O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação"

Transcrição

1

2

3 O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº , de 14 de abril de 2004.

4 Quais os objetivos do ENADE? Avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; Avaliar a evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

5 Quais as leis relacionadas ao ENADE 2016? Lei nº , de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); Portaria Normativa nº 05 de 09 de março de 2016 (Regulamenta o ENADE 2016); Portaria Normativa nº 40, de 2007, republicada 2010.

6 O ENADE é obrigatório? Componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE.

7 Quais os instrumentos básicos do ENADE? Prova Questionário do Coordenador Questionário das Impressões Questionário do Estudante

8 Quais áreas serão avaliadas no ENADE 2016? Farmácia Fisioterapia Biomedicina Zootecnia Serviço Social Educação Física Enfermagem Medicina Odontologia Agronomia Medicina Veterinária Fonoaudiologia Nutrição

9 Quando e onde será realizado o ENADE 2016? DATA: 20 de novembro de 2016 Duração de 4 horas LOCAL: Crato CE/ Iguatu - CE Caneta Esferográfica Preta Documento Identificação (com foto) Assinatura Lista de Presença e Cartão Resposta

10 Quais os estudantes habilitados ao ENADE 2016? Ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo ENADE. No entanto, em 2016, somente os estudantes concluintes participarão da prova

11 O que se entende por "Ingressantes"? Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2016, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016.

12 O que se entende por "Concluintes"? Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016.

13 O estudante habilitado ao ENADE é obrigado a participar do Exame? Condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES. Em 2016, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 20/11/2016.

14 Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao ENADE, que não realizar a prova? O estudante concluinte habilitado ao ENADE 2016, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

15 O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório? Preenchimento obrigatório, no período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016, exclusivamente por meio do endereço eletrônico A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante

16 O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório? De acordo com o Artigo 14 da Portaria Normativa nº 05 de 09 de março de 2016: " 3º O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2016."

17 Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho? Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível emhttp://portal.inep.gov.br Educação Superior Enade Boletim de Desempenho. O acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.

18 De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante? A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES). Em 2016, a lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP, para consulta pública, durante o período de 12 a 21 de agosto de Neste período, os estudantes poderão solicitar junto à própria IES eventuais inclusões e/ou retificações em relação às inscrições efetuadas.

19 Quais os estudantes dispensados da inscrição no ENADE 2016? Estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2016 Estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2016, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

20 Quem aplica a prova? As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.

21 Qual o formato da prova? A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.

22 Qual o peso das partes da prova? Formação Geral (FG). Composta de 10 questões, sendo 8 de múltipla escolha e 2 discursivas = 25% Componentes Específicos (CE). Composta de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 3 discursivas = 75%

23 Quais aspectos são inclusos na Formação Geral? I. Ética, democracia e cidadania. II. Cultura e arte. III. III. Globalização e política internacional. IV. Processos migratórios. V. Vida urbana e vida rural. VI. Meio ambiente. VII. Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa e questões ambientais.

24 Quais aspectos são inclusos na Formação Geral? VIII. Responsabilidade social: setor público, privado e terceiro setor. IX. Sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnicoraciais; X. Relações de trabalho. XI. Ciência, tecnologia e sociedade. XII. Inovação tecnológica. XIII. Tecnologias de Informação e Comunicação.

25 Quais aspectos são inclusos na Bases biológicas: Formação Específica? a) bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúdedoença no desenvolvimento da prática assistencial em enfermagem.

26 Quais aspectos são inclusos na Formação Específica? Bases humanas e sociais: a) bases humanas e sociais relacionadas ao indivíduo, à família, ao grupo e à comunidade e a contribuição dos determinantes sociais, culturais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais no processo saúde-doença

27 Quais aspectos são inclusos na Formação Específica? Bases epidemiológicas: a) diagnóstico situacional e territorialização Instrumentalização técnica e metodológica da ciência de Enfermagem: a) exercício profissional: história da enfermagem, legislação, associações e entidades de classe, ética e bioética em enfermagem; b) semiologia e semiotécnica nas diversas fases do ciclo vital; c) metodologia científica; d) biossegurança.

28 Quais aspectos são inclusos na Formação Específica? Enfermagem na atenção integral à saúde: a) sistematização da assistência de Enfermagem à criança, ao adolescente, à mulher, ao homem, ao idoso, à família, a grupos e comunidades, nos diversos níveis de complexidade.

29 Quais aspectos são inclusos na Formação Específica? Gestão e Políticas de Saúde e de Enfermagem: a) SUS; b) Políticas públicas de saúde; c) Políticas públicas para a acessibilidade; d) Política Nacional de Humanização; e) Programa Nacional de Segurança do Paciente; f) Programas de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde; g) Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais; h) gerência de serviços em saúde e do cuidado de enfermagem; i) gestão do processo de trabalho multiprofissional em saúde; j) gestão do sistema e de organizações de saúde; k) Estratégia de Saúde da Família.

30 Quais aspectos são inclusos na Formação Específica? Educação em Enfermagem: a) ações de educação em saúde para a criança, o adolescente, a mulher, o homem, o idoso, a família, os grupos e as comunidades; b) educação permanente; c) metodologias de ensino-aprendizagem; d) Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação.

31 Quais as instruções para o estudante no dia da prova? A prova terá início às 13h (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A lista de presença será disponibilizada apenas após 1 hora do inicio da prova.

32 Quando será encaminhado o Relatório dos Estudantes em situação regular junto ao ENADE 2016? Em dezembro de 2016, o Inep tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2016, por meio do endereço eletrônico que permitirá à IES registrar no histórico escolar do estudante a situação dele junto ao Enade.

33 Como é calculado o Conceito do Curso (Conceito ENADE)? O Conceito Enade é calculado para cada curso, tendo como unidade de observação a instituição de ensino superior IES, o município da sede do curso e a área de avaliação. A Nota Enade do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico. A parte referente à Formação Geral contribui com 25% da nota final, enquanto a referente ao Componente Específico contribui com 75%.

34 Como é calculado o Conceito do Curso (Conceito ENADE)? O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.

35

36

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais:

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais: PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade?

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade? Enade O Enade é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente

Leia mais

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Julho/2016 O que é o ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade é componente curricular obrigatório dos cursos

Leia mais

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016.

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016. Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e institui o Enade como exame para avaliação da educação superior. Portaria nº 40/2007,

Leia mais

Informações Relevantes aos Estudantes

Informações Relevantes aos Estudantes Informações Relevantes aos Estudantes Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria nº 2.051,

Leia mais

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA O que é o Enade O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Qual o objetivo do ENADE? O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2016

Perguntas Frequentes ENADE 2016 http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes Perguntas Frequentes ENADE 2016 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação que objetiva aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE 1. SOBRE O ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO. SIC 07/10 Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2010. 1. ENADE 2010. CURSOS EM AVALIAÇÃO. PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2. ENEM 2009. CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA.

Leia mais

Seminários do Enade 2013

Seminários do Enade 2013 1 Seminários do Enade 2013 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti 1 http://www.bahianoticias.com.br O QUE É O ENADE? 2 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Integra o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 1 Documentos 2 Estudantes ingressantes e concluintes para o ENADE 2012 3 Regularização dos estudantes em situação

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE 2016 - PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 DOU 10 de Março de 2016 Publicada no Diário Oficial da União de hoje, 10 de março de 2016, seção 1, página 20, a relação

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2016

Perguntas Frequentes ENADE 2016 Perguntas Frequentes ENADE 2016 Disponível em http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um

Leia mais

- Quem deve fazer o Enade?

- Quem deve fazer o Enade? - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos

Leia mais

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE A COMGRAD-ODO FEZ A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES PARA O ENADE, A LISTA DOS INSCRITOS ESTÁ DIVULGADA PUBLICAMENTE E CONFIRMASTES RECEBIMENTO NO SEU PORTAL DO ALUNO. É

Leia mais

INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD

INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD Cursos que participam do ENADE 2016 Portaria Normativa nº. 5, de 09/03/2016: Campus Bx. Santista ED. FÍSICA FISIOTERAPIA NUTRIÇÃO SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino ENADE Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico Pró-Reitoria de Ensino 2004/2016 Reitor Jerônimo Rodrigues da Silva Diretoria Executiva

Leia mais

ENADE Informações Importantes

ENADE Informações Importantes ENADE 2017 Informações Importantes Legislação Vigente EDITAL No 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2017 art.5o da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui

Leia mais

Informativo Nº 01/2016 sobre o ENADE 2016

Informativo Nº 01/2016 sobre o ENADE 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins 57072-900 Maceió-AL. Telefone: (82) 3214-1006

Leia mais

Tenho que fazer o Enade?

Tenho que fazer o Enade? Tenho que fazer o Enade? AUTOR MARCO ZEMINHANI / PUBLICADO 13 DE MAIO DE 2016 http://enadepucrs.uni5.net/enade/perguntas-frequentes/ Quem está na faculdade já deve ter ouvido falar do Enade e também da

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 ETAPAS DO EXAME 19/09 - Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2014 21/10 a 23/11 Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante

Leia mais

Orientações sobre o ENADE

Orientações sobre o ENADE Orientações sobre o ENADE - 2015 Luiza B. Krainski Diretoria de Avaliação Institucional www.cpauepg@uepg.br 18/06/201 5 Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade

ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) Página 1 de 8 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso

Leia mais

RELATÓRIO ENADE. Secretaria de Planejamento e Orçamento - SEPLAN. Departamento de Planejamento e Gestão da Informação - DPGI

RELATÓRIO ENADE. Secretaria de Planejamento e Orçamento - SEPLAN. Departamento de Planejamento e Gestão da Informação - DPGI RELATÓRIO ENADE Secretaria de Planejamento e Orçamento - SEPLAN Departamento de Planejamento e Gestão da Informação - DPGI Setembro 2016 APRESENTAÇÃO O Relatório do Enade da Universidade Federal de Santa

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Devem ser inscritos no Sistema Enade:

Leia mais

Saiba tudo sobre o Enade!

Saiba tudo sobre o Enade! Guia Enade Saiba tudo sobre o Enade! 1. O que é o Enade? É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2. Qual o objetivo do Enade? O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos

Leia mais

Procuradoria Educacional Institucional

Procuradoria Educacional Institucional UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE GESTÃO 2012-2016 Procuradoria Educacional Institucional EQUIPE Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo Procuradora Educacional Institucional Profa. Dra. Mônica Petralanda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudante s (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação Comissão Própria de Avaliação Anexo 3 - UERJ / SINAES / ENADE Uma análise preliminar Rio de Janeiro Agosto de 2006 UERJ SINAES ENADE Uma análise preliminar Material elaborado por MARCIA TABORDA SR 1 Com

Leia mais

ENADE Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação

ENADE Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação ENADE 2014 Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação Profa. Dra. Cíntia Aguiar - Diretora de Ensino de Graduação Avaliação Institucional Autoavaliação Avaliação

Leia mais

ENADE / 2011 Garanta o seu diploma

ENADE / 2011 Garanta o seu diploma UNIVERSIDADE NILTON LINS ENADE / 2011 Garanta o seu diploma Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Dra. Cleuciliz Santana Setembro/2011 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE 2011) PERGUNTAS

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Colação de Grau Secretaria de Avaliação Institucional Seavin

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Colação de Grau Secretaria de Avaliação Institucional Seavin Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Colação de Grau Secretaria de Avaliação Institucional Seavin Quem somos? A Seavin é o órgão responsável por coordenar e articular as ações de avaliação

Leia mais

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no uso das atribuições que

Leia mais

FACESA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES

FACESA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação

Leia mais

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 1 República Federativa do Brasil Ministério da Educação

Leia mais

ENADE 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011

ENADE 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011 1 Documentos 2 Cursos a serem avaliados no 3 Estudantes ingressantes e concluintes para o 4 Regularização dos estudantes

Leia mais

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Avaliação e Currículos Prof. Dr. Eugenio Pacelli Leal Bittencourt ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS BELÉM, 15 DE JUNHO DE 2015 S I N A E S

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ENADE - 2005 Uma Abordagem Pragmática Prof. Dr. Cláudio A. Fleury Nov-2005 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Agenda O que é? Quando será? Como é? É obrigatório? Para

Leia mais

Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO Portaria Normativa nº 3, de 1º de abril de 2008 Determina as áreas e os cursos superiores de

Leia mais

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES Gustavo Monteiro Fagundes FONTES LEGAIS Lei do SINAES (Lei n. 10.861/2004): Objetivo SINAES: Assegurar processo nacional de avaliação das IES,

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional

ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar final

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Portaria Normativa 40 de 2007 republicada em 2010 Capítulo

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Diretoria de Avaliação da Educação

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes DIRETRIZES GERAIS DATAS

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes DIRETRIZES GERAIS DATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes http://www.inep.gov.br/superior/enade/ 09 de novembro às 13 horas

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE LEGISLAÇÃO Constituição da República

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 2014 2 SUMÁRIO 1. O que é o ENADE?...pg. 03 2. Quem deve

Leia mais

Enade como indicador de qualidade e excelência

Enade como indicador de qualidade e excelência Enade como indicador de qualidade e excelência O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem sido um desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, uma vez que a Nota Enade

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

PORTFÓLIO 2 SEMESTRE DO CURSO

PORTFÓLIO 2 SEMESTRE DO CURSO Cursos Superiores de Tecnologia PROTOCOLO DE ENTREGA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES II PORTFÓLIO 2 SEMESTRE DO CURSO Aluno: RA: Curso: Período: Sala: Semestre: Representante: Observações: 1-) Uma das vias

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 253, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

ASPECTOS OPERACIONAIS

ASPECTOS OPERACIONAIS 2017 ASPECTOS OPERACIONAIS NOVIDADES DO ENADE 2017 Novo sistema do ENADE Edital do ENADE substitui o Manual do ENADE Será criada uma pagina do ENADE (similar a do ENEM) Cadastro realizado pelo aluno: obrigatório

Leia mais

APRESENTAÇÃO O QUE É O ENADE?

APRESENTAÇÃO O QUE É O ENADE? APRESENTAÇÃO O ENADE tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD / 2005 1 ENADE Características da prova 40 QUESTÕES 10 de formação geral: 8 objetivas 2 discursivas 30 do Componente

Leia mais

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração

A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração A inovação pedagógica e os impactos sobre os resultados do ENADE no curso de Administração Administrador e Professor MAURO KREUZ Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 125, DE 24 DE JUNHO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 125, DE 24 DE JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 125, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Ofício Circular PROEN Nº 84/2011. Florianópolis, 21 de novembro de Prezados (as) Senhores (as):

PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Ofício Circular PROEN Nº 84/2011. Florianópolis, 21 de novembro de Prezados (as) Senhores (as): PRÓ-REITORIA DE ENSINO Ofício Circular PROEN Nº 84/2011 Florianópolis, 21 de novembro de 2011. Prezados (as) Senhores (as): Informamos que o INEP divulgou nesta quinta-feira, 17, os indicadores de qualidade

Leia mais

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Prof. Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comissão

Leia mais

PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009

PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 Página 1 de 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

Brasília, 12 de março de 2009

Brasília, 12 de março de 2009 Avaliação dos Cursos de Ciências Contábeis pelo ENADE 2009 Prof. Dr. Valcemiro Nossa Brasília, 12 de março de 2009 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE SINAES AVALIAÇÃO DE IES AVALIAÇÃO DE

Leia mais

OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº Em 12 MAI 2009

OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº Em 12 MAI 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES enade@inep.gov.br OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº. 000087

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NATAL G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

O obje'vo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programá'cos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de

O obje'vo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programá'cos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de O obje'vo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programá'cos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT Reconhecimento de Desempenho ENADE Regulamento

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT Reconhecimento de Desempenho ENADE Regulamento CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT Reconhecimento de Desempenho ENADE 2016 Regulamento Art. 1º - O presente Regulamento estabelece as regras de ações institucionais para aproveitamento da nota do ENADE

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC - 2004 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) Professora Drª Sandra Makowiecky Pró Reitora de Ensino 1- Aspectos Gerais - Enade mostra desempenho

Leia mais

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG 2016 Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Em 2016 o ENADE será realizado no dia 20 de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que: Bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física,

Leia mais

Enade 2016 Resultados e Indicadores

Enade 2016 Resultados e Indicadores Enade 2016 Resultados e Indicadores Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF Setembro 2017 Enfoques da apresentação Enade 2016: Contextualização do Exame Perfil socioeconômico dos

Leia mais

Cursos O Sistema Nacional de Avaliação SINAES. Instituições. Estudantes ENADE Avaliação in loco

Cursos O Sistema Nacional de Avaliação SINAES. Instituições. Estudantes ENADE Avaliação in loco UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR- MESTRADO PROFISSIONAL - MPPGAV Disciplina: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Tutorial do Enade: Como Identificar Alunos Irregulares de Anos Anteriores.

Tutorial do Enade: Como Identificar Alunos Irregulares de Anos Anteriores. Tutorial do Enade: Como Identificar Alunos Irregulares de Anos Anteriores. Julho de 2017 1 Como identificar alunos irregulares no Enade Uma vez habilitado a participar do Enade, o aluno deverá ser inscrito.

Leia mais

A cartilha tem o objetivo de informar e orientar os alunos das faculdades DeVry Brasil sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de

A cartilha tem o objetivo de informar e orientar os alunos das faculdades DeVry Brasil sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de CARTILHA 2016 A cartilha tem o objetivo de informar e orientar os alunos das faculdades DeVry Brasil sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes (ENADE). Caso você tenha qualquer dúvida

Leia mais

2. OUTORGA DE GRAU 3. CERIMÔNIAS. Normas

2. OUTORGA DE GRAU 3. CERIMÔNIAS. Normas NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2013/1, OBJETIVANDO UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS. 1. ENADE De acordo com a Lei

Leia mais

Sistema Enade.

Sistema Enade. Sistema Enade http://enadeies.inep.gov.br/enadeies/ Sistema e-mec O sistema Enade requisita informações do sistema e- MEC, por isso é fundamental manter o sistema e-mec atualizado. As atualizações no Sistema

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2016 2 Legislação (ENADE 2016) Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira MANUAL DO ENADE 2016

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira MANUAL DO ENADE 2016 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira MANUAL DO ENADE 2016 Brasília-DF 25/05/2016 Atualizado em 10/06/2016 Presidência do Inep Maria Inês Fini Diretoria

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

PORTARIA Nª - 222, DE 13 DE JULHO DE 2010

PORTARIA Nª - 222, DE 13 DE JULHO DE 2010 Página 1 de 7 PORTARIA Nª - 222, DE 13 DE JULHO DE 2010 A Presidente, Substituta, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas atribuições, tendo em

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E

Leia mais

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA - VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E POTADOR DE DIPLOMA

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA - VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E POTADOR DE DIPLOMA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE INGRESSO EXTRA - VESTIBULAR TRANSFERÊNCIA E POTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 01/2014, DE 11 DE JUNHO DE 2014. A Faculdade Pernambucana de Saúde torna pública as Condições de

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 455/2012

RESOLUÇÃO N.º 455/2012 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 455/2012 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em, Grau: Bacharelado, sediado no Pólo Universitário de Rio

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO POR TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA O CURSO DE MEDICINA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO POR TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA O CURSO DE MEDICINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO POR TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA O CURSO DE MEDICINA A Rede FTC, atenta aos interesses de formação de seus estudantes, torna público o presente Edital, com as normas para seleção

Leia mais

Fases de avalição/inep Perfil dos cursos de Nutrição. Suzana Schwerz Funghetto

Fases de avalição/inep Perfil dos cursos de Nutrição. Suzana Schwerz Funghetto Fases de avalição/inep Perfil dos cursos de Nutrição Suzana Schwerz Funghetto SINAES As finalidades da avaliação no contexto do SINAES são, segundo a Lei: Art.1 1 [...] a melhoria da qualidade da educação

Leia mais

Art. 1º Aprovar a nova política do Estágio Curricular Supervisionado na UNIVILLE, estabelecendo as diretrizes para sua regulamentação.

Art. 1º Aprovar a nova política do Estágio Curricular Supervisionado na UNIVILLE, estabelecendo as diretrizes para sua regulamentação. UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 11/01 Aprova diretrizes para regulamentação dos Estágios Curriculares Supervisionados. A Presidente do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Portaria Inep nº 198 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 17

Portaria Inep nº 198 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 17 Portaria Inep nº 198 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 17 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Juiz de Fora Município: Juiz de Fora Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa LETRAS Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis LETRAS Universidade Federal de Santa Catarina Município: Florianópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

LETRAS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

LETRAS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre LETRAS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do

Leia mais

QUÍMICA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

QUÍMICA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre QUÍMICA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais