!"! # $% &" % " ) * &"!"! + % ), # % - "., "", (

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "!"! # $% &" % " ) * &"!"! + % ), # % - "., "", ("

Transcrição

1

2

3 !"! # $% &" % '( " ) * &"!"! + % ), *--% ( # % - "., "", (

4 Índice FGTS PIS ICMS IPVA DISPENSA DE RODIZIO DE AUTOMÓVEIS QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO DE IMÓVEL JUNTO À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CPMF IMPOSTO DE RENDA TRANSPORTE COLETIVO GRATUÍTO INFORMAÇÕES SOBRE INSS LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL PENSÃO ESPECIAL À VIUVA DE MILITAR OU FUNCIONÁRIO CÍVEL TELEFONES ÚTEIS

5 LEGISLAÇÃO REFERENTE A BENEFíCIOS CONCEDIDOS AOS PORTADORES DE DOENÇA NEO MALIGNA Trabalhador regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT - Legislação Previdenciária): Lei de 24/07/91 dispõe sobre os planos de beneficios da Previdência Social: FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) Lei de 11/05/90 - decreto de 17/08/76 - inciso XI acrescido pela lei de 25/07/94 - Resolução n 01/96. LIBERAÇÃO DO BENEFÍCIO: Quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna Obs.: Poderá ser efetuado quantas vezes, por solicitação do trabalhador. desde que apresente documentação. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: A solicitação dos saques do FGTS e PIS. poderá ser efetuado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, através da apresentação dos seguintes documentos: Carteira de trabalho Comprovante inscrição PIS/PASEP Original e cópia do Laudo Histopatológico ou anátomo patológico. Atestado Médico expedido num prazo máximo de 30 dias (prazo máximo válido), com diagnóstico expresso da doença, estágio clinico atual da doença e do paciente, CID com menção à lei de 25/07/94 e carimbo que identifique o nome/crm do médico com a devida assinatura. Comprovante de dependência (quando for o caso).

6 PIS (Programa de Integração Social) Lei de 11/05/90 - decreto de 17/08/76. Lei de 25/07/94 e resolução n 01/96 o fundo de participação PIS-PASEP é constituido pelos valores do fundo de participação do programa de integração social (PIS) e do fundo único do programa de formação do patrimônio do Servidor Público (PASEP). Persistindo os sintomas da moléstia. o saque na conta poderá ser efetuado quantas vezes for solicitado pelo trabalhador. desde que apresente os documentos necessários. LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: O trabalhador cadastrado no PIS que for portador de neoplasia maligna ou cujo dependente for portador dessa doença DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: A solicitação do saque poderá ser efetuada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para o saque é necessário: Cópia e original: Identidade ou Carteira de trabalho do participante Cartão do PIS ou anotação do PIS na CTPS ou RG com n PIS - Em caso de procuração, identidade e CPF do outorgado. Documentos comprobatórios do motivo do saque. Atestado Médico com dlagnóstico expresso da doença, CID (com menção a lei de 11/05/90 - decreto de 17/08/76 e Lei de 25/07/94 e resolução n 01/96 do Conselho diretor do Fundo de Participação PIS). estágio clínico atual doença/paciente, carimbo legivel do médico com n o. de CRM (validade do atestado por 30 dias) Comprovante de dependência (quando for ocaso)

7 OBS.: Dependentes para fins de saque de quotas de PIS, são: Cônjuge ou companheiro(a). Filho de qualquer condição. menor de 21 anos ou inválido, Irmã de qualquer condição. menor de 21 a ou inválida, Pessoa designada menor de 21 anos ou maior de 60 anos ou inválida. Equiparados aos filhos enteado(a), o menor sob guarda, menor sob tutela judicial que não possuir bens suficientes para seu próprio sustento. N.B.: Caso o PIS não esteja cadastrado na Caixa Econômica Federal, verifique junto ao Banco do Brasil. como PIS/PASEP, pois o saque será efetuado da mesma maneira.

8 IPI (Isenção do imposto sobre produtos industrializados) Lei de 12/02/2001, restaura vigência lei de 24/02/95 LIBERAÇÃO DO BENEFÍCIO: Destina-se a isenção do imposto sobre produtos industrializados na aquisição de automóveis destinado ao transporte autônomo de passageiros e do uso de portadores de deficiência física. (Diagnósticos: mastectomizadas, osteossarcoma) DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Apresentar documentos na Receita Federal mais próxima: 1. Certidão Negativa de tributos e contribuições federais, pedida na própria delegacia da Receita Federal. Esse documentos comprova se o contribuinte não deve nenhum imposto. E necessário requerimento (comprar papelaria) e 2 cópias simples das 2 últimas declarações de Imposto de Renda e seus comprovantes de entrega, 2. Laudo Médico ( 2 cópias autenticadas), 3. 1 cópia autenticada do CIC, RG, residência, Carteira Nacional de Habilitação (se o portador de deficiência não tiver a carteira de habilitação, pode firmar um termo de responsabilidade, comprometendo-se a apresentá- Io num prazo de 180 dias a partir da data de compra do veículo. O mesmo acontece se o veículo sofrer algum tipo de adaptação. Nesse caso são 180 dias para apresentar uma cópia autenticada do registro de licenciamento e da Nota Fiscal de adaptação) OBS.: Prepare todos os documentos e dê entrada no pedido de isenção quando for buscar a Certidão Negativa de Tributos. e conte quantas cópias autenticas vai necessitar e dirija-se ao cartório de uma vez só.

9 ICMS (Imposto sobre operações relativas à circulação de Mercadorias e Serviços) Lei DF n o /05/92 LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: Na aquisição de veículos até 127HP (potência bruta), adaptados ao uso de pessoas portadoras de deficiência física. (casos de mastectomizadas) DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 1. Requerimento de isenção de ICMS (entregue no próprio posto fiscal da Secretaria da Fazenda) 2. Laudo Médico (1 cópia autenticada e original). Obs.: Tire várias cópias 3. 1 cópia autenticada do CIC, RG, residência e Carteira Nacional de Habilitação 4. Carta de repasse de Tributos da Montadora (documento fornecido pela concessionária onde a compra será efetuada). Isenção de imposto na compra de carro 0KM Laudo médico (deverá obtê-io no DETRAN ou Ciretran (circunscrição Regional de Transito) na cidade em que mora. (O médico irá atestar o tipo de deficiência fisica e a incapacidade para conduzir veículos. O documento vai indicar o tipo de carro, características e adaptações necessárias).

10 IPVA (Imposto sobre propriedade de veículos automotivos) Lei n o de 20/12/89 (artigo nono) LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: São isentos do pagamento do imposto, veículos especialmente adaptados de propriedade de deficientes físicos. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 1. Cópia do Laudo da perícia médica fornecido exclusivamente pelo DETRAN especificando o tipo de defeito físico e o tipo de veículo que o deficiente possa conduzir. 2. Cópia da Carteira Nacional de Habilitação onde conste a aptidão para dirigir veículos com adaptações especiais discriminadas no laudo, na qual conste estar o interessado autorizado a dirigir veículo adaptado às suas condições fisicas, 3. Cópia da Nota Fiscal referente ás adaptações de fábrica ou realizadas por empresa especializada, feitos no veículo. considerando-se adaptações as constantes na resolução 734 de 31/07/89, do Conselho Nacional de Transito. 4. Declaração de que não possui outro veículo com o benefício. Observações: O benefício será concedido para apenas um veículo de propriedade do deficiente fisico. Na falta do documento exigido no item 3, será exigido laudo expedido por entidades de inspeção credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e qualidade industrial (INMETRO) que ateste as adaptações efetuadas. Além dos documentos. cada requerimento deve ser instituido com cópia do Certificado de Registro e licenciamento do veículo (CRLV), certificado de registro do veículo (frente e verso).

11 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 3 vias do requerimento - pedido de reconhecimento de imunidade, isenção ou dispensa do IPVA. CNH RG Certificado de registro veículo (CRV) frente e verso Certificado de registro e licenciamento de veículo (frente e verso) Planilha médica retirada no DETRAN Declaração que possui apenas um veículo com benefício fiscal. NF de compra do veículo que conste ser veículo automático ou NF da oficina que colocou a adaptação ou laudo expedido por entidades credenciadas pelo INMETRO. Endereço da entidade credenciada : Rua Henrique Dumonte Tatuapé Fone: (0.xx.11)

12 DISPENSA DE RODíZIO DE AUTOMÓVEL, EM SÃO PAULO, PARA PORTADORES DE CÂNCER. Lei Decreto de 03/10/97 LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: Pacientes portador de doença neoplásica. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 1. Laudo médico (breve histórico, CID-10, em papel timbrado, com carimbo e data); 2. Xerox da carteira de identidade do responsável; 3. Xerox da carteira de identidade do condutor (se for diferente que o responsável); 4. Xerox da carteira de identidade ou certidão de nascimento do paciente; 5. Xerox da carteira de habilitação do motorista, e; 6. Xerox da certidão de propriedade do veículo. DSVsp Endereço: Av. Nações Unidas, Pinheiros (próximo à ponte Eusébio Matoso) Telefone: ou Horário de atendimento: das 9:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:00h.

13 QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO DE IMÓVEL JUNTO Á CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Disk Caixa Econômica: LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: Dirigir-se á Caixa Econômica Federal, onde o contrato foi realizado. É concedido por: 1. Morte do mutuário e, 2. Aposentadoria por invalidez (neste caso após se aposentar por invalidez permanente motivada por doença neoplasia maligna, o paciente terá direito a quitar seu financiamento com a Caixa Econômica Federal). OBS.: Sujeito à verificação de cobertura de seguro e composição da renda familiar no contrato de financiamento. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: (Aposentadoria por invalidez permanente) 2 cópias autenticadas e legíveis do contrato de financiamento. 3 cópias autenticadas e legíveis do editai do Diário Oficial do deferimento da aposentadoria; 2 cópias autenticadas e legíveis do RG, 2 cópias autenticadas e legíveis do quadro nosológico (histórico da doença com respectivo CID e data, laudo do INSS); 5 vias da declaração de invalidez (modelo nas agencias da CEF); Requerimento da quitação (modelo nas agências da CEF); Todos os comprovantes originais de pagamentos da parcelas; Aviso de sinistro (depende da agência - modelo na própria agência)

14 CPMF (Contribuição provisória sobre movimentação ou transmissão) Lei de 24/10/96 A CPMF não terá incidência ou seja. não poderá ser cobrada. sobre os saques de valores provenientes dos seguintes beneficios: Benefício de prestação continuada ou de prestação unica. previstos nos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei /07/91); Proventos de aposentadoria pensão e demais benefícios de que trata a lei n o , de 11/12/1990); Benefício do seguro desemprego. NOTE BEM: Não incide somente sobre os beneficios supra mencionados; Não é necessário ser aposentado para usufruir deste beneficio: O fato da pessoa ser portadora de neoplasia maligna (câncer) não lhe dá o direito de ter isenção do CPMF sobre outros tipos de lançamentos e operações. senão aqueles mencionados acima.

15 IMPOSTO DE RENDA (Rendimentos Isentos ou não tnbutávels) Lei SRF n o. 15 de 06/02/2001 (Telefone receita federal: ) LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: Dispõe sobre normas de tributação relativas do imposto das pessoas físicas. Artigo 5 - Estão isentos ou não se sujeitam ao imposto de renda os seguintes rendimentos: XII - Proventos de aposentadoria ou reforma motivadas por acidente em serviço e recebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa. alienação mental. esclerose múltipla, hanseniase, paralisia irreversivel e incapacitante. cardiopatia grave, doença de Parkison. espondiloartrose aquilisante. nefropatia grave, osteíte deformante. contaminação por radiação e fíbrose cística e doença neo maligna. Observações: Aposentadoria por tempo de serviço não considera para isenção do IR (entrar com ação) Aposentadoria por neoplasia é automatica a isenção do IR DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Dirigir-se a Receita Federal

16 TRANSPORTE COLETIVO GRATUITO Lei de 19/12/200 regulamenta lei de 29/06/94 que dispõe sobre transporte gratuíto para pessoas de deficiência fisica, no sistema de transporte coletivo interestadual. LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: Para obtenção de gratuidade no sistema de transporte interestadual de passageiros são destinados Portadores de deficiência fisica, mental, auditiva comprovada e pessoas carentes (com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo) PASSE LIVRE (ônibus interestadual) Direito a viajar por todo o Pais (Transporte coletivo interestadual, convencional por ônibus, trem ou barco, incluindo o transporte interestadual semi-urbano). Obs.: O passe livre do governo federal não vale para o transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo Estado, nem para viagens em ônibus executivo e leito Solicitar via Correios (envelope branco e porte pago) KIT PASSE LIVRE Ministério dos Transportes - Caixa Postal Brasília - CEP ou, Solicitar pela Internet Acessar : Passe livre Requerimento (formulário modelo) e Laudo médico (formulário modelo) Informações:

17 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS Cópia de um documento de identificação. Pode ser um dos seguintes: Certidão Nascimento, Certidão de Casamento. Certidão reservista, RG, Carteira de Trabalho Título de Eleitor laudo Médico SUS. comprovando a deficiência ou incapacidade do interessado. Requerimento com declaração de que possui renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário minimo nacional. PASSAGEIRO ESPECIAL (Transporte coletivo municipal e intermunicipal. ou seja: Metrô, ônibus municipal/sp Trans. Ônibus, microônibus intermunicipal da EMTU e Trens da CPTM. Decreto Estadual no de 01/04/1992 e Resolução Conjunta SS/STM n o. 01, de 21/08/2003: Disciplinam as medidas administrativas e operacionais referentes à isenção do pagamento de tarifas de transporte coletivo regular, de âmbito metropolitano, sob a responsabilidade do Estado, concedida às pessoas portadoras de deficiência fisica e deficiência múltipla: Lei municipal n o , de 01/10/1992: Dispõe sobre a isenção de tarifa no sistema de transporte coletivo do município aos deficientes físicos e mentais e dá outras providências. Sendo os direitos abaixo 1. Metrô Dirigir-se á um Posto de Saúde (ligado a Secretaria Estadual de Saúde) para perícia. que será emitido Laudo de Concessão de isenção. Obs.: Para pessoas portadoras de deficiência física conforme critérios da Secretaria de Saude.

18 2. Municipal (SP TRANS) Dirigir-se á Rua Cachoeira Pari - São Paulo (ônibus Cangaíba na Est. da Luz). - Fone: (pré-agendamento) Horário de Atendimento: 2ª a 6ª Feira das 7:00h às 13:00h Obs.: A presença do paciente é indispensável, uma vez que será fotografado na hora para emissão da carteirinha. 3. lntermunicipal (ônibus, microônibus, trolebus da EMTU e trem da CPTM) Dirigir-se a posto de saúde (ligado a Secretaria Estadual de Saúde) para perícia, que será emitido Laudo de Concessão de Isenção. Obs.: Para pessoas portadoras de deficiência física, conforme critérios da Secretaria de Saúde. 4. Residente em Guarulhos Rua Dona Antonia, Bairro Gopoura - Guarulhos (Fila da carteirinha) Horário de atendimento: 2ª a 6ª Feira a partir das 6.00h para retirada da senha. Documentação exigida: identidade relatório médico e comprovante de residência. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Documentos pessoais, e Certidão de nascimento quando menor. Relatório médico (CID especificando limitação motora física causada pela doença neoplásica (seqüela). carimbo. assinatura do médico com validade até 90 dias).

19 INFORMAÇÕES SOBRE INSS APOSENTADORIA POR INVALIDEZ LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: Só existe a possibilidade de requerer a aposentadoria por invalidez se a pessoa não mais tiver possibilidade de trabalhar, conforme avaliação do perito médico do INSS N.B.: Não basta ter câncer. NOTE BEM: Se o segurado do INSS, necessitar assistência permanente de outra pessoa à critério da perícia médica, o valor da aposentadoria por invalidez será aumentado em 25% a partir da data de sua solicitação. OBS.: Funcionários públicos são regidos por leis especiais, as informacões devem ser procuradas nos Departamentos Pessoais de cada repartição. Maiores informações procure as Agências da Previdência Social (INSS) ou o Prevfone:

20 LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA DEFICIENTES LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO Nossa Caixa Nosso Banco, lançou nova linha de crédito especial para pessoas deficientes (CREDI-SAÚDE). Este financiamento destina-se à aquisição de equipamentos para suprir as limitações impostas por deficiências físicas e também serviços: Aparelhos ortopédicos, Aparelhos auditivos, Cadeira de rodas. Próteses. Órteses, Terapias de reabilitação, etc DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Relatório médico.

21 PENSÃO ESPECIAL À VIÚVA DE MILITAR OU FUNCIONÁRIO CiVEL Lei n o de 04/04/60 LIBERAÇÃO DO BENEFíCIO: Portadores de tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia ou cardiopatia grave. Artigo 1: É assegurada pensão especial na base do vencimento mensal do marido à viúva de militar ou funcionário civel acometidos das doenças acima e que não tenha economia própria. A pensão será deferida em qualquer época, desde que constatada moléstia, A invalidez da beneficiária será verificada mediante exame médico.

22 TELEFONES ÚTEIS DISQUE SANGUE FONE Destina-se: informações de onde e como doar sangue HOSPITAL DO CÂNCER FONE: (Banco de Sangue) Doação SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 8:00h AS 18:00h SÁBADO 8:00h AS 17:00h PREV FONE (Previdência Social) ; RECEITA FEDERAL: ; CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ou. DISK CAIXA (11) ; BANCO DO BRASIL ; METRO: (11) ; CTPM (Trens) DSV: (11) (11) INSS (Agencias da Previdência Social que atendem com hora marcada): SHOPPING ELDORADO (11) Endereço: Av. Rebouças º. Sub solo - Pinheiros/SP MÊTRO SÉ (11) AGENCIA BRIGADEIRO (11) Endereço: Av. Brig. Luis Antonio SP

23

Orientações para obter isenção de impostos (IPI, IOF, ICMS e IPVA) na compra de veículo para pessoa com deficiência

Orientações para obter isenção de impostos (IPI, IOF, ICMS e IPVA) na compra de veículo para pessoa com deficiência Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 Art. 5 o Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão

Leia mais

Direitos do paciente com câncer

Direitos do paciente com câncer Direitos do paciente com câncer Saque do FGTS O trabalhador com câncer pode realizar o saque do FGTS na fase sintomática da doença, o trabalhador cadastrado no FGTS que tiver neoplasia maligna (câncer)

Leia mais

Direitos do paciente com câncer

Direitos do paciente com câncer Direitos do paciente com câncer Sumário Introdução...4 Nosso Serviço Social...7 Amparo Assistencial ao Idoso e ao Deficiente...7 Aposentadoria por Invalidez...9 Auxílio-Doença...9 Isenção de ICMS na Compra

Leia mais

ÍNDICE. 1. Objetivos. 3. Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 4. Licença para Tratamento de Saúde (Auxílio-Doença)

ÍNDICE. 1. Objetivos. 3. Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 4. Licença para Tratamento de Saúde (Auxílio-Doença) ÍNDICE 1. Objetivos 3. Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 4. Licença para Tratamento de Saúde (Auxílio-Doença) 5. Aposentadoria por Invalidez 6. Isenção do Imposto de Renda na Aposentadoria

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE ONCOLÓGICO

MANUAL DO PACIENTE ONCOLÓGICO MANUAL DO PACIENTE ONCOLÓGICO 1 2 ÍNDICE 1. Objetivos 03 2. Algumas doenças graves previstas em Lei 04 3. Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 05 4. Licença para Tratamento de Saúde (Auxílio-Doença)

Leia mais

Deficiente Físico. Procedimentos. Treinamento Comercial

Deficiente Físico. Procedimentos. Treinamento Comercial Deficiente Físico Procedimentos PROCEDIMENTO DEFICIENTE FISICO PASSO A PASSO - Cliente entrega TODA a documentação para a Concessionária; - Cadastrar o cliente no sistema através da ZK130A; - Fazer a consistência

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PASEP - PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO SERVIDOR PÚBLICO

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PASEP - PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO SERVIDOR PÚBLICO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PASEP - PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO SERVIDOR PÚBLICO 1 CONCEITO O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP foi criado pelo Governo Federal

Leia mais

Art. 4º. Esta lei complementar entrará em vigor na data de sua publicação, devendo ser regulamentada no prazo de 60 (sessenta) dias.

Art. 4º. Esta lei complementar entrará em vigor na data de sua publicação, devendo ser regulamentada no prazo de 60 (sessenta) dias. B. Passe Livre Lei Complementar do Estado de São Paulo nº 666, de 26/11/1991, regulamentada pelo Decreto Estadual n 34.753, de 01/04/92, e Resolução STM nº 101, de 28 de maio de 1992, que disciplina as

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O SEGURO DESEMPREGO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O SEGURO DESEMPREGO INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O SEGURO DESEMPREGO Benefício temporário concedido ao trabalhador desempregado dispensado sem justa causa é composto por 3 a 5 parcelas mensais, pagas em dinheiro, de valores

Leia mais

Guia de Direitos do Paciente Oncológico

Guia de Direitos do Paciente Oncológico Guia de Direitos do Paciente Oncológico 1 Apresentação Apesar de garantidos pela legislação brasileira, muitos pacientes com câncer e outras doenças incapacitantes simplesmente não utilizam ou desconhecem

Leia mais

IX ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NA APOSENTADORIA

IX ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NA APOSENTADORIA IX ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NA APOSENTADORIA Instrução Normativa SRF 15, de 6/2/2001 O que é? Os portadores de câncer (neoplasia maligna) estão isentos do Imposto de Renda relativo aos rendimentos de

Leia mais

Elaboração: Divisão de Comunicação Social

Elaboração: Divisão de Comunicação Social Orientações aos pacientes MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER Elaboração: Divisão de Comunicação Social Primeiro Semestre / 2004 nº 049 Agenda Anotações Importantes Apresentação Caro paciente,

Leia mais

V Simpósio da ARELA-RS sobre Esclerose Lateral Amiotrófica ELA

V Simpósio da ARELA-RS sobre Esclerose Lateral Amiotrófica ELA V Simpósio da ARELA-RS sobre Esclerose Lateral Amiotrófica ELA Geneviève Lopes Pedebos Assistente Social Mestre em Serviço Social pela PUCRS Porto Alegre, 08/05/2010 Na área da saúde, o Assistente Social

Leia mais

Orientações sobre Benefícios do INSS

Orientações sobre Benefícios do INSS Orientações sobre Benefícios do INSS A PREFEITURA DE GUARULHOS MANTÉM UM CONVÊNIO COM O INSS AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE GUARULHOS PARA REQUERIMENTO DOS SEGUINTES BENEFÍCIOS: AUXÍLIO DOENÇA PREVIDENCIÁRIO,

Leia mais

www.grupoequatorial.com.br

www.grupoequatorial.com.br Versão: 1 Data de Vigência: 10.10.2013 Página 1 de 6 1. Objetivo Este documento contém todas as informações necessárias para a concessão de empréstimos aos Servidores Públicos Estaduais do Governo de Minas

Leia mais

3) RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA:

3) RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA: 1) DA CONCESSÃO: a) Para a CONCESSÃO da Bolsa de Estudo Social será considerado como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia do candidato; b) O candidato

Leia mais

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA)

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA) ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA) Recebi o diagnóstico de ELA e agora? Orientações básicas sobre direitos previdenciários Esta cartilha surgiu com a intenção de esclarecer dúvidas frequentes, quando

Leia mais

Direitos Sociais da pessoa com câncer

Direitos Sociais da pessoa com câncer Direitos Sociais da pessoa com câncer SUMÁRIO 1. O Serviço Social...................... 04 2. Saque do FGTS....................... 06 3. Saque do PIS/PASEP..................... 07 4. Auxílio-doença......................

Leia mais

www.grupoequatorial.com.br

www.grupoequatorial.com.br Versão: 10 Data de Vigência: 30.01.2015 Página 1 de 5 1. Objetivo Este documento contém todas as informações necessárias para a concessão de empréstimos aos Servidores Públicos Estaduais do Governo do

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA FINS COMPROBATÓRIOS I. DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO UM)

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA FINS COMPROBATÓRIOS I. DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO UM) PARA ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA No ato da apresentação dos documentos comprobatórios obrigatórios deverão ser apresentados os originais e cópias dos mesmos OU cópias autenticadas

Leia mais

O seu futuro em boas mãos

O seu futuro em boas mãos O seu futuro em boas mãos Previdência Social de Campina Grande do Sul Paraná Previdência Social de Campina Grande do Sul Paraná Março 1994 Aposentadoria por Tempo de Contribuição Os Servidores Públicos

Leia mais

PASEP. Conceito. São participantes do PASEP todos os servidores em atividade, civis e militares, cadastrados no Programa.

PASEP. Conceito. São participantes do PASEP todos os servidores em atividade, civis e militares, cadastrados no Programa. PASEP Conceito O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público PASEP é um programa criado pelo Governo Federal em 1970 para propiciar aos servidores públicos civis e militares a participação na

Leia mais

SAIBA COMO SOLICITAR O PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO INTERESTADUAL PARA PESSOAS DEFICIENTES

SAIBA COMO SOLICITAR O PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO INTERESTADUAL PARA PESSOAS DEFICIENTES SAIBA COMO SOLICITAR O PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO INTERESTADUAL PARA PESSOAS DEFICIENTES Com o Passe Livre, você vai poder viajar por todo o país. Use e defenda o seu direito. O bom funcionamento

Leia mais

DECLARAÇÃO DE VENCIMENTOS E VANTAGENS COM FUNDAMENTAÇÃO BASE LEGAL, EMITIDA PELO ÓRGÃO (ORIGINAL);

DECLARAÇÃO DE VENCIMENTOS E VANTAGENS COM FUNDAMENTAÇÃO BASE LEGAL, EMITIDA PELO ÓRGÃO (ORIGINAL); PROTOCOLO GERAL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÕES: 1. APOSENTADORIA REQUERIMENTO ASSINADO PELO SERVIDOR E COM VISTO DO CHEFE IMEDIATO (ORIGINAL); OBS.: APOSENTADORIA COMPULSÓRIA - NÃO É NECESSÁRIO

Leia mais

Formulário 1: Chek List de documentos para regulação de Sinistro DIT e Cesta Básica (Preenchimento obrigatório) Filial Resp.: Contato: Data de envio:

Formulário 1: Chek List de documentos para regulação de Sinistro DIT e Cesta Básica (Preenchimento obrigatório) Filial Resp.: Contato: Data de envio: Formulário 1: Chek List de documentos para regulação de Sinistro DIT e Cesta Básica Corretor: Responsável: Tel. Contato: E-mail: Filial Resp.: Contato: Data de envio: Relação de documentos para regulação

Leia mais

AVISO DE SINISTRO MORTE NATURAL - CÔNJUGE INCLUSÃO FACULTATIVA

AVISO DE SINISTRO MORTE NATURAL - CÔNJUGE INCLUSÃO FACULTATIVA AVISO DE SINISTRO MORTE NATURAL - CÔNJUGE INCLUSÃO FACULTATIVA A liquidação do sinistro começa com o AVISO DO SINISTRO à Seguradora. No caso de Evento(s) que possa(m) acarretar responsabilidade à Sociedade

Leia mais

Conheça o Programa Autonomy Eurovale

Conheça o Programa Autonomy Eurovale Conheça o Programa Autonomy Eurovale O Programa Autonomy permite que pessoas com capacidades motoras reduzidas dirijam por meio de adaptações especiais feitas nos modelos da linha Fiat, exceto Fiorino,

Leia mais

Comunicação de Sinistro para Planos de Previdência com Coberturas Acessórias. Evento Invalidez Total ou Permanente

Comunicação de Sinistro para Planos de Previdência com Coberturas Acessórias. Evento Invalidez Total ou Permanente Planos de Previdência Itaú - Proteção Familiar Comunicação de Sinistro para Planos de Previdência com Coberturas Acessórias Evento Invalidez Total ou Permanente Para nós é importante oferecer a você o

Leia mais

CIRCULAR CEF Nº 506, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2010 DOU 02.02.2010

CIRCULAR CEF Nº 506, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2010 DOU 02.02.2010 CEF - Circular nº 506/2010 2/2/2010 CIRCULAR CEF Nº 506, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2010 DOU 02.02.2010 Dispõe sobre condições e procedimentos operacionais para a formalização do Termo de Habilitação aos créditos

Leia mais

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO/REINGRESSO NO PLANO GEAPEssencial

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO/REINGRESSO NO PLANO GEAPEssencial PARA INSCRIÇÃO/REINGRESSO NO PLANO GEAPEssencial TITULARES Co-patrocinado - Ativo, Inativo ou no exercício de função comissionada. Autopatrocinado - Aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (CLT)

Leia mais

INVESTIMENTO I - IMPOSTO DE RENDA NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR II - SIMULE E FAÇA CONTRIBUIÇÕES ADICIONAL

INVESTIMENTO I - IMPOSTO DE RENDA NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR II - SIMULE E FAÇA CONTRIBUIÇÕES ADICIONAL INVESTIMENTO I - IMPOSTO DE RENDA NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR II - SIMULE E FAÇA CONTRIBUIÇÕES ADICIONAL I - IMPOSTO DE RENDA NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A Lei n.º 11.053, de 29 de dezembro de 2004, trouxe

Leia mais

PORTARIA n.º 003/2014 - SMTT

PORTARIA n.º 003/2014 - SMTT PORTARIA n.º 003/2014 - SMTT Dispõe sobre os requisitos de obtenção do Cartão DeFis-SMTT, documento obrigatório para utilização das vagas sinalizadas, demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso,

Leia mais

ACORDO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASIL - JAPÃO

ACORDO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASIL - JAPÃO ACORDO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASIL E JAPÃO 63 ACORDO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASIL - JAPÃO Acordo internacional Brasil/Japão, que foi assinado em 29 de julho de 2010 e entrou em vigor em 1º de março de

Leia mais

Autorização para débitos de MULTAS, AUTUAÇÕES e IPVA.

Autorização para débitos de MULTAS, AUTUAÇÕES e IPVA. Autorização para débitos de MULTAS, AUTUAÇÕES e IPVA. Declaro para os devidos fins que autorizo à GENERALI DO BRASIL COMPANHIA DE SEGUROS a debitar de minha indenização, as MULTAS, AUTUAÇÕES e IPVA existentes

Leia mais

Assinatura Carimbo e registro do CRM. Nome: Endereço:

Assinatura Carimbo e registro do CRM. Nome: Endereço: Anexo III - REVOGADO; (Redação dada pela Portaria nº 1.122 de 26.11.14). Redação Anterior: (4) Portaria nº 26 de 15.01.13. (Redação dada pela Portaria nº 26 de 15.01.13). Anexo III á Portaria SEFAZ nº

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

Têm direito ao transporte coletivo gratuito as pessoas portadoras de deficiência física.

Têm direito ao transporte coletivo gratuito as pessoas portadoras de deficiência física. XV TRANSPORTE COLETIVO GRATUITO MUNICIPAL E INTERMUNICIPAL Decreto 34.753/92 Lei 11.250/92 Resolução Conjunta SS/STM 01/03 A legislação dispõe sobre a isenção de tarifas no sistema de transporte coletivo

Leia mais

Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto.

Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto. Orientações para aquisição de Bens Móveis Parabéns! Agora que a sua cota já está contemplada e você já recebeu sua CARTA DE CRÉDITO, você poderá concretizar o seu projeto. Lembrando que a análise do seu

Leia mais

Programa NOSSABOLSA LISTA DE DOCUMENTOS

Programa NOSSABOLSA LISTA DE DOCUMENTOS Programa NOSSABOLSA OS DOCUMENTOS ENVIADOS PARA A FUNDAÇÃO DE APOIO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO - FAPES DEVEM ESTAR RIGOROSAMENTE DE ACORDO COM O DISPOSTO NESTA LISTA, EM CÓPIAS DE TAMANHO

Leia mais

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA A Ficha Socioeconômica deve ser preenchida, sem rasuras, assinada pelo (a) candidato(a) ou pelo(a) pai, mãe e/ou responsável legal e, apresentada

Leia mais

GUARDA DE DOCUMENTOS

GUARDA DE DOCUMENTOS GUARDA DE DOCUMENTOS Tabela de Temporalidade de Documentos de Pessoa Física 1. VIDA FINANCEIRA 1.1 PAGAMENTO DE TRIBUTOS 1.1.1 Imposto de 5 anos, contados Renda de Pessoa a partir do Física (IRPF) e exercício

Leia mais

Documentação para avaliação Socioeconômica 2014

Documentação para avaliação Socioeconômica 2014 Documentação para avaliação Socioeconômica 2014 Informamos que os documentos solicitados são referentes ao candidato/aluno e as pessoas que residem na mesma casa. A cópia da documentação solicitada deve

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a portaria 2.762 de 28 de dezembro

Leia mais

Desejo requerer o Benefício de Prestação Continuada na(s) seguinte(s) opção(ões):

Desejo requerer o Benefício de Prestação Continuada na(s) seguinte(s) opção(ões): Nome do(a) Participante DADOS DO(A) PARTICIPANTE Matrícula Data de Nascimento CPF Telefone ( ) Conta bancária para recebimento do benefício Nº da Agência Código de Operação Nº da Conta - DV Endereço do(a)

Leia mais

Solicitação de Pensão Previdenciária por morte do(a) Associado(a);

Solicitação de Pensão Previdenciária por morte do(a) Associado(a); Solicitação de Pensão Previdenciária por morte do(a) Associado(a); Quem são os dependentes: Cônjuge, companheiro(a), filhos menores de 21 anos, não emancipados ou inválidos e filhos até 24 anos cursando

Leia mais

Sinistro Seguros de Vida e Acidentes Pessoais. O que fazer?

Sinistro Seguros de Vida e Acidentes Pessoais. O que fazer? Sinistro Seguros de Vida e Acidentes Pessoais. O que fazer? A fim de auxiliá-lo na prestação de serviços a seus clientes (segurados/beneficiários), a Unibanco Seguros & Previdência preparou este guia para

Leia mais

Sistel Presente Rio de Janeiro/RJ

Sistel Presente Rio de Janeiro/RJ Sistel Presente Rio de Janeiro/RJ Rio de Janeiro, outubro de 2012 Depois de tanto trabalho, enfim um tempo para organizar as coisas da vida... Por onde começar? Regularizando a papelada sucessão hereditária

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - IPC. Principais procedimentos Perícia Médica e Benefícios Previdenciários

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - IPC. Principais procedimentos Perícia Médica e Benefícios Previdenciários INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - IPC Principais procedimentos Perícia Médica e Benefícios Previdenciários APRESENTAÇÃO DE ATESTADO À CHEFIA IMEDIATA As licenças

Leia mais

Direitos sociais da pessoa com câncer. Orientações aos pacientes

Direitos sociais da pessoa com câncer. Orientações aos pacientes Direitos sociais da pessoa com câncer Orientações aos pacientes 2009 Ministério da Saúde. É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte. Tiragem: 21.000 exemplares Criação,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Deve-se redigir ação declaratória, cumulada com ação de repetição de indébito, endereçada à justiça federal. Fundamento de mérito: art. 6.º, inciso XIV, da Lei n.º 7.713/1988, com a redação

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE GOV. VALADARES Departamento de Benefícios

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE GOV. VALADARES Departamento de Benefícios DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS DO SERVIDOR PÚBLICO O RPPS é estabelecido por lei elaborada em cada um dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, e se destina exclusivamente aos servidores públicos titulares

Leia mais

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV Universidade Estadual de Feira de Santana Autorizada pelo Decreto Federal n.º 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial n.º 874/86 de 19/12/86 INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CONDIÇÕES DE SAQUE PARA FGTS

CONDIÇÕES DE SAQUE PARA FGTS CONDIÇÕES DE SAQUE PARA FGTS O trabalhador pode sacar os recursos de sua conta vinculada nas situações abaixo. Veja como comprovar para ter direito ao saque: DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA Documento de identificação

Leia mais

Análise Social para redução de mensalidade 2015

Análise Social para redução de mensalidade 2015 Análise Social para redução de mensalidade 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Das disposições preliminares 1.1 As bolsas de estudo serão concedidas a alunos selecionados pela Comissão de Bolsas. 1.2 A seleção

Leia mais

III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR

III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR III - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DO GRUPO FAMILIAR Art. 19 Na entrevista com a Assistente Social devem ser apresentados os documentos do grupo familiar no qual o candidato encontra-se inserido, incluindo

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 2 º Semestre 2013

LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 2 º Semestre 2013 LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 2 º Semestre 2013 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Os candidatos pré-selecionados deverão entregar cópia simples dos documentos adiante solicitados de todos aqueles que compõem a família.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 199 DE 25 DE AGOSTO DE 2006

RESOLUÇÃO Nº 199 DE 25 DE AGOSTO DE 2006 RESOLUÇÃO Nº 199 DE 25 DE AGOSTO DE 2006 Estabelece critérios para registro ou a regularização da numeração dos motores dos veículos registrados ou a serem registrados no País. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

1. No item 4, Das inscrições, ONDE SE LÊ:

1. No item 4, Das inscrições, ONDE SE LÊ: O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ e o SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, nos termos estabelecidos no subitem 16.31, torna pública a seguinte retificação ao Edital supracitado,

Leia mais

SEGURO-DESEMPREGO - EMPREGADO DOMÉSTICO - Considerações

SEGURO-DESEMPREGO - EMPREGADO DOMÉSTICO - Considerações SEGURO-DESEMPREGO - EMPREGADO DOMÉSTICO - Considerações Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 26/10/2012. Sumário: 1 - Introdução 2 - Seguro-Desemprego 3 - Finalidade 4 - Requisitos 4.1

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2015/2

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2015/2 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 Fone:

Leia mais

PORTARIA Nº 025/2009. CONSIDERANDO o elevado volume de perícias judiciais realizadas mensalmente no Jef de Santo André,

PORTARIA Nº 025/2009. CONSIDERANDO o elevado volume de perícias judiciais realizadas mensalmente no Jef de Santo André, PODER JUDICIÁRIO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL DE SANTO ANDRÉ 26ª Subseção da Seção Judiciária do Estado de São Paulo Av. Pereira Barreto, nº 1.299, Paraíso Santo André SP CEP 09190-610 PORTARIA Nº 025/2009

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS NA CPSA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DO SEU GRUPO FAMILIAR

ANEXO I DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS NA CPSA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DO SEU GRUPO FAMILIAR ANEXO I DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS NA CPSA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DO SEU GRUPO FAMILIAR - Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação;

Leia mais

Documentação necessária

Documentação necessária Documentação necessária OBS.: Devem ser apresentadas pelo candidato na fase de comprovação de informações: cópias dos documentos e originais para conferência. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL. Data de Nascimento: / / Idade: anos Sexo: Masculino Feminino. Responsável Legal: CPF:

SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL. Data de Nascimento: / / Idade: anos Sexo: Masculino Feminino. Responsável Legal: CPF: SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL Protocolo de Solicitação: Beneficiário: Data de Nascimento: / / Idade: anos Sexo: Masculino Feminino Ensino: Infantil Nível: Médio: Ano Fundamental Ano Profissionalizante: Ano

Leia mais

NA-4015.R-0 - NORMA PARA CONCESSÃO DO VALE-TRANSPORTE

NA-4015.R-0 - NORMA PARA CONCESSÃO DO VALE-TRANSPORTE NA-4015.R-0 - NORMA PARA CONCESSÃO DO VALE-TRANSPORTE 1. OBJETIVO Estabelecer as condições para a concessão do vale-transporte em cumprimento da Lei nº 7418, de dezembro de 1985, alterada pela Lei nº 7619,

Leia mais

INFORMATIVO PREVIQUAM.

INFORMATIVO PREVIQUAM. INFORMATIVO PREVIQUAM. INSTITUIDO PELA LEI Nº. 480 DE 24/03/1994 O QUE É PREVIQUAM? É uma autarquia com personalidade jurídica própria que destina-se a assegurar aos Servidores públicos Municipais de São

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE No ato de entrega dos documentos o candidato deve apresentar os originais e as cópias para conferência. 1.Documentos Diversos a) Cópia de documento de identificação (ou certidão de nascimento, quando menor

Leia mais

ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE MARÇO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 11/2015

ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE MARÇO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 11/2015 ANO XXVI - 2015 2ª SEMANA DE MARÇO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 11/2015 IPI ISENÇÃO DE IPI E IOF PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA GENERALIDADES... Pág. 87 ICMS MG REMESSA PARA MANUTENÇÃO E CONSERTO

Leia mais

I SERVIÇOS RELATIVOS A VEÍCULOS

I SERVIÇOS RELATIVOS A VEÍCULOS RELAÇÃO DE SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PELO DETRAN NO ESPAÇO DA CIDADANIA DE TERESINA I SERVIÇOS RELATIVOS A VEÍCULOS 1 VISTORIA 2. Certificado de Registro de Veículo - CRV e/ou Certificado de Registro de

Leia mais

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2 Guia de Declaração de IRPF 2011 Ano-calendário 2010 Previdência IR 2010 Prev e Cp_v2 Quem é obrigado a declarar? Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA)

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Será concedida a Bolsa Filantrópica com base nos critérios básicos consignados nos

Leia mais

SEGURO-DESEMPREGO - NOVOS VALORES - MARÇO/2011. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 09/03/2011.

SEGURO-DESEMPREGO - NOVOS VALORES - MARÇO/2011. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 09/03/2011. SEGURO-DESEMPREGO - NOVOS VALORES - MARÇO/2011 Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 09/03/2011. Sumário: 1 - Introdução 2 - Requisitos 3 - Comprovação 4 - Parcelas 4.1 - Parcelas Adicionais

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O REGISTRO NO FRETAMENTO RODOVIÁRIO INTERMUNICIPAL DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS (Decreto n.º 29.912, de 12/05/89, alterado pelos Decretos nº. 31.105, de 27/12/89 e

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL - PGFN

PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL - PGFN PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL - PGFN PORTARIA N.º 3 DE 22 /11 /2005 Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE DADOS DO CANDIDATO, DO FIADOR E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE DADOS DO CANDIDATO, DO FIADOR E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR. RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE DADOS DO CANDIDATO, DO FIADOR E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR. Documentos de Identificação: - Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, no prazo

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA DO AMAZONAS

SECRETARIA DA FAZENDA DO AMAZONAS ORIENTAÇÕES PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE ISENÇÃO DE ICMS NA AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS NOVOS POR TAXISTAS E PESSOAS COM DEFICI- ÊNCIA. Setor Competente: Gerência de Regimes Especiais GERE, do Departamento de

Leia mais

COMPROVANTE DE RENDIMENTOS PAGOS E DE RETENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA NA FONTE

COMPROVANTE DE RENDIMENTOS PAGOS E DE RETENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA NA FONTE COMPROVANTE DE RENDIMENTOS PAGOS E DE RETENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA NA FONTE Ano Calendário/ 2010 Quer entender um pouco mais sobre este documento? Conheça as informações que devem constar em cada quadro

Leia mais

D O N D O M Ê N I C O

D O N D O M Ê N I C O FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO. REGULAMENTO PARA CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS 2014-1 Art. 1º - Fica instituído o Regulamento para concessão de bolsas de estudo aos alunos da Don

Leia mais

PORTARIA Nº 68, DE 13 DE MARÇO DE 2012 RESOLVE:

PORTARIA Nº 68, DE 13 DE MARÇO DE 2012 RESOLVE: PORTARIA Nº 68, DE 13 DE MARÇO DE 2012 RESOLVE: O PRESIDENTE DA AGÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, TRANSPORTES E MOBILIDADE, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Complementar n 183, de 19

Leia mais

INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1

INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1 INSCRIÇÃO PARA FIES 2015/1 ADMINISTRAÇÃO ENFERMAGEM ENGENHARIA CIVIL A inscrição para adquirir o FIES 2015/1 para os cursos de Administração, Enfermagem e Engenharia Civil será feita exclusivamente pelo

Leia mais

OBS.: Devem ser apresentadas pelo candidato na fase de comprovação de informações: cópias dos documentos e originais para conferência.

OBS.: Devem ser apresentadas pelo candidato na fase de comprovação de informações: cópias dos documentos e originais para conferência. ATENÇÃO: Apresentar a documentação na Central de Atendimento - UNICURITIBA, na rua Chile, 1.678, Bairro Rebouças em Curitiba, das 8 às 21 horas. Documentação necessária OBS.: Devem ser apresentadas pelo

Leia mais

APRENDENDO OS CAMINHOS DA PERÍCIA MÉDICA NO INSS E OS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

APRENDENDO OS CAMINHOS DA PERÍCIA MÉDICA NO INSS E OS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE APRENDENDO OS CAMINHOS DA PERÍCIA MÉDICA NO INSS E OS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL Definição de Seguridade Social É um conjunto de ações destinado

Leia mais

DIREITOS DOS PACIENTES COM CÂNCER. Palestra CION/2014

DIREITOS DOS PACIENTES COM CÂNCER. Palestra CION/2014 DIREITOS DOS PACIENTES COM CÂNCER Palestra CION/2014 nagilasauaia@hotmail.com FGTS a) direito de levantar FGTS: 1) trabalhador com neoplasia maligna (câncer) e 2) qualquer trabalhador que tenha dependente

Leia mais

Passo a passo Aditamento a contrato de financiamento/empréstimo pessoal cessão de direitos e obrigações.

Passo a passo Aditamento a contrato de financiamento/empréstimo pessoal cessão de direitos e obrigações. Passo a passo Aditamento a contrato de financiamento/empréstimo pessoal cessão de direitos e obrigações. Para dar início ao processo de transferência do contrato primeiramente é necessário preencher a

Leia mais

ANEXO II Programa Mais Professores FUSVE-USS 2016 Documentos Necessários para Requerimento de Bolsa de Estudos

ANEXO II Programa Mais Professores FUSVE-USS 2016 Documentos Necessários para Requerimento de Bolsa de Estudos ANEXO II Programa Mais Professores FUSVE-USS 2016 Documentos Necessários para Requerimento de Bolsa de Estudos Os estudantes ou responsáveis legais obrigam-se a efetuar a entrega dos seguintes documentos

Leia mais

Solicitando o Cartão BNDES no Portal de Operações do BNDES

Solicitando o Cartão BNDES no Portal de Operações do BNDES SOLICITANDO O CARTO BNDES NO PORTAL DE OPERAÇÕES DO BNDES CARTO Solicitando o Cartão BNDES no Portal de Operações do BNDES - Cartão BNDES Formatados: Marcadores e numeração C:\BNDES - SOLICITACAO DE CARTAO.doc

Leia mais

Renovação - ProUni - para o 1º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Renovação - ProUni - para o 1º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 1º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 1º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 1º semestre

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex D E P A COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex D E P A COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex D E P A COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 01 / 2015 PARA ISENÇÃO DA QUOTA MENSAL ESCOLAR PARA ALUNOS CARENTES O Comandante e Diretor de Ensino

Leia mais

Informações sobre Aposentadoria

Informações sobre Aposentadoria MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Subsecretaria-Geral do Serviço Exterior Departamento do Serviço Exterior Informações sobre Aposentadoria Departamento do Serviço Exterior Divisão de Pagamentos Esplanada

Leia mais

Passo 1: Entre em contato no numero abaixo em nossa Central Itaú Seguros para registrar a retirada do KIT de sinistro;

Passo 1: Entre em contato no numero abaixo em nossa Central Itaú Seguros para registrar a retirada do KIT de sinistro; Prezado Beneficiário, Para melhor apoiá-lo neste momento, encaminhamos abaixo todos os formulários e documentos necessários, bem como a orientação de como realizar o envio desses documentos. Procedimentos

Leia mais

ORIENTAÇÕES. - Serão exigidos os mesmos documentos para as duas modalidades: BOLSA PERMANÊNCIA E RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA.

ORIENTAÇÕES. - Serão exigidos os mesmos documentos para as duas modalidades: BOLSA PERMANÊNCIA E RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA. ORIENTAÇÕES - Serão exigidos os mesmos documentos para as duas modalidades: BOLSA PERMANÊNCIA E RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA. - A inscrição será on line no endereço www.pae.univasf.edu.br através do preenchimento

Leia mais

O SEU PROCESSODE SINISTROS

O SEU PROCESSODE SINISTROS O SEU PROCESSODE SINISTROS O SEU PROCESSO 1. Abertura 1.1. Entre em contato com a seguradora para realizar a abertura do sinistro (portando DOCUMENTO DO VEÍCULO + CNH) ou se preferir ligue para a gente

Leia mais

ATENÇÃO: 1º e 2 CHAMADA E LISTA DE ESPERA PROUNI 1º/2016. Conforme edital do PROUNI, as inscrições ocorrerão da seguinte forma:

ATENÇÃO: 1º e 2 CHAMADA E LISTA DE ESPERA PROUNI 1º/2016. Conforme edital do PROUNI, as inscrições ocorrerão da seguinte forma: ATENÇÃO: 1º e 2 CHAMADA E LISTA DE ESPERA PROUNI 1º/2016. Conforme edital do PROUNI, as inscrições ocorrerão da seguinte forma: As inscrições para as bolsas da 1º e 2º chamada e lista de espera do Prouni

Leia mais

EDITAL Nº 052/2011-GRE

EDITAL Nº 052/2011-GRE GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 052/2011-GRE CONVOCA CANDIDATO APROVADO NO 1º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/ 2010, PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DA UNIOESTE, POR PRAZO DETERMINA- DO, EM REGIME ESPECIAL,

Leia mais

O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples ou originais de todo o grupo familiar os documentos abaixo:

O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples ou originais de todo o grupo familiar os documentos abaixo: LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PROUNI - 1º SEMESTRE 2015

PROCESSO SELETIVO PROUNI - 1º SEMESTRE 2015 PROCESSO SELETIVO PROUNI - 1º SEMESTRE 2015 O candidato deve providenciar a lista de documentos abaixo e fazer a entrega na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), no dia e horário agendados. Deve ser

Leia mais

ANUIDADE DE 2011 CONCESSÃO DE REDUÇÃO DE ANUIDADE PARA PESSOA FÍSICA (RESOLUÇÃO CRC SP Nº 1071/2010)

ANUIDADE DE 2011 CONCESSÃO DE REDUÇÃO DE ANUIDADE PARA PESSOA FÍSICA (RESOLUÇÃO CRC SP Nº 1071/2010) ANUIDADE DE 2011 CONCESSÃO DE REDUÇÃO DE ANUIDADE PARA PESSOA FÍSICA (RESOLUÇÃO CRC SP Nº 1071/2010) Poderá solicitar desconto de 30% (trinta por cento) ou 20% (vinte por cento) sobre o valor da anuidade

Leia mais