ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar"

Transcrição

1 ATIVIDADE º 23 SITE PADOGEO.COM/8ºAOS EXERCÍCIOS 2 - COTIETE AFRICAO - POPULAÇÃO Resposta Correta Analise as frases se Verdadeiras ou Falsas a partir do texto "E a população africana? Como está distribuída?" de seu livro - cap. 09: As faixas territoriais (continentais) são as mais povoadas, enquanto que as áreas litorâneas são menos habitadas. Entre os países africanos que apresentam os maiores índices de aumento da população (acima de 3%) são estão Uganda e Zâmbia. Líbia, Tunísia e Argélia possuem a população da maioria de suas cidades maior que a do campo. Os locais menos povoados da África são o norte do continente, lado meridional do continente, Rio ilo (vale), Grandes Lagos, Guiné (golfo) e Etiópia (em áreas de planaltos). A má distribuição populacional do continente africano deve-se a fatores a presença de solos mais férteis e de maior disponibilidade de água em determinadas regiões. Entre os continentes, o africano e o que tem maior crescimento populacional. O maior contingente populacional, que é predominantemente idoso, concentra-se em algumas regiões no interior do deserto do Saara. Os menores índices de crescimento populacional (abaixo de 1%) fazem parte da realidade de Egito e África do Sul. A maior parcela da população habita o meio rural, a exemplo de Líbia, Tunísia e Argélia. as porções territoriais ocupadas por florestas (densas) e desertos, a presença de população é concentrada, com alta densidade demográfica (33,7 hab/kmª.)

2 EXERCÍCIO 2 - COTIETE AFRICAO - AS DUAS ÁFRICAS Resposta Correta 1 S U B D E 2 S E V O L V I M E T O E U T B 3 E E S X 4 A G R I C U L T U R A T A E R 5 P E T R Ó L E O R I I 6 I G É R I A O 7 K A L A H A R I O A A L Horizontais 1. Característica da África Subsaariana, marcada pelos números de IDH mais baixos do continente. 4. Atividade econômica praticada mais nas proximidades do ilo e na região do Magreb. 5. Recurso mineral importante para a economia da África Setentrional. 6. Juntamente com Angola e África do Sul, esse país se sobressai na África Subsaariana. 7. Deserto que marca a porção sudoeste da África Subsaariana. Verticais 1. Parte da África formada, em sua maioria, por pessoas de origem árabe (branca). 2. Parte da África formada por etnias variadas, como os povos negroides. 3. Destino comercial da produção agrícola na África Subsaariana.

3 EXERCÍCIOS 2 - COTIETE AFRICAO - REGIOALIZAÇÃO Perguntas respondidas corretamente a primeira: 7/7 Completou o exercício. 1. A respeito da África Meridional, marque as alternativas que considerar a. Formada por cinco países, África do Sul, amíbia, Lesoto, Suazilândia e Botsuana, destacados pelo seu alto nível de desenvolvimento. b. Apresenta uma diversidade cultural, social e econômica acentuada pelos diferentes níveis de desenvolvimento de seus colonizadores: Ingleses, portugueses e alemães. c. Todos os países desse conjunto são marcados pelos baixos indicadores sociais que se refletem na qualidade de vida da população. d. A pouca disponibilidade de água e guerras civis e conflitos de diversas ordens, fazem parte da realidade desse conjunto de países. 2. A respeito da África Ocidental, marque as alternativas que considerar a. Essa porção territorial do continente é formada pelo conjunto de países que estão situados nas proximidades do Saara, do Golfo da Guiné e no Sahel. b. Os países dessa região participam da Organização Mundial do Comércio (OMC), bloco que incrementa o mercado externo desses países. c. Formada por uma população especialmente rural, a agricultura de cacau é voltada para o mercado interno e a de milho, abastecimento externo. d. Apresentam crescimento populacional elevado, com índices de natalidade e mortalidade expressivos. 3. A respeito da África Setentrional, marque as alternativas que considerar a. O Clima vai desde úmido com temperaturas amenas a seco. b. A base econômica desses países é a agropecuária, destacando-se o feijão, a cevada e a soja. (Cana-de-açúcar, algodão, arroz, trigo, sorgo, tabaco, tomate e milho) c. a economia destaca-se a extração mineral (ferro e petróleo), o turismo, mas a atividade industrial é inexistente. (Têxtil, alimentícias, petroquímicas, metalúrgicas, químicas e de material de construção) d. Formada por Argélia, Marrocos, Líbia, Egito, Tunísia, Sudão e Sudão do Sul.

4 4. A respeito da África Central, marque as alternativas que considerar a. Teve colonização de países como Inglaterra, França e Bélgica. b. A agricultura voltada para exportação, marcada por monocultura, mão de obra barata (plantation). c. A agricultura abastece o setor industrial europeu, exportando algodão, cacau, café e borracha. d. Angola, Chade, República Democrática do Congo, Congo, Camarões, Gabão e República Centro-Africana fazem parte do conjunto de países. 5. A respeito da África Meridional, especificamente sobre a África do Sul, marque as alternativas que considerar a. Favorecido pelo clima quente e úmido e solo fértil, destaca-se a agricultura e pecuária, mecanizada pela falta de mão de obra. b. Banhada pelos oceanos Índico e Atlântico e população é formada por brancos, mestiços e negros. c. Possui três capitais: uma é polo administrativo, uma capital legislativa e uma judicial. d. O país se destaca no cenário mundial pelo seu nível de industrialização, embora sofre com a constante importação de recursos naturais, principalmente minerais. 6. A respeito da África Oriental, marque as alternativas que considerar a. Marcada por governos autoritários e movimentos populares com fins políticos e étnicos. b. Colonizada principalmente por Alemães. (Ingleses) c. Somália, Burundi, Ruanda, Etiópia, Mauricio, Moçambique e Tanzânia, são alguns de seus países. d. Apresenta elevado grau de desenvolvimento, principalmente os industrializados durante a colonização. 7. A respeito da África Setentrional, especificamente sobre o Magreb, marque as alternativas que considerar a. A região do Magreb é formada pelo território localizado ao nordeste africano, entre o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho e Deserto do Saara. b. Com economia muito diversificada, possui indústrias, extrativismo mineral, agricultura, pecuária e turismo.

5 c. O Grande Magreb é constituído por Tunísia, Líbia, Marrocos, Argélia, Mauritânia e Saara Ocidental. d. O Magreb é marcado pela atuação do clima equatorial, com chuvas regulares o ano todo, favorecendo o desenvolvimento de sua economia, especialmente agropecuária. EXERCÍCIO 2 - COTIETE AFRICAO - ELEMETOS FISIOGRÁFICOS Construa a frase a seguir, clicando em cada expressão conforme a sequência correta. Consulte o texto "Os elementos fisiográficos que compõem as paisagens africanas" de seu livro: 1- O continente africano exibe paisagens complexas e variadas de norte a sul, que se formam sob a forte influência dos tipos climáticos predominantes em seu território. 2- O contorno do continente africano não apresenta significativas variações, tento um litoral retilíneo, banhado pelos oceanos Atlântico e Índico e pelos mares Mediterrâneo e Vermelho. 3- Planaltos e montanhas configuram o relevo da maioria dos países africanos e as porções mais elevadas são formadas por cadeias montanhosas como a do Atlas. 4- A vegetação é marcada por savanas nas regiões de clima tropical, floresta equatorial no Congo, estepes nas áreas semiáridas e vegetação xerófita nas áreas desérticas. 5- Fazem parte da paisagem africana vulcões como o Kilimandjaro, localizado na cordilheira oriental africana e a cadeia Drakensberg, próximo ao litoral do Oceano Índico, considerados os pontos mais elevados do continente. 6- o Sahara Ocidental, a parte norte-este é formada por um deserto rochoso de relevo acidentado, a parte norte-oeste é a zona dos rios, onde nasce vegetação para a alimentação do gado, e no centro e interior temos planícies e dunas de areia.

ÁFRICA Aspectos Naturais

ÁFRICA Aspectos Naturais GEOGRAFIA/Frente C SÉRIE: 8º ÁFRICA Aspectos Naturais Professor: Hércules Nunes ÁFRICA DIVISÃO POLÍTICA Divisão Regional Domínios Naturais Vegetação e Clima África Mediterrânea Ao norte do território africano

Leia mais

A GEOGRAFIA DA ÁFRICA

A GEOGRAFIA DA ÁFRICA A GEOGRAFIA DA ÁFRICA A Geografia da ÁFRICA África: Aspectos Gerais Estreito de Gibraltar A África é o terceiro maior continente do mundo. É um continente triangular, com litoral retilíneo, banhado pelos

Leia mais

Nesta unidade. Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p.

Nesta unidade. Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p. Frente B Unidade 4 África Nesta unidade Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p. 86 Prof. Luiz Gustavo - Profão Capítulo 2 África:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8 a - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

Países marcados pela cultura islâmica

Países marcados pela cultura islâmica Países marcados pela cultura islâmica Referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo,

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão PROFº CLAUDIO F GALDINO CONTINENTE AFRICANO A África é um continente! Ela, assim como os demais continentes, é resultado da separação da PANGEA, devido aos

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA APRESENTA ASPECTOS FÍSICOS DIVERSOS: RIOS CAUDALOSOS; EXTENSOS

Leia mais

O QUADRO NATURAL AFRICANO

O QUADRO NATURAL AFRICANO O QUADRO NATURAL AFRICANO África mapa político Relevo da África RELEVO DA ÁFRICA GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os principais aspectos físicos e naturais do continente africano: clima, relevo

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios Recuperação do 3º Bimestre Geografia Nome: Nº.: Ano: 9 º ano Ensino Fundamental 1. Observe o mapa abaixo e marque as alternativas que contêm

Leia mais

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS Grande exploração por parte dos países europeus Divisão do território feita pelos europeus O continente africano fornecia mão de obra escrava, produtos agrícolas e minerais

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO - GEOGRAFIA

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO - GEOGRAFIA GRUPO EDUCACIONAL PRO CAMPUS Aluno(a) 8º Ano - Ensino Fundamental TURMA MANHÃ PROF. NAYRIANA Rua Rui Barbosa, 724 Centro/Sul Fone: (86) 2106-0606 Teresina PI Site: E-mail: procampus@procampus.com.br ATIVIDADE

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

A ECONOMIA AFRICANA. Níveis de desenvolvimento econômico (183)

A ECONOMIA AFRICANA. Níveis de desenvolvimento econômico (183) A ECONOMIA AFRICANA CARACATERÍSTICA: (182) - Matéria prima (agrícola, minério e petróleo) - Petróleo = destaque mundial (8% da produção mundial) Onde? Subsolo rico = onde? O quê? (figura da página 182)

Leia mais

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como... GOIÂNIA, / / 2015 No Anhanguera você é Prof.: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:7º ALUNO (a): + Enem Lista de atividades P2 Bimestre:2 01 - O Nordeste é a região que possui a maior quantidade

Leia mais

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 18 México Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 Regiões Naturais Localizado na América do Norte e na América Latina. É o terceiro maior país da América Latina e o quinto das Américas. É o terceiro

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 Nome Nº Turma 9ºanos Data Nota Disciplina Geografia Trabalho EI Prof. Paulo Valor 30 1) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura.

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. OCEANIA Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. [5] Aspectos naturais Ígnea Metamórfica Sedimentar Cordilheira Australiana Atóis

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre IV Data da prova: 18/10/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia)

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia) Continente pequeno (50 países), ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,5 milhões de Km², é uma península da Ásia. O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa

Leia mais

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10

Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Exercícios sobre Continente Americano - 8º ano - cap. 10 Para realizar as atividades, consulte os Slides sobre Continente Americano (Ativ. nº 25 - Site padogeo.com) ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Localização. à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: km, da ; Oeste-Leste: 7.

Localização. à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: km, da ; Oeste-Leste: 7. Localização Parte integrante do separada da Europa pelo, a África está e ligase à Ásia na sua extremidade nordeste pelo. Seus pontos extremos distam: Norte-Sul: 8.000 km, da ; Oeste-Leste: 7.400 km, no

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 Nome Nº Turma 9º Data Nota Disciplina Geografia Trabalho Prof. Paulo Valor 1ª) Observando a paisagem abaixo, podemos afirmar que é uma paisagem africana,

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 9º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 9º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 9º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) O continente africano possui, em média, altas temperaturas. Isso ocorre principalmente: A) Pelo continente possuir altitudes

Leia mais

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. PROF.: ROBERT OLIVEIRA -

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. PROF.: ROBERT OLIVEIRA - ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA Regiões Africanas Problemáticas O MAGREB Corresponde a porção oeste (ocidental) do Norte da África. Onde encontramos os seguintes países: Marrocos, Tunísia

Leia mais

História e Geografia Aula 02

História e Geografia Aula 02 História e Geografia Aula 02 De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais PLURALIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO DO BRASIL Este conteúdo trata de como se constituiu, por sua permanente reelaboração,

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

Construção do Espaço Africano

Construção do Espaço Africano Construção do Espaço Africano Aula 1 Que imagem você tem quando se fala em África? Pense rápido! O modo como a África é vista ou a imagem que dela nos é dada para consumo constitui uma África dos quatro

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (GEOGRAFIA) Professor: Eraldo Morais de Almeida ÁFRICA EM TODOS OS ASPECTOS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (GEOGRAFIA) Professor: Eraldo Morais de Almeida ÁFRICA EM TODOS OS ASPECTOS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (GEOGRAFIA) Professor: Eraldo Morais de Almeida ÁFRICA EM TODOS OS ASPECTOS OS DOIS MOMENTOS COLONIALISMO: As metrópoles pretendiam se estabelecer nesses lugares de

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 9º ANO Professores: Luís Otávio (LO) e Marcos Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Sobre a distribuição da população pelo continente americano, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Em seguida,

Leia mais

Professor (a): Sueli Onofre Nota: Valor da Prova: 5,0 Aluno (a): N.º Turma:

Professor (a): Sueli Onofre Nota: Valor da Prova: 5,0 Aluno (a): N.º Turma: Unidade: S. Bernardo Ensino Fundamental Prova Oficial de Geografia - CORREÇÃO 1 a Unidade Letiva - 2016 Ano: 9º Professor (a): Sueli Onofre Nota: Valor da Prova: 5,0 Aluno (a): N.º Turma: 1. O conceito

Leia mais

CHINA Aspectos naturais e humanos

CHINA Aspectos naturais e humanos OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. A MÓDULO 35 CHINA Aspectos naturais e humanos REPÚBLICA POPULAR DA CHINA Localização: LESTE DA ÁSIA - País mais populoso do mundo: 1,393 bilhão de habitantes. - 3º em área territorial:

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia

AMERICA DO SUL. Planícies sedimentares: Amazônica. Pampas. Planaltos Orientais: maciços. cristalinos antigos. Planalto da Patagônia AMERICA DO SUL Hidrografia relevo Planícies sedimentares: do mundo, sendo o amazonas o de Orenoco maior extensão e volume de água no Amazônica planeta, com 6.296km Platina Bacia Platina Chaco, É a segunda

Leia mais

Região Nordestina. Cap. 9

Região Nordestina. Cap. 9 Região Nordestina Cap. 9 Divisão Regional -IBGE Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados

Leia mais

Africanidades: alguns aspectos da História Africana dos Negros no Brasil

Africanidades: alguns aspectos da História Africana dos Negros no Brasil Africanidades: alguns aspectos da História Africana dos Negros no Brasil, travessia dos escravizados e o constrangimento de seres humanos à condição de objetos Africanidades: alguns aspectos da História

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa CRESCIMENTO POPULACIONAL (p. 274-277) Descontinuidade: Aumento Queda (escravidão) Aumento Segunda metade do século XIX Fim da escravidão 1950 Revolução Sanitária diminuição da mortalidade aumento do Crescimento

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre - Geografia África: questões socioambientais e econômicas; Oceania: terras distantes; Regiões Polares. 1) Assinale a alternativa

Leia mais

Idiomas oficiais: inglês e francês. Baixa natalidade, baixo crescimento vegetativo. Escassez de mão de obra

Idiomas oficiais: inglês e francês. Baixa natalidade, baixo crescimento vegetativo. Escassez de mão de obra Canadá e México Canadá Uma das características marcantes do Canadá é a desproporção entre sua população, cerca de 34 milhões de habitantes (dado de 2010), e o tamanho de seu território, 9.970.610 km2.

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS Como pode cair no enem 66º 32 30 ÁSIA - MONÇÕES altas pressões 60º 30º 23º 27 30 baixas pressões 0º A respeito da dinâmica das monções apresentadas

Leia mais

Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre

Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre 01. (Objetivo: Identificar os estados que fazem parte da região Nordeste). A Região Nordeste é formada por nove estados. a) Localize-os no mapa abaixo e pinte-os

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE RECURSOS HUMANOS DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento Informativo. ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO...1 CATEGORIAS DE CONTRATOS...

RELATÓRIO SOBRE RECURSOS HUMANOS DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento Informativo. ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO...1 CATEGORIAS DE CONTRATOS... WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA ANTÉ BUREAU RÉGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-quinta

Leia mais

Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Assinatura do responsável:

Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Assinatura do responsável: Nota: Valor: Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Data: / /. Assinatura do responsável: A África no contexto mundial - Exercícios de

Leia mais

Ásia de Monções: Quadro Natural (módulo 06 Livro 01 Frente 03 página 219)

Ásia de Monções: Quadro Natural (módulo 06 Livro 01 Frente 03 página 219) Ásia de Monções: Quadro Natural (módulo 06 Livro 01 Frente 03 página 219) Corresponde á Ásia de Monções: China, Índia, Indonésia, Malásia, Nepal entre outros países do sudeste asiático. ÁSIA ASPECTOS CLIMÁTICOS

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

Geografia Geopolítica Difícil [10 Questões]

Geografia Geopolítica Difícil [10 Questões] Geografia Geopolítica Difícil [10 Questões] 01 - (ACAFE SC) O mundo é extremamente dinâmico, tanto do ponto de vista natural como do humano ou social. Considerando essa dinamicidade, a alternativa que

Leia mais

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219.

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA MONÇÔNICA Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA DE MONÇÕES PAÍSES RIZICULTURA SISTEMA DE JARDINAGEM MONÇÕES E RIZICULTURA A importância das Monções está diretamente relacionada

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO 2018 - GEOGRAFIA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DEMOGRAFIA Conceitos inerentes ao estudo demográfico e palavras que os alunos ainda não estão familiarizados; Distribuição

Leia mais

ÁFRICA. Características Gerais

ÁFRICA. Características Gerais ÁFRICA Características Gerais Limites Territoriais: Norte: Mar Mediterrâneo Noroeste: Estreito de Gibraltar Nordeste: Mar Vermelho Oeste: Atlântico Leste: Índico Península do Sinai Canal de Suez Chifre

Leia mais

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018 GEOGRAFIA : Ensino Fundamental Ano: 8º Turma: CA.CL. Valor: 20 Pts Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL / 2018 Aluno(a): Nº: Nota: Professora: Andréa de Macedo Matos e Márcia Barbosa Querido

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Observe atentamente os dois

Leia mais

África aspectos fisiográficos I

África aspectos fisiográficos I África aspectos fisiográficos I Relevo e Hidrografia Col. Sta. Clara, 2014 Prof. Marcos Giusti Latitude 23 26 16 N. 0 23 26 16 S. ATIVIDADE PARA A PRÓXIMA AULA: 1 Destaque os rios em azul; 2 Escreva as

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo em 1967 (a do IBGE atual se baseia na de 1969). Nela o Brasil é dividido em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL Conteúdos de estudo relativos ao PRIMEIRO

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL MASCARENHAS

Leia mais

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre CONTINENTE EUROPEU Prof.º Sueli Onofre TAMANHO E LOCALIZAÇÃO América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania TAMANHO

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima Escola Estadual Senador Filinto Müller Tipos De Clima Trabalho De Geografia Tipos De Clima Nome: João Vitor, Wuanderson N:09, 23. Equatorial Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC INDICADORES ECONÔMICOS Regiões Selecionadas: África, América Latina

Leia mais

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

AS SUB-REGIÕES NORDESTINAS

AS SUB-REGIÕES NORDESTINAS Sub-regiões do Nordeste: podem-se distinguir quatro sub-regiões, que se diferenciam por aspectos naturais e econômicos. Zona da Mata Agreste Sertão Meio Norte Litoral oriental Clima tropical úmido ZONA

Leia mais

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) Teoria

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada

Leia mais

Operacionalizar a política de cooperação técnica internacional do país.

Operacionalizar a política de cooperação técnica internacional do país. 1 Competências da ABC Operacionalizar a política de cooperação técnica internacional do país. Coordenar todo o ciclo da cooperação técnica internacional recebida pelo país do exterior e aquela mantida

Leia mais

Demografia

Demografia Demografia POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de habitantes 2000-6,4 bilhões de habitantes 2011-7

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GEOGRAFIA 7º ano NOME: IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU FOLHA DE FICHÁRIO; OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

NORDESTE. by Your User Name

NORDESTE. by Your User Name NORDESTE by Your User Name Clima Semiárido Baixas médias de pluviosidade anual, com altas temperaturas. Clima semiárido A existência desse clima se deve a dois fatores: 1. A barreira orográfica

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

Nome: N.º: telefone: PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM Disciplina:

Nome: N.º: telefone:   PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM Disciplina: Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 2015 Disciplina: MateMática Prova: desafio nota: QUESTÃO 11 Reutilizando embalagens que provavelmente iriam para o lio,

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO Unidade 7 1. (V) a maior parte do relevo africano é formada de planaltos elevados, sem variações significativas em seu modelado. (F) por ter formações

Leia mais

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação Membros da IFC Corporação Financeira Internacional Membro Data de afiliação Afeganistão 23 de setembro de 1957 África do Sul 3 de abril de 1957 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 20 de julho de 1956

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O MUNDO ÁRABE CONTEMPORÂNEO

REFLEXÕES SOBRE O MUNDO ÁRABE CONTEMPORÂNEO AULA 1: GEOGRAFIA FÍSICA, HUMANA E ECONÔMICA DO MUNDO ÁRABE Palestrante: Prof. Nelson Bacic Olic Programa: Localização e países componentes do Mundo Árabe Relevo e clima Recursos minerais e centros industriais

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE NORDESTE: BREVE HISTÓRICO Compreende uma área que equivale a 18,3% do território nacional, onde vivem mais de 55 milhões de habitantes

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Atividades para Estudos Autônomos Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Data: 9 / 10 / 2017 o Aluno(a): N : Turma: VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA Como pode cair no enem (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre a Austrália. I) A Austrália não recebe fluxos migratórios significativos, apesar de ser considerado

Leia mais

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de

Leia mais

Temperatura Pressão atmosférica Umidade

Temperatura Pressão atmosférica Umidade O CLIMA Elementos do clima Temperatura Pressão atmosférica Umidade São responsáveis por caracterizar os climas. TEMPERATURA Corresponde à quantidade de calor. Pressão atmosférica Força que o peso do ar

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Sobre as características naturais da região Nordeste, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. a) No Nordeste

Leia mais

Geografia 2013/1. INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 11, observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e o enunciado.

Geografia 2013/1. INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 11, observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e o enunciado. Geografia 2013/1 INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 11, observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e o enunciado. 11) As correntes oceânicas, do ponto de vista geográfico,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES GERAIS Geografia Esta atividade propõe uma revisão dos conteúdos estudados ao longo do ano, com destaque para a 2ª etapa. Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 1. Escreva V para as informações verdadeiras e F para as informações falsas. A superfície dos lugares não é igual em toda a sua extensão. b)

Leia mais

Professora Erica B G Erba - Ensino Fundamental II - 8º ano Resumo e Gabarito

Professora Erica B G Erba - Ensino Fundamental II - 8º ano Resumo e Gabarito Professora Erica B G Erba - Ensino Fundamental II - 8º ano Resumo e Gabarito Capítulo 9 - Estados Unidos: a terceira população mundial RESUMO: A ocupação do espaço - Distribuição da população (áreas de

Leia mais