente, serão sucessivamente convocados para o exercício do cargo: o Vice-Presidente, o Tesoureiro e o Secretario. Parágrafo Primeiro - São casos de vacância: a) Impedimento legal; b) Trancamento de matrícula; c) Renúncia; d) Suspensão do mandato por decisão da Assembleia Geral. Parágrafo Segundo - Perderão o mandato os membros da Diretoria que deixarem de serem alunos regularmente matriculados. Da competência da Diretoria. Art À Diretoria, de acordo com o presente Regimento, compete: a) Dar cumprimento às disposições deste Regimento, bem como às deliberações das assembleias gerais; b) Gerir os interesses dos discentes, no plano de sua competência; c) Administrar os bens móveis e imóveis do DAF; d) Iniciar e gerir os projetos de repercussão financeira, quando possível; e) Manter aberto para consulta pública seu livro caixa, e na medida do possível publicá-lo na forma de impresso para todos os sócios. f) Discutir e aprovar ou negar empréstimos, auxílios e prêmios; g) Incentivar e auxiliar a realização de debates, conferências, reuniões, cursos, seminários, congressos e outras atividades afins; h) Incentivar, auxiliar e realizar a elaboração e publicação de revistas, boletim informativo, ou outros trabalhos de interesse dos estudantes, fixando-lhes, quando for o caso, o preço de venda; i) Propor à Assembleia Geral, o que julgar necessário para a conclusão de suas finalidades; j) Criar comissões especiais, sempre que julgar necessário, para fins determinados e aprovar as verbas destinadas a essas comissões quando houver disponibilidade e precisão da mesma; k) Manifestar-se em nome do DAF, quando se fizer necessário, de acordo com as diretivas traçadas pela Assembleia Geral; l) Estudar e propor medidas de caráter administrativo, econômico e financeiro; m) Estabelecer relações com outras entidades afins, quando possível; n) Encaminhar as moções aprovadas em Assembleia Geral; Art Compete ao Presidente do DAF:

5 a) Representar o DAF em todas as oportunidades, no âmbito interno ou externo da Universidade; b) Convocar e coordenar as reuniões da Diretoria e da Assembleia Geral; c) Assinar o expediente administrativo ou outro que se fizer necessário; d) Executar as deliberações da Diretoria do DAF e da Assembleia Geral; e) Receber, juntamente com o tesoureiro, as verbas destinadas ao DAF; Art Compete ao Vice-Presidente do DAF: a) Substituir o Presidente do DAF em toda sua competência sempre que o Presidente estiver temporariamente impossibilidade de o faze-lo. Art Compete ao Tesoureiro: a) Executar o planejamento econômico aprovado pela Diretoria; b) Conceder, após prévia autorização da Diretoria, empréstimos, auxílios, prêmios e subvenções; c) Receber, juntamente com o Presidente, as verbas destinadas ao DAF; d) Empenhar no sentido de serem mantidos em dia os serviços da tesouraria. e) Manter organizado e atualizado o Livro-caixa do DAF, documentos e registros. Art Compete ao Secretario: a) Redigir as atas das Assembleias Gerais e das reuniões da Diretoria. b) Redigir documentos que o DAF precisar emitir. Sessão II Da Representação Discente. Art Caberá ao DAF, após deliberação em Assembleia Geral, a indicação da representação discente nos órgãos colegiados acadêmicos da unidade universitária ou a ela vinculados. Parágrafo Primeiro - Os representantes estudantis (titular e suplentes) terão suas designações efetivadas se forem alunos regularmente matriculados no curso, não é necessário que os mesmo façam parte da Diretoria para serem indicados. Parágrafo Segundo - A duração do mandato dos representantes é de um ano, sendo permitidas as reconduções, com exceção dos cargos que possuírem regimento próprio. Art As normas para a representação discente nos órgãos colegiados acadêmicos não contidos explícita ou implicitamente neste regimento, serão traçadas pelo regimento interno da Universidade.

6 Sessão III Da Assembleia Geral. Art A Assembleia Geral é o órgão máximo e soberano de deliberação dos estudantes do curso, sendo seu funcionamento disciplinado pelo presente Estatuto. Art A Assembleia Geral é constituída por todos os alunos regularmente matriculados no curso. Art As sessões de Assembleia Geral serão convocadas pela Diretoria, seja por iniciativa própria ou por solicitação de no mínimo 1/3 (um terço) dos associados. Parágrafo Único - As sessões de Assembleia Geral serão realizadas sempre que se fizerem necessárias, desde que convocadas, com no mínimo 48 horas de antecedência, através de Edital afixado no recinto da UFOB, o qual mencionará data, horário, local e pauta. Art As sessões de Assembleia Geral serão coordenadas e secretariadas pelo Presidente e Secretario, respectivamente Na vacância de qualquer dos citados outros membros da diretoria podem substituí-los no total âmbito de suas funções. Art As sessões de Assembleia Geral iniciar-se-ão com a presença mínima de 2/3 mais um do total de estudantes matriculados regularmente, em primeira convocação, ½ mais um do total de estudantes matriculados regularmente, em segunda convocação ou com qualquer número em terceira convocação. Parágrafo Primeiro - Em segunda convocação, a sessão só se dará quando decorridos 15 minutos do horário da primeira convocação. Parágrafo Segundo - Em terceira convocação, a sessão só se dará quando decorridos 30 minutos do horário da primeira convocação. Art Compete a Assembleia Geral decidir e deliberar soberanamente sobre matéria que diga respeito às finalidades do DAF, não vedadas por este Regimento. Parágrafo Primeiro - Somente a Assembleia Geral poderá deliberar sobre casos de descumprimento desse estatuto. Parágrafo Segundo - As decisões serão tomadas por maioria simples. Parágrafo Terceiro - A reforma deste regimento dar-se-á por maioria de 2/3 (dois terços) dos estudantes presentes à Assembleia Geral, procedendo-se de acordo com o Artigo 25 deste estatuto. Art São atribuições especiais da Assembleia Geral: a) Reformar este Regimento na forma estabelecida; b) Julgar em grau de recurso os processos que lhe forem pertinentes; c) Suspender o mandato de qualquer um dos membros da Diretoria do DAF, total ou parcialmente, desde que a mesma apresente a denúncia;

7 d) Interpretar em última instância este estatuto e resolver os casos omissos. Art Têm direito à voz e voto nas sessões de Assembleia Geral, todos os estudantes regularmente matriculados no curso que se fizerem presentes no momento da votação. Parágrafo Primeiro: Poderão participar das sessões de Assembleia Geral com direito à voz, porem sem direito a voto, professores da instituição e ex-alunos. Parágrafo Segundo: Poderão participar das sessões de Assembleia Geral sem direito à voz e voto, qualquer membro da sociedade. Art A votação das Sessões de Assembleia Geral se dará por maioria simples, voto direto e contagem aberta. Parágrafo Primeiro - A votação será secreta sempre que requerida por associado e aprovada por maioria simples dos presentes. Art É assegurada a verificação da votação. Art As decisões da Assembleia Geral entrarão em vigor imediatamente, exceto as que dependerem de providências ulteriores. Art As decisões da Assembleia Geral serão publicadas pela diretoria do DAF, num prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas. CAPÍTULO IV - Do Processo Eleitoral. Art A entidade elegerá sua Diretoria em eleições diretas e pelo voto secreto dos estudantes regularmente matriculados no curso. Parágrafo Primeiro - A data das eleições será fixada por Portaria publicada pela atual gestão e deverá iniciar em no máximo 20 dias uteis do segundo semestre letivo de cada ano letivo. Parágrafo Segundo Na ausência de Diretoria vigente os associados do DAF podem solicitar em assembleia um novo processo eleitoral para qualquer data inclusa nos períodos letivos definidos nos calendários acadêmicos da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Parágrafo Terceiro O processo eleitoral completo, que compreende os períodos de inscrição de chapas, campanha e votação, deve acontecer em 20 (vinte) dias úteis, impreterivelmente.

8 Art A eleição será por chapa completa aos cargos eletivos de Presidente, Vice- Presidente e Tesoureiro(a) e Secretario(a), não podendo acrescentar a composição da chapa outros cargos. Paragrafo Único: As inscrições de Chapas só serão aceitas nos primeiros 5 (cinco) dias uteis do processo eleitoral, exceto quando não houver nenhuma chapa inscrita nesses dias. Art Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria simples de votos. Em caso de empate um novo processo eleitoral deve ser iniciado. Parágrafo Único - O quórum eleitoral será de 30% dos alunos regularmente matriculados. Art Os candidatos à Diretoria deverão ser alunos regularmente matriculados. Art A eleição obedecerá ao seguinte procedimento: a) Registro prévio dos candidatos; b) realização dentro do recinto da instituição; c) identificação dos estudantes; d) garantia do sigilo do voto e inviolabilidade das urnas; e) apuração imediata, após o término da votação. Art Todo processo eleitoral será acompanhado por Comissão Eleitoral. Parágrafo Primeiro - A Comissão Eleitoral será constituída em Assembleia Geral com pauta especifica, e fará cumprir as exigências dispostas no Capitulo IV. Podendo ser adicionada posteriormente apenas os representantes das chapas em acordo com esse estatuto. Parágrafo Segundo A Comissão Eleitoral será composta de no mínimo 3 (três) membros, sendo um da diretoria vigente quando houver. Parágrafo Terceiro - A Comissão Eleitoral será composta por no máximo 3 (três) estudantes e mais um representante por chapa registrada. Parágrafo Quarto - Em caso de existência em vigor de Diretoria um membro da Diretoria deve ser nomeado pela Diretoria vigente para participar da Comissão Eleitoral. Parágrafo Quinto - A participação das chapas na comissão é opcional, porem apenas um estudante por chapa pode participar da Comissão Eleitoral, e sua participação deve ser indicada na inscrição da chapa. Parágrafo Sexto A Assembleia geral escolher os demais membros da Comissão Eleitoral, quando necessário, através de voto direto, sendo dada direito a inscrição para o cargo a qualquer sócio que não esteja inscrito em chapa respeitando o parágrafo terceiro desse artigo.

9 Paragrafo Sétimo - Compete à Comissão Eleitoral tomar todas as providências para que as eleições se realizem dentro dos princípios da normalidade, e em especial: a) Identificar o votante mediante lista nominal; b) Providenciar a apuração imediata dos votos após o término da votação; c) Receber os recursos interpostos à votação e encaminhá-los à Assembleia Geral; d) Receber os recursos interpostos até quarenta e oito horas após a publicação do resultado das eleições. CAPÍTULO V - Das disposições Gerais Art A Diretoria do DAF não se responsabiliza pelos compromissos de qualquer ordem, assumidos individualmente por qualquer um de seus membros. Art Os casos omissos neste estatuto serão resolvidos em primeira instância pela Diretoria eleita e em segunda instância pela Assembleia Geral. Art O presente Regimento poderá ser reformado em seu todo ou em parte por proposta, da Diretoria do DAF ou de 1/3 (um terço) dos associados. Para a aprovação desta reforma, deverá ser convocada uma Assembleia Geral com antecedência mínima de 2 (dois) dias letivos e uma cópia do documento proposto deve permanecer disponível a todos os sócios para leitura e possíveis emendas. A aprovação desta reforma dar-se-á por maioria de 2/3 (dois terços) dos estudantes presentes à Assembleia Geral, procedendo-se de acordo com o Artigo 25 deste estatuto. Parágrafo Único - A reforma ou emenda do regimento entrará em vigor na data de sua aprovação. Art. 42 Para a aprovação deste mesmo regimento, deverá ser convocada uma Assembleia Geral com antecedência mínima de 2 (dois) dias letivos e uma cópia deste documento deve permanecer disponível a todos os sócios para leitura e possíveis emendas. A aprovação deste regimento dar-se-á por maioria de 2/3 (dois terços) dos estudantes presentes à Assembleia Geral, procedendo-se de acordo com o Artigo 25 deste estatuto. Parágrafo Único - O presente Regimento tem vigência a partir da data de sua aprovação pela Assembleia Geral.

10 Centro Acadêmico da Física DAF, UFOB

Estatuto do C.A. Oceanografia UFES

Estatuto do C.A. Oceanografia UFES Estatuto do C.A. Oceanografia UFES Capítulo I - Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico de Oceanografia, sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, com sede e foro na cidade de Vitória ES, é o órgão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO ACADÊMICO Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de PEDAGOGIA Capítulo I - Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico, é o órgão de representação estudantil do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Espírito

Leia mais

UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAEPA - CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL

UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAEPA - CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAEPA - CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL ESTATUTO CAPÍTULO I DA ENTIDADE ART. 1º. O Centro Acadêmico de Engenharia de Produção Agroindustrial,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE - CAENF CAPÍTULO I - DA ENTIDADE Art. 1 O CENTRO ACADÊMICO DE CEUNES (CAEnf), fundado em 11/03/2009, sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, com sede e foro na

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Zootecnia

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Zootecnia 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Campus Jataí Unidade Coordenadoria do Curso de Graduação em Zootecnia Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Zootecnia Estatuto do Centro Acadêmico

Leia mais

Estatuto do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri DA

Estatuto do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri DA Estatuto do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri DA CAPÍTULO I DA ENTIDADE Art. 1º. O Diretório Acadêmico do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Ato Institutivo Aos dezesseis dias do mês de julho do ano de dois mil e treze, instituiu-se o Centro Acadêmico do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima, em Assembleia

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia Campus Avançado do Mucuri. Ato Institutivo

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia Campus Avançado do Mucuri. Ato Institutivo Estatuto do Centro Acadêmico do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia Campus Avançado do Mucuri Ato Institutivo Aos quinze dias do mês de abril de dois mil e dez, institui-se o Centro Acadêmico do

Leia mais

TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA SESSÃO 1 DOS SEUS ASSOCIADOS

TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA SESSÃO 1 DOS SEUS ASSOCIADOS ESTATUTO DO TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA Art. 1. O Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica, doravante denominado CAEM, fundado no dia 11 do março de 2015, é uma organização estudantil

Leia mais

Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Química UFVJM Ato Institutivo ESTATUTO CAPÍTULO I DA ENTIDADE CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS

Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Química UFVJM Ato Institutivo ESTATUTO CAPÍTULO I DA ENTIDADE CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Química UFVJM Ato Institutivo 17 de Abril de 2013, institui-se o Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Química (CA-ENQ) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DO SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE Art. 1 O Centro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ESTATUDO DO CENTRO ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Capitulo I. Da Entidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ESTATUDO DO CENTRO ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Capitulo I. Da Entidade UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ESTATUDO DO CENTRO ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Capitulo I Da Entidade Artigo 1º - O Centro Acadêmico de Licenciatura em Química foi fundado em 28/08/2014,

Leia mais

DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I

DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico de Economia (CAE) fundado em 05-12-2013, constitui-se em sociedade civil sem fins lucrativos, apartidária, e é o órgão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 38, DE 16 DE MAIO DE 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 38, DE 16 DE MAIO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

Estatuto do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba

Estatuto do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba Estatuto do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba Capítulo I: Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito Artigo 1 Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito (D.A

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia CACIS UFU TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO CAPÍTULO I

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia CACIS UFU TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO CAPÍTULO I Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia CACIS UFU TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO CAPÍTULO I DO CACIS E SEUS FINS Art. 1º - O Centro Acadêmico do curso de

Leia mais

REGIMENTO DAS ELEIÇÕES PARA A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PIRACICABA

REGIMENTO DAS ELEIÇÕES PARA A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PIRACICABA REGIMENTO DAS ELEIÇÕES PARA A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PIRACICABA CAPÍTULO I DO REGIMENTO ELEITORAL Art. 1º Este Regimento Eleitoral,

Leia mais

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFPE

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFPE ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFPE CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES ART. 1º - São atribuições do DA de Ciência Política: a) Representar os estudantes de Ciência Política da UFPE, mantendo

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DA AGRONOMIA 2016 ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - O Diretório Acadêmico do curso de Agronomia das Faculdades

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico de Engenharia Química da UFPB (CAEQ)

Estatuto do Centro Acadêmico de Engenharia Química da UFPB (CAEQ) Estatuto do Centro Acadêmico de Engenharia Química da UFPB (CAEQ) Capítulo I - Da Entidade, sede, fins e foro. Artigo 1º - O Centro Acadêmico de Engenharia Química da Universidade Federal da Paraíba CAEQ

Leia mais

ESTATUTO DA VILA ESTUDANTIL CAMPUS LUIZ DE QUEIROZ

ESTATUTO DA VILA ESTUDANTIL CAMPUS LUIZ DE QUEIROZ ESTATUTO DA VILA ESTUDANTIL CAMPUS LUIZ DE QUEIROZ CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - A Vila Estudantil tem como finalidade principal oferecer moradia aos alunos de ambos os sexos, solteiros, regularmente

Leia mais

Estatuto do Grêmio Livre

Estatuto do Grêmio Livre Estatuto do Grêmio Livre Capítulo 1 Da denominação, sede, fins e duração. Art.1º- O grêmio estudantil (nome do grêmio) da escola (nome da escola) funcionará no referido estabelecimento de ensino com duração

Leia mais

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. ESTATUTO DA AAPCEU TÍTULO I - DA ENTIDADE Capítulo Único - Da Denominação, Sede e Objeto ART. 1º - A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa dos Empregados da Usiminas, doravante denominada

Leia mais

ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE

ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE CAPÍTULO I Da denominação, sede, fins e duração. Art.1º- O grêmio estudantil À DECIDIR do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Santa Catarina, Campus Chapecó

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPECÓ GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPECÓ GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPECÓ GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL ESTATUTO APROVADO EM 18 DE JUNHO DE 2012 CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Fins e Duração.

Leia mais

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão 2017-2018 A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições torna público o presente edital de Convocação para a inscrição das chapas que concorrerão às

Leia mais

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO PROF. MORAES JUNIOR CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO PROF. MORAES JUNIOR CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO PROF. MORAES JUNIOR CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO Art. 1º. O DIRETÓRIO ACADÊMICO DOS ALUNOS da FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO é entidade máxima de representação dos estudantes

Leia mais

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão 2017-2018 A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições torna público o presente edital de Convocação para a inscrição das chapas que concorrerão às

Leia mais

ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS

ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art.1 - O GRUPO DO LEITE, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos,

Leia mais

Estatuto do Grêmio Livre. Campus Avançado de São João del Rei. Capítulo 1

Estatuto do Grêmio Livre. Campus Avançado de São João del Rei. Capítulo 1 Estatuto do Grêmio Livre Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Avançado de São João del Rei Capítulo 1 Da denominação, sede, fins e duração. Art.1º- O Grêmio

Leia mais

CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO ESTUDANTIL

CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO ESTUDANTIL CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO ESTUDANTIL Art. 1º. Fica convocada a eleição para a representação estudantil do Centro Acadêmico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física da UFVJM Campus Diamantina.

Leia mais

ESTATUTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO IFSC CÂMPUS ARARANGUÁ (Aprovado em Assembleia Geral realizada no dia 25 de setembro de 2013)

ESTATUTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO IFSC CÂMPUS ARARANGUÁ (Aprovado em Assembleia Geral realizada no dia 25 de setembro de 2013) ESTATUTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO IFSC CÂMPUS ARARANGUÁ (Aprovado em Assembleia Geral realizada no dia 25 de setembro de 2013) CAPÍTULO I Da denominação, sede, fins e duração Art.1 - O Grêmio Estudantil

Leia mais

Universidade de Brasília - UnB

Universidade de Brasília - UnB Universidade de Brasília - UnB REGULAMENTO DO COLEGIADO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE CIENCIAS DA SAÚDE Dispõe sobre os aspectos de organização, funcionamento e gestão do Colegiado de Extensão da Faculdade

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA CEIB

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA CEIB ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA CEIB CAPÍTULO I Da Sociedade e suas Finalidades Art. 1 o. O Centro de estudos da Imaginária Brasileira - CEIB, fundado em 29 de outubro de 1996, é

Leia mais

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão 2018-2019 A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições torna público o presente edital de Convocação para a inscrição das chapas que concorrerão às

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA FATEC CARAPICUÍBA

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA FATEC CARAPICUÍBA ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUÍBA FATEC CARAPICUÍBA CAPÍTULO I - Da Entidade Art. 1º: O Centro Acadêmico do curso

Leia mais

CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS BACANGA CAPED/UFMA

CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS BACANGA CAPED/UFMA CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS BACANGA CAPED/UFMA ESTATUTO CAPÍTULO I DA ENTIDADE Art. 1º. O Centro Acadêmico de Pedagogia é a entidade máxima de representação

Leia mais

ESTATUTOS DO GRÊMIO ESTUDANTIL BOM CONSELHO. CAPÍTULO I. Do Nome, Sede, Fins e Duração.

ESTATUTOS DO GRÊMIO ESTUDANTIL BOM CONSELHO. CAPÍTULO I. Do Nome, Sede, Fins e Duração. ESTATUTOS DO GRÊMIO ESTUDANTIL BOM CONSELHO. CAPÍTULO I Do Nome, Sede, Fins e Duração. Art. 1º - O Grêmio Estudantil Bom Conselho abreviadamente, grêmio, é uma instituição sem fins lucrativos constituída

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO São Paulo 2011 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I Da Natureza e das Finalidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 003/2006, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 003/2006, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006. RESOLUÇÃO Nº. 003/2006, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal da Grande Dourados no uso de suas atribuições legais, considerando o previsto no 3º do artigo 22, da

Leia mais

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil do IFRS Campus Ibirubá - Gestão

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil do IFRS Campus Ibirubá - Gestão Edital de eleição para o Grêmio Estudantil do IFRS Campus Ibirubá - Gestão 2018-2019 A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições torna público o presente edital de Convocação para a inscrição das

Leia mais

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST PORTARIA N 023/2005/FEST DISCIPLINA A COMPOSIÇÃO, O FUNCIONAMENTO E AS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO SUPERIOR CONSUP - DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA. A DIRETORA GERAL da Faculdade de Educação Santa

Leia mais

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS Art. 28 - A Diretoria Executiva será constituída por: 1. Presidente 2. Vice-Presidente 3. 1º Secretário 4. 2º Secretário 5. 1º Tesoureiro

Leia mais

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão Edital de eleição para o Grêmio Estudantil 017.2019 Gestão 2019-2020 A comissão no uso de suas atribuições torna público o presente edital de convocação para a inscrição das chapas que concorrerão às eleições

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM PERMANENTE DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPE RECIFE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO CNCGMP Conforme 103ª Reunião Ordinária do dia 05 de agosto de 2016, à unanimidade, o CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES-GERAIS DO aprovou a redação

Leia mais

RESOLVE AD REFERENDUM DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO:

RESOLVE AD REFERENDUM DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO: RESOLUÇÃO N o 024, de 28 de setembro de 2015. Cria a Comissão de Residência Médica (COREME) dos Cursos de Medicina da UFSJ e aprova seu Regimento Interno. A PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGIME TO ELEITORAL DO SI DICATO DOS SERVIDORES MU ICIPAIS DE CA ELA - RS TÍTULO I. Da Comissão Eleitoral. Capítulo I Das Generalidades

REGIME TO ELEITORAL DO SI DICATO DOS SERVIDORES MU ICIPAIS DE CA ELA - RS TÍTULO I. Da Comissão Eleitoral. Capítulo I Das Generalidades REGIME TO ELEITORAL DO SI DICATO DOS SERVIDORES MU ICIPAIS DE CA ELA - RS TÍTULO I Da Comissão Eleitoral Das Generalidades Art. 1º - A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Servidores Municipais de Canela

Leia mais

Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social ESTATUTO

Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social ESTATUTO ESTATUTO CAPÍTULO I NOME, SEDE, DURAÇÃO E FINS Artigo 1º O INSTITUTO DE PESQUISA E APOIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, também conhecido pela sigla IPADS, constituído em 17 de junho de 2000, é uma entidade

Leia mais

Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO

Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO CAPITULOI TÍTULO, FINALIDADES, SEDE E ORGANIZAÇÃO. Art. 1º - Este Regimento Geral regula o funcionamento da Sociedade

Leia mais

Grêmio Integração da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP-Gestão

Grêmio Integração da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP-Gestão Estatuto do Grêmio Integração da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Capítulo 1 Da denominação, sede, finalidades e duração da gestão Artigo 1º O grêmio estudantil

Leia mais

Estatuto Hemodinâmica

Estatuto Hemodinâmica Estatuto Hemodinâmica CAPÍTULO I Do Departamento, sua organização e finalidade Art. 1º - O Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SBC/RS),

Leia mais

Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal do Paraná Reitoria Comissão Própria de Avaliação (CPA) Regulamento Outubro 2009 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina as competências, a composição, a organização e o funcionamento

Leia mais

Ministério da Educação MEC Universidade Federal de São Paulo Unifesp Escola Paulista de Política, Economia e Negócios EPPEN Campus Osasco

Ministério da Educação MEC Universidade Federal de São Paulo Unifesp Escola Paulista de Política, Economia e Negócios EPPEN Campus Osasco REGIMENTO DA COMISSÃO DE CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAPITULO I DA COMISSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO. TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DA FACULDADE FAMETRO TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I - Da Natureza e das Finalidades Art. 1º - O Colegiado de Curso é órgão normativo, deliberativo,

Leia mais

Estatuto do Grêmio. Capítulo 1 Da denominação, sede, fins e duração.

Estatuto do Grêmio. Capítulo 1 Da denominação, sede, fins e duração. Estatuto do Grêmio Capítulo 1 Da denominação, sede, fins e duração. Art.1º- O grêmio estudantil do Colégio Elvira Brandão fundado em 2005 funcionará no referido estabelecimento de ensino com duração ilimitada.

Leia mais

COOPERATIVA DE ENSINO DE OURINHOS COLÉGIO PÓLIS

COOPERATIVA DE ENSINO DE OURINHOS COLÉGIO PÓLIS ESTATUTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL A Lei Federal nº 7.398 de 04/11/85, assegura a organização de Grêmios Estudantis nas Escolas, com as finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais. Grêmio

Leia mais

NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGENS, LEITURA E ESCRITA

NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGENS, LEITURA E ESCRITA NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGENS, LEITURA E ESCRITA CAPÍTULO I DA NATUREZA, DA SEDE E DOS OBJETIVOS Art. 1 O Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita, também identificado pela sigla NELLE, entidade

Leia mais

CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESTATUTO SOCIAL DE 2016 CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO E SEUS FINS Artigo 1º. O centro acadêmico dos estudantes de Ciências Biológicas

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPEL

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPEL ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPEL CAPÍTULO I Da natureza e dos fins do Centro Acadêmico Art. 1º O Centro Acadêmico dos Cursos de Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU UNIGUAÇU CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º. Por este Regimento regulamenta-se a composição, as

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA. Seção I Do Colegiado e seus fins

REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA. Seção I Do Colegiado e seus fins REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA Seção I Do Colegiado e seus fins Art. 01. O Colegiado do Curso de Graduação em Medicina do IMS/UFBA é regido por este Regimento, observadas as disposições

Leia mais

CAPÍTULO I DA ASSOCIAÇÃO, SUA SEDE, SEUS FINS

CAPÍTULO I DA ASSOCIAÇÃO, SUA SEDE, SEUS FINS Regulamento de funcionamento da Associação dos Professores e Funcionários do Setor de Ciências Agrárias (APFSCA) do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. A DIREÇÃO DO SETOR DE CIÊNCIAS

Leia mais

EDITAL Nº 002/2017 DE ELEIÇÃO DO CALEA - GESTÃO INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 002/2017 DE ELEIÇÃO DO CALEA - GESTÃO INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL Nº 002/2017 DE ELEIÇÃO DO CALEA - GESTÃO 2018-2019 INFORMAÇÕES GERAIS O Centro Acadêmico Livre de Engenharia Agronômica CALEA é uma entidade sem fins lucrativos, regido pelo presente Estatuto e

Leia mais

CLUBE DE CAMPO DE RIO CLARO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

CLUBE DE CAMPO DE RIO CLARO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL 1 CLUBE DE CAMPO DE RIO CLARO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Do Objeto Art. 1º - Este Regimento Interno disciplina o funcionamento do Conselho Fiscal do Clube de Campo de Rio Claro, definindo suas

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO CAPÍTULO I Da Natureza e Composição Art.1º O Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo é um órgão consultivo

Leia mais

Estatuto da Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná

Estatuto da Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná 1 Estatuto da Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná Capítulo I A Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná e seus Fins Artigo 1º. A Associação

Leia mais

Ministério da Educação. Faculdade Dom Alberto. Comissão Própria de Avaliação

Ministério da Educação. Faculdade Dom Alberto. Comissão Própria de Avaliação Ministério da Educação Faculdade Dom Alberto Comissão Própria de Avaliação REGULAMENTO DA CPA FDA REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DA FDA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 54/2013, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 54/2013, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS CÂMARAS TÉCNICAS SETORIAIS CAPÍTULO I DO OBJETO

REGIMENTO INTERNO DAS CÂMARAS TÉCNICAS SETORIAIS CAPÍTULO I DO OBJETO REGIMENTO INTERNO DAS CÂMARAS TÉCNICAS SETORIAIS CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º - Este Regimento tem por objeto a regulamentação do funcionamento das Câmaras Técnicas Setoriais de apoio ao Conselho de Desenvolvimento

Leia mais

REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1 O presente regimento disciplina a organização e o funcionamento do Curso de Licenciatura em Matemática Campus Arraias da

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA CHIST

ESTATUTO DO CENTRO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA CHIST UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA ESTATUTO DO CENTRO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA CHIST CAPÍTULO I: DO CENTRO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia CACS

Estatuto do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia CACS 1 Estatuto do Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia CACS TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS FINS Art. 1º - O Centro Acadêmicos de Ciências

Leia mais

PREÂMBULO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

PREÂMBULO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ REGIMENTO DO CONSELHO DE CURADORES PREÂMBULO Este Regimento complementa o Regimento Geral da Universidade Federal de Itajubá e regulamenta as

Leia mais

REGIMENTO DAS ELEIÇÕES PARA O DIRETÓRIO ACADÊMICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA GESTÃO 2012/2013

REGIMENTO DAS ELEIÇÕES PARA O DIRETÓRIO ACADÊMICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA GESTÃO 2012/2013 REGIMENTO DAS ELEIÇÕES PARA O DIRETÓRIO ACADÊMICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA GESTÃO 2012/2013 Do Regimento Eleitoral Art. 1º. Este Regimento Eleitoral, elaborado pela Comissão Eleitoral, indicada

Leia mais

CAPTLLO 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. CAPiTULO II DAS FINALIDADES

CAPTLLO 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. CAPiTULO II DAS FINALIDADES PREFEITURA MUNICIPAl. DE MAR VERMELHO Rua São Sebastião, S/N, Centro, CEP 57730-000, Mar Vermelho/AL. Site: www.marvermelho.al.gov.br E-mail: m CN::: 1: Te!.: (82) 3204-5188 LEI N 550, de 29 de Setembro

Leia mais

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA PARAÍBA C O S E M S - P B REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - Este Regimento regula a constituição, o funcionamento e a

Leia mais

3ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO

3ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO 3ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO Artigo 1 - A Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja, também designada pela sigla AESA, é

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 005/2015 SPA. O CONSELHO SETORIAL DO SETOR PALOTINA, no uso de suas atribuições regimentais, resolve:

RESOLUÇÃO Nº 005/2015 SPA. O CONSELHO SETORIAL DO SETOR PALOTINA, no uso de suas atribuições regimentais, resolve: RESOLUÇÃO Nº 005/2015 SPA O DO, no uso de suas atribuições regimentais, resolve: Aprovar as seguintes normas para consulta à Comunidade do Setor, para eleição de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

REGIMENTO DA COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. REGIMENTO DA COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Do Regimento Artigo 1º - Este Regimento estabelece a definição,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Diretório Acadêmico do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores ESTATUTO DO

Leia mais

ESTATUTO DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA HORUS FACULDADES CAPITULO I

ESTATUTO DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA HORUS FACULDADES CAPITULO I ESTATUTO DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA HORUS FACULDADES CAPITULO I Art. 1º - Fica criado o DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DCE, órgão exclusivo de representação dos os acadêmicos da HORUS FACULDADES,

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O Centro Acadêmico da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro IFTM Campus Ituiutaba, abreviadamente CACO,

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS São João do Barro Preto Interior - Caixa Postal 38 CEP 98130-000 Júlio de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI TEÓFILO OTONI MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI TEÓFILO OTONI MINAS GERAIS REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUCURI - ICTM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006/2010 AD REFERENDUM DO CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 006/2010 AD REFERENDUM DO CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 006/2010 AD REFERENDUM DO CONSUNI Dispõe sobre o Regimento da Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. O Reitor da Universidade

Leia mais

ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I

ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I 1 ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I Da Denominação, Sede, Duração e Área de atuação Artigo 1º. A organização denominada

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. Aprova a criação e o Regulamento do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA (AESA) ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA (AESA) ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA (AESA) ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO Artigo 1 - Artigo 2º - Artigo 3º - A Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja,

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais

DECRETO Nº 2836 DE 06 DE NOVEMBRO DE 1996

DECRETO Nº 2836 DE 06 DE NOVEMBRO DE 1996 DECRETO Nº 2836 DE 06 DE NOVEMBRO DE 1996 APROVA O REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO, INSTITUÍDO PELA LEI 817, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1991 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DAVID CAPISTRANO FILHO,

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO LUPE COTRIM. CAPÍTULO I Da Entidade, da Denominação, da Duração, da Sede, do Foro e da Formalidade

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO LUPE COTRIM. CAPÍTULO I Da Entidade, da Denominação, da Duração, da Sede, do Foro e da Formalidade 1 ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO LUPE COTRIM CAPÍTULO I Da Entidade, da Denominação, da Duração, da Sede, do Foro e da Formalidade Artigo 1º O Centro Acadêmico Lupe Cotrim, neste estatuto denominado simplesmente

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (COREME-FMUSP)

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (COREME-FMUSP) REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (COREME-FMUSP) TÍTULO I - DA CATEGORIA, FINALIDADE E COMPETÊNCIA DA COMISSÃO E RESIDÊNCIA MÉDICA

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Amazonas Escola Normal Superior

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Amazonas Escola Normal Superior Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Amazonas Escola Normal Superior Centro Acadêmico Bertha Becker - UEA AM SUMÁRIO TÍTULO I - DA INSTITUIÇÃO...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 38/2015 Aprova o Regimento Interno do Fórum de Pedagogia

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - O Centro Acadêmico do curso de Tecnologia de Alimentos Campus Barbacena, do Instituto Federal do Sudeste de Minas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS CONSELHO DEPARTAMENTAL RESOLUÇÃO Nº. 004/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS CONSELHO DEPARTAMENTAL RESOLUÇÃO Nº. 004/2016 RESOLUÇÃO Nº. 004/2016 O DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, Considerando a Resolução nº. 12/2003 CONSUNI; Considerando o que consta no Protocolado

Leia mais