PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE"

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE A Arteterapia resgata uma tradição milenar ao utilizar diversos recursos artísticos como uma forma harmônica de se conhecer, comunicar-se, relacionar-se e estar no mundo. Considerando as condições atuais de vida, com suas múltiplas exigências para inserção pessoal e profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente; e tendo em vista a necessidade de conciliar tais exigências com uma qualidade de vida cada vez melhor, a Arteterapia é uma forma de atuação profissional, criativa, prazerosa e auto-realizadora que acolhe, em suas múltiplas interfaces, não só a demanda social, como contempla a realização humana através da integração e harmonia dos aspectos físico, educacional, emocional e mental de todos os envolvidos.

2 ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE O que é a Pós-Graduação em Arteterapia e Criatividade? A Arteterapia visa entender o ser humano em sua totalidade, destacando-se por ser uma abordagem que atinge diversas faixas etárias e diversas realidades. Ela tem uma aplicabilidade abrangente, de fácil entendimento, com retorno arte terapêutico satisfatório em pouco tempo, inclusive no ambiente escolar. O Curso de Pós Graduação em Arteterapia apresenta caráter interdisciplinar no sentido de que o seu conteúdo programático oferecido por meio de todas as disciplinas, atividades complementares e práticas supervisionadas, está interligado num sentido transversal de ensino e aprendizagem. Além disso, por seu caráter múltiplo, abrange diversas teorias da arte, das terapias e da criatividade, de forma a preparar o especialista para o exercício de suas atividades de acordo com as exigências da contemporaneidade, mas sempre de acordo com o paradigma de educação inclusiva, baseada nos conceitos de valores humanos preconizados pela UNESCO.

3 ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE Objetivos Formar especialistas em investigação, planejamento, implantação e avaliação em Arteterapia, empregando técnicas integrativas nas interfaces, da educação, da saúde, da comunicação e do social. Fazer da arte o espaço fecundo e potencialmente capaz de desvelar e revigorar nossas potencialidades expressivas e criadoras, contribuindo assim para o autoconhecimento e uma autotransformação, possibilitando que essa mudança possa repercutir na formação e na prática docente. Fomentar a arte como objeto de conhecimento, buscando compreender a manifestação artística como um conhecimento científico, técnico, filosófico fundamental na constituição da identidade humana. Possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes através do processo criador. Fundamentar, reconhecer e identificar o processo terapêutico como um processo de transformação e intrapessoal interpessoal tendo a criatividade como mola propulsora. Propiciar a socialização de alunos, professores e funcionários de diferentes instituições de ensino, funcionários de se engajar de modo adequado ao grupo a que pertence e no qual desempenhará suas funções com maior compreensão do processo e, portanto, com mais competência. Embasar a atuação do Arteterapeuta em conhecimentos, sentimentos e habilidades que focalizem a realização plena do ser humano qualquer que seja o nível do desenvolvimento em que se encontre, permitindo que ele desenvolva nos vários contextos de atuação as capacidades de relação interpessoal, afetivas, motoras, estéticas, éticas tendo a arte como elemento desencadeador. Entender e conceber a arte como possibilidade real do despertar do sensível, do humano que, por meio do simbólico visa compreender a si próprio e o outro. Capacitar com instrumental teórico, prático, multidisciplinar e transdisciplinar, uma prática profilática e terapêutica centrada na arte, integrando as abordagens: escolar, cultural,clínica e social.

4 ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE Destina-se: Este curso é destinado a profissionais das áreas artísticas, educacionais, comunicação, sociais, médicas, psicológicas e áreas afins portadores de diplomas de graduação. Não há necessidade de habilidades artísticas por parte do aluno. A Pós graduação em Arteterapia promovido pelo Instituto Freedom em São Paulo, em parceria com a NAPE - NÚCLEO DE ARTE E EDUCAÇÃO e com a FAVI Faculdade Vicentina de Curitiba, segue as normas da AATESP. Comprove entrando no site da AATESP e clique em cursos - Bem como segue os parâmetros da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia) em relação ao conteúdo programático, carga horária, disciplinas obrigatórias, docentes arteterapeutas reconhecidos pelas Associações de Arteterapia do seu Estado, código de ética, etc.). Confira entrando no site da UBAAT e clicando em cursos. Este curso atende as normas do MEC e o certificado é emitido pela FAVI Faculdade Vicentina de Curitiba. Nosso diploma tem validade em todo território nacional como uma pós graduação, lato sensu, nível de especialização.confira A FAVI é Instituição de Ensino Superior credenciada legalmente pelo MEC Ministério da Educação, conforme Portaria nº 1765 de 1º/11/2006, publicado no Diário Oficial da União em 03/11/2006, obedecendo a todas as exigências legais, inclusive Resolução 01/2001 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação), publicada no D.O.U. em 9 de abril de A FAVI tem sede à Avenida Jaime Reis, 571-A, Curitiba, Paraná. A Faculdade Vicentina é reconhecida pela sua retidão e qualidade de ensino. É necessário que o aluno atenda às condições mínimas exigidas pelo MEC de nota e frequência, bem como às solicitações advindas por parte da coordenação. Com o certificado da pós graduação lato sensu nível de especialização em Arteterapia, emitido pela FAVI em parceria com o Instituto Freedom e NAPE, os alunos podem se filiar às Associações de Arteterapia de seu Estado.

5 ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE Coordenação Técnica Fabiola Gaspar: Arteterapeuta - AATESP nº 064/0706, educadora, psicóloga - CRP 06/ , Mestre em Teologia pela EST Escola Superior de Teologia, Pós graduada em Psicossomática pela FACIS Faculdade de Ciências e Saúde Integrada e em Transdisciplinaridade: Educação, Saúde e Liderança, especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Clínica - CRP/SP. É idealizadora e Diretora do NAPE e coordenadora técnica dos cursos de pós graduação em Arteterapia em Campinas, Curitiba, São Jose dos campos, Fortaleza e SP/Capital. Corpo docente Nome: Arthur Fernando Drischel CPF: Titulação: Especialista Nome: Fabíola Maria Gaspar CPF: Titulação: Mestre Nome: Elisabete Cristina Carnio Beltrame CPF: Titulação: Mestre Nome: Tatiana Fecchio Gonçalves CPF: Titulação: Doutora Nome: Celso Luiz Falaschi CPF: Titulação: Doutor

6 ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE Carga Horária: Carga horária total: 520 horas/aula atendendo as normas da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia) para a formação de um especialista em Arteterapia. O curso de Arteterapia do NAPE atende, também, às normas do MEC, superando o número mínimo de horas exigido aos Cursos de Especialização (360 horas). Em sala de aula: 360 horas/aula, incluindo teoria e prática. Atividades práticas: Contempla-se com as atividades em grupo e fora de sala de aula, abaixo discriminadas. Atividades individuais: estudo da bibliografia básica oferecida e disponibilizada na instituição. Atividades em grupo: 60 horas de supervisão de estágio. Fora de sala de aula: 100 horas de estágio. Trabalho de conclusão de curso: monografia ou artigo científico.

7 ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE Incluso: Declaração de matrícula Um Super Kit com material para o curso: giz pastel, tesoura, giz de cera, canetas, pincéis, tintas, etc. Supervisão de estágio Orientação de TCC Certificado e Histórico escolar, Carteirinha de estudante Coffe Break No decorrer do curso oferecemos alguns materiais diferenciados e solicitamos outros para os alunos. Todas as apostilas e os materiais de leitura são digitais, enviados on line.

8 ARTETERAPIA E CRIATIVIDADE Inscrição: Preencher Ficha de Inscrição: Clique Aqui para Baixar a Ficha Documentos: - 1 cópia comum do CPF / RG cópia comum da certidão de nascimento (no caso de solteiro) ou de casamento. - 1 foto 3 x 4; - 1 cópia autenticada do diploma de Graduação (obrigatório ser autenticada). - 1 cópia autenticada do histórico escolar da graduação (obrigatório ser autenticada). Caso ainda o aluno não tenha o diploma de graduação aceitamos o certificado ou declaração de conclusão de curso, até o diploma ficar pronto.

9 PROGRAMAÇÃO Neste curso de Pós Graduação em Arteterapia e Criatividade o embasamento teórico, as atividades práticas e o estudos de casos caminham juntos, proporcionando uma nosso curso como um dos melhores do país. MÓDULO I Histórico, Fundamentos, Linguagens e Práticas em Arteterapia 60 horas/aula. Ementa: Apresentação da estrutura do curso. Histórico e Fundamentos da Arteterapia. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função terapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas como desenho, pintura, colagem, modelagem, fotografia e da música, do teatro, da expressão corporal. Objetivos: Situar o curso e a disciplina dentro de suas características únicas, tendo em vista seu histórico, conceito, recursos técnicos, aplicações práticas e conteúdo essencial para que os alunos possam confirmar sua escolha; Discutir as atribuições e funções do arteterapeuta; Mostrar a Arteterapia como uma área de atuação diferenciada. Metodologia: Aulas expositivas, práticas e vivenciais com exposição de slides e gravuras, incluindo pesquisa teórica e depoimentos dos alunos. Exercícios de consciência corporal, improvisação de movimentos livres e exercícios de concentração com música apropriada. Leitura de textos selecionados de psicologia junguiana referentes à estrutura psíquica do indivíduo e que favorecem a análise da relação da experiência interna com a expressão artística. Socialização de produções em sala. Conteúdo Programático: Apresentação da estrutura geral do curso; Conceito de Arteterapia; História da Arteterapia no Brasil e no mundo; Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia; Alcances e aplicações práticas; Apresentar, vivenciar e refletir como, quando e porque utilizar os diferentes materiais artísticos e as diferentes linguagens expressivas;

10 Continuação do Conteúdo Programático: Os recursos artísticos indicados para diferentes dificuldades: motoras, cognitiva, de comunicação e conflitos emocionais; A unificação e transposição das diferentes linguagens artísticas: plásticas, musicais, dramáticas e outras como facilitadoras do processo de criação e de cura; O processo de criação e transformação como caminhos para cura; Funções da Arteterapia no espaço emocional do ser humano; Ementa: Apresentação Transmitir da aos estrutura participantes do curso. a percepção Histórico de e que Fundamentos a concretização da Arteterapia. das imagens Objetivos interiores e principais nas diversas linhas linguagens de atuação expressivas é uma revelação da Arteterapia. Alcances viva e aplicações de sua realidade práticas. psíquica Função e terapêutica, pode ser vista integração como matriz e transposição de projeção das sobre diversas a qual, linguagens até certo plásticas ponto, a como experiência desenho, interior pintura, se efetua colagem, como modelagem, imagem simbólica; fotografia e da música, Relatar do teatro, os resultados da expressão de observações corporal. clínicas que evidenciam a possibilidade de integração de processos interiores Objetivos: através das diversas linguagens expressivas, associados aos princípios Situar o da curso imaginação e a disciplina ativa junguiana; dentro de suas características únicas, Propor tendo uma em consciência vista seu histórico, musical conceito, e corporal recursos que possibilite técnicos, o processo aplicações de práticas transformação; e conteúdo essencial para que os alunos possam confirmar sua escolha; Fundir as diferentes expressões artísticas, visando promover Discutir e as facilitar atribuições os processos e funções de do transformação, arteterapeuta; tanto no âmbito Mostrar pessoal a Arteterapia e interpessoal como uma como área nas de relações atuação com diferenciada. o meio ambiente e com o universo. Metodologia: Aulas expositivas, práticas e vivenciais com exposição de slides e gravuras, incluindo pesquisa teórica e depoimentos dos alunos. Exercícios de consciência corporal, improvisação de movimentos livres e exercícios de concentração com música apropriada. Leitura de textos selecionados de psicologia junguiana referentes à estrutura psíquica do indivíduo e que favorecem a análise da relação da experiência interna com a expressão artística. Socialização de produções em sala.

11 PROGRAMAÇÃO MÓDULO II História, Fundamentos e Linguagens da Arte. Criatividade 60 horas /aula. Ementa: Criatividade e Valores Humanos. Escrita Criativa e processo criativo. História da arte: a transformação do ser humano através da arte ao longo da história. Fundamentos das artes plásticas: desenho, pintura, modelagem, colagem etc. Objetivos: Compreender a importância da arte e da criatividade ao longo da história da humanidade; Proporcionar uma visão histórica do ensino de arte enquanto forma privilegiada de comunicação; Estabelecer processos reflexivos acerca do conhecimento teórico e do fazer arte no processo educacional e terapêutico; Possibilitar o estudo e a compreensão do processo criador, bem como saber ler e decodificar as novas visualidades do mundo contemporâneo; Conhecer e explorar os diferentes recursos materiais naturais e industrializados; Oferecer ao arteterapeuta algumas ferramentas de compreensão do outro pelas vias da criatividade e valores humanos; Possibilitar uma concepção dialógica de relações calcada no respeito mútuo e no crescimento grupal; Favorecer o entendimento sobre as cores e seus efeitos sobre o ser humano, meio ambiente, moda e mídia; Possibilitar o estudo do processo criativo e seus efeitos no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Metodologia: Vivências e práticas de criação artística acerca da palavra e da imagem, estudo dirigido, debates e atividades integrativas. Fundamentação teórica e exercícios de ativação dos sentidos em direção à criatividade e valores humanos na educação. Produção de pigmentos de cores Conteúdo Programático: Transformação do ser humano por meio da arte ao longo da história; O tempo e a história da arte, da pré-história à contemporaneidade; A construção da figura humana por meio da história da arte; As diferentes linguagens plásticas: desenho, pintura, colagem e modelagem; Propriedades dos quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar;

12 Continuação do Conteúdo Programático: Características da pessoa criativa. Valores Humanos; Criatividade e expressão humana; As questões contemporâneas relativas à criatividade; Os cinco sentidos e a intuição facilitando o ser e o estar criativo; A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas; A criatividade como ferramenta de transformação; Ementa: Teoria das cores e estudo das formas. Apresentação da estrutura do curso. Histórico e Fundamentos da Arteterapia. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função terapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas como desenho, pintura, colagem, modelagem, fotografia e da música, do teatro, da expressão corporal. Metodologia: Aulas expositivas, práticas e vivenciais com exposição de slides e gravuras, incluindo pesquisa teórica e depoimentos dos alunos. Exercícios de consciência corporal, improvisação de movimentos livres e exercícios de concentração com música apropriada. Leitura de textos selecionados de psicologia junguiana referentes à estrutura psíquica do indivíduo e que favorecem a análise da relação da experiência interna com a expressão artística. Socialização de produções em sala. Objetivos: Situar o curso e a disciplina dentro de suas características únicas, tendo em vista seu histórico, conceito, recursos técnicos, aplicações práticas e conteúdo essencial para que os alunos possam confirmar sua escolha; Discutir as atribuições e funções do arteterapeuta; Mostrar a Arteterapia como uma área de atuação diferenciada.

13 Capacitar o aluno a trabalhar com Arteterapia nas diversas faixas etárias; PROGRAMAÇÃO MÓDULO III Ciclo da Vida. Fundamentos Psicológicos e a Ética Profissional 60 horas/aula. Ementa: Estudo do desenvolvimento humano. Investigação e intervenção através da arte. Aplicação da Arteterapia nas diversas faixas etárias. A Arteterapia no atendimento a grupos. Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase na abordagem junguiana. Mitologia: a simbólica dos homens e da natureza. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Formação do arteterapeuta: atribuições e funções. Objetivos: Propiciar ao aluno conhecimentos fundamentais da história da Psicologia; Conhecer os principais correntes epistemológicas existentes; Diferenciar pontos divergentes e convergentes das escolas psicológicas; Conhecer os estados de consciência e níveis de realidade que cada escola representa; Compreensão da Arteterapia enquanto processo, como um modo do pensar criativo; Levar o aluno ao uso sistemático e objetivo da linguagem artística no contexto arte terapêutico; Discutir a subjetividade como lugar fundamental de uma realização e constituição da singularidade; Ampliar a visão do arteterapeuta sobre as questões éticas individuais e sociais; Proporcionar ao arteterapeuta elementos para que busque manter a sua saúde física e mental e observar as limitações pessoais que possam interferir na qualidade do seu trabalho. Metodologia: Aulas teórico-vivenciais. Leitura de textos e reflexões sobre formação sócio-histórica da criação da psicologia. Apresentação teórica, vivencial através das didáticas junguiana e transpessoal, utilizando dinâmicas grupais, exercícios de role-play e auto-percepção. Vivência dos mitos. Pesquisas de campo e debates. Conteúdo Programático: Fundamentação teórica e prática da abordagem junguiana; Os mitos e a Psicologia do Desenvolvimento: o desenvolvimento do homem e da humanidade e seu correlato mitológico;

14 Continuação do Conteúdo Programático: Estudo sobre as pessoas com necessidades educacionais especiais e sua educação, numa perspectivas históricas, filosóficas, legais e psicopedagógicas; Aplicação da Arteterapia na infância, adolescência, fase adulta e terceira idade; Conceito de inclusão social: transformações exigidas para a prática da inclusão; Permitir que o aluno aprenda a trabalhar com grupos e saiba utilizar a Arteterapia em vários contextos; Ementa: Os símbolos e seus efeitos sobre o ser humano; Apresentação Ética, Moral e da Costumes; estrutura do curso. Histórico e Fundamentos da Arteterapia. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Valores Humanos Alcances Universais; e aplicações práticas. Função terapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas como Ética desenho, Humana pintura, Religião, colagem, Ciência, modelagem, Cultura e Tradições; fotografia e da música, do teatro, da expressão corporal. Código de Ética da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia. Objetivos: Metodologia: Aulas expositivas, práticas e vivenciais com exposição de slides e gravuras, incluindo pesquisa teórica e depoimentos dos alunos. Exercícios de consciência corporal, improvisação de movimentos livres e exercícios de concentração com música apropriada. Leitura de textos selecionados de psicologia junguiana referentes à estrutura psíquica do indivíduo e que favorecem a análise da relação da experiência interna com a expressão artística. Socialização de produções em sala. Situar o curso e a disciplina dentro de suas características únicas, tendo em vista seu histórico, conceito, recursos técnicos, aplicações práticas e conteúdo essencial para que os alunos possam confirmar sua escolha; Discutir as atribuições e funções do arteterapeuta; Mostrar a Arteterapia como uma área de atuação diferenciada.

15 Metodologia: Aulas expositivas, leitura de textos e atividades plásticas. PROGRAMAÇÃO MÓDULO IV Arteterapia e inclusão: educação, saúde e social - 60 horas/aula. Ementa: Educação Inclusiva. Conhecimentos sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem na aprendizagem e comportamento. A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação inclusiva. Arteterapia no campo da Violência Familiar. Psicosocial. Conhecimento das principais patologias mentais. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. Psicossomática. Conteúdo Programático: Estudo sobre os transtornos do desenvolvimento; As patologias que interferem na aprendizagem e comportamento; Estudo das principais patologias mentais; Conhecimento da intervenção da Arteterapia na saúde mental; Importância da Arteterapia nos processos da educação inclusiva: reabilitação física, cognitiva, emocional e social; Mecanismos de funcionamento, prevenção e tratamento dos casos psicossomáticos através da Arteterapia. Objetivos: Proporcionar conhecimento das principais patologias mentais; Permitir o conhecimento para intervenção com Arteterapia na saúde mental; Favorecer a inclusão social por meio da Arteterapia e a reabilitação física, emocional e social; Compreender o processo de intervenção do psiquismo no adoecimento do corpo e como trabalhar com Arteterapia em psicossomática.

16 Orientar as pesquisas em Arteterapia, com foco nos levantamentos bibliográficos, na observação de campo e na história oral; PROGRAMAÇÃO MÓDULO V Didática e Produção Científica horas/aula Ementa: Didática do ensino nos diferentes níveis, da educação fundamental ao ensino superior. Conhecimento científico. Novos paradigmas científicos. Produção de relatos científicos: monografia, artigo e ensaio. Orientação de trabalhos de conclusão de curso. Objetivos: Proporcionar ao aluno a compreensão do sistema de ensino no país, como forma de compreender a realidade sócio-econômica e cultural contemporânea; Permitir a apreensão de metodologias de ensino, com foco nas diversas atribuições do arteterapeuta; Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade; Fornecer ao aluno elementos teóricos e metodológicos que possibilitem o desenvolvimento da pesquisa científica; Aprofundar o conhecimento dos métodos e instrumentos de pesquisa em ciências humanas/sociais aplicadas; Orientar a organização de pensamento e relacionar as etapas do trabalho de conclusão de curso; Instruir o aluno nos aspectos e exigências formais da elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Metodologia: Aulas expositivas, leitura de textos e atividades plásticas. Conteúdo Programático: A história do ensino superior e o papel das universidades no contexto atual; As diferentes técnicas de ensino e aprendizagem; Postura e conduta docente e discente, incluindo a utilização de recursos audiovisuais, com foco nos processos de comunicação verbal e não verbal; A investigação científica: sistemática de estudo, fichas e análises; Etapas da elaboração de projetos de pesquisa; Elementos básicos do método científico, hipótese e raciocínio; Teorias Científicas. Leis Científicas;

17 Continuação do Conteúdo Programático: A natureza da ciência e seus pressupostos; diferentes modos de conhecer; Elaboração do projeto de monografia, artigo científico e ensaio. AGENDA: Início 22 de julho de 2017 Termino fevereiro de 2019 Duração 20 meses Ementa: Apresentação da estrutura do curso. Histórico e Fundamentos da Arteterapia. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função terapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas como desenho, pintura, colagem, modelagem, fotografia e da música, do teatro, da expressão corporal. Objetivos: Situar o curso e a disciplina dentro de suas características únicas, tendo em vista seu histórico, conceito, recursos técnicos, aplicações práticas e conteúdo essencial para que os alunos possam confirmar sua escolha; Discutir as atribuições e funções do arteterapeuta; Mostrar a Arteterapia como uma área de atuação diferenciada. Aulas um final e semana por mês ( 4º final de semana )* *Sujeito a alterações em caso de feriados Horários: Sábado: 08:30 às 18:30 Domingo: 8:00 às 13:15

18 INSCREVA-SE AGORA! Facebook: fb.com/institutofreedom Whats App: (11) Telefone: (11) End.: R. Luís Gois, ºAndar Vila Mariana - São Paulo/SP

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Formação em Arteterapia

Formação em Arteterapia Formação em Arteterapia O que é arteterapia? É um método terapêutico que colabora para a expressão do inconsciente através das diversas ferramentas utilizadas e do olhar simbólico ao conteúdo manifesto.

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR JUSTIFICATIVA O programa de pós-graduação lato-sensu em Docência no Ensino Superior do ISECUB contempla reflexões teóricas, práticas e metodológicas acerca da Educação Superior,

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER

Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Especialização em Psicopedagogia Institucional 430 horas Clínica 610 horas Objetivos do curso: Analisar criticamente a problemática do fracasso

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL A Verbo Educacional, uma das empresas do Grupo Verbo, oferece aos profissionais de múltiplas áreas do conhecimento a praticidade do ensino a distância aliado a possibilidade

Leia mais

ABORDAGEM JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE

ABORDAGEM JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE CURSO DE PSICOLOGIA ABORDAGEM Torne se uma Analista Junguiano, empreendendo na jornada mais importante da sua vida, a sua jornada pessoal, a busca da compreensão de si mesmo, uma vivencia profunda, um

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NAPE FACULDADE DE CALDAS NOVAS - UNICALDAS APRESENTAÇÃO O NAPE é o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Especializado foi criado com o propósito

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA Unidade Dias e Horários

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum e um Perfil Profissionalizante de Formação do Psicólogo, que se desdobra em duas Ênfases Curriculares a serem

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2017 ALTERA MATRIZ CURRICULAR, BEM COMO, EMENTAS E OBJETIVOS DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA: CLÍNICA E INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF E APROVA

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Oferecer aos participantes uma visão completa e profunda das tendências,

Leia mais

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 07 -->Previsão de Início: Agosto *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar

Leia mais

Especialização em Condicionamento Físico Personalizado

Especialização em Condicionamento Físico Personalizado Especialização em Condicionamento Físico Personalizado O curso de Pós-Graduação Especialização em Condicionamento Físico Personalizado permite ao seu concluinte a certificação de Especialista em Condicionamento

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

CATÁLOGO PÓS-GRADUAÇÃO: DOCÊNCIA DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

CATÁLOGO PÓS-GRADUAÇÃO: DOCÊNCIA DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA CATÁLOGO PÓS-GRADUAÇÃO: DOCÊNCIA DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA 2 1. Denominação do Curso: Especialização (Lato Sensu) em DOCÊNCIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 8 DE MARÇO DE 2004

RESOLUÇÃO Nº 3, DE 8 DE MARÇO DE 2004 RESOLUÇÃO Nº 3, DE 8 DE MARÇO DE 2004 Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional

Leia mais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Jogos Cooperativos Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos, que trabalha as competências

Leia mais

O papel do arteterapeuta

O papel do arteterapeuta O papel do arteterapeuta Olá pessoal, hoje eu gostaria de escrever um pouco sobre o papel do arteterapeuta. Primeiramente, quero ressaltar que a arte como instrumento terapêutico ainda é vista por algumas

Leia mais

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES EDITAL 029/2017 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO DE INSCRIÇÃO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - 2018.1 Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital

Leia mais

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód.

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód. Apresentação O curso de Filosofia licenciatura, na modalidade a distância, é resultado do desejo de iniciar um trabalho inter e multidisciplinar na qualificação de profissionais que atuam ou atuarão na

Leia mais

GUIA ACADÊMICO do NEPPG

GUIA ACADÊMICO do NEPPG GUIA ACADÊMICO do NEPPG 2019 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Direção Geral Prof. Me. Arnaldo Cardoso Freire Direção Administrativa Prof. Hernalde Luiz de Menezes Direção Financeira Profª. Adriana Cardoso Freire

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002

Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002 Diretrizes Curriculares 17 a 18 de janeiro de 2002 Documento do Fórum de Entidades em Psicologia PROJETO DE RESOLUÇÃO INSTITUI AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online CIÊNCIAS JURÍDICAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

Manual da Pós-graduação em Psicopedagogia

Manual da Pós-graduação em Psicopedagogia Manual da Pós-graduação em Psicopedagogia Redação: Profa. Dra. Melissa Lucchi São José dos Campos Março de 2016 SUMÁRIO 1 SOBRE O CURSO... 2 OBJETIVO E PÚBLICO-ALVO... 3 POR QUE FAZER PÓS-GRADUAÇÃO NA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ORTOPEDIA MULTIDISCIPLINAR Unidade Dias

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA OBJETIVO DO CURSO: O curso de Especialização Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva visa capacitar professores bem como todas as pessoas que se interessem

Leia mais

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância EDITAL DE SELEÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 08 --> A evolução na arte de exercer a enfermagem

Leia mais

FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE

FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE 1 INTRODUÇÃO O Núcleo de Apoio Pedagógico ao Estudante (NAPE) da Faculdades Novo Milênio

Leia mais

Formação em Arte-Terapia. Nível I Arte-Terapeuta Institucional Universidade do Algarve

Formação em Arte-Terapia. Nível I Arte-Terapeuta Institucional Universidade do Algarve Formação em Arte-Terapia Nível I Arte-Terapeuta Institucional 2017 Universidade do Algarve 1 Nível I Arte-Terapeuta Institucional, sob Supervisão A única formação de Arte-Terapeutas em Portugal! - Vantagens

Leia mais

4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO. Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais

4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO. Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais 4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais DESDOBRAMENTO DAS ÁREAS/MATÉRIAS EM DISCIPLINAS Área/Matéria Código Disciplinas C/H 1. Formação GERAL (Núcleo Reflexivo

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO Especialização Lato Sensu em Psicologia de Trânsito 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Saúde Subárea: Psicologia de Trânsito 1.2

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994 UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994 PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA MAGISTÉRIO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA CORPO DOCENTE Maria de Lourdes Basto, Msc Adalberto Barreto, Dr Juliana Ried, Msc Selma Aparecida Caselli Martins, Msc Marilene Grandesso, PHD Sofia S. Jacobsen, Esp Renize Araújo Accordi, Esp Hyala Cristina

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR Unidade Dias

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DA ARTE E EXPRESSIVIDADE Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL Coordenadora: Profª. Sílvia Maria Melo Gonçalves Coordenadora substituta: Profª. Rosa Cristina Monteiro Período de realização: março de 2008 a dezembro de 2009

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO DISCENTE

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO DISCENTE NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO DISCENTE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico aos

Leia mais

PROJETO / REGULAMENTO

PROJETO / REGULAMENTO FACULDADE BATISTA PIONEIRA Dr. Pestana, 1021, Ijuí, RS - 98700-000 - (55) 3332-2205 - faculdade@batistapioneira.edu.br Instituição Credenciada no MEC pela Portaria 1.478 de 04/12/2008 Bacharelado em Teologia

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA PARA PREVENÇÃO, TRATAMENTO

Leia mais

Designação do Módulo: Técnicas de Animação

Designação do Módulo: Técnicas de Animação Módulo N.º 3258 Designação do Módulo: Técnicas de Animação Planificar e dinamizar a animação com caráter interdisciplinar, como forma de desenvolver competências e autonomias. Expressão livre e animação

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR Unidade Dias e

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL

EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL 1. Da organização geral: a) Unidade Proponente: Instituto de Ciências da Saúde,

Leia mais

EDITAL 001/ CEH

EDITAL 001/ CEH UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS JACAREZINHO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU HUMANIDADES: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Leia mais

MÓDULOS EM EDUCAÇÃO MÓDULO DATAS CARGA HORÁRIA. Avaliação 15, 22, 29/05, 05/06 20h. Surdocegueira 15, 22, 29/05, 05/06 20h

MÓDULOS EM EDUCAÇÃO MÓDULO DATAS CARGA HORÁRIA. Avaliação 15, 22, 29/05, 05/06 20h. Surdocegueira 15, 22, 29/05, 05/06 20h MÓDULOS EM EDUCAÇÃO Avaliação 15, 22, 29/05, 05/06 20h Surdocegueira 15, 22, 29/05, 05/06 20h Estimulação Precoce 10, 17, 24, 31/07 20h Currículos e Programas 10, 12, 17, 24/07 20h A Linguagem e suas Patologias

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO TÉCNICO EM DANÇA. Turma 2018/2019

MANUAL DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO TÉCNICO EM DANÇA. Turma 2018/2019 MANUAL DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO TÉCNICO EM DANÇA Turma 2018/2019 Antes de efetuar a inscrição, é fundamental que a(o) candidata(o) e o (a) responsável leiam atentamente este manual! Período

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR OBJETIVOS Formar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, especialistas em Gestão Escolar para atuarem nas escolas públicas de Educação Básica, visando à ampliação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Texto orientador Referente ao Marco Regulatório dos Cursos de Pós-Graduação

Leia mais

Manual da Pós-graduação em Psicopedagogia

Manual da Pós-graduação em Psicopedagogia Manual da Pós-graduação em Psicopedagogia Redação: Profa. Dra. Melissa Lucchi São José dos Campos Março de 2016 SUMÁRIO 1 SOBRE O CURSO... 2 PÚBLICO-ALVO... 3 POR QUE FAZER PÓS-GRADUAÇÃO NA FACULDADE BILAC?...

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Unidade

Leia mais

762 Trabalho Social e Orientação

762 Trabalho Social e Orientação 762 Trabalho Social e Orientação Animação de Tempos Livres Destinatários Educadores, Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Animadores e técnicos de ATL. Não existentes. Formação Continua. Requisitos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

Disciplinas & Atividades. Práticas. Ensino Superior

Disciplinas & Atividades. Práticas. Ensino Superior Disciplinas & Atividades Práticas do Ensino Superior São Paulo Junho 2016 Sumário PRÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR... 2 1. DISCIPLINAS... 2 1.1 Teoria e Prática da Educação de Nível Superior... 2 1.2 Estágio

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA

Leia mais

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Augustinópolis 2018.1 1 - NOME DO CURSO Curso de Pós-graduação Lato sensu em Unidade de Terapia Intensiva, com carga horária

Leia mais

Eixos temáticos - Infância - Adolescência - Fase Adulta - Velhice - Vários/Outros

Eixos temáticos - Infância - Adolescência - Fase Adulta - Velhice - Vários/Outros I Jornada Brasileira de Arteterapia, XI Fórum Brasileiro de Arteterapia e III Jornada Goiana de Arteterapia "Arteterapia, Musicoterapia e desenvolvimento humano" Data: 29 de abril a 02 de maio de 2009

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA Unidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - BH Unidade

Leia mais

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância EDITAL DE SELEÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1 SEMESTRE Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia 60 Desenvolvimento do Conhecimento Científico 60 Comunicação e Expressão 60

Leia mais

Programa de POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FAMAM

Programa de POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FAMAM Programa de POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FAMAM APRESENTAÇÃO: O curso de Pós-Graduação em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria é resultado da parceria entre a Faculdade Maria Milza, Instituição credenciada

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

Curso de Especialização em ARTETERAPIA

Curso de Especialização em ARTETERAPIA Curso de Especialização em ARTETERAPIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em ARTETERAPIA. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso atende todas

Leia mais

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia Faculdades Integradas do Vale do Ribeira Unisepe Curso de Psicologia Manual de Orientações aos alunos Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA Coordenação de Psicologia 2018 1 INFORMAÇÕES AO ALUNO INGRESSANTE

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 4 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO

Leia mais

ANALÍTICA JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE

ANALÍTICA JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE CURSO DE PSICOLOGIA ANALÍTICA Torne se uma Terapeuta na Abordagem Junguiana, empreendendo na jornada mais importante da sua vida, a sua jornada pessoal, a busca da compreensão de si mesmo, uma vivencia

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA - RIO Unidade Dias e Horários

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS Regulamenta o funcionamento do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico no âmbito da Faculdade Presidente

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019

CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 Coordenação do Curso Desenvolvimento Profissional em Educação Infantil Flavia de Figueiredo de Lamare (COGEPE/ ) Késia Pereira de Matos D

Leia mais

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO O programa de apoio pedagógico e psicológico é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico NAPP, cuja proposta de funcionamento do núcleo e

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

MISSÕES NO CONTEXTO TRANSCULTURAL RESIDÊNCIA

MISSÕES NO CONTEXTO TRANSCULTURAL RESIDÊNCIA ESPECIALIZAÇÃO: MISSÕES NO CONTEXTO TRANSCULTURAL RESIDÊNCIA 1 Identificação do Programa: O CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DE MISSÕES (CEAM) da Associação Missionária para Difusão do Evangelho () oferece

Leia mais

Coordenação de Psicologia

Coordenação de Psicologia Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2011 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO HOSPITALAR Unidade Dias e Horários

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES /2 Edital nº 04/2015

SELEÇÃO DE PROFESSORES /2 Edital nº 04/2015 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 25/2 Edital nº 04/25 O Diretor Acadêmico da FAESA torna pública a abertura de inscrição, para seleção de professores de educação superior com titulação de doutor, mestre ou especialista,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA Unidade

Leia mais

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FACULDADE DO NORTE GOIANO OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Objetivos do curso O Curso de Graduação em Enfermagem tem por objetivo formar bacharel em enfermagem (enfermeiro) capaz de influenciar na construção

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE BIOLOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET)

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) O Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat), o Campus Universitário Vale do Teles Pires, a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas e a Pró-reitora de Pesquisa e Pósgraduação

Leia mais

EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA UMA PROPOSTA DE TRATAMENTO De 21 a 24/1/2008

EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA UMA PROPOSTA DE TRATAMENTO De 21 a 24/1/2008 Curso de aperfeiçoamento ORIENTAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR de março a novembro de 2008, às segundas-feiras das 15h às 17h e às quintas-feiras das 13h15 às 17h15h OBJETIVOS Contribuir para o aperfeiçoamento de

Leia mais

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA Edital nª 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA Edital do processo seletivo simplificado para ingresso junto à Pós-Graduação: em Nutrição Clínica (especialização teórica e prática), na cidade de Porto

Leia mais