A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS Jéssika Chrystine Druzik 1, Liliane Pires 2.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS Jéssika Chrystine Druzik 1, Liliane Pires 2."

Transcrição

1 A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS Jéssika Chrystine Druzik 1, Liliane Pires Acadêmica do Curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba PR). 2. Farmacêutica UFPR, Especialista em Acupuntura - CBES e Mestre em Bioquímica - UFPR. Professora Orientadora da Universidade Tuiuti do Paraná. Endereço para correspondência: Jéssika Chrystine Druzik - jessi_druzik@hotmail.com RESUMO A pele por ser a primeira a se comunicar com o meio externo, está mais propensa a sofrer danos, embora conte com as funções de proteção, a sua aparência com o decorrer do tempo vai mudando, e tornando-se envelhecida. O envelhecimento é um processo natural em que ocorre a perda da elasticidade e luminosidade da pele, surgindo as rugas, a flacidez e a hiperpigmentação. As rugas são pregas da pele e podem ser encontradas em várias regiões da face. Hoje há vários tratamentos existentes para amenizá-las, como é o caso da acupuntura, que é uma técnica utilizada há milênios para tratar doenças. As agulhas são colocadas em pontos específicos, os acupontos, onde se encontra grande quantidade de terminações nervosas, fazendo com que haja o aumento do fluxo sanguíneo, estímulo à divisão celular e à biossíntese de compostos como colágeno e elastina, melhorando o aspecto da ruga. Este trabalho tem como objetivo mostrar a eficácia do uso da acupuntura para amenizar o aspecto das rugas. Palavras Chave: Acupuntura, Envelhecimento, Pele, Rugas.

2 ABSTRACT The skin being the first to communicate with the external environment, is more likely to be damaged, although it has the functions of protection, its appearance with the passage of time is changing, and becoming aged. Aging is a natural process that occurs in the loss of elasticity and radiance of the skin, appearing wrinkles, laxity and hyperpigmentation. Wrinkles are folds of skin and can be found in various regions of the face. Today there are several treatments available to mitigate them, such as acupuncture, which is a technique used for millennia to treat diseases. The needles are placed at specific points, acupoints, where there is large amount of nerve endings, so that there is increased blood flow, stimulation of cell division and biosynthesis of compounds such as collagen and elastin, improving the appearance of wrinkles. This work aims to show the effectiveness of using acupuncture to ease the appearance of wrinkles. Keywords: Acupuncture, Aging, Skin, Wrinkles.

3 INTRODUÇÃO Com o passar dos anos a pele vai envelhecendo, ficando mais flácida e mais propensa ao surgimento das rugas. Elas são decorrentes do processo natural de envelhecimento, surgindo devido a fatores ambientais e de estilos de vida. As rugas não podem ser evitadas, mas podem ser retardadas, amenizando sua aparência 1. São inúmeros os tratamentos existentes, uns mais sofisticados e caros e outros mais simples, com custo mais baixo, mas que se obtêm excelentes resultados. Como é o caso da acupuntura, uma terapia alternativa utilizada há milênios para a prevenção e tratamento de doenças e que também pode ser utilizada na área da Estética 2,3. É necessário o conhecimento da técnica para a correta aplicação e obtenção de resultados, sendo que as Tecnólogas em Estética podem utilizála, pois possuem o conhecimento de anatomia, fisiologia, que lhes permite a realização de cursos especializantes ou pós-graduação em Acupuntura 1. OBJETIVO O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a acupuntura e como ela atua para amenizar rugas e marcas de expressão. METODOLOGIA Esta pesquisa teve como fonte de dados, artigos científicos e livros sobre envelhecimento, pele, rugas e acupuntura. PELE A pele é o maior órgão do corpo humano, é constituída por três partes principais, a epiderme, camada mais superficial, formada por várias células unidas; a derme, camada mais profunda, composta por feixes de fibras elásticas e colágenas onde estão presentes estruturas, como os vasos sanguíneos e linfáticos, terminações nervosas, pêlos, glândulas sebáceas e sudoríparas, além de células de vários tipos, como fibrócitos, mastócitos e macrófagos; e a hipoderme, constituída por tecido conjuntivo frouxo e células adiposas 4,5. A pele representa o maior órgão sensitivo do nosso corpo que recebe estímulos de temperatura, dor e tato. É o mais sensível dos órgãos,

4 sendo o primeiro meio de comunicação do nosso corpo com o ambiente e proteção, apresentando várias funções: função sudorípara, de secreção sebácea, tamponante, queratogênica, de absorção, pigmentogênica, de termorregulação, respiratória, sensorial, de defesa e proteção 4,5. A aparência da pele pode variar dependendo dos fatores como a idade, o sexo, o clima, alimentação e saúde do indivíduo 4,5. Essas variações que ocorrem na pele são alterações ocasionadas pelo seu envelhecimento, e isso ocorre com todas as pessoas. ENVELHECIMENTO O envelhecimento é um processo natural do organismo, ocorre desde o nascimento, mas só aparecem sinais após a terceira idade 1. Pode ser classificado em envelhecimento intrínseco (cronológico ou genético), e envelhecimento extrínseco (fotoinduzido, comportamental ou catabólico). É um processo progressivo de declínio das capacidades física e mental, afeta todos os indivíduos, e apresenta um ponto de vista amplo e variável de manifestações. Está intimamente relacionado com a qualidade de vida do indivíduo. O órgão que mais revela o envelhecimento é a pele, pois se encontra externamente exposta às intempéries, especialmente as mãos, o pescoço e o rosto 1. A pele exposta por mais tempo apresenta alterações mais visíveis do que aquelas devidas somente ao envelhecimento. Esta pele, geralmente se apresenta enrugada, hiperpigmentada e com flacidez. Outro fator importante que contribui com o envelhecimento precoce da pele é o excesso de expressão facial, isto é, uso exagerado e de forma incorreta de alguns grupos musculares da face 4. Quando envelhecemos, as glândulas sebáceas vão diminuindo e ficam menos ativas. Por isso a pele apresenta-se mais seca, em parte devido à falta da oleosidade natural e em parte porque, com a falta de oleosidade, a umidade do ar não é mais retida sobre a pele 6. Com todas essas alterações que ocorrem na pele, levando à perda da elasticidade e luminosidade, é que surgem as rugas e a flacidez.

5 RUGAS Rugas são sulcos ou pregas da pele, que aparecem por efeito principalmente do avanço da idade. Produzem-se normalmente pela perda da flexibilidade dos estratos superficiais e pela falta de hidratação das capas mais profundas da pele. Com o avanço da idade, as rugas se produzem de forma progressiva em virtude de um descaimento da adjunção dermoepidérmica, que pouco a pouco perde sua ancoragem e sua adesão com as fibras elásticas da derme superficial que faz uma sobtensão na rede das fibras de colágeno. O sistema fibrilar da derme se altera, originando a perda da elasticidade cutânea. As rugas da face são encontradas nas seguintes regiões: Região nasal: rugas transversais, queda da ponta nasal, exacerbação do ângulo nasolabial; Região orbital: flacidez e ptose das pálpebras, bolsas de gordura; Região frontal: rugas na glabela e rugas transversais; Região mentoniana: queda do mento, flacidez da pele, apagamento da linha mandibular; Região malar e terço médio da face: depressão do sulco nasolabial, apagamento da eminência malar, ptose dos lábios, pregas e rugas generalizadas 7. São classificadas como: Profundas: são causadas pela exposição ao sol, e não se alteram quando a pele é esticada; Superficiais: são causadas por uma diminuição ou perda de fibras elásticas da pele, mas se alteram quando a pele é esticada. As linhas de expressão são decorrentes da contração repetida dos músculos responsáveis pelas expressões faciais ao longo dos anos 1. As rugas são divididas em cinco graus, grau I são as rugas imperceptíveis, grau II as rugas dinâmicas, o grau III rugas dinâmicas estáticas leve, grau IV rugas dinâmicas estáticas moderadas e grau V as rugas dinâmicas estáticas severas. Para cada grau de ruga é necessário um procedimento adequado para que ocorra sua melhora.

6 ACUPUNTURA A acupuntura é o recurso da Medicina Tradicional Chinesa mais conhecido no Ocidente. É uma técnica em que é realizada a introdução, circulação, mobilização de agulhas, promovendo o equilíbrio do organismo, o fortalecimento dos órgãos e das vísceras do corpo 2. A Medicina Tradicional Chinesa se baseia na Teoria de Yin e Yang e dos Cinco Elementos 8. Ela trabalha nos canais de energia do corpo favorecendo a prevenção e interrupção de um processo de adoecimento 2. Na Medicina Oriental, o envelhecimento da pele está ligado ao desequilíbrio energético do sangue, da defesa do organismo e da pele, deficiência na nutrição, favorecendo o surgimento das rugas. O tratamento propõe aumentar estas energias na região da face, através de estímulos ao Sistema Nervoso Autônomo 7. A Medicina Tradicional Chinesa afirma que cada área da face corresponde a um órgão ou víscera 9. Essa correlação entre a face e os órgãos sugere uma dupla possibilidade de efeitos ao punturar um ponto facial, repercutindo com ação local e sistêmica 9. As agulhas são instrumentos poderosos quando utilizadas de modo adequado, podendo tratar de uma extensa lista de doenças. Além de oferecer benefícios para a saúde, essa técnica milenar chinesa também pode ser usada na estética: atenuando rugas e marcas de expressão, estrias, celulite e outra série de males que afetam principalmente a vaidade das mulheres. A utilização da acupuntura na estética facial é antiga. Imperatrizes das diversas dinastias na Antiga China já usavam as agulhas para atenuar as rugas. A acupuntura estética facial é um método que auxilia na redução de rugas, além de prevenir o envelhecimento, melhorando a estrutura da pele, renovando o estrato córneo e estimulando a circulação local 3. ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS O aparecimento de rugas e marcas de expressão no rosto daquele que envelhece é um processo natural que comprova que o tempo passa. O seu aparecimento nem sempre é bem aceito, afetando assim a auto-imagem e auto-estima das pessoas 10.

7 A acupuntura possui inúmeras vantagens se comparada a outras técnicas. Além de ser praticamente indolor, não necessita de tempo para recuperação, o custo é baixo, os resultados são rápidos e as suas contra indicações são apenas durante a gestação, sobre dermatites ou áreas tumorais e em portadores de marcapasso 11. Com a acupuntura estética, os efeitos são do interior para o exterior, a pessoa se reequilibra e rejuvenesce cerca de dez anos sem perder suas feições 12. Através da acupuntura facial podemos promover duas ações no organismo: a primeira ação é localizada, onde a puntura facial desencadeia reações fisiológicas. O corpo entende a inserção da agulha como uma agressão, assim promove no local um aumento na circulação sanguínea, nutrição e oxigenação celular, aumento da energia vital Qi que tonifica a musculatura revitalizando a pele, suavizando as rugas. Essa agressão estimula a produção de colágeno através da proliferação de células fibroblásticas 13. O estímulo da agulha inserida na pele faz com que haja uma nova produção de colágeno e elastina no tecido, fechando os sulcos que ali existiam; a segunda ação consiste em estimular o equilíbrio interno dos órgãos, pois temos a representação dos Zang Fu (órgãos e vísceras) na face. Assim, alterações de manchas, cor, traços, marcas de expressão e rugas são indicativos de como o interior do organismo se encontra. Dessa forma, é necessário que o interior esteja equilibrado para que o reflexo no exterior seja belo. Temos que ver o indivíduo como um todo, não existe beleza sem saúde ou saúde sem beleza, as duas caminham juntas sempre 13. De acordo com os chineses, ao que se refere às rugas da face, os danos da pele causados pela idade, dependem de alterações dos rins, enquanto os problemas da derme dependem do baço pâncreas, as da epiderme ao pulmão, as do tônus da musculatura da face ao fígado, e as das expressões faciais ao coração. Problemas emocionais também influenciam na pele, pois todos os mediadores químicos encontrados no sistema nervoso central, também se encontram em outros órgãos do corpo como a pele, o que permite uma interação da mente com todo o resto do corpo 1.

8 Os músculos faciais apresentam algumas características específicas, agem nas diferentes emoções. Então, um desequilíbrio nos músculos faciais pode gerar problemas emocionais nos Zang Fu (órgãos e vísceras) ou somente a manifestação das emoções sem o envolvimento dos Zang Fu. Esses fatores associados ao excesso ou à diminuição na utilização de determinados grupos musculares irão determinar o local e o tipo de ruga de expressão. Por isso, para o tratamento das rugas, é imprescindível o equilíbrio dos músculos 14. Para o tratamento das rugas faciais é importante determinar os músculos agonistas (agente principal na execução de um movimento) e antagonistas (ação anatômica oposta à dos agonistas) envolvidos em cada tipo de ruga, e harmonizar os grupos musculares 15. As agulhas utilizadas são colocadas em pontos específicos, os quais são chamados de acupontos, que são as regiões onde há uma grande concentração de terminações nervosas sensoriais 11. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o Wei Qi (energia de defesa) é o responsável por nutrir o espaço entre a pele e o osso, a sua deficiência acarreta diminuição no aquecimento deste espaço, tornando a pele não aderente da sua musculatura. Daí, a necessidade de tonificar o Wei Qi (energia de defesa) para o tratamento do envelhecimento cutâneo, a fim de tornar a pele novamente hígida 15. Além de tonificar o Shen Qi (energia dos rins), deve-se também tonificar o Pi (baço/pâncreas) e o Fei (pulmão) a fim de tratar o tônus dos músculos, do tecido conjuntivo e da epiderme 15. São vários os pontos localizados na face, como: IG-19(Heliao): situado à meio cun lateral ao VG-26(Renzhong ou Shuigou). Tem o comando sobre o músculo orbicular oral superior e é o responsável pela manifestação de ruga peribucal superior 15. IG-20 (Yingxiang): localizado a meio cun da asa do nariz, entre o sulco nasolabial e a asa do nariz. Tem o comando sobre o músculo elevador comum da asa do nariz e do lábio e é responsável pela ruga paranasal ou rugas de antipatia 15. VG-26 (Renzhong ou Shuigou): localizado no filtro do lábio superior,

9 entre o 1/3 e o 2/3 inferior. Tem o comando sobre o lábio superior e o músculo orbicular oral superior 15. VC-24 (Chengjiang): localizado no sulco mentolabial. Tem o comando sobre o músculo orbicular oral inferior e também sobre o lábio inferior 15. M-CP-18 (Jiachengjiang): ponto extra situado a um meio cun do VC-24 (Chengjiang), no forame mental. Tem ação sobre o músculo depressor do ângulo bucal. Ponto extra (depressor do lábio inferior): este ponto motor do músculo depressor do lábio inferior está situado à meio cun lateralmente ao ponto VC-24(Chengjiang) 15. M-CP-6 (Yuyao): localizado no meio da sobrancelha. Possui o comando sobre o músculo corrugador, que é o responsável pela formação de ruga vertical 15. M-CP-8 (Qiuhou): localizado na margem infra-orbitária entre o ponto E-2 (Sibai) e o VB-1 (Tongziliao). Possui o comando sobre o músculo orbicular do olho e é responsável pela formação de ruga periocular externa inferior 15. M-CP-9 (Taiyang): situado a um cun lateralmente ao epicanto lateral do olho onde se encontra com o prolongamento da sobrancelha. Tem o comando sobre o músculo orbicular do olho, que é o responsável pela formação da ruga periocular externa superior 15. E-2 (Sibai): situado a 3/10 cun lateralmente na linha vertical ao E-1 (Chengqi). Tem o comando sobre o músculo orbicular do olho, na sua porção inferior 15. VB-1 (Tongziliao): situado a meio cun do epicanto lateral do olho. Tem o comando sobre o músculo orbicular do olho, na sua porção lateral e é o responsável pela formação da ruga periocular em toda a sua parte externa 15. TA-23 (Shizukong): situado na extremidade lateral da sobrancelha. Tem o comando sobre o músculo frontal, se a agulha de acupuntura for direcionada para cima; se direcionada para baixo e lateralmente, o comando será sobre o músculo orbicular ocular, na sua porção externa superior 15. B-2 (Zanzhu): situado na extremidade medial da sobrancelha. Tem o comando sobre o músculo corrugador; mas se a agulha for direcionada para cima, terá o comando sobre o músculo frontal; e se for direcionada para baixo e medialmente, terá o comando sobre o músculo piramidal 15.

10 E-3 (Juliao): situado lateralmente ao sulco nasolabial na vertical que passa pelo olho. Tem o comando sobre o músculo elevador do lábio superior, mas tem, também, atuação sobre a região da pálpebra inferior 15. E-4 (Dicang): localizado a 4/10 cun lateralmente ao canto labial na mesma linha vertical que passa pelo ponto E- 3 (Juliao). É um ponto importante na acupuntura estética, uma vez que, dependendo da direção da agulha, terá ação sobre diferentes musculaturas. Se a agulha for inserida lateralmente e para cima, atingirá os músculos do sorriso. São eles o músculo risório, os músculos zigomáticos maior e menor, o músculo elevador do ângulo oral e músculo bucunador. Se a agulha for inserida gradualmente, atingirá o músculo depressor do ângulo oral e, se for para o meio atingirá o ângulo orbicular 15. VB-14 (Yangbai): situado 1 cun cranialmente ao Yuyao. Tem o comando sobre o músculo frontal 15. E-7 (Xianguan): situado na incisura da mandíbula, inferiormente ao arco zigomático 15. Através da acupuntura na estética facial consegue-se melhorar o tônus da pele, ativar a circulação sanguínea, linfática e energética da pele, diminuir as rugas e marcas de expressão, diminuir o tecido adiposo localizado, estimular a drenagem linfática e o rejuvenescimento 10. CONSIDERAÇÕES FINAIS O surgimento das rugas nem sempre é bem aceito por algumas pessoas. Para as quais querem melhorar o aspecto da pele, pode-se utilizar a acupuntura, que ajuda a melhorar o tônus, ativar a circulação sanguínea, linfática e energética da pele, diminuindo assim o aspecto das rugas. Além desses benefícios aparentes, a acupuntura vai ajudar a reequilibrar o organismo, pois trata de dentro para fora. Quando está tudo bem com o organismo, ou seja, funcionando perfeitamente, vai aparecer através da pele, se apresentando saudável, hidratada e renovada. Portanto, a acupuntura é um tratamento que oferece resultados tanto estéticos quanto fisiológicos, sendo uma técnica indolor, sem efeitos colaterais e sem preocupação com a recuperação.

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. SILVA, de O. Joycemara. Estética Facial: A Eficácia da Acupuntura no Tratamento de Rugas Revisão Bibliográfica Montes Claros, patologias. 3.ed. Barueri: Manole, p. 5. TAGLIAVINI, Ruggero. Novo Atlas prático de dermatologia e venereologia. 3.ed. São Paulo: Santos, p. 2. DIAS, E. M.; SOUZA, J. L. Neurologia como base para compreensão dos mecanismos da ação de acupuntura no tratamento da dor por alterações cinéticas funcionais. A SOBRAFISA Revista Oficial da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas. 3. ZUCCO, Fabíola. Acupuntura Estética Facial no Tratamento de Rugas. World Gate Brasil Ltda., Disponível em: < eudo/medicinaesaude/fisioterap ia/variedades/acupuntura_ruga s.htm> Acesso: 09 de abril de MACKIE, RONA M. A Saúde da Pele. Experimento, SILVA, A. M. R.; ANDRADE, K. F.; VIEIRA, S.L. Acupuntura em Fisioterapia Dermato Funcional na Face. Sobrafisa, vol. 1, nº 2, 1:3, TAFFAREL, O. Marilda; FREITAS, C. M. Patrícia. Acupuntura e Analgesia: Aplicações Clínicas e Principais Acupontos. Ciência Rural, Santa Maria, v.39, n.9, p FORNAZIERI, Luiz Carlos Tratado de Acupuntura Estética. Ícone, São Paulo, GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia Dermato-funcional: fundamentos, recursos, 10. LEITE, R. B. Maria. Acupuntura no Idoso. Disponível em:

12 os/artigosciencia/acupunctura_ no_idoso.pdf Acesso: 20 de Outubro de SCOGNAMILLO-SZABÓ, V. R. Márcia; BECHARA, H. Gervásio. Acupuntura: Bases Científicas e Aplicações. Ciência Rural, Santa Maria, v.31, n.6, p , Paulo: Livraria Médica Paulista, p. 15. NAKANO, Y. A. Maria; YAMAMURA, Ysao. Livro Dourado da Acupuntura em Dermatologia Estética. 2.ed São Paulo: Editora Center- AO, FERNANDES, Fernando. A Beleza na Ponta da Agulha. Rio de Janeiro, s.d. Disponível em: Acesso: 09 de abril de LIMA, M. Lucimara. O objetivo da acupuntura na diminuição de rugas faciais. Salvador, Disponível em: br/downloads/down doc> Acesso: 09 de abril de NAKANO, Y. A. Maria; YAMAMURA, Ysao. Acupuntura em Dermatologia e Medicina Estética: a pele sob o ponto de vista energético, espiritual, funcional e orgânico. São

10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO

10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO 10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO Prof. Ms. Glauco Fernandes RESULTADOS OBTIDOS COM A ACUPUNTURA ESTÉTICA NO REJUVENESCIMENTO FACIAL Beleza não tem a ver só

Leia mais

BIO CURSOS PÒS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MARISES COSTA DA SILVA TRATAMENTO DAS RUGAS DE EXPRESSÃO PELA ACUPUNTURA FACIAL

BIO CURSOS PÒS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MARISES COSTA DA SILVA TRATAMENTO DAS RUGAS DE EXPRESSÃO PELA ACUPUNTURA FACIAL BIO CURSOS PÒS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MARISES COSTA DA SILVA TRATAMENTO DAS RUGAS DE EXPRESSÃO PELA ACUPUNTURA FACIAL MANAUS 2017 MARISES COSTA DA SILVA TRATAMENTO DAS RUGAS DE EXPRESSÃO PELA ACUPUNTURA

Leia mais

ESTÉTICA FACIAL: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS CRUZ, F.L.S ¹., PEREIRA, L.P ².

ESTÉTICA FACIAL: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS CRUZ, F.L.S ¹., PEREIRA, L.P ². ESTÉTICA FACIAL: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS CRUZ, F.L.S ¹., PEREIRA, L.P ². ¹Discente em Estética e Cosmetologia Faculdade São Lourenço-UNISEPE- São Lourenço/MGfabiana_luzia@yahoo.com.br ² Doutora

Leia mais

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO HOMEM C.I.E.P.H. RAQUEL SPADER BIAVA SAVI

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO HOMEM C.I.E.P.H. RAQUEL SPADER BIAVA SAVI CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO HOMEM C.I.E.P.H. RAQUEL SPADER BIAVA SAVI TRATAMENTO DE RUGAS FACIAIS COM TÉCNICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA FLORIANÓPOLIS 2012 RAQUEL SPADER BIAVA SAVI

Leia mais

Conheça! TimeWise Repair

Conheça! TimeWise Repair Conheça! imewise Repair Inovação e Tecnologia da Mary Kay em cuidados com a pele Com o passar dos anos, os processos naturais da pele desaceleram. Ocorre a perda de volume, a produção de colágeno e elastina

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO PREVENTIVO DO ENVELHECIMENTO FACIAL

UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO PREVENTIVO DO ENVELHECIMENTO FACIAL UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO PREVENTIVO DO ENVELHECIMENTO FACIAL Amanda Sumie Huertas Tateno 1 ; Bruna Oliveira 1 ; Janaina Scuvero 1 ; Raquel Ferreira 1 Marta Regina Figueiredo 2 ; Natalie

Leia mais

Dra Letícia Guimarães

Dra Letícia Guimarães Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica Residência em Dermatologia

Leia mais

Músculos da Face CINESIOTERAPIA

Músculos da Face CINESIOTERAPIA Músculos da Face Os músculos da face ou músculos da expressão facial são subcutâneos. Eles movem a pele e mudam as expressões da face para transmitir ânimo, disposição. Estes músculos estão nas partes

Leia mais

Acupuntura estética facial na atenuação de rugas

Acupuntura estética facial na atenuação de rugas 1 Acupuntura estética facial na atenuação de rugas Luciana Lima de Araújo 1 lucianajuliana@ibest.com.br Dayana Mejia 2 Pós-Graduação em Acupuntura Faculdade FASAM Resumo A acupuntura é uma técnica utilizada

Leia mais

Acupuntura como Tratamento do Rejuvenescimento Facial: Uma Revisão Literária. Acupuncture as a Treatment for Facial Rejuvenation: A Literary Review

Acupuntura como Tratamento do Rejuvenescimento Facial: Uma Revisão Literária. Acupuncture as a Treatment for Facial Rejuvenation: A Literary Review Artigo de Revisão Acupuntura como Tratamento do Rejuvenescimento Facial: Uma Revisão Literária Lana Rita de Oliveira Lima Santos 1 ;Larissa de Oliveira Lima Santos Nascimento 2 ; Josy Quélvia Alves Brito

Leia mais

HARMONIZAÇÃO FACIAL ROSTO ESCULPIDO SEM CIRURGIA PLÁSTICA

HARMONIZAÇÃO FACIAL ROSTO ESCULPIDO SEM CIRURGIA PLÁSTICA HARMONIZAÇÃO FACIAL ROSTO ESCULPIDO SEM CIRURGIA PLÁSTICA Não é nenhuma novidade que os brasileiros são muito vaidosos e gostam de cuidar cada vez mais da aparência. De acordo com relatório publicado pela

Leia mais

Descubra o. poder da. VITAMINA C na sua pele. Com A Médica e Diretora Nacional Senior Sheyla Mourão

Descubra o. poder da. VITAMINA C na sua pele. Com A Médica e Diretora Nacional Senior Sheyla Mourão Descubra o poder da VITAMINA C na sua pele Com A Médica e Diretora Nacional Senior Sheyla Mourão Conhecimentos Basicos sobre a PELE ANATOMIA O nome anatômico internacional é cútis. A pele é o maior órgão

Leia mais

ENVELHECIMENTO CUTÂNE0. Professora: Erika Liz

ENVELHECIMENTO CUTÂNE0. Professora: Erika Liz ENVELHECIMENTO CUTÂNE0 Professora: Erika Liz Introdução O envelhecimento é um processo biológico e dinâmico que ocorre desde o dia em que nascemos. Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo

Leia mais

As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia

As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia respiratória e flacidez nas pálpebras inferiores. Porém,

Leia mais

Peeling Químico - Médio

Peeling Químico - Médio Peeling Químico - Médio Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos: Via Luminosa As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

ELETROLIFTING NO TRATAMENTO DE RITIDES FACIAIS

ELETROLIFTING NO TRATAMENTO DE RITIDES FACIAIS ELETROLIFTING NO TRATAMENTO DE RITIDES FACIAIS Bruna de Oliveira Pedroso dos Santos 1, Alison Walvy de Souza 2 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

BOTOX + PREENCHIMENTO. por DR. JULIO BERGMANN CRM 27356

BOTOX + PREENCHIMENTO. por DR. JULIO BERGMANN CRM 27356 BOTOX + PREENCHIMENTO por DR. JULIO BERGMANN CRM 27356 TRATAMENTOS MAIS EVOLUÍDOS, RESULTADOS MAIS NATURAIS Para garantir a naturalidade dos resultados e preservar a harmonia facial é importante respeitar

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE Brasilia UNIP Prof. Dr. Ricardo F. Paulin ANÁLISE FACIAL ð Interdependência Beleza Facial x Oclusão ð Inadequação do padrão dento-esquelético na avaliação

Leia mais

ENVELHECIMENTO. Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido. Envelhecimento cutâneo. Envelhecimento Intrínseco (fisiológico)

ENVELHECIMENTO. Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido. Envelhecimento cutâneo. Envelhecimento Intrínseco (fisiológico) Definições do Envelhecimento, Acne e Lesões de conteúdo liquido ENVELHECIMENTO Envelhecimento cutâneo O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem,

Leia mais

Lifting da Face - Terço Médio

Lifting da Face - Terço Médio Lifting da Face - Terço Médio A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto podem

Leia mais

Microdermoabrasão

Microdermoabrasão Microdermoabrasão A microdermoabrasão é um dos procedimentos cosméticos mais populares e não invasivos realizados atualmente. Com o tempo, fatores como envelhecimento, fatores genéticos, danos causados

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

FISIOLOGIA DA PELE Conhecimentos Básicos para Atendimento no Varejo TATIANA FERRARA BARROS

FISIOLOGIA DA PELE Conhecimentos Básicos para Atendimento no Varejo TATIANA FERRARA BARROS FISIOLOGIA DA PELE Conhecimentos Básicos para Atendimento no Varejo TATIANA FERRARA BARROS Fisiologia da Pele Conhecimentos Básicos para Atendimento no Varejo SUMÁRIO 1. Introdução... 10 2. Funções da

Leia mais

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza ENERGIAS Prof. Msc. Jean Luís s de Souza IPGU- Unisaúde Bibliografia O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença a será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o o perverso (nocivo) Força a do

Leia mais

Limpeza de Pele Tissue

Limpeza de Pele Tissue Limpeza de Pele Tissue Introdução à Pele - REVISÃO Pele A pele é o maior órgão do corpo humano (representa quase 15% do peso de nosso corpo) e desempenha funções muito importantes, confira. Regula a perda

Leia mais

Lifting da Face - Terço Inferior

Lifting da Face - Terço Inferior Lifting da Face - Terço Inferior A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto

Leia mais

FICHA TÉCNICA. facebook.com/manuscritoeditora

FICHA TÉCNICA. facebook.com/manuscritoeditora FICHA TÉCNICA facebook.com/manuscritoeditora 2018 Direitos reservados para Letras & Diálogos, uma empresa Editorial Presença, Estrada das Palmeiras, 59 Queluz de Baixo 2730-132 Barcarena Título original:

Leia mais

Fundamentos de Saúde SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Fundamentos de Saúde SISTEMAS DO CORPO HUMANO Fundamentos de Saúde 1º bimestre/2012 SISTEMAS DO CORPO HUMANO Escola Técnica - MÚLTIPLA Estrutura do tegumento (pele). O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas,

Leia mais

Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h)

Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h) Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h) Origens embriológicas da Pele Histologia da Pele: o Epiderme, o Derme o Hipoderme Principais células da epiderme: o Melanócitos o Células de

Leia mais

#JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende!

#JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende! #JUNTASPODEMOS Cuidar da sua P EL E! De pele a gente entende! PELE A pele é o maior órgão do corpo humano. É composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme é constituída ainda

Leia mais

RESPOSTA AO SHIATSU FACIAL NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO REVISÃO DE LITERATURA

RESPOSTA AO SHIATSU FACIAL NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO REVISÃO DE LITERATURA RESPOSTA AO SHIATSU FACIAL NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO REVISÃO DE LITERATURA Amanda Z Kretschmer 1 ; Cynthia Maria Rocha Dutra 2 ; Pires, Liliane 3. 1 Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Estética

Leia mais

Método Europeu : CRIO STIM 2.0

Método Europeu : CRIO STIM 2.0 T H E R M O M A S T E R C R I O L I P Ó L I S E D E P L A C A S R E S U L T A D O S R Á P I D O S P A R A G O R D U R A E F L A C I D E Z S E M D E S C O N F O R T O E S E M H E M A T O M A S Método Europeu

Leia mais

Índice Remissivo. Copywrite. Sobre o Autor. O Envelhecimento. Formação das rugas. Classificação das Rugas. Região de Formação das Rugas

Índice Remissivo. Copywrite. Sobre o Autor. O Envelhecimento. Formação das rugas. Classificação das Rugas. Região de Formação das Rugas Índice Remissivo Copywrite Sobre o Autor O Envelhecimento Formação das rugas Classificação das Rugas Região de Formação das Rugas Tratamento das Rugas Considerações finais 3 4 5 7 8 11 13 15 2 Copywrite

Leia mais

AUTOR(ES): NATÁLIA MAIRA DA SILVA PEREIRA, ÉVELYN DAIANE DA SILVA MELO, SILVANA DOMINGOS ROSSI CERAZE, THAIS FERNANDES LEMES

AUTOR(ES): NATÁLIA MAIRA DA SILVA PEREIRA, ÉVELYN DAIANE DA SILVA MELO, SILVANA DOMINGOS ROSSI CERAZE, THAIS FERNANDES LEMES Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA RADIOFREQUÊNCIA NA ATENUAÇÃO DAS RUGAS FACIAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

2012 2012 MSC. MAGALI SEFRIAN FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA em ACUPUNTURA magalisefrian.guasha@gmail.com magalisefrian.guasha@gmail.com Na China, a História do Gua Sha data desde muito antigamente. Esta

Leia mais

Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais. Equipe de Biologia

Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais. Equipe de Biologia Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais Equipe de Biologia Histologia Estuda os tecidos orgânicos. Tecido: Agrupamento de células com as mesmas características e função. Além de suas próprias células,

Leia mais

15/10/2010. Pele: um dos maiores órgãos do corpo humano = 16% do peso corporal.

15/10/2010. Pele: um dos maiores órgãos do corpo humano = 16% do peso corporal. Recobre cerca de 75000 cm²; Peso de 3/4.5 kg; Recebe 1/3 do sangue; Mede de 1 a 2 mm de espessura; É impermeável, elástica, áspera e regenerativa. EPIDERME DERME TECIDO SUBCUTÂNEO ANEXOS: Glândulas sebáceas

Leia mais

Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente

Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente Conhecimentos Basicos sobre a PELE ANATOMIA O nome anatômico internacional é cútis. A pele é o maior órgão do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal Conhecimentos

Leia mais

ESTÉTICA FACIAL: A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ESTÉTICA FACIAL: A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA UNISAÚDE FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA JOYCEMARA DE OLIVEIRA SILVA ESTÉTICA FACIAL: A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA MONTES CLAROS 2008 UNISAÚDE FACULDADE

Leia mais

DRA. DOLORES GONZALEZ FABRA

DRA. DOLORES GONZALEZ FABRA DRA. DOLORES GONZALEZ FABRA MÉDICA RESPONSÁVEL PELA DERMATOCOSMIATRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC. SERVIÇO DO PROF. LUIZ HENRIQUE C. PASCHOAL Musculatura de Expressão Facial x Toxina Botulínica Dra

Leia mais

Academia de Produtos. Módulo 3

Academia de Produtos. Módulo 3 Academia de Produtos Módulo 3 TimeWise Repair TimeWise Repair é um sistema de cuidados com a pele cientificamente inovador, que combate as origens das causas dos sinais avançados da idade. Essa poderosa

Leia mais

Peeling Químico - Profundo

Peeling Químico - Profundo Peeling Químico - Profundo Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

Recuperação Contínua. 8º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo

Recuperação Contínua. 8º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo Recuperação Contínua 8º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo Microscopia Campo microscópico Visualização AT = valor da objetiva X valor ocular

Leia mais

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue.

Leia mais

Áreas de Domínio da MO

Áreas de Domínio da MO 1 2 O uso dos Pontos e Zonas Motoras da Face O complexo orofacial é um sistema de órgãos, formado pelo conjunto de vários elementos anatomofisiológicos e serve para desenvolver ou cooperar com as seguintes

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS TIPOS DE TECIDOS DO CORPO HUMANO O organismo humano é formado por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Estes tecidos são formados

Leia mais

Peeling Químico - Superficial

Peeling Químico - Superficial Peeling Químico - Superficial Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

Conheça! TimeWise. Repair

Conheça! TimeWise. Repair Conheça! TimeWise Repair A última inovação da Mary Kay em cuidados com a pele A inovação Foco em sinais de idade avançados Atua combatendo as causas desses sinais Redução da aparência de linhas profundas

Leia mais

sinais de idade avançados linhas profundas lifting volume jovem

sinais de idade avançados linhas profundas lifting volume jovem TimeWise Repair A inovação Foco em sinais de idade avançados Atua combatendo as causas desses sinais Redução da aparência de linhas profundas e rugas Proporciona efeito lifting Restaura o volume e a aparência

Leia mais

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável.

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. Considerado uma referência em wellness, o nosso spa oferece praticas terapêuticas-corporais,

Leia mais

Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017

Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017 Escola Monteiro Lobato Disciplina: Ciências Professora: Sharlene Regina Turma: 8º ano 1º bimestre 2017 Organização dos seres vivos Tecidos do corpo humano Histologia Histologia é a ciência que estuda os

Leia mais

TKN HA Glowcomplex. Conteúdo 5 viais de 5 ml. Tratamentos Anti flacidez

TKN HA Glowcomplex. Conteúdo 5 viais de 5 ml. Tratamentos Anti flacidez Complexo restaurador iluminador. Ácido Hialurónico, Aminoácidos, Vitaminas, ADN sódico, DMAE, Silício Orgânico, Sales Minerais TKN HA Glowcomplex tem uma forte ação iluminadora e reafirmante, melhor o

Leia mais

Alcance a Excelência. Renata Santos Diretora de Vendas Ind. Mary Kay

Alcance a Excelência. Renata Santos Diretora de Vendas Ind. Mary Kay Alcance a Excelência Renata Santos Diretora de Vendas Ind. Mary Kay PELE - ÓRGÃO PELE - ÓRGÃO A pele é o maior órgão do corpo humano e um espelho que reflete saúde. Sua maciez, brilho e cor mostram muito

Leia mais

Lifting da Testa - Coronal

Lifting da Testa - Coronal Lifting da Testa - Coronal A face e suas expressões, muitas vezes, transmitem impressões iniciais, enviando mensagens sobre as emoções, saúde, vitalidade e idade. Com o passar do tempo, a face e suas características

Leia mais

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS TIPOS DE TECIDOS DO CORPO HUMANO O organismo humano é formado por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Estes tecidos são formados

Leia mais

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle 1 2 3 4 5 6 7 8 9 -A luz de wood é um método de observação para diagnóstico de determinadas superfícies, através de uma luz fluorescente, possibilitando um preciso

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

O que é o Ultraformer?

O que é o Ultraformer? E-BOOK ULTRAFORMER DRA. JOSY SASAKI Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará UFPA, Belém/PA, possui especialização em Dermatologia pelo Hospital Estadual Darcy Vargas, São Paulo-SP. Pós-graduação

Leia mais

OS EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM MIOFASCIAL NA PREVENÇÃO DE RUGAS

OS EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM MIOFASCIAL NA PREVENÇÃO DE RUGAS OS EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM MIOFASCIAL NA PREVENÇÃO DE RUGAS Andrieli Kleina 1, Silvia Patrícia de Oliveira 2 1. Acadêmica do curso de Tecnologia Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti

Leia mais

GUA SHA - NA ESTÉTICA

GUA SHA - NA ESTÉTICA GUA SHA - NA ESTÉTICA Gha Sha na estética Ideograma 刮 Guá = Raspar / esfregar 痧 Shá = Petéquias de sangue na pele (Energia Perversa) História A historia do Gua Sha começou em tempos muito antigos na China,

Leia mais

ANATOMIA ÓSSEA/MUSCULAR/TEGUMENTAR. Enfº Eliél Martins Esp. em Emergências

ANATOMIA ÓSSEA/MUSCULAR/TEGUMENTAR. Enfº Eliél Martins Esp. em Emergências ANATOMIA ÓSSEA/MUSCULAR/TEGUMENTAR Enfº Eliél Martins Esp. em Emergências INTRODUÇÃO Nosso corpo possui dois sistemas responsáveis pelos movimentos: o sistema esquelético, composto por 206 ossos, que da

Leia mais

Prof. Sérvulo Luiz Borges. Profº da Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina III e Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina IV

Prof. Sérvulo Luiz Borges. Profº da Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina III e Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Profº da Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina III e Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina IV Couro Cabeludo/Escalpo: - Camadas - Irrigação/Inervação - Músculos - Correlações

Leia mais

ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO

ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO Prof. Álvaro Benevides ANATOMOFISIOLOGIA GERAL NERVO TRIGÊMIO Generalidades NERVO TRIGÊMIO Em anatomia, chama-se sistema nervoso central, ou neuroeixo, ao conjunto

Leia mais

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti MAMÍFEROS Capítulo 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS Aquáticos: Habitat: Mamíferos podem ser terrestres: Único mamífero que voa: Pelos Estratificada

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II Prof. Daniele Duó - Os Tecidos são o objeto de estudo da HISTOLOGIA. - Tecidos: conjuntos de células que atuam de maneira integrada, desempenhando

Leia mais

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Teoria Básica de MTC e Diagnóstico 235 Auriculopunctura 50 Diagnóstico da Língua 50 Módulo II Estrutura dos Meridianos e Pontos de 235 Acupunctura Diagnóstico

Leia mais

Treinamento Online. obrigada pela presença. Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind

Treinamento Online. obrigada pela presença. Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Treinamento Online obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Março 2014 Conheça! TimeWise Repair A inovação Foco em sinais de idade avançados Atua combatendo as causas

Leia mais

Sistema TimeWise Repair Volu-Firm. Volte no tempo e recupere o que foi perdido!

Sistema TimeWise Repair Volu-Firm. Volte no tempo e recupere o que foi perdido! Sistema TimeWise Repair Volu-Firm Volte no tempo e recupere o que foi perdido! Renovação Celular O que é envelhecimento? Envelhecimento Intrínseco: é cronológico. Refere-se ao envelhecimento natural do

Leia mais

Cuidado para a Região dos Olhos

Cuidado para a Região dos Olhos Cuidado para a Região dos Olhos Sobre a Área dos Olhos É indiscutível: a região em volta dos olhos é uma das primeiras a sentir os sinais do tempo. Essa área, que está em constante movimento, sofre um

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO SER HUMANO. CIÊNCIAS Prof. Simone Camelo

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO SER HUMANO. CIÊNCIAS Prof. Simone Camelo NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO SER HUMANO CIÊNCIAS Prof. Simone Camelo MOLÉCULAS CÉLULAS TECIDOS ÓRGÃOS SISTEMAS ORGANISMO TECIDOS Conjunto de células semelhantes, que desempenham a mesma função. Existem quatro

Leia mais

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio 1. Os tecidos são conjuntos de células que atuam de modo integrado no desempenho de determinadas funções.

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Instituto Benjamin Constant Ementário do Curso

Leia mais

Resumo Teórico: Histologia O Estudo dos Tecidos Vivos

Resumo Teórico: Histologia O Estudo dos Tecidos Vivos Nesse texto, vamos falar um pouco sobre os diversos tecidos que formam nosso corpo. Vamos entender as características de cada tipo de tecido e sua relação com o funcionamento do nosso corpo. Resumo Teórico:

Leia mais

Qigong a Arte de Respirar

Qigong a Arte de Respirar Qigong a Arte de Respirar A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção

Leia mais

TREINAMENTO DE PRODUTOS. Cuidados com a Pele. Parte I

TREINAMENTO DE PRODUTOS. Cuidados com a Pele. Parte I TREINAMENTO DE PRODUTOS Cuidados com a Pele Parte I Envelhecimento Linhas de Expressão Surgem na pele como forma de rugas ou sulcos, provocadas pela ação dos músculos que são usados para manifestar as

Leia mais

Aula 2: Sistema esquelético Sistema tegumentar

Aula 2: Sistema esquelético Sistema tegumentar Aula 2: Sistema esquelético Sistema tegumentar Sistema esquelético Sistema ósseo Conceito de esqueleto: conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo Funções do esqueleto

Leia mais

Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem(

Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem( Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem( A(PELE( A pele é o maior órgão do nosso corpo, correspondendo a 16% do peso corporal, extensãoaproximadade2m²emumadulto,e5mmdeespessuramédia. É constituída por duas

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653 ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653 Sistema Tegumentar É composto pela pele e seus anexos: - unhas; -pelos; -glândulas: sudoríparas e sebáceas. Características da pele Funções

Leia mais

Eletrolifting (S ( tri r at)

Eletrolifting (S ( tri r at) Eletrolifting (Striat) - Lifting é uma palavra de origem inglesa e seu significado é levantamento, eletro deriva de eletricidade (corrente elétrica). - O equipamento consiste em um gerador de corrente

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12.

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12. DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou 1 + 30x R$440,00 ou

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM Colégio Santa Cecília Disciplina: Biologia Série: 1º Ano-Ensino Médio Profª.: Edna Cordeiro MAIO/2019 Origem, exceto

Leia mais

Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais. com Paula Roberta Silva Carvalho

Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais. com Paula Roberta Silva Carvalho Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais com Paula Roberta Silva Carvalho 2 TÉCNICAS MANUAIS: TRATAMENTOS ESTÉTICOS FACIAIS O mundo da beleza e estética cresce a cada dia e são inúmeros os tratamentos

Leia mais

Tecido conjuntivo de preenchimento. Pele

Tecido conjuntivo de preenchimento. Pele Tecido conjuntivo de preenchimento Pele derme epiderme Pele papila dérmica crista epidérmica corte histológico da pele observado em microscopia de luz Camadas da Epiderme proliferação e diferenciação dos

Leia mais

Material produzido pelo professor: 1

Material produzido pelo professor: 1 Material produzido pelo professor: 1 Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos chamavam: Via Luminosa 2 Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, integrando todos os sistemas, coordenando e regulando as atividades corporais. Unidade funcional:neurônio.

Leia mais

Protocolo de Whitelight

Protocolo de Whitelight Protocolo de Whitelight No instituto TRATAMENTO ACLARADOR/ILUMINANTE PARA: conferir um ar mais jovem e saudável à pele. DURAÇÃO: 55 minutos FREQUÊNCIA: 4 tratamentos. 1 por semana. TRATAMENTO ANTI-MANCHAS

Leia mais

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE Elaborado por Denise Darin MEDICINA OCIDENTAL X MEDICINA ORIENTAL A Medicina Ocidental está baseada na estrutura. * A Medicina Oriental (Medicina Tradicional Chinesa)

Leia mais

Aula: Histologia I. Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo.

Aula: Histologia I. Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo. Aula: Histologia I Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo. PROFESSOR: Brenda Braga DATA: 03/04/2014 Histologia (Estudo dos Tecidos)

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA INÍCIO: 12 e 13 DE MARÇO DE 2016 DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x

Leia mais

BIOLOGIA. Histologia. Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Histologia. Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Histologia Professora: Brenda Braga Histologia (Estudo dos Tecidos) Tecidos conjunto de células especializadas em realizar uma ou mais funções. Células-tronco São praticamente indiferenciadas

Leia mais

ANATOMIA DO ENVELHECIMENTO

ANATOMIA DO ENVELHECIMENTO ANATOMIA DO ENVELHECIMENTO INTRODUÇÃO Conhecimento das peculiaridades anatômicas do envelhecimento FUNDAMENTAL. Diferenciar os efeitos naturais deste processo (senescência) das alterações produzidas pelas

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA:

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: Atividade de estudo - Tecidos Responda as questões: 1. Quais são as diferenças de funcionamento entre a musculatura lisa e estriada? Em

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR: Anatomia e Fisiologia da Pele

MATERIAL COMPLEMENTAR: Anatomia e Fisiologia da Pele MATERIAL COMPLEMENTAR: Anatomia e Fisiologia da Pele A terminologia tecido é interpretada equivocadamente, como sinônimo de pele ou tegumento, com frequência. Tecido é o agrupamento de células semelhantes,

Leia mais

Prof. Valéria C. Zamataro Tessaro

Prof. Valéria C. Zamataro Tessaro SISTEMA TEGUMENTAR Prof. Valéria C. Zamataro Tessaro O sistema tegumentar engloba a pele, unhas, glândulas e pelos. Constituído de uma porção epitelial (mais externa) epiderme e uma conjuntiva (mais interna)

Leia mais