Da implantação à avaliação do primeiro ano do projeto de extensão Meninas da Vila

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Da implantação à avaliação do primeiro ano do projeto de extensão Meninas da Vila"

Transcrição

1 Da implantação à avaliação do primeiro ano do projeto de extensão Meninas da Vila Shirley Alves Machado¹, Carla Conti de Freitas², Lorena Borges da Silva ³ ¹Universidade Estadual de Goiás* ²Universidade Estadual de Goiás, ³Universidade Estadual de Goiás Resumo: Neste artigo, apresentamos as atividades desenvolvidas no projeto de extensão denominado Meninas da Vila, na UEG/Câmpus Inhumas O acompanhamento das atividades foi realizado por uma aluna beneficiada pela Bolsa de Desenvolvimento Institucional e visa garantir o registro da atividade, a contínua avaliação e reformulação das atividades para que o projeto alcance seu objetivo de formação humana. O objetivo desse artigo é investigar, a partir do registro e da análise das atividades realizadas no período de maio de 2015 a julho de 2016, a importância do projeto na instituição e na comunidade, considerando o relato dos participantes e a entrevista com os colaboradores. O estudo realizado possibilitou não só o registro do que ocorreu como também uma avaliação do projeto nesse período. A atuação de alunos bolsistas e de alunos voluntários no projeto oportunizou um efetivo contato com professores, alunos e comunidade, a aquisição de novos conhecimentos e aprendizagem a partir de novas experiências como um caminho para a prática relacionada à formação de professores. Palavras-chave: Extensão Universitária. Ensino Superior. Formação de professores. Introdução Neste artigo, apresentamos as atividades desenvolvidas no projeto de extensão denominado Meninas da Vila, na UEG/Câmpus Inhumas. O projeto de extensão Meninas da Vila (FREITAS, 2015) constitui uma ação educativa que busca resgatar, como sugere Petraglia (2008, 35), a nossa essência e a nossa humanidade. O objetivo desse artigo é investigar, a partir do registro e da análise das atividades realizadas no período de maio de 2015 a julho de 2016, a importância do projeto na instituição e na comunidade, considerando o relato dos participantes e a entrevista com os colaboradores a fim de registrar as atividades desenvolvidas e avaliar a relevância do projeto para a instituição e para a comunidade.

2 O acompanhamento das atividades foi realizado por uma aluna bolsista de Desenvolvimento Institucional e visa garantir o registro da atividade, a contínua avaliação e reformulação das atividades para que o projeto alcance seu objetivo de formação humana. A realização deste acompanhamento do projeto Meninas da Vila representa um esforço para a efetiva relação entre ensino, pesquisa e extensão, pois possibilita que a partir de uma atividade extensionista, pode-se realizar uma pesquisa e que essas atividades contribuem com formação profissional dos alunos dos cursos de graduação envolvidos. Para realização do estudo descrito aqui, consideram-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, de abordagem transdisciplinar e como instrumentos de pesquisa, consideramos documentos como o projeto e registros das participantes e entrevista dos colaboradores. Material e Métodos Os aspectos metodológicos da pesquisa que se realizou e que originou este artigo são os referentes à pesquisa qualitativa, transdisciplinar, baseada na análise de conteúdo. Para a pesquisa sobre o projeto Meninas da Vila e a sua relevância na instituição e na comunidade, consideramos as seguintes etapas: 1. Pesquisa bibliográfica sobre o Projeto Meninas da Vila e sobre a temática que o motiva; 2. Observação, registro e avaliação das atividades do Projeto Meninas da Vila; 3. Análise da entrevista com os colaboradores sobre o Projeto Meninas da Vila e sua importância na instituição e na comunidade. Caracterização do projeto Meninas da Vila O projeto Meninas da Vila é uma ação extensionista que promove a formação de meninas de 12 a 15 anos por meio de diversas experiências nas artes, línguas e esportes, buscando ressignificar o papel dessas meninas na comunidade onde vivem (CAMILO; FREITAS, 2015).

3 As atividades são realizadas nas dependências da universidade e ofertadas por colaboradores voluntários que são professores ou pessoas da comunidade. Em 2015, foram inscritas vinte meninas e em 2016, trinta e oito. Quanto aos colaboradores, em 2015 foram sete sendo, duas professoras do quadro docente da UEG/Câmpus Inhumas, uma aluna egressa do curso de Letras da UEG/ Câmpus Inhumas, uma aluna bolsista e três membros da comunidade. Até julho de 2016, foram duas professoras do quadro docente da UEG/Câmpus Inhumas, dois alunos bolsistas, uma aluna do curso de Letras e três membros da comunidade. Descrição das atividades realizadas no Meninas da Vila As atividades realizadas, denominadas oficinas, são definidas a partir da disponibilidade dos professores e colaboradores voluntários que atuam no projeto. Em 2015 e 2016, foram realizadas as oficinas de violão, design sustentável, inglês e jiu jitsu. As oficinas são realizadas todos os dias da semana, sendo que cada oficina acontece uma vez por semana e tem duração de duas horas. A oficina de Inglês foi ministrada por uma aluna do curso de Letras, acompanhada por uma professora do curso de Letras e pelo coordenador do Centro de Idiomas. As aulas de inglês do Meninas da Vila tem como diferencial a leitura e realização de atividades que abordam a temática do projeto que diz respeito às questões da mulher na atualidade. A oficina de Design sustentável foi realizada por uma professora da UEG/Câmpus Inhumas com formação em Design e possibilitou a criação de produtos a partir de materiais descartados e doados por empresas, visando desenvolver o conceito e a prática de sustentabilidade (FREITAS, 2010). Uma das empresas parceiras foi a Teuto, de Anápolis, que doou materiais como latões, pallets e cartonados. A oficina de violão foi dada por dois voluntários da comunidade e os violões utilizados foram emprestados por uma instituição pública de educação. E a oficina de jiu jitsu foi desenvolvida por um professor da comunidade que mostrou para as participantes que tem diversas formas de se defender por meio das artes marciais, ensinando as técnicas. A modalidade esportiva ofertada pelo projeto visa contribuir

4 com o desenvolvimento físico e emocional das participantes. A sugestão da modalidade ofertada surgiu das participantes. Resultados e Discussão Os resultados obtidos nesse período de um ano correspondem aos seus objetivos iniciais e tem alcançado uma boa visibilidade tanto na instituição quanto na comunidade. A professora da oficina de Design Sustentável apresentou o seguinte depoimento quanto ao objetivo dessa oficina ao responder a entrevista para essa pesquisa: [A oficina] alcançou seu objeto principal, que é parte dos objetivos do projeto Meninas da Vila: promover o sentimento de transformação-ação-resultados, por meio da criatividade. Ao entrar em contato com a transformação de um objeto sem valor e sem atrativo em algo belo e valorizado é educar o olhar para ver a beleza que ainda não existe. Ao pedir que trouxessem pequenos objetos como porta-retratos, lápis, latas e caixinhas, a motivação das alunas crescia nitidamente. Houve produção de muitos objetos diferenciados, como um terço de madeira e um espelho com moldura em estilo rococó. A criatividade é uma mola propulsora da ação, que leva a pessoa a confeccionar objetos valorizados por quem os vê ou utiliza; o artesanato transforma um cubo de madeira crua num porta-jóias, por exemplo. A professora reafirma a importância da oficina na formação da visão de mundo das meninas uma vez que elas percebem que podem mudar a sua realidade a partir do que aprende no projeto, como no extrato da entrevista a seguir: a criatividade das alunas foi despertada para o artesanato. Para ilustrar, uma das alunas comentou que iria produzir lembrancinhas de aniversário para uma festinha de família; ela mesma se propôs a fazê-las porque sabia usar tintas, pincéis e técnicas de pintura porque agora sabia usar. A oficina de inglês, como afirmam Freitas, Silva e Machado, (2015, p. 106) traz uma contribuição importante à discussão sobre emancipação e compreensão sobre as diferentes culturas e possibilitou romper com a ideia de dificuldade e incapacidade para a aprendizagem de uma língua. Para as meninas, a motivação inicial era aprender inglês para ajudá-las no inglês da escola. No entanto, ao longo da oficina foram se envolvendo com os temas, as novas amizades e a vida na universidade, explorando diferentes lugares e em contato com pessoas que não faziam parte de suas relações pessoais.

5 Além disso, o ensino de inglês nesse contexto reforça o despertar de uma consciência crítica por meio de diferentes culturas e aprendizados, fortalecendo o conhecimento de si próprio e de sua cultura e ampliando, ao mesmo tempo, concepção de mundo (FREITAS, SILVA, MACHADO, 2015, p. 108). Na oficina de violão as participantes aprenderam e se divertiram cantando. As aulas de violão seguiram promovendo sentimentos e transformação através da música. As alunas, além de aprenderem instrumentos, aprendem também a tocar em grupo respeitando o momento do outro tocar, além disso desenvolveram habilidades relacionadas ao ouvir e criar. Nessas aulas de violão em grupo, as decisões pelo repertório estiveram relacionadas às opiniões das alunas durante as aulas, fomos descobrindo que as alunas gostavam de cantar e tocar os acontecimentos ligados também às suas vivências, criatividades e brincadeiras. Considerações Finais O desenvolvimento do projeto Meninas da Vila no período de maio de 2015 a julho de 2016, descrito e analisado nesse artigo, corresponde aos objetivos propostos no projeto inicial dessa ação de extensão. O estudo realizado possibilitou não só o registro do que ocorreu como também uma avaliação do projeto nesse período. A atuação de alunos bolsistas e de alunos voluntários no projeto oportunizou um efetivo contato com os professores e os alunos, aquisição de novos conhecimentos e aprendizagem a partir de novas experiências, como um caminho para a prática da formação. O projeto de extensão brevemente descrito e analisado neste artigo tem mobilizado a comunidade acadêmica e a comunidade local para a efetiva realização das atividades e ensino, pesquisa e extensão propostos pela instituição de ensino superior.

6 Agradecimentos Universidade Estadual de Goiás. Referências CAMILO, Karollyne Fernandes; FREITAS, Carla Conti. Espaços de leitura do projeto Meninas da Vila: uma reflexão sobre sustentabilidade. Anais do XI Encontro sobre Formação de Professores de Línguas Estrangeiras. Universidade Estadual de Goias/Câmpus Inhumas ( 2015, p FREITAS, Carla Conti de. Sustentabilidade no Ensino Superior: uma prática transdisciplinar na formação de professores. 2ª. ed. Goiânia: Kelps, FREITAS, Carla Conti de. Projeto de Extensão: Meninas da Vila. Pro-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. Universidade Estadual de Goiás, FREITAS, Carla Conti de; SILVA, Valéria Rosa da; MACHADO, Shirley Alves. Crianças na Universidade: uma experiência do curso de inglês do projeto Meninas da Vila. Anais do XI Encontro sobre Formação de Professores de Línguas Estrangeiras. Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas ( PETRAGLIA, Izabel. Educação Complexa para uma nova política de civilização. Curitiba: Editora UFPR, n. 32, 2008, p

Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional

Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional Formação de professores e tecnologia: construindo o site institucional Luma Cristina Ferreira de Oliveira¹, Carla Conti de Freitas² ¹Universidade Estadual de Goiás, ²Universidade Estadual de Goiás Resumo:

Leia mais

EVENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A EXIGÊNCIA CURRICULAR E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

EVENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A EXIGÊNCIA CURRICULAR E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EVENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A EXIGÊNCIA CURRICULAR E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Alinny Ferreira Prado (UEG Câmpus Inhumas) Carla Conti de Freitas (UEG Câmpus Inhumas) INTRODUÇÃO

Leia mais

MENINAS DA VILA: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Introdução

MENINAS DA VILA: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Introdução MENINAS DA VILA: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA Edgar Antônio Nery Alves Camelo¹, Carla Conti Freitas ² ¹ UEG, Câmpus Inhumas * edgarnery@gmail.com ² UEG, Câmpus Inhumas Resumo: Este trabalho apresenta

Leia mais

MENINAS DA VILA: CAMINHOS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA 1

MENINAS DA VILA: CAMINHOS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA 1 MENINAS DA VILA: CAMINHOS PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA 1 Carla Conti de Freitas 2, UEG, carlacontif@gmail.com, Shirley Alves Machado 3, UEG, shirleyalvesj@hotmail.com Patrícia Maria Ferreira 4, UEG, patriciamariaferreira22@gmail.com

Leia mais

O papel da monitoria na formação acadêmica no curso de Pedagogia da UEG Inhumas

O papel da monitoria na formação acadêmica no curso de Pedagogia da UEG Inhumas O papel da monitoria na formação acadêmica no curso de Pedagogia da UEG Inhumas Priscilla Jessica Santiago Santos¹* (PQ), Fabiana Cristina Pessoni Albino² (PQ). ¹ Pedagogia/Monitoria/UEG Inhumas (priscilla17_santos@hotmail.com).

Leia mais

ESPAÇOS DE LEITURA DO PROJETO MENINAS DA VILA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE

ESPAÇOS DE LEITURA DO PROJETO MENINAS DA VILA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE ESPAÇOS DE LEITURA DO PROJETO MENINAS DA VILA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE Karollyne Fernandes Camilo (UEG Câmpus Inhumas) Carla Conti de Freitas (UEG Câmpus Inhumas) RESUMO: A sustentabilidade,

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: subprojeto PIBID de História, UEG/Câmpus Pires do Rio- Goiás Luana Kellen Alves Silva (1), Jane Cristina Nunes (2), Igor

Leia mais

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Lorena Bárbara da R. Ribeiro [UNEB] Mary Valda Souza Sales [UNEB] Tarsis de Carvalho Santos [UNEB] O processo educativo cada

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) FORMAÇÃO INICIAL DE UM DOCENTE Junilson Augusto de Paula Silva¹*(IC), Maria Aparecida Ventura Máximo²(FM), Enéas Teixeira Silva³(PQ) ¹* Universidade

Leia mais

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maria de Lourdes do Nascimento Marques Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: lourdesmarques1327@gmail.com

Leia mais

E.M.E.I.F. Maurino Rodrigues de Andrade. Prêmio de Educação 2017 Professor nota 10

E.M.E.I.F. Maurino Rodrigues de Andrade. Prêmio de Educação 2017 Professor nota 10 E.M.E.I.F. Maurino Rodrigues de Andrade Prêmio de Educação 2017 Professor nota 10 E.M.E.I.F. Maurino Rodrigues de Andrade Título do Projeto: Aprender brincando: ações necessárias para melhorar nosso e

Leia mais

CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS NO ENSINO MÉDIO E EM ENTIDADE ASSISTENCIAL

CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS NO ENSINO MÉDIO E EM ENTIDADE ASSISTENCIAL 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

GESTÃO DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: GESTÃO DO CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: aspecto inovativo do curso de pós-graduação lato sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na educação Carla Conti de Freitas (UEG-Inhumas)

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ATIVIDADES TRANSVERSAL NA MODALIDADE EAD CONCEITOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES S E TRANSVERSAIS NA MODALIDADE

Leia mais

INTERVALO CULTURAL. Milena Pelin Bertuol1 ; Tatiana Zuffo de Castilha2 INTRODUÇÃO

INTERVALO CULTURAL. Milena Pelin Bertuol1 ; Tatiana Zuffo de Castilha2 INTRODUÇÃO INTERVALO CULTURAL Milena Pelin Bertuol1 ; Tatiana Zuffo de Castilha INTRODUÇÃO O projeto denominado Intervalo Cultural foi direcionado aos discentes do Instituto Federal Catarinense Campus Videira, tendo

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências, Metodologias, Palestra educativa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de ciências, Metodologias, Palestra educativa. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULA TEÓRICA E PRÁTICA NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DE ANÁPOLIS, GOIÁS. Dayane Batista Lopes 1 Josana de Castro Peixoto 2 Marcos Rodrigo

Leia mais

A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID

A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID Autor: Franciéli Pinheiro 1, Orientador: Carla de Moura Martins 2 (IF Goiano Campus Morrinhos) francieli.pinheiro@hotmail.com

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL CONCEITOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS REGULAMENTO ATIVIDADES TRANSVERSAL I DA DEFINIÇÃO Art. 1º Por Transversalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS INHUMAS. EDITAL N. 003/2016 UEG/Câmpus Inhumas, 15 de dezembro de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS INHUMAS. EDITAL N. 003/2016 UEG/Câmpus Inhumas, 15 de dezembro de 2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS INHUMAS EDITAL N. 00/016 UEG/Câmpus Inhumas, 15 de dezembro de 016. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO GRUPO DE TRABALHO 4 DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002 E 2013 Belarmina Vilela Cruvinel Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Leia mais

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PRAC) Convocatória Nº 01/2013

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PRAC) Convocatória Nº 01/2013 UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PRAC) Convocatória Nº 01/2013 XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO (ENEX) - 2013 Período: 21 a 25 de outubro de 2013 (Campus

Leia mais

LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LEITURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR Girlene de Paiva Costa; Carlos Alberto Alves de Oliveira; Jaira Maria Silva; Daniel Oliveira Silva; Profª Ma. Maria Gorete Paulo Torres Universidade

Leia mais

XIX SALÃO DE EXTENSÃO. Regulamento

XIX SALÃO DE EXTENSÃO. Regulamento 2018 XIX SALÃO DE EXTENSÃO Regulamento Apresentação O 19º SALÃO DE EXTENSÃO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul faz parte do SALÃO UFRGS 2018, que acontecerá no período de 15 a 19 de outubro de

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO PINTURAS COMO ESTRATÉGIA DE HARMONISAR O AMBIENTE ESCOLAR CONTEXTUALIZAÇÃO

PLANO DE INTERVENÇÃO PINTURAS COMO ESTRATÉGIA DE HARMONISAR O AMBIENTE ESCOLAR CONTEXTUALIZAÇÃO PLANO DE INTERVENÇÃO PINTURAS COMO ESTRATÉGIA DE HARMONISAR O AMBIENTE ESCOLAR Por Eduardo Janner e Kaenara Munhoz CONTEXTUALIZAÇÃO A arte possui o poder de representar ideias através de linguagens particulares,

Leia mais

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

Extensão Universitária na formação de professores: a percepção do professor formador

Extensão Universitária na formação de professores: a percepção do professor formador Extensão Universitária na formação de professores: a percepção do professor formador Nayane P. de Rezende Carles¹, Carla Conti de Freitas² ¹ UEG, Câmpus Inhumas (IC) nayanederesende@hotmail.com, ²UEG,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROLICEN COORDENAÇÃO DO PIBID COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROLICEN COORDENAÇÃO DO PIBID COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROLICEN COORDENAÇÃO DO PIBID COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROLICEN - PIBID

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VIVÊNCIA DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Francisca Ellen Alves Bezerra UNIPÊ-Franciscae38@gmail.com Jaqueline Marinho dos Santos UNIPÊ-Jaqueline-9011@hotmail.com

Leia mais

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Catiane Mazocco Paniz 1 Maria Rosângela SilveiraRamos 2, Alcione Viero de Bastos 3, Fernanda da Costa da Silva 4, Lilian Darlete Brum

Leia mais

TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS

TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS TÉCNICAS ENSINO UTILIZADAS PARA TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS Autor (1) Maria Domária Batista da Silva Co-autor (1) Amélia Maria Rodrigues Oliveira; Co-autor (2) Joelson Alves Soares; Coautor

Leia mais

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR ISSN 2316-7785 OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR Alexsandro de Melo Silva Instituto Federal de Alagoas ms.alexsandro@hotmail.com Leon Cavalcante

Leia mais

ISSN: Anais

ISSN: Anais ISSN: 357-7630 Anais ISSN: 357-7630 VII INCREA - Fórum Internacional de Inovação e Criatividade II RIEC - Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas ANAIS Goiânia 2015 ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: estudo e proposições para o desenvolvimento do cálculo mental no ensino fundamental

CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: estudo e proposições para o desenvolvimento do cálculo mental no ensino fundamental CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: estudo e proposições para o desenvolvimento do cálculo mental no ensino fundamental Bruna Müller da Silva 1 ; Cintia Shneider 2 ; Dândara

Leia mais

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Português como segunda língua (L2) para surdos

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Português como segunda língua (L2) para surdos OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS PARA SURDOS Educação Pessoas com deficiências, incapacidades e necessidades especiais. Waldemar dos Santos CARDOSO- JUNIOR 1 e Giselle Pedreira de Mello CARVALHO

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA Atividades Complementares de Ensino Atividades Atividades Complementares de Ensino 1 Monitoria semestral na graduação Requisitos

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 Estabelece as normas do Processo de Seleção de Tutores Presenciais e Tutores a Distância

Leia mais

O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS

O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS Profa. Ana Paula de Medeiros Ribeiro Faculdade de Educação FACED Analisar os resultados oriundos

Leia mais

Mostra de Projetos "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo"

Mostra de Projetos Programa A União Faz a Vida no município de Turvo Mostra de Projetos 2011 "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cooperativa de Crédito Rural

Leia mais

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval

TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval TRABALHANDO O LIVRO DIDÁTICO: Com produção de maquetes no Ensino de História Medieval Autora Rosangela Silva Barros dos Santos 1 rosangelasilvabarros@hotmail.com Dr. Hamilton Afonso de Oliveira 2 hamiltonafonso@uol.com.br

Leia mais

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI Fhernanda de Araújo Silva Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí E-mail:

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE INGLÊS DO PROJETO MENINAS DA VILA

CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE INGLÊS DO PROJETO MENINAS DA VILA CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE INGLÊS DO PROJETO MENINAS DA VILA Carla Conti de Freitas (UEG Câmpus Inhumas) Valéria Rosa da Silva (UEG Câmpus Inhumas) Shirley Alves Machado (UEG Câmpus

Leia mais

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CADASTRO DO(S) AUTOR(ES) E DO(S) COORDENADOR(ES) (X) Autor ( ) Coordenador (X) Docente ( ) Aluno de Graduação Bolsista ( )Aluno de Pós-Graduação ( )Servidor

Leia mais

ISSN do Livro de Resumos:

ISSN do Livro de Resumos: PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS. Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS. 1. Modalidade da Ação. 2. Apresentação do Proponente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS. 1. Modalidade da Ação. 2. Apresentação do Proponente UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 1. Modalidade da Ação Evento - Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS QUIRINÓPOLIS 2014/15/16 PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Leia mais

ATIVIDADESCOMPLEMENTARES*

ATIVIDADESCOMPLEMENTARES* ATIVIDADESCOMPLEMENTARES* As Atividas Complementares são atividas indicadas pela Comissão do Curso que objetivam a complementação da formação científica, cultural e profissional do estudante Pedagogia.

Leia mais

da UEG (GNIT/UEG) e disponibilizado para publicações de conteúdos das páginas da Instituição.

da UEG (GNIT/UEG) e disponibilizado para publicações de conteúdos das páginas da Instituição. MORPHEUS 1 : VISIBILIDADE ÀS AÇÕES E MELHORIA NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO CAMPUS CSEH Elisabete Tomomi Kowata 1 Silvair Felix dos Santos 2 1 Mestre em Ciência da Computação, Coordenadora do Núcleo

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO PRÁTICO DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES.

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO PRÁTICO DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PROJETO DE EXTENSÃO ESCOLA DE CONSULTORIA EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO PRÁTICO

Leia mais

Missão Pró-Reitoria de Extensão

Missão Pró-Reitoria de Extensão Missão Pró-Reitoria de Extensão Contribuir para a construção do conhecimento voltado ao desenvolvimento sustentável e para a formação dos alunos da UFC, por meio de ações de extensão, articuladas com o

Leia mais

24/11/2017 https://uspdigital.usp.br/apolo/edicaorelcaracacad?print=s&codund=11&codcurceu= &codedicurceu=17004&numseqofeedi=1

24/11/2017 https://uspdigital.usp.br/apolo/edicaorelcaracacad?print=s&codund=11&codcurceu= &codedicurceu=17004&numseqofeedi=1 24/11/2017 https://uspdigital.usp.br/apolo/edicaorelcaracacad?print=s&codund=11&codcurceu=110400078&codedicurceu=17004&numseqofeedi=1 Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 006/2015 PROEXAE/UEMA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 006/2015 PROEXAE/UEMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 006/2015 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

Profª. Rebeca, agradecemos sua gentileza em nos prestigiar com esta entrevista!

Profª. Rebeca, agradecemos sua gentileza em nos prestigiar com esta entrevista! da: Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira 1 Por Flavio Biasutti Valadares (via correio eletrônico) A convite da Profª Mariana Baroni Profª. Rebeca, agradecemos sua gentileza em nos prestigiar com esta

Leia mais

Minicurso Impactos Ambientais: Poluição Ambiental X Por que fazer Biologia?

Minicurso Impactos Ambientais: Poluição Ambiental X Por que fazer Biologia? Minicurso Impactos Ambientais: Poluição Ambiental X Por que fazer Biologia? Aline Bezerra da Silva Santos*¹(IC), José Lisboa Neto²(IC), Taís Carvalho Martins³(IC), Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho 4

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Lucilene Aline da Rosa 1 Jéssica de Góes Bilar 2 Daniela Medeiros 3 Resumo: Este texto se situa nos debates presentes no contexto

Leia mais

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 Relatório Anual 2018 Estação Conhecimento de Marabá Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ECONÔMICO DE MARABÁ MODELO URBANO Quem somos A Estação Conhecimento de Marabá

Leia mais

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento 10980 A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EMEF MENINO DEUS 10732 A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-COMPUTACIONAL

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO - PBAEX PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DURAÇÃO DIAS DA SEMANA INÍCIO

RELATÓRIO FINAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO - PBAEX PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DURAÇÃO DIAS DA SEMANA INÍCIO RELATÓRIO FINAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO - PBAEX REGISTRO PROEX N /2015 CÂMPUS: Boa Vista/Centro TÍTULO PROJETO: Espanhol Para Crianças Nível Elementar (07 a 09 anos) COORDENADOR DO PROJETO: Nathália Oliveira

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica

Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica Valéria Poliana Silva Unimontes Lelapolly@hotmail.com Resumo: O presente trabalho

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA SANTOS, Érika Cruz dos 1, akireb9zurc@hotmail.com SILVA, Laydiane Cristina da 1 ; laydianecristina2008@gmail.com JÚNIOR, Reinaldo Ferreira Maia

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

EDITAL PROGRAD 10/2017 APOIO PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES DE CARÁTER INTERNACIONAL NO ENSINO NA GRADUAÇÃO

EDITAL PROGRAD 10/2017 APOIO PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES DE CARÁTER INTERNACIONAL NO ENSINO NA GRADUAÇÃO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná EDITAL PROGRAD 10/2017 APOIO PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES DE CARÁTER INTERNACIONAL NO ENSINO NA GRADUAÇÃO A - PROGRAD da

Leia mais

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas.

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas. na Contemporaneidade: desafios e possibilidades INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO Jéssica

Leia mais

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA.

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Dagma Ramos SILVA; Camila Caroline FERREIRA; Maria Bárbara

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE.

RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE. RESOLUÇÃO CONSEPE 12/2008 APROVA AS DIRETRIZES DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ UNIFAE. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE,

Leia mais

O Fundador Robert Bosch

O Fundador Robert Bosch O Fundador Robert Bosch Robert Bosch (1861 1942) Meu objetivo é, além do alívio da necessidade, atuar, acima de tudo, na elevação das forças morais, sanitárias e mentais... Serão promovidas: saúde, educação,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO SEM BOLSA 2016 CAMPUS BOA VISTA CENTRO

PROJETO DE EXTENSÃO SEM BOLSA 2016 CAMPUS BOA VISTA CENTRO PROJETO DE EXTENSÃO SEM BOLSA 2016 CAMPUS BOA VISTA CENTRO DIREX REGISTRO SOB Nº I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 01. Título do Projeto Pintura em Tela 1.1.Temporalidade/Duração e Carga horária Data Início Data

Leia mais

1- Prof. Me. Dep. Química/UERN; 2- Alunos de Licenciatura em Química, Matemática e Física.

1- Prof. Me. Dep. Química/UERN; 2- Alunos de Licenciatura em Química, Matemática e Física. PIBID- O Ensino na Área de Ciências Exatas e Naturais com Alunos 1 ano A e 2 ano D do Ensino Médio no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) Mossoró/RN. Gama, K. K. S. 2 ; Leite,

Leia mais

A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Marcos Vinicius Morais Ferreira¹ (IC), André Luís dos Santos Seabra² (PQ) marcos-moraisf@hotmail.com Universidade Estadual

Leia mais

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS Marianne Ferreira Gomesl 1 ; Andriele de Melo Barbosa Oliveira 2 ; Nilcyneia

Leia mais

TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AULA TEÓRICO- PRATICA EM ESPAÇOS ALÉM DA SALA DE AULA.

TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AULA TEÓRICO- PRATICA EM ESPAÇOS ALÉM DA SALA DE AULA. TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AULA TEÓRICO- PRATICA EM ESPAÇOS ALÉM DA SALA DE AULA. Brunno da Silva Ferreira Matos (IC)* brunnoopala@hotmail.com Uelinton Barbosa Rodrigues (PQ) Alexsander

Leia mais

A realidade brasileira das IES: dos alunos de Terceira Idade

A realidade brasileira das IES: dos alunos de Terceira Idade A realidade brasileira das IES: perfil, expectativas e caracterização dos alunos de Terceira Idade Isabel Marrachinho Toni Psicóloga e Coordenadora Técnica da UNTI OBJETIVO Conhecer o perfil e as expectativas

Leia mais

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO O Espaço Criança Esperança de Jaboatão (ECEJ) abre a seleção 2017 para Oficineiros habilitados a desenvolverem atividades de: Pedagogia

Leia mais

Anexo II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Vamos estudar espanhol para o vestibular?

Anexo II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Vamos estudar espanhol para o vestibular? PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO CAMPUS: BOA VISTA-CENTRO Anexo II REGISTRO SOB Nº FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO / ATIVIDADE DE EXTENSÃO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 01 Título do Projeto/Programa/Atividade

Leia mais

ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS DO PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO

ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS DO PROGRAMA DE BOLSA ACADÊMICA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Fone: (095) 3224-9273 E-mail: proex@ifrr.edu.br

Leia mais

AO ENCONTRO DA TECNOLOGIA NA LEITURA DOS CONTOS DE MALBA TAHAN. Izabel Simone Souza RELATO DE EXPERIÊNCIA

AO ENCONTRO DA TECNOLOGIA NA LEITURA DOS CONTOS DE MALBA TAHAN. Izabel Simone Souza RELATO DE EXPERIÊNCIA AO ENCONTRO DA TECNOLOGIA NA LEITURA DOS CONTOS DE MALBA TAHAN Izabel Simone Souza RELATO DE EXPERIÊNCIA Resumo Neste artigo foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual David Zeiger, pertencente à Diretoria

Leia mais

ÁREAS DE CONVIVÊNCIA COMO ESPAÇO PARA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DAS ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE

ÁREAS DE CONVIVÊNCIA COMO ESPAÇO PARA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DAS ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE ÁREAS DE CONVIVÊNCIA COMO ESPAÇO PARA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR DAS ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE Francielly Barbosa Araujo (UEG Câmpus Inhumas) Carla Conti de Freitas (UEG Câmpus Inhumas) RESUMO: O presente

Leia mais

SABERES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.

SABERES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. ISBN 978-85-7846-516-2 SABERES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Ynara Victória Borges Santos UEL (Bolsista Araucária) Email: ynara.bg1@gmail.com

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI REGULAMENTAÇÃO DAS S COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI Art. 1º - As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de Ciências Contábeis,

Leia mais

JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Autores: BRUNA MUNIZ DE AGUIAR, DAYANE ALVES PEREIRA, DIEGO QUADROS ARAÚJO, LARISSA ALVES DE SOUZA, SÂMELLA PRISCILA FERREIRA

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 10/03/2017 Título Meninas e Meninos Digitais O projeto foi executado? Avaliação

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, com base no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, torna pública

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DA MONITORIA FLORESTA 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DA CARACTERIZAÇÃO... 1 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO III... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 CAPÍTULO IV... 4 DO ALUNO MONITOR...

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA Felipe Casonato Lourenço1 Ricardo Gregório Atem2 Marilene Cesário3 RESUMO A III Oficina de Ginástica organizada

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES: FORMAÇÃO CONTINUADA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES: FORMAÇÃO CONTINUADA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES: FORMAÇÃO CONTINUADA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Profa. Dra. Cláudia Maria Alves Pegado-Dantas(1) ; Prof. Dr. Francisco José Pegado Abílio(2). Instituto Federal de Educação,

Leia mais

CAMPUS SINOP PROJETOS DE EXTENSÃO (PBEXT/EXT) UFMT

CAMPUS SINOP PROJETOS DE EXTENSÃO (PBEXT/EXT) UFMT CAMPUS PROJETOS DE EXTENSÃO (PBEXT/EXT) UFMT ÁREA TEMÁTICA DESPORTO - 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Reitora: Myrian Thereza de Moura Serra Vice-Reitor: Evandro Aparecido Soares da Silva PRÓ-REITORIA

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR JOÃO AUGUSTO PERILLO: CONHECENDO PARA PRESERVAR Stefany L. Menezes¹ (IC); Dhyovana Cardoso da Silva² (IC); Dra. Keley Cristina Carneiro (PQ) ¹ sthefanyh_ta@hotmail.com

Leia mais

3. DOS REQUISITOS PARA A SELEÇÃO

3. DOS REQUISITOS PARA A SELEÇÃO 2.1.3. 01 (uma) para Seção de Egressos; 2.1.4. 01 (uma) para Gerência de Relações Institucionais. 2.2. A bolsa destina-se, exclusivamente, ao estudante regularmente matriculado e com frequência efetiva

Leia mais

ÁGUAS DE MENINO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL. COSTA, Katiane dos Santos 1 ; SILVA; Renata de Lima 2

ÁGUAS DE MENINO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL. COSTA, Katiane dos Santos 1 ; SILVA; Renata de Lima 2 ÁGUAS DE MENINO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL COSTA, Katiane dos Santos 1 ; SILVA; Renata de Lima 2 Palavras-chave: Educação, Capoeira, Arte RESUMO Pretende- se nesse trabalho fazer uma

Leia mais

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012.

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. Regulamenta o procedimento de concessão de créditos para as atividades complementares dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do

Leia mais