TRABALHOS ESCRITOS L.S.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRABALHOS ESCRITOS L.S."

Transcrição

1 TRABALHOS ESCRITOS

2 TRABALHOS ESCRITOS

3 Como faz os seus trabalhos escritos? Método 1 Vai à internet, recolhe informação, copia-a, cola-a num novo documento, imprime-o e já está!

4 Como faz os seus trabalhos escritos? Método 2 Pesquisa informação em fontes diversas, retira dela as ideias principais, organiza um plano de trabalho de acordo com uma sequência lógica, redige o trabalho por palavras próprias e apresenta-o de acordo com as normas estabelecidas, indicando as fontes consultadas.

5 Adotando o método 2, quais são as etapas de um trabalho escrito? Escolha do tema Recolha de informação Plano do trabalho Redacção do trabalho Apresentação gráfica Impressão Encadernação

6 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 1. Escolha do tema Deve ter em conta: O que já sabe; Documentação suficiente e acessível; O tempo disponível.

7 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 1. Escolha do tema Importante: O tema deve ser muito bem delimitado.

8 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 2. Recolha de informação Internet - Google e Wikipédia; Dicionários, enciclopédias e manuais; Livros especializados; Jornais e revistas; Entrevistas e visitas de estudo.

9 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 2. Recolha de informação Técnicas: Tomada de notas ; Esquemas/mapas de palavras-chave ou ideias; Resumos Atenção: Anota apenas o que vais descobrindo: o que te intriga no tema, o que não sabias, as questões que te surgiram, aquilo com que discordas

10 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 2. Recolha de informação

11 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 3. Plano de trabalho Ordene as principais ideias a desenvolver de acordo com uma determinada sequência lógica (cronológica, do particular para o geral ), recorrendo a uma lista de palavras/ideias-chave, a um índice esquemático Divida o conteúdo do trabalho em capítulos e/ou subcapítulos.

12 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 3. Plano de Trabalho Importante: Calendarize o seu trabalho.

13 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 3. Plano de trabalho Exemplo de calendário Atividades Nov. Exemplo Dez. Jan. de Fev. calendário Mar. Abr. 1.ª Etapa Qosdhnck 2.ª Etapa Asodkfmc 3.ª Etapa Apsdlehfkrn 4.ª Etapa Boslkfjrtgje

14 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 4. Redação Construa frases curtas. Utilize termos claros; sempre que uma determinada palavra não for a mais correta, procure um sinónimo. Não use conceitos sem os definir.

15 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 4. Redação Fundamente as suas ideias, evite a formulação de juízos de valor e o uso de generalidades ou de rodeios. Construa frases afirmativas em vez de negativas. Preste atenção à concordância gramatical (tempo e modo dos verbos e pessoas). Importante: Um bom trabalho deve informar devidamente o leitor, mesmo aquele que nada percebe do assunto nele tratado. Não se deve pressupor que o leitor domina os conteúdos tratados no trabalho e que, por isso, preencherá lacunas que deixes.

16 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 5. Apresentação gráfica Cabeçalho Rodapé

17 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 5. Apresentação gráfica Cabeçalho - Nome da escola alinhado à esquerda e tema do trabalho alinhado à direita - e rodapé - nome do autor alinhado à esquerda e número da página alinhado à direita. Paginação Todas as páginas são contabilizadas, mas este número só aparece impresso (em números árabes) a partir da Introdução; geralmente coloca-se no canto inferior direito. Notas de rodapé Complementam o conteúdo do texto, são muito utilizadas para referências bibliográficas a citações feitas no texto e para associar Anexos ao texto; habitualmente colocam-se no fundo da página onde a anotação aparece.

18 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 5. Apresentação gráfica Letra simples: Arial 11 ou Times New Roman 12. Os títulos deverão ser do mesmo tipo de letra do texto e do tamanho imediatamente superior ou destacados (em maiúsculas e/ou a negrito) de acordo com a sua hierarquia.

19 ETAPAS DE UM TRABALHO ESCRITO 5. Apresentação gráfica Medidas recomendadas: Espaçamento entre linhas: 1,5; Margens: Superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2,5 cm.

20 TRABALHO ESCRITO Elementos fundamentais Capa Folha de rosto Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Bibliografia Anexos (facultativo)

21 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Capa Deve conter: Nome da escola, Nome do curso/disciplina, Título do trabalho, Imagem Identificação do aluno (nome, ano, turma, nº), Local e data.

22 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Índice/Sumário Listagem de todos os capítulos, subcapítulos e anexos com indicação das páginas em que cada um deles se inicia. Se incluir imagens, devem ser numeradas e legendadas por baixo ao centro e devem constar de um outro Índice: o Índice de Gravuras. Ex.: I. Tribos 8 1. Góticos 12 Deve ser colocado no início ou no fim (a seguir à Bibliografia) do trabalho.

23 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Introdução Tema/problema; Objetivos; Metodologia; Enquadramento histórico, geográfico, científico ; Estrutura do trabalho e conteúdo de cada capítulo do corpo do trabalho.

24 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Desenvolvimento/Corpo Ideias referidas na Introdução ilustradas com imagens, quadros, mapas...; Informações sobre o tema que possa ter adquirido em outras disciplinas; Poderá ser dividido em capítulos e subcapítulos, cada um com um título.

25 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Desenvolvimento - Citação bibliográfica No corpo do trabalho pode citar, de forma breve, os autores consultados colocando as citações entre aspas, indicando, a seguir à citação, o autor (Nome, apelido), a obra em itálico, a página da citação - esta indicação pode ser inserida no corpo do texto, em nota de rodapé ou de final de capítulo. Sempre que retirar uma parte do texto citado, deverá assinala-la com [ ]. Ex.: Segundo Russell [ ] a moral de tabu é característica de uma mentalidade primitiva. (Bertrand Russell, A minha concepção do mundo, p. 65)

26 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Desenvolvimento - Citação bibliográfica Citação retirada da mesma obra e da mesma página citada na nota anterior: Ibidem [significa no mesmo lugar ]. Ex.: 1. Leonor Lencastre, Leitura. A compreensão de textos, p Ibidem. Citação retirada da mesma obra, mas de página diferente: Idem [significa do mesmo ], seguido da página. Ex.: Idem, p Citação retirada de uma obra que já foi citada em notas anteriores: op. cit. [em itálico, abreviatura de opere citato que significa na obra citada ], seguido da página. Ex.: Leonor Lencastre, op.cit., p. 27.

27 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Conclusão Balanço da reflexão desenvolvida; Questões, abrindo a possibilidade de investigações posteriores; Tomada de posição pessoal e crítica; Eventuais problemas surgidos e solução. propostas de

28 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Bibliografia Lista de todos os documentos consultados (livros, artigos, filmes, sítios da Internet...) e considerados relevantes para a fundamentação do trabalho. Elaborada segundo normas próprias e ordenada alfabeticamente com base no apelido do primeiro autor de cada documento.

29 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Bibliografia Existem diferentes normas para as referências bibliográficas. A opção por uma norma depende mais do uso que cada instituição lhe confere do que do país em que ela é feita. Em Portugal a Norma Portuguesa (NP) 405 é aquela que foi aprovada pelo Instituto Português da Qualidade. As regras básicas que lhe indicamos são as definidas por esta norma. Deverá seguir escrupulosamente a sequência, o formato e a pontuação indicadas a seguir.

30 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Bibliografia Livros APELIDO [em maiúsculas], Nome próprio, Título da obra [em itálico]. Nº da edição [se for a 1ª não mencionar], local da edição [se não for indicado escrever s.l.], nome da edição, data da publicação [se não for indicada, regista-se s.d. ou s/d], nº de páginas Ex.: YOURCENAR, Marguerite, Memórias de Adriano. 5ª ed., Lousã, Editora Ulisseia, 1986, 170 pp.

31 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Bibliografia - Livros 2 ou 3 autores: indicá-los pela ordem com que aparecem na capa. Os nomes são separados por ponto e vírgula. Mais de três autores: só escrever o primeiro ou aquele que a obra indica ser o responsável, seguido da expressão et al. (abreviatura de et alii que significa e outros ). Ex.: GIL, Fernando, et al., Balanço do século. Ciclo de Conferências promovido pelo Presidente da República. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1976, 266 pp. Nota: Pode usar o ponto final ou o hífen para separar o título (destacado no livro com letras maiores) do subtítulo (que aparece na capa com letras de tamanho menor).

32 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Bibliografia - Publicações periódicas Autor do artigo, título do artigo [entre aspas], título da publicação [a negrito], local, editor, mês, ano, localização na publicação (volume, fascículo, página). Ex.: ARONSON, Scott, Os limites do computador quântico, O fim da cosmologia, Brasil, Scientific American, abril, 2008, n.º 71, pp

33 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Bibliografia Capítulo de um livro, artigo de uma enciclopédia Usar in [em itálico] a separar o capítulo ou artigo da obra do qual faz parte. Usar AA.VV [significa autores vários ] para indicar os autores destas obras Ex.: RODRIGUES, J., Técnica in AA.VV, Logos. Enciclopedia Luso- Brasileira de Filosofia, Lisboa, 19990, vol. 5, pp

34 ELEMENTOS DE UM TRABALHO ESCRITO Bibliografia - Sítios na Internet Aplique as regras dos documentos impressos, indique o sítio da Internet entre parêntesis curvos e a data da consulta. Ex.: MELO, Filinto, Darwin celebrado em Londres durante um ano in Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo ( consultado em

TRABALHOS ESCRITOS L S..

TRABALHOS ESCRITOS L S.. TRABALHOS ESCRITOS LS L.S. 1 Trabalhos escritos 2 Como fazes os teus trabalhos escritos? Há dois métodos para fazer trabalhos escritos: Método 1: Vais à Net (Google ou Wikipédia), recolhes informação,

Leia mais

TRABALHOS ESCRITOS L.S. L.S

TRABALHOS ESCRITOS L.S. L.S Trabalhos escritos TRABALHOS ESCRITOS L.S. Como fazes os teus trabalhos escritos? Como fazes os teus trabalhos escritos? Há dois métodos para fazer trabalhos escritos: Método 1: Vais à Net (Google ou Wikipédia),

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE CARCAVELOS EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2014/2015

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE CARCAVELOS EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2014/2015 EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2014/2015 PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRABALHO NOME: Marisa Alvarenga Nº 22 ANO 9º TURMA C _ COMPETÊNCIAS MATÉRIAS 1 Competências transversais todas as áreas Participar ativamente em todas

Leia mais

Como fazer um trabalho escrito. Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013)

Como fazer um trabalho escrito. Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013) Como fazer um trabalho escrito Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013) Relatório? Artigo Pesquisa Projeto Dissertação Biografia Apresentação Recolha da informação: Fontes Identificar as fontes

Leia mais

Como fazer um trabalho escrito

Como fazer um trabalho escrito Como fazer um trabalho escrito 1.Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar Capacidade individual não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades;

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO Este guia pretende servir de orientação das normas de elaboração/orientação dos trabalhos. Trata-se de apresentar um modelo de uniformização das regras para a elaboração de trabalhos escritos. Para preparar

Leia mais

Como é que se faz um trabalho? Vamos à biblioteca consultar o guião!

Como é que se faz um trabalho? Vamos à biblioteca consultar o guião! Guia para a elaboração de um trabalho escrito Índice Estrutura do trabalho Partes essenciais de um trabalho escrito: A Capa Folha de rosto Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Como apresentar uma

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS 2017 Abstract / Resumo Apresenta-se um conjunto de regras orientadoras para a realização de trabalhos escolares na nossa escola.

Leia mais

O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura:

O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura: O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura: A. Folha de rosto - capa. B. Contracapa. C. Página de dedicatória facultativa. D. Indicação do Director de Curso e do Professor responsável

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

Site: https://bibliotecaescolaraemc.wordpress.com

Site: https://bibliotecaescolaraemc.wordpress.com ORIENTAÇÕES PARA A ELBORAÇÃO DE UM TRABALHO DE PESQUISA A realização de trabalhos de pesquisa é uma das tarefas que vais ter de fazer ao longo da tua vida escolar, tem um peso importante na tua avaliação

Leia mais

Trabalho escrito de Educação Física

Trabalho escrito de Educação Física Trabalho escrito de Tema: Dança - O que é dançar? Subtema: Escolha de uma dança tradicional: - Nome da dança; - Enquadramento histórico e local da dança; - Descrição da coreografia; Data de entrega do

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria Diniz e Luciana Cristina de Souza REVISÃO:

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA

ESCOLA DE ENGENHARIA CONTROLE DE REVISÕES Revisão Data Descrição 00 22/04/2014 Emissão Inicial INTRODUÇÃO Este documento tem como propósito estabelecer parâmetros para elaboração do Relatório da Máquina de Rube Goldberg, a

Leia mais

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Emilce Maria Diniz Bibliotecária

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM TRABALHO

COMO ORGANIZAR UM TRABALHO COMO ORGANIZAR UM TRABALHO 1 Sempre que os professores te pedirem um trabalho, convém que saibas as partes que o constituem: Capa / Página de rosto Sumário ou índice Introdução Corpo do trabalho Conclusão

Leia mais

CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito

CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito Para realizar os trabalhos escritos ao longo do ano, siga as orientações do Colégio que são baseadas pelas normas da ABNT- Associação

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos IT 226 Estágio Supervisionado NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

Check-list para Artigo

Check-list para Artigo Check-list para Artigo Artigo: Autor(es): Dimensões do texto submetido o arquivo analisado está de acordo com: ( ) Pesquisa teórica - máximo de 25 laudas. ( ) Pesquisa empírica - máximo de 25 laudas. (

Leia mais

Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara

Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara 1. Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar Capacidade individual não deve escolher tarefas

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MANUAL FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Fortaleza Ceará 2017

Leia mais

MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL OUTUBRO DE 2014 MANUAL DE ESTILO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 1 ÍNDICE 1. Norma de referências Scripto... 3 1.1 Tipo de fonte... 3 1.2 Tamanho de fonte... 3 1.3 Margens... 3 1.4 Espaçamento... 3 1.5

Leia mais

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 2019 NOTA PRÉVIA

Leia mais

FACULDADE DE TEOLOGIA NÚCLEO DE BRAGA

FACULDADE DE TEOLOGIA NÚCLEO DE BRAGA FACULDADE DE TEOLOGIA NÚCLEO DE BRAGA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTEGRADO EM TEOLOGIA (MIT) 1. PÁGINA DE ROSTO Será seguido o modelo fornecido pela Direcção para todos os núcleos

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos Projetos de Indústria de Alimentos NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT) A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e responsável pela normatização de

Leia mais

LITERACIA DA INFORMAÇÃO

LITERACIA DA INFORMAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA LITERACIA DA INFORMAÇÃO Como organizar um trabalho de pesquisa? Na organização de um trabalho deves ter em conta os aspectos apontados pelo professor como o número

Leia mais

Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário

Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul. Summário 1 Pós-Graduação Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul Summário 1 Apresentação Física das Dissertações e Teses 2 1.1 Tamanho do Papel 2 2 Fonte 2 3 Numeração Progressiva 3 4 Espaçamento, Parágrafos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS As orientações contidas neste documento, destinam-se à uniformização de normas e regras a adotar por todos os alunos e aplicam-se a todos os trabalhos escritos,

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

REGRAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS E RELATÓRIOS

REGRAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS E RELATÓRIOS REGRAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS E RELATÓRIOS ANO LETIVO 2014/2015 1 REGRAS METODOLÓGICAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS E RELATÓRIOS NO ISTEC-PORTO Quando se pretende elaborar um relatório de atividades

Leia mais

2.º Ciclo de Estudos Dissertações e Relatórios de Estágio

2.º Ciclo de Estudos Dissertações e Relatórios de Estágio 2.º Ciclo de Estudos Dissertações e Relatórios de Estágio 1. Documentação a entregar para admissão à dissertação/ trabalho de projeto/relatório de estágio de natureza profissional Modelo de admissão à

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos A Biblioteca Escolar no processo de ensino-aprendizagem- Apresentação de um trabalho escrito Equipa da BE Eduardo Santos

Leia mais

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO TÍTULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO TÍTULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO (fonte 12, negrito, caixa alta, alinhado ao centro, espaçamento de linhas 1,0. O título

Leia mais

[deixar 2 linhas em branco, usar configuração do Corpo do Texto]

[deixar 2 linhas em branco, usar configuração do Corpo do Texto] V SEMANA JURÍDICA DA UNIFG: O LEGADO DOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA: DEMOCRACIA, SOCIEDADE E NOVOS DIREITOS (fonte Times New Roman, maiúsculo, tamanho 14, negrito, entre linhas 1,5, espaçamento

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti O presente material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliá-lo na construção de trabalhos acadêmicos. Vale ressaltar que a ideia foi mostrar de maneira formal (mais do que textual) como deve ser a construção

Leia mais

Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR (ABNT, 2005).

Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR (ABNT, 2005). ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Para apresentação de todos os trabalhos acadêmicos, adotamos as recomendações de padronização e formatação contidas na NBR 14724 (ABNT, 2005). 1. Papel A digitação

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC Os trabalhos enviados para avaliação ao Conselho Editorial da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es)

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espaçamento entre as linhas CURSO XXXXXXXXXXXXXXX Fonte 14 Fonte 16 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Colocado no centro da folha Nome do Estagiário Fonte 14 Fonte 14 ALMENARA 2012 Espaçamento simples

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC INCONFIDENTES-MG 2014 Este documento tem por finalidade disciplinar a apresentação de trabalhos científicos (Projeto Final

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES INSTRUÇÕES AOS AUTORES REVELA (ISSN 1982-646X) é o Periódico Interinstitucional de Divulgação Científica da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), Faculdade Praia Grande (FPG) e Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Fundação Educacional de Andradina

Fundação Educacional de Andradina NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE AGRONOMIA Introdução O TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso. Refere-se a uma dissertação científica, que os alunos concluintes

Leia mais

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO O relatório de actividades será essencialmente um relatório de actividades desenvolvidas no local de estágio. Este relatório deverá conter os

Leia mais

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS 1 FORMA DE APRESENTAÇÃO Para a formatação do artigo há a necessidade de um conhecimento básico de Word, pois são vários os detalhes que você deve observar:

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se

Leia mais

REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS. Nota Introdutória

REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS. Nota Introdutória REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS Nota Introdutória Este regulamento pretende estabelecer alguns parâmetros a fim de que se registe uma paridade dos trabalhos em termos formais. É assim que se

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte.

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO Menção de informação extraída de outra fonte. CLASSIFICAÇÃO Classificação: Citação direta - Curta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Leia mais

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS AMERICANA 2016 INSTITUTO METROPOLITAN CURSO CABEÇALHO: Tamanho: 14 Negrito Alinhamento: Centralizado TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO DISCIPLINA: Redação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DANIEL FARIA BALTAR

ESCOLA SECUNDÁRIA DANIEL FARIA BALTAR Biblioteca Escolar Centro de Recursos Ano letivo: 2011/2012 Disciplina: Professor: Orientações para a realização de um trabalho escrito Biblioteca Escolar Centro de Recursos Baltar, 17 de novembro de 2011

Leia mais

Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada.

Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada. COMO REALIZAR UM TRABALHO ESCRITO Realizar um trabalho escrito é pegar num tema, clarificá-lo e tomar uma posição sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada. Quando é pedido a um

Leia mais

I ENEDAP ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

I ENEDAP ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO I ENEDAP ENCONTRO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO ECONOMIA, RENDA, EMPREGO E DESENVOLVIMENTO 26 A 29 DE SETEMBRO Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste Caruaru

Leia mais

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz Referências Bibliográficas Prof. Sérgio Henrique Braz Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos,

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO Faculdade de Tecnologia Dep. Júlio Julinho Marcondes de Moura BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO GARÇA 2015 Sumário 1 ARTIGO CIENTÍFICO...

Leia mais

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa INTRODUÇÃO (1) Quando realizamos um trabalho escolar é muito importante

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

Resolução PEF 02/2009

Resolução PEF 02/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Resolução PEF 02/2009 Dispõe sobre as dissertações de mestrado e sua formatação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL. Coordenação Pedagógica

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL. Coordenação Pedagógica ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL Coordenação Pedagógica INFORMAÇÕES INICIAIS Atividade final: o que é? Documento que apresenta o resultado de estudo sobre um tema específico; Tipo de atividade:

Leia mais

Normas para a realização de trabalhos escritos

Normas para a realização de trabalhos escritos Normas para a realização de trabalhos escritos A organização deste guião ocorre em função da necessidade de se estabelecer um referencial teórico-metodológico para a elaboração dos vários tipos de trabalhos

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO De acordo com a NBR 6022:2003 da ABNT Brasília/DF 2015 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. MODALIDADES

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail anapbrasil@amigosdanatureza.org.br. A seleção

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais

Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais A Revista Acadêmica de Relações Internacionais (RARI) tem a honra de apresentar à comunidade acadêmica

Leia mais

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CAMPUS MACAPÁ DEPARTAMENTO DE PESQUISA E EXTENSÃO SEÇÃO DE GERENCIAMENTO DE ESTÁGIO E EGRESSOS ANEXO III TÍTULO:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV. Fulano da Silva Sousa Campos

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV. Fulano da Silva Sousa Campos PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV Fulano da Silva Sousa Campos Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir

Leia mais

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Professora: Dalciana Vicente Tanaka PROJETO DE TCC Todos os alunos regularmente matriculados na disciplina 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I deverão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIA ANIMAL Guia para Redação Técnico-Científica

Leia mais

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Alvo de (muitas) reclamações de quem está fazendo monografia e TCC, as regras da ABNT são fundamentais para uniformizar e dar credibilidade

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo)

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) 1. Introdução O objetivo deste documento, fundamentado na norma de referência: ABNT NBR 14724:2011, é auxiliar os autores sobre o formato

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7 A B C D

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças TCC FORMATAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica

Leia mais

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição)

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição) REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS Chamada para submissão de trabalhos científicos (28ª edição) A Revista Ceuma Perspectivas é uma publicação científica voltada à divulgação da produção acadêmica discente e docente

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Nome e Sobrenome do autor 1 - Nome e SIGLA DA INSTITUIÇÃO Nome e Sobrenome do autor 2 - Nome e SIGLA DA INSTITUIÇÃO Nome e Sobrenome do autor 3 - Nome e SIGLA

Leia mais