Sistema Enade.
|
|
|
- Evelyn Avelar Alvarenga
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Sistema Enade
2 Sistema e-mec O sistema Enade requisita informações do sistema e- MEC, por isso é fundamental manter o sistema e-mec atualizado. As atualizações no Sistema e-mec são incorporadas ao Sistema Enade com atraso de um dia. e-mec d-1 Sistema Enade
3 Como acessar o Sistema
4 Ambiente das IES
5 Tela de Acesso ao Sistema
6 Funcionalidades do Ambiente do Coordenador de Curso Primeiro Acesso Alterar Senha Inscrição Inscrição em Lote Solicitar Inscrição de Estrangeiros Estudantes Inscritos Estudantes Selecionados Estudantes Não Selecionados Alteração Localidade de Prova Local de Prova
7 Funcionalidades do Ambiente do Coordenador de Curso (cont.) Questionário do Estudante Questionário do Coordenador Encerrar Inscrições Reabrir Inscrições Relatório de Regularidade Dispensa de Estudantes Estudantes Dispensados
8 Tela de Acesso ao Sistema - coordenador
9 Primeiro Acesso Permite a criação de senha de acesso, viabilizando o acesso a todos os cursos do mesmo coordenador já enquadrados pelo PI.
10 Primeiro Acesso Remete mensagem eletrônica ao Coordenador informando o código de ativação para criação da senha de acesso.
11 Problemas no Primeiro Acesso
12 Esqueci minha senha Executa procedimentos análogos à opção primeiro acesso, permitindo ao Coordenador de Curso criar uma nova senha de acesso ao Sistema Enade.
13 Tela Inicial do Ambiente do Coordenador
14 Alterar Senha Permite ao Coordenador de Curso a alteração da própria senha de acesso ao Sistema Enade. A senha de acesso é vinculada ao CPF do Coordenador de Curso. Um coordenador que acumula a função em mais de um curso terá apenas uma senha de acesso ao Sistema Enade.
15 Alterar Senha mensagem de sucesso
16 Inscrição A inscrição de estudantes irregulares e regulares é feita em períodos distintos. 15/06/2016 a 29/06/2016 Período de inscrição de estudantes irregulares junto ao Enade de anos anteriores (art. 8º da Portaria Normativa nº 5, de 09/03/2016) para regularização da situação do componente curricular. IES 06/07/2016 a 07/08/2016 Período de inscrição de estudantes habilitados (regulares) ao Enade 2016 (art. 9º da Portaria Normativa nº 5, de 09/03/2016). IES
17 Inscrição Permite a inscrição individualizada de ingressante ou concluinte para cada curso enquadrado no Enade.
18 Inscrição cont. A partir do CPF informado, o Sistema Enade consulta os dados da Receita Federal e emite mensagem de alerta para a continuidade do procedimento de inscrição do estudante.
19 Inscrição cont. Solicita confirmação da inscrição, permitindo conferir o enquadramento realizado pelo PI. Exibe mensagem de erro, em caso de incoerência entre a área de enquadramento e o período de inscrições.
20 Inscrição Dados Cadastrais O campo CI (carteira de identidade) é de preenchimento obrigatório e o telefone opcional.
21 Inscrição Atendimento especial Atendimento Especializado Recurso(s) Permitido(s) 0 - Nenhum 0 - Nenhum 1 - Surdocegueira 0 - Nenhum 1 - Prova em braile 2 - Prova Ampliada 3 - Tradutor-intérprete libras 4 - Sala de fácil acesso 5 - Auxílio para transcrição 6 - Leitura labial 8 Mesa e cadeira (sem braços) 10 Auxílio para leitura 12 Guia-intérprete 2 - Deficiência Auditiva 0 - Nenhum 3 - Tradutor-intérprete libras 6 - Leitura labial 3 - Baixa Visão 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 5 - Auxílio para transcrição 8 Mesa e cadeira (sem braços) 10 Auxílio para leitura 4 - Deficiência Intelectual (Mental) 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 5 - Auxílio para transcrição 10 Auxílio para leitura
22 Inscrição Atendimento especial Atendimento Especializado Recurso(s) Permitido(s) 9 - Deficiência Física 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 5 - Auxílio para transcrição 7 - Apoio para perna e pé 8 Mesa e cadeira (sem braços) 9 - Mesa para cadeira de rodas 10 Auxílio para leitura 10 - Autismo 0 - Nenhum 5 - Auxílio para transcrição 10 Auxílio para leitura 11 - Discalculia 0 - Nenhum 5 - Auxílio para transcrição 10 Auxílio para leitura 12 - Déficit de Atenção 0 - Nenhum 5 - Auxílio para transcrição 10 Auxílio para leitura
23 Inscrição Atendimento especial Atendimento Específico Recurso(s) Permitido(s) 0 - Nenhum 0 - Nenhum 1 - Gestante 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 7 - Apoio para perna e pé 8 Mesa e cadeira (sem braços) 9 - Mesa para cadeira de rodas 2 - Lactante 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 7 - Apoio para perna e pé 8 Mesa e cadeira (sem braços) 9 - Mesa para cadeira de rodas
24 Atendimento Especial Inscrição Individualizada - permite escolher mais de uma opção dentro de um tipo de atendimento, com as seguintes exceções. Surdocegueira Surdez Cegueira Deficiência auditiva Baixa visão Deficiência auditiva Surdocegueira Surdez Baixa visão Cegueira Surdez Surdocegueira Cegueira Surdocegueira Baixa visão Surdez Surdocegueira Deficiência auditiva Cegueira Inscrição em Lote é possível escolher apenas uma opção dentro de um tipo de atendimento. Quando houver necessidade de registro de mais de um tipo de atendimento, recomenda-se a inscrição individualizada do aluno.
25 Inscrição Endereço A partir do CEP informado, o Sistema Enade consulta os dados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e preenche os campos UF, Município e Logradouro. O campo Logradouro pode ser editado.
26 Inscrição Dados escolares - Ingressante A situação da inscrição (regular ou irregular) é preenchida automaticamente pelo sistema, conforme o período de inscrição e não permite alterações. Se o tipo de inscrição for ingressante, o ano de conclusão do ensino médio é de preenchimento obrigatório.
27 Inscrição Dados escolares - Concluinte Se o tipo de inscrição for concluinte, o ano de conclusão do ensino médio e o ano letivo em que iniciou o curso de graduação são de preenchimento obrigatório. O ano de conclusão do ensino médio deve ser anterior ao ano de início do curso de graduação.
28 Inscrição Dados escolares Polo EaD No caso de cursos EaD, é necessário informar o polo do curso para cada estudante. Essa escolha definirá o local de aplicação da prova.
29 Inscrição Mensagem de confirmação
30 Inscrição em Lote Permite a inscrição de dois ou mais estudantes do mesmo curso, num mesmo lote.
31 Inscrição em Lote É feita em quatro etapas: Criação do arquivo para Importação de Dados Seleção do arquivo Carga dos dados Conferência do processamento Deve respeitar os períodos de inscrições de irregulares e regulares. Recomenda-se, que o arquivo para processamento de inscrições em lote contenha, no máximo, duas mil (2000) linhas de registros de estudantes.
32 Criação do arquivo para importação de dados
33
34 Observações Importantes Inclusão dos campos Indicador de Atendimento Especializado, Indicador de Atendimento Específico e Indicador de Recursos. A inscrição em lote permite apenas a indicação de uma das possibilidades de marcação para cada indicador. Caso haja necessidade de informar mais de uma opção num determinado indicador, esta marcação deve ser feita individualmente, por meio da função de edição da inscrição individual. Por exemplo, caso deseje-se informar duas opções de atendimento especializado, surdocegueira e dislexia, deve-se informar uma delas no arquivo em lote, por meio do código indicado e a outra, individualmente, editando a inscrição do estudante. Críticas existentes nos campos Indicador de Atendimento Especializado, Indicador de Atendimento Específico e Indicador de Recursos. Para cada opção de atendimento especializado e específico existem indicadores de recursos permitidos. Deve-se informar um recurso compatível com o atendimento especializado informado. Ver Slides 60 a 63
35 Seleção do arquivo O arquivo pode ter os formatos txt ou csv.
36 Mensagem de Alerta
37 Inscrição em Lote carregar dados Como o sistema consulta as bases da Receita Federal e da EBCT, esta operação pode levar alguns minutos. Recomenda-se que o arquivo tenha no máximo 2000 linhas.
38 Inscrição em Lote mensagem de sucesso
39 Inscrição em Lote mensagem de erros
40 Inscrição em Lote gerar arquivo texto com os erros das inscrições não realizadas
41 Inscrição em Lote relatório de erros
42 Solicitar Inscrição de Estrangeiros Permite a inscrição de estudantes estrangeiros que não possuem CPF. Anexar cópia do passaporte ou documento de identidade do estudante estrangeiro, emitido nos termos da Lei nº /1980.
43 Solicitar Inscrição de Estrangeiros
44 Solicitar Inscrição de Estrangeiros mensagem de confirmação
45
46 Estudantes Inscritos
47 Estudantes Inscritos Exibe a lista completa de todos os estudantes inscritos no curso, sejam irregulares de anos anteriores ou estudantes habilitados ao Enade Para cada estudante, disponibiliza as opções de alteração, exclusão ou visualização dos dados. As opções de alteração e exclusão dependem do período de inscrição (irregulares, regulares ou retificação).
48 Estudantes Selecionados
49 Estudantes Selecionados Exibe a lista dos estudantes convocados a participar do Enade Desde 2011, essa lista é composta por todos os estudantes concluintes regulares inscritos. É responsabilidade da IES, nos termos da legislação vigente, a ampla divulgação da lista de estudantes selecionados para o Enade 2016.
50 Estudantes Não Selecionados Permite à IES conhecer a lista dos estudantes não selecionados (ingressantes e irregulares de anos anteriores) para o Enade 2016.
51 Alteração de Localidade de Prova
Orientações sobre o ENADE
Orientações sobre o ENADE - 2015 Luiza B. Krainski Diretoria de Avaliação Institucional [email protected] 18/06/201 5 Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação
ENADE Palestrante: Andreia Santos Gonçalves
ENADE 2017 Palestrante: Andreia Santos Gonçalves Aplicação 2016 e 2017 Melhorias nos Procedimentos Edital Sistema de Inscrição Criado em 2004, com a Lei do SINAES, em substituição ao Exame Nacional de
ENADE Informações Importantes
ENADE 2017 Informações Importantes Avaliação do Enade - Trienal Cursos Avaliados I Bacharel na área de: a) Arquitetura e Urbanismo; b) Engenharia Ambiental; c) Engenharia Civil; d) Engenharia de Alimentos;
ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE
ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE Consulte ulbra.br/enade, verifique se seu nome consta na lista de alunos habilitados e acesse a página do Inep http://portal.inep.gov.br/enade para validar seus dados
Inscrição de Estudantes Irregulares
1 Inscrição de Estudantes Irregulares Estudante em situação irregular Portaria Normativa MEC nº 40/2007. Portaria Normativa MEC Nº 6/2013. 1. O que é? Consideram-se irregulares junto ao ENADE todos os
BALANÇO DAS INSCRIÇÕES E PERFIL DOS PARTICIPANTES MAIO 2019
BALANÇO DAS INSCRIÇÕES E PERFIL DOS PARTICIPANTES MAIO 2019 P á g i n a 2 Novidades Novo sistema de inscrição, mais interativo; Inclusão de foto na inscrição (opcional); Rascunho para cálculos no final
ENADE 2017 Informações Gerais
ENADE 2017 Informações Gerais ENADE - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES Atenção alunos ingressantes e concluintes 2017 nos cursos de: Bacharelado em: Engenharia Ambiental; Engenharia de Petróleo;
ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida.
Sub-Reitoria de Graduação SR-1 Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica DEP ENADE O ENADE é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente
Acesso ao sistema ENADE. Acessar o sistema ENADE, através do link
Acesso ao sistema ENADE Acessar o sistema ENADE, através do link http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index Acesso ao sistema ENADE O primeiro acesso deve ser feito na terceira opção do menu da página inicial
Seminário ENADE 2017 Capacitação para o uso do Sistema ENADE
Seminário ENADE 2017 Capacitação para o uso do Sistema ENADE EQUIPE COPLAI Marcia Helena Lorentz Julho/2017 Legislação Lei N. 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação
ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017
ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ESPECIAL PRIMEIRO ACESSO INSERÇÃO DE DADOS ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ATENDIMENTO ESPECÍFICO TIPOS DE ATENDIMENTO OFERECIDOS Atendimento
ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012
ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 1 Documentos 2 Estudantes ingressantes e concluintes para o ENADE 2012 3 Regularização dos estudantes em situação
Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade?
Enade O Enade é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente
ASPECTOS OPERACIONAIS
2017 ASPECTOS OPERACIONAIS NOVIDADES DO ENADE 2017 Novo sistema do ENADE Edital do ENADE substitui o Manual do ENADE Será criada uma pagina do ENADE (similar a do ENEM) Cadastro realizado pelo aluno: obrigatório
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2017
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2017 O ENADE no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) -O SINAES foi instituído pela Lei n o 10.861, de 14 de abril
DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE.
DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do INEP para obter mais informações sobre o ENADE. http://portal.inep.gov.br/enade (acesse menu à esquerda Documentos
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Qual o objetivo do ENADE? O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes
Sistema de Inscrição do Enem 2017 ficará aberto de 8 a 19 de maio com novidades
Sistema de Inscrição do Enem 2017 ficará aberto de 8 a 19 de maio com novidades As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começam às 10h desta segunda-feira, 8, e ficam abertas até 23h59
UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira
UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade
OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº Em 12 MAI 2009
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES [email protected] OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº. 000087
Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011
Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Lei nº. 10.861, de
ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD
ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Julho/2016 O que é o ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade é componente curricular obrigatório dos cursos
ENADE Identificação e Inscrição de alunos irregulares de anos anteriores até 29 junho de 2016
ENADE 2016 Identificação e Inscrição de alunos irregulares de anos anteriores até 29 junho de 2016 Coordenação de Avaliação, Planejamento e Desenvolvimento de Graduação Pró-Reitoria de Graduação 1 O que
Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.
DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o Portal do INEP: para obter mais informações sobre o ENADE. O que é ENADE? O Exame Nacional
UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira
UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2016 2 Legislação (ENADE 2016) Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em
A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ.
INSCRIÇÃO PERÍODO 03 de outubro a 27 de novembro de 2016. LOCAL: A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO: Para a confirmação da inscrição o candidato
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS COMPERVE COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS CAENE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA
Preparação ao Enade 2017
Preparação ao Enade 2017 Gilberto Müller Beuren Jordário Reck Behenck Departamento de Avaliação SAI/UFRGS Enade O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE 1. SOBRE O ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento
MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...
Seminários do Enade 2013
1 Seminários do Enade 2013 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados
PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo?
PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA
O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas
Sistema e-mec. Manual para Alterações de Menor Relevância. Ministério da Educação - MEC
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES Sistema e-mec Manual para Alterações de Menor Relevância Elaborado pelo grupo de PIs participante da CCT Aprimoramento
Seminários Enade 2015
Seminários Enade 2015 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES A Diretoria
GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais
ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE
ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE A COMGRAD-ODO FEZ A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES PARA O ENADE, A LISTA DOS INSCRITOS ESTÁ DIVULGADA PUBLICAMENTE E CONFIRMASTES RECEBIMENTO NO SEU PORTAL DO ALUNO. É
MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA
MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa
