Diversidade e Origem Das Espécies
|
|
|
- Luzia di Castro Brandt
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Diversidade e Origem Das Espécies Toda a mentalidade científica é hoje inevitavelmente evolucionista. Ao nível bioquímico e molecular, os mecanismos fundamentais são os mesmos, da bactéria ao Homem. Luis Archer, 1980
2 Unidade e diversidade biológica Se só tiver em conta a morfologia externa dos seres, a diversidade é, aparentemente, a regra no mundo biológico e, até final do século passado, era mesmo considerada a principal característica do mundo vivo. Mas, a partir do início do século XX, os estudos bioquímicos fizeram ressaltar as semelhanças estruturais e fisiológicas entre as espécies. A nível bioquímico, os compostos básicos são os mesmos em todos os indivíduos, desde o reino das bactérias até ao reino dos animais; do mesmo modo, são semelhantes as principais vias metabólicas e é a mesma a molécula energética.
3 Algum tempo antes, «ninguém teria suposto que existissem características energéticas comuns entre a pétala de uma rosa e a orelha de um elefante» e que «até alguns anos custava a imaginar que a hereditariedade das bactérias pudesse ser estudada nos mesmos termos que a hereditariedade do Homem». A diversidade morfológica e ecológica entre os organismos é, portanto, acompanhada por uma unidade bioquímica e estrutural básica entre esses mesmos organismos.
4 As explicações para a origem das espécies foram surgindo ao longo dos séculos, fortemente influenciadas por princípios: religiosos; filosóficos; culturais.
5 Origem das espécies: Hipóteses explicativas Como explicar a diversidade e a semelhança que as espécies atuais apresentam entre si? -FIXISMO -EVOLUCIONISMO
6 Fixismo e Teorias Fixistas Aceites sem qualquer discussão até meados do séc. XVIII, estas teorias defendiam que as diferentes espécies, uma vez surgidas, se mantinham inalteradas ao longo do tempo, sendo portanto independentes na origem e imutáveis no tempo. Assim, até ao século XIX dominaram no mundo ocidental as ideias cujas raízes mergulhavam na Filosofia Platónica, a que sucedeu a Teologia Natural, as quais atribuíam a origem das espécies ao «planeamento do criador», considerando a idade da Terra circunscrita a 6000 anos.
7 Platão supunha a existência de dois mundos: um «mundo real, e perfeito», e um «mundo ilusório e imperfeito», de que nos dávamos conta através dos nossos sentidos. As variações nas populações de animais e plantas eram simples representações imperfeitas das formas perfeitas, que eram, essas sim, reais. Esta filosofia, conhecida como «idealismo», punha de parte a evolução, que não seria compatível com a ideia de um mundo onde os organismos ideais estavam já perfeitamente adaptados aos seus ambientes. Platão ( a.c.)
8 Aristóteles ( a.c.) Estudioso da natureza, reconhecia que entre os organismos havia alguns «muito simples» e outros «muito complexos». Todos os organismos estavam organizados numa escala crescente de complexidade, mais tarde chamada «scala naturae». Considerava que os organismos surgiam por geração espontânea, a partir de matéria inerte, por ação de um princípio ativo que atuava sobre essa matéria. Nesta visão da vida, as espécies eram fixas não evoluindo. Tratava-se, portanto, de uma hipótese fixista, mas que considerava o geracionismo para explicar a origem das espécies. Filósofo grego, aluno de Platão, é uma das mais fecundas mentalidades da Grécia antiga. Era fixista.
9 As crenças religiosas As teorias fixistas foram ainda fortalecidas, mais tarde, através da cultura judaico-cristã, cujas ideias da «criação», expressas no Velho Testamento, constituem o primeiro registo sobre a formação das espécies: «Deus disse: que a Terra produza seres vivos segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais ferozes, segundo as suas espécies. Assim aconteceu. Deus fez os animais ferozes, segundo as suas espécies; os animais domésticos, segundo as suas espécies; e todos os répteis da Terra, segundo as suas espécies». O criacionismo, que é uma explicação fixista para a origem das espécies segundo o qual as espécies haviam sido criadas individualmente por Deus e eram imutáveis.
10 Lineu No século XVIII, Carolus Linnaeus (Lineu), médico e botânico sueco, viu ordem na diversidade da vida. Lineu, que foi pai da taxonomia, como teólogo que era acreditava que as espécies eram criações imutáveis, tendo desenvolvido um esquema de classificação para «revelar o plano de Deus». Lineu ( ) Botânico sueco. O «Pai» da taxonomia. A ele se ficou a dever o uso da classificação binominal.
11 Os dados da paleontologia Entretanto os estudos paleontológicos revelavam: Vestígios de seres já desaparecidos - fósseis; Os fósseis encontrados num estrato diferiam dos encontrados em estratos anteriores. O registo fóssil fornecia uma evidência de que fauna e flora terrestres não tinham sido sempre iguais, mostrando uma variação de características ao longo do tempo.
12 Cuvier A paleontologia foi desenvolvida pelo anatomista francês George Cuvier. Verificando que a história da vida é registada nos estratos que contêm fósseis, compreendeu que a extinção das espécies tinha sido uma ocorrência comum na história da vida. De estrato a estrato, novas espécies surgem e outras desaparecem. Mas, apesar desta evidência, Cuvier foi um fiel e efetivo oponente aos evolucionistas dos seus dias. Cuvier ( ). Francês. Defensor da teoria do catastrofismo. Era um fixista, grande adversário de Buffon.
13 Como é que Cuvier conciliava a história dinâmica ilustrada pelos fósseis com o conceito de que as espécies eram imutáveis? Cuvier tentou explicar as diferenças entre os fósseis dos diferentes estratos dizendo serem devidas a cataclismos, tais com dilúvios ou secas que teriam destruído as formas pré-existentes, sobrevindo a cada cataclismo um novo repovoamento, com novas espécies catastrofismo.
14 Segundo Cuvier, como se explicava a ocorrência nos estratos mais recentes de espécies que não estavam presentes em estratos mais antigos? - As catástrofes que causavam extinções em massa eram confinadas a certas regiões geográficas; - Depois da extinção de grande parte da flora e fauna locais, a devastada região era povoada por espécies diferentes, vindas de outra áreas.. Alguns dos seguidores de Cuvier tinham ainda uma visão mais extrema do catastrofismo. Consideravam as catástrofes globais e depois de cada holocausto, Deus criava a vida de novo- teoria das criações sucessivas.
15 Do FIXISMO ao EVOLUCIONISMO Apesar de Cuvier ter ganho debates contra adeptos da evolução, a teoria da história dinâmica da Terra, que ajudaria a abrir caminho para Darwin, foi ganhando popularidade entre os geólogos e ameaçava a perspetiva fixista da Vida. A transição do paradigma fixista para o paradigma evolucionista ocorreu entre o séc. XVIII e XIX.
16 AS BASES DO EVOLUCIONISMO - Estudos dos naturalistas O contacto com grande variedade de fauna e flora de outros continentes, no final do séc. XVIII, levou a pôr em causa, a perspetiva fixista da origem das espécies. Os primeiros defensores de ideias não-fixistas foram os naturalistas que na tentativa de classificarem inúmeros organismos, encontraram dificuldades em aplicar os critérios fixistas. O estudo sistemático dos seres vivos desenvolvido por Lineu mostrava afinidades entre os seres, permitindo que a ideia de uma origem comum se instalasse entre alguns naturalistas. Surgidas no início do séc XIX, as hipóteses evolucionistas defendem que as espécies atuais são o resultado de lentas e sucessivas transformações sofridas por espécies que existiram no passado, isto é, derivaram de outras preexistentes.
17 AS BASES DO EVOLUCIONISMO - Dados da paleontologia
18 AS BASES DO EVOLUCIONISMO - Os princípios do raciocínio geológico Competindo com a teoria do catastrofismo de Cuvier, surge uma explicação muito diferente da ação dos processos geológicos que deram forma à crosta terrestre. Em 1755, Hutton explicou o estado atual da Terra pela aplicação do princípio do gradualismo, o qual considerava que as «alterações profundas são o produto cumulativo de um lento mas contínuo processo».
19 Em 1830, Lyell, célebre geólogo inglês, aperfeiçoou o gradualismo de Hutton e expôs a teoria do uniformitarismo: Os processos geológicos são uniformes e os seus efeitos devem manter-se em equilíbrio ao longo do tempo. Assim, «as causas que provocaram determinadas alterações geológicas no passado são iguais às que provocam os mesmos fenómenos no presente» - atualismo. Charles Lyell ( ). Grande geólogo inglês, amigo de Darwin.
20 Lyell apresentou uma explicação para as descontinuidades entre os vários estratos geológicos lacunas estratigráficas- as quais seriam devidas à ação erosiva dos ventos e das chuvas que teriam eliminado os estratos sedimentares em falta. Desse modo, os fósseis dos estratos existentes apresentavam diferenças bruscas devido a faltarem os fósseis intermédios correspondentes aos estratos erodidos.
21 As ideias evolucionistas foram influenciadas pelas conclusões surgiram das observações de Hutton e Lyell: - A avaliação da idade da Terra em milhares da milhões de anos l em vez dos 6000 anos de idade aceite até então. Se as alterações geológicas resultam de uma lenta e contínua ação, mais do que de acontecimentos repentinos, então a Terra deve ser muito velha para que os muito lentos e subtis processos, persistindo durante um longo período de tempo, possam causar uma substancial alteração na morfologia terrestre. - Com uma Terra de tanta idade, existia tempo necessário e suficiente à lenta ação da evolução biológica.
22 OS PRIMEIROS EVOLUCIONISTAS Pierre Maupertuis lançou a hipótese de que todas as formas vivas derivam de uma mesma fonte original. Referiu ainda a adaptação dos organismos ao meio. Segundo este autor, eram eliminados, por seleção, os indivíduos com caracteres mais aberrantes e permaneciam os que apresentavam apenas ligeiras alterações em relação aos progenitores. Desse modo, ocorreria a evolução. Maupertuis ( ). Francês. Foi um dos primeiros a defender a ideia da seleção como fator de mudança.
23 Buffon, nos seus estudos sobre biogeografia, referiu a existência de variações geográficas entre os indivíduos de uma mesma espécie. Concluiu que, embora o povoamento inicial tivesse sido feito por um certo número de espécies, estas teriam sofrido variações, consoante as condições geográficas do local para onde migraram. É uma das primeira pessoas a contrariar a ideia de que a Terra teria 6000 anos considerando que a Terra teria à volta de anos. Para ele, «o tempo é o vetor das alterações geológicas e biológicas». Atividade manual p. 145 Buffon ( ). Grande cientista francês, autor de uma obra em 90 volumes. Defendeu a ideia de que a Terra teria muito mais de 6000 anos.
24 Erasmos Darwin, avô de Charles Darwin, foi um dos primeiros defensores do evolucionismo. No seu livro Zoomania, antecipava ideias de hereditariedade dos caracteres adquiridos, identificada depois com Lamarck e ainda da seleção natural, que mais tarde seria abordada na teoria formulada pelo seu neto. Erasmos Darwin ( ) Avô de Charles Darwin. Foi um dos primeiros defensores do evolucionismo.
25 Na França distinguiu-se Saint-Hilaire, que era um jovem de 16 anos quando Buffon morreu. Foi professor de anatomia comparada. Tendo tomado conhecimento das ideias de Buffon através da leitura da sua vasta obra, foi, durante toda a vida um grande defensor da sua memória e, simultaneamente, um opositor das ideias de Cuvier. St. Hilaire ( ). Anatomista francês. Adversário de Cuvier e defensor de Buffon.
26 Jean Baptiste Lamarck Apesar das ideias evolucionistas serem resultado da reflexão de vários cientistas, considera-se geralmente Lamarck, naturalista francês, como o verdadeiro fundador do evolucionismo por ter apresentado a primeira teoria explicativa fundamentada para o mecanismo da evolução, conhecida por Lamarckismo. Lamarck publicou a sua teoria de evolução em 1809, ano em que nasceu Darwin. Lamarck elaborou uma explicação científica para a variabilidade de formas dos seres vivos, que atribuiu à ação evolutiva «das circunstâncias ambientais». A necessidade de adaptação ao meio levaria os seres a desenvolver caracteres que seriam transmitidos aos descendentes. Lamarck foi severamente criticado, sobretudo por Cuvier, e as suas ideias acabaram por sucumbir ao fixismo. Lamarck ( ) O primeiro cientista a procurar uma explicação para a evolução. A ele se deve a criação da palavra Biologia.
27 Charles Darwin As ideias de Lamarck e de outros evolucionistas pioneiros eram muito debatidas durante o tempo em que Charles Darwin esteve na Universidade. Os anos que se seguiram foram férteis na recolha de dados de Anatomia Comparada, de Geologia e de Paleontologia, de tal modo que a teoria explicativa da evolução, apresentada por Darwin em 1858, teve um impacto muito maior. Charles Darwin ( ) Autor da obra «A Origem das espécies», publicada em 1859.
28 Teoria da Seleção Natural Darwin pensou que, sendo a Terra muito antiga, a ação contínua dos fenómenos físicos sobre as espécies poderia provocar nestas uma ação seletiva, da qual beneficiavam os indivíduos que mostrassem uma melhor adaptação ao ambiente, sendo os outros eliminados. Seria através da seleção natural que ocorreria uma gradual evolução das espécies.
29 Após cerca de vinte anos de trabalho sobre a sua teoria acerca da evolução, Darwin recebeu uma carta e um manuscrito de Alfred Wallace, naturalista britânico que trabalhava na Malásia, onde sugeria uma teoria em tudo semelhante à de Darwin. Os dois trabalhos foram apresentados simultaneamente na Sociedade Lineana de Londres pelo geólogo Lyell, amigo de Darwin. Desde a data da sua apresentação, até à atualidade, a teoria da seleção natural, elaborada por Darwin e Wallace, tornou-se no princípio unificador de toda a Biologia. Wallace ( ). Naturalista britânico que, após vários anos de investigação, desenvolveu uma teoria em tudo semelhante à de Darwin. Contudo a teoria continua a ser identificada com Darwin e com a sua célebre obra «A origem das espécies»
30 O século XX trouxe um grande desenvolvimento da Biologia molecular e da Genética. Com base nos novos dados, Huxley (1942), grande defensor de Darwin, reformulou a teoria da Seleção Natural numa teoria que é conhecida como Neodarwinismo.
31 Síntese principais teorias explicativas da biodiversidade Origem da Biodiversidade Fixismo Evolucionismo Espontaneísmo Criacionismo Catastrofismo Transformismo Lamarckismo Darwinismo Neodarwinismo Aristóteles Lineu Cuvier Buffon Maupertius Lamarck Darwin Huxley
Fixismo - Teorias fixistas
Fixismo - Teorias fixistas As primeiras tentativas de explicação da biodiversidade são fixistas. A perspectiva geocêntrica dominava o pensamento filosófico e científico desde a Antiguidade. Os filósofos
Evolução Biológica: Origem Orig das Espécies: Que e x e plicaç plic ão? aç
Evolução Biológica: Origem das Espécies: Que explicação? Origem das Espécies: que explicação? Fixismo (até ao séc. XIX): as espécies são unidades fixas e imutáveis que, num mundo igualmente estático, surgem
Mecanismos de Evolução Fixismo vs Evolução
Mecanismos de Evolução Fixismo vs Evolução Aula nº38 7 Jan 09 Prof. Ana Reis O que leva a que a Terra seja um enorme palco no qual actua uma enorme diversidade de seres vivos? Desde cedo que a imensa diversidade
BIOLOGIA BIOLOGIA E CIÊNCIA. Prof. Dr. Feresin
BIOLOGIA BIOLOGIA E CIÊNCIA Prof. Dr. Feresin Desenvolver um pensamento científico! Compreender e ser capaz de aplicar os conceitos centrais das Ciências Biológicas em todas as demais áreas. Extraordinária
Evolução Biológica Conceitos e pensamentos
Profº Marcelo Morcegão Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Fixismo Doutrina Filosófica que defende que desde o seu aparecimento as espécies são imutáveis e não sofrem transformações. Aristóteles
Evolução Def. usual Biologicamente frequências gênicas populações
Evolução A palavra evolução vem do Latim evolvere que significa Desenvolver ou Estender. A Def. usual: progresso, desenvolvimento, melhora. Biologicamente: evolução é a mudança nas propriedades (frequências
Relacionar os vários tipos de limites de placas com zonas de destruição, conservação e construção da crusta terrestre.
Identificar e compreender os princípios do raciocínio geológico (catastrofismo, uniformitarismo e actualismo). Reconhecer o contributo das várias ciências e a influência da cultura social no desenvolvimento
Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin
Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes
As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo
Fundamentos da Evolução Biológica As Teorias Evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, mas destacam-se se as teorias de Lamarck e de Darwin. O EVOLUCIONISMO, OU TEORIA DA EVOLUÇÃO, É A EXPLICAÇÃO
A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.
Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao
ORIGEM DAS ESPÉCIES Principais teorias DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE: EVOLUÇÃO PROFESSORA: CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
ORIGEM DAS ESPÉCIES Principais teorias DISCIPLINA: BIOLOGIA UNIDADE: EVOLUÇÃO PROFESSORA: CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PRINCIPAIS TEORIAS DA ORIGEM DAS ESPÉCIES ABIOGÊNESE OU GERAÇÃO ESPONTÂNEA:
Marcos Históricos e Considerações sobre o evolucionismo
Marcos Históricos e Considerações sobre o evolucionismo Manuscrito de Darwin (1837) sobre a evolução das espécies. (fonte: Scientific American Brasil: 81, 2009) Sócrates Platão Aristóteles Teoria das
BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos?
EVOLUÇÃO BIODIVERSIDADE Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? FIXISMO Teorias A Fixismo 9 As espécies surgiram independentemente umas das outras (tal como se conhecem hoje) e mantiveram-se
Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos
Biologia e Geologia 11º ano Unidade 7 Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos 2016 A Origem da Vida Dos procariontes aos eucariontes A célula procariótica Sem membrana nuclear Sem organitos membranares
Teorias Interpretativas da Biodiversidade
Todas elas se podem inserir em três correntes fundamentais: fixismo, transformismo ou evolucionismo. O fixismo admite que as espécies são fixas e imutáveis, criadas independentemente umas das outras e
Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos:
Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos: Criacionismo: defendia que todos os seres vivos tinham sido obra divina
Pensamento evolutivo pré-darwiniano. Carlos Guerra Schrago Dep. Genética, IB/UFRJ
Pensamento evolutivo pré-darwiniano Carlos Guerra Schrago Dep. Genética, IB/UFRJ Evolução antes de Darwin? Existe pensamento evolutivo antes de A Origem das Espécies? Como estas idéias estão relacionadas
EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques
EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo
Teorias evolucionistas
Teorias evolucionistas A vida em evolução Se o problema da origem da vida não tem resposta definitiva, há muitos estudos tentando resolver outra questão levantada pela biogênese: se todo ser vivo se origina
Biologia O estudo da vida. Capítulo 1
Biologia O estudo da vida Capítulo 1 O mundo em que vivemos Por que estudar? Biologia: Ramo da ciência que estuda os seres vivos Seres vivos: formados por uma ou mais células; contém informação genética;
Ficha de trabalho de Biologia e Geologia Ano: 11º Turma: C Data: dez. 2015
Estruturas Pedagógicas Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2014/2015 Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Ficha de trabalho de Biologia e Geologia
Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia
Evolução Biológica - I Prof. Pablo Paim Biologia Organismos se adaptam ao ambiente?! O homem veio do macaco?! Organismos mais evoluídos!? Ser evolucionista é ser ateu?! O processo de evolução biológica
Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.
TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
A Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas reconhece em seu Quadro Estratigráfico Internacional três éons: Arqueano: compreendido entre 3,85 bilhões de anos
Diversidade e Origem Das Espécies
Diversidade e Origem Das Espécies Toda a mentalidade científica é hoje inevitavelmente evolucionista. Ao nível bioquímico e molecular, os mecanismos fundamentais são os mesmos, da bactéria ao Homem Luis
Como ensinar a teoria da evolução?
Como ensinar a teoria da evolução? Filosofia Grega Filosofia fixista, apoiava-se na aceitação que as espécies apareciam de um modo súbito s e espontâneo, a partir de uma associação especial da matéria.
Jean-Baptiste Lamarck. O naturalista injustiçado
Jean-Baptiste Lamarck O naturalista injustiçado Índice A vida de Lamarck; As suas idéias; Contribuições biológicas; Bibliografia. Um pouco da história de Lamarck Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet,
3 - Material para consulta: Fonte: USBERCO, João et al. Companhia das Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Saraiva, p. 181
Aluno (a): Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 7º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Número: 1 - Conteúdo: - Classificação - Critérios de agrupamentos - Sistema Natural de
EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio
EVOLUÇÃO Evidências e Teorias Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio Evolução Homer Simpson Vídeos e animações\the Simpsons - Homer Evolution.flv Na natureza tudo se transforma...
Everton Amorim 14/11/2013. Biologia
Biologia Tema: Everton Amorim 1) Introdução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. o =Fato o Ciência que estuda
Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.
TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres
Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:
Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos
AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN
AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN FIXISMO X EVOLUCIONISMO Para os fixistas as espécies são fixas e imutáveis, enquanto que para os evolucionistas as espécies modificam-se ao longo do tempo. Imagem: SEE-PE,
Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta.
Data: /10/14 Bim.: 3º Nome: 9 ANO Nº Disciplina: Biologia Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: 2,0 Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à
CRIACIONISMO E FIXISMO
Wellerson Britto INTRODUÇÃO As variedades de seres vivos em nosso planeta têm fascinado a humanidade ao longo da história. De acordo com as explicações científicas, essa enorme variedade de espécie é resultado
RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia
RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO Conceitos mais importantes: Tema Paleontologia Paleontologia: é uma das ciências que estuda a evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico; Fóssil: são restos
Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch
Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões
Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo
Teorias Evolucionistas Lamarck Darwin Neodarwinismo Origem da Vida pode ser explicada pela Teoria Fixista defende que as espécies são imutáveis Teoria Evolucionista defende que os primeiros seres eram
O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na
O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na Terra, alternada por extinções em massa, com destaque para
Evolução e Teorias evolutivas. Aplicações e resumo dos conceitos Lamarckistas e Darwinianos
Evolução e Teorias evolutivas Aplicações e resumo dos conceitos Lamarckistas e Darwinianos O homem veio do macaco? Até meados do século 19 muitas pessoas acreditavam que os organismos surgiam com uma forma
Estudo da origem das espécies e das modificações sofridas ao longo do tempo.
Imagem: Pharos/ Painel retratando Charles Darwin, 1890/ Exposto no Museu da Anatomia Humana - Turin/ public domain Estudo da origem das espécies e das modificações sofridas ao longo do tempo. 2 Imagem:
A Terra. Um planeta em mudança. Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Page 1
A Terra Um planeta em mudança Page 1 Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva História da vida na Terra Se convertermos toda a história, desde o seu aparecimento, em 24 horas Page 2 História da
O conceito de evolução biológica
O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões de anos. A enorme diversidade de seres atuais é resultado de um
Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros
Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros EVOLUÇÃO Muitos acreditam que o homem é o ser vivo mais evoluído do planeta, de que ele veio do macaco e que a evolução sempre tem sentido de progresso. Evolução
Os colecionadores, para organizar as suas coleções utilizam diversos CRITÉRIOS. Classificar para quê?
Os colecionadores, para organizar as suas coleções utilizam diversos CRITÉRIOS. Classificar para quê? Sistemática Ciência que faz o estudo científico dos seres vivos, das suas relações evolutivas, e desenvolve
FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 5
FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 5 Mecanismos de Evolução Fixismo e Teorias Fixistas As espécies são unidades fixas e imutáveis que, num mundo igualmente estático, surgem independentemente
Evolução. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais
Evolução Prof. Fernando Belan - Biologia Mais O pensamento evolucionista Desde o surgimento da revolução cientfca (XVII) as ideias cientfcas entraram em confitos com as religiosas. Nicolau Copérnico derrubou
Universo. Sistemas. Isolados. constituído por. Steven Stanley
Só será possível entender a Terra como um sistema, estudando o modo como os seus vários componentes interagiram ao longo do tempo. O estado actual deste sistema resulta de uma longa e complexa história.
Biologia. Regras de Nomenclatura Biológica. Professor Enrico Blota.
Biologia Regras de Nomenclatura Biológica Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia REGRAS DE NOMENCLATURA BIOLÓGICA SISTEMÁTICA E OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS Sistemática
HOMEM E SOCIEDADE. Professor Guilherme Paiva
HOMEM E SOCIEDADE Professor Guilherme Paiva Antropologia Antropologia Antropologia Antropologia 1.1 - Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das determinações biológicas versus
EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução?
EVOLUÇÃO Prof. André Maia O que sabemos sobre a evolução? As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias,
IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN
IDÉIAS EVOLUCIONISTAS DE DARWIN A história entre Darwin (1809-1882) e a biologia começou quando o mesmo foi convidado a embarcar numa expedição de estudo promovida pela Inglaterra. Então, com 22 anos de
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Disciplina: Zoologia dos vertebrados
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Disciplina: Zoologia dos vertebrados Diversidade e Classificação dos Vertebrados Professor: Heleno Brandão Dr. em Ciências Biológicas, Área de Concentração: Zoologia
Eu não tenho fé suficiente para ser um ateu
Eu não tenho fé suficiente para ser um ateu Aula 3 Evidências do mundo natural: a origem da vida Wesley R. Silva e José Luiz F. Rodrigues Escola Bíblica de Adultos Agosto Setembro 2014 A hipótese naturalista
EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um...
EVOLUÇÃO no princípio Como surgiu o universo? E o planeta Terra? Quando apareceu a vida? 4,5 biliões de anos Bola de fogo Muitos vulcões Cinzas Poeiras Tectónica de placas Ano 2009 Planeta Azul: a Terra...
PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA
PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA RELEMBRANDO... O que é Ecologia? Biosfera Ecossistema Comunidade População Organismo PENSAMENTO EVOLUTIVO E ECOLÓGICO Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz a evolução
Sistemática dos seres vivos
Sistemática dos seres vivos O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos. Para estudar e compreender tamanha variedade, idd foi necessário agrupar os organismos de acordo com as suas
Professora Leonilda Brandão da Silva
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: [email protected] http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 9 Problematização
Ecologia de Populações e Comunidades
Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB [email protected] Evolução Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução Theodosius Dobzhansky Jean Baptiste
Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo:
TEORIAS EVOLUTIVAS [email protected] FIXISMO (CRIACIONISMO) X EVOLUCIONISMO Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo: Criadas por Ato Divino. O número de espécies é fixo e foi determinado por Deus
Evolução dos Sistemas de Classificação
Evolução dos Sistemas de Classificação Whittaker Lineu Aristóteles Classificação do Reino Animal, segundo Aristóteles: Enaima (com sangue vermelho, vivíparos ou ovíparos). Anaima (sem sangue vermelho;
21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO
BIOLOGIA EVOLUÇÃO O que é a evolução? Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. 1 Evidências da evolução
Eliane Cristina M. da Silva Giovana Godinho da Silva Giovani Benenito de Góes Ivan Vieira de Lemos Ramiéri Moraes
Professor: Fernando Santiago dos Santos Eliane Cristina M. da Silva Giovana Godinho da Silva Giovani Benenito de Góes Ivan Vieira de Lemos Ramiéri Moraes As primeiras classificações não eram mais que catálogos
Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo. Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia
Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia História do Evolucionismo I A Teoria da evolução é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento,
Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas:
Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Explicações para Biodiversidade: Creacionismo Ato sobrenatural fixismo Geração espontânea Vida matéria bruta Transmutação de Espécies. Uma espécie da origem
PROVA DE CIÊNCIAS 1 o TRIMESTRE DE 2015
PROVA DE CIÊNCIAS 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. BRUNO NOME Nº 7º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.
INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério
INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Respeitar as leis da natureza é prolongar a existência das espécies, inclusive a nossa. Tibério Mendonça 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As ciências naturais se
NEODARWINISMO: BIOLOGIA E EVOLUÇÃO NEO-DARWINISM: BIOLOGY AND EVOLUTION NEODARWINISMO: BIOLOGÍA Y EVOLUCIÓN
NEODARWINISMO: BIOLOGIA E EVOLUÇÃO NEO-DARWINISM: BIOLOGY AND EVOLUTION NEODARWINISMO: BIOLOGÍA Y EVOLUCIÓN Rodrigo Ferraz Ramos 1 Débora Leitzke Betemps 2 Resumo: A teoria evolucionista, atualmente é
Teorias Evolutivas. Acreditava-se que as espécies eram imutáveis. No século XX a evolução passou a ser mais aceita;
1. Surgimento das idéias ias Evolutivas Acreditava-se que as espécies eram imutáveis Fixismo; No século XX a evolução passou a ser mais aceita; Fixismo começou a ser quebrado por Jean Baptiste Lamarck
Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história
Aula 1 Evolução Biologia Evolutiva x Evolução Biológica O termo Evolução biológica refere-se ao processo de modificação e surgimento das espécies na Terra Biologia Evolutiva refere-se à disciplina que
O que é a vida? DISCIPLINA: BIOLOGIA.
O que é a vida? DISCIPLINA: BIOLOGIA http://danutaw.webnode.com.br 1 A ORIGEM DA BIOLOGIA Biologia é a ciência que estuda a vida. bios, vida logos, estudo - Século XIX Lamarck (1744-1829) Animais e plantas
Atividade 1 Seres Vivos
Atividade 1 Seres Vivos Coletar seres vivos encontrados em casa, na rua ou na escola. Colocar dentro de um pote de vidro fechado. Entregar dia: 31/03/2016 Atividade 2 Classificação dos alunos do 7º Criaremos
3ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I
3ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) Ano Lectivo: 2007/2008 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: 17/01/2008 Docente: Catarina Reis GRUPO I 1. A figura 1 representa, esquematicamente,
O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias. Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas
TEORIA DA EVOLUÇÃO O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas Histórico Como Darwin explica? Os primeiros a falarem: Antiguidade/Idade
Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO
Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Profa. Eleonora Erbesdobler EVOLUÇÃO Processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.
EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo)
EVOLUÇÃO Teoria de Evolução formulada por Darwin Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) CHARLES ROBERT DARWIN (1809-1882) documenta e comprova a evolução torna esta idéia aceitável pelos cientistas
Profa. Jéssica 7º anos CCAT Capítulo 05
Profa. Jéssica 7º anos CCAT Capítulo 05 Classificar para organizar - Uma parte importante do estudo da Biologia consiste em perceber e entender diferenças e semelhanças entre os seres vivos, para, então,
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA Designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais. Estes agrupamentos foram alterados múltiplas
Geologia, problemas e materiais do quotidiano
Biologia e Geologia 11º ano Tema 4 Geologia, problemas e materiais do quotidiano 4.2. Processos e materiais importantes em ambientes terrestres 2016 (Princípio das causas actuais) Estudar Rochas sedimentares
Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior)
Semana 5 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03 Ciclos
O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.
EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de
O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.
EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de
Sistemática tica dos seres vivos. Evolução dos sistemas de classificação:
Evolução dos sistemas de classificação: Definição de conceitos: Taxonomia: área da Biologia que trata da classificação, da identificação e da atribuição de nomes aos grupos de seres vivos. Nomenclatura:
Teorias da evolução. A teoria da evolução de Lamarck. A teoria da evolução de Darwin
Teorias da evolução Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo,
CIÊNCIA X FÉ. FÉ & CIÊNCIA AULA 5B Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril
CIÊNCIA X FÉ FÉ & CIÊNCIA AULA 5B Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril - 2016 DARWIN E A TEORIA DA EVOLUÇÃO A VIDA DE UM CIENTISTA ATORMENTADO Escola Bíblica IBCU - EBA Março/Abril - 2016 Darwin e a Teoria
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender
Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade Ocidental - in
Breve história das ideias evolucionistas O conceito de evolução biológica Biodiversidade Ao longo da história, a diversidade de seres vivos existente no planeta causa fascínio em todas as sociedades; Sociedade
Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola
Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Acolhida: nossas boas vindas! Apresentações Quem somos? Nosso Conteúdo O que Faremos? A Biologia do 2º ano Atividades e comunicação Como Faremos? 2 3 Hamanda
Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução
Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução O desenvolvimento dos conhecimentos de genética e as novas descobertas sobre hereditariedade, permitiram fazer uma nova interpretação da teoria da evolução
BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó
BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.
Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade
Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade 2013/2014 Tema Organizador: TERRA NO ESPAÇO AGRUPAMENTO
INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério
INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Não São as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças. Charles Darwin 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As
