INCENTIVO%100%%SUS% NOTA%TÉCNICA%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%02 %2012% !!!! !!6!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INCENTIVO%100%%SUS% NOTA%TÉCNICA%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%02 %2012% !!!! !!6!"

Transcrição

1 NOTA%TÉCNICA%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%02 %2012% 6 INCENTIVO%100%%SUS% 1 Brasília,10dejaneirode2012.

2 NOTATÉCNICA % INTRODUÇÃO% Esta Nota Técnica visa apresentar uma análise da Portaria/GM 3024 de 21/12/11 que dispõe sobre a instituição do incentivo financeiro destinado aos estabelecimentoshospitalaresquesecaracterizemcomoentidadesbeneficentesde assistênciasocialnaáreadasaúdeequeprestam100%(cemporcento)dosseus serviços de saúde exclusivamente ao Sistema Único de Saúde [ Incentivo 100% SUS. O texto da portaria não foi submetido à Comissão Intergestores Tripartite, portantoédeautoriaexclusivadoministériodasaúde,queoelaborouepublicou. QUEM%PODE%RECEBER%O%INCENTIVO% Poderão receber o incentivo 100% SUS os estabelecimentos hospitalares quesecaracterizemcomoentidadesbeneficentesdeassistênciasocialnaáreada saúdeequeprestemcemporcentodosseusserviçosdesaúdeexclusivamenteao SUSequeparticipemdosseguintesprogramas: [ProgramadeReestruturaçãoeContratualizaçãodosHospitaisFilantrópicos, dequetrataaportarianº.1.721/gm/ms,de21desetembrode2005gou [ProgramadeReestruturaçãodosHospitaisdeEnsinoPúblicosePrivados, dequetrataportarianº[1.703/gm/ms,de17deagostode2004. Excepcionalmente, após análise e aprovação da Secretaria de Atenção à Saúde(SAS/MS),poderãoaderirosestabelecimentoshospitalaresque: I [ prestem 100% (cem por cento) dos seus atendimentos hospitalares exclusivamentenoâmbitodosusg II [ prestem pelo menos 80% (oitenta por cento) dos seus atendimentos ambulatoriais exclusivamente no âmbito do SUS, somente quando o estabelecimento for o único prestador de serviços de saúde dentro de sua tipologianomunicípio. 2

3 NOTATÉCNICA VALOR%DO%INCENTIVO% O estabelecimento hospitalar que aderir ao Incentivo 100% SUS fará jus a importância mensal equivalente a 20% (vinte por cento) do valor mensal da produçãodemédiacomplexidadecontratualizada. COMO%ADERIR%% Paraaderiraoincentivo100%SUSosestabelecimentoshospitalaresdevem solicitar, a qualquer tempo, ao gestor, o encaminhamento da solicitação ao Ministério da Saúde. O gestor, que poderá ser municipal, estadual ou distrital encaminharáasolicitaçãoacompanhadadosseguintesdocumentos: I[ declaração do gestor local, atestando o cumprimento do requisito da prestaçãodeatendimento100%(cemporcento)exclusivamenteaosus,e II [ comunicação formal da solicitação à Comissão Intergestores Bipartite (CIB)ouaoColegiadodeGestãodaSaúdedoDistritoFederal. ApósaaprovaçãopeloMinistériodaSaúdedaadesãodoestabelecimento hospitalar ao Incentivo 100% SUS, o gestor local providenciará Termo Aditivo ao contrato/convênio celebrado com o respectivo estabelecimento hospitalar com adição dos recursos estabelecidos e encaminhará uma cópia do instrumento de contratualizaçãocomorespectivoaditivocontratualàcghosp/dae/sas/ms. A SAS/MS publicará portaria específica de adesão do estabelecimento hospitalar ao Incentivo 100% SUS, contendo o valor dos recursos financeiros de incentivo que serão incorporados aos Tetos de Média e Alta Complexidade dos Municípios, Estados e Distrito Federal, com efeitos financeiros a partir do mês de publicaçãodaportaria. MONITORAMENTO%E%SUSPENSÃO%% Os estabelecimentos hospitalares que aderirem ao Incentivo 100% SUS deverão manter os requisitos de adesão e, além disso, demonstrar o cumprimento dos seguintes critérios de qualidade em até 6 (seis) meses a contar do início do repassedosrecursosfinanceirospeloministériodasaúde: 3 Brasília,10dejaneirode2012.

4 NOTATÉCNICA I [ adoção de protocolos clínicos, assistenciais e de procedimentos administrativosg II[ implantação de Acolhimento com Classificação de Risco, quando contar comportadeentradahospitalardeurgência,e/ouimplantaçãodepadrãode boas práticas de segurança e qualidade para o atendimento de gestantes previsto na Estratégia Rede Cegonha, conforme Portaria Nº[ 1.459/GM/MS, de24dejunhode2011,quandopossuirmaternidadeououtrasunidadesde cuidadoobstétricoeneonatalg III [ organização do trabalho das equipes multiprofissionais de forma horizontal (diarista), utilizando prontuário único compartilhado por toda a equipeg IV[implantaçãodemecanismosdegestãodaclínicavisandoàqualificação docuidadoeeficiênciadeleitos,areorganizaçãodosfluxoseprocessosde trabalho e a implantação de equipe de referência para responsabilização e acompanhamentodoscasosg V[desenvolvimentodeatividadesdeeducaçãopermanenteparaasequipes, poriniciativaprópriaoupormeiodecooperaçãog VI[monitoramentomensaldasTaxasdeOcupaçãoeMédiadePermanência nas enfermarias de clínica médica, leitos de longa permanência e Unidades deterapiaintensiva,quandocouberge VII[100%dosserviçosreguladospelogestorlocal,pormeiodasCentraisde Regulaçãooumecanismoslocaisderegulação. O não cumprimento de qualquer dos critérios no prazo estabelecido implicaráasuspensãodorepassedoincentivofinanceiro. O monitoramento e avaliação dos requisitos e critérios estabelecidos serão realizadospormeiode: I[consultamensalaoSistemadeCadastroNacionaldeEstabelecimentosde Saúde (SCNES) para avaliação da destinação dos leitos e dos demais serviços ofertados, além de acompanhamento da produção ambulatorial e hospitalaraosusg 4 Brasília,10dejaneirode2012.

5 NOTATÉCNICA II [ articulação do monitoramento com a Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS),pormeiodesuasbasesdedadosg III[declaraçãosemestraldogestorestadual,municipaloudistritaldequea entidade presta efetivamente 100% (cem por cento) dos seus serviços ambulatoriaisehospitalaresexclusivamenteaosusg IV[visitasinlocopelosgestoreslocaisoupeloMinistériodaSaúde,quando necessárioge V[atuaçãodoSistemaNacionaldeAuditoria(SNA). EmcasodesuspensãoouinterrupçãodorepassedosrecursosdoIncentivo 100% SUS do gestor local aos estabelecimentos de saúde, o Ministério da Saúde suspenderá a transferência desses valores ao Teto Financeiro de Média e Alta ComplexidadedosEstados,MunicípioseDistritoFederal. Em caso de eventual reajuste do Incentivo à Contratualização(IAC) ou da TabeladeProcedimentosSUS,oaporteadicionalseráobrigatoriamenteadicionado aocontrato/convêniofirmadocomoestabelecimentohospitalarpormeiodeaditivo. CONCLUSÃO% Aportarianãodefinecomodeveserousodosrecursosdoincentivoqueo estabelecimento hospitalar receberá, mas pode[se imaginar que será dada prioridade ao cumprimento dos sete itens que compõem os critérios de qualidade expostosnoartigo8ºdaportaria,quemanterãoorecebimentodosrecursos. Deve ser ressaltado que no artigo 8º, que trata dos critérios de qualidade que devem ser observados pelos estabelecimentos de saúde para manutenção do incentivo, há uma lógica com as normas já em vigor das redes de atenção, de implantaçãododecreto7.508/11edapolíticaderegulaçãodosus. 5 Brasília,10dejaneirode2012.

6 NOTATÉCNICA ANEXO% PORTARIA%Nº.%3.024,%DE%21%DE%DEZEMBRO%DE%2011% Institui incentivo financeiro destinado aos estabelecimentos hospitalares que se caracterizem como entidades beneficentes de assistência social na área da saúde e que prestam 100% (cem por cento) dos seus serviços de saúde exclusivamente ao Sistema Único desaúde(sus)(incentivo100%sus). OMINISTRODEESTADODASAÚDE,nousodaatribuiçãoquelheconfereo incisoiidoparágrafoúnicodoart.87daconstituição,e Considerandoodispostonocaputdoart.198daConstituição,queestabeleceas açõeseserviçospúblicosqueintegramumarederegionalizadaehierarquizadaque constituemosistemaúnicodesaúde(sus)g ConsiderandoodispostonosincisosI,IIeIXdoart.7ºdaLeiNº.8.080,de19de setembrode1990,queestabelecequeasaçõeseserviçospúblicosdesaúdeeos serviçosprivadoscontratadosouconveniadosqueintegramsussãodesenvolvidos deacordocomosprincípiosdauniversalidadedoacesso,daintegralidadede assistênciaedadescentralizaçãopolítico[administrativacomdireçãoúnicaemcada esferadegovernog ConsiderandooDecretoNº[7.508,de28dejunhode2011,queregulamentaaLei Nº[8080,de19desetembrode1990,paradisporsobreaorganizaçãodoSUS,o planejamentodasaúde,aassistênciaàsaúdeeaarticulaçãointerfederativag ConsiderandoaPortariaNº[1.721/GM/MS,de21desetembrode2005,quecriao ProgramadeReestruturaçãoeContratualizaçãodosHospitaisFilantrópicosnoSUSg Considerando a Portaria Nº[ 3.123/GM/MS, de 7 de dezembro de 2006, que homologa o Processo de Adesão ao Programa de Reestruturação e ContratualizaçãodosHospitaisFilantrópicosnoSUSg ConsiderandoaPortariaNº[1.703/GM/MS,de17deagostode2004,quedestina recursodeincentivoàcontratualizaçãodehospitaisdeensinopúblicoseprivados, edáoutrasprovidênciasg ConsiderandoanecessidadedefortalecimentodoSUSge Considerando a importância da participação do setor filantrópico no SUS e nas estratégias de ampliação do acesso dos usuários às ações e serviços de saúde, 6 Brasília,10dejaneirode2012.

7 NOTATÉCNICA especialmente como pontos de atenção estratégicos nas redes prioritárias de atençãoàsaúde,resolve: Art. 1º Fica instituído incentivo financeiro destinado aos estabelecimentos hospitalaresquesecaracterizemcomoentidadesbeneficentesdeassistênciasocial naáreadasaúdeequeprestem100%(cemporcento)dosseusserviçosdesaúde exclusivamenteaosistemaúnicodesaúde(sus)(incentivo100%sus). 1ºExcepcionalmente,apósanáliseeaprovaçãodaSecretariadeAtençãoàSaúde (SAS/MS), poderão aderir ao Programa de que trata o caput estabelecimentos hospitalaresque: I [ prestem 100% (cem por cento) dos seus atendimentos hospitalares exclusivamentenoâmbitodosusge II [ prestem pelo menos 80% (oitenta por cento) dos seus atendimentos ambulatoriaisexclusivamentenoâmbitodosus. 2º No caso do inciso II do 1º deste artigo, os 20% (vinte por cento) de atendimentos ambulatoriais restantes prestados no âmbito do setor privado devem ocorrer em função do estabelecimento ser o único prestador de serviços de saúde dentrodesuatipologianomunicípio. Art. 2º O estabelecimento hospitalar que aderir ao Incentivo 100% SUS fará jus a incentivofinanceiromensalequivalentea20%(vinteporcento)dovalormensalda produçãodemédiacomplexidadecontratualizada. Art.3ºParaadesãoaoIncentivo100%SUS,osestabelecimentoshospitalaresque se caracterizem como entidades beneficentes de assistência social na área de saúde deverão destinar 100% (cem por cento) dos atendimentos ambulatoriais e hospitalaresaosuseserparticipantes: I [ do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos,dequetrataaPortariaNº.1.721/GM/MS,de21desetembrode 2005gou II [ do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Públicos e Privados,dequetrataPortariaNº[1.703/GM/MS,de17deagostode2004. Art.4ºOestabelecimentohospitalarqueseenquadrarnosrequisitosdoart.3ºdesta Portaria poderá solicitar, a qualquer tempo,ao gestor local o encaminhamento da solicitaçãoaoministériodasaúdeparainclusãonoincentivo100%sus. Art. 5º A solicitação para a inclusão do estabelecimento hospitalar no Incentivo 100% SUS será encaminhada pelo gestor municipal, estadual ou distrital à 7 Brasília,10dejaneirode2012.

8 NOTATÉCNICA Coordenação[Geral de Atenção Hospitalar, do Departamento e Atenção Especializada, da Secretaria de Atenção à Saúde (CGHOSP/DAE/SAS/MS), acompanhadadosseguintesdocumentos: I[ declaração do gestor local, atestando o cumprimento do requisito da prestação de atendimento 100% (cem por cento) exclusivamente ao SUS, conformedispõeoart.3ºdestaportariage II [ comunicação formal da solicitação à Comissão Intergestores Bipartite (CIB)ouaoColegiadodeGestãodaSaúdedoDistritoFederal. Art. 6º Após a aprovação pelo Ministério da Saúde da adesão do estabelecimento hospitalar ao Incentivo 100% SUS, o gestor local providenciará Termo Aditivo ao contrato/convênio celebrado com o respectivo estabelecimento hospitalar com adiçãodosrecursosestabelecidosnestaportaria. Parágrafo único. Uma cópia do instrumento de contratualização com o respectivo aditivocontratualseráencaminhadapelogestorlocalàcghosp/dae/sas/ms. Art. 7º A SAS/MS publicará portaria específica de adesão do estabelecimento hospitalaraoincentivo100%sus. Parágrafo único. A portaria específica referida no caput estabelecerá o valor dos recursosfinanceirosdeincentivoqueserãoincorporadosaostetosdemédiaealta ComplexidadedosMunicípios,EstadoseDistritoFederal,comefeitosfinanceirosa partirdomêsdepublicaçãodaportaria. Art. 8º Os estabelecimentos hospitalares que aderirem ao Incentivo 100% SUS deverão manter os requisitos de adesão e, além disso, demonstrar o cumprimento dos seguintes critérios de qualidade em até 6 (seis) meses a contar do início do repassedosrecursosfinanceirospeloministériodasaúde: I [ adoção de protocolos clínicos, assistenciais e de procedimentos administrativosg II[ implantação de Acolhimento com Classificação de Risco, quando contar comportadeentradahospitalardeurgência,e/ouimplantaçãodepadrãode boas práticas de segurança e qualidade para o atendimento de gestantes previsto na Estratégia Rede Cegonha, conforme Portaria Nº[ 1.459/GM/MS, de24dejunhode2011,quandopossuirmaternidadeououtrasunidadesde cuidadoobstétricoeneonatalg III [ organização do trabalho das equipes multiprofissionais de forma horizontal (diarista), utilizando prontuário único compartilhado por toda a equipeg 8 Brasília,10dejaneirode2012.

9 NOTATÉCNICA IV[implantaçãodemecanismosdegestãodaclínicavisandoàqualificação docuidadoeeficiênciadeleitos,areorganizaçãodosfluxoseprocessosde trabalho e a implantação de equipe de referência para responsabilização e acompanhamentodoscasosg V[desenvolvimentodeatividadesdeeducaçãopermanenteparaasequipes, poriniciativaprópriaoupormeiodecooperaçãog VI[monitoramentomensaldasTaxasdeOcupaçãoeMédiadePermanência nas enfermarias de clínica médica, leitos de longa permanênciaeunidadesdeterapiaintensiva,quandocouberge VII[100%dosserviçosreguladospelogestorlocal,pormeiodasCentraisde Regulaçãooumecanismoslocaisderegulação. Parágrafo único. O não cumprimento de qualquer dos critérios estabelecidos neste artigonoprazoestabelecidonocaputimplicaráasuspensãodorepassedoincentivo financeiroestabelecidonestaportaria. Art. 9º O monitoramento e avaliação dos requisitos e critérios estabelecidos nesta Portariaserãorealizadospormeiode: I[consultamensalaoSistemadeCadastroNacionaldeEstabelecimentosde Saúde (SCNES) para avaliação da destinação dos leitos e dos demais serviços ofertados, além de acompanhamento da produção ambulatorial e hospitalaraosusg II [ articulação do monitoramento com a Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS),pormeiodesuasbasesdedadosg III[declaraçãosemestraldogestorestadual,municipaloudistritaldequea entidade presta efetivamente 100% (cem por cento)dos seus serviços ambulatoriaisehospitalaresexclusivamenteaosusg IV[visitasinlocopelosgestoreslocaisoupeloMinistériodaSaúde,quando necessárioge V[atuaçãodoSistemaNacionaldeAuditoria(SNA). Art. 10. O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, dos recursos aos Fundos de Saúde Estaduais, MunicipaiseDistrital. Parágrafoúnico.EmcasodeeventualreajustedoIncentivoàContratualização(IAC) ou da Tabela de Procedimentos SUS, o aporte adicional será obrigatoriamente 9 Brasília,10dejaneirode2012.

10 NOTATÉCNICA adicionadoaocontrato/convêniofirmadocomoestabelecimentohospitalarpormeio deaditivo. Art. 11. Os recursos financeiros correspondentes à concessão do Incentivo 100% SUSsãooriundosdasdotaçõesorçamentáriasconsignadasaoMinistériodaSaúde, devendo onerar o Programa de Trabalho [ Atenção à Saúde da População para Procedimentos de Média e Alta Complexidade, dos Estados, MunicípioseDistritoFederal. Art.12.EmcasodesuspensãoouinterrupçãodorepassedosrecursosdoIncentivo 100% SUS por parte do gestor local para os estabelecimentos de saúde beneficiados por esta Portaria, o Ministério da Saúde suspenderá a transferência desses valores ao Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade dos Estados, MunicípioseDistritoFederal. Art.13.EstaPortariaentraemvigornadatadesuapublicação. ALEXANDRE%ROCHA%SANTOS%PADILHA% 10 Brasília,10dejaneirode2012.

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 Dispõe sobre o Programa SOS Emergências no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que

Leia mais

PORTARIA No , DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017

PORTARIA No , DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 PORTARIA No- 3.168, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 Estabelece o remanejamento de recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) para o Limite Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade Ambulatorial

Leia mais

PORTARIA Nº 3.687, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017

PORTARIA Nº 3.687, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 PORTARIA Nº 3.687, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 Estabelece a alteração de valores de procedimentos, recurso a ser incorporado ao Bloco de Média e Alta Complexidade - Componente Limite Financeiro de Média

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.654, DE 19 DE JULHO DE 2011

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.654, DE 19 DE JULHO DE 2011 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.654, DE 19 DE JULHO DE 2011 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde,

Leia mais

PORTARIA Nº 482, DE 1o- DE ABRIL DE 2014

PORTARIA Nº 482, DE 1o- DE ABRIL DE 2014 PORTARIA Nº 482, DE 1o- DE ABRIL DE 2014 Institui normas para a operacionalização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito

Leia mais

PORTARIA Nº 2.860, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014

PORTARIA Nº 2.860, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 PORTARIA Nº 2.860, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Define os valores do incentivo financeiro de custeio mensal destinado aos Núcleos de Telessaúde do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 27 DE JANEIRO DE 2014 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar (IGH), de que trata

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Institui o incentivo financeiro de custeio

Leia mais

Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes - Proposta de repasse de recursos financeiros do Ministério da Saúde.

Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes - Proposta de repasse de recursos financeiros do Ministério da Saúde. NOTA TÉCNICA 14 2013 Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes - Proposta de repasse de recursos financeiros do Ministério da Saúde. (Proposta apresentada para pactuação na CIT de abril de 2013) 1. ANTECEDENTES

Leia mais

PORTARIA No- 880, DE 16 DE MAIO DE 2013

PORTARIA No- 880, DE 16 DE MAIO DE 2013 Define a estratégia de aumento do acesso aos Procedimentos Traumato-ortopédicos de Média Complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). PORTARIA No- 880, DE 16 DE MAIO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

Financiamento. Consultório na Rua PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE Sem portaria convivência e cultura. Estabelece, no âmbito Especializada/

Financiamento. Consultório na Rua PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE Sem portaria convivência e cultura. Estabelece, no âmbito Especializada/ Rede De (RAPS) Componentes da RAPS Pontos da RAPS Nº da Portaria de Financiamento Caracterização da portaria Atenção Básica Unidade Básica de PORTARIA 2488/11 Institui a Política Saúde Nacional de Atenção

Leia mais

PORTARIA Nº 1.172, DE 5 DE JUNHO DE 2012

PORTARIA Nº 1.172, DE 5 DE JUNHO DE 2012 PORTARIA Nº 1.172, DE 5 DE JUNHO DE 2012 Dispõe sobre o incentivo financeiro de custeio para o Componente Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de

Leia mais

Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS

Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS Visão da Gestão Estadual sobre a organização da RUE apontada pela portaria Nº 1600/MS Adalgisa Borges Nogueira Nomura Coordenadora Estadual Urgência e Emergência de São Paulo São Paulo, 7 março 2012 Rede

Leia mais

PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) PORTARIA Nº 3.090, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Altera a Portaria nº 106/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2000, e dispõe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, sobre o repassede recursos de incentivo

Leia mais

BLOCO DE ATENÇÃO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE Diário Oficial da União Nº 234, Seção 1 terça-feira, 08 de dezembro de 2015.

BLOCO DE ATENÇÃO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE Diário Oficial da União Nº 234, Seção 1 terça-feira, 08 de dezembro de 2015. Circular 423/2015 São Paulo, 08 de dezembro de 2015. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) BLOCO DE ATENÇÃO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE Diário Oficial da União Nº 234, Seção 1 terça-feira, 08 de dezembro de 2015.

Leia mais

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde - PRO EPS-SUS. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE,

Leia mais

%%%%%%%%%%%Rede%de%Atenção%Psicossocial%%

%%%%%%%%%%%Rede%de%Atenção%Psicossocial%% NOTA%TÉCNICA%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%58% %2011% % %%%%%%%%%%%Rede%de%Atenção%Psicossocial%% Minuta% de% portaria% que% institui% a% Unidade% de% Acolhimento%da%Rede%de%Atenção%Psicossocial

Leia mais

PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019

PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019 PORTARIA Nº 195, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2019 Prorroga a estratégia de ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA Nº 3.9, DE 23 DE DEZEMBRO DE 211(*) Altera a Portaria nº 16/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2, e dispõe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, sobre o repasse de recursos de incentivo de custeio

Leia mais

Ministério da Saúde PORTARIA Nº 148, DE 31 DE JANEIRO DE 2012

Ministério da Saúde PORTARIA Nº 148, DE 31 DE JANEIRO DE 2012 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 148, DE 31 DE JANEIRO DE 2012 Define as normas de funcionamento e habilitação do Serviço Hospitalar de Referência para atenção a pessoas com sofrimento

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA/SAS Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS,

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede

Leia mais

PORTARIA No- 788, DE 15 DE MARÇO DE 2017

PORTARIA No- 788, DE 15 DE MARÇO DE 2017 PORTARIA No- 788, DE 15 DE MARÇO DE 2017 Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos ao SUS no exercício de 2017, para incremento do Teto de Média e Alta Complexidade e do

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012 Institui a Unidade de Acolhimento para pessoas

Leia mais

ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR

ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR ANEXO I NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR 1. NORMAS DE HABILITAÇÃO PARA A MODALIDADE AMBULATORIAL 1.1. A Modalidade Ambulatorial consiste nas ações de âmbito

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 482, DE 1º DE ABRIL DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 482, DE 1º DE ABRIL DE 2014 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 482, DE 1º DE ABRIL DE 2014 Institui normas para a operacionalização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade

Leia mais

Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA

Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA Dra. Nadiane Lemos Gineco-obstetra coord. SSM/SES-RS Grupo Condutor Estadual Rede

Leia mais

PORTARIA Nº 1.634, DE 1º DE OUTUBRO DE 2015

PORTARIA Nº 1.634, DE 1º DE OUTUBRO DE 2015 PORTARIA Nº 1.634, DE 1º DE OUTUBRO DE 2015 Suspende e remaneja recursos do Limite Financeiro Anual do Estado e dos Municípios do Rio de Janeiro, e aprova o Componente Parto e Nascimento das Etapas III

Leia mais

PORTARIA No- 268, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016

PORTARIA No- 268, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016 PORTARIA No- 268, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016 Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos à Rede SUS no exercício de 2016, para aplicação no incremento do Teto de Média e

Leia mais

ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira, 13 de setembro de 2012 Circular 365/2012 São Paulo, 14 de setembro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ALTERAÇÃO NAS TABELAS DE HABILITAÇÃO E SERVIÇO/CLASSIFICAÇÃO DO SCNES Diário Oficial da União Nº 178 Seção 1, quinta-feira,

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60% (SESSENTA POR CENTO),

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 856, DE 22 DE AGOSTO DE 2012

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 856, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 856, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA Nº. x.xxx, DE XX DE XXXXX DE 2011. Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e o componente de qualidade do Piso de Atenção

Leia mais

PORTARIA Nº 3.863, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017

PORTARIA Nº 3.863, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017 PORTARIA Nº 3.863, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017 Habilita Estados, Municípios e Distrito Federal, a receberem, em parcela única, recursos fundo a fundo destinados à aquisição de Unidade Móvel SAMU 192. O MINISTRO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS

ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS NOTA TÉCNICA 16 2008 ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS Brasília, 10 de dezembro de 2008. 1. Antecedentes NOTA TÉCNICA 16 2008 Em 2002 o Ministério da Saúde publicou por

Leia mais

PORTARIA Nº 2.027, DE 25 DE AGOSTO DE 2011

PORTARIA Nº 2.027, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 PORTARIA Nº 2.027, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 Altera a Portaria nº 648/GM/MS, de 28 de março de 2006, na parte que dispõe sobre a carga horária dos profissionais médicos que compõem as Equipes de Saúde da

Leia mais

PORTARIA GM N , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o

PORTARIA GM N , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o PORTARIA GM N. 3.992, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 94 DE 14 DE FEVEREIRO DE 2005

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 94 DE 14 DE FEVEREIRO DE 2005 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE PORTARIA Nº 94 DE 14 DE FEVEREIRO DE 2005 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria GM/MS nº 1.044, de 01 de

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.562, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.562, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.562, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 Habilita Municípios e Estados a receberem

Leia mais

RESTABELECE RECURSO NO TETO MAC REFERENTE AOS VALORES DEDUZIDOS DO INCENTIVO I.A.C.

RESTABELECE RECURSO NO TETO MAC REFERENTE AOS VALORES DEDUZIDOS DO INCENTIVO I.A.C. Circular 159/2019 São Paulo, 18 de abril de 2019 Administrador (a) Faturamento Financeiro RESTABELECE RECURSO NO TETO MAC REFERENTE AOS VALORES DEDUZIDOS DO INCENTIVO IAC Prezados (as) Senhores (as), O

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA SECRETARIA-GERAL NÚCLEO EM SÃO PAULO DESPACHOS DA CHEFE

DIRETORIA COLEGIADA SECRETARIA-GERAL NÚCLEO EM SÃO PAULO DESPACHOS DA CHEFE DIRETORIA COLEGIADA SECRETARIA-GERAL NÚCLEO EM SÃO PAULO DESPACHOS DA CHEFE A Chefe do Núcleo da ANS São Paulo, no uso das atribuições que lhe foram delegadas por meio da Portaria nº 62/DIFIS/ ANS, publicada

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.840, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.840, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.840, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Cria o Programa de Desinstitucionalização

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 131, DE 26 DE JANEIRO DE 2012

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 131, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 131, DE 26 DE JANEIRO DE 2012 Institui incentivo financeiro de custeio destinado

Leia mais

Art. 1º Este Decreto regulamenta a Lei 8.080/90, para dispor sobre a organização, o planejamento, a assistência e a articulação interfederativa.

Art. 1º Este Decreto regulamenta a Lei 8.080/90, para dispor sobre a organização, o planejamento, a assistência e a articulação interfederativa. Legislação do SUS DECRETO 7.508 de 28 de Junho de 2011 Prof.ª: Andréa Paula Art. 1º Este Decreto regulamenta a Lei 8.080/90, para dispor sobre a organização, o planejamento, a assistência e a articulação

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social

Ministério do Desenvolvimento Social GABINETE DO MINISTRO Ministério do Desenvolvimento Social PORTARIA Nº 442, DE 26 DE OUTUBRO DE 2017 Dispõe sobre o financiamento federal das ações do Programa Criança Feliz, no âmbito do Sistema Único

Leia mais

A Contratualização no SUS

A Contratualização no SUS 2º Seminário sobre Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social no âmbito do SUS A Contratualização no SUS Brasília, 15 de maio de 2013 2003 Amplo debate com vistas ao desenvolvimento de

Leia mais

PORTARIA Nº 565, DE 9 DE MARÇO DE 2018

PORTARIA Nº 565, DE 9 DE MARÇO DE 2018 Publicado em: 12/03/2018 Edição: 48 Seção: 1 Página: 28-49 Órgão: Ministério da Saúde / Gabinete do Ministro Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos ao Sistema Único

Leia mais

PORTARIA Nº 1.837, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015

PORTARIA Nº 1.837, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015 PORTARIA Nº 1.837, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015 Habilita Municípios e Estados a receberem recursos referentes ao incremento temporário do Limite Financeiro da Assistência de Média e Alta Complexidade (MAC).

Leia mais

DELIBERAÇÃO CIB-RJ Nº 3618 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015

DELIBERAÇÃO CIB-RJ Nº 3618 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 DELIBERAÇÃO CIB-RJ Nº 3618 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 PACTUA A NOTA TÉCNICA CONJUNTA SAECA/SAFIE/AS Nº 01/2015, QUE DISPÕE SOBRE O FLUXO DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DO GLAUCOMA, NO ÂMBITO

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NOTA TÉCNICA Nº 04 ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ACORDO COM A LEI COMPLEMENTAR Nº141 DE 13 DE JANEIRO DE 2012 Introdução: Até 2011, a forma de prestar contas sobre as ações, recursos

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional

Diário Oficial Imprensa Nacional Diário Oficial Imprensa Nacional Nº 209 31/10/11 Seção 1 - p.28 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 2.554, DE 28 DE OUTUBRO DE 2011 Institui,

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 16 Profª. Tatiane da Silva Campos Outras normas complementares

Leia mais

PORTARIA No- 492, DE 30 DE ABRIL DE 2013

PORTARIA No- 492, DE 30 DE ABRIL DE 2013 PORTARIA No- 492, DE 30 DE ABRIL DE 2013 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 793/GM/MS, de 24 de abril de 2012, que institui a Rede de Cuidados à Pessoa

Leia mais

A difícil missão de informar e faturar com o volume de regras e tabelas vigentes A CERTIFICAÇÃO DE FILANTROPIA

A difícil missão de informar e faturar com o volume de regras e tabelas vigentes A CERTIFICAÇÃO DE FILANTROPIA Legislação Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde A difícil missão de informar e faturar com o volume de

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR CEBAS. BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde

POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR CEBAS. BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR CEBAS BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde DISPOSITIVOS LEGAIS Decreto nº 2.536, de 06/04/1998 Dispõe sobre a concessão do Certificado de Entidade de

Leia mais

Brasília, 20 de novembro de

Brasília, 20 de novembro de NOTA TÉCNICA /2012 Redefine as diretrizes e normas para a organização e o funcionamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no âmbito da Atenção Básica, cria a Modalidade NASF 3, e dá outras

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012(*)

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012(*) ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 121, DE 25 DE JANEIRO DE 2012(*) Institui a Unidade de Acolhimento para

Leia mais

Portaria SAS/MS nº 305, de 03 de Maio de 2002.

Portaria SAS/MS nº 305, de 03 de Maio de 2002. Portaria SAS/MS nº 305, de 03 de Maio de 2002. O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando o aumento do consumo de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes

Leia mais

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Legislações - SAS Qui, 13 de Setembro de 2012 00:00 PORTARIA Nº 953, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 A Secretária de Atenção à Saúde - Substituta, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Portaria GM/MS nº 52, de 20 de janeiro de 2004.

Portaria GM/MS nº 52, de 20 de janeiro de 2004. Portaria GM/MS nº 52, de 20 de janeiro de 2004. Institui o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Psiquiátrica Hospitalar no SUS 2004 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 Estabelece o conjunto de dados e eventos referentes aos medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e do Programa Farmácia Popular

Leia mais

INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS

INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS NOTA TÉCNICA 01 2012 INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS 1 INTRODUÇÃO Esta Nota Técnica visa apresentar uma análise da Portaria/GM 2.979 de 15/12/11 que dispõe sobre a transferência

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 756, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2005 O Secretário de Atenção à Saúde - Substituto, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria nº 1.161/GM,

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP 1 M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O PRINCIPAIS ASPECTOS DAS PORTARIAS 3390/13 (PNHOSP); 3.410/13 (CONTRATUALIZAÇÃO); 142/14 (IGH); e, 2.839/14 (Prorrogação

Leia mais

PORTARIA Nº 698/GM DE 30 DE MARÇO DE O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e

PORTARIA Nº 698/GM DE 30 DE MARÇO DE O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e PORTARIA Nº 698/GM DE 30 DE MARÇO DE 2006. Define que o custeio das ações de saúde é de responsabilidade das três esferas de gestão do SUS, observado o disposto na Constituição Federal e na Lei Orgânica

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 7 DE MARÇO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 7 DE MARÇO DE 2013 RESOLUÇÃO Nº 3, DE 7 DE MARÇO DE 2013 Dispõe sobre a expansão qualificada dos Serviços de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência em situação de dependência, em Residências Inclusivas.

Leia mais

ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde

ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 855, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no

Leia mais

PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004

PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004 PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria 1.169/GM, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Nacional de Atenção

Leia mais

PORTARIA Nº 2.765, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014

PORTARIA Nº 2.765, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 PORTARIA Nº 2.765, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre as normas para financiamento e execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde

Leia mais

PORTARIA Nº 485, DE 1o- DE ABRIL DE 2014

PORTARIA Nº 485, DE 1o- DE ABRIL DE 2014 PORTARIA Nº 485, DE 1o- DE ABRIL DE 2014 Redefine o funcionamento do Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE,

Leia mais

Nº 2 - Seção 1, sexta-feira, 3 de janeiro de Ministério da Saúde GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.410, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013(*)

Nº 2 - Seção 1, sexta-feira, 3 de janeiro de Ministério da Saúde GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.410, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013(*) Nº 2 - Seção 1, sexta-feira, 3 de janeiro de 2014 Ministério da Saúde GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 3.410, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013(*) Estabelece as diretrizes para a contratualização de hospitais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 403/11 CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando:

RESOLUÇÃO Nº 403/11 CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: RESOLUÇÃO Nº 403/11 CIB/RS A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: a Lei nº 9.716, de 07 de agosto de 1992, que estabelece a Reforma Psiquiátrica no âmbito

Leia mais

PORTARIA Nº. 3477, DE 20 DE AGOSTO DE 1998

PORTARIA Nº. 3477, DE 20 DE AGOSTO DE 1998 PORTARIA Nº. 3477, DE 20 DE AGOSTO DE 1998 O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, considerando: - a importância de acompanhamento do atendimento perinatal, visando à redução do índice

Leia mais

Implementação dos Dispositivos do Decreto 7508/11

Implementação dos Dispositivos do Decreto 7508/11 Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Implementação dos Dispositivos do Decreto 7508/11 CONGRESSO COSEMS-SP Ubatuba, 02 de abril de 2014. Decreto 7.508/11 Regulamenta a Lei nº 8.080, de

Leia mais

PORTARIA No- 855, DE 22 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA No- 855, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA No- 855, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 3.088/GM/MS, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção

Leia mais

QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL

QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL QUAIS SÃO E COMO FAZER A GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO SUS? FINANCIAMENTO ESTADUAL Financiamento Estadual Constituição de 1988: Garantia de direito à saúde; Obrigou ao Estado realizar políticas sociais

Leia mais

NOTA CONASEMS. Pagamento de complementação aos valores da Tabela SUS. 1. Organização da rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde

NOTA CONASEMS. Pagamento de complementação aos valores da Tabela SUS. 1. Organização da rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde NOTA CONASEMS Pagamento de complementação aos valores da Tabela SUS 1. Organização da rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde No âmbito do SUS, a rede de atenção à saúde é organizada a partir

Leia mais

SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO Diário oficial da União Nº 251 Seção I sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO Diário oficial da União Nº 251 Seção I sexta-feira, 30 de dezembro de 2011 Circular 011/2012 São Paulo, 02 de janeiro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO Diário oficial da União Nº 251 Seção I sexta-feira, 30 de dezembro de 2011 Prezados Senhores,

Leia mais

PORTARIA Nº 288, DE 12 DE MARÇO DE 2018

PORTARIA Nº 288, DE 12 DE MARÇO DE 2018 PORTARIA Nº 288, DE 12 DE MARÇO DE 2018 Redefine a operacionalização do cadastramento de serviços de atendimento préhospitalar móvel de urgência e o elenco de profissionais que compõem as equipes do Serviço

Leia mais

Política%Nacional%de%Atenção%às%Urgências:%

Política%Nacional%de%Atenção%às%Urgências:% PolíticaNacionaldeAtençãoàsUrgências: Diretrizesemecanismosparaaimplantaçãodo componentesaladeestabilização SEda RededeAtençãoàsUrgências. AtualizaçãodaNTnº28de27/07/2011. Brasília,23deagostode2011 1 Introdução

Leia mais

PORTARIA Nº 788, DE 15 DE MARÇO DE 2017(*)

PORTARIA Nº 788, DE 15 DE MARÇO DE 2017(*) PORTARIA Nº 788, DE 15 DE MARÇO DE 2017(*) Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos ao SUS no exercício de 2017, para incremento do Teto de Média e Alta Complexidade e

Leia mais

DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.673, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2018.

DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.673, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2018. DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 2.673, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2018. Altera os Anexos II e III da Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.195, de 21 de outubro de 2015, que define os novos Serviços Especializados de Reabilitação

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 175, Seção 1 sábado, 19 de Setembro de 2015.

HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 175, Seção 1 sábado, 19 de Setembro de 2015. Circular 309/2015 São Paulo, 21 de Setembro de 2015. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 175, Seção 1 sábado, 19 de Setembro de 2015. Prezados Senhores,

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 3.410, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013(*)

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 3.410, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013(*) ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 3.410, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013(*) Estabelece as diretrizes para a contratualização

Leia mais

PORTARIA GM/MS Nº 880, DE 16 DE MAIO DE 2013

PORTARIA GM/MS Nº 880, DE 16 DE MAIO DE 2013 PORTARIA GM/MS Nº 880, DE 16 DE MAIO DE 2013 Procedimentos TO de Média Complexidade- TOM Define a estratégia de aumento do acesso, com os seguintes objetivos: I - promover ações que visem ao aumento do

Leia mais

Portaria n 096 de 31 de Março de 2008

Portaria n 096 de 31 de Março de 2008 ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES Portaria n 096 de 31 de Março de 2008 Institui a Rede de Assistência à Urgência e Emergência nas Regiões de Saúde de Alagoas PROVIDA e fixa suas diretrizes.

Leia mais

2 Regularidade contábil - Manter escrituração contábil regular,

2 Regularidade contábil - Manter escrituração contábil regular, 1 Competência para certificação ou sua renovação - Caberá ao Ministério da Saúde a certificação/renovação para as entidades com atuação preponderante em saúde. A certificação se dará no âmbito da âmbito

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.318, DE 30 DE SETEMBRO DE 2011

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.318, DE 30 DE SETEMBRO DE 2011 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.318, DE 30 DE SETEMBRO DE 2011 Redefine a estratégia para a ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, que passará a contar com três

Leia mais

REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA A assistência à pessoa com deficiência no Brasil foi pautada por ações assistencialistas e/ou

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 904, DE 29 DE MAIO DE 2013

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 904, DE 29 DE MAIO DE 2013 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 904, DE 29 DE MAIO DE 2013 Estabelece diretrizes para implantação e habilitação

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 131, Seção 1 sábado, 18 de julho de 2015.

HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 131, Seção 1 sábado, 18 de julho de 2015. Circular 237/2015 São Paulo, 21 de Julho de 2015. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 131, Seção 1 sábado, 18 de julho de 2015. Prezados Senhores, COORDENADORIA

Leia mais

DECRETO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DA LEI DOU 29/6/2011

DECRETO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DA LEI DOU 29/6/2011 DECRETO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DA LEI 8080- DOU 29/6/2011 DECRETO No 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro e 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único

Leia mais

III - Portas de Entrada - serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS;

III - Portas de Entrada - serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS; Decreto Nº 7508 DE 28/06/2011 (Federal) Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 6, DE 25 DE AGOSTO DE Institui o Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde e dá outras providências

RESOLUÇÃO N. 6, DE 25 DE AGOSTO DE Institui o Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde e dá outras providências RESOLUÇÃO N. 6, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 Institui o Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde e dá outras providências A COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso

Leia mais

1 de /06/ :42

1 de /06/ :42 1 de 271 26/06/2018 10:42 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Gabinete do Ministro [Acesso à Matriz de Consolidação: Compêndio com informações estruturadas em abas

Leia mais

REGULAÇÃO: acesso equânime, racional e oportuno

REGULAÇÃO: acesso equânime, racional e oportuno REGULAÇÃO: acesso equânime, racional e oportuno As Políticas de Regulação vêm se desenvolvendo em consonância com osregulação princípios e as diretrizes DE ACESSO do SUS, para viabilizar o acesso equânime

Leia mais

Publicada no DOU Nº 253, terça-feira, 31 de dezembro de 2013, Seção 1, páginas 54-56

Publicada no DOU Nº 253, terça-feira, 31 de dezembro de 2013, Seção 1, páginas 54-56 PORTARIA Nº 3.390, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013 Publicada no DOU Nº 253, terça-feira, 31 de dezembro de 2013, Seção 1, páginas 54-56 Institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do

Leia mais