Incentivos à Internacionalização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Incentivos à Internacionalização"

Transcrição

1 Incentivos à Internacionalização A sobrevivência e o crescimento das empresas portuguesas está cada vez mais dependente do sucesso que conseguirem no Mercado Mundial Michael Porter, 1993

2 Incentivos à Internacionalização Sobrevivência / Crescimento

3 Razões para Internacionalizar Procura das economias de escala com aumento do volume de produção; Maior ameaça dos concorrentes internacionais com a abertura dos mercados à escala global; Diminuta dimensão do mercado nacional para produtos específicos; O alargamento do ciclo de vida de um produto; Reprodução no exterior do sucesso obtido com produtos ou tecnologias.

4 Caminhos para a Internacionalização Exportação ou Investimento Directo

5 Vantagens do Investimento Directo Possibilidade de obtenção de custos de produção mais baixos (exemplo: mão de obra). Maior proximidade entre a produção e o consumidor (redução de custos de transporte). Maior adaptação do produto às necessidades do consumidor local. Atendimento personalizado do cliente com a criação de delegações ou sucursais. Subsídios, benefícios fiscais e facilidades de financiamento concedidos em alguns países.

6 Regime dos Benefícios Fiscais à Internacionalização Decreto-Lei n.º 250/2009, de 23 de Setembro Regulamenta Artigo 41.º, n.ºs 4 a 7, do Estatuto dos Benefícios Fiscais Artigo 22.º do Código Fiscal do Investimento

7 Benefícios Fiscais à Internacionalização Artigo 41.º (E.B.F.) Benefícios fiscais ao investimento de natureza contratual 4 Os projectos de investimento directo efectuados por empresas portuguesas no estrangeiro, de montante igual ou superior a (euros) , de aplicações relevantes, que demonstrem interesse estratégico para a internacionalização da economia portuguesa, podem beneficiar de incentivos fiscais, em regime contratual, com período de vigência até 5 anos, a conceder nos termos, condições e procedimentos definidos em regulamentação própria, de acordo com os princípios estabelecidos nos n.ºs 5 a 7. (Redacção do Decreto Lei 249/2009, de 23 de Setembro, com efeitos a 1 de Janeiro de 2009)

8 Código Fiscal do Investimento Capitulo II Benefícios fiscais com vista à internacionalização Artigo 22.º Condições de acesso dos projectos com vista à internacionalização 1 Podem ter acesso a benefícios fiscais em regime contratual e condicionado os projectos de investimento de montante igual ou superior a (euro) , em aplicações relevantes que preencham cumulativamente as seguintes condições: (Continua)

9 CFI artigo 22.º (Continuação) a) Demonstrem interesse estratégico para a internacionalização da economia portuguesa; b) Demonstrem ter viabilidade técnica, económica e financeira; c) Não se localizem em países, territórios ou regiões com regimes de tributação privilegiada, claramente mais favoráveis, previstos na Portaria n.º 150/2004, de 13 de Fevereiro; d) Não impliquem a diminuição dos postos de trabalho em Portugal. 2 Os benefícios fiscais, os critérios de determinação do crédito fiscal e as aplicações relevantes relativos a projectos de internacionalização são definidos em diploma próprio.

10 Decreto Lei n.º 250/2009, de 23 de Setembro Define: Quais os benefícios fiscais; Quais os critérios de apuramento do crédito fiscal; Quais as aplicações relevantes.

11 Decreto Lei 250/2009, de 23 de Setembro Características dos benefícios fiscais Contratuais (em regra) Condicionados (interesse estratégico para a internacionalização da economia) Temporários (até 5 anos)

12 Sectores de Actividade Indústria extractiva e transformadora; Turismo ou actividades de interesse turístico; Actividades e serviços informáticos e conexos; Actividades agrícolas, piscícolas, agro-pecuárias e florestais; Investigação e desenvolvimento de alta intensidade tecnológica; (continua)

13 Sectores de Actividade (Continuação) Tecnologias da informação e produção de audiovisuais e multimédia; Ambiente, energia e telecomunicações; (especificamente para a internacionalização) Actividades associadas aos pólos de competitividade e tecnologia; Construção de edifícios, obras públicas, actividades de engenharia e de arquitectura com elas conexas; Transportes e logística.

14 Requisitos do Projecto Valor igual ou superior a ; Interesse estratégico para a internacionalização da economia portuguesa; Viabilidade técnica, económica e financeira; (continua)

15 Requisitos do projecto (continuação) Não se concretize em zona franca, país, território ou região com regime de tributação claramente mais favorável (Paraísos Fiscais); Não implique a diminuição de postos de trabalho em Portugal.

16 Benefícios Fiscais Crédito de Imposto

17 Crédito de Imposto Crédito fiscal dedutível em IRC, correspondente a 10% das aplicações relevantes, a deduzir à matéria colectável, não podendo ultrapassar: 25% do investimento total em cada exercício; por exercício.

18 Majorações: Crédito de Imposto 10% para projectos de pequenas e médias empresas; 10% para projectos no âmbito de Acções Conjuntas de Internacionalização (nos termos a definir por Portaria do Ministério das Finanças); 5% para projectos de relevância excepcional para a economia. reconhecida por Resolução de Conselho de Ministros (com um limite máximo de 20% das aplicações relevantes).

19 Aplicações Relevantes Para efeitos da atribuição do crédito de imposto são relevantes as seguintes aplicações: Criação de sucursais ou outros estabelecimentos estáveis no estrangeiro; Aquisição de participações ou criação de sociedades no estrangeiro com uma participação directa mínima de 25% do capital social; Campanhas plurianuais de promoção em mercados externos (exemplos: lançamento ou promoção de bens, serviços ou marcas, incluindo as realizadas com feiras, exposições, etc).

20 Despesas Relevantes São relevantes para efeitos de cálculo dos benefícios fiscais as despesas relativas a: Aquisição de equipamento directamente relacionado e relevante para a actividade desenvolvida pela sucursal ou estabelecimento no exterior; Aquisição de participações em sociedades não residentes, excluindo as sociedades intra-grupo; (continua)

21 Despesas Relevantes (Continuação) Realização de capital social de sociedades no estrangeiro; Custos com a realização de campanhas plurianuais de promoção em mercados externos (de acordo com os limites comunitários Regulamento (CE) n.º 1998/2006 da Comissão, de 15 de Dezembro) ; Custos corporizados em activo fixo incorpóreo como assistência técnica, elaboração de estudos, patentes, licenças e alvarás (tem os mesmos limites comunitários de apoio para as empresas que não sejam PMEs).

22 Campanhas Plurianuais de Promoção (Importante) Relativamente às despesas efectuadas com as campanhas plurianuais de promoção externa, é automaticamente concedida a dedução do crédito de imposto sem necessidade de cumprimento dos procedimentos contratuais exigidos para as restantes despesas de investimento.

23 Excepções Não são aplicações relevantes: Terrenos; Edifícios não directamente relacionadas com o processo produtivo ou as actividades administrativas essenciais; Viaturas ligeiras ou mistas e outro material de transporte com valor superior a 20% das aplicações relevantes; Mobiliário e artigos de conforto ou decoração; Equipamentos sociais não obrigatórios por lei; Criação e aquisição de empresas comercias e criação e exploração de redes de distribuição no estrangeiro.

24 Liquidação de IRC A dedução do crédito de imposto é feita na liquidação de IRC: Do exercício em que foram realizadas as despesas relevantes; Do exercício em que for atingida a participação de 25%; Dos cinco exercícios seguintes quando não possa sê-lo integralmente no ano em que a despesa foi efectuada por insuficiência da matéria colectável.

25 Regra contabilística Por virtude da dedução deste benefício fiscal, a contabilidade da empresa deverá mencionar o valor do imposto que deixou de ser pago no anexo ao balanço e à demonstração de resultados relativos ao exercício em que se efectua a dedução.

26 Eliminação da Dupla Tributação dos Lucros Obtidos em Virtude da Realização do Investimento A dedução dos lucros distribuídos e anteriormente tributados é efectuada: No período de 5 anos após a conclusão do projecto de investimento; Quando os lucros decorram da realização do investimento; Quanto a lucros distribuídos por sociedade afiliada não residente em Portugal ou UE, sujeita e não isenta de imposto sobre lucros equivalente ao IRC. Cumulativamente com a dedução à colecta dos benefícios fiscais da internacionalização.

27 Artigo 42.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais Eliminação da dupla tributação económica dos lucros distribuídos por sociedades residentes nos países africanos de língua oficial portuguesa e na República Democrática de Timor-Leste

28 Convenção entre a República Portuguesa e o República de Cabo Verde para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento e Prevenir a Evasão Fiscal Primado do Convenção Internacional sobre o direito interno. No que ao investimento em Cabo Verde diz respeito, haverá que ter presente que a eliminação da dupla tributação em matéria de impostos sobre o rendimento decorre já da Convenção entre Portugal e Cabo Verde assinada na Praia em 22 de Março de 1999, em vigor desde 15/12/2000.

29 Cumulação de benefícios Os benefícios fiscais à internacionalização não são cumuláveis com outros benefícios fiscais no mesmo projecto de investimento.

30 Candidatura Candidatura electrónica junto da AICEP Portugal Global Formulário próprio; Memória descritiva do projecto; Plano global de investimento. Fonte: IAPMEI

31 Identificação da Promotora; Formulário Mapa de pessoal e composição accionista.; Balanços históricos dos três últimos exercícios; Demonstrações de resultados dos três últimos exercícios; (continua)

32 Formulário (continuação) Identificação do Projecto; Activos fixos corpóreos e incorpóreos; Investimento da Promotora com a execução do projecto; Nível de emprego na Promotora e no Projecto; Evolução das Vendas / Prestação de Serviços; Evolução do consumo das matérias primas e subsidiárias e/ou custos das existências vendidas; Demonstração de resultados previsional do Projecto; Mapa de Cash Flows; Plano de financiamento; Balanço previsional do Projecto; Demonstração de resultados previsional da Promotora; Balanço previsional da Promotora.

33 Memória Descritiva do Projecto Apresentação da Promotora do projecto; Caracterização da estratégia; Caracterização do projecto; Análise do projecto; Impacto do projecto na empresa nacional; Gestão do projecto.

34 Documentos: Pacto social da Promotora e respectivas alterações; Relatórios de gestão e demais documentos de prestação de contas, actas de aprovação de contas e o modelo 22 do IRC, referentes aos 3 últimos exercícios; Certidão actualizada do Registo Comercial; Certidões comprovativas de situação contributiva regularizada para com a Segurança Social e Finanças; Cópias das condições de financiamento bancário para o projecto.

35 Conselho Interministerial de Coordenação dos Incentivos Fiscais ao Investimento a conceder até 2020 Previsto no Código Fiscal do Investimento Presidido por um representante do Ministério das Finanças e da Administração Pública Integra: Um representante da AICEP; Um representante do IAPMEI; Um representante da DGCI; Um representante da DGAIEC (Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo).

36 Conselho Interministerial de Coordenação dos Incentivos Fiscais ao Investimento a conceder até 2020 Competências: Acompanhamento da aplicação do CFI; Avaliação prévia das candidaturas; Verificação do cumprimento das condições de acesso e de elegibilidade dos projectos; Pronúncia sobre o interesse do projecto quanto aos objectivos visados pelos benefícios fiscais; Avaliação das aplicações relevantes; Avaliação do enquadramento dos projectos de investimento; Análise do processo e remessa da proposta para aprovação; Emissão de parecer quanto aos benefícios fiscais; Verificação do cumprimento dos contratos de concessão de benefícios fiscais.

37 Contrato de Concessão dos Benefícios Contrato aprovado por Resolução do Conselho de Ministros onde obrigatoriamente constam: Os objectivos do contrato; As metas a cumprir pela Promotora; Os benefícios fiscais concedidos.

38 Âmbito Temporal Projectos de Investimento realizados: A partir de 1 de Janeiro de 2009 Até 31 de Dezembro de 2020

39 Alteração de Regime O Decreto Lei n.º 250/2009 vem revogar os artigos 4.º a 7.º e 14.º do Decreto Lei n.º 401/99, de 14 de Outubro.

40 Algumas das alterações: Alteração de Regime Prorroga a concessão de incentivos fiscais até 2020; Aumenta a Majoração das PMEs em 5%; Elimina a majoração dos investimentos nos PALOPs; Prevê as Acções Conjuntas de Internacionalização; Estabelece limites para a relevâncias de despesas com a realização de campanhas plurianuais de promoção ou em activos fixos incorpóreos; Exclui do âmbito de aplicação os investimentos em empresas comerciais e exploração de redes de distribuição.

41 A regulamentar: A designação dos membros do Conselho Interministerial de Coordenação dos Incentivos Fiscais ao Investimento a conceder até A definição do CAE's Correspondentes às actividades a que o diploma é aplicável; As Acções Conjuntas de Internacionalização.

42 Outros Incentivos Resolução do Conselho de Ministros n.º 115/2009, de 15 de Dezembro de 2009, decidiu, entre outros: - Criar um fundo de 250 milhões de Euros para apoiar operações de desenvolvimento de PMEs em mercados internacionais. - Criar 14 lojas de exportação para apoio técnico às empresas exportadoras (a 1.ª será em Leiria). - Promover, em sede de Orçamento de Estado para 2010, o reforço do sistema de benefícios fiscais ao investimento na internacionalização.

43 Fim Bons negócios em Cabo Verde Castanheira Martins

- Decreto-Lei nº 249/2009, de 23 de Setembro -

- Decreto-Lei nº 249/2009, de 23 de Setembro - Aprovação do Código Fiscal do Investimento, criação do Regime Fiscal para o Residente não Habitual em sede de IRS, alteração ao CIVA, Simplificação de Procedimentos Aduaneiros e criação do Conselho Interministerial

Leia mais

Descarregue gratuitamente actualizações online em Fiscal Col. Legislação ( ). Novembro, 2009.

Descarregue gratuitamente actualizações online em   Fiscal Col. Legislação ( ). Novembro, 2009. orquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a ORTO

Leia mais

Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo

Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo PSZ CONSULTING 2016 1 - Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo 1.1 O Que são? Regime de benefícios fiscais, em regime contratual,

Leia mais

Rua Comendador Raínho, 1192, S. João da Madeira Tlf.: / 234 Fax:

Rua Comendador Raínho, 1192, S. João da Madeira Tlf.: / 234 Fax: 1 RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento amrconsult 2010 2 Enquadramento: A Lei n.º 10/2009 de 10 de Março aprova o RFAI (Regime Fiscal de Apoio ao Investimento realizado em 2009) possibilitando a

Leia mais

MEDIDAS FISCAIS 2013 E ANOS SEGUINTES INVESTIMENTO PRODUTIVO E CRIAÇÃO DE EMPREGO

MEDIDAS FISCAIS 2013 E ANOS SEGUINTES INVESTIMENTO PRODUTIVO E CRIAÇÃO DE EMPREGO AUDITORIA IMPOSTOS CONSULTORIA Na sequência da autorização legislativa (1) constante na lei do Orçamento do Estado para 2013, foi aprovado um conjunto de medidas fiscais, para estimular o investimento

Leia mais

Código Fiscal do Investimento. 3º encontro 5/12/2014

Código Fiscal do Investimento. 3º encontro 5/12/2014 Código Fiscal do Investimento 3º encontro 5/12/2014 Estrutura da apresentação 1) O Código Fiscal do Investimento: Introdução 2) Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo 3) SIFIDE 4) Regime

Leia mais

Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II

Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II SIFIDE II Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II Candidaturas até 31 de Julho de 2017 Porto Largo Luís de Camões Edifício Rainha Piso 9, Sala 1 3720-232 Oliveira de Azeméis - Portugal Lisboa

Leia mais

Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo

Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo PSZ CONSULTING 2018 1 - Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo 1.1 O Que são? Regime de benefícios fiscais, em regime contratual,

Leia mais

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 CONSELHO DIRECTIVO C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 DATA DE EMISSÃO: 22-03-2011 ENTRADA EM VIGOR: 23-03-2011 Âmbito: Continente Através da Circular nº 01/2010, de 04-01-2010, foi divulgada a criação de

Leia mais

Rua Comendador Raínho, 1192, S. João da Madeira Tlf.: / 234 Fax:

Rua Comendador Raínho, 1192, S. João da Madeira Tlf.: / 234 Fax: 1 SIFIDE Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial amrconsult 2010 2 3-5- Despesas Obrigações Elegíveis e 3-6- Despesas Processo Elegíveis de Enquadramento: A Lei n.º 40/2005 de 3 de Agosto repõe

Leia mais

RFAI. (Regime Fiscal de Apoio ao Investimento) INVESTIMENTOS LEGÍVEIS BENEFÍCIOS DESTINATÁRIOS

RFAI. (Regime Fiscal de Apoio ao Investimento) INVESTIMENTOS LEGÍVEIS BENEFÍCIOS DESTINATÁRIOS Pessoas coletivas que exerçam uma atividade nos seguintes setores: - Indústria extrativa; - Indústria transformadora; - Turismo; - Atividades e serviços informáticos e conexos; - Atividades de investigação

Leia mais

Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II

Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II SIFIDE II Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II Candidaturas até 31 de Julho de 2016 Porto Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis Nº 208, 1º Andar, Sala M 3720 256 Oliveira de Azeméis - Portugal

Leia mais

Apresentação de Incentivos. Fiscais

Apresentação de Incentivos. Fiscais Apresentação de Incentivos Fiscais RFAI; DLRR; SIFIDE; Remuneração Convencional de Capital. 1 Benefício Fiscal Empresas Deduzir à coleta apurada uma percentagem do investimento realizado em activos não

Leia mais

Apresentação de Incentivos. Fiscais

Apresentação de Incentivos. Fiscais Apresentação de Incentivos Fiscais RFAI; DLRR; SIFIDE; Remuneração Convencional de Capital. Benefício Fiscal Empresas Deduzir à coleta apurada uma percentagem do investimento realizado em activos não correntes.

Leia mais

Incentivos Fiscais ao Investimento

Incentivos Fiscais ao Investimento Incentivos Fiscais ao Investimento 1. O que são? O Decreto-Lei nº 162/2014 de 31 de outubro reviu o Código Fiscal do Investimento e aditou ao Estatuto dos Benefícios Fiscais um novo instrumento com vista

Leia mais

Regime Fiscal de Apoio ao Investimento

Regime Fiscal de Apoio ao Investimento RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento Elaboração de dossier fiscal até 31 de Maio de 2017 Porto Largo Luís de Camões Edifício Rainha Piso 9, Sala 1 3720-232 Oliveira de Azeméis - Portugal Lisboa

Leia mais

Regime Fiscal de Apoio ao Investimento

Regime Fiscal de Apoio ao Investimento RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento Elaboração de dossier fiscal até 31 de Maio de 2016 Porto Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis Nº 208, 1º Andar, Sala M 3720 256 Oliveira de Azeméis - Portugal Lisboa

Leia mais

Create value with public funding. Código Fiscal do Investimento da Região Autónoma da Madeira

Create value with public funding. Código Fiscal do Investimento da Região Autónoma da Madeira Incentives News Flash nº25/2016 4 de julho de 2016 Create value with public funding Código Fiscal do Investimento da Região Autónoma da Madeira Foi publicado o Decreto Legislativo Regional n.º 24/2016/M,

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 Decreto-Lei n.º 162/2014, de 31 de outubro Código Fiscal do investimento CAPÍTULO II Benefícios fiscais contratuais ao investimento produtivo SECÇÃO I Âmbito de aplicação Artigo 2.º Âmbito objetivo 1 -

Leia mais

DEDUÇÃO POR LUCROS RETIDOS E REINVESTIDOS (DLRR)

DEDUÇÃO POR LUCROS RETIDOS E REINVESTIDOS (DLRR) DEDUÇÃO POR LUCROS RETIDOS E REINVESTIDOS (DLRR) Elegibilidade da Entidade S N N/A - Sujeitos passivos de IRC residentes em território português, bem como os sujeitos passivos não residentes com estabelecimento

Leia mais

REGIME FISCAL DE APOIO AO INVESTIMENTO

REGIME FISCAL DE APOIO AO INVESTIMENTO REGIME FISCAL DE APOIO AO INVESTIMENTO (RFAI) OBJETIVOS O Código Fiscal do Investimento tem o objetivo de enquadrar-se ao novo quadro legislativo aplicável aos auxílios estatais para o período 2014-2020,

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS RENDIMENTOS ISENTOS REGIME DE ISENÇÃO TEMPORÁRIA ZONA FRANCA DA MADEIRA E DA ILHA DE SANTA MARIA

BENEFÍCIOS FISCAIS RENDIMENTOS ISENTOS REGIME DE ISENÇÃO TEMPORÁRIA ZONA FRANCA DA MADEIRA E DA ILHA DE SANTA MARIA MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DOS IMPOSTOS DECLARAÇÃO ANUAL 01 N. o DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO 1 BENEFÍCIOS FISCAIS 1 IRC ANEXO F 03 RENDIMENTOS ISENTOS 031 ARTIGO 33. O, N. O

Leia mais

RFAI. Regime Fiscal de Apoio ao Investimento

RFAI. Regime Fiscal de Apoio ao Investimento RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento PSZ CONSULTING 2016 1 RFAI 1.1 O Que é? O Regime Fiscal de Apoio ao Investimento é um benefício fiscal, previsto no Decreto-Lei nº 162/2014 de 31 de Outubro,

Leia mais

OS BENEFÍCIOS FISCAIS EM IRC. Fique a conhecer os principais benefícios fiscais que a sua empresa poderá usufruir

OS BENEFÍCIOS FISCAIS EM IRC. Fique a conhecer os principais benefícios fiscais que a sua empresa poderá usufruir OS BENEFÍCIOS FISCAIS EM IRC Fique a conhecer os principais benefícios fiscais que a sua empresa poderá usufruir Índice Remuneração convencional do Capital Social (Art.º 41ºA do Estatuto dos Benefícios

Leia mais

Circular 4/2014 ASSUNTO: IRC EBF - BENEFÍCIO AO REINVESTIMENTO DE LUCROS E RESERVAS

Circular 4/2014 ASSUNTO: IRC EBF - BENEFÍCIO AO REINVESTIMENTO DE LUCROS E RESERVAS Circular 4/2014 ASSUNTO: IRC EBF - BENEFÍCIO AO REINVESTIMENTO DE LUCROS E RESERVAS 1. A Lei do Orçamento do Estado para 2014 aditou ao Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF) o capítulo XIII subordinado

Leia mais

CIRCULAR. Gabinete Jurídico-Fiscal

CIRCULAR. Gabinete Jurídico-Fiscal CIRCULAR Gabinete Jurídico-Fiscal N/REFª: 16/2014 DATA: 5 de Março de 2014 Assunto: IRC EBF Benefício ao Reinvestimento de Lucros e Reservas Exmos. Senhores, Para conhecimento, junto se envia a Circular

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 6774 Diário da República, 1.ª série N.º 185 23 de Setembro de 2009 Centro Jurídico Declaração de Rectificação n.º 68/2009 Ao abrigo da alínea h) do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto- -Lei n.º 162/2007, de

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS. Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI) UWU SOLUTIONS

BENEFÍCIOS FISCAIS. Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI) UWU SOLUTIONS BENEFÍCIOS FISCAIS Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI) O QUE É O RFAI? Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI) 1 - O que é o RFAI? O Regime Fiscal de Apoio ao Investimento é um benefício

Leia mais

Código Fiscal do Investimento

Código Fiscal do Investimento CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Código Fiscal do Investimento (REVOGADO) Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente

Leia mais

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22 60 ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO Este anexo deverá ser apresentado por todos os sujeitos passivos tributados pelo regime simplificado de determinação do lucro tributável, a que se refere o artigo 53.º do CIRC.

Leia mais

Formulário de Candidatura

Formulário de Candidatura Formulário de Candidatura Finicia do Concelho de Vila Nova de Cerveira (a preencher pela XXX) N.º de Processo: Data de Entrada : (a preencher pela entidade receptora) Entidade Receptora : Local e data

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 205 295-I0054-39

Leia mais

Benefícios Fiscais Contratuais

Benefícios Fiscais Contratuais Decreto-Lei n.º 409/99 Artigo 1.º - Âmbito e objectivos Artigo 2.º - Condições de acesso Artigo 3.º - Condições de elegibilidade dos projectos Artigo 4.º - Benefícios fiscais Artigo 5.º - Critérios de

Leia mais

SIFIDE II Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II

SIFIDE II Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II SIFIDE II Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II Submissão de candidaturas até 31 de Maiode 2018 Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha, 9º Andar, Sala 1 3720-232 Oliveira de Azeméis Lisboa

Leia mais

Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários

Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários Sumário 1. Condições favoráveis ao aumento do investimento externo em Portugal 2. Principais Incentivos Fiscais ao Investimento

Leia mais

O S N O V O S B E N E F Í C I O S F I S C A I S A O I N V E S T I M E N T O

O S N O V O S B E N E F Í C I O S F I S C A I S A O I N V E S T I M E N T O i O S N O V O S B E N E F Í C I O S F I S C A I S A O I N V E S T I M E N T O N º 1 3 / 1 4 I. INTRODUÇÃO Foi aprovada, no passado dia 22 de Maio, em Conselho de Ministros, a proposta de Lei de autorização

Leia mais

INFORMAÇÃO FISCAL CFEI. Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento

INFORMAÇÃO FISCAL CFEI. Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento INFORMAÇÃO FISCAL CFEI Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento A Lei n.º 49/2013, de 16 de julho, criou um incentivo fiscal ao investimento designado por CFEI Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento.

Leia mais

PO FACTORES DE COMPETITIVIDADE PO REGIONAL DO NORTE PO REGIONAL DO CENTRO PO REGIONAL DO ALENTEJO PO REGIONAL DO ALGARVE

PO FACTORES DE COMPETITIVIDADE PO REGIONAL DO NORTE PO REGIONAL DO CENTRO PO REGIONAL DO ALENTEJO PO REGIONAL DO ALGARVE PERGUNTAS & RESPOSTAS AAC Nº 04/SI/2010 (SI INOVAÇÃO INOVAÇÃO PRODUTIVA) AAC Nº 05/SI/2010 (SI INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO) AAC Nº 07/SI/2010 (SI QUALIFICAÇÃO PME) Página 1 de 7 A. Volume de negócios internacional

Leia mais

O N O V O C Ó D I G O F I S C A L D O I N V E S T I M E N T O

O N O V O C Ó D I G O F I S C A L D O I N V E S T I M E N T O i N º 3 3 / 1 4 O N O V O C Ó D I G O F I S C A L D O I N V E S T I M E N T O INTRODUÇÃO TAX & BUSINESS No seguimento das medidas adoptadas pelo Governo, tendo em vista a promoção da competitividade e

Leia mais

RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento

RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento Elaboração de dossier fiscal até 31 de Maio de 2018 Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha, 9º Andar, Sala 1 3720-232 Oliveira de Azeméis Lisboa Rua Fradesso

Leia mais

Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de

Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de QREN: Uma oportunidade para potenciar a inovação nas empresas O que é o QREN? Define as orientações fundamentais para a utilização nacional dos fundos comunitários para o período de 2007-2013. As suas

Leia mais

Pensar Angola. Aspectos fiscais do investimento português em Angola. PwC. Jaime Esteves. Fevereiro Banco BIC Portugal

Pensar Angola. Aspectos fiscais do investimento português em Angola. PwC. Jaime Esteves. Fevereiro Banco BIC Portugal Aspectos fiscais do investimento português em Angola Jaime Esteves Banco BIC Portugal PwC Agenda 1 Tributação de Rendimentos em Angola 2 Investir em Angola a partir de Portugal 3 Tributação em Portugal

Leia mais

Descarregue gratuitamente actualizações online em Fiscal Col. Legislação ( ). Novembro, 2009.

Descarregue gratuitamente actualizações online em  Fiscal Col. Legislação ( ). Novembro, 2009. orquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a ORTO

Leia mais

de Investimento em Angola e Cabo Verde

de Investimento em Angola e Cabo Verde Conferência Client Perspectivas name appearse Oportunidades here de Investimento em Angola e Cabo Verde PwC Conferência Regime Fiscal do CINM Catarina Gonçalves Agenda 1 Região Autónoma da Madeira 2 Centro

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Tunísia Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Tunísia Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Tunísia Condições Legais de Acesso ao Mercado Março 2010 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 5 2 1. Regime Geral

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS. Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR)

BENEFÍCIOS FISCAIS. Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR) BENEFÍCIOS FISCAIS Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR) O QUE É A DLRR? Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR) 1 - O que é a DLLR? A dedução por lucros retidos e reinvestidos constitui

Leia mais

PRODER - Subprograma 3. ACÇÃO Desenvolvimento de actividades turísticas e de lazer DOCUMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE APOIO

PRODER - Subprograma 3. ACÇÃO Desenvolvimento de actividades turísticas e de lazer DOCUMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE APOIO PRODER - Subprograma 3 ACÇÃO 3.1.3 - Desenvolvimento de actividades turísticas e de lazer DOCUMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE APOIO DOCUMENTOS DO BENEFICIÁRIO 1 a 9 Declaração Geral de Compromisso

Leia mais

IDN - Incubadora de Empresas de Idanha-a-Nova

IDN - Incubadora de Empresas de Idanha-a-Nova IDN - Incubadora de Empresas de Idanha-a-Nova Formulário de Candidatura N.º de Processo Data de Entrada Denominação Social Pessoa a contactar Nome: Função: Telefone Fax Ass: IDENTIFICAÇÃO DO PROMOTOR/EMPRESA

Leia mais

SIFIDE - Enquadramento

SIFIDE - Enquadramento SIFIDE - Enquadramento O SIFIDE II Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial II, apoia projetos de I&D (atividades de investigação e desenvolvimento) conducentes à criação

Leia mais

introduziu diversas alterações, ao Estatuto dos Benefícios Fiscais, no que respeita ao regime dos benefícios fiscais

introduziu diversas alterações, ao Estatuto dos Benefícios Fiscais, no que respeita ao regime dos benefícios fiscais NEWSLETTER 28 ÁREA DE PRÁTICA DE DIREITO FISCAL Dezembro 2009 EDITORIAL Temos imenso gosto em apresentar a Newsletter do quarto trimestre deste ano da Área de Prática de Direito Fiscal ( APDF ) da Abreu

Leia mais

PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO 02 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB. ESTÁVEL IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SUJEITO PASSIVO TIPO DE SUJEITO PASSIVO

PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO 02 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB. ESTÁVEL IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SUJEITO PASSIVO TIPO DE SUJEITO PASSIVO MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 0 DECLARAÇÃO D E RENDIMENTOS 0 DESIGNAÇÃO 0 PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO De / / a / / 0 ÁREA DA SEDE, DIRECÇÃO EFECTIVA OU ESTAB ESTÁVEL SERVIÇO DE FINANÇAS CÓDIGO IRC MODELO

Leia mais

Sistemas de Incentivos do QREN

Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN 1. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME 2. Sistema de Incentivos à Inovação 3. Sistema de Incentivos à Investigação

Leia mais

POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização. Qualificação e Internacionalização das PME - Projectos Individuais

POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização. Qualificação e Internacionalização das PME - Projectos Individuais POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização Qualificação e Internacionalização das PME - Projectos Individuais Internacionalização das PME O sistema de incentivos tem como objectivo

Leia mais

BENEFICIOS FISCAIS MANUAL DO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

BENEFICIOS FISCAIS MANUAL DO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA BENEFICIOS FISCAIS MANUAL DO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ARTº 39 DO ESTATUTO DOS BENEFICIOS FISCAIS DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 18/99/M de 28 de Junho com última redacção dada pelo DECRETO LEGISLATIVO

Leia mais

MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS

MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS Caso Prático nº 4 Determinação da Matéria Colectável Curso EFA NS Técnicas Administrativas Formadora: Dra. Susana Rodrigues Formanda:

Leia mais

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO QCA III / POPRAM III - 12 - 1. Geral Regulamento (CE) nº. 1681/1994 de 11 de Julho Relativo às irregularidades e à recuperação dos montantes pagos indevidamente

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 202 848-I0636-96

Leia mais

Portugal O impacto do OE 2012 e os sectores com capacidade de atracção perspectiva fiscal. João de Sousa Tax Partner

Portugal O impacto do OE 2012 e os sectores com capacidade de atracção perspectiva fiscal. João de Sousa Tax Partner Portugal 2012 O impacto do OE 2012 e os sectores com capacidade de atracção perspectiva fiscal João de Sousa Tax Partner Lisboa, 6 de Dezembro de 2011 Resumo das principais alterações IRC Agravamento temporário

Leia mais

Código Fiscal do Investimento (Decreto-Lei n.º 162/2014 de 31 de outubro)

Código Fiscal do Investimento (Decreto-Lei n.º 162/2014 de 31 de outubro) Código Fiscal do Investimento (Decreto-Lei n.º 162/2014 de 31 de outubro) Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo Regime Fiscal de Apoio ao Investimento RFAI Sistema de Incentivos Fiscais

Leia mais

Promover o reforço das capacidades técnica e tecnológica das PME e a modernização das estruturas, através da sua participação na economia digital;

Promover o reforço das capacidades técnica e tecnológica das PME e a modernização das estruturas, através da sua participação na economia digital; SIED SISTEMA DE INCENTIVOS À ECONOMIA DIGITAL FICHA DE MEDIDA Apoia projectos que visem dinamizar a participação das pequenas e médias empresas na economia digital, actuando ao nível do reforço das capacidades

Leia mais

PRODER - Subprograma 3. Acção Conservação e Valorização do património Rural DOCUMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE APOIO

PRODER - Subprograma 3. Acção Conservação e Valorização do património Rural DOCUMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE APOIO PRODER - Subprograma 3 Acção 3.2.1 - Conservação e Valorização do património Rural DOCUMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE APOIO Nº 1 a 9 Declaração Geral de Compromisso DOCUMENTOS DO BENEFICIÁRIO Obrigatória

Leia mais

Âmbito do Fundo de Modernização do Comércio

Âmbito do Fundo de Modernização do Comércio Comércio Investe Projeto Individual Âmbito do Fundo de Modernização do Comércio Candidaturas entre 30 de Setembro e 25 de Novembro Porto Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis Nº 208, 1º Andar, Sala P 3720 256

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS 6953 nhecimento Recíproco de Aprovações Concedidas com Base Nestas Prescrições, modificações aquelas adoptadas em 14 de Junho de 1999. Portugal é Parte no mesmo Acordo, aprovado, por adesão, pelo Decreto

Leia mais

DECRETO N.º 169/X. n.º 394-B/84, de 26 de Dezembro, e o Regime do IVA nas. de 2006, e 28 de Novembro de 2006

DECRETO N.º 169/X. n.º 394-B/84, de 26 de Dezembro, e o Regime do IVA nas. de 2006, e 28 de Novembro de 2006 DECRETO N.º 169/X Autoriza o Governo a alterar o Estatuto dos Benefícios Fiscais, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 215/89, de 1 de Julho, o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, aprovado pelo Decreto

Leia mais

Regime Especial do Ouro para Investimento

Regime Especial do Ouro para Investimento DL 362/99, de 16.09.99 ARTIGO 1.º - Regime especial do ouro para investimento ARTIGO 2.º - Alteração ao Código do IVA ARTIGO 3.º - Revogação ARTIGO 4.º - Entrada em vigor Regime Especial Aplicável ao Ouro

Leia mais

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA SI INOVAÇÃO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) TURISMO QREN QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL 2007-2013 INFORMAÇÃO SINTETIZADA 1 ÍNDICE

Leia mais

RFAI. Regime Fiscal de Apoio ao Investimento

RFAI. Regime Fiscal de Apoio ao Investimento RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento PSZ CONSULTING 2018 1 RFAI 1.1 O Que é? O Regime Fiscal de Apoio ao Investimento é um benefício fiscal, previsto no Decreto-Lei nº 162/2014 de 31 de Outubro,

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 04 848-I036-9 05-07-06

Leia mais

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS Programa Operacional Factores de Competitividade Deliberações CMC POFC: 16/07/2008 Assistência Técnica do POFC Entrada em vigor DA ÚLTIMA ALTERAÇÃO em 17/07/2008 Artigo 1.º Objecto O presente regulamento

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 13/2017. SAMA Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 13/2017. SAMA Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 13/2017 SAMA 2020 - Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública Aplicação do Efeito Difusor em sede de análise de elegibilidade das operações e da intensidade

Leia mais

COMISSÃO MINISTERIAL DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO

COMISSÃO MINISTERIAL DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO Despacho Considerando que os regulamentos específicos do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) são aprovados pela respectiva Comissão Ministerial de Coordenação, nos termos do n.º 5 do artigo 30º

Leia mais

Ciência na Hora Microprojectos Ciência Viva REGULAMENTO

Ciência na Hora Microprojectos Ciência Viva REGULAMENTO Ciência na Hora Microprojectos Ciência Viva REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito e enquadramento A Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, adiante designada por Ciência Viva, pretende

Leia mais

A contabilidade e gestão na atividade agrícola. Benefícios Fiscais. Santarém 5 de junho de 2018

A contabilidade e gestão na atividade agrícola. Benefícios Fiscais. Santarém 5 de junho de 2018 A contabilidade e gestão na atividade agrícola Benefícios Fiscais Santarém 5 de junho de 2018 Sumário A dimensão da atividade agrícola em sede de IRC Os benefícios fiscais e os regulamentos comunitários

Leia mais

Valorizar, criar e estimular a oferta de produtos turísticos de excelência;

Valorizar, criar e estimular a oferta de produtos turísticos de excelência; SIVETUR SISTEMA DE INCENTIVOS A PRODUTOS TURÍSTICOS DE VOCAÇÃO ESTRATÉGICA FICHA DE MEDIDA Apoia projectos turísticos com elevado potencial de crescimento, efeitos indutores, externalidades, inovação e

Leia mais

Regulamento para atribuição do Fundo de Reestruturação

Regulamento para atribuição do Fundo de Reestruturação Regulamento para atribuição do Fundo de Reestruturação Nos termos das alíneas c), d) e e) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto- lei n.º 55/2013, de 17 de Abril, que aprova a lei orgânica da Fundação para

Leia mais

de Investimento em Angola e Cabo Verde

de Investimento em Angola e Cabo Verde Conferência Client Perspectivas name appears e Oportunidades here de Investimento em Angola e Cabo Verde PwC Conferência Estruturas de Investimento: Angola Catarina Nunes Agenda Introdução 1 Ficha de Angola:

Leia mais

Auxílio estatal N 555/99 - Portugal. Regime de auxílios fiscais ao investimento na Região Autónoma da Madeira.

Auxílio estatal N 555/99 - Portugal. Regime de auxílios fiscais ao investimento na Região Autónoma da Madeira. COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 23.03.2000 SG(2000) D/ 102578 Assunto: Auxílio estatal N 555/99 - Portugal. Regime de auxílios fiscais ao investimento na Região Autónoma da Madeira. Excelência, I. Por carta

Leia mais

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. Missões Empresariais AIP-CCI

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. Missões Empresariais AIP-CCI CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Missões Empresariais AIP-CCI 1 DESCRIÇÃO: O Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) tem previsto no seu Eixo II o reforço da competitividade

Leia mais

APOIOS COMUNITÁRIOS EMPREENDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO

APOIOS COMUNITÁRIOS EMPREENDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO APOIOS COMUNITÁRIOS EMPREENDORISMO QUALIFICADO E CRIATIVO O incentivo ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo apoia investimentos na criação de novas empresas ou no desenvolvimento de empresas nascentes

Leia mais

Instruções de preenchimento do anexo D da declaração modelo 22 (impresso em vigor a partir de 2012)

Instruções de preenchimento do anexo D da declaração modelo 22 (impresso em vigor a partir de 2012) Classificação: 07 0. 0 5. 0 3 DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLECTIVAS Instruções de preenchimento do anexo D da declaração modelo 22 (impresso em vigor a partir de 2012)

Leia mais

C ARTA C IRCULAR N.º 07/2009

C ARTA C IRCULAR N.º 07/2009 CONSELHO DIRECTIVO DATA DE EMISSÃO: 08-06-2009 ENTRADA EM VIGOR: 01-04-2009 Âmbito: Linha de Crédito para Apoio às Empresas de Produção, Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, Pecuários

Leia mais

REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA

REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA FEVEREIRO 2019 REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA Âmbito e Pressupostos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 19/2019, de 28 de Janeiro A captação de investimento directo estrangeiro revela-se

Leia mais

JANEIRO 2017 NOVIDADES LEGISLATIVAS (FISCAIS)

JANEIRO 2017 NOVIDADES LEGISLATIVAS (FISCAIS) 1 JANEIRO 2017 NOVIDADES LEGISLATIVAS (FISCAIS) SS Convenção celebrada entre a República Portuguesa e a República da Índia Foi publicado no Diário da República n.º 22/2017, Série I, de 31.01.2017, o Decreto

Leia mais

SIFIDE II. O Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarias II

SIFIDE II. O Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarias II SIFIDE II O Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarias II PSZ CONSULTING 2016 1 SIFIDE II 1.1 O Que é? A Lei do Orçamento do Estado para 2011 Lei nº55-a/2010, de 31 de

Leia mais

Roménia. Condições Legais de Acesso ao Mercado

Roménia. Condições Legais de Acesso ao Mercado Roménia Condições Legais de Acesso ao Mercado Outubro 2007 Índice 1. Regime Geral de Importação 2 2. Regime de Investimento Estrangeiro 3 3. Quadro Legal 4 1 1. Regime Geral de Importação Com a entrada

Leia mais

Nova Lei do Investimento Privado

Nova Lei do Investimento Privado Page 1 of 6 AGO 2015 Nova Lei do Investimento Privado O regime jurídico de investimento estrangeiro foi alterado pela Lei n.º 14/15, de 11.08, que veio revogar a anterior Lei do Investimento Privado (Lei

Leia mais

Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME. Código do Imposto Industrial

Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME. Código do Imposto Industrial Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME Código do Imposto Industrial Luanda, Dezembro 2014 1 Conteúdo da formação 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Introdução Incidência Grupos de Tributação Determinação

Leia mais

Comércio Investe PROJETOS INDIVIDUAIS

Comércio Investe PROJETOS INDIVIDUAIS Comércio Investe PROJETOS INDIVIDUAIS ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO DE TEMA 1.1. Enquadramento 3 1.2. Entidades Beneficiárias 3 1.3. Condições de Elegibilidade do Promotor 3 1.4. Condições de Elegibilidade do

Leia mais

Portugal: Um hub para o Investimento Directo Estrangeiro? Angola e Brasil. Jaime Carvalho Esteves 8 Junho 2011

Portugal: Um hub para o Investimento Directo Estrangeiro? Angola e Brasil. Jaime Carvalho Esteves 8 Junho 2011 www.pwc.com/pt : Um hub para o Investimento Directo Estrangeiro? Angola e Brasil Jaime Carvalho Esteves Universidade Católica Portuguesa - Lisboa Agenda 1. Introdução 2. Investir em Angola e no Brasil

Leia mais

EDITAL Nº9/2014 MEDIDA III - INCENTIVOÀ CRIAÇÃO DE MICRO E PEQUENOS PROJECTOS CONCURSO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

EDITAL Nº9/2014 MEDIDA III - INCENTIVOÀ CRIAÇÃO DE MICRO E PEQUENOS PROJECTOS CONCURSO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EDITAL Nº9/2014 MEDIDA III - INCENTIVOÀ CRIAÇÃO DE MICRO E PEQUENOS PROJECTOS CONCURSO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Para os efeitos convenientes torna-se público que se encontra aberto, a partir do

Leia mais

QREN SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS PO ALGARVE21

QREN SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS PO ALGARVE21 Sessão QREN SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS PO ALGARVE21 F. Mendonça Pinto, Patrícia Neto Martins, Sónia Sequeira Lagoa, 7 Abril 2011 Legislação de Enquadramento Enquadramento Nacional dos SI SI I&DT

Leia mais

INTERFURNITURE Termos e Condições

INTERFURNITURE Termos e Condições INTERFURNITURE 2012 Termos e Condições O Interfurniture 2012 é um projecto de investimento promovido pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), integrado no plano de internacionalização

Leia mais

CIRCULAR Nº 103 / 2012 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 16 de Outubro, 2012 ASSUNTO: QREN PROJETOS CONJUNTOS INTERNACIONALIZAÇÃO

CIRCULAR Nº 103 / 2012 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 16 de Outubro, 2012 ASSUNTO: QREN PROJETOS CONJUNTOS INTERNACIONALIZAÇÃO CIRCULAR Nº 103 / 2012 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 16 de Outubro, 2012 Caro Associado, ASSUNTO: QREN PROJETOS CONJUNTOS INTERNACIONALIZAÇÃO Como é do conhecimento geral, no âmbito do QREN foi lançada a medida

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Actualização nº 2

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Actualização nº 2 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2013 14ª Edição Actualização nº 2 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Actualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA

Leia mais

PROGRAMA MODELAR. Formulário de Candidatura

PROGRAMA MODELAR. Formulário de Candidatura PROGRAMA MODELAR Formulário de Candidatura Decreto-Lei n.º 186/26, de 12 de Setembro e Portaria n.º 376/28, de 23 de Maio 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO a) Data de entrada Assinatura e Autenticação Código

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Programa de Incentivos 2017

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Programa de Incentivos 2017 FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Programa de Incentivos 2017 A preencher pelo serviço de atividades económicas, apoio ao empreendedorismo e turismo IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Data de Receção / Número do Processo

Leia mais

POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização. Inovação Empresarial e Empreendedorismo

POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização. Inovação Empresarial e Empreendedorismo POCI -Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização Inovação Empresarial e Empreendedorismo Rua Carlos Alberto Morais, 122 B bwsconsulting@outlook.pt 4450-349 Leça da Palmeira http://bwsconsulting.wix.com/site

Leia mais