Questão 01) Observe o mapa e assinale F para falso e V para verdadeiro nas afirmações.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questão 01) Observe o mapa e assinale F para falso e V para verdadeiro nas afirmações."

Transcrição

1 GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:3ª ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P2 B3 DATA DA PROVA: 9/6/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista. - Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis. Questão 01) Observe o mapa e assinale F para falso e V para verdadeiro nas afirmações. a) ( ) A maior parte dos países africanos exporta produtos do setor primário da economia. b) ( ) A extração do petróleo é uma atividade que garante a sobrevivência de muitas famílias na África. c) ( ) Os países exportadores de produtos industrializados são todos da África Subsaariana. d) ( ) A extração de minérios é uma atividade que representa grande parte das exportações dos países em destaque, mas emprega poucas pessoas. e) ( ) A atividade mineradora é realizada basicamente para o fornecimento de matérias-primas para as indústrias africanas. Questão 02) Relacione as colunas indicando os tipos de vegetação característicos da África.

2 a) Floresta Equatorial e Tropical b) Savana c) Estepes d) Vegetação Desértica e) Vegetação Mediterrânea f) Pradarias ( ) Árvores espaçadas nas áreas mais úmidas; gramíneas e arbustos nas áreas mais secas. ( ) Vegetação rasteira que margeia o deserto do Saara e do Kalahari. ( ) Vegetação esparsa que abrange plantas de raízes profundas e cactos que armazenam água em seu interior: ( ) Vegetação arbustiva nas áreas mais próximas ao mar e de pinhos e cedros nas áreas mais chuvosas da Cadeia do Atlas. ( ) Vegetação de florestas, com árvores densas adaptadas ao clima quente e úmido. ( ) Vegetação de campos situadas na porção sudeste do continente. Questão 03) A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar. a) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças. b) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre os países mais industrializados e os menos desenvolvidos. c) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos. d) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico). e) As fronteiras artificiais foram traçadas pelos Homens, que sempre fizeram a maior justiça possível. Após o processo de independência dos países africanos, essas fronteiras foram mantidas. Questão 04) Quais os grupos étnicos envolvidos nos conflitos em Ruanda? _ Questão 05) Quais fatores relacionados ao processo colonial aumentaram a rivalidade entre os dois grupos? Questão 06) O fim da Guerra Fria provocou transformações geopolíticas na África, entre as quais pode-se destacar: a) o fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos aliados no

3 continente. b) o término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências deixaram de interferir no processo. c) o fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia. d) o agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente. e) O fortalecimento da economia dos países do continente em função da ajuda financeira externa. Questão 07) Sobre o apartheid, na África do Sul, são feitas as seguintes afirmações: I - A política do apartheid, implantada pelos ingleses na África do Sul, não conseguiu sobreviver à descolonização que invadiu o continente, no pós-guerra. II - A formação dos bantustões, pelo governo branco da África do Sul, agravou o clima de revolta da maioria negra, marginalizada do poder no país. III - A política do apartheid, institucionalizada pelos brancos de origem holandesa, os bôeres, não conseguiu sobreviver por muito tempo, após o témino da guerra fria. a) São corretas as afirmações II e III. b) Apenas a afirmação I correta. c) Apenas a afirmação III é correta. d) Apenas a afirmação II é correta. e) São corretas as afirmações I, II e III Questão 08) Entre os vários eventos ocorridos no conflito entre Israel e Palestina, citam-se duas das guerras árabe-israelenses: a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973). Esses conflitos representaram, respectivamente: a) a anexação por parte de Israel de vários territórios dos países árabes circundantes e a posterior tentativa desses países de reaverem as suas áreas. b) o ataque deliberado dos palestinos contra os territórios israelenses e a intervenção militar estadunidense na região. c) a resposta militar da Liga Árabe à criação do Estado de Israel pela ONU e a ofensiva militar israelense para retomar sua soberania territorial. d) o combate inicial realizado entre Israel e Egito pelo Canal de Suez e a tentativa dos palestinos de agruparem para si a posse desse estratégico ponto de disputa. Questão 09) São regiões que explicam o desenvolvimento econômico desencadeado nas últimas décadas na República sul-africana, exceto: a) a presença de uma população de origem europeia em contato constante com o desenvolvimento científico e técnico da Europa. b) a existência de recursos naturais abrangentes, como ouro e diamantes. c) a posição geográfica muito distante dos países principais mercados mundiais. d) a assistência constante do Estado controlando grande parte das cooperativas agrícolas, dando auxilio técnico e financeiro à agricultura, administrando a quase totalidade dos meios de transportes. e) a presença marcante de capital estrangeiro nas atividades de manutenção, indústria têxtil e automobilística Questão 10) Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas. a) ( ) A África Setentrional possui exclusivamente povos brancos ou caucasianos. b) ( ) Não existem povos caucasianos ou brancos ao sul do Saara, na África Subsaariana.

4 c) ( ) A região islâmica ou mulçumana d) ( ) As culturas africanas tradicionais normalmente têm religiões animista ou fetichistas. e) ( ) Na África Setentrional não existem outras religiões além do islamismo. f) ( ) A pobreza é maior na África Subsaariana do que na África Setentrional. Questão 11) Assim como foi rápida a penetração européia na África, com a consequente definição do continente como espaço colonial, também foi muito rápido o processo de descolonização verificado a partir da Segunda Guerra Mundial. Um dos aspectos mais expressivos do processo de independência dos novos Estados africanos é que ele: a) atendeu mais aos interesses das grandes a) potências mundiais que aos interesses dos países independentes. b) veio acompanhado de rápido desenvolvimento social e econômico. c) permitiu a junção de vários territórios anteriormente divididos em grandes nações. d) eliminou a influência europeia do continente d) que passou a ser influenciado pela Rússia. e) formou um bloco coeso de nações fortes e) com grande poder de interferência nas decisões da ONU. Questão 12) Assinale as alternativas falsas (F) e as verdadeiras (V) sobre o continente africano. 1) ( ) É o mais populoso dos continentes. 2) ( ) É o mais povoado dos continentes. 3) ( ) É o continente de maior extensão territorial. 4) ( ) É o continente que apresenta o maior índice de pobreza e subdesenvolvimento. 5) ( ) É o continente com os maiores desertos. A sequencia correta é: a) VVVFF b) VFVFV c) FFFVV d) FVFVF e) VVFFV Questão 13) (PUC-RIO) A chamada Partilha da África deu-se no fim do século XIX, em um contexto em que as potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos continentes asiático e africano. Sobre o processo de Partilha da África, é INCORRETO afirmar que: a) A Conferência de Berlim foi decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território africano. b) A França foi o único país a não estabelecer domínios coloniais em território africano. c) O Congo passou a ser um território submetido ao domínio particular do rei Leopoldo II, da Bélgica. d) A Partilha da África pode ser enquadrada no fenômeno mais abrangente denominado Neocolonialismo. e) Muitas tribos e etnias africanas diferentes ficaram circunscritas a um mesmo território na ocasião em que o continente africano foi dividido. Questão 14) (UNIP)

5 Na África do Sul ocorre uma violenta segregação racial onde a minoria branca domina, política, social e economicamente a grande maioria negra. Essa segregação tem prejudicado as relações econômicas da África do Sul com os países americanos e europeus. É conhecido como: a) Semitismo b) Apartheid c) Afrikander d) Fetichismo e) Boers Questão 15) O grande problema africano é a herança colonial. Qual o único traço de ligação deixado pelos colonizadores? Leia o texto abaixo e responda as questões 16, 17, 18 e 19. O Sudão raramente conheceu a estabilidade. A guerra civil eclodiu mesmo antes de o país obter a independência da Grã-Bretanha, em Uma frágil paz perdurou apenas de 1972 a As raízes da violência: O Sudão governado pelos britânicos não era um país; era dois. O sul é tropical, subdesenvolvido e povoado por dinkas, nuers, azandes e centenas de outros grupos étnicos de descendência africana. O norte é mais seco e mais rico um mundo saariano ligado ao Oriente Médio muçulmano. Algemados por lunáticas fronteiras coloniais, esses dois grupos árabes do norte e negros do sul andam às turras desde o século 19, quando caçadores de escravos vinham do norte saquear tribos do sul. O exército de Libertação do Povo Sudanês, ou SPLA, controla boa parte do terço meridional do Sudão. Seus rebeldes, às vezes empunhando ao mesmo tempo lanças e rifles russos Kalashnikov, lutam por maior autonomia. O governo sediado no norte, em Cartum, dominado por fundamentalistas islâmicos, lança sobre eles bombas de aviões de cargas russos e emprega a fome e a escravidão como toscas armas de destruição em massa. Até o momento, o número de mortos a maioria civis do sul excede o de muitos conflitos recentes do mundo somados, incluindo Ruanda, a Guerra do Golfo, os Bálcãs e a Chechênia. Quatro milhões de sudaneses foram desalojados pela violência e pela fome. E, apesar de tudo, a calamidade se abate sobre o Sudão quase sem testemunhas. É um apocalipse no vácuo. Paul Salopek. Sudão Destroçado Um drama movido a petróleo. National Geographic Brasil. Fev p. 53. Questão 16) Explique a relação existente entre a colonização britânica e os conflitos étnicos existentes no país. Questão 17) Qual era o país colonizador do Sudão?

6 Questão 18) A causa das guerras civis existentes no Sudão é a mesma dos conflitos encontrados em outros países africanos? Justifique sua resposta. Questão 19) Com base no texto da questão anterior, assinale a alternativa que melhor explica o objetivo do pan-africanismo. a) Manter as fronteiras determinadas pelos países europeus. b) Reordenar as fronteiras, visando a uma união que levasse à estabilidade entre os povos e à prosperidade do continente. c) Aliar-se as elites tribais africanas, com o objetivo de implantar projetos de industrialização e modernização nos países, visando o desenvolvimento econômico do continente. d) Dissolver as diferenças étnicas existentes dentro dos países africanos. Questão 20) O Oriente Médio é o berço das três religiões monoteístas (islamismo, judaísmo e cristianismo) e, ao longo da história, uma grande variedade de povos manteve domínio sobre a região. Mas, em meio a tantas influências, a fé islâmica e a civilização árabe tiveram papel preponderante e hoje caracterizam, cultural e historicamente, o Oriente Médio. (OLIC; CANEPA, 2012, p. 20). OLIC, N.; CANEPA, B. Oriente Médio: uma região de conflitos e tensões. 3. ed. reform. São Paulo: Moderna., A região do Oriente Médio, no transcorrer dos séculos, esteve intimamente relacionada com a história do Ocidente, a exemplo 01. do movimento das Cruzadas, que buscava a conquista de novos mercados, através da rota das especiarias, para o escoamento da superprodução agrícola feudal. 02. do processo de independência dessa região, no século XIX, patrocinado pelas potências imperialistas ocidentais, que objetivavam o estabelecimento de alianças políticas e econômicas contra o avanço do imperialismo japonês na Ásia. 03. da disputa sobre o domínio dos estreitos de Bósforo e de Dardanelos pelas potências capitalistas, interessadas no controle das regiões produtoras de petróleo, o que contribuiu para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. 04. do estabelecimento de governos socialistas nessa região, com base nas resoluções da Conferência de Yalta, no decurso da Segunda Guerra Mundial, estabelecendo essa região como área de influência soviética, no contexto da Guerra Fria. 05. do apoio dado pela ONU e outros organismos internacionais à ação militar norteamericana contra a ditadura de Saddam Hussein, no Iraque, objetivando a consolidação da democracia e a nova definição de fronteiras, respeitando as diversas nacionalidades que vivem no país. Assinale a sequência correta: a) VFVFV b) VVFFF c) VFFVF d) FVFVF

7 e) FFVVV Questão 21) O Ministério da Defesa de Israel autorizou nesta quinta-feira (15) a convocação de 30 mil reservistas, por conta do aumento da tensão com o Hamas no território palestino da Faixa de Gaza. Pelo menos 10 pessoas morreram em bombardeios de lado a lado na região nesta quinta. Disponível em: com-tensao-em-gaza-israel-autoriza-convocacao-de-30-mil-reservistas.html A tensão entre Israel e vizinhos é uma constante no Oriente Médio. Sobre a posição do Egito, é CORRETO afirmar que: a) sempre se colocou contrários aos interesses de Israel. b) não possui relações diplomáticas com Israel. c) retirou seu diplomata de Israel como retaliação à conduta israelense no conflito da Faixa de Gaza. d) possui acordo de paz com Israel desde e) sempre apoiou Israel em suas ações, inclusive militares. Questão 22) As revoltas que têm ocorrido no mundo árabe refletem, entre outros fatores, a insatisfação com o sucateamento dos serviços públicos, combinado com a corrupção. Porém foi preciso esperar a geração baby boom árabe, que passou a ter idade para trabalhar nos anos 2000, para que, na Tunísia, no Egito e na Síria, a base da pirâmide sobrepujasse o topo. Em relação aos fatores responsáveis pelas revoltas nos países árabes, pode-se afirmar: a) As disputas étnicas e religiosas estão na origem de todos os conflitos. b) As privatizações ocorridas nos países onde ocorreram revoltas geraram as maiores insatisfações. c) A explosão demográfica verificada nessas regiões inviabilizou o desenvolvimento econômico. d) A geração baby boom não aceita a inserção desses países no processo de globalização e o rompimento dos paradigmas de comportamento implantados pelos governos autoritários. e) A rejeição de políticas econômicas adotadas pelos governos desses países, a baixa oferta de emprego e o aumento da economia subterrânea se apresentam como aspectos causadores das rebeliões. Questão 23) O Oriente Médio é uma das regiões mais fascinantes do planeta. Habitado desde tempos imemoriais, é estratégico, do ponto de vista econômico, principalmente por causa do petróleo. É também importante cenário geopolítico e militar, porque serve de passagem entre a Europa, a África e a Ásia. Com essas características, o Oriente Médio tornou-se um dos centros nevrálgicos da Guerra Fria. A criação do Estado de Israel, em 1948, agitou um passado milenar [...]. (ALMEIDA, 2009, p. 159). Com base na análise do mapa e do texto e nos conhecimentos sobre as principais atividades econômicas e o aumento das tensões ocorridas nessa região,

8 a) mencione a posição geográfica do Oriente Médio e indique dois dos principais países detentores de reservas petrolíferas da região; b) aponte duas razões para que o Irã seja considerado uma peça central no xadrez geopolítico do Oriente Médio; c) destaque dois conflitos recentes ocorridos nessa região, que tiveram grande repercussão mundial. Questão 24) A Primavera Árabe, onda de movimentos populares contra ditadores no Oriente Médio e no norte da África, mudou o mapa de alianças, apoios e rixas na região. Associe os países, listados na Coluna A, às informações sobre eles fornecidas, na Coluna B. COLUNA A 1 Turquia 2 Síria 3 Irã COLUNA B ( ) A ditadura de Bashar al-assad, um alauíta (corrente xiita), está ameaçada por protestos organizados em grande parte por sunitas, maioria no país. A repressão brutal levou o exaliado Hamas a apoiar os manifestantes. ( ) O governo de Teerã vem conseguindo sufocar as pressões populares. Com o intuito de destruir Israel, os aiatolás xiitas financiam até o Hamas. Seu avançado programa nuclear pode ser alvo de um ataque militar israelense. ( ) Berço do Império Otomano, voltou a ter relevância na região, graças à economia forte e à ativa diplomacia do Premiê Recep Erdogan. Apoiou os novos governos do norte da África e tem ajudado os rebeldes contra al-assad. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) Questão 25) Grupos políticos e religiosos que governam e influenciam os países do Oriente Médio, já realizaram ações armadas para defender os interesses dos árabes palestinos. Sua ideologia básica é a da luta pela libertação da Palestina, área disputada por árabes e israelenses, desde meados do século XX, e pelo retorno dos refugiados palestinos que vivem espalhados pelo Oriente Médio. Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmações a seguir, sobre os grupos listados abaixo. ( ) IRMANDADE MULÇUMANA, fundado em Movimento sunita mais antigo e organizado do mundo árabe, obteve a maioria no Parlamento egípcio após a queda de Hosni Mubarak, em 2011, e tem ramificações em países vizinhos.

9 ( ) AL FATAH, fundado em Maior influência política da OLP (Organização para Libertação da Palestina), controla a Cisjordânia. Praticou atos terroristas contra Israel e foi expulso da Faixa de Gaza. ( ) HEZBOLLAH, fundado em Quase um Estado dentro do Líbano, é um grupo xiita que representa uma ameaça a Israel. Patrocinado pelo Irã, é acusado de fornecer armas ao Hamas. ( ) HAMAS, fundado em Grupo sunita, controla a Faixa de Gaza desde 2007, quando expulsou o Al Fatah. A Faixa de Gaza não reconhece Israel e recebe apoio do Irã e do Hezbollah. Da mesma forma que o Al Fatah, tenta restituir um governo palestino único. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V V V V b) V F F F c) F F V V d) F V F V e) V F V F Questão 26) Primavera Árabe - É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida. Disponível em: < primavera-arabe-resumo shtml>. Acesso em: 3 out No contexto da chamada Primavera Árabe, um país, após a derrubada de seu líder Muammar Kadafi, passou a enfrentar dois problemas que poderiam levar à fragmentação do país que nunca conquistou uma identidade nacional coesa: choques entre milícias que se recusam a entregar armas e os anseios por autonomia da região da Cirenaica. Esse país é a) Líbia b) Síria c) Iêmen d) Egito e) Tunísia Questão 27) No ano de 2011, um fato muito importante canalizou a atenção do mundo: a Primavera Árabe. Um dos momentos cruciais que marcaram as turbulências do mundo árabe, naquele ano, foi a violenta derrubada do coronel Muammar Kadafi. O que pode ser afirmado sobre esse assunto? 00. Primavera Árabe foi a expressão utilizada para designar a onda de revoltas populares que eclodiu nas nações do mundo árabe, cuja raiz reside no agravamento da situação dos países, acarretado pela crise econômica e pela falta de democracia.

10 01. Durante décadas, Kadafi comandou, com mão de ferro, a Líbia, aboliu a propriedade privada dos meios de produção e proibiu o islamismo e o budismo em território líbio, gerando, assim, uma onda de revoltas populares. 02. A atual instabilidade política verificada no mundo árabe demonstrou que as revoluções violentas nele acontecidas não envolvem apenas a derrubada da velha ordem estabelecida. 03. O ditador Bashar Al-Assad vem desenvolvendo uma intensa campanha repressiva contra os grupos armados de oposição ao governo sírio. Esses grupos, de tendência maoísta, defendem o fim do capitalismo e a construção de um regime popular revolucionário, de tendência stalinista. 04. A Primavera Árabe tem sido marcada por uma gama variada de situações, que envolvem amplas manifestações populares, intervenção militar externa, repressão institucional e lutas sectárias. Questão 28) Israel é um país semidesértico, com várias regiões consideradas realmente desérticas, nas quais não há fontes abundantes de água nem grandes reservatórios de água subterrânea. A agricultura israelense, por meio do desenvolvimento de eficiente método de irrigação e da adequação de novos cultivos, conseguiu resultados impressionantes e constitui, hoje, um exemplo para muitos países do mundo. O sucesso de Israel nesse setor ocorre pela combinação de quatro fatores principais: a atuação do agricultor; a ação no campo da pesquisa e do ensino; a capacitação agrícola eficaz; e o apoio intenso do Estado. (29november.org/upload/ pdf Acesso em: Adaptado) Baseando-se no texto, é correto concluir que a) um bom desenvolvimento no setor agrícola é impossível em regiões onde há o predomínio de clima semiárido. b) Israel só conseguiu um bom desenvolvimento agrícola por contar com as favoráveis condições naturais da região. c) esse país tem tecnologia para transformar o clima desértico em um clima mediterrâneo úmido favorável à agricultura. d) a baixa umidade relativa do ar nesse país, apesar dos elevados índices pluviométricos mensais, faz com que o clima seja considerado desértico. e) diversos fatores, como o empenho do governo, da sociedade e o uso de tecnologia adequada, possibilitam o cultivo em regiões de climas semiárido e árido. Questão 29) A Primavera Árabe refere-se a um conjunto de protestos populares localizados em países situados no norte da África e no Oriente Médio. Iniciados na Tunísia em 18 de Dezembro de 2010, tais protestos repetiram-se em países próximos, tais como Egito, Iêmen, Líbia, Marrocos e Síria. Sobre tal assunto, assinale a alternativa correta. a) Tais protestos resultaram da insatisfação das populações dos países árabes com as mudanças climáticas, as quais têm contribuído para a elevação da temperatura média desses países. b) Os países atingidos por essa onda de protestos são, em sua maioria, caracterizados pela natureza democrática e participativa de seus regimes de governo. c) Um dos líderes populares que se destacou na afirmação dos direitos das populações dos países atingidos pelos protestos foi o religioso egípcio Hosni Mubarak.

11 d) Como resultado da Primavera Árabe, houve mudanças de governo em vários países alcançados pelos protestos populares, com a queda de regimes autoritários existentes havia décadas. e) As manifestações populares nos países do norte da África e do Oriente Médio foram favorecidas pela atual excelente situação econômica desses países. Questão 30) Mais de seis meses após seu início, a Primavera Árabe, onda de levantes populares que começou na Tunísia e se espalhou por vários países da região, se encontra em um impasse de violência, mortes, frustrações e dúvidas quanto a mudanças. Sobre a situação atual de países que participaram da chamada Primavera Árabe, considere as seguintes afirmações: I. Na Líbia, após a queda do regime de Muamar Khadafi foram realizadas as primeiras eleições livres. II. Na Síria, o presidente Bashar Al-Assad renunciou após um curto período de resistência. III. Na Tunísia, aliados históricos do ex-presidente Zine al-abidine Ben Ali controlam o governo provisório. Está correto apenas o que se afirma em a) I. b) I e II. c) II e III. d) II. e) nenhuma das afirmações está correta. Questão 31) UNICAMP A primeira palavra que vem à cabeça de qualquer um que pense em Oriente Médio é conflito. Região que deu origem às grandes civilizações e a religiões que ainda hoje encontram seguidores nos quatro cantos do mundo. (Keila Grinberg, O mundo árabe e as guerras árabe-israelenses, in Século XX, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000, vol. III, p. 99.) a) Nomeie três importantes religiões que se originaram no Oriente Médio. b) Explique as condições de criação do Estado de Israel. Questão 32) Quais os fatores que aceleraram o processo de descolonização da África pós-guerra?

Questão 01) Observe o mapa e assinale F para falso e V para verdadeiro nas afirmações.

Questão 01) Observe o mapa e assinale F para falso e V para verdadeiro nas afirmações. GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:3ª ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P2 B3 DATA DA PROVA: 28/10/016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre IV Data da prova: 18/10/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades do Ano de 2017 Conflitos do Mundo Contemporâneo África Prof. Marcelo Saraiva África A maior parte do continente africano tem sua identidade construída através do sofrimento e das

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8 a - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios Recuperação do 3º Bimestre Geografia Nome: Nº.: Ano: 9 º ano Ensino Fundamental 1. Observe o mapa abaixo e marque as alternativas que contêm

Leia mais

ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES recuperação semestral DATA DA PROVA: 27/6/2017

ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES recuperação semestral DATA DA PROVA: 27/6/2017 GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:3ª ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES recuperação semestral DATA DA PROVA: 27/6/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

Questões Geopolíticas Contemporâneas

Questões Geopolíticas Contemporâneas Questões Geopolíticas Contemporâneas Questões Geopolíticas Contemporâneas 1. no século XXI como grande foco de tensão mundial: lá se desenvolvem intrincados e importantes conflitos desta nossa época. Suas

Leia mais

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. PROF.: ROBERT OLIVEIRA -

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. PROF.: ROBERT OLIVEIRA - ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA Regiões Africanas Problemáticas O MAGREB Corresponde a porção oeste (ocidental) do Norte da África. Onde encontramos os seguintes países: Marrocos, Tunísia

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

Dividir para dominar

Dividir para dominar ÁFRICA Contexto histórico África século XV: -Grandes navegações -Estabelecimento de feitorias na África A partir do século XIX: -Colonialismo europeu -Partilha da África (Conferência de Berlim, em 1885)

Leia mais

A ocupação africana e suas consequências

A ocupação africana e suas consequências A ocupação africana e suas consequências Introdução Contato europeus X africanos: século XV (criação de entrepostos comerciais no litoral, áreas de descanso e atracadouro). Período marcado pelo povoamento

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano a primavera arabe Corrupção Pobreza Ditaduras Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano Mapa dos Levantes Os acontecimentos iniciaram na Tunísia

Leia mais

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Caderno de Atividades 06 Os eercícios deverão ser feitos no livro. Resgatando conteúdos questões

Leia mais

A GEOGRAFIA DA ÁFRICA

A GEOGRAFIA DA ÁFRICA A GEOGRAFIA DA ÁFRICA A Geografia da ÁFRICA África: Aspectos Gerais Estreito de Gibraltar A África é o terceiro maior continente do mundo. É um continente triangular, com litoral retilíneo, banhado pelos

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras Aula 13 - África África Principais temas e relações Menos frequentes no norte Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Problemas Economia Meio ambiente Perseguição religiosa

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA APRESENTA ASPECTOS FÍSICOS DIVERSOS: RIOS CAUDALOSOS; EXTENSOS

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 9º ANO Professores: Luís Otávio (LO) e Marcos Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Atividades para Estudos Autônomos Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Data: 9 / 10 / 2017 o Aluno(a): N : Turma: VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO

Leia mais

Países marcados pela cultura islâmica

Países marcados pela cultura islâmica Países marcados pela cultura islâmica Referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo,

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA Profºs. Marcelo e Fernando Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11)

Leia mais

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS Grande exploração por parte dos países europeus Divisão do território feita pelos europeus O continente africano fornecia mão de obra escrava, produtos agrícolas e minerais

Leia mais

Povos do Oriente Médio

Povos do Oriente Médio Oriente Médio Povos do Oriente Médio Árabes Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE 8º ANO 1) Durante o período do neocolonialismo, a África foi dividida em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus. Portanto, grande parte dos conflitos existentes na

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018 GEOGRAFIA : Ensino Fundamental Ano: 8º Turma: CA.CL. Valor: 20 Pts Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL / 2018 Aluno(a): Nº: Nota: Professora: Andréa de Macedo Matos e Márcia Barbosa Querido

Leia mais

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte)

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) Desde o século XVI, devido ao tráfico de escravos, os europeus já conheciam e exploravam algumas

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL Conteúdos de estudo relativos ao PRIMEIRO

Leia mais

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O mundo árabe é formado por um conjunto de países localizados no norte da África e no Oriente Médio. A maneira mais usual de identificar as

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor: Carlos Alexandre 3 ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Aula 10 - Israel e Questão Palestina

Aula 10 - Israel e Questão Palestina Aula 10 - Israel e Questão Palestina Primeira Guerra Mundial Região era parte do Império Turco Otomano 1917: Declaração de Balfour : buscando apoio para vencer o Império Turco na Primeira Guerra Mundial,

Leia mais

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia ATIVIDADES 9º ANO 1) (FUVEST-2008) Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética

Leia mais

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas ORIENTE MÉDIO Posição Geopolítica Estratégica Está localizado entre Europa, África e Ásia. Foi colonizado por países europeus, que dividiram o território de acordo com seus interesses. Petróleo Escassez

Leia mais

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 9º INSTRUÇÔES Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Assinatura do responsável:

Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Assinatura do responsável: Nota: Valor: Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Data: / /. Assinatura do responsável: A África no contexto mundial - Exercícios de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Oriente Médio Características Principais

Oriente Médio Características Principais Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio

Leia mais

TEMA 3. Prof. Janderson Barros

TEMA 3. Prof. Janderson Barros TEMA 3 Prof. Janderson Barros Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. Prof. Janderson Barros Local estratégico em termos econômicos

Leia mais

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar ATIVIDADE º 23 SITE PADOGEO.COM/8ºAOS EXERCÍCIOS 2 - COTIETE AFRICAO - POPULAÇÃO Resposta Correta Analise as frases se Verdadeiras ou Falsas a partir do texto "E a população africana? Como está distribuída?"

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof.: Zidane e Wilton Pires

GEOGRAFIA. Prof.: Zidane e Wilton Pires GEOGRAFIA Prof.: Zidane e Wilton Pires AGROPECUÁRIA QUESTÕES AGRÁRIAS (DISTRIBUIÇÃO DAS TERRAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS) Concentração fundiária (origem do período colonial: sesmarias, capitanias hereditárias);

Leia mais

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO JUDEUS Hebreus; Abraão; Canaã (Palestina); 400 anos no Egito; Moisés e o êxodo; Israel e Judá; 70: destruição do templo de Jerusalém; 131: Diáspora. MUÇULMANOS Beduínos; Maomé

Leia mais

GEOPOLÍTICA DA ÁFRICA. Professor: Wisler Juliano 8º ano EFII Disciplina: Geografia

GEOPOLÍTICA DA ÁFRICA. Professor: Wisler Juliano 8º ano EFII Disciplina: Geografia GEOPOLÍTICA DA ÁFRICA Professor: Wisler Juliano 8º ano EFII Disciplina: Geografia DIVISÃO CULTURAL DO CONTINENTE ÁFRICA BRANCA OU SAARIANA ÁFRICA NEGRA OU SUBSAARIANA CONFLITOS NO CONTINENTE AFRICANO IMPERIALISMO

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo I Revolução Chinesa (1949) Após a Segunda Guerra, disputas políticas e militares na China entre: Partido Nacionalista Liderança de Chiang Kai-shek (apoio dos EUA) X Mao

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

Professor Hudson de Paula

Professor Hudson de Paula Professor Hudson de Paula A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões

Leia mais

ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos Povos, difusão de ideais nacionalistas e oposição as metrópoles. Movimentos nacionalistas - formação de

ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos Povos, difusão de ideais nacionalistas e oposição as metrópoles. Movimentos nacionalistas - formação de HISTÓRICO E CONTEXTO Conferencia de Berlim (1884/5) Imperialismo e Neocolonialismo (Século XIX): Potencias Europeias impõe seu domínio sobre África e Ásia. ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 9º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 9º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 9º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) O continente africano possui, em média, altas temperaturas. Isso ocorre principalmente: A) Pelo continente possuir altitudes

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

Localização. à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: km, da ; Oeste-Leste: 7.

Localização. à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: km, da ; Oeste-Leste: 7. Localização Parte integrante do separada da Europa pelo, a África está e ligase à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: 8.000 km, da ; Oeste-Leste: 7.400 km, no

Leia mais

Aula 6 - Rússia e Ucrânia

Aula 6 - Rússia e Ucrânia Aula 6 - Rússia e Ucrânia Rússia Histórico de expansão e conquista sobre diversos outros povos. Governos autoritários. Século XX: colapso do Império Russo, formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa CRESCIMENTO POPULACIONAL (p. 274-277) Descontinuidade: Aumento Queda (escravidão) Aumento Segunda metade do século XIX Fim da escravidão 1950 Revolução Sanitária diminuição da mortalidade aumento do Crescimento

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; O CAPITALISMO MONOPOLISTA Setor industrial

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / /

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / Lista de Exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / NOME: Nº.: QUESTÃO 1 Relacione os países às suas respectivas regiões. 1-Europa

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX)

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Colégio Pedro II São Cristóvão II 9º ano Professora: Robertha Triches Explicando o conceito e o fenômeno No século XIX, países industrializados como Grã-Bretanha,

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

R.: R.: R.: R.: R.: R.: R.:

R.: R.: R.: R.: R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Leia o texto e responda. No

Leia mais

3) Sobre a interdependência dos elementos da natureza, caracterize:

3) Sobre a interdependência dos elementos da natureza, caracterize: Educador: Abílio José C. Curricular: Geografia Data: / /2013 Estudante: 8 Ano 1) Caracterize resumidamente, as três esferas terrestres e responda: elas ainda apresentam os mesmos aspectos de quando se

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de

Leia mais

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen A disputa regional entre Irã e Arábia Saudita Irã e Arábia, de muitas formas, representam de forma extremada as divisões que existem no mundo islâmico. O Irã é um

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

Primavera Árabe. Prof. Luiz Fernando L Silva

Primavera Árabe. Prof. Luiz Fernando L Silva Primavera Árabe Prof. Luiz Fernando L Silva Inicia-se no norte da África E propaga-se pelo Oriente Médio Primavera Árabe Período de transformações históricas no rumo da política mundial Onda de protestos

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

PROJETO KALI EXTRAS AULA 05 GUERRAS ATUAIS. Oriente Médio

PROJETO KALI EXTRAS AULA 05 GUERRAS ATUAIS. Oriente Médio GEOPOLÍTICA MUNDIAL PROJETO KALI EXTRAS AULA 05 GUERRAS ATUAIS Guerra na Síria Grandes Potências Questão Palestina Geopolítica Mundial A geopolítica mundial engloba todas as relações entre países e populações,

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): DATA DA PROVA: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): DATA DA PROVA: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): DATA DA PROVA: 31-3-2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO.

REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO. REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO. ORIENTE MÉDIO. UMA DAS PRIMEIRAS PARTES DA ÁSIA A SEREM OCUPADAS. CHAMA A ATENÇÃO DO MUNDO

Leia mais

Os Movimentos Sociais

Os Movimentos Sociais 1) (ENEM 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

ÁFRICA. Características Gerais

ÁFRICA. Características Gerais ÁFRICA Características Gerais Limites Territoriais: Norte: Mar Mediterrâneo Noroeste: Estreito de Gibraltar Nordeste: Mar Vermelho Oeste: Atlântico Leste: Índico Península do Sinai Canal de Suez Chifre

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2017 VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Os eercícios deverão ser feitos no livro. Resgatando conteúdos, tetos diversificados, proposto

Leia mais

Disciplina: História Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de:

Disciplina: História Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: A herança do Mediterrâneo Antigo Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: Ensino Básico

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais