CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA"

Transcrição

1 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA I INTRODUÇÃO O presente Código de Ética e Conduta ( Código ) da Ideiasnet S.A. ( Companhia ou Ideiasnet ), disciplina condutas éticas a serem adotadas pela companhia no desenvolvimento de suas atividades como holding de capital aberto listada na BM&FBovespa e gestora de recursos. Tais regras de conduta deverão ser adotadas por todos os funcionários, diretores, membros do conselho de administração e do conselho fiscal da Companhia ( Colaboradores ). Ainda que certos funcionários possam não estar ativamente envolvidos nas condutas cobertas pelo Código no que se refere à gestão de recursos todos os funcionários devem entender as questões éticas envolvidas na atividade de gestão de ativos. II PRINCÍPIOS GERAIS DE CONDUTA PARA A GESTORA E SEUS COLABORADORES A Ideiasnet tem as seguintes responsabilidades: 1. Agir sempre de maneira profissional e ética. 2. Agir em benefício dos clientes. 3. Agir com independência e objetividade. 4. Agir com habilidade, competência e diligência. 5. Comunicar se com os clientes de uma maneira oportuna e precisa. 6. Seguir as regras aplicáveis que regem os mercados de capital. O gestor e os funcionários envolvidos na gestão de recursos devem: 1. Agir com integridade, competência, diligência, respeito e de maneira ética com o público, clientes, possíveis clientes, empregadores, funcionários, colegas de profissão, como também outros participantes dos mercados globais de capitais. 2. Colocar a integridade da categoria de profissionais da área de investimentos e os interesses dos clientes acima dos seus interesses pessoais. 3. Agir com cautela razoável e exercer discernimento profissional independente ao conduzir análises de investimentos, fazer recomendações sobre investimentos, tomar decisões de investimento e envolver se em outras atividades profissionais. 4. Exercer a profissão e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo de maneira ética e profissional, o que trará crédito pessoal e profissionalmente. 5. Promover a integridade e a viabilidade de mercados globais de capitais, em benefício da sociedade. 6. Manter e aprimorar a competência profissional e empenhar se para manter e aprimorar a competência de outros profissionais da área de investimentos.

2 III REGRAS DE CONDUTA PARA A GESTORA A. Fidelidade aos Clientes A Ideiasnet deve: 1. Colocar os interesses do cliente à frente dos seus próprios interesses. 2. Preservar o sigilo das informações comunicadas pelos clientes, no âmbito do relacionamento gestor cliente. 3. Recusar se a participar de qualquer relacionamento comercial ou aceitar qualquer presente que se possa esperar, condizentemente, que afete sua independência, objetividade ou fidelidade ao cliente. B. Processo e Ações de Investimento A Ideiasnet deve: 1. Empenhar o cuidado condizente e juízo prudente quando administrar ativos de clientes. 2. Não se envolver com práticas concebidas para distorcer preços ou inflar artificialmente o volume de negociações com a finalidade de enganar os participantes no mercado. 3. Tratar de forma justa e objetiva todos os clientes quando fornecer informações de investimento, fizer recomendações de investimento ou tomar ações de investimento. 4. Ter uma fundamentação condizente e adequada para as decisões de investimento. 5. Quando administrar uma carteira ou fundos coletivos de acordo com um mandato, estratégia ou estilo específico: a. Só tomar ações de investimento consistentes com os objetivos e limitações declarados da carteira ou fundo. b. Fornecer disclosures e informações adequadas, de forma que os investidores possam considerar se alguma mudança proposta no estilo ou estratégia de investimento atende suas necessidades. 6. Quando administrar contas separadas e antes de dar um conselho de investimento ou tomar uma ação de investimento pelo cliente: a. Avaliar e entender os objetivos de investimento, tolerância a risco, perspectiva de prazo, necessidades de liquidez, limitações financeiras, eventuais circunstâncias particulares (incluindo considerações fiscais, limitações legais ou regulatórias etc.) do cliente, além de qualquer outra informação relevante que possa afetar a política de investimento. b. Determinar se um investimento é adequado à situação financeira de um cliente. C. Negociação A Ideiasnet deve: 1. Não agir nem fazer com que outros ajam com base em informações não públicas que possam afetar o valor de um investimento negociado publicamente. 2. Dar prioridade aos investimentos feitos em nome do cliente, e não àqueles que beneficiem os seus próprios interesses.

3 3. Utilizar as comissões geradas por negociações do cliente para pagar apenas pelos produtos ou serviços relacionados ao investimento que ajudem diretamente em seu processo de tomada de decisão, e não para a administração da Companhia. 4. Maximizar o valor da carteira do cliente ao buscar a melhor execução para todas as transações do cliente. 5. Estabelecer políticas para assegurar uma distribuição equitativa e justa das negociações entre as contas dos clientes. D. Gestão de risco, compliance e suporte A Ideiasnet deve: 1. Elaborar e manter políticas e procedimentos para garantir que suas atividades cumpram os dispositivos deste Código e todos os requisitos legais e regulatórios aplicáveis. 2. Nomear um diretor de compliance responsável pela administração das políticas e procedimentos e pela investigação de reclamações referentes à conduta do gestor ou da sua equipe. 3. Garantir que as informações da carteira fornecidas aos clientes pelo gestor sejam precisas e completas e providenciar a confirmação ou análise de tais informações por um terceiro independente. 4. Manter registros por um prazo apropriado e em um formato facilmente acessível. 5. Ter em seus quadros uma equipe qualificada e recursos humanos e tecnológicos suficientes para investigar completamente, analisar, implementar e monitorar as decisões e ações de investimento. 6. Estipular um plano de continuidade de negócios para lidar com a recuperação em caso de desastres ou interrupção do curso normal de funcionamento dos mercados financeiros. 7. Estabelecer um processo de gestão de risco em toda a empresa que identifique, meça e administre a posição de risco do gestor e de seus investimentos, incluindo as fontes, natureza e grau de exposição ao risco. E. Performance e valorização A Ideiasnet deve: 1. Apresentar informações de performance justas, precisas, relevantes, oportunas e completas e jamais fazer declarações enganosas sobre o desempenho de carteiras individuais ou da Companhia. 2. Usar preços justos de mercado para avaliar as posições do cliente e aplicar, de boa fé, métodos para determinar o valor justo de quaisquer valores mobiliários em relação aos quais não haja uma cotação de mercado feita por um terceiro independente prontamente disponível. F. Disclosures A Ideiasnet deve: 1. Comunicar se com os clientes de forma constante e oportuna. 2. Garantir que disclosures verdadeiras, precisas, completas e compreensíveis sejam apresentadas em um formato que comunique as informações de forma eficaz.

4 3. Incluir todos os fatos materiais quando fizer disclosures ou fornecer informações aos clientes sobre a própria Companhia, sobre sua equipe, sobre os investimentos e sobre o processo de investimento. 4. Divulgar o seguinte: a. Conflitos de interesse gerados por relacionamentos com corretoras ou outras entidades, outras contas de clientes, estruturas de taxas, ou outras questões. b. Ação regulatória ou disciplinar tomada contra o gestor ou sua equipe em relação à conduta profissional. c. O processo de investimento, incluindo informações referentes a períodos de vedação à negociação, estratégias, fatores de risco e uso de derivativos e alavancagem, quando aplicável. d. Taxas de gestão e outros custos de investimento cobrados dos investidores, inclusive quais custos compõem as taxas e as metodologias para a determinação de taxas e custos. e. O valor de todas as comissões em espécie ou agrupadas, os bens e/ou serviços recebidos em troca, e como esses bens e/ou serviços beneficiam o cliente. f. A performance dos investimentos dos clientes, de forma regular e oportuna. g. Os métodos de avaliação utilizados para tomar decisões de investimento e avaliar os valores do cliente. h. As políticas de votação dos acionistas. i. As políticas de distribuição de negociações. j. Os resultados da análise ou da auditoria do fundo ou da conta. k. Mudanças expressivas de equipe ou da organização que tenham ocorrido na Companhia. l. Os processos de gestão de risco. IV REGRAS DE CONDUTA PROFISSIONAL INERENTES À GESTÃO DE RECURSOS A. Profissionalismo 1. Conhecimento da legislação. Os Colaboradores devem entender e estar em conformidade com todas as leis, regras e regulamentos vigentes (inclusive este Código) de qualquer governo, organização normativa, órgão de licenciamento ou associação profissional que possa controlar as suas respectivas atividades profissionais. Em caso de conflito, os Colaboradores devem cumprir as mais rigorosas leis, regras ou regulamentos. Os Colaboradores não devem, conscientemente, participar, auxiliar e devem se desassociar de qualquer violação de tais leis, regras ou regulamentos. 2. Independência e objetividade. Os Colaboradores devem usar cautela e discernimento razoáveis para atingir e manter a independência e a objetividade de suas respectivas atividades profissionais. Os Colaboradores não devem oferecer, solicitar nem aceitar nenhum presente, benefício, remuneração ou pagamento que, de maneira razoável, possa comprometer as suas independência e objetividade ou as de outra pessoa. 3. Apresentação incorreta. Os Colaboradores não devem fazer, conscientemente, nenhuma apresentação incorreta relacionada com a análise de investimentos, recomendações, ações ou outras atividades profissionais.

5 4. Conduta inadequada. Os Colaboradores não devem se envolver em nenhuma conduta profissional que envolva desonestidade, fraude, enganar terceiros ou cometer qualquer ato que reflita de maneira contrária à sua reputação, integridade ou competência profissional. B. Integridade dos Mercados de Capitais 1. Informações relevantes não divulgadas ao público. Os Colaboradores que possuem informações relevantes não divulgadas ao público, que poderiam afetar o valor de um investimento ( informação privilegiada ), não devem agir nem fazer com que outros indivíduos ajam com base nessas informações. 2. Manipulação do mercado. Os Colaboradores não devem se envolver em práticas que alterem preços ou aumentem artificialmente o volume de negócios com a intenção de enganar os participantes do mercado. C. Deveres para com os Clientes 1. Lealdade, prudência e zelo. Os Colaboradores têm um dever de lealdade para com os clientes da Ideiasnet: devem usar cautela e discernimento razoáveis. Os Colaboradores devem agir para o benefício dos clientes da Companhia e colocar os interesses deles acima de seus próprios interesses ou dos interesses do seu empregador. 2. Tratamento justo. Os Colaboradores devem tratar de maneira justa e objetiva todos os clientes ao apresentarem análise de investimentos, fazerem recomendações de investimentos, tomarem uma decisão em relação a um investimento ou se envolverem em outras atividades profissionais. 3. Adequação dos Investimentos. a. Quando os Colaboradores estiverem em um relacionamento de consultoria de investimentos com um cliente da Ideiasnet, devem: i. Conduzir uma investigação razoável em relação à experiência que o cliente (ou o provável cliente) tem a respeito de investimentos, objetivos de risco e retorno e restrições financeiras antes de fazer quaisquer recomendações de investimento ou tomar uma decisão de investimento e reavaliar e atualizar tais informações periodicamente. ii. Determinar se o investimento é adequado à situação financeira do cliente e coerente com os objetivos, resoluções e restrições escritas do cliente antes de fazer uma recomendação de investimento ou tomar uma decisão de investimento. iii. Avaliar a adequação dos investimentos no contexto do portfólio total do cliente. b. Quando os Colaboradores forem responsáveis pela gestão de um portfólio em relação a um mandato, estratégia ou estilo específico, eles devem apenas fazer recomendações de investimento ou tomar decisões de investimento uniformes com os objetivos e as restrições declaradas do portfólio.

6 4. Apresentação do desempenho. Ao divulgar informações sobre o desempenho de um investimento, os Colaboradores devem envidar esforços razoáveis para garantir que as informações sejam justas, precisas e completas. 5. Preservação da confidencialidade. Os Colaboradores devem manter a confidencialidade das informações de ex clientes, clientes atuais e possíveis clientes, a não ser que: a. As informações relacionem se a atividades ilícitas por parte do cliente ou do provável cliente. b. A divulgação seja exigida por lei. c. O cliente ou o possível cliente permita a divulgação das informações. D. Deveres para com a Ideiasnet 1. Lealdade. Em questões relacionadas ao exercício de suas funções, os Colaboradores devem agir para o benefício da Ideiasnet e não privá la das suas capacidades e habilidades; não devem divulgar informações confidenciais nem causar prejuízos de qualquer outra forma à Companhia. 2. Acordos de remuneração adicional. Os Colaboradores não devem aceitar presentes, benefícios, remunerações nem pagamentos que concorram ou que talvez possam, razoavelmente, criar um conflito de interesse com os interesses da Ideiasnet, a menos que obtenham um consentimento por escrito por parte de todos envolvidos. 3. Responsabilidades dos supervisores. Os Colaboradores devem envidar esforços razoáveis para assegurar que qualquer indivíduo que esteja sujeito à sua supervisão ou autoridade esteja em conformidade com as leis, regras, regulamentos vigentes e com este Código. E. Análise de Investimentos, Recomendações e Decisões 1. Diligência e base razoável. Os Colaboradores devem: a. Exercer a diligência, independência e o exame minucioso ao analisar investimentos, recomendar investimentos e tomar decisões de investimento. b. Ter uma base razoável e adequada, respaldada por pesquisas e investigações apropriadas, para fazer qualquer análise, recomendação ou tomar qualquer decisão de investimento. 2. Comunicação com clientes e possíveis clientes. Os Colaboradores devem: a. Divulgar aos clientes e possíveis clientes o formato básico e os princípios gerais dos processos utilizados para analisar investimentos, escolher títulos e valores mobiliários e construir portfólios; além disso, divulgar imediatamente qualquer alteração que possa afetar de maneira significativa esses processos. b. Divulgar aos clientes e possíveis clientes as limitações e os riscos associados significativos com o processo de investimento. c. Usar discernimento razoável ao identificar quais fatores são importantes para suas análises, recomendações ou decisões de investimento e incluir esses fatores nas comunicações mantidas com clientes e prováveis clientes.

7 d. Distinguir entre fato e opinião na apresentação das análises e recomendações de investimento. 3. Guarda de registros. Os Colaboradores devem desenvolver e manter registros apropriados para fundamentar as suas análises, recomendações, decisões de investimento e outras comunicações relacionadas aos investimentos que mantiver com clientes e possíveis clientes. F. Conflitos de Interesses 1. Divulgação de conflitos. Os Colaboradores devem fazer divulgação plena e justa de todas as questões que possam razoavelmente vir a prejudicar a sua independência e objetividade ou interferir com os respectivos deveres para com os clientes, os possíveis clientes e a Ideiasnet. Os Colaboradores devem garantir que essas divulgações sejam relevantes, apresentadas em redação simples e comunicadas de maneira eficaz. 2. Prioridade das transações. As transações de investimentos de clientes e da Ideiasnet devem ter prioridade em relação às transações de investimentos nas quais um colaborador seja o beneficiário. 3. Comissão por recomendação. Os Colaboradores devem divulgar à Companhia, seus clientes e prováveis clientes, como cabível, qualquer remuneração, pagamento ou benefício recebido ou pago a terceiros pela recomendação de produtos ou serviços. V OUTRAS REGRAS DE CONDUTA PROFISSIONAL A. Corrupção A Ideiasnet conduz seus negócios de forma honesta e transparente e não exerce seja de que forma for, influência imprópria sobre qualquer pessoa ou entidade, pública ou privada. Nesse sentido, a Companhia não admite que qualquer de seus Colaboradores pratique atos de suborno, corrupção de qualquer natureza ou pagamento de propina, envolvendo quem quer que seja. Nenhum suborno, propina ou qualquer outra forma de pagamento, deve ser efetuado, direta ou indiretamente, a qualquer pessoa. Os Colaboradores estão terminantemente proibidos de oferecer, direta ou indiretamente, a quaisquer pessoas, autoridades ou servidores públicos, qualquer pagamento, presente, serviço, ou qualquer forma de benefício que por sua habitualidade, valor ou motivação possam ser entendidos como propina ou suborno. É proibido, ainda, que os Colaboradores ofereçam, aceitem ou solicitem presentes, dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem econômica ou pessoal de qualquer pessoa jurídica ou física em troca de facilitação ou benefício em operações ou negociações com a Companhia. Quaisquer presentes ou brindes de valor superior a R$100,00 (cem reais) deverão ser recusados mesmo que os mesmos não sejam oferecidos em troca de facilitação ou benefício em operações ou negociações com a Companhia.

8 B. Conflitos de Interesses Não é admitido que o Colaborador utilize seu cargo, função, posição ou influência na Companhia ou suas sociedades investidas para ter acesso a informações privilegiadas e utilizá las em benefício próprio, de seus familiares e pessoas de seu relacionamento, seja para realizar transações com valores mobiliários ou quaisquer outras operações de caráter comercial ou financeiro. Todos os Colaboradores devem evitar situações que gerem conflitos de interesse à Companhia. Diante de situações que possam gerar tal forma de conflito, seja ele potencial ou real, os Colaboradores envolvidos devem se declarar impedidos de participar de qualquer discussão e decisão envolvendo a matéria e levar o assunto a seu superior hierárquico. Por conflito de interesse, considera se entre outros, (i) fornecer informações confidenciais a terceiros, principalmente concorrentes da Companhia ou de suas sociedades investidas, (ii) prestar serviços para um cliente ou fornecedor da Ideiasnet ou qualquer de suas sociedades controladas ou coligadas, (iii) trabalhar ou prestar serviços para um concorrente, cliente ou fornecedor enquanto Colaborador da Ideiasnet, (iv) competir com a Companhia ou suas sociedades controladas ou coligadas pela compra ou venda de empresas, bens, produtos ou serviços e (v) estabelecer negócios ou contratar fornecedores que sejam administrados ou detidos por, ou que empregue familiar ou amigo. É vedado aos Colaboradores tomar para si oportunidades comerciais ou de qualquer outra forma competir com a Companhia. A concorrência pode envolver o engajamento na mesma linha de negócios, ou qualquer situação em que o Colaborador tome para si oportunidades de vendas, compras de bens, produtos, serviços ou participações que seriam da Companhia. O processo de seleção de fornecedores, parceiros e prestadores de serviços será norteado por critérios transparentes e objetivos, incluindo, mas não se limitando a, histórico empresarial, capacitação técnica, financeira e gerencial, desempenho recente, qualidade, preço e outras condições comerciais que atendam às necessidades da Companhia. A Ideiasnet não participará diretamente em atividade política partidária, tampouco fará qualquer contribuição política, quer em dinheiro, quer sob outra forma qualquer, sendo resguardado aos seus Colaboradores o direito de contribuir, pessoalmente e fora de seu horário de trabalho, para um candidato ou partido político. Sendo vedado, no entanto, o pronunciamento de qualquer Colaborador em nome da Companhia ou de suas sociedades controladas ou coligadas a respeito de atos ou conduta de representantes do poder público.

9 C. Divulgação de Informações e Negociação de Ações Os Colaboradores devem cumprir com a Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante bem como de Negociação de Ações cujo Termo de Adesão assinará quando de sua contratação. Cumpre aos Colaboradores guardar sigilo das informações relativas a ato ou fato relevante às quais tenha acesso privilegiado em razão do cargo ou posição que ocupam, até sua divulgação ao mercado, bem como zelar para que seus subordinados e terceiros de sua confiança também o façam, respondendo solidariamente com estes na hipótese de descumprimento. D. Confidencialidade Toda informação obtida como consequência do desempenho de funções e atividades na Companhia ou em suas sociedades controladas ou coligadas é considerada confidencial, sendo vedada sua divulgação com exceção daquelas que sejam de domínio público. As informações confidenciais devem ser mantidas em rígido sigilo exceto se a divulgação for autorizada pelos Administradores da Companhia. Consideram se confidenciais informações sobre os negócios, pesquisas, planos de novos negócios, estratégias, registros, bancos de dados, informações sobre salários e benefícios, dados médicos de empregados, listas de clientes, funcionários, fornecedores e quaisquer informações financeiras ou de preços não públicas. O uso ou a distribuição não autorizada de informações confidenciais viola o presente Código. O uso ou distribuição de informações pode resultar em consequências negativas tanto para a Companhia, quanto para os Colaboradores envolvidos, resultando além de processo disciplinar, ação cível ou até criminal. A discrição acerca de informações sigilosas faz parte de uma conduta ética. Os Colaboradores devem ser zelosos ao tratar destas informações em ambientes públicos (ex. transportes públicos, restaurantes) bem como no manuseio de tais informações para que não se tornem de conhecimento de terceiros, ainda que sem intenção. E. Ativos da Companhia e Utilização É de responsabilidade de todos os Colaboradores a utilização responsável, a conservação e a proteção dos ativos da Companhia, contra a perda, roubo e mau uso. Por ativos entende se todos os equipamentos e recursos eletrônicos, bem como tecnologias, estudos e de desenvolvimento de negócios, produzidos pelos Colaboradores ou colocados a sua disposição pela Companhia com a intenção de propiciar as ferramentas e informações necessárias ao desempenho da função e que incentivem a eficiência de cada Colaborador.

10 Ao utilizar o e mail ou ao apresentar se como funcionário da Companhia, os Colaboradores devem ter o cuidado de não transmitir qualquer informação que seja sensível ou controversa, ou que possa ter implicações contratuais ou legais danosas à Companhia, de modo que é essencial que os Colaboradores conduzam suas funções com cautela e respeito a todos com que entrarem em contato e não utilizem os meios de comunicação da Companhia para outros fins que não o estrito desempenho exercício de suas funções. Todos os dados, informações, projetos, planos de negócio e quaisquer outros materiais produzidos pelos Colaboradores em decorrência de sua função são de propriedade da Companhia e esta se reserva o direito de acesso e utilização destas informações e materiais, inclusive ao e mail corporativo dos Colaboradores, exceto quando limitada por lei ou acordo. Como forma de manter a segurança e o controle dos atos praticados pelos Colaboradores nas dependências da Companhia, todos os ambientes são monitorados por câmeras a cujas gravações os Administradores tem acesso. Os equipamentos e os computadores de propriedade da Companhia, bem como os bancos de dados utilizados que forem disponibilizados aos Colaboradores deverão ser utilizados de forma a atender exclusivamente às finalidades da Companhia. Em hipótese alguma será permitida a cópia de softwares piratas ou que não respeitem direitos de propriedade intelectual, bem como aqueles que firam os bons costumes ou que promovam discriminação de qualquer tipo ou espécie. A Companhia disponibiliza endereço eletrônico a todos os seus Colaboradores, sendo tal endereço eletrônico destinado para fins exclusivamente corporativos. A utilização do endereço eletrônico deverá ser feita para questões relacionadas às atividades profissionais e relacionadas à finalidade da Companhia, sendo, no entanto, permitida a utilização pessoal de forma moderada. Ante a possibilidade de acesso aos e mails e arquivos, os Colaboradores da Companhia não devem manter nos computadores quaisquer dados ou informações particulares que pretendam que não venham a ser conhecidas e/ou acessadas pela Companhia. Os e mails corporativos recebidos, quando abertos, deverão ter sua adequação às regras deste Código imediatamente verificada. Não será admitida, sob qualquer hipótese, a manutenção ou o arquivamento de mensagens de conteúdo ofensivo, discriminatório, pornográfico ou vexatório, sendo a responsabilidade apurada de forma específica em relação ao destinatário da mensagem.

11 A navegação pela rede mundial de computadores ( Internet ) deverá ser feita observando os fins sociais da Companhia, sendo permitido o seu uso para fins pessoais de forma moderada, como por exemplo, mas não se limitando a, compras de objetos de uso pessoal, passagens e reservas de hotéis. O acesso a sites da Internet inapropriados ou que firam a moral e os bons costumes serão bloqueados. Toda a navegação na Internet poderá ser monitorada pela Companhia. As senhas de caráter sigiloso, pessoal e intransferível serão fornecidas aos Colaboradores da Companhia para acesso aos computadores, à rede corporativa e ao correio eletrônico corporativo. Em nenhuma hipótese as senhas deverão ser transmitidas a terceiros. Este Código admite e entende a imprescindibilidade de certas ligações telefônicas particulares, não significando que a ausência de bom senso por parte de seus Colaboradores possa ser tolerada. Ligações pessoais interurbanas e para celulares devem durar o tempo estritamente necessário e as ligações internacionais pessoais deverão ser prontamente reembolsadas. Além do acima previsto, os diretores e funcionários tomaram conhecimento das normas previstas na Política de Segurança da Informação da Companhia, cuja cópia lhes foi entregue junto ao presente Código. F. Discriminação Na Ideiasnet são terminantemente proibidas atitudes preconceituosas e intimidadoras fundamentadas em raça, cor, gênero, religião, nacionalidade, idade ou deficiência, bem como assédio aos Colaboradores, especialmente os de natureza moral e sexual, mesmo que tais atitudes não sejam ilegais, mas ainda assim inaceitáveis no ambiente de trabalho. Não serão toleradas condutas que resultem em intimidação, humilhação, coação ou ameaça aos Colaboradores, ou que levem à deterioração de suas condições de trabalho. É compromisso da Companhia propiciar um local de trabalho que incentive o respeito mútuo entre os Colaboradores e relações de trabalho livres de intimidação ou assédio. A contratação e promoção de Colaboradores deve ser baseada no mérito e não devem ser influenciadas por fatores tais como, raça, gênero, religião, situação financeira, origem, deficiência, idade, orientação sexual, estado civil ou qualquer outro que não o desempenho profissional do Colaborador.

12 VI DISPOSIÇÕES FINAIS As disposições deste Código devem ser cumpridas por todos Colaboradores e servem a minimizar a subjetividade das interpretações sobre comportamentos e atitudes, não detalhando, no entanto, todas as situações que podem surgir no cotidiano profissional dos Colaboradores, sendo certo que em caso de dúvida na aplicação das diretrizes deste Código, o superior hierárquico, o departamento Jurídico ou os Administradores da Companhia devem ser procurados. O não cumprimento dos termos deste Código poderá importar em instauração de processo disciplinar para averiguação de possíveis irregularidades e poderá sujeitar os Colaboradores a medidas disciplinares, que incluem advertência, suspensão, demissão por justa causa, destituição do cargo e demais penalidades previstas na legislação, independentemente de outras ações que a Companhia possa adotar. Na aplicação das penas disciplinares, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração, observando se sempre a legislação aplicável. Ao assinar o Termo de Adesão anexo, o Colaborador declara ter pleno conhecimento das regras estabelecidas neste Código bem como das contidas nas Políticas de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Segurança da Informação, esta última aplicável apenas aos diretores e funcionários da Companhia.

13 ANEXO I TERMO DE ADESÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA IDEIASNET S.A. Pelo presente instrumento, [nome e qualificação], residente e domiciliado(a) em [endereço], portador(a) da carteira de identidade nº [número e órgão expedidor] e inscrito(a) no CFP/MF sob o nº [número], doravante denominado(a) DECLARANTE, na qualidade de [indicar cargo, função ou relação com a Companhia] da Ideiasnet S.A., inscrita no CNPJ/MF sob o nº / , vem, por meio deste Termo de Adesão, declarar ter integral conhecimento das regras constantes do Código de Ética e Conduta da Ideiasnet S.A., cuja cópia recebeu, obrigando se a pautar suas ações sempre em conformidade com tais regras., de de 20 Nome Completo: CPF:

Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional

Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional Página1 Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional RAPIER Investimentos Este manual estabelece princípios e regras de conduta aplicáveis a todos colaboradores da RAPIER Investimentos LTDA ( RAPIER

Leia mais

ITENS B, C, D, E E F DO CAPÍTULO 2 E ITEM J DO CAPÍTULO 4 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE

ITENS B, C, D, E E F DO CAPÍTULO 2 E ITEM J DO CAPÍTULO 4 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE ITENS B, C, D, E E F DO CAPÍTULO 2 E ITEM J DO CAPÍTULO 4 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE ITEM B DO CAPÍTULO 2 MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE B. Integridade dos Mercados de Capitais 5. Informações relevantes

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA TAURUS. Elaborado em 13/05/2013 Revisado em 14/11/2014 e 04/08/2016 Versão 1.3

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA TAURUS. Elaborado em 13/05/2013 Revisado em 14/11/2014 e 04/08/2016 Versão 1.3 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Elaborado em 13/05/2013 Revisado em 14/11/2014 e 04/08/2016 Versão 1.3 INDICE INTRODUÇÃO...3 I.PROFISSIONALISMO...3 II. INTEGRIDADE DOS MERCADOS DE CAPITAIS...4 III. DEVERES PARA

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CÓDIGO DE CONDUTA PROFISSIONAL DA AVANTGARDE CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

CÓDIGO DE ÉTICA E CÓDIGO DE CONDUTA PROFISSIONAL DA AVANTGARDE CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E CÓDIGO DE CONDUTA PROFISSIONAL DA AVANTGARDE CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. 17 DE OUTUBRO DE 2014 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 3 2. VALORES... 4 3. CÓDIGO DE ÉTICA... 5 4. CÓDIGO DE

Leia mais

PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCO PARTE C CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCO PARTE C CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCO PARTE C CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA I. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Código de Ética e Conduta da HS Asset visa a integrar todos os Colaboradores à filosofia da

Leia mais

CAPÍTULO 2 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE

CAPÍTULO 2 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE CAPÍTULO 2 DO MANUAL INTERNO DE COMPLIANCE 2. CÓDIGO DE ÉTICA A Prisma Capital acredita que suas atividades e de seus Colaboradores devam ser exercidas observando os mais elevados padrões éticos de conduta,

Leia mais

PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARTE C DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA I. CONSIDERAÇÕES GERAIS A. Objetivo O Código de Ética e Conduta da Puras visa a integrar todos à filosofia do grupo, criando

Leia mais

Administração de Carteiras de Valores Mobiliários

Administração de Carteiras de Valores Mobiliários Administração de Carteiras de Valores I. Objetivo 1. Este Código de Ética de Administração de Carteiras de Valores ( Código de Ética ) comunica os valores e concretiza os deveres que orientam a atuação

Leia mais

Administração de Carteiras de Valores Mobiliários

Administração de Carteiras de Valores Mobiliários I. Objetivo 1. Este Código de Ética de Administração de Carteiras de Valores ( Código de Ética ) comunica os valores e concretiza os deveres que orientam a atuação dos administradores, empregados e colaboradores

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Código de Conduta Ética O conjunto de princípios e regras dispostas neste Código de Conduta Ética é imponível a todos os sócios, diretores, empregados, colaboradores e prestadores de serviços que venham,

Leia mais

Código de Ética e Regras de Conduta

Código de Ética e Regras de Conduta Código de Ética e Regras de Conduta QUORUM PARTICIPAÇÕES Sumário 1. Introdução... 2 2. Abrangência... 2 3. Regras de Conduta e Responsabilidade... 2 4. Conduta nos Relacionamentos... 3 5. Política de recebimento

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Data Versão Autor Aprovação Observações Junho de 2018 1.0 Compliance Diretoria Não se aplica. Janeiro de 2019 2.0 Compliance Diretoria Atualização 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O presente

Leia mais

Código de Conduta. Versão 02 01/2015

Código de Conduta. Versão 02 01/2015 Código de Conduta Versão 02 01/2015 Versão: 02 Folha: 2 de 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. RELAÇÕES COM CLIENTES... 4 3. CONDUTAS PESSOAIS... 5 4. UTILIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS BENS DA EMPRESA... 6 5.

Leia mais

Código de Conduta Ética e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro JG CAPITAL GESTÃO DE ATIVOS LTDA.

Código de Conduta Ética e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro JG CAPITAL GESTÃO DE ATIVOS LTDA. Código de Conduta Ética e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro JG CAPITAL GESTÃO DE ATIVOS LTDA. O conjunto de princípios e regras dispostas neste Código de Conduta Ética e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Leia mais

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta Sonae Sierra Brasil Código de Conduta INTRODUÇÃO O Que é Nosso Código de Conduta? Nosso Código de Conduta estabelece e promove os aspectos fundamentais de comportamento ético que, na opinião da nossa Companhia,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Versão Código Julho/17 de Ética - Versão

CÓDIGO DE ÉTICA. Versão Código Julho/17 de Ética - Versão CÓDIGO DE ÉTICA Versão 2017.04 Código Julho/17 de Ética - Versão 2017.04 1 ÍNDICE I - Introdução... 2 II - Objetivo... 2 III - Filosofia de Trabalho... 2 IV - Relações com Clientes... 3 V - Deveres do

Leia mais

Documento confidencial - Circulação restrita

Documento confidencial - Circulação restrita Documento confidencial - Circulação restrita ÍNDICE ASSUNTO PÁG 1 OBJETIVO 3 2 PRINCÍPIOS 3 3 DA UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO 4 4 DO SIGILO 4 5 CONFLITOS DE INTERESSE 5 6 INVESTIMENTOS PRÓPRIOS 5 7 DA NÃO

Leia mais

Fiduciária Instrução CVM 558/15

Fiduciária Instrução CVM 558/15 Manual de Ética e Conduta da Administração Fiduciária - Instrução CVM 558/15 27/11/2017 M.P21.001.01 M.P21.001.01 Manual de Ética e Conduta da Administração Fiduciária Instrução CVM 558/15 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Código de Conduta para colaboradores

Código de Conduta para colaboradores Código de Conduta para colaboradores INTRODUÇÃO O presente documento, inserindo-se nos Princípios de Ação do Grupo Air Liquide, tem como objetivo descrever as regras de conduta aplicáveis a todos os colaboradores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX 1. Descrição da Política 1.1- Definições Código de Ética: Compreende regras que orientam os colaboradores e diretores da OUROLUX sobre as condutas adequadas nos negócios. Tais

Leia mais

Código de Ética e Conduta Profissional

Código de Ética e Conduta Profissional Código de Ética e Conduta Profissional Código de Ética e Conduta Profissional - Versão 2019 Objetivo Formalizar as diretrizes de ética e conduta profissional praticadas na GESTORA. A quem se aplica? Sócios,

Leia mais

REDPOINT EVENTURES GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Código de Ética (Fevereiro de 2019)

REDPOINT EVENTURES GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Código de Ética (Fevereiro de 2019) REDPOINT EVENTURES GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Código de Ética (Fevereiro de 2019) I. Introdução 1. O Presente Código de Ética e Conduta Empresarial (o Código ) resume os valores, princípios e práticas empresariais

Leia mais

Código de Ética Elaborado em Janeiro de 2016 Atualizado em Junho de 2016 1. INTRODUÇÃO Este Código de Ética estabelece as regras e princípios que nortearão os padrões éticos e de conduta profissional,

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta INTRODUÇÃO O Código de Ética e conduta da Damasco Penna é dirigido à todos os colaboradores, estagiários e membros da administração para servir de referência da atuação pessoal

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

CÓDIGO PARA FORNECEDORES

CÓDIGO PARA FORNECEDORES CÓDIGO PARA FORNECEDORES INTRODUÇÃO Este Código abrange todos os fornecedores e empregados da INOVE RECUPERAÇÃO E COBRANÇA DE ATIVOS LTDA. O descumprimento de qualquer das regras do Código de Conduta dará

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR Setembro de 2017. Código de Ética e Conduta do Fornecedor Prezado Fornecedor, Apresentamos o Código de Ética e Conduta do Fornecedor Wald. Ele tem por objetivo orientá-lo

Leia mais

W-CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

W-CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA W-CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Versão do documento: 10 de Junho de 2016 Código de Ética e Conduta Wise Capital Página 2 de 12 ÍNDICE CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO...4 1.1 Objetivo...4

Leia mais

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno Índice Missão e Visão Regras de conduta ética Conformidade com leis e regulamentações Relacionamento no ambiente interno Relacionamento no ambiente externo Conflito de interesses Ambiente de trabalho Concorrência

Leia mais

AGUIAR CÓDIGO DE CONDUTA

AGUIAR CÓDIGO DE CONDUTA COMISSARIA de Despachos Ltda. CÓDIGO DE CONDUTA COMISSARIA de Despachos Ltda. INTRODUÇÃO Aguiar COMISSÁRIA de Despachos Ltda., presta serviços de despachos aduaneiros junto a alfândega brasileira desde

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA MUNDINVEST S/A CCVM ( Sociedade )

MANUAL DE CONDUTA MUNDINVEST S/A CCVM ( Sociedade ) MANUAL DE CONDUTA MUNDINVEST S/A CCVM ( Sociedade ) 1. Objeto 1.1 - O presente Instrumento tem como objetivo precípuo a definição de uma política de segurança da informação, traçando de forma precisa e

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INNOVA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA. Fevereiro Versão 2

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INNOVA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA. Fevereiro Versão 2 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INNOVA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA. Fevereiro - 2019 Versão 2 INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 CÓDIGO DE ÉTICA... 3 A. Profissionalismo... 3 B. Integridade dos Mercados de Capitais...

Leia mais

engenharia geotécnica Código de ética e conduta Revisão 01 (06/03/2019)

engenharia geotécnica Código de ética e conduta Revisão 01 (06/03/2019) engenharia geotécnica Código de ética e conduta Revisão 01 (06/03/2019) INTRODUÇÃO O Código de Ética e conduta da Damasco Penna é dirigido à todos os colaboradores, estagiários e membros da administração

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES O Banco PSA e PSA Corretora realizam a condução de seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DA ATENA CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) Versão Dezembro/2017 CAPÍTULO I DO OBJETIVO

MANUAL DE CONDUTA DA ATENA CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) Versão Dezembro/2017 CAPÍTULO I DO OBJETIVO MANUAL DE CONDUTA DA ATENA CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Sociedade ) Versão Dezembro/2017 CAPÍTULO I DO OBJETIVO 1.1. O presente instrumento tem como objetivo precípuo a definição de regras e princípios

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

INTER-AÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. PIP POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS

INTER-AÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. PIP POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS INTER-AÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. PIP POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS Inter-Ação Administração de Recursos Ltda. R Dr Renato Paes de Barros, 714 cj 51 CEP 04530-001 Itaim Bibi SP Fone (011)

Leia mais

POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS POR COLABORADORES. SPA Strategic Portfolio Advisors

POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS POR COLABORADORES. SPA Strategic Portfolio Advisors POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS POR COLABORADORES SPA Strategic Portfolio Advisors São Paulo Dezembro/2018 1. A presente política dispõe acerca da política de compra e venda de valores

Leia mais

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 2 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Conflito de interesses na indicação e contratação

Leia mais

1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 4. PROCEDIMENTO CÓDIGO DE ÉTICA

1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 4. PROCEDIMENTO CÓDIGO DE ÉTICA PROCEDIMENTO: BL 00025/2017 REVISÃO: 0 DATA: 22/05/2017 PÁGINA: 1 DE 6 1. OBJETIVO Descrever valores, princípios e atitudes com os quais a BL Informática se compromete na sua gestão empresarial e auxiliar

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. O presente Código de Conduta da Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. (a Companhia ), visa a cumprir com as disposições do Regulamento

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL 1. Introdução O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo permitir a compreensão sobre as condutas éticas que

Leia mais

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade CÓDIGO DE CONDUTA 1 Sumário OBJETIVO... 3 DESTINATÁRIOS... 3 COMO AGIR... 3 MANUTENÇÃO DO CÓDIGO... 3 CONDUTA DA EMPRESA... 3 Geral... 3 Legalidade... 3 Contratações... 4 Parceiros... 4 Fornecedores...

Leia mais

CODIGO DE ETICA E CONDUTA

CODIGO DE ETICA E CONDUTA A quem se destina este Manual CODIGO DE ETICA E CONDUTA Este documento estabelece importantes diretrizes para o cumprimento dos padrões da companhia, no que se refere às práticas comerciais e aos negócios.

Leia mais

Código de Ética e Conduta Profissional GOW CAPITAL

Código de Ética e Conduta Profissional GOW CAPITAL Código de Ética e Conduta Profissional GOW CAPITAL Objetivo Formalizar as diretrizes de ética e conduta profissional praticadas na GOW CAPITAL. A quem se aplica? A todos os sócios, diretores, funcionários,

Leia mais

As seguintes práticas são consideradas rigorosamente contrárias aos princípios do código de ética:

As seguintes práticas são consideradas rigorosamente contrárias aos princípios do código de ética: CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO ESPORTE CLUBE VITÓRIA I. RAZÕES A gestão adequada de uma instituição esportiva como o Esporte Clube Vitória requer o estabelecimento de mecanismos para assegurar que os objetivos

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Fevereiro de 2019 05457-003, São Paulo, SP Controle de versão Título Código de Conduta Área responsável Compliance CRD Capital Aprovadores Diretor responsável pelo cumprimento

Leia mais

Objetivo. A quem se aplica? Responsabilidades

Objetivo. A quem se aplica? Responsabilidades Código de Ética e Conduta Profissional IBBRA CONSULTORIA FINANCEIRA Objetivo Formalizar as diretrizes de ética e conduta profissional praticadas na IBBRA CONSULTORIA FINANCEIRA. A quem se aplica? A todos

Leia mais

Código de Ética e Conduta Profissional

Código de Ética e Conduta Profissional Versão: IV Data da Publicação: 09/03/2016 Data da Vigência: 01/06/2018 Última Revisão: Maio 2018 1. Objetivo: O Código formaliza as diretrizes de ética e conduta profissional. 2. A quem se aplica o Código:

Leia mais

Carta do Presidente da Crown

Carta do Presidente da Crown Código de Conduta Carta do Presidente da Crown A reputação de integridade da Crown não é apenas construída com base na qualidade de seus produtos e serviços, mas também conta com um histórico de honestidade,

Leia mais

POLÍTICA. Investimentos Pessoais

POLÍTICA. Investimentos Pessoais POLÍTICA Investimentos Pessoais Junho/2016 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO ALVO... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. DIRETRIZES... 4 4.1. INVESTIMENTOS PERMITIDOS E VEDADOS... 5 4.2. INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS

Leia mais

REGRAS, PROCEDIMENTOS E DESCRIÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS ( MANUAL DE COMPLIANCE )

REGRAS, PROCEDIMENTOS E DESCRIÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS ( MANUAL DE COMPLIANCE ) REGRAS, PROCEDIMENTOS E DESCRIÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS ( MANUAL DE COMPLIANCE ) Janeiro/2019 1. Introdução Estas Regras, Procedimentos e Descrição dos Controles Internos ( Manual de Compliance ) têm

Leia mais

LYRA ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA E CONSULTORIA LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA E CONTROLES

LYRA ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA E CONSULTORIA LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA E CONTROLES LYRA ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA E CONSULTORIA LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA E CONTROLES Versão atualizada em jun/16 LYRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONSULTORIA LTDA. lyra@lyrainvest.com.br correspondência:

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. Garín Investimentos LTDA.

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. Garín Investimentos LTDA. POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS Garín Investimentos LTDA. São Paulo fevereiro de 2019 1. A presente política de contratação de terceiros (a Política de Contratação de Terceiros ) da Garín. ( Sociedade

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA SUMÁRIO PÁGINA 1. GLOSSÁRIO 02 2. DOS OBJETIVOS 02 3. DOS VALORES 03 4. DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS 03 5. DOS COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Código de ética e conduta Wald elaborado em 08 de setembro de 2017 ATENDIMENTO ÀS LEIS E ZELO PELA REPUTAÇÃO DO NOSSO ESCRITÓRIO... 4 RELAÇÃO COM OS CONCORRENTES... 4 RELAÇÃO

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA TERRA INVESTIMENTOS DTVM OUT/2017 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ÁREAS ENVOLVIDAS/RESPONSABILIDADES... 3 3. CÓDIGO DE ÉTICA... 3 3.1 MISSÃO... 4 3.2 VISÃO... 4 3.3 VALORES...

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS Início da Vigência: Julho/2016 Versão 001 Propriedade do Conglomerado Financeiro PETRA Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização. Área Responsável:

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART INDICE Mensagem da Direção 1. Âmbito de Aplicação 2. Politica de Responsabilidade Social 3. Princípios de Ética e Conduta Empresariais 4. Divulgação do

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA PROJURIS 1 Índice 1. Apresentação...3 2. Princípios Gerais ProJuris...3 3. Regras de Conduta...3 4. Informações Confidenciais...5 5. Informações Privilegiadas...5 6. Registro

Leia mais

e Política de Investimentos Pessoais

e Política de Investimentos Pessoais e Política de Investimentos Pessoais Junho de 2017 Documento de uso interno Página 0 de 5 Política: CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Área Responsável: RISCOS E COMPLIANCE Código: PIN. 01-3ª Versão Aprovado por:

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARA ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS Março/2018 Código de Ética e Conduta 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ADMINISTRADOR DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS DEVE:...

Leia mais

Código de Conduta e Ética

Código de Conduta e Ética Código de Conduta e Ética Junho de 2016 Sumário 1. Introdução 2. Finalidade 3. Colaboradores sujeitos ao Código de Conduta Ética 4. Dúvidas a respeito do Código de Conduta e Ética 5. Conduta em relação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA Página 1 de 7 Código: PA05-IT01-A Data: 31/03/2016 Elaboração: Cibele de Souza (Analista Administrativo) Assinatura: Aprovação: Alexandre Zamith (Diretor

Leia mais

1 - Introdução. 2 - Regulamentação aplicável. 3 - Segregação de atividades e Informações confidenciais

1 - Introdução. 2 - Regulamentação aplicável. 3 - Segregação de atividades e Informações confidenciais PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA INVA CAPITAL CONSULTORIA LTDA - ME PARA SEGREGAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DE CARTEIRA DE VALORES MOBILIÁRIOS DE TERCEIROS E PRESERVAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

Leia mais

Política de Segurança das Informações

Política de Segurança das Informações Política de Segurança das Informações Serve o presente documento de Políticas de Segurança das Informações da Value Assessoria e Consultoria na área de Engenharia e Administração de Empresas e Gestão de

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. Objetivo A presente Política Anticorrupção tem por objetivo estabelecer as diretrizes a serem observadas na condução dos trabalhos desenvolvidos pela TERRA NOVA, bem como por

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EQS ENGENHARIA LTDA Revisão: 00 Data: 03/2016 Palavras chave: Ética, Conduta. 1. INTRODUÇÃO O presente Código de Ética e Conduta tem como objetivo apontar diretrizes e normas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA BLUE STAR ASSET E MANAGEMENT LTDA. CNPJ/MF / NIRE

CÓDIGO DE ÉTICA BLUE STAR ASSET E MANAGEMENT LTDA. CNPJ/MF / NIRE CÓDIGO DE ÉTICA DA BLUE STAR ASSET E MANAGEMENT LTDA. CNPJ/MF 10.757.089/0001-99 NIRE 35223119864 O presente Código de Ética ( Código de Ética ou Código ) da BLUE STAR ASSET E MANAGEMENT LTDA., sociedade

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM

CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM OBJETIVO O Objetivo

Leia mais

Código de Conduta 1 OBJETIVO

Código de Conduta 1 OBJETIVO 1 OBJETIVO Estabelecer os padrões de conduta empresarial dos colaboradores (executivos, empregados e terceirizados) da GPE, suas coligadas e demais empresas que compõem o Grupo Global, entre si e em suas

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

Os integrantes da BAF Capital Investimentos Ltda. ("BAF") tem as seguintes responsabilidades com os seus clientes:

Os integrantes da BAF Capital Investimentos Ltda. (BAF) tem as seguintes responsabilidades com os seus clientes: CÓDIGO DE ÉTICA DA BAF CAPITAL INVESTIMENTOS LTDA. Os integrantes da BAF Capital Investimentos Ltda. ("BAF") tem as seguintes responsabilidades com os seus clientes: (a) Agir de forma profissional e ética

Leia mais

Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos

Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos Fevereiro de 2018 05457-003, São Paulo, SP 1 Controle de versão Título Manual de Regras, Procedimentos e Controles Internos Área responsável Compliance

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MANUAL DE COMPLIANCE Março/2016 Titan Capital Gestão de Recursos Ltda. Av. São João, 2375, Cj. 605 - Jardim das Colinas - São José dos Campos - SP, CEP: 12242-000 www.titancapital.com.br TITAN CAPITAL

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. SPA Strategic Portfolio Advisors

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS. SPA Strategic Portfolio Advisors POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS SPA Strategic Portfolio Advisors São Paulo Dezembro/2018 1. A presente política de contratação de terceiros (a Política de Contratação de Terceiros ) da Strategic Portfolio

Leia mais

PARTE II DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

PARTE II DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PARTE II DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS A. CONSIDERAÇÕES GERAIS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA O Código de Ética e Conduta da Sonata reflete a visão, a missão e os valores da Gestora. Visa a integrar

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

Código de Ética. 1 Introdução

Código de Ética. 1 Introdução CÓDIGO DE ÉTICA Código de Ética Ética não é apenas uma questão de conduta. O cumprimento aos seus princípios básicos é de fundamental importância para a boa imagem de quem os pratica e, principalmente,

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Data: fevereiro/2019 www.moreinvest.com.br 1. INTRODUÇÃO O presente ( Código ) tem por objetivo estabelecer os princípios, conceitos e valores que orientam o padrão ético de conduta dos sócios, empregados,

Leia mais

TRAFALGAR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. TRAFALGAR CONSULTORIA PATRIMONIAL LTDA. POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS. Outubro de 2018.

TRAFALGAR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. TRAFALGAR CONSULTORIA PATRIMONIAL LTDA. POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS. Outubro de 2018. TRAFALGAR GESTÃO DE RECURSOS LTDA. E TRAFALGAR CONSULTORIA PATRIMONIAL LTDA. POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS Outubro de 2018. 1. INTRODUÇÃO A presente Política de Investimentos Pessoais ( Política )

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos CÓDIGO DE CONDUTA Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos os que integram ou venham a interagir com o Moinho do Nordeste. Padrões de conduta profissional

Leia mais

Código de Conduta 1 OBJETIVO

Código de Conduta 1 OBJETIVO 1 OBJETIVO Estabelecer os padrões de conduta empresarial dos colaboradores (executivos, empregados e terceirizados) da GPE, suas coligadas e demais empresas que compõem o Grupo Global, entre si e em suas

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Março 2017 Este código é propriedade da V.S. Serviços Financeiros Ltda. É proibida a cópia, distribuição ou uso indevido deste documento sem expressa autorização da V.S. Serviços

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA Este Manual de Conduta Disciplinar e ética surgiu da necessidade de obtermos uma comunicação clara com os nossos colaboradores,

Leia mais

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES. Jul.15

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES. Jul.15 POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES Jul.15 1. OBJETIVO 3 2. RESPONSABILIDADES DAS ÁREAS DE RELACIONAMENTO 3 3. IDENTIFICAÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES 4 4. GESTÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES (POTENCIAIS

Leia mais