CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL"

Transcrição

1 CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL Área Temática: Educação: Educação Responsável pelo trabalho: Elmano Pontes Cavalcanti Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Elmano Pontes Cavalcanti 1 ; Elmano Ramalho Cavalcanti 2 ; Manoela Costa Policarpo 3 RESUMO Grande parte dos alunos do último ano do ensino médio não recebe conhecimentos necessários sobre as profissões e muito menos sobre os cursos superiores. Uma das consequências dessa lacuna é a evasão no ensino superior, o que resulta em prejuízo para os alunos, para as suas famílias e para as instituições de ensino. Diante desse problema surgiu o projeto Promoção da Profissão e do Curso de Administração da UFCG. O objetivo foi proporcionar conhecimentos sobre a profissão e sobre o Curso e de Administração da UFCG aos alunos do último ano do ensino médio, proporcionando os fundamentos necessários para uma escolha consciente no ato da escolha por um curso superior. A ação de extensão teve como atividades a realização de palestras, exposições, demonstrações, debates e outros eventos sobre a profissão e o Curso de Administração da UFCG. Foram beneficiados um total de 616 alunos de nove colégios. Entre as principais conclusões, a grande maioria classificou as atividades entre boa e excelente, foram várias as manifestações de elogio. Na medida em que foi prestado um relevante serviço para a comunidade, as atividades deste trabalho exerceram um importante papel social. PALAVRAS-CHAVE: Escolha profissional, Ensino médio, Vestibular INTRODUÇÃO A ausência de iniciativas para levar conhecimentos necessários sobre as profissões e os cursos superiores aos alunos do ensino médio contribui para a evasão no ensino superior, isso é o que afirmam Biazus (2004), Xenos (2002), Brasil (1996), Andriola (2003), Pacheco (2008) e Gomes (1998). 1 Prof. Dr. da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Coordenador do Projeto, Universidade Federal de Campina Grande 2 Prof. Dr. do Instituto Federal de Pernambuco, IFPE. 3 Aluna bolsista do PET Administração e do Curso Administração da Universidade Federal de Campina Grande.

2 Problemas como esse da evasão requerem providências pois resulta em prejuízo para os alunos, para as suas famílias e para as instituições de ensino, ou seja, é um problema de graves repercussões sociais. Segundo depoimento de dirigentes dos colégios do segundo grau de Campina Grande, afora raríssimas exceções, as Instituições de Ensino Superior são omissas quanto a esse tipo de iniciativa e os contatos que existem, na maioria das vezes, são resultantes de suas próprias iniciativas. Eles complementam afirmando que empreendem muitos esforços e a percepção que fica é que os professores das instituições de ensino agem como se estivessem fazendo um favor, o que termina resultando em uma situação muito desgastante. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a profissão e sobre o Curso e de Administração da UFCG aos alunos do último ano do ensino médio, proporcionando os fundamentos necessários para uma escolha consciente no ato da opção por um curso superior. Além de extensão, essas atividades ainda foram um pouco de ensino e de pesquisa, na medida em que: proporcionaram os conhecimentos aos alunos do segundo grau; proporcionaram atividades prévias entre os alunos membros do projeto; e proporcionaram o desenvolvimento de questionários com a posterior coleta, processamento e análises. A relevância deste trabalho é consequência de constatações de vários trabalhos, como os citados acima, que verificaram a falta de conhecimento profissional como um dos motivos que contribuem para o grave problema da evasão. Portanto, como pretendeu suprir essa lacuna, esse projeto de extensão se justificou na medida em que levou o conhecimento sobre a profissão e o Curso de Administração para os alunos do ensino médio. MATERIAL E METODOLOGIA Esta ação foi operacionalizada através de dois focos de atuação: um externo e outro interno. O foco externo envolveu a sua atuação como extensão propriamente dita. O foco interno envolveu a atuação como ensino e experiência como pesquisa aos alunos participantes do PET Administração. Como foco de atuação externo, essa iniciativa foi operacionalizada através de um conjunto de atividades: realização de palestras, demonstrações, depoimentos e espaço para diálogos sobre a profissão e o Curso de Administração. Considerando que essas atividades estão sendo sistematicamente desenvolvidas há seis anos, o primeiro passo foi a revisão de todo o material a ser utilizado nas atividades.

3 Logo em seguida foram iniciados os contatos com os colégios. No primeiro momento foram explicados detalhes do projeto e da sua operacionalização, tendo como preocupação sensibilizar os dirigentes dos colégios para a realização das atividades e, dentro do possível já iniciar o processo de visita e agendamento. Durante a realização dos eventos nos colégios, foram utilizados recursos audiovisual e sempre foi incentivado a participação dos presentes no sentido de questionamentos. Todo o material utilizado foi gravado em CD e entregue aos alunos e a biblioteca de cada colégio. Foi incentivada a prática da cópia dos CDs entre os alunos. Como forma de divulgar, estimular os alunos e incentivar a participação de novos colégios e de novos alunos, as explicações dessas atividades foram expostas em web site. Como foco de atuação interno, os alunos foram estimulados a refletir sobre possibilidades de aperfeiçoar os métodos utilizados como forma de maximizar os resultados sociais, as repercussões e também sobre outros problemas de extensão que possibilitem alcance social efetivo. Dessa forma, foram beneficiados os alunos de nove colégios do segundo grau, sendo sete públicos e dois privados. A exceção de apenas um, todos os demais colégios não tinham nenhuma iniciativa relacionada com os propósitos deste trabalho e com isso, ficam na total dependência de iniciativas externas como essas. Talvez por isso, a receptividade, tanto dos dirigentes, quanto dos alunos desses colégios foi a melhor possível, sempre incentivando a continuidade dessas atividades. Foi possível verificar o interesse e entusiasmo dos dirigentes, professores e alunos dos colégios elegidos, assim como entre outros alunos do Curso de Administração, desejosos em levar as atividades deste projeto para suas cidades. As atividades desse projeto foram avaliadas das seguintes formas: foram aplicados questionários após cada evento no qual os alunos participantes tiveram a oportunidade de avaliar e expor as suas opiniões. No total foram beneficiados 616 alunos, destes, 595 responderam os questionários de avaliação. RESULTADOS E DISCUSSÕES Entre os resultados obtidos, 91,9% dos respondentes classificaram entre boa e excelente as atividades realizadas. O participantes foram bastante receptivos, e em muitos questionários expressaram elogios referentes as atividades e ao impacto destas nas suas escolhas pessoais.

4 Entre os comentários espontâneos verificados, alguns alunos participantes assim se manifestaram Ótima, apresentação e um bom diálogo, Foi muito boas as atividades, deu para entender claramente como é o curso de administração, Bem, antes da palestra já tinha me decidido pelo curso de administração e agora me interessei mais ainda, e o fato de ter a área de matemática isso não me intimida já que gosto de calcular, Ótima apresentação, bem, explicativa e que envolve muitas outras áreas de administração. Esses resultados sugerem que os objetivos foram alcançados de forma plena. Uma outra particularidade interessante e que costuma acontecer entre os alunos graduados em outros cursos após algum tempo no exercício profissional, é a procura por especialização em administração. Isso foi explorado nessas atividades e ao que parece essa mensagem foi muito bem assimilada pelos participantes. Um dos alunos participantes assim se expressou Eu acho que o curso de administração é essencial para outras áreas de formação. Cursinho Pré-Vestibular EEEFM Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova. A relevância e a carência de atividades como a desse projeto pode servir como exemplo para iniciativas em outros cursos. Isso pode ser evidenciado em comentários como esse de um dos alunos participantes Muito massa, chama a galera do curso de desenho industrial, pois tenho dúvida sobre o curso.

5 Dessa forma, pode-se afirmar que os resultados esperados foram alcançados. Vale ressaltar os dois grandes benefícios que foram proporcionados por essas atividades: um deles para os alunos do ensino médio (foco externo), em que estes tiveram maiores esclarecimentos e informações acerca de uma possível carreira que possam optar; o outro benefício foi para a graduação (foco interno), que necessita de atividades como esta que visa o combate à evasão, pois os novos ingressantes chegam à IES com maiores conhecimentos sobre o curso e isso pode contribuir com o problema da evasão. CONCLUSÃO O projeto foi concebido de forma a proporcionar a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, o que resultou em uma rica experiência para complementar a formação acadêmica dos estudantes bolsistas e voluntários membros do projeto. Por outro lado, na medida em que prestou um relevante serviço para a comunidade, exerceu um importante papel social para esses jovens que serão o futuro da nação. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem o apoio recebido do MEC/SESu/DIFES. REFERÊNCIAS ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Evasão Discente na Universidade Federal do Ceará (UFC): proposta para identificar causas e implantar um Serviço de Orientação e Informação (SOI). In Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 40: , jul./dez BIAZUS, Cleber Augusto. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. Tese. (Doutorado em Engenharia de Produção UFSC). Florianópolis, BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Superior-SESu. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições do Ensino Superior Públicas. Relatório da Comissão Especial de Estudos sobre evasão nas universidades federais públicas brasileiras, ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC, GOMES, A.A. Evasão e evadidos: O discurso dos ex-alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciatura. Tese de Doutorado em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP, KOTLER, P.; FOX, K.F.A. Marketing Estratégico para Instituições Educacionais. São Paulo: Atlas, PACHECO, A.S.V.; et al. Evasão: Análise da Realidade do Curso de Graduação em Administração a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós Graduação em Administração. Conferência, Rio de Janeiro, XENOS, M.; PIERRAKEASA, C.; PINTELASB, P. A survey on student dropout rates and dropout causes concerning the students in the Course of Informatics of the Hellenic Open University. Computers & Education. v.39, p

CONTRIBUINDO PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL: ADMINISTRAÇÃO

CONTRIBUINDO PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL: ADMINISTRAÇÃO CONTRIBUINDO PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL: ADMINISTRAÇÃO Área temática: Educação Elmano Pontes CAVALCANTI¹; Francisco das Chagas MEDEIROS NETO¹; Glauber Cesar Pereira RAMOS¹; Lucca Paccioli de Alcântara

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (ISBN N. 978-85-98092-14-0) Eixo Temático: (E4 - Formação de professores) UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO Vinicius dos Santos Oliveira

Leia mais

Resultados Avaliação Institucional Faculdade da Indústria IEL São José dos Pinhais São José dos Pinhais Junho de 2017

Resultados Avaliação Institucional Faculdade da Indústria IEL São José dos Pinhais São José dos Pinhais Junho de 2017 Resultados Avaliação Institucional 2017-1 Faculdade da Indústria IEL São José dos Pinhais São José dos Pinhais Junho de 2017 Participação dos alunos Ano / semestre Total de Alunos Nº de respondentes %

Leia mais

APRENDENDO PROGRAMAÇÃO COM BATALHAS DE ROBÔS. Instituto Federal Catarinense, Blumenau/SC

APRENDENDO PROGRAMAÇÃO COM BATALHAS DE ROBÔS. Instituto Federal Catarinense, Blumenau/SC APRENDENDO PROGRAMAÇÃO COM BATALHAS DE ROBÔS Braga, Paulo André de Melo 1 ; Bueno, Mateus Moraes 2 ; Stumm Júnior, Valdir 1 Instituto Federal Catarinense, Blumenau/SC INTRODUÇÃO Cursos da área de informática,

Leia mais

Júlio de Mesquita Filho

Júlio de Mesquita Filho Júlio de Mesquita Filho Distribuição Geográfica da UNESP no Estado de São Paulo 23 cidades 33 Faculdades e Institutos 03 Colégios Técnicos com (10 cursos) Cursos e recursos humanos Cursos: 123 Cursos 169

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017

A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017 A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO O USO DE SOFTWARE LIVRE PELOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO Ana Paula L. S. DIAS 1 ; Débora Cristina F. C. NEVES¹; Caroline F. C. SANTOS 2 ; Katia A. CAMPOS 2 ; Luciano P. CARVALHO²

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 04/01/2018 Título O projeto foi executado? Avaliação do Coordenador Expectativa

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. EDITAL Nº 04/PIBID-UFSC/2012, de 14 de setembro de 2012

Pró-Reitoria de Graduação. EDITAL Nº 04/PIBID-UFSC/2012, de 14 de setembro de 2012 EDITAL Nº 04/PIBID-UFSC/2012, de 14 de setembro de 2012 O Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE)

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) Faculdade de Balsas PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) (Aprovado pela Resolução COP 04/2010 de 15 de setembro de 2010) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas MA 2010 PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - SALVADOR Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2017 CAMPUS CACHOEIRA DO SUL AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2017 CAMPUS CACHOEIRA DO SUL AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2017 CAMPUS CACHOEIRA DO SUL AÇÕES DE PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Gerais 1.1; 1.2; Gerais 1.1; 1.2; Divulgação dos resultados das avaliações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) EDITAL n. 3/2016 PARA SELEÇÃO DE TUTOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) EDITAL n. 3/2016 PARA SELEÇÃO DE TUTOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) EDITAL n. 3/2016 PARA SELEÇÃO DE TUTOR A PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS torna público

Leia mais

O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA

O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA KINALSKI JÚNIOR, V. 1 ; TESTA, M. J. 2 ; NASCIMENTO, T. B. 3 ; ANDRADE NETO, M. A. 4 RESUMO Este

Leia mais

LEVANTAMENTO SOBRE A SITUAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE JOINVILLE

LEVANTAMENTO SOBRE A SITUAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE JOINVILLE LEVANTAMENTO SOBRE A SITUAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE JOINVILLE Edson Santos Silva Thais Butkus Departamento de Ciências Exatas FEJ UDESC Joinville SC Introdução Em quase todos

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Santa Catarina no município: FLORIANOPOLIS SUMÁRIO

Leia mais

Edital 002/2012 PROGRAD/COPAC Seleção de alunos para bolsas de iniciação à docência Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID

Edital 002/2012 PROGRAD/COPAC Seleção de alunos para bolsas de iniciação à docência Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Edital 002/2012 PROGRAD/COPAC Seleção de alunos para bolsas de iniciação à docência Programa

Leia mais

PROENZEM: PROGRAMA DE INTERAÇÃO DAS ENGENHARIAS E ZOOTECNIA COM O ENSINO MÉDIO

PROENZEM: PROGRAMA DE INTERAÇÃO DAS ENGENHARIAS E ZOOTECNIA COM O ENSINO MÉDIO 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROENZEM: PROGRAMA DE INTERAÇÃO DAS ENGENHARIAS

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

Indicadores Hoper de Evasão (IHE) e Indicadores Hoper de Migração de Alunos (IHM) 27 Abr 2016

Indicadores Hoper de Evasão (IHE) e Indicadores Hoper de Migração de Alunos (IHM) 27 Abr 2016 Indicadores Hoper de Evasão (IHE) e Indicadores Hoper de Migração de Alunos (IHM) 27 Abr 2016 3 WEBINAR GRATUITO Indicadores Hoper de Evasão e Migração de Alunos Ferramentas para ampliar o conhecimento

Leia mais

XII Dia da Graduação da FE Ilha Solteira 2018

XII Dia da Graduação da FE Ilha Solteira 2018 Relatório Final do Evento O evento XII Dia da Graduação 2018 da Unesp Ilha Solteira foi realizado na Faculdade de Engenharia no dia 16 de maio de 2018 com a presença de aproximadamente 200 alunos e cerca

Leia mais

Informação para Relatório da Qualidade do Serviço de Empréstimo Interbibliotecas (EIB): 2018

Informação para Relatório da Qualidade do Serviço de Empréstimo Interbibliotecas (EIB): 2018 Índice 1. Caracterização dos respondentes... 3 1.1 Tipo de utilizador... 3 1.2 Género... 3 1.3 Grau académico (Estudante)... 4 1.3 Curso frequentado (Estudante)... 4 1.4 Departamento de proveniência (Docente)...

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FLORIANÓPOLIS O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação

Leia mais

EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 029/2015 SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DA ACOLHIDA CIDADÃ/ SOLIDÁRIA FURG ª EDIÇÃO

EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 029/2015 SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DA ACOLHIDA CIDADÃ/ SOLIDÁRIA FURG ª EDIÇÃO EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 029/2015 SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DA ACOLHIDA CIDADÃ/ SOLIDÁRIA FURG 2015 6ª EDIÇÃO 1. DA REALIZAÇÃO O Edital do Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã/ Solidária FURG

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade do Extremo Sul Catarinense no município: CRICIUMA SUMÁRIO

Leia mais

GRÁFICO 1: Estrutura geral e local de realização do I Seminário Temático de Planejamento Estratégico FONTE: CT&D/CPE/CPE

GRÁFICO 1: Estrutura geral e local de realização do I Seminário Temático de Planejamento Estratégico FONTE: CT&D/CPE/CPE GRÁFICO 1: Estrutura geral e local de realização do I Seminário Temático de Planejamento Estratégico FONTE: CT&D/CPE/CPE 1. Em adequação do auditório ao número de participantes 95% dos avaliadores consideraram

Leia mais

ANÁLISE DA EVASÃO NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

ANÁLISE DA EVASÃO NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ANÁLISE DA EVASÃO NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Giovana Akemi Saiki BARBOSA * 1, Ana Carolina Müller CONTI 2, Ana Cláudia Gomes Rodrigues NEIVA 3, Wekisley dos Santos SANTANA

Leia mais

EDITAL Nº 06/PIBID-UFSC/2012, de 21 de setembro de 2012

EDITAL Nº 06/PIBID-UFSC/2012, de 21 de setembro de 2012 EDITAL Nº 06/PIBID-UFSC/2012, de 21 de setembro de 2012 O Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso

Leia mais

SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma

SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma Local: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias Auditório do Departamento de Zootecnia e Bloco 860 Campus do Pici

Leia mais

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 10ª Avaliação On

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - LAGES Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: MAPEAMENTO DO MERCADO DE FORMAÇÃO DE HISTORIADORES

EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: MAPEAMENTO DO MERCADO DE FORMAÇÃO DE HISTORIADORES EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA: MAPEAMENTO DO MERCADO DE FORMAÇÃO DE HISTORIADORES NOME DO ALUNO: KAMILLA FRANSOZI LIBERATO DE SOUSA ORIENTADOR: NORMA LUCIA DA SILVA/ BRAZ BATISTA

Leia mais

EDITAL Nº 11/PIBID-UFSC/2012, de 22 de outubro de 2012

EDITAL Nº 11/PIBID-UFSC/2012, de 22 de outubro de 2012 EDITAL Nº 11/PIBID-UFSC/2012, de 22 de outubro de 2012 O Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de

Leia mais

a) Número de respondentes

a) Número de respondentes FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA FATEC-PR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ALUNOS AVALIAM COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL, EXTENSÃO E INFRAESTRUTURA. Datas da pesquisa:

Leia mais

EDITAL Nº 25/PIBID-UFSC/2009, de 30 de agosto de 2013

EDITAL Nº 25/PIBID-UFSC/2009, de 30 de agosto de 2013 EDITAL Nº 25/PIBID-UFSC/2009, de 30 de agosto de 2013 O Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de

Leia mais

RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE

RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE RELATÓRIO DA CPA AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE CNEC BENTO Rua Arlindo Franklin Barbosa, 460 Bairro São Roque CEP 95.700-000 BENTO GONÇALVES COMPONENTES DA CPA Prof. JORGE THUMS - Presidente Profa. CRISLAINE

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

Projeto Biblioteca em Ação, IFPI/Piripiri: avaliação de resultados 1

Projeto Biblioteca em Ação, IFPI/Piripiri: avaliação de resultados 1 Projeto Biblioteca em Ação, IFPI/Piripiri: avaliação de resultados 1 Denise de Paula Veras Aquino ² 1 Projeto aplicado no IFPI/Campus Piripiri, em novembro de 2011 2 Bibliotecária do Instituto Federal

Leia mais

Experiências com as TICs

Experiências com as TICs Francisco Kelsen de Oliveira Organizador Experiências com as TICs Antônia Sandra de Lima Soares Francisca Edna de Oliveira Francisco Kelsen de Oliveira José Rogério Santana Kélvya Freitas Abreu Maria Gilvanise

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Relatório de Atividades - 2014 Apresentação: O Relatório Anual do Programa Profissões na ESALQ apresenta informações sobre as ações desenvolvidas em 2014, bem como propostas para aprimorar e inovar o desempenho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CATALÃO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

PERCEPÇÕES E SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA BIOQUÍMICA

PERCEPÇÕES E SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA BIOQUÍMICA PERCEPÇÕES E SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA BIOQUÍMICA Letícia de Sousa Eduardo (1) ; Paloma Cardozo Gurgel (1) ; Francisca Jocilânia Dantas de Sousa

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - PORTO VELHO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Edital nº 166/2018 PROEN

Edital nº 166/2018 PROEN Edital nº 166/2018 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Ciências Sociais A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017

A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017 A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

EDITAL 04/ PET EMB / UFSC / 2017

EDITAL 04/ PET EMB / UFSC / 2017 EDITAL 04/ PET EMB / UFSC / 2017 O Centro Tecnológico de Joinville - CTJ da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, declara aberta as inscrições ao Processo de Seleção para ingresso no Programa

Leia mais

Resultado na ótica docente. Comissão Própria de Avaliação Fevereiro/2015

Resultado na ótica docente. Comissão Própria de Avaliação Fevereiro/2015 Resultado na ótica docente Comissão Própria de Avaliação Fevereiro/2015 Metodologia PÚBLICO-ALVO: Docentes dos cursos de graduação da FAESA. METODOLOGIA DA PESQUISA: A metodologia utilizada por meio de

Leia mais

PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA GESTÃO DE MARKETING DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES

PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA GESTÃO DE MARKETING DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA GESTÃO DE MARKETING DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES Mariana Almeida Ferreira Lima; Alejandro Henrique Falcão; Erick Viana Da Silva Apresentação: Pôster Introdução

Leia mais

FEIRA DAS PROFISSÕES. Elaine Schevz GRH/Unimetro. 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

FEIRA DAS PROFISSÕES. Elaine Schevz GRH/Unimetro. 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária FEIRA DAS PROFISSÕES Elaine Schevz GRH/Unimetro 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Concepção O Programa Jovem Cidadão: Repensando a contribuição da empresa MBA-FIA 2012 Profissionais de diversas

Leia mais

a) Número de respondentes

a) Número de respondentes FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA FATEC-PR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ALUNOS AVALIAM COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL, EXTENSÃO E INFRAESTRUTURA. Datas da pesquisa:

Leia mais

Avaliação Coordenadores de Curso. Graduação Janeiro/2013

Avaliação Coordenadores de Curso. Graduação Janeiro/2013 Avaliação Coordenadores de Curso Graduação Janeiro/2013 FICHA TÉCNICA Período de aplicação da pesquisa De 26 de novembro a 15 de dezembro de 2012. Formato Pesquisa enviada por e-mail, utilizando o Software

Leia mais

O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNICENTRO EM 2015 E PALAVRAS-CHAVE: Evasão; Questionário; Licenciatura em Física.

O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNICENTRO EM 2015 E PALAVRAS-CHAVE: Evasão; Questionário; Licenciatura em Física. O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNICENTRO EM 2015 E 2016 Área Temática: Educação. Autores: Marcelo Henrique Penteado 1 (UNICENTRO), Diana Maria Navroksi Thomen 2 (UNICENTRO), Gabriele

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. APRESENTAÇÃO () A Faculdade de Balsas tem como seu principal objetivo oferecer aos seus alunos, uma sólida base de conhecimentos, conceitos, posturas

Leia mais

Caio Eduardo Silva Amaral (1); Thiago Oliveira Rocha (1); Lara Meira da Silva (2); Edson Patrício Barreto de Almeida (4)

Caio Eduardo Silva Amaral (1); Thiago Oliveira Rocha (1); Lara Meira da Silva (2); Edson Patrício Barreto de Almeida (4) A INFLUÊNCIA DE QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS NA RETENÇÃO E EVASÃO DE ALUNOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA IFBA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA Caio Eduardo Silva Amaral (1); Thiago Oliveira

Leia mais

ENADE Relatório da IES. Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Relatório da IES. Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Faculdade de Nova Serrana no município: NOVA SERRANA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

Memorial para o processo seletivo do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação

Memorial para o processo seletivo do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Memorial para o processo seletivo do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Por: Marcelo Marques Pereira 0 Sumário: 1. A escolha

Leia mais

Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria

Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria José Agrício de Sousa Neto (Bolsista) André Sabino Santos Galvão Baptista (Bolsista) Cosme Rafael Martínez Salinas (Professor/orientador)

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Fundação Universidade Federal da Grande Dourados no município: DOURADOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: Descobrindo e aplicando matemática por meio do software GeoGebra 1.2 Câmpus de

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Palavras-chave: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Alimentos, Processo ensino-aprendizagem, investigação, avaliação.

Palavras-chave: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Alimentos, Processo ensino-aprendizagem, investigação, avaliação. AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO A ENGENHARIA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES Adriana M. Tonini atonini@unibh.br Centro

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Ficha de Avaliação do Programa

Ficha de Avaliação do Programa Período de : 2010 a 2012 Etapa: Trienal 2013 Área de : 1 - MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA IES: 41001010 - UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa: 41001010001P6 - MATEMÁTICA PURA

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 51 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 51 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 51 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2018. A Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, no uso de suas atribuições

Leia mais

COMUNICADO 003/2014 ASSUNTO: PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

COMUNICADO 003/2014 ASSUNTO: PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ASSUNTO: PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A Sociedade Educacional de Santa Catarina UNISOCIESC faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros

Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DEPTO DE CIÊNCIA DO SOLO E ENG. AGRÍCOLA Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros Prof. Dr. Adriel F. da Fonseca Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital nº 109/2016 PROEN

Edital nº 109/2016 PROEN Edital nº 109/2016 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Física A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei Nº 11.180,

Leia mais

a) Número de respondentes

a) Número de respondentes FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA FATEC-PR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO ALUNOS AVALIAM COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL, EXTENSÃO E INFRAESTRUTURA. Datas da pesquisa:

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Uma vez que se contemple a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Edital 011/2011 PROGRAD/COPAC Seleção de alunos para bolsas de iniciação à docência Programa

Leia mais

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS REMUNERADOS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS REMUNERADOS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS REMUNERADOS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTA Paula Reis de Miranda

Leia mais

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Liane Tarouco Barbara Ávila CINTED/UFRGS Alfabetização digital Alfabetização digital é hoje, no contexto da Sociedades da Informação, um

Leia mais

SÉTIMO RELATÓRIO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

SÉTIMO RELATÓRIO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS SÉTIMO RELATÓRIO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS Dados da Pesquisa de Opinião MARÇO 2016 Recepção Fraterna Período: 1º de janeiro a 29 de fevereiro de 2016 Universo: 26 respondentes 1) Você veio buscar

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA JUNTO COM O PIBID NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA MÉDIA TRADICIONAL

A MODELAGEM MATEMÁTICA JUNTO COM O PIBID NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA MÉDIA TRADICIONAL A MODELAGEM MATEMÁTICA JUNTO COM O PIBID NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA MÉDIA TRADICIONAL Adriano Alves de Araujo, Brendo Cruz Costa, Edileuza Amoras Pilletti Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS

FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - DOURADOS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - RIO DE JANEIRO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - OURO PRETO Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal do Rio Grande do Sul no município: PORTO ALEGRE SUMÁRIO

Leia mais

Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC

Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC Edital CLAA/UDESC 001/2016 Seleção de TUTOR(A) de Grupo PET/UDESC O Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) dos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal de Goiás no município: GOIANIA SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE BOAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE BOAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE BOAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS Último dia de envio: 31 de julho de 2017. E-mail: mario.olmos@udb.edu.sv INDICAÇÕES O propósito deste formulário é obter as informações necessárias

Leia mais

PRODUTO EDUCACIONAL (LIVRO LITERÁRIO, RÉGUA REFERENCIAL, JOGO DE CARTAS, JOGO DE DOMINÓ E SOFTWARE) E APORTE TEÓRICO AO PRODUTO EDUCACIONAL

PRODUTO EDUCACIONAL (LIVRO LITERÁRIO, RÉGUA REFERENCIAL, JOGO DE CARTAS, JOGO DE DOMINÓ E SOFTWARE) E APORTE TEÓRICO AO PRODUTO EDUCACIONAL PRODUTO EDUCACIONAL (LIVRO LITERÁRIO, RÉGUA REFERENCIAL, JOGO DE CARTAS, JOGO DE DOMINÓ E SOFTWARE) E APORTE TEÓRICO AO PRODUTO EDUCACIONAL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Aporte teórico Esse trabalho foi elaborado

Leia mais

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES

Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Relatório da IES Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Relatório da IES Universidade Federal da Bahia no município: SALVADOR SUMÁRIO Apresentação...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CUIABÁ Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - BRASILIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Edital nº 238/2017 PROEN

Edital nº 238/2017 PROEN Edital nº 238/2017 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Conexões de Saberes: Educação do Campo (Campus Bacabal) A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CASCAVEL Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BRASÍLIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e visa

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE EDITAL n. 41/ UNESC Dispõe sobre os critérios de seleção de estudantes de pós-graduação, dos Programas de Pós-graduação stricto sensu; para participar do Programa Observatório de Educação - OBEDUC. O Magnífico

Leia mais