CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS"

Transcrição

1 CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Análise e Avaliação de Propostas Pedro Vaz Paulo

2 1. LEGISLAÇÃO

3 CCP DL 18 /2008 Os factores que densificam o critério de adjudicação são a base de qualquer programa de concurso, pelo que a sua enunciação e publicitação reveste se de inegável importância: para os concorrentes (que com base em tais factores delinearão, de uma forma ou de outra, a respectiva estratégia e apresentarão, de um modo ou de outro, os seus argumentos concursais) para a entidade adjudicante (posto que é à luz desses factores que se há-de evidenciar a proposta economicamente mais vantajosa na óptica do interesse prosseguido).

4 O CCP procura : CCP DL 18 /2008 garantir que a enunciação e publicitação dos factores e eventuais subfactores que densificam o critério de adjudicação, bem como dos respectivos coeficientes de ponderação, se faça em moldes conformes com os princípios da igualdade, da concorrência, da imparcialidade, da proporcionalidade, da transparência, da publicidade e da boa fé; assegurar a observância daqueles mesmos princípios ao longo da fase de avaliação das propostas, assim como durante as diligências que a preparam ou que se lhe seguem.

5 CCP DL 18 /2008 A metodologia de avaliação deve, desde logo, constar do programa do procedimento, nomeadamente com a enumeração dos factores e subfactores que densificam o critério de adjudicação, acompanhados das respectivas ponderações, no sentido de garantir os apontados princípios gerais. Os critérios de adjudicação devem ser apresentados no Anúncio do Concurso.

6 2. AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS

7 AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS Quando a Qualificação assenta no sistema de selecção [Art. 164.º CCP] O Programa de Procedimento deve apresentar: O modelo de avaliação dos candidatos Explicitando claramente os factores e eventuais subfactores que densificam o critério de qualificação, os valores dos respectivos coeficientes de ponderação e, relativamente a cada um dos factores ou subfactores elementares, a respectiva escala de pontuação, bem como a expressão matemática ou o conjunto ordenado de diferentes níveis de capacidade susceptíveis de serem apresentados pelos candidatos que permita a atribuição das pontuações parciais;

8 AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS Requisitos mínimos [Art. 165.º CCP] 1 Os requisitos mínimos de capacidade técnica devem ser adequados à natureza das prestações objecto do contrato a celebrar, descrevendo situações, qualidades, características ou outros elementos de facto relativos, designadamente: a) À experiência curricular dos candidatos; b) Aos recursos humanos, tecnológicos, de equipamento ou outros utilizados, a qualquer título, pelos candidatos; c) Ao modelo e à capacidade organizacionais dos candidatos, d) À capacidade dos candidatos adoptarem medidas de gestão ambiental e) À informação constante da base de dados do INCI 2 A capacidade financeira baseia -se, pelo menos, no requisito mínimo traduzido pela expressão matemática constante do anexo IV do CCP

9 3. PROPOSTAS

10 PROPOSTAS Análise de Propostas Verificação do conteúdo para efeitos admissão ou de eventual exclusão. Avaliação das Propostas Quantificação da proposta de acordo com um modelo de avaliação de propostas para respectiva ordenação (medição da performance).

11 4. ANÁLISE DE PROPOSTAS

12 ANÁLISE DE PROPOSTAS Análise de Propostas [Art. 70.º CCP] As propostas são analisadas em todos os seus atributos representados pelos factores e subfactores que densificam o critério de adjudicação. São excluídas as propostas cuja análise revele: Que não apresentam algum dos atributos, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 57.º (Documentos que, em função do objecto do contrato a celebrar e dos aspectos da sua execução submetidos à concorrência pelo caderno de encargos, contenham os atributos da proposta, de acordo com os quais o concorrente se dispõe a contratar); Que apresentam atributos que violem os parâmetros base fixados no caderno de encargos;

13 ANÁLISE DE PROPOSTAS A impossibilidade de avaliação das mesmas em virtude da forma de apresentação de algum dos respectivos atributos; Que o preço contratual seria superior ao preço base; Um preço ç total anormalmente baixo, cujos esclarecimentos justificativos não tenham sido apresentados ou não tenham sido considerados nos termos do disposto no artigo seguinte; Que o contrato a celebrar implicaria a violação de quaisquer vinculações legais ou regulamentares aplicáveis; A existência de fortes indícios de actos, acordos, práticas ou informações susceptíveis de falsear as regras de concorrência.

14 ANÁLISE DE PROPOSTAS São excluídas as propostas cuja análise revele: Que tenham sido apresentadas depois do termo fixado para a sua apresentação; Que sejam apresentadas por concorrentes em violação do disposto no n.º 2 do artigo 54.º; Que sejam apresentadas por concorrentes relativamente aos quais ou, no caso de agrupamentos concorrentes, relativamente a qualquer dos seus membros, a entidade adjudicante tenha conhecimento que se verifica alguma das situações previstas no artigo 55.º; Que não sejam constituídas por todos os documentos exigidos nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 57.º; Que não cumpram o disposto nos n.os 4 e 5 do artigo 57.º ou nos n.os 1 e 2 do artigo 58.º; Que sejam apresentadas como variantes quando estas não sejam admitidas pelo programa do concurso, ou em número superior ao número máximo por ele admitido; Que sejam apresentadas como variantes quando, apesar de estas serem admitidas pelo programa do concurso, não seja apresentada a proposta base; Que sejam apresentadas como variantes quando seja proposta a exclusão da respectiva proposta base;

15 ANÁLISE DE PROPOSTAS São excluídas as propostas cuja análise revele: [nº2 do Art. 146.º CCP] Que violem o disposto no n.º 7 do artigo 59.º; Que, identificando erros ou omissões das peças do procedimento, não cumpram o disposto no n.º 7 do artigo 61.º; Que não observem as formalidades do modo de apresentação das propostas fixadas nos termos do disposto no artigo 62.º; Que sejam constituídas por documentos falsos ou nas quais os concorrentes prestem culposamente falsas declarações; Que sejam apresentadas por concorrentes em violação do disposto nas regras referidas no n.º 4 do artigo 132.º, desde que o programa do concurso assim o preveja expressamente; Cuja análise revele alguma das situações previstas no n.º 2 do artigo 70.º

16 5. AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS

17 AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS Critério de adjudicação [Art. 74.º CCP] A adjudicação pode ser feita segundo um dos seguintes critérios: O da proposta economicamente mais vantajosa para a entidade adjudicante; O do mais baixo preço. Só pode ser adoptado o critério de adjudicação do mais baixo preço quando o caderno de encargos defina todos os restantes aspectos da execução do contrato a celebrar, submetendo apenas à concorrência o preço a pagar pela entidade adjudicante pela execução de todas as prestações que constituem o objecto daquele.

18 AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS Factores de Avaliação [Art. 75.º CCP] Os factores e os eventuais subfactores que densificam o critério de adjudicação da proposta economicamente mais vantajosa devem abranger todos, e apenas, os aspectos da execução do contrato a celebrar submetidos à concorrência pelo caderno de encargos, não podendo dizer respeito, directa ou indirectamente, a situações, qualidades, características ou outros elementos de facto relativos aos concorrentes.

19 AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS Modelo de Avaliação de Propostas [Art. 139.º CCP] A pontuação global de cada proposta, expressa numericamente, corresponde ao resultado da soma das pontuações parciais obtidas em cada factor ou subfactor elementar, multiplicadas pelos valores dos respectivos coeficientes de ponderação. Na elaboração do modelo de avaliação das propostas não podem ser utilizados quaisquer dados que dependam, directa ou indirectamente, dos atributos das propostas a apresentar, com excepção dos da proposta a avaliar.

20 6. PROCEDIMENTOS

21 PROCEDIMENTOS Ajuste Directo [Art. 115.º CCP] O critério de adjudicação e os eventuais factores e subfactores que o densificam, não sendo, porém, necessário um modelo de avaliação das propostas.

22 PROCEDIMENTOS Concurso Público [Art. 132.º CCP] Concurso Limitado [Art. 164.º CCP] Deve ser apresentado o modelo de avaliação das propostas, explicitando claramente os factores e os eventuais subfactores relativos aos aspectos da execução do contrato a celebrar submetidos à concorrência pelo caderno de encargos, nomeadamente: os valores dos respectivos coeficientes de ponderação; a escala de pontuação, relativamente a cada um dos factores ou subfactores; a expressão matemática ou o conjunto ordenado de diferentes atributos susceptíveis de serem propostos que permita a atribuição das pontuações parciais.

23 7. EXEMPLOS

24 EXEMPLOS E1. Requalificação e Ampliação - Escola do Lombelho - Alfena Câmara Municipal Preço mais favorável - 40%; Prazo de execução - 40%; Valia técnica da proposta - 20%. E2. Execução de uma rede de drenagem de águas residuais, bem como uma Estação de tratamento de águas residuais compacta, pré-fabricada Câmara Municipal Preço - 60% Valia Técnica da Proposta - 40% Memória Descritiva - 25% Plano de trabalhos - 25% Recursos Afectos - 25% Segurança - 25 %

25 EXEMPLOS E3. Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré Câmara Municipal O critério de apreciação das propostas será o da proposta economicamente mais vantajosa. Os critérios de avaliação serão os seguintes: 60% - preço da proposta; 40% - qualidade técnica da proposta Cada um destes factores, será classificado numa escala de 0-5 valores.

26 EXEMPLOS Preço (60%) A função de valor para o factor preço é definido da seguinte forma: a) As propostas de valor inferior ou igual a 20% abaixo do valor base serão classificadas com 5 valores; b) As propostas de valor inferior ou igual a 10% abaixo do valor base serão classificadas com 3 valores; c) As propostas de valor igual ao preço base serão classificadas com 1 valor. d) A variação nos intervalos definidos pelos valores extremos referidos nas alíneas anteriores será linear; e) Em caso de empate, a empreitada será adjudicada ao concorrente que apresentar o mais baixo preço.

27 EXEMPLOS Qualidade técnica da proposta (40%) Para avaliação do factor qualidade técnica da proposta serão considerados os seguintes sub-factores: a) Programa de trabalhos (plano de trabalhos, plano de mão de obra e plano de equipamento) 15%; b) Plano de pagamentos 25%.

28 EXEMPLOS E4. Construção de um Hospital Avaliação de Candidaturas a) Curriculum do Candidato (50%) i) (25%) Uma empreitada de valor superior a relativa a equipamento colectivo definido neste Programa de Concurso, alínea i) do artigo 4º, concluída ou recebida definitivamente há menos de 5 anos: 5 pontos; há mais de 5 e menos de 10 anos: 3 pontos; há 10 ou mais anos: 1 ponto. A estas classificações são respectivamente adicionados 3 pontos se o equipamento em causa for um hospital. ii) (15%) Uma empreitada concluída ou recebida definitivamente nos últimos 10 anos referente a equipamento colectivo, nos termos antes definidos, de valor superior a pontos; de valor entre e : 3 pontos; de valor inferior a : 1 ponto. A estas classificações são respectivamente adicionados 3 pontos se o equipamento em causa for um hospital. iii) (10%) Número de obras de valor superior a concluídas ou recebidas definitivamente depois de 31 de Dezembro de 2002, Mais de 10 Obras: 5 pontos; de 5 a 10 obras: 3 pontos; menos de 5 obras: 1 ponto.

29 EXEMPLOS b) Curriculum dos Técnicos colaboradores da empresa (30%) i) 8% Número de Licenciados em Engenharia Civil com 15 ou mais anos de experiência: Mais de 3: 5 pontos; 3: 4 pontos; 2: 2,5 pontos e 1: 1 ponto. ii) 5% Número de Licenciados em Engenharia Civil com pelo menos 5 anos de experiência, não incluídos antes: Mais de 3: 5 pontos; 3: 4 pontos; 2: 2,5 pontos e 1: 1 ponto. iii) 4% Número de Licenciados em Engenharia Electrotécnica/Electromecânica com pelo menos 5 anos de experiência, não incluídos antes: Mais de 3: 5 pontos; 3: 4 pontos; 2: 2,5 pontos e 1: 1 ponto. iv) 4% Número de Licenciados em Engenharia Mecânica/Electromecânica com pelo menos 5 anos de experiência, não incluídos antes: Mais de 3: 5 pontos; 3: 4 pontos; 2: 2,5 pontos e 1: 1 ponto. v) 3% Número de Licenciados em Engenharia com formação e experiência mínima de 3 anos em Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, não incluídos antes: Mais de 3: 5 pontos; 3: 4 pontos; 2: 2,5 pontos e 1: 1 ponto. vi) 3% Número de Licenciados em Engenharia com formação e experiência mínima de 3 anos em Sistema de Gestão da Qualidade, não incluídos antes: Mais de 3: 5 pontos; 3: 4 pontos; 2: 2,5 pontos e 1: 1 ponto. vii) 3% Engenheiros com formação e experiência mínima de 3 anos em Sistema de Gestão Ambiental, não incluídos antes: Mais de 3: 5 pontos; 3: 4 pontos; 2: 2,5 pontos e 1: 1 ponto.

30 EXEMPLOS c) 15% Capacidade Económico-financeira i) (7%) Volume médio de negócios nos anos de 2005, 2006 e 2007 Superior a : 5 pontos; de a : 3 pontos; Inferior a : 1 ponto ii) (4%) Liquidez Geral(2007) inferior a 125%: 1 ponto; de 125% a 130% : 3 pontos; superior a 130% - 5 pontos iii) (4%) Autonomia Financeira(2007) inferior a 24%: 1 ponto; de 24% a 29% : 3 pontos; superior a 29%: 5 pontos. d) 5% Metodologia e Modelo Organizativo do Candidato Para a execução do contrato, descrita, no máximo, em 4 páginas e onde se destaquem as relações com a economia local e regional que serão especialmente valorizadas.

31 8.EXERCÍCIO

32 EXERCÍCIO - Definir um modelo de avaliação candidaturas e propostas (da proposta economicamente mais vantajosa para a entidade adjudicante) para inserir no Programa do Procedimento: - Escala dos factores e subfactores - Pontuaçãoç - Expressão matemática -Apresentar uma análise de sensibilidade.

RELATÓRIO PRELIMINAR

RELATÓRIO PRELIMINAR RELATÓRIO PRELIMINAR Artigo 122º do Código dos Contratos Públicos AJUSTE DIRETO 1 1. Referência do Procedimento: Procedimento por Ajuste Direto (art.º 112º e seguintes do DL 18/2008, de 29/1, com a sua

Leia mais

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Peças Concursais Pedro Vaz Paulo 1. LEGISLAÇÃO DIPLOMAS - Decreto-lei n.º 18/2008 e 278/2009 Código dos Contratos Públicos. - Portaria n.º 701-H/2008 de 29 de Julho. A portaria

Leia mais

Referência: AEN2ABT N.º 02/2015 CADERNO DE ENCARGOS

Referência: AEN2ABT N.º 02/2015 CADERNO DE ENCARGOS Referência: AEN2ABT N.º 02/2015 CADERNO DE ENCARGOS Aquisição de Bens para os Bufetes da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes e da Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira do Agrupamento

Leia mais

Caderno de Encargos AJUSTE DIRECTO N.º 2/2011 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS PROFESSORES ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO

Caderno de Encargos AJUSTE DIRECTO N.º 2/2011 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS PROFESSORES ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO Caderno de Encargos AJUSTE DIRECTO N.º 2/2011 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS PROFESSORES ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO O presente procedimento é um Ajuste Directo e tem a seguinte designação: AJUSTE

Leia mais

Concurso público. Tramitação e peças do procedimento

Concurso público. Tramitação e peças do procedimento Concurso público Tramitação e peças do procedimento Luis.ms.oliveira@mirandalawfirm.com Luís MS Oliveira, 2008 (todos os direitos reservados) 17 de Novembro de 2008 Início do procedimento Anúncio Procedimento

Leia mais

Referência: AEN2ABT N.º 08/2014 CADERNO DE ENCARGOS

Referência: AEN2ABT N.º 08/2014 CADERNO DE ENCARGOS Referência: AEN2ABT N.º 08/2014 CADERNO DE ENCARGOS Aquisição de Serviços de Transporte Escolar em Táxi para a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes e Escola Básica António Torrado do Agrupamento

Leia mais

O Código dos Contratos Públicos Revisto

O Código dos Contratos Públicos Revisto O Código dos Contratos Públicos Revisto Vera Eiró Professora Universitária / Advogada Tópicos 1. Os novos conceitos de contratação pública 2. Avaliação de propostas 3. Os motivos materiais de exclusão

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº3/TEANEE/AEAA/2017

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº3/TEANEE/AEAA/2017 CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº3/TEANEE/AEAA/2017 AJUSTE DIRETO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES ESCOLARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ARTIGO 1.º IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

AJUSTE DIRETO N.º 01/2013 PARA FORNECIMENTO DE LEITE ESCOLAR

AJUSTE DIRETO N.º 01/2013 PARA FORNECIMENTO DE LEITE ESCOLAR AJUSTE DIRETO N.º 01/2013 PARA FORNECIMENTO DE LEITE ESCOLAR ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO 1. O presente procedimento é um Ajuste Direto e tem a seguinte designação: AJUSTE DIRETO N.º 01/2013 PARA

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS DISPOSITIVOS MÉDICOS - ORTOPEDIA ENCAVILHAMENTO CONCURSO PÚBLICO N.º 120024/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito

Leia mais

DECISÃO N.º 7/2010 SRTCA. Processo n.º17/2010

DECISÃO N.º 7/2010 SRTCA. Processo n.º17/2010 DECISÃO N.º 7/2010 SRTCA Processo n.º17/2010 1. Foi presente, para fiscalização prévia da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas, o contrato de aquisição de serviços de monitorização das massas

Leia mais

1. Índice geral. 2. Índice de anexos. 3. Índice de quadros. 4. Índice de figuras

1. Índice geral. 2. Índice de anexos. 3. Índice de quadros. 4. Índice de figuras 1. Índice geral 2. Índice de anexos 3. Índice de quadros 4. Índice de figuras 7 ÍNDICE FIGURAS INTRODUÇÃO PARTE I TRANSPOSIÇÃO PARA O PLANO NACIONAL DAS DIRECTIVAS COMUNITÁRIAS 1. 2. Principais mudanças

Leia mais

DECISÃO N.º 07/FP/2010

DECISÃO N.º 07/FP/2010 DECISÃO N.º 07/FP/2010 O, em sessão ordinária de 23 de Fevereiro de 2010, da Secção Regional da Madeira, apreciou o contrato da empreitada de construção do prolongamento da Estrada das Noras Porto Santo,

Leia mais

CONCURSO PÙBLICO PARA Concessão da EXPLORAÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO

CONCURSO PÙBLICO PARA Concessão da EXPLORAÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO CONCURSO PÙBLICO PARA Concessão da EXPLORAÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO Página 1 de 5 1. DESIGNAÇÃO DA CONCESSÃO E CONSULTA DO PROCESSO 1.1. O Processo do Concurso para a CONCESSÃO DA EXPLORAÇÃO DO TERMINAL

Leia mais

Diretiva n.º 2014/23/UE Diretiva n.º 2014/24/UE Diretiva n.º 2014/25/UE

Diretiva n.º 2014/23/UE Diretiva n.º 2014/24/UE Diretiva n.º 2014/25/UE O Código dos Contratos Públicos, aprovado em 2008, sofre uma grande alteração em 2017, tendo por base a necessidade de transpor 3 Diretivas Europeias de Contratação Pública: Diretiva n.º 2014/23/UE Diretiva

Leia mais

Escola Secundária de Cacilhas-Tejo. Caderno de Encargos AJUSTE DIRETO N.º 1/2016 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS ALUNOS

Escola Secundária de Cacilhas-Tejo. Caderno de Encargos AJUSTE DIRETO N.º 1/2016 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS ALUNOS Caderno de Encargos AJUSTE DIRETO N.º 1/2016 PARA EXPLORAÇÃO DO BAR DOS ALUNOS ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO O presente procedimento é um Ajuste Direto e tem a seguinte designação: AJUSTE DIRETO

Leia mais

CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 06/ENB/2011 RELATIVO A IMPRESSÃO E ACABAMENTO DO MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS.

CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 06/ENB/2011 RELATIVO A IMPRESSÃO E ACABAMENTO DO MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS. CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 06/ENB/2011 RELATIVO A IMPRESSÃO E ACABAMENTO DO MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS. CONVITE SESSÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Objecto do Convite

Leia mais

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS Quinta-Feira, 12 de Junho de 2014 Número 112 PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS ASSOCIAÇÃO DOS ALBERGUES NOCTURNOS DO PORTO Anúncio de procedimento n.º 3180/2014 MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO LIMITADO POR PRÉVIA

Leia mais

INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P.

INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. CONCURSO PÚBLICO PROGRAMA DE CONCURSO AQUISIÇÃO DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO PELO TELEFONE DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Identificação

Leia mais

O regime da contratação pública na Lei n.º 20/10, de 7 de Setembro. Tipos e escolha dos procedimentos TRIBUNAL DE CONTAS TRIBUNAL DE CONTAS

O regime da contratação pública na Lei n.º 20/10, de 7 de Setembro. Tipos e escolha dos procedimentos TRIBUNAL DE CONTAS TRIBUNAL DE CONTAS O regime da contratação pública na Lei n.º 20/10, de 7 de Setembro Formação dos contratos CURSO DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA Luanda, 7 a 10 de Abril de 2015 Conceito de contratação pública ou e? Execução contratual

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO CONCURSO PÚBLICO PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA PARA EVENTOS E OPERAÇÃO DO AERÓDROMO E MERCADO MUNICIPAL DE PORTIMÃO PROGRAMA DE CONCURSO Central de Compras Página 1 de 15 Índice

Leia mais

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA Página 1 de 9 PROGRAMA DE CONCURSO Concurso Limitado por prévia Qualificação com publicação no JOUE para o Centro de Eventos de Sicó _ POROS Projecto Museográfico 2ª fase Página 2 de 9 PROGRAMA DE CONCURSO

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO

PROGRAMA DO CONCURSO MUNICÍPIO DE SEIA CÂMARA MUNICIPAL PROGRAMA DO CONCURSO HASTA PÚBLICA PARA A CONCESSÃO DA ANTIGA ESCOAL PRIMÁRIA DE LORIGA INSTALAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO TURÍSTICO NA VERTENTE DE ALOJAMENTO ÍNDICE 1. Identificação

Leia mais

PROGRAMA DO PROCEDIMENTO DE CONSULTA PÚBLICA

PROGRAMA DO PROCEDIMENTO DE CONSULTA PÚBLICA PROGRAMA DO PROCEDIMENTO DE CONSULTA PÚBLICA 1. ENTIDADE PROMOTORA O presente procedimento é promovido pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, NIPC 510834108, com sede social na Rua

Leia mais

AQUISIÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES PARA O REFEITÓRIO DA ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA

AQUISIÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES PARA O REFEITÓRIO DA ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA AJUSTE DIRECTO Nº4/2012 AQUISIÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES PARA O REFEITÓRIO DA ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA CONVITE 1 Entidade Adjudicante A entidade adjudicante é a Escola

Leia mais

AJUSTE DIRECTO COM CONSULTA DE TRÊS OU MAIS EMPRESAS AJUSTE DIRETO Nº 6/2016. Caderno de Encargos ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO

AJUSTE DIRECTO COM CONSULTA DE TRÊS OU MAIS EMPRESAS AJUSTE DIRETO Nº 6/2016. Caderno de Encargos ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO AJUSTE DIRECTO COM CONSULTA DE TRÊS OU MAIS EMPRESAS AJUSTE DIRETO Nº 6/2016 Caderno de Encargos ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO O presente procedimento é um Ajuste Direto e tem a seguinte designação:

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS SACOS DE POLIETILENO CONCURSO PÚBLICO N.º 140014/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente programa, os seguintes

Leia mais

ESDN Food Services European Specialist Dietetic Networks

ESDN Food Services European Specialist Dietetic Networks ESDN Food Services European Specialist Dietetic Networks 1. cadernos de encargos: desafios da segurança alimentar e nutriçõo. helena ávila. VI Jornadas APHH. 2017 Código dos Contratos Públicos (CCP) Estrutura

Leia mais

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. 5 de novembro de Ana Luísa Nunes

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. 5 de novembro de Ana Luísa Nunes 5 de novembro de 2015 Ana Luísa Nunes A LEGISLAÇÃO EM MATÉRIA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA O NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO TEM SUBACENTE: A ADUDICAÇÃO DAS MELHORES PROPOSTAS QUE O MERCADO PODE OFERECER? OU DE PROPOSTAS

Leia mais

Programa do Procedimento

Programa do Procedimento Direção Nacional Unidade Orgânica de Logística e Finanças Departamento de Logística Programa do Procedimento Concurso Público n.º 21/DAC/2013 Aquisição de dois cinemómetros de controlo de velocidade Programa

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO Página 1 de 9 Concurso público urgente para prestação de serviços de apoio à educação nos estabelecimentos de educação e ensino do préescolar e 1º CEB do Município de Condeixa-a-Nova Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

Município da Nazaré Câmara Municipal EMPREITADA DE

Município da Nazaré Câmara Municipal EMPREITADA DE EMPREITADA DE CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE SURF DA NAZARÉ CONCURSO PÚBLICO URGENTE PROGRAMA DO CONCURSO Artigo 1.º Objeto do concurso O presente concurso tem por objeto a conclusão dos trabalhos de construção

Leia mais

DECISÃO N.º 17FP/2010

DECISÃO N.º 17FP/2010 DECISÃO N.º 17FP/2010 O Tribunal de Contas, em sessão ordinária de 18 de Novembro de 2010, da Secção Regional da Madeira, apreciou o contrato da empreitada de alargamento e pavimentação da E.M. da Cova

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS, RADIOLOGIA URGÊNCIA CONCURSO PÚBLICO N.º 190008/18 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Objeto do Concurso O

Leia mais

Concursos Públicos e outros processos de selecção (aspectos da avaliação das propostas)

Concursos Públicos e outros processos de selecção (aspectos da avaliação das propostas) Concursos Públicos e outros processos de selecção (aspectos da avaliação das propostas) Legislação DL 197/99 (8 de Junho) Concursos públicos (locação e aquisição de bens e serviços) Revogou o DL 55/95,

Leia mais

INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P.

INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. Concurso Público PROGRAMA DE CONCURSO AQUISIÇÃO DE SERVIÇO EM REGIME DE OUTSOURCING DE UMA EQUIPA PARA EFETUAR O REGISTO DE DADOS E

Leia mais

ANEXO 1 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 CHECK-LIST AUTORIDADE DE GESTÃO

ANEXO 1 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 CHECK-LIST AUTORIDADE DE GESTÃO Check_List_AG 1 ANEXO 1 À NOTA TÈCNICA N.º 1/UA1/2010 CHECK-LIST AUTORIDADE DE GESTÃO A PREENCHER PELA AUTORIDADE DE GESTÃO PARA CADA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA O preenchimento desta check-list

Leia mais

Artigo 1 (Identificação do concurso)

Artigo 1 (Identificação do concurso) Pág. 1 de 10 Programa do Concurso Limitado por Prévia Qualificação N 01/2009 para a prestação de serviços de vigilância/recepção nas residências dos da Universidade da Beira Interior. Artigo 1 (Identificação

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE COMPUTADORES PARA OS DIVERSOS SERVIÇOS DA CÂMARA DE PORTIMÃO. PROGRAMA DE CONCURSO

CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE COMPUTADORES PARA OS DIVERSOS SERVIÇOS DA CÂMARA DE PORTIMÃO. PROGRAMA DE CONCURSO CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE COMPUTADORES PARA OS DIVERSOS SERVIÇOS DA CÂMARA DE PORTIMÃO. PROGRAMA DE CONCURSO Central de Compras Página 1 de 19 Índice Artigo 1.º Objeto do concurso... 3 Artigo

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS DA FICHA DE VERIFICAÇÃO DO BENEFICIÁRIO. 1. Decisão de Contratar

NOTAS EXPLICATIVAS DA FICHA DE VERIFICAÇÃO DO BENEFICIÁRIO. 1. Decisão de Contratar NOTAS EXPLICATIVAS DA FICHA DE VERIFICAÇÃO DO BENEFICIÁRIO As notas explicativas abaixo, são extraídas do corpo legislativo aplicável ao tema em análise procurando evidenciar os principais parâmetros que

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO URGENTE (Artº 155º do CCP)

CONCURSO PÚBLICO URGENTE (Artº 155º do CCP) 1 CONCURSO PÚBLICO URGENTE (Artº 155º do CCP) PROGRAMA DE CONCURSO Índice Artigo 1.º - Identificação do Concurso... 3 Artigo 2.º - Entidade Adjudicante... 3 Artigo 3.º - Órgão que tomou a decisão de contratar...

Leia mais

Concurso para a concessão para fotografias escolares no Agrupamento de Escolas Silves Sul CADERNO DE ENCARGOS. Procedimento N.

Concurso para a concessão para fotografias escolares no Agrupamento de Escolas Silves Sul CADERNO DE ENCARGOS. Procedimento N. Concurso para a concessão para fotografias escolares no Agrupamento de Escolas Silves Sul CADERNO DE ENCARGOS Procedimento N.º5 /2015 Concurso Público 1/10 ARTIGO 1º IDENTIFICAÇÃO DO CONCURSO O presente

Leia mais

Regente: Prof. Doutora Maria João Estorninho

Regente: Prof. Doutora Maria João Estorninho Regente: Prof. Doutora Maria João Estorninho I A Direcção Geral de Saúde (DGS) iniciou um concurso limitado por prévia qualificação com vista à aquisição de serviços de consultoria para a Eficácia do Centro

Leia mais

SISTEMA DE SANEAMENTO DO CONCELHO DE MAFRA REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS DE FONTE BOA DOS NABOS E SEIXAL

SISTEMA DE SANEAMENTO DO CONCELHO DE MAFRA REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS DE FONTE BOA DOS NABOS E SEIXAL SISTEMA DE SANEAMENTO DO CONCELHO DE MAFRA DOMÉSTICAS DE FONTE BOA DOS NABOS E SEIXAL - PROJECTO DE EXECUÇÃO - VOLUME II - PROCESSO DE CONCURSO TOMO 1 ANÚNCIO DE CONCURSO ANÚNCIO DE CONCURSO - 1 - SISTEMA

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA MANUTENÇÃO DE AVAC CONCURSO PÚBLICO N.º 190026/16 1 Programa de Concurso Artigo 1.º Objeto do Concurso O objeto do contrato consiste

Leia mais

Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3).

Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3). Fundações públicas previstas na Lei n.º 62/2007 (art.º 2.º, n.º 1 al. e) e n.º 2); Hospitais EPE (art.º 5, n.º 3). Ajuste directo (art. 19.º) a) A escolha do ajuste directo só permite a celebração de contratos

Leia mais

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS COMENTADO E ANOTADO ERRATA

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS COMENTADO E ANOTADO ERRATA CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS COMENTADO E ANOTADO ERRATA Embora nos artigos 7º e 11º do Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro, que aprovou o Código dos Contratos Públicos e nos respectivos preceitos

Leia mais

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS Quinta-Feira, 2 de Janeiro de 2014 Número 1 PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS PCTA - PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ALENTEJO, S. A. Declaração de retificação de anúncio n.º 3/2014 Texto especifico (que se

Leia mais

O regime da contratação pública,

O regime da contratação pública, O regime da contratação pública, João Amaral e Almeida 1 O contexto da elaboração do Código dos Contratos Públicos Da mera transposição das novas diretivas comunitárias 2004/17 e 2004/18 à elaboração do

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PUBLICO Nº1/AEJAC/BUFETE/2018

CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PUBLICO Nº1/AEJAC/BUFETE/2018 CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PUBLICO Nº1/AEJAC/BUFETE/2018 CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO BUFETE DOS ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA 3EB DR. JORGE AUGUSTO CORREIA.TAVIRA ARTIGO 1º O presente caderno de encargos

Leia mais

Programa do concurso

Programa do concurso Processo de Aquisição nº 16R00008 Data: 05-12-2016 Programa do concurso Universidade de Coimbra Administração Serviço de Gestão Financeira (SGF) Divisão de Compras e Aprovisionamento (DCA) Tel.: +351 239

Leia mais

Perda de Fundos 5% a 100%

Perda de Fundos 5% a 100% 14 de maio de 2015 Compete à AG nos termos dos Regulamentos Comunitários e da Legislação Nacional a verificação da conformidade legal dos procedimentos de contratação pública para efeitos de cofinanciamento

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO Página 1 de 11 PROGRAMA DE CONCURSO Aquisição de serviços de manutenção e conservação de jardins e espaços verdes públicos da zona urbana de Condeixa-a-Nova Página 2 de 11 Artigo 1º Identificação e objecto

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO IMPRESSORA DE CASSETES CONCURSO PÚBLICO N.º 180030/16 1 Programa de Concurso Artigo 1.º Objeto do Concurso O presente procedimento tem

Leia mais

Ajuste directo com convite a uma única entidade. Ajuste directo com convite a várias entidades. Com fase de negociações. Sem fase de negociações

Ajuste directo com convite a uma única entidade. Ajuste directo com convite a várias entidades. Com fase de negociações. Sem fase de negociações 1. Modalidades de ajuste directo: Ajuste directo com convite a uma única entidade Ajuste directo com convite a várias entidades Com fase de negociações Sem fase de negociações Ajuste directo simplificado

Leia mais

CONCURSO PUBLICO COM PUBLICAÇÃO NO JOUE PROGRAMA DE CONCURSO

CONCURSO PUBLICO COM PUBLICAÇÃO NO JOUE PROGRAMA DE CONCURSO Página 1 de 10 CONCURSO PUBLICO COM PUBLICAÇÃO NO JOUE Nº 4/2014 PROGRAMA DE CONCURSO - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS DE DOCÊNCIA E VIGILÂNCIA; - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GESTÃO; - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

Programa do Procedimento

Programa do Procedimento Direção Nacional Unidade Orgânica de Logística e Finanças Departamento de Logística Programa do Procedimento Concurso Público n.º 01/DAC/2015 Aquisição de Medalhas para o ano de 2015 Programa do Procedimento

Leia mais

CONCURSO PUBLICO INTERNACIONAL PROGRAMA DE CONCURSO

CONCURSO PUBLICO INTERNACIONAL PROGRAMA DE CONCURSO Página 1 de 10 CONCURSO PUBLICO INTERNACIONAL Nº 2/2011 PROGRAMA DE CONCURSO - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS DE DOCÊNCIA E VIGILÂNCIA; - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GESTÃO - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO PROGRAMA DE CONCURSO CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE FORNECIMENTO DE INTERNET E ALUGUER DE CIRCUITOS PONTO A PONTO EM FIBRA ÓTICA PARA O MUNICÍPIO DE PORTIMÃO MUNICÍPIO DE PORTIMÃO Março

Leia mais

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO (Alínea a) do nº 1 do artigo 20º do Código de contratação Pública, aprovado pelo DL nº 18/2008, de 29 de janeiro, na sua atual redação doravante designado por CCP) CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO

Leia mais

Checklist de Contratação Pública

Checklist de Contratação Pública Checklist de Contratação Pública (A preencher pelo beneficiário, no GestPDR, e a verificar e completar pelo técnico responsável pela análise do pedido de apoio. Deve ser preenchida uma ficha para cada

Leia mais

Regulamento da contratação de locação ou aquisição de bens móveis, de aquisição de serviços e de empreitadas pela NOVA.id.FCT

Regulamento da contratação de locação ou aquisição de bens móveis, de aquisição de serviços e de empreitadas pela NOVA.id.FCT Regulamento da contratação de locação ou aquisição de bens móveis, de aquisição de serviços e de empreitadas pela NOVA.id.FCT CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito O presente Regulamento

Leia mais

CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 07/ENB/2011

CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 07/ENB/2011 CONVITE AJUSTE DIRECTO N.º 07/ENB/2011 RELATIVO A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA DAS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE FORMAÇÃO DA LOUSÃ E CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES DA LOUSÃ DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS.

Leia mais

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2013 Número 203 PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DA FREGUESIA DE AMARANTE (S. GONÇALO) Anúncio de procedimento n.º 5175/2013 MODELO DE ANÚNCIO DO

Leia mais

Reclamação em sede de Audiência Prévia

Reclamação em sede de Audiência Prévia Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal DIVISÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA (DAF) Reclamação em sede de Audiência Prévia Aquisição por ajuste direto Aquisição de Serviços para de 2016 para o ano

Leia mais

Contratação de prestação de serviços de saúde CONVITE

Contratação de prestação de serviços de saúde CONVITE Contratação de prestação de serviços de saúde CONVITE Procedimento 08/18.180 Página 1 de 6 Artigo 1º Objeto do concurso O presente procedimento tem por objeto principal a contratação de prestação de serviços

Leia mais

Empreitada de Reabilitação da Marginal da Nazaré 3ª Fase

Empreitada de Reabilitação da Marginal da Nazaré 3ª Fase PROGRAMA DO PROCEDIMENTO Empreitada de Reabilitação da Marginal da Nazaré 3ª Fase Artigo 1.º Objecto do concurso 1.O presente concurso tem por objecto a requalificação da Avenida Manuel Remígio (Marginal

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS DISPOSITIVOS MÉDICOS CATETER GUIA PARA ANGIOPLASTIA CORONÁRIA, À CONSIGNAÇÃO CONCURSO PÚBLICO N.º 120007/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo

Leia mais

AJUSTE DIRECTO CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DESIGNAÇÃO DO PROCEDIMENTO:

AJUSTE DIRECTO CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DESIGNAÇÃO DO PROCEDIMENTO: AJUSTE DIRECTO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º do Código de Contratação Pública doravante designada por CCP, aprovado pelo D.L. n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua atual redação) CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA I. Elementos do projeto Código Operação Beneficiário II. Enquadramento Entidade adjudicante Contratos subsidiados Contratos excluídos Contratação

Leia mais

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2014 Número 28 PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS MUNICÍPIO DE CELORICO DE BASTO Anúncio de procedimento n.º 630/2014 MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO 1 - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIDOR E TERMINAIS DE COMUNICAÇÕES DE VOZ PARA O MUNICIPIO DE PORTIMÃO PROGRAMA DE CONCURSO

CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIDOR E TERMINAIS DE COMUNICAÇÕES DE VOZ PARA O MUNICIPIO DE PORTIMÃO PROGRAMA DE CONCURSO CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIDOR E TERMINAIS DE COMUNICAÇÕES DE VOZ PARA O MUNICIPIO DE PORTIMÃO PROGRAMA DE CONCURSO Central de Compras Página 1 de 16 Índice Artigo 1.º Objeto do concurso...

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO MUNICÍPIO DE VISEU PROGRAMA DE CONCURSO CONCURSO PÚBLICO PARA CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DE PARQUES COLECTIVOS E PARCÓMETROS À SUPERFÍCIE. -1/12- MUNICÍPIO DE VISEU CONCURSO PÚBLICO PARA CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES

CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES CONCURSO PÚBLICO SEM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS POR LOTES DE IMPRESSÃO DE DIVERSAS PUBLICAÇÕES Página 1 de 8 PROGRAMA DE CONCURSO ÍNDICE Artigo 1.º - objeto do concurso Artigo

Leia mais

Perda de Fundos 5% a 100%

Perda de Fundos 5% a 100% 14 de maio de 2015 Compete à AG nos termos dos Regulamentos Comunitários e da Legislação Nacional a verificação da conformidade legal dos procedimentos de contratação pública para efeitos de cofinanciamento

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal DIVISÃO de OBRAS (DO) Requalificação das coberturas dos armazéns da Câmara Municipal de Alfândega da Fé - Bloco 4. AJUSTE DIRECTO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal DIVISÃO de OBRAS MUNICIPAIS (DOM) SAMBADE - ALDEIA TECNOLÓGICA E TURÍSTICA - OBRA DE REABILITAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA DE SAMBADE EM CENTRO DE

Leia mais

1. ENQUADRAMENTO JURÍDICO DA ENTIDADE ENQUANTO ENTIDADE ADJUDICANTE

1. ENQUADRAMENTO JURÍDICO DA ENTIDADE ENQUANTO ENTIDADE ADJUDICANTE - A PREENCHER POR CADA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO Salvo indicação em contrário, os artigos mencionados constam do Código dos Contratos Públicos 1. ENQUADRAMENTO JURÍDICO DA ENTIDADE ENQUANTO ENTIDADE

Leia mais

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DESIGNAÇÃO DO PROCEDIMENTO: AJUSTE DIRECTO

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DESIGNAÇÃO DO PROCEDIMENTO: AJUSTE DIRECTO AJUSTE DIRECTO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º do Código de contratação Pública, aprovado pelo D.L. n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua atual redação doravante designado por CCP) CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal DIVISÃO de OBRAS (DO) Intervenções de conservação em vários edifícios públicos - Execução de cobertura nas unidades de apoio ao recinto da feira AJUSTE DIRECTO

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO Página 1 de 13 PROGRAMA DE CONCURSO Aquisição de Serviços de Limpeza Urbana no concelho de Condeixa-a-Nova Página 2 de 13 Programa de Concurso Artigo 1º Identificação e objecto do concurso O presente procedimento

Leia mais

Concurso limitado por prévia qualificação AQU/83/2019/DCP

Concurso limitado por prévia qualificação AQU/83/2019/DCP Concurso limitado por prévia qualificação AQU/83/2019/DCP Aquisição de serviços Recolha e tratamento de informação de contabilidades de explorações agrícolas - exercício contabilístico de 2018 (CPV 79211000-6)

Leia mais

MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE POIARES CÂMARA MUNICIPAL Divisão de Administração Geral Aprovisionamento

MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE POIARES CÂMARA MUNICIPAL Divisão de Administração Geral Aprovisionamento À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS AJUSTE DIRETO (Artigo 20º nº 1 al) d) do Código dos Contratos Públicos) 1 ÍNDICE Art.º 1º - Identificação do procedimento. Art.º 2º - Entidade adjudicante.

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A DIRECÇÃO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL, SEGURANÇA E TRÁFEGO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA E TRÁFEGO PROGRAMA DO CONCURSO CONCURSO LIMITADO POR PRÉVIA

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO

PROGRAMA DO CONCURSO Ministério da Justiça PROGRAMA DO CONCURSO Concurso público com publicidade no Jornal Oficial da União Europeia para Aquisição de Equipamento de Impressão e Cópia PROCESSO_28_2017 1 ÍNDICE SECÇÃO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

Procedimento Nº 003/2016 Prestação de serviço de Transporte de alunos NEEP no ano letivo 2016/2017

Procedimento Nº 003/2016 Prestação de serviço de Transporte de alunos NEEP no ano letivo 2016/2017 Procedimento Nº 003/206 Prestação de serviço de Transporte de alunos NEEP no ano letivo 206/207 Convite para apresentação de proposta Para contratação do serviço referido, solicita-se a apresentação de

Leia mais

S. R. MUNICÍPIO DE VIMIOSO

S. R. MUNICÍPIO DE VIMIOSO RELATÓRIO PRELIMINAR (ART. 146º DO CCP) DE ANÁLISE DE PROPOSTAS DO CONCURSO PARA REFORÇO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA - EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO COM ELABORAÇÃO DO PROJECTO DE EXECUÇÃO E GARANTIA DE RESULTADOS

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS, ORTOPEDIA CONCURSO PÚBLICO N.º 190020/18 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Objeto do Concurso 1. O objeto

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA FICHA DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA (aplicável apenas aos contratos celebrados na sequência de procedimentos iniciados a partir do dia 01.01.2018) I. Elementos do projeto Designação

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO AQUISIÇÃO DE CONJUNTOS DE MESA DE CATETERISMO E CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO N.º /16.

PROGRAMA DO CONCURSO AQUISIÇÃO DE CONJUNTOS DE MESA DE CATETERISMO E CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO N.º /16. PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE CONJUNTOS DE MESA DE CATETERISMO CONCURSO PÚBLICO N.º 120019/16 Página 1 de 9 PROGRAMA DO CONCURSO SECÇÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto

Leia mais

DECISÃO N.º 4/2009 SRTCA. Processo n.º 14/2009

DECISÃO N.º 4/2009 SRTCA. Processo n.º 14/2009 DECISÃO N.º 4/2009 SRTCA Processo n.º 14/2009 1. Foi presente, para fiscalização prévia da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas, o contrato de empreitada de construção do Pólo Escolar das Lajes

Leia mais

AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS DE SUPORTE TECNICO ESPECIALIZADO

AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS DE SUPORTE TECNICO ESPECIALIZADO Divisão de Administração Geral - Aprovisionamento CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA AJUSTE DIRETO (Artigo 112º do código dos Contratos Públicos) AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS DE SUPORTE TECNICO ESPECIALIZADO

Leia mais

Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade. Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto

Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade. Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto Diálogo Concorrencial Soluções! Transparência, concorrência e igualdade Rui Gomes Nuno Lucas Ana Boto 14-03-2016 Procedimento pré-contratual Previsto no Código dos Contratos Públicos (CCP) concebido como

Leia mais

PROGRAMA DO PROCEDIMENTO

PROGRAMA DO PROCEDIMENTO Direção-Geral da Administração da Justiça PROGRAMA DO PROCEDIMENTO Concurso público, sem publicidade no Jornal Oficial da União Europeia, para aquisição de serviços de deposito, recolha, transporte e destruição

Leia mais

Identificação da Candidatura Identificação do Beneficiário. O Promotor do projecto, encontra-se sujeito ao regime de Contratação Pública:

Identificação da Candidatura Identificação do Beneficiário. O Promotor do projecto, encontra-se sujeito ao regime de Contratação Pública: 1/5 CHECK LIST DE VERIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA A PREENCHER PELO BENEFICIÁRIO PARA CADA ADJUDICAÇÃO (Adjudicações efectuadas depois da entrada em vigor do Decreto-Lei n,º18/2008,

Leia mais

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO (Alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º do Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo D.L. n.º 18/2008, de 29 de janeiro) CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO SERVIÇOS CONTRATAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS NOTA PRÉVIA A entrada em vigor da Lei n.º 2/2013, de 10 de janeiro, que estabeleceu o regime jurídico de criação, organização

Leia mais

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2011 Número 187 PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS Anúncio de procedimento n.º 4800/2011 MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO LIMITADO POR PRÉVIA QUALIFICAÇÃO

Leia mais

FRAH CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO Regime Geral

FRAH CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO Regime Geral FRAH CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS AJUSTE DIRECTO Regime Geral 1 Identificação do Procedimento: Ajuste directo n.º 3/2010 que visa a aquisição de serviços 2 Objecto do procedimento: Elaboração

Leia mais