IEM INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IEM INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS"

Transcrição

1 IEM INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS PROMOVER A INVESTIGAÇÃO APOIAR OS INVESTIGADORES

2 REUNIÃO INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS COM AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS FCSH 15 de junho 2015

3 IEM 2014 Resultado da Avaliação FCT: MUITO BOM (21 pontos em 25 possíveis) «The center also presents a relevant, original, and ambitious strategic programme that is characterized by its multidisciplinarity and interdisciplinarity, by attempts to continue and create new national and international cooperation, and by the intention of a broad dissemination of the research results. Based on the unit's productivity in the past and its expressed plans for the new research period it may be expected that IEM will de facto be able to become and represent "the main productive centre of innovative knowledge on the Portuguese Middle Ages, recognised nationally and internationally", as they emphasised in their application as an aim of their activity» Financiamento atribuído: /ano (extracto das conclusões do relatório de avaliação)

4 RECURSOS HUMANOS

5 GESTÃO FINANCEIRA

6 PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

7 ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO E DISSEMINAÇÃO

8 ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Comunicação em ciência para públicos especializados: Colóquio Internacional - Livros de Horas. O Imaginário da Devoção Privada Colóquio - Archivos de Familia. Grupos sociales, dominación y construcción de la memoria (siglos XII-XVI) Seminário - Justiça e Comunidades (séc. XV e XVI II Workshop - A Cultura Jurídica em Portugal Seminário - Mudanças e continuidades. A passagem da Idade Média à Moderna no espaço ibérico Seminário Internacional - Em torno de Raimundo LLullo Encontro Projecto DEGRUPE - Os Eclesiásticos e a construção da Monarquia Medieval: métodos, experiência e perspectivas Sessão em Portugal do Projecto ARCHIFAM Jornadas de Estudo Internacionais - Estruturas documentais e estruturas familiares. Lógicas de produção e de conservação de arquivos Seminário Aberto - Como falar de História cultural e das mentalidades no século XXI / Homenagem a Jacques Le Goff

9 ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Comunicação em ciência para públicos especializados: Seminário - As pequenas cidades na Idade Média. Contrastes Seminário - Literatura e política no Portugal tardo-medieval: leituras em torno d O Livro do Amante Colóquio - Empresas. Um Código Emblemático Europeu ( ) Michel Pastoureau. Preto História de uma cor. Ciclo de conferências com a presença do autor. Workshop - Idade Média Digital IIº seminário interdisciplinar - Territórios e Poderes na Idade Média Segundo Encontro - Cantigas Trovadorescas: nos Cem Anos do Achamento do Pergaminho Vindel Colóquio - O Culto Medieval de São Vicente. Textos, Imagens, Problemas Colóquio Internacional - A Fiscalidade na Construção do Portugal Medieval - a Coroa, a Igreja e as Cidades XXXIV Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social APHES) - Saber. Produzir. Abastecer Da Idade Média ao Século XXI

10 ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Comunicação em ciência para públicos especializados: Seminário Internacional José Mattoso - Diálogos em torno da interdisciplinaridade: para uma outra visão da Idade Média III Seminário Investigar em Idade Média Formação avançada não formal Um Mês, um Códice BNP Diálogos em Torno da Imagem medieval Conversas sobre a cidade Atelier permanente de Metodologia em História Medieval Cursos Livres Referenciação espacial de fontes históricas (nível 1) O Homem Medieval Escola de Verão (módulos)

11 ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Disseminação de Conhecimento para Grande Público Ciclos de conferências/workshops Ciclo de Palestras - Idade Média, Idade dos Saberes históricas Workshop - Portrait Of An Artist s Garden Exposições Livros de Horas. O Imaginário da Devoção Privada (BNP) Um Mês, um Códice BNP Lançamento de Livros e divulgação D. Álvaro da Costa e a sua descendência, séculos XV-XVII: poder, arte e devoção D. Duarte e a sua época. Arte, cultura, poder e espiritualidade Estudos de cerâmica medieval. O Norte e Centro de Portugal séculos IX a XII Royal Entertainments: The Poetry of John Gower in the English, Portuguese and Castilian Courts Arquivos de família: Memórias habitadas. Guia para salvaguarda e estudo de um património em risco Disponibilização da Biblioteca do IEM (dezembro, 2014)

12 ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Actividades Editoriais Medievalista online Nº 15 (Janeiro-Junho 2014) Nº 16 (Julho-Dezembro 2014) Publicações das séries Estudos e Instrumentos de Trabalho D. Duarte e a sua época. Arte, cultura, poder e espiritualidade Estudos de cerâmica medieval. O Norte e Centro de Portugal séculos IX a XII Bestiário medieval. Perspectivas de abordagens (e-book) Cantigas trovadorescas: da Idade Média aos nossos dias Arquivos de família: Memórias habitadas. Guia para salvaguarda e estudo de um património em risco (livro e e-book) Bases de dados Bibliografia sobre Lisboa Medieval Fontes Publicadas sobre Lisboa Medieval Dicionário online do Oficialato Periférico da Coroa (séculos (XIV-XV) Regnum Regis As inquirições do reinado de Afonso II ( ) Simbologias animais da Idade Média portuguesa dos séculos XII a XV

13 PARCERIAS IEM ENTIDADES PARCEIRAS

14 PARCERIA IEM DGLAB TORRE DO TOMBO Investigação No âmbito do projeto INVENT.ARQ: digitalização de documentos de proprietários privados Doutoramentos sobre fundos privados depositado na TT Desenvolvimento de investigação sobre vários fundos Actividades de disseminação Preparação de exposição (e catálogo) sobre as Leituras inovadoras de Luís Krus sobre a documentação medieval ( TT, outubro de 2015) Preparação de Exposição sobre Arquivos de Família (janeiro 2016) Realização de Colóquios (2014, 2015)

15 PARCERIA IEM BIBLIOTECA NACIONAL Investigação Colaboração entre a BNP e o IEM, DCR/UNL, para o estudo dos manuscritos medievais da BNP (num total de 6 manuscritos) com vista à sua publicação (2016) Actividades de Disseminação Exposições várias Um mês/um códice iluminado (BNP, 2013/2014) num total de 14 conferências/14 manuscritos. Organização de Colóquios Preparação da exposição Bíblia Medieval do Românico ao Gótico (2016) Preparação da exposição Medieval Legal Manuscripts in Motion: The Holdings of Portuguese Libraries and their relation to Europe (2016) Edições conjuntas, uma em preparação sobre Luz, cor e ouro: manuscritos iluminados da BN (2015)

16 PARCERIA IEM PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA O IEM e o Palácio Nacional de Mafra estão a promover e conjunto um projeto editorial que visa a publicação de estudos sobre as coleções de livros de horas iluminados provenientes de bibliotecas régias.

17 PARCERIA IEM MOSTEIRO DA BATALHA Investigação Colaboração em projectos de investigação (In the service of the Crown. The use of heraldry in royal political communication in Late Medieval Portugal ). Actividades de Disseminação Preparação de publicação ( D. Filipa e o seu tempo) Palestras, Conferências e Colóquios (2014, 2015) Colaboração no desenvolvimento do Núcleo de Estudos do Mosteiro da Batalha Preparação de conteúdos pedagógicos e outros materiais de apoio aos visitantes do Mosteiro

18 PARCERIA IEM BIBLIOTECA DA AJUDA Investigação Desenvolvimento de investigação sobre vários fundos e manuscritos Tese de mestrado sobre o manuscrito de Aldobrandino de Siena da Biblioteca da Ajuda Actividades de disseminação Visitas guiadas e workshops (setembro de 2015) Seminário - Conhecer o fundo da Biblioteca da Ajuda: manuscritos iluminados (outubro de 2015)

19 PARCERIA IEM ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA Estudar o aprovisionamento da cidade de Lisboa a partir da documentação tardo-medieval contida no AML Investigação Bolsa de investigação semestral (IEM) Tratamento, descrição e disponibilização da documentação (AML) Actividades de disseminação Workshop (novembro 2015) Congresso nacional (outubro/novembro 2016) Número temático da revista Cadernos do Arquivo (junho 2017) Exposição: Água, pão e carne: o abastecimento na Lisboa medieval (último trimestre 2017)

20 PARCERIA IEM EGEAC Protocolo para 3 anos ( ) com o objectivo de promover da investigação, estudo e divulgação do património histórico e arqueológico do Castelo de S. Jorge / Alcáçova de Lisboa. Investigação / Apoios Bolsas IEM/EGEAC : pagamento de propinas de curso de mestrado ou de doutoramento a estudantes que se comprometem a realizar teses sobre essas temáticas (1 tese de mestrado e 1 tese de doutoramento em desenvolvimento desde 2014) Lançamento de novo concurso em julho de 2015 Contratação de bolseiros de investigação Actividades de Disseminação Realização de 1 workshop anual sobre Castelo de S. Jorge / Alcáçova de Lisboa (1º no próximo dia 24.06)

21 PARCERIA IEM DIOCESE DE VISEU C. M. VISEU C. M. SÁTÃO Suporte logístico no âmbito do projeto de investigação EICAM Estudo Interdisciplinar de comunidades alto medievais. O caso de Viseu (séculos IV a XII) Investigação Análise de documentação Realização de prospeção e escavações (suporte das equipas no terreno e apoio logístico diverso) Estudos artefactuais e análises diversas Formação de futuros arqueólogos Actividades de disseminação Dois workshops Territórios e Poderes na Idade Média (2013, 2014) Palestras, conferência e visitas guiadas Publicação de resultados científicos em revistas nacionais e internacionais Preparação do Congresso Viseu do Império ao Reino. A cidade e o território entre séc. IV a XII (abril 2016)

22 PARCERIA IEM C. M. CASTELO DE VIDE Projecto de Investigação sobre o mundo rural altomedieval no território de Castelo de Vide. Projeto - PRAMCV Investigação Realização de escavações arqueológicas (apoios da C.M. Castelo de Vide suportando trabalho de campo, no trabalho de laboratório e na informática) Formação de futuros arqueólogos Teses de doutoramento e mestrado Actividades de disseminação Dias de portas abertas nos trabalhos de campo Visitas guiadas a sítios arqueológicos (Programa do Mercado Medieval) Exposição de desenho e fotografia sobre o trabalhos arqueológicos Palestras para públicos não especialista Publicações de especialidade nacionais e internacionais

23 PARCERIA IEM C. M. CELORICO DA BEIRA Estudar o sítio arqueológico de S. Gens, através da realização de escavações e de análise de artefactos e ecofactos. Investigação Realização de escavações Estudos artefactuais e análises diversas Formação de futuros arqueólogos Actividades de disseminação Inserção em roteiro do património arqueológico Participação em exposição patente na torre do castelo de Celorico Livro de divulgação para público não especialista publicado em 4 línguas (2013) Reuniões da equipa e publicações científicas nacionais e internacionais

24 PARCERIA IEM C. M. OLIVEIRA DE AZEMÉIS Estudar a ocupação tardorromana do concelho de Oliveira de Azeméis, através da realização de escavações arqueológicas e de análise de artefactos. Investigação Realização de escavações (suporte das equipas no terreno e apoio logístico diverso) Estudos artefactuais e análises diversas Formação de futuros arqueólogos Atividades de disseminação Conferências e palestras locais Apresentação de cartazes em reuniões cientificas Publicação de resultados científicos em revistas nacionais e internacionais

25 PARCERIA IEM ELO ESTUDOS DO LOCAL (UAB E 17 AUTARQUIAS) Promover, coordenar e desenvolver investigação em História Medieval das comunidades inseridas na rede de Centros Locais de Aprendizagem da UAb. Investigação Desenvolvimento de projetos financiados pelas diferentes autarquias Candidaturas a financiamento de projetos de acordo a Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente das várias regiões. Atividades de disseminação Seminários de investigação E-book Petites villes européennes au bas Moyen Âge (IEM/UAb) e publicações internacionais Eventos científico/culturais nas localidades

26 PARCERIA IEM APAHP APAHP Associação de proprietários de Arquivos Históricos Privados Investigação Suporte para o desenvolvimento de investigação nestes acervos, com desenvolvimentos de trabalhos de mestrado sobre arquivos históricos privados Actividades de Disseminação Colaboração financeira para a edição do Guia dos arquivos de família Organização conjunta do ciclo de conferências organizado pela APAHP e outras instituições, (1ª sessão, 4 de julho de 2105 em Ponte de Lima)

27 IEM ESCOLAS - TRANSFERENCIA DO CONHECIMENTO Promover a função social do historiador - impacto do trabalho dos medievalistas na sociedade portuguesa, nomeadamente nas escolas Formação Plano de formação de Professores, em parceria com outras entidades, articulado com as novas metas curriculares. Organização de ateliers e workshops destinados a estudantes do ensino secundário. Acções de dinamização nos museus com a marca IEM destinadas a jovens. Edição E-books do IEM (série Instrumentos de Trabalho) antologias documentais com transcrições de fontes, comentários científicos e de didactização.

28 OBJECTIVOS DO PROJECTO ESTRATÉGICO IEM E LIGAÇÃO ÀS IPS Um dos objectivos gerais que integram o projecto do IEM é precisamente : Alargar a difusão do conhecimento a públicos mais vastos e não especializados através da: intervenção em iniciativas de grande impacto em públicos social e etariamente diversificados construção de produtos científicos e pedagógicos especialmente concebidos para o grande público, oferta de consultadoria científica a instituições públicas e privadas, produção de materiais de suporte científico: colaboração em bases de dados documentais e patrimoniais produção/ contribuição para exposições e catálogos elaboração de roteiros turístico-culturais recriações históricas actividades multimédia (jogos, reconstituições virtuais).

29 ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO Mapeando as estruturas ideológicas do Reino: A construção do Arquivo da cidade de Lisboa e a memória do reino Chancelaria Régia: origem, constituição e vicissitudes As inquirições régias uma abordagem à escala europeia A evolução da administração local e dos distritos administrativos da Coroa. Paisagens para o exercício de estratégias de poder: grandes urbes e pequenas cidades O papel das pequenas cidades na construção da Europa Topografias do poder da coroa: as cidades do rei

30 ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO Comunidades e paisagens rurais medievais As áreas rurais marginais Circulação de elites, modelos e processos Scientific Teaching and academic travelling Diplomatic Relations in the Middle Ages

31 ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO Imagens e Textos: Significado e Usos Criação da Iberian Network for the Study of Illuminated Manuscripts Edição electrónica de textos da lírica e prosa medieval galaico- portuguesa Problematizar leituras actuais de textos medievais Criar e divulgar com grande impacto bases de dados relacionadas com a imagem e textos medievais, em acesso aberto (ex. Imago e Cantigas Galego-portuguesas) Dicionário de Simbologia Animal Obras em Contexto Estudar os contextos de produção das obras de arte medievais (históricos, culturais e locais)

32 ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO Representações e Construções Socioculturais Estudar as reconstituições históricas e suas especificidades Estudar as insígnias medievais /Bibliografia de Heráldica / Heráldica Municipal Investigação sobre arquivos de família e a natureza das fontes históricas Ciência e Conhecimento Estimulo ao desenvolvimento deste tema, em fóruns diversificados e promovendo a colaboração com outros centros de estudo e instituições interessadas nesta área emergente.

33 O QUE OFERECE O IEM A mais vasta e diversificada equipa de medievalistas existente em Portugal com especialistas em: Arqueologia Arquivística Histórica História História de Arte Literatura Música Experiência internacional Experiência no desenvolvimento do conhecimento cientificamente sustentado Experiência na criação de produtos culturais para públicos especializados e não especializados (livros, exposições, roteiros, colóquios, formação, consultadoria, etc.)

34

Plano de Actividades

Plano de Actividades Plano de Actividades - 2014 JANEIRO 1 de Janeiro (MEDIEVALISTA) Lançamento Medievalista nº 15 8 de Janeiro (ITR) 1 Mês, 1 Códice (na BNLisboa). 28 de Janeiro (TP) Conversas sobre a cidade (seminários bi-mensais):

Leia mais

Atividades 2016 JANEIRO. 1 de Janeiro Lançamento nº 19 da Revista Medievalista

Atividades 2016 JANEIRO. 1 de Janeiro Lançamento nº 19 da Revista Medievalista Atividades 2016 JANEIRO 1 de Janeiro Lançamento nº 19 da Revista Medievalista 15 de Janeiro Reunião da Comissão Científica do Programa Estratégico 2015-20 e da comissão de docs e pós-docs (actividade interna)

Leia mais

Atividades 2015 JANEIRO. 1 de Janeiro Lançamento nº 17 da Revista Medievalista

Atividades 2015 JANEIRO. 1 de Janeiro Lançamento nº 17 da Revista Medievalista Atividades 2015 JANEIRO 1 de Janeiro Lançamento nº 17 da Revista Medievalista FEVEREIRO 9 de Fevereiro Seminário do projeto INVENT.ARQ.: Inventários de Arquivos de família, sécs XV XIX: natureza, contextos,

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Carlos Fernandes da Silva] [PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA] 1. INTRODUÇÃO (meia página

Leia mais

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008)

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008) RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008) 1. Actividade docente disciplinas No âmbito da actividade docente,

Leia mais

online Número 16 Julho - Dezembro 2014

online Número 16 Julho - Dezembro 2014 Revista ISSN 1646-740X online Número 16 Julho - Dezembro 2014 FICHA TÉCNICA Título: Livros de Horas. O imaginário da devoção privada. Autor(es): Delmira Espada Custódio; Maria Adelaide Universidade: Universidade

Leia mais

Tiago Pinto CURRICULUM VITAE

Tiago Pinto CURRICULUM VITAE Tiago Pinto CURRICULUM VITAE Junho, 2017 2 1. Identificação - Nome: Tiago Alexandre Palaré Barros Pinto - Telefone: 967741272 - E-mail: tiago300@gmail.com 2. Habilitações Literárias - Licenciatura em HISTÓRIA

Leia mais

Anexo 1 Anexo 2 Anexo 3 Anexo 3 Anexo 4 Ana Margarida Barreto received the Outstanding Reviewer award 1 Applications for post-doctoral programmes at FCSH / NOVA 2 Master's students teach at Chinese University

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INVESTIGADORES INTEGRADOS DOUTORADOS (IID) 1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA Critérios mínimos Cada investigador integrado deve cumprir, por triénio, três

Leia mais

Cartografar África em Tempo Colonial ( c. 1940)

Cartografar África em Tempo Colonial ( c. 1940) Cartografar África em Tempo Colonial (1876 - c. 1940) Por: Maria Emília Madeira Santos Vítor Luís Gaspar Rodrigues A cartografia portuguesa apresenta dois períodos de florescimento bem definidos. O primeiro

Leia mais

Relatório científico: A Bíblia medieval - do Românico ao Gótico (séculos XII XIII); textos e imagens, produção e usos

Relatório científico: A Bíblia medieval - do Românico ao Gótico (séculos XII XIII); textos e imagens, produção e usos Medievalista Online 19 2016 Número 19 Relatório científico: A Bíblia medieval - do Românico ao Gótico (séculos XII XIII); textos e imagens, produção e usos Scientific Report: Medieval Bible From Romanesque

Leia mais

Atividades de Fevereiro Reunião da Comissão Científica do IEM (actividade interna). Local: FCSH-NOVA

Atividades de Fevereiro Reunião da Comissão Científica do IEM (actividade interna). Local: FCSH-NOVA Atividades 2017 JANEIRO 1 de Janeiro Lançamento nº 21 da Revista Medievalista 12 de Janeiro Ciclo de Seminários «Arquivos & História: estado(s) da(s) arte(s)». Tema: Arquivos de família (II). Responsável:

Leia mais

Rui Miguel Lourenço Batista dos Santos Rocha

Rui Miguel Lourenço Batista dos Santos Rocha Rui Miguel Lourenço Batista dos Santos Rocha Travessa das Marinhas 117 R/C 4405-664 Gulpilhares Vila Nova de Gaia Telemóvel: 912893436 E-MAIL: ruimrocha92@gmail.com Data de nascimento: 7 de Março de 1992

Leia mais

António Carlos Martins Costa. 01/04/ /03/2015 Estagiário na área do Património Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Lisboa (Portugal)

António Carlos Martins Costa. 01/04/ /03/2015 Estagiário na área do Património Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Lisboa (Portugal) CURRICULUM VITAE ANTÓNIO CARLOS MARTINS COSTA INVESTIGADOR DO CENTRO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA INFORMAÇÃO PESSOAL António Carlos Martins Costa Rua General da Silva Freire, nº 31 B, R/C Esqº,

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA. (Versão Portuguesa)

CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA. (Versão Portuguesa) CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA (Versão Portuguesa) NOME: ANA Cristina PEREIRA da Silva FERREIRA DATA DE NASCIMENTO: 06 de novembro de 1985 NATURALIDADE: S. Jorge de Arroios, Lisboa NACIONALIDADE:

Leia mais

Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa

Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património/Campo

Leia mais

Curriculum Vitae. I Dados Pessoais. Nome: Ana Maria Craveiro Lopes Cortez Lobão. Cartão de Cidadão Nº Data de Nascimento: 01/07/1964

Curriculum Vitae. I Dados Pessoais. Nome: Ana Maria Craveiro Lopes Cortez Lobão. Cartão de Cidadão Nº Data de Nascimento: 01/07/1964 Curriculum Vitae I Dados Pessoais Nome: Ana Maria Craveiro Lopes Cortez Lobão Cartão de Cidadão Nº 6520893 Data de Nascimento: 01/07/1964 Residência: Rua D Afonso Henriques, Estoril Real A2 2765-273 Estoril

Leia mais

UCP, 9 de Fevereiro de º Workshop de Arquivística Alexandra Xisto

UCP, 9 de Fevereiro de º Workshop de Arquivística Alexandra Xisto DIOCESE DE SANTARÉM COMISSÃO DIOCESANA PARA OS BENS CULTURAIS DA IGREJA ARQUIVO DIOCESANO UCP, 9 de Fevereiro de 2013 6.º Workshop de Arquivística Alexandra Xisto 1975-07-16: CRIAÇÃO DA DIOCESE PELA BULA

Leia mais

Plano de Actividades 2011

Plano de Actividades 2011 Plano de Actividades 2011 Introdução As actividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Educação têm como referência a sua missão consultiva, instituída no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS Preâmbulo 1. Caracterização O Centro de Investigação João de Deus é um serviço da Escola Superior de Educação João de Deus, onde se desenvolverá o apoio e o acompanhamento

Leia mais

Plano de Estudos. 1 o ano - 1 o semestre Código Nome Área Cientifica ECTS Duração Horas 10 Semestral 156

Plano de Estudos. 1 o ano - 1 o semestre Código Nome Área Cientifica ECTS Duração Horas 10 Semestral 156 Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências Sociais Grau: Mestrado Curso: Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural (cód. 171) Especialidade 1 o ano - 1 o semestre HIS8150 Conservação, Gestão

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1

CURRICULUM VITAE. Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1 CURRICULUM VITAE 2012 Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1 INFORMAÇÃO PESSOAL Apelido, Nomes próprios: Medeiros, Filipa Maria Cristóvão Nacionalidade: Portuguesa Naturalidade: Lisboa Data de nascimento:

Leia mais

IEM participa no Stage d initiation au manuscrit médiéval

IEM participa no Stage d initiation au manuscrit médiéval Medievalista Online 9 2011 Número 9 IEM participa no Stage d initiation au manuscrit médiéval Catarina Barreira e Rita Carvalho Edição electrónica URL: http://journals.openedition.org/medievalista/665

Leia mais

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260 Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências Sociais Grau: Mestrado Curso: História (cód. 545) HIS11639 Seminário Temático em História II-História da Arte História 10 Semestral 260 HIS11634 Seminário Temático

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANDRÉ CARNEIRO

CURRICULUM VITAE ANDRÉ CARNEIRO CURRICULUM VITAE ANDRÉ CARNEIRO Abril de 2007 1. DADOS PESSOAIS Nome: André Miguel Serra Pedreira Carneiro Nascido a 27/06/1973 na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, Lisboa 2. FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura

Leia mais

O papel do ACT no acesso aos arquivos: O projeto de tratamento do Arquivo da Comissão Fulbright

O papel do ACT no acesso aos arquivos: O projeto de tratamento do Arquivo da Comissão Fulbright O papel do ACT no acesso aos arquivos: O projeto de tratamento do Arquivo da Comissão Fulbright http://www.fulbright.pt/ Encontro Arquivos da Administração Pública, Lisboa, 2 e 3 de julho 2015 claudiaffilipe@gmail.com

Leia mais

Rede de Coleções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo: património textual e humanidades digitais

Rede de Coleções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo: património textual e humanidades digitais 8 e 9 de outubro 2015 Universidade Nova de Lisboa Rede de Coleções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo: património textual e humanidades digitais Maria Filomena Gonçalves - CIDEHUS /UÉ-FCT Filipa

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO. Identificação do avaliado

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO. Identificação do avaliado ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO Identificação do avaliado Nome Categoria profissional actual Anos de serviço no ensino superior Anos de serviço na Unidade

Leia mais

Ic. Projectos Transversais e Inovadores

Ic. Projectos Transversais e Inovadores Ic. Projectos Transversais e Inovadores Projecto SAUDAR A Saúde e o Ar Que Respiramos SAUDAR A Saúde e o Ar Que Respiramos [316 900] Durante o ano de 2008, o projecto Saudar concluiu a sua actividade,

Leia mais

Editorial revista Medievalista número 11

Editorial revista Medievalista número 11 Medievalista Online 11 2012 Número 11 Editorial revista Medievalista número 11 José Mattoso Electronic version URL: http://medievalista.revues.org/739 ISSN: 1646-740X Publisher Instituto de Estudos Medievais

Leia mais

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Workshop Colaboração entre Moçambique e Portugal nos Sectores Agrícola, Alimentar e Florestal, Maputo, 2 de Junho 2015

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA ENTRE PORTUGAL E A ITÁLIA

ACORDO DE COOPERAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA ENTRE PORTUGAL E A ITÁLIA Decreto n.º 123/77 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Italiana sobre Cooperação Cultural e Científica, assinado em Lisboa a 24 de Março de 1977 O Governo decreta, nos

Leia mais

ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS

ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS Identificação do avaliado Nome Categoria profissional actual Anos de serviço no ensino superior Anos de serviço na Unidade Orgânica

Leia mais

Joana Cristina Beato RIBEIRO

Joana Cristina Beato RIBEIRO Joana Cristina Beato RIBEIRO Rua da Liberdade, nº 37 Reguengo da Parada 2500-314 Caldas da Rainha Portugal jbeatoribeiro16@gmail.com https://fcsh-unl.academia.edu/joanaribeiro Data de Nascimento: 9 de

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, concluída em 1996.

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, concluída em 1996. CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome João Manuel Salsinha Mendes Data de nascimento 03/10/1967, em Évora Residência Travessa dos Quintais, nº 4 2870-127 Montijo Telefone 210841621 Telemóvel 964143954 Bilhete

Leia mais

Arquivo Municipal de Lisboa: percursos de medievalidade

Arquivo Municipal de Lisboa: percursos de medievalidade Arquivo Municipal de : percursos de medievalidade Adelaide Brochado Abordagem de teor informativo sobre documentação produzida e acumulada no âmbito do exercício de funções da Câmara Municipal de (período

Leia mais

Sessão de Abertura 2ªEdição do Curso

Sessão de Abertura 2ªEdição do Curso Projecto SuGIK na UCM Sessão de Abertura 2ªEdição do Curso Marco Painho painho@isegi.unl.pt 14 de Setembro de 2009 www.isegi.unl.pt SuGIK Workshop Sessão de Arranque Inaugural do Projecto da 2ª Edição

Leia mais

Outubro de 2015 AGRUPAMENTO LOUSADA DE ESCOLAS DE

Outubro de 2015 AGRUPAMENTO LOUSADA DE ESCOLAS DE Outubro de 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Referencial APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR 2015/2016 1 Porque os poetas místicos dizem que as flores sentem E dizem que as

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património

Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO EM ARQUEOLOGIA DCEP, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DO PATRIMÓNIO APROVADAS NO

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2016

Programa BIP/ZIP 2016 Programa BIP/ZIP 2016 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 049 BAIRRO DAS ARTES Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

Curriculum Vitae. 1- Dados Pessoais. 2- Habilitações Académicas

Curriculum Vitae. 1- Dados Pessoais. 2- Habilitações Académicas Curriculum Vitae 1- Dados Pessoais Nome: António Maria Caldeira Ribeiro de Castro Nunes Morada: CIDEHUS/UÉ, Palácio do Vimioso, Apartado 94, 7002 Évora Telemóvel: (+351) 918170335 E-mail: ant.castronunes@gmail.com

Leia mais

1º Encontro de Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Municipais

1º Encontro de Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Municipais 1º Encontro de Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Bibliotecas Escolares e Bibliotecas : sinergias para o século XXI - Vila Real Montalegre SABE + Maria Gorete Barroso Afonso Maria João Gonçalves Guerra

Leia mais

Morada: R. João Gonçalves Zarco, 1-1º C Santo António dos Cavaleiros

Morada: R. João Gonçalves Zarco, 1-1º C Santo António dos Cavaleiros CV ABREVIADO DE FLORBELA (MARIA BECO) ESTÊVÃO (OLIVEIRA JORGE) INVESTIGADOR INTEGRADO MESTRE Economia, Sociedade, Património e Inovação florestevao7@gmail.com Morada: R. João Gonçalves Zarco, 1-1º C 2660-443

Leia mais

QUAR QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO. Versão 9 30 JUL 08. Índice. Missão comunicável Lema Visão Valores...

QUAR QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO. Versão 9 30 JUL 08. Índice. Missão comunicável Lema Visão Valores... Versão 9 30 JUL 08 QUAR QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO Índice Missão comunicável... - 2 - Lema... - 2 - Visão... - 2 - Valores... - 2 - OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS (OE)... - 3 - OE1 INTERNACIONALIZAÇÃO...-

Leia mais

Curriculum Vitae. Ana Catarina Simões Mendonça Pinto

Curriculum Vitae. Ana Catarina Simões Mendonça Pinto Ana Catarina Simões Mendonça Pinto Curriculum Vitae Morada institucional Instituto de História Contemporânea Avenida de Berna, 26 C 1969-061 Lisboa Portugal Formação académica 2016 Doutoramento em História

Leia mais

Serviços e Recursos da Biblioteca do C.A.M.

Serviços e Recursos da Biblioteca do C.A.M. TUTORIAL Serviços e Recursos da Biblioteca do C.A.M. biblioteca@camertola.pt Bibliotecárias Filipa Medeiros Maria Armanda Salgado Outubro de 2009 MISSÃO Serviço especializado em História e Arqueologia

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2017 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2017... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT. Ana Canas Ana Lopes

Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT. Ana Canas Ana Lopes Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT Ana Canas Ana Lopes Cartografia e Memória Comum A importância da cartografia portuguesa no Património Arquivístico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018 Professor: Dário Leitão 1 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA História Ano: 7º Ano letivo 2017/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Conteúdos Programáticos

Leia mais

O projeto turístico-patrimonial "Vale do Varosa": Prémio Internacional

O projeto turístico-patrimonial Vale do Varosa: Prémio Internacional O projeto turístico-patrimonial "Vale do Varosa": Prémio Internacional 2016 Valença, 14 de dezembro de 2018. Promoção e Valorização Económica de Recursos Culturais e Patrimoniais: Balanço & Perspetivas

Leia mais

AGCRJ disponibiliza em seu canal do Youtube palestras de evento sobre urbanismo

AGCRJ disponibiliza em seu canal do Youtube palestras de evento sobre urbanismo Ano VI N CXXI - 1 a 15 de junho de 2017 Novo número da Biblioteca Carioca é incluído no Portal do Arquivo da Cidade É autor de algum número desta Coleção e seu livro não está on-line? Entre em contato

Leia mais

Urb. Quinta das Relvas, Nº 33 - Lote 8-1º Direito S. Martinho do Bispo Coimbra. Telefone(s) Telemóvel:

Urb. Quinta das Relvas, Nº 33 - Lote 8-1º Direito S. Martinho do Bispo Coimbra. Telefone(s) Telemóvel: Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Simões, Paulo Fernando Pereira Fabião Urb. Quinta das Relvas, Nº 33 - Lote 8-1º Direito S. Martinho do Bispo 3045-241

Leia mais

Roteiros Turísticos do Património Mundial. Alcobaça~Batalha ~Tomar

Roteiros Turísticos do Património Mundial. Alcobaça~Batalha ~Tomar Roteiros Turísticos do Património Mundial Alcobaça~Batalha ~Tomar O Turismo Cultural hoje 44 milhões de turistas procuram turismo cultural na Europa O património cultural aproxima civilizações e motiva

Leia mais

PROJECTO CAMINHO II. (breve descrição e alguns elementos de avaliação)

PROJECTO CAMINHO II. (breve descrição e alguns elementos de avaliação) PROJECTO CAMINHO II (breve descrição e alguns elementos de avaliação) OBJECTIVOS O projecto CAMINHO II tem como objectivo estratégico intervir sobre o fenómeno das drogas e das dependências, numa perspectiva

Leia mais

ANO:2014 Ministério da Educação e Ciência ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

ANO:2014 Ministério da Educação e Ciência ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA ANO:214 Ministério da Educação e Ciência ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA Missão: Assegurar ao Governo português consultoria em matéria linguística. Coordenar a sua acção com a Academia Brasileira de Letras

Leia mais

NOME: Maria de Fátima Mendes Vieira Botão Salvador Marques. MORADA: Rua das Estrelícias, A, Birre, Cascais

NOME: Maria de Fátima Mendes Vieira Botão Salvador Marques. MORADA: Rua das Estrelícias, A, Birre, Cascais INFORMAÇÃO PESSOAL NOME: Maria de Fátima Mendes Vieira Botão Salvador Marques MORADA: Rua das Estrelícias, 86-86 A, Birre, 2750-228 Cascais DATA DE NASCIMENTO: 21 de Junho de 1960 HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Leia mais

02 SAICT

02 SAICT SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (SAICT) P R O J E T O S E M C O P R O M O Ç Ã O 02 SAICT 2016 3.1 + 3.2 + 3.3 PORTAL PORTUGAL 2020 w w w. p o r t u g a l 2 0 2 0. p t ENQUADRAMENTO

Leia mais

Acervo musical da Sé de Évora ( ): construção de um arquivo digital. Filipe Mesquita de Oliveira

Acervo musical da Sé de Évora ( ): construção de um arquivo digital. Filipe Mesquita de Oliveira Acervo musical da Sé de Évora (1755-1840): construção de um arquivo digital Filipe Mesquita de Oliveira Continua a faltar em Portugal um trabalho sistemático de levantamento exaustivo de fontes musicais

Leia mais

Zuelma Paula Miranda Duarte Chaves. Rua Carvalho Araújo, nº12 A, Corroios (Portugal) (+351)

Zuelma Paula Miranda Duarte Chaves. Rua Carvalho Araújo, nº12 A, Corroios (Portugal) (+351) INFORMAÇÃO PESSOAL Rua Carvalho Araújo, nº12 A, 2855-421 Corroios (Portugal) (+351) 915870287 zpauladuarte@gmail.com ESTUDOS A QUE SE CANDIDATA Doutoramento em Ciências Musicais (variante de Musicologia

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

REGULAMENTO Nº2/IPT/2006

REGULAMENTO Nº2/IPT/2006 REGULAMENTO Nº2/IPT/2006 Relativo à implementação de projectos/acções por Unidades Orgânicas e Unidades Funcionais do IPT Considerando o disposto no n.º 1 do artigo 8.º da lei de autonomia dos estabelecimentos

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

Museu de Lamego e Rede de Monumentos Vale do Varosa: um território, um projeto

Museu de Lamego e Rede de Monumentos Vale do Varosa: um território, um projeto VILA DE REI 22.02.2017 Museu de Lamego e Rede de Monumentos Vale do Varosa: um território, um projeto Luís Sebastian Museu de Lamego Vale do Varosa DRCN mlamego.diretor@culturanorte.pt Os antecedentes

Leia mais

ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM DÃO LAFÕES 2012/2013. Tondela, 26 de setembro de 2012

ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM DÃO LAFÕES 2012/2013. Tondela, 26 de setembro de 2012 ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA 2012/2013 Tondela, 26 de setembro de 2012 Objetivos do projeto Criar uma cultura empreendedora; Promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade; Partilhar experiências

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento 2010

Plano de Actividades e Orçamento 2010 Plano de Actividades e Orçamento 2010 1 2 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de consultoria e intervenção social criada em 2008. Tem por missão contribuir para a inovação social no desenvolvimento

Leia mais

Eventos do CIDEHUS / Events organized by CIDEHUS:

Eventos do CIDEHUS / Events organized by CIDEHUS: NEWSLETTER :: CIDEHUS - 2015 Ver este email no browser Eventos do CIDEHUS / Events organized by CIDEHUS: 18.Novembro.2015 a 21.Fevereiro.2016 Exposição Sob o signo de Luís XIV Coleções e colecionadores

Leia mais

ANO:2016 Ministério da Educação e Ciência ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

ANO:2016 Ministério da Educação e Ciência ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA ANO:216 Ministério da Educação e Ciência ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA Missão: Assegurar ao Governo português consultoria em matéria linguística. Coordenar a sua acção com a Academia Brasileira de Letras

Leia mais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais A experiência da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian Ana Paula Gordo Biblioteca de Arte Áreas de especialização História

Leia mais

O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM

O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Outubro de 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Referencial APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR 2015/2016 Aprender com a biblioteca escolar: O que as pedras nos contam 1 Porque

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE ACTIVIDADES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2001 O Conselho Nacional de Educação é um órgão com funções consultivas e deve, sem prejuízo das competências próprias dos órgãos de soberania, proporcionar a participação das várias

Leia mais

Programa de Ação

Programa de Ação Programa de Ação 2019-2021 OS MATERIAIS COMO CATALISADORES DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM PORTUGAL LISTA A Esta lista surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser realizado na Sociedade Portuguesa

Leia mais

Lisboa 2016 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2016 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2016 Refª: 049 BAIRRO DAS ARTES Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60 Email - bip.zip@cm-lisboa.pt

Leia mais

Eventos do CIDEHUS / Events organized by CIDEHUS: Data limite: 15.Janeiro.2017 Call for projects de "Turismo Criativo" 05.Janeiro.

Eventos do CIDEHUS / Events organized by CIDEHUS: Data limite: 15.Janeiro.2017 Call for projects de Turismo Criativo 05.Janeiro. NEWSLETTER :: CIDEHUS - 2017 Ver este email no browser Eventos do CIDEHUS / Events organized by CIDEHUS: Data limite: 15.Janeiro.2017 Call for projects de "Turismo Criativo" Eventos / Events: 05.Janeiro.2017

Leia mais

Historial da Estação Arqueológica

Historial da Estação Arqueológica A Estação Arqueológica de S.Gens A estação arqueológica de S. Gens localiza-se numa encosta suave e planície que se lhe segue, próximo da confluência da Ribeira dos Tamanhos com o Rio Mondego. O seu posicionamento

Leia mais

1. Conhecer o quadro sociopolítico e ideológico do conceito de Património e sua evolução;

1. Conhecer o quadro sociopolítico e ideológico do conceito de Património e sua evolução; PATRIMÓNIO CULTURAL [15817] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS 1. Conhecer o quadro sociopolítico e ideológico do conceito de Património e sua evolução; 2. Conhecer a legislação nacional/internacional sobre

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2012

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2012 1. A (FSM) é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La Sabina Sociedade

Leia mais

O projecto Potencial C inclui ainda um número limitado de actividades a decorrer fora do país. Objectivos:

O projecto Potencial C inclui ainda um número limitado de actividades a decorrer fora do país. Objectivos: O projecto Potencial C é uma iniciativa da Agência INOVA e é constituído por um conjunto integrado e abrangente de actividades que, ao longo de 24 meses, procurará estimular a criação de empresas no âmbito

Leia mais

ANEXO GRELHA DE AVALIAÇÃO

ANEXO GRELHA DE AVALIAÇÃO ANEXO GRELHA DE AVALIAÇÃO De acordo com a alínea b) do n.º 2 do artigo 74.º-A do ECDU e o artigo 5.º do RAD-UM, a avaliação dos docentes deve considerar as quatro vertentes de actividade académica: a)

Leia mais

NEWSLETTER N.º 2/ Janeiro.2014

NEWSLETTER N.º 2/ Janeiro.2014 NEWSLETTER N.º 2/2014 15.Janeiro.2014 Eventos do CIDEHUS: 1) 1ªas Jornadas Para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo Local: Fórum Cultural Transfronteiriço Alandroal Data: 1.Fevereiro.2014

Leia mais

PLANO NACIONAL DE TRABALHOS ARQUEOLÓGICOS ACÇÕES PLURIANUAIS DE INVESTIGAÇÃO PROGRAMADA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA. Título do projecto ACRÓNIMO

PLANO NACIONAL DE TRABALHOS ARQUEOLÓGICOS ACÇÕES PLURIANUAIS DE INVESTIGAÇÃO PROGRAMADA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA. Título do projecto ACRÓNIMO PLANO NACIONAL DE TRABALHOS ARQUEOLÓGICOS ACÇÕES PLURIANUAIS DE INVESTIGAÇÃO PROGRAMADA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Projecto nº../../../../.. Data de recepção../../.. Título do projecto ACRÓNIMO Identificação

Leia mais

Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania

Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania Ministério da Administração Interna Secretaria-Geral Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania Encontro Arquivos da Administração Pública 2 e 3 julho Angélica Jorge/Cidália Ferreira

Leia mais

Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico CEPAC Grupo de Investigação Territórios e Sociedades

Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico CEPAC Grupo de Investigação Territórios e Sociedades Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico CEPAC Grupo de Investigação Territórios e Sociedades Lisboa, FCSH-UNL, 16 de Maio de 2012 1 Índice 1. A reorganização do grupo em 2011 2. O que

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2015 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2015... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Habilitações Académicas Experiência de investigação

CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Habilitações Académicas Experiência de investigação CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Patrícia Gomes Lucas Morada: Rua Luís Monteiro, nº20 2º Dto, 1900-310 Lisboa Data de nascimento: 03/09/1989 Telemóvel: 963282187 Email: patricia.gomes.lucas@hotmail.com

Leia mais

Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus. Curriculum Vitae

Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus. Curriculum Vitae Ernesto José Rodrigues Cardoso de Deus Curriculum Vitae Novembro de 2012 Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido, nomes próprios: Deus, Ernesto José Rodrigues Cardoso de Correio electrónico: ernesto_de_deus@hotmail.com

Leia mais

Curriculum Vitae. Datas: De 28 de Julho de 2014 até à presente data: Função ou cargo ocupado: Chefe de Divisão de Cultura e Património da CME

Curriculum Vitae. Datas: De 28 de Julho de 2014 até à presente data: Função ou cargo ocupado: Chefe de Divisão de Cultura e Património da CME Curriculum Vitae I. Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s): Almeida / Cármen Dolores Avó Baião Ferreira de Morada(s): Praça Joaquim António de Aguiar, n.º 18, Fracção U, Évora Telefone(s):

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO FINANCEIRO DE 2007

PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO FINANCEIRO DE 2007 PARA O ANO FINANCEIRO 2007 SCRIÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINIDA 01 EDUCAÇÃO 01 01 EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 01 02 ENSINO BÁSICO - 1º CICLO DO PROGRAMA 01 0 0 0 56 Refeitórios escolares 0701-020104/05/06-04050102-040701-05010102

Leia mais

Projeto Nós Propomos!

Projeto Nós Propomos! Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2017/18 Quem o promove? Na sua 7ª edição, o Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, adiante designado por Projeto,

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História 1 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História Curso: GHT00548 - PROCESSO DE CENTRALIZAÇÃO MONÁRQUICA NA BAIXA IDADE MÉDIA Turma: A1 Horário: 3as e

Leia mais

ALBUFEIRA + IGUAL PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE

ALBUFEIRA + IGUAL PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE ALBUFEIRA + IGUAL PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE Princípio da Igualdade Artigo 13º 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,

Leia mais

a 2015/16 Nesta A quem se dirige? público, privado municípios onde locais; em Geografia; Quem

a 2015/16 Nesta A quem se dirige? público, privado municípios onde locais; em Geografia; Quem Projetoo Nós Propomos! Cidadaniaa e Inovação na Educação Geográfica a 2015/16 Quem o promove? Nesta sua 5ª edição, o Projeto Nós Propomos! Cidadania, SustentabiliS idade e Inovação na Educação Geográfica,

Leia mais

XIII XII. Índice de apêndices

XIII XII. Índice de apêndices Índice de anexos Anexo 1 Quadro-resumo com correspondência entre áreas de actuação e função museológica Anexo 2 Mapa da Cidade de Torres Vedras e localização do património Anexo 3 Mapa do concelho de Torres

Leia mais

Sistema de incentivos às empresas

Sistema de incentivos às empresas Informação 3/2015 Página 1 de 5 Objeto e âmbito - Artigo 1.º REGULAMENTO ESPECÍFICO COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO (Portaria 57-A/2015 de 27 de fevereiro) Estabelece as regras aplicáveis ao cofinanciamento,

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RECEPÇÃO Planificação anual de Informação Turística e Marketing 12ºano

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RECEPÇÃO Planificação anual de Informação Turística e Marketing 12ºano Planificação anual de Informação Turística e Marketing 12ºano Turmas N Professora: Sónia Vieira 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina Componente da formação Técnica; Organização semanal de 6 tempos

Leia mais

Seleção de fontes de informação científica

Seleção de fontes de informação científica Informação Científica Tipologia de documentos Fontes de informação Alguns tópicos para obter melhores resultados na pesquisa 2 Informação científica É uma informação certificada e validada por especialistas

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 100 Fórum Empresarial de marvila - Fase 2 Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DIPLOMÁTICA DE PORTUGAL (MEDIEVAL E MODERNA) Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DIPLOMÁTICA DE PORTUGAL (MEDIEVAL E MODERNA) Ano Lectivo 2010/2011 UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DIPLOMÁTICA DE PORTUGAL (MEDIEVAL E MODERNA) Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso

Leia mais

CLUSTER DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ELETRÓNICA. vasco lagarto Inova algarve /16 de março loulé

CLUSTER DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ELETRÓNICA. vasco lagarto Inova algarve /16 de março loulé CLUSTER DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ELETRÓNICA vasco lagarto Inova algarve 2020 15/16 de março loulé Missão e Visão Cluster de Competitividade é uma plataforma agregadora de conhecimento

Leia mais